PlanetGeek

Via Láctea é um disco "empenado" pela matéria escura

15-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa galáxia Via Láctea não é um disco completamente plano (à escala cósmica), mas sim um disco deformado pela acção da misteriosa matéria escura.

Da próxima vez que quiserem representar a nossa galáxia, terão que deformar o desenho um pouco. Em vez de um disco plano, a nossa galáxia exibe deformações que fazem com que as bordas estejam dobradas, e que toda a galáxia esteja também ligeiramente torcida.

Apesar das dificuldades de se estar a observar a nossa galáxia do nosso ponto de vista no interior da própria galáxia, o motivo para tal efeito bate certo com as simulações do efeito que seria provocado por um aro de matéria escura (dark matter) inclinado em relação ao plano da galáxia.

A matéria escura continua a ser um tópico "misterioso", uma vez que é completamente invisível e a sua existência e presença só pode ser inferida através do efeito que tem na gravidade dos elementos conhecidos. Ainda assim, acredita-se que possa constituir até 85% da matéria no universo, o que a torna ainda mais intrigante. Aliás, algumas galáxias giram a velocidades tão elevadas que, se fossem compostas apenas pela matéria visível, desintegrar-se-iam sob a sua própria força centrífuga, sendo a matéria negra a mantê-las coesas.

Nada mau para uma jovem civilização que apenas começou a olhar para o céu com telescópios há poucas centenas de anos...

Fiat-Abarth 595 celebra 60 anos

15-10-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Há sessenta anos, em Setembro de 1963, Carlo Abarth apresentava ao mundo o Fiat-Abarth 595, baseado no Fiat 500 D, um modelo que vinha a ter cada vez mais sucesso desde 1961.

O novo Fiat-Abarth 595 recebeu o seu nome devido à sua cilindrada, aumentada graças ao trabalho efectuado nos seus cilindros e pistões, bem como à utilização de materiais completamente novos.

No exterior, diferenciava-se do Fiat 500 D pela atraente grelha dianteira perfurada ao estilo 850TC, pela inscrição metálica brilhante “Fiat Abarth 595” na traseira e no capot, e ainda pela orgulhosa inscrição “World Champion” no lado direito, que fazia referência aos muitos recordes detidos pelas criações da Officine di Corso Marche. O espírito de corrida do modelo foi ainda mais enfatizado pelo cárter de óleo em alumínio de grandes dimensões que se projectava sob o painel traseiro e, acima de tudo, pelo escape desportivo de dupla saída do tipo “Record Monza”. O resultado foi um automóvel pequeno, mas particularmente agressivo e sonoro, com mais 30% de potência do que a versão original, 27 cv atingidos às 5.000 rpm e uma velocidade máxima de 120 km/h.

Na sua essência, a Abarth pegou num automóvel citadino de sucesso, o 500D, e transformou-o num automóvel de alto desempenho igualmente competente. Esta é a mesma receita que a Abarth aplicou nos últimos meses para criar o Novo Abarth 500e, que nasceu do bem-sucedido Fiat Novo 500 eléctrico.
Um mês depois, a 31 de Outubro de 1963, o 595 foi apresentado ao público no Salão Automóvel de Turim. Abarth, grande conhecedor do mundo dos negócios e do automobilismo, decidiu destacar-se da multidão, oferecendo aos visitantes que se aglomeravam nos corredores da exposição de Turim um cupão para um test-drive do seu novo lançamento. A iniciativa foi tão bem recebida que Carlo Abarth declarou que em breve seriam produzidos os primeiros 1.000 Fiat-Abarth 595 destinados à homologação da versão de competição.

Como uma evolução natural do 595, Carlo Abarth apresentou o Fiat-Abarth 695 no Salão Automóvel de Genebra em Março de 1964, seguindo o conceito de actualização técnica que rapidamente se tornou um pilar da tradição Abarth. Posteriormente, o fenómeno dos kits de transformação permitiu que os principais melhoramentos Abarth fossem aplicados aos automóveis de produção Fiat, transformando-os mecânica e esteticamente.

