PlanetGeek

Kit Philips Hue Go com smart button a €80

07-10-2024 | 12:22 | A Minha Alegre Casinha

Quem se quiser iniciar no universo da iluminação Philips Hue, pode optar por este kit com uma lâmpada portátil Hue Go e um Smart Button.

Perfeito tanto para quem se quer iniciar no mundo da iluminação automatizada Philips Hue como para quem quer complementar um conjunto já existente, este kit combina um versátil candeeiro portátil Hue Go com um botão Smart Button wireless, que resolve a questão de se ter que recorrer ao smartphone e app sempre que se quiser ligar, apagar, ou ajustar a luz.
Este kit Philips Hue Hue Go com botão Smart Button está disponível por 80 euros na Amazon Espanha.

As lâmpadas e acessórios Philips Hue comunicam através de Zigbee (embora as mais recentes também funcionem via Bluetooth) e por isso é necessário uma bridge / hub para fazer a comunicação e ter acesso a muitas das funcionalidades avançadas. O processo de instalação e configuração é extremamente fácil, com a app a dar assistência passo a passo - e neste caso nem sequer fica esquecido que por vezes, a melhor forma de controlar algo é mesmo com um botão e não via app, podendo colocar-se o pequeno smart button em qualquer lado.

Depois, entre automatizações directamente na app, ou através de integração com o IFTTT, ou assistentes como o Google Assistant, ou até com o Spotify, todas as lâmpadas passam a estar sob nosso total controlo, até mesmo quando se está fora de casa. E depois é só ir adicionando o que se quer, como sensores de movimento, botões dimmer, luzes exteriores, etc. E sem esquecer que tudo isto agora também tem compatibilidade com o Matter.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Samsung lança SSD de 14.5 GB/s

07-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung iniciou a produção em volume do seu mais veloz SSD até à data, o PM9E1 com PCIe 5.0, capaz de atingir 14.5 GB/s.

Depois dos SSDs PCIe 4.0 terem vindo acelerar significativamente os computadores, eis que começamos a entrar na era PCIe 5.0 com o dobro das transferências. A Samsung quer estar na linha da frente a nível dos SSDs, anunciando ter entrado na fase de produção do seu novo PM9E1.

O SSD PM9E1 tem um um controlador com tecnologia de 5 nm e chips V-NAND de 8ª geração, ficando disponível em versões de 512 GB, 1 TB, 2 TB, e 4 TB. Graças ao interface PCIe 5.0, anuncia impressionantes velocidades de 14.5 GB/s em leitura e 13 GB/s em escrita.
A Samsung apresenta este SSD como sendo ideal para aplicações de AI, onde é conveniente ter acesso a grandes quantidades de dados, e incluindo toda uma série de tecnologias de segurança (Secure Channel, Device Authentication, Firmware Tampering Attestation, etc.) que o tornam adequado para empresas.

Para os consumidores comuns, será necessário aguardar mais um pouco, até que a Samsung o transforme num produto mais orientado para o sector doméstico, provavelmente tornando-o num futuro SSD 1090 Pro.

Infinix Hot 50 Pro+ apresenta-se como o smartphone mais fino do mundo

07-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Infinix gosta de usar argumentos "chamativos" para os seus produtos, e anuncia o seu novo Hot 50 Pro+ como sendo o smartphone mais fino do mundo - mas não é.

A Infinix é uma marca que aposta em algumas inovações e tecnologias curiosas, já nos tendo trazido coisas como o sistema de luzes 3D Lighting Leather, tampas traseiras que mudam de cor com o E-Color Shift, ou sistemas de dissipação CoolMax, AirCharge e Extreme-Temp. Por outro lado, é também uma empresa que gosta de inflacionar os números, como dizer que câmaras com sensores de 100 MP são câmaras de 300 MP, ou que têm 16 GB de RAM quando na realidade têm 8 GB. Por isso, há sempre que ter alguma dose de paciência naquilo que anunciam como sendo "o melhor, maior, mais fino", como acontece neste caso.

