PlanetGeek

PowerToys melhoram mudança entre modo claro/escuro no Windows 11

16-10-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os PowerToys passam a dar maior controlo sobre a mudança entre os modos claro/escuro no Windows 11, a par de outras melhorias.

A Microsoft lançou nova versão dos PowerToys para Windows 11 com várias novidades - incluindo uma funcionalidade muito pedida: a possibilidade de alternar automaticamente entre os modos claro e escuro.

A novidade chega através do Light Switch, um novo PowerToy que permite definir horários específicos para a troca de tema ou fazer essa mudança com base no nascer e pôr do sol (ou até com algum desfasamento face a isso). A ferramenta é bastante semelhante à app Auto Dark Mode, já popular há vários anos, e permite ainda escolher se a alteração afecta apenas o sistema, as apps, ou ambos.
Outra melhoria importante chega ao Command Palette, que agora está mais rápido e inteligente graças a um novo sistema de pesquisa "fuzzy" com resultados mais relevantes. Foram também feitas optimizações internas que reduzem falhas, eliminam atrasos entre pesquisas consecutivas e limitam o número de resultados mostrados, tornando a experiência muito mais rápida e fluida.

Entre as novidades mais pequenas - mas não menos úteis - destaca-se o Peek, que agora pode ser aberto simplesmente com a barra de espaço, e o Find My Mouse, que passa a suportar transparência no método de localização do cursor, ideal para quem prefere um visual mais discreto.

Coluna BT Tronsmart Bang SE a €56

16-10-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Tronsmart Bang de 40 W é uma coluna que resolve ambos os problemas.

A Tronsmart Bang SE de 40 W é uma versão renovada e melhorada da anterior Mega Pro, adoptando um novo aspecto que adiciona detalhes práticos, como uma pega de transporte e iluminação RGB, mantendo a qualidade de construção acima da média. Acima de tudo, é capaz de impressionar com a sua qualidade sonora mesmo a elevados níveis sonoros, que lhe permite enfrentar todo o tipo de situações: quer seja para situações de uso individual para melhor apreciar música, uma festa com amigos, ou para fortalecer uma apresentação feita a partir de um portátil ou tablet.
A coluna Bluetooth Tronsmart Bang SE está disponível por 56 euros na Amazon Espanha.

Conta com protecção IPX6 contra poeiras e salpicos, permitindo-lhe enfrentar uma maior variedade de ambientes, autonomia para até 24 horas de diversão, pode funcionar como power bank para recarregar outros dispositivos, e também permite emparelhar colunas adicionais para festas sem limites.

Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

ChatGPT ganha gestão automática de memória

16-10-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O ChatGPT passa a ter um sistema de gestão automática de memória para evitar os frustrantes erros de "memória cheia".

A OpenAI revelou uma nova funcionalidade de gestão automática de memória no ChatGPT, pensada para simplificar o uso da ferramenta e evitar o erro de "memória cheia" que afecta utilizadores com muitas preferências guardadas. Esta melhoria está disponível para assinantes do ChatGPT Plus e ChatGPT Pro.

A memória do ChatGPT permite que o utilizador defina preferências e informações pessoais que o modelo retém para gerar respostas mais personalizadas. No entanto, enquanto não se tem "memória ilimitada", o sistema podia atingir o limite e obrigar o utilizador a eliminar manualmente memórias menos relevantes para libertar espaço.

ChatGPT can now automatically manage your saved memories—no more “memory full.”

You can also search and sort memories by recency, and choose which to re-prioritize in settings.

Rolling out to Plus and Pro users on the web globally starting today. https://t.co/T1vSNH5289 pic.twitter.com/xRHLFTu2Am

— OpenAI (@OpenAI) October 15, 2025
Com a nova gestão automática, o ChatGPT apaga memórias mais antigas de forma cronológica, impedindo que o armazenamento chegue ao limite. Ainda assim, os utilizadores mantêm controlo sobre as suas preferências, podendo marcar algumas memórias como prioritárias, com as de menor importância a serem eliminadas primeiro.