Os valores de performance e estilo da marca promovidos por estes progenitores são agora parte integrante do património da gama Abarth, que, para além do Novo Abarth 500e, inclui o Abarth 595 de 165 cv e o Abarth 695 de 180 cv com ainda mais performance. Ambos os modelos oferecem um desempenho emocionante, um som de escape poderoso e um estilo lúdico, mas ousado.

Actualmente, o sucesso de ambos os modelos confirma que, mesmo decorridos sessenta anos, os valores que Carlo Abarth incutiu nas suas criações continuam extremamente relevantes e vivos nas almas dos fãs da marca do Escorpião.

[Pela Estrada Fora]

Mercedes faz crash-test com EQS e EQA

15-10-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para demonstrar a segurança dos seus modelos eléctricos a Mercedes sacrificou um EQS e EQA numa colisão frontal parcial.

Os automóveis eléctricos têm a vantagem de um centro de gravidade mais baixo, por conta do seu pack de baterias que habitualmente fica na parte inferior do veículo, mas por outro lado têm que lidar com o peso extra dessas mesmas baterias. Ainda assim, a Mercedes quis demonstrar que não descurou a sua preocupação com os elementos de segurança.

Com dois "bonecos" cada, os veículos colidiram a circular a 56 km/h, para simular um cenário tão real quanto possível, e apesar da habitual destruição das zonas de deformação, a parte do habitáculo permaneceu incólume, com as portas a poderem ser abertas sem necessidade de assistência mecânica e com os sensores nos bonecos a indicarem baixa probabilidade de ferimentos graves. De qualquer forma, o objectivo da marca é de que, até 2050, os sistemas de prevenção de acidentes possam evitar todos os acidentes na estrada.


Ubuntu infectado com "hate speech" nas traduções

14-10-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Canonical sofreu um embaraçoso incidente que forçou à remoção temporária do Ubuntu 23.10 por conter "hate speech" nas traduções.

O Ubuntu continua a ser uma das distros Linux mais populares, e terá também sido por isso que se tornou num alvo para esta campanha, em que lhe foram adicionadas traduções maliciosas contendo insultos e mensagens de ódio para quem escolher a língua Ucrâniana durante o processo de instalação do sistema.

A versão foi removida passadas poucas horas, revertendo-se o sistema para as traduções anteriores; mas não sem que isso levantasse uma série de críticas à Canonical quanto à forma como isto foi sequer possível. Do lado dos críticos, surgia a questão: se a Canonical não verifica sequer os textos envidos por pessoas desconhecidas, será que se pode confiar na segurança do sistema? Do lado dos defensores surgia a explicação que, se é certo que um developer de qualquer parte do mundo tem capacidade para analisar código contribuído por qualquer outro developer de qualquer outra parte do mundo, o mesmo não acontece para textos em línguas que não conhece.
De qualquer forma, tendo a Canonical a dimensão que tem, e o Ubuntu a abrangência que tem, é indesculpável que o processo de aprovação de traduções não seja mais robusto, passando por um processo de validação e verificação por múltiplos utilizadores com pontuação por reputação, etc.

Para quem quiser instalar o Ubuntu, podem continuar a fazê-lo através do instalador ISO tradicional, que não foi afectado por este incidente, ou fazendo a actualização a partir de uma versão anterior do Ubuntu.

Como fazer um "espelho mágico" digital com Raspberry Pi

14-10-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Perfeito para quem quiser ver o seu dia logo ao acordar, este espelho mágico digital recicla um velho monitor e dá uso a um Raspberry Pi.

