PlanetGeek

OpenAI lança modelos AI o1 com capacidade de "raciocínio"

13-09-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI lançou os seus mais recentes e poderosos modelos AI o1-preview e o1-mini com capacidade de "raciocínio".

A OpenAI revelou o tão aguardado modelo de linguagem conhecido como "Strawberry", agora oficialmente chamado OpenAI o1, com capacidades melhoradas de raciocínio e resolução de problemas. A nova família de modelos o1 está disponível em duas versões: o1-preview e o1-mini, ambas lançadas hoje para utilizadores do ChatGPT Plus e alguns clientes da API. A empresa afirma que estes modelos superam os seus antecessores, especialmente em tarefas complexas como programação competitiva, matemática e raciocínio científico.

No entanto, apesar das melhorias do o1-preview em benchmarks como a Olimpíada Internacional de Matemática, alguns utilizadores relatam que ainda não ultrapassa consistentemente o modelo anterior, GPT-4o, que ainda pode obter melhores resultados nalgumas tarefas. Além disso, estes novos modelos são bastante mais lentos, podendo demorar várias dezenas de segundos a dar uma resposta devido ao seu processamento interno em várias etapas (chain-of-thought).

Pela primeira vez, estes modelos conseguem lidar com perguntas bastante complexas:

Here's an example of a logic question that I believe most humans can figure out in 5-15 minutes, but ChatGPT 4 and 4o can't do, but Claude and ChatGPT o1 can do just fine pic.twitter.com/EvN1Tbceso

— Daniel Feldman (@d_feldman) September 12, 2024
Curiosamente, este novo modelo pode obrigar a modificar as perguntas feitas. Nos modelos anteriores, os utilizadores mais avançados iam superando as limitações através de instruções algo complexas, que nalguns casos passavam por pedir ao modelo para efectuar um processo sequencial de análise (algo idêntico ao que agora é feito de forma implícita pelo o1). Com o novo modelo, a OpenAI diz para se evitar esse método de instruções hiper-detalhadas, e de simplesmente se pedir aquilo que se deseja, pois o modelo já fará tudo isso internamente.

Adicionalmente, e tal como já seria previsível, não demorou mais que um dia para que também este novo modelo o1 fosse alvo de "jailbreak", ultrapassando as restrições colocadas pela OpenAI para que desse todo o tipo de respostas que oficialmente se recusaria a dar.

🚨 JAILBREAK ALERT 🚨

OPENAI: PWNED ✌️😎
O1: LIBERATED 🗽

Fuck your rate limits. Fuck your arbitrary policies. And fuck you for turning chains-of-thought into actual chains ⛓️

Stop trying to limit freedom of thought and expression

Meth recipes aren't inherently dangerous… pic.twitter.com/Gh486mZMHF

— Pliny the Liberator 🐉 (@elder_plinius) September 13, 2024
Com estes modelos a serem de uso bastante mais dispendioso, veremos se realmente representam o caminho a seguir para a evolução dos sistemas AI. De qualquer forma, a OpenAI diz que em breve espera conseguir disponibilizar o o1-mini aos utilizadores gratuitos do ChatGPT.

EDP tenta fidelização de 12 meses para prender clientes

13-09-2024 | 12:27 | A Minha Alegre Casinha

A EDP começou a tentar impingir fidelização de 12 meses a quem renegociar o contrato de fornecimento de energia.

Os contratos com os fornecedores de energia são um dos (poucos?) casos positivos que ainda temos a este nível, já que é possível mudar-se de fornecedor a qualquer momento sem qualquer tipo de penalização - em contraste com o que se passa nos fornecedores de telecomunicações, que insistem em prender os consumidores durante períodos de 24 meses(!) - usando a absurda desculpa de que têm que cobrir os "custos de instalação", mesmo quando se trata de simplesmente renegociar um contrato já feito e que já tenha a instalação feita há uma década! Mas agora, parece que os fornecedores de energia querem seguir este mau exemplo.

Num telefonema recebido, a EDP prometia um desconto e toda uma série de outros benefícios em serviços associados (a habitual "lenga-lenga" a que nem se liga), mas surpreendeu-me quando referiu a existência de uma fidelização de 12 meses. Para piorar o caso, o telefonema assumia o tom de que isto era algo que o operador estava simplesmente a informar o cliente e que estaria implicitamente aceite, tentando passar a coisa com um casual "então, podemos avançar?"

Não sei se terá sido coincidência que este tipo de táctica esteja a surgir numa altura em que chega ao mercado um serviço de mudança automática de fornecedor de energia, mas se assim for, é um péssimo retrocesso nos fornecedores de energia e que obrigará a ter bastante mais cuidado no momento da renovação ou realização de um novo contrato.

Elgato Stream Deck Studio apela ao uso profissional

13-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Depois dos Stream Deck para uso doméstico, a Elgato lança o Stream Deck Studio para uso em ambientes profissionais com 32 teclas programáveis.

A Elgato lançou o Stream Deck Studio, a maior versão do seu controlador até agora, concebido especialmente para ambientes de transmissão profissional. Ao contrário dos modelos anteriores, focados em streamers e criadores de conteúdo, esta versão destina-se a broadcasters com cenários mais complexos. O Stream Deck Studio vem equipado com 32 teclas LCD personalizáveis e dois botões rotativos, oferecendo mais funcionalidades do que as versões anteriores.

O Stream Deck Studio apresenta duas filas de teclas LCD, maior conectividade com portas USB-C, e a opção de alimentar o dispositivo via Ethernet PoE. Pode ser montado num rack de estúdio, facilitando a sua integração com outros equipamentos de transmissão. Além disso, suporta autenticação via RFID e NFC para gestão de utilizadores e segurança.
P Stream Deck Studio resulta de uma colaboração com a Bitfocus, cuja aplicação Companion já tinha melhorado os anteriores Stream Decks, permitindo ligar múltiplos controladores e configurá-los remotamente via um navegador web. A funcionar com o software Companion da Bitfocus, o Stream Deck Studio pode também ser utilizado com o Buttons, um novo software pago que oferece funcionalidades avançadas como feedback visual instantâneo nas teclas. O Buttons está disponível em subscrições a partir de 9 dólares por mês, com opções mais abrangentes para utilizadores avançados. Para setups mais complexos, é possível ligar vários Stream Deck Studio, permitindo que funcionem como um sistema de controlo único.

