PlanetGeek

OpenAI corrige falha que permite roubar dados do ChatGPT

21-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI disse ter corrigido parcialmente uma falha que permite que um atacante possa roubar dados a uma vítima que interage com o ChatGPT ou outros assistentes idênticos.

Para tirar partido desta falha, a vítima tem que ser direccionada para interagir com uma versão maliciosa de um assistente (e nesse caso, já estaria em risco de muitas outras maneiras) ou do atacante conseguir convencer a vítima a introduzir uma regra no assistente. O objectivo é fazer com que o assistente AI passe a apresentar imagens de letras que são carregadas a partir de um site sob controlo do atacante, e que assim passa a ter informação detalhada sobre todas as interacções que ocorrerem.

A OpenAI diz ter efectuado algumas correcções para impedir este tipo de ataque, com um passo de validação antes de apresentar imagens de domínios externos, mas que é possível que o mesmo possa continuar a ser feito, uma vez que se trata de algo que pode ser uma funcionalidade pretendida pelos utilizadores.


Por agora a correcção apenas parece ter sido aplicada no ChatGPT na web (e aparentemente na versão Android), mas a versão iOS continua a estar vulnerável a este ataque.

Actualização para o Google Home Mini está a encravar dispositivos

21-12-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Uma actualização automática da Google está a fazer com que alguns Google Home Mini deixem de funcionar.

A Google parece querer relembrar-nos que, quando se tratam de dispositivos ligados à cloud, não há qualquer garantia de que não possam deixar de funcionar a qualquer momento. O Google Home Mini teve enorme sucesso enquanto foi comercializado, de 2017 a 2021. Mas agora, alguns utilizadores têm acordado e descoberto que os seus Minis deixaram de funcionar sem qualquer explicação - suspeitando-se que tenha sido devido a uma actualização automática da Google.

Os utilizadores afectados referem que embora os Google Home Mini acendam as luzes no topo, não mostram qualquer actividade adicional, nem mesmo no caso de se fazer um hard reset. Alguns utilizadores dizem que os seus Mini voltaram a funcionar normalmente passados alguns dias ligados, mas muitos utilizadores continuam com produtos que agora se tornaram em pisa-papéis - e tratando-se de dispositivos já fora da garantia, não há muito que possam fazer.

Sendo que bem sabemos da existência de produtos com "obsolescência programada", concebidos para deixaremn de funcionar pouco tempo após terminar a garantia, não se pode deixar de pensar em como isso se torna extraordinariamente fácil em produtos ligados à cloud. Como este caso demonstra, a Google pode muito bem desactivar todos estes dispositivos, e dizer que vai "averiguar" o que se passa. Mesmo que não fosse por esta via, também pode a qualquer momento simplesmente anunciar que deixará de suportar os dispositivos, com efeito idêntico.

E para quem for apanhado num destes cenários, especialmente no caso de ter múltiplos Google Home Mini espalhados pela casa que agora se tornam relíquias não funcionais, certamente irá ter mais cuidado no futuro antes de abrir a carteira para comprar produtos dependentes da cloud.

Notícias do dia

21-12-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Beeper desiste da integração com o iMessage após bloqueios constantes da Apple; VW ID.7 não atrai clientes na China - nem mesmo a metade do preço; Samsung Health ganha lembretes para medicamentos mas por agora só nos EUA; óculos Apple Vision Pro devem ser lançados em Fevereiro de 2024; e FBI apodera-se do site do ransomware ALPHV / Blackcat - que o voltou a recuperar.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal 2023 com 31 dias de prendas.

Worldcoin suspende digitalização da íris no Brasil, Índia e França

Sem dar explicações, o projecto Worldcoin suspendeu a digitalização da íris no Brasil, Índia e França.

