PlanetGeek

Como fazer uma mesa basculante de parede

02-01-2024 | 13:28 | A Minha Alegre Casinha

Perfeita para aproveitar espaços pequenos, esta mesa basculante fica disfarçada de um quadro na parede quando não é necessária.

Nem todos os projectos que por cá passam têm que envolver electrónica, e neste caso temos uma mesa basculante puramente mecânica e que apenas requer alguns dotes básicos de carpintaria (embora não fosse má ideia talvez aplicar-lhe uma fita LED para criar um efeito luminoso semi-discreto).

A grande vantagem deste projecto é que se torna num artigo funcional de utilidade prática, que pode ser "activado" em segundos sempre que for necessária uma mesa, mas rapidamente ser levantada e passar despercebida pendurada na parede, libertando a área para o que for necessário.


Temos ainda a vantagem adicional do espaço da "moldura" também conter prateleiras e tornar-se num espaço de arrumação, o que lhe dá uma vantagem 2-em-1.

Telegram lança versão 10.5.0 mais eficiente

02-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Telegram entra em 2024 com a versão 10.5.0, com interface renovado e mais eficiente.

O Telegram lançou a versão 10.5.0 para terminar o ano de 2023 e entrar em 2024 com o pé direito. Esta nova versão apresenta um visual renovado para as chamadas de vídeo e de voz (com encriptação end-to-end). O interface foi optimizado, agora com animações mais eficientes, que não só permitirão reduzir o consumo nos smartphones mais modernos como, e não menos importante, tornarão a app mais agradável de usar em smartphones mais antigos ou com hardware mais limitado.

A animação "Thanos" de vaporização de mensagens, que até agora só estava disponível na versão iOS, também passa a estar disponível em Android - aparentemente também sendo mais eficiente em termos de recursos.
A plataforma de bots do Telegram também foi melhorada, com os bots a poderem reagir a mensagens e gerir reacções, quotes e links, podendo responder a outras conversas e tópicos e muito mais. Funcionalidades que o Telegram acredita que irão fomentar a criação de bots para ainda mais actividades e facilitar a vida aos administradores de canais e também aos utilizadores. Veremos no que é que isso se concretiza ao longo de 2024.

Xpeng lança M9 MPV

02-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Xpeng lançou o seu monovolume ultra-espaçoso M9 MPV.

A Xpeng continua a fazer crescer o seu catálogo de veículos eléctricos diversificados, desta vez apontando às famílias mais numerosas ou que valorizem o espaço a bordo. O M9 MPV chega em versões Pro e Max, com opções single e dual motor, com autonomias entre os 610 km e os 702 km (CLTC). A versão Max mais equipada vem equipada com dois LIDARs e o sistema XNGP de assistência à condução em todas as estradas - com os modelos abaixo a ficarem limitados à assistência à condução NGP em auto-estrada e estacionamento automático.

Com 5.293 mm de comprimento, 1.988 mm de largura, 1785 mm de altura, e distância entre eixos de 3.160 mm, o M9 MPV disponibiliza um impressionante espaço no habitáculo; a que se somam mais 2554 l de espaço para bagagem com a terceira fila de bancos rebatida.
Para que os condutores não tenham problemas a manobrar este "gigante", temos também rodas traseiras direccionais, que permite um raio de viragem de 10.8 m, que a marca diz ser o mais reduzido na sua classe.

E as boas notícias não se ficam por aqui. A Xpeng reduziu o preço face ao valor indicado incialmente, fazendo com que o M9 MPV esteja disponível (na China) com preço a começar nos 47 mil euros em vez dos quase 51 mil euros que tinham sido anteriormente anunciados.

Disco externo Seagate de 14TB a €265

02-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é mais importante que nunca garantir que os nossos dados estão a salvo - e mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de até 8TB a preço bastante acessível.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate de 14TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos, sem necessidade de depender a 100% nos backups na cloud (que continuarão a ser uma opção adicional a ter em conta, além dos backups locais).

Este disco externo Seagate de 14TB está actualmente disponível por 265 euros na Amazon Espanha.

