PlanetGeek

Cybertruck não terá mala frontal?

24-07-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla tem wrap do Cybertruck camuflado como Ford F-150, e que parece revelar que não terá mala frontal.

Com uma construção em aço inox, o Cybertruck tem sido apanhado com diversos "wraps" com padrões de camuflagem diversos (ver abaixo). Mas desta vez, foi apanhado um wrap mais curioso que faz com que o Cybertruck se pareça com uma pickup Ford F-150.

Pode ser apenas um caso da Tesla querer verdadeiramente camuflar a circulação dos Cybertrucks na estrada (não que isso deva ter grande sucesso considerando toda a curiosidade que há em redor do veículo) ou, mais provavelmente, como uma forma de pregar uma partida à Ford. A imagem revela também que não parece haver grande espaço para a tradicional "frunk", a mala frontal - algo que se tornou popular como forma de aproveitar espaço nos modelos eléctricos.
A aposta nos wraps não só dá variedade criativa aos Cybertrucks, mas também parece ser uma forma da Tesla resolver um dos "problemas" com os painéis em aço inox. Algumas das fotos dos modelos iniciais de produção revelam subtis diferenças de tonalidade nos painéis inox. A aplicação dos wraps é uma forma simples e eficaz de esconder isso, pelo menos até que tal possa ser resolvido definitivamente a nível da produção. De qualquer forma há também que ter em consideração que ainda estamos a ver os modelos iniciais de pré-produção, que têm como objectivo detectar este tipo de coisas para que sejam corrigidas na fase de produção em volume.

Twitter muda logo para X

24-07-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk avançou com a mudança de marca no Twitter, passando-o para X (𝕏).

Se é certo que nem sempre se pode levar a sério o que Elon Musk diz (vejam-se as promessas do FSD a chegar "em breve") há também muitas outras em que, por pouco provável que possa parecer, ele cumpre com o prometido - e a demonstrá-lo temos coisas como a sua empresa de perfuração de túneis Boring, lança-chamas, apitos, e até perfume de cabelo queimado.

Desta vez, a mudança do Twitter para X foi um dos casos que foi cumprido, com o novo logo 𝕏 a já ter substituído o pássaro do Twitter no site, e dizendo que o domínio x.com já redirecciona para o Twitter. (Curiosamente, à data da escrita deste artigo, o www.x.com redireccionava para o Twitter, mas o x.com direccionava para um domínio parqueado do Godaddy).

https://t.co/bOUOek5Cvy now points to https://t.co/AYBszklpkE.

Interim X logo goes live later today.

— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023

Também a nova CEO Linda Yaccarino já se pronunciou sobre esta mudança de marca, dizendo que é uma segunda oportunidade para o Twitter / X se reinventar e tornar num elemento transformador a nível mundial.

X is the future state of unlimited interactivity – centered in audio, video, messaging, payments/banking – creating a global marketplace for ideas, goods, services, and opportunities. Powered by AI, X will connect us all in ways we’re just beginning to imagine.

— Linda Yaccarino (@lindayacc) July 23, 2023


O que parece uma oportunidade perdida é que Musk esteja a dizer que os tweets passam simplesmente a x's. Mas isso não nos impede que os passemos a designar por xeets, o que será extremamente adequado a múltiplos níveis! :)

x’s

— Elon Musk (@elonmusk) July 24, 2023

Em vez de tweets vamos ter xeets. Cool!

— João Lúcio (@joaolucio) July 23, 2023

Anteve-se que os planos de Musk para o X sejam reformular o Twitter a ponto de se tornar na "app universal" ao estilo de apps que existem na China, de onde se pode fazer "tudo" a partir de uma só app de mensagens (encomendar comida, efectuar pagamentos, transferir dinheiro, etc.), e que é uma fórmula que tem tentado ser replicada no ocidente, mas ainda sem nível de sucesso equiparável.

Relógios

23-07-2023 | 21:57 | Edgar Durão

Só hoje reparei que o relógio da igreja do Chouto é da Cousinha, uma empresa de relógios de Almada.

A Cousinha é a continuação d’ “A Boa Construtora” – Fábrica Nacional de Relógios Monumentais Almada – Portugal, e a história deles é a história dos relógios de igrejas e monumentos em Portugal praticamente.

