PlanetGeek

Natal 2023 - 31 dias de prendas no AadM

05-12-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Mantendo a tradição natalícia dos últimos anos, vamos ter 31 prendas para dar neste mês de Dezembro, uma para cada dia do mês. :)

Já sabem que fazemos todos os possíveis por vos ir trazendo prendas, como os nossos habituais passatempos para os gadgets semanais, e que por vezes lá vamos conseguindo oferecer algumas coisas mais apetecíveis (e isto sem metermos os nossos fundos de gadgets ao barulho, nem as prendas exclusivas do Clube AadM+ ou as promoções que vamos partilhando no nosso grupo AadM - Promoções no Facebook.) Para este Natal de 2023, voltamos a ter uma selecção bastante variada de prendas, para preencher todos os dias deste mês de Dezembro, do dia 1 ao dia 31.

Infelizmente, este ano, por motivos de força maior (leia-se: estive para fora uns dias) não consegui iniciar o passatempo logo no primeiro dia do mês, pelo que hoje (dia 5) o passatempo arranca em versão acelerada com as cinco prendas iniciais a serem oferecidas na primeira pergunta.

Este post será actualizado diariamente, de modo a servir de índice para os passatempos que forem surgindo, pelo que deverão visitá-lo regularmente para não perderem nenhuma das prendas diárias que teremos para oferecer. Deixamos também um agradecimento público a todos os parceiros, amigos e demais entidades que contribuíram com algumas destas prendas, e sem as quais este passatempo não seria possível; e claro está, um grande agradecimento também a todos os que, diariamente, se lembram de passar por cá e dedicar-nos parte do seu tempo e atenção.


Nota: os links irão ficando activos durante o dia respectivo - pelo que os links publicados antecipadamente poderão não funcionar desde logo. E não deixem de partilhar o passatempo com os vossos amigos. :)



Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal. Os vencedores serão contactados por email após o encerramento do passatempo (entre 2-5 de Janeiro) e deverão responder num prazo de 3 dias, sob pena de se seleccionar novo vencedor.

Ganha uma pen USB SanDisk Cruzer 128GB

05-12-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é uma pen USB SanDisk Cruzer.
Sempre práticas para transferir ficheiros de um lado para o outro sem ficar dependente de clouds e ligações à internet, as pens USB como esta SanDisk Cruzer 128GB continuam a ser um dispositivo indispensável para ter à mão em todas as ocasiões.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…


Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Modelos AI batem compressão PNG e FLAC

04-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Os modelos AI parecem ter outra capacidade inesperada, a de comprimirem dados sem perda de informação de forma mais eficiente que os formatos PNG e FLAC.

Recentemente vimos a enorme complexidade por trás dos modelos LLM. Mas há um estudo que revela que os modelos LLM (Large Language Models) podem também oferecer resultados surpreendentes a nível da compressão de dados lossless.

Investigadores dizem que o modelo Chinchilla 70B da DeepMind conseguiu reduzir o tamanho de imagens da base de dados ImageNet para 43.4% do seu tamanho original, superando o formato PNG que só consegue atingir 58.5%. Para o áudio, foram usadas amostras da colecção LibriSpeech, tendo conseguido reduzi-las para apenas 16.4% do tamanho original, superando o formato FLAC que se ficou pelos 30.3%. Uma vez mais, importa referir que não estamos a falar de compressão JPEG ou MP3 com perda de dados, mas sim de compressão lossless que permite reconstruir os ficheiros originais na íntegra, sem qualquer alteração.
Embora o estudo ainda não tenha sido replicado e validado por outros investigadores, é algo que certamente irá ser feito nos próximos tempos.

De certa forma, há quem explique esta capacidade de forma idêntica à que a própria inteligência humana tem de conseguir absorver incríveis quantidades "ilimitadas" de informação e de a armazenar num espaço finito e sendo capaz de a recuperar de forma bastante fiável. Se se vier a demonstrar que isto também se aplica aos modelos LLM, talvez no futuro se torne comum que substituam os alguns dos formatos de compressão usados actualmente.

Gmail altera navegação nos tablets Android

04-12-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Google está a mudar a barra de navegação do Gmail para os tablets Android, do fundo do ecrã para uma barra lateral.