Por cá falamos recentemente deste projecto que quer associar criptomoedas à identificação única de cada pessoa (com a digitalização da íris), e que tem estado a fazê-lo nos centro comerciais nacionais, e onde apesar do serviço dizer que não está aberto a menores de idade, não parecem faltar adolescentes nas filas. O projecto já foi obrigado a parar com as digitalizações nalguns países, mas desta vez não ofereceu qualquer explicação oficial; sendo que esta suspensão não deixará de ser suspeita tendo em conta que nos últimos meses até andou numa onda de novas contratações para expandir o processo de digitalização nalguns destes países. Ficamos a aguardar por desenvolvimentos.


SiriusXM processada por dificultar cancelamento do serviço

Empresas que maltratam os clientes há em todo o mundo, mas Nova Iorque decidiu por um travão na SiriusXM - empresa de rádio via satélite - quanto à forma como lida com o cancelamento do serviço.

Embora os clientes possam aderir ao serviço de forma quase instantânea e sem complicações, quando querem cancelar ficam sujeitos a suportar dezenas de minutos em chamadas telefónicas ou chats online, com agentes que os sujeitam a perguntas constantes e ofertas de renegociação. De acordo com os dados da própria empresa, um cliente tem que suportar uma média de 11.5 minutos ao telefone, ou mais de 30 minutos no processo online, antes de conseguir cancelar o serviço. O estado de Nova Iorque considera que isto é um total abuso que desperdiça o tempo dos clientes para algo que pode ser feito "com um clique" de forma imediata, e avança com um pedido de indemnização para os clientes afectados e multa de 5 mil dólares por cada infracção.

Android prepara secção de estado da bateria

O Android parece estar prestes a ganhar uma secção oficial dedicada a informar os utilizadores do estado da bateria.

As baterias sofrem degradação com os ciclos de carregamento e as condições como esses carregamentos são feitos (o calor excessivo pode acelerar a sua degradação). Enquanto nos iPhones há anos que existe uma secção que dá aos utilizadores uma percentagem da perda de capacidade das baterias ao longo do tempo, no Android os utilizadores têm que recorrer a apps de terceiros ou técnicas pouco amigáveis. Algo que parece estar prestes a mudar com a API lançada no Android 14 que permite aceder a informação mais detalhada sobre as baterias.


SpaceX testa motores da próxima Starship

A fórmula da SpaceX é a de lançar, lançar, lançar e, apesar de ainda não ter conseguido fazer com que a sua Starship chegasse ao espaço, já está a preparar o terceiro lançamento. Por agora, tratou-se apenas do teste dos seis motores da Starship que efectuará a terceira tentativa, mas que já é mais que suficiente para nos dar imagens fantásticas.

Photos from Flight 3 Starship six-engine static fire pic.twitter.com/Dwq2BMWOBb

— SpaceX (@SpaceX) December 21, 2023

Slow motion view of six-engine static fire pic.twitter.com/0O3H0jb9oq

— SpaceX (@SpaceX) December 20, 2023


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Boeing nasceu em 1916 com o nome Pacific Aero Products, mudando o nome para Boeing Airplane Company no ano seguinte. O seu primeiro avião Boeing Model 1, também conhecido por B & W Seaplane, foi um pequeno biplano de dois lugares.

How to Implement a PHP Server Monitor that Uses IFTTT Service to Process Server Status Changes

21-12-2023 | 17:17 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Once a site is live, it is essential to monitor the status of the site to ensure it continues to serve its audience as expected, or it is necessary to address issues that may arise and make the site stop working.

Issues that may sometimes happen may be related to security compromises or slowness.

PHP can check if a remote site works well by sending an HTTP request to check the server response.

This package provides a script that can monitor the status of a site server. The hand can notify interested system administrators using the IFTTT service when there is an issue.

This way, system administrators can automate actions to handle site server status changes, such as sending emails or recording events of server status in a database.

Powerbank Anker 10000 mAh a €16

21-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para quem procura a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 10000 mAh da Anker assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Anker temos uma capacidade generosa que permitirá recarregar smartphones por várias vezes.

Este powerbank Anker 323 10000 mAh está disponível por apenas 16 euros na Amazon Espanha.

