PlanetGeek

Powerbank Baseus USB-C 65W 20000mAh a €52

24-08-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 65W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 65W 20000 mAh está disponível por 52.53 euros na Amazon Espanha.

Podem também espreitar a versão de 100W se necessitarem de maior potência.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 60 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo de duas portas USB para carregamentos rápidos de até 45 W (USB-C) e 18 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

Recorder app do Pixel 8 poderá vir com resumos AI

24-08-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Google poderá tirar partido das capacidades AI dos modelos LLM para resumir as conversas gravadas com a app Recorder no Pixel 8.

Depois das impressionantes capacidades de transcrição e reconhecimento de voz da app de gravação da Google, parece que o passo seguinte será utilizá-la para demonstrar as capacidades dos modelos AI mais recentes.

Ao estilo do que tem feito nas pesquisas na web, usando AI para condensar resultados de múltiplas páginas e apresentar um resumo mais sucinto e informativo aos utilizadores, parece que a Google também prepara uma capacidade de sumarização à app recorder. Isso por si só não seria propriamente uma grande novidade (os utilizadores poderão obter idêntico resumo fazendo copy paste da transcrição para o ChatGPT, Google Bard, ou outro assistente AI), mas a Google parece estar a trabalhar no sentido de fazer com que esta funcionalidade de resumo AI funcione integralmente no dispositivo, sem necessidade de ligação a um assistente AI na cloud - algo que também daria muito maior confiança aos utilizadores que usarem a gravação em conversas que poderiam ser consideradas sensíveis e para as quais não seria aconselhável enviar uma transcrição para qualquer serviço externo.

No entanto, por agora isto não passa de um rumor. Mas se se vier a concretizar, será uma excelente demostração das potencialidades de se terem estes modelos AI a funcionar localmente no próprio smartphone.

Gmail com segurança adicional em alterações críticas

24-08-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a reforçar a segurança no caso de alterações críticas no Gmail, pedindo verificação adicional.

A partir de agora os utilizadores do Gmail poderão ter que efectuar verificações adicionais quando querem alterar coisas como o reencaminhamento de emails ou activar o acesso via IMAP. Em alterações consideradas críticas, o Gmail passará a apresentar um pedido de verificação adicional, com o objectivo de dificultar a vida a potenciais atacantes que tenham conseguido entrar na conta.

Estas verificações adicionais aplicam-se nos seguintes casos:
  • Filtros: criar um novo filtro, editar um filtro existente, importar filtros.
  • Forwarding / reencaminhamento: adicionar um novo endereço para reencaminhamento dos emails.
  • Acesso IMAP: activar o acesso IMAP nas definições do Gmail.
Se a verificação falhar, os utilizadores receberão um alerta de segurança crítico, para sinalizar que alguém não autorizado estará a mexer nas definições da sua conta.

Cabos USB-C dos iPhone 15 sem MFi

24-08-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Os novos cabos USB-C que acompanharão os iPhone 15 não têm chip de autenticação MFi da Apple.

A mudança da ficha Lightning para a ficha USB-C nos iPhones vai livrar os consumidores dos cabos autenticados. Nos cabos Lightning, a Apple a certa altura activou um sistema de verificação com um chip de autenticação, que teve como efeito imediato surpreender todos os que tivessem comprado cabos não oficiais com a mensagem de que "este acessório não é suportado" e impedindo o carregamento do iPhone, apesar de até então ter funcionado perfeitamente (acabou por não adiantar de muito, já que os fabricantes chineses rapidamente replicaram o chip de autenticação MFi "Made For iPhone"). Mas nos cabos USB-C não deveremos passar pelo mesmo.

Os cabos USB-C da Apple não têm chip MFi, significando que serão cabos USB-C perfeitamente standard, suportando carregamento Power Delivery 3.0 até 60 W.
Quanto aos iPhone 15 em si, enquanto nos iPhone 15 Pro se espera que a sua porta USB-C suporte ligações USB 3.2 Gen 2x2 e Thunderbolt 3 / USB4 até 40 Gbps, nos iPhone 15 não Pro parece que os utilizadores ficarão limitados a uma ligação USB 2.0 de 480 Mbps, idêntica à da porta Lightning que desaparece.