Quem diria…

A história da Cousinha é o resticio do trabalho de Manuel Cousinha, continuado por um neto.

Este blog espelha bem toda a história da relojoaria de monumentos em Portugal – https://restosdecoleccao.blogspot.com/2012/02/boa-construtora.html

Windows 11 vai mostrar consumo de energia por app

23-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Com a actualização 23H2 o Windows 11 vai mostrar que apps são mais gastadoras de energia.

O Windows 11 já permite marcar tarefas para funcionarem em modo de poupança de energia, mas com a próxima grande actualização 23H2 vai buscar mais uma funcionalidade aos sistemas mobile.

O Windows 11 vai ganhar uma nova secção de relatório de consumos, onde não se pode ver apenas o consumo de energia de um modo global, mas também o consumo de energia por app.
O consumo e actividade também será diferenciado entre o tempo em que a app está activa e em background, pelo que será um bom indicador de apps abusivas que consomem demasiado recursos mesmo quando não estão a ser usadas directamente.

Por outro lado, se podemos saudar esta vontade da Microsoft em disponibilizar funcionalidades que permitem visualizar o que está a acontecer nos nossos computadores, há também que criticar todas as demais situações em que a Microsoft não permite que os utilizadores possam fazer aquilo que querem com os seus computadores, obrigando à instalação de utilitários não oficiais para coisas tão básicas como desactivar o envio de dados de telemetria para a Microsoft, ou para desactivar as actualizações automáticas.

EnerVenue recupera baterias Nickel Hydrogen da NASA

23-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Em vez de criar novas baterias revolucionárias, a EnerVenue está a recuperar uma das mais velhas baterias da NASA.

Estamos continuamente à espera de algum grande avanço revolucionário nas baterias, mas desta vez temos um verdadeiro regresso ao passado. A EnerVenue está a apostar nas baterias Nickel Hydrogen, uma tecnologia de baterias desenvolvida pela NASA, concebida para ser extremamente resistente e duradoura, para alimentar satélites durante décadas.

As baterias Nickel Hydrogen podem funcionar em temperaturas extremas (tanto de frio como de calor), e podem manter 86% da capacidade de carga após 30 anos de ciclos de carga e descarga. Por outro lado, são bastante volumosas e usam pressões extremamente elevadas (até 1500 PSI) - mas felizmente, múltiplos testes demonstraram que as baterias não são explosivas em caso de serem perfuradas (nem mesmo no caso de levarem tiros). Apesar de materiais bastante comuns (níquel e hidrogénio), o seu grande problema é que também continuam a usar alguns materiais raros, e isso faz com que o seu custo seja bastante elevado - mas é aí que a EnerVenue parece ter um trunfo, conseguindo substituir esses materiais raros por outros que fazem com que estas baterias se tornem atractivas para efeitos de armazenamento de energia em larga escala para as redes eléctricas.

Tudo isto não é apenas teoria, pois a EnerVenue está em processo de concluir a construção de uma mega-fábrica para a produção destas baterias em volume, que deverá entrar em funcionamento já no próximo ano. E quem, sabe, talvez no futuro venham a ter preço que as torne adequadas para aplicação residencial, trabalhando em conjunto com painéis solares para nos dar energia 24 horas por dia.



Adaptador impresso em 3D permite usar gamepads com uma só mão

23-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quer seja por necessidade ou conveniência, é possível usar os controladores Xbox e PlayStation usando apenas uma mão, usando adaptadores económicos impressos em 3D.

Um dos pressupostos para a utilização dos gamepads / controladores actuais é, invariavelmente, que se utilizem as duas mãos. Isso é algo que nem sempre é possível, mas que Akaki Kuumeri resolveu de forma engenhosa com uma série de adaptadores que possibilitam a utilização dos botões e thumbstick de forma alternativa.

Todos os modelos estão disponíveis gratuitamente para impressão 3D, e também através do The Controller Project que se dedica à modificação de controladores para que sejam acessíveis a pessoas com diferentes tipos de limitações físicas.





No caso dos botões, temos alavancas que transferem a sua actuação para o lado oposto do controlador. Para o thumbstick a solução é um pouco mais criativa, utilizando-se a perna ou a superfície de uma mesa para fazer com que o movimento do próprio controlador actue sobre ele.

