PlanetGeek

How to Use a PHP Coverage Report to Check The Quality Level of Your PHPUnit Test Code

09-05-2024 | 14:45 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
PHPUnit is a popular PHP framework to help developers elaborate test code to verify whether the code works as expected.

PHPUnit produces a Clover report in XML format that provides several details about the level of coverage of a current set of tests that use PHPUnit to test a PHP project.

Check this PHP package that uses the PHPUnit Clover report to calculate a coverage score and you can check how well your PHPUnit test code is testing your PHP projects.

Circle to Search chega ao iPhone - via Google Lens e Shortcuts

09-05-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A funcionalidade de pesquisa de ecrã Circle to Search do Android pode ser replicada nos iPhones através do Google Lens activado por um shortcut.

A Google muito tem promovido a funcionalidade Circle to Search no Android, que permite fazer uma pesquisa inteligente sobre qualquer coisa que se tenha no ecrã através do gesto de desenhar um círculo - e que engloba não só pesquisas de texto ou imagem, mas também coisas como fazer traduções e outras. No iPhone não existe essa funcionalidade, mas há quem tenha replicado o mesmo tipo de funcionalidade, tirando partido dos Shortcuts e do Google Lens.

O Google Lens em iOS também permite fazer pesquisas visuais (imagens e texto), e este "truque" consiste apenas em facilitar o seu acesso através de um shortcut (as versáteis acções programáveis do iOS) com activação através do Action Button nos iPhones mais recentes, ou através de um duplo ou triplo toque na traseira.
O atalho em si é simples, consistindo apenas na acção de fazer uma captura de ecrã e de seguida fazer a pesquisa da mesma usando o Google Lens (necessitando de se ter a app Google instalada). Depois, basta associar esse shortcut ao Action Button ou duplo / triplo toque traseiro, dependendo do que se achar mais conveniente tendo em conta a frequência de uso que lhe planeamos dar.

Xbox diz precisar mais jogos pequenos de sucesso - um dia após encerrar estúdio do Hi-Fi Rush

09-05-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft e Xbox estão debaixo de fogo, após terem encerrado diversos estúdios que criaram jogos de sucesso, para no dia seguinte dizerem que precisam de mais jogos assim.

O sector dos jogos está em tumulto com as mais recentes decisões da Microsoft e Xbox. A Xbox encerrou e reestruturou estúdios como o Arkane Austin (que desenvolveu o Redfall), Alpha Dog Games (Mighty Doom), Roundhouse Studios (integrado no ZeniMax Online Studios), e - o que tem dado mais que falar - o fecho do estúdio Tango Gameworks, criadores do muito bem sucedido Hi-Fi Rush, que venceu diversos prémios, incluindo um Game Award, Game Developers Choice award, e até um BAFTA.

E tudo isto ganhou novas proporções por, apenas um dia após estes encerramentos, o responsável pelos Xbox Game Studios ter vindo dizer que a plataforma precisa de mais "pequenos jogos de sucessos que tragam prestígio e prémios à plataforma" - jogos, precisamente, como o Hi-Fi Rush cujo estúdio acabaram de fechar.

Microsoft says it needs games like #HiFiRush the day after shutting down its studio

Xbox Game Studios boss Matt Booty told employees today ‘we need smaller games that gives us prestige and awards’ pic.twitter.com/iTlKgAXYHf

— Culture Crave 🍿 (@CultureCrave) May 9, 2024

😂 pic.twitter.com/h2FRbTPn8V

— HazzadorGamin, Dragon of Dojima (@HazzadorGamin) May 9, 2024
Há quem diga que isto é meramente a confirmação de que a estratégia Game Pass da Microsoft não está a resultar, impedindo que jogos de sucesso tenham um volume de vendas elevadas (por serem disponibilizados através do serviço de subscrição). E isso levanta muitas questões sobre o que a MS/Xbox irão fazer no futuro. Já há rumores de que vem aí novo aumento de preço do serviço Game Pass - que poderá afastar subscritores - ou de que a MS vai ser mais selectiva com os jogos que lá disponibiliza, podendo não disponibilizar o próximo jogo Call of Duty (que é um dos mais aguardados), a par da ausência de outros jogos sonantes que cativem mais clientes para o serviço.

