PlanetGeek

Ganha uma pen USB SanDisk Ultra Fit

18-06-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre uma pen USB SanDisk Ultra Fit de 128 GB.

As pens USB continuam a ser extremamente práticas para transportar os nossos conteúdos digitais de um lado para o outro, com a grande vantagem adicional de não ficarem dependentes de se ter uma ligação à internet. Por isso, esta semana temos para oferecer esta útil pen USB SanDisk Ultra Fit de 128 GB, com velocidades de até 130 MB/s.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

WhatsApp usa Modern Family para combater "balões verdes" do iMessage

18-06-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp recorreu ao elenco da popular série Modern Family para gozar com diferenciação que a Apple insiste em manter entre mensagens SMS/RCS e iMessage.

O anúncio aborda o problema que os utilizadores de iPhones enfrentam ao adicionar amigos com Android a chats em grupo, o que resulta em comunicação SMS de menor qualidade. Julie Bowen (Claire Dunphy) explica de forma humorística os problemas de "fotos desfocadas" e "gostos estranhos" a Jesse Tyler Ferguson (Mitchell Pritchett), devido ao seu novo telemóvel Android.

O slogan do anúncio é "Não cometa o erro desta família - mude para o WhatsApp para uma comunicação perfeita e privada entre todos os telemóveis". O anúncio também conta com Ty Burrell (Phil Dunphy) e Eric Stonestreet (Cameron Tucker), trazendo um toque nostálgico para os fãs de Modern Family.

O anúncio do WhatsApp coincide com o (muito atrasado) suporte da Apple ao RCS no iOS 18 da Apple, que irá melhorar a comunicação entre iPhones e Androids, mas mantendo a diferenciação entre os balões de mensagem azuis do iMessage e os balões verdes dos SMS/MMS/RCS.




Meta lança API para o Threads

18-06-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Meta está a lançar o acesso via API do Threads, permitindo aos programadores criar integrações directas com a plataforma e expandi-la ainda mais.

A API do Threads chega numa altura crítica, depois do X (Twitter) ter restringido drasticamente as capacidades de acesso via API. Sendo de acesso gratuito, permite aos programadores publicar posts, pesquisar conteúdos, gerir respostas e definir controlos para respostas e citações. Dá também acesso a informações como o número de visualizações, gostos, respostas, republicações e citações nos posts do Threads. Foi também disponibilizada uma app de exemplo no GitHub para facilitar o seu uso.

A Meta testou a API do Threads com empresas como a Grabyo, Hootsuite e Techmeme. Estas integrações facilitaram a publicação automatizada no Threads e a incorporação em plataformas de gestão de redes sociais como Sprout Social e Hootsuite.

A grande questão agora é se os programadores conseguirão criar aplicações independentes de terceiros para o Threads. A beta existente do fediverse pode ajudar nisso, permitindo que os utilizadores do Threads interajam com clientes do Mastodon, embora actualmente faltem algumas funcionalidades como visualizar respostas e seguidores.

Com diversas empresas a terem removido a publicação de coisas no X devido ao acesso pago (recentemente também a Nintendo Switch se juntou à Xbox e PlayStation na remoção do X para as partilhas de conteúdos), sem dúvida que a Meta espera poder ocupar essa posição.

Malware DISGOMOJI usa emojis para controlo

17-06-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Um novo malware para Linux chamado 'DISGOMOJI' está a usar emojis para executar comandos em dispositivos infectados, numa medida original e que potencialmente poderá dificultar a sua detecção.

A empresa de cibersegurança Volexity descobriu o DISGOMOJI e associou-o a um grupo de hackers baseado no Paquistão conhecido como 'UTA0137'. O malware funciona de forma semelhante a outros backdoors e botnet, permitindo aos atacantes ter total controlo sobre os sistemas, podendo executar comandos, tirar capturas de ecrã, roubar ficheiros e efectuar acções adicionais.