Bastante engenhoso, prático, e simples de utilizar.

Fervo Energy faz avanço na energia geotérmica

23-07-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Fervo Energy diz ter feito um avanço revolucionário no aproveitamento de energia geotérmica, com geração de energia recorde na sua nova instalação no Nevada.

A geração de energia geotérmica é, na sua essência, bastante simples - consistindo no aproveitamento das altas-temperaturas que se registam nas profundezas da Terra. Infelizmente, na prática as coisas revelam-se mais complicadas, sendo necessária uma combinação de factores que incluem o nível de calor, permeabilidade das rochas, etc. que reduzem drasticamente o número de locais onde é possível fazer esse aproveitamente de forma viável.

A Fervo utiliza um novo sistema, em que perfura canais e injecta fluido para criar fracturas na rocha, assegurando a circulação do líquido. A empresa diz ser o primeiro caso em que se efectuou uma perfuração lateral com 1 km de extensão, atingindo uma temepratura de 191°C e fluxo de 63 l/s, permitindo a geração de 3.5 MW de energia limpa e sem emissões poluentes.

Este sistema poderá ser utilizado em muitos mais locais do que as instalações geotérmicas tradicionais, o que sinaliza um bom resultado da parceria que tinha feito com a Google em 2021 para o desenvolvimento de energia geotérmica de nova geração.

Twitter vai passar a X

23-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk diz que se vai despedir dos pássaros e da marca Twitter, passando o serviço para a sua letra favorita: X.

Os dias do Twitter parecem estar contados, mas não no sentido que os críticos de Musk previam (pelo menos por enquanto). Elon Musk anunciou as intenções de mudar o nome do Twitter, passando-o de Twitter para X.

De notar que a empresa de Musk que detém o Twitter já se chama X corp, e o X tem estado presente praticamente em todos os seus projectos, incluindo o PayPal que inicialmente se chamava X.com (domínio que Elon Musk recuperou em 2017, comprando-o à PayPal).

And soon we shall bid adieu to the twitter brand and, gradually, all the birds

— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023

Like this but X pic.twitter.com/PRLMMA2lYl

— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023

pic.twitter.com/IwcbqMnQtA

— Elon Musk (@elonmusk) July 23, 2023
Passar o Twitter para X não deverá ter grande impacto a nível dos utilizadores que se mantêm ou que abandonam a plataforma, mas seguramente serviria para marcar um ponto de transição do "antigo" Twitter de Jack Dorsey para o "novo" Twitter X de Elon Musk. E com Musk a querer transformar o Twitter em algo novo, que se vai afastando do conceito original do Twitter (como permitir a publicação de artigos longos), não se pode dizer que esta mudança de nome não faça sentido.

Rede Mobi.E com 333 mil carregamentos em Junho

23-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Mobi.E voltou a registar novo aumento significativo no número de carregamentos feitos no passado mês de Junho.

No mês de Junho, foram registadas 333.971 transacções na rede Mobi.E, o que representa uma subida de 65% face ao mesmo mês do ano passado. Também ao nível dos consumos de energia, a rede ultrapassou os recordes anteriores, tendo-se atingido os 5.568.632 kWh, um aumento de 89% em comparação com o mesmo período homólogo.

O contínuo crescimento da rede é um dos principais factores que contribui para estes números, uma vez que tem acompanhado o incremento do parque de viaturas eléctricas. No final de Junho, integravam a rede Mobi.E um total de 4.715 postos, sendo 3.723 postos públicos.

Outro dado relevante é a potência da rede, actualmente superior a 199.070 kW, um aumento de 39% em relação ao ano anterior. No final de Junho, cerca de 1.309 postos de carregamento eram rápidos ou ultrarrápidos, o que representa mais de um terço (36%) do total.

Desde 1 de Janeiro, acederam à rede pública nacional mais de 108.449 utilizadores distintos, uma subida de 58% face a 2022.

Existem actualmente 50 tomadas, em média, por cada 100 quilómetros de rodovia. Por cada 100 mil habitantes, são disponibilizados 68 tomadas, em média.