Para quem não apreciar pegar no smartphone assim que acorda, uma das opções mais interessantes para ver notícias, estado do tempo e agenda para o resto do dia é vê-lo directamente no espelho enquanto lava a cara. Infelizmente, este tipo de "espelhos mágicos" continua a ser algo que tem que ser desenrascado por artes da bricolage e do "faça-você-mesmo", mas a vantagem é que assim se pode assegurar que o resultado final fica precisamente à medida do que se pretende.

Como é habitual nestes projectos, a maior parte do trabalho destina-se à parte física da montagem do sistema, já que do lado do software se pode recorrer a um Raspberry Pi e ao software open-source Magic Mirror. Graças a isso podemos ter integrações fáceis com o Home Assistant e também inúmeros serviços, como controlo de luzes Philips Hue, música via Spotify, calendário, meteorologia, e até com dados de automóveis Tesla se for o caso.


LEGO Venator-Class Republic Attack Cruise do Star Wars

14-10-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Grupo LEGO expandiu a sua Ultimate Collector Series do Star Wars com um imponente Venator-Class Republic Attack Cruiser com mais de um metro de comprimento.

O Grupo LEGO acaba de anunciar, a propósito do 20.º aniversário de Clone Wars, o novo set Ultimate Collector Series LEGO Star Wars Venator-Class Republic Attack Cruiser.

Este muito pormenorizado e imponente set LEGO de 5374 peças é o primeiro set de construção de Star Wars Ultimate Collector Series inspirado na Venator-class Star Destroyer e é o primeiro set de construção de Clone Wars a integrar a gama. A nave é usada abundantemente pela República durante as Clone Wars como caça estelar e para transporte de troopers e é o contributo nostálgico perfeito para qualquer coleção de Star Wars.
Desenhado para ser exposto, o set vem com placa e suporte incorporado, além de uma ponte de comando e hangar com um Republic Gunship em escala miniatura. Os construtores vão poder ainda pôr as minifiguras LEGO do Capitão Rex e do Almirante Yuralen no suporte. Uma placa informativa e um tijolo de comemoração do 20.º aniversário de Clone Wars completam uma peça de exposição verdadeiramente incrível.

Venator-Class Republic Attack Cruiser (75367)
  • Idade: 18+
  • PVP recomendado: 649,99 €
  • Peças: 5374
  • Dimensões: 32 cm de altura, 109 cm de comprimento e 54 cm de largura

O set de construção LEGO® STAR WARS™ Venator-Class Republic Attack Cruiser fica disponível em www.LEGO.com para membros LEGO Insiders a 1 de outubro de 2023 e para todos a 4 de outubro, nas lojas LEGO e em LEGO.com/Star-Wars, com preço recomendado de 649,99 €.

Estudante de 21 anos decifra palavras em pergaminho carbonizado usando AI

14-10-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Um jovem estudante de 21 anos criou um sistema de machine learning que foi capaz de recuperar palavras de um pergaminho romano carbonizado da cidade de Herculaneum.

Há imensa história antiga que se esconde atrás de pergaminhos que não podem ser manuseados ou lidos de forma convencional, e é precisamente esse o objectivo do Vesuvius Challenge: que desafia qualquer interessado a tentar transformar digitalizações em raios-X de pergaminhos carbonizados em informação útil.

Luke Farritor, um estudante da University of Nebraska–Lincoln, decidiu recorrer à ajuda de um algoritmo de machine learning afinado para tentar recuperar a ténue informação difenciada entre secções com tinta e sem tinta (não esquecer que estamos a falar de um pergaminho enrolado), e ficou imensamente surpreendido ao ver que a sua ideia resultara, conseguindo recuperar diversas letras e palavras, incluindo πορϕυρας (porphyras), que significa "roxo" - uma cor que era bastante dispendiosa e rara na era romana.
Luke conseguiu um prémio de 40 mil dólares por ter conseguido extrair mais de 10 letras de uma área de 4 cm2 do pergaminho. O prémio principal final ascende a 700 mil dólares, para quem consegiur ler quatro secções completas do pergaminho.