O Infinix Hot 50 Pro+ é apresentado como sendo o smartphone mais fino do mercado, inicialmente tendo sido apresentado como tendo uma espessura de "6 mm". Mas, agora descobre-se que afinal isso era apenas um arredondamento para baixo, e que na realidade o smartphone tem uma espessura de 6.8 mm - a mesma espessura do Honor 200 Lite - e isto, claro, sem contar com a secção da câmara.
Não é que o smartphone não tenha os seus argumentos e pontos positivos, mas era perfeitamente escusado que estas marcas deixem os departamentos de marketing inflacionar os números "só porque sim", de forma enganadora, porque isso acaba por penalizar a sua reputação ao ponto de, no futuro, quando realmente tiverem algo inovador ou diferente para apresentar, já ninguém os leve a sério por assumirem que será uma das suas habituais manobras exageradas.

Xiaomi Watch S3 a €84

07-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O Xiaomi Watch S3 torna-se numa opção imbatível para quem procura um smartwatch capaz a preço acessível.

Além das populares Smart Bands a Xiaomi também tem uma colecção bastante completa de wearables de diferentes estilos. Uma das propostas é o versátil e atractivo Watch S3, com ecrã AMOLED circular de 1.43" (466×466 pixeis) com modo Always On. Além das habituais capacidades de tracking de actividades e monitorização do sono, este modelo também inclui GPS, permite efectuar chamadas via Bluetooth, e conta com um curioso sistema de aros substituíveis que permitem modificar o estilo do relógio para diferentes ocasiões.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Watch S3 por 84 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro, a Smart Band 7 Pro, ou o económico Redmi Watch 3. E claro, podem também sempre considerar a Band 9, que continua a ser uma opção a ter em conta.

A Xiaomi anuncia uma autonomia de até 15 dias de uso típico, que passam para cerca de 5 dias com o ecrã em modo Always On. Na altura de carregar, bastam 5 minutos para se ficar com energia suficiente para mais 2 dias de uso, o que ajuda a minimizar o tempo que passa fora do pulso. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Problemas com Exynos 2500 forçam Samsung Galaxy S25 com Snapdragon?

07-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Problemas de produção com os chips Exynos 2500 podem obrigar a Samsung a recorrer chips Snapdragon em todos os modelos Galaxy S25.

A Samsung pode ser forçada a alterar os seus planos para a próxima série Galaxy S25 devido a problemas na produção dos seus chips Exynos 2500. Inicialmente, a empresa pretendia usar processadores Exynos nos modelos base e Plus, reservando os Snapdragon para a versão Ultra. No entanto, relatórios recentes sugerem que a Samsung poderá ter que recorrer aos chips Snapdragon para todos os modelos da próxima geração dos populares Galaxy S.

O problema deve-se à baixa taxa de sucesso na produção do Exynos 2500, fabricado num processo de 3nm da Samsung. A empresa parece estar com dificuldades em produzir chips viáveis em quantidade suficiente a tempo do lançamento do S25, agendado para Janeiro de 2025. No sector dos semicondutores, as taxas de sucesso na produçao de chips nunca são perfeitos - e é habitual que possam ser reduzidos durante as fases iniciais de um novo processo - mas a situação actual da Samsung poderá ter ficado abaixo do esperado e não possibilitar o lançamento global como teria planeado.

Se a Samsung optar pelo Snapdragon 8 Gen 4 (também conhecido como Snapdragon 8 Elite), será mais um revés para a sua divisão de semicondutores, que nos últimos anos têm enfrentado uma forte concorrência dos Snapdragon da Qualcomm. Além disso, a empresa já perdeu contratos importantes para a TSMC, com a Nvidia e a Apple a escolherem o fabricante de Taiwan para os seus chips, e esta "incapacidade" de produzir os seus próprios chips não é um bom indicador para convencer potenciais clientes.

D-Link com nova sessão de formação online (grátis)

07-10-2024 | 07:32 | Apps do Android


 


A primeira sessão decorreu no dia 4 de Outubro, estando agendada nova sessão para dia 11 de Outubro.