A Google pode ter descurado as apps nos tablets durante (muitos) anos, mas nos últimos tempos parece ter mudado de estratégia e tem-lhes dedicado um pouco mais de atenção. No caso do Gmail, uma das suas apps principais, a tradicional barra de navegação na parte inferior, herdada do interface nos smartphones, transita para uma barra lateral bem mais adequada para uso nos tablets em modo horizontal.
[a anterior barra de navegação inferior]
[a nova barra em coluna lateral]

Este posicionamento não só permite um melhor aproveitamento do espaço vertical do ecrã (mais valioso em modo horizontal), como também faz com que a selecção das diferentes secções fique literalmente "mais à mão", dispensando a necessidade de movimentar os dedos até à parte central inferior do ecrã.

Este novo interface está a ser lançado na app do Gmail 2023.11.12.x mas, como é habitual na Google, também fica dependente da activação faseada que faz com que demore algum tempo até chegar a todos os utilizadores.

Notícias do dia

04-12-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Uma visalização 3D de como funcionam os LLM usados na AI; WhatsApp com envio de fotos e vídeos em qualidade original no iOS; YouTube reduz tamanho do botão de saltar anúncios; Tesla Cybertruck começa nos $61K e traz carregamento bidireccional Powershare; a intrigante foto da noiva 3-em-1; o problema dos círculos a circundar outros círculos que deu que falar nas provas gerais nos EUA nos anos 80; bateria "2-em-1" duplica autonomia do BMW iX; modelos AI podem revelar dados privados em perguntas de repetição; vulnerabilidade LogoFAIL instala bootkits através de imagens; e Plex revela aos amigos o que se está a ver.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Firefox para Android ganha 400+ extensões a 14 de Dezembro

A Mozilla vai aumentar significativamente o número de extensões no Firefox para Android.

Embora tecnicamente o Firefox para Android já suporte extensões, a quantidade que estava disponível era bastante reduzida. Mas isso irá mudar a 14 de Dezembro, data em que serão disponibilizadas mais de 400 extensões para o Firefox Android, o que ajudará a reduzir a diferença face às extensões que os utilizadores estão habituados a ter disponíveis no Firefox para desktops. Até lá, podem ir começando a espreitar que extensões ficarão disponíveis.


Google Chat mais confuso no Gmail

A Google está a remodelar o Google Chat, agora optando por um sistema de menu flutuante na parte inferior.

Se isso funciona bem para a app dedicada do Google Chat, as coisas não se integram assim tão bem para o Chat integrado no Gmail, onde continuamos a ter um menu de selecção do secção na parte inferior, sobre o qual passa a estar o novo menu flutuante na secção do Chat.
Para uma empresa que faz testes e mais testes para availar a reacção dos utilizadores, parece um pouco estranho que este sistema tenha sido o escolhido - mas, já sabemos que nem sempre a Google está disposta a ouvir os pedidos dos seus utilizadores.


Amazon lança gerador de imagens AI

A Amazon junta-se (finalmente) ao grupo de empresas que tem serviços de geração de imagens AI a partir de descrições de texto, ao estilo do Dall-E, Stable Diffusion, Imagen, e outros.

Uma das diferenças deste Titan Image Generator face a serviços rivais é que a Amazon diz que irá proteger clientes do serviço que possam ser acusados de violar direitos de autor com as imagens geradas; embora não diga exactamente com que dados o modelo AI foi treinado nem se obteve as devidas permissões para usar todas essas imagens no processo, ou se compensou monetariamente esses autores. De qualquer forma, será algo que qualquer cliente apreciará e que contribuirá para estar mais confiante para usar o serviço.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Os primeiros cartões de memória SD chegaram ao mercado no ano 2000, com capacidades de 32MB e 64MB. Hoje em dia temos cartões microSD com 1TB a custarem menos de metade do preço do primeiro cartão com 1GB (que custava cerca de 500 euros) em 2004.

Tablet Teclast T40S a €109

04-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do M40 Pro temos agora o tablet Teclast T40S que se inspira nos iPad Pro da Apple.

