PlanetGeek

Campanha de phishing usa RCS e iMessage

28-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Um novo serviço de phishing, designado por "Darcula", faz-se passar por milhares de marcas e serviços, e usa mensagens RCS e iMessage para tentar enganar as potenciais vítimas.

Alguns dos nossos leitores já tinham reportado recentemente terem começado a receber mensagens de phishing via RCS e iMessage (nos Android e iPhones, respectivamente), e aqui está a confirmação. O "Darcula" é uma plataforma de Phishing-as-a-Service (PhaaS), que actua em mais de uma centena de países e tem mais de 20 mil domínios com páginas falsas que replicam empresas e serviços legítimos para tentarem levar pessoas a revelarem passwords e outros dados críticos.

A plataforma de phishing é uma das mais avançadas, utilizando as tecnologias mais recentes para disponibilizar actualizações de forma automáticas, e disponibilizando centenas de templates de alta-qualidade, com língua correcta, imagens oficiais, e conteúdos que replicam os sites verdadeiros.

Ao utilizar mensagens RCS e iMessage, algumas pessoas podem ser levadas a acreditar que se tratam de mensagens oficiais - embora, como fica demonstrado, temos precisamente o mesmo grau de risco de exposição a mensagens fraudulentas.

Na verdade, ao utilizarem estes serviços de mensagens, até acabam por tornar mais difícil a sua detecção e bloqueio, uma vez que se tratam de serviços com encriptação. Tanto a Apple como a Google têm implementado medidas para tentar evitar o uso abusivo nestes casos (a Apple limita a quantidade de iMessages que se podem enviar, a Google bloqueou os RCS nos smartphones Android com root), mas já se sabe que os atacantes irão encontrar forma de contornar esses sistemas.

Como sempre, importa estar sempre muito atento e tratar as mensagens com bastante cuidado, especialmente qualquer mensagem que contenha links ou incentive o utilizador a visitar determinado site.

Unclack silencia teclado dos Macs durante videoconferências

28-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O Unclack é um pequeno utilitário gratuito para Mac que silencia o teclado durante sessões de videoconferência.

Se passam bastante tempo em sessões de videoconferência e não gostam de chatear os demais intervenientes com os "click-clack" do teclado, vão gostar de conhecer este auxiliar.

O Unclack resolve a questão de evitar o ruído das teclas durante as videochamadas, não por artes mágicas de ajuste do teclado, mas sim através da activação automática do mute sempre que detectar que se está a escrever, e desactivando-o quando se pára de usar o teclado. Uma solução simples e eficiente, como se gosta.
Também é possível ajustar os níveis de volume, para que, por exemplo, o microfone se reduza para 20% enquanto se está a escrever - dessa forma reduzindo o barulho que os outros ouvem, mas permitindo manter o microfone activo. E para os casos em que se quer falar enquanto se escreve no teclado, também se tem uma função de pausa de fácil acesso para que o Unclack não entre em acção.

Como o Unclack faz o mute do microfone a nível do sistema e não da app, funciona com todos os microfones e com todas as apps de videoconferência (ou outras), e outra vantagem adicional é que, com isso, também evita que apareça a indicação de mute nos serviços de videoconferência.

Notícias do dia

28-03-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Xiaomi SU7 começa nos 28 mil euros e complica vida à Tesla na China; Xbox poderá ter lojas concorrentes; Google cede e vai correr Gemini Nano no Pixel 8; Volvo fabricou o seu último carro diesel; capa Dbrand Ghost Case anti-riscos só chega no Verão; e Tesla quer criar rede 5G privada para os seus carros e robots.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Eco de 128 GB.

Oregon proíbe bloqueio de componentes de reparação

Nos EUA, depois de décadas de abusos na limitação das reparações, a maré parece estar a mudar. O estado de Oregon aprovou uma das mais exigentes leis de direito à reparação, que não só exige que consumidores e reparadores independentes tenham acesso às ferramentas e componentes necessários para a reparações, como também proíbe o bloqueio de uso de componentes, que exige a autenticação dos mesmos pelo fabricante, assim como a limitação de funcionalidades ou apresentação de avisos devido a isso.