Google testa Discover Feed na página principal

14-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google pode estar prestes a modificar a sua página inicial minimalista na web, apresentando conteúdos do Google Discover.

Desde os velhos tempos do Google Now / Google Feed / Google Discover, que apresenta conteúdos sugeridos baseados no interesse dos utilizadores, que a Google apenas tem feito isso na versão mobile e não através do seu site na web - apesar de ser algo que, pelo menos no tempo em que esses conteúdos eram efectivamente relevantes, faria todo o sentido ser feito. Mas apesar de não o ter feito na altura, agora parece estar a equacionar essa possibilidade.

A Google está a fazer alguns testes limitados na Índia, em que apresenta a página principal com conteúdos adicionais na web, ao estilo do que faz nos mobiles com o Google Discover.
Embora seja apenas um teste, não deixa de ser uma altura bastante estranha para considerar fazê-lo, especialmente tendo em conta toda a legislação de anti-tracking que tem que seguir na Europa.

No entanto, isso poderia ser algo que a Google facilmente contornaria, apresentando esta página inicial com conteúdos adicionais apenas aos utilizadores com login feito na conta Google, mantendo a tradicional página "limpa" aos demais utilizadores para evitar as questões de tracking e também para não ser acusada de estar a impingir conteúdos a utilizadores que não os queiram ver.

Pessoalmente, já fui grande fã do Google Discover, a certo ponto apresentando-me conteúdos bastante relevantes e de interesse; posteriormente, começou a apresentar conteúdos sem qualquer interesse, que tiveram como efeito fazer com que nunca mais voltasse a olhar para o Google Discover (que até então era algo que fazia frequentemente ao longo do dia). Ultimamente, as coisas parecem ter melhorado, regressando aos conteúdos com interesse, mas quase sempre referentes a notícias com dois ou três dias de atraso em vez de serem os conteúdos "do dia" que apresentava.

Google Messages com mensagens de voz em Wear OS

14-10-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está finalmente a resolver uma lacuna do Google Messages no Wear OS, permitindo que se ouça e enviem mensagens de voz através do smartwatch.

Era extremamente ridículo que se pudesse utilizar um smartwatch Wear OS para fazer chamadas telefónicas mas não se pudesse utilizá-lo (no Google Messages) para enviar mensagens de voz. Felizmente, é algo que agora (mesmo tardiamente) está a ser resolvido.

Com a mais recente versão do Messages Wear OS, os utilizadores passam a ter três opções de resposta às mensagens: emoji para reacções rápidas, teclado para as respostas escritas, e um microfone que permite gravar mensagens de voz com até um minuto de duração.
Anteriormente os utilizadores tinham apenas a possibilidade de escrever uma mensagem (uma experiência pouco agradável de fazer num relógio) ou escolher entre diferentes respostas pré-programadas.

As mensagens de voz tornam-se bastante mais práticas de utilizar em situações que não se possa estar a perder tempo a escrever num teclado diminuto, e evitam também ter que lidar com os sistemas de conversão de voz para texto (também disponível), que invariavelmente vão cometer qualquer erro no pior momento possível. Assim, com mensagem de voz directa, simplifica-se o processo, deixando que o destinatário ouça exactamente o que foi dito.

BYD Dolphin chega às 500 mil unidades

14-10-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do Atto 3, também o Dolphin da BYD celebra a produção de 500 mil unidades.

Desde a sua estreia, em Agosto de 2021, o BYD DOLPHIN tem mantido consistentemente a sua posição como o hatchback mais vendido na China, durante 19 meses consecutivos.