Nos carregamentos, os iPhone 15 também continuarão limitados a 20 W, esperando-se que os iPhone 15 Pro possam ter carregamentos até 35 W. É também esperado que o novo cabo USB-C seja de 1.5 metros, dando maior liberdade de posicionamento face ao cabo Lightning de 1 metro que era fornecido com os iPhones.

Command & Conquer regressa aos mobiles com Legions

24-08-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A saga Command & Conquer vai regressar aos smartphones e tablets com o Command & Conquer: Legions.

Os jogos Command & Conquer marcaram gerações de jogadores e, para muitos, foram a referência para os jogos RTS. A EA não tem tirado grande partido deste "tesouro", mas anunciou que ainda este ano iremos ter o Command & Conquer: Legions, que recuperará o universo C&C em Android e iOS.

O jogo apresentará uma história reimaginada, mas que manterá alguns elementos icónicos que serão facilmente reconhecidos pelos fãs dos jogos Command & Conquer. Por agora o jogo será lançado em beta em diversos países (infelizmente não incluindo Portugal), mas com promessa do lançamento global antes do final do ano.

Depois do Command & Conquer: Rivals lançado em 2018 (e "esquecido" no ano seguinte), este é o único jogo C&C em mobile. Esperemos que a EA não abuse das micro-transacções e o transforme num flagrante jogo "pay-to-win".



Qualcomm apresenta Snapdragon G-series para jogos

24-08-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Qualcomm apresentou uma nova variante dos seus chips Snapdragon optimizados para jogos, os Snapdragon G-series.

A Qualcomm aposta que haverá cada vez mais pessoas a usarem dispositivos móveis dedicados a jogos, e para isso apresentou três novos chips Snapdragon G-Series dedicados a essa função: o Snapdragon G1 Gen 1, Snapdragon G2 Gen 1, e Snapdragon G3x Gen 2.

O primeiro chip é o mais modesto, suportando ecrãs 720p a 60 Hz e WiFi 5. O G2 aumenta as prestações, suportando FHD+ a 144 Hz, WiFi 6/6E e 5G. E na posição de topo de gama temos o G3x, também com suporte para ecrãs FHD+ a 144 Hz, ray tracing, WiFi 7, 5G, e até SSDs PCIe Gen 4.
O sucesso da Nintendo Switch demonstra que o formato de consola móvel atrai os consumidores, mas será preciso descobrir se isso se deve à tradição e catálogo de jogos que a Nintendo tem, ou se é algo mais generalista que se aplica ao formato físico em si. Para muitas pessoas o investimento num smartphone será mais atractivo como ferramenta para o uso generalista e para os jogos ocasionais; mas para quem passar muitas horas a jogar e não se quiser prender às consolas tradicionais, estas consolas portáteis poderão ser uma boa solução - no qual o factor preço também terá um papel determinante.

Com esta nova geração de chips, os fabricantes ficam com várias opções à disposição para consolas em diversos patamares de preço.



Windows 10 com nova app de backup

23-08-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a preparar uma nova app de backup para o Windows 10, que centraliza as opções espalhadas pelo sistema.

Na actualização KB5029331 cumulative update preview para o Windows 10 22H2, a MS adicionou uma nova app de backup que aproxima o sistema do Windows 11.

Enquanto no Windows 11 a MS centralizou todos os aspectos de backup numa secção dedicada nos settings, no Windows 10 essas opções estão espalhadas por diferentes secções, dificultando a sua utilização. E em vez de remodelar os settings e (inevitavelmente) lidar com queixas, a solução da MS passa pela criação de uma nova app que acaba por ter o mesmo efeito.
De notar que a app não permite fazer novas coisas face ao que já era possível fazer com os backups do Windows 10, apenas torna mais fácil fazer a sua gestão.

