PlanetGeek

Veo 3 surpreende com vídeo publicitário estilo IKEA

22-07-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

As capacidades do Veo 3 não param de surpreender na geração de vídeos, desta vez usando um vídeo estilo IKEA como inspiração.

Os modelos AI de geração de vídeo abrem todo um novo horizonte de possibilidades a nível de criar vídeos que se tenha na imaginação mas sem capacidade "tradicional" de os tornar realidade. Demonstrando com um caso prático, eis um vídeo de qualidade profissional que poderia ter custado uma pequena fortuna a realizar usando métodos de produção convencionais, mas que fica ao alcance de qualquer pessoa comum com acesso ao Veo 3.

No vídeo, vemos um divisão vazia com um caixote IKEA no meio, que se abre para de lá saírem todo o tipo de mobiliário e adereços que "explodem" deixando um quarto totalmente mobilado e decorado.

This Veo 3 prompt is literally ~$100,000 VFX ad🤯

Prompt in comment pic.twitter.com/cxP6jNhkbD

— Min Choi (@minchoi) July 21, 2025
É igualmente interessante analisarmos o "prompt" utilizado para gerar este vídeo, que pode ser facilmente adaptado para gerar outros estilos de quarto, como um quarto "americano" ou um quarto de "gamer".

Amazon Gamer Room, great prompt! pic.twitter.com/66aeAErmPF

— Caio Liutti (@caiotti_) July 21, 2025

Got something great planned...but I've already hit my daily quota already

America pic.twitter.com/3Z7UtSLAhw

— 🔋 Scott Nixon 🔋 (@scottnixonish) July 21, 2025

O prompt para gerar um vídeo deste tipo segue abaixo, detalhando o que se quer que aconteça e que elementos deverão figurar no quarto:

Veo 3 Timeline Prompt

metadata:
prompt_name: "IKEA Empty Room Assembly"
base_style: "cinematic, photorealistic, 4K"
aspect_ratio: "16:9"
room_description: "An empty, large, sunlit Scandinavian room with white walls and light wood floors."
camera_setup: "A single, fixed, wide-angle shot. The camera does not move for the entire 8-second duration."
key_elements:
- "A sealed IKEA box with logo visible"
assembled_elements:
- "bed with white duvet"
- "yellow IKEA throw blanket"
- "bedside tables"
- "lamps"
- "wardrobe"
- "shelves"
- "mirror"
- "art"
- "rug"
- "curtains"
- "potted plants"
negative_prompts: ["no people", "no text overlays", "no distracting music"]

timeline:
- sequence: 1
timestamp: "00:00-00:01"
action: "In the center of the otherwise empty room, a sealed IKEA box sits on the floor and begins to tremble gently."
audio: "Low, subtle rumbling sound. The echo of a large, empty room."

- sequence: 2
timestamp: "00:01-00:02"
action: "The box seams burst open with a puff of cardboard dust."
audio: "A sharp 'POP' sound, followed by tearing cardboard."

- sequence: 3
timestamp: "00:02-00:06"
action: "Hyper-lapse: From the fixed wide perspective, furniture pieces fly out of the box and assemble themselves, creating all the items from the 'assembled_elements' list."
audio: "A cascade of satisfying, fast-paced ASMR sounds: whirring, clicking, wood snapping into place."

- sequence: 4
timestamp: "00:06-00:08"
action: "The final piece—the yellow throw blanket—gracefully lands on the newly formed bed. The room is now perfectly furnished and serene. All motion ceases."
audio: "All chaotic sounds stop. A single, soft 'fwoomp' as the blanket lands. The sound of a furnished, quiet room."

Powerbank Baseus USB-C 100W 20000mAh a €49

22-07-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 100 W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência - num formato ultra-fino que facilita o seu transporte.
Este Powerbank Baseus USB-C 100W 20000 mAh está disponível por 49 euros na Amazon Espanha.

Podem também espreitar a versão mais compacta de 65W ou a mais poderosa de 145W.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 60 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo das portas USB para carregamentos rápidos de até 100 W (USB-C 1 e USB-C 2) e 30 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

BYD prepara lançamento da Yangwang na Europa

22-07-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A BYD quer lançar na Europa os modelos da sua marca topo de gama Yangwang.

