PlanetGeek

Notícias do dia

01-08-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Portugal com museus grátis 52 dias por ano à escolha de cada um; drone DJI Neo quer fazer frente ao HoverAir X1; Prime Video lança Aluguer e Compra de filmes em Portugal; Waze com alertas de câmaras de semáforos e uso de telemóvel; e o polémico assistente AI Friend para combater a solidão mas que parece ter replicado outro "Friend" já existente.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

Amazon responsável pela recolha de produtos perigosos de outros vendedores

A Comissão de Segurança de Produtos de Consumo dos EUA (CPSC) deliberou que a Amazon deve garantir a recolha de produtos perigosos vendidos na sua plataforma, incluindo os produtos de outros vendededores nesse marketplace. A CPSC destacou que a Amazon falhou em notificar adequadamente o público sobre mais de 400.000 produtos recolhidos, incluindo detectores de monóxido de carbono defeituosos e pijamas inflamáveis para crianças.

Apesar da Amazon ter interrompido as vendas e tentado alertar os compradores, a CPSC determinou que a empresa deve seguir os procedimentos oficiais de recolha para impedir que o público use, doe ou revenda estes itens perigosos. Esta decisão surge no seguimento de uma sentença de 2021 que classificou a Amazon como "distribuidor", tornando-a responsável pela emissão de recolhas. A Amazon diz que está empenhada em melhorar o processo de recolhas na sua plataforma, mas que simultaneamente planeia contestar esta decisão da CPSC.


Tesla lança correcção para abertura do capot

A Tesla está a lançar uma actualização para reduzir o risco da mala frontal se abrir durante a condução. Em certos casos, o condutor pode iniciar a marcha depois de ter aberto a mala frontal sem que o sensor detecte que está aberta, podendo fazer com que o capot se abra em movimento e obstrua a visão.

O problema base é o de que a Tesla não usa um sistema de fecho de segurança secundário no capot, que impede mecanicamente a abertura do capot mesmo que este esteja "mal fechado", obrigando a actuação manual para o destrancar. Por isso, este tipo de situação torna-se bastante mais complicada nos Tesla.


Samsung com Private Sharing e Enhanced Data Protection

A Samsung melhorou a segurança dos serviços Knox, com o Private Sharing e Enhanced Data Protection, que visam melhorar a privacidade e segurança dos dados dos utilizadores nos dispositivos Samsung.

O Private Sharing está disponível no menu Quick Share. Tocando no botão "..." no canto superior direito e seleccionando "Activar Partilha Privada", os utilizadores podem partilhar até 20 ficheiros, totalizando até 200 MB, com contactos específicos. Esta funcionalidade garante que apenas os destinatários escolhidos possam ver os ficheiros e notifica o remetente quando os ficheiros são acedidos. Nos modelos da série Galaxy S24 e mais recentes, o modo Enhanced Data Protection oferece encriptação E2E para backups e dados sincronizados na Samsung Cloud. Isto significa que apenas o dispositivo respectivo poderá descodificar os dados, mantendo-os seguros mesmo que o servidor seja comprometido. Para activar esta funcionalidade bastará ir às definições da Samsung Cloud, em Settings > Enhanced Data Protection. Será necessário anotar o código de recuperação fornecido em local seguro, pois sem ele não será possível recuperar os dados se se perder o dispositivo ou este se avariar.


Tesla Roadster poderá "voar" em 2025

Sabendo-se que os prazos indicados por Elon Musk raramente podem ser levados a sério, desta vez temos a promessa de que teremos a demonstração do muito atrasado novo Tesla Roadster já no próximo ano (2025). Um carro que Elon Musk assegura que ultrapassará todos os demais veículos no mercado, e que até poderá "voar".

Obviamente, continuam a ser muitas as questões sobre o tal sistema de propulsão a "jato" desenvolvido em parceria com a SpaceX. Desde a complicação do uso de combustível de foguetes ao volume necessário para usar ar comprimido, há todo um sem número de teorias e cálculos feitos por fãs e críticos que vão entretanto todos os que têm curiosidade sobre este tópico. Mas, o que é certo, é que teremos que aguardar para ver, e tendo em conta que o Roadster foi mostrado em 2017 e estava inicialmente prometido para 2020, depois adiado para 2021, depois para 2022, 2023, 2024, e agora 2025, temos passado mais tempo a aguardar do que a ver.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O foguete Saturn V usado nas missões Apollo pesava quase 3 mil toneladas, podendo enviar uma carga de 43 toneladas para a Lua.

Xiaomi Smart Band 8 a €26

01-08-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 8 é uma das smart bracelets mais desejadas, e pode ser encontrada a preço simpático.

A Xiaomi Smart Band 8 mantém o mesmo formato das gerações anteriores, vindo com um ecrã AMOLED de 1.62" (490x192 pixeis), com modo Always On e até 600 nits de luminosidade. Mais do que as suas já bastante completas capacidades de tracking, para esta geração a Xiaomi foca-se na disponibilização de uma diversa gama de braceletes para todo o tipo de ocasiões, e também a possibilidade de ser usada como pendente, ou colocada nas sapatilhas - com esta última opção a prometer novos dados de tracking, e também sendo apreciado por todos os que não gostam de correr ou fazer desporto com algo no pulso. Vem com mais de 200 mostradores e tem resistência à água até 5 ATM.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Mi Smart Band 8 por 26 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro, a Smart Band 7 Pro, ou o Redmi Watch 3.

A Xiaomi anuncia uma autonomia de 16 dias de uso típico, que passam para 6 dias com o ecrã em modo Always On. O carregamento é feito em apenas uma hora. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Prime Video lança Aluguer e Compra de filmes em Portugal

01-08-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Para o bem e/ou para o mal, o serviço de streaming Amazon Prime Video lança a opção de Alugar ou Comprar filmes em Portugal.