[Pela Estrada Fora]

Scénic Vision antecipa Renault Scénic E-Tech eléctrico

23-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Revelado durante a Cimeira ChangeNOW em Paris, o concept-car Scénic Vision marca a ofensiva da Renault em automóveis eléctricos do segmento C, reforçando uma gama completa de automóveis de passageiros totalmente eléctricos, constituída pelo Megane E-Tech 100% Eléctrico, o ZOE e o Twingo.

O Scénic Vision abriu caminho a uma mobilidade mais sustentável, segura e inclusiva. Visionário e exploratório, encarnou as perspectivas tecnológicas mais avançadas para a descarbonização.

O novo Renault Scénic E-Tech eléctrico vai posicionar-se no caminho aberto pelo Scénic Vision, sendo o primeiro automóvel de produção a encarnar a nova estratégia de desenvolvimento sustentável da marca: ambiente, segurança e inclusão.
O automóvel começa a revelar a sua silhueta final, já que uma frota de automóveis de pré-produção vai ser conduzida, em estradas abertas, este verão, pelos engenheiros da marca.

Produzidos na fábrica de Douai ElectriCity, os automóveis de pré-produção vão ser revestidos com um padrão desenhado pela Renault Design. Trata-se de um jogo de linhas e padrões baseado no logótipo da marca, em homenagem ao desenho realizado anteriormente para o Megane E-Tech 100% Eléctrico, mas mantendo o objectivo de criar uma camuflagem que dissimule o seu aspecto final.

O novo Renault Scénic E-Tech eléctrico vai fazer a sua estreia mundial durante o IAA 2023, em Munique, no dia 4 de Setembro.

[Pela Estrada Fora]

Plugin de segurança WordPress guardava passwords em plaintext

22-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O plugin de segurança All-In-One Security (AIOS) para WordPress estava a guardar as passwords dos logins em plaintext, deixando-as em risco.

Este caso vem revelar que, só porque algo diz ser um produto de "segurança", não significa que realmente seja tão seguro quanto se possa pensar. Na verdade, estamos perante uma das mais básicas e inacreditáveis falhas de segurança.

O All-In-One Security (AIOS) da Updraft é usado em mais de um milhão de sites WordPress, disponibilizando múltiplas ferramentas de segurança, como protecção contra ataques brute force, de bots, e outros. Daí que um utilizador tenha ficado muito intrigado ao ver que o plugin estava a guardar as passwords em plaintext, tornando-se numa flagrante falha de segurança e até violando diversas directivas, incluindo o RGPD.
Quando contactada sobre isso, a empresa começou por dizer que se tratava de um bug conhecido e que deveria ser corrigido na próxima versão; coisa que finalmente acabou por ser feito com o lançamento da versão 5.2.0 a 11 de Julho. Ainda assim, a Updraft tentou minimizar o incidente dizendo que isto só seria um problema no caso do site ter um "administrador malicioso" que tentasse usar as passwords dos utilizadores noutros serviços que pudessem usar - aparentemente esquecendo-se dos múltiplos cenários em que um atacante se poderia infiltrar no site e desta forma ficar com acesso a todas as passwords registadas pelo plugin.

O maior problema é que, mesmo já se tendo passado mais de uma semana, apenas 30% dos sites WordPress que usam este plugin fizeram a actualização para a versão mais recente, o que deixa mais de 600 mil sites vulneráveis a esse tipo de ataques. Os sites que usem este plugin e que levarem a segurança dos seus utilizadores a sério deverão pedir ou forçar a actualização da password.

Plotter de desenho na areia com ESP32

22-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser combinar electrónica e mecânica pode criar um robot de desenho na areia.

Este projecto Kinetic Sand Drawing Robot recorre a um ESP32 e um par de motores, e de muitas peças impressas em 3D para criar uma curiosa peça decorativa cinética, capaz de criar os mais variados desenhos e padrões numa superfície de areia - e onde nem sequer falta uma fita LED RGB para salientar o relevo dos desenhos e lhes dar efeitos adicionais.

O elemento central é um braço robótico controlado por dois motores, escondidos por baixo do prato com areia, e que usa um íman para movimentar a esfera que traça o desenho. Além da parte mecânica e electrónica, também temos a parte do interface web, acessível através de qualquer browser (via Wireguard), que permite seleccionar os desenhos e controlar a operação.



