PlanetGeek

YubiKeys vulneráveis a clonagem através de emissões electromagnéticas

04-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Investigadores descobriram uma falha nos chips Infineon usados nas YubiKey 5, as chaves de hardware mais populares para autenticação FIDO, que permite a sua cópia.

A falha permite que atacantes clonem o YubiKey se obtiverem acesso físico temporário ao dispositivo. Esta vulnerabilidade afecta o chip usado nas YubiKeys e outros dispositivos de autenticação, incluindo cartões inteligentes, passaportes electrónicos e wallets de criptomoedas. A Yubico, fabricante das YubiKey, emitiu um aviso informando que todas as YubiKeys com firmware anterior à versão 5.7, lançadas em Maio, são vulneráveis. Infelizmente, não é possível actualizar o firmware nestas chaves, ficarão permanentemente expostas a este risco de segurança.

No entanto, este ataque não é de fácil execução e requer equipamento e conhecimento sofisticados. Algo que poderá deixar mais descansados os utilizadores "casuais", mas que não deixa de representar uma ameaça para todos os que possam estar em posições de acesso a dados ou serviços mais críticos.

Yubikey cloning possible. Crazy.

But the threat scenario is hard: pic.twitter.com/u17s7DZBvF

— Jason Haddix (@Jhaddix) September 4, 2024
Utilizando sensores para medir a radiação electromagnética e o tempo necessário para efectuar certos cálculos criptográficos, os atacantes consegue extrair as chaves secretas guardadas no chip. Mas, para além da complexidade da operação, este ataque fica também dependente de que o atacante consiga ter acesso aos dados de autenticação da vítima e, obviamente, também conseguir o acesso físico à chave - e fazer tudo isso sem que a vítima se apercebesse, para que não revogasse o acesso e criasse nova chave de segurança.

Apesar desta vulnerabilidade, as chaves compatíveis com FIDO, como as YubiKeys, continuam a ser das formas mais seguras de autenticação disponíveis, especialmente quando são usadas protecções adicionais como códigos PIN ou verificação biométrica.

Noruega vendeu 94% de carros eléctricos em Agosto

04-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Continuando a servir de exemplo para outros países, a Noruega está perto de se tornar no primeiro país a adoptar os automóveis eléctricos a 100%.

No mês de Agosto, dos 11.114 automóveis vendidos na Noruega, 94% foram automóveis eléctricos, com o modelo mais vendido a ser o Tesla Model Y.

A este ritmo torna-se extremamente provável que em 2025 o país consiga atingir a fasquia dos 100% de automóveis eléctricos, que no resto do mundo se arrisca a demorar mais algumas décadas a conseguir - bastanto para isso ver os constantes adiamentos e prolongamentos dados para o fim das vendas de automóveis a combustão. É certo que a Noruega tem diversos factores que permitem esta transição mais rápida, incluindo incentivos fiscais na compra de eléctricos, assim como benefícios adicionais a nível de circulação (como poderem circular nas faixas para BUS), e estacionamento. Por outro lado, também serve para desmistificar que os carros eléctricos não se dão bem em climas gélidos (os noruegueses enfrentam invernos com temperaturas de -10°C e -20°C).

Em Portugal, ainda estamos longe de atingir uma percentagem de vendas de carros eléctricos aproximada. Em Julho venderam-se 25.6% de carros eléctricos, dos quais apenas 15.45% se referem a carros 100% eléctricos e 10.15% a híbridos plug-in.

Notícias do dia

04-09-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla lança ASS - Actually Smart Summon com anos de atraso; Pixel 9 sem carregamento wireless reverso enquanto carrega; Hyundai Ioniq 5 2025 com versão todo-terreno e baterias maiories; Qualcomm Snapdragon X Plus de 8-cores promete portáteis Windows ARM mais baratos; Clearview AI leva multa RGPD de €30M pela recolha e uso ilegal de rostos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um adaptador de tomada universal com carregador USB.

Starlink afinal vai bloquear acesso ao X no Brasil

Apesar de Musk ter assegurado que o serviço Starlink não cumpriria a ordem de bloqueio de acesso ao X decretada no Brasil, o serviço vem afinal dizer quer vai acatar a decisão do Supremo Tribunal e vai bloquear o X.

Apesar de cumprir com a medida, o serviço Starlink diz que continua a lutar nos tribunais contra aquilo que considera ser uma ordem ilegal. Os tribunais brasileiros bloquearam as contas da Starlink, numa medida que muitos consideram ser excessiva e desproporcional na sequência do conflito que tem existido com Elon Musk e o X.