Vai ser interessante ver como a Apple lidará com esta situação, uma vez que é conhecida por fazer este tipo de coisas nos iPhones, limitando funcionalidades até quando se usam componentes oficiais (tirados de outros iPhones), e também apresentando alertas quando se usam componentes não oficiais (como baterias, ecrãs, etc.)


Twitch proíbe projecção de jogos nos seios e rabos

O Twitch continua num jogo do gato e do rato quanto às regras do que é conteúdo permitido, agora especificando que não são permitidos streams que se "foquem em partes íntimas do corpo durante períodos de tempo prolongado".

Uma proibição que tenta lidar com a mais recente táctica usada por alguns streamers que gostam de levar as regras ao limite, e que começaram a apresentar jogos nos seios e rabos usando a técnica "green-screen". No entanto, há quem diga que não deverá demorar muito para que estes streamers se adaptem às novas regras e continuem a contorná-las, obrigando o Twitch a ajustar as regras repetidamente, num ciclo sem fim.


Disney+ altera logo para nova cor

Aproveitando a aquisição da Hulu, o serviço Disney+ alterou a cor do seu logo, passando do "azul Disney" para uma nova cor esverdeada baptizada de "Aurora" - em referência às auroras boreais e também à princesa na Bela Adormecida, e que de forma mais prática também acaba por ser uma combinação do anterior logo azul da Disney e do logo verde da Hulu. É também acompanhado de um novo som, criado por nada mais nada menos que Ludwig Göransson, o compositor das bandas sonoras de The Mandalorian, Black Panther, Tenet, e que recebeu um Oscar por Oppenheimer.
Quanto aos conteúdos em si, os conteúdos da Hulu e Star ficam dependentes das questões dos direitos e acordos de distribuição, variando de país para país.


Google Pixel 9 pode ter versão XL

Depois de vários anos de ausência, a Google pode estar a preparar o regresso das versões XL no Pixel 9, disponibilizando a sua próxima geração de smartphones em três tamanhos. Segundo os mais recentes rumores, a Google deverá oferecer três variantes:
  • Pixel 9 Pro XL: 6.5"
  • Pixel 9 Pro: 6.1"
  • Pixel 9: 6.03"
Se isto se vier a confirmar, na verdade será uma má altura para relançar o modelo XL, já que este eventual Pixel 9 XL de 6.5" será mais pequeno que o actual Pixel 8 Pro de 6.7". Por outro lado, podemos ver isto da perspectiva inversa, e considerar que a Google vai disponibilizar um Pixel 9 Pro "mini" com apenas 6.1".


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Actualmente os discos rígidos vêm pré-formatados e basta fazer um quick-format que demora poucos segundos para ficarem prontos a utilizar. Mas antigamente, o processo de formatação implicava uma formatação "real", marcando as pistas e sectores que iriam ser utilizados posteriormente para os dados. Mesmo em discos de capacidades reduzidas (10 MB / 20 MB) esse processo podia levar horas.

Teclast F16 Pro a €289.99

28-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Teclast tem um novo portátil de 15.6", que chega com um design bastante atractivo e o habitual preço concorrencial da marca, o Teclast F16 Pro.

A Teclast pode ter começado por fabricar tablets e mini-portáteis económicos, mas ao longo dos anos tem vindo a apostar em produtos cada vez mais refinados, com design cuidado e melhores acabamentos. Exemplo disso é o seu mais recente portátil Teclast F16 Pro.

Este portátil vem equipado com um ecrã Full HD de 15.6" (com margens laterais reduzidas de apenas 7mm), CPU Intel, 16 GB de RAM, SSD de 512 GB + slot para segundo SSD, teclado retro-iluminado, touchpad de grandes dimensões, duas portas USB 3.0, HDMI, ficha de 3.5 mm para headphones, microSD, e bateria de 38000 mWh. Isto num corpo com 15 mm de espessura e 1.63 kg de peso.
O Teclast F16 Pro está disponível por 289.99 euros na Amazon Espanha - escolher cupão de desconto de 110 euros.