Tendo em conta todas as ameaças que se enfrentam hoje em dia, como o ransomware, a par de SSDs que podem evaporar terabytes de dados de um momento para o outro, os backups são algo essencial e que importa ter acautelado. Infelizmente, o nosso muito apreciado Macrium Reflect deixou de ter uma versão gratuita, e até ao momento ainda não encontrei uma alternativa à altura.

Apple Watch poderá ter sensor de cor para ajustar tema às braceletes e roupa

23-08-2023 | 17:38 | Aberto até de Madrugada

Uma futura versão do Apple Watch poderá ajustar-se mais facilmente às cores da roupa e braceletes.

Uma patente da Apple revela que a Apple está a considerar um Apple Watch com capacidade para replicar as cores de objectos como as braceletes, roupa do utilizador, ou outros elementos, dispensando a necessidade de se ajustar a cor manualmente para assegurar que o relógio "combina" com o utilizador.

A patente da Apple refere um ou mais sensores de cor integrados no ecrã, que possibilitariam essa função.
Este poderia ser um primeiro passo para, numa evolução posterior, se adicionar uma câmara ao Apple Watch que possibilitasse fazer chamadas FaceTime (e outras).

Teremos que aguardar para ver se a Apple tenciona passar esta patente da ideia à realidade. Mas se é esse o seu objectivo, talvez não fosse má ideia começar por fazê-lo nos iPhones, que já têm câmaras e sensor de cor, e que seriam candidatos perfeitos para a aplicação imediata desta funcionalidade.

Notícias do dia

23-08-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Desenvolvimento de óculos VR/AR é um caos total na Google; YouTube com pesquisa de músicas cantaroladas; Google Photos com novo editor de fotos na web; Corsair lança secretária elevatória Platform:6 modular; e impressoras 3D Bambu X1C e P1P começaram a imprimir sozinhas a meio da noite.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

WhatsApp dispensa nomes nos grupos

O WhatsApp está a fazer uma pequena mas prática alteração, deixando de necessitar que se atribue um nome aos grupos de conversa.

Em vez de se ser obrigado a inventar um nome para a ocasião, o grupo terá simplesmente o nome dos participantes.
É uma solução simples mas prática, e que evita ter grupos que se iniciaram para um fim específico, mas que depois se tornam num grupo de conversa geral continuada.


Tesla paga $20K ao Twitter por contas que nem usa

Apesar de se apresentar como um gestor que corta todos os gastos supérfluos, Elon Musk não parece estar incomodado que a Tesla esteja a pagar 20 mil dólares por ano ao Twitter / X, por uma conta empresarial e dezenas de contas associadas. O mais caricato é que a maioria das contas são contas que nem têm uso, e algumas delas parecem ter sido criadas apenas com o propósito de "gastar dinheiro".

A questão aqui não é o valor em si, que é insignificante para uma empresa da dimensão da Tesla, mas meramente demonstrar uma vez mais a dualidade de critérios de Musk. Alguém acredita que ele aceitaria tal situação se a Tesla estivesse a pagar por dezenas de contas supérfluas e não utilizadas numa plataforma da concorrência?


Índia aterra sonda Chandrayaan-3 na Lua


A Índia torna-se no quarto país (além da União Soviética, EUA, e China) a pousar uma sonda com sucesso na Lua. A sonda Chandrayaan-3 pousou perto do pólo sul da Lua, poucos dias após a sonda russa Luna 25 se ter despenhado na mesma região - em 2019, a missão Chandrayaan-2 também tinha tido desfecho idêntico, ficado destruída no impacto com o solo lunar.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro algoritmo pensado para ser executado numa máquina foi criado por Ada Lovelace em 1843.

Saldos do Windows e Office para o regresso à escola

23-08-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há nova campanha de saldos do Windows e Office, mesmo à medida para quem prepara um novo computador, com Windows 11 e Office a preço mais reduzido que nunca.

