PlanetGeek

Impressoras 3D da AnyCubic vulneráveis a ataques

07-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A AnyCubic corrigiu finalmente algumas vulnerabilidades de segurança, mas só depois de quem as descobriu ter tirado partido delas para alertar os clientes com impressoras 3D desta marca.

Os investigadores que descobriram estas vulnerabilidades, que permitiam o controlo remoto das impressoras 3D AnyCubic Kobra, tentaram contactar por diversas vezes a empresa, ao longo de um par de meses. Não tendo obtido qualquer resposta, optaram por uma táctica mais visível, criando trabalhos de impressão nas impressoras 3D afectadas, com uma mensagem a alertar os utilizadores de que a sua impressora estava exposta a ataques, e que a AnyCubic não parecia estar preocupada com isso,

Como se pode imaginar, a táctica da pressão pública funcionou, com a AnyCybic a disponibilizar actualizações para as suas impressoras Kobra 2 Pro / Plus / Max que corrigem esta falha.
A AnyCubic diz que foi "rápida" a lidar com a situação e compromete-se a reforçar as verificações de segurança referentes às permissões e autorizações no seu server MQTT (onde residia uma das vulnerabilidades), assim como modificar a estrutura da sua rede para minimizar o risco de acessos indevidos. Relembra ainda que, quem preferir, pode desligar a sua impressora dos serviços cloud e usá-la apenas localmente.

Só falta explicar porque motivo ignorou as diversas tentativas de comunicação dos investigadores durante dois meses, e só reagiu depois destes terem optado pela táctica de divulgação directa aos clientes afectados.

Rivian R2 começa nos 45 mil dólares

07-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Rivian apresentou o seu novo SUV R2 mais económico, com preço a começar nos 45 mil dólares.

A Rivian é uma das empresas que se tem destacado entre a nova geração de fabricantes que surgiram na transição para os veículos eléctricos - e tendo conseguido fazer com que os seus R1S e R1T chegassem ao mercado bastante antes do Cybertruck da Tesla. E depois de ter conquistado um número considerável de fãs, expande o seu catálogo a um segmento mais vasto com este novo modelo.

O Rivian R2 destaca-se pelo seu preço base de 45 mil dólares (que poderá ficar abaixo dos 40 mil dólares depois dos incentivos), patamar dos Model 3 e Model Y da Tesla. É praticamente metade do valor dos seus modelos R1, que começam nos 70 mil e 76 mil dólares dependendo da versão (R1T / R1S). Tem autonomia anunciada de 530 km e acelera dos 0-100 km/h em 3 segundos.

No entanto, é um lançamento que se pode considerar precoce, já que este novo R2 só ficará disponível em 2026 - e até lá, muita coisa pode mudar.



Actualização: a Rivian também apresentou os inesperados R3 e R3X.

Notícias do dia

07-03-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla lança Model Y comercial com 2 lugares; UE investiga cancelamento da conta da Epic pela Apple; Flipper Zero permite roubar Teslas - tal como qualquer hotspot WiFi; Apple bloqueia app stores alternativas a quem estiver fora da UE por "muito" tempo.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma luz LED para armários.

Apple vai facilitar transferência de dados para Androids

Como parte das exigência do DMA, a Apple anunciou que também irá permitir a remoção do Safari para os utilizadores que o quiserem desinstalar e usar exclusivamente outro browser, e também disponibilizar uma ferramenta de transferência de dados para quem desejar mudar-se para um Android.

A possibilidade de remoção do Safari acaba por ser inconsequente (assumindo que se tenha acesso a browser realmente alternativos, que não sejam meras fachadas do WebKit que a Apple disponibiliza), mas a ferramenta de transferência de dados será sempre bem-vinda, especialmente tendo em conta que as ferramentas de migração existentes, como a que a Google disponibiliza, não têm acesso a todos os dados que os utilizadores poderiam gostar de transferir, como os SMS e mensagens iMessage.


TikTok apela aos utilizadores para se manter nos EUA

Nos EUA o TikTok está a recorrer à sua vasta base de utilizadores para combater uma proposta de legislação que proibíria apps de empresas chinesas de serem distribuídas nos EUA, por serem consideradas um "risco de segurança nacional" devido aos dados que recolhem sobre os utilizadores.