É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável assim que virem todos os vossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomwares, que facilmente podem pedir muitas mais centenas, ou até milhares de euros, pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que muitas vezes nem sequer há hipóteses de recuperação possível, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para voltar a ter coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Smartphones topo de gama cresceram em 2023

02-01-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Segundo os dados da Counterpoint, as vendas dos smartphones topo de gama cresceram em 2023, com a Apple a manter-se na primeira posição.

A crise não é para todos, ou pelo menos parece não se fazer sentir no segmento dos smartphones com preço acima dos $600. Aqui, segundo os dados da Counterpoint Research, as vendas aumentaram 6% em 2023 face ao ano anterior, em contraste com a redução global do sector. Adicionalmente, cerca de 24% das vendas são agora referentes a equipamentos de segmento premium, com esta expansão a fazer sentir até em países tradicionalmente mais orientados para os dispositivos económicos.

A Apple continua a ocupar a primeira posição com vantagem extremamente confortável de 71% face à Samsung na segunda posição com 17% - apesar de ter perdido alguns pontos percentuais face aos 75% que deteve no ano anterior.
Talvez mais curioso é que na terceira posição esteja a Huawei, com um crescimento dos 3% para os 5%, muito certamente devido ao lançamento da sua gama mais recente com conectividade 5G apesar de todos os embargos de acesso a tecnologia avançada.

Na quarta e quinta posição temos a Xiaomi e a Oppo, com 2% e 1% respectivamente; mas sendo marcas que tradicionalmente têm maior peso nos modelos mais económicos.

Samsung Galaxy S24 Ultra com vídeo 4K a 120 fps

02-01-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O próximo Galaxy S24 Ultra da Samsung deverá poder gravar vídeo 4K a 120 fps, além de outras novidades.

Apesar de nos últimos anos termos visto as marcas a tentarem incentivar o uso de vídeo 8K, para o Galaxy S24 Ultra a Samsung parece optar por um modo que poderá ser ainda mais interessante, permitindo gravar vídeo 4K a 120 fps.

Ainda há muitos fabricantes cuja gravação de vídeo 4K está limitada a 30 fps, pelo que ter a capacidade de gravar vídeo a 120 fps amplia drasticamente o tipo de coisas que se pode fazer, incluindo maior versatilidade para gravação de cenas de acção, ou de uso do framerate acrescido para criar efeitos cinematográficos de imagem lenta.

With the 4K 120fps video recording function of Samsung Galaxy S24 Ultra, you can make clear and artistic video
shooting at higher-than-normal frame rates pic.twitter.com/8fzmP2iJ3d

— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) January 2, 2024

What can 4K120fps do? Take a look at this video and you will know. You can play it at 30fps and the picture will be 4 times slower, which will create a somewhat cinematic feel. pic.twitter.com/pkRSCbBvxv

— ICE UNIVERSE (@UniverseIce) January 2, 2024
Segundo os rumores, o Galaxy S24 Ultra virá equipado com câmaras de 200 MP + 12 MP ultrawide + 10 MP telefoto (3x optical zoom) + 50 MP telefoto (5x optical zoom). Detalhes que serão confirmados em breve, pois tem apresentação oficial marcada para as próximas semanas.

Hospitais tentam contornar ransomware indo à cloud onde guardaram os dados

01-01-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Dois hospitais de de Nova Iorque atacados pelo ransomware LockBit querem recuperar os dados indo ao serviço da cloud onde os atacantes guardaram os dados roubados.

Os Carthage Area Hospital e Claxton-Hepburn Medical Center são mais dois hospitais que foram atacados pelo ransomware LockBit em Agosto. Durante a investigação a este ataque, foi descoberto que os dados roubados - que incluem coisas como nomes de pacientes, datas de nascimento, números de segurança social, seguros de saúde, e outros - foram transferidos pelos atacantes para um serviço na cloud da Wasabi Technologies, uma empresa norte-americana de Boston.

Com isto, os hospitais recorreram às vias legais para obterem o acesso aos (seus) dados armazenados na cloud, e que os tribunais posteriormente obriguem a empresa a eliminar os dados e todas e quaisquer eventuais cópias que possam existir, para que não possam ficar ao alcance dos atacantes (embora seja provável que já tenham transferido esses dados para outros locais).