A época das promoções de regresso às aulas está a todo vapor, com grandes descontos da Keysoff em Suites de Escritório, Sistemas Operativos e muito mais. Para te ajudar a encontrar todas as melhores ofertas num só lugar, a Keysoff partilhou as melhores promoções Back-to-School Sale que estão a decorrer agora mesmo. A Keysoff categorizou as melhores promoções em secções fáceis de navegar, incluindo a secção de especiais e a secção de descontos. A Keysoff também selecionou as ofertas mais interessantes nos Office e Windows. Um dos softwares mais populares é o Office 2021 Pro, com um preço de 26,25€. O Microsoft Office Pro 2021 inclui algumas das aplicações mais conhecidas do mercado: Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Teams, OneNote, Publisher, Access e Skype for Business. O Office 2021 Home and Business para Mac é a escolha dos utilizadores de Mac. Também em destaque está o Windows 10 Pro, em promoção por 7,35€.


Em promoção especial temos os Office e outros.

Oferta especial nos bundles Windows e Office com desconto até 62% usando-se o código SKK62:
Descontos ainda maiores nos packs multi-chave:
Temos os Windows e outros com desconto de 50% usando-se o código SKK50:
E ainda mais algumas ferramentas e utilitários:

O processo de compra permite criar um registo ou efectuar a compra como "guest". E para usufruir do desconto, bastará introduzir o código de desconto no campo respectivo quando estiverem no ecrã de validação dos produtos a comprar.


O pagamento pode ser feito com PayPal (que aparece ao se escolher a opção de pagamento cwalletco) para total segurança, e conta com assistência permanente através do endereço de email [email protected].

Corsair lança secretária elevatória Platform:6

23-08-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Corsair lançou uma secretária modular elevatória - Platform:6 - que promete ser a resposta para todas as necessidades.

Quem não encontrar uma secretária capaz de lidar com tudo aquilo que deseja deverá ficar satisfeito com a Platform:6 da Corsair.

Esta secretária combina o estilo tradicional de uma secretária de computador com o de uma mesa de trabalho de uma oficina, com painéis perfurados que permitem encaixar suportes e acessórios adicionais, para uma versatilidade quase ilimitada.
Não será complicado ter dois monitores, computador, colunas, braço para microfone, sistema de iluminação, suportes para acessórios como headphones, ratos e teclados, e tudo o mais que se puder imaginar. Também suporta extensões do tampo da secretária, podendo crescer para ambos os lados; e sistema de elevação motorizado, para ajustar a altura conforme se pretender.

O que por agora também fica ao critério da imaginação é o preço, pois a Corsair ainda não revelou o preço base desta secretária ou dos seus muitos acessórios e opcionais.

Desenvolvimento de óculos VR/AR é um caos total na Google

23-08-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de ter sido pioneira com os Google Glasses, a Google não parece ter capacidade para criar uns óculos de realidade aumentada em resposta aos Vision Pro da Apple.

Enquanto o mundo aguarda com curiosidade para ver se os óculos Vision Pro da Apple irão ser um sucesso ou um flop, aquilo que parece estar assegurado é que irá demorar bastante tempo para que a Google tenha algum produto alternativo.

A Google parece estar mais interessada em criar um novo ecossistema, ao estilo Android, para suporte de óculos de realidade virtual e realidade aumentada; de modo a estar presente em óculos de todos os fabricantes. No entanto, com as múltiplas reestruturações, reduções de pessoal, e parcerias com empresas externas - como a Samsung - o resultado tem sido um verdadeiro caos, em que umas equipas não sabem o que as outras estão a fazer - num cenário compilado por alguns dos projectos quererem permanecer secretos e dificultarem a vida a outras equipas que poderiam beneficiar deles.

Também não ajudará que um desses projectos na Google esteja a ser liderado por Paul Greco, antigo CTO da Magic Leap, que apresentou os seus óculos como sendo uma grande revolução, e que se veio a revelar um grande fiasco.