A D-Link anunciou uma nova temporada dos seus Webinars D-Link Academy. Estas sessões online já se tornaram um clássico no canal TI, oferecendo apresentações gratuitas de novas soluções, bem como formação especializada em administração de redes empresariais. Todos os webinars são apresentados pela equipa técnico-comercial da D-Link, proporcionando formação e aconselhamento, local e próximo, o que é sempre um dos principais valores que distinguem este fabricante taiwanês no canal TIC.

Os temas desta nova temporada irão aprofundar as novas tecnologias, tais como redes Multi-Gigabit, soluções de switching de rede em ambientes multimédia IP ProAV, a implementação de redes de alto desempenho a partir da conetividade 5G, bem como vários cenários práticos de redes empresariais aplicadas a diferentes ambientes, tais como hotéis, videovigilância, etc. 







CALENDÁRIO D-LINK ACADEMY WEBINARS. 
26ª temporada. As sessões ocorrem à sexta-feira, 09:30AM


04/10//24 – Como desenhar topologias de rede empresariais de acordó com o cenário

11/10/24 – Como criar ligações Wireless de rede IP de longa distância, até 20 KM

18/10/24 – Implementação de redes Wi-Fi com gestão unificada em Hoteis e Restaurantes 

25/10/24 – Electrónica de rede Multi-Gigabit aplicada a redes empresariais Wi-Fi 6/6E/7

8/11/24 – Switches para cenários de Videovigilância

15/11/24 – Redes 5G/4G, soluções integradas de antena exterior de alto rendimento e routers de interior.


Para mais informações e registo gratuito nos D-Link Academy Webinar aceda a:

D-Link Webinars | D-Link Portugal (dlink.com)

Oppo Find X8 apanhado antes do lançamento

07-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O próximo Find X8 da Oppo aposta num design "à iPhone" e vem com características interessantes.

Os segredos continuam a ser difíceis de manter, e desta vez é o modelo base da nova geração Find X8 da Oppo, que vê as informações e fotos serem reveladas na internet.

O modelo não traz grandes surpresas, revelando um design que faz recordar as gerações de margens planas dos iPhones da Apple (um design que continua a ser bastante apreciado, tanto pelos fãs da Apple como muitos fãs de Androids), com um ecrã OLED de 6.5", estreando um chip MediaTek Dimensity 9400, módulo de câmaras com três sensores de 50MP (câmara principal, ultrawide e telefoto 3x), bateria de 5700 mAh, carregamento rápido de 80W, e carregamento wireless magnético Qi2 / MagSafe de 50W - como a própria marca já tinha referido.
Temos no entanto algumas particularidades curiosas, como um botão deslizante para silenciar / alertas, e a referência a um botão virtual sensível à pressão programável, que poderá funcionar de forma semelhante ao Action Button da Apple, podendo ser usado para activar a câmara, abrir apps, ou desempenhar funções específicas.

Resta apenas esperar que tudo isto seja confirmado na apresentação oficial, e que possa chegar ao mercado com preço concorrencial.

UE proíbe Meta de usar orientação sexual para publicidade direccionada

06-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O activista da privacidade Max Schrems obteve nova vitória contra a Meta. O tribunal superior da União Europeia determinou que a Meta não pode utilizar declarações públicas dos utilizadores sobre a sua orientação sexual para anúncios direccionados nas suas plataformas.

Schrems começou a levantar preocupações em 2014, após ter notado que anúncios nas plataformas da Meta pareciam direccionar-se à sua orientação sexual, utilizando dados como os seus logins de aplicações ou visitas a websites. A Meta negou ter mostrado anúncios personalizados com base na sua actividade fora das plataformas, mas o caso legal intensificou-se quando um tribunal austríaco inicialmente permitiu à Meta usar os dados da sua sexualidade, citando comentários públicos de Schrems num evento. O caso foi então encaminhado para o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), que decidiu a favor de Schrems.

O TJUE esclareceu que, mesmo que alguém fale publicamente sobre a sua orientação sexual, empresas como a Meta não podem usar essa informação para publicidade personalizada sem consentimento explícito. Além disso, o tribunal sublinhou que os dados pessoais não devem ser utilizados indefinidamente ou sem uma distinção cuidadosa quando se trata de anúncios direccionados.

