PlanetGeek

SSD externo Samsung T7 1TB a €106

15-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Se procuram uma forma fácil e rápida de transferir uma generosa quantidade de dados em formato compacto, vão gostar de saber que o SSD externo T7 da Samsung está agora disponível a um preço bastante interessante.

O Samsung T7 é um disco SSD externo compacto com ficha USB Type-C e que pode atingir velocidades de 1050 MB/s. Está disponível em versões de 500 GB a 2 TB, mas hoje o modelo em destaque é a versão de 1 TB; sendo um complemento perfeito para quem procura maior robustez do que permitida pelas comuns pens USB, mesmo no caso de utilização intensiva (como utilização do SSD para instalar um sistema operativo).
Ests Samsung T7 1 TB está disponível por 90 euros na Amazon Espanha (também há uma versão de 2 TB para quem quiser maior capacidade).

Na caixa encontramos cabos USB Type-C para Type-C e Type-C para Type-A, pelo que não será necessário comprar nenhum cabo adicional para lhe dar uso, qualquer que seja a porta USB que se tenha disponível. E como vantagem adicional, podemos usá-lo directamente com um smartphone com USB-C, o que também se pode revelar bastante prático para efectuar backups de fotos e vídeos quando se está longe de uma rede WiFi e não se queira gastar uns gigabytes de internet móvel.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Demoras no Xiaomi SU7 dão opção de modificação da encomenda

15-04-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Com o período de entrega dos Xiaomi SU7 a aumentar, a marca chinesa dá aos clientes uma última oportunidade para alterarem a sua encomenda.

O primeiro automóvel da Xiaomi tem tido enorme sucesso, com um preço base a começar nos 28 mil euros e tendo conseguido mais de 100 mil encomendas em poucos dias. Apesar de fabricar um SU7 a cada 76 segundos a Xiaomi tem estado a tentar aumentar a produção para responder ao volume de encomendas, procurando quase duplicar a produção que tinha planeado, de 6 mil para 10 mil unidades por mês.

Com algumas encomendas a poderem demorar meses para serem entregues, a Xiaomi tenta aproveitar isso da melhor forma, passando a disponibilizar um período de 24 horas de reconsideração, em que os clientes poderão mudar a sua encomenda através da Xiaomi Car App. Isso significa que podem alterar o modelo escolhido, assim como as diversas opções disponíveis.
Neste momento o modelo base tem períodos de entrega de 13 a 16 semanas. A versão Pro demora entre 16 a 19 semanas. E o modelo topo de gama, o SU7 Max, obriga a esperar entre 25 a 28 semanas.

Enquanto isso, vão chegando os primeiros testes "reais" do SU7, que pelo menos a nível de autonomia parece comportar-se bastante bem, tendo conseguido percorrer 643 km.

Smart ring da Black Shark tem 180 dias de autonomia

15-04-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Black Shark também vai entrar no sector dos anéis inteligentes, com um smart ring fino que promete ter 180 dias de autonomia.

Como era esperado, com a entrada da Samsung no sector dos anéis, muitas outras empresas também se têm aventurado nesta categoria de produtos. A Black Shark, empresa ligada à Xiaomi e mais habitualmente associada a produtos gaming, junta-se a elas revelando algumas fotos e características do seu futuro anel.

O anel da Black Shark terá apenas 2.2 mm de espessura, com capacidade de detecção de toques e registo de inúmeros parâmetros corporais como: frequência cardíaca, nível de oxigénio, temperatura, movimentos. A marca também anuncia uns impressionantes 180 dias de autonomia, que deixam de ser tão impressionantes quando se descobre que isso inclui os carregamentos feitos com a sua caixa de transporte com bateria.
Infelizmente, por agora, é só isso que se sabe. Para este tipo de produto vingar no mercado estará dependente de dois factores: ter uma autonomia que não torne a necessidade de recarregamentos demasiado frequente e incómoda; e ter um preço que seja considerável aceitável pelos consumidores, especialmente por aqueles que também já tiverem investido num smartwatch.