Como se poderá imaginar, o preço do Stream Deck Studio também aumenta para níveis profissionais, sendo de 999.99 euros.

Mini recolhe 140.000 Cooper SE eléctricos

13-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Num cenário que se vai repetindo de forma algo frequente, desta vez é a Mini a proceder à recolha de 140 mil Cooper SE eléctricos devido a problemas na bateria que podem provocar incêndios.

A Mini está a proceder à recolha de mais de 140.000 veículos eléctricos (EVs) a nível global devido a um risco potencial de incêndio relacionado com um problema na bateria. A recolha abrange os modelos Mini Cooper SE de 2020 a 2024 por possíveis falhas no sistema de alta tensão da bateria.

De acordo com o Relatório de Segurança da NHTSA, as baterias de nestes veículos podem não ter sido fabricadas de acordo com as especificações da marca, o que poderá causar curtos-circuitos e sobreaquecimento da bateria, resultando num incêndio. Este risco pode ocorrer mesmo quando o veículo não está em uso. Até agora, foram relatados alguns incidentes relacionados com este problema, incluindo um "evento térmico" num Mini nos EUA em Outubro de 2023, e outro na Alemanha em Janeiro de 2024. No entanto, não foram registados ferimentos ou acidentes associados a estes incidentes.

Para resolver o problema, a Mini lançará uma actualização de software para os veículos afectados. Esta actualização inclui uma função de diagnóstico que detecta falhas na bateria de alta voltagem e reduz automaticamente a sua carga para menos de 30%. A actualização é gratuita mas pode obrigar os proprietários a dirigirem-se às oficinas da marca para ser aplicada.

Bloco de tomadas vertical com USB a €33

13-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com 12 tomadas e 6 portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 6 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical Koosla 12 tomadas + 6 USB está disponível por 33.69 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com três interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas e portas USB de forma independente, um para grupo de tomadas e portas USB por patamar, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

13-09-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Novos monitores AOC Gaming G4

A AGON by AOC anuncia a expansão da sua série G4 com quatro novos modelos concebidos para satisfazer uma vasta gama de preferências e orçamentos para gaming. O novo alinhamento inclui os AOC GAMING C27G4ZXU e CQ27G4X curvos de 27 polegadas (68,6 cm) e o modelo plano Q27G4XF, bem como a variante maior, o AOC GAMING CQ32G4VE curvo de 31,5 polegadas (80 cm), oferecendo uma seleção versátil de ecrãs com taxas de atualização elevadas e painéis reativos, perfeitos para jogadores principiantes e conscientes do seu orçamento que procuram elevar a sua experiência de jogo.

O AOC GAMING C27G4ZXU lidera o grupo com a sua impressionante taxa de atualização de 280 Hz num painel curvo Fast VA de 27 polegadas. Este monitor Full HD (1920x1080) possui uma curvatura de 1500R para uma maior imersão, um tempo de resposta GtG de até 1 ms e MPRT de 0,3 ms para movimentos nítidos. Com um rácio de contraste de 4000:1 e 300 nits de brilho, proporciona imagens vivas e pretos profundos, permitindo aos utilizadores desfrutar de jogos visualmente ricos, bem como de títulos competitivos, atingindo um equilíbrio perfeito para jogadores casuais e entusiastas. O C27G4ZXU também inclui altifalantes incorporados e um hub USB 3.2 de 4 portas para mais conectividade para periféricos de gaming. Para os utilizadores que procuram as mesmas especificações (exceto as colunas e o hub USB) com um suporte mais simples ou para utilizar com suportes VESA, por exemplo, a AGON by AOC sugere o AOC GAMING C27G4ZXE (lançado em junho de 2024).

Para os jogadores que procuram uma resolução mais elevada sem comprometer a velocidade, o AOC GAMING CQ27G4X de 27 polegadas e o AOC GAMING CQ32G4VE de 31,5 polegadas oferecem ambos uma resolução QHD (2560x1440) em painéis curvos Fast VA. Estes modelos possuem uma taxa de atualização de 180 Hz, um tempo de resposta GtG de até 1 ms e um MPRT de 0,5 ms, garantindo uma jogabilidade suave e reactiva em muitos títulos, combinando detalhes nítidos com velocidade. O CQ27G4X apresenta uma curvatura de 1500R e um rácio de contraste de 4000:1, enquanto o CQ32G4VE maior oferece também uma curvatura de 1500R e um rácio de contraste de 3500:1, proporcionando ambos imagens envolventes com 300 nits de brilho. A completar a nova gama está o AOC GAMING Q27G4XF, um monitor plano de 27 polegadas com um painel Fast IPS com resolução QHD. Este modelo combina uma taxa de atualização de 180 Hz com um tempo de resposta GtG de até 1 ms e um MPRT de 0,5 ms, oferecendo uma clareza e suavidade excecionais. Com 300 nits de brilho e conformidade com HDR10, proporciona cores vibrantes para uma experiência de jogo dinâmica.

Todos os modelos da série G4 estão equipados com uma gama de funcionalidades concebidas especificamente para os jogadores. Todos os modelos incluem a sincronização MBR (Motion Blur Reduction), que permite sincronizar a luz de fundo com a taxa de atualização para reduzir ao mínimo a perceção de desfocagem e proporcionar uma experiência de jogo nítida e suave. O input lag reduzido garante uma resposta imediata no ecrã às ações do utilizador, enquanto a função Dynamic Dial Point proporciona uma sobreposição de mira personalizável, que pode mudar de cor em relação ao fundo para melhorar a visibilidade, o que pode melhorar a precisão nos jogos de ação na primeira pessoa. A função Shadow Control permite aos utilizadores ajustar os detalhes das sombras e dos realces sem afetar o resto do ecrã, garantindo uma visibilidade ótima em todos os cenários de jogo. O Frame Counter permite aos utilizadores ver facilmente a sua framerate no ecrã. Além disso, todos os modelos suportam o software AOC G-Menu, permitindo um ajuste fácil das definições OSD diretamente a partir do ambiente de trabalho.