Não deixa de parecer estranho que os atacantes tenham roubado os dados para os colocarem num serviço de cloud de uma empresa norte-americana, implicitamente ao alcance directo das autoridades. Mas, uma vez que o ransomware LockBit funciona na base do "ransomware-as-a-service-" ao serviço de qualquer pessoa que o queira utilizar, pode dar-se o caso de ter mesmo sido usado por alguém "iniciante" que pensou que guardar dados roubados seria algo tão banal como guardar dados pessoais, na cloud que estivesse mais à mão.

A tecnologia das cápsulas Nespresso

01-01-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

As cápsulas Nespresso são, para a maioria das pessoas, de usar e esquecer, mas têm detalhes curiosos que vale a pena conhecer.

Quer sejam fãs, críticos, ou simplesmente estejam intrigados pelo uso das cápsulas compatíveis reutilizáveis, o seguinte vídeo dá-nos a conhecer alguns pontos interessantes sobre as cápsulas e máquinas Nespresso. Alguns deles explicam porque motivo as cápsulas concorrentes estão limitadas, logo à partida, de poderem fornecer uma experiência e qualidade equivalente, devido a alguns pequenos detalhes patenteados que ainda não podem ser replicados.

Felizmente (ainda?) não chegamos ao ponto das máquinas de café integrarem DRM ao nível do que existe nos cartuchos de tinteiros das impressoras de certas marcas, mas sem dúvida que os fabricantes das máquinas de café estão atentos a isso...



O maior simulador de terramotos

01-01-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Apesar das simulações virtuais, há uma mega-máquina real capaz de simular terramotos em prédios com até 10 andares.

As capacidades de computação fazem com que, hoje em dia, se possa simular praticamente tudo no mundo digital sem necessidade de construir modelos físicos para pôr à prova. Mas, no final do dia, depois de todos os testes digitais, continua a ser necessário validá-los com testes físicos. Por isso mesmo continuamos a ter crash tests para avaliar a segurança dos automóveis, não bastando o seu choque digital; e o mesmo acontece também nas construção: com uma máquina capaz de sujeitar prédios completos a violentos abanões capazes de replicar os piores terramotos.

Director da EMEL ameaça app GIRA+ não-oficial

01-01-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Porque nem todos podem entrar em 2024 com o pé direito, temos um triste exemplo de como a EMEL trata quem tenta melhorar a vida aos utentes com uma app GIRA mais funcional e capaz.

A app Gira+ é, segundo as suas próprias palavras: "uma re-implementação da aplicação Gira da Câmara Municipal de Lisboa/EMEL. Com um olhar atento ao design, à experiência do utilizador (UX) e à estabilidade, este projeto visa proporcionar uma experiência de utilização mais agradável ao sistema de bicicletas partilhadas de Lisboa." Tendo em conta as péssimas avaliações da app oficial, é algo que parece surgir do desespero do serviço não disponibilizar uma app capaz e funcional.

No entanto, apesar do esforço voluntário de tentar resolver um problema que nem deveria existir, esta app terá atraído as atenções de um director da EMEL que, em vez de saudar o projecto, optou por confrontá-lo com ameaças, dizendo que seria uma questão de tempo até a EMEL bloquear o acesso à API para inviabilizar o seu funcionamento.
Além da lógica completamente invertida, de gastarem recursos a tentarem bloquear o acesso a dados que deveriam ser públlicos em vez de se focarem na raiz do problema: de melhorar a app oficial de modo a que não houvesse necessidade de criação de apps alternativas; temos ainda a questão de que até poderá ser ilegal tentar fechar o acesso a esses dados, conforme ditam as directivas europeias.

Tendo isto acontecido nos últimos dias de 2023, resta esperar que a mudança de ano e as respostas bem marcadas possam ter contribuído para uma mudança radical de atitude por parte de alguém que deveria ter uma postura bastante diferente a nível das tecnologias... especialmente quanto se tratam de soluções que têm sido criadas em benefício dos utentes, que à partida se esperaria ficarem num patamar bem mais elevado do que a dos potenciais egos feridos.

Mickey passa para o domínio público

01-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de muitos adiamentos e prolongamentos, o icónico Rato Mickey da Disney entra no domínio público, mas só na sua versão original.