O Teclast T40S vem equipado com um ecrã IPS de 10.4" (2000x1200), CPU MediaTek MT8183, 8 GB de RAM (+8 GB "virtuais"), 128 GB + microSD até 512 GB, câmaras de 13 MP e 5 MP, WiFi ac, BT 5.0, GPS, bateria de 6000 mAh, carregador de 18 W, e Android 12 com serviços Google.
Com tudo isto, este Teclast T40S está disponível por 109.99 euros na Amazon Espanha.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Uni Wheel simplifica transmissão nos carros eléctricos

04-12-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Hyundai e a Kia apresentaram o sistema Uni Wheel com o qual esperam simplificar a transmissão nos carros eléctricos.

Embora os automóveis eléctricos sejam, desde logo, muito mais simples em termos mecânicos que um automóvel com motor a combustão, continuam a estar dependentes de componentes mecânicos para transferir a força motriz até às rodas dos veículos. E, uma vez que as rodas necessitam movimentar-se em relação ao corpo do veículo, é obrigatório recorrer a veios de transmissão e mecanismos que possibilitem essa gama de movimentos.

Mas com este sistema Uni Wheel, podem-se remover todos esses componentes, substituídos por um engenhoso sistema de engrenagens que fica no interior da roda, poupando precioso espaço que pode ser usado para os ocupantes ou para mais baterias (ou simplesmente poupando peso e complexidade).
O sistema promete ser mais eficiente, até mesmo quando o eixo de transmissão está descentrado do ponto central da roda, e proporcionar uma circulação mais confortável.

Infelizmente, não é referido quando é que poderemos ver este Uni Wheel aplicado num veículo no mercado; mas até lá, bem que seria interessante sujeitá-lo a algumas das nossas estradas para ver que tal é que seria (ou não) capaz de resistir a buracos e crateras. :)


Banda KISS adopta avatars digitais para o futuro

04-12-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Os KISS, banda icónica que desde cedo se demarcou ao apostar numa identidade visual bem marcada, prepara-se para entrar numa era "imortal" com avatars digitais.

Criada em 1972, os KISS têm mantido a actividade - com altos e baixos - desde então, mantendo não só os fãs originais como conquistando novas gerações ao longo dos anos. Apesar da sua idade passaram aos últimos quatro anos em digressão com o seu End of the Road tour, com o último concerto de despedida da banda a ter tido lugar no icónico Madison Square Garden em Nova Iorque. Mas, é apenas um adeus parcial.

No final do concerto, depois de terem terminado a última música "Rock and Roll All Nite", revelaram a apresentação da sua forma "imortal" como avatars digitais, e anunciando o início de uma nova era.




É certo que não será a mesma coisa, mas não deixa de ser uma forma de conseguir manter a banda para a posteridade, transcendendo a sua fisicalidade, e sendo algo que muito provavelmente se irá tornar cada vez mais comum no futuro. Basta olhar para o exemplo dos Abba, que também têm feito espectáculos puramente digitais, que continuam a encher as salas e a render cerca de $2M por semana.


Mais polémica surgirá certamente um dia em que, quando os fãs começarem a pedir coisas novas para além dos velhos clássicos destas bandas, se juntar uma componente AI para criar músicas inteiramente novas, prolongando estas bandas digitais pelos séculos vindouros.

WhatsApp com envio de fotos e vídeos em qualidade original

04-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores do WhatsApp em iOS poderão enviar as fotos e vídeos com a qualidade total para os seus familiares e amigos.

Depois de ter melhorado a qualidade das fotos e vídeos com o modo "HD", o WhatsApp começou a testar em Agosto um modo que permite enviar estes conteúdos com a qualidade original. Uma funcionalidade que agora é lançada de forma oficial no WhatsApp para iOS.

Com a chegada do WhatsApp 23.24.73 para iOS, passamos a poder enviar fotos e vídeos sem qualquer tipo de (re)compressão adicional, fazendo-o através da opção de envio de documentos, e de seguida escolhendo a foto ou vídeo pretendido. A medida simplifica o processo, que anteriormente podia ser replicado de forma mais trabalhosa, trocando o nome dos ficheiros de imagem e vídeo para algo como PDF ou DOC, que depois tinham que voltar a ser alterados pelo destinatário, para conseguir enviar os ficheiros com a qualidade original.
Por agora a funcionalidade foi oficialmente lançada em iOS - podendo demorar algumas semanas até chegar a todos os utilizadores - mas a sua chegada à versão Android não deverá tardar, pois também já tem estado a ser testada nas versões beta do WhatsApp nos últimos meses.

