PlanetGeek

iPhone 15 Pro Max não resiste à dobragem

24-09-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Os novos iPhone 15 Pro vêm com chassis em titânio, mas isso parece não ter ajudado no teste de dobragem.

O canal Jerryrigeverything já sujeitou os novos iPhone 15 Pro à sua habitual ronda de testes de resistência. Depois de uma introdução que aborda os diferentes tipos de titânio (e a surpresa da Apple ter optado por titânio de grau superior), a grande surpresa vai para o teste da dobragem. Tradicionalmente, os iPhones mais recentes têm resistido à dobragem sem grandes problemas, e era isso que se antecipava para esta nova geração, que conta com o chassis em titânio mais resistente. Só que não foi esse o caso.

O iPhone 15 Pro Max estalou o vidro da tampa traseira (que pelo menos agora é modular e pode ser trocado com maior facilidade) - embora o ecrã tenha resistido, assim como os componentes internos. Já o iPhone 15 Pro, mais pequeno, superou o teste sem qualquer problema como era esperado, sem estalar o vidro traseiro.




500 marcas de smartphones desapareceram nos últimos anos

24-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Segundo um estudo da Counterpoint Research, o número de marcas de smartphones passou de mais de 700 para apenas 250 entre 2017 e 2023.

Embora as tabelas de vendas normalmente façam referência sempre a meia dúzia de marcas, o mercado dos smartphones é - ou era - populado por várias centenas de marcas de menor dimensão, que se popularizaram em zonas como a América Latina, Ásia, e África. No entanto, se os grandes fabricantes sentiram as dificuldades nos últimos anos, com a pandemia Covid-19 e posterior dificuldade na obtenção de componentes, as marcas de menor dimensão sentiram-no ainda mais: e a maioria delas não resistiu.

De mais de 700 marcas em 2017, espalhadas por 70 países, passamos para apenas 250 marcas em 2023.
Pode dizer-se que é o resultado de uma "tempestade perfeita", que entre a pandemia, dificuldade na produção, e transição do 4G para o 5G, não permitiu a sua sobrevivência. A isso juntou-se a ofensiva de fabricantes como a Xiaomi e Oppo, que aceleraram o passo para ocupar o lugar da Huawei, e cujos smartphones oferecem uma melhor relação preço-qualidade que as marcas mais pequenas.

Segundo a Counterpoint, esta tendência irá continuar nos próximos anos, com ainda mais marcas a desaparecerem, e com os grandes fabricantes a ficarem em posição ainda mais confortável para irem definindo o mercado.

BMW M3 eléctrico chega em 2027 com 1000 kW

24-09-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Com a transição para os eléctricos, nem os icónicos modelos M da BMW escapam, com o primeiro M3 eléctrico a chegar em 2027.

O adeus aos motores a combustão continua, e nenhuma gama está a salvo. Embora alguns puristas possam continuar reticentes perante o fim do fumo e dos cilindros, a BMW está confiante de que tudo isso será superado assim que se sentarem ao volante de um M eléctrico.

O icónico M3 deverá passar para versão eléctrica em 2027, com a marca germânica a pensar aplicar-lhe quatro motores com um total de 1000 kW de potência (mais de 1300 cv), um valor que certamente ajudará a fazer esquecer os M3 anteriores com motores a combustão. Para se ficar com uma ideia do que isto representa, é o dobro do mais potente eléctrico actual da marca, o i7 M70 xDrive com 660 cv, e significativamente mais que os 536 cv do i4 M50.

Este modelo fará parte da nova geração Neue Klasse, que tem como pilares centrais aumentar a autonomia, velocidade de carregamento, e eficiência dos veículos. Ainda assim, e para assegurar que ninguém fica esquecido, a BMW vai manter o M3 a combustão durante mais alguns anos mesmo após o lançamento do M3 eléctrico. A grande questão é: será que por essa altura, e tendo em conta a diferença no desempenho, ainda haverá quem queira optar pelo modelo a combustão?