Anúncio esmagador do iPad Pro gera polémica

09-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O anúncio publicitário "Crush" do novo iPad Pro OLED da Apple está a gerar polémica por destruir instrumentos musicais e ferramentas criativas.

A Apple tem é tradicionalmente conhecida por fazer anúncios marcantes, mas desta vez esse objectivo não está a ser atingido pelo lado positivo. Pelo contrário, o vídeo "Crush!" apresenta-nos uma parafernália de instrumentos musicais, ferramentas criativas, e outros, que são destruídos numa gigantesca prensa hidráulica. A ideia é simbolizar que todas essas capacidades estão condensadas num iPad Pro, mas a destruição destes objectos está a chocar muitos fãs da marca, que consideram completamente despropositado que a Apple tenha recorrido a tal analogia.

Não faltam análises mais profundas, ao gosto de cada um, desde as que referem o fim de um ciclo - dos tempos do famoso anúncio 1984 que dava destaque às pessoas - para agora se chegar a um ponto em que temos uma máquina destruidora a desintegrar objectos muito apreciados pelos humanos. Isto para não falar dos que acusam a Apple de mentir descaradamente quanto diz que o novo iPad Pro é o seu "produto mais fino de sempre" com 5.1 mm, quando o iPod Shuffle 3rd gen tem 4 mm de espessura).


Caricatamente, há quem diga ter resolvido o problema deste vídeo... simplesmente reproduzindo-o de trás para a frente.

Hey @Apple, I fixed it for you (sound on) pic.twitter.com/OwVnYNgXhT

— Reza Sixo Safai (@rezawrecktion) May 8, 2024

Tendo em conta a velha máxima de que "toda a publicidade é boa publicidade", não há dúvida que a Apple está a ter aquilo que deseja, mesmo que não seja da forma que esperava.

Maxio permite SSDs de 14.8 GB/s

09-05-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Maxio lançou novos controladores PCIe Gen5 para SSDs que permitem atingir velocidades de 14.8 GB/s.

Os SSDs de 5 GB/s e 7 GB/s arriscam-se a ser rapidamente esquecidos com a chegada dos SSDs PCIe 5.0. A Maxio, empresa do grupo JMicron, apresentou a sua mais recente geração de controladores SSD: os MAP1802, MAP1803 e MAP1806.

O Maxio MAP1802 permite atingir velocidades de leitura sequencial de até 14.8 GB/s e escrita de 14.4 GB/s. O Maxio MAP1803 reduz as velocidades ligeiramente para os 14 GB/s e 13.5 GB/s (leitura e escrita), mas aumenta a capacidade máxima suportada de 8 TB para 64 TB. E o Maxio MAP1806, que apesar de ser apresentado como o chip topo de gama, apresenta prestações que ficam no meio dos outros chips, com velocidades de 14.5 GB/s e 14 GB/s e capacidade máxima de 16 TB.
A Maxio já começou a produção e comercialização destes chips, significando que não deverá demorar muito para que comecem a chegar ao mercado SSDs PCIe 5.0 que transformem estas prestações anunciadas em realidade.

Veremos qual será a desculpa para que os sistemas operativos e apps continuem a ter funcionamento "lento" apesar de se ter um SSD capaz de atingir transferências de quase 15 GB/s!

Tablet Teclast T60 a €194

09-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do T40S de baixo custo, temos agora o tablet Teclast T60.

O Teclast T60 vem equipado com um ecrã IPS de 12" (2000x1200) com margens reduzidas, CPU Unisoc T616 octa-core, 8 GB de RAM (a marca insiste nos "16 GB" virtuais), 256 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 8000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast T60 está disponível por 194.99 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 15 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla mostra Cybertruck em Portugal

09-05-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla trouxe um Cybertruck para o nosso país, dando aos portugueses a oportunidade de verem ao vivo o mais marcante modelo da marca até à data.

A Tesla está a fazer uma tournée europeia com o Cybertruck, fazendo-o passar por diversas cidades e países, e que neste momento está a passar por Portugal.

