PlanetGeek

Drone DJI Mini 3 a €385

23-07-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os quadcopters da DJI são considerados a referência no segmento, e temos a oportunidade de apanhar um Mini 3 a preço bastante tentador.

Quem já se aventurou no mundo dos drones de baixo custo e ficou desapontado pela dificuldade em controlá-los, poderá estar dispostos a dar o salto para um segmento superior, onde esse controlo é feito da forma que imaginava que fosse feito - sem que o drone esteja constantemente a "lutar" contra o utilizador. É isso mesmo que se sente nos modelos mais económicos da DJI, e ainda de melhor forma neste Mini 3 que fica agora disponível a um preço irresistível.
Este DJI Mini 3 está disponível por apenas 385 euros com envio da Amazon Espanha. Está também disponível com o DJI RC, controlador com ecrã, por 473 euros.

Há alguns anos rendi-me à promoção do DJI Spark e fiquei maravilhado a todos os níveis, ficando apenas com pena de não trazer o controlador dedicado (o que o limita ao alcance WiFi do smartphone), tendo depois feito a actualização para um Mini 2. Neste caso, este Mini 3 já resolve isso com o controlador incluído, permitindo controlá-lo a até 10 km de distância - o que me arrisco a dizer que será bastante assustador (mesmo a umas centenas de metros já dá "medo"! :)

Os 38 minutos de autonomia são também um dos pontos fortes, assim como a câmara 4K com gimbal de estabilização. Quem desejar mais, pode optar pelo pack Fly More, com mais baterias, carregador, mais hélices de substituição e bolsa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Monitor CRT chega aos 700 Hz

23-07-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Um velho monitor CRT Iiyama mostrou o que vale, atingindo uns impressionantes 700 Hz.

Apesar das vantagens dos LCDs face aos velhinhos monitores CRT, há um aspecto que tinha sido descurado. Depois de muitos anos parados nos LCDs de 60 Hz, começou-se finalmente a ver monitores LCD de alta-frequência, sendo agora relativamente fácil encontrar monitores de 160 Hz, 240 Hz, e modelos mais recentes que chegam aos 540 Hz e protótipos que já atingem os 600 Hz. No entanto, isso não é suficiente para impressionar os velhinhos CRTs.

O canal RetroGamingBase tem demonstrado a versatilidade dos velhos CRTs, que não têm resoluções "fixas" e podem funcionar numa enorme gama de frequências. Depois de já terem atingido os 300 Hz e 380 Hz num velhinho monitor Iiyma Vision Master Pro 512 (HA202DT), desta vez conseguiram levá-lo até uns incríveis 700 Hz! Só que, para tal, e para não ultrapassar os KHz máximos suportados, isso obrigou a usar uma resolução ultra-reduzida de 320x120 pixeis, inutilizável para efeitos práticos nos dias de hoje, mas que não retiram mérito às capacidades dos CRTs.


Para quem nasceu na geração LCD, não deixa de ser curioso o contacto com a imagem de um CRT do século passado, que pode criar imagens de diferentes resoluções sem o efeito "pixelizado" dos LCDs e OLEDs actuais, e que até acaba por resultar em jogos com aspecto visual mais "realista", implicitamente fazendo parte dos efeitos que muitas vezes são replicados artificalmente nos LCDs para tentar criar essa mesma ilusão.

A mim, durante muitos anos irritou-me que a passagem para o LCD me tivesse ficar preso nos 60 Hz, quando antes disso tinha passado anos num monitor a trabalhar a 100 Hz a 1280x1024, e que podia chegar aos 120 Hz nos 1024x768, na altura, a resolução favorita para os jogos. Felizmente, a mudança para um monitor LCD IPS de 144 Hz eventualmente resolveu o problema. :)

WhatsApp prepara transferência de ficheiros entre Android e iOS

23-07-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp tem estado a desenvolver uma nova funcionalidade que permite partilhar ficheiros sem ligação à internet, semelhante ao AirDrop da Apple. Inicialmente testada no Android, esta funcionalidade, chamada "Nearby Share", está agora a ser testada também em iPhones.