SSD Crucial BX500 1TB a €45

22-07-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os SSDs são capazes de fazer milagres a acelerar a utilização dos computadores, e hoje falamos de uma proposta tentadora, de um SSD Crucial BX500 de 1 TB que se torna numa opção interessante para substituir discos SATA.

Nos últimos anos temos assistido à transição dos discos rígidos tradicionais para os SSDs. Embora idealmente se deva optar pelos SSDs M.2 NVMe que possibilitam transferências de vários gigabytes por segundo, muitas vezes queremos acelerar o desempenho de computadores mais antigos, substituindo os seus actuais discos SATA. E é precisamente isso que se pode fazer com este Crucial BX500, que mantém o formato de 2.5" com interface SATA.


Este SSD Crucial BX500 1TB está disponível por apenas 45.73 euros na Amazon Espanha.

Embora o interface SATA limite desde logo as transferências a cerca de 500 MB/s, continuamos a ter a grande vantagem dos acessos instantâneos que fazem toda a diferença face aos discos mecânicos rotativos. Mesmo em computadores mais antigos a difernça será imediatamente notada, especialmente naqueles casos em que se está habituado a desesperar durante vários minutos à espera que o computador arranque o sistema.

Se precisarem algo mais em conta têm a versão de 480 GB por 47.99 euros; e se precisarem de ainda mais capacidade, também está disponível uma versão de 2 TB.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Linux Foundation cria Ultra Ethernet Consortium

22-07-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Linux Foundation anunciou a criação do Ultra Ethernet Consortium, para adequar as redes Ethernet para aplicações AI e de alto-desempenho.

As redes Ethernet, que em tempos pareciam super-velozes com as velocidades de 100 Mbps e 1 Gbps, são agora consideradas lentas para muitas aplicações - mesmo com a existência de versões de 5 Gbps e 10 Gbps, que vagarosamente se vão aproximando do público em geral. No entanto, este Ultra Ethernet Consortium (UEC), que conta com participantes como a Intel, AMD, Broadcom, Cisco, Meta, e Microsoft, destina-se a um tipo de uso que não deverá chegar a nossas casas.

O objectivo do Ultra Ethernet Consortium é criar uma arquitectura aberta baseada em Ethernet, para dar resposta às necessidades de interligação em grande escala para uso em AI (Artificial Intelligence) e HPC (High Performance Computing). Ou seja, destina-se à interligação de milhares de máquinas em data centers, para acelerar o seu processamento.

A ideia é partir do zero e usar como pressupostos as necessidades para este tipo de aplicação, em vez de ficar preso aos protocolos actuais, concebidos para comunicações genéricas e idealizados há década atrás, com pressupostos que entretanto foram amplamente ultrapassados - nem será preciso relembrar que se chegou ao ponto de esgotar os endereços IPv4, que na altura da sua criação se pensava serem "inesgotáveis".

Câmara Raspberry Pi com touchscreen

22-07-2023 | 12:20 | A Minha Alegre Casinha

Depois dos projectos de câmaras com Raspberry Pi, este adiciona-lhe um touchscreen que permite criar uma câmara inteiramente funcional sem necessidade de dispositivos externos.

Muitos dos projectos de câmaras com Raspberry Pi centram-se na parte da câmara, gravando as fotos e vídeos para um cartao ou armazenamento USB, ou permitindo a sua visualização remota num computador ou smartphone. Mas este Touch Cam, embora também permita isso, conta com um touchscreen integrado, para que se possa ver e controlar a câmara directamente.

Este projecto Touch Cam utiliza a maioria dos componentes que já conhecemos, como o Raspberry Pi e a sua câmara, e adiciona-lhe um pequeno ecrã de 5" (800x480) com touchscreen.
Com isso, podemos ver imediatamente o que a câmara está a ver, assim como escolher todo o tipo de configurações, como modo timelapse, etc. directamente na câmara.

Há ainda outros pormenores curiosos neste projecto que poderão dar jeito para projectos futuros, como o detalhe de como se podem inserir roscas metálicas numa caixa plástica impressa em 3D, permitindo uma montagem mais segura e de aspecto "profissional".

De notar que este projecto não se foca no uso da câmara com bateria, pelo que será necessário ter alimentação permanente. Temos também uma ventoinha para manter o Raspberry Pi mais fresco, o que pode resultar em funcionamento mais barulhento do que seria desejado.