Como seria de esperar, o Cybertruck é uma viatura imponente, e o seu aspecto futurista assegura que não passará despercebido por onde quer que passe. No entanto essa imponência também acarreta alguns problemas de ordem prática para as nossas estradas. Com mais de 2.4 metros de largura e quase 5.7 metros de comprimento, será necessário fazer algum planeamento antecipado sobre os caminhos a seguir (lembro-me de pelo menos quatro ou cinco locais por onde passo regularmente onde não poderia passar com um Cybertruck). Só para comparação, um carro "grande" como um BMW X5, tem uma largura de 2.2 metros e comprimento de 4.9 metros.
Pela parte positiva, o seu sistema de volante-by-wire e quatro rodas direccionais faz com que o carro seja bastante mais manobrável do que as suas dimensões fariam temer, tendo um raio de viragem que é inferior ao de um Model S. Mas se nas manobras isso resolve o problema, não há nada a fazer quanto às suas dimensões.
A Tesla ainda não dá qualquer informação quanto a possíveis datas para a comercialização do Cybertruck na Europa, antevendo-se que sejam necessárias algumas alterações na parte frontal para que possa ser autorizado a circular nas estradas europeias. Quando tal acontecer, será um veículo que certamente irá apelar a todos os que gostem de ser notados na estrada (e que dificilmente irão utilizar a sua caixa de carga para "trabalho").

Quem quiser ver o Cybertruck ao vivo terá oportunidade para o fazer este fim-de-semana no Porto (10 e 11 de Maio) e em Lisboa a 15 e 16 de Maio.

Matter 1.3 suporta carregadores de carros e monitorização de energia

09-05-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Connectivity Standards Alliance anunciou a versão 1.3 do Matter, com suporte para mais dispositivos incluindo carregadores de automóveis e mais electrodomésticos.

O Matter pode ainda não se ter tornado no sistema unificador para as casas inteligentes que era suposto ser, mas vai dando passos nesse sentido. Depois de uma reduzida selecção de tipos de equipamentos suportados, com o Matter 1.3 temos uma expansão considerável que ajudará a torná-lo mais útil para todos.

Com a especificação Matter 1.3 passam a ser suportados:
  • Carregadores de automóveis eléctricos
  • Máquinas de secar roupa
  • Fornos
  • Micro-ondas
  • Placas de cozinha
  • Extractores de cozinha
  • Sensores de fuga de água e congelamento
  • Sensores de chuva
  • Válvulas de água
Adicionalmente e não menos importante, o Matter 1.3 também suporta monitorização avançada de consumos (incluindo consumos estimados e reais) para todos os dispositivos; mais funcionalidades de interacção com TVs (permitindo que outros dispositivos façam surgir notificações no ecrã); suporte para "scenes" que facilitam a configuração de múltiplos dispositivos (como cenários de iluminação, e outros); e agregação de comandos para actuação mais imediata (por exemplo, ao controlar dezenas de luzes, evitando que se vejam as alterações a serem aplicadas individualmente, uma por uma).

Ataque TunnelVision pode enganar VPNs

08-05-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Investigadores revelaram um ataque designado por TunnelVision que pode tirar partido do DHCP para desviar dados que deveriam usar uma VPN.

As ligações VPN são recomendadas para inúmeros casos, como trabalhores remotos que se ligam aos serviços da empresa, ou até para se aceder de forma segura à rede de casa quando se está fora. Normalmente é algo que se activa e não se pensa mais nisso, mas nem sempre a VPN dá a segurança que se pensaria estar assegurada.

O ataque TunnelVision tira partido de uma opção no DHCP que permite configurar as rotas de dados. Usando isso de forma indevida, um atacante pode especificar que as comunicações que deveriam seguir através da VPN são, em vez disso, direccionadas para um servidor do atacante que pode espiar e monitorizar o que está a ser feito.

O ataque será de mais fácil implementação em redes controladas pelo atacante ou em que ele esteja presente (como redes WiFi públicas), e afecta Windows, Linux, macOS, e iOS. Curiosamente, o Android fica a salvo deste ataque por não suportar a DHCP option 121 necessária para esta manipulação.