Segundo o WABetaInfo, a versão beta mais recente do WhatsApp para iOS no TestFlight inclui o "Nearby Share". Esta funcionalidade permite aos utilizadores partilhar fotos, vídeos e documentos, com pessoas próximas, de forma directa sem necessidade de internet. No entanto, ao contrário da versão Android que detecta automaticamente dispositivos próximos, os utilizadores de iPhones terão que iniciar o processo através de um código QR para partilhar os ficheiros.
Uma grande vantagem do Nearby Share face ao AirDrop da Apple é a sua compatibilidade entre iOS e Android, facilitando a transferência de ficheiros entre os dois sistemas - algo que será pouco provável que a Apple alguma vez venha a fazer.

Apesar de estar presente na versão beta mais recente do WhatsApp, esta funcionalidade está atualmente disponível apenas para testes internos, e ainda não há informações sobre quando será lançada para todos os utilizadores.

TP-Link apresenta SP9030 Smart Solar Panel para câmaras

23-07-2024 | 12:46 | A Minha Alegre Casinha

A TP-Link reforçou a sua solução de videovigilância inteligente Vigi com o sistema solar modular SP9030. A sua utilização em conjunto com a nova câmara IP Vigi C540-4G permite um funcionamento praticamente autónomo graças à conetividade 4G.
Num contexto em que a energia solar em Portugal adquiriu especial relevância, ao ponto de se tornar a principal fonte de eletricidade e registar um crescimento de 28% em 2023, o investimento em equipamentos que aproveitem esta rentável fonte de energia limpa está a intensificar-se. Neste sentido, a TP-Link apresenta o seu novo sistema Vigi SP9030 Smart Solar Panel, com uma capacidade de geração de energia de 90W e uma bateria de lítio de alta capacidade 30Ah/10.8V. Este equipamento é composto por um suporte vertical e horizontal, o painel solar propriamente dito, e possui várias opções de montagem para uma instalação completamente modular consoante o equipamento a ligar. O painel solar SP9030 fornece uma fonte de energia constante para equipamentos ligados, tais como câmaras de videovigilância ou pontos de acesso exteriores. É a solução perfeita para zonas rurais, como quintas, barragens, minas ou zonas arborizadas, onde o fornecimento de energia elétrica e o acesso à Internet são difíceis de obter.

Este equipamento foi concebido pensando na utilização no exterior, pelo que apresenta a máxima resistência aos fatores ambientais. O suporte horizontal é feito de aço galvanizado SGCC de alta qualidade, que oferece elevada resistência, proteção contra a corrosão e maior resistência à ferrugem. O próprio painel solar, protegido com alumínio, é feito de vidro temperado com 3,2 mm de espessura que cobre toda a superfície, aumentando significativamente a resistência ao impacto e a durabilidade geral. Para um funcionamento adequado em todas as condições climatéricas, o painel solar tem uma bateria inteligente integrada que é compatível com a tecnologia de aquecimento auxiliar inteligente, que regula a temperatura da bateria para funcionar normalmente numa vasta gama de temperaturas de -30°C a 45°C. Ao mesmo tempo, a certificação IP66 à prova de intempéries garante um funcionamento de alto desempenho, mesmo em ambientes adversos com chuva ou pó.

O painel solar do sistema SP9030 tem classificação A, o que garante uma vida útil de pelo menos 25 anos, e tem uma eficiência de conversão de 21,6%. O seu controlador MPPT (maximum power point tracking) otimiza a potência de saída do painel solar, reduzindo as perdas e aumentando a eficiência de carregamento em 20%, em comparação com os controladores PWM (pulse width modulation). A instalação do painel solar no suporte demora apenas alguns minutos. O painel pode ser instalado em diferentes posições com diferentes ângulos para tirar partido da luz solar. O sistema SP9030 é totalmente modular, o que significa que pode ser adaptado às necessidades específicas de cada instalação, com uma grande variedade de combinações, incluindo câmaras 4G, bullet, pontos de acesso e pontes sem fios. Dependendo da combinação, o desempenho da bateria pode ser modificado. Por exemplo, para uma combinação do painel solar com a nova câmara Vigi C540-4G, a bateria durará até 8 dias consecutivos de chuva, necessitando apenas de 1,5 dias de carregamento em dias de sol. O sistema permite uma monitorização remota completa através da aplicação Vigi, a partir da qual os utilizadores podem verificar a energia atual da bateria, a energia de geração e a energia de carregamento atual a qualquer momento e em qualquer lugar. Também fornece informações diárias e mensais sobre a produção e utilização da energia da bateria. A aplicação também pode enviar alertas para receber alertas instantâneos de bateria fraca, atualizar o firmware e reiniciar o sistema através da aplicação móvel. Por sua vez, o controlador inteligente Vigi realiza um autodiagnóstico inteligente em tempo real e reinicia automaticamente quando são detetadas falhas ou anomalias.