O que distingue o DISGOMOJI é o seu uso do Discord e emojis para comando e controlo (C2). Este método poderá ter sido usado como forma de evitar a detecção por softwares de segurança que geralmente procuram comandos baseados em texto. Por exemplo, o emoji de um homem a correr serve para "correr" comandos remotamente, o emoji de uma câmara executa a função de captura de ecrã, etc.
Quando executado, o DISGOMOJI faz download de um PDF malicioso e de payloads adicionais, incluindo um script para procurar drives USB e roubar dados. O malware utiliza o projeto open-source discord-c2 para comunicar com os atacantes via emojis. Mantém a persistência usando o comando @reboot do cron e pode espalhar-se pela rede para roubar mais dados e credenciais.

Como o uso de emojis no Discord é uma actividade comum e, normalmente, não maliciosa, tornar-se-á mais complicado tentar diferenciar entre comunicações legítimas e comunicações maliciosas de controlo deste malware.

Smart #5 tem 700 km de autonomia

17-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Foi apresentado na China o novo Smart #5, que promete autonomias de até 700 km.

Resultante de uma parceria entre a Mercedes-Benz e a Geely, o Smart #5 vem com todos os argumentos técnicos para enfrentar a concorrência no sector dos SUVs eléctricos. Com dimensões de 4.7 metros de comprimento (2.9 m entre eixos), 1.9 m de largura e 1.7 m de altura, oferece um generoso espaço interior para os passageiros e carga. Fica disponível em quatro variantes:
  • RWD, single motor, 250 kW (335 hp)
  • RWD, single motor, 267 kW (358 hp)
  • AWD, dual motors, 165 kW + 267 kW (358 hp), total combinado de 432 kW (579 hp)
  • AWD, dual motors, 165 kW + 310 kW (416 hp), total combinado de 475 kW (638 hp)
As versões single motor usam baterias LFP, as versões AWD adoptam baterias NMC, com a marca a anunciar autonomias de 700 km, embora no sempre optimista standar CLTC. Usando uma arquitectura de 800V e carregamento 4C, podem ser recarregadas em apenas 15 minutos.

Em termos estéticos não se poderá dizer que o Smart #5 seja consensual, mas mantém-se em linha com o estilo que tem sido adoptado pelos modelos mais recentes da marca e também o de várias marcas chinesas. Falta saber quando chegará à Europa, e a que preços. Relembre-se que o Smart #3 chegou em Março ao nosso país.

Notícias do dia

17-06-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

NASA faz ligação laser de 1.2 Gbps para a ISS; Chrome para Android com leitura de páginas web; célula solar bate recorde com 34.6% de eficiência; iPhone ganha teclado multilíngua com iOS 18; Wells Fargo despede funcionários apanhados a usar "mouse jigglers"; carregamentos rápidos sem degradação da bateria nos carros eléctricos; Microsoft adia lançamento do Recall; e vulnerabilidade WiFi no Windows dava acesso remoto a qualquer pessoa próxima.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Logitech lança stylus MX Ink para Realidade Aumentada

A Logitech lançou o MX Ink, o primeiro stylus de realidade virtual para os Meta Quest 2 e Quest 3. Projetado para artistas, o MX Ink oferece uma sensação mais natural para a criação de conteúdo, imitando a experiência de usar um lápis ou pincel, ao contrário dos controladores do Quest, que não são adequados para este tipo de trabalhos detalhados.

Pesando 29 gramas e com pontas sensíveis à pressão substituíveis, o MX Ink pode ser usado para criação de conteúdo 2D em realidade mista. Inclui também rastreamento 6DoF, feedback táctil e um botão principal sensível à pressão, tornando-o ideal para desenhar ou manipular objetos 3D. Esta iniciativa da Logitech visa ampliar as capacidades do Quest além dos jogos, tornando-o numa ferramenta criativa para artistas.


YouTube copia Community Notes do X/Twitter

Ao estilo do que acontece no Twitter / X, também o YouTube vai permitir que os utilizadores adicionem notas de contexto adicional aos vídeos, contribuindo para esclarecer coisas que possam não estar correctas ou descritas da forma adequada, ou até tão somente para clarificar que se trata de um vídeo satírico e não seja confundido com um vídeo sério.

No entanto, e para evitar que isto dê origem a "guerras de esclarecimentos", a funcionalidade começará por ser disponibilizada apenas a alguns criadores YouTube seleccionados - e numa primeira fase apenas nos EUA e em inglês.