Um dos pontos de destaque neste portátil é o trackpad de grandes dimensões (128x77 mm) que facilitará o processo de fazer gestos ou operações de arrastar e largar, que por vezes se tornam um pouco claustrofóbicas de fazer em trackpads mais pequenos.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Capa Dbrand Ghost Case anti-riscos só chega no Verão

28-03-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Dbrand diz estar com problemas na correcção da sua capa Ghost Case, e que agora só deverá enviar a nova versão anti-riscos no Verão.

A capa Ghost Case da Dbrand foi lançada com a promessa de ser uma capa transparente que não ficaria amarela com o passar do tempo - como é habitual na maioria das capas transparentes para smartphones. Para isso trocou o material TPU por policarbonato, mas com isso surgiu outro problema que os clientes começaram a notar logo nas primeiras semanas: a capa era imensamente susceptível a riscos, ficando com péssimo aspecto.

A Dbrand rapidamente assumiu o problema e prometeu que o iria corrigir e enviar capas de subsituição para todos os clientes, mas os meses foram passando sem que isso tivesse acontecido. Agora, passados quase seis meses, a Dbrand dá finalmente notícias, dizendo que arranjou forma de criar uma Ghost Case 2.0 que não fica amarela e é mais resistente aos riscos, mas que tem tido problemas a nível da produção em volume. Problemas que só deverão ficar resolvidos daqui a mais alguns meses.
A Dbrand continua a vender o stock restante das Ghost Case para iPhone, Pixel, e Galaxy, com a indicação de que os clientes receberão a versão 2.0 gratuitamente quando estiver disponível.

Há também grande curiosidade para se ver qual foi a solução descoberta pela Dbrand, já que disse que inicialmente estava a aplicar um tratameno anti-riscos que não resistiria durante muito tempo e acabaria por se riscar na mesma, o que dá a entender que a nova capa tenha uma capacidade anti-riscos mais durável.

How to Implement a PHP Active Record Behavior to Store Uploaded Files as Model Class Properties

28-03-2024 | 14:45 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Active Record is a well-known software design pattern used to store and retrieve model objects, for instance, from SQL database tables.

Usually, model class objects have properties with small-sized types.

To store data that can be larger, it is better to use files or large object (LOB) database files.

This package implements a behavior class that can process file uploads for model class properties of large sizes.

Google cede e vai correr Gemini Nano no Pixel 8

28-03-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Google reconsiderou, e vai adicionar o Gemini Nano a correr localmente nos Pixel 8 normais.

Depois de ter desapontados os fãs e clientes, dizendo que seu modelo AI Gemini Nano apenas iria funcionar no Pixel 8 Pro, a Google parece ter decidido não tentar arranjar justificações para tal. Sabendo-se que o Pixel 8 normal usa o mesmo chip Tensor G3 que o Pixel 8 Pro, tornava-se difícil para os consumidores aceitarem essa discrepância que a Google dizia dever-se a "limitações de hardware".

Agora, essas limitações de hardware parecem ter desaparecido, e a Google diz que o Gemini Nano chegará ao Pixel 8 na próxima feature drop, como developer preview, e possibilitando as smart replies melhoradas no teclado Gboard e os resumos das gravações de voz, tal como o Pixel 8 Pro.

É mais um caso que poderia ter sido (e devia ter sido) evitado. Da próxima vez que a Google argumentar que não pode fazer algo por "limitações de hardware", não conseguirá escapar à dúvida sobre se será realmente uma questão de limitações de hardware ou se, como neste caso do Pixel 8, são "limitações de hardware" que misteriosamente podem deixar de existir.

Xiaomi SU7 começa nos 28 mil euros

28-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi lançou oficialmente o seu primeiro automóvel, o SU7, com preço a começar nos 28 mil euros na China.

A Xiaomi revelou finalmente o elemento que mais se aguardava dos seus primeiros SU7 e SU7 Max. Com os rumores a oscilarem entre o "preço abaixo do imaginado" e "preço mais caro do que se esperava", temos a boa notícia de que se trata do primeiro caso, com preços altamente concorrenciais que, à partida, parecem assegurar o seu sucesso imediato.