O complemento perfeito para o sistema de painéis solares SP9030 é a nova câmara Vigi C540-4G, uma câmara IP PT a cores de 4MP com uma resolução de 2560×1440 pixéis. Está equipada com um sensor CMOS de varrimento progressivo de 1/3", uma lente de distância focal de 4 mm e uma abertura F/1.6 que capta imagens nítidas e detalhadas, mesmo em condições de pouca luz. A câmara possui um sistema Pan&Tilt, permitindo uma cobertura de 360° que elimina completamente os ângulos mortos. Com a deteção inteligente de pessoas e veículos, mantém um melhor controlo do ambiente. Uma caraterística fundamental é a conetividade 4G LTE para se ligar à rede em qualquer lugar, facilitando a instalação em zonas sem acesso à Internet, como as zonas rurais. Para a instalação no exterior, a durabilidade é um fator a ter em conta, razão pela qual o Vigi C450-4G possui certificação IP66, garantindo a máxima resistência mesmo em condições climatéricas adversas.

Em termos de armazenamento e eficiência, o Vigi C540-4G utiliza a codificação de vídeo H.265+ para minimizar o tamanho dos ficheiros de vídeo sem comprometer a qualidade, poupando espaço de armazenamento e largura de banda. A câmara suporta armazenamento interno de até 512 GB através de uma ranhura para cartão SD. O novo sistema de painel solar inteligente SP9030, em conjunto com a câmara C540-4G, expande a oferta da Vigi e permite a instalação de um sistema de videovigilância inteligente mesmo em áreas de difícil acesso, sem necessidade de fios e tirando partido da energia solar.


Intel descobre causa da falha nos CPUs Raptor Lake

23-07-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Intel diz ter descoberto a origem das falhas excessivas nos CPUs Raptor Lake e promete uma actualização em Agosto.

Depois de estarem a aumentar as acusações de que a Intel tem estado a vender CPUs defeituosos, a Intel diz ter descoberto - finalmente - o motivo que tem levado às falhas dos seus CPUs Raptor Lake, e admitindo que afinal sempre houve problemas de fabrico.

A Intel diz que a falha se deve a um bug no microcódigo do CPU que faz o chip utilizar uma tensão demasiado elevada, e que será corrigido numa actualização que disponibilizará em Agosto. Assumindo-se que isso resolverá o problema, há no entanto vários aspectos que continuarão a dar que falar: para começar, a Intel admitiu que as primeiras séries destes CPU tinha um defeito de fabrico devido a oxidação, mas assegura que não é algo que esteja relacionado com as falhas que se têm feito sentir; o segundo aspecto - mais crítico - é que esta correcção poderá proteger os CPUs que ainda não manifestaram falhas, mas pode não resolver a situação nos CPU que têm estado a falhar e que podem ter já sofrido danos físicos irrecuperáveis.

Embora não tenha ficado claro, espera-se que a Intel proceda à substituição de todos os CPUs danificados ou que continuam a ter funcionamento instável depois da actualização aplicada. Será também curioso ver se, depois da redução da tensão, os CPUs continuarão a ter o mesmo nível de desempenho que tinham, ou se isso se irá reflectir em desempenho reduzido. Por tudo isto, este caso ainda irá dar que falar durante bastante tempo.

Galaxy Z Flip6 sem vinco visível no ecrã

23-07-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Com o Galaxy Z Flip6 a Samsung parece ter finalmente conseguido eliminar as marcas da dobra no ecrã dobrável.