China tem milhares de carros eléctricos abandonados

24-09-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois dos cemitérios de bicicletas a China depara-se agora com cemitérios de carros eléctricos abandonados.

Embora algumas notícias relatassem que estes cemitérios com milhares de carros eléctricos abandonados no campo estavam cheios de carros novos, produzidos apenas para inflaccionar o número de vendas, a verdade é que se trata precisamente do mesmo tipo de desfecho que aconteceu com as bicicletas: são carros que faziam parte das frotas de serviços de partilha de carros que acabaram por encerrar.

Embora seja penoso ver tantos carros funcionais ao abandono, a situação não parece ter solução fácil. Estes carros têm autonomias bastante reduzidas e pouco competitivas face aos automóveis destinados aos consumidores; e se fossem disponibilizados no mercado a "preço ultra-baixo" teriam também um impacto negativo na venda de carros novos.


De qualquer forma, será talvez necessário retirar daqui algumas lições. Por exemplo, qualquer empresa deste tipo poderia ter que assegurar uma caução para salvaguardar o devido processamento / reciclagem dos carros da sua frota em caso de encerramento; senão, estamos perante um verdadeiro crime ambiental - que o seria independentemente de serem carros eléctricos ou com motores a combustão.

Signal melhora encriptação para resistir a computadores quânticos

23-09-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Signal está a fazer upgrade da sua encriptação E2E, para ser mais resistente contra futuros ataques de computadores quânticos.

Uma das capacidades esperadas dos computadores quânticos é a de que, no futuro, à medida que se consigram construir máquinas mais poderosas, consigam decifrar com facilidade a maioria dos sistemas de encriptação actuais. Precisamente para fazer face a essa eventualidade têm sido desenvolvidos novos sistemas de encriptação concebidos para resistir a esse tipo de ataques, e o Signal é um dos primeiros serviços a adoptá-los.

O Signal passou o seu protocolo de troca de chaves do X3DH (Extended Triple Diffie-Hellman) para o PQXDH (Post-Quantum Extended Diffie-Hellman), que integra mecanismos concebidos especificamente para dificultar tentativas de descodificação usando computação quântica.

De momento os computadores quânticos ainda não são uma ameça neste cenário, mas alguns especialistas dizem que o poderão vir a ser daqui por quatro ou cinco anos. A maior preocupação é que, não podendo decifrar as comunicações actuais, algumas entidades e países estejam a recolher todo o tipo de mensagens encriptadas a que possam ter acesso neste momento, com a expectativa de que poderão vir a decifrá-las no futuro. Ao fazer a melhoria do sistema de encriptação desde já, o Signal inviabiliza essa possibilidade; embora também esteja consciente de que é ainda um primeiro passo no sentido de resistir à computação quântica, assumindo desde já que o sistema irá ser alvo de alterações e melhorias ao longo dos próximos anos, com base nos desenvolvimentos que forem sendo feitos nesta área.

No mínimo, servirá para conscicencializar que nem toda a encriptação é igual, e incentivar que os demais serviços também reforcem a segurança dos seus sistemas de encriptação.

Como fazer um smartwatch de bolso

23-09-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Se não são fãs dos relógios de pulso, este projecto mostra como criar um smartwatch de bolso.

Quer seja por opção pessoal, para diversão, ou simplesmente pelo factor originalidade, este projecto Smart Pocket Watch mostra-nos como é relativamente simples transformar um smartwatch de baixo custo numa versão "relógio de bolso".

Os ingredientes são a caixa de um relógio de bolso (de preferência um danificado e sem salvação), um smartwatch de baixo custo (ter atenção ao tamanho de ecrã), e também acesso a uma impressora 3D para imprimir as peças de adaptação para facilitar a transposição dos componentes de um lado para o outro.
Pode dizer-se que, ao colocar um smartwatch no bolso se perde a conveniência de o ter - literalmente - sempre à mão. Mas, se o objectivo for apenas fazer a contagem de passos e dar-lhe uso ocasional para iniciar / parar as músicas, a diferença não será significativa. De resto, e como também é referido no projecto, em grande parte dos smartwatches de (muito) baixo custo, o suposto sensor de frequência cardíaca limita-se a ser um LED verde a piscar, não fazendo qualquer leitura efectiva - pelo que, nesse aspecto, não se perde nada.
Em contrapartida, ganham uma peça que irá atrair as atenções sempre que a tirarem do bolso. :)

LEGO Super Mario Planta Piranha

23-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Grupo LEGO está a expandir a sua família Super Mario, com a chegada da icónica planta Piranha que marca presença frequente nos jogos.