A marca de luxo Yangwang, do gigante chinês BYD, prepara-se para entrar no mercado europeu com uma proposta arrojada: SUVs que flutuam e supercarros eléctricos que saltam. A aposta foi confirmada por uma vice-presidente da empresa, que revelou que a chegada da Yangwang à Europa ocorrerá após o lançamento da Denza em 2025 - outra das marcas premium da BYD, mas com um posicionamento abaixo da Yangwang.



O primeiro modelo a aterrar na Europa será o Yangwang U8, um SUV de luxo com mais de 1.000 cavalos de potência graças a quatro motores eléctricos alimentados por um gerador a gasolina. Este SUV é capaz de realizar uma rotação completa sobre o próprio eixo e até de flutuar temporariamente sobre água. As suas capacidades fora do comum posicionam-no como uma proposta única no segmento.
A seguir virá o Yangwang U9, um supercarro eléctrico que rivaliza com modelos da Ferrari e atinge velocidades acima dos 386 km/h. O que mais chama a atenção, no entanto, é a sua suspensão hidráulica avançada que permite ao carro circular com apenas três rodas, saltar do chão parado ou saltar por cima de buracos na estrada. Uma verdadeira demonstração tecnológica para impressionar o público europeu.
A marca não vai ficar por aqui. Está também previsto o lançamento do U7, uma super-berlina elétrica com 1.250 cv e um tempo dos 0 aos 100 km/h em apenas 2.9 segundos. E, tal como os outros modelos, também não se esquece das capacidades incomuns, como o modo que lhe permite deslizar lateralmente para um lugar de estacionamento apertado.

Apesar das características impressionantes, o grande desafio será convencer os europeus a pagar pelos preços elevados: o U8 custa cerca de 129.700 euros na China, e o U9 ronda os 216.000 euros - valores que previsivelmente serão significativamente inflacionados quando forem lançados no mercado europeu.

Nothing lança CMF Watch 3 Pro - maior mas mais caro

22-07-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Nothing apresentou o novo CMF Watch 3 Pro, que chega com ecrã maior, mais autonomia, mas perde os aros substituíveis e tem preço mais elevado.

O novo CMF Watch 3 Pro já é oficial e traz várias melhorias em relação ao modelo anterior, incluindo um ecrã maior, uma bateria mais potente e novas funcionalidades. Curiosamente, o nome não segue a numeração do modelo anterior, que se chamava Watch Pro 2, optando por reposicionar o número do modelo antes da designação Pro.

O novo smartwatch tem agora um ecrã AMOLED de 1.43" com resolução de 466x466 píxeis, 650 nits de brilho e taxa de actualização de 60Hz. Inclui mais de 120 mostradores personalizáveis, incluindo opções com animações compatíveis com o modo Always-On Display. O corpo é em metal e vem com uma bracelete em silicone de toque suave. A coroa rotativa mantém-se para facilitar a navegação, mas perde a capacidade de se aplicarem aros substituíveis para mudar o seu aspecto com facilidade.



A bateria de 350 mAh promete até 13 dias de autonomia com utilização normal e até 3.5 dias com o modo Always-On activo. Carrega totalmente em cerca de 99 minutos. O relógio conta com 131 modos desportivos, detecção automática de treino e orientações para aquecimentos. É resistente à água com certificação IP68 (embora não seja indicado para natação) e conta com GPS de dupla banda para localização mais precisa.

Entre as novidades estão o suporte para chamadas Bluetooth com microfones duplos e cancelamento de ruído com inteligência artificial, bem como gestos para interagir com o sistema. A Watch 3 Pro também integra o ChatGPT para responder a perguntas, ajudar como treinador de corrida e até transcrever notas de voz. O maior problema é que agora passa a custar cerca de 100 euros - quase o dobro do preço do modelo anterior.

Bloco de tomadas vertical com USB a €38

22-07-2025 | 12:28 | A Minha Alegre Casinha

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com 12 tomadas e 6 portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 6 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical Koosla 12 tomadas + 6 USB está disponível por 38 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com três interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas e portas USB de forma independente, um para grupo de tomadas e portas USB por patamar, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google DeepMind também obtém ouro nas Olimpíadas de Matemática

22-07-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google Deep Think não fica atrás da OpenAI e anunciou que também conquistou uma medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática.