Sony cancela Concord duas semanas após o lançamento

A Sony parece estar a sentir, na carteira, aquilo que muitos jogadores têm sentido ao olhar para a lista de jogos disponíveis: que existe um excesso de jogos de combate multiplayer de equipas. O Concord foi lançado a 23 de Agosto, e vai ser removido a 6 de Setembro.

O jogo terá vendido menos de 25 mil cópias (PC+PS5) e, após o lançamento, apenas conseguiu obter cerca de 700 jogadores simultâneos no Steam. Algo que já era previsível, considerando a quantidade de jogos do mesmo tipo, e gratuitos, que existem no mercado.



Spotify lança Daylist em todos os países

Depois de um lançamento num número de países limitado, o Spotify faz chegar o Daylist a todos os países e para todos os utilizadores, tanto os que pagam a subscrição como os gratuitos.

O Daylist é uma playlist dinâmica e personalizada que promete ajustar-se às preferências de cada utilizador ao longo do dia. Esta playlist poderá incluir determinadas músicas durante a manhã, e outras completamente diferentes à tarde ou à noite. Se por acaso se depararem com uma Daylist que apreciem particularmente, poderão gravá-la para uma playlist tradicional fixa, para a poderem repetir sempre que quiserem.


ChatGPT prepara 8 novas vozes


Enquanto os clientes pagos do ChatGPT aguardam que a funcionalidade de voz avançada - que permite a interacção natural e imediata com o assistente - chegue a todos, descobriram-se novas vozes que em breve deverão expandir o número de vozes digitais à disposição.

As vozes, pelo menos nesta fase de testes têm nomes de Fathom, Glimmer, Harp, Maple, Orbit, Rainbow, Reef, Ridge, e Vale; e além das diferentes sonorizações, têm também a particularidade de poderem imitar sons de animais.

Preview of the new ChatGPT voices (animal sounds)

h/t to @stevelizcano https://t.co/hkT7wMU4VF pic.twitter.com/5Tre8eeKqw

— Tibor Blaho (@btibor91) September 1, 2024


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As origens da Texas Instruments remontam a 1930, na altura como Geophysical Service Incorporated e dedicando-se à análise de sinais sismográficos para descobrir petróleo. Só em 1951 adoptaria o nome que todos conhecemos, vindo a ter papel fundamental na criação dos primeiros transístores comerciais e circuitos integrados.

Tablet Teclast T50 a €163

04-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do T40S de baixo custo, temos agora o tablet Teclast T50.

O Teclast T50 vem equipado com um ecrã IPS de 11" (2000x1200) com margens reduzidas, CPU Unisoc T616 octa-core, 8 GB de RAM (a marca insiste nos "16 GB" virtuais), 256 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 20 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 7500 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 8 mm.
Com tudo isto, este Teclast T50 está disponível por 163 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 30 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, controlar a casa, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Pixel 9 sem carregamento wireless reverso enquanto carrega

04-09-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A série Pixel 9 da Google tem uma limitação peculiar no carregamento reverso sem fios

A nova série Google Pixel 9 traz uma limitação inesperada na funcionalidade Battery Share, que permite o carregamento reverso sem fios de outros dispositivos. Ao contrário dos modelos Pixel anteriores, a série Pixel 9 não permite fazer carregamento reverso sem fios enquanto o telefone está ligado a um carregador por cabo. Esta mudança marca uma diferença em relação aos modelos anteriores, que permitiam carregar outro dispositivo sem fios enquanto o Pixel estava ligado a uma fonte de energia.

Segundo a página de suporte da Google, o Battery Share na série Pixel 9 desliga-se automaticamente quando o telefone está a carregar via cabo. Esta alteração parece ter como objectivo reduzir o calor e preservar a longevidade da bateria, embora possa ser frustrante para os utilizadores que tiravam partido dessa capacidade nas versões anteriores. Aliás, os telefones Pixel até permitiam configurar a activação automática do modo Battery Share ao serem ligados a um carregador, simplificando o processo de carregamento reverso sem necessidade de aceder às definições.
Apesar desta opção poder prolongar a vida da bateria, esta limitação no carregamento reverso sem fios dos Pixel 9 pode ser decepcionante. Poderia ter sido uma melhor opção que a Google apresentasse um aviso de que o uso do Battery Share enquanto simultaneamente se carrega poderá contribuir para uma mais rápida degradação da bateria, mas deixando que a decisão de o usar ou não ficasse a cargo dos utilizadores. Assim, isso nem sequer é uma opção.

Refira-se que o dispendioso Pixel 9 Pro Fold nem sequer suporta o carregamento reverso sem fios, quer esteja ligado ao carregador ou não. Uma lacuna que se esperava que a Google tivesse resolvido nesta geração, mas que é complementada pelo facto de nem sequer ser compatível com o carregador rápido wireless Pixel Stand (2nd gen), por não ter as bobines wireless centradas.