O TikTok apela aos utilizadores que contactem os seus representantes políticos e lhes digam que isso seria um ataque à liberdade de expressão que os EUA tanto apregoam. Vai ser interessante ver este choque de gerações, entre os políticos tradicionais e as gerações mais novas da era TikTok, e o impacto que isso poderá ter a curto e longo prazo.


X vai "limpar" a timeline e esconder opções extra

Elon Musk prepara mais uma grnade alteração ao X / Twitter, dizendo que deixará de apresentar as habituais opções em cada tweet, mostrando apenas o número de visualizações para ter uma timeline mais limpa.

Coisas como marcar um tweet como favorito, ou responder, será necessário fazer algo como deslizar para esquerda, deslizar para a direita, ou tocar e manter pressionado o tweet para se ter acesso às opções adicionais. Além disto esconder coisas como o número de favoritos ou de comentários, que neste momento se podem ver de forma imediata, faz também com que operações que eram acedidas de forma imediata passem a necessitar de acções mais complexas ou de múltiplos toques.

Os críticos agradecem estas alterações, dizendo que contribuirão para que mais pessoas abandonem a plataforma e se mudem para o Threads ou outra rede descentralizada.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira máquina arcade da SEGA foi o simulador de submarinos "Periscope" em 1966, que usava sistemas mecânicos para movimentar navios e efeitos de luz para representar torpedos disparados pelos utilizadores.

How to Generate Faster Responses to Laravel Application HTTP Requests Faster Using Protocol Buffers

07-03-2024 | 17:17 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Protocol buffers are a way to serialize data in an efficient way that may result in strings that can be the same and faster to transmit over Internet connections.

This package provides an example application for studying how to use Protocol buffers to generate responses to HTTP requests in a Laravel application.

Xiaomi Smart Band 8 a €33

07-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 8 é uma das smart bracelets mais desejadas, e pode ser encontrada a preço simpático.

A Xiaomi Smart Band 8 mantém o mesmo formato das gerações anteriores, vindo com um ecrã AMOLED de 1.62" (490x192 pixeis), com modo Always On e até 600 nits de luminosidade. Mais do que as suas já bastante completas capacidades de tracking, para esta geração a Xiaomi foca-se na disponibilização de uma diversa gama de braceletes para todo o tipo de ocasiões, e também a possibilidade de ser usada como pendente, ou colocada nas sapatilhas - com esta última opção a prometer novos dados de tracking, e também sendo apreciado por todos os que não gostam de correr ou fazer desporto com algo no pulso. Vem com mais de 200 mostradores e tem resistência à água até 5 ATM.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Mi Smart Band 8 por 33.99 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro, a Smart Band 7 Pro, ou o Redmi Watch 2 Lite.

A Xiaomi anuncia uma autonomia de 16 dias de uso típico, que passam para 6 dias com o ecrã em modo Always On. O carregamento é feito em apenas uma hora. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Airbus apresenta CityAirbus NextGen

07-03-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Airbus apresentou o protótipo do seu eVTOL CityAirbus NextGen, que começará a voar este ano.

A Airbus apresentou publicamente o protótipo CityAirbus NextGen totalmente elétrico, cujo voo inaugural deverá acontecer ainda em 2024. Com duas toneladas, o CityAirbus possui uma envergadura de asa de aproximadamente 12 metros, foi desenvolvido para voar com um alcance de 80 km e atingir uma velocidade de cruzeiro de 120 km/h, o que o torna perfeitamente adequado para operar em grandes cidades e em diferentes missões.

A apresentação coincidiu com a abertura do novo centro de testes CityAirbus em Donauwörth (Alemanha), dedicado ao teste de sistemas para veículos elétricos de descolagem e aterragem vertical (eVTOL). O centro, que faz parte do investimento contínuo e de longo prazo da Airbus na área de Mobilidade Aérea Avançada (AAM), iniciou as suas operações com o arranque do CityAirbus NextGen em dezembro de 2023 e vai passar a ser utilizado para a realização dos restantes testes necessários antes do voo inaugural do protótipo marcado para o final do ano. Estes testes abrangem os motores elétricos com os seus oito rotores, bem como os restantes sistemas da aeronave, como os controlos de voo e os sistemas aviónicos.