É de imaginar que esta limitação na memória em breve seja ultrapassada, à medida que se vai caminhando no sentido de ter modelos capaz de aprender de forma contínua. E, nessa perspectiva, será de imaginar que essa aprendizagem também englobe as "memórias" de cada utilizador.

YouTube esteve inacessível por várias horas

16-10-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube esteve inacessível por várias horas, e ainda não explicou porquê.

O YouTube é um daqueles serviços na internet que raramente falha, mas que quando falha não passa despercebido. Vou precisamente isso que aconteceu na noite de quarta-feira (tecnicamente já esta quinta-feira), com os utilizadores a depararem-se com erros quando tentavam ver vídeos.

A plataforma reconheceu o incidente cerca de uma hora depois, através da sua conta oficial no X, indicando que estava a investigar.

This issue has been fixed – you should now be able to play videos on YouTube, YouTube Music, and YouTube TV! ♥️ https://t.co/TZj3xlVrSe

— TeamYouTube (@TeamYouTube) October 16, 2025
Mais tarde, uma nova mensagem no X indicou que o problema tinha sido resolvido e as operações tinham regressado à normalidade.

Fica agora a curiosidade de saber o que se passou, sendo que o mais provável seja a explicação do costume, que uma qualquer actualização teve uma consequência imprevista que levou a este erro, e que serão implementadas medidas para que tal não volte a acontecer.

Gmail prepara label para viagens e despesas

16-10-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Gmail está a preparar novas legendas de viagens e despesas para diferenciar e organizar os emails.

Código descoberto numa das versões mais recentes do Gmail revela que a Google se prepara para lançar duas novas etiquetas inteligentes para ajudar a manter os emails mais organizados. As etiquetas são "Bills" (contas) e "Travel" (viagens).

Estas novas categorias irão juntar-se às etiquetas automáticas já conhecidas, como Social, Promoções e a recente aba Compras. A etiqueta Bills deverá reunir todos os emails relacionados com pagamentos e contas num único local, facilitando o controlo de despesas, enquanto a etiqueta Travel deverá agrupar informações sobre voos, reservas de hotel, aluguer de veículos e itinerários. Curiosamente, são categorias tão "comuns" que algumas pessoas até poderiam ser levadas a pensar "como é que isto ainda não estava feito"?

Estes elementos descoberto na app indicam que a funcionalidade está a ser preparada, mas a grande questão é saber quando - ou se - irão ser oficializadas e disponibilizadas globalmente. Mas, tendo em conta a crescente vontade da Google de ir adicionando capacidades AI a todos os seus serviços, esta categorização automática adicional dos emails deverá chegar num futuro não muito distante.

Steve Jobs vai figurar em moeda de 1 dólar nos Estados Unidos

16-10-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Não é uma criptomoeda, mas sim uma moeda física real: Steve Jobs vai ser homenageado numa moeda comemorativa de 1 dólar nos Estados Unidos em 2025.

A Casa da Moeda norte-americana revelou o design da nova American Innovation Coin, que será dedicada ao bem conhecido cofundador da Apple.

A moeda apresenta um jovem Steve Jobs com o seu "look" característico - camisola de gola alta, jeans e sapatilhas - sentado perante uma paisagem típica do norte da Califórnia, com colinas cobertas de carvalhos. As inscrições incluem "UNITED STATES OF AMERICA", "CALIFORNIA", "STEVE JOBS" e a frase "make something wonderful". Segundo a Casa da Moeda, o design reflecte como esse ambiente inspirou a visão de Jobs de tornar a tecnologia complexa em algo intuitivo, natural e acessível a todos.

Quando for lançada, a moeda estará disponível para compra no site da U.S. Mint por 13.25 dólares, ou num conjunto de quatro moedas que inclui outras três dedicadas a diferentes inovadores por 27.50 dólares. Esta edição especial faz parte da série American Innovation, iniciada em 2018, que permite a cada estado homenagear uma figura ou inovação marcante. A Califórnia escolheu Steve Jobs para representar o seu contributo, reconhecendo o impacto do visionário da Apple na tecnologia e na vida de milhões de pessoas por todo o mundo.