Uma das melhorias do Galaxy Z Flip6 face ao Galaxy Z Flip5 não é aquilo que se vê mas sim aquilo que deixa de se ver. Apesar do "vinco" no ecrã na zona de dobra ser algo que não é muito incomodativo quando se tem o ecrã ligado, continua a poder incomodar alguns utilizadores em situações que se tenha o ecrã com zonas escuras e visto de certo ângulos que tornem mais aparente as irregularidades no ecrã. Mas, do Flip5 para o Flip6 parece ter havido uma grande evolução.

Segundo algumas fotos do Galaxy Z Flip6 ao lado do anterior Flip5, o vinco no ecrã desaparece por completo no modelo mais recente.
Claro que será preciso ter em conta que se está a comparar um Flip5 com muitos meses de uso versus um Flip6 acabado de tirar da caixa. Teremos que aguardar para ver se o ecrã do Flip6 se conseguirá manter "sem vincos" após meses e anos de uso. De qualquer forma, é um bom início para este novo dobrável da Samsung.

Ganha uma pen USB SanDisk Ultra Eco

23-07-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre uma pen USB SanDisk Ultra Eco de 128 GB.

As pens USB continuam a ser extremamente práticas para transportar os nossos conteúdos digitais de um lado para o outro, com a grande vantagem adicional de não ficarem dependentes de se ter uma ligação à internet. Por isso, esta semana temos para oferecer esta útil pen USB SanDisk Ultra Eco de 128 GB, com velocidades de até 100 MB/s.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

ADATA lança SSD Legend 970 Pro de 14 GB/s

23-07-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A ADATA lançou o SSD Legend 970 PRO, PCIe Gen 5, com velocidades de até 14 GB/s e capacidades até 4 TB.

Depois dos SSDs PCIe 4.0 terem normalizado transferências de 7 GB/s, começam a tornar-se cada vez mais comuns os SSDs que tiram partido do PCIe 5.0 para possibilitarem transferências de até 14 GB/s.

Este Legend 970 Pro da ADATA vem com controlador InnoGrit IG5666, e uma vez que as altas temperaturas são um dos principais inimigos dos componentes electrónicos, integra um sistema de dissipação com micro-ventoinha, alimentada directamente pelo slot M.2 sem necessidade de cabos adicionais, mantendo uma espessura reduzida de 9.5 mm. Isto permite que funcione a temperaturas até 20% mais baixas do que um SSD apenas com dissipador passivo, e mantenha o nível de desempenho mesmo em cenários de utilização intensiva de longa duração.
A ADATA anuncia velocidades de até 14 GB/s em leitura, 11 GB/s em escrita, 1800K/1300K IOPS, cache DRAM e SLC, e até 2960 TBW (Terabytes Written).

O Legend 970 Pro fica disponível com capacidades de 1 TB, 2 TB e 4 TB, mas infelizmente a ADATA não indicou os preços para cada modelo. Tendo em conta que o SSD Legend 970 não-Pro começa nos 160 euros, poderemos esperar que esta versão fique num patamar superior.

Photopea com ajuste anti-neblina

23-07-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O editor de fotos na web Photopea ganhou novo ajuste que pode reduzir parcialmente a neblina nas fotos.

O Photopea é um autêntico "Photoshop" gratuito que está acessível directamente no browser, e que vai recebendo melhorias contínuas. A mais recente é a nova funcionalidade "Dehaze", que pode ser útil em cenários em que se deseja remover a neblina de uma foto.

Obviamente, há limites quanto ao que pode fazer, mas torna-se uma ferramenta bastante mais prática de usar do que estar a tentar ajustar manualmente as curvas de cor. Está diponível desde já, no menu Filter - Camera Raw.

Our new Dehaze feature can remove the haze / fog from photos! Press Filter - Camera Raw and try it out :) pic.twitter.com/83uajiqNQ1

— Photopea (@photopeacom) July 22, 2024
Relembre-se que o Photopea até disponibiliza ferramentas AI para as imagens. Só é preciso ter atenção para não se ser enganado e instalar uma app falsa que se faz passar por ele.

A vida é feita de mudança (e algumas canções também)

22-07-2024 | 21:14 | Gonçalo Sá

NJOY-Morph-Me.jpeg

Chama-se N*JOY, é uma dupla formada pelo casal Tim Keen (ex-baterista dos Ought) e Nina Vroemen e, para já, tem apenas um single para mostrar. Mas é um single que anuncia um novo percurso de forma incrivelmente inspirada.