Existem sistemas vulneráveis desde 2002, e os investigadores esperam que este anúncio público possa sensibilizar para a necessidade de uma maior protecção das ligações VPN. Até lá, recomendam coisas como usar network namespaces em Linux para segmentar e proteger as diferentes ligações de rede, configurar as VPNs de modo a forçar que todas as comunicações sejam feitas através da ligação segura, e evitar o uso de redes públicas que não ofereçam qualquer garantia de segurança.

Reactor de fusão WEST funcionou por 6 minutos

08-05-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Em França, o reactor de fusão WEST manteve-se operacional durante 6 minutos, dando mais um pequeno passo no sentido de tornar os reactores de fusão uma realidade.

Os reactores de fusão têm estado na mira dos cientistas há várias décadas, replicando o processo de geração de energia que existe no interior das estrelas, e proporcionando energia limpa e praticamente ilimitada. Infelizmente, as dificuldades de replicar uma estrela são muitas, motivo pelo qual esta tecnologia parece estar continuamente a ser prometida "para breve".

Em França deu-se mais um passo no sentido de tornar o sonho realidade, com o reactor WEST (Tungsten [W] Environment in Steady-state Tokamak) a ter mantido a reacção de fusão durante 6 minutos com temperaturas superiores a 50 milhões de graus centígrados. E embora outros reactores experimentais já tenham atingido temperaturas superiores, só o fazem durante alguns segundos, tornando estes seis minutos no novo recorde para este tipo de reactor.
Este teste também permitiu recolher valiosos dados que serão úties para o ITER, o reactor de fusão de ainda maior dimensão que está a ser construído, e que tentará atingir o objectivo de uma temperatura tão elevada que torne o processo de fusão auto-sustentável e capaz de gerar energia positiva. Com sorte, um objectivo que poderá ser atingido no final da década.

Notícias do dia

08-05-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

EMEL desperdiça 20 mil euros para bloquear apps não-oficiais; Apple apresenta iPad Pro OLED com chip M4 (sem carregador na UE), novo iPad Air, e reduz preço do iPad de 10ª; Google apresenta o Pixel 8a mais económico; Raspberry Pi Connect facilita acesso remoto aos RPI; e autoridades reactivam site do LockBit para revelar o seu líder.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB.

NHTSA diz que Teslas continuam a ter acidentes com Autopilot

A NHTSA (entidade rodoviária dos EUA) quer que a Tesla forneça mais informação referente ao Autopilot antes e depois da "recolha", dizendo que continua a ter registo de dezenas de acidentes de colisões frontais com o Autopilot activado, e isto já com a versão mais recente a actualizada do sistema.

A suspeita é que, contrariamente ao que Musk tem insistido, o sistema Autopilot apenas com câmaras poderá não ser suficiente para todos os cenários de condução autónoma ou semi-autonóma, e isso parece estar a ser ainda mais validado pela descoberta de que a Tesla foi o melhor cliente da Luminar, comprando mais de 2 milhões de dólares de LIDARs - provavelmente para o táxi autónomo que prometeu revelar em Agosto.

Vai ser interessante ver como, depois de tantos anos a desvalorizar e ridicularizar os LIDARs, Elon Musk irá justificar que afinal sejam necessários para o seu carro supostamente verdadeiramente autónomo.


Missão Polaris Dawn da SpaceX fará primeiro passeio espacial fora da nave

Depois de ter revelado o seu fato para actividade extraveicular, a SpaceX revelou mais detalhes sobre a missão Polaris Dawn que levará astronautas mais longe, e fazendo também o primeiro passeio espacial comercial.

Esta missão leva um repetente, Jared Isaacman, acompanhado por de um ex-tenente e piloto da Força Aérea, Scott Poteet, e duas engenheiras da SpaceX, Sarah Gillis e Anna Menon. Esta missão levará os astronautas a cerca de 1400 km da Terra - a maior distância desde as missões Apollo que foram à Lua - e também servirá para fazer o primeiro passeio espacial fora da nave, com Isaacman e Gillis a fazerem uso das capacidades extraveiculares dos novos fatos da SpaceX (que mantêm uma ligação à nave para fornecimento de oxigénio e energia). Os outros membros da tripulação também usarão estes fatos, mas sem terem direito a passeio no exterior.

