PlanetGeek

Logitech MX Ergo Trackball a €80

08-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para quem procura precaver-se contra as dores de pulso por utilizar um rato durante todo o dia, a mudança para uma trackball pode ser a solução.

Embora este tipo de ratos trackball continue a ser bastante menos popular que os ratos tradicionais, há toda uma legião de fãs que nem sequer consideraria outra coisa, permitindo reduzir os efeitos dos movimentos repetitivos feitos ao longo do dia a arrastar os ratos convencionais. Como vantagem adicional, é também perfeito para utilização em espaços mais limitados.
Este Logitech MX Ergo Trackball está disponível por 80 euros na Amazon Espanha; e quem procurar algo mais económico pode espreitar o Logitech ERGO M575.

Para que nada fique ao acaso, os utilizadores poderão ajustar o ângulo de inclinação, de 0 até 20º, para o máximo conforto. Depois, bastará um pequeno período de habituação, para quem vier de um rato convencional, e arriscam-se a nunca mais querer outra coisa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Android 15 com modo desktop melhorado

08-04-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para o Android 15 a Google está a preparar uma melhor experiência do modo desktop que o aproxima dos sistemas operativos tradicionais.

Quando se fala em usar o smartphone Android com um monitor, teclado e rato, a maioria das pessoas naturalmente pensa em soluções de fabricantes como o DeX da Samsung. Mas a verdade é que o Android tem um modo desktop desde o Android 10, e que tem vindo a melhorar lentamente, e que no próximo Android 15 poderá finalmente atingir um ponto em que se torne de utilização funcional.

Numa das mais recentes versões beta já se pode ver o que a Google está a preparar, com um modo desktop que adiciona uma barra de título às apps e que permite movimentá-las e redimensioná-las ao estilo do que se faz nos sistemas operativos desktop.


O sistema também permite o rápido posicionamento das apps em modo lado-a-lado arrastando a app para as bordas do ecrã.

Com isto a chegar numa altura em que o Windows começa a fazer mais pressão na transição para os chips ARM (para responder à Apple e o seu macOS nos chips M), será que poderemos ver uma oportunidade para o Android se poder vir a tornar num sistema operativo alternativo neste segmento de mercado? Penso que não haveria falta de pessoas que estariam interessadas em abdicar do PC tradicional se pudessem usar o seu smartphone para o mesmo efeito.

Tesla vai revelar robotaxi autónomo a 8 de Agosto

08-04-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk marcou para 8 de Agosto (8/8) a revelação do táxi autónomo da Tesla, a que chama "Robotaxi".

Já se sabe que as promessas de Musk nem sempre são de confiar, e esta nova promessa chega acompanhada de rumores de que a Tesla iria adiar o lançamento do seu futuro "Model 2" económico para se focar neste Robotaxi - rumores que Musk se apressou a desmentir, dizendo que este projecto em nada afecta os planos já definidos para o Model 2.

O que é verdade indiscutível é que Musk já anteriormente tinha feito um evento que assegurava que os Tesla em 2016 tinham todo o hardware necessário para os tornar em automóveis totalmente autónomos, e que os clientes poderiam disponibilizar os seus carros para integrarem uma rede de táxis autónomos da Tesla, trabalhando sozinhos a ganhar dinheiro enquanto os clientes não necessitassem deles. Uma promessa que não só não foi cumprida como nem sequer se tem ainda qualquer versão final do modo FSD (apesar de aparentemente a Tesla achar que a mais recente versão do FSD beta está praticamente pronta para ser lançada de forma oficial - mas também aí falhando a promessa de Musk de que se teria um modo FSD de nível 4/5 até ao final de 2023).

Tesla Robotaxi unveil on 8/8

— Elon Musk (@elonmusk) April 5, 2024
A Tesla lançar um veículo especializado para táxis autónomos faz também temer que essa anterior promessa nunca vá ser cumprida - já que de outro modo poderia simplesmente usar os seus actuais modelos S/X/3/Y para esse efeito.

Vai ser interessante ver o que a Tesla e Elon Musk têm para dizer a 8 de Agosto.

MS dificulta mudança de browser no Windows

07-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft adicionou um novo sistema que impede a alteração do browser pré-definido no Windows 10 e Windows 11.

Quem usar utilitários como o SetUserFTA e SetDefaultBrowser para modificar o browser pré-definido no Windows, ou tentar fazer a alteração directamente no Registry, deixa de o poder fazer.

Na actualização de Fevereiro para o Windows 10 (KB5034763) e Windows 11 (KB5034765), a MS adicionou um novo driver - acompanhado por uma tarefa agendada adicional - que tem por objectivo impedir a alteração do browser através do Registry.
Por agora ainda será possível fazê-lo, desactivando o novo driver (c:\\windows\\system32\\drivers\\UCPD.sys) que é descrito como "User Choice Protection Driver", mas sendo necessário permissões de administrador e um reboot. Adicionalmente, a MS criou uma nova tarefa agendada "UCPD velocity" em "\\Microsoft\\Windows\\AppxDeploymentClient" que reactiva o driver, se os utilizadores não a eliminarem.

A MS não deu nenhuma justificação oficial para esta alteração, tendo apenas dito nos últimos meses que por causa do DMA (Digital Markets Act) na Europa iria assegurar que os utilizadores podem alterar o browser pré-definido do sistema e que todos os links seriam abertos no browser escolhido, em vez de nalguns casos poderem ser direccionados para o Edge. Não é algo que pareça ter relação directa com este impedimento de modificar o browser directamente no Registry, e que no processo faz com que o Windows tenha (ainda) mais tralha em execução: neste caso, um driver dedicado apenas a vigiar esta alteração no Registry.