Com tantas empresas e projectos nesta área, suspeito que vá ser aquele tipo de coisa que tem demorado a acontecer, mas assim que uma empresa iniciar operações comerciais com estas aeronaves de nova geração, muitas outras se seguirão a ritmo acelerado. Tendo em conta o custo imensamente mais reduzido destas aeronaves eléctricas em termos de manutenção, existe o potencial para uma imensa revolução a nível dos transportes rápidas a curta e média distância.

Flipper Zero permite roubar Teslas - tal como qualquer hotspot WiFi

07-03-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Um investigador mostrou como é fácil roubar um Tesla usando um Flipper Zero, mas sendo um ataque que se pode fazer com qualquer hotspot WiFi.

A notícia quase poderia parecer validar a justificação do Canadá para banir os Flipper Zero devido ao roubo de carros, mas não é isso que acontece. Esta técnica de roubo de Teslas não se deve a qualquer capacidade especial do Flipper Zero, podendo ser executada com qualquer outro equipamento que permita criar um hotspot WiFi.

Na verdade, não se trata de nenhum tipo de hacking via NFC, WiFi, UWB, mas sim da velha técnica de phishing. Criando-se uma rede WiFi com nome "Tesla Guest", o mesmo nome utilizado pela Tesla, pode direccionar-se a vítima para uma página (falsa) de login da Tesla onde se obtenha as suas credenciais. O passo crítico é que isso permite que o atacante crie uma nova "chave" de acesso ao veículo (algo que a Tesla diz que só poderia ser feito com acesso ao cartão físico do carro, mas que, como fica demonstrado, não é verdade).



🎬 With the rise of social engineering and phishing attacks thanks to #AI, Tesla fails to recognize them as a threat. We created a short demo showing the limits of what an attacker can do with the stolen credentials of a Tesla account.

SPOILER ALERT: No limits

Tesla says it's… pic.twitter.com/CTzOjvpjke

— Mysk 🇨🇦🇩🇪 (@mysk_co) March 7, 2024


É o exemplo perfeito de como um ataque de phishing não pode ter repercussões apenas no mundo digital, mas transformar-se num pesadelo na vida real.

Com acesso à conta Tesla, os atacantes nem sequer precisam de roubar o veículo no local onde foi feito o phishing, passando a ter acesso à sua localização, podendo estudar a rotina da vítima e onde costuma deixar o carro, e roubá-lo no momento mais oportuno.

UE investiga cancelamento da conta da Epic pela Apple

07-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O cancelamento da conta de developer da Epic pela Apple vai ser investigado pela UE.

Tal como se fazia prever, não demorou para que o cancelamento da conta da Epic, que inviabiliza que possa criar a sua própria App Store, e que está a ser justificada pela Apple por se tratar de uma empresa que "não merece confiança", chegasse aos ouvidos das entidades europeias. A Comissão Europeia pediu esclarecimentos à Apple sobre o caso, que a Epic diz ser demonstração clara de que a Apple não permitirá qualquer tipo de abertura para o acesso ao iOS, como seria suposto por exigência do DMA (Digital Markets Act).

De facto, apesar de todas as desculpas dadas pela Apple com a recorrente justificação da "segurança dos utilizadores", não faz qualquer sentido que a Apple continue a ter total poder sobre quem pode disponibilizar uma app store alternativa, e muito menos exigir manter a cobrança de comissões sobre as apps distribuídas por essas lojas, assim como sobre os pagamentos feitos por serviços externos.

Tendo em conta que o caso Spotify já resultou numa multa de €1.8 biliões, resta saber se será apenas a primeira de muitas, referentes a todas estas interpretações criativas que a Apple tem feito do DMA, e que na verdade continuam a manter a plataforma iOS completamente fechada e sob total controlo da Apple. Talvez um dia até se possa chegar ao ponto de poder usar um iPhone sem que se seja obrigado a ter uma conta Apple.