Tendo optado por aguardar mais um pouco pelo anúncio oficial face à OpenAI, a mais recente versão do Gemini Deep Think da Google DeepMind alcançou a medalha de ouro na Olimpíada Internacional de Matemática (IMO) de 2025, resolvendo correctamente cinco dos seis problemas propostos. Ao contrário de outras empresas, como a OpenAI, a Google submeteu o seu modelo aos mesmos critérios de avaliação aplicados aos estudantes, respeitando o tempo limite de 4h30m e sem ajuda humana na interpretação ou formatação das respostas.

Esta versão do Gemini é uma evolução do sistema usado em 2024, que apenas conseguiu medalha de prata e precisou de assistência para fazer a interpretação das questões (e demorou 3 dias a processar os problemas). O Deep Think surpreendeu ao resolver um dos problemas mais difíceis usando apenas teoria de números elementar, enquanto muitos humanos recorreram a conceitos de nível universitário. No entanto, falhou na questão considerada mais complicada do teste devido a um erro inicial de interpretação. Mesmo assim, obteve 35 pontos, resultado que apenas 8% dos participantes humanos conseguem atingir - e curiosamente ficando empatado exactamente com o resultado obtido pela OpenAI.

An advanced version of Gemini with Deep Think has officially achieved gold medal-level performance at the International Mathematical Olympiad. 🥇

It solved 5️⃣ out of 6️⃣ exceptionally difficult problems, involving algebra, combinatorics, geometry and number theory. Here’s how 🧵 pic.twitter.com/6jz1eF56wG

— Google DeepMind (@GoogleDeepMind) July 21, 2025
Mesmo assim, existe alguma picardia entre a Google e OpenAI, com a Google a dizer que a OpenAI não teve os resultados valiados devidamente, e a OpenAI a dizer que a Google deu uma ajuda extra ao modelo AI. A OpenAI destaca também o facto do seu modelo ter reconhecido "não saber" como resolver a sexta questão (a mais difícil), em vez de simplesmente alucinar e inventar alguma coisa sem sentido.

On IMO P6 (without going into too much detail about our setup), the model "knew" it didn't have a correct solution. The model knowing when it didn't know was one of the early signs of life that made us excited about the underlying research direction! https://t.co/2CGbhBn9d7

— Alexander Wei (@alexwei_) July 22, 2025
A Google planeia continuar a desenvolver este modelo e, para já, está a disponibilizá-lo a matemáticos e investigadores seleccionados. Eventualmente, o Deep Think será oferecido aos subscritores do plano Google AI Ultra, que custa 250 dólares por mês. A DeepMind já confirmou que pretende regressar à competição no próximo ano, com o objectivo de conquistar uma pontuação perfeita. Tal como na OpenAI, este novo modelo dá passos significativos na direção da inteligência artificial generalista, que tem sido um dos grandes objectivos das empresas AI.

Tesla abre "retro diner" em Los Angeles

22-07-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla apela à nostalgia com a abertura do Tesla Diner em Los Angeles, misturando nostalgia com futurismo.

Depois de vários anos de promessas e atrasos - como se tem tornado normal em tudo o que Elon Musk anuncia - o tão falado retro diner da Tesla em Los Angeles finalmente abriu as portas. Inspirado nos clássicos restaurantes/snack-bar americanos dos anos 50, o espaço combina um posto de carregamento Supercharger com 80 lugares, e um restaurante drive-in, onde se pode comer hambúrgueres, batatas fritas e batidos enquanto se carrega o carro, acompanhado por dois ecrãs gigantes com mais de 13 metros que os clientes podem desfrutar ao estilo de um cinema drive-in.

O Tesla Diner foi pensado para ser uma experiência completa em torno do universo Tesla: há caixas de comida em forma de Cybertruck, e até robots Optimus a servir pipocas. O conceito tinha sido anunciado inicialmente em 2018, com Musk a prometer a abertura em 2023 - pelo que, considerando todos os atrasos de outras promessas, até se pode considerar que este não demorou muito ao ter ficado pronto em meados de 2025.

Tesla Diner is retro-futuristic diner & drive-in charging experience all wrapped into one

80 V4 Supercharger stalls are open to all NACS-compatible EVs, making it the largest urban Supercharger in the world pic.twitter.com/CKiNtpqm6Y

— Tesla (@Tesla) July 22, 2025

Tesla Diner & Supercharger in Hollywood, LA

Open 24/7, starting now pic.twitter.com/nISRNoV89Y

— Tesla (@Tesla) July 21, 2025

pic.twitter.com/iacBvAXoOT

— Elon Musk (@elonmusk) July 20, 2025

Elon Musk diz que, se o projecto for bem-sucedido, a Tesla irá replicar o conceito noutras cidades e em rotas com Superchargers de longa distância.