O Grupo LEGO anuncia o lançamento da Planta Piranha, a mais recente novidade no tema LEGO Super Mario, que continua em expansão em parceria com a Nintendo. O novo set de construção é uma divertida recriação da famosa planta dos videojogos de Super Mario.

Construída com mais de 500 peças, a LEGO Super Mario Planta Piranha é um set pormenorizado e de posição ajustável. Permite que os fãs de LEGO e Super Mario movam a cabeça, a boca, o caule e as folhas, para criarem posições novas e entusiasmantes. Além disso, a experiência de construção do set é feita de baixo para cima, para que a Planta Piranha surja como que a crescer para fora do cano.
Uma divertida ideia de presente para os fãs da Nintendo ou como miminho para nós próprios, a LEGO Super Mario Planta Piranha é um incrível centro de mesa para a casa ou para o escritório. A linha de Adultos inclui uma série de kits de construção temáticos de Super Mario, como The Mighty Bowser, em que cada um é pensado para evocar a nostalgia dos fãs de LEGO que veem Mario como uma parte intrínseca da sua infância.

A nova LEGO Super Mario Planta Piranha estará disponível a 6 de novembro de 2023, nas lojas LEGO, em lego.com e lojas habituais. Para mais informações, visite www.lego.com/supermario.


LEGO Super Mario Planta Piranha (71426)
  • Dimensões: 23 cm de altura x 11 cm de largura x 17 cm de profundidade
  • Peças: 540
  • Idade: 18+
  • PVP recomendado: 64,99 €
  • Disponível: 6 de novembro de 2023

SwiftKey ganha melhorias AI

23-09-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Com a Microsoft a adicionar AI a todos os seus produtos e serviços, também o teclado SwiftKey ganha novas capacidades.

O SwiftKey está a ser actualizado com novas capacidades, com efeitos de vídeo AI, Stickers AI, e também correcção ortográfica e gramatical.

Com as AI Camera Lenses os utilizadores podem criar fotos, vídeos e GIFs com efeitos idênticos aos que existem no Snapchat - o que não será coincidência, pois foi algo que a MS desenvolveu em parceria com a Snap. Os AI Stickers permitem que, a partir de uma selfie, sejam gerados automaticamente stickers de diferentes tipos para rápida partilha, tirando partido do Bing Image Creator, que também permite obter resultados de pesquisas visuais directamente na app.





Regressando aos textos, o SwiftKey passa a ter também um editor AI que permite analisar uma frase ou texto e sugerir uma versão corrigida.
Estas funcionalidades so SwiftKey ficarão disponíveis tanto na versão Android como na versão iOS do teclado.

Como fazer uma consola de emulação portátil com Raspberry Pi

23-09-2023 | 12:22 | A Minha Alegre Casinha

Os fãs do retro gaming poderão revisitar jogos de consolas antigas onde quer que estejam com esta mini-consola portátil com Raspberry Pi.

Não faltam projectos que recriam consolas de jogos via emulação com um Raspberry Pi. Desta vez, este Apple Pocket Pi faz isso em formato portátil.

No coração do sistema temos um Raspberry Pi Zero 2 W (essencial para manter o tamanho da consola nuns manejáveis 13.5 x 5.9 x 2.4 cm), acompanhado por um ecrã LCD de 2.4" (320 x 240, podendo atingir mais de 60 fps), e uma bateria de 3000 mAh que permite até 6 horas de jogos entre carregamentos. Do lado do software, tudo fica a cargo do RetroPie, que permite emular uma série de máquinas e consolas (Atari, Amiga, Neo Geo, NES, SNES, Gameboy, Gameboy Advance, Nintendo DS, PlayStation, etc.), enquando a parte física fica a cargo de peças impressas em 3D.