O Xiaomi SU7 chega em três versões. O modelo base começa nos 28 mil euros, com um motor traseiro de 220 kW e bateria de 73.6 kWh a 486 V, com autonomia anunciada de 700 km CLTC. O SU7 Pro começa nos 31.700 euros - preço idêntico ao do Model 3 na China - e aumenta a bateria para os 94.3 kWh e a autonomia para os 830 km. E por fim, temos o SU7 Max, com bateria de 101 kWh e arquitectura de 871 V, com dois motores (495 kW), e autonomia de 810 km - com um carregamento de 15 minutos a permitir percorrer mais 510 km - e com um preço de 38.700 euros.
Todos os modelos contam com sistema Pilot Pro de assistência à condução, com chip Nvidia Orin, LIDAR e 11 câmaras. Nos opcionais, temos coisas como sistema de som Dolby Atmos com 25 colunas, compartimento refrigerado, ecrãs para os lugares traseiros, e um HUD de 56". Curiosamente, o carro também suporta CarPlay da Apple.

O único ponto negativo é que não se sabe se / quando o SU7 irá chegar à Europa, nem a que preços.


NIO ET9 estreia arquitectura de 900 V - e até sacode a neve

28-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A NIO apresentou o seu mais recente sistema de propulsão eléctrico, de 900 V, que será usado no ET9 e permite carregar energia para 255 km em apenas 5 minutos.

O ET9 é um carro que irá competir com marcas como a Porsche, Mercedes e BMW, e que não se fica pela tecnologia de entretenimento e luxo a bordo. A NIO vai equipá-lo com um sistema de 900 V (até 925 V) e potências até 600 kW, com capacidade de carga de 765 A(!) de pico. Com isto, pode carregar energia suficiente para lhe prolongar a autonomia por 255 km em apenas 5 minutos - assumindo-se que se encontra um carregador capaz de tirar partido destas velocidades de carregamento.

Nos motores, a NIO recorre a motores mais pequenos mas mais potentes, com até 350 kW de potência no eixo traseiro e 180 kW no eixo dianteiro.
Para assegurar o máximo conforto a bordo, e também melhorar as prestações dinâmicas, o ET9 vem equipado com um sistema de suspensão activa SkyRide, capaz de controlar cada roda independentemente, e que até permite que o carro "sacuda" a neve acumulada.


Infelizmente, com um preço de 102 mil euros na China, facilmente se pode imaginar qual o valor a que ficaria disponível na Europa, caso a NIO o faça chegar até nós.

Microsoft Office 365 Family a €58.95

28-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para quem não dispensa o Office ou deseja ter espaço com fartura na cloud, o Microsoft 365 Family é uma proposta tentadora para toda a família.

O Microsoft 365 segue a tendência de transformar os programas pagos uma única vez num serviço de subscrição contínua, mas neste caso é algo que vale a pena considerar pela diversas componentes que engloba. O serviço não só nos dá acesso às apps habituais do Office - Word, Excel, PowerPoint, etc. - como também inclui 1 TB de espaço na cloud no OneDrive. E, considerando que se trata da versão família, que permite a utilização por até 6 pessoas, o preço torna-se verdadeiramente irresistível.
Um ano de Office 365 Family está disponível por 58.95 euros na Amazon Espanha.

Sim, isto significa que por um valor simpático podem ficar com 6 TB de espaço total na cloud (1 TB para cada utilizador) OneDrive, o que dá menos de 9 euros por utilizador por ano, o que é dos melhores negócios que se pode ter actualmente. Para referência, tanto a Apple como a Google cobram cerca de 100 euros por ano pelo seu plano de 2 TB de espaço na cloud.

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Xbox poderá ter lojas concorrentes

28-03-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A MS antecipa que no futuro possa vir a permitir a existência de lojas de jogos concorrentes na Xbox, como o Steam.

Numa altura em que muito se discute a abertura forçada das app stores no iOS, também a MS ousa falar do mesmo num sector em que isso tradicionalmente é tabu: nas consolas de jogos.

Não é incomum vermos companhias que se queixam de certas plataformas serem fechadas, depois defenderem-nas quando se trata das suas próprias plataformas. No caso das consolas, empresas como a Microsoft e Sony usam a justificação de que se trata de um sector diferente, em que as consolas são vendidas a preço de custo (ou abaixo do preço de custo) com a expectativa de darem lucro à custa da venda de jogos e serviços - e, como tal, sendo imperativo que fiquem limitadas à loja do próprio fabricante. Mas a MS diz que esses tempos podem estar a terminar, e que as consolas se aproximem de um cenário como o que existe nos PCs.