A iniciativa chega num momento em que a marca tenta recuperar da queda nas vendas e do desgaste da imagem de Musk. No entanto, o seu prometido afastamento da política fica posto em causa com o lançamento prometido de um novo partido político para servir de alternativa às duas forças políticas tradicionais nos EUA.

Ganha uns Xiaomi Redmi Buds 6 Active

22-07-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre uns earphones Xiaomi Redmi Buds 4 Lite.

Goste-se ou não, os earphones Bluetooth tornaram-se numa inevitabilidade do abandono das fichas de 3.5mm dos headphones, que durante décadas se mantiveram como um standard inquestionável. Felizmente, modelos como estes Xiaomi Redmi Buds 6 Active fazem com que não seja preciso gastar uma fortuna para se continuar a ouvir a nossa música favorita em privacidade e sem incomodar quem nos rodeia.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Google mostra Pixel 10 antes do lançamento oficial

22-07-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Google revelou oficialmente o Pixel 10 antes do lançamento oficial, confirmando a presença de uma terceira câmara.

Mantendo a tradição de não saber guardar segredos - ao ponto de revelar o design dos novos Pixel antes do lançamento - a Google mais uma vez decidiu ultrapassar os leaks e revelar oficialmente o design do Pixel 10, semanas antes do seu evento de apresentação marcado para 20 de Agosto.

Num vídeo publicado no site da marca, é possível ver claramente o novo modelo, que confirma os renders não oficiais que já estavam a circular na internet. A grande novidade está na parte traseira: o Pixel 10 traz uma terceira câmara, que tudo indica ter uma objectiva telefoto. Tirando isso, o design mantém-se bastante semelhante ao do Pixel 9. Apesar de não ter revelado mais detalhes sobre especificações ou funcionalidades, o vídeo põe um ponto final na especulação do que estaria para vir.

Com o evento a poucas semanas de distância, a Google parece estar resignada a aceitar que esconder o design já não compensa. Uma estratégia que não é nova para a Google: o ano passado a empresa revelou o visual do Pixel 9 Pro antes do anúncio completo, numa tentativa de controlar a narrativa face às inevitáveis fugas de informação que ocorrem sempre antes dos lançamentos.

Ecrã do Galaxy Z Fold7 aguenta mais de 500 mil dobragens

22-07-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Para o Galaxy Z Fold7 a Samsung diz ter feito melhorias no ecrã, que agora resiste a mais de 500 mil operações de abertura e fecho.

O novo Samsung Galaxy Z Fold7 não só é o modelo mais fino da gama dobrável, como também o mais resistente até agora. Em testes de durabilidade, o ecrã dobrável do Fold7 aguentou mais de 500.000 dobragens - 2.5 vezes mais do que o do Fold6, que resistiu a 200.000 dobragens no ano passado. O teste foi conduzido pela Bureau Veritas e confirmou que o dispositivo manteve-se totalmente funcional após o processo.

A certificação foi realizada durante 13 dias a 25°C, simulando mais de 10 anos de uso normal ou mais de 6 anos de uso intensivo. Este salto na resistência deve-se a várias melhorias de engenharia. A camada exterior de vidro ultra fino (Ultra Thin Glass) é agora 50% mais espessa e está ligada ao ecrã OLED através de um novo adesivo elástico, que melhora a capacidade de recuperação em 4 vezes. A estrutura interna também foi reforçada com um novo sistema de dispersão de choques e uma base em titânio de alta resistência.
Sem dúvida que contribuirá para que o Z Fold7 esteja a bater recordes de pré-encomendas na Coreia do Sul, onde pela primeira vez um modelo Fold superou as pré-encomendas do modelo Flip mais económico - embora, o mais certo seja que o factor principal tenha sido a redução na espessura, que torna o Fold7 bastante mais confortável de transportar e usar.

GrapheneOS critica /e/OS e levanta preocupações de segurança

21-07-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O mundo dos Android alternativos está em guerra aberta, com o GrapheneOS a não poupar palavras em resposta a desinformação promovida pelo /e/OS.

A equipa por trás do GrapheneOS respondeu duramente a um artigo que promovia o Fairphone 6 com /e/OS como a melhor opção para quem valoriza privacidade. Segundo o projecto, esta recomendação é "enganosa e perigosa", indicando que o /e/OS falha em fornecer actualizações regulares de segurança e até compromete várias protecções essenciais de privacidade presentes no Android original.