Esta decisão estabelece um precedente mais amplo sobre como as empresas podem lidar com dados sensíveis ao abrigo do RGPD. Schrems referiu que a questão é "limitada", mas destacou que a decisão pode ter grandes implicações para as práticas publicitárias da Meta na Europa, à medida que a empresa enfrenta uma crescente pressão legal sobre as suas políticas de dados. Esta decisão limita a capacidade da Meta de recolher e analisar dados pessoais sensíveis para fins publicitários, mesmo que estejam "publicamente" disponíveis.

Google activa funcionalidades anti-roubo para Android

06-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Google está finalmente a activar as novas funcionalidades anti-roubo Theft Detection Lock e Offline Device Lock nos smartphones Android.

Estas funcionalidades foram apresentadas em Maio e vêm complementar o Remote Lock, que já estava disponível e que permitia bloquear remotamente um smartphone perdido ou roubado, desde que este mantivesse uma ligação à internet. As novas funcionalidades vêm reforçar a segurança, especialmente no caso de detecção de roubos.

A funcionalidade mais inovadora, o Theft Detection Lock, utiliza os sensores do telemóvel para reconhecer movimentos suspeitos, como quando um ladrão tira agressivamente o telemóvel da mão de uma pessoa que esteja a caminhar, e foge a correr, de bicicleta, moto ou carro. Nestes casos, o smartphone ficará automaticamente bloqueado, impedindo o acesso dos ladrões a um smartphone que, sem esta funcionalidade, estaria desbloqueado e daria acesso a todas as apps e dados dos utilizadores.
O Offline Device Lock acrescenta uma camada adicional de protecção, bloqueando o telemóvel quando é mantido em modo offline durante um período excessivo - evitando que os ladrões possam desligá-lo da internet para escapar ao Remote Lock.

Estas funcionalidades têm sido disponibilizadas para utilizadores com smartphones de diferentes marcas e em diversas regiões, embora por vezes nem todas as funcionalidades sejam disponibilizadas simultaneamente. Como tal, convém ir espreitando a secção "Theft Protection" nos settings para ver se já as podem activar.

Apple Depth Pro cria profundidade 3D em fotos 2D

06-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple disponibilizou um modelo AI Depth Pro que pode gerar informação de profundidade 3D a partir de fotos convencionais, de forma quase instantânea.

A Apple apresentou um novo modelo AI chamado Depth Pro, que promete melhorar drasticamente a percepção de profundidade em fotos. Esta sistema, que gera mapas de profundidade 3D a partir de imagens 2D, tem aplicações que vão dos sectores da realidade aumentada (AR) aos veículos autónomos, permitindo inferir informação espacial mais rápida e precisa. Ao contrário dos métodos tradicionais que dependem de múltiplas imagens ou metadados da câmara, o Depth Pro produz mapas detalhados de profundidade, com 2.25 MP em apenas 0.3 segundos, utilizando apenas processamento local no GPU.

Uma das principais características do Depth Pro ("Depth Pro: Sharp Monocular Metric Depth in Less Than a Second" - PDF) é a sua capacidade de captar a profundidade absoluta, uma função conhecida como "profundidade métrica." Isto permite fornecer medições do mundo real, essenciais para aplicações de AR, onde os objectos virtuais precisam de ser colocados com precisão nos espaços físicos. Além disso, o Depth Pro é extremamente versátil graças à sua capacidade de "zero-shot learning," o que significa que não requer treino extensivo em conjuntos de imagens específicas para fazer previsões precisas.
A rapidez e precisão do Depth Pro são possíveis graças a um modelo Transformer de visão que processa tanto o contexto geral como os detalhes de uma imagem simultaneamente. Isto resulta em mapas de profundidade de alta resolução e nitidez, capazes de captar detalhes intrincados como cabelos e vegetação. Os investigadores da Apple afirmam que o Depth Pro supera outros modelos na precisão das margens dos objectos, tornando-o ideal para aplicações como reconstrução 3D e ambientes virtuais.

A Apple disponibilizou o Depth Pro como código aberto, com o código do modelo e os pesos pré-treinados acessíveis no GitHub. Tem também uma demonstração disponível na plataforma Hugging Face.