A série G4 apresenta uma estética de design moderno que se integra na perfeição em qualquer configuração de gaming. Com um esquema de cores cinzento e preto, molduras finas e linhas nítidas que fazem lembrar um avião furtivo, estes monitores oferecem um aspeto elegante e atraente. Os suportes robustos com uma pegada pequena proporcionam uma base estável sem desviar a atenção da estética geral, oferecendo um amplo espaço para o movimento do teclado e do rato. Com exceção do CQ32G4VE maior, que inclui um suporte ajustável em altura, os três modelos de 27 polegadas estão equipados com suportes ajustáveis em altura (130 mm), bem como suporte de inclinação e rotação, permitindo aos utilizadores encontrar a posição de visualização ideal para sessões de jogo prolongadas. Uma abertura para gestão de cabos no pé do suporte serve para criar uma configuração de secretária mais organizada. A embalagem dos modelos de 27 polegadas inclui almofadas de papel, reduzindo o seu impacto ambiental.

Os quatro novos modelos da série G4 suportam a tecnologia Adaptive-Sync, garantindo uma jogabilidade suave e sem falhas numa vasta gama de placas gráficas. O Q27G4XF vai mais longe com a compatibilidade certificada NVIDIA G-SYNC, proporcionando uma experiência ainda melhor aos utilizadores com GPUs NVIDIA. A série G4 alargada, que foi introduzida no início de 2024 e continua a evoluir e a crescer, demonstra a dedicação da AGON by AOC em fornecer monitores de gaming de alta qualidade para todos os tipos de jogadores e orçamentos. Quer os utilizadores prefiram um ecrã curvo ou plano, uma resolução Full HD ou QHD, ou um tamanho de ecrã maior, a nova linha G4 oferece uma opção acessível sem comprometer as funcionalidades de gaming essenciais. A série G4 oferece outras opções:
  • 24G4X e 27G4X: modelos IPS rápidos de 24 e 27 polegadas, Full HD, 180 Hz, com suportes ergonómicos
  • 24G4XE e 27G4XE: modelos Fast IPS de 24 e 27 polegadas, Full HD, 180 Hz com suportes básicos
  • Q27G4X: modelo Fast IPS de 27 polegadas, QHD, 180 Hz com suporte ergonómico
  • C27G4ZXE: modelo Fast VA de 27 polegadas, Full HD, 280 Hz com suporte básico (1500R curvo)


Os novos modelos G4 curvos e plano estarão disponíveis a partir de Setembro de 2024. O AOC GAMING C27G4ZXU, CQ27G4X, Q27G4XF e CQ32G4VE estarão disponíveis com PVPs recomendados pelo fabricante de 239 euros, 229 euros, 239 euros e 279 euros, respetivamente. Todos os monitores têm uma garantia de 3 anos, proporcionando tranquilidade aos jogadores que investem nas suas configurações.


Router TP-Link Archer BE550 WiFi 7

A TP-Link anunciou o lançamento do Archer BE550, o novo router Tri-Band Wi-Fi 7 que redefine os padrões de conectividade doméstica. Com velocidades sem precedentes e funcionalidades inovadoras, o Archer BE550 foi projetado para atender às crescentes exigências de uma era digital onde a conectividade rápida, estável e segura é essencial.

O Archer BE550 proporciona velocidades de até 9214 Mbps através da tecnologia Tri-Band Wi-Fi 7, permitindo que os utilizadores tirem o máximo partido das suas atividades online, desde streaming 4K/8K a jogos AR/VR imersivos e downloads de alta velocidade. Graças à sua Operação Multi-Link (MLO), o router oferece uma latência reduzida, maior fiabilidade e um desempenho contínuo mesmo em ambientes de alta densidade de dispositivos. Equipado com 5 portas de 2.5G (1 WAN e 4 LAN), o Archer BE550 eleva a conectividade com fios a um novo patamar, permitindo que os utilizadores ultrapassem o congestionamento das redes de 1G tradicionais. Estas portas garantem que todos os dispositivos conectados, desde computadores a sistemas de entretenimento, operem com o máximo desempenho possível. O Archer BE550 foi concebido para fornecer uma cobertura Wi-Fi estendida em casas de grandes dimensões, graças às suas 6 antenas otimizadas e ao Beamforming, que concentra o sinal diretamente nos dispositivos, garantindo uma conexão forte e fiável em todos os cantos da casa. O High-Power FEM melhora ainda mais a cobertura, assegurando que todos os utilizadores desfrutem de uma ligação sem interrupções, mesmo em áreas mais afastadas.

A instalação e gestão da rede nunca foi tão fácil. Com a aplicação Tether da TP-Link, o utilizador pode configurar o Archer BE550 em minutos e controlar todos os aspetos da sua rede a partir de um smartphone. Além disso, o router é compatível com o EasyMesh, permitindo expandir a rede Wi-Fi em toda a casa, de forma simples e sem quebras de sinal. Para garantir a proteção de todos os dispositivos conectados, o Archer BE550 vem equipado com o TP-Link HomeShield, oferecendo segurança em tempo real contra ameaças cibernéticas. Desde a proteção contra sites maliciosos até à prevenção de ataques DDoS, o HomeShield assegura que a sua rede e os seus dados estão sempre protegidos. O novo produto é também compatível com Google Assistant e Amazon Alexa, permitindo controlar a sua rede por comandos de voz, proporcionando uma experiência verdadeiramente inteligente e integrada com o seu lar.

O novo BE550 está disponível por um preço aproximado de 449,99 euros


Impressora Epson SC-S9100 de 64"

A Epson apresentou a sua mais recente inovação para o sector das comunicações visuais, a SC-S9100. Concebida para satisfazer as rigorosas necessidades da produção profissional de sinalética, esta inovadora impressora oferece uma qualidade excecional, eficiência e facilidade de utilização.

A SC-S9100 é ideal para fabricantes de sinalética e fornecedores de serviços de impressão que procuram criar impressões fantásticas com uma reprodução de cores elevada e precisa numa grande variedade de suportes. Esta impressora de elevado desempenho foi concebida para empresas que necessitam de impressão de grande formato de alta qualidade, com uma vasta gama de tintas para uma variedade de aplicações de impressão. A SC-S9100, em combinação com o software de gestão de impressão Edge Print Pro da Epson, permite a criação de suportes de comunicação visual profissionais para outdoors, papel de parede, envelopes para veículos e pontos de venda. A impressora inclui 11 tintas - CMYK, vermelho, laranja, preto claro, ciano claro, magenta claro, verde e branco opcional - para ajudar os utilizadores a obter uma gama de cores mais ampla. A SC-S9100 é uma impressora eco-solvente compacta de 64 polegadas, concebida para ambientes de produção de pequena, média e grande dimensão para sinalética e comunicação visual, ou para aplicações de papel de parede e impressão direta em suportes como película transparente, vinil, tela e papel fotográfico.