"MORPH ME", canção que parte da ideia de mudança e crescimento, oferece uma bomba para pistas de dança esclarecidas ao conjugar imediatez e imprevisibilidade, com a mutação rítmica a ser acompanhada pela alternância de vozes do duo canadiano, tanto ao natural como distorcida. Algures entre a estranheza de TR/ST, projecto do conterrâneo Robert Alfons, e os Chemical Brothers mais elásticos e espirituosos ("Once a seed, now a slut", entoa Vroemen), deixa um tremendo cartão de visita e faz pedir novidades para ontem.

Sem planos revelados, a banda adianta que irá partilhar mais temas à medida que os for criando e sugere que a exploração da música de dança deverá manter-se, uma vez que foi um universo do qual se aproximou durante a pandemia (em especial da PC Music, escola que se faz notar num single sintético e maximal).

O videoclip, dirigido por Vroemen, já dá sinais de um imaginário próprio (e alucinado), que tal como a canção tem raízes na mitologia dos animorfos:

Ladrões usam WiFi jammers para bloquear câmaras de vigilância

22-07-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Nos EUA têm aumentado os roubos que usam jammers WiFi para inutilizar as câmaras de vigilância wireless.

As câmaras de vigilância wireless são extremamente populares, estando disponíveis a preço bastante acessível e sendo de simples instalação. No entanto, não devem ser consideradas como método 100% seguro, como estes casos demonstram.

No Minnesota já registou uma série de nove roubos em residências em que os ladrões recorreram a WiFi jammers para bloquear as comunicações das câmaras de segurança, impedindo o registo de imagens e a notificação de que foi detectada actividade suspeita.

O uso de jammers não é novo, mas tem-se tornado mais frequente, à medida que os ladrões se vão adaptando às novas tecnologias e o custo dos jammers vai descendo, podendo bloquear não só as comunicações WiFi mas também de telemóveis e outras redes wireless.
Da mesma forma que se começou a tornar comum o uso de detectores WiFi por ladrões para tentarem detectar se existe um portátil dentro de um carro, o uso de jammers WiFi arrisca-se a também começar a fazer parte das ferramentas habituais dos ladrões de residências.

Quem depender exclusivamente deste tipo de câmaras deverá ter este cenário em consideração, podendo por vezes ser mais vantajoso optar por câmaras com ligação por cabo, apesar de poderem ter um processo de instalação um pouco mais complicada.

Rivian diz que nunca irá usar CarPlay

22-07-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Rivian adopta uma postura idêntica à da Apple para justificar a ausência do CarPlay nos seus veículos.

Apesar de alguns estudos referirem que o CarPlay é essencial para a decisão de muitos compradores de carros, a Rivian não tem planos de adoptar o sistema da Apple. O fundador e CEO da Rivian, Robert "RJ" Scaringe, equipara a situação a ter a Apple a usar o Windows da Microsoft nos seus produtos em vez de desenvolver o seu próprio iOS e macOS.

Ainda assim, diz que a Rivian mantém uma boa relação com a Apple, mas que prefere manter a sua visão para o interface e funcionalidades nos seus automóveis, livre das imposições e limitações que sistemas como o CarPlay obrigam.
O CEO da Rivian diz que, eventualmente, o sistema da Rivian disponibilizará funcionalidades "semelhantes" às do CarPlay, mas é extremamente duvidoso de como, ou quando, isso será feito. O que é certo é que será sempre muito mais trabalhoso, para uma empresa de fabrico de automóveis, tentar acompanhar a versatilidade e evolução de sistemas como o CarPlay e Android Auto (e no fundo, desperdiçar tempo e recursos a tentar replicar coisas que já existem).

Veremos que tal esta estratégia resultará a longo prazo, e/ou se a pressão dos consumidores será suficiente para que a Rivian, e outras marcas que têm fechado os olhos ao CarPlay / Android Auto (como a Tesla), revejam a sua posição.

Notícias do dia

22-07-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Bug CrowdStrike afectou sistemas Linux em Abril; MS lança ferramenta de recuperação do CrowdStrike; anel Galaxy Ring funciona com smartphones Android de outras marcas; GPT-4o mini tem protecção anti-jailbreak; Xiaomi revela protótipo SU7 Ultra com 1548 cv; X testa pedidos de verificação de notícias; Apple ataca o Chrome e recomenda o Safari para maior privacidade; e Google vai remover apps inúteis da Play Store.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth.