Será de imaginar que, com as legiões de fãs da Apple, esta moeda será bastante procurada e rapidamente comece a ser vendida online por preços substancialmente inflaccionados.

Tablet gráfico Huion HS611 a €65

16-10-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Hoje em dia estamos rodeados por touchscreens em todo o lado, por conta dos smartphones e tablets, mas há situações em que continua a ser mais vantajoso recorrer a uma mesa digitalizadora / tablet gráfico para desenhar.

Com uma área alargada de 33x22cm, este tablet gráfico Huion HS611 vem com todos os argumentos que se podem esperar de um dispositivo deste tipo: uma caneta passiva (sem necessidade de bateria) e superfície que promete replicar a mesma sensação de se estar a escrever ou desenhar em papel com uma caneta real, 12 teclas físicas na parte esquerda e acesso a teclas multimedia no topo, assim como uma barra touch programável.

Tem capacidade para detectar 8192 níveis de pressão, com uma resolução de 5080 LPI e velocidade de 266 RPS (mais de 5000 linhas por polegada e 266 leituras feitas por segundo), pode também detectar a inclinação da caneta até 60º, permitindo que isso seja transcrito para efeitos de escrita ou desenho, conforme aplicável.
Este Huion HS611 está disponível por apenas 65 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 20%.

Podem usar este tablet com Windows 7/8/10, Android, e macOS 10.8 ou mais recente, sendo compatível com praticamente todos os programas, incluindo Corel Painter, CorelDraw, Macromedia Flash, ComicStudio, SAI, Infinite Stratos, 3D MAX, Autodesk MAYA, Pixologic ZBrushand, sketchbook, Adobe Photoshop, Adobe Illustrator, Adobe Fireworks, etc. O conjunto inclui ainda um suporte para a caneta e 8 bicos extra.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Como resolver mensagens iMessage não entregues

16-10-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple explicou como resolver o erro das mensagens iMessage não entregues nos iPhones.

A Apple actualizou o seu guia de suporte ao iMessage para resolver um novo problema identificado no iOS 26. Segundo a empresa, se o utilizador não activar o iMessage ou o eSIM durante a configuração inicial de um novo iPhone, o serviço de mensagens pode não funcionar correctamente depois.

O problema acontece porque o iMessage não é activado automaticamente ao adicionar ou configurar um eSIM mais tarde através dos Settings. Para corrigir, a Apple recomenda um pequeno ajuste manual: depois de activar o eSIM, abrir Settings > Apps > Mensagens e desligar e voltar a ligar o iMessage. Algo que não deixa de ser caricato, pois perpetua a velha táctica do "desliga e volta a ligar" que nos parece perseguir ao longo das décadas.

Quando o iMessage não está devidamente activado, o utilizador pode receber o aviso "Não entregue / Not delivered”, ver as mensagens a serem enviadas como SMS ou RCS (com balões verdes), ou até notar que as iMessages são enviados a partir do endereço de email em vez do número de telefone.

Portanto, em caso de problemas já sabem: é desligar e voltar a ligar o serviço iMessage para que ele faça a activação correctamente.

Apple apresenta MacBook Pro, iPad Pro e Vision Pro com chip M5

16-10-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple tem um novo chip M5, que se estreia no MacBook Pro, iPad Pro, e versão melhorada do Vision Pro.

A Apple apresentou o novo chip M5, o processador que se estreia nos novos MacBook Pro de 14", iPad Pro, e novo Vision Pro. Construído com tecnologia de 3 nm de terceira geração, o M5 foi destaca-se principalmente nas tarefas de inteligência artificial, oferecendo mais de 4x o desempenho máximo face ao anterior M4.