A Amazon anunciou a expansão a Portugal da funcionalidade de compra e aluguer de filmes no serviço Prime Video. Uma funcionalidade que já estava disponível noutros países mas que não estava acessível em Portugal.

Para promover este lançamento, a Amazon disponibiliza o aluguer de mais de 2 mil filmes por um preço promocional de €0.99 até 25 de Agosto, sendo referidos filmes como Barbie, Oppenheimer, Dune Parte 2, O Panda do Kung Fu 4 ou Avatar: O Caminho da Água.
A medida poderá não ser apreciada por todos, já que vem "complicar" um pouco a vida aos subscritores, que até agora sabiam que podiam escolher e ver tudo aquilo que lhes aparecia no serviço, mas que agora se sujeitam a escolher algo apenas para descobrir que afinal terão que pagar mais para poder ver - embora a Amazon tenha prometido fazer melhorias no sentido de facilmente identificar estes conteúdos a pagar. Idealmente, deveria ser dada a opção para não se mostrar esses conteúdos a pagar, mantendo apenas os conteúdos de acesso gratuito.

Quanto à compra de filmes, já sabemos que isso raramente resulta a favor do cliente, sendo inevitável que o serviço decida mudar regras ou terminar essas funcionalidades, deixando os clientes pendurados. E não é pelo facto de se tratar de uma empresa gigante com a dimensão da Amazon que faz com que isso seja diferente, como já vimos quando a Amazon acabou com o espaço ilimitado.

DJI Neo quer fazer frente ao HoverAir X1

01-08-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A DJI está a preparar o DJI Neo, um drone simples de usar e preço mais acessível que a sua gama habitual.

Estão a circular imagens e informação sobre um novo drone da DJI, que deve ter apresentação oficial para breve. O DJI Neo deverá ocupar a posição de drone mais leve e económico da marca (ignorando-se o DJI Tello de 80 g, que é feito pela Ryze). Com 135 g, o Neo ficará abaixo do DJI Mini SE de 249 g, e parece que terá um preço de $329 para o pack "Fly More" com baterias extra e saco de transporte.

Revelando o segmento a que se destina, o drone vem com protecção total para as hélices, o que evitará a frustrante experiência de as partir logo nos primeiros voos, e também conta com botões que facilitam o acesso a diferentes modos de voo directamente no drone, ao estilo do HoverAir X1.
Continua a existir imenso interesse nos drones, não só por parte de quem passeia regularmente por zonas menos povoadas, como também por todos os que desejam captar momentos únicos das suas férias a partir de uma perspectiva diferente da habitual.

Assumindo-se que de facto o Neo quer ser alternativa ao HoverAir X1, até se pode imaginar que os modos de voo seleccionados directamente no drone possam dispensar por completo o uso do controlador, dando uso aos modos de descolagem e aterragem automática na palma da mão, e sistema de seguimento "AI". Infelizmente, este DJI Neo não é dobrável para facilitar o seu transporte, mas isso é algo que poderá ser um mal menor, se realmente chegar ao mercado com um preço atractivo.

Portugal com museus grátis 52 dias por ano

01-08-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Deixa de haver desculpa para não visitar os museus em Portugal, sendo agora possível escolher 52 dias por ano para entrada gratuita em museus, monumentos e palácios tutelados pelo Estado.

Portugal é um país com um vasto historial, e que tem inúmeros museus que nos permitem explorar a sua história. Se até agora já existiam muses com entrada gratuita aos domingos e feriados, agora passamos a ter a possibilidade de escolher até 52 dias por ano, em qualquer dia da semana, para visitar os Museus e Monumentos de Portugal.

Os portugueses e residentes em Portugal passam a usufruir de 52 dias de entradas gratuitas por ano, em qualquer dia da semana.

Para garantir o acesso, cada visitante deve apresentar numa das bilheteiras o seu cartão de cidadão e indicar o seu número de contribuinte. pic.twitter.com/G2eY3c021s

— Cultura PT (@cultura_pt) August 1, 2024

Para se ter acesso ao espaço, os visitantes necessitam apenas apresentar o cartão de cidadão nas bilheteiras, para contabilização do limite anual de 52 dias. Sendo que, este ano, com a entrada em vigor a 1 de Agosto, já só se poderá usufruir de um máximo de 22 dias.

Aqui ficam alguns dos museus e monumentos de Portugal que podem ser visitados:
  • Picadeiro Real
  • Igreja de São Miguel do Castelo
  • Castelo de Guimarães
  • Biblioteca da Ajuda
  • Museu do Tesouro Real
  • Museu da Terra de Miranda
  • Paço dos Duques
  • Museu Nacional da Música
  • Palácio Nacional de Mafra
  • Museu Nacional do Teatro e da Dança
  • Museu Nacional Resistência e Liberdade
  • Museu Nacional Grão Vasco
  • Museu Dr. Joaquim Manso
  • Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa
  • Museu de Lamego
  • Museu da Cerâmica
  • Museu Nacional do Azulejo
  • Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado
  • Museu de Alberto Sampaio
  • Museu do Abade de Baçal
  • Museu Nacional de Arte Antiga
  • Museu Nacional de Arqueologia
  • Mosteiro de Alcobaça
  • Torre de Belém
  • Panteão Nacional
  • Convento de Cristo
  • Mosteiro da Batalha
  • Museu Nacional de Etnologia
  • Igreja de Santo Amaro, Núcleo Visigótico do Museu Rainha D. Leonor
  • Museu Rainha D. Leonor
  • Museu Nacional do Traje
  • Palácio Nacional da Ajuda
  • Museu José Malhoa
  • Museu Nacional Soares dos Reis
  • Museu Nacional Frei Manuel do Cenáculo
  • Museu Nacional de Machado de Castro
  • Museu Nacional de Conímbriga
  • Museu Nacional dos Coches
  • Museu dos Biscainhos
  • Museu de Arte Popular
  • Casa-Museu Fernando de Castro
  • Fortaleza de Sagres
  • Casa-Museu Dr. Anastácio Gonçalves
  • Mosteiro dos Jerónimos

Dasung lança monitor portátil E-Ink a cores de 12"

01-08-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Dasung tem um novo monitor E-Ink portátil a cores de 12" que permite ter a experiência de ver as coisas como se fosse em papel.