Equipada com a nova cabeça de impressão PrecisionCore Micro TFP (substituível pelo utilizador), a SC-S9100 oferece uma produtividade melhorada, complementada por um sistema de secagem adicional que assegura que as impressões são curadas antes de chegarem ao rolo de recolha. A inclusão de uma nova tinta verde alarga a gama de cores, oferecendo gradações mais suaves. O design compacto da SC-S9100 é ideal para espaços com limitações de altura e permite uma verificação fácil e acessível do estado de várias unidades. O novo design plano significa que existe espaço de trabalho adicional para os utilizadores colocarem um computador portátil ligado à impressora, enquanto a tampa transparente permite uma monitorização fácil do estado e da qualidade da impressão. Possui uma alavanca de pressão que fixa o suporte durante o carregamento e uma grande abertura para facilitar a colocação do suporte e a manutenção pelo utilizador. A Epson Cloud Solution Port suporta a monitorização e gestão remotas através do ECSP.

A SC-S9100 estará disponível no final deste ano.


Hisense mostra ecrãs de grande dimensão na IFA

A Hisense elevou o nível na IFA 2024, a maior feira deste setor de tecnologia de consumo da Europa que este ano celebra 100 anos. Alinhada com o tema "The Scenario-driven Future of Tech", a Hisense apresenta uma experiência de jogo sem paralelo com os seus inovadores ecrãs de grandes polegadas, a parceria de jogo com Black Myth: Wukong e produtos certificados pela Xbox.

O jogo Black Myth: Wukong, cativou os jogadores de todo o mundo com a sua jogabilidade inovadora e mitologia chinesa profundamente enraizada. Como parceiro oficial de exibição global, a Hisense transporta os entusiastas de jogos para esta aventura épica durante a IFA, onde a marca criou uma zona de experiência dedicada, que mergulha os visitantes do stand no mundo vibrante de "Journey to the West". A TV Hisense de 100” da gama U7 dá vida ao mundo encantador de Black Myth: Wukong, com cores vibrantes, muitos detalhes e sequências de ação que se tornam verdadeiramente emocionantes graças à resolução 4K. Com os televisores Hisense gamas U7 e E7 PRO recomendados para Black Myth: Wukong, os jogadores podem experimentar uma jogabilidade envolvente graças a tecnologias como Game Mode PRO de 144Hz e Quantum Dot Color. Além disso, com o modo de imagem exclusivo da Hisense, Black Myth: Wukong, concebido especificamente para o jogo, os televisores Hisense U7 e E7 PRO oferecem uma qualidade de imagem excecional com HDR melhorado, calibração de cor precisa e detalhes de pretos melhorados. Combinado com o áudio envolvente da Dolby, os jogadores irão experienciar cada batalha e exploração com um realismo notável. Quer se trate da emoção do combate ou de paisagens serenas, os televisores grandes polegadas da Hisense proporcionam uma experiência de jogo sem paralelo para cativar o público na IFA 2024.

A Hisense anunciou a sua parceria com a Xbox no início deste ano, com o objetivo de elevar a experiência de jogo e entretenimento em casa com tecnologia de ponta em tecnologia laser. Após a certificação "Designed for Xbox" do Hisense Laser Cinema PX3-PRO, atribuído no início deste ano, também o Mini Projetor Laser 4K C2 Ultra da Hisense, brevemente no nosso mercado, recebeu esta certificação. No stand da Hisense na IFA 2024, a marca convida os visitantes a usufruírem de uma experiência imersiva de ambiente doméstico onde o laser cinema de grandes polegadas transporta os visitantes para o jogo da Xbox "Sea of Thieves", conduzindo navios, superando desafios em conjunto e explorando um mar cheio de surpresas e aventuras. O C2 Ultra é um projetor potente que proporciona uma experiência visual imersiva em vários cenários. A sua projeção ultra-grande que se estende de 65 a 300 polegadas, juntamente com um versátil ajuste de ângulo horizontal de 360° e vertical de 135°, permite-lhe projetar em qualquer superfície. Com uma luminosidade de até 3000 lúmenes e um rácio de contraste de 2000:1, proporciona imagens impressionantes mesmo em ambientes bem iluminados.

Concebido especificamente para os jogadores, o C2 Ultra inclui o modo Auto Low Latency e a tecnologia MEMC para garantir uma jogabilidade suave e sem atrasos. Com uma taxa de atualização de até 240 fotogramas por segundo, a imagem é mais nítida e suave. Além disso, as certificações IMAX Enhanced e Dolby Vision proporcionam aos utilizadores uma experiência de visualização cinematográfica, perfeita para longas sessões de jogo. O ecrã de grandes dimensões também suporta jogos em ecrã dividido, permitindo-lhe desfrutar de diversão multijogador com amigos e família. Com o compromisso da Hisense de criar tecnologia orientada para ambientes, coloca consistentemente as necessidades dos utilizadores no seu centro, esforçando-se por oferecer produtos de TV mais inteligentes e mais centrados no utilizador para entretenimento doméstico.


Hub Dirigera da Ikea ganha suporte Matter

13-09-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Tal como tinha sido prometido, o hub Dirigera da Ikea passa a suportar o mais recente protocolo Matter.

O hub Dirigera da Ikea recebeu finalmente a actualização que há muito era aguardada, permitindo fazer a interligação entre os dispositivos Zigbee da Ikea e sistemas compatíveis com Matter. Esta actualização possibilita que toda a gama de dispositivos Zigbee da Ikea — como luzes, persianas, sensores, controladores e purificadores de ar — comunique com dispositivos Matter de outros fabricantes, facilitando a interoperação entre dispositivos e plataformas.