Samsung adopta Google Messages nos Galaxy Z Fold 6 e Flip 6

Com os Galaxy Z Fold 6 e Flip 6, a Samsung deixa de incluir o Samsung Messages e passa a adoptar o Google Messages como app para gestão das mensagens SMS / MMS / RCS.

A Samsung já tinha começado a incentivar o uso do Google Messages nalgumas regiões desde os Galaxy S22 em 2022. Agora, parece estar disposta a dar o passo final no sentido de reduzir a duplicação de funcionalidades com apps "repetidas" daquelas que são fornecidas pela própria Google para o Android. Falta no entanto esclarecer se isto será feito a nível global ou apenas nalgumas regiões.


Apple lança programas "imersivos" para Vision Pro

O formato 3D, por muito que tivesse sido impingido aos consumidores, falhou redondamente, mas a Apple acredita que o formato imersivo a 180° será um ponto fundamental de sucesso para os Vision Pro. Para tal anuncia novas séries e filmes em formato imersivo. Este formato consiste em vídeo 3D gravado em resolução 8K e que é apresentado num formato visual que ocupa um campo de visão de 180°, colocando o utilizador no centro da acção.

Por agora, arrisco-me a dizer que não passará de uma curiosidade - bastando relembrar que uma família com dois filhos que quisesse passar um serão a ver estes vídeos teria que investir 12 mil euros em quatro ócuilos Vision Pro. Mas, a longo prazo, e assumindo que no futuro a Apple lançará óculos a preços mais acessíveis, não deixa de ser uma excelente estratégia para ir acumulando conteúdos que se tornarão úteis.
Pena é que não se viva num mundo onde as empresas apostem em formatos standard que possibilitassem o livre acesso a este formato VR 180°.


MS diz que não pode "fechar" Windows por causa da UE

No seguimento do apagão informático causado pela CrowdStrike rapidamente surgiram pedidos para que a MS fechasse o acesso aos elementos críticos do Windows, ao estilo do que a Apple faz no macOS. Mas a MS já veio dizer que não o pode fazer devido a um acordo com a Comissão Europeia em 2009, em que se comprometeu a dar aos softwares de segurança o mesmo tipo de acesso ao sistema que a MS tem.

A questão acaba por ignorar o facto de que qualquer outro tipo de actualizações pode provocar cenários idênticos, e o verdadeiro problema neste caso é a CrowdStrike, com o seu software a também ter encravado sistemas Linux há alguns meses, mas em escala que não se fez sentir à escala global como o bug que criou nos sistemas Windows.

Ao estilo do que pode acontecer de forma maliciosa deliberada, como com ataques de ransomware, isto vem demonstrar que o aspecto crítico é que as empresas tenham protocolos que permitam a rápida recuperação e reposição dos sistemas quando este tipo de coisa acontece.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Os fatos de astronautas habitualmente utilizados para operações no exterior da ISS têm tanques de oxigénio que permitem respirar por 6 a 8 horas, com 30 minutos adicionais como reserva de emergência.

Coluna BT Tronsmart Bang SE a €55

22-07-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Tronsmart Bang de 40 W é uma coluna que resolve ambos os problemas.

A Tronsmart Bang SE de 40 W é uma versão renovada e melhorada da anterior Mega Pro, adoptando um novo aspecto que adiciona detalhes práticos, como uma pega de transporte e iluminação RGB, mantendo a qualidade de construção acima da média. Acima de tudo, é capaz de impressionar com a sua qualidade sonora mesmo a elevados níveis sonoros, que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações: quer seja para situações de uso individual para melhor apreciar música, uma festa com amigos, ou para fortalecer uma apresentação feita a partir de um portátil ou tablet.
A coluna Bluetooth Tronsmart Bang SE está disponível por 55.63 euros na Amazon Espanha.

Conta com protecção IPX6 contra poeiras e salpicos, permitindo-lhe enfrentar uma maior variedade de ambientes, autonomia para até 24 horas de diversão, pode funcionar como power bank para recarregar outros dispositivos, e também permite emparelhar colunas adicionais para festas sem limites.

Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Disney mostra os seus simpáticos robots bípedes

22-07-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Disney continua a criar robots capazes de expressar emoções através da postura física.

Depois de ter surpreendido o mundo ao revelar que o robot esférico BB-8 era um robot real, a Disney continua a trazer robots do mundo da ficção para o mundo real. Agora, temos mais uma viagem aos bastidores que mostra a evolução (PDF) do simpático robot bípede que tinha mostrado o ano passado, e que tem aprendido novos truques.

O mais surpreendente é que a Disney chegou a um patamar em que toda a complexidade tecnológica - o robot não só se mantém estável com duas penas, como também supera todo o tipo de obstáculos (escadas, etc.) e interferências (ser empurrado) - acaba por ficar esquecida face à naturalidade dos movimentos e das suas reacções.


Não será difícil imaginar que, ao estilo do pequeno cão robot Aibo da Sony, existirá um enorme mercado para pessoas interessadas em ter pequenos robots de estimação assim. Apenas é necessário que a tecnologia para tal permita produzi-los e comercializá-los a um preço aceitável.

Apple estreia novo iPhone ultra-fino na geração iPhone 17

22-07-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O novo iPhone ultra-fino de que se tem falado deverá ser lançado no próximo ano a par dos iPhone 17.

Ainda estamos a várias semanas do lançamento dos iPhone 16, mas no mundo dos rumores tecnológicos já está tudo de olhos postos na geração seguinte.

Embora este ano não se esperem grandes novidades e se possa considerar que vá ser uma geração de "beta-testing" das funcionalidades AI da Apple para que finalmente fiquem prontas no próximo ano, para o próximo ano devemos assistir ao fim dos iPhone "Plus" e à estreia da uma nova geração "Slim". Segundo o leaker Ice Universe, teremos os seguintes iPhones 17:
  • iPhone 17: 6.27-inch LTPO display ($799)
  • iPhone 17 Pro: 6.27-inch LTPO display ($1,099)
  • iPhone 17 Pro Max: 6.86-inch LTPO display ($1,199)
  • iPhone 17 "Slim": 6.65-inch LTPO display ($1,299)
O uso de ecrãs LTPO em toda a gama faz antever que a Apple passe finalmente a disponibilizar ecrãs de 120 Hz nos iPhones não-Pro, algo que tem tardado a fazer, considerando que nos Android até modelos económicos já adoptaram ecrãs de 90 Hz e 120 Hz. O fim do modelo Plus também servirá como incentivo para que os fãs dos iPhones grandes tenham que optar por um iPhone mais caro. E para aqueles que procuram ainda maior exclusividade, o novo iPhone 17 "Slim" ficará posicionado acima do iPhone Pro Max em termos de preço.

O modelo Slim poderá ser lançado como preparação do mercado para os preços do futuro iPhone dobrável, que assim poderá avançar para preço de $1599 ou mais, dizendo que não é "assim tão mais caro" que o modelo Slim, e também podendo ajudar a normalizar que os futuros óculos VR económicos de $2000 já tenham um preço aceitável.

Até agora os aumentos de preço dos iPhones não têm tido resultado negativo nas vendas, veremos até quando é que isso irá durar.

Bug CrowdStrike afectou sistemas Linux em Abril

22-07-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O grande apagão de sistemas Windows causados pela CrowdStrike também afectou sistemas Linux há alguns meses atrás.

Na semana passada assistimos a um dos maiores incidentes de sempre, com uma actualização da CrowdStrike a encravar milhões de computadores Windows e levando ao encerramento de aeroportos, hospitais, e outras empresas e entidades. Desde logo surgiram as vozes de que a solução era simplesmente utilizar Linux, mas a verdade é que... não é.

Apesar de algumas notícias terem culpabilizado erradamente o Windows, e alguns supostos especialistas terem dito que a culpa era da própria estrutura do sistema Windows, a verdade é que o mesmo tipo de falha seria possível também em sistemas Linux - e não só isso era uma possibilidade teórica como foi precisamente o que aconteceu alguns meses antes. Em Abril, uma actualização da CrowdStrike causou problemas idênticos em sistemas Debian e Rocky Linux, que só não se tornou num desastre maior por ter sido detectado rapidamente. Ainda assim, a CrowdStrike foi criticada por ter demorado semanas a resolver o problema, com a empresa a ter prometido ser mais cuidadosa nos testes de qualidade antes de lançar actualizações - promessa que, como ficou demonstrado, não foi cumprida.