A engenharia da Nintendo Game Boy

07-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Lançada em 1989, a Nintendo Game Boy foi uma consola portátil que marcou diversas gerações, mas a sua criação esteve em risco por motivos técnicos.

Hoje em dia, estamos habituados a ter smartphones com ecrãs de alta-resolução, CPUs a funcionar a GHz, e com gigabytes de memória à disposição. Mas em 1989, a Nintendo teve que se desenrascar com um CPU Sharp LR35902 a 4.19 MHz, e 64 KB de espaço de endereçamento (8 KB para o ecrã). O seu LCD tem apenas 160 x 144 pixees, praticamente equivalente ao tamanho de um icon de uma app nos dias de hoje.

O mundo teria sido um local diferente sem a Game Boy, e isso esteve muito perto de acontecer quando o presidente da Nintendo testou os primeiros protótipos e não gostou do que viu. O ecrã LCD utilizado tinha muito pouco constraste e gerava imagens "esborratadas", mas deu-se a feliz coincidência da Sharp ter criado os ecrãs LCD STN (Super-Twisted Nematic) que permitiam um contraste bastante superior, que permitiu que o projecto avançasse.

Foram também muitas as técnicas utilizadas para poupar memória (com sistema de tiles e sprites para a gestão do que era apresentado no ecrã), e também para evitar jogos não oficiais (o código de validação dos cartuchos dos jogos formava literalmente a palavra Nintendo, permitindo que a Nintendo bloqueasse qualquer tentativa por violação da sua marca registada - como de resto ainda actualmente gosta de fazer).

Um olhar nostálgico sobre uma época onde se dava valor a cada byte de um jogo, e onde nem se imaginaria que viríamos a ter jogos com mais de 100 GB que logo no dia de lançamento obrigam a uma actualização de mais uns 80 GB.


Super-fábrica da Xiaomi fabrica um SU7 a cada 76 segundos

07-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi deixou espreitar o que se passa na sua super-fábrica onde produz o seu automóvel SU7.

Ao estilo da Tesla com as suas Gigafactory, também a Xiaomi apostou numa fábrica imensamente automatizada que trata do processo de produção do seu primeiro modelo automóvel, o SU7 que lançou no mercado com preço ultra-concorrencial de 28 mil euros.

As semelhanças com as Gigafactory são muitas, passando pelo sistema de moldagem que permite criar secções completas do chassis, mas não seria esperar de outra coisa num mercado onde os fabricantes continuamente se "inspiram" nos concorrentes para optimizar os seus próprios veículos e processos produtivos.

O maior problema é que, com mais de 100 mil carros já encomendados, mesmo ao ritmo de produção de um automóvel a cada 76 segundos, irá demorar vários meses até que a Xiaomi consiga dar resposta à procura (e isto sem considerar as novas encomendas que forem sendo feitas).



Entretanto, também vão surgindo as primeiras reviews do SU7, que têm sido bastante positivas, e com testes de autonomia que atingem os 634 km em circunstâncias reais.

Músicas populares adulteradas via AI

07-04-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Com as tecnologias AI podemos obter músicas populares com letras completamente diferentes, nas vozes dos artistas originais.

Na internet não se pode acreditar em tudo o que se lê, em tudo o que se vê, e também em tudo o que se ouve. No Instagram, há uma conta que se diverte a adulterar as letras de músicas conhecidas, colocando palavras bem diferentes nas vozes dos artistas originais.

this is what AI is for

🔊 sound on

pic.twitter.com/11Ys9OmquV

— Linus ●ᴗ● Ekenstam (@LinusEkenstam) April 6, 2024

Curiosamente, esta adulteração ainda conta com uma componente humana, já que o processo passa por cantar a música com a voz de uma pessoa real, e só depois aplicar-lhe AI para transformar a voz numa réplica do artista original.

Não admira que os artistas estejam em "pânico" perante a possibilidade da sua voz ser usada sem o seu consentimento, da mesma forma que a aparência visual de um actor pode ser usada para criar vídeos deepfake.

Os velozes CPUs Intel Core i9 14900KS estão a falhar a ritmo acelerado

07-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Recentemente a Intel lançou os Intel Core i9 14900KS que podem atingir 6.2 GHz, mas parece que essa velocidade elevada está a resultar em CPUs danificados.

A Intel poderá ter sido demasiado ambiciosa ao acelerar os Intel Core i9 14900KS para níveis que habitualmente apenas se atingiam com overclock, e agora estar a sofrer o mesmo tipo de problemas que os overclockers mais radicais já conhecem, com chips que ficam danificados e inutilizáveis ao fim de pouco tempo.

Começam a acumular-se os relatos de utilizadores com estes CPUs que se queixam que os mesmos começam a degradar-se rapidamente, começando a gerar ecrãs azuis (BSOD) no Windows, e a certo ponto nem sequer sendo capazes de arrancar o sistema.