Este power bank vem equipado com uma porta USB-C bidireccional, que é usada para o recarregar ou para recarregar dispositivos externos, e também uma ficha USB-A tradicional que permitirá a utilização dos cabos USB mais habituais. Pode fornecer até 12 W totais nas duas portas, e conta com tecnologia PowerIQ que possibilita carregamentos rápidos compatíveis com a maioria dos sistemas existentes.


Acompanha as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

Planetário do Porto - CCV - dá as boas festas com informação sobre o solstício de Inverno

21-12-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Planetário do Porto - CCV combina as boas festas com informação sobre o solstício de Inverno, o dia mais curto do ano, que para nós acontece a 22 de Dezembro.

O solstício de inverno (no hemisfério Norte) ocorre no dia 22 de dezembro de 2023, às 03:27. Este é o dia, em todo o ano, em que o Sol passa mais baixo no céu ao meio-dia solar e por isso, é também um dos dias mais curtos do ano. O Sol, no Porto, nasce às 7:57 e a põe-se às 17:09, com o dia a durar 9 horas e 12 minutos. Em Bragança o dia dura 9h09min (das 7:51 às 17:00), em Coimbra 9h18min (das 7:53 às 17:11), em Lisboa 9h28min (das 7:51 às 17:19), em Faro 9h37min (das 7:42 às 17:19). Já no arquipélago dos Açores (Ponta Delgada), o dia dura 9h33min (das 7:55 às 17:28), enquanto na Madeira (Funchal), o dia dura 10 horas certas (das 8:06 às 18:06).

A palavra solstício é de origem latina, vem de Solstitium, que significa “Sol parado”. Está associada à ideia de que o Sol, nas datas dos solstícios, está “estacionário”. Isto vê-se na duração do dia, que é basicamente a mesma (ao minuto) nos 4 dias imediatamente antes e depois dos solstícios.

Para assinalar o solstício de inverno, na Roma antiga, celebra-se o festival da Saturnália que, como o nome indica, era em honra de Saturno, o rei dos deuses romanos. O festival começava no dia 17 e durava mais 7 dias, ou seja, até ao dia de Natal. Este período também corresponde aproximadamente aos 8 dias em que o Sol está aparentemente “parado”.

Esta estação irá durar 88 dias 23h39min, até ao próximo dia 20 de março 2024, data do equinócio de primavera (no hemisfério Norte).
Informamos também que o Planetário do Porto - Centro Ciência Viva irá estar encerrados nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1 de janeiro. Nos dias 23 e 30 de dezembro funcionará com horário de feriado, com sessões às 15h00 e 16h00. E regressará à programação normal, a partir do dia 2 de janeiro.


Beeper desiste da integração com o iMessage após bloqueios constantes da Apple

21-12-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A saga do Beeper parece ter chegado ao fim, por agora, com a empresa a desistir de contornar as medidas de bloqueio da Apple no iMessage.

O Beeper Mini tem dado que falar nas últimas semanas, ao permitir que smartphones Android funcionem na rede iMessage de mensagens da Apple, acabando com o "estigma" dos balões de mensagens verdes vs azuis (e funcionalidades reduzidas que os SMS têm quando comparados com as mensagens do serviço da Apple).

Foi algo que a Apple rapidamente se apressou a bloquear, dando início a um ciclo de bloqueios e actualizações para contornar os bloqueios, que agora chegam ao fim. Apesar de ter lançado mais uma actualização que reabre o acesso ao iMessage, o Beeper diz que vai ficar por aqui. Não por não conseguir continuar a arranjar formas de continuar a ter acesso ao iMessage, mas por considerar que isto não é a experiência que quer fornecer aos seus utilizadores e clientes, que a qualquer mmomento poderão voltar a perder o acesso iMessage por interferência da Apple.

Resta agora aguardar para ver se a investigação que foi pedida nos EUA, por potencial comportamento anti-concorrencial da Apple ao bloquear repetidamente o funcionamento do Beeper, poderá levar a qualquer alteração de fundo - isto porque, do lado da UE, a Apple parece que vai conseguir esquivar-se a que o iMessage seja abrangido pelo DMA europeu, escapando à obrigatoriedade de permitir o acesso a serviços concorrentes.