Por outro lado, é certo que os smart rings vão ser apelativos para outro segmento de consumidores, que poderiam não estar dispostos a usar um smartwatch mas que não se importam de usar um anel.

Ubisoft remove acesso ao jogo The Crew

14-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Os jogadores que compraram o jogo The Crew estão a descobrir que a Ubisoft removeu o seu acesso ao jogo.

A Ubisoft é a protagonista deste que é o mais recente incidente que nos relembra de que não somos realmente os donos daquilo que compramos. Apesar de ser um jogo pago, a Ubisoft desligou os servidores do jogo The Crew e está agora a remover o acesso ao jogo de todos os jogadores - e ridiculamente sugerindo que se dirijam à sua loja para verem outros jogos para comprar.

Embora fosse um jogo multiplayer online, os jogadores tinham esperança que com o fim dos servidores oficiais a Ubisoft permitisse o uso de servidores não oficiais mantidos pelos fãs, ou até de um modo totalmente offline com bots controlados pelo computador. Mas, a total remoção de acesso ao jogo demonstra que a Ubisoft não tem interesse nessas soluções.

Infelizmente este não é um caso isolado. Todo e qualquer jogo multiplayer dependente de servidores exclusivos do próprio estúdio tem literalmente um temporizador em contagem decrescente até ao dia em que será encerrado. Deveria ser obrigatório que os estúdios informassem os jogadores, desde o início, quais são os planos para a vida do jogo após o encerramento dos servidores, a nível de saber se o jogo continuará a poder ser jogado (com servidores não oficiais ou em modo offline) ou se irá desaparecer totalmente.

Táxi autónomo da Waymo fica encravado em parque sem saída

14-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Um táxi autónomo da Waymo ficou encravado num parque e obrigou à intervenção de um condutor humano.

Demonstrando as muitas dificuldades que os veículos autónomos têm que enfrentar no mundo real, eis um vídeo que demonstra como a Waymo lida com situações inesperadas que o carro não consegue resolver.

Apesar da Waymo ter dos mais avançados veículos autónomos nas estradas, desta vez toda a sua tecnologia foi incapaz de lidar com um cenário complicado de um parque em que o caminho de saída tinha uma barreira fechada e a única via de circulação aberta era uma entrada para o parque de sentido único. O carro deu várias voltas ao parque até que o passageiro requisitou assistência remota, que enviou uma "equipa de desenrasque" com um condutor humano - tudo isto perante o olhar reprovador do encarregado do parque.


Sim, é certo que é um cenário complicado, que poderia ter sido resolvido facilmente ao se ter apanhado o táxi da Waymo fora do parque. Mas, não deixa de ser um exemplo que demonstra os casos com que estes sistemas têm que lidar no mundo real. Poderia tratar-se de um cliente com mobilidade reduzida que tivesse que ser recolhido exactamente neste local, ou outro local que apresentasse obstáculos idênticos.

Só fiquei admirado por a Waymo não assumir o controlo do veículo de forma remota, evitando a necessidade de enviar um condutor humano fisicamente até ao local. Mas isso pode também ser devido às exigências legais para operar estes serviços de táxis autónomos.

O modo de condução autónoma do BYD Denza N7

14-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Apesar do eternamente aguardado modo FSD da Tesla, os outros fabricantes vão oferecendo soluções idênticas e já disponíveis, como a BYD faz no seu Denza N7.

A Tesla tem estado a promover o seu modo FSD - que finalmente, após mais de meia dúzia de anos, parece estar prestes a ter lançamento oficial - mas isso é algo a que a marca se pode sentir obrigada por, neste espaço de tempo, também os outros fabricantes terem começado a oferecer sistemas idênticos.

Um curto vídeo mostra como se comporta o modo de condução autónoma do Denza N7 da BYD, incluindo algumas coisas complicadas como estacionamento perpendicular junto a uma parede e com espaço de manobra limitado, assim como condução em estradas citadinas e a lidar com manobras inesperadas de outros condutores. É certo que também ele obriga a manter atenção permanente do condutor, tal como o modo FSD da Tesla, e certamente haverá situações em que irá falhar.