Entre as principais críticas, está a ausência do uso de um secure element, componente essenccial para garantir a encriptação dos dados de forma eficaz com PINs simples. Isto significa que a maioria dos utilizadores pode estar exposta a ataques brute force sem o saber. Além disso, o /e/OS altera a interface que mostra o nível de patch de segurança, escondendo a verdadeira versão instalada no sistema. O /e/OS é também acusado de incluir apps e serviços não privados, como o reconhecimento de voz que envia dados para a OpenAI, ao contrário das opções offline disponibilizadas pela própria Google.
O confronto vai além das questões técnicas. A equipa do GrapheneOS acusa o fundador do /e/OS, Gaël Duval, de espalhar desinformação e atacar pessoalmente membros da comunidade, algo que também terá acontecido com o responsável pelo projeto DivestOS, entretanto descontinuado. Segundo o GrapheneOS, estas atitudes desviam a atenção do problema principal: o facto de o /e/OS reduzir drasticamente a privacidade em vez de a reforçar.

A resposta termina com uma nota clara: o /e/OS não cumpre sequer os mínimos exigíveis em termos de privacidade e segurança. Ao vender dispositivos com meses ou anos de atraso em patches críticos e ao esconder isso aos utilizadores, o sistema coloca em risco pessoas que acreditam estar mais protegidas. O GrapheneOS, por outro lado, destaca-se por aplicar correcções no próprio dia de lançamento e manter uma política de transparência total sobre as suas actualizações e funcionalidades - algo que quer que fique devidamente divulgado e esclarecido.

Microsoft quer reduzir lentidão do Windows 11 na actualização 25H2

21-07-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Com a chegada da actualização 25H2 a Microsoft diz querer resolver problemas de lentidão no Windows 11.

A Microsoft está a preparar-se para atacar uma das principais críticas ao Windows 11: o desempenho lento ou inconsistente. Desde o lançamento do sistema em 2021, muitos utilizadores se têm queixado que o Windows 11 parece mais "pesado" que o Windows 10, especialmente em certos tipos de hardware, incluindo PCs com CPUs híbridos mais recentes.

Para melhorar esta situação, a MS lançou uma nova versão de testes do Windows 11 que inclui um sistema automático de recolha de registos de desempenho de modo a ajudar os engenheiros da Microsoft a identificar mais rapidamente a origem dos problemas. Segundo a empresa, os utilizadores do programa Windows Insider são agora incentivados a enviar feedback sempre que notarem lentidão no sistema, permitindo que o Feedback Hub recolha automaticamente os dados necessários. Esta nova abordagem faz parte do compromisso da Microsoft em melhorar o desempenho do Windows, e deverá resultar em melhorias visíveis na actualização 25H2 prevista para o final do ano. No passado, a Microsoft já tinha optimizado áreas como a barra de tarefas, notificações, e aplicações de arranque, com a atualização 24H2 de 2023 a trazer melhorias para computadores com hardware mais antigo.

Ainda assim, continuamos longe do nível de desempenho que seria desejado (exigido) em computadores com CPU com dezenas de núcleos a funcionar a vários GHz, dezenas de gigabytes de RAM, e SSDs capazes de transferir dezenas de GB/s, em que tudo deveria acontecer de forma instantânea a todo e qualquer movimento ou clique do utilizador.

Elgato Stream Deck MK.2 a €136

21-07-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Perfeito para quem quer automatizar e ter acesso imediato a inúmeras funções, o Stream Deck MK.2 da Elgato vem com 15 teclas programáveis.

O Stream Deck da Elgato tem sido uma opção popular entre streamers ou pessoas que apreciam a verstilidade de uma série de botões programáveis com mini-ecrãs que facilitam saber o que cada faz. Este novo Stream Deck MK.2 traz algumas melhorias face ao modelo anterior, com um design mais cuidado e profissional, suporte amovível, painéis frontais substituíveis, e cabo USB-C amovível.
O Elgato Stream Deck MK.2 está disponível por 136 euros com envio da Amazon Espanha.