Extensão tomadas inteligente com WiFi a €22

21-12-2023 | 13:12 | A Minha Alegre Casinha

Quando a necessidade de automatizar tomadas aumenta, nada como recorrer a uma extensão com tomadas múltiplas inteligente, com capacidade para controlar cada tomada independentemente.

Controlar uma única tomada é algo que se pode fazer com simplicidade recorrendo a um módulo de tomada inteligente; mas no mundo real, é muito mais frequente que essa tomada esteja ligada a uma extensão com tomadas múltiplas, tal a nossa "dependência" de gadgets eléctricos. Se nalguns casos há mesmo interesse em que um único módulo desligue todos os equipamentos ligados a uma extensão, noutros casos poderá ser vantajoso ter controlo individual sobre cada um deles, e é aí que algo como esta extensão inteligente WiFi vem mesmo a calhar.
Esta extensão inteligente está disponível opor 22 euros, com três tomadas mais quatro portas USB, e podendo ser controlada através de app ou via integração com a Alexa da Amazon, Google Home e Tuya Smart Life.

As três tomadas podem ser controladas independentemente, incluindo a programação de temporizadores, e temos ainda a "obrigatória" protecção contra picos de tensão e corrente, o que é sempre mais uma ajuda para minimizar potenciais despesas inesperadas. Infelizmente este modelo não tem portas USB integradas, o que permitiria dispensar alguns carregadores avulso, mas em conta partida temos a monitorização de consumos, que ajuda a detectar qualquer anomalia de consumo excessivo.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

VW ID.7 não atrai clientes na China - nem mesmo a metade do preço

21-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A VW está a descobrir que o público chinês não é fácil de agradar, com o seu novo ID.7 a só ter conseguido 300 encomendas apesar de por lá custar metade do que custa na Europa.

A VW tem estado em fase de recuo e cortes após a sua grande ofensiva de transição para os eléctricos, e certamente não irá gostar de ver que o ID.7 se torne num flop na China. Nas primeiras 72 horas após o lançamento o novo modelo registou apenas 300 encomendas - e isto apesar de na China o ID.7 estar disponível por apenas 30 mil euros, metade do valor que é pedido na Europa.

Os principais factores apontados são o preço, a grande quantidade e custo de opções extra que os consumidores chineses estão habituados a ter "de origem" noutros modelos (como bancos aquecidos), e também as capacidades digitais que ficam aquém das que são oferecidas nos automóveis de outras marcas, como a BYD, Zeekr, e Tesla.
O lançmento do ID.3 na China foi um desastre, com vendas abismais, obrigando a reduções no preço para fomentar as vendas. E agora parece que o ID.7 terá que passar exactamente pelo mesmo ciclo.

Bem, se mesmo isso falhar, bastará à VW disponibilizar o ID.7 na Europa ao preço que o faz na China, para assegurar que este modelo tenha sucesso garantido.

Samsung Health ganha lembretes para medicamentos

21-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung anunciou uma nova funcionalidade de Rastreamento de Medicamentos para a sua app Samsung Health, que tenta evitar que o esquecimento para quem tem que tomar medicamentos regulares.

Esta funcionalidade de Medications Tracking auxilia os utilizadores na lembrança de tomarem os seus medicamente regulares, algo para o qual muitos já poderão utilizar apps adicionais para o efeito. Com a sua integração no Samsung Health, ficarão imediatamente disponíveis para um segmento bastante mais vasto de pessoas - embora por agora seja algo que só ficará disponível nos EUA.

Os utilizadores poderão configurar os horários para a toma de diferentes medicamentos, podendo configurar lembretes "suaves" ou "fortes" dependendo da importância do medicamento e da sua urgência temporal. O sistema também contempla a lembrança para simples suplementos opcionais, apresentando um pequeno popup que não "chateia" o utilizador.