A Dasung é uma empresa que se tem destacado na área dos ecrãs e-Ink - em 2019 já nos mostrava um ecrã e-Ink que podia mostrar vídeos - e que recentemente lançou um monitor E-Ink a cores de 25.3" destinado aos desktops. Agora, temos uma curiosa versão portátil que tem atraído as atenções.

Este monitor portátil Dasung de 12" usa um ecrã E-Ink Kaleido 3, capaz de apresentar até 4096 cores saturadas, com uma resolução de 2560x1600 - embora com a condicionante de que a resolução a cores baixa para 150 ppi face aos 300 ppi do modo monocromático.
Nas margens conta com uma série de botões para ajuste dos modos de funcionamento, também incluindo um modo "Turbo Refresh" que permite o seu uso de forma rápida (até para ver vídeos) sem a tradicional pausa de redesenhar o ecrã que é habitual nos ecrãs E-Ink.

O grande problema é que ter acesso a este monitor que recria a experiência de estar a ver conteúdos "em papel", perfeitamente visíveis até perante um sol intenso, continua a ser bastante dispendioso. Este monitor portátil está a ser vendido por $849, o que mesmo sendo quase metade do preço do seu monitor desktop de 25.3", continua a ser elevado para a maioria dos consumidores.

Cabo (2x) USB-C INIU 240W a €12

01-08-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser garantir que o cabo USB-C que utiliza não está a limitar o carregamento rápido, deverá garantir que usa um cabo que permita esses carregamentos, como é o caso destes cabos INIU de 240 W.

O USB-C chegou com a promessa da universalidade a todos os níveis, mas a realidade tem sido bem diferente. O resultado tem sido um verdadeiro campo minado em que temos carregadores e cabos que, embora sejam USB-C, não cumprem com as normas e especificações oficiais. Sem entrar na área dos carregadores, hoje podemos resolver a questão dos cabos, com estes INIU 240 W a tratar do assunto para quem desejar garantir carregamentos rápidos.
Estes dois cabos USB-C INIU 240 W com 2 m estão disponíveis por 12 euros na Amazon Espanha.

Estes cabos são compatíveis com os sistemas PD 3.0, QC4.0, Huawei FCP e outros, e suportam carregamentos de até 240 W - no caso de se usar carregadores e equipamentos adequados. O seu revestimento entrançado evita que o cabo fique num emaranhado, e promete ter resistência a dobragens mais apertadas, como muitas vezes acabam por se inevitáveis em função da posição dos carregadores ou do smartphone a carregar. Conta ainda com um prático indicador luminoso na própria ficha, que assim facilita o despiste de se saber se realmente está a chegar energia ao ponto pretendido.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google flexibiliza acesso ao “Acerca desta imagem”

01-08-2024 | 08:32 | Apps do Android




Esta ferramenta da Google passa a estar acessível através das funcionalidades Circundar para Pesquisar ou o Google Lens.

Nalgum momento já se viu, provavelmente, a navegar online ou a receber uma mensagem de texto de um amigo e ver uma imagem que não reconheceu. Para momentos como este, a nossa ferramenta “Acerca desta imagem” pode ajudar – e agora pode utilizá-la em mais locais.

Utilize o Acerca desta imagem com o Circundar para Pesquisar ou o Google Lens

“Acerca desta imagem” está agora disponível através do Circundar para Pesquisar e do Google Lens, oferecendo mais formas de se obter contexto rapidamente sobre as imagens que vê onde quer que as encontre. Eis como usá-lo.

Vamos imaginar que um amigo lhe envia uma mensagem com a imagem de uma nuvem que se assemelha estranhamente a um OVNI e quer saber o que se passa. Caso esteja a usar um dispositivo Android e com o Circundar para Pesquisar ativado, basta:

  • Pressionar longamente o botão home ou a barra de navegação para ativar o Circundar para Pesquisar
  • Circundar ou tocar na imagem no ecrã do seu telefone.
  • Os resultados da Pesquisa Google irão aparecer. Deslize para cima para ver mais resultados e toque no separador “Acerca desta imagem”.
  • Encontre informações sobre a imagem para ver mais contexto.



Se quiser utilizar o Google Lens, pode aceder a funcionalidade “Acerca desta imagem” com alguns passos simples:

  • Faça uma captura de ecrã ou descarregue a imagem que o seu amigo lhe enviou (ou que viu nas redes sociais).
  • Abra a aplicação Google e toque no ícone Lens na barra de pesquisa.
  • Selecione a imagem da sua galeria. Deslize para cima para ver mais resultados e toque no separador “Acerca desta imagem”.
  • Encontre detalhes úteis e contexto sobre a imagem para o ajudar a descobrir o que está a acontecer.

Se usasse o “Acerca desta imagem” nesta imagem, iria encontrar facilmente fontes que lhe diriam que este é apenas um tipo de formação de nuvens muito engraçadas e não um OVNI.