Mesmo sabendo-se que a Elgato disponibiliza a sua app que, de certa forma, permite replicar o funcionamento do Stream Deck num smartphone ou tablet, há quem não dispense a capacidade de ter esses botões programáveis em formato físico e sempre disponíveis sem "prender" o uso do seu smartphone/tablet. Adicionalmente, embora seja um dispositivo muito apreciado por streamers, acaba por poder ser usado em inúmeros outros casos, até mesmo em cenários de trabalho onde se possa ter necessidade recorrente de repetir operações complexas, que aqui poderão ficar acessíveis através de uma só tecla.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Modelo da OpenAI conquista ouro nas Olimpíadas de Matemática

21-07-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Um modelo AI experimental da OpenAI conseguiu obter uma "medalha de ouro" na Olimpíada Internacional de Matemática, surpreendendo os especialistas.

Um modelo experimental da OpenAI conseguiu um feito histórico ao alcançar um desempenho de medalha de ouro na prestigiada Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). A inteligência artificial resolveu correctamente cinco dos seis problemas da prova, o que representa um avanço significativo em capacidades de raciocínio matemático.

A IMO é uma das competições de matemática mais difíceis do mundo, com provas realizadas ao longo de dois dias, cada uma com três questões altamente desafiantes. Alexander Wei, investigador da OpenAI, afirmou que o modelo foi testado nas mesmas condições que os participantes humanos e exibiu uma capacidade cognitiva notável ao longo do exame - lembrando também que o modelo não tinha acesso a ferramentas externas. A empresa refere que esta AI não foi concebida apenas para fazer matemática, mas sim como parte de um esforço mais amplo em direcção à inteligência geral (AGI).

We achieved gold medal-level performance 🥇on the 2025 International Mathematical Olympiad with a general-purpose reasoning LLM!

Our model solved world-class math problems—at the level of top human contestants. A major milestone for AI and mathematics. https://t.co/u2RlFFavyT

— OpenAI (@OpenAI) July 19, 2025

We achieved gold medal-level performance 🥇on the 2025 International Mathematical Olympiad with a general-purpose reasoning LLM!

Our model solved world-class math problems—at the level of top human contestants. A major milestone for AI and mathematics. https://t.co/u2RlFFavyT

— OpenAI (@OpenAI) July 19, 2025
A conquista ganhou ainda mais destaque depois de o matemático Terence Tao ter dito recentemente que não esperava ver uma AI alcançar tal desempenho tão cedo. E até críticos habituais, como Gary Marcus, admitiram estar impressionados, embora continuem a questionar a utilidade prática do modelo, os métodos de treino usados, e o custo por problema resolvido. Importa também referir que os resultados foram disponibilizados mas não foram ainda oficialmente validados pela organização da IMO.

Apesar do entusiasmo, Sam Altman esclareceu que o modelo com estas capacidades não será disponibilizado ao público tão cedo. Segundo a OpenAI, esta tecnologia ainda está numa fase experimental, mas o avanço mostra a velocidade com que a inteligência artificial está a evoluir. Emopra isto sirva como sinal de que a OpenAI se mantém na linha da frente do desenvolvimento AI, a próxima prova de fogo será o lançamento do GPT-5, que terá que cumprir com enormes expectativas por parte da comunidade.

Como são feitos os Mini-PC na China

21-07-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

É fascinante ver o processo de produção dos mini-PC na China, que nos relembra que tudo o que existe tem que ser "feito".

Hoje em dia estamos mal-habituados, no sentido em que podemos abrir o browser, pesquisar por qualquer produto que se deseje, clicar num botão, e esperar que o mesmo apareça à porta de casa passado um ou dois dias. Mas desta vez temos uma visita ao interior de uma fábrica de mini-PCs na China, da Beelink (bem conhecida neste segmento), e que nos mostra o incrível trabalho que se esconde por trás de cada uma destas pequenas máquinas.

O vídeo mostra-nos tanto a parte mecânica de construção das caixas, da parte de maquinação à parte dos acabamentos, como a parte electrónica de produção das motherboards e a sua instalação. No final, ficamos um mini-PC que a maioria das pessoas nem sequer pensará em como foi feito quando abre na embalagem da transportadora que o fez chegar à sua porta.


Embora mais condicionados em termos de expansão, os mini-PC são uma excelente proposta e opção para quem procura um PC no qual não irá mexer muito (além de uma potencial expansão de memória ou SSD), e que tem como grande vantagem ocupar um volume reduzido face a um PC de secretária tradicional.

Reino Unido prepara recuo no acesso à iCloud

21-07-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Reino Unido parece não querer "irritar" o governo dos EUA e prepara-se para abandonar a exigência de acesso aos dados encriptados no iCloud da Apple.