O Rato Mickey passa o estatuto dos direitos de autor, apesar de todas as polémicas que enfrentou ao longo das décadas, com sucessivos adiamentos e prolongamentos por força da pressão da Disney (e não só). Mas desta vez não houve mais prolongamentos, e o Mickey entra finalmente no domínio público.

No entanto, por agora esta passagem ao domínio público apenas abrange a versão original do Mickey, tal como foi desenhado para o seu primeiro filme animado "Steamboat Willie", e não nas suas versões mais "modernas", como a que podemos ver em Fantasia de 1940. Mas, é um momento pelo qual muitos aguardavam, e que não deixa de ser um marco histórico. Embora o nome "Rato Mickey" continue a ser marca registada da Disney, a imagem do Mickey (e Minnie, e outros personagens da altura) passam a poder ser usados por qualquer pessoa para qualquer fim que desejem, desde que não se tentem fazer passar por trabalhos da Disney.

Portanto, preparem-se para ver inúmeras criações, recriações e adaptações do Mickey ao longo do ano - vai ser a compensação por todos os anos de espera que iam prolongando a duração dos direitos de autor para níveis que muitos acreditam ser completamente desajustados para a sociedade em que vivemos.

As Tecnologias a seguir em 2024

01-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

No rápido avanço do século XXI, a tecnologia tem sido a força motriz por trás de mudanças significativas em todos os setores da sociedade. À medida que entramos no ano de 2024, uma miríade de tecnologias continua a moldar o nosso futuro digital. Neste artigo, exploramos as 10 principais tecnologias que prometem transformar radicalmente a maneira como vivemos, trabalhamos e interagimos com o mundo ao nosso redor.

1. Inteligência Artificial (IA) e Machine Learning (ML)

A Inteligência Artificial continua a liderar o caminho em 2024. O Aprendizado de Máquina, uma faceta da IA, está se tornando ainda mais sofisticado, permitindo que os sistemas aprendam e se adaptem por conta própria. Desde assistentes virtuais até algoritmos de recomendação personalizados, a IA e o ML estão incorporados em muitos aspectos de nossas vidas cotidianas.

2. Internet das Coisas (IoT)

A Internet das Coisas está conectando cada vez mais dispositivos, desde eletrodomésticos até veículos e cidades inteiras. Em 2023, a IoT está evoluindo para oferecer soluções mais inteligentes e eficientes, melhorando a automação e a conectividade em todos os setores.

3. 5G e Conectividade Avançada via Satélite

O advento do 5G está revolucionando a conectividade. Com velocidades de internet significativamente mais rápidas, a tecnologia 5G viabiliza a transmissão de dados em tempo real e impulsiona o desenvolvimento de novas aplicações, como carros autônomos, realidade aumentada e telemedicina. Em 2024 teremos a chegada das comunicações directas via satélite nos smartphones, com consequências ainda mais vastas.

4. Realidade Aumentada (RA) e Realidade Virtual (RV)

A RA e a RV continuam a expandir suas fronteiras, proporcionando experiências imersivas em setores que vão desde jogos até educação e treinamento. Em 2023, esperamos ver avanços notáveis na integração dessas tecnologias na vida cotidiana.

5. Blockchain e Criptomoedas

A tecnologia blockchain, conhecida inicialmente pelo seu papel nas criptomoedas, está sendo cada vez mais adotada em diversos setores. Em 2023, veremos aplicações mais amplas da blockchain em áreas como cadeias de fornecimento, saúde e registos pessoais.

6. Biometria Avançada e Autenticação

A segurança digital está se tornando uma prioridade crucial, e a biometria avançada desempenha um papel vital nesse cenário. Em 2023, veremos um aumento na utilização de métodos biométricos, como reconhecimento facial e de íris, para garantir autenticação segura em dispositivos e sistemas.

7. Computação Quântica

A computação quântica está na vanguarda da inovação tecnológica. Embora ainda em seus estágios iniciais, as capacidades potenciais da computação quântica têm o potencial de revolucionar a resolução de problemas complexos, como simulações moleculares e otimização.