O CPU de 10 núcleos combina quatro núcleos de desempenho e seis de eficiência, prometendo até 15% mais desempenho em multithread que o antecessor. Cada núcleo da GPU inclui agora o seu próprio Neural Accelerator, e a largura de banda da memória aumentou 30% para 153 GB/s, suportando até 32 GB de RAM. Como se esperava - e tem sido habitual nos últimos anos - o desempenho geral não deverá apresentar grandes mudanças, mas as tarefas AI deverão ser significativamente aceleradas. No GPU, o novo motor de ray tracing é 45% mais rápido e, em conjunto com a segunda geração do Dynamic Caching, garante gráficos mais realistas e mais fluidos.
A linha iPad Pro foi actualizada com o M5 e também com os novos chips N1 e C1X para conectividade e rede. Os modelos de 11" e 13" mantêm o design e os ecrãs Tandem OLED Ultra Retina XDR, mas ganham suporte para VRR (Adaptive Sync) e saída de vídeo até 120 Hz. As versões de 256 GB e 512 GB passam a ter 12 GB de RAM, enquanto as de 1 TB e 2 TB mantêm 16 GB. O carregamento rápido segue agora o padrão do iPhone 17 - até 50% em 30 minutos com o adaptador Dynamic Power de 40W. Os preços começam nos €1129 para o iPad Pro de 11", e nos €1479 para o iPad Pro de 13".

O MacBook Pro de 14" com M5 promete as melhorias de desempenho do novo chip mantendo o mesmo design e ecrã Liquid Retina XDR de 120 Hz. O que provavelmente será mais apreciado pelos utilizadores é o facto de agora a Apple prometer até 24 horas de autonomia, o que reduzirá ainda mais a dependência de ter uma tomada eléctrica por perto. Está disponível em Space Black e Silver, com preços a partir de €1849 (16/512 GB). Note-se que o MacBook Pro de 16" ainda não está disponível com o chip M5, e que na UE a Apple deixa de fornecer o carregador - justificando-o com as "regras da UE".

Já o Vision Pro também recebe uma versão melhorada, com chip M5 e taxa de actualização até 120 Hz (face aos anteriores 100 Hz). A autonomia sobe para 3 horas de vídeo e passa a disponibilizar uma Dual Knit Band opcional - que bem será necessária, já que este modelo é ainda mais pesado que a geração original, pesando entre 750 e 800 gramas. O preço mantém-se nos €3.699 e, para desapontamento dos que compraram o primeiro Vision Pro, a Apple não disponibiliza qualquer programa de retoma ou troca para este novo modelo, pelo que terão que voltar a investir o valor total se continuarem a acreditar na "visão" da Apple para o futuro - visão essa que parece estar a mudar.

Roubo de dados do Discord com troca de acusações

15-10-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O roubo de dados de utilizadores do Discord está a dar direito a troca de acusações entre a empresa acusada.

A recente violação de dados que atingiu o Discord está a gerar uma troca de culpas entre a plataforma e a sua parceira de suporte ao cliente, 5CA. O incidente terá levado ao roubo de 70 mil fotografias de documentos de identificação recolhidas durante processos de verificação de idade, entre outros dados.

O Discord apressou-se a dizer que o ataque não atingiu os seus sistemas, mas sim um fornecedor externo - 5CA - responsável por parte do apoio ao cliente e pela análise dos documentos. No entanto, a 5CA já veio responder publicamente, rejeitando qualquer responsabilidade directa e que não foi alvo de qualquer ataque. Em comunicado no seu site oficial, a empresa garantiu que os seus sistemas continuam seguros, que não manuseou documentos de identificação para este cliente, e que o problema ocorreu "fora dos seuss sistemas". A empresa refere que o incidente possa ter resultado de erro humano, estando a decorrer uma investigação com apoio de especialistas em cibersegurança para determinar o que aconteceu.

A contradição deixa em aberto quem detinha efectivamente as cópias dos documentos expostos. O Discord e a 5CA dizem estar a cooperar para esclarecer o que aconteceu, mas sem nem parecem conseguir concordar no que aconteceu, parece que a comunicação entre ambas não está a ser a melhor.

Spotify expande contas para crianças a mais países

15-10-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Spotify passa a ter novas ferramentas para os pais poderem controlar o que os filhos podem ouvir no Spotify.