O governo britânico parece estar pronto para abandonar o pedido controverso à Apple para criar uma "backdoor" nos sistemas de encriptação do iCloud. A decisão não resulta de uma mudança de posição sobre privacidade, mas sim da pressão dos EUA durante negociações comerciais entre os dois países.

Fontes internas revelaram que o Ministério do Interior do Reino Unido está a procurar uma forma de recuar discretamente na questão, por forma a tentar não penalizar outros pedidos feitos a outras empresas. A resistência por parte dos EUA terá sido decisiva. Segundo uma das fontes, os americanos consideram inaceitável qualquer tentativa de interferência nas empresas tecnológicas do país, especialmente quando envolve questões sensíveis como liberdade de expressão. Tudo começou com uma ordem secreta emitida pelo Reino Unido em Janeiro, exigindo acesso aos ficheiros armazenados pelos utilizadores do iCloud. A Apple respondeu suspendendo a funcionalidade de encriptação total (Advanced Data Protection) no Reino Unido e avançou com um recurso legal contra a medida. Em Abril, a Apple conseguiu o direito de falar publicamente sobre o caso e, no mês passado, também o WhatsApp anunciou que também quer apresentar provas em tribunal para apoiar a Apple.

Agora, com o Reino Unido a sentir-se encurralado e preocupado com o impacto nas relações com os EUA, tudo indica que o pedido de acesso forçado à encriptação poderá ser abandonado. A grande questão será saber se este recuo apenas visa as empresas norte-americanas, ou se será um recuo global na medida que é fortemente criticada por ser um grande risco de segurança e de invasão de privacidade.

Pixel Watch 4 poderá vir com novo chip

21-07-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Depois dos rumores que indicavam que o novo Pixel Watch 4 iria manter o mesmo chipset da geração anterior, surgem boas notícias de que poderá vir equipado com um Snapdragon W5+ Gen 1 melhorado.

A Google prepara-se para revelar o Pixel Watch 4 no dia 20 de Agosto, mas os primeiros detalhes já começaram a surgir. A nova geração do smartwatch deverá contar com um ecrã bastante mais brilhante - até 3.000 nits, um aumento de 50% face ao modelo anterior - igualando o brilho do Galaxy Watch8 e do Apple Watch Ultra 2.

O Pixel Watch 4 vai estar disponível em dois tamanhos: 41 mm e 45 mm, com ecrãs de 1.2" e 1.4", respectivamente. Além disso, há indicações de que poderá trocar o antigo chip Snapdragon W5 Gen 1 por um W5+ Gen 1. A principal diferença está no co-processador AON, de baixo consumo, que trata de tarefas como a monitorização de saúde, comandos de voz e reprodução de áudio, sem recorrer ao processador principal.
A autonomia também promete melhorias: o modelo de 41 mm terá uma bateria de 327 mAh e o de 45 mm virá com uma de 459 mAh, permitindo até 30 e 40 horas com o ecrã sempre ligado, ou até 72 horas em modo de poupança. Uma nova funcionalidade chamada "side-charging" vai permitir usar o smartwatch como relógio de mesa durante o carregamento, girando o ecrã para ficar visível na mesa de cabeceira.

No entanto, estas melhorias serão acompanhadas por um aumento da espessura, que passará a ter 14.3 mm, mais 2 mm do que antes. Quanto ao preço, os rumores apontam para 400 € (WiFi) e 500 € (LTE) na versão de 41 mm, e 450 € e 550 € para a versão de 45 mm. Estarão disponíveis várias cores como Obsidian, Lemon, Moonstone, Iris e Porcelain, bem como uma nova selecção de braceletes.

SSD Samsung 990 Pro 2TB a €159

21-07-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser dar o salto para os SSDs de 7 GB/s pode optar pelos Samsung 980 Pro, que suportam PCIe 4.0 e farão maravilhas por qualquer computador.

Nos últimos anos os discos / SSDs têm sido um dos factores mais limitativos do desempenho dos computadores, e é por isso que esta tem sido uma das áreas em que mais importa apostar. No caso de terem um computador com suporte para PCIe 4.0, nada como escolher um SSD capaz de tirar o máximo partido disso, como estes Samsung 990 Pro, com velocidades de até 7.45 GB/s em leitura e 6.9 GB/s em escrita.
O Samsung 990 Pro de 2 TB está disponível por 159 euros na Amazon Espanha. Também têm disponível a versão de 4 TB e 1 TB.