Ninguém num PC aceitaria estar limitado a só poder comprar jogos através de uma única loja, estando implícita a liberdade de poder comprar os jogos directamente, ou através o Steam, GOG, ou qualquer outra loja de jogos que decida usar.

Por agora nada muda, mas é bom ver uma empresa como a MS começar a preparar-se para essa eventualidade. Sendo também inevitável pensar-se que o seu verdadeiro objectivo com tal medida seja pressionar a Sony a que faça o mesmo nas PlayStation, e com isso abrir as portas para que a Xbox faça chegar a sua loja à plataforma concorrente.

Samsung apresenta Exynos 1480

28-03-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung revelou o Exynos 1480, destinado aos smartphones de gama média.

O Exynos 1480 vem suceder ao Exynos 1380, e traz algumas melhorias.

O processo de fabrico melhorou, passando de 5 nm para 4 nm, o que o torna mais rápido e eficiente, e a Samsung alterou a arquitectura. Embora continue a usar cores Cortex-A78 e Cortex-A55 como o chip da geração anterior, agora utiliza 2x Cortex-A78 @ 2.75GHz + 6x Cortex-A55 @ 2.0GHz em vez 4x Cortex-A78 @ 2.4GHz + 4x Cortex-A55 @ 2.0GHz. Parece que a Samsung optou por reduzir os cores de alto-desempenho, mas aumentar a sua frequência, o que poderá ser mais benéfico para a percepção de desempenho pelos utilizadores.

No GPU também temos grandes alterações, com o novo chip a usar um Xclipse 530 com arquitectura RDNA da AMD, com Variable Rate Shading (VRS) e Super Resolution, e que promete desempenho 53% superior ao chip anterior. É também o primeiro chip de gama média a usar um GPU RDNA.

A nível do suporte das câmaras não há alterações, permitindo câmaras até 200 MP, mas nos ecrãs agora podemos ter até FHD+ a 144 Hz. O WiFi também foi melhorado, agora passando a suportar WiFi 6E.

Por agora o único smartphone a dar-lhe uso é o Samsung Galaxy A55, mas é de esperar que venha a ser usado noutros smartphones Samsung enquadrados nesta mesma gama.

Tesla quer criar rede 5G privada para os seus carros e robots

27-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla quer criar uma rede 5G privada, para assegurar a comunicação com os seus automóveis e robots.

Os automóveis da Tesla já têm disponível uma ligação permanente à internet, que possibilita as actualizações remotas e acesso a serviços, mas a Tesla quer que isso passe a ser feito através da sua própria rede 5G, conforme revelado por uma oferta de emprego no LinkedIn.

Por agora parece subentender-se que o objectivo será criar uma rede 5G apenas dentro das instalações da Tesla (e fábricas que possam adoptar os robots humanóides Optimus), mas tendo em conta que a nova geração de satélites Starlink tem capacidade para comunicações directamente com equipamentos móveis no solo - o que inclui não só os smartphones, mas também automóveis e robots - facilmente se pode antever que o objectivo da Tesla seja cortar com os intermediários (as empresas de telecomunicações tradicionais) e controlar toda a rede de comunicação.

Entretanto, Musk também avançou com a previsão de que o robot Optimus poderá custar "menos de metade do preço de um carro". Algo que tem dado que falar mas que, na habitual tradição de Musk, pode significar muitas coisas. Se se referir a um destes robots custar menos de 20 mil dólares (metade do preço de um Model 3), então sem dúvida que será revolucionário; mas se estiver a tomar por referência um Bugatti Chiron de 3 milhões de dólares, então a metade do preço não será nada de revolucionário. Por outro lado, se nem conseguiu cumprir a promessa de preço que tinha feito para o Cybertruck, não há grandes motivos para acreditar que desta vez seja diferente.

Volvo fabricou o seu último carro diesel

27-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Volvo produziu o seu último automóvel com motor diesel, pondo o ponto final numa era de 45 anos.