Entre o preço exorbitante dos Vision Pro, e este caos na Google, quem poderá beneficiar é a Meta com os seus Oculus / Quest e a HTC com os Vive. Mas, ainda está por demonstrar que o futuro dos "óculos" tem mesmo futuro, ou se será um produto que continuará a apelar apenas a um nicho de mercado reduzido, apesar da insistência das marcas em os popularizar.

SwitchBot Curtain 3 mais silencioso e com carregamento solar

23-08-2023 | 12:25 | A Minha Alegre Casinha

A SwitchBot lançou uma nova geração do seu motor para cortinas, o Curtain 3, mais poderoso, mais silencioso, e podendo dizer adeus aos recarregamentos com um painel solar opcional.

O SwitchBot Curtain é um sistema prático para automatizar o controlo de cortinados, consistindo num módulo motorizado que se pode colocar no varão ou calhas, e que faz o mesmo efeito que se teria ao puxá-los manualmente. Nesta nova versão a SwitchBot ouviu os principais pedidos dos seus clientes, melhorando-o substancialmente em três áreas críticas.

O Curtain 3 é bastante mais poderoso que a geração anterior, agora podendo arrastar até 16 kg (mais do dobro do modelo anterior). O seu funcionamento também é mais silencioso (45 dB), mas quem preferir o silêncio absoluto pode recorrer ao novo modo QuietDrift, que baixa a velocidade para 5 mm/s e reduz o ruído para apenas 25 dBa, tornando-o praticamente inaudível.
Quem não se quiser preocupar com recarregamentos pode também aplicar-lhe o SwitchBot Solar Panel 3, um painel solar de maior eficiência, que necessitará apenas de 3 horas de exposição solar por dia para o manter recarregado continuamente. Usando apenas a bateria, a SwitchBot continua a anunciar até 8 meses de uso dependendo da frequência de utilização.

Tal como nos anteriores, o processo de instalação é extremamente simples, bastando colocá-lo no varão ou calha dos cortinados.

O SwitchBot Curtain 3 tem um preço de €89.99, com o painel solar opcional a custar €25.99. Ficam disponíveis a partir de 25 de Agosto.

YouTube com pesquisa de músicas cantaroladas

23-08-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube está a testar uma funcionalidade de pesquisa de músicas que deixa o utilizador cantarolar alguns segundos daquilo que procura.

Apps como o Shazam e SoundHound maravilharam-nos há anos com a sua capacidade de identificar músicas ouvidas através do microfone, e posteriormente permitindo até que bastassem alguns segundos de música cantarolada ou trauteada pelos utilizadores. Isso tornou-se tão comum que já nem sequer consideramos isso como algo especial, mas é algo que o YouTube acha que beneficiará o seu sistema de pesquisa.

Por agora disponível como experiência, o YouTube está a testar um sistema de pesquisa de música na app de YouTube para Android, em que bastará cantarolar três segundos da música que se deseja identificar.

Será bastante provável que quem recorra a este tipo de coisa tenha uma das apps mencionadas instaladas, e comece por pesquisar nelas. Mas, para quem não as tiver (ou as conhecer), poder fazer isso directamente no YouTube será certamente uma mais valia, e que possibilitará encontrar os vídeos com as músicas desejadas de forma mais imediata.

MediaTek aposta em chips com AI local

23-08-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A MediaTek aposta na integração de modelos AI a correr localmente nos seus futuros chips já no próximo ano.

Depois de ter demonstrado que tem a capacidade para criar chips de alto-desempenho que podem rivalizar com os melhores chips da Qualcomm, a MediaTek mostra estar atenta às últimas tendências e também reforça a aposta nas capacidades AI do seus chips.

Os seus próximos chips estarão optimizados para correr modelos AI como o Llama 2 da Meta, o que abrirá todo um novo mundo de possibilidades, dispensando a necessidade de se ter uma ligação a um serviço na cloud. Também fará com que o processamento AI possa ser mais rápido e, outro factor que não poderá ser descurado, significa que todo esse processamento poderá ser feito de forma totalmente privado, sem enviar dados para qualquer serviço externo.