Embora seja um projecto que dá um pouco de trabalho e abriga a recorrer a uma motherboard específica, não deixa de ser revelador de como hoje em dia qualquer pessoa poder fazer em sua casa algo que, noutros tempos, seria impensável imaginar.

Starlink adia comunicações de telemóvel com satélites para 2024

23-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

As prometidas comunicações directas entre smartphones e satélites da rede Starlink, que deveriam começar ainda este ano, foram adiadas para 2024.

Apesar de ter a maior constelação de satelites do momento, a SpaceX está a sofrer com os atrasos da Starship. Depois das comunicações satélite usando os seus próprios terminais, o próximo passo - que será mais revolucionário - consiste em proporcionar comunicações satélite directamente com smartphones 5G no solo, sem necessidade de qualquer hardware adicional. É algo que a Starlink disse que iria efectuar com a T-Mobile ainda este ano, mas que agora fica adiado para o próximo ano enquanto vão tratando de alguns pormenores técnicos.

Parte do problema é que para efectuar estas comunicações a SpaceX terá que lançar uma nova geração de satélites actualizados, de maior dimensão, que necessitarão de ser lançados usando a sua Starship. Mas, com a Starship ainda em terra e sem data concreta para fazer nova tentativa de chegar ao espaço, todos esses planos ficam em pausa.

A solução de recurso passa por uma solução intermédia, ao estilo do serviço que a Apple disponibiliza nos seus iPhones, de permitir comunicações apenas via mensagens de texto; até que os satélites que permitam efectuar telefonemas possam ser lançados.

Refira-se que a SpaceX não é a unica empresa a prometer este serviço. Recentemente a Vodafone e a Vodafone e a AST SpaceMobile efectuaram a primeira chamada de voz 5G através de satélite usando um smartphone convencional, através do satélite de teste BlueWalker 3 - depois de em Junho ter efectuado a primeira chamada 4G via satélite. A AST SpaceMobile espera lançar cinco satélites BlueBird no início de 2024, para dar início às operações comerciais.

Capas FineWoven vistas sob o microscópio

23-09-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O site iFixit espreitou bem de perto o material das capas FineWoven da Apple, e como reagem aos riscos e a diferentes tipos de sujidade.

Para acompanhar os iPhone 15 a Apple lançou novas capas de protecção FineWoven, um material sintético que vem substituir as capas em couro, para promover produtos mais sustentáveis.

As capas estão a ter um início de vida complicado, com queixas de que ficam marcadas com facilidade, e infelizmente a análise do iFixit vem comprovar isso mesmo.

Vistas sob o microscópio, o material FineWoven é composto por microfibras enroladas sobre si mesmas, criando um padrão entrelaçado. Para se ficar com uma melhor ideia da escala, na imagem inicial o risco preto que se vê é um cabelo.
O material em si não é inovador, já que se pode encontrar material idêntico em diversos casacos que também usam materiais reciclados nos seus tecidos.
O maior problema é que os testes feitos confirmam os relatos que estão a circular, de que este material fica facilmente "riscado" de forma permanente por coisas como chaves ou unhas e, para piorar, também pode ficar manchado permanentemente por gorduras, o que não faz antever um aspecto agradável para estas capas ao fim de algumas semanas ou meses de uso.

Se houver reclamações suficientes, talvez a Apple crie uma segunda geração destas capas que tenha um tratamento oleofóbico para tentar repelir gordura e sujidade (e também água, já que de momento estas capas não são à prova de água) - mas até lá, quem optar por investir nelas, deverá saber naquilo que se está a meter.

Volkswagen apresenta ID.GTI Concept

23-09-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois dos modelos familiares, a VW levanta o véu sobre variantes mais desportivas da gama eléctrica ID, recuperando o icónico GTI.