The situation with these i9-14900K/KF/KS CPUs is not looking good, either these CPUs are pushed too far from the factory and the silicon is slowly degrading, or the ridiculous PL1/PL2/Current limits some boards impose is accelerating the degradation. https://t.co/cx13XQKxiW

— Charlie (@ghost_motley) April 6, 2024
Alguns destes utilizadores trocaram de motherboards, memória, fontes de alimentação, placas gráficas, etc. até chegarem à conclusão que o único elemento em comum que poderia estar a causar problemas seria o CPU.

Se investirem numa máquina com esta geração de CPUs, há quem esteja a aconselhar que façam undervolt para reduzir as probabilidades de danificar o CPU. Ainda assim, não será uma coisa tolerável por quem compra um CPU "de topo" esperando poder tirar o máximo partido dele. Veremos se as queixas continuam a crescer ao longo das próximas semanas, ao ponto da Intel ser forçada a reconhecer que existe um problema real em larga escala.

Elon Musk actualiza planos para colonizar Marte

07-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk continua empenhado em criar uma colónia em Marte que assegure a sobrevivência da raça humana em caso de um evento catastrófico na Terra.

Não é segredo que Elon Musk tem um fascínio por Marte, e com o desenvolvimento da Starship da SpaceX a avançar a bom ritmo, decidiu fazer uma actualização das suas intenções para o futuro.

Por agora, o foco está em criar tecnologia que permita o transporte das pessoas e materiais necessários para tal, com o objectivo de permitir o envio de um milhão de pessoas e vários milhões de toneladas de materais para Marte. Algo que Musk está confiante que será conseguido com as planeadas evoluções da Starship. O próximo lançamento da Starship deverá acontecer no próximo mês, com a nave a fazer uma tentativa de aterragem controlada numa "torre virtual" (inexistente) que valide essa capacidade para, no voo seguinte, tentar pousar directamente nos braços mecânicos da torre de lançamento.

Claro que chegar a Marte é apenas o primeiro de muitos desafios, sendo que a perspectiva de por lá habitar de forma permanente poderá revelar-se ainda mais complicada. Mas, sem dúvida que teremos umas décadas interessantes pela frente em termos de exploração espacial, que desde o fim das idas à Lua na década de 70, se tem limitado a manter astronautas a poucas centenas de quilómetros do solo.


NASA confiante na recuperação da Voyager 1

07-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A sonda Voyager 1 tem sofrido de um problema crítico de memória desde Novembro de 2023, mas a NASA acredita que irá conseguir contorná-lo.

Lançada em 1977 (a par da sua congénere Voyager 2), a Voyager 1 é actualmente o mais distante objecto construído por humanos. Ao longo destas décadas foram muitos os problemas que enfrentou e muitos os sistemas que tiveram que ser desactivado à medida que ia tendo menos energia disponível, mas mesmo após quase 50 anos no espaço, a sonda continua a comunicar com a Terra e a enviar dados valiosos. Mas em Novembro a sonda começou a enviar dados sem sentido.

Depois de muita análise, os engenheiros da NASA pensam ter descoberto a origem do problema: uma secção de memória corrompida numa parte do sistema que é responsável pelo envio dos dados. Um problema complicado mas que potencialmente poderá ser contornado evitando-se utilizar a zona de memória que está corrompida, mas que poderá demorar semanas ou meses a implementar. A falha destas secções de memória (que representam 3% da memória total) pode ter sido causada pela idade do sistema ou por partículas de alta energia que podem danificar componentes electrónicos.

A parte positiva é que existem boas probabilidades de que a Voyager 1 continue utilizável, continuando a contribuir para uma melhor compreensão deste vasto universo em que nos limitamos a ser um pequenino ponto azul.

NAS D-Link antigos vulneráveis a acesso remoto

06-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Mais de 92 mil NAS D-Link antigos estão acessíveis através da internet e vulneráveis a ataques.

Um investigador descobriu uma falha designada por Netsecfish que afecta dispositivos NAS D-Link antigos, que permite enviar comandos remotos, e que também tira partido de uma backdoor nestes equipamentos.

Incompreensivelmente, a marca incluiu um acesso nos dispositivos com uma conta com username "messagbus" (e sem password!), que em combinação com outra falha que permite injectar comandos, dá a qualquer atacante remoto total acesso sobre o NAS - podendo usar isso para roubar dados, eliminar dados, alterar configurações (incluindo remover o acesso dos legítimos utilizadores do NAS), e tudo o mais que se deseje fazer.
Actualmente, estão acessíveis na internet mais de 92 mil destes NAS:
  • DNS-320L Version 1.11, Version 1.03.0904.2013, Version 1.01.0702.2013
  • DNS-325 Version 1.01
  • DNS-327L Version 1.09, Version 1.00.0409.2013
  • DNS-340L Version 1.08
Como se tratam de equipamentos antigos (EOL - End of Life) já sem suporte, a D-Link não irá disponibilizar qualquer actualização ou correcção, dizendo também que estes dispositivos não têm capacidade para fazer as actualizações remotas automaticamente. Como tal, a sua recomendação é a de que os clientes deixem de os utilizar e os substituam por modelos mais recentes que têm direito a actualizações de segurança.

De relembrar que, excepto em casos muito especiais, nunca se deverá permitir que um NAS tenha acesso externo a partir da internet, sabendo-se que são um alvo preferencial para ataques por hackers, e onde os riscos são extremamente elevados devido ao acesso imediato aos dados que os utilizadores têm armazenados.

Mini relógio de internet com ESP32

06-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Perfeito para quem se quiser iniciar no mundo dos ESP32, este projecto ultra-simples mostra como criar um relógio que está sempre certo.