Microsoft vai deixar reconfigurar tecla Copilot

06-10-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft vai permitir reprogramar a tecla Copilot no Windows 11 para abrir outras aplicações em vez do Copilot.

A nova funcionalidade, disponível no canal Dev do Windows Insider, permite alterar a função da tecla Copilot através do menu Definições. No entanto, existem algumas restrições. As aplicações que podem ser associadas à tecla devem estar empacotadas e assinadas em MSIX, garantindo que cumprem os padrões de segurança e privacidade da Microsoft. Muitas aplicações da Microsoft Store são compatíveis, mas nem todas as aplicações de terceiros irão funcionar. Infelizmente, não será possível atribuir à tecla qualquer ficheiro executável ou script - algo que eventualmente só poderá ser feito recorrendo a utilitários de terceiros.
Esta versão baseia-se na actualização Windows 11 24H2, que foi recentemente lançada ao público como Windows 11 2024. Como acontece com muitas funcionalidades do programa Insider, a capacidade de reprogramar a tecla Copilot poderá ser disponibilizada a todos os utilizadores nos próximos meses, sofrer alterações, ou ser cancelada, consoante o feedback dos utilizadores. A Microsoft está claramente a focar-se na personalização, e espera-se que esta opção seja bem recebida pelos utilizadores que querem mais controlo sobre as funções do seu teclado. Esperemos é que a MS amplie as capacidades, para que possibilite usar qualquer programa ou script.

Outra das alterações desta versão tem a ver com a funcionalidade Windows Sandbox, que passa a permitir executar aplicações num ambiente isolado com mais flexibilidade, incluindo o redirecionamento da área de transferência, controlos de áudio e vídeo, e a capacidade de partilhar pastas individuais com o sistema anfitrião.

Google Home Widget pode ganhar botão de refresh

06-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Home está prestes a ganhar um botão de actualização dedicado no widget, com o objectivo de melhorar a velocidade das actualizações dos dispositivos inteligentes.

Actualmente, o widget do Google Home atualiza-se apenas a cada 30 minutos, o que pode ser frustrante para quem precisa de controlar os seus dispositivos em tempo real. A nova função, descoberta na versão 3.24.1.4 da aplicação, oferece uma solução simples, permitindo aos utilizadores actualizar o widget a qualquer momento para ficar com uma representação do estado actual dos seus dispositivos.

Além do botão de actualização, o Google Home poderá introduzir uma funcionalidade "Sugerido", que facilitaria o processo de adicionar os dispositivos mais utilizados ao widget. Esta função poderia apresentar automaticamente dispositivos e automações inteligentes, simplificando a configuração tanto para utilizadores novos como para os mais experientes. Embora os utilizadores já possam adicionar dispositivos manualmente, a opção "Sugerido" tornaria o processo mais intuitivo e fácil de usar.
Apesar de estas novidades ainda não serem oficiais, foram descobertas numa análise ao APK mais recente, o que indica que a Google pode estar perto de lançar estas alterações para o público. O botão de actualização e a opção de dispositivos sugeridos poderão ter um impacto importante na experiência do utilizador à medida que cada vez mais pessoas vai adoptando smart devices em suas casas. É importante salientar que, até que estas funcionalidades sejam formalmente anunciadas, podem sofrer alterações; ou até mesmo não terem direito a lançamento público.

Leapmotor chega à Europa com dois modelos

06-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Leapmotor chega à Europa com dois modelos de veículos eléctricos - C10 e T03 - através de uma joint-venture com a Stellantis.

Os modelos C10 e T03 comercializados pela Leapmotor estão equipados com tecnologias eléctricas de vanguarda e oferecem elevados níveis de desempenho, eficiência, segurança e autonomia. Em particular, o SUV C10 é o primeiro produto Leapmotor criado para o mercado mundial e em conformidade com as normas internacionais de segurança e design. O C10 é a opção perfeita para os clientes que desejam dar o "salto" para os veículos eléctricos a bateria (BEV) e precisam de um verdadeiro veículo familiar. Além disso, a rede de distribuição da Stellantis garante a tranquilidade em matéria de serviços e de assistência, oferecendo uma mobilidade familiar a um preço acessível. O novo SUV do segmento D da Leapmotor oferece tudo o que uma família pode desejar num veículo eléctrico moderno, graças à sua segurança, a uma experiência de utilização inteligente e a níveis de conforto de primeira qualidade. Especificamente, o C10 baseia-se na arquitetura LEAP 3.0 desenvolvida pela Leapmotor, que utiliza a melhor tecnologia eléctrica inteligente da sua classe, incluindo uma configuração electrónica integrada centralmente, o sistema Cell-to-Chassis (CTC) e o cockpit inteligente, verdadeira jóia da Leapmotor.