Tesla lança Model Y comercial com 2 lugares

07-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla começou a vender um Model Y de dois lugares para empresas.

Depois de ter conseguido fazer com que o Model Y fosse o carro mais vendido na Europa, a Tesla não dá tréguas e avança para o segmento empresarial com a proposta de um Model Y comercial de dois lugares.

É uma jogada extremamente inteligente, já que tem custo negligenciável para a Tesla a nível de produção, e permite-lhe tirar partido das vantagens fiscais que normalmente as empresas têm na compra de veículos desta categoria.
Veremos se as vantagens serão unicamente para as empresas, ou se o valor será suficientemente atractivo para até cativar alguns consumidores finais (em tempos, também eu optei por um Opel Corsa de dois lugares, com o qual fiz grandes aventuras :)

O lançamento deste Model Y comercial está a ser feito em França, mas é de esperar que rapidamente se expanda aos demais países europeus onde a legislação beneficie este tipo de veículos, incluindo Portugal.

Coluna BT Tronsmart T7 Lite a €26

07-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem já tiver passado pelas colunas Bluetooth de baixo custo e agora procurar algo com um pouco mais de potência, irá ficar satisfeito com esta Tronsmart T7 Lite.

O desaparecimento da ficha dos headphones tem fomentado a utilização de colunas BT em cada vez mais situações (muitas vezes torna-se a única opção possível, a não ser que se recorra a adaptadores BT para ficha de 3.5mm). Em muitos casos acaba também por se revelar uma solução mais conveniente, permitindo que se chegue a casa e se comece a ouvir a música na coluna em vez de se sofrer com a tentativa do smartphone reproduzir os sons graves com os seus altifalantes diminutos. E no caso desta Tronsmart T7 Lite, temos volume com fartura mas mantendo um tamanho relativamente compacto.
Esta coluna BT Tronsmart T7 Lite está disponível por 26.59 euros na Amazon Espanha.

Vem com uma bateria generosa para garantir que as sessões de música podem prolongar-se por 24 horas com o volume a 50%, demorando cerca de 3 a 4 horas a recarregá-la. Conta também com porta USB-C, microfone para funcionar como sistema mãos livres ao efectuar chamadas telefónicas, cartão de memória para reprodução de músicas, e para quem quiser duplicar a potência sonora, pode emparelhar-se com uma coluna adicional para funcionar em modo stereo real.

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso canal AadM Promos.

Apple prepara MacBook com ecrã dobrável de 20.3"

07-03-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A entrada da Apple nos produtos com ecrã dobrável poderá começar com um MacBook de 20.3", mas só em 2027.

Segundo as informações de Ming-Chi Kuo, além dos protótipos experimentais que esteja a testar com iPhones e iPads dobráveis, o único produto em que a Apple parece estar a trabalhar com planos de lançamento definidos é um MacBook de 20.3" com ecrã dobrável, planeado para ser lançado em 2027.

Kuo não está sozinho nesta sua previsão, que vem dar credibilidade a vários outros relatos e rumores referentes a um MacBook de 20".

最近我多次被詢問蘋果是否計劃在 2025 年或 2026 年量產可折疊 iPhone 或 iPad。我的最新調查顯示,蘋果目前唯一有明確開發時程的可折疊產品,只有配備約20.3"顯示器、並預計在2027年量產的MacBook。

--
Recently, I've received many inquiries about whether Apple plans to mass-produce the…

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) March 7, 2024
Se isto se concretizar, será o maior MacBook de sempre. A Apple teve em tempos um MacBook Pro de 17", que abandonou em 2012, actualmente ficando-se pelo MacBook Pro de 16". No entanto, falta saber em que formato a Apple o irá utilizar - se for numa configuração como a que se vê na imagem no topo, a área útil efectiva, ao ser usado dobrado, passaria para metade, e só se poderia usufruir da área total quando totalmente aberto e usado totalmente como monitor, com um teclado destacável externo.