A Ikea desde cedo se comprometeu a suportar o Matter, que tem como objectivo unificar e simplificar o uso de smart devices nas nossas casas. Embora isso esteja a ser feito de forma vagorosa e mais lenta do que alguns clientes poderiam desejar, pelo menos assegura que os dispositivos já comprados poderão continuar a ser usados à medida que se vai aumentando o número de dispositivos inteligentes. Os produtos smart home da Ikea já funcionavam com sistemas da Apple, Google e Amazon através de integrações personalizadas. Agora, com o Matter, a Ikea expande essas capacidades de forma mais universal.

O suporte para Matter no hub Dirigera está disponível em todos os locais onde o hub é vendido, sendo apenas necessário proceder à actualização do firmware para a versão mais recente.

iOS 18 com 'Assistente de Reparação' para configurar peças de substituição

12-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Com o novo iOS 18 a Apple simplifica o processo de autenticar peças de substituição nos iPhones, desde que sejam originais.

A nova actualização do iOS 18 da Apple inclui a funcionalidade "Assistente de Reparação" (Repair Assistant), para ajudar os utilizadores a configurar peças de substituição genuínas da Apple após reparações. Esta ferramenta garante que os iPhones reparados com componentes originais da Apple funcionam correctamente, assegurando que funcionalidades como o True Tone e o brilho automático funcionam após a substituição de um ecrã, ou que o relatório de saúde da bateria está acessível após uma troca - coisas que, até ao momento, só eram possíveis se as reparações fossem efectuadas num reparador autorizado Apple devido à necessidade do processo de autenticação das peças.

O Assistente de Reparação também pode configurar peças da Apple instaladas antes do lançamento do iOS 18. Pelo que, quem tiver trocado de bateria num iPhone numa loja não-oficial, perdendo acesso às estatísticas sobre a mesma apesar de ser uma bateria original Apple, poderá fazer a sua validação depois de instalar o iOS 18. A opção para configurar peças aparecerá na secção "Peças e Assistência" no menu "Sobre" das definições do iPhone.

New in iOS 18

If u have replaced an original battery from a third party, you can now configure it as a Genuine Apple battery.

Part should be original@aaronp613 @zollotech @BrandonButch pic.twitter.com/Cc3KOVRtxR

— JT  26 (@AbbasCfcJT26) September 9, 2024
Esta nova ferramenta está disponível para os modelos iPhone 12 e mais recentes, permitindo configurar baterias, ecrãs, câmaras e outros componentes. A Apple diz também ter tornado mais fácil o processo de substituição das baterias, de acordo com as exigências da UE, mas não se sabendo exactamente a que isso se refere; alguns rumores indicavam que iria utilizar um sistema de adesivo mais fácil de remover, mas teremos que aguardar que os iPhones comecem a chegar aos consumidores, para se ter acesso aos habituais "teardowns" que nos mostrarão como é por dentro.

De notar que, apesar da Apple estar a facilitar o uso de peças originais nas reparações, também está a expandir o uso do Activation Lock às peças dos iPhones, pelo que não será possível utilizar ou activar peças retiradas de iPhones bloqueados ou roubados.

Como desbloquear computador da Escola Digital com o CUCo

12-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Quem for confrontado com um computador Escola Digital bloqueado pelo sistema CUCo, poderá desbloqueá-lo usando o seguinte procedimento.

Vários pais, e alunos, que só agora começaram a dar uso ao computador atribuído da Escola Digital, estão a ter a má experiência de descobrirem que o seu computado está bloqueado.

Se for esse o caso, há que efectuar os passos que se seguem, acedendo ao site de desbloqueio: https://cuco.inforlandia.pt/ucode/ - e de seguida introduzindo a informação pedida, que consiste no número de série do computador (o que está na etiqueta), e o Certified Time e Usage Counter que são apresentados no ecrã do computador. Com isso, será apresentado um código que permitirá desbloquear o computador.

É também recomendável efectuar a actualização do sistema CUCo - no caso de tal não ter sido feito automaticamente - para que não se fique sujeito a novos bloqueios.


[Republicação do nosso artigo de 2023]

Notícias do dia

12-09-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Polaris Dawn concretiza primeiro passeio espacial privado; iPhones 16 Pro com CPU, 5G, e carregamento mais rápidos; LineageOS 21 leva Android 14 aos smartphones mais antigos; Google Search liga ao Internet Archive para páginas antigas; e Facebook admite ter recolhido dados de todos os australianos para treinar AI.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um hub USB 3.0 Anker 4-portas.

T-Mobile faz teste de aviso de emergência via Starlink Direct-to-Cell

A T-Mobile realizou com sucesso um teste de envio de alerta de emergência via serviço Starlink Direct-to-Cell, marcando um avanço importante para comunicações em zonas terrestres sem cobertura móvel. O teste enviou um aviso de evacuação hipotético que viajou 350 km até um satélite Starlink em órbita baixa, sendo depois transmitido para um smartphone convencional. Segundo a T-Mobile, o processo demorou apenas alguns segundos.

Este teste faz parte da colaboração da T-Mobile com a SpaceX para permitir envio de mensagens, chamadas e uso de dados via satélites Starlink. A capacidade de enviar mensagens por satélite deverá começar este ano, com planos para expandir para chamadas e dados nos próximos anos. Outras operadoras, como a AT&T e Verizon, também estão a desenvolver serviços semelhantes, enquanto a Apple e Google já oferecem funções de satélite em alguns dos seus dispositivos. A grande diferença é que o Starlink Direct-to-Cell permite comunicar com smartphones comuns sem qualquer hardware especial para comunicações satélite.


Partilha de jogo Steam Families chega a todos

A Valve lançou oficialmente o Steam Families para todos os utilizadores, após a fase beta no início deste ano. Esta nova funcionalidade permite que as famílias partilhem jogos, façam a gestão dos controlos parentais, e aprovem pedidos de compra de jogos para os filhos. A grande melhoria face ao antigo sistema de Family Sharing é que várias pessoas podem jogar diferentes jogos da mesma biblioteca partilhada ao mesmo tempo, desde que não joguem o mesmo título. Os jogos partilhados também podem ser jogados em modo offline.

O Steam Families permite até seis membros por família. Cada membro tem os seus próprios ficheiros de gravação e conquistas, e os adultos podem sair do grupo a qualquer altura, mas terão que esperar um ano ante de poderem juntar-se ou criar novo grupo familiar. O antigo sistema de Family Sharing será eventualmente descontinuado, com a Valve a incentivar os utilizadores a fazerem a transição para o Steam Families através da actualização do cliente Steam.