O pequeno ESP32 veio revolucionar o mundo da electrónica, ao nos disponbilizar um microcontrolador ultra-poderoso, com WiFi, a preço absurdamente económico - e cujas dimensões reduzidas também permitem utilizá-lo em praticamente tudo o que se possa imaginar.

Neste caso, para criar este relógio compacto via internet nem sequer se precisam preocupar em ter (ou não ter) grandes habilidades em electrónica, pois necessitamos soldar apenas quatro cabos para a alimentação e comunicação entre o módulo do ESP32 e o do pequeno ecrã OLED (0.91" com 128x32 pixeis). E tudo isto fica por cerca de 5 euros.
Todo o "segredo" está na programação do ESP32, que neste caso se limita a ligar-se à vossa rede WiFi para aceder aos servidores NTP na internet que disponibilizam continuamente a hora certa, para assegurar que têm um relógio que nunca estará atrasado ou adiantado.

Depois de verem como é simples fazer este relógio via internet, certamente não vos irão faltar ideias de como expandir o projecto, adicionando coisas como indicação de horas em diferentes países, alarmes (e botões para permitir a sua programação), mostrar informação meteorológica, etc.

Tablet Teclast T60 a €194

06-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do T40S de baixo custo, temos agora o tablet Teclast T60.

O Teclast T60 vem equipado com um ecrã IPS de 12" (2000x1200) com margens reduzidas, CPU Unisoc T616 octa-core, 8 GB de RAM (a marca insiste nos "16 GB" virtuais), 256 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 8000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast T60 está disponível por 194.99 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 15 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google activa rede "Find my device" este mês

06-04-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Google vai finalmente activar a sua rede "Find my device" para localização de equipamentos e objectos perdidos.

Apesar da Google já ter o seu sistema de localização de smartphones perdidos, este depende do próprio smartphone ter acesso à internet para comunicar as suas coordenadas. Com a nova rede Find my device, a Google usa um sistema idêntico ao da Apple, em que todos os smartphones Android podem reportar a posição de smartphones ou trackers identificados como estando perdidos, aumentando substancialmente a eficácia do sistema.

A Google tem estado a enviar emails para utilizadores dizendo que a rede Find my device ficará activa nos próximos dias, destacando como vantagens:
  • Localizar dispositivos mesmo que estejam offline sem ligação à internet
  • Localizar acessórios Fast Pair (earphones, trackers, etc.)
Os utilizadores têm ainda a opção de não integrar esta rede, ficando apenas com acesso ao sistema antigo, de obter a localização de dispositivos perdidos apenas quando estes têm ligação à internet.
Este projecto conta com a cooperação entre a Google e a Apple para alertar os utilizadores no caso de estarem a ser seguidos em segredo por trackers não identificados (que a Apple reforçou no iOS 17.5), mas falta esclarecer se esta cooperação permite que dispositivos Android possam ser usados para localizar trackers da rede da Apple, e se os iPhones contribuirão para localizar trackers da rede Android - isso sim, seria verdadeiro serviço público, ao estilo da cooperação que já tinham feito a nível do tracking de proximidade durante a pandemia Covid-19.

Xiaomi TV Box S 4K a €45

06-04-2024 | 12:18 | A Minha Alegre Casinha

Quem procura forma de transformar o seu televisor numa Smart TV sem gastar muito dinheiro pode fazê-lo com esta TV Box S 4K da Xiaomi.

Hoje em dia chegamos a um ponto em que grande parte dos televisores se transformaram em verdadeiros centros multimédia com capacidade de correr apps; mas a verdade é que nem sempre os mesmos contam com interfaces que nos agradam e, o pior de tudo, continuam a sofrer do problema de falta de actualizações que faz com que, ao final de dois ou três anos, demonstrem que a sua capacidade "smart" se dissipou (basta perguntarem a quem tem televisores que ficaram sem acesso ao Skype ou ao YouTube).

Felizmente, temos alternativas que nos permitem dar toda a inteligência ao ecrã que se quiser. Temos um número crescente de media players / TV Box a preços reduzidos, e a Xiaomi TV Box S é um dos modelos mais apetecíveis.
A Xiaomi TV Box S (2nd Gen) 4K Ultra HD está disponível por 45.73 euros na Amazon Espanha.

A Box vem com controlo remoto, 2 GB + 8 GB, WiFi ac dual-band (2.4/5GHz), e suporta conteúdos H.265 4K com HDR10 e Dolby Vision, permitindo usufruir da melhor qualidade de serviços de streaming como a Netflix, Prime Video, Disney+, Apple TV+, etc. Também tem a funcionalidade integrada de Chromecast, permitindo receber conteúdos de smartphones, tablets, e PCs.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Radares da PSP em Abril 2024

06-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A PSP divulgou a informação acerca das datas e locais onde irão decorrer acções de fiscalização de velocidade durante este mês de Abril. Segundo a PSP, estas acções visam reduzir a sinistralidade associada ao excesso de velocidade.