A Volkswagen está a dar novo impulso à sua ofensiva eléctrica: até 2027, o maior construtor automóvel da Europa lançará onze novos modelos totalmente eléctricos, oferecendo assim a mais vasta gama de veículos eléctricos de todos os fabricantes – desde um automóvel compacto até uma berlina familiar.

No futuro, existirão também versões GTI desportivas de modelos seleccionados da família totalmente eléctrica ID. O show car ID. GTI Concept, apresentado pela primeira vez no IAA Mobility em Munique, dá uma ideia concreta de como a Volkswagen irá transportar a icónica marca GTI para o futuro eléctrico. Em conjunto com veículos eléctricos como o ID.GTI Concept, ID.4, ID.5 e o novo ID.7, a Volkswagen continuará a oferecer automóveis com motores de combustão, como as novas gerações do Passat e do Tiguan.
A Volkswagen vai lançar onze novos modelos eléctricos até 2027. O período de pré-venda do ID.7, a primeira berlina Volkswagen totalmente eléctrica com um interior espaçoso e uma autonomia até 700 quilómetros, teve início há poucos dias. Com o show car ID.GTI Concept no IAA Mobility, a Volkswagen demonstra pela primeira vez como a marca GTI será transportada para a era da mobilidade eléctrica. A versão de produção do veículo, baseada na plataforma modular de tração eléctrica (MEB), deverá chegar às estradas em 2027.

Até 2033, no máximo, a Volkswagen produzirá apenas veículos eléctricos na Europa. Até lá, os veículos com motores de combustão continuarão a desempenhar um papel importante na gama de produtos. No futuro, a Volkswagen concentrar-se-á sobretudo nos seus principais modelos de sucesso, como o Golf, o T-Roc, o Passat e o Tiguan.

[Pela Estrada Fora]

Anúncio iPager da Google envergonha Apple pela falta de RCS

22-09-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Google lançou um vídeo publicitário que visa envergonhar a Apple pela sua recusa em adoptar o formato RCS nas mensagens.

O vídeo equipara os dispositivos Apple aos velhos pagers que recebiam mensagens, em referência à insistência da Apple em se manter nos SMS e não aderir ao standard RCS mais recente, que permite funcionalidades idênticas às que se têm nos programas de mensagens, incluindo transferências de ficheiros, indicadores de recepção das mensagens e de quando se está a escrever, encriptação end-to-end, etc.

O tópico das mensagens é bastante sensível na Apple, que durante anos tem usado o iMessage como elemento diferenciador. E infelizmente, quando se pensava que o assunto poderia ficar arrumado com a obrigatoriedade da UE da interoperabilidade nos serviços de mensagens, a Apple argumentou que o iMessage não tem utilizadores suficientes para ser obrigada a isso, ficando o caso adiado para o próximo ano.

Até que tal se torne obrigatório, não é de prever que a Apple "mexa uma palha" para facilitar a integração com serviços concorrentes ou standards como o RCS.


iPhone 15 precisa do iOS 17.0.2 para transferências correctas de iPhones antigos

22-09-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Os novos iPhone 15 já chegaram às lojas, mas os utilizadores terão que os actualizar antes de efectuarem transferências dos seus iPhones actuais.

A Apple lançou o iOS 17.0.2 - exclusivo para os iPhone 15 - e que será necessário aplicar nos iPhone 15 que estão a ser entregues neste momento. Esta actualização inclui correcções de segurança e também uma para o processo de transferência de um iPhone antigo para um novo iPhone 15.

Se tudo correr devidamente, o próprio iPhone deverá sugerir que seja feita a actualização para a mais recente versão do iOS durante o processo de configuração inicial, mas se não for o caso, será conveniente configurar o iPhone 15 como novo iPhone, aplicar a actualização, e depois fazer um reset de fábrica para recomeçar o processo e dizer que se deseja transferir os dados de um iPhone já existente.