Isto demonstra que, a cada dia que passa sem que a Tesla lance o modo FSD, o mesmo irá perdendo protagonismo e tornando-se em apenas "mais um sistema de assistência ao condutor" tal como muitos outros - e garantidamente pondo em causa se realmente justifica os 12 mil dólares (por cá: 7500 euros) que são pedidos por ele.

Foguete Falcon 9 bate recorde com 20 lançamentos

14-04-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX anunciou que um dos seus foguetes Falcon 9 bateu o recorde de reutilizações com 20 lançamentos e aterragens bem sucedidas.

Não é segredo que o grande trunfo da SpaceX é a de ter foguetes reutilizáveis, capazes de fazer lançamentos e aterrarem para serem usados de novo. Ao longo dos anos temos assistido a um aumento progressivo desse número de reutilizações, e que agora marcaram o 20° lançamento do mesmo foguete Falcon 9.

Este Falcon 9 fez a sua primeira missão em Novembro de 2020 e já transportou 8 astronautas e mais de 500 satélites até ao espaço, num total de mais de 261 toneladas em menos de quatro anos.

Falcon 9 lands on the A Shortfall of Gravitas droneship – completing the first 20th launch and landing of a booster! pic.twitter.com/G0w4IlXzNP

— SpaceX (@SpaceX) April 13, 2024

This booster’s previous missions include GPS III Space Vehicle 04, GPS III Space Vehicle 05, Inspiration4, Ax-1, Nilesat 301, OneWeb Launch 17, ARABSAT BADR-8, and now 13 @Starlink missions

— SpaceX (@SpaceX) April 13, 2024
De certa forma, quase podemos "culpar" a SpaceX por ter tornado os lançamentos e aterragens tão rotineiros que até já parece uma coisa fácil. Felizmente, ainda vamos tendo a dose de adrenalina e entusiasmo adicional a cada novo lançamento de teste da Starship - que no seu terceiro voo de teste já conseguiu chegar ao espaço, mas ainda não conseguiu aterrar de forma suave como se deseja.

Mini relógio de internet com ESP32

14-04-2024 | 12:18 | A Minha Alegre Casinha

Perfeito para quem se quiser iniciar no mundo dos ESP32, este projecto ultra-simples mostra como criar um relógio que está sempre certo.

O pequeno ESP32 veio revolucionar o mundo da electrónica, ao nos disponbilizar um microcontrolador ultra-poderoso, com WiFi, a preço absurdamente económico - e cujas dimensões reduzidas também permitem utilizá-lo em praticamente tudo o que se possa imaginar.

Neste caso, para criar este relógio compacto via internet nem sequer se precisam preocupar em ter (ou não ter) grandes habilidades em electrónica, pois necessitamos soldar apenas quatro cabos para a alimentação e comunicação entre o módulo do ESP32 e o do pequeno ecrã OLED (0.91" com 128x32 pixeis). E tudo isto fica por cerca de 5 euros.
Todo o "segredo" está na programação do ESP32, que neste caso se limita a ligar-se à vossa rede WiFi para aceder aos servidores NTP na internet que disponibilizam continuamente a hora certa, para assegurar que têm um relógio que nunca estará atrasado ou adiantado.

Depois de verem como é simples fazer este relógio via internet, certamente não vos irão faltar ideias de como expandir o projecto, adicionando coisas como indicação de horas em diferentes países, alarmes (e botões para permitir a sua programação), mostrar informação meteorológica, etc.

Portugal com novo recorde de electricidade a preço negativo

14-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Apenas dez dias após se ter tido electricidade a preço negativo em Portugal, temos novo recorde com preço ainda mais reduzido.

No início de Abril tivemos a boa notícia de, pela primeira vez, se ter tido electricidade a preço negativo no nosso país. O valor era meramente simbólico, cifrando-se num timído cêntimo negativo, mas que parece ter aberto as portas para valores mais substanciais.

Desta vez, temos electricidade a preço de -0.63 euros por MWh, que apesar de ficar aquém do preço de -1 euro conseguido em Espanha, não deixa de ser um excelente indicador para o futuro.