A utilização da “Acerca desta imagem” irá ajudá-lo a obter mais informações sobre:

  • Como outros websites utilizam e descrevem a imagem: pode ver como uma imagem é utilizada noutras páginas e o que outras fontes, como websites de notícias e de verificação de factos têm a dizer sobre ela. Esta informação pode ser útil para avaliar as afirmações feitas sobre uma imagem e para ver provas e perspetivas de outras fontes.
  • Metadados de uma imagem: Os metadados são dados que fornecem mais informações sobre uma imagem (como o criador da imagem e algumas informações sobre como essa imagem pode ter sido criada). É importante lembrar que os metadados podem ser adicionados ou removidos pela pessoa que publica a imagem. Quando disponível, poderá ver os metadados que os criadores e editores de imagens adicionaram a uma imagem, incluindo campos que podem indicar que foi gerada ou melhorada por IA.
  • Marca de água digital: O Acerca desta imagem pode identificar se a imagem foi gerada através de IA, desde que contenha a marca de água SynthID do Google DeepMind incorporada nos seus píxeis.

O Acerca desta imagem está disponível em 40 idiomas em todo o mundo, incluindo francês, alemão, hindi, italiano, japonês, coreano, português, espanhol e vietnamita. Pode começar a utilizá-lo agora no Circundar para Pesquisar em dispositivos Android selecionados, como os mais recentes telefones, dobráveis ​​e tablets Samsung e Pixel. Ou experimente no Google Lens, disponível na aplicação Google (Android e iOS).

Como sempre, também pode obter mais informações e com o “Acerca deste resultado”. Se estiver na Pesquisa Google, basta clicar nos três pontos ao lado de qualquer resultado de pesquisa para obter mais informações sobre o website e sobre o porquê da Google o considerar relevante para a sua pesquisa.

“Acerca deste resultado” está disponível em qualquer idioma onde a Pesquisa está disponível.

Continuamos a criar novas ferramentas e funcionalidades para que possa saber mais sobre o que vê online. Experimente hoje o “Acerca desta imagem” e “Acerca deste resultado” para obter mais contexto e confiança quando pesquisa.


por Nidhi Hebbar, Google

Waze com alertas de câmaras de semáforos e uso de telemóvel

01-08-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O Waze recebeu algumas melhorias, incluindo alertas de câmaras mais detalhados, alterações temporárias, e navegação no lockscreeen.

A Google levou mais algumas das funcionalidades do Waze para o Google Maps, a nível de reportar incidentes nas estradas, mas felizmente não se esqueceu de adicionar algumas coisas novas ao Waze.

Para começar, os alertas de câmaras / radares passa a ser bastante mais detalhado, podendo indicar se se trata de uma câmara de excesso de velocidade, câmara em semáforos que apanha quem passar um sinal vermelho, ou até câmaras que detectam passagem em vias de circulação restritas (vias de BUS, carpooling, etc.), se os ocupantes usam o cinto de segurança, ou se estão ao telemóvel (se começarmos a ter destas últimas em Portugal, vai ser autêntico dinheiro fácil para os cofres do estado).
Adicionalmente, há suporte melhorado para interrupções temporárias das estradas em caso de eventos durante períodos pré-determinados, com alertas quando isso pode afectar as áreas em que se circula habitualmente, e com possibilidade de partilhar isso com familiares e amigos para que também fiquem informados e evitem surpresas inesperadas de última hora.

Por fim, o Waze ganha a capacidade de continuar a dar instruções de navegação com o smartphone bloqueado, não só indicado a rota como também os avisos de perigos na estrada e potenciais alterações nas condições de trânsito. A navegação no lockscreen chegará à versão Android este mês, estando prometida para breve na versão iOS.

Novos microSD Samsung Pro Plus e Evo Plus até 1 TB

01-08-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung tem novos cartões de memória, das séries Pro Plus e Evo Plus, com até 1 TB de capacidade e 180 MB/s.

Os cartões de memória podem ter perdido um pouco de protagonismo devido ao desaparecimento do slot microSD de muitos smartphones, mas continuam a ser indispensáveis em muitos outros produtos, quer seja em câmaras de vigilância, drones, ou consolas de jogos como a Nintendo Switch.

Estas novos microSD Samsung Pro Plus e Evo Plus da Samsung têm capacidades que vão dos 64 GB até 1 TB, e usam um controlador de nova geração, produzido num processo de 28 nm, mais eficiente que os controladores dos cartões das gerações anteriores (de 55 nm), e que possibilita uma melhor correcção de erros e prolonga a longevidade do cartão. Em termos práticos, para os compradores, estes cartões permitem velocidades de até 180 MB/s em escrita e 130 MB/s em leitura, sendo adequados para a maioria das funções genéricas.
Com jogos como o The Witcher 3: Wild Hunt Complete Edition para a Switch a ocupar quase 40 GB, todo o espaço extra será bem vindo, e um cartão de 1 TB permitirá guardar cerca de 90 jogos (assumindo o tamanho médio de 10 GB).

Os preços dos modelos Pro Plus começam nos $25 para 128 GB e vão até aos $154 para o de 1 TB, os Evo Plus começam nos $13 para o de 64 GB e vão até aos $132 para 1 TB.

Friend é um assistente AI para combater a solidão

31-07-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Há um novo produto AI no mercado que tenta materializar o que vimos no filme Her, o Friend, um pequeno módulo que se pode usar ao pescoço, e que faz companhia ao utilizador.

Este projecto Friend nasce de forma curiosa e desde já envolta em polémica. Por um lado, a empresa desde logo ajusta as expectativas, dizendo que o seu produto, na prática, se limita a ser um microfone com ligação Bluetooth, e sendo o smartphone que disponibiliza o acesso a um assistente conversacional AI que tem como objectivo principal fazer companhia ao utilizador - não sendo um assistente AI para resolver todos os problemas ou dar soluções revolucionárias.