Bateria "2-em-1" duplica autonomia do BMW iX

04-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Uma bateria que internamente combina dois tipos de células poderá revolucionar a autonomia nos automóveis eléctricos.

Concebida pela empresa norte-americana Our Next Energy (ONE), esta bateria "Gemini dual-chemistry" foi aplicada num BMW iX, fazendo com que a sua autonomia de 560 km (WLTP) passasse para mais de 978 km (também em ciclo WLTP).

Qual o segredo? Esta bateria é, na verdade, duas baterias numa só. A bateria tem uma secção que usa células LFP convencionais que proporcionam um autonomia de até 240 km, suficiente para 99% das deslocações no dia a dia. Mas, caso seja necessária autonomia adicional, entra em acção a segunda secção com células de alta densidade energética, que permitem atingir aquela distância.
Embora se possa perguntar: porque motivo não usam apenas as células de alta-densidade para uma autonomia ainda maior? É de imaginar que essas células possam ter preço substancialmente mais elevado e, provavelmente, também terão um ciclo de vida mais reduzido que as células LFP. Desta forma, combina-se o melhor dos dois mundos, usando as células LFP durante a maior parte do tempo, poupando as restantes células até que sejam efectivamente necessárias.

A empresa, que conta com participação, da BMW, diz que continua a trabalhar no sentido de lançar esta bateria 2-em-1 no mercado já nos próximos anos.

SSD externo Crucial X8 4TB a €204

04-12-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Ideal para transportar até 4 TB de dados de forma rápida e compacta, ou para ser usado em aplicações onde pens USB ou cartões de memória não sejam adequados, este SSD externo Crucial X8 apresenta-se como solução eficiente e económica.

Há situações onde uma pen USB ou cartão de memória servem para transferir ou armazenar dados; outros casos há onde será conveniente optar por um suporte mais fiável e / ou de maior velocidade. Este SSD externo Crucial X8 vem com ficha USB-C e está disponível com capacidades de 1 TB, 2 TB e 4 TB, mediante as necessidades.
O SSD externo Crucial X8 de 4 TB está disponível por 204 euros, com envio da Amazon Espanha.

As velocidades de transferência anunciadas são de 1050 MB/s, mais de que adequadas para a maioria dos utilizadores, facilitando o processo de transferência de centenas de gigabytes sem grande desespero. De resto, temos ainda o descanso adicional de ser um SSD que utiliza memórias flash da Micron, o que também serve para dar alguma confiança quanto à sua fiabilidade e longevidade.

Se procuram SSDs M.2 NVMe, podem também espreitar o Crucial P3 ou o Crucial P5.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Como funcionam os LLM usados na AI

04-12-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem tiver curiosidade, poderá ver como funcionam os modelos LLM utilizados actualmente nos sistemas de inteligência artificial.

A maioria das pessoas saberá que o processamento destes modelos LLM (Large Language Models) é bastante intensivo, mas provavelmente sem fazer ideia do que é que isso representa. Mas agora é algo que podem ver de forma interactiva neste visualizador 3D de LLM, que explica, e mostra, todos os passos do processo.

Project #2: LLM Visualization

So I created a web-page to visualize a small LLM, of the sort that's behind ChatGPT. Rendered in 3D, it shows all the steps to run a single token inference. (link in bio) pic.twitter.com/nuxHi6cR5n

— Brendan Bycroft (@BrendanBycroft) December 2, 2023
São contas e mais contas, para um exemplo simples, e o mais impressionante é olhar para a diferença entre os diferentes modelos. O modelo nano-gpt apresentado parece ter uma incrível complexidade, mas quando posto em perspectiva ao lado de um modelo como o GPT-2 (XL) parece um simples ponto; e o GPT-2 (XL) torna-se também num pequeno bloco quando comparado com o GPT-3.
De qualquer forma, é algo que poderá auxiliar todos os interessados em sistemas de inteligência artificial a perceberem um pouco melhor o funcionamento do "transformer model" usado por estes LLM.