Bom dia, #energia ⚡️ O #Mibel terá este domingo novos recordes de preços negativos de #eletricidade no mercado diário:

🇪🇸 -€1,01 por MWh
🇵🇹 -€0,6 por MWh

Apesar da fraca produção #eólica 💨, a forte produção #solar ☀️ e a importação de 🇫🇷 contribuirão para estes mínimos ⚡️ pic.twitter.com/ItojJMQ78D

— Miguel Prado (@mpradoexpresso) April 13, 2024
Com o mercado de energia a ser cada vez mais dinâmico, resta esperar que os fornecedores de energia também se consigam ajustar de modo a fazer chegar o verdadeiro custo da energia aos consumidores - sabendo-se que, de qualquer forma, já asseguram o seu rendimento fixo por conta das "potências contratadas", e taxas de acesso, e todos os demais elementos que integram a conta da "electricidade" ao final do mês.

Coincidência ou não, a EDP Comercial tem estado a informar os clientes de que irá baixar em 10% a componente "Energia e Estrutura Comercial" a partir de 1 de Junho. Medida que provavelmente mais se deverá ao número de clientes que se tem mudado para outros operadores.

Rede Mobi.E com 447 mil carregamentos em Março

14-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O número de carregamentos eléctricos na rede Mobi.E continua a bater recordes, atingindo os 447 mil carregamentos em Março.

No mês de Março, foram registados cerca de 447 mil carregamentos, o que representa uma subida de 68% face ao mesmo mês de 2023. Ao nível dos consumos de energia, estes foram superiores a 9 milhões kWh, um aumento de 90% em comparação com o período homólogo.
  • No primeiro trimestre realizaram-se, no total, cerca de 1,2 milhões de carregamentos na rede Mobi.E, o que representa um aumento de 66% face ao primeiro trimestre do ano passado.
  • Foram consumidos cerca de 25 milhões kWh de energia, mais 88% do que no mesmo período de 2023.
O contínuo crescimento da rede é um dos principais factores que contribui para estes números, uma vez que tem acompanhado o incremento do parque de viaturas eléctricas. Em março, integravam a rede Mobi.E cerca de 4.630 postos, o que equivale a cerca de 8.200 pontos de carregamento de acesso público.

Outro dado relevante é a potência da rede, actualmente superior a 254.667 kW, 8% acima do objectivo proposto no regulamento europeu "Alternative Fuel Infrastructure” Regulation" (AFIR). No final de Março, 1.695 postos de carregamento eram rápidos ou ultrarrápidos, o que representa 36% do total da rede.

Ao longo do primeiro trimestre do ano, cerca de 114.000 utilizadores distintos carregaram os seus veículos na rede Mobi.E, o que representa um crescimento de cerca de 70% face ao período homólogo. Em média, neste primeiro trimestre, cada utilizador efectuou 11 carregamentos na rede Mobi.E.

Existem atualmente 71 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizadas 96 tomadas, em média.

[Pela Estrada Fora]

Novo Dacia Spring começa nos 16.900 euros

14-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O Dacia Spring é um dos mais económicos automóveis eléctricos disponíveis no mercado e recebe agora uma actualização, mantendo um preço base abaixo dos 17 mil euros.

O terceiro automóvel eléctrico mais vendido a clientes particulares, na Europa, o Spring está a ser um símbolo da democratização da mobilidade eléctrica. Em Portugal, em 2023, o Spring foi o 4º automóvel eléctrico mais vendido no país e o 1º a clientes particulares pelo segundo ano consecutivo. Desde o lançamento, em 2021, o Spring já vendeu mais de 140.000 unidades em toda a Europa. Em 2023, as vendas globais dispararam para um recorde de 61.803 unidades, um aumento de 26,4% em relação a 2022. O novo Spring apresenta o mais recente design Dacia, visto pela primeira vez na nova geração do Duster. O estilo robusto e assertivo reforça ainda mais a atractividade do Spring. O impacto desta transformação é visível tanto no interior, que foi completamente redesenhado, como no exterior, onde o tejadilho é a única parte da carroçaria que se mantém do modelo anterior.