O BYD DOLPHIN continua a ter impacto global, promovendo uma mobilidade eléctrica de excelência a clientes em todo o mundo. O BYD DOLPHIN foi lançado no Brasil em Junho de 2023 e vendeu mais de 4.000 unidades em apenas dois meses, estabelecendo um novo recorde histórico de vendas de veículos eléctricos (VE) no país sul-americano e tornando-se o VE mais vendido em Agosto. Entretanto, na Tailândia, o DOLPHIN alcançou o quinto lugar nas vendas de viaturas eléctricas no seu primeiro mês no mercado, com 481 unidades. No Reino Unido, o BYD DOLPHIN completou recentemente o seu primeiro evento de test-drive, tendo sido amplamente aclamado pelos meios de comunicação social.

Tendo por base a plataforma para viaturas eléctricas e-Platform 3.0 da BYD, o BYD DOLPHIN dá prioridade à aerodinâmica, à rigidez, e ao espaço do habitáculo. Com um Sistema Integrado de Propulsão Eléctrica 8 em 1 altamente integrado, o veículo apresenta melhorias substanciais tanto em termos de segurança como de autonomia. Além disso, a integração perfeita da bateria BYD Blade Battery na e-Platform 3.0 garante uma experiência de condução mais segura.
Adoptando a linguagem de design Ocean Aesthetics, o BYD DOLPHIN inspira-se na beleza do oceano, combinando os elementos curvos e emocionais das ondas marítimas com linhas fortes e carismáticas, para um estilo global dinâmico e expressivo. O interior do BYD DOLPHIN apresenta couro vegan sustentável a revestir os bancos desportivos integrados, oferecendo conforto em longas distâncias e um forte apoio lateral, com uma estética inspirada no oceano, reflexo das preocupações da marca com o planeta.

Em Portugal o modelo já se encontra em pré-venda a partir de 29.990€, para a versão Active, com chegada prevista durante este mês.

[Pela Estrada Fora]

Vulnerabilidade no curl não era tão grave quanto se temia

13-10-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Todos os utilizadores devem actualizar o curl e libcurl, mas os riscos efectivos não são tão problemáticos como se temia inicialmente.

O curl é um dos mais populares utilitários da linha de comandos, permitindo fazer ligação a sites e transferir dados usando diversos protocolos. Daí que todos ficassem em estado de alerta quando se soube que tinha sido descoberta a "pior vulnerabilidade de sempre" no curl, que poderia deixar milhões de pessoas e dispositivos em risco.

Já foi disponibilizada uma versão corrigida do curl (8.4.0) que resolve o assunto, mas mesmo nos casos em que não for possível actualizar o curl a situação poderá não ser tão grave quanto se imaginava. Isto porque a vulnerabilidade precisa de um conjunto de condições para ser explorada, a começar pelo uso do SOCKS5 (o que não será normal para a maioria dos utilizadores), e de ter uma ligação SOCKS5 lenta para o site remoto. Isso, por si só, invalidará o aproveitamento da vulnerabilidade para a maioria dos casos. Adicionalmente, mesmo nos casos em que a vulnerabilidade possa ser explorada, o mais certo é que um atacante apenas consiga fazer crashar o processo ou sistema, e não conseguir a execução de código remoto malicioso.

De qualquer forma, e como referido no início, todos os utilizadores deverão actualizar os seus sistemas de modo a ter a versão corrigida do curl. Sendo facilmente explorável ou não, quanto menos vulnerabilidades conhecidas estiverem presentes num sistema, melhor!

iOS 17.1 chega a 24 de Outubro

13-10-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A data de lançamento do iOS 17.1 foi revelada pelas entidade reguladora francesa - 24 de Outubro - trazendo as alterações que ajustam as emissões dos iPhone 12.

Em Setembro surgiu a notícia de que o iPhone 12 ultrapassava os limites das emissões permitidas em França, e que ficava sujeito à proibição de venda e funcionamento. Em resposta a isso, a Apple preparou uma correcção via actualização, referindo que os iPhone 12 continuam a ser perfeitamente seguros e que se tratou apenas uma situação em que os limites de um teste específico tinham sido actualizados em França no ano de lançamento do iPhone 12 - refere ainda que a entidade não fez os testes de forma correcta, de modo a contemplar o sistema de detecção do iPhone que ajusta as emissões quando está afastado do corpo (que os demais países europeus consideraram ser adequado), mas que cumprirá com o pedido e reduzirá a potência das emissões dos iPhone 12 em França.