Twitter vai limitar DMs nas contas gratuitas

22-07-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk acha ter encontrado a solução perfeita para o spam via DMs: limitando as mensagens directas nas contas gratuitas.

Quem utilizar o Twitter como app de mensagens directas com os amigos vai ter que encontrar alternativa. Elon Musk avança com nova medida que diz ser a arma secreta para combater o envio de spam por bots via mensagens directas (DMs), passando a limitar a quantidade de mensagens directas que as contas gratuitas podem enviar por dia. Quem desejar enviar mais mensagens directas terá que subscrever o serviço Twitter Blue.

Por agora ainda não foi revelado qual será o limite de mensagens nas contas gratuitas, nem se - mesmo pagando pelo Twitter Blue - também haverá limite nas contas pagas.
O que se pode antever desde já é que esta medida será um falhanço. Afinal, ainda há poucos dias o Twitter reconheceu o problema do envio de spam via mensagens directas de contas pagas, permitindo que os utilizadores as removessem da sua inbox.

Por isso, não faz muito sentido que agora isso passe a ser a solução, mais parecendo nova tentativa de incentivar a adesão ao Twitter Blue... como os bots têm feito.

Stellantis anuncia baterias integradas IBIS

22-07-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Stellantis está a apostar num novo sistema que dispensa o carregador e inversor tradicionais, integrando-os nas próprias baterias.

A Stellantis, em parceria com a Saft e Centro de Investigação Científica de França, estão a desenvolver o sistema IBIS - Intelligent Battery Integrated System - que diz resultar em baterias mais eficientes, não só para os automóveis mas também para soluções de armazenamento de energia para casas e outras aplicações.

Tradicionalmente, os automóveis eléctricos têm um pack de baterias que é acompanhado por um carregador, que faz a conversão da energia AC para energia DC adequada para as baterias, e a gestão do carregamento das mesmas. De forma idêntica, quando é necessário retirar energia das baterias, têm que passar por um inversor para transformar a energia DC em energia AC adequada para os motores. A ideia do IBIS aproxima-se um pouco da dos micro-inversores aplicados nos painéis solares, no sentido em que cada bateria individualmente passa a contar com um carregador e inversor integrado.


Além de poupar o volume do carregador e inversor tradicional, este sistema também faz com que cada bateria faça a sua própria gestão de forma completamente independente, contribuindo para uma maior longevidade - e a Stellantis acredita que o resultado é muito mais eficiente que o sistema usado actualmente, planeando fazer a transição nos carros eléctricos do grupo para esta tecnologia no final da década.

CATL cria divisão de baterias para aviões

22-07-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O maior fabricante chinês de baterias, a CATL (Contemporary Amperex Technology) anunciou a criação de uma divisão dedicada às baterias para aviões eléctricos.

Há muito que se explora a transição para aviões eléctricos, tendo já sido criado vários protótipos e algumas unidades que até já operam comercialmente. É uma aplicação que estava dependente das baterias superarem a uma densidade energética de 400 Wh/kg para se tornar viável, e que a CATL já terá conseguido ultrapassar com as suas baterias "condensadas" de 500 Wh/kg.

Isso ajuda a explicar porque motivo a CATL acha que é o momento certo para criar uma nova divisão dedicada aos aviões eléctricos, dedicando-se não só às baterias mas também aos motores e hélices, criando um pacote de fácil integração para os fabricantes aeronáuticos.
Para se ficar com uma ideia do avanço que estas baterias representam, as suas baterias ultra-eficientes Qilin, usadas nos automóveis e que possibilitam autonomias de 1000 km, têm uma densidade energética de 255 Wh/kg. Estas novas baterias "condensadas" da CATL praticamente duplicam a densidade energética. Esperemos que, a seu tempo, também possam ser aplicadas nos automóveis, já que permitiriam uma redução significativa do peso do pack de baterias.

Reddit assume controlo de comunidade que mantinha protesto - e resulta em insultos em mural

21-07-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Reddit concretizou as suas ameaças, apoderando-se da comunidade r/malefashionadvice e os resultados assumiram forma bem visível no mural digital r/Place.