No caso de terem tentado fazer a transferência sem fazerem a actualização, e o processo ficar encravado, a Apple dá as seguintes instruções:
  1. Ligar o novo iPhone a um computador com um cabo USB
  2. Carregar e largar o botão de volume up, carregar e largar o botão de volume down, carregar e manter pressionado o botão lateral
  3. Manter o botão pressionado mesmo quando aparece o logo do Apple, e só largar quando aparecer a imagem de um computador com um cabo
  4. No computador, localizar o iPhone no Finder ou iTunes
  5. Escolher a opção de Restore quando virem a opção de Restore ou Update
A verificação e instalação da versão mais recente do sistema deveria ser algo feito de forma automática (ou, no mínimo, dar essa opção) logo no início do processo de configuração de um novo iPhone. É irritante ter que configurar um smartphone como "novo", só para efectuar uma actualização para, de seguida, recomeçar o processo de configuração e transferência de um smartphone já existente. E, como este caso volta a demostrar, é algo que acaba por ser mais frequente do que se poderia imaginar, e que pode causar frustrações a milhões de pessoas, que em vez de ficarem com um novo iPhone 15 pronto a usar, podem ficar com ele encravado e dar consigo a pesquisar na net soluções para resolver o problema.

Notícias do dia

22-09-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Windows 11 ganha Passkeys na actualização de Setembro; como limitar o nível de carga da bateria nos iPhone 15; Echo Show 8 Photos Editon mostra fotos mas exige subscrição; fundador da Postmates lança TipTop Cash para venda de material usado de forma fácil com levantamento em casa; e Android 14 deixa usar smartphones como câmaras externas - e muito mais.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Amazon Prime Video vai mostrar publicidade - a não ser que se pague mais

A Amazon vai esmifrar um pouco mais os clientes do seu serviço de streaming Prime Video, começando a apresentar publicidade aos actuais clientes. Quem não quiser publicidade terá que pagar mais $2.99 por mês nos EUA, com a empresa a não ter ainda revelado em quanto é que isso se traduzirá nos demais países - onde isso começará a acontecer ao longo do próximo ano (2024).

A medida segue outros serviços de streaming, que também têm optado por lançar modalidades mais económicas com apresentação de publicidade, e aumentando as mensalidades das modalidades sem publicidade. No entanto, o caso da Amazon é ligeiramente diferente, uma vez que disponibiliza um serviço Prime que engloba diferentes serviços e benefícios na sua plataforma. De qualquer forma, é algo que seguramente irá penalizar a relação da empresa com os clientes; que a par de outros aumentos e subscrições abusivas noutros serviços, como as câmaras Ring, ou até o absurdo caso de se ter que pagar mensalidade para ver as fotos num Echo Show, se arrisca a fazer com que a qualquer momento se atinja a "gota de água" que leve os actuais clientes a dizerem adeus definitivo.


Gmail para Android ganha "Select all" para 50 emails

Seleccionar "todos" os emails no Gmail para Android passa a ser mais fácil. A app acrescentou um botão "select all" que, não seleccionando todos os emails (o facto de usar um sistema de scroll infinito complicaria saber o que se está a seleccionar), faz a selecção de 50 emails, equivalente à selecção de uma página completa do Gmail na web.

É certo que na web podemos efectivamente seleccionar todos os emails usando uma opção adicional, se assim o desejarmos - algo que ainda não é possível na app Android - mas mesmo sem isso, já ajudará a poupar dezenas de toques em quem tem frequentemente que seleccionar emails manualmente para os eliminar ou arquivar a partir do seu smartphone.


Unity recua nos novos pagamentos

O Unity cedeu às reclamções dos developers e estúdios relativas ao novo método de licenciamento que iria cobrar comissões por cada instalação, e propõe agora um novo sistema que parece ser mais moderado e que poderá apaziguar a sua comunidade.