O regulador francês disse estar satisfeito com os resultados dessa actualização, que será disponibilizada globalmente no iOS 17.1 que chega a 24 de Outubro; colocando um ponto final neste assunto. O efeito secundário desta alteração é que os iPhone 12 em França poderão notar pior qualidade de sinal em zonas com rede fraca.

Espera-se que o iOS 17.1 inclua também outras correcções e melhorias, sendo que a mais recente é o caso dos reboots misteriosos durante a noite, em que os iPhones fazem um restart sem qualquer explicação, iniciando o dia a pedir o código PIN e código SIM. Supostamente, também virá com o novo AirDrop via internet, que permitirá continuar transferências longas (como muitas fotos e vídeo) sem que se tenha que manter dois iPhones em proximidade.

Notícias do dia

13-10-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Bicicletas eléctricas são bicicletaas - diz Tribunal de Justiça da UE; Starlink oficializa serviço directo a telemóveis para 2024; Waymo testa indicadores de intenção nos carros autónomos; Tesla lança API para gestão de frotas; Ehang com primeiro táxi voador autónomo autorizado na China; e Tesla chega aos 20 milhões de células 4680 na Giga Texas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk 64GB.

Sites para adultos no Texas obrigados a apresentar aviso de "riscos de saúde"

Os sites de conteúdos para adultos no Texas estão a ser obrigados a apresentar avisos bastante curiosos aos visitantes, de potenciais riscos de saúde, sem qualquer fundamento científico. Alguns dos avisos alertam os visitantes que ver sites pornográficos podem prejudicar o desenvolvimento do cérebro humano - nalguns casos chegando a apresentar isso como estando "provado".

Enquanto forem apenas alertas, acho que ninguém levará a mal (como se alguém sequer lesse qualquer coisa que lhe apareça à frente num site deste tipo, a não ser o mínimo possível para clicar no botão "tenho mais de 18 aos"). Mas não deixa de ser um antecedente preocupante, que tenta fazer associações completamente aleatórias. O que virá a seguir, começar a apresentar avisos de que poderá ver-se negada a entrada no céu no caso de se visitarem sites de outras religiões?


5 Teslas grátis dão 4 anos de cadeia

Um homem que conseguiu cinco Teslas gratuitos através de um esquema fraudulento foi agora condenado a quatro anos de cadeia.

O indivíduo de 32 anos fazia a compra dos carros mas depois cancelava o pagamento final, ficando com o carro sem pagar, que depois vendia como usado "novo". A táctico funcionou por múltiplas vezes, mas quando chegou ao quinto veículo já não o conseguiu vender, tendo como ideia alternativa incendiar o carro (um Model X) para tentar obter o dinheiro do seguro.


Microsoft compra Activision Blizzard

Depois de alguns atrasos e reviravoltas causados pelas investigações da entidade reguladora do Reino Unido, a MS obteve finalmente aprovação para prosseguir com a aquisição da Activation Blizzard, reforçando consideravelmente o lote de estúdios e jogos sob a sua alçada.

Como parte do acordo, a Microsoft terá que ceder alguns dos direitos de jogos via cloud para a Ubisoft durante os próximos 15 anos (a Ubisoft é que decide em que serviços de cloud jogos como o Call of Duty serão disponibilizados) , para não obter "vantagem desproporcional" no sector. A MS também se comprometeu a não bloquear títulos como os futuros jogos Call of Duty nas plataformas rivais - nomeadamente, nas consolas PlayStation.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Podes reiniciar o Chrome mantendo todas as janelas e tabs actuais escrevendo chrome://restart na barra de endereços.