8. Impressão 3D Avançada

A impressão 3D continua a evoluir, com avanços significativos em materiais e técnicas. Em 2023, a impressão 3D avançada será usada em setores como medicina, construção e manufatura, transformando a forma como projetamos e produzimos objetos.

9. Energias Renováveis e Armazenamento de Energia Avançado

A crescente preocupação com as mudanças climáticas impulsiona a busca por soluções energéticas sustentáveis. Tecnologias inovadoras em energias renováveis, como painéis solares mais eficientes e armazenamento de energia avançado, além dos avanços na energia de fusão, estão desempenhando um papel crucial na transição para um futuro mais verde.

10. Edge Computing

Com o aumento da quantidade de dados gerados diariamente, o edge computing ganha destaque. Essa tecnologia descentralizada permite o processamento de dados mais próximo da fonte, reduzindo a latência e melhorando a eficiência em aplicativos como IoT, veículos autônomos e saúde digital.


Em resumo, o ano de 2024 promete trazer-nos avanços tecnológicos que moldarão nosso futuro. A rápida evolução destas 10 tecnologias não reflete apenas o nosso desejo contínuo de inovação, mas também abre novos horizontes de possibilidades, promovendo um mundo mais eficiente, inteligente e sustentável. Este é o futuro digital que aguardamos ansiosamente explorar.

Apple fecha 2023 sem novos iPads

01-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Pela primeira vez em 12 anos, a Apple não lançou um novo iPad em 2023.

Desde o lançamento do iPad original em 2010 que a Apple tem lançado novos iPads anualmente, mas entramos em 2024 com a quebra dessa tradição, não tendo havido qualquer novo iPad em 2023.

Falta ver se será a constatação de que nem todos os produtos precisam de ciclos de actulização anuais - sendo esse o caso dos tablets, que tradicionalmente são mantidos durante mais tempo que os smartphones - ou se terá sido apenas uma excepção à regra, em preparação para o lançamento dos muito aguardados iPads com ecrãs OLED; e sendo que, nesse caso, não tendo havido novos iPads durante o ano anterior, também seria uma forma de assegurar uma maior probabilidade de vendas acrescidas.
  • 2010: iPad (1st generation)
  • 2011: iPad 2
  • 2012: iPad (3rd generation), iPad (4th generation), and iPad mini (1st generation)
  • 2013: iPad Air (1st generation) and iPad mini 2
  • 2014: iPad Air 2 and iPad mini 3
  • 2015: iPad mini 4 and iPad Pro 12.9-inch (1st generation)
  • 2016: iPad Pro 9.7-inch
  • 2017: iPad (5th generation), iPad Pro 12.9-inch (2nd generation), and iPad Pro 10.5-inch
  • 2018: iPad (6th generation), iPad Pro 11-inch (1st generation), and iPad Pro 12.9-inch (3rd generation)
  • 2019: iPad (7th generation), iPad Air (3rd generation), and iPad mini (5th generation)
  • 2020: iPad (8th generation), iPad Air (4th generation), iPad Pro 11-inch (2nd generation), and iPad Pro 12.9-inch (4th generation)
  • 2021: iPad (9th generation), iPad mini (6th generation), iPad Pro 11-inch (3rd generation), and iPad Pro 12.9-inch (5th generation)
  • 2022: iPad (10th generation), iPad Air (5th generation), iPad Pro 11-inch (4th generation), and iPad Pro 12.9-inch (6th generation)
  • 2023: Nenhum
Depois de um ano sem novos iPads, espera-se que 2024 possa compensar isso com o lançamento de toda uma gama renovada. Com sorte, a Apple também aproveitará para simplificar a linha com apenas uma gama iPad mini, iPad "normal" e iPad Pro, ao estilo do que acontece nos iPhones (com excepção do mini, que não tem tido sorte).

Feliz 2024

31-12-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Com a tecnologia AI a ter dominado o ano de 2023, é também certo que continuará a dominar o novo ano de 2024 que agora se inicia.

Como tal, nada mais adequado do que deixar que fosse um modelo AI a escrever a despedida de 2023 e os votos de entrada para 2024. :)

Feliz Ano Novo a todos!