+ A parte polémica é que na realidade existem duas startups co o mesmo nome Friend, e a outra apresenta-se como sendo a verdadeira criadora do Friend, acusando esta de lhe ter roubado a ideia, e tendo lançado um vídeo a demonstrar o seu desagrado - e onde não falta a referência à que esta Friend tenha gasto quase 2 milhões de dólares (a maior parte do capital de investimento que obteve) para comprar o domínio Friend.com.

Congrats @AviSchiffmann for launching Friend pic.twitter.com/3Vg2ts0XdS

— Nik Shevchenko (@kodjima33) July 31, 2024
A verdade é que este "segundo" Friend demonstrou um produto real e funcional, em Março, e o novo Friend ainda só tem um vídeo de marketing para demonstrar.

I released in March. When did you release? https://t.co/CGlos5EsFQ

— Nik Shevchenko (@kodjima33) July 31, 2024
Certamente ainda vai dar muito que falar, mas em qualquer dos casos, não se esqueçam que na prática se está a discutir a "invenção" de um microfone Bluetooth que acede a uma app no smartphone.

Da Galiza à Palestina e outros mundos

31-07-2024 | 18:12 | Gonçalo Sá

Embora a mais recente edição do FESTIVAL MÚSICAS DO MUNDO (FMM) não tenha contado, à partida, com nomes internacionais tão sonantes como noutros anos, manteve firme o convite à descoberta. HAYA ZAATRY, CAAMAÑO & AMEIXEIRAS, AVALANCHE KAITO, MOTICOMA E RIZAN SAID foram alguns dos que fizeram valer o salto a Sines - e todos com concertos de entrada livre.

Haya_Zaatry_Sofia_Costa.jpg

Sofia Costa/FMM

"Estou aqui enquanto o meu povo está a ser morto. É muito difícil para mim, mas espero trazer-vos um pouco da Palestina", confessou HAYA ZAATRY ao iniciar o seu concerto no Pátio das Artes, em Sines, no passado sábado, 27 de Julho.

Inaugurando as actuações do último dia do festival que tinha arrancado no dia 20, em Porto Covo, a cantautora nascida nos chamados "territórios de 48" (reclamados por Israel, mas vistos pelos palestinianos como zonas de ocupação forçada) apresentou uma actuação que dificilmente poderia passar ao lado do conflito que tem causado milhares de mortes em Gaza nos últimos meses.

Mas as questões históricas, geográficas e identitárias já marcavam o primeiro (e até agora, único) álbum da artista, "Rahawan" (2022), inspirado no percurso da sua tetravó Nazira Rahawan. "Era mais livre do que eu", sublinhou a um público atento e solidário, que aderiu em massa ao recinto mais diminuto do FMM (uma grande bandeira palestiniana saltava à vista nas primeiras filas, gritos repetidos de "Free Palestine" pontuaram o final do concerto). 

Além das canções do disco, houve espaço para uma já nascida depois dos massacres israelitas que reagiram, de forma inegavelmente desproporcional, aos ataques do Hamas de 7 de Outubro de 2023. Mas nem nesse tema HAYA ZAATRY abdicou da serenidade que domina a sua música, entre cruzamentos da tradição árabe e aproximações ao trip-hop ou à dream pop (estas mais evidentes ao vivo do que no álbum).

Aliando voz, guitarra eléctrica, teclados e programações electrónicas, o concerto lembrou por vezes a música da libanesa Yasmine Hamdan (protagonista de um espectáculo memorável no FMM em 2018), ainda que com uma atmosfera mais contida.

Melancólica em "Aloudi", mais esperançosa em "Baladi", a cantautora voltou a levar inquietações migratórias ao Pátio das Artes um ano depois de os Bedouin Burger (projecto do libanês Zeid Hamdan e da síria Lynn Adib) se terem destacado, no mesmo espaço - e, curiosamente, também no último dia do festival - como outra revelação árabe capaz de as abordar num formato intrigante. Só é pena que as limitações do recinto impeçam que todo o público possa desfrutar plenamente da experiência, sobretudo os espectadores que já não conseguem lugar à sombra numa tarde quente e ensolarada.

Caamano_Ameixeiras_Gonçalo_Sa.jpg

Gonçalo Sá

Pelo Pátio das Artes passaram também, mas no dia 25, CAAMAÑO & AMEIXEIRAS, dupla galega que já tinha actuado em Portugal no Festival MED, em Loulé, em 2023. "Esperámos anos para subir ao palco em Sines", confessaram Sabela Caamaño (acordeão cromático) e Antía Ameixeiras (violino e voz), com uma postura bem-humorada e entusiasmo visível. Dando novo fôlego à música tradicional da Galiza, juntaram o sagrado e o profano, a vida e a morte, em temas tendencialmente celebratórios, tanto os instrumentais (alguns com ecos medievais) como os cantados.

Em foco esteve, sobretudo, o seu segundo álbum, "Quitar o aire" (2023), muito bem defendido através de algumas das suas melhores canções, desde "A pequena morte", com uma disputa de violino e acordeão em crescendo, a "Santa Mariña", a tirar partido das harmonias vocais e a receber palmas do público como acompanhamento. Do primeiro disco, "Aire!" (2021), sobressaiu "Maribel", história verídica de uma galinha que conseguiu fugir de uma vida de reclusão. Um percurso inspirador, aponta o duo, defendendo que "precisamos de sair do galinheiro". Haya Zaatry concordaria, infelizmente pelos piores motivos.