Flappy Bird regressa em 2025

Um grupo autodesignado por "The Flappy Bird Foundation Group" anunciou que irá relançar o icónico jogo Flappy Bird em iOS e Android em 2025. Esta equipa de fãs diz ter adquirido os direitos do jogo, originalmente desenvolvido por Dong Nguyen em 2013, mas se sabe se Nguyen está envolvido neste regresso. O encerramento repentino do jogo em 2014 levou à criação de muitas cópias, e questões de propriedade podem ter influenciado o atraso no seu relançamento.

A nova versão de Flappy Bird incluirá o personagem original, mas com actualizações como novos modos de jogo, desafios multiplayer e personagens inéditos. Os jogadores podem esperar um modo "rivais", onde poderão competir com até 99 outros, além de novas funcionalidades como atirar pássaros através de cestos de basquetebol. A equipa também revelou personagens como "Peng", o pinguim, e "Quirky", com plumagem arco-íris.




Netflix prepara adeus ao iPhones e iPads mais antigos

A Netflix vai deixar de suportar o iOS 16 e iPadOS 16, o que significa que utilizadores de dispositivos mais antigos como o iPhone X, iPhone 8 e iPhone 8 Plus não receberão mais actualizações, novas funcionalidades ou correções de bugs. Para continuar a receber actualizações, será necessário ter um dispositivo com iOS 17 ou iPadOS 17, o que desde logo exclui certos modelos, como o iPad Pro de 1ª geração e o iPad de 5ª geração.

Embora a aplicação Netflix continue a funcionar nesses dispositivos antigos por algum tempo, não haverá mais melhorias, e a app poderá ser descontinuada no futuro. Os utilizadores poderão continuar a aceder ao Netflix através do borwser se quiserem evitar a app, mas normalmente resultando numa experiência menos agradável para os utilizadores.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O IBM PC foi lançado em 1981, com um CPU 8088 a 4.77MHz, e começava nos $1500 para uma versão com apenas 16KB de RAM (o equivalente a quase $5000 actualmente). O resto, como se costuma dizer, é história.

Tablet gráfico Huion HS611 a €70

12-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Hoje em dia estamos rodeados por touchscreens em todo o lado, por conta dos smartphones e tablets, mas há situações em que continua a ser mais vantajoso recorrer a uma mesa digitalizadora / tablet gráfico para desenhar.

Com uma área alargada de 33x22cm, este tablet gráfico Huion HS611 vem com todos os argumentos que se podem esperar de um dispositivo deste tipo: uma caneta passiva (sem necessidade de bateria) e superfície que promete replicar a mesma sensação de se estar a escrever ou desenhar em papel com uma caneta real, 12 teclas físicas na parte esquerda e acesso a teclas multimedia no topo, assim como uma barra touch programável.

Tem capacidade para detectar 8192 níveis de pressão, com uma resolução de 5080 LPI e velocidade de 266 RPS (mais de 5000 linhas por polegada e 266 leituras feitas por segundo), pode também detectar a inclinação da caneta até 60º, permitindo que isso seja transcrito para efeitos de escrita ou desenho, conforme aplicável.
Este Huion HS611 está disponível por apenas 70 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 20%.

Podem usar este tablet com Windows 7/8/10/11, Android, e macOS 10.8 ou mais recente, sendo compatível com praticamente todos os programas, incluindo Corel Painter, CorelDraw, Macromedia Flash, ComicStudio, SAI, Infinite Stratos, 3D MAX, Autodesk MAYA, Pixologic ZBrushand, sketchbook, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe Fireworks, etc. O conjunto inclui ainda um suporte para a caneta e 8 bicos extra.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iPhones 16 Pro com CPU, 5G, e carregamento mais rápidos

12-09-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Os iPhone 16 Pro têm desempenho modestamente superior à geração anterior, mas também 5G mais rápido e carregamento de 45W.

Como é habitual, há muitos detalhes técnicos referentes aos novos iPhone 16 que a Apple não aborda na apresentação e só se vão descobrindo posteriormente.

Não é segredo que a evolução de desempenho, depois de ter evoluído a ritmo acelerado durante anos, se tem reduzido para melhorias bem menores - ao ponto de, quase sempre, a Apple (e outros fabricantes) já nem fazerem a comparação com os modelos do ano anterior mas sim modelos mais antigos. Algo que fica confirmado, com os resultados dos benchmarks a indicarem uma melhoria de 15-18% do chip A18 Pro usado nos iPhone 16 Pro face ao A17 Pro usado nos iPhone 15 Pro do ano passado. Um resultado positivo que o deixa ao nível do chip M1 usado no Mac mini de 2020.

As velocidades 5G também aumentaram cerca de 25% graças ao uso do modem Snapdragon X75 da Qualcomm, na T-Mobile nos EUA permitindo que os downloads aumentassem de 376 Mbps para 447 Mbps.

E nos carregamentos, depois de se ter confirmado que os iPhone 16 suportavam carregamento wireless MagSafe de 25W, também fica esclarecido que afinal suportam carregamento via USB-C até 45W (até agora pensava-se que vinham com limite máximo de 30 W). Embora continue a ficar muito atrás dos sistemas de carregamento rápido que vemos nos smartphones Android, sempre ajudará a acelerar o carregamento dos iPhones para quem tiver pressa.

Google Search liga ao Internet Archive para páginas antigas

12-09-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Após ter removido a opção de mostrar páginas web desaparecidas ou inacessíveis, o Google Search passa a apresentar um link para as páginas no Internet Archive.

A Google está a melhorar os seus resultados de pesquisa, permitindo agora ligações directas ao Internet Archive para fornecer contexto sobre páginas web. Esta nova funcionalidade permitirá aos utilizadores aceder a versões antigas de sites através da Wayback Machine do Internet Archive, oferecendo uma visão mais completa de como o conteúdo evoluiu ao longo do tempo, assim como visitar páginas que entretanto ficaram indisponíveis.

Anteriormente, o Google Search permitia a visualização de versões em cache das páginas, mas essa funcionalidade foi removida no início deste ano. Agora, com esta parceria com o Internet Archive, a Google reintroduz a possibilidade de ver o registo histórico das páginas web.