O Spotify está a expandir novos controlos parentais que facilitam a gestão do que as crianças ouvem - sem que isso afecte as recomendações musicais dos pais. A funcionalidade fica disponível para os subscritores do plano Premium Family, e agora expandem-se aos EUA, Reino Unido, Canadá, Austrália, Alemanha, França e Países Baixos (Portugal já tinha acesso a esta funcionalidade por fazer parte do programa piloto de testes).

As contas geridas permitem criar uma experiência dedicada a crianças com menos de 13 anos, directamente na app principal do Spotify. Os pais podem bloquear músicas ou artistas específicos, filtrar conteúdos explícitos, e ocultar vídeos musicais. Algumas funcionalidades interactivas ficam limitadas, e coisas como enviar mensagens para outros utilizadores estão completamente desactivadas para maior segurança. Ao contrário da aplicação separada Spotify Kids, as contas geridas funcionam dentro da aplicação principal, permitindo às crianças usar o interface normal: podem criar playlists, adicionar músicas aos favoritos e receber recomendações personalizadas - tudo sem interferir com o histórico dos pais ou afectando o algoritmo de recomendações.

As únicas limitações é que isto fica disponível apenas para quem subscrever o plano Spotify Premium Family e esteja num dos países suportados - sendo particularmente estranho porque motivo o Spotify expanda isto a mais alguns países da UE mas não a todos.

Muda para o Windows 11 por €19 este Halloween na CdkeySales

15-10-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para quem tiver que usar o Windows 10 por um motivo ou por outro, uma das melhores opções é optar pela versão LTSC (Long-Term Servicing Channel). Este Windows elimina muito do "bloat" das edições tradicionais, focando-se na estabilidade e elementos essenciais, ideal para cenários de uso de longa-duração, recebendo apenas actualizações de segurança e bugs críticos. Caso contrário, com o Windows 10 a aproximar-se do fim do seu suporte oficial (em Outubro de 2025), começa a ser necessário pensar na mudança para o mais recente Windows 11. O Windows 11 adopta um design mais moderno e simplificado com um menu Iniciar centralizado, multitarefa melhorada através dos Snap Layouts e vantagens para jogos como o DirectStorage para tempos de carregamento mais rápidos, conta também com uma integração cada vez mais robusta com o Copilot para se poder tirar partido do assistente AI da Microsoft. Apesar de ainda ser possível comprar licenças Windows para ambos os sistemas na CdkeySales, a recomendação vai obviamente para as chaves para Windows 11 para que se possa tirar partido de todas as novidades e melhorias.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,99 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €18,60 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 LTSC KEY GLOBAL€10,72 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €15,22 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €12,36 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €44,08 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €24,74 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €16,47 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €35,01 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,67 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Califórnia aumenta multas contra deepfakes

15-10-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Criar pornografia deepfake pode agora resultar numa multa de até 250 mil dólares na Califórnia.

A Califórnia aprovou novas leis para uso de AI, que penalizam quem se aventurar a criar imagens ou vídeos falsos com caras de outras pessoas (deepfakes).

A primeira lei, inédita nos Estados Unidos, regula plataformas de bots AI como o ChatGPT, Grok ou Character.AI, obrigando-as a criar e divulgar protocolos para identificar e lidar com utilizadores que expressem ideias suicidas ou de automutilação. Estas empresas terão também de reportar estatísticas ao Departamento de Saúde Pública sobre quantas vezes emitiram alertas de prevenção, números que serão tornados públicos nos respectivos sites. Além disso, os bots ficam proibidos de se apresentarem como terapeutas e deverão incluir mecanismos de protecção infantil, como lembretes de pausa e bloqueio de conteúdos sexualmente explícitos.

A segunda medida reforça as penas contra quem criar ou partilhar pornografia deepfake. As vítimas, incluindo menores, passam a poder exigir indenizações até 250 mil dólares por imagem ou vídeo, valor muito superior ao limite anterior de 30 mil dólares. A lei pretende travar a crescente onda de deepfakes circulam entre jovens e nas escolas, frequentemente usados em casos de ciberbullying.