O SUV eléctrico C10 apresenta dimensões próprias de um modelo do segmento D e um vasto conjunto de funcionalidades, a melhor experiência de condução da categoria, 420 km de autonomia WLTP e normas de segurança de elevado nível. Depois de ter sido premiado com o "International CMF Design Award 2023" pelo seu design tecnológico e visual impressionante, venceu recentemente o "Gold Award 2024" nos French Design Award (FDA) e o "Gold Award 2024" nos US MUSE Design Award.
Por seu lado, o T03 também não deixará ninguém indiferente. Constituindo uma opção inteligente para a cidade, o T03 é um veículo compacto de cinco portas do segmento A com dimensões semelhantes às de um modelo do segmento B. Para além da sua elegância, é um veículo agradável de conduzir e conta com uma autonomia WLTP de 265 km. Além disso, classificou-se em primeiro lugar no Initial Quality Study by JD Power de 2023 no segmento dos veículos eléctricos compactos a bateria. Em suma, o T03 é a opção inteligente para a cidade, uma vez que combina dimensões reduzidas, que o tornam ágil no trânsito, com uma propulsão eléctrica de vanguarda a um preço que promete ser verdadeiramente competitivo.

Ainda não foram divulgados os preços de venda destes modelos em Portugal.


[Pela Estrada Fora]

Domínios .pt estiveram bloqueados durante horas

05-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A gestão de domínios .pt esteve bloqueada durante várias horas, frustrando todos os que quisessem registar ou fazer alterações na configuração dos seus domínios.

Embora o caso possa ter passado despercebido à maioria das pessoas, já que os domínio .pt continuaram a funcionar como habitualmente, permitindo que se continuasse a visitar os sites respectivos, a coisa foi bastante diferente para quem tivesse que fazer a gestão desses domínios.

Sem qualquer pré-aviso ou explicação a entidade que gere os domínios .pt aplicou um bloqueio total, impedindo que fossem feitas quaisquer alterações referentes aos mesmos, desde a configuração de novos domínios à alteração dos parâmetros dos domínios já existentes.

Isto é inacreditável...

Meteram a zona inteira em lockdown. Registar dominio .pt novo? Mudar alguma coisa?
Esqueçam.

Uma infraestrutura crítica gerida e mantida por gente muito pouco capaz.

Entretanto entra o fim de semana.pode ser que lá para segunda dê para mexer nos .pt https://t.co/GIfN2dlFB8

— Tomahock (@tomahock) October 4, 2024
Além do óbvio inconveniente imediato, num mundo que vive em "tempo-real" e onde umas horas podem ter impacto significativo, isto poderia ter consequências desastrosas caso coincidisse com um cenário de ciberataque em larga escala, onde fosse necessário fazer qualquer alteração de um domínio .pt.

Se estivesse a acontecer um ciber ataque massivo e fosse necessário eliminar rapidamente um domínio .pt para travar esse ataque, a esta hora, não seria possivel fazer nada e o ataque iria continuar (tipo o kill switch do @malwaretechblog há uns anos) https://t.co/FkKYZukYLA

— Tomahock (@tomahock) October 4, 2024
Acima de tudo, e tratando-se de um serviço crítico, importa que exista uma total transparência a nível de explicar o que se passou e, acima de tudo, aprender com este caso de modo a que não se volte a repetir no futuro.

Meta Movie Gen pode gerar vídeo AI com som e chega em 2025

05-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Meta apresentou o seu mais recente modelo AI de geração de vídeo, o Movie Gen, capaz de criar vídeos em alta definição, com som, a partir de descrições em texto.