Será uma opção estranha por parte da Apple, já que seria bastante mais simples começar por um iPad dobrável ou um iPhone dobrável, usando ecrãs mais pequenos, em formatos que têm demonstrado ter sucesso por marcas como a Samsung com os seus modelos Fold e Flip.

Nikon compra a RED

07-03-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Nikon anunciou que irá comprar a RED, fabricante de câmaras que muito contribuiu para a transição da película para o digital em Hollywood.

A RED foi criada em 2005 e teve um difícil percurso para convencer os estúdios e realizadores de que as câmaras digitais podiam competir e até superar as câmaras tradicionais com película. No entanto, ano após ano, foi isso que foi fazendo, ao ponto de actualmente se ter tornado na referência das câmaras digitais.

Com esta aquisição da RED, a Nikon ganha entrada directa para o mundo de Hollywood (e outros estúdios por todo o mundo), um valioso segmento no qual nunca tinha conseguido entrar. Diz a Nikon que esta aquisição permitirá à RED usufruir de toda a experiência e conhecimento que a Nikon tem no campo do processamento de imagem e objectivas, para elevar ainda mais a qualidade dos seus produtos.

Sabendo-se o efeito que as câmaras dos smartphones tiveram na redução da compra de câmaras dedicadas, que se vão retraindo para um segmento de quem efectivamente se dedica à fotografia, esta poderá ter sido uma manobra crítica que permitirá à Nikon assegurar a sua sobrevivência para o futuro, evitando tornar-se numa Kodak.

Apple bloqueia app stores alternativas a quem estiver fora da UE por "muito" tempo

06-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Um cidadão europeu que passe demasiado tempo fora da UE arrisca-se a não poder aceder à app store alternativa que queira utilizar.

O suporte para app stores alternativas no iOS, conforme exigido pelo DMA europeu, é neste momento completamente ridículo, com a Apple a manter poder de aprovação das ditas lojas de apps, e também continuando a cobrar comissão sobre cada app - ao ponto de poder cobrar milhões por ano a apps gratuitas. E além de tudo isso, ainda esfrega esse poder no nariz dos cidadãos europeus, dizendo que podem ficar sem acesso a essas lojas alternativas quando estiverem fora da UE.

A Apple diz que vai implementer um "período de cortesia" (não especificado), durante o qual os utilizadores poderão continuar a aceder às ditas app stores. Ultrapassado esse período, deixa de ser possível aceder a essas app stores, ou de actualizar as apps que foram instaladas por essa via. Havendo apps que se recusam a arrancar se não se estiver a utilizar a versão mais recente, isso pode fazer com que os europeus deixem de poder usar essas apps, e sem terem forma de as actualizar. O acesso às app stores alternativas será controlado através da região definida na conta Apple ID e também da localização do iPhone (de notar que o iPad não é abrangido pelo DMA, e continuará restringido à App Store).

Todo o "decreto" da Apple está escrito de forma a assustar os utilizadores que ousem considerar usar uma app store alternativa, e por si só já deveria ser merecedor de uma advertência por parte da UE. Mas, talvez a Apple ouça melhor se, depois da primeira multa de 1.8 biliões de euros, se seguir outra de valor idêntico ou superior para esclarecer que o objectivo das app stores alternativas é não ficar dependente da Apple para o que se quiser instalar num iPhone - e afinal, se a Apple o conseguiu fazer, durante décadas, nos seus Macs, não tem qualquer desculpa para que não o possa fazer nos iPhones e iPads.


BYD lança Seagull por €8900 na China

06-03-2024 | 19:39 | Aberto até de Madrugada

A BYD lançou um Seagull ainda mais económico na China, com preço a começar nos 8900 euros.

Se há fabricantes de automóveis que têm estado em pânico perante a guerra de preços no sector dos automóveis eléctricos, outros há que parecem abraçar essa luta pelos preços reduzidos. É o caso da BYD, que além de estar a cortar o preço dos modelos em toda a sua gama, apresentou a mais recente versão do Seagull (Dolphin Mini) com um preço bombástico de apenas 8900 euros na China para o modelo base.