Se 2023 foi o ano dos modelos AI como o ChatGPT, em 2024 iremos assistir à sua aproximação do público em geral através da sua implementação em versões locais que correm directamente nos smartphones.

Pen USB-C 3.1 Samsung 256GB a €22

23-08-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem precisar de uma pen USB-C que não faça desesperar nas transferências, pode optar por esta Samsung USB 3.1 que permite transferências de até 400 MB/s.

Pens USB há muitas, e quase todas elas fazem questão de ostentar a compatibilidade com USB 3.0 e USB 3.1. No entanto, quando chega a altura de as por à prova, quase sempre descobrimos que na prática as suas velocidades de transferência continuam a ser as mesmas que as das pens USB de gerações mais antigas, ficando-se pelas poucas dezenas de megabytes por segundo. Mas há excepções, como é o caso desta pen USB-C Samsung.

Esta pen USB-C 3.1 Samsung de 2561 (MUF-256DA/APC) está disponível por 22.80 euros.

Ao contrário das pens lentas, esta pen pode atingir transferências de 400 MB/s em leitura e 110 MB/s em escrita, fazendo com que copiar ficheiros com vários gigabytes seja algo feito numa questão de segundos. E, adicionalmente, graças ao uso da ficha USB-C, tem um tamanho bastante diminuto que não irá desperdiçar espaço. Só é pena que use uma tampa amovível em vez de um sistema de deslizar, o que faz antever que seja apenas uma questão de tempo até que se perca a tampa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Sony PlayStation Portal faz streaming dos jogos PS5

23-08-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Sony revelou finalmente a sua nova consola portátil PlayStation Portal, que se destina aos jogos em stream enviados de um PS5.

Ao contrário da Nintendo Switch, a PlayStation Portal não se destina a correr jogos localmente mas sim a funcionar como terminal para jogos via streaming enviados de uma PS5. Ou seja, funciona como um ecrã remoto para se poderem jogar jogos da PS5 enquanto a televisão da sala está ocupado.

A PlayStation Portal tem um ecrã LCD 1080p de 8" a 60 Hz, com as partes laterais a adoptarem o formato do controlador DualSense. Chega acompanhada dos Pulse Elite wireless headset e Pulse Explore wireless earbuds para a parte sonora, com ligação wireless PlayStation Link para som sem compressão e com baixa latência.
A PlayStation Portal vai custar 219.99 euros, e exige que se tenha uma PS5.

Curiosamente, a Sony parece ter perdido uma excelente oportunidade para promover o seu serviço de streaming de jogos, já que - pelo menos por agora - a Portal apenas funciona com jogos instaladas localmente na PS5. Teria sido uma boa ideia permitir que a Portal pudesse dar acesso a jogos com streaming directo da internet; mas é provável que isso possa vir a acontecer no futuro através de uma actualização.

Nothing OS 2.0.2a chega com melhoria das câmaras

23-08-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Nothing lançou o Nothing OS 2.0.2a para o Nothing Phone (2), que se foca principalmente na melhoria das câmaras.

O Nothing OS 2.0.2a vem com melhorias em múltiplos sectores, mas a Nothing dedicou especial atenção às câmaras.

Temos melhorias globais para todas as câmaras:
  • Improved clarity of faces in indoor environments
  • Optimised highlight levels in low light environments
  • Added an [sic] UI element to show when HDR is active
  • Optimised highlight exposure when shooting in HDR
  • Reduced dull tones when shooting in HDR
  • Resolved halo effect issue in Portrait Mode when shooting in HDR

Melhorias para a câmara principal traseira:
  • Enhanced photo clarity in 50 MP Mode
  • Optimized stability and contrast when recording videos on the rear camera
  • Improved photo quality in low-light settings
  • Improved the contrast and Bokeh effect when shooting in Portrait Mode
  • Optimised the clarity of faces when shooting in Portrait Mode
  • Faster HDR processing speed

Melhorias para a câmara frontal:
  • Enhanced photo clarity
  • Improved quality in low-light settings
  • Faster HDR processing speed