Avalanche_Kaito_Nuno_Pinto_Fernandes.jpg

Nuno Pinto Fernandes/FMM

Já a fechar a 24.ª edição do FMM, o Palco Galp, junto à Praia Vasco da Gama, acolheu na madrugada de 27 para 28 de Julho três apostas certeiras. Os AVALANCHE KAITO, trio formado pelos músicos belgas Benjamin Chaval (bateria e sintetizadores) e Nico Gitto (guitarra) e pelo cantor burquinense Kaito Winse, fizeram jus ao nome com um ataque sónico que desfez fronteiras entre rock e raízes africanas. Chamam-lhe "griot punk noise" e pareceu uma definição apropriada para o portento instrumental com agitador à altura na figura do vocalista (que também tocou flauta). Tal como nos discos (o homónimo, de 2002, e o recente "Talitakum"), impõs-se mais a energia do que as canções, mas é difícil negar-lhes a eficácia em palco (que também terá sido testemunhada um dia antes no festival L'Agosto, em Guimarães).

Moticoma_Mário_Pires.jpg

Mário Pires/FMM

Com calor e furor, brilharam depois os MOTICOMA, colectivo moçambicano que nasceu de uma ideia de renovação de ritmos tradicionais de várias regiões do seu país. Munido de uma alegria contagiante, não demorou a ver correspondido o apelo à dança num recinto amplamente preenchido a altas horas. Valendo-se de uma coesão instrumental inatacável, entre guitarra, baixo, mbira, bateria e congas, e a função de mestre de cerimónias entregue ao vocalista, Zamby, foi um concerto especialmente vibrante quando o saxofone ganhou protagonismo e aproximou esta tradição de outras, como a do jazz mais efusivo. A febre de sábado à noite do FMM deu-se aqui.

Rizan_Said_Mário_Pires.jpg

Mário Pires/FMM

Por último, mas não menos viciante, RIZAN SAID ofereceu a actuação que encerrou o FMM 2024 com chave de ouro. Ou teclados de ouro, não fosse este artista sírio o "King of Keyboard", título de um dos seus discos. Partindo da música tradicional do Médio Oriente e aceitando contaminações techno ou house, o compositor, instrumentista e produtor veterano pode orgulhar-se da proeza de ter mantido uma multidão em estado frenético até ao amanhecer (terminou às 6h30). Kaito Winse, dos Avalanche Kaito, não resistiu a subir a palco para dançar e atiçar (ainda mais) o público a meio, mas esta máquina de ritmos provou aguentar-se muito bem por si só. Apesar da presença da percussão ao vivo em alguns momentos, os teclados foram dominantes e às vezes lembraram os do conterrâneo Omar Souleyman, mais popular por cá. RIZAN SAID, no entanto, teve a vantagem de não esgotar as ideias ao fim de 20 minutos, garantido que esta hora e meia se mantivesse aliciante, descontando alguma redundância ocasional.

Terminada esta edição do FMM (que contou ainda, entre muitos outros, com um grande concerto dos portugueses Cara de Espelho), a próxima já foi entretanto confirmada. E promete ser especial, ao marcar os 25 anos do evento. Para já, sabe-se que terá um dia extra, em Porto Covo, e que a autarquia de Sines está a considerar "várias soluções, várias propostas" para a celebrar.

Ganha um Ticwatch E3 smartwatch [gadget do mês Clube AadM+]

31-07-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer é um smartwatch Ticwatch E3.

Sendo prático para fazer o tracking da actividade, não só durante as férias de Verão mas durante todo o ano, este Ticwatch E3 é smartwatch Wear OS da Mobvoi, com chipset Snapdragon Wear 4100, GPS e suporte para Google Pay. Sendo esta uma das (poucas) empresas que continua a apostar em força no Wear OS, torna-se numa excelente opção para quem procura um smartwatch Android, mas que também pode funcionar com iPhones.

Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o António Rodrigues.

Notícias do dia

31-07-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

ChatGPT Plus recebe Advanced Voice Mode; Apple não activa serviço Find My na Coreia e não explica porquê; vídeo liberta GPT-4o das restrições da OpenAI; Tesla Model Y Juniper com faixa de luz traseira; Synchron demonstra Vision Pro com controlo cerebral; e executivo da Ferrari escapa a tentativa de burla com voz falsificada.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

Google Maps ganha incidentes do Waze

A Google está a adicionar ao Google Maps uma das grandes funcionalidades do Waze, que dá aos utilizadores a capacidade de reportar todo o tipo de incidentes na estrada, como trânsito congestionado, ruas encerradas, obras na estrada, câmaras de radar, polícia, etc.

São coisas que já são sobejamente conhecidas pelos utilizadores do Waze, mas que serão uma novidade para os utilizadores do Google Maps, e que faz sentido com a lógica de aproximar estas duas plataformas. Apesar disso, a Google assegura que não há risco do Google Maps absorver o Waze, reconhecendo que o Waze tem uma numerosa comunidade de fãs fervorosos, que não veriam tal medida com bons olhos. Dito isso, parece ser inevitável que a Google vá trazendo para o Google Maps todas as melhores partes do Waze, potencialmente esperando que essa transição seja feita naturalmente, a longo prazo.


Circle to Search chega ao Chrome Desktop

Depois de ter lançado o Circle to Search nos smartphones, a Google está a trazer a funcionalidade para o Chrome desktop e Chrome OS.

Por enquanto a ser testada nas versões experimentais do Chrome, este Circle to Search no desktop acaba por se materializar como uma variante do Google Lens, que permite seleccionar apenas uma secção de interesse da página. Algo que não deixa de ser prático, e que sempre contribuiu para uma igualdade de funcionalidades entre as diferentes plataformas.


Xbox com controlador transparente Sky Cipher

Com os controladores a tornarem-se em partes especiais da "personalização" dos jogadores, a MS disponibiliza um novo controlador Xbox "Sky Cipher Special Edition" que se junta à sua colecção de controladores translúcidos, e com mais partes transparentes do que nunca.