O Seagull está disponível com baterias de 30.08 kWh e 38.88 kWh, com autonomias anunciadas de 305 km e 405 km (CLTC) respectivamente. O carro tem motor de 55 kW e binário de 135 Nm, e pode carregar de 30% a 80% em 30 minutos.
O carro tem sido apelidado de "mini Lamborghini" por ter algumas parecenças quando visto de frente, semelhanças que ficam explicadas quando se explica que o projecto foi liderado por Wolfgang Egger, designer responsável por diversos modelos da Lamborghini, Audi, e outras marcas.

Relembre-se que a BYD tem modelos para todos os segmentos, indo deste modelo ultra-económico (mais barato que algumas bicicletas!) a modelos de luxo como o U7, e até hiperdesportivos como o U9. Mas, como é habitual, será altamente improvável que qualquer um dos seus modelos chegue à Europa com preços idênticos aos que são praticados na China.

How to Detect AI Writing Using a Tool or an API to Check Unauthorized Copies of Text Content Using Artificial Intelligence Tools

06-03-2024 | 17:45 | Manuel Lemos

By olive wor
In an age where the lines between human and artificial intelligence-generated content blur, ensuring the authenticity of online information has become a paramount concern.

To address issues, some tools can now detect when content is being generated using artificial intelligence tools that take content from Internet sites without authors' permission and provide them to customers of those tools.

Read this short article to learn about a tool called Zero GPT that can help detect when text content is original.

Notícias do dia

06-03-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Apple lança iOS 17.4 com suporte para app stores alternativas na Europa; Apple cancela conta da Epic diz que não é empresa de confiança; Waze com navegação em rotundas e rotas habituais; WhatsApp e Messenger ganham compatibilidade (obrigatória) com serviços externos; Windows 11 perde apps Android em 2025; e ransomware BlackCat simula encerramento para roubar $22M a afiliado.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma luz LED para armários.

Google também quer comissão sobre pagamentos externos na Play Store

Embora a Apple esteja no centro das atenções pelas suas regras abusivas nas app stores alternativas e pagamentos por serviços externos, não é só a Apple a fazê-lo. Também a Google pratica regras idênticas quanto ao que as apps na Play Store podem fazer, e agora que é obrigada a deixar que as apps usem e promovam pagamentos externos, também ela lança um programa que continuará a cobrar comissões sobre os pagamentos feitos fora da Play Store.

A única vantagem que a Google tem face à Apple, é que nos Android é possível instalar uma app directamente sem passar pela Play Store, ou recorrer a app stores realmente independentes sem qualquer relação com a Google, livres de aprovação ou de comissões - algo que na plataforma iOS continua a não ser possível.


Engenheiro da MS preocupado com Copilot

Não é difícil encontrar coisas problemáticas com os actuais modelos AI (a Google que o diga) mas desta vez as preocupações vêm da própria casa. Um engenheiro da MS diz estar muito preocupado com as coisas que tem testado no Copilot, dizendo que pode gerar imagens violentas e de carácter sexual, e também conteúdos que violam direitos de autor.

Diz também que por diversas vezes tentou alertar os responsáveis para isso, com a MS a desvalorizar os seus receios e a remete-lo para a OpenAI, e até silenciando-o quando tentou expor a situação publicamente e apelar à suspensão do Dall-E 3 para que essas questões fossem resolvidas.

Se por um lado pode ter certa razão, por outro lado há que referir que - pelo menos por agora - parece ser impossível conseguir limitar "a 100%" conteúdos indesejados, já que a criatividade humana tem encontrado formas de contornar os limites aplicados. E, isso acaba também por ser o verdadeiro problema: não se poderá culpar uma AI pode cumprir o pedido de um utilizador que lhe pediu para criar conteúdos de determinado tipo; da mesma forma que não se poderá penalizar o Photoshop ou a Adobe por possibilitar a manipulação de uma foto.