Estas leis entram em vigor a 1 de Janeiro de 2026 e chegam numa altura em que este tipo de ferramentas se vai tornando cada vez mais acessível, e o recurso aos assistentes AI tem aumentando substancialmente.

Troca para bi-horário e tri-horário sem "fidelização" de 12 meses

15-10-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Vai finalmente terminar a ridícula limitação que obrigava os portugueses a manterem-se por um ano no mesmo tipo de tarifário.

A ERSE anunciou alterações, que na prática se traduzem pelo fim da limitação de troca entre diferentes tipos de tarifa - simples, bi-horária e tri-horária. Embora actualmente os consumidores já tivessem a liberdade de poder mudar de operador de electricidade a cada mês, permaneciam presos ao tipo de tarifário durante um inexplicável período de doze meses - significando que que não podiam ajustar esse mesmo tarifário às suas necessidades.

Felizmente, isso é algo que agora chega ao fim:
"Relativamente à estrutura tarifária, destaca-se a flexibilização na mudança entre opções tarifárias para os consumidores domésticos. Esta alteração permitirá aos consumidores em baixa tensão normal (BTN) com potência contratada até 20,7 kVA, alterar, a qualquer momento, a sua opção tarifária que varia entre tarifa simples, bi-horária e tri-horária, eliminando-se a obrigação, atualmente em vigor, de permanência de doze meses. Possibilita-se, assim, a livre contratação de opções tarifárias concordantes com as ofertas disponíveis no mercado liberalizado." - ERSE (PDF link)
Era algo que há muito era pedido e que não tinha qualquer justificação lógica para existir - ainda menos numa altura em que se tem passado para os "contadores inteligentes" que possibilitam um maior dinamismo na contagem dos consumos.

Com esta alteração, os portugueses ficam livres para poder ajustar o tarifário em função das suas necessidades, e de reagir de forma imediata às eventuais alterações: como compra de um automóvel eléctrico, instalação de painéis solares, instalação de baterias para casa, etc. Sem ficarem presos ao tipo de tarifário escolhido por um ano.

Fita LED Goovee T2 Ambilight com câmara dupla a €91

15-10-2025 | 12:57 | A Minha Alegre Casinha

É mais fácil que nunca recriar o efeito "ambilight", com este conjunto de fita LED RGB com câmara dupla, capaz de ajustar as cores em função do que estiver no ecrã.

Há muito que recomendamos a utilização de uma fita LED para colocar atrás de um televisor ou monitor, para criar uma luminosidade que reduz o cansaço visual, especialmente numa sala completamente às escuras. Fitas LED RGB para TV arranjam-se por cerca de 10 euros ou pouco mais para modelos maiores, e mais recentemente começaram a surgir conjuntos com um sensor de cor por menos de 20 euros que podem ir mudando de cor. Mas se querem a experiência ambilight completa, com cores diferentes ao longo das margens do ecrã, então será preciso um modelo mais evoluído, como este da Govee.
Esta fita LED Govee T2 com duas câmaras está disponível por 91 euros na Amazon Espanha.

Em vez de um simples sensor de cor, este conjunto vem com uma câmara dupla que se deve colocar no topo do ecrã - usando as duas câmaras para obter uma melhor cobertura do que se passa no ecrã relativamente ao modelo anterior com uma única câmara - e que vai analisar as imagens do que se estiver a ver, fazendo sincronizar as cores da fita LED apropriadamente para cada secção das margens; conta também com o dobro do número de LEDs para um efeito luminoso de maior qualidade. É uma das poucas soluções que existem para quem quer o efeito ambilight mesmo quando utiliza apps internas da Smart TV, como Netflix, Disney, etc. já que este sistema funciona para todo e qualquer conteúdo que aparecer no ecrã, independentemente da sua origem, e dispensando a necessidade de usar HDMI.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Tesla enfrenta vaga de reclamações na Coreia do Sul

15-10-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla enfrenta um escândalo na Coreia do Sul, com milhares de relatos de problemas recorrentes nas baterias.