Equipamento de série nas versões Essential e Expression, o Media Control é um sistema multimédia controlado pelo volante com informações multimédia e chamadas telefónicas apresentadas no painel de instrumentos digital. Inclui também dois altifalantes, ligação Bluetooth e uma porta USB. Quando ligado à aplicação gratuita Dacia Media Control, os condutores podem utilizar as funções de rádio/média e aceder a outras funcionalidades (por exemplo, navegação) através do seu smartphone, com uma ergonomia concebida para ser utilizada durante a condução.

O sistema Media Nav Live – de série na versão Extreme e opcional na Expression – dispõe de um grande ecrã táctil central de 10 polegadas que incorpora uma navegação inteligente até 8 anos, com condições de trânsito em tempo real e mapas europeus actualizados. Além disso, pode ser utilizado para a utilização sem fios do Apple CarPlay e do Android Auto. O sistema Media Nav Live também inclui duas portas USB.

Os novos ADAS melhoram a gama de equipamento a bordo do Novo Spring para cumprir as mais recentes normas de segurança europeias GSR II: sistema avançado de travagem de emergência (urbano/extra-urbano com detecção de veículos, peões, ciclistas e motociclos), reconhecimento de sinais de trânsito com alerta de excesso de velocidade, assistente de ajuda ao estacionamento traseiro, sinal de travagem de emergência, alerta de transposição de faixa, assistência à manutenção na faixa de rodagem, aviso de atenção do condutor e chamadas de emergência (eCall). Para facilitar a vida aos condutores, a Dacia incluiu o elegante botão “My Safety” para um acesso rápido às suas definições ADAS preferidas.
O motor eléctrico de 65 CV está agora disponível a partir do nível de equipamento Expression. Este motor de 65 CV / 48 kW proporciona uma aceleração mais dinâmica, atingindo os 0 a 100 km/h em menos de 14 segundos. Está disponível nos níveis de equipamento Expression e Extreme do Novo Spring. Ainda mais económico e ideal para uma utilização urbana, o motor de 45 CV atinge os 0 a 100 km/h em menos de 20 segundos. Está disponível no nível de equipamento Essential do Novo Spring.

As encomendas do Novo Spring abrem no segundo trimestre, em Portugal, estando as primeiras entregas previstas para o último trimestre de 2024. Os preços começam nos 16.900 euros para a versão Essential com motor de 45 CV, com a versão Expression com motor de 65 CV a custar 18.900 euros e a versão Extreme, também com o motor de 65 CV, a custar 19.900 euros.

[Pela Estrada Fora]

Reino Unido enfrenta vaga de selos falsos nos correios

13-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Reino Unido mudou para selos dos correios com códigos digitais, mas isso não tem conseguido evitar uma vaga de selos falsos no território.

O ano passado o Royal Mail fez a transição dos selos de correio tradicionais para uma nova versão com códigos digitais datamatrix que prometiam maior segurança. Apesar das preocupações destes selos poderem ser usados para fazer invadir a privacidade dos cidadãos, descobre-se agora que também nada consegue fazer para evitar a proliferação de selos falsos.

Muitos cidadãos britânicos estão a ser surpreendidos com a devolução da sua correspondência com a aplicação de uma multa de £5 por estarem a usar selos falsos, que consideram totalmente incompreensível por dizerem que compraram os selos legítimos em lojas dos correios.
Apesar dos correios britânicos admitirem que por vezes se tratam de falsos casos de detecção de selos falsos (culpando as máquinas por serem demasiado sensíveis), aparentemente também terão descoberto empresas chinesas que dizem poder fornecer um milhão de selos britânicos por semana a preço substancialmente inferior ao oficial. Uma operação de falsificação em grande escala que está a ser equiparada a um acto de guerra económica, equivalente à impressão de dinheiro falso.

E com tudo isto, as culpas vão sendo atiradas de um lado para o outro. A China diz que as acusações são totalmente infundadas e que os correios britânicos deveriam investigar os seus próprios fornecedores; os correios acusam os serviços alfandegários por não detectarem e impedirem a entrada de selos falsos no país; e os postos de correio que venderam selos falsos dizem que só venderam selos que fornam fornecidos directamente pelo Royal Mail.