Firefox 130 com Auto Picture-in-Picture e tradução em páginas traduzidas

04-09-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Mozilla lançou o Firefox 130, com diversas novidades, incluindo Auto Picture-in-Picture, Web Codecs API, e tradução em páginas já traduzidas.

A Mozilla lançou a versão 130 do Firefox, trazendo várias novas funcionalidades e melhorias. Uma das actualizações em destaque é a capacidade de traduzir partes seleccionadas do texto após a tradução completa de uma página, algo que anteriormente não era possível. Além disso, a nova página Firefox Labs no menu de definições permite o acesso fácil a funcionalidades experimentais, como adicionar um Chatbot AI na barra lateral e uma função automática de Picture-in-Picture (PiP) que se activa ao alternar entre tabs com vídeos activos.
Para utilizadores Linux, o Firefox 130 activa agora, de origem, animações de overscroll em áreas de scroll, proporcionando uma experiência de navegação mais fluída. A actualização também inclui suporte para Curve25519 na WebCryptoAPI e activa a Web Codecs API nas plataformas desktop. Esta API oferece aos programadores acesso a codecs de áudio e vídeo, melhorando o desempenho e eficiência.

A Friendly reminder for y'all to update to Firefox 130 to get the following updates:

🈸 Translate selections of text after a full-page translation
🧪 Try experimental features with Firefox Labs
🐞 Fixed the 'Copy' & 'Paste' intermittent issue

Learn more: https://t.co/gDczZv8s91

— Firefox Support (@FirefoxSupport) September 3, 2024
No Android, o Firefox 130 melhora a velocidade de carregamento das páginas ao permitir que mais recursos sejam descarregados simultaneamente. Também passam a ter novo gerador de passwords, ajudando os utilizadores a criar palavras-passe fortes e aleatórias directamente no browser. Esta actualização também resolve um bug em que as opções de copiar e colar no menu de contexto ficavam, por vezes, desactivadas.

Intel apresenta CPUs Core Ultra 200V Lunar Lake para portáteis

04-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Sentindo cada vez mais pressão por parte da Qualcomm, a Intel revelou a nova série Core Ultra 200V, parte da geração Lunar Lake de processadores x86, desenhados especificamente para portáteis finos e leves.

Estes processadores Core Ultra 200V são os primeiros da Intel a serem fabricados pela TSMC, utilizando o processo N3B (3nm) para o tile de computação e N6 para o tile de plataforma. A Intel afirma que esta nova arquitectura permitirá que os portáteis ofereçam mais de 20 horas de autonomia em tarefas de produtividade, com foco na eficiência energética.

A série Core Ultra 200V inclui nove chips, disponíveis nas configurações Core Ultra 5, 7 e 9. Cada processador possui oito núcleos de CPU, divididos em quatro núcleos de desempenho (P-cores) e quatro núcleos de eficiência (E-cores), todos com oito threads mas sem hyperthreading. A Intel destaca que estes novos processadores oferecem uma poupança de energia de 50% em comparação com a geração anterior, Meteor Lake. Os núcleos de desempenho Lion Cove proporcionam um aumento de 14% no desempenho, enquanto os núcleos de eficiência Skymont duplicam o desempenho dos seus antecessores.
Uma das características deste processadores Lunar Lake é a sua memória integrada, conhecida como on-package RAM. Estes chips vêm com 16 GB ou 32 GB de memória dual-channel LPDDR5x-8533 integrada. A Intel refere que esta abordagem melhora a eficiência energética e reduz o consumo total de energia; mas em contrapartida impede que os utilizadores possam trocar ou expandir a RAM mais tarde. Além disso, os processadores vêm equipados com os novas GPUs Xe2 da Intel, que oferecem até 67 TOPS e um desempenho 1.5x superior ao do GPU Xe da geração anterior.
A série Core Ultra 200V também suporta uma vasta gama de opções de I/O e conectividade, incluindo PCI-Express 5, Thunderbolt 4, USB4, HDMI 2.1, DisplayPort 2.1, WiFi 7, Bluetooth 5.4 e Ethernet Gigabit.

Fabricantes de portáteis como a Acer, ASUS, Dell, HP, Lenovo, LG, MSI e Samsung deverão anunciar novos dispositivos com estes processadores nos próximos dias, com os primeiros modelos a chegar ao mercado ainda antes do final deste mês.

Chrome com partilha de grupos de tabs e indicador de copy-paste

04-09-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Chrome para Android está a preparar a partilha de grupos de tabs, enquanto a versão desktop aproveita os indicadores visuais do "copy-paste".