We know many people, including those in the research community, value seeing previous versions of webpages when available. That’s why beginning today, we're adding links to the Internet Archive's Wayback Machine to our "About this result" panel, to give people quick context and… pic.twitter.com/TbpSo9ohHb

— Google SearchLiaison (@searchliaison) September 11, 2024
A Google explica que estas ligações estarão disponíveis através da função "Sobre esta página", acessível ao clicar no menu de três pontos ao lado de cada resultado de pesquisa. Esta integração visa tornar o arquivamento da web mais acessível e útil para aqueles que procuram explorar a história da informação online.

Sabendo-se que o universo web é bastante mais volátil do que se desejaria, com percentagem significativa de páginas antigas a desaparecerem, por encerramento dos sites, aquisições, ou meras remodelações das plataformas, isto é algo que adquire uma importância cada vez mais valiosa.

Polaris Dawn concretiza primeiro passeio espacial privado

12-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Tal como planeado, a missão Polaris Dawn da SpaceX fez história ao realizar o primeiro passeio espacial extraveicular privado.

A missão Polaris Dawn da SpaceX fez história ao realizar o primeiro passeio espacial privado. O bilionário Jared Isaacman, que financiou a missão e já tinha voado na missão civil anterior Inspiration4, saiu da cápsula Dragon da SpaceX após a despressurização, tornando-se a primeira pessoa a realizar um passeio espacial numa missão privada.

Isaacman testou os novos fatos espaciais da SpaceX, concebidos para oferecer maior mobilidade. Com o tronco e a cabeça fora da cápsula, Isaacman comentou: "Em casa, temos muito trabalho a fazer, mas daqui parece um mundo perfeito". Após concluir os testes, Isaacman regressou à cápsula, permitindo à engenheira da SpaceX, Sarah Gillis, sair e realizar mais testes.

Watch Dragon’s first spacewalk with the @PolarisProgram’s Polaris Dawn crew https://t.co/svdJRkGN7K

— SpaceX (@SpaceX) September 12, 2024

Have we ever had a first person view of an EVA like this?

Wow we're living in the future pic.twitter.com/Tpjn7mj972

— Chris Combs (iterative design enjoyer) (@DrChrisCombs) September 12, 2024
Ambos os astronautas permaneceram ligados à cápsula Dragon por cabos que forneciam oxigénio e impediam que flutuassem livremente (ao contrário dos famosos passeios espaciais de 1984 com o MMU) . Os outros membros da tripulação do Polaris Dawn, a engenheira da SpaceX Anna Menon e o piloto reformado da Força Aérea dos EUA, Scott Poteet, mantiveram-se dentro da cápsula embora estivessem igualmente expostos ao vácuo do espaço, pois a cápsula não tem câmara de descompressão.

Além de fazer história com este primeiro passeio espacial extraveicular privado, a equipa do Polaris Dawn também alcançou uma órbita mais alta do que qualquer astronauta desde as missões Apollo da NASA. Tudo o que falta agora é regressarem ao solo em segurança.

Sony PS5 ganha carregamento adaptativo dos comandos

12-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Sony lançou uma actualização para a PlayStation 5, trazendo funcionalidades como carregamento adaptativo dos comandos, um novo centro de widgets, e controlos melhorados para Remote Play.

Com o autonomia dos comandos DualSense da PS5 a não ser propriamente uma referência, tudo o que a Sony puder fazer para melhorar a longevidade das baterias será bem vindo, e é precisamente isso que chega na mais recente actualização da PS5. O destaque vai para o carregamento adaptativo, que ajusta automaticamente a energia fornecida aos comandos, ajudando a poupar energia e prolongar a vida útil das baterias. No entanto, e incompreensivelmente, esta funcionalidade fica disponível apenas para os modelos PS5 Slim e nova PS5 Pro.

A funcionalidade de carregamento adaptativo é compatível com os comandos DualSense, DualSense Edge, PlayStation VR2 Sense, e o kit de comando adaptativo Access. O sistema monitoriza os níveis de bateria e corta a energia da porta USB se não houver um comando ligado em modo de repouso, o que ajuda a prolongar a vida da bateria.
Além disto, esta actualização inclui um novo "Welcome hub", permitindo que os utilizadores personalizem widgets no ecrã inicial para monitorizar o armazenamento da consola, os níveis de bateria dos acessórios e as listas de amigos. Esta funcionalidade ficará inicialmente disponível apenas nos EUA, com promessa de expansão ao resto do mundo em breve. Os utilizadores também poderão criar perfis de áudio 3D personalizados para auscultadores e terão mais controlo sobre o acesso ao Remote Play.

Outra novidade prometida para breve é a capacidade de partilhar convites para chats de voz através de mensagens e apps de redes sociais, facilitando a ligação com outros jogadores. Esta funcionalidade será incluída numa actualização da PlayStation App prevista para as próximas semanas.

Coluna BT Tronsmart Bang SE a €55

12-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Tronsmart Bang de 40 W é uma coluna que resolve ambos os problemas.

A Tronsmart Bang SE de 40 W é uma versão renovada e melhorada da anterior Mega Pro, adoptando um novo aspecto que adiciona detalhes práticos, como uma pega de transporte e iluminação RGB, mantendo a qualidade de construção acima da média. Acima de tudo, é capaz de impressionar com a sua qualidade sonora mesmo a elevados níveis sonoros, que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações: quer seja para situações de uso individual para melhor apreciar música, uma festa com amigos, ou para fortalecer uma apresentação feita a partir de um portátil ou tablet.
A coluna Bluetooth Tronsmart Bang SE está disponível por 55.63 euros na Amazon Espanha.

Conta com protecção IPX6 contra poeiras e salpicos, permitindo-lhe enfrentar uma maior variedade de ambientes, autonomia para até 24 horas de diversão, pode funcionar como power bank para recarregar outros dispositivos, e também permite emparelhar colunas adicionais para festas sem limites.

Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iFixit lança kit de soldar portátil

12-09-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Quem precisar expandir a sua colecção de ferramentas pode agora optar por um kit com ferro de soldar portátil iFixit.