Snapdragon 8 Gen 4 será feito pela TSMC

04-12-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O próximo Snapdragon 8 Gen 4 da Qualcomm deverá ser fabricado exclusivamente pela TSMC.

Ainda o Snapdragon 8 Gen 4 não teve tempo de aquecer no mercado e já temos rumores que indicam que, no próximo ano, a Qualcomm deverá voltar a optar exclusivamente pela TSMC para a produção do futuro Snapdragon 8 Gen 4.

O chip será fabricado usando o processo de 3nm da TSMC e deverá usar núcleos Oryon modificados pela Qualcomm, para se tentar diferenciar mais dos seus concorrentes, de forma idêntica ao que a Apple faz com os chips usados nos iPhones, iPads, e Macs. Esta opção pela TSMC, a verificar-se, será também indicadora de que a Qualcomm não tem actualmente a confiança necessária no processo de fabrico da Samsung para atingir o mesmo nível de fiabilidade. Mas, isso é algo que poderá mudar para 20255, por altura do Snapdragon 8 Gen 5, em que a Qualcomm poderá recorrer à TSMC e à Samsung para a produção desse chip.

É uma posição cautelosa mas sensata, considerando que no caso do Snapdragon 8 Gen 1 fabricado pela Samsung o chip tinha menor eficiência e mais rapidamente entrava em throttling devido ao aquecimento, enquanto que o Snapdragon 8+ Gen 1 fabricado pela TSMC se comportava bastante melhor. Ainda assim, há também rumores de que a variante dos chips "Snapdragon 8 Gen 4 for Galaxy" serão produzidos pela Samsung, para aplicar nos seus próprios equipamentos.

Vulnerabilidade LogoFAIL instala bootkits através de imagens

03-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Falhas no sistema UEFI permitem que atacantes possam instalar bootkits através da imagem apresentada no arranque do sistema.

Para um atacante, não há de mais atractivo do que conseguir instalar o seu malware de modo a controlar a execução do sistema logo desde os momentos iniciais de arranque do sistema. Daí que conseguir assumir o controlo da UEFI, que gere todo o processo desde o instante que se carrega no botão de ligar um computador, seja o seu objectivo ideal - e que afinal pode ser conseguido de forma bastante mais simples do que se poderia imaginar.

Instalar uma UEFI/BIOS infectada é possível mas não é propriamente simples. Mas, descobriu-se que em muitas delas, o seu sistema de apresentação de imagens, que é usada pelos fabricantes para mostrar logotipos da marca, ou nalguns casos deixando exibir imagens que os próprios utilizadores seleccionem, contém vulnerabilidades que permitem que um atacante possa executar código malicioso ao exibir uma imagem "infectada".
Como isto é feito durante o processo de boot, ficamos com um bootkit que pode controlar o sistema logo desde o momento em que o computador é ligado, podendo esconder-se de sistemas de antivírus, e também resistindo à completa reformatação e reinstalação do sistema.

Esta falha afecta os três principais fornecedores de UEFI (AMI, Insyde, e Phoenix) e centenas de modelos de motherboards e computadores de praticamente todos os fabricantes. Portanto, se por acaso se depararem com qualquer alteração inesperada da imagem de boot do computador, poderá ser um sinal de alerta para um ataque deste tipo. Por via das dúvidas, se for possível desactivar a apresentação de imagens durante o boot, não se perde nada em fazê-lo.

O problema dos círculos a circundar outros círculos

03-12-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Uma pergunta de matemática com resposta errada num teste SAT nos EUA em 1982 leva-nos por um percurso com desfecho astronómico.

Alguns ainda se recordarão da célebre PGA (Prova Geral de Acesso) que tínhamos por cá, e que tanto terror causava nos alunos na passagem do ensino secundário para o ensino superior. Nos EUA tinham/têm o SAT, e em 1982 houve uma curiosa pergunta de matemática - uma pergunta de matemática cujas opções de resposta não incluíam a resposta correcta.

A pergunta era sobre quantas revoluções um círculo A daria em redor de um círculo B, com o raio do círculo A a ser 1/3 do raio do círculo B. As respostas apresentadas eram: A) 3/2; B) 3; C) 6; D) 9/2; e E) 9.