Os locais escolhidos tiveram em consideração critérios de maior perigosidade e são, este mês, os seguintes:

AÇORES
03/Abr – 08h00/16h00 – Estrada Regional Nº 1 de 1ª – Caminho do Meio de São Carlos – concelho de Angra do Heroísmo
03/Abr – 16h00/22h00 – Estrada Regional – Feteira – concelho da Horta
04/Abr – 08h00 – Estrada Regional de Ginetes – concelho de Ponta Delgada
05/Abr – 08h00 – Estrada Regional da Ribeira Grande – Concelho de Ribeira Grande
06/Abr – 16h00 – Estrada Regional Feteiras – concelho de Ponta Delgada
10/Abr – 08h00/14h00 – Estrada Regional – Praia do Almoxarife – concelho da Horta
12/Abr – 08h00/16h00 – Estrada Regional Negrito – S. Mateus – concelho de Angra do Heroísmo
13/Abr – 08h00/16h00 – Grota do Vale – Ribeirinha – concelho de Angra do Heroísmo
18/Abr – 08h00/16h00 – Estrada Regional Nº 1 de 1ª – Terreiro das Covas – Ribeirinha – concelho de Angra do Heroísmo
19/Abr – 16h00/22h00 – Estrada Regional – Bandeiras – concelho da Madalena
25/Abr – 08h00 – Av. Natália Correia – concelho de Ponta Delgada
26/Abr – 16h00/22h00 – Estrada Regional – Santa Luzia – concelho de São Roque
28/Abr – 08h00/16h00 – Estrada Regional Nº 1 de 1ª – Ladeira Grande – Ribeirinha – concelho de Angra do Heroísmo

AVEIRO
02/Abr – 08h00 – Av. Europa – Aveiro
04/Abr – 09h00/12h00 – Av. 32 – Espinho
08/Abr – 08h00 – Av. Europa – Aveiro
09/Abr – 09h00/12h00 – Rua da Circunvalação – Santa Maria da Feira
10/Abr – 14h00 – Rua General Costa Cascais – Aveiro
12/Abr – 08h00 – Av. da Universidade – Aveiro
17/Abr – 09h00/12h00 – Rua das Águas – S. João Madeira
23/Abr – 09h00/12h00 – Av. Dr. Francisco Sá Carneiro – Ovar
24/Abr – 14h00 – Av. da Universidade – Aveiro
30/Abr – 14h00 – Rua General Costa Cascais- Aveiro

BEJA
05/Abr – 09h00 – Rua Zeca Afonso
12/Abr – 09h00 – Rua Manuel Joaquim Delgado
23/Abr – 09h00 – Rua Manuel Joaquim Delgado
29/Abr – 09h00 – Rua Manuel Joaquim Delgado

BRAGA
02/Abr – 09h00 – Circular de Barcelos
16/Abr – 15h00 – Circular Urbana de Guimarães
17/Abr – 08h30 – Circular Urbana de Guimarães
18/Abr – 09h00 – Av. Frei Bartolomeu Mártires – Braga
22/Abr – 09h00 – EN 14 – Vila Nova de Famalicão
23/Abr – 14h00 – Circular de Barcelos
24/Abr – 09h00 – EN 14 – Vila Nova de Famalicão
30/Abr – 10h00 – Av. António Macedo, Braga

BRAGANÇA
10/Abr – 08h00/13h00 – EN 15 – Mirandela
11/Abr – 08h00/13h00 – São Lourenço (casa do Cantoneiro) – Bragança
15/Abr – 08h00/13h00 – Estrada de Vinhais
30/Abr – 08h00/13h00 – Olímpio Guedes de Andrade – Mirandela

CASTELO BRANCO
03/Abr – 13h00/15h00 – Rua da Granja – Castelo Branco
05/Abr – 08h00/12h00 – Alameda Pêro da Covilhã – Covilhã
26/Abr – 08h00/12h00 – Alameda Pêro da Covilhã – Covilhã
29/Abr – 17h00/19h00 – EN 18 (Estádio Vale do Romeiro) – Castelo Branco

COIMBRA
04/Abr – 10h00 – IC-2 – Banhos Secos S/N
09/Abr – 08h30/11h00 – Av. Dr. Mário Soares (junto ao complexo escolar) – Figueira da Foz
09/Abr – 09h30 – Estrada da Beira
16/Abr – 09h30 – Av. Fernando Namora
18/Abr – 09h00/11h30 – Av. Dr. Francisco Sá Carneiro – Figueira da Foz
23/Abr – 09h30 – Via Augusto Vaz Serra
26/Abr – 09h30 – Rua da Boucinha – Vale Figueira

ÉVORA
08/Abr – 09h30 – CM 1094 – Estrada do Bairro de Almeirim – Évora
10/Abr – 14h00 – Estrada Nacional 18 ao Gil – Estremoz
17/Abr – 10h00 – Estrada Nacional 18 ao Gil – Estremoz
26/Abr – 14h00 – Av. Rainha Santa Isabel – Estremoz
29/Abr – 09h30 – EN 254 – Bairro da Comenda – Évora

FARO
03/Abr – 09h00/12h00 – Av. V6 – Portimão
04/Abr – 09h00 – Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
08/Abr – 08h00 – Av. Dr. Gordinho Moreira – Faro
10/Abr – 09h00 – Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
15/Abr – 09h00 – Rua da Cruz Vermelha Portuguesa – Tavira
17/Abr – 09h00/12h00 – Av. V2 – Portimão
23/Abr – 08h00 – Av. 5 Outubro – Olhão
24/Abr – 09h00 – Rua Almirante Cândido dos Reis – Tavira
29/Abr – 09h00/12h00 – Av. Fonte Coberta – Lagos
30/Abr – 08h00 – Estrada Moinho da Palmeira – Faro
30/Abr – 09h00 – Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
30/Abr – 16h00/19h00 – Av. V6 – Portimão