Windows 10/11 desde €13 nos saldos CdkeySales de Outubro

13-10-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €13,69 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,34 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,26 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,62 (35% off code AB35)

 Office

Lifetime MS Office 2021 Professional Plus Key GLOBAL €43,63 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €37,88 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €22,85 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €16,76 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,36 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,02 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €77,99 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,49 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected]  .


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

How to Use a Wordpress Game Theme to Quickly Create a Site Dedicated to Gaming

13-10-2023 | 14:41 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Gaming is an area that interests many people, including developers. Many developers are also experts in games.

Experts who understand very much about games can share their knowledge without much effort in Websites that can be implemented using WordPress.

This package provides a theme for implementing a website about games using WordPress.

Bicicletas eléctricas são bicicletas - diz Tribunal de Justiça da UE

13-10-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Acabando de vez com as dúvidas, o Tribunal de Justiça da União Europeia esclareceu que as bicicletas eléctricas com pedais são efectivamente bicicletas, e não motociclos nem veículos motorizados.

A questão foi levantada por um caso de atropelamento mortal na Holanda, que queria equiparar a bicicleta eléctrica a um veículo motorizado, que resultaria em compensação superior à de uma bicicleta comum. No entanto, o TJUE não foi dessa opinião, mantendo que as bicicletas eléctricas com pedais devem ser consideradas bicicletas, e que um veículo a motor se refere a veículos que sejam de propulsão exclusivamente motorizada, sem possibilidade de circularem com pedais.

O Tribunal também referiu que, mesmo com peso superior, as bicicletas eléctricas estão longe de causar dados físicos ou materiais comparáveis aos dos motociclos e automóveis motorizados.

Embora seja uma vitória para os ciclistas e fãs das bicicletas, a decisão não invalida que se deva tomar todas as precauções, quer a nível do modo de circulação na estrada, uso de equipamento protector, e de se efectuar um seguro adequado para acautelar as situações de acidentes.

Tesla lança API para gestão de frotas

13-10-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla abre finalmente as portas à criação de apps para os seus carros - mas por agora parecendo estar orientada para o sector empresarial e não para a criação de apps genéricas.

A Tesla tem-se recusado a adicionar o suporte para CarPlay e Android Auto nos seus automóveis, e há muito que se espera que em vez disso lance uma app store aberta aos developers, que deixe criar e distribuir apps ao estilo das lojas de apps para Android e iOS.

Agora, dá um tímido primeiro passo nesse sentido, disponibilizando uma API para criação de apps. As apps continuam a ser essencialmente web based, com esta API a dar acesso a informação sobre gestão de frotas - o que desde logo indica que o seu objectivo principal será para o sector empresarial, possibilitando a criação de apps que façam uma melhor gestão dessas frotas.

É certo que assumir a abertura e manutenção de uma app store propriamente dita representa uma tarefa monumental, mas é algo que acabaria por ser benéfico para a Tesla - do mesmo estilo que o grande trunfo para o sucesso do iPhone foi a App Store (até custa acreditar que o iPhone original só vinha com apps pré-instaladas da Apple e sem possibilidade de se adicionarem mais). Isto sem invalidar que, mesmo com a sua app store, deveria também permitir a integração com CarPlay e Android Auto, que é uma das coisas que os utilizadores mais continuam a pedir, e que continua a ser completamente ignorado pelo Elon Musk.

Amazon passa detecção de alarmes gratuito da Alexa para subscrição

13-10-2023 | 12:10 | A Minha Alegre Casinha

A Amazon vai encerrar o Alexa Guard gratuito, obrigando os clientes a pagarem pela subscrição Emergency Assist.

A Amazon parece estar completamente empenhada em fazer serviço público, educando todos os clientes para os (grandes) riscos de depender de serviços na cloud. Depois da remoção de funcionalidades da modalidade gratuita da Ring, de cobrarem subscrição para mostrar fotos num Echo, e de terem bloqueado o controlo de casa um cliente, injustamente e sem qualquer pré-aviso, chega nova perda de funcionalidades.