A Tesla é frequentemente associada a uma marca com boa fiabilidade, mas as coisas parecem estar a mudar na Coreia do Sul, onde milhares de proprietários enfrentam graves problemas nas baterias dos seus veículos. Estas pessoas deparam-se com o erro "BMS_a079", que activa o modo de segurança e limita o carregamento da bateria a um máximo de 50%, reduzindo drasticamente a autonomia. Mais de 4.300 veículos Model 3 e Model Y já foram afectados - muitos de forma repetida e os custos de reparação ultrapassam os 18.000 euros para quem estiver fora de garantia.

A maioria dos casos envolve unidades fabricadas em 2021, afectando 22% dos Model Y e 12% dos Model 3 vendidos no país. Percentagens que fazem com que os consumidores acreditam tratar-se de um defeito de fabrico e não de desgaste normal. A frustração só piora com o facto da Tesla estar a substituir estas baterias defeituosas por unidades "recondicionadas", compostas por células aproveitadas de outros veículos, fazendo com que o erro acabe por regressar - com algumas pessoas a já terem passado pelo problema por quatro vezes.
Enquanto para os clientes dentro do período de garantia o incómodo seja o tempo de espera (em média 23 dias por reparação, embora num dos casos um cliente tenha ficado sem o carro durante mais de dois anos e meio!), os restantes arriscam-se a ter que pagar um factura avultada de quase 20 mil euros. A indignação levou mais de 14.000 pessoas a assinar uma petição exigindo um recall completo e reparações gratuitas, que está a ser apoiada pela associação Citizens United for Consumer Sovereignty.

A pressão pública obrigou o Ministério do Ambiente da Coreia do Sul a intervir, ameaçando retirar os subsídios estatais aos veículos da Tesla se a empresa não resolver o problema. E parece ser claro que é do próprio interesse da Tesla descobrir o que se passa de forma a evitar que este tipo de receio se alastre internacionalmente e arruíne por completo a sua reputação.

Pixel 10 Fold explode em teste de dobragem

15-10-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Um teste de dobragem do novo Pixel 10 Fold terminou com um resultado literalmente explosivo da bateria.

O novo Pixel 10 Pro Fold da Google está a dar que falar, mas não pelos melhores motivos. O dobrável da Google não resistiu à habitual ronda de testes do JerryRigEverything e acabou por falhar de forma dramática.

Embora o Pixel 10 Pro Fold tenha aguentado os testes de riscos e de calor, acabou por ceder completamente no teste de flexão. O dispositivo partiu-se ao longo das linhas das antenas, o mesmo ponto fraco já identificado no modelo anterior. No entanto, desta vez o desfecho foi inesperado, com a bateria a explodir e libertar uma nuvem de fumo.


Apesar de serem vários os smartphones que não resistem ao teste de dobragem, foi a primeira vez que uma bateria explodiu durante este teste. Mesmo sendo algo que não deverá acontecer durante a utilização em condições normais, não deixa de levantar questões quanto às baterias usadas pela Google.

Bem, como as equipas de marketing costumam dizer, toda a publicidade é boa publicidade... certo?

Fita LED Goovee T2 Ambilight com câmara dupla a €91

15-10-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

É mais fácil que nunca recriar o efeito "ambilight", com este conjunto de fita LED RGB com câmara dupla, capaz de ajustar as cores em função do que estiver no ecrã.

Há muito que recomendamos a utilização de uma fita LED para colocar atrás de um televisor ou monitor, para criar uma luminosidade que reduz o cansaço visual, especialmente numa sala completamente às escuras. Fitas LED RGB para TV arranjam-se por cerca de 10 euros ou pouco mais para modelos maiores, e mais recentemente começaram a surgir conjuntos com um sensor de cor por menos de 20 euros que podem ir mudando de cor. Mas se querem a experiência ambilight completa, com cores diferentes ao longo das margens do ecrã, então será preciso um modelo mais evoluído, como este da Govee.
Esta fita LED Govee T2 com duas câmaras está disponível por 91 euros na Amazon Espanha.