Neste novo sistema, que só entrará em vigor em 2024, os clientes Unity Personal ficarão livres das comissões e o limite para começar a pagar comissão passa para os 200 mil dólares. Também os jogos que façam menos de 1 milhão de dólares em 12 meses ficam isentos de comissões adicionais; com tudo isto a aplicar-se apenas aos jogos que forem feitos com a próxima versão LTS do Unity - não afectando os jogos já no mercado. Resta saber se será suficiente para fazer esquecer todo este desastroso incidente, ou se será uma mera tentativa de suavizar o plano original, começando por esta modalidade mais amena, e daqui por um par de anos retomando as comissões mais excessivas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora já não seja mantido, o DSL (Damn Small Linux) era uma distro que se focava em ser o mais pequena possível, ocupando apenas 50 MB (com ambiente gráfico, browser, etc.) e podendo correr inteiramente em RAM em apenas 128 MB.

Saldos CdkeySales de Setembro - Windows 10/11 Pro a menos de €19

22-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €13,69 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,34 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,26 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,62 (35% off code AB35)

 Office

Lifetime MS Office 2021 Professional Plus Key GLOBAL €43,63 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €37,88 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €22,85 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €16,76 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,36 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,02 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €77,99 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,49 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected]  .


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

iPhone 15 Pro tem símbolo "mute" mas que pode ser escondido

22-09-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Os iPhone 15 Pro trocaram o botão de mute por um Action Button multi-funções, e isso obrigou a fazer alguns ajustes ao modo silencioso.

A Apple colocou um ponto final no botão de mute que se mantinha inalterado desde o iPhone original, e que fazia com que essa operação pudesse ser feita a qualquer momento e de forma imediata sem sequer necessitar olhar para o ecrã. Nos iPhone 15 Pro, esse botão foi trocado por um botão genérico, com funcionalidade programável, que pode fazer coisas como gravações de voz, ligar a lanterna, activar a câmara, correr automações, etc. e, claro, também manter a funcionalidade de activar o modo silencioso. E existia grande preocupação sobre o que aconteceria ao modo mute.

Deixando de ser um botão deslizável que implicitamente já mostrava o modo silencioso através da sua posição, a Apple adicionou um novo icon "mute" à barra de estado do iPhone quando se tem o iPhone em modo silencioso. Felizmente, e sabendo-se como esse espaço é reduzido e melhor utilizado para outros indicadores, é possível esconder este novo símbolo para libertar espaço no ecrã.
O grande "senão" é que, sem este indicador, deixa de se ter uma forma fácil de ver em que modo de som o iPhone está, o que poderá revelar-se problemático para quem alterna frequentemente entre modo silencioso e não silencioso ao longo do dia. Por outro lado, para quem tem o iPhone quase sempre em modo silencioso, fica o conforto de não ter permanentemente um icon inútil a desperdiçar espaço.

Para aqueles que mudam frequentemente o modo, poderá ser vantajoso explorar os Focus Mode do iPhone, ou até considerar a utilização de automações Shortcuts para activar os modo silencioso / não-silencioso de forma automática em função do horário, localização, ou outros factores.

How to Add Laravel Test Email Sent Support Feature to Check if Your Application in the Development Environment is Sending Correct Email Messages

22-09-2023 | 13:40 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
When a developer is working on a version of an application on his development computer, he may need to send email messages as part of the functionality of the applications.

Usually, development computers are inside a restricted network like a company office or a home office network.

Therefore, email messages cannot be delivered to remote addresses due to the restrictions of those networks.

Still, when the developer needs to test the email messages the application sends, he needs at least to view the messages sent by the application he is developing.

This package provides an alternative solution. It provides a local mailer service that developers can use in Laravel applications.

Instead of sending messages to a remote mail server, it sends messages to local log files. This way, developers can see the messages sent to the log files using a Web user interface also provided by this package.

Android 14 deixa usar smartphones como câmaras externas - e muito mais

22-09-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Google lançou a primeira versão beta do Android 14 QPR1, e que vem com muitas novidades interessantes.

O Android 14 já tinha muitas novidades, e mais recente versão beta de versão quase final de lançamento inclui alguns detalhes extra que virão melhorar a utilização do sistema.