Descoberta na última versão do Chrome Canary para Android, a partilha de grupos de tabs tornará mais fácil a partilha de grupos de páginas webcom outras pessoas. A nova funcionalidade substitui o antigo botão "Convidar" por um botão "Partilhar" na pasta do grupo de separadores. Embora ainda não esteja totalmente funcional, os utilizadores poderão trabalhar colaborativamente no mesmo grupo de tabs. As alterações feitas por um utilizador, como adicionar ou remover páginas, serão imediatamente aplicadas em todos os dispositivos do grupo.

A capacidade de partilhar estes grupos irá simplificar tarefas como o envio de múltiplos links num email, que antes exigia vários passos, pode agora ser feito com um simples convite para um grupo de separadores partilhado.

Adicionalmente, há coisas que a Google está a levar do Chrome Android para o Chrom desktop, como os indicadores visuais das acções de cópia para a área de transferência. Estas pequenas notificações pop-up irão confirmar quando um link ou imagem for copiado com sucesso, de forma semelhante à interface de área de transferência já usada no Chrome para Android.

Esta funcionalidade dá um indicador visual aos utilizadores sobre as acções realizadas.
Actualmente, as notificações "toast" funcionam apenas ao copiar links ou imagens, não sendo activadas ao copiar texto simples, provavelmente para não se tornar demasiado intrusiva, e podem ser configuradas para permanecerem visíveis durante 8, 10 ou 12 segundos.

Quem quiser experimentar estas notificações antes do seu lançamento oficial, pode ativar a flag 'Top Chrome Toasts' no Chrome Canary. Basta ir até chrome://flags/#top-chrome-toasts, selecionar a duração preferida para as notificações, e reiniciar o Chrome para aplicar as alterações.

Fita LED Goovee T2 Ambilight com câmara dupla a €111

04-09-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

É mais fácil que nunca recriar o efeito "ambilight", com este conjunto de fita LED RGB com câmara dupla, capaz de ajustar as cores em função do que estiver no ecrã.

Há muito que recomendamos a utilização de uma fita LED para colocar atrás de um televisor ou monitor, para criar uma luminosidade que reduz o cansaço visual, especialmente numa sala completamente às escuras. Fitas LED RGB para TV arranjam-se por cerca de 10 euros ou pouco mais para modelos maiores, e mais recentemente começaram a surgir conjuntos com um sensor de cor por menos de 20 euros que podem ir mudando de cor. Mas se querem a experiência ambilight completa, com cores diferentes ao longo das margens do ecrã, então será preciso um modelo mais evoluído, como este da Govee.
Esta fita LED Govee T2 com duas câmaras está disponível por 111 euros na Amazon Espanha.

Em vez de um simples sensor de cor, este conjunto vem com uma câmara dupla que se deve colocar no topo do ecrã - usando as duas câmaras para obter uma melhor cobertura do que se passa no ecrã relativamente ao modelo anterior com uma única câmara - e que vai analisar as imagens do que se estiver a ver, fazendo sincronizar as cores da fita LED apropriadamente para cada secção das margens; conta também com o dobro do número de LEDs para um efeito luminoso de maior qualidade. É uma das poucas soluções que existem para quem quer o efeito ambilight mesmo quando utiliza apps internas da Smart TV, como Netflix, Disney, etc. já que este sistema funciona para todo e qualquer conteúdo que aparecer no ecrã, independentemente da sua origem, e dispensando a necessidade de usar HDMI.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Hyundai Ioniq 5 2025 com versão todo-terreno e baterias maiories

04-09-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Hyundai está a preparar uma actualização significativa para o Ioniq 5 de 2025, incluindo uma nova versão todo-terreno, XRT, e baterias de maior capacidade.

O novo modelo Ioniq 5 XRT é projectado para quem gosta de explorar fora de estrada. Ele apresenta uma elevação de 22,9 mm, pneus todo-terreno em jantes de 18", e uma suspensão especialmente afinada para melhor desempenho em terrenos acidentados. O XRT distingue-se ainda pelos para-choques únicos com um padrão de "camuflagem digital" e está disponível em cores marcantes como Ultimate Red e Cosmic Blue Pearl. A sua funcionalidade no todo terreno é reforçada por ganchos de reboque pintados de vermelho, capazes de puxar até 2.646 kg, e ângulos de ataque e saída melhorados.
O Ioniq 5 de 2025 beneficia também de baterias maiores, o que aumenta a sua autonomia. A versão de alcance standard agora vem com uma bateria de 63 kWh, em vez dos anteriores 58 kWh, enquanto o modelo de longo alcance vê um aumento para 84 kWh, face aos 77,4 kWh anteriores. Embora a Hyundai ainda não tenha divulgado números específicos de potência para o modelo actualizado, a versão anterior com dois motores produzia 320 cavalos de potência e 605 Nm de binário. Importa referir que o modelo XRT vem de série com a bateria maior e tracção integral (AWD) com dois motores.
Outro destaque do Ioniq 5 de 2025 é a mudança para uma porta de carregamento NACS (Tesla) nos EUA, que abre acesso a mais de 17.000 estações Tesla Supercharger e se torna mais conveniente para os proprietários. A Hyundai incluirá também um adaptador CCS com cada veículo para garantir a compatibilidade com as estações de carregamento existentes. Outras actualizações serão notadas no design exterior, novos controlos de climatização, portas USB-C, controlos físicos para o aquecimento dos bancos, e Apple CarPlay e Android Auto sem fios. Os preços ainda não foram anunciados, mas espera-se que o Ioniq 5 de 2025 se mantenha num patamar de preços não muito distante da geração anterior.