Em vez de um simples sensor de cor, este conjunto vem com uma câmara dupla que se deve colocar no topo do ecrã - usando as duas câmaras para obter uma melhor cobertura do que se passa no ecrã relativamente ao modelo anterior com uma única câmara - e que vai analisar as imagens do que se estiver a ver, fazendo sincronizar as cores da fita LED apropriadamente para cada secção das margens; conta também com o dobro do número de LEDs para um efeito luminoso de maior qualidade. É uma das poucas soluções que existem para quem quer o efeito ambilight mesmo quando utiliza apps internas da Smart TV, como Netflix, Disney, etc. já que este sistema funciona para todo e qualquer conteúdo que aparecer no ecrã, independentemente da sua origem, e dispensando a necessidade de usar HDMI.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple diz que Apple TV tem mais de 45M de subscritores

15-10-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Sem dar números concretos, a Apple diz que o serviço Apple TV(+) tem "muito mais" que 45M de subscritores.

O serviço Apple TV(+) tem estado nas notícias por ter perdido o "+", e sendo frequentemente acompanhado pela referência a que, apesar do grande investimento da Apple, se manter muito atrás dos principais serviços de streaming. Algo que a Apple quis corrigir... de forma pouco elucidativa.

Em entrevista num podcast, Eddy Cue revelou que a plataforma de streaming conta agora com "muito mais de 45 milhões" de subscritores, um número bem acima dos rumores anteriores, mas que sem a indicação de um valor concreto, continua a dar azo a rumores.
Isto servirá apenas para dizer que o Apple TV tem direito a estar no top 10 da tabela dos serviços de streaming, acima do Peacock na 9ª posição com 41M de subscritores - mas provavelmente não chegando aos 55M do Hulu na 8ª posição, e muito distante do top 6 com mais de 100M de subscritores (com a Netflix a liderar com 300M, e a Amazon Prime Video na 2ª posição com 200M). De qualquer forma, o número - qualquer que ele seja - continua a ser positivo, tendo em conta que o serviço também tem sofrido aumentos de preço.

Esta semana deveremos ter mais algumas notícias de Apple TV, mas desta vez relacionadas com a nova box da Apple que deverá chegar com chipset actualizado em relação à Apple TV 4K.

Xiaomi testa novo SUV YU9

15-10-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi está a testar o seu próximo SUV, o YU9, que deverá chegar em 2026.

Apesar de mal conseguir dar resposta à procura do YU7, a Xiaomi não abranda e já prepara um novo modelo de maior dimensão. Desta vez o "leak" teve origem oficial, sendo o próprio CEO da Xiaomi, Lei Jun, a partilhar fotos do protótipo do SUV YU9 durante testes em grande altitude na cordilheira de Tianshan. As imagens mostram o imponente veículo ainda camuflado a enfrentar terrenos íngremes a mais de 4.000 metros de altitude.

O YU9 tem estado em desenvolvimento há algum tempo, e estas fotografias oferecem o melhor vislumbre até agora do seu tamanho e design, mesmo com a cobertura de camuflagem. Rumores anteriores indicam que o SUV ultrapassa os 5.2 metros de comprimento e tem cerca de 1.8 metros de altura, posicionando-o no segmento dos modelos de grande porte.
Se se estão a interrogar porque motivo faz sentido testar um eléctrico em altitude (já que serão imunes à questão da pressão atomsférica), isso pode ser explicado por aparentemente a Xiaomi estar a preparar duas versões do YU9: uma totalmente elétrica (EV) e outra híbrida de autonomia estendida (EREV) com motor a combustão a funcionar como gerador. Mas mesmo esta última deverá integrar uma bateria de 80 kWh, oferecendo até 400 km de autonomia em modo eléctrico antes de recorrer ao "gerador".
A grande questão é: com todas as dificuldades que tem em produzir os actuais modelos em volume suficiente, como é que a chegada de um novo modelo irá afectar isso - mesmo tendo em conta que, como modelo mais caro, poderá ter volume de vendas inferior. Parece que iremos descobrir já no próximo ano.

|