Notícias do dia
04-06-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cabo Baseus USB-C de 240 W.
Google também ameaça confiscar smartphones com peças não oficiais
Poucos dias depois de terem sido reveladas as condições abusivas da Samsung quanto a reparações - que levaram ao fim da parceria com o iFixit - descobre-se que também a Google está a aplicar regras idênticas. A Google também solicita aos reparadores que confisquem e desmontem equipamentos enviados para reparação que tenham qualquer peça não autorizada pela Google.Há algumas diferenças entre as regras para os EUA e países da Europa: nos EUA a Google reserva-se o direito de nem sequer devolver o equipamento ao cliente; na Europa a Google diz que não efectuará a reparação mas devolverá o smartphone ao cliente. Em qualquer um dos casos, parece ser algo que fica directamente em conflito com as leis de direito à reparação, e que convém que fique esclarecido.
Tombo nas acções Berkshire Hathaway
Uma queda inexplicada no valor das acções da Berkshire Hathaway de Warren Buffett podia criar milionários numa questão de horas. A queda de 99.97% foi atribuída a uma falha técnica, dando origem à suspensão das operações em bolsa e escrutínio adicional sobre as 4000 transacções efectuadas.
Estas acções têm um valor na casa dos 630 mil dólares, e caíram para menos de 200 dólares, algumas horas mais tarde regressando a mais de 620 mil dólares. Mas mesmo quem tiver conseguido apanhar as acções ao preço de saldo arrisca-se a não ficar milionário instantâneo, já que noutras ocasiões de quedas abruptas por falhas técnicas, as operações acabam por ser invalidadas.
If you invested $1,000 in Berkshire Hathaway around 10am morning, you would now have $3.4 million.
— Daniel Feldman 🟥 (@d_feldman) June 3, 2024
Warren Buffett is just that good. pic.twitter.com/GdszzyuvWd
Raspberry Pi ganha acelerador AI
Nem o pequeno Raspberry Pi consegue resistir ao fascínio da AI, tendo sido anunciado um novo AI Kit - o Hailo-8L - uma placa de extensão HAT+ que se liga ao RPI e lhe dá um poder computacional acrescido de 13 TOPS.Estes 13 TOPS são relativamente modestos quando comparados com outros chips, mas há que ter em conta que é uma placa adicional cujo consumo se mantém abaixo dos 2 W e que dispensa ventoinhas. Nos exemplos, foram mostradas coisas como detecção de veículos em tempo real, e estimação de pose de pessoas, também em tempo real.
Zoom quer sósias AI para assistir a videoconferências
O CEO do Zoom quer concretizar os desejos de muitos utilizadores, dizendo que no futuro imagina poder disponibilizar uma funcionalidade que cria uma réplica digital AI do utilizador, capaz de assistir a videoconferências por si, e apresentar um resumo condensando da informação importante no final.Na prática, trata-se apenas de capitalizar em algo que, inevitavelmente, acabaria por ser feito pelos utilizadores usando ferramentas não oficiais. Nesse sentido, não deixa de ser interessante ver o serviço a assumir que será melhor fazê-lo por meio de uma funcionalidade oficial. A grande questão é: se actualmente já existem videoconferências que se podem considerar excessivas, arriscamos-nos a entrar numa era em que existam ainda mais videoconferências, a prolongarem-se por horas e horas, pois já se assume que por lá não está nenhum humano real, mas somente assistentes AI que acabarão por resumir tudo aquilo a uma lista de meia dúzia de pontos.
Curtas do dia
- Microsoft abandona desenvolvimento do NTLM
- Bill Gates anuncia livro de memórias Source Code
- ChatGPT esteve inacessível várias vezes ao longo do dia
- Nvidia beta app com captura de vídeo AV1 a 120fps e GPU tuning automático
Resumo da madrugada
- iPhone dobrável em 2027?
- Intel apresenta CPUs Lunar Lake
- Qualcomm reacende guerra Mac vs PC
- Powerbank Veger 30000 mAh a €23.99
- Ganha um cabo Baseus USB-C de 240 W
- Instagram testa publicidade obrigatória
- Netflix abandona Apple TV de 2ª e 3ª geração
- AnTuTu lança benchmark para carros eléctricos
- Apple engana-se no GPU do iPad Air M2 - mas diz que não importa
- Windows desactiva método de ultrapassar conta Microsoft na instalação
Curiosidade do dia: O primeiro lote de 60 satélites Starlink da SpaceX foi lançado para o espaço em Maio de 2019, após o lançamento de dois satélites de teste no ano anterior. Curiosamente, nenhum desses satélites se encontra em funcionamento ou sequer em órbita, tendo cumprido a sua missão e sido desintegrados propositadamente na atmosfera. Em Agosto de 2022, existem mais de 3100 satélites Starlink em órbita, com mais de 2800 em funcionamento.
