Enquanto nos anteriores a MS apenas se limitou a usar a metade superior com plástico translúcido, este controlador expande o uso de plástico transparente, mantendo apenas uma secções traseiras com peças opacas. Temos também botões de gatilho e Dpad com efeito metálico azul, sendo que, de resto, se trata de um controlador com as mesmas dimensões, formato, e capacidade dos controladores Xbox actuais. Outra novidade é usar uma nova embalagem mais ecológica, sem plásticos, e trocado o manual de papel por um QR Code que dá acesso a uma versão digital. Fica disponível por $69.99.


Tesla FSD 12.5 conduz como um humano


Apesar de todas as polémicas e precauções necessárias, o FSD da Tesla tem tido avanços substanciais, e a mais recente versão 12.5 já consegue comportar-se de forma surpreendentemente humana, com uma condução fluída, sem indecisões aparentes, e conseguindo lidar com diversas situações inesperadas como acidentes a bloquear parcialmente cruzamentos, etc.

Refira-se que a Tesla prometeu mostrar o seu robotáxi 100% autónomo em Outubro (depois de ter adiado o evento inicialmente prometido para Agosto), e também tem estado em conversações na Europa para disponibilizar o FSD deste lado do Atlântico - que alguns dizem que poderá acontecer antes do final de 2024.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A bicicleta foi inventada em 1817 pelo alemão Karl von Drais. Essa primeira versão nem sequer tinha pedais, servindo apenas para assistir a pessoa a caminhar mais rápido e ser usada nas descidas. Curiosamente, algumas cidades proibiram a sua utilização na via pública. Algumas décadas mais tarde começariam a ganhar pedais ligados directamente à roda frontal, e mais tarde à roda traseira via transmissão por corrente, mas o maior avanço chegou com a invenção dos pneus em 1888, que tornou a usa utilização bastante mais confortável.

Descontos em software MS com Office 2021 Pro desde €17

31-07-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há nova campanha de saldos do Windows e Office, mesmo à medida para quem prepara um novo computador, com Windows 11 e Office a preço mais reduzido que nunca.

Embora o Amazon Prime Day tenha oficialmente terminado, neste momento a Godeal24 continua a oferecer poupanças em chaves de software da Microsoft, como suites do Office, sistema operativo Windows e outras licenças. Word, Excel, PowerPoint e muito mais — obtenha todos os programas de que precisa, desde o Office 2021 Pro Plus, para aumentar a sua produtividade e eficiência para sempre por um pagamento único de 28,75€. Os utilizadores de Mac que desejam melhorar significativamente a sua experiência de computação devem considerar o Office 2019 Home and Business para Mac! Agora custa apenas 29,01€! A Godeal24 também lhe disponibiliza o Windows 11 Pro genuíno por 13,55€, o que representa um enorme desconto em comparação com o preço oficial. Todas as chaves da Godeal24 são 100% funcionais. Em caso de qualquer anomalia, a Godeal24 também tem um serviço pós-venda de reembolso, para rápida resolução de problemas.

Aproveite descontos de até 60% em licenças da Microsoft, garantindo uma experiência de compra eficiente e fiável. Para qualquer assunto, contacte a equipa de atendimento ao cliente, disponível 24/7.

Em promoção especial temos os Office para Windows e para Mac com desconto até 62% usando-se o código SGO62:


Temos os Windows com desconto até 50% usando-se o código SGO50:
Oferta especial nos bundles Windows e Office com desconto até 62% usando-se o código SGO62:
Desconto especial para licenças em volume para o Windows e Office:

E ainda mais algumas ferramentas e utilitários:

O processo de compra permite criar um registo ou efectuar a compra como "guest". E para usufruir do desconto, bastará introduzir o código de desconto no campo respectivo quando estiverem no ecrã de validação dos produtos a comprar.


O pagamento pode ser feito com PayPal (que aparece ao se escolher a opção de pagamento cwalletco) para total segurança, e conta com assistência permanente através do endereço de email [email protected].

Synchron demonstra Vision Pro com controlo cerebral

31-07-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Synchron demonstrou o uso de uns óculos Vision Pro controlados apenas com o pensamento.

Pela primeira vez, um paciente com o BCI (Brain Computer Interface) da Synchron utilizou com sucesso os óculos Apple Vision Pro. O paciente, um homem de 64 anos com esclerose lateral amiotrófica (ELA), conseguiu controlar o Vision Pro apenas com os pensamentos. Apesar de ter perdido o uso dos membros superiores, Mark conseguiu jogar Solitaire, ver filmes Apple TV e enviar mensagens de texto no Vision Pro, tudo sem usar as mãos. Normalmente, o Apple Vision Pro requer gestos manuais para navegação, mas com o BCI da Synchron, Mark pôde controlar o cursor directamente com a mente.

Contrariamente ao sistema da Neuralink de Elon Musk, o interface cerebral da Synchron é muito menos invasivo, consistindo numa pequena malha implantada numa veia do córtex motor, e que consegue detectar os impulsos cerebrais que tentam fazer mover o corpo, sendo transmitidos por um sistema wireless para um receptor externo, analisados, e convertidos em acções que podem ser utilizadas para controlar um computador, equipamentos ou, neste caso, permitir o uso de óculos de realidade aumentada.


Veremos se esta tecnologia evolui ao ponto de ser tão prática e segura de utilizar que se comece a tornar atractiva até para pessoas sem limitações físicas, como forma de aumentar a sua capacidade de interagir com computadores sem necessitar falar, tocar ou escrever.

Apple não activa serviço Find My na Coreia e não explica porquê

31-07-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A rede Find My da Apple ajuda a localizar dispositivos perdidos e roubados, mas estranhamente não esta disponível na Coreia.