Redes sociais podem ser obrigadas a ter "etiquetas de alerta"

Nos EUA, o US Surgeon General quer aplicar às redes sociais o mesmo tipo de avisos que são aplicados no tabaco, para alertar pais e adolescentes quanto aos riscos de vício e impacto na saúde mental que a sua utilização pode ter.

O uso excessivo das redes sociais por crianças e adolescentes (e até por adultos) pode resultar em cenários de ansiedade, depressão, bullying, que obrigam a que faça um acompanhamento permanente para assegurar que não se cai neste lado negativo destas plataformas.


EUA processam Adobe por práticas desleais no cancelamento

Além de estar a enfrentar uma vaga de queixas por parte dos clientes devido à sua imposição de ter acesso e controlo absoluto sobre todos os trabalhos feitos com as suas ferramentas, a Adobe soma agora às suas dores de cabeça um processo do Departamento de Justiça norte-americano (DoJ), referente às forma como lida com os cancelamentos de serviço.

A Adobe mudou dos programas comprados para um serviço de subscrição, e o DoJ considera que a empresa não informa os clientes da forma devida quanto às condições de cancelamento, escondendo taxas que podem ascender a centenas de dólares no caso de cancelamento antecipado; a que se soma um processo extremamente complicado que obriga os utilizadores a saltarem por diversas páginas e janelas para poderem efectuar o cancelamento.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Até ao momento foram construídos 78 satélites GPS: 29 foram lançados e estão operacionais, 40 já foram desactivados, 5 estão com problemas ou reservados para backups, 2 foram destruídos durante o lançamento, 1 está em fase de testes, e há ainda 1 protótipo que nunca foi lançado.

Rato gaming perfurado SteelSeries Aerox 5 a €60

17-06-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Ideal para os jogadores que gostam de ratos ultra-leves, este SteelSeries Aerox 5 apresenta-se cheio de estilo e peso reduzido de apenas 66 gramas.

O SteelSeries Aerox 5 adopta a táctica de poupança máxima de peso eliminando tudo o que não for estritamente necessário, com isso a traduzir-se num corpo perfurado que mantém apenas a estrutura necessária para lhe dar a rigidez necessária para desempenhar a sua função. Apesar do seu peso reduzido de 66g, conta com iluminação RGB programável em três zonas distintas, nove botões programáveis, e cabo USB-C destacável que facilita a sua arrumação sempre que for necessário transportá-lo para qualquer lado. Usa um sensor óptico TrueMove Air 18K DPI que lhe garante excelente precisão de movimentos.
Este SteelSeries Aerox 5 está disponível por 60.98 euros na Amazon Espanha.

Curiosamente, apesar de ser completamente perfurado, a marca assegurou a sua resistência a potenciais acidentes com bebidas com o Aquabarrier, que promete deixá-lo imune contra salpicos, poeira e sujidade, com certificação IP54.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

NASA faz ligação laser de 1.2 Gbps para a ISS

17-06-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A NASA utilizou o seu primeiro sistema de retransmissão laser bidireccional para enviar fotos e vídeos de animais de estimação pelo espaço a uma velocidade de 1.2 Gbps para a ISS.

Os astronautas Randy Bresnik, Christina Koch e Kjell Lindgren, juntamente com outros funcionários da NASA, enviaram imagens e vídeos dos seus animais de estimação para este teste. As transmissões fizeram parte do programa SCaN (Space Communications and Navigation) da NASA, com o objectivo de demonstrar o potencial das comunicações a laser e testar novas técnicas de rede.

A ideia foi inspirada por "Taters the Cat", cujo vídeo foi enviado a 31 milhões de quilómetros utilizando uma ligação laser. As imagens de animais de estimação começaram num centro de operações de missão no Novo México e foram encaminhadas para estações terrestres ópticas na Califórnia e no Havai. De lá, foram enviadas para o LCRD (Laser Communications Relay Demonstration) da NASA em órbita geoestacionária, e depois para o ILLUMA-T (Integrated LCRD Low Earth Orbit User Modem and Amplifier Terminal) na estação espacial.