Embora a resposta "intuitiva" possa ser a resposta B) 3, a resposta correcta é 4, e isso foi algo que foi notado por três alunos, que reclamaram da prova. Sem grandes surpresas, um deles ainda hoje se dedica à matemática, e revisita esse incidente.


Mais surpreendente é que, na análise desta questão, se descubram coisas que nos levam a perceber a diferença entre as datas terrestres e as datas siderais.

Starfield em sarilhos por respostas AI às críticas dos jogadores

03-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O jogo Starfield não é perfeito, mas agora está a dar que falar por motivos completamente diferentes, de respostas completamente obtusas às críticas dos jogadores, que parecem ter sido geradas por AI.

Muitos jogadres têm expressado as suas opiniões quanto ao Starfield. Falamos de pessoas que já passaram dezenas ou centenas de horas no jogo, muitos deles jogadores de longa data de outros títulos da Bethesda, e cuja opinião devia ser devidamente valorizada pelo estúdio. Mesmo não se concordando com todas as opiniões, é sempre positivo ver múltiplas perspectivas e usar essa informação para potencialmente tornar o jogo melhor. Só que, não é isso que tem acontecido.

Em resposta às críticas no Steam e outras plataformas, a Bethesda tem contraposto com respostas completamente ridículas e disparatadas. Por exemplo, em resposta a um jogador que se queixava de muitos dos planetas no universo Starfield serem completamente desertos e aborrecidos, a Bethesda respondeu que a nossa Lua também é completamente deserta, mas que os astronautas que lá foram não se sentiram aborrecidos! E esse estilo de resposta continua para centenas e milhares de críticas. Em resposta a um jogador que se queixava dos muitos ecrãs de "loading", a resposta foi do género: "experimente você arranjar forma de carregar uma gigantesca quantidade de dados em menos de 3 segundos".

Ora, um pouco de exploração adicional leva a crer que todas estas respostas foram debitadas automaticamente por um modelo AI estilo ChatGPT a quem se tivesse pedido para responder às críticas - e aparentemente faltando-lhe dar as instruções para que tivesse um pouco mais de empatia e cortesia para com os jogadores. E se é certo que os jogadores não apreciam ficar sem resposta quando expressam a sua opinião sobre um jogo, se calhar talvez fosse preferível face a levar com respostas deste tipo.



A intrigante foto da noiva 3-em-1

03-12-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Há uma foto de uma noiva que está a dar que falar na internet, por mostrar três poses diferentes numa só foto.

De tempos a tempo lá surge uma foto que polariza a internet - alguns ainda se recordarão do caso do vestido azul/preto/branco/dourado que parecia mudar de cor - e desta vez temos algo idêntico mas de forma mais subtil.

A foto mostra uma noiva em frente ao espelho, que à primeira vista parece ser completamente normal e banal. No entanto, um olhar mais atento revela que num dos espelhos ela tem as mãos numa posição, no outro espelho tem-nas noutra posição, e ela própria tem ainda as mãos numa posição diferente. Um cenário curioso que, segundo a própria, não foi feito com recurso a edição da imagem e foi resultado de uma única exposição.

Só que o "truque" depressa foi revelado. Apesar de ela assegurar que a foto não foi feita através do modo panorâmico, os metadados da foto coincidem com os de uma foto no modo panorâmico no iPhone, que depois foi recortada para ficar com o tamanho de uma foto convencional.

Porque é que isto importa? É que no modo panorâmico, é possível criar estes e muitos outros efeitos, devido ao facto da imagem final ser resultado de dezenas ou centenas de capturas combinadas. Algo que permite fazer coisas criativas como aparecer múltiplas vezes na mesma foto.

Portanto, a foto que inicialmente parecia impossível, fica completamente explicada, com ela a ter as mãos numa posição até o iPhone passar o primeiro espelho, mudar a posição das mãos quando a apanhou a ela, e depois mudar novamente as mãos quando se chegou à parte do segundo espelho.

Como fazer um suporte de monitor com iluminação LED RGB

03-12-2023 | 13:56 | A Minha Alegre Casinha

Quem procurar um suporte para monitor feito por medida, com toque de iluminação RGB, poderá fazer o seu.