Nesta versão passamos a contar com informação mais detalhada sobre as baterias, incluindo o número de ciclos de carregamento, possibilidade de definir manualmente o tipo de dispositivo Bluetooth (que me será extremamente útil, já que tenho um adaptador BT - Line-in que é reconhecido como headphones, e que depois se queixa continuamente de estar a ser usado com volume excessivo para os ouvidos), forçar as apps a usar o ecrã completo (ou limitá-las a um determinado formato), permitir a transferência de uma app do ecrã interior para o ecrã exterior e vice-versa nos dobráveis, mode de reparação que bloqueia o acesso à informação do utilizador sem necessidade de fazer um reset de fábrica quando se deixa o smartphone para reparar, e muito mais.

Android 14’s first QPR1 Beta brings a LOT of new features that’ll come to Pixel phones with the December 2023 Pixel Feature Drop 👀. Here’s what’s new in Android 14 QPR1 Beta 1 🧵 pic.twitter.com/KpiVhp1rXD

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) September 20, 2023


Outra funcionalidade é a possibilidade de se utilizar o smartphone como webcam, dispensando a necessidade de usar uma webcam com qualidade sofrível quando se tem um smartphone bastante mais capaz ali mesmo à mão. Esta funcionalidade até tem a curiosidade de se poder usar outro smartphone Android como câmara externa de um smartphone.

Fun fact: Android 14's webcam feature works with ANY platform that supports USB webcams, including Android itself!

Yes, that means you can use one Android phone as a webcam for another, though I have no idea why you'd want to do that. pic.twitter.com/mCvBfqzwxp

— Mishaal Rahman (@MishaalRahman) September 21, 2023

Outra novidade que será apreciada, a rede Find My Device para localizar dispositivos perdidos e roubados vai ter uma funcionalidade idêntica à dos iPhones, em que permitirá localizar os smartphones Pixel (e previsivelmente outros) mesmo quando estes estão "desligados"; inviabilizando a técnica de desligar smartphones roubados para evitar que sejam localizados.


Esperemos que, algures pelo meio de todas as melhorias, também venha algo que melhore o grande estigma das actualizações Android: das novas versões demorarem demasiado tempo a chegar aos smartphones já no mercado, e dos modelos mais antigos ficarem quase sempre esquecidos.

Echo Show 8 Photos Editon mostra fotos mas exige subscrição

22-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Amazon lançou o Echo Show 8 Photos Editon, um Echo Show 8 que pode funcionar como moldura digital para apresentar fotos - mas somente se pagarem uma subscrição para isso.

Poderia pensar-se que, enquanto smart displays, os Echo Show teriam a capacidade de mostrar os álbuns de fotos dos utilizadores. No entanto, é algo que a Amazon não permite e agora fica a perceber-se porquê.

O novo Photo Mode, que permite apresentar continuamente fotos dos utilizadores é uma funcionalidade exclusiva deste novo Echo Show 8 Photos Editon; mas mesmo assim, só têm acesso a esta funcionalidade durante seis meses, depois será necessário pagar uma mensalidade de $1.99 para se continuar a ter acesso a este modo. Quem não pagar regressará ao modo tradicional, em que permite ver fotos do utilizador durante três horas, depois regressando ao ecrã tradicional com apresentação de conteúdos promovidos (publicidade) da Amazon.
Usar este tipo de ecrãs para mostrar fotos é uma daquelas funcionalidades que se pensaria estar disponível de origem, sem limitações, restrições, ou necessidade de subscrições. No entanto, a Amazon prefere ir buscar mais uns euros recorrentes para disponibilizar isso aos utilizadores - que ainda por cima só têm acesso a isso nesta edição específica Echo Show 8 Photos Editon e não nos demais Echo Show, o que também é completamente absurdo.

Ao menos, desta vez é algo que fica bem explícito já desde o início e não é resultado de uma alteração feita pela Amazon depois dos clientes já terem comprado o produto; se bem que também isso é sempre uma possibilidade (bem real, tendo em conta o histórico da Amazon). Pelo que, importará pensar muito bem antes de investir neste tipo de produtos, face a optar por um tablet genérico onde ainda fique a cargo do utilizador ter controlo sobre o seu funcionamento.

|