Este teste também demonstrou a tecnologia de Redes Tolerantes a Atrasos/Interrupções (DTN), que ajuda a gerir atrasos e interrupções de dados no espaço. A HDTN (High-Rate Delay Tolerant Networking) da NASA melhorou o processo de transferência de dados, permitindo uma comunicação mais rápida e resistente a falhas entre a Terra e a Estação Espacial Internacional (ISS).

À medida que a NASA avança com a campanha Artemis para estabelecer uma presença sustentável na lua, o SCaN continuará a desenvolver tecnologias de comunicação para garantir uma internet fiável e de alto desempenho para o espaço.

iOS 18 traz Siri melhorada mesmo sem Apple Intelligence

17-06-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple está a lançar-se para a era AI, mas os utilizadores poderão usufruir da Siri melhorada mesmo sem terem que esperar pela Apple Intelligence.

A Apple fez questão de entrar na era AI com a sua própria implementação "Apple Intelligence". No entanto, isso é algo que não chegará a tempo do lançamento do iOS 18, sendo algo que a Apple vai lançar como beta, com funcionalidades limitadas, e que só durante 2025 é que começará a cumprir com a maioria das capacidades demonstradas (mais provavelmente, só por altura do iOS 19 é que se poderá considerar que está pronto, e que até lá todos estiveram a servir de beta testers).

Mas, isso poderá não impedir uma melhoria imediata da Siri, ou do acesso ao ChatGPT - e que se traduzirá por vantagens para o dia a dia dos utilizadores.
Poderemos esperar uma Siri mais capaz, que se aproxime do nível de interacção do ChatGPT - embora, como foi demonstrado - fazendo um pedido de autorização aos utilizadores sempre que tiver que recorrer ao ChatGPT (e futuramente outros modelos AI externos).

Aliás, nem teremos que nos ficar pelo nome Siri, já que no iOS 18 será possível escolher qualquer outro nome ou palavra para activar a Siri.

Tendo em conta que a Siri tem estado praticamente parada no tempo nos últimos anos, é uma melhoria que não só será bem-vinda, como se torna indispensável para que possa manter a sua relevância para concretizar aquilo que inicialmente se esperava que a Siri proporcionasse.

Amazon deixa Alexa ficar para trás na corrida AI

17-06-2024 | 12:23 | A Minha Alegre Casinha

Em tempos um dos assistentes de referência, a Alexa tem estado estranhamente ausente na corrida da nova geração de assistentes AI.

Apesar da Alexa ser considerada um dos assistentes de voz mais avançados (da era pré-ChatGPT), a Amazon está a ter dificuldades em acompanhar a transição para a nova era AI. Antigos funcionários descrevem uma completa falta de organização e obstáculos tecnológicos que têm dificultado o progresso. E apesar da Amazon dizer que estes problemas foram ultrapassados, relatos internos indicam que a nova e melhorada Alexa ainda está numa fase muito inicial de testes com um grupo muito limitado de pessoas.

O principal problema parece ser a integração das funcionalidades existentes da Alexa com as novas capacidades prometidas no ano passado. Muitos ex-funcionários acreditam que a nova Alexa nunca estará pronta ou será ultrapassada por concorrentes como o ChatGPT da OpenAI. O desafio reside em combinar a funcionalidade da Alexa antiga com o novo modelo de IA, mais inteligente e conversacional. Outro obstáculo é a estrutura descentralizada da Amazon, que tem causado fricções entre as diversas equipas que trabalham na Alexa. Esta fragmentação tem atrasado o progresso e irritado muitos funcionários, alguns dos quais deixaram a empresa, acreditando que o seu trabalho estava a ser continuamente desvalorizado pelas chefias.

A Amazon mantém-se optimista em relação ao futuro da Alexa, prometendo um assistente mais proactivo e pessoal. Mas, mais do que promessas, importará que a Amazon mostre realmente aquilo que tem, de preferência antes da Apple lançar oficialmente a nova Siri com a chegada do iOS 18.

Célula solar bate recorde com 34.6% de eficiência

17-06-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Longi demonstrou a sua mais recente célula solar perovskite-silicon, que atinge uma eficiência de 34.6% na conversão de energia.