Quase parece um sketch dos Monty Python, mas na vida real.

Mini portátil em baú de madeira com Raspberry Pi

13-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Este projecto mostra como criar um mini-portátil com um Raspberry Pi num formato pouco convencional.

Quem procurar um computador que possa passar despercebido numa casa com decoração mais tradicional vai adorar este projecto. Recorrendo a um confiável Raspberry Pi, um touchscreen de 4" e um mini-teclado, podemos criar um portátil que fica perfeitamente camuflado numa pequena caixa de madeira.

Na parte electrónica não existem dificuldades, recorrendo-se a um UPS Hat com bateria de 2200 mAh que simplifica todo o processo de manter o Raspberry Pi em funcionamento sem necessitar estar permanentemente ligado por cabo a uma fonte de alimentação, e um pequeno mini-teclado Bluetooth que neste caso se mantém ligado via USB ao Raspberry Pi para evitar a necessidade de o recarregar de forma separada.

Por isso, a maior parte do trabalho recai sobre a parte de criar o pequeno baú de madeira e de lhe dar os acabamentos adequados.


Tablet Teclast M50HD a €109

13-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do M50 normal e do modelo Pro, temos agora o tablet Teclast M50HD.

O Teclast M50HD vem equipado com um ecrã IPS de 10.1" (1920x1200) com touch a 120 Hz, CPU Unisoc T606 octa-core, 8 GB de RAM (16 GB "virtuais"), 128 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 6000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast M50HD está disponível por 109.49 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 18 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

MS testa publicidade no Start Menu do Windows 11

13-04-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft volta a aplicar publicidade no Windows, desta vez no Start Menu do Windows 11.

Por agora ainda em testes na versão beta do Windows para Windows Insiders, a MS está a fazer no Windows 11 o mesmo que já fez no Windows 10, começando a apresentar "sugestões" de apps - leia-se: publicidade - na secção de recomendações do Star Menu.

A forma como isso é feito pode ser criticada, já que se por um lado não parece demasiado "incomodativa", por outro lado fica melhor disfarçada e pode levar a que os utilizadores cliquem nela de forma acidental. A secção das recomendações é habitualmente reservada para sugerir documentos ou apps a que os utilizadores queiram aceder.
Pelo menos por agora, a MS disponibiliza uma opção que permite desactivar esta publicidade: Settings > Personalization > Start > "Show recommendations for tips, app promotions, and more" - mas teremos que esperar para ver se a opção será disponibilizada quando a publicidade for lançada para as versões públicas do Windows 11.

Mesmo que a opção se mantenha, podemos contar com que a opção de apresentar publicidade seja activada automaticamente, dando aos utilizadores o trabalho de as desactivar (quando dela se aperceberem e descobrirem como as desligar).

Tendo em conta que o Windows é um sistema operativo pago, é bastante desolador ver a MS a insistir neste tipo de coisas. Se querem apresentar publicidade, ao menos que disponibilizem o Windows gratuitamente para os utilizadores domésticos.

Tesla reduz mensalidade FSD para metade

13-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla continua a promover o seu modo FSD, agora com a redução da mensalidade para metade no modo de subscrição.

Há anos que a Tesla vende a ideia de que o seu modo FSD (Full Self Driving) é a grande mais valia nos seus automóveis - em tempos prometendo que os carros poderiam funcionar como "táxis autónomos" enquanto os donos não precisassem deles, fazendo com que os automóveis ganhassem dinheiro e se pagassem a eles próprios (algo que nunca se concretizou na realidade). Com a mudança do sistema FSD para um baseado em AI, a Tesla parece achar que está finalmente pronta para lançar a funcionalidade FSD.

Nas últimas semanas temos visto nos EUA coisas como a "obrigatoriedade" de se demonstrar o modo FSD a novos compradores de Teslas, e oferta de um mês de FSD gratuito. E a isso junta-se agora a redução substancial do custo do acesso ao modo FSD no modo de subscrição, que custava $199 por mês e passa agora a custar $99 - sendo também visível a nova designação mais realista de "FSD Supervised" que indica que o condutor terá que se manter atento constantemente.