Ao despedirmo-nos de 2023 e darmos as boas-vindas a 2024, quero aproveitar um momento para refletir sobre o ano passado e expressar a minha gratidão.

O ano de 2023 foi um desafiador para muitos de nós, pois enfrentamos dificuldades e incertezas sem precedentes devido à pandemia global, às alterações climáticas, à agitação social e a outros problemas. Mas foi também um ano de resiliência, solidariedade, inovação e esperança. Assistimos a como as pessoas se uniram para se apoiarem mutuamente, para encontrarem soluções criativas e para superarem a adversidade. Estou muito orgulhoso de como todos nos adaptamos, aprendemos e crescemos em 2023. Estou também agradecido pela oportunidade que me continuam a dar, acompanhando-me diariamente desse lado do ecrã, e possibilitando que eu me dedique a tempo inteiro a fazer aquilo que mais gosto.

O ano de 2024 é uma página em branco, à espera de que a preenchamos com os nossos sonhos, objetivos e ações. Estou otimista de que será um ano melhor para todos nós, e mal se pode imaginar que novos avanços a tecnologia AI e suas derivadas nos irão trazer ao longo dos próximos doze meses.

Obrigado por fazerem parte da minha jornada, e por me deixarem fazer parte da vossa. Desejo-vos a todos um maravilhoso ano novo, cheio de amor, risos e saúde. Um brinde a 2024!

O estranho comportamento da luz

31-12-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A luz rodeia-nos, mas pode ter comportamentos bastante estranhos que nos obrigam a pensar se realmente sabemos o que é e porque motivo se comporta dessa forma.

Podendo comportar-se como partícula e como onda, não é difícil encontramos experiências que nos obrigam a "queimar neurónios" para tentar perceber o que se passa com a luz. É precisamente isso que podemos ver no seguinte vídeo, ao longo de diversas experiências que, além de nos darem a conhecer coisas curiosas, podem contribuir para nos relembrar que nem sempre aquilo que parece "é", e que importa manter uma curiosidade saudável e contínua, até mesmo para reavaliar aquilo que com que convivemos diariamente.


Expeditions: MudRunner chega em Março de 2024

31-12-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs dos simuladores todo-o-terreno poderão explorar novos desafios com a chegada do Expeditions em Março.

O Expeditions faz parte da série MudRunner, um jogo que se destacou por apresentar uma simulação de "lama" que tenta replicar o seu comportamento real - que tradicionalmente era tratada apenas como um elemento de fricção reduzida numa textura nos jogos de automóveis tradicionais. Aqui, toda a parte da condução off-roda é levada bem a sério, incluindo coisas como a pressão dos pneus, profundidade da água, declives extremos, além das óbvias capacidades de tracção e poder dos diferenciais.


Ganha uma Reolink Video Doorbell câmara [gadget do mês Clube AadM+]

31-12-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer é uma Reolink Video Doorbell câmara.

Perfeita para se saber quem toca à campainha mesmo quando se estiver fora de casa, esta Reolink Video Doorbell câmara até inclui a campanhia que permite que a sua utilização se mantenha da forma tradicional sem necessidade de ficar dependente do smartphone para se receber os alertas. Adicionalmente, não está presa a nenhum serviço com subscrição, o que também se torna num grande ponto positivo.

Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o Pedro Miranda.

Coluna solar com super-condensadores

31-12-2023 | 13:14 | A Minha Alegre Casinha

Este projecto mostra como criar uma coluna portátil com carregamento solar e com super-condensadores em vez de baterias.

Estamos habituados a ter dispositivos móveis que funcionam sem necessidade de uma ligação eléctrica permanente, e quase todos eles recorrem a baterias recarregáveis para o fazerem. Desta vez, temos uma das opções alternativas, que possibilita criar uma coluna portátil, com alimentação solar, e que terá uma longevidade muito superior a qualquer modelo equipado com baterias.