Há quem critique a Samsung por ter aplicado a designação "Pro" nestes SSDs (tal como nos 980 Pro), quando eles utilizam memórias flash TLC, acompanhadas por uma cache de memória RAM e flash SLC, e que por isso melhor seriam enquadrados na família EVO. As suas velocidades reduzem-se significativamente caso se ultrapasse a memória cache; no entanto, em uso normal, isso é algo que não de deverá fazer notar de forma significativa.

O que se fará notar é que, no caso de os utilizarem numa motherboard apenas com PCIe 3.0, as velocidades cairão para valores na ordem dos 3.5 GB/s em leitura e 3.4 GB em escrita. Velocidades respeitáveis, mas que ficam aquém das suas capacidades; pelo que o melhor será utilizá-los em motherboards que suportem M.2 PCIe 4.0.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Ring volta a permitir partilha de vídeos com a polícia - através da Axon

21-07-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Ring volta a permitir a polémica partilha de vídeos com a polícia nos EUA, desta vez através de uma parceria com a Axon.

A Ring, empresa da Amazon conhecida pelos seus videoporteiros inteligentes com câmara, voltou a permitir que a polícia peça acesso a vídeos dos utilizadores. Esta mudança surge com uma nova parceria com a Axon, empresa já bem conhecida e integrada com as forças de segurança, fabricante do Taser e das bodycams usadas por grande parte das forças policiais nos EUA. Segundo as duas empresas, a ideia é facilitar a resolução de crimes e reforçar a segurança nos bairros.

Esta decisão reverte uma política anterior da Ring. Em 2023, a empresa tinha descontinuado a funcionalidade "Request for Assistance", que permitia à polícia pedir imagens através da app Neighbors. Na altura, a empresa afirmou que só permitiria pedidos em situações de emergência, mas isso não evitou as preocupações com a privacidade, já que os pedidos podiam ser feitos sem necessidade de mandado judicial. Com a nova parceria, a Amazon / Ring evita as críticas directas, já que os pedidos passam a ser feitos através do sistema de gestão de provas digitais da Axon. Os utilizadores continuam a poder escolher se querem ou não partilhar os vídeos. Caso aceitem, os ficheiros serão encriptados e anexados de forma segura ao processo. A Axon garante ainda que a identidade dos utilizadores que recusarem partilhar vídeos não será divulgada. Além disso, está a ser estudada uma nova integração que poderá permitir o acesso em direto às câmaras da Ring, com autorização dos utilizadores.

Tal como anteriormente, o problema não é o "princípio" do sistema - já que ninguém se irá opor a que as suas câmaras possam fornecer provas em casos de crimes - mas sim o grande risco que isto significa perante cenários de uso abusivo, tanto por parte de funcionários das empresas, como de elementos das forças da autoridade; coisas que já aconteceram no passado.

WhatsApp troca app nativa no Windows por web app

21-07-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp volta a mudar de estratégia e troca a app nativa para Windows por uma versão web.

A Meta está a preparar uma mudança importante na app WhatsApp para Windows, que deixará de ser uma app nativa. Em vez disso, passará a ser uma simples versão web empacotada com recurso ao Edge WebView2 da Microsoft, o que torna o processo de desenvolvimento mais simples para a empresa. Esta alteração já está visível na versão beta mais recente.

Ao abandonar a app nativa, o WhatsApp perde a integração visual com o Windows 11 e alguns elementos de usabilidade. A interface torna-se mais básica, especialmente nas definições, e a gestão das notificações também muda. No entanto, a nova versão traz funcionalidades adicionais como acesso a canais (Channels) e melhorias nos Estados (Status) e Comunidades, que estavam ausentes da versão nativa.
A principal motivação por trás desta transição parece ser a simplificação do processo de desenvolvimento, já que assim facilita o processo de manter a versão "Windows" a par das funcionalidades lançadas na versão web. Ainda assim, nem todo os utilizadores poderão apreciar a mudança.

Aliás, basta referir que a própria Meta tinha defendido o lançamento de versões nativas das suas apps, referindo que ofereceriam melhor desempenho, fiabilidade e produtividade. Agora, terá que arranjar novos argumentos para tentar explicar esta mudança - que, ainda por cima, surge pouco tempo depois da empresa lançar uma app nativa para iPad.

|