You can now subscribe to FSD (Supervised) for $99/month in the UShttps://t.co/0IwC9GC0aF

Upgrades > Software Upgrades > Subscribe

— Tesla (@Tesla) April 12, 2024
Nos EUA a opção FSD custa 12 mil dólares, pelo que a nova mensalidade se torna bastante mais apelativa para quem quiser usar o modo FSD apenas durante períodos ocasionais (esta mensalidade permite usar o FSD mensalmente durante dez anos até que se atinja o custo do FSD pago de uma vez - mas ficando sujeita à variação do custo da mensalidade).

Vídeos do modo FSD v12 mostram que o sistema é realmente impressionante, mas o grande problema com isto (e outros sistemas idênticos) é que continua a ser extremamente preocupante que o carro consiga conduzir perfeitamente durante 99.9% do tempo, mas depois exista 0.1% de probabilidade de poder causar um acidente caso o condutor não esteja atento e pronto para assumir o controlo imediatamente, potencialmente sem que sequer seja dado qualquer pré-aviso.

Hyundai Ioniq 5 Robotaxi passa exame de condução

13-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Hyundai lançou um vídeo que mostra o robotáxi IONIQ 5 a concluir com êxito um processo semelhante a um exame de condução nos EUA de forma autónoma.

Criado para ilustrar a segurança e a confiança da tecnologia de condução autónoma do robotáxi IONIQ 5, o vídeo apresenta o robotáxi IONIQ 5 a completar uma série de testes de condução semelhantes aos efectuados pelo público em geral, incluindo condução em estrada em Las Vegas, EUA, dando mostras de um excepcional desempenho. Este feito sublinha as capacidades do robotáxi IONIQ 5, assim como a sua tecnologia de veículo autónomo, destacando o seu potencial para, de forma segura, proporcionar liberdade de mobilidade para todos.

No exame de condução, levado a cabo por uma experiente examinadora profissional, o robotáxi IONIQ 5 distinguiu-se, impressionando pelo seu controlo da velocidade, pelas suas mudanças de faixa e pelas manobras realizadas, pela sua capacidade para parar com precisão num sinal de “STOP”, para realizar viragens à esquerda, e pelo seu tempo de reacção perante os obstáculos com que que se deparava.

O robotáxi IONIQ 5 é a materialização das tecnologias transformadoras da mobilidade reunidas num único veículo. Significa a extensa colaboração entre o Hyundai Motor Group e a criadora de tecnologia de condução autónoma Motional, que abrange anos de desenvolvimento, e testes rigorosos, de plataformas automóveis avançadas e de tecnologia de condução autónoma. O robotáxi IONIQ 5 consegue um desempenho consistente em termos de condução em variados ambientes de condução, graças ao seu conjunto de sensores avançados, que combinam LiDAR, radar e câmaras.


[Pela Estrada Fora]

Novo Renault Captur chega a Portugal este ano

13-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O novo Renault Captur fica disponível na segunda metade do ano, e chega com sistema de condução autónoma de nível 2.

O Novo Renault Captur é o “automóvel para ser vivido” do segmento B. É versátil e polivalente, simultaneamente compacto no exterior (4,23 m) e espaçoso no interior, modular para se adaptar às diferentes utilizações dos clientes, igualmente à vontade na cidade ou fora dela.

A sua posição de condução elevada é apreciada pelos clientes, permitindo um acesso fácil ao automóvel e uma boa visibilidade da estrada. Todas estas qualidades explicam o sucesso de um automóvel que, desde que foi lançado há dez anos, já vendeu mais de dois milhões de unidades, em 90 países do mundo.