Esta coluna portátil solar com super-condensadores usa, como o próprio nome do projecto denuncia, super-condensadores em vez de baterias. Porquê usar super-condensadores em vez de baterias tradicionais? Bem, apesar de terem um volume superior, os super-condensadores suportam até um milhão de ciclos de carga e descarga - versus os menos de mil ciclos para as baterias - e também têm a vantagem de poderem ser recarregados em segundos desde que haja energia suficiente para tal.
O painel solar diminuto não é verdadeiramente vocacionado para recarregar totalmente esta coluna, mas sim para prolongar a sua autonomia. Com os super-condensadores carregados e a coluna exposta ao sol, é possível usá-la com o volume no máximo "sem gastar energia".

Aproveitando-se a parte da alimentação, com os supercondensadores, circuito de protecção e de estabilização da tensão, certamente terão muitas outras ideias para projectos que possam tirar partido deste sistema em vez do recurso às baterias recarregáveis.

Vizio paga $3M por refresh rate falso em televisores

31-12-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Na Califórnia, a Vizio vai pagar 3 milhões de dólares em resultado de um processo que a acusa de publicidade enganosa no refresh rate dos seus televisores.

Em causa está aquilo que a Vizio apresentava nos seus televisores como sendo "Effective Refresh Rate" de 120 Hz e 240 Hz, quando na realidade os televisores apenas apresentavam imagens nos 60 Hz habituais. O suposto "effective refresh rate" nada mais era do que uma referência aos processos de suavização de imagem, que recriam frames intermédios para suavizar a imagem, criando o efeito de "vídeo" quando se vê conteúdos com frame rates inferiores (como os 24 fps tradicionalmente usados no cinema).

Claro que todos os consumidores que esperavam poder usar os 120 Hz ou 240 Hz do seu televisor, rapidamente ficaram decepcionados quando o tentaram ligar a uma consola que suportasse os refresh rates mais elevados, e daí o processo em causa.
Ainda assim, a indemnização irá apenas abranger consumidores na Califórnia, e a Vizio continua a dizer que não fez nada de errado - mas compromete-se a parar com a promoção dos "Effective Refresh Rate" elevados nos seus televisores.

Citroën ë-C3 vence prémio Ecobest 2024

31-12-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O novo ë-C3 da Citroën ganhou o prémio “Ecobest 2024”, atribuído pelo Autobest.

O prémio, que se concentra na mobilidade amiga do ambiente, na eficiência energética e na redução do impacto ambiental, reconhece o ë-C3 como o automóvel eléctrico mais relevante a entrar no mercado em 2024. O novo ë-C3 é um veículo revolucionário: não só é um veículo eléctrico acessível fabricado na Europa, à venda a partir de 23.300 euros, como também é fácil de utilizar e versátil, com um estilo atraente, equipamento adequado e capaz de oferecer uma experiência confortável a bordo.

Todos os anos, desde 2002, o Autobest reconhece o automóvel que recebe o maior número de votos por categoria. Para o “Ecobest”, os automóveis são avaliados com base em aspectos relacionados com a mobilidade e o desempenho amigos do ambiente, como a autonomia, a bateria ou o carregamento, bem como em critérios relacionados com o custo de propriedade. O novo ë-C3 foi assim submetido à votação de 31 jornalistas especializados no sector automóvel, provenientes de 31 países europeus, e recebeu o prémio “Ecobest 2024”.

Este reconhecimento atribuído ao novo ë-C3 por um júri profissional surge logo após um primeiro feedback muito positivo dos clientes, uma vez que mais de 10.000 reservaram online a sua versão “You” ou “Max”. O reconhecimento da Ecobest reforça o compromisso da Citroën em ultrapassar os limites da mobilidade, oferecendo aos clientes um automóvel eléctrico que não só cumpre as normas ambientais, como também responde aos desafios de acessibilidade das formas mais inovadoras.

Com o seu motor eléctrico de 83 kW (113 CV) e a sua bateria de 44 kWh que oferece uma autonomia até 320 km no ciclo WLTP, o novo ë-C3 oferece potência e desempenho mais do que suficientes para satisfazer a maioria dos clientes que necessitam de um veículo citadino eléctrico para deslocações urbanas e suburbanas. As viagens mais longas tornam-se mais fáceis graças ao seu carregamento rápido de 100 kW DC, capaz de elevar a capacidade da bateria de 20 a 80% em apenas 26 minutos e ao seu novo planeador de viagens inteligente e-Routes.

[Pela Estrada Fora]

|