A app também inclui informação sobre medicamentos populares, como uma descrição geral e possíveis efeitos secundários e incompatibilidades com outros medicamentos que se possa estar a tomar, assim como indicar certos alimentos e bebidas que possam causar reacções adversas.

Agora resta aguardar que a Samsung expanda esta capacidade a mais países, particularmente Portugal.

Poco X5 Pro 5G a €284

21-12-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Poco X4 Pro 5G já chegou às lojas, e está disponível a preço bastante tentador.

O Poco X5 Pro vem equipado com um ecrã AMOLED de 6.67" (2400x1080) a 120 Hz, com luminosidade de até 900 nits de pico, Snapdragon 778G, 6 ou 8 GB RAM, 128 ou 256 GB, dual SIM, 5G, IR Blaster, NFC, e bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 67 W. A espessura fica-se pelos 7.9 mm e o peso pelos 181 g. Nas câmaras temos câmara tripla de 108 MP + 8 MP ultrawide + 2 MP macro, e câmara frontal de 16 MP.
O Poco X5 Pro 5G 6+128 GB está disponível por 284.62 euros na Amazon Espanha.

Têm também Poco X5 não-Pro a preço ligeiramente mais reduzido.

Mais um modelo que vem complementar a oferta da marca e que mantém a sua habitual relação preço/qualidade; e que demonstra que não é preciso gastar 500 ou 1000 euros para se ficar com um smartphone mais que suficiente para todo o tipo de actividades.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Óculos Apple Vision Pro devem ser lançados em Fevereiro de 2024

21-12-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os aguardados óculos de realidade aumentada da Apple - os Vision Pro - deverão chegar às lojas em Fevereiro de 2024.

Depois de relatos de problemas de produção devido à sua complexidade, parece que tudo já terá sido resolvido e está tudo preparado para o início das vendas dos Vision Pro em Fevereiro de 2024.

A Apple revelou os Vision Pro em Junho, mas foi apenas para anunciar as suas capacidades. Os óculos só puderam ser experimentados por um grupo reduzido de pessoas, e desde então têm sido disponibilizados apenas a developers seleccionados. A Apple está consciente que, tal como aconteceu com o iPhone, o sucesso dos óculos estará dependente da existência de apps capazes de convencer os consumidores a fazerem o pesado "investimento" de 3500 dólares que se estima que irão custar (valor ao qual será necessário adicionar taxas e impostos), e por isso também tem incentivado os developers a finalizarem as suas apps para que estejam prontas a tempo do lançamento.

Estes óculos deverão assumir o papel de servirem como modelo de referência do que de melhor se pode ter neste momento a nível de óculos de realidade aumentada, mas os rumores indicam que já está a trabalhar numa modelo mais económico que seja capaz de atrair mais clientela. Os compradores dos Vision Pro terão também que suportar alguns elementos derivados das limitações técnicas actuais, como o pack externo com bateria ligado por cabo aos óculos.

Ganha uma Redmi Smart Band Pro

21-12-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é uma Redmi Smart Band Pro.
Sempre útil para registar a actividade física ao longo do dia e ter as notificações sempre à mão mesmo quando o smartphone está afastado, esta Redmi Smart Band Pro é a opção perfeita para entrarem no novo ano com pulso direito (ou esquerdo, conforme preferirem).

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…


Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

FBI apodera-se do site do ransomware ALPHV / Blackcat - que o voltou a recuperar

20-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O grupo de ransomware ALPHV / Blackcat não se deixou intimidar pelo FBI, tendo conseguido recuperar o seu site e responder com novas ameaças.

No início do mês os sites do grupo ALPHV / BlackCat deixaram de funcionar, desde logo sinalizando que deveria haver uma operação em curso das forças da autoridade. Isso acabou por se confirmar, com o FBI a revelar que tinha conseguido infiltrar-se na sua rede e monitorizar as operações durante meses, recolhendo centenas de chaves que permitiram recuperar os ficheiros de 500 vítimas do grupo, inviabilizando o pagamento de quase 70 milhões de dólares em resgates. Também obteve quase um milhar de chaves para sites Tor utilizados para comunicar com as vítimas, divulgar informação roubada, e de gestão de afiliados.