Aproveitando a demora da OpenAI em disponibilizar o Sora, a Meta apresentou o Movie Gen que chega com capacidades incríveis.

O Movie Gen destaca-se não apenas por criar novos conteúdos, mas também por poder editar vídeos já existentes. Os utilizadores podem modificar vídeos, mudando estilos ou elementos, apenas com instruções em texto. Por exemplo, a Meta partilhou um caso onde uma fotografia foi transformada num vídeo que mostrava a pessoa sentada num campo de abóboras. Noutro exemplo, o modelo AI alterou um vídeo de um corredor, dando-lhe pompons ou mudando o cenário para um deserto. Pode também criar vídeos usando o rosto numa foto como referência, permitindo rapidamente criar vídeos "deepfake" com facilidade.


Ao estilo de muitos dos anúncios de tecnologias AI, isto não é algo que fique disponível de momento para os utilizadores - até porque este tipo de processamento ainda tem custos bastante elevados - mas a Meta diz que espera começar a dar acesso a esta ferramenta já no próximo ano (2025), integrando-a nalguns dos seus produtos (começando pelo Instagram, talvez?) Com isto, haverá também nova discussão sobre o uso deste tipo de ferramentas para usos indevidos, sendo que a única solução possível deverá ser responsabilizar aqueles que as usam para fins ilícitos e não as ferramentas em si.

Automóveis eléctricos com incentivo de €4.000 em Portugal

05-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O governo reformulou o sistema de apoio à compra de carros eléctricos, com incentivo de 4.000 euros na compra de um EV, mas tendo que se dar um veículo para abate.

Os portugueses passam a poder usufruir de um apoio de 4.000 euros na compra de um veículo eléctrico ligeiro de passageiros. Este apoio é válido para veículos novos e semi-novos, mas em contrapartida será obrigatório entregar um ligeiro de passageiros para abate. Adicionalmente, o valor máximo de aquisição também foi revisto e baixou significativamente, passando de um máximo de 62.500 euros do anterior programa para apenas 38.500 euros. Um valor que deixa de abranger veículos como os Tesla, até na sua versão base mais acessível (41.490 euros).

Mas não se espere que este apoio seja "ilimitado", pois será um fundo de 20 milhões de euros, partilhado entre veículos sem emissões, bicicletas eléctricas e convencionais, motociclos e dispositivos de mobilidade, e ainda carregadores de veículos eléctricos. É o dobro do valor (10 milhões) que era disponibilizado em 2023.

O apoio poderá ser majorado para 5.000 euros se se tratarem de veículos destinados a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), e haverá também apoios de 6.000 euros para veículos ligeiros de mercadorias com emissões nulas dedicados à logística, para as empresas.

A obrigatoriedade de abate acaba por reduzir o benefício efectivo dos 4.000 euros de apoio - já que, se tiverem um carro velho avaliado em 2.000 ou 3.000, já seria esse o valor que poderiam obter para abater no novo carro. Mas, o maior entrave poderá mesmo ser o novo limite de 38.500 euros, que acaba por excluir os veículos eléctricos mais populares, e que se torna ainda mais ridículo numa altura em que a UE vai aplicar taxas de até 35% nos automóveis eléctricos vindos da China.

Horses

05-10-2024 | 15:27 | Edgar Durão

Since the beginning of this year, i’d spent some time with a hobby that i had – photography.

Not a professional in any way, but since my ingression in the iPhone world i’ve literaly took many photos, thousands of them. This year i’ve ingressed and expanded it to air photography, with my new DJI Mini 4 Pro, and even bought a new camera, finally understanding that photos with a iPhone are not the same as the camera, despite they’re pretty fantastic.

So, a little capture to celebrate Autumn: this two horses walking by the the “Observatório da Paisagem da Charneca

#horses #charneca #autumn

default

UE aprova taxas de até 35% nos carros eléctricos chineses

05-10-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A União Europeia aprovou novas tarifas sobre veículos eléctricos (EVs) importados da China, mas a Tesla escapa com uma taxa reduzida.