As células solares de perovskite têm sido vistas, há muito, como sendo capazes de desbloquear o acesso a painéis solares mais eficientes, e isso tem estado a ser conseguido.

A Longi, um dos maiores fabricantes de painéis solares, tinha atingido um recorde de conversão neste tipo de células de 33.9% em Novembro, mas agora apresentou a sua mais recente geração que consegue atingir novo recorde, com um valor de 34.6% - valor certificado pela ESTI (European Solar Test Installation).

Tão impressionante como o valor atingido é o ritmo a que estes recordes têm sido quebrados. Em Junho do ano passado a Longi tinha anunciado um recorde de 33.5% para estas células, face aos 31.8% anteriores, que aumentaram para os 33.9% menos de seis meses mais tarde, e que agora chegam aos 34.6%. Desde 2021, a Longi já bateu recordes de eficiência solar 16 vezes, abrangendo diferentes tipos de células.

Chrome para Android com leitura de páginas web

17-06-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Chrome para Android ganhou nova funcionalidade Listen to this page que permite ouvir a página lida através de text-to-speech.

Embora já fosse possível ouvir as páginas lidas no Android usando as funções de acessibilidade, agora isso passa a ser bastante mais simples e directo. O Chrome passou a ter a função Listen to this page, directamente no menu principal, que começa a ler a página e dá acesso a um mini-player de controlo do sistema. Podemos ajustar imediatamente o ponto para onde se deseja ir, ter o texto seleccionado à medida que é lido, diferentes vozes à escolha, e ajuste da velocidade de leitura (entre 0.5x e 4x).
Infelizmente, é necessário manter o Chrome aberto e visível para que o leitor funcione, não se podendo regressar ao home screen ou mudar para outra app e continuar a ouvir a página; mas a leitura continua se se bloquear o smartphone deixando o Chrome activo. Talvez numa próxima versão a Google dê a opção de manter a leitura da página enquanto se dá um salto a outra app.

A Google está a activar isto de forma faseada, pelo que mesmo tendo a mais recente versão do Chrome 125, continua a ser necessária a habitual dose de paciência.

Carregador Powerowl com 8 pilhas recarregáveis a €19

17-06-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para evitar a troca infindável das pilhas, nada como usar pilhas recarregáveis e este pack da BONAI com carregador e 8 pilhas é uma excelente forma de começar.

Vivemos num mundo "mobile" em que assumimos que as coisas funcionam sem necessidade de estarem agarradas a cabos de alimentação, e isso faz com que exista uma dependência crítica em baterias e pilhas. No caso das pilhas, que continuam a ser comuns em coisas como controlos remotos, gamepads, teclados wireless e muitas outras coisas, uma das melhores opções é trocar as pilhas convencionais por pilhas recarregáveis reutilizáveis, e o investimento não é assim tão avultado quanto se possa pensar.
Este carregador Powerowl já traz 8 pilhas recarregáveis e custa apenas 19 euros - activar cupão de desconto de 15%.

As pilhas AA incluídas são de 2800 mAh, e este carregador tem a vantagem de usar uma comum ficha USB e permitir carregar pilhas individualmente (alguns só permitem carregar pares). Podem apanhar um pack de mais 8 pilhas AA de 2800 mAh por 12 euros.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Fiat apresenta Grande Panda 100% eléctrico

17-06-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Fiat revelou finalmente o seu mais recente modelo 100% eléctrico, o Grande Panda.

A Fiat continua a recorrer ao seu vasto catálogo de modelos históricos, desta indo buscar a memória do pequeno e divertido Panda. Como o próprio nome faz antever, o Grande Panda já não é assim tão pequeno, tendo quase 4 metros de comprimento (cerca de 60 cm mais que o modelo clássico), e recorrendo à plataforma CMP Smart Car partilhada com outros modelos do grupo Stellantis, como o Citroën ë-C3.