O último automóvel Volvo com motor diesel é um XC90, mas não vai haver oportunidade para se ficar com este carro, que permanecerá na posse da Volvo e será exibido no seu museu.

Curiosamente, a própria Volvo não sabe dizer quantos carros a diesel fabricou, já que apenas mantém registo dos 9 milhões de veículos diesel que produziu desde 1991. Mas, já em 2017, quando a maioria dos carros vendidos na Europa eram carros a gasóleo, a Volvo tinha anunciado o fim do desenvolvimento de novos motores e veículos a diesel. Uma opção sensata, considerando que agora os carros a diesel representam apenas 12% das vendas.

Até 2030 a Volvo pretende ter apenas veículos eléctricos, antecipando em cinco anos a exigência europeia de que todos os novos veículos sejam livres de emissões poluentes.

Notícias do dia

27-03-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Microsoft com problema de login nos serviços e apps; Apple incentiva upgrade dos iPhone 11 e 12 para o iPhone 15; apps de VPN gratuitas para Android transformavam smartphones em proxies para tráfego malicioso; e a curiosa história das opções de formatação no Windows feitas como solução temporária mas que se mantêm há 30 anos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Eco de 128 GB.

China queixa-se dos EUA na OMC

A China apresentou uma queixa formal contra os EUA na Organização Mundial do Comércio (OMC), referente a subsídios nos carros eléctricos que diz beneficiaram injustamente os fabricantes norte-americanos e prejudicando os fabricantes chineses.

O Inflation Reduction Act (IRA) oferece benefícios de até 7500 dólares aos norte-americanos na compra de carros eléctricos, mas apenas para veículos que tenham a maioria dos componentes produzidos nos EUA. Da maneira que as coisas estão, não seria descabido ver esta queixa expandir-se à Europa, que também está a considerar a aplicação de taxas adicionais nos automóveis chineses para beneficiar os fabricantes europeus.


Google adere ao deslizar para a esquerda/direita

Alguns resultados das pesquisas no Google vão começar a apresentar um sistema de gostar / não gostar idêntico ao que é usado noutras apps e serviços, em que basta deslizar para a direita ou para a esquerda.

Por agora este sistema começará por ser apresentado em pesquisas relacionadas com moda, nos EUA, para obter uma ideia dos estilos preferidos pelo utilizador e apresentar coisas que sejam do seu gosto.


Vulnerabilidades 0-day aumentaram 50% em 2023

As preocupações com a segurança são mais fortes que nunca, mas o lado que se quer aproveitar das falhas de segurança também está mais activo que nunca. Em 2023 registaram-se 97 ataques que exploravam falhas 0-day, representando um aumento de 50% face a 2022.

A maioria delas está relacionada com ataques de grupos de hackers com ligações estatais, usadas para espionagem, enquanto as outras estavam relacionadas com ataques com motivações financeiras, como o ransomware. A Google também aponta o dedo às empresas que comercializam produtos de spyware, que habitualmente oferecem recompensas bastante elevadas por vulnerabilidades 0-day que possam explorar antes de serem descobertas e reveladas publicamente; e também alerta para o perigo dos ataques que tiram partido de vulnerabilidades em componentes populares, que podem ser usados por centenas ou milhares de apps ou serviços, e que multiplicam drasticamente o risco da sua utilização.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O ZX Spectrum podia ler e gravar dados em cassete a uma média de 170 bytes por segundo, fazendo com que demorasse entre 3 a 4 minutos para carregar um jogo. A estas densidades e velocidades, uma cassete de 90 minutos poderia guardar um total de 896KB e, para se guardar um gigabyte de informação seriam necessárias 1116 cassetes, que demorariam quase 70 dias a ler ou gravar.

Módulo de tomadas Tessan com 2 USB + 2 tomadas a €15

27-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB está disponível por apenas 15.54 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 10% aplicado no checkout.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) no total. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 4000W.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

How Can Google AI Studio PHP Artificial Intelligence Code Generator Improve Developer's Productivity

27-03-2024 | 16:25 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
The evolution of artificial intelligence implementations allowed the evolution of an area of software development that always helped developers become more productive: code generation.