GUARDA
12/Abr – 09h00 – Av. Serra da Estrela – Gouveia
16/Abr – 16h00 – Via de Cintura Externa da Guarda – Guarda
24/Abr – 09h00 – Av. Dr. Francisco Sá Carneiro – Guarda
25/Abr – 09h00 – Via de Cintura Externa da Guarda – Guarda

LEIRIA
15/Abr – 09h00/12h00 – Av. Comunidade Europeia – Leiria
22/Abr – 14h00/17h00 – Rua Costa Veiga – Alcobaça
23/Abr – 09h00/12h00 – EN 242 – Km 14 – Marinha Grande
24/Abr – 09h00/12h00 – Av. Nogent-Sur-Marne – Nazaré

LISBOA
02/Abr – 14h00/17h30 – Av. Infante D. Henrique – Lisboa
05/Abr – 20h00/24h00 – EN 10 – Km 126,3 (sentido Alhandra-Alverca) – Alhandra
10/Abr – 14h00/17h30 – IP 7 (Eixo Norte/Sul) – Lisboa
12/Abr – 09h00/17h00 – Av. Marginal – Cascais
15/Abr – 14h00/17h30 – IC 2 – Santa Iria de Azóia
17/Abr – 08h30/12h00 – Av. da República (sentido Poente/Nascente) – Oeiras
17/Abr – 13h30/16h00 – EN 249-3 (sentido Norte Sul) – Porto Salvo
18/Abr – 09H00/12h00 – Av. Prof. Dr. Armando dos Santos Ferreira – Loures
18/Abr – 14h00/17h00 – Av. Nicolau Breyner – Loures
19/Abr – 08H30/11h30 – EN 250 – Baratã – Mem Martins
24/Abr – 09H00/12h00 – A2 – Ponte 25 de Abril – Almada
30/Abr – 10h00/16h00 – Estrada dos Salgados / Av. Conde Castro Guimarães – Amadora

MADEIRA
03/Abr – 08h00 – VR 1 – Km 6,0 (sentido Oeste-Este) – Quinta Grande
11/Abr – 08h00 – Estrada Regional 116 – Levada dos Ilhéus
11/Abr – 14h00 – VR 1 – Km 37,7 – Piquinho
12/Abr – 16h00 – Saída/entrada do Túnel da Cruz – Sítio dos Moinhos – Faial
13/Abr – 19h00 – Estrada Engenheiro Abel Vieira C/ Estrada do Serralhal – Caniço
22/Abr – 08h00 – Estrada Regional 104 – Rocha Alta – Ribeira Brava
24/Abr – 17h30 – Rua 5 de Outubro – Funchal

PORTALEGRE
04/Abr – 14h00 – Av. do Dia de Portugal – Elvas
05/Abr – 11h00 – EN 246 – Portalegre
08/Abr – 09h00 – Av. de Badajoz – Elvas
12/Abr – 11h00 – Av. Extremadura Espanhola – Portalegre
18/Abr – 09h00 – Av. de Badajoz – Elvas
26/Abr – 16h00 – Av. de Badajoz – Elvas

PORTO
02/Abr – 08h00/15h00 – Rua Gomes Amorim 1270 (A-Ver-o-Mar) – Póvoa de Varzim
03/Abr – 15h00/20h00 – EM 556 c/ Rua Gabriel Cardoso Miranda – Santo Tirso
05/Abr – 08h00/15h00 – Av. Dr. Germano Vieira 1050 – Maia
08/Abr – 08h00/16h00 – Av. da Boavista 4361 – Porto
11/Abr – 15h00/20h00 – Av. 25 de Abril (sentido descendente) – Porto
12/Abr – 08h00/15h00 – Rua Gomes Amorim c/Rua de Escudeiro – Póvoa de Varzim
16/Abr – 08h00/15h00 – Av. D. João II (sentido Norte/Sul) (junto à E.B.) – Vila Nova de Gaia
17/Abr – 15h00/20h00 – Rua de Salgueiros 611 – Vila Nova de Gaia
19/Abr – 15h00/20h00 – Estrada da Circunvalação 11124 – Matosinhos
22/Abr – 16h00/00h00 – EM 556 c/ Rua Gabriel Cardoso Miranda – Santo Tirso
24/Abr – 08h00/15h00 – EN 14 – Km 7,4 (sentido Maia-Trofa) – Maia
30/Abr – 08h00/15h00 – Estrada da Circunvalação 11124 – Matosinhos

SANTARÉM
01/Abr – 09h30/12h30 – Calçadinha – Santarém
10/Abr – 08h00/12h00 – Av. do Bom Amor – Torres Novas
11/Abr – 08h00/12h00 – Rua Dr. Joaquim Francisco Alves – Ourém
12/Abr – 08h30/12h30 – Rua Serpa Pinto – Cartaxo
16/Abr – 16h00/19h00 – EN 110 – Carvalhos de Figueiredo – Tomar
23/Abr – 08h00/12h00 – Av. D. Manuel I – Abrantes
30/Abr – 08h00/12h00 – Av. Sá Carneiro – Entroncamento