Qualcomm Snapdragon X Plus de 8-cores promete portáteis mais baratos

04-09-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Qualcomm apresentou o novo processador Snapdragon X Plus 8-cores na IFA 2024, visando reduzir o custo dos portáteis Windows com chips ARM.

A estreia dos Snapdragon X nos computadores Windows teve alguns aspectos positivos, mas surpreendeu negativamente os consumidores pelo seu preço bastante elevado. Para dar resposta a isso, a Qualcomm avança com o novo Snapdragon X Plus 8-cores. Este chip, que se posiciona abaixo dos modelos Snapdragon X Elite de 12-cores e Snapdragon X Plus de 10-cores, partilha a mesma arquitectura, mas com desempenho inferior, especialmente em desempenho gráfico.

O Snapdragon X Plus de 8 núcleos possui 30 MB de cache de CPU, 12 MB a menos que os seus irmãos mais potentes, e oferece cerca de metade da capacidade gráfica. De acordo com os benchmarks da Qualcomm, isso resulta em cerca de 50% menos desempenho gráfico e uma redução de 20% no desempenho da CPU em comparação com o Snapdragon X Elite de 12 núcleos, embora a esse nível não fique muito afastado da versão de 10 núcleos para tarefas de produtividade geral.
O impacto mais significativo deste novo processador será na redução dos preços dos portáteis. Espera-se que os dispositivos com o Snapdragon X Plus de 8 núcleos sejam consideravelmente mais acessíveis. Por exemplo, o Asus Vivobook S 15 com este processador terá um preço de cerca de $899, em comparação com $1.300 para a versão com o X Elite de 12 núcleos. Da mesma forma, o Dell Inspiron 14 será vendido por $899 com o Snapdragon X Plus de 8 núcleos.

Veremos se é queda suficiente para tornar os portáteis Windows ARM mais convidativos para os consumidores, ou se ainda será necessário aguardar por mais uma ronda de redução de custos que os traga para mais perto dos $500-600.

Cães danados, geração 2024

03-09-2024 | 22:28 | Gonçalo Sá

Fat Dog.jpg

Embora só agora chegue ao álbum, a história dos FAT DOG já soma quatro anos e começou a ser escrita nos palcos. O quinteto londrino ganhou reputação como uma das novas bandas britânicas mais incendiárias ao vivo depois do confinamento, abriu para gente como Viagra Boys ou Yard Acts e entrou pela porta grande na altura de revelar o primeiro single.

"King of the Slugs", editado no Verão de 2023, foi um petardo de sete minutos que confirmou o grupo como adepto da vertente mais febril do pós-punk, mas que não se ficou por aí. Os singles que se seguiram também se atiraram ao techno e ao industial, ao dance punk e à EBM, num emaranhado de referências que parece abarcar os IDLES e os Prodigy, Presets e The Faint, esboçando ainda o rumo que os Fontaines D.C. poderiam ter trilhado no recente "Romance" caso não se tivessem desviado das pistas de "Starbuster".

WOOF.jpg

"WOOF.", o disco de estreia, chega finalmente esta sexta-feira, 6 de Setembro, através da Domino, e traz os créditos do sempre ocupado James Ford (Arctic Monkeys, Depeche Mode, Wet Leg ou... Fontaines D.C.) na produção, partilhada com o vocalista Joe Love. Contando com apenas nove faixas (e a última tem menos de um minuto de duração), não será um registo muito surpreendente para quem está familiarizado com o grupo, tendo em conta que cinco temas já foram singles.

Por outro lado, quem ainda não esbarrou em canções musculadas e insistentemente frenéticas como "Wither" ou "All the Same" ("I am the King" é a excepção que confirma a regra) encontrará aqui uma das revelações da rentrée. E se esses avanços fazem estragos assinaláveis, "RUNNING" impõe-se como pico desta obra em construção, com potencial para se tornar devastadora em palco - esperemos que haja algum em Portugal nos próximos tempos...