Isso foi complementado com a habitual publicação da indicação de site confiscado - mas não imaginando que isso não seria o fim da história.
O grupo recuperou o controlo do seu site, e publicou informação adicional. Diz que, devido ao sucedido, embora o FBI tenha obtido as chaves para 400 empresas, agora deixará de haver salvação possível para 3000 outras vítimas que perderão o acesso às chaves. Diz ainda que levantou todas as restrições que impunha aos seus afiliados, permitindo que ataquem as empresas que quiserem, incluindo infraestruturas críticas, hospitais, centrais nucleares, etc - mas mantendo a proibição de ataques nos países da ex-União Soviética. O grupo diz também já ter tratado de criar novos sites e canais de comunicação a que o FBI não tem acesso, e que aprenderá com os erros cometidos para fornecer um serviço ainda melhor no futuro.

Como sempre, o ransomware, deste ou de qualquer outro grupo, continua a ser uma das maiores ameaças actuais para as empresas - pelo que convém tomar todas as medidas possíveis para acautelar essa eventualidade, tanto a nível da prevenção, como da protecção de dados, como da rápida recuperação e reposição na eventualidade de se se mesmo vítima de um ataque deste tipo.

Microsoft Copilot já pode gerar músicas

20-12-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O Microsoft Copilot ganha a capacidade de gerar músicas através da integração com o Suno.

O Microsoft Copilot é o assistente AI da Microsoft, que pode responder e gerar texto, e também imagens. E agora também se expande para o campo sonoro com a criação de músicas AI.

Esta capacidade é conseguida através do plug-in para o Suno, possibilitando que um simples pedido resulte numa música completa, incluindo a letra da música, parte instrumental e também as vozes a cantar.
A área musical nos assistentes de geração AI tem ficado para trás face aos sistemas de geração de imagem, mas não é por isso que deixa de estar igualmente envolta na polémica de poder usar demasiada "inspiração" em artistas específicos. Para tentar evitar situações como as fotos geradas por AI que vencem concursos de fotografia, eventos como os Grammys já proibiram a inclusão de músicas criadas por AI. Mas esse é um tópico que certamente irá continuar a dar que falar durante os próximos anos.

How to Use the PHP Address Validation Class to Validate and Parse Addresses using USPS API v3

20-12-2023 | 17:53 | Manuel Lemos

By Jason Olson
Sending physical product orders requires that the destination address be correct. Address spelling mistakes may be expensive because shipping costs must be paid again when products bounce due to incorrect destination addresses.

One way to avoid address spelling mistakes is to help the customer verify the address before shipping the product.

Read this article to see an example code and learn how to use the USPS Address Validator package to verify an address before shipping a product using the USPS service.

Notícias do dia

20-12-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Pornhub, XVideos e Stripchat com regras acrescidas da UE; Tesla está a trabalhar em carregador wireless para os carros; UE proíbe vendas do Porsche Macan; Porsche e Aston Martin preparam mostradores com CarPlay; e actualização do Windows 11 causa problemas no WiFi.

Antes de passarmos às notícias, relembro que já arrancou o nosso mega-passatempo de Natal 2023 com 31 dias de prendas.

Supremo Tribunal britânico confirma recusa de patentes criadas por AI

No Reino Unido, o Supremo Tribunal fechou às portas à possibilidade de registo de patente de invenções criadas por sistemas de inteligência artificial - por agora.

Stephen Thaler queria patentear duas invenções criadas por um sistema AI e, tendo tido essa pretensão recusada pelo Intellectual Property Office britânico por não se tratarem de invenções criadas por um humano, avançou com o caso para o supremo tribunal. Só que também aqui a resposta foi a mesma, dizendo que sob a actual lei britânica para as patentes, o inventor tem que ser uma pessoa. Dito isto, o tribunal diz que esta decisão não aborda a questão das criações de sistemas AI deverem ou não poder ser patenteadas, sendo essa uma questão para a posteridade.