O Alexa Guard era um serviço gratuito incluído nos dispositivos Echo, que podia detectar barulhos anómalos em casa, como quebra de vidros, som de alarmes e detectores de fumo, etc. para alertar os utilizadores. Era um serviço que ninguém queria ver entrar em acção mas que era sempre bem vindo em caso de necessidade. Mas, isso deixará de acontecer, a não ser que os clientes subscrevam o novo serviço Emergency Assist por mais $5.99 por mês ou $59 por ano - e isto sendo um preço promocional para os clientes Amazon Prime, pois se não forem o valor da mensalidade / anuidade será ainda mais elevado.

Tendo em conta todo o historial de mudança de condições (sempre para pior) da Amazon, é caso para dizer que quem se aventurar a confiar na empresa e optar por esta nova subscrição, já deverá saber exactamente naquilo que se está a meter; sendo apenas uma questão de tempo até que a Amazon aplique novo aumento ou fragmente a subscrição em modalidades separadas: "pague $3 por mês para detectar quebra de vidros, $5 para detectar alarmes de fumo, $7 para alarmes genéricos".

Waymo testa indicadores de intenção nos carros autónomos

13-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Waymo está a adicionar displays aos seus carros autónomos para que possam sinalizar as suas intenções aos condutores em redor e também aos peões.

A comunicação é parte indispensável para a circulação em segurança na estrada, sendo importante perceber as intenções dos demais condutores - como saber se irão ceder passagem, se estão parados por qualquer motivo, etc. Isso torna-se mais complicado num carro autónomo, que acaba por ser uma caixa misteriosa que não se sabe em que estará a pensar - até agora.

A Waymo quer fazer com que os seus carros autónomos também tenham essa capacidade de comunicação "humana", e para isso está a recorrer a displays no topo do veículo que podem sinalizar aquilo que o carro está a fazer, ou que tenciona fazer.

Por exemplo, o carro pode sinalizar que está à espera que pessoas atravessem a estrada, ou a apanhar / deixar passageiros, etc.
Ter uma indicação de que um carro autónomo efectivamente nos viu e está à espera que um peão atravesse a estrada será sempre muito mais "simpático" do que arriscar fazê-lo sem saber se por qualquer motivo o carro não nos está a ver e vai continuar sem parar.

Eventualmente, pode ser que um sistema deste tipo evolua ao ponto de se tornar num standard para automóveis autónomos, ampliando a gama das regras de trânsito standard que até agora foram concebidas apenas para humanos.

Ehang com primeiro táxi voador autónomo autorizado

13-10-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Entramos oficialmente na era dos "carros voadores", a Ehang a obter a primeira certificação na China para operar o seu drone autónomo EH216-S de transporte de passageiros.

O Ehang EH216-S tem capacidade para dois passageiros e torna-se na primeira aeronave deste tipo a poder iniciar operação comecial na China.

Este é um sector onde se tem assistido a uma verdadeira corrida com dezenas de startups e empresas participadas pelos gigantes da aeronáutica, e que pode revolucionar por completo o sistema de mobilidade, especialmente no transporte de curta distância, podendo reduzir viagens de cerca de uma hora a poucos minutos. Claro que para isso será preciso criar as infraestruturas necessárias, mas que serão sempre de expansão mais simplificada do que as necessárias para os helicópteros tradicionais. O seu funcionamento totalmente eléctrico também significa que os custos dos voos e da manutenção das aeronaves será muito mais reduzido.

Potencialmente, num futuro não muito distante, poderemos começar a ver locais de aterragem e descolagem destes táxis aéreos em locais como os parques de estacionamento de grandes superfícies. A Ehang diz que com esta certificação na China, espera ter o caminho aberto para obter as certificações necessárias na Europa e EUA já no próximo ano.

|