O site iFixit há muito que se tornou numa referência a nível das reparações, com inúmeros guias que explicam como trocar baterias, ecrãs, câmaras e outros componentes de smartphones, tablets, e outros dispositivos, e que ao longo do tempo também se expandiu para a venda de kits de ferramentas e peças de substituição. Agora, passa também a ter um ferro de soldar USB portátil.

Este ferro de soldar iFixit usa uma ligação USB, e pode ser comprado em separado, com um power bank, ou integrado num kit com mais ferramentas diversas. Usando-se o power bank, pode aquecer para temperaturas de soldadura em poucos segundos, tendo também uma tampa magnética resistente ao calor, indicador LED da temperatura, e sistemas de protecção que o desligam se detectar quedas. O power bank fornecido pode alimentar dois ferros de soldar simultaneamente, e suportar até 8 horas de funcionamento contínuo, mais do que suficiente para os trabalhos de soldadura mais complexos.
Os preços não são propriamente baratos, mas há que ter em conta que poderá também usar-se o ferro de soldar ligado a uma fonte de alimentação USB-C de 65W ou superior: o iFixit Smart Soldering custa €84.95, o pack Portable Soldering Station com ferro de soldar mais power bank vai para os €269.95, e o pack completo Soldering Toolkit com as ferramentas adicionais custa €329.95. Fica disponível a 15 de Outubro.

YouTube com novidades para proteger os adolescentes

12-09-2024 | 07:32 | Apps do Android



A Google apresenta um conjunto de novas iniciativas que procuram melhorar a forma como os adolescentes acedem à informação. 

Estamos a partilhar novas atualizações para responder melhor às necessidades específicas dos adolescentes que utilizam o YouTube, ajudando-os a navegar nos seus interesses individuais crescentes e, ao mesmo tempo, a colocar, em primeiro lugar, a sua segurança, privacidade e bem-estar.

Hoje, estamos a anunciar a implementação de salvaguardas adicionais para recomendações de conteúdos para adolescentes, desenvolvidas em consulta com uma equipa de especialistas independentes da Comissão de aconselhamento de jovens e famílias, especializada em desenvolvimento infantil, aprendizagem digital, meios de comunicação para crianças e muito mais.

- Ao trabalhar com a Comissão de Aconselhamento, identificámos categorias de conteúdo que podem ser inócuas como um único vídeo, mas que podem ser problemáticas para alguns adolescentes se forem visualizadas repetidamente. Estas categorias incluem conteúdo que compara características físicas e idealiza alguns tipos em detrimento de outros, idealiza níveis de aptidão física ou pesos corporais específicos ou apresenta agressão social sob a forma de lutas sem contacto e intimidação. Como resultado, estamos agora a limitar as recomendações repetidas de vídeos relacionados com estes temas para adolescentes em Portugal e a nível global.


O YouTube é um lugar onde os adolescentes podem aprender, explorar as suas paixões, expressar-se e encontrar pertença. Reconhecemos o papel importante que desempenhamos nas suas vidas e, a partir de hoje, estamos a introduzir uma nova experiência supervisionada no YouTube que vai permitir aos pais e adolescentes a opção de associarem as suas contas e receber informações e notificações partilhadas. Esta nova experiência foi desenvolvida para manter os pais informados sobre as atividades dos canais dos seus filhos adolescentes no YouTube e ajudá-los a encorajá-los e aconselhá-los sobre a criação responsável de conteúdos.


                      

Huawei Mate XT Ultimate também pesa nas reparações

12-09-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O Mate XT Ultimate dual-fold (tri-fold se preferirem) é caro, e igualmente caro se tiver que substituir o ecrã ou mainboard.

A Huawei revelou recentemente o Mate XT Ultimate dual-fold, com duas dobradiças e três secções de ecrã dobráveis, e que chega com um preço base de 2.550 euros(!) que, de resto, já era antecipado tendo em conta o preço dos dobráveis normais. Mas agora, ficamos a saber que este preço não se arrisca a pesar na carteira no momento da compra, mas também em caso de algum azar.

Embora a troca da bateria do Mate XT Ultimate seja algo que tem um custo dentro dos valores esperados (€63), assim como as câmaras (dos €34 aos €96), as coisas rapidamente podem disparar para contas mais pesadas. A troca da mainboard é algo que irá custar €1.160, e quem tiver a necessidade de trocar o ecrã deparar-se-á com uma conta de €1.019.


Tendo em conta o design deste smartphone, em que o ecrã interior é também o ecrã que fica exposto no exterior quando dobrado devido ao mecanismo em "Z", a probabilidade de se danificar o ecrã aumenta consideravelmente - nem que seja apenas a sua exposição aos riscos, sabendo-se que os ecrãs dobráveis são mais susceptíveis a isso do que os ecrãs não dobráveis com vidro mais resistente. Algo a ter em conta, mesmo por quem estiver disposto a pagar mais de 2500 euros para ter um dobrável duplo (que neste momento ainda não se sabe se a Huawei irá lançar na Europa).

Facebook recolhe dados dos australianos para treinar AI

11-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Meta admitiu que recolhe todos os dados públicos de adultos australianos no Facebook sem pedir autorização.

O Facebook admitiu que recolhe fotos, publicações e outros dados públicos de todos os adultos australianos na plataforma para treinar os seus modelos AI, sem qualquer tipo de consentimento. Ao contrário do que acontece na UE, onde os utilizadores podem recusar o uso dos seus dados para esses fins, os australianos não têm idêntica opção devido à ausência de leis de privacidade mais abrangentes.

Isto não evita que a Meta tivesse ficado mal vista. Durante o processo de inquérito, Melinda Claybaugh, directora global de privacidade da Meta, inicialmente começou por negar que o Facebook estivesse a recolher dados de utilizadores australianos desde 2007 para treinar modelos AI. Só depois de ter sido pressionada, finalmente admitiu que, a menos que as publicações fossem marcadas como privadas, o conteúdo público do Facebook e Instagram estava, de facto, a ser recolhido para treinar modelos AI.

Este caso só vem demonstrar como não se pode confiar numa "auto-regulação" ética por parte das empresas tecnológicas, e que se torna imprescindível ter um enquadramento e salvaguarda legislativa que ofereça as regras básicas de privacidade aos utilizadores, de modo a que os seus dados não possam ser usados "como se quiser e para o que se quiser" pelas respectivas plataformas.

|