Infelizmente a marca italiana não avança com detalhes técnicos, mas considerando a plataforma utilizada, devemos esperar um carro com motor de 83 kW e bateria LFP de 44 kWh, com autonomia de cerca de 320 km e carregamento de 100 kW (30 minutos dos 20-80%).
A apresentação foca-se na identidade visual do Grande Panda, com pilar-C e arcos das rodas proeminente (fica mnesmo a pedir uma versão off-road como na versão original), e faróis e luzes com efeito pixelizado.

Tal como os detalhes técnicos, também o preço continua a ser uma incógnita. Espera-se que possa chegar ao mercado com um preço idêntico ao do Citroën ë-C3, que tem preço base abaixo dos 25 mil euros.

OnePlus e CATL vão revelar "Glacier Battery"

17-06-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A OnePlus recorreu à CATL para criar uma nova bateria para smartphones, a Glacier Battery.

Apesar das notícias ocasionais de avanços nas tecnologias das baterias, a sua chegada ao mercado parece demorar sempre mais tempo do que se desejava, e muitas vezes traz apenas pequenas melhorias que, apesar de serem bem vindas, estão longe de representar um salto revolucionário face ao que já existe. Mas em breve podemos ter uma novidade nesta área.

A OnePlus fez uma parceria com a CATL, uma das maiores empresas de baterias do mundo, para criar a OnePlus Glacier Battery. Apesar de ainda não ter sido revelada oficialmente, os rumores referem que a bateria utiliza um eléctrodo de silício para obter maior densidade energética e uma maior velocidade de carregamento, que poderá concretizar-se numa bateria de smartphone de 6100 mAh e carregamento de 100 W.

Aparentemente, a bateria será apresentada já no próximo dia 20 de Junho no próximo modelo da OnePlus, que deverá ser o Ace 3 Pro.

Vulnerabilidade WiFi no Windows dava acesso remoto a qualquer pessoa próxima

16-06-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft confirmou uma vulnerabilidade no Windows, que permitia que um atacante assumisse o controlo do sistema se estivesse ao alcance da rede WiFi.

Muitas pessoas com conhecimentos de informática não podem deixar de se rir quando, nos filmes, vemos os heróis (ou bandidos) assumirem o controlo de um computador só por se chegarem perto dele. Pois bem, desta vez não há motivos para risos, e são os filmes que estavam correctos.

A vulnerabilidade CVE-2024-30078 permite que um atacante assuma o controlo dum computador Windows se estiver dentro do alcance da sua rede WiFi, sem necessidade de qualquer intervenção por parte da vítima.

Ouch.

The Windows Wi-Fi driver can be exploited by an attacker that is within Wi-Fi range. It requires no interaction from the victim and no prior knowledge of the system from the attacker. Just like the movies!

It affects all modern versions of Windows.
Patch immediately! 👇

— Luke Stephens (hakluke) (@hakluke) June 14, 2024
A MS já disponibilizou uma correcção para os Windows afectados que ainda estejam dentro do período de suporte oficial, mas quem tiver Windows desactualizados passará a estar sujeito a (mais) esta vulnerabilidade, que pode dar acesso directo à sua máquina.

Tesla FSD 12.4.1 e a condução indecisa

16-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Apesar das contínuas promessas de Elon Musk, mesmo o mais recente modo FSD 12.4.1 parece não estar pronto para consumo público.

A Tesla tem feito notáveis melhorias no FSD desde que migrou de um sistema de controlo tradicional para um sistema "AI", só que as promessas da Tesla e Elon Musk parecem ser demasiado optimistas. Elon Musk tinha dito que esta versão FSD 12.4.1 vinha com uma melhoria de 5x a 10x a nível do condutor ter que assumir o controlo do carro - no entanto, o resultado é um sistema que parece ser incapaz de decidir qual a via a seguir, continuamente mudando de via sem qualquer motivo, e mesmo até quando tal seria desaconselhado.

Sim, há outros aspectos em que esta versão está melhor que as anteriores, mas o facto de recuar em coisas "básicas" numa altura em que Elon Musk diz que o sistema está "pronto" (e se prepara para apresentar os seus táxis completamente autónmos daqui por poucas semanas), faz-nos duvidar se realmente será esse o caso.