Clearview AI leva multa RGPD de €30M

03-09-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A polémica Clearview leva nova multa pela recolha de rostos, agora de 30.5 milhões de euros, na Holanda.

A Clearview AI, uma empresa norte-americana de reconhecimento facial conhecida por recolher milhares de milhões de imagens da internet sem consentimento, foi multada com o maior valor até à data na Europa. A Autoridade de Protecção de Dados dos Países Baixos, Autoriteit Persoonsgegevens (AP), aplicou uma multa de €30,5 milhões por várias infracções ao Regulamento Geral de Protecção de Dados (RGPD/GDPR). Esta multa supera as multas já aplicadas por outros reguladores, em França, Itália, Grécia e Reino Unido.

A multa significativa surge após a AP confirmar que a base de dados da Clearview - que por esta altura já deverá ter acumulado mais de 100 mil milhões de rostos - inclui imagens de cidadãos holandeses obtidas sem permissão. Além dos €30,5 milhões, a AP advertiu que poderá aplicar uma multa adicional de €5,1 milhões caso a Clearview AI continue a violar o RGPD. Isto poderá elevar a penalização total para €35.6 milhões, se a empresa não cumprir as ordens do regulador holandês.

A AP iniciou a investigação à Clearview AI em Março de 2023, após receber queixas sobre a falha da empresa em cumprir pedidos de acesso aos dados, um direito concedido aos residentes da UE pelo RGPD. Entre as violações, a mais significativa é a recolha não autorizada de dados biométricos, como as imagens usadas para reconhecimento facial, que a Clearview compilou sem qualquer tipo de autorização.
O director jurídico da Clearview AI, Jack Mulcaire, respondeu dizendo que a empresa não tem presença comercial nos Países Baixos ou na UE, e que, por isso, acredita que não está sujeita às obrigações do RGPD. No entanto, o regulador holandês salientou que o RGPD aplica-se de forma extraterritorial, cobrindo o tratamento de dados de residentes da UE, independentemente de onde isso ocorra. A AP também emitiu um aviso severo às organizações holandesas contra o uso dos serviços da Clearview AI, ameaçando multas substanciais para quem o fizer. Recorde-se que, nos EUA, a Cleaview AI já terá ajudado a procurar mais de 1 milhão de rostos para as autoridades.

Esta barracada da Clearview AI há muito que era esperada, mas a maior questão é que se torna apenas na ponta do iceberg. A Clearview AI teve apenas o "inconveniente" de anunciar publicamente um serviço de identificação de rostos, e arrisca-se a levar com processos consecutivos até ser forçada a encerrar. No entanto, facilmente se pode imaginar que estes mesmos dados estarão na mão de diversas outras entidades, que estarão a fazer o mesmo, mas sem que isso seja do conhecimento público; e contra isso já nada há a fazer. Ao estilo do que alguns executivos justificam para usarem todos os dados para treinar modelos AI: se está na internet, não se pode ter expectativa de qualquer privacidade.

Tesla lança ASS - Actually Smart Summon

03-09-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla acaba de lançar a funcionalidade "smart summon" melhorada, que chega com alguns anos de atraso.

Depois de termos referido, há dias, que a Tesla estava há mais de meia década para cumprir com a promessa do smart summon, eis que finalmente temos novidades. A Tesla acaba de lançar o smart summon na sua versão melhorada, que adopta a não incomum nomeclatura a que Elon Musk acha piada, passando a ser designada por ASS - Actually Smart Summon (há que não esquecer que continua a ser um senhor do país onde acham divertidas as piadas com peidos - ao ponto dos próprios Tesla terem isso integrado no sistema).

A Actually Smart Summon continua sem cumprir com a promessa feita (de poder chamar o carro mesmo que este estivesse a centenas ou milhares de quilómetros), mas promete fazê-lo num raio de acção de cerca de 65 metros; deixando que o condutor chame o carro para que venha até si, ou o envie para um ponto à sua escolha. Claro que o condutor continua a ser totalmente responsável pelas acções do carro, por agora tendo que manter um dedo no ecrã do smartphone durante todo o processo, e podendo ver as imagens das câmaras do carro. No futuro, a Tesla diz que irá remover a necessidade de manter o dedo no ecrã, e aumentar o raio de acção para as deslocações.


Não menos interessante, e de utilização mais segura, o modo "dumb summon" volta a permitir que os condutores possam chegar o seu Tesla à frente ou atrás remotamente, uma funcionalidade que já tiveram no passado mas foi removida, bastante útil para colocar ou retirar o carro de garagens ou lugares apertados.