De resto, enquanto se vai discutindo sobre se o Windows deverá limitar o acesso ao sistema para impedir casos como estes, importa relembrar que qualquer outra "má" actualização de qualquer outro programa que se tenha instalado, pode facilmente impedir o arranque do sistema.

Finally, there are a million different ways to brick a Windows PC which do not involve kernel mode drivers. A few regedits will do the trick. An errant game installed from Steam can brick your PC. Using one vendor’s screwup to give Microsoft carte blanche to block competitors…

— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) July 22, 2024
Não é pelo facto da CrowdStrike ter feito um erro colossal que se deve usar isso como justificação de que se deva fechar o Windows ainda mais. Aliás, basta relembrar a quantidade de vezes que actualizações oficiais da própria Microsoft têm causado problemas no Windows.

Anel Galaxy Ring funciona com smartphones Android de outras marcas

22-07-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de inicialmente não ter ficado claro, o anel Galaxy Ring da Samsung funciona com smartphones de outras marcas, mas sem algumas funcionalidades.

Durante o evento de apresentação do Galaxy Ring assumiu-se que o primeiro smart ring da Samsung apenas funcionaria com os smartphones da própria marca. Algo que, a par do preço elevado deste gadget, desde logo desmotivou potenciais interessados. Mas afinal foi apenas um mal-entendido, sendo possível utilizar o Galaxy Ring com outros smartphones Android usando a app Galaxy Wearable.
[Galaxy Ring ligado a um smartphone Nothing]

Além da app Galaxy Wearable parece que também é necessário instalar as apps Samsung Health e SmartThings, mas apesar de se ter acesso a todas as funcionalidades de tracking, há coisas que só podem ser feitas quanto se usa o Galaxy Ring com um smartphone da Samsung, como: recomendações AI Galaxy Health, Energy Score, Find My Ring, gestos de controlo da câmara, e desligar alarmes.

A possibilidade de usar o Galaxy Ring com outros smartphones Android será sempre positiva, e faz com que o seu maior problema passe a ser o preço elevado (€449), que se torna um pouco difícil de justificar quando podemos ter smart braceletes funcionais por cerca de 20 euros.

Powerbank Veger 30000 mAh a €23

22-07-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 30000 mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Veger não só temos uma capacidade generosa, como permite recarregar até quatro equipamentos em simultâneo.
Este powerbank Veger 30000 mAh está disponível por 23.40 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 20%.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que poderá ser recarregado tanto usando o cabo de um smartphone mais antigo, como um dos mais recentes; e podemos usar três saídas USB-A em simultâneo para recarregar os equipamentos desejados a par da saída USB-C com carregamento rápido QC / PD 3.0. Com cor branca, também ajuda que se destaque no meio de outros produtos, tornando menos provável que fique perdido ou esquecido em qualquer lado.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Samsung Galaxy Watch Ultra usa braceletes com novo encaixe

22-07-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung trocou o sistema de encaixe das braceletes no Galaxy Watch Ultra, usando o novo Dynamic Lug System que o torna incompatível com as braceletes standard.

No novo Galaxy Watch Ultra a Samsung seguiu o exemplo da Apple e, tal como no Apple Watch, optou por um sistema de encaixe das braceletes que, pode ser mais prático de usar, mas torna-o incompatível com as braceletes standard.

A Samsung apresenta o Dynamic Lug System como sendo mais prático e confortável para os utilizadores. Restando esperar que a Samsung mantenha o sistema para os seus futuros smartwatches para que o investimento em braceletes não se arrisque a ser perdido quando se trocar para um novo modelo.
Refira-se que embora o Galaxy Watch Ultra use estas braceletes de encaixe, o Galaxy Watch 7 continua a usar as braceletes standard de 20 mm. E, a avaliar pelo que aconteceu nos smartwatches com sistemas idênticos, será apenas uma questão de tempo até que surja um adaptador que transforme o sistema de encaixe num de suporte compatível com as braceletes standard.

|