Apesar do serviço Find My estar disponível em praticamente todo o mundo, há uma notável excepção: a Coreia do Sul. Obviamente, a suspeita mais comum é de que tal se deveria a qualquer tipo de restrição legislativa do país, mas estranhamente é a Apple que não activa o serviço apesar de o poder fazer e de haver pedidos nesse sentido.

Não existe qualquer restrição para o uso deste tipo de serviços de localização, em que uns dispositivos têm a capacidade de localizar outros equipamentos marcados como perdidos ou roubados - sendo que até o serviço idêntico na plataforma Android está operacional. Por isso, torna-se ainda mais intrigante que a Apple não active o Find My no país, nem sequer avance com qualquer explicação porque não o fez até ao momento.

Com a Apple a assumir-se frequentemente como sendo defensora da transparência, seria bom ter pelo menos uma explicação para este caso; a par da activação do Find My na Coreia do Sul, para que também por lá se possa tirar partido desse serviço. A bola passa agora para o campo da Apple, com os coreanos, e o resto do mundo, a aguardarem pelos desenvolvimentos.

Ladrões usam WiFi jammers para bloquear câmaras de vigilância

31-07-2024 | 12:17 | A Minha Alegre Casinha

Nos EUA têm aumentado os roubos que usam jammers WiFi para inutilizar as câmaras de vigilância wireless.

As câmaras de vigilância wireless são extremamente populares, estando disponíveis a preço bastante acessível e sendo de simples instalação. No entanto, não devem ser consideradas como método 100% seguro, como estes casos demonstram.

No Minnesota já registou uma série de nove roubos em residências em que os ladrões recorreram a WiFi jammers para bloquear as comunicações das câmaras de segurança, impedindo o registo de imagens e a notificação de que foi detectada actividade suspeita.

O uso de jammers não é novo, mas tem-se tornado mais frequente, à medida que os ladrões se vão adaptando às novas tecnologias e o custo dos jammers vai descendo, podendo bloquear não só as comunicações WiFi mas também de telemóveis e outras redes wireless.
Da mesma forma que se começou a tornar comum o uso de detectores WiFi por ladrões para tentarem detectar se existe um portátil dentro de um carro, o uso de jammers WiFi arrisca-se a também começar a fazer parte das ferramentas habituais dos ladrões de residências.

Quem depender exclusivamente deste tipo de câmaras deverá ter este cenário em consideração, podendo por vezes ser mais vantajoso optar por câmaras com ligação por cabo, apesar de poderem ter um processo de instalação um pouco mais complicada.

ChatGPT Plus recebe Advanced Voice Mode

31-07-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de muita espera, a OpenAI começa finalmente a activar o Advanced Voice Mode para os clientes ChatGPT Plus.

Em Maio a OpenAI apresentou o seu novo modelo GPT-4o e, o que desde logo se destacou, foi a sua capacidade de lidar com conversas de forma surpreendentemente natural.

Só que, desde então, as semanas foram passando, e o tal modo de interacção conversacional não estava disponível; até agora. A OpenAI anunciou que está finalmente a activar o Advanced Voice Mode para os utilizadores do ChatGPT Plus, de forma faseada e progressiva.

We’re starting to roll out advanced Voice Mode to a small group of ChatGPT Plus users. Advanced Voice Mode offers more natural, real-time conversations, allows you to interrupt anytime, and senses and responds to your emotions. pic.twitter.com/64O94EhhXK

— OpenAI (@OpenAI) July 30, 2024
Este será um bom trunfo da OpenAI para se manter no topo das notícias e relevância AI, num sector onde se assiste a uma enorme concorrência e onde há pressão constante para que se lance algo "novo e melhor" do que aquilo que já existe. Pode também ser o elemento extra que faça com que alguns indecisos avancem com a subscrição do ChatGPT Plus, para terem acesso a este serviço, contribuindo para aumentar as receitas da OpenAI (que alguns críticos dizem estar a tentar manter um negócio insustentável devido aos custos do processamento).

Embora por agora o Advanced Voice Mode só vá sendo disponibilizando a alguns, a OpenAI diz que chegará a 100% dos utilizadores ChatGPT Plus nos próximos meses.

Tesla Model Y Juniper com faixa de luz traseira?

31-07-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla está a preparar o facelift do Model Y, e a parte mais significativa poderá ser notada na traseira, com uma faixa de luz a toda a largura.

Apesar de Elon Musk já ter assegurado que o Model Y renovado não será lançado este ano (o Model Y ainda está a vender bem e não há necessidade de apressar o lançamento), vão sendo apanhados cada vez mais fotos dos modelos de desenvolvimento. Apesar de muitos aspectos do novo Model Y poderem ser inferidos do que foi feito na actualização do Model 3, com novos faróis, interior melhorado e com nova iluminação RGB, etc. parece que a Tesla terá algumas novidades para entusiasmar os fãs.

As mais recentes imagens que vieram a público, revelam uma traseira com uma faixa luminosa a toda a largura, que ilumina a designação Tesla (que passou a ser em texto em vez do símbolo), em estilo idêntico ao que se pode ver em modelos da Porsche e outros fabricantes.
No interior, apesar da foto não ser muito reveladora, permite ver os novos bancos perfurados, que faz antever a opção de bancos aquecidos e com ventilação, tal como foi disponibilizado no Model 3 renovado.

De forma idêntica, também se espera que o futuro Model Y Performance passe a vir equipado com bancos desportivos e suspensão adaptativa. Mas, muito provavelmente teremos que aguardar até 2025 para ver este Model Y Juniper chegar às lojas - a não ser que a Tesla assista a uma quebra de vendas e acelere o seu calendário, lançando o Model Y antes do que estava previsto. Até porque, não se poderá ignorar o efeito de "espera" em muitos potenciais clientes que, perante estas notícias, preferirão adiar a compra do seu novo carro até que esta nova versão seja lançada.

|