Este lançamento acaba por ser o "mínimo" que a Tesla tinha a obrigação de fazer, considerando todo o tempo de atraso em relação à promessa feita, e também tendo em conta que, supostamente, irá apresentar os seus táxis 100% autónomos já no próximo mês - a funcionalidade autónoma que, apesar de vender aos clientes há anos, continua sem concretizar.

Notícias do dia

03-09-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

NASA resolve som estranho na cápsula Starliner; Jaguar recolhe I-Pace por risco de incêndio; Windows 11 ultrapassa Windows 10 no Steam; Play Store com arranque automático das apps instaladas; e Microsoft deixa desinstalar Recall mas já veio dizer que é um erro que irá ser resolvido.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um adaptador de tomada universal com carregador USB.

iPhone SE 4 com ecrã OLED

A Apple poderá dizer o adeus aos LCDs e passar a usar ecrãs OLED em todos os iPhones, incluindo o próximo iPhone SE. (Ainda me recordo das discussões com quem diziam que a Apple nunca iria usar ecrãs OLED nos iPhones... já lá vão uns anitos! :)

Não menos importante, o iPhone SE 4 que se espera no início de 2025 também virá com suporte para Apple Intelligence, algo que os iPhone 15 "não-Pro" não terão, o que poderá voltar a fazer com que o iPhone SE se torne numa das melhores opções de toda a gama, ao estilo do que aconteceu quando a Apple lançou o primeiro iPhone SE.


Huawei apresenta trifold a 10 de Setembro

Tal como já tinhamos antecipado, a Huawei não vai perder a oportunidade para colar o seu evento à apresentação dos iPhone 16 da Apple. A Huawei irá revelar o seu primeiro trifold a 10 de Setembro, um dia após a Apple fazer o evento de apresentação dos iPhone 16.

Neste fase, em que tudo o que temos são rumores e conjecturas, imagina-se que seja um evento apenas para roubar algum mediatismo ao lançamento dos iPhones, já que é esperado que o trifold da Huawei tenha um preço bastante elevado. Mas, quem sabe, pode ser que a Huawei saque de um "one more thing" e apresente o trifold com preço incrivelmente reduzido (mas é melhor não contar com isso).


Volvo revela camião eléctrico de 600 km

A Volvo revelou o seu novo camião eléctrico FH Electric que conta com uma versão de autonomia expandida, que pode chegar aos 600 km, o que se torna significativo considerando que é o dobro da autonomia máxima das versões actuais. Para isto, a marca integrou os motores eléctricos e sistema de transmissão directamente no eixo traseiro, libertando espaço para instalar mais baterias.

A marca diz já ter entregue mais de 3800 camiões eléctricos a clientes em 47 países desde 2019, e que este modelo com autonomia expandida permitirá ampliar ainda mais o uso de camiões eléctricos em cenários onde os modelos com menos autonomia não eram viáveis.


Apple prepara Magic Keyboard para iPad

A Apple parece estar a preparar um novo teclado Magic Keyboard, mas desta vez para o iPad normal ou iPad Air em vez dos iPad Pro.

Esta medida poderia fazer sentido se for acompanhada de uma expansão do iPadOS que aproxime o uso dos iPads do dos Macs, já que, tecnicamente, já não há grandes diferenças técnicas fundamentais entre os iPads e os Macs desde que todos passaram a usar os chips da Apple. De qualquer forma, tudo isto também só terá impacto se a Apple lançar este teclado a preço acessível: o Magic Keyboard para o iPad Pro 13" custa a módica quantia de 399 euros(!), praticamente o preço do iPad normal, que começa nos 449 euros.


Curtas do dia

Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Sony PS5 vem equipada com 16 GB de memória GDDR6 mais 512 MB de DDR4 e um CPU octa-core de 3.5 GHz. A PlayStation original tinha 2 MB de RAM, 1 MB de VRAM, e um CPU que trabalhava a 33.9 MHz (0.03 GHz).

Disco externo Seagate Portable Drive 4TB a €109

03-09-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é imprescindível garantir que os nossos dados estão a salvo. Mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de terabytes a preço interessante.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate Portable Drive 4 TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos, sem necessidade de depender exclusivamente nos backups na cloud.
Este disco externo Seagate Portable Drive 4 TB está actualmente disponível por 109.78 euros na Amazon Espanha. Têm ainda a versão de 5 TB se os 4 TB não forem suficientes para todos os vossos dados.


É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável assim que se passar pela desagradável experiência de ver os nossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomware que exigem centenas ou milhares de euros pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que nestas coisas quase nunca se tem direito a aviso prévio de que vai acontecer, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para recuperar coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Play Store com arranque automático das apps instaladas

03-09-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Play Store vai permitir arrancar automaticamente as apps após a sua instalação.