As novas tarifas, que entram em vigor a 31 de Outubro, variam entre 7,8% e 35,3%, e oficialmente são justificadas como uma forma de combater os subsídios do governo chinês que a UE considera injustos. Enquanto marcas como a BYD e a SAIC enfrentam tarifas mais altas, os carros da Tesla fabricados na China terão um aumento mais leve de apenas 7,8%, após a empresa ter negociado um ajuste com base nos subsídios que recebe.

Apesar da oposição de países como a Alemanha, onde grandes fabricantes como a Mercedes e a BMW fizeram lobby contra as tarifas, a UE votou a favor. Com alguns países a abster-se, a decisão ficou nas mãos da Comissão Europeia, que agora tem o poder de aplicar as tarifas por cinco anos. Estes impostos devem aumentar os preços dos EVs chineses na Europa, mas os especialistas referem que, mesmo com estas taxas, o efeito poderá não afectar significativamente a concorrência das marcas chinesas.

A presença da China no mercado europeu de EVs está a crescer rapidamente, representando 19% das vendas em 2023, com previsões de atingir 25% até ao final do ano. Os fabricantes chineses tornaram-se num grande desafio para a indústria automóvel europeia, com ofertas imbatíveis em termos preço/qualidade no sector dos eléctricos.

Agora será uma questão de aguardar para ver os previsíveis desenvolvimentos, que - tal como os fabricantes alemães temem - podem fazer com que a China aplique taxas retaliatórias nos automóveis europeus (e sendo a China o maior mercado de algumas das mais importantes marcas europeias, seria desastroso), e que alguns dos grandes fabricantes chineses simplesmente montem fábricas "fachada" na UE, onde passem a montar os seus veículos como forma de contornar as taxas.

Spotify Offline Backup dá música quando se perde ligação à internet

05-10-2024 | 12:21 | A Minha Alegre Casinha

O Spotify passa a dar um backup musical aos utilizadores quando se perder a ligação à internet.

Vivemos num mundo tão conectado que já assumimos que uma ligação à internet está automaticamente implícita. Algo a que só se dá real valor quando essa ligação deixa de existir e somos atirados para o mundo "offline".

Felizmente, o Spotify quer assegurar que não se ficará sem música quando isso acontece. O Spotify passará a criar uma playlist automática "Offline Backup" para que os utilizadores possam continuar a ouvir música mesmo se ficarem sem ligação à internet.
Ao contrário do modo offline normal, em que os utilizadores escolhem que músicas querem manter no seu smartphone, este modo gera automaticamente uma playlist com base nas músicas que se ouviram recentemente e que já tenham sido descarregadas para ouvir de seguida - tirando partido das músicas que já estão em "cache" no dispositivo.

Acaba por ser um modo "offline" para quem não usa o modo "offline" - o que é uma excelente ideia para todas as circunstâncias em que se pode ficar sem a ligação à internet de forma inesperada.

Apple promove o botão Camera Control dos iPhone 16

05-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou um anúncio a promover uma das novidades dos iPhone 16: o botão de Controlo de Câmara.

Depois de ter trocado o selector de silenciamento que se mantinha desde a primeira geração dos iPhones por um mais versátil botão Action Button programável, a Apple lançou os iPhone 16 com um novo botão dedicado às funções da câmara.

O botão Camera Control (que a Apple curiosamente não chama "botão") combina a função de clique físico com o reconhecimento de gestos de deslizar, permitindo ajustar coisas como o zoom, exposição, tons, etc. e também lançar rapidamente a app da câmara e captar a foto. Apesar do vídeo só mostrar um iPhone 16 Pro, o botão de Controlo de Câmara está presente em todos os modelos da gama iPhone 16.


Confesso que durante as primeiras semanas com estes novos iPhones raramente dei uso a este botão - mas dou o benefício da dúvida de que se possa dever apenas à necessidade de um período de adaptação, por força dos hábitos de anos de uso com os gestos feitos no ecrã (que considero continuarem a ser mais versáteis e práticos).

Embora nesta altura ainda seja cedo para dizer, veremos se este botão irá ter futuro, ou se será apenas mais uma das tentativas da Apple de reinventar o que não precisa de ser reinventado, e abandonado daqui por uns anos, ao estilo do 3D Touch com detecção de pressão do toque no ecrã.

|