A nível de outras novidades:
  • Feature that can shut down apps when the device reaches its temperature limit
  • Refined the out-of-battery visual when device is switched off
  • Added different icons for each of the Nothing audio products to volume control
  • Updated to Google's July security patch

E finalmente, correcções de bugs e outras pequenas melhorias:
  • Reworked haptic feedback strength when typing
  • Improved responsiveness of the touch panel under certain conditions
  • Improved reliability of network for multiple global carriers
  • Enhanced performance of some games when played in HDR
  • Improved system stability
  • Amended issues with Dirac Audio
  • Resolved an issue affecting Google Wallet functioning in cloned apps
  • Fixed an issue causing 'double tap to wake' to be unresponsive at times
  • Resolved an issue causing the Bluetooth Quick Settings tile to be unresponsive at times
  • Other general bug fixes


Também é bom ver que a Nothing não se esquece do seu primeiro smartphone, prometendo a chegada do Nothing OS 2 ao Nothing Phone (1) na próxima semana.

Impressoras 3D Bambu X1C e P1P começaram a imprimir sozinhas a meio da noite

22-08-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

As impressoras 3D da Bambu começaram a imprimir sem motivo aparente a meio da noite, surpreendendo os utilizadores e resultando em impressoras danificadas.

Pessoas com impressoras 3D Bambu X1C e P1P passaram por um caso insólito e, no caso de quem ficou com impressoras danificadas ou inutilizadas, muito pouco agradável. Estas impressoras começaram a imprimir a meio da noite, nalguns casos fazendo impressões em cima de objectos já impressos, noutros fazendo com que a impressora andasse a colidir com peças, resultando em danos na cabeça de impressão ou base de suporte das peças, para não falar nos emaranhados de filamento resultantes noutros casos.
A Bambu Lab depressa assumiu a responsabilidade, e dias mais tarde revelou que o caso não se deveu a nenhum ataque de hackers mas sim a um problema na sua cloud que fez com que alguns trabalhos de impressão tivessem ficado em lista de espera e sendo retomados horas mais tarde. Um cenário ao estilo do que era relativamente frequente em tempos com as impressoras 2D, que podiam ficar com dezenas de trabalhos de impressão em lista de espera, e depois também começariam a despejar páginas e páginas quando a impressora era reactivada.

Pela parte positiva, a empresa já disse que se prontifica a enviar peças para reparação das impressoras 3D danificadas, ou de impressoras 3D de substituição nos casos mais graves. Ainda assim, é mais um caso que relembra que nem tudo o que pode estar ligado à cloud deverá fazê-lo; na maioria dos casos será conveniente manter o acesso local apenas via LAN. E em caso de coisas como uma impressora 3D, também não será má ideia assegurar que a mesma está desligada quando não está em uso, quer isso seja tirando a ficha da tomada fisicamente, ou usando um módulo de controlo na tomada.

Google Photos com novo editor de fotos na web

22-08-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Google Photos na web tem um novo editor de fotos que segue as alterações feitas no Android e ChromeOS.

Quem visitar o Google Photos na web deverá ser convidado a experimentar o novo editor de fotos, que facilita a aplicação de filtros e funções básicas.

Há quatro secções principais:
  • Suggestions - dá acesso a alterações globais da imagem, como Enhance, Dynamic, Warm, Cool.
  • Crop - permite cortar a imagem, de forma livre ou em formatos pré-definidos, e também ajustar a rotação da imagem
  • Ajust - permite fazer ajustes a inúmeros parâmetros, como contraste, luminosidade, saturação, cores, etc.
  • Filters - permite aplicar dezenas de filtros que alteram cores e contraste para diferentes estilos visuais
Enquanto os subscritores Google One - que pagam por espaço extra na cloud da Google - terão acesso a todas as funções, os utilizadores gratuitos poderão não ter acesso a todas elas, de forma idêntica ao que já acontece nas apps.

Quem tiver interesse nisso, os planos Google One começam nos €19.99 por ano, por 100 GB de espaço.

|