O Novo Renault Captur continuará a ser a referência dos SUV urbanos, um mercado que representa metade das vendas do segmento B e 30% do mercado total europeu. O Novo Captur mantém a versatilidade, a carroçaria bicolor e o generoso espaço interior, bem como uma gama de equipamentos engenhosos e de alta tecnologia. Para além destas qualidades, que já fazem parte do seu ADN, a nova geração do Captur ganha uma série de novas funcionalidades.
Mais expressivo por dentro e por fora, com o novo nível de equipamento Esprit Alpine, o estilo do Novo Captur oferece um toque único de elegância e espírito desportivo. O habitáculo é realçado pelos novos estofos e os novos ecrãs no tablier e painel de instrumentos. Disponível em função das versões, o sistema multimédia OpenR Link, com Google incorporado, oferece o melhor da tecnologia a bordo com Android Automotive 12, uma estreia mundial no segmento B. A arquitectura electrónica, inteiramente nova, eleva a segurança a novos níveis, com uma gama de ajudas à condução de última geração, incluindo a função de condução híbrida predictiva e o Active Driver Assist, para uma condução autónoma de nível 2.
Em Portugal, o Novo Renault Captur vai estar disponível com uma gama de quatro motorizações, entre as quais a opção E-Tech full hybrid de 145 cv. Para um maior prazer e uma condução ainda mais dinâmica, a transmissão foi revista e a direcção assistida recalibrada. Consoante a versão, o sistema Extended Grip optimiza a tracção em todas as condições de condução.

Fabricado em Valladolid, Espanha, o Novo Renault Captur estará disponível, em Portugal, no segundo semestre de 2024.

[Pela Estrada Fora]

Chave com password esquecida tem €460M em Bitcoin

12-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Uma chave IronKey S200 guarda 7002 bitcoins, mas o seu dono não se lembra da password.

Não faltam relatos de casos desesperados em maior ou menor grau, de pessoas que perderam ou deitaram fora bitcoins que, na altura, não tinham qualquer valor significativo, mas que actualmente podiam valer milhares ou até milhões de euros. Em 2017 falamos do caso de um britânico que estava disposto a vasculhar um aterro depois de ter atirado um disco para o lixo; e agora temos um caso idêntico, mas de solução potencialmente bastante mais simples.

Desta vez não há o problema de não saber onde está o item. O seu dono sabe exactamente onde se encontra a sua IronKey S200, uma carteira em hardware, encriptada que guarda 7002 bitcoins que recebeu em 2011 por um trabalho que fez, numa altura em que cada bitcoin valia menos de um euro. O problema é que ao longo dos anos acabou por perder dois backups que tinha, e também se esqueceu da password que tinha utilizado - fazendo com que agora esteja impossibilitado de aceder às bitcoins que valem mais de 460 milhões de euros (nos últimos dias cada bitcoin atingiu um valor de mais de 66 mil euros).
Curiosamente, desta vez o problema poderá ser de simples resolução, com uma equipa a assegurar que criou um método 100% eficaz de crackar a chave e recuperar as bitcoins. Mas o indivíduo em causa diz já ter contratado o serviço de duas equipas e não está disposto a negociar com uma terceira - uma posição que também poderá ser ajudada pelo facto de aparentemente ser multimilionário por conta das criptomoedas.

Talvez se / quando o valor da sua carteira esquecida atingir os mil milhões de dólares ele se sinta mais motivado a recuperá-las. :)

AI gera videoclip a partir uma só imagem e música

12-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O modelo AI EMO da Alibaba é capaz de criar vídeos impressionantes a partir de uma única imagem.

Com o Udio podemos criar músicas AI dando uma descrição. Agora, imagine-se as potencialidades quando combinado com outros modelos AI capazes de criar vídeos realistas de alguém a cantar, com base numa única foto do seu rosto.

É isso que se pode ver no vídeo que se segue, com as partes mais impressionantes a nem serem as expressões feitas enquanto está a cantar, mas sim os movimentos feitos durante as pausas.

This still blows my mind. Look at what she does when there are no lyrics playing.

Now that AI music is almost indistinguishable from real music, what do you think future music videos might look like? pic.twitter.com/RbYpw94ELI

— Halim Alrasihi (@HalimAlrasihi) April 9, 2024
Imagine-se isto extrapolado para uma altura em que este tipo de processamento possa ser feito em tempo real e aplicado na representação dos assistentes AI - para não falar da aplicação em filmes e jogos.

|