Sony vende 50M de PS5 em 3 anos

A Sony parece ter conseguido distanciar-se da Microsoft, vendendo 50 milhões de PS5 em 161 semanas, praticamente igualando as vendas da PS4 (que chegou aos 50 milhões em 160 semanas). Um número que se estima que neste ano de 2023 tenha superado em três vezes as vendas da rival Xbox.

No entanto, a Microsoft / Xbox tem feito forte aposta na aquisição de estúdios, conquistando mais e mais títulos para adicionar ao seu programa Game Pass, e tendo já revelado a sua ambição de o fazer chegar a "todos os dispositivos" com ecrã. Não seria descabido que, entre esses dispositivos também pudessem estar as próprias PlayStations, significando que também ficaria a ganhar com a venda das consolas da Sony.


Colecção de imagens usadas para treinar AIs tem imagens de abuso de menores

Demonstrando a necessidade de haver transparência sobre os dados de treino dos modelos AI, descobriu-se que a colecção de imagens LAION-5B, que contém mais de 5 mil milhões de imagens e descrições retiradas da internet, e usadas para treinar modelos AI de geração de imagens, contém pelo menos 1008 imagens de abuso sexual de menores - detectadas até ao momento.

Para além de se tratarem de imagens ilegais, isto faz levantar o receio de se poder tirar partido disto para criar modelos AI capazes de criar imagens realistas de abuso sexual geradas artificialmente. Para além de todas as questões legais daí derivadas, a proliferação de imagens falsas deste tipo iria também complicar imensamente a investigação das autoridades nesta área.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora se esteja a assistir a uma transição para os carros eléctricos, a sua história remonta à origem dos automóveis. O primeiro carro eléctrico comercial surgiu em Inglaterra em 1884(!), tendo sido criado por Thomas Parker, que também foi responsável por modernizar o metro londrino para comboios eléctricos. Infelizmente, a sua reduzida autonomia acabou por permitir a vitória dos carros a combustão; resta-nos imaginar em que ponto poderíamos estar, se há mais de um século atrás, se tivesse apostado logo nos veículos eléctricos.

Saldos Windows e Office de Natal na Godeal24

20-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Há nova campanha de saldos do Windows e Office, mesmo à medida para quem prepara um novo computador, com Windows 11 e Office a preço mais reduzido que nunca.

A Black Friday e a Cyber Monday já lá vão, e estamos prestes a dar as boas-vindas à emocionante época festiva de Natal. Quer seja como prenda própria ou para ofercer a alguém, na Godeal24 podemos obter o Office e sistemas operativos genuínos e vitalícios a preço reduzido na promoção Godeal24 Big Sale for Christmas.

Quer esteja a compilar um relatório importante para o trabalho ou a tentar organizar as suas finanças pessoais para orçamentar uma grande compra, o Microsoft Office oferece uma série de aplicações úteis. Até 26/12, o Microsoft Office 2021 Professional Plus para Windows custa apenas 25,25€ e o Microsoft Office 2021 Home & Business para Mac está apenas a 49,25€, o preço mais baixo que encontrará online! Se não é um profissional, pode escolher o Office 2019 Pro, que custa apenas 22,25€. O preço acessível é a razão pela qual deve escolher a Godeal24, por um lado. Por outro lado, a Godeal24 possui uma equipa de serviço ao cliente que responderá suas perguntas a qualquer hora do dia. Além disso, todos os clientes podem contar com a entrega super rápida das chaves e as instruções de instalação passo a passo.

Em promoção especial temos os Office para Windows e para Mac:

Oferta especial nos bundles Windows e Office com desconto até 62% usando-se o código SGO62:
Descontos ainda maiores nos packs multi-chave:
Temos os Windows e outros com desconto integrado:

Temos mais Windows e outros com desconto até 50% usando-se o código SGO50:

E ainda mais algumas ferramentas e utilitários:

O processo de compra permite criar um registo ou efectuar a compra como "guest". E para usufruir do desconto, bastará introduzir o código de desconto no campo respectivo quando estiverem no ecrã de validação dos produtos a comprar.