Parts of applications that follow well-known patterns are good candidates for using code generation tools to reduce the time developers need to produce the code of those application parts.

One example of code generation is the creation of ORM (Object-Relational Mapping) classes that store and retrieve application business objects into SQL-based relational databases.

Read this article to learn about recent developments in Google Gemini, an artificial intelligence tool, and the latest progress in modern code generation.

Apple incentiva upgrade dos iPhone 11 e 12 para o iPhone 15

27-03-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple criou uma página que incentiva os utilizadores com iPhones 11 e 12 a actualizarem-se para um iPhone 15.

Com o aumento do preço dos iPhones ao longo dos anos, muitos utilizadores que tinham por hábito trocar de iPhone para o novo modelo a cada ano passaram a manter-se com o mesmo iPhone durante mais tempo. Actualmente não é incomum encontrar pessoas que mantêm os seus iPhones por três ou quatro anos - tirando partido da Apple manter um bom suporte a nível das actualizações do iOS para os modelos mais antigos. Talvez por isso, a Apple tenha sentido necessidade de dar uma ajudinha a incentivar a troca por modelos mais recentes.

A Apple criou uma página onde dá motivos para actualizar para um iPhone 15 / iPhone 15 Pro. Mas a parte curiosa é que aborda quem tiver iPhones da geração iPhone 11 ou iPhone 12.
A Apple parece reconhecer que não existem motivos suficientes para trocar de iPhone caso já se tenha um iPhone 13 ou iPhone 14; mas mais estranhamente também parece decidir ignorar quem se mantiver com um iPhone X / XS / XR.

O destaque dos motivos para actualizar vai para a melhoria das câmaras, sendo também referido o sistema de Dynamic Island. Resta saber se esta vontade de incentivar os utilizadores a comprarem um iPhone 15 poderá estar relacionado com a mudança da próxima geração de iPhone SE para o design full-screen, que poderá fazer com que muitos utilizadores com iPhones mais antigos optem por um iPhone SE (tradicionalmente mais económico) do que por um iPhone de última geração.

Microsoft com problema de login nos serviços e apps

27-03-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft confirmou que existe um problema ao iniciar sessão nas diversas apps e serviços com a conta Microsoft.

O caso tem afectado utilizadores do Windows 10 e Windows 11, que se deparam com um erro a dizer que não é possível iniciar a sessão com a conta Microsoft em programas como Skype, Edge, Teams e diferentes apps do Office.

A Microsoft já reconheceu o problema e diz que estão a tratar de o corrigir, dando como solução temporária mudar o idioma do Windows para inglês dos EUA e reiniciar o computador. Aparentemente isto já permite fazer o login nas apps e serviços afectados, e depois disso estar feito, será possível alterar o idioma de novo para português.

Neste momento a página de estado da MS apenas refere problemas de login no Teams, pelo que a situação poderá já ter sido resolvida para a maioria das apps afectadas:
Se estiverem desesperados por não conseguirem fazer o login, podem tentar a técnica sugerida pela Microsoft, caso contrário resta esperar que a situação seja completamente corrigida - ou considerar usar serviços alternativos.

WhatsApp prepara selecção de qualidade para envio de fotos e vídeos

27-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Enviar fotos e vídeos com a qualidade original vai ser mais fácil no WhatsApp.

O WhatsApp ganhou a opção de envio de fotos e vídeos em qualidade original "HD" o ano passado, mas com isso a ter que ser escolhido individualmente para cada envio. Agora, está a preparar uma opção global que facilitar optar pelo envio em qualidade reduzida ou qualidade original de forma permanente.

A opção para selecção da qualidade de envio por agora está a aparecer a alguns utilizadores da versão beta, mas tendo em conta que se torna bastante mais prática de usar, é de esperar que não demore muito a ser disponibilizada a todos os utilizadores.
Na opção, o WhatsApp relembra os utilizadores de que o envio na qualidade "standard" é bastante mais rápida e ocupa menos espaço, e que o envio na qualidade "HD" será mais lento de enviar, com o tamanho das fotos e vídeos a poder ser seis vezes superior - o que também se traduz num maior uso dos dados móveis (se estiverem longe de uma rede WiFi).