Bitcoin atinge novo recorde de $69K

A febre das Bitcoin está de regresso, com a mais famosa criptomoeda a ter atingido novo valor máximo, superando os 69 mil dólares - para logo de seguida nos relembrar como as criptomoedas são muitas vezes equiparadas a montanhas-russas, dando um enorme trambolhão para menos de 65 mil dólares. Desde então, já recuperou novamente para mais de 67 mil dólares, com muitos especialistas a acreditarem que nos próximos tempos possa atingir o marco dos 100 mil dólares que lhe poderia abrir caminho para valores ainda mais elevados.
Nos últimos 12 meses o valor das Bitcoin subiu 200%.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O USB foi criado em 1996, na altura suportando apenas velocidades de 1.5 Mbit/s (Low Speed) e 12 Mbit/s (Full Speed). O mais recente USB4 suporta velocidades de até 40 Gbit/s.

Descontos Godeal24 do Dia da Mulher: Office 2021 Pro a €25

06-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Há nova campanha de saldos do Windows e Office, mesmo à medida para quem prepara um novo computador, com Windows 11 e Office a preço mais reduzido que nunca.

Encontra a ferramenta perfeita para o teu computador com uma licença da Microsoft para te ajudar a ser mais produtivo. O Microsoft Office continua a ser a suite de produtividade padrão para muitos, e o Word, Excel, PowerPoint e Outlook são ferramentas praticamente obrigatórias para profissionais e estudantes. Na Promoção do Dia da Mulher da Godeal24, podes obter uma licença vitalícia para o Microsoft Office 2021 Pro por apenas 25,25€ ou o MS Office 2021 Home and Business para Mac por apenas 58,69€ -- mais de 90% de desconto em relação ao preço habitual. Para celebrar este feriado internacional, o Office 2021 Pro 5 PC reduz o preço ainda mais, para 15,05€ por licença.


Em promoção especial temos os Office para Windows e para Mac:

Temos os Windows em promoção:  
Oferta especial nos bundles Windows e Office com desconto até 62% usando-se o código SGO62:
Temos os Windows empresariais e outros com desconto até 50% usando-se o código SGO50:
E ainda mais algumas ferramentas e utilitários:

O processo de compra permite criar um registo ou efectuar a compra como "guest". E para usufruir do desconto, bastará introduzir o código de desconto no campo respectivo quando estiverem no ecrã de validação dos produtos a comprar.


O pagamento pode ser feito com PayPal (que aparece ao se escolher a opção de pagamento cwalletco) para total segurança, e conta com assistência permanente através do endereço de email [email protected].

WhatsApp e Messenger ganham compatibilidade (obrigatória) com serviços externos

06-03-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Meta deu mais detalhes sobre a abertura dos seus serviços de mensagens, WhatsApp e Messenger, a serviços de mensagens externos.

Embora a entrada em vigor do DMA europeu esteja a ser dominado pela Apple e as questões em torno da App Store, há muitos outros serviços que são abrangidos pelas exigências do Digital Markets Act. É isso que acontece com as plataformas de mensagens de grande dimensão, que passam a ser obrigadas a permitir a interoperabilidade com serviços concorrentes - com o propósito de fazer com que qualquer pessoa possa enviar mensages para qualquer outra, independentemente do serviço de mensagens que cada uma delas utilize.

A Apple conseguiu de alguma forma livrar o iMessage dessa obrigatoriedade, mas o WhatsApp e o Messenger não. E a Meta está agora e dar mais alguns detalhes técnicos sobre como irá possibilitar essa compatibilidade.

Basicamente, a Meta permitirá a interoperação com serviços de mensagens que usem o protocolo Signal, para assegurar a segurança das mensagens. No entanto, também aceitará outros protocolos se os respectivos serviços conseguirem demonstrar que têm um nível de segurança idêntico ou superior ao do Signal.
No caso de envio de imagens e vídeos, ficará a cargo dos serviços externos alojarem esses conteúdos para que possam ser vistos pelos utilizadores WhatsApp e Messenger, com o download a ser feito por intermédio de um servidor da Meta para que os serviços externos não possam obter informação sobre os utilizadores.

Embora seja natural que existam alguns problemas iniciais, esta exigência do DMA irá concretizar aquilo que todas estas plataformas já podiam / deviam ter feito há anos, de permitir que todos os serviços de mensagens falem com todos os demais serviços (não será difícil imaginar que, num futuro próximo, os serviços que não permitirem esta interoperação terão grandes dificuldades em atrair utilizadores).

