Instagram e Facebook
perdem "algoritmo" na Europa devido ao Digital Services Act (DSA); iPhone 15 Pro Max com
atraso de várias semanas; Meta disponibiliza
modelo AI para tradução universal; ChatGPT com
custom instructions para utilizadores gratuitos; Nvidia lança
DLSS 3.5 com Ray Tracing AI; e WD processada por
SSDs SanDisk problemáticos.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um
tapete RGB para rato.
Twitter vai esconder títulos das notícias
Elon Musk continua a fazer alterações pouco apreciadas ao Twitter / X, desta vez com a intenção de
remover o destaque dado aos títulos dos artigos partilhados via link.
Os utilizadores continuarão a poder clicar nos links (apesar de potencialmente terem que enfrentar
atrasos nos links para plataformas e sites que Musk não gosta), mas o objectivo de Musk é fazer com que os jornalistas passem a publicar os artigos integralmente no X - em antecipação à prometida capacidade de se poderem publicarem posts completos na plataforma (para quem pagar pela subscrição).
iPhone 15 com cabo USB-C de 1.5m
A mudança da ficha Lightning para USB-C nos iPhone 15 faz com que a Apple também tenha que modificar os cabos, e com possíveis boas notícas para os utilizadores. Os últimos rumores indicam que os iPhone 15 serão acompanhados por cabos USB-C de alta qualidade e
com 1.5 metros de comprimento, dando maior liberdade para poderem posicionar ou utilizar os iPhones enquanto estão ligados ao carregador (até agora os cabos que acompanhavam os iPhones tinham apenas 1 metro).
Os cabos apresentam também uma maior espessura, que lhes deverá conferir maior resistência contra abusos a longo prazo, e faz antever que estejam preparados para carregamentos com potência superior.
Threads chega à web esta semana
Zuckerberg confirmou que o Threads, o seu serviço rival do Twitter / X, irá finalmente
chegar à web esta semana.
Apesar do Threads ter as mensagens visíveis na web, não tinha ainda forma dos utilizadores poderem usar a web para publicarem conteúdos (tal como o Twitter / X). Com esta alteração, o Threads passa efectivamente a ser um rival do Twitter em todas as frentes, não obrigando a ter uma app para poder ser usado. Claro que isto ainda pouco impacto terá para os utilizadores europeus, que continuam a estar bloqueados de aceder ao serviço. Mas com o Instagram e Facebook a já estarem a aplicar as
alterações para cumprirem com o DSA, esperemos que em breve o Threads venha a ser desbloqueado na Europa e a servir de acolhimento a quem está descontente com o rumo que o Twitter tem tido.
Caso contrário, será necessário esperar que o Threads desbloqueio o acesso descentralizado que permitirá a sua integração com o Mastodon e outros serviços que usam o mesmo protocolo.
Curtas do dia
Resumo da madrugada
Curiosidade do dia: O LIDAR foi inventado em 1961, pouco depois da invenção do LASER, e usa o tempo que a luz demora a ser reflectida para determinar a distância aos objectos - de forma idêntica ao que o SONAR faz com as ondas sonoras.