Embora não tenha sido indicada uma data concreta, esta missão deverá ser lançada até ao final de Julho.


Lenovo ThinkPad P1 Gen 7 estreia memória LPCAMM2

O Lenovo ThinkPad P1 Gen 7 vai ser o primeiro portátil a vir equipado com os novos módulos de memória LPCAMM2 em vez dos tradicionais módulos SO-DIMM.
Estes módulos LPCAMM2 são 64% mais pequenos que os SO-DIMM DDR5 e 58% mais eficientes devido ao uso de memórias LPDDR5X. Mantém a vantagem de ser módulos substituíveis pelo utilizador, embora utilizem um sistema que é mais próximo do dos CPUs (com contactos em toda a parte inferior do módulo) do que dos módulos de memória tradicionais com os contactos todos numa borda do módulo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As origens da Toyota remontam a 1924, na altura ainda conhecida como Toyoda, nome do seu fundador Kiichirō Toyoda. Só na década seguinte a empresa entraria no sector automóvel e mudaria de nome para Toyota, que se podia escrever em oito traços (número associado a sorte no Japão) e visualmente mais simples, sem diacríticos no final: トヨタ vs トヨダ.

How to Implement a PHP Face Recognition Login System

08-05-2024 | 16:25 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Face recognition is a feature of many systems that allows quick access to people who show their faces.

A system that supports face recognition must keep track of the faces of authorized users.

This package implements a login system that supports recognizing people who show their faces.

Saldos do Dia da Mãe Godeal24 com Office 2021 Pro a €27.25

08-05-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há nova campanha de saldos do Windows e Office, mesmo à medida para quem prepara um novo computador, com Windows 11 e Office a preço mais reduzido que nunca.

O software mais recente da Microsoft pode ser útil para empresas individuais. No entanto, pode ser caro. Com a Promoção do Dia da Mãe da Godeal24, temos a oportunidade de arranjar o Office 2021 Pro com licença vitalícia por apenas 27,25€. É mais de 90% de desconto do preço original. Mais ainda, o Office 2021 Professional para 5 PCs está disponível a partir de 22,60€ por PC. E para quem precisa de um novo sistema operativo, o mais recente Windows 11 Pro pode ser obtido por apenas 13,25€.

Em promoção especial temos os Office para Windows e para Mac:
Temos os Windows em promoção:  
Oferta especial nos bundles Windows e Office com desconto até 62% usando-se o código SGO62:
Temos os Windows empresariais e outros com desconto até 50% usando-se o código SGO50:
Desconto especial para licenças em volume para o Windows e Office:

E ainda mais algumas ferramentas e utilitários:

O processo de compra permite criar um registo ou efectuar a compra como "guest". E para usufruir do desconto, bastará introduzir o código de desconto no campo respectivo quando estiverem no ecrã de validação dos produtos a comprar.


O pagamento pode ser feito com PayPal (que aparece ao se escolher a opção de pagamento cwalletco) para total segurança, e conta com assistência permanente através do endereço de email [email protected].

Intel recua e recomenda não usar valores de fábrica para os CPUs

08-05-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Intel parece não saber o que fazer, entre ter CPUs rápidos mas instáveis, ou estáveis mas lentos.

Perante os relatos cada vez mais frequentes de CPUs Intel problemáticos, a Intel investigou o caso e disse que a culpa é dos fabricantes de motherboards que usam definições acima do especificado para obterem maior desempenho.

A Intel disse que ia passar a exigir que os fabricantes disponibilizassem configurações de acordo com as especificações dadas pela Intel, mas agora parece estar a mudar de ideias, dizendo que não recomenda que sejam usadas essas definições e que os fabricantes motherboards devem continuar a usar configurações "aceleradas" desde que as motherboards sejam capazes disso. Certamente para que os seus CPUs dêem um grande trambolhão nos benchmarks e passem a ficar atrás dos CPUs da AMD.