Aliás, esta realidade já chegou a existir em tempos (nos tempos do ICQ), antes dos serviços começarem a levantar paredes e a fechar os seus serviços a serviços externos. É pena que tenha sido necessário recorrer a métodos forçados para que essas paredes comecem a ser demolidas.

Apple cancela conta da Epic - diz que não é empresa de confiança

06-03-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Demonstrando que a pseudo-abertura da Apple às app stores alternativas não é aquilo que seria suposto ser, a Epic foi surpreendida por novo cancelamento da sua conta, impedindo que lance a sua app store e jogos como o Fortnite.

A Epic Games estava satisfeita com as exigências do DMA europeu, que obriga a Apple a permitir app stores alternativas - embora falte esclarecer a questão da Apple continuar a cobrar comissões sobre essas app stores e sobre formas de pagamento externas. No entanto, os anunciados planos de que iria lançar a sua Epic Store para iOS e fazer regressar o Fortnite aos iPhones e iPads, são agora postos em causa pelo novo cancelamento da conta de developer da Epic que tinha sido reactivada recentemente.

A Apple justifica a decisão dizendo que considera a Epic uma entidade "que não é de confiança", e que "não acredita que irá honrar as condições contratuais".

We are bringing more opportunities to developers across all platforms and we’re so excited about what’s to come.… including bringing the Epic Games Store to iOS in Europe.

🚨 Dev account secured, let’s go! https://t.co/mZTvTLTbr9

— Epic Games Newsroom (@EpicNewsroom) February 16, 2024

📣 Fortnite is coming back to iOS in Europe this year! 📣

Via our soon to launch @EpicGames Store for iOS thanks to new rules in Europe via the new Digital Markets Act (DMA), stay tuned for more details. https://t.co/7nOa2lcdhN

— Epic Games Store (@EpicGames) January 25, 2024

Se não houver alterações, a solução alternativa para a Epic será disponibilizar os seus jogos através de uma app store de terceiros, mas não me parece que as coisas se fiquem por aqui.

Esta atitude demonstra desde logo que a Apple, embora possa estar a cumprir tecnicamente com o que é exigido pelo DMA Europeu, não está minimamente interessada em cumprir com aquilo que se esperava que o DMA possibilitasse (é totalmente ridículo que a Apple permita app stores alternativas, e depois continue a ter total poder para as deixar abrir ou não, e continuando a receber comissões das apps distribuídas por essa via, assim como dos pagamentos feitos por sistemas externos à Apple). Essa diferença de interpretações certamente será esclarecida nos tribunais, mas a recente multa de 1.8 biliões de euros à Apple poderá prenunciar que este tipo de atitude e tácticas lhe possam sair bem caras.

UniFi Access Intercom - videoporteiro com controlo de acessos

06-03-2024 | 13:37 | A Minha Alegre Casinha

A UniFi lançou um videoporteiro com controlo de acessos: o UniFi Access Intercom.

O UniFi Access Intercom vem complementar a oferta da UniFi neste segmento, e apresenta uma videoporteiro cheio de estilo, com ecrã, câmara e teclado que é instalado na porta de acesso. Além de permitir o controlo manual remoto (com possibilidade de se espalharem múltiplos ecrãs de controlo pelo edifício), também permite a entrada através de códigos temporários, ou de códigos QR, ou de chaves contactless NFC. Também dá acesso a uma lista de pessoas / departamentos (se for caso disso) para contacto.


Como é habitual na marca, os preços são surpreendentemente modestos. O intercomunicador em si vai custar $399, cada ecrã de visualização fica por $199. Compare-se com qualquer outro intercomunicador / videoporteiro para prédios, e facilmente se descobre que estes valores são muito em conta - especialmente tendo em conta toda a versatilidade que oferecem.

O maior problema é que, como é também habitual nos novos produtos da marca, estes novos dispositivos já estão esgotados e não se sabe quando é que voltarão a ficar disponíveis.

|