Senua's Saga: Hellblade 2 - as coisas boas e más nos PCs

16-06-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O jogo Senua's Saga: Hellblade 2 teve entrada directa para um dos jogos mais marcantes na Xbox Series X/S, demonstrando o poder do Unreal Engine 5, e nos PCs podemos contar com coisas boas, e menos boas.

Mesmo não sendo o tipo de jogo que tipicamente me atraia, também eu não resisti a superar a parte inicial "chata" deste Senua's Saga: Hellblade 2, que evolui de forma bastante lenta por cenários bastante monótonos, posteriormente sendo recompensado por secções que justificam o tempo investido e tornam este jogo numa experiência imperdível. Há inúmeras coisas marcantes, como a total ausência de "loading screens" do início até ao final do jogo (aprende Starfield!), a sua qualidade gráfica que por vezes se atreve a superar o "uncanny valley", ou o facto dos ajustes gráficos serem aplicados em tempo real no próprio jogo, mostrando imediatamente o seu efeito.

São coisas que se podem considerar implícitas num jogo que usa o Unreal Engine 5, mas que na verdade continuam a ser bastante raras, e que deviam tornar-se obrigatórias para todos os jogos. Dito isto, na sua versão para PC, existem também alguns pontos que poderiam / deveriam ter sido evitados, como é abordado no seguinte vídeo da Digital Foundry.


iOS 18 deixa mudar nome da Siri com os Vocal Shortcuts

16-06-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Com o iOS 18, os utilizadores podem usar qualquer nome ou palavra para activarem a Siri, graças aos Vocal Shortcuts.

Um dos pequenos detalhes do iOS 18 que se pode tornar bastante prático para melhorar o dia a dia dos utilizadores é o Vocal Shortcuts, que permite associar comandos de voz a acções feitas no iPhone. Com isso, torna-se também possível activar a Siri com qualquer nome à nossa escolha, em vez de usar o tradicional "Hey Siri" ou "Siri".

Para criar um Vocal Shortcut basta ir a Settings > Accessibility > Vocal Shortcuts. E, para o efeito de criar um nome alternativo para a Siri, escolher a opção "Siri" (não o "Siri Request), e escolhe o novo nome ou palavra.
A única diferença é que, usando este método, se regressa aos tempos da Siri de há uns anos atrás, no sentido em que será necessário dizer o novo nome e esperar pela activação da Siri antes de prosseguir com o pedido; em vez de poder dizer Siri e o comando ou pedido de forma imediata sem qualquer pausa. De qualquer forma, uma vez que o uso do atalho vocal não impede o uso da activação tradicional da Siri, poderá manter-se o uso da Siri, e usar o nome criativo alternativo quando se quiser impressionar os amigos. Que tal um "Hey Kitt"? :)

Carregamentos rápidos sem degradação da bateria nos carros eléctricos

16-06-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O receio dos carregamentos rápidos parece ser infundado, pelo menos para quem tiver um Tesla.

O receio da degradação precoce da bateria continua a ser um dos grandes receios de quem considera mudar para um carro eléctrico, e existem algumas boas práticas gerais que se têm tornado comuns, como definir um limite de carregamento máximo de 80%, e evitar carregamentos rápidos. Mas, este último ponto, pode estar prestes a cair por terra.

A Recurrent tem dados de mais de 13 mil Tesla nos EUA, e fez uma análise para avaliar o impacto dos carregamentos rápidos na perda de capacidade da bateria. O resultado são excelentes notícias, não havendo qualquer diferença significativa entre utilizadores que utilizam carregadores rápidos mais de 70% das vezes, e os que usam carregamentos rápidos menos de 30% das vezes.
O único ponto a ter em conta é que o número de utilizadores que fazem carregamentos rápidos frequentes é bastante reduzido (344 dos 13 mil Teslas Model 3 e Model Y), mas mesmo assim, não deixam de ser dados bastante positivos e que podem trazer alguma tranquilidade aos clientes Tesla que tivessem receio do impacto que o carregamento rápido pudesse ter na bateria dos seus veículos.

Apesar de efeito de degradação da bateria ser um processo normal e inevitável, é bom ver que já se está numa fase em que, para todos os efeitos, isso deixa de ser um problema para o uso do veículo a longo prazo.

|