O pagamento pode ser feito com PayPal (que aparece ao se escolher a opção de pagamento cwalletco) para total segurança, e conta com assistência permanente através do endereço de email [email protected].


Porsche e Aston Martin preparam mostradores com CarPlay

20-12-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Porsche e a Aston Martin já começaram a mostrar os seus futuros painéis de mostradores com a nova geração do CarPlay.

O CarPlay da Apple, à semelhança do Android Auto da Google, tem sido bastante popular, possibilitando a integração de iPhones com os ecrãs de infotainment do veículo e facilitando a sua utilização durante a condução (apesar da GM tentar justificar o contrário). Mas a Apple não se quer ficar por aí, e quer assumir o controlo do resto dos ecrãs no automóvel, incluindo o do painel de instrumentos.

Com a próxima geração do CarPlay, o sistema passa a ter acesso aos dados do veículo (independentemente de se ter um iPhone ou não), possibilitando a apresentação dos mostradores de velocidade, carga do veículo, rotações do motor, pressão dos pneus, dados de climatização, etc. etc. Em suma, passa a assumir o controlo de toda a parte de interface visual do veículo. Com isto, apesar de cada fabricante continuar a poder personalizar o aspecto do interface, fica assegurado desde logo a fluidez e eficiência do sistema.

A Porsche e a Aston Martin já apresentaram as imagens iniciais de como serão estes seus interfaces CarPlay nos seus futuros modelos.
A Aston Martin diz que os seus modelos de 2024 já serão compatíveis com este novo sistema. Já a Porsche não avança com qualquer data concreta, talvez por estar mais preocupada em acelerar o sucessor do Macan que vai ter que deixar de vender na UE.

Pornhub, XVideos e Stripchat com regras acrescidas da UE

20-12-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A UE adicionou três sites de conteúdos para adultos à classificação VLOP (Very Large Online Platforms): o Pornhub, XVideos e Stripchat.

Estes sites superam a fasquia de 45 milhões de utilizadores médios mensais, assegurando a sua classificação como VLOPs sob o Digital Services Act (DSA). Com esta classificação, os sites ficam obrigados a um conjunto acrescido de regras, incluindo disponibilizar dados para investigadores, seguir regras mais apertadas de moderação de conteúdos, combater a disseminação de conteúdos ilegais (como abuso sexual de menores), e ter também mais atenção com os vídeos de pornografia deepfake.

A lista de VLOPs já inclui muitos outros sites e serviços, como a Amazon, App Store, Facebook, Instagram, X (Twitter), YouTube e Google - mas estes são os primeiros sites de conteúdos para adultos a juntarem-se ao clube.

As #VLOPs, they will have to adopt specific measures to ensure:

🔹 More diligent content moderation
🔹 Strong protection of minors
🔹 More transparency and accountability

Read more on the new designations under the #DSA and the next steps ↓

— Digital EU 🇪🇺 (@DigitalEU) December 20, 2023

O Xvideos reportou 160 milhões de utilizadores mensais na UE, o Pornhub disse ter apenas 33 milhões de utilizadores da UE - número que a UE diz ser altamente improvável tendo em conta os dados de tráfego a que teve acesso, que indicam ter mais de 2 mil milhões de visitas por mês. Outros sites nesta categoria ficaram de fora, com o XHamster a dizer que tem 32 milhões de utilizadores mensais e o YouPorn a ficar-se pelos 7.2 milhões.

Não deixa de ser curioso que, devido ao DSA europeu, a tradição das empresas de apregoar que eram as "maiores" agora dê lugar a discussões de que não são assim tão grandes. Um caso caricato é da própria Amazon considerar que não deve ser classificada como uma Very Large Online Platform.

|