Intel hast published its statement on the instability issues:

„Intel is not recommending motherboard manufacturers to use ‘baseline’ power delivery settings on boards capable of higher values.“ pic.twitter.com/PRBA58lYKa

— Andreas Schilling 🇺🇦 🇮🇱 (@aschilling) May 8, 2024
Ou seja, na prática, apesar de apregoar a estabilidade dos seus CPUs com os parâmetros oficiais, a Intel continua a incentivar os fabricantes a que façam overclock dos CPUs, mas quer que o façam de uma forma em que consigam assegurar a suposta estabilidade do sistema. Um equilíbrio que muitas vezes é difícil de conseguir, já que em muitos casos essa instabilidade pode fazer-se notar apenas em circunstâncias bastante específicas, e que os utilizadores podem atribuir a uma falha de software ou outro motivo (a não ser, como foi o caso, em que se torna tão flagrante em que o verdadeiro motivo salta à vista).

Raspberry Pi Connect facilita acesso remoto aos RPI

08-05-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A partir de agora será mais fácil aceder remotamente a um Raspberry Pi, com o Raspberry Pi Connect.

Em grande parte das aplicações com Raspberry Pi há a necessidade de aceder remotamente ao pequeno computador - quer por se encontrar em locais remotos, quer por nem sequer ter um ecrã ou teclado ligados - e existem diversas formas de o fazer. Mas agora passa a haver uma forma "oficial" de o fazer, dispensando o uso de serviços externos.

Com o Raspberry Pi Connect os utilizadores têm acesso a um serviço que possibilita o acesso remoto aos Pi (Raspberry Pi 4, 5, ou Pi 400 kit) a partir de qualquer browser usando WebRTC, a mesma tecnologia usada por serviços como o Zoom, Slack, Microsoft Teams, e Google Meet. Para tal, os utilizadores terão apenas que criar uma conta Raspberry Pi ID, com autenticação 2-factor, e depois aceder ao seu Pi através do endereço connect.raspberrypi.com.

O serviço é gratuito mas por agora é disponibilizado em "beta", tendo que ser avaliada a quantidade de tráfego que o sistema irá gerar no servidor relay (por agora apenas um) que funcionará como repetidor para as ligações que não puderem ser feitas directamente entre o utilizador e o RPi.

Carregador Baseus 65 W GaN a €23

08-05-2024 | 11:36 | A Minha Alegre Casinha

Os carregadores podem acompanhar-nos por anos e anos, e este Baseus 65 W garante que estamos preparados para tirar partido do USB-C até para carregar portáteis.

Com a transição para o USB-C e alguns fabricantes a deixarem de incluir carregadores com os seus produtos, torna-se mais importante que nunca escolher um carregador que nos dê algumas garantias a longo prazo. Este carregador Baseus pode fornecer um total de 65 W mas mantendo um tamanho ultra compacto graças à tecnologia GaN.
Este carregador Baseus 65 W está disponível por 23.78 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 35%.

Vem equipado com duas portas USB-C o que o deixa preparado para o futuro, mas também uma porta USB-A para assegurar compatibilidade com todos os demais cabos USB que já se tenham acumulado. Com esta potência, não só assegura que carrega os smartphones rapidamente, como também é capaz de lidar com portáteis e equipamentos mais que necessitem de mais energia, tudo isto num tamanho relativamente compacto que se pode transportar facilmente para qualquer lado. E não se esqueçam de juntar um cabo USB-C que permita tirar partido destas potências.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

EMEL desperdiça 20 mil euros para bloquear app Gira+

08-05-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A EMEL vai gastar 20 mil euros, não a melhorar a sua app obsoleta, mas simplesmente para tentar bloquear o acesso da app Gira+ não-oficial, que reconhece ter boa adesão por parte da comunidade.

No início do ano falamos da ridícula situação que se passava na EMEL, da empresa ameaçar a app não-oficial Gira+ que tentava apenas dar resposta a uma necessidade dos cidadãos face a uma app oficial antiquada e sem suporte. Passados todos estes meses, em vez de uma evolução positiva, temos um reforço da teimosia obtusa que torna toda a situação ainda mais ridícula.

Em vez de usar o seu dinheiro e recursos no desenvolvimento de uma nova app, a EMEL prefere estourar 20 mil euros apenas e só para bloquear o funcionamento da app Gira+.

Voltando a esta história fantástica.