SETÚBAL
03/Abr – 09h00 – Av. Arsenal do Alfeite (sentido Corroios/Almada) Almada
03/Abr – 10h30 – Av. 1º Dezembro, 1640 – Seixal
05/Abr – 09h00 – Rua Industrial Alfredo da Silva – Barreiro
08/Abr – 08h30 – EN 10 – Km 42,3 – Setúbal
15/Abr – 09h30 – Circular Externa – Montijo

VIANA DO CASTELO
12/Abr – 10h00 – Av. 25 de Abril – Viana do Castelo
16/Abr – 20h30 – Rua Agostinho José Taveira – Ponte de Lima
24/Abr – 20h30 – Av. do Meio – Areosa – Viana do Castelo
30/Abr – 10h00 – Estrada da Papanata – Viana do Castelo

VILA REAL
10/Abr – 09h00 – Av. da Unesco – Vila Real
16/Abr – 14h00 – Av. Bracara Augusta – Chaves
17/Abr – 14h00 – Av. da Noruega – Vila Real
24/Abr – 08h30 – Rua D. António de Medeiros – Chaves
24/Abr – 09h00 – Rua Vasco Sameiro – Vila Real

VISEU
05/Abr – 08h00 – Av. Cidade de Salamanca – Viseu
08/Abr – 08h00 – Av. Defensores do Douro – Lamego
15/Abr – 15h00 – Av. Eng. Nobre da Costa – Viseu
16/Abr – 10h00 – Av. Dom Egas Moniz – Lamego
26/Abr – 14h00 – Av. Dom Egas Moniz – Lamego
30/Abr – 08h00 – Av. Prof. Reinaldo Cardoso – Viseu
[Pela Estrada Fora]

Portugueses preferem carros usados de França e Alemanha

06-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quando se trata de comprar um carro importado, os portugueses preferem os veículos vindos de França e da Alemanha sobre os demais países europeus.

Anualmente são importados inúmeros veículos usados para satisfazer a procura local. A Alemanha, a França, a Bélgica, e a Itália são os maiores exportadores de automóveis usados da Europa, abastecendo o resto do continente com veículos em segunda mão. No entanto, os automóveis provenientes destes países não estão isentos de defeitos. A mais recente investigação conduzida por uma empresa de dados automóveis, a carVertical, revelou que vários veículos importados para Portugal têm quilometragens falsificadas e danos escondidos.

Vários automóveis franceses importados têm historial duvidoso

A carVertical analisou os relatórios de histórico de veículos adquiridos pelos utilizadores da plataforma em 2023 e contabilizou os que tinham registos históricos de outros países. De todos os carros importados que foram verificados na carVertical no ano passado, em Portugal, cerca de 32,6% tinham sido importados de França, da Alemanha (31,7%), da Bélgica (16%), da Holanda (7,4%), e da Itália (5,2%).

Embora um terço dos veículos chegados a Portugal tenham vindo de França, 3,3% tinham o conta-quilómetros alterado e 41,2% tinham sofrido danos. Nos veículos provenientes da Alemanha, 3,4% tinham o conta-quilómetros alterado e 22,8% tinham sofrido danos. A situação não é melhor no caso dos veículos belgas: 3,6% tinham quilometragem falsificada e 40,2% tinham registos de danos.
A Alemanha é o maior exportador de automóveis usados da Europa. O país tem uma boa infraestrutura rodoviária e exporta muitos automóveis de gama alta e a gasóleo com elevada quilometragem. As pessoas também acreditam que os alemães têm mais cuidado com a manutenção e a conservação dos automóveis. No entanto, quando os veículos usados passam para proprietários em países estrangeiros, algumas informações – como o historial de manutenção ou o registo de quilometragem – podem ser alteradas, o que constitui um risco mais elevado“, afirma Matas Buzelis, especialista automóvel e Director de Comunicação da carVertical.

Por vezes, os compradores não sabem que estão a comprar um veículo importado

Os compradores podem adquirir um automóvel importado através da escolha do seu modelo preferido num site de anúncios estrangeiros. Então, compram-no directamente no site ou através de uma empresa especializada em serviços de importação. Desta forma, a empresa trata de todos os documentos e entrega o carro à porta do comprador.

Outra forma é comprar um automóvel em Portugal que ainda não tenha sido registado no mercado nacional. Neste caso, o comprador tem de registar o veículo por si próprio e passar na inspecção técnica.

Existe ainda a terceira opção, mais arriscada. O comprador pode não saber que o carro foi importado porque já estava registado no momento da compra, sendo vendido como um veículo sem historial estrangeiro.

Embora a vasta selecção de automóveis importados possa tentar os compradores de veículos usados a tomar uma decisão espontânea, é importante inspeccionar o histórico do veículo para evitar surpresas desagradáveis alguns meses mais tarde.

[Pela Estrada Fora]

Skoda Epiq vai começar nos 25 mil euros

06-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Skoda revelou o nome do seu futuro SUV urbano 100% eléctrico económico, juntamente com um estudo de design que mostra um primeiro vislumbre do novo modelo.

O Skoda Epiq será apresentado em 2025 e deverá custar cerca de 25.000 euros. Com 4,1 metros de comprimento, contará com um interior espaçoso e bagageira de até 490 litros de capacidade. O veículo irá integrar a nova linguagem de design Modern Solid, poderosa, funcional e autêntica, seja no interior como no exterior. O novo modelo será complementado por uma experiência digital sem falhas, com novas tecnologias e funcionalidades entre as assistências à condução.