A comunidade r/malefashionadvice era uma das maiores que continuava encerrada em protesto contra a forma como o Reddit implementou o acesso pago à API que levou ao encerramento das apps não-oficiais mais populares. Os moderadores receberam um aviso de que poderiam ser removidos se mantivessem a comunidade privada, e assim foi. O Reddit expulsou os moderadores assumiu o controlo do canal, voltando a abrir ao público, mas com publicações limitadas a alguns utilizadores.

Os anteriores moderadores já tinham dito que a situação se tinha tornado insustentável, recomendando os utilizadores a aderirem a um canal no Discord, que em poucos dias passou de 2 mil para mais de 5 mil utilizadores. E com o "takeover" feito ao r/malefashionadvice os olhos ficam agora postos no r/streetwear, que passa a ser o maior subreddit ainda em protesto, com 4 milhões de subscritores.


Mas, continuando a série de "tiros no pé" que tem cometido, o Reddit achou que seria boa ideia expandir a área do mural digital que tem no r/Place, e que rapidamente foi dominado por insultos ao seu CEO, com diversos "fuck spez" e frases relacionadas - em referência directa ao nome de utilizador do CEO na plataforma.
Infelizmente, o Reddit depressa colocou os seus bots a removerem os insultos, e no processo também acabaram por cobrir algumas "obras primas" que entretanto iam decorrendo na área da bandeira de Portugal, que por essa altura estava a ser dominada por um Cristiano Ronaldo de pernas abertas a urinar.
A seu tempo, os insultos desapareceram, e a zona da bandeira de Portugal ficou ornamentada com elementos mais patrióticos, como a Amália, Eusébio, galo de Barcelos, e caravelas dos Descobrimentos.

Neste mural, cada utilizador pode mudar um pixel para uma de oito cores pré-seleccionadas, mas tendo que esperar alguns minutos até poder modificar outro pixel. Isso faz com que qualquer alteração significativa tenha que ser feita de forma combinada por uma comunidade. Tendo em conta a forma como o Reddit tem lidado com as diversas comunidades, é de esperar que as coisas não se fiquem por aqui.

Tesla permite transferência do modo FSD para novo carro - mas só nos próximos 2 meses

21-07-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla ouviu as queixas dos clientes e vai permitir que transfiram o modo FSD para um novo carro - mas só se comprarem o novo Tesla neste trimestre.

Depois de quase uma década a vender o sonho de uma opção que ainda não concretizou, a Tesla dá um ligeiro sinal de auto-consciência ao permitir que os clientes que já pagaram pela função FSD no seu actual Tesla (e que nunca a receberam) poderão transferir a funcionalidade para um novo Tesla. No entanto, essa aparente boa intenção rapidamente é desmascarada como uma forma descarada de promover o volume de vendas neste trimestre - com a Tesla a estar a dar tudo por tudo para obter novo recorde de vendas para este ano. É que este processo de transferência do modo FSD apenas será válido durante os próximos dois meses, para os novos Teslas comprados este trimestre.

A promessa do FSD, que está sempre "quase a chegar", há muito que se tornou num ponto que mesmo os fãs da Tesla não conseguem evitar criticar. Basta relembrar que, embora seja uma opção pelo qual pagam 15 mil dólares nos EUA, é drasticamente subvalorizada se se tratar da Tesla a retomar o carro. E com isso, de cada vez que um cliente Tesla compra um novo carro, ficar a perder duplamente, tendo que voltar a pagar o preço actual e inflacionado do modo FSD apesar de já o ter pago no seu Tesla anterior.

Parece inevitável que, no futuro, a Tesla acabe por ser forçada a permitir a transferência do modo FSD de um carro para um novo carro - e, nesse sentido, esta actual possibilidade temporária acaba por ser um bom precedente. Mas, por agora, o actual volume de vendas faz com que isso não pareça uma prioridade para a Tesla, que prefere usar esta opção como forma de incentivo para vender mais carros. A grande questão é: será que quando chegar a altura de trocar este novo carro por outro, a Tesla já terá finalmente disponibilizado o FSD funcional pelo qual os clientes pagaram, ou será que é algo que continuará a estar "quase a chegar"? E já nem vale a pena perguntar a Elon Musk, que parece estar num mundo à parte.

|