Sendo uma funcionalidade que poderá ser apreciada por alguns e odiada por outros, a Google parece estar a ir buscar inspiração ao auto-play dos vídeos do YouTube e a aplicar o mesmo conceito à Play Store.

Quando se está a instalar uma nova app Android, poderá escolher-se que a mesma seja executada automaticamente após ser instalada - apresentando uma contagem decrescente que permite cancelar a execução.


É uma funcionalidade que, à primeira vista, parece ser completamente idiota, mas que poderá fazer sentido no caso de se tratarem de apps de grande dimensão que possam demorar bastante tempo a instalar, ou em casos em que se usem launchers em que instalação atire a app para a gaveta de apps e não deixe um icon para rápido acesso no home screen.

iOS 18 limita actualizações das Live Activities

03-09-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

No iOS as Live Activities só podem ser actualizadas a cada 10-15 segundos.

A Apple fez alterações no iOS 18 que vão limitar a frequência com que as Live Activities se actualizam, reduzindo-a em comparação com o iOS 17 e versões anteriores. Embora a alteração não seja significativa para a maioria das aplicações, a mudança será problemática para apps que usem as Live Activities para apresentar informação em tempo real.

O programador Nico detectou a diferença, que agora impede que possa ver a velocidade da bicicleta em tempo real usando as Live Activities. Enquanto no iOS anterior podia ver isso em tempo real, agora arrisca-se a ver a velocidade com um desfasamento de até 15 segundos, tornando a funcionalidade completamente inútil para este caso.

So it is official now. LiveActivities were never designed for real-time experiences :/ https://t.co/Zc1musx6ae pic.twitter.com/IjOq8uV2J7

— Nico - NFC.cool (@dubdubcool) August 28, 2024
A Apple já confirmou que esta mudança é intencional, dizendo que as actualizações das Live Activities efectuam escritas para a memória Flash dos iPhones, e que as actualizações frequentes causariam desgaste excessivo da memória. Refere ainda que as Live Activities nunca foram concebidas para apresentar informação em "tempo real", algo que contradiz a sua própria informação oficial, onde refere precisamente o uso das Live Activities para apresentar informação em tempo real.

Apesar desta limitação, as Live Activities continuam a poder apresentar temporizadores com actulização segundo a segundo, já que isso é um tipo de actividade que é apresentado directamente pelo dispositivo sem necessitar de actualizações constantes (depois de dado o tempo a contar).

IKEA lança site para mobiliário usado

03-09-2024 | 12:18 | A Minha Alegre Casinha

Não querendo que os seus clientes se dirijam a sites como o Ebay ou OLX, a Ikea lançou o Ikea Preowned, um marketplace destinado à venda do seu mobiliário em segunda-mão, directamente pelos clientes.

A Ikea diz que as plataformas existentes muitas vezes operam praticamente em regime de monopólio nas diferentes regiões, e que quer dar uma opção alternativa aos seus clientes. O processo de entrega continua a ser feito directamente pelos utilizadores, mas a Ikea dá-lhes a opção de poderem receber um voucher Ikea com bónus de 15% como pagamento. Por agora o Ikea Preowned está a ser testado em Madrid e Oslo antes de ser expandido a outras regiões onde a Ikea está presente.

Nunca se sabe se algo deste tipo pode acabar por se tornar numa peça importante de toda a sua estrutura, mas isso só iremos descobrir daqui por mais alguns anos.

Jaguar recolhe I-Pace por risco de incêndio

03-09-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Jaguar vai recolher milhares de I-Pace devido a risco de incêndio nas baterias.

O I-Pace está a sofrer do mesmo problema que afectou o Chevrolet Bolt, com algumas das suas baterias produzidas pela LG Energy Solutions a terem defeitos que podem causar um incêndio. Por agora a marca diz que o problema afecta os modelos produzidos entre 9 de Janeiro de 2018 e 14 de Março de 2019, abrangendo 2760 veículos nos EUA, não sendo referido quantos modelos são afectados internacionalmente.

Por agora a Jaguar tenta uma solução por software, tal como a Chevrolet fez (sem grande sucesso) que limita o nível de carga a um máximo de 80, e recomenda que não se estacione perto de estruturas ou edifícios, nem se recarregue o veículo em locais fechados como garagens.
A Chevrolet também tentou soluções por software por diversas vezes, nalgumas das vezes dizendo que o problema estava corrigido, mas a verdade é que se trata de um problema físico no processo de produção das baterias, e que só pode ser resolvido com a substituição das mesmas - o que, como se imagina, se torna extremamente dispendioso para o fabricante (a Chevrolet acabou por ter que substituir as baterias de todos os Bolt, custando-lhe mais de $1.8B).

Veremos quanto é que este episódio irá custar à Jaguar.

|