O novo estudo de design digital divulgado pela Skoda destaca as principais características do futuro veículo de produção. Com 4,1 metros de comprimento, o SUV urbano Skoda Epiq terá muito espaço para cinco pessoas e uma bagageira de capacidade para até 490 litros. Com um preço de entrada a rondar os 25.000 euros, é a escolha perfeita para os novos clientes da mobilidade eléctrica. Por dentro e por fora, incorpora totalmente a nova linguagem de design Modern Solid e oferece uma autonomia eléctrica de mais de 400 quilómetros.
Modern Solid: design funcional e autêntico reinterpreta os atributos clássicos da Skoda

A nova linguagem de design Modern Solid combina robustez, funcionalidade e autenticidade. O estudo do Skoda Epiq apresenta um capot esculpido com uma nova identidade Skoda. A sua Tech-Deck Face em preto brilhante é uma reinterpretação moderna da tradicional grelha Skoda e reúne dispositivos electrónicos como o radar de distância e a câmara frontal. A Tech-Deck Face é acompanhada por elementos LED, em forma de T, para as luzes diurnas e indicadores de mudança de direcção. A vista lateral é caracterizada por uma linha de cintura alta e arrebatadora que separa visualmente a zona vidrada do resto da carroçaria. A linha de tejadilho baixa e suavemente inclinada funde-se com um spoiler traseiro para que se alcance a melhor eficiência aerodinâmica. O aspecto minimalista do estudo Skoda Epic é sublinhado pela pintura mate metalizada em Bright Moon White. Os pormenores em Laranja nas barras de tejadilho e nas jantes, bem como nos para-choques dianteiro e traseiro, realçam o visual de SUV.

Interior minimalista e funcional, com novas tecnologias

O Skoda Epiq será o primeiro veículo de produção a apresentar um interior minimalista Modern Solid, centrado em materiais duradouros, práticos e sustentáveis. Inclui um compartimento de arrumação aberto com carregador sem fios para telemóvel na consola central flutuante, bem como compartimentos para ainda mais soluções de arrumação. A bagageira também beneficia de alguns dos pormenores Simply Clever característicos da marca, tais como ganchos para sacos, elementos de carga, locais de fixação e um compartimento oculto sob o piso. O volante de dois raios exibe as novas letras Skoda, bem como botões físicos e comandos tácteis hápticos para controlar as principais funções durante a condução. A chave móvel digital permite um vasto leque de interações através do smartphone do cliente, melhorando, assim, a experiência digital do utilizador, o que evidencia o foco no cliente “mobile first” da Skoda, concebido para facilitar a vida quotidiana dos condutores.


[Pela Estrada Fora]

Ataque aproveita Notepad++ para correr código malicioso

05-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Investigadores descobriram uma campanha que se aproveita do Notepad++ para executar código malicioso.

O Notepad++ é um popular editor de texto, gratuito, bastante utilizador por programadores (e não só) e que conta com um sistema de plugins que permite expandir as suas capacidades para facilitar o trabalho numa variedade de áreas e aplicações. Mas essa popularidade também o torna num alvo preferencial para ataques, como agora aconteceu.

Neste caso, os atacantes tiram partido de plugin "mimeTools.dll" que é instalado de origem com o Notepad++, alterando-o com código malicioso, e que faz com que da próxima vez que alguém executar o Notepad++, fique com o sistema comprometido, comunicando com um servidor remoto dos atacantes que tem capacidade para dar instruções adicionais sobre as funções a desempenhar.
Este ataque pode ser facilmente detectado, pela presença de um ficheiro "certificate.pem" na pasta principal de instalação do Notepad++ (que não deverá existir num Notepad++ não infectado).

Como sempre, é recomendado que só se instale o Notepad++ a partir do seu servidor oficial, e que se faça uma inspecção regular do sistema usando um serviço anti-virus / anti-malware. Para quem não apreciar a instalação de programas antivirus adicionais - que por vezes adicionam, eles próprios, vulnerabilidades - pode sempre optar por usar as ferramentas integradas no próprio sistema, que habitualmente já vêm pré-configurados para fazer inspecções periódicas.

Tesla quer ajuda da Apple em caso de acidente fatal com Autopilot

05-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla continua a enfrentar os tribunais no caso do acidente fatal de 2018 que vitimou um engenheiro da Apple enquanto conduzia o seu Model X com o modo Autopilot activado.

Agora, a Tesla quer que a Apple ajude na sua defesa fornecendo dados que demonstrem que Wei "Walter" Huang estava a interagir com um jogo no momento do acidente - e assim demonstrando que não estava atento ao que se passava na estrada, como a Tesla requer durante a utilização do Autopilot e FSD.

Embora os registos do smartphone já tenham demonstrado que ele tinha por hábito usar um jogo no seu iPhone durante as horas em que conduzia para o trabalho, a família argumenta que ele apenas deixava o jogo a correr para "acumular pontos" mas que não jogava enquanto conduzia; algo que a Tesla quer que a Apple esclareça fornecendo dados mais detalhados que revelem se realmente era o caso, ou se efectivamente ele estava a ter interacção continuada com o jogo.

Embora já nada se possa fazer neste caso, nos últimos tempos a Tesla parece finalmente estar a moderar a sua linguagem, passando a referir-se ao modo FSD (Full Self Driving) como "FSD supervisionado" que efectivamente é mais realista e evita a criação da ilusão de que o carro consegue conduzir sozinho (sem a atenção permanente do condutor).


|