A EMEL vai gastar 19.116,00€ para cumprir a ameaça do Dr. José Rosa.https://t.co/49Gbv7cxcl https://t.co/rT3WhgcdjP

— Tomahock (@tomahock) May 7, 2024

Por um lado assumem que alguem desenvolveu uma app muito melhor que a deles. pic.twitter.com/wWh8cVSvzb

— Tomahock (@tomahock) May 7, 2024

Como é muito melhor que a deles vamos bloquear para não ser mais usada. pic.twitter.com/Dt0XaLYprN

— Tomahock (@tomahock) May 7, 2024
Num mundo ideal, em vez de se deitar 20 mil euros para o lixo, talvez alguém se pudesse ter lembrado "a app Gira+ está bem conseguida, e que tal se apoiassemos o projecto, e ficamos com uma app em condições sem gastar um euro?" Mas infelizmente não vivemos num mundo ideal, e algumas das pessoas responsáveis por esta decisão parecem estar mais interessadas em responder a bots p0rn no X.

iPad Pro OLED sem carregador incluído na UE

08-05-2024 | 10:32 | Aberto até de Madrugada

O novo iPad Pro OLED pode ser o iPad mais avançado de sempre, mas obriga a comprar um carregador à parte ou usar um que já se tenha.

Para a mais recente e poderosa versão dos iPad Pro a Apple adopta a mesma táctica já aplicada aos iPhones, deixando de incluir carregador com o argumento ecológico de que é para evitar desperdício. Embora seja algo que a Apple já aplicou nos iPhones há alguns anos, é a primeira vez que o faz para os tablets - mas apenas na União Europeia e Reino Unido, com o resto do mundo a receber um carregador como nos modelos anteriores.

Felizmente, não faltam alternativas de qualidade a preço bastante acessível face aos preços praticados pela Apple nos seus carregadores.
De qualquer forma, e para um tablet que pode custar 3667 euros na versão de topo com o Apple Pencil Pro e teclado Magic Keyboard, não se pode deixar de considerar que se torna um pouco ridículo não incluir o carregador - se bem que, o mesmo já se poderia dizer até do modelo base sem qualquer extra, pelo qual já será necessário pagar 1229 euros.


Actualização: Também deixam de trazer autocolantes com o logo da Apple, como era costume.

Carregador Baseus 65 W GaN a €23

08-05-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores podem acompanhar-nos por anos e anos, e este Baseus 65 W garante que estamos preparados para tirar partido do USB-C até para carregar portáteis.

Com a transição para o USB-C e alguns fabricantes a deixarem de incluir carregadores com os seus produtos, torna-se mais importante que nunca escolher um carregador que nos dê algumas garantias a longo prazo. Este carregador Baseus pode fornecer um total de 65 W mas mantendo um tamanho ultra compacto graças à tecnologia GaN.
Este carregador Baseus 65 W está disponível por 23.78 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 35%.

Vem equipado com duas portas USB-C o que o deixa preparado para o futuro, mas também uma porta USB-A para assegurar compatibilidade com todos os demais cabos USB que já se tenham acumulado. Com esta potência, não só assegura que carrega os smartphones rapidamente, como também é capaz de lidar com portáteis e equipamentos mais que necessitem de mais energia, tudo isto num tamanho relativamente compacto que se pode transportar facilmente para qualquer lado. E não se esqueçam de juntar um cabo USB-C que permita tirar partido destas potências.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Opera com resumo de páginas web em Android

08-05-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O browser Opera passa a disponibilizar os resumos de páginas web via o seu assistente AI Aria na versão Android.

Começa a tornar-se cada vez mais comum ter acesso a ferramentas AI integradas no browser, e agora também o Opera para Android passa a fazer parte desse grupo.

Para isso, os utilizadores poderão usar a opção "Summarize" acessível a partir do menu no canto superior direito do browser, que transforma qualquer página web com conteúdo de texto numa versão resumida e condensada com os pontos principais. Mas para ter acesso à função será necessário ter uma conta Opera.


O assistente Aria do Opera também ganhou recentemente a capacidade de gerar imagens e de ler as respostas em voz, mas por enquanto isso apenas está disponível na versão desenvolvimento do browser, nos desktops.

|