Um suporte elevatório para monitor é uma excelente forma de colocar o monitor numa posição mais ergonómica e, simultaneamente, aproveitar espaço - permitindo recuperar o espaço normalmente desperdiçado pela base do monitor para coisas como espaço de arrumação de um teclado ou portátil. Embora seja possível encontrar suportes deste tipo a preços relativamente acessíveis, temos também a opção de poder construir o nosso suporte.

É precisamente isso que demonstra este projecto para um suporte de monitor em madeira com iluminação RGB integrada.
O projecto não oferece grandes dificuldades, nem em termos de electrónica (limita-se a usar uma fita LED RGB comum) nem em termos de trabalho de carpintaria, sendo por isso acessível a qualquer pessoa. Tem no entanto partes curiosas de alguns erros que foram feitos, e que poderão servir de lição para quem esteja a seguir as instruções - especialmente na parte de criação da placa de resina que servirá como difusor da fita LED.

Como é costume, este projecto dá a cada um a possibilidade de o modificar para que melhor se adeque às suas necessidades, tanto a nível de dimensões e formato, como também a nível de funcionalidades - podendo optar-se por algo com iluminação RGB mais criativa, que possa criar efeitos luminosos, ou até algo que dê uso a um ESP32 ou equivalente, para que se possam usar os LEDs como sistema de sinalização e notificação. Também podem considerar integrar um hub USB no suporte, o que poderia torná-lo ainda mais funcional e ajudar a reduzir a tradicional confusão de cabos à vista.

Cybertruck com wraps e decalque de vidro partido

03-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Cybertruck foi lançado finalmente, e começam a descobrir-se mais detalhes sobre ele.

Apesar do Cybertruck não ter cores - sendo fornecido com o corpo em metal - a Tesla está a disponibilizar algumas opções através de wraps (revestimentos) em PPF, que começam por ficar disponíveis numa selecção bastante limitada de: preto, branco, e transparente (apenas para protecção acrescida, e que lhe dá um acabamento semi-brilhante). As duas cores custam $6500 (nos EUA), o revestimento transparente fica por $500.

Por agora não ficam disponíveis versões mais exuberantes, como revestimento com texturas, etc. Mas certamente que não haverá lojas a disponibilizar esses acabamentos aos donos de Cybertrucks que os desejarem.


Menos comum é o decalque que a Tesla está a vender, que simula o vidro estilhaçado da apresentação inicial do Cybertruck, quando pretendiam demonstrar a resistência dos vidros com o arremesso de uma bola de metal - e que acabou por corer mal. Agora, é algo que irá ser transformado em lucro adicional para a Tesla, através deste decalque para o vidro lateral que custa $55.

Entretanto, já começam a surgir as primeiras análises ao Cybertruck.






Suiça testa painéis solares verticais nas estradas de montanha

03-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Na Suiça, um programa piloto vai avaliar o desempenho de painéis solares verticais numa parede de retenção numa estrada de montanha.

O cantão de Appenzell Ausserhoden no nordeste da Suiça tem como objectivo atingir pelo menos 40% da sua energia de fontes renováveis em 2035, e não tem olhado a meios para o conseguir. Os painéis solares são uma forma simples e eficaz de gerar energia limpa e "gratuita" a partir do sol, sendo que muitas vezes o maior problema é encontrar locais onde os aplicar sem que interfiram demasiado com a área envolvente. Daí esta curiosa opção de os colocar numa parede de retenção numa estrada de montanha.

São 756 painéis solares, que deverão gerar 230 kWh de energia por ano - suficientes para 52 residências - e que ficam instalados numa parede com um ângulo de 75°. O processo de instalação enfrentou algumas dificuldades, já que não era possível perfurar completamente a parede para não afectar a sua integridade, e os suportes e peças de fixação também tiveram que ser escolhidos cuidadosamente para resistirem à corrosão devido à proximidade da estrada, uso de sal, etc.

Claro que se pode argumentar que este tipo de instalação não será o mais eficiente. Mas, tendo em conta que se limita a aproveitar espaço desocupado, e tem a vantagem adicional da sua inclinação os tornar automaticamente imunes à acumulação de neve, não deixa de ser um projecto interessante.

|