PlanetGeek

YouTube com sleep timer e ajuste de velocidade

16-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube está a ganhar novas funcionalidades, incluindo o temporizador para "dormir" para todos, e ajuste mais preciso da velocidade de reprodução.

A funcionalidade de sleep timer no YouTube, que até agora era algo que só era disponibilizado para os utilizadores Premium, passa a estar disponível para todos os utilizadores. Assim, passa a ser possível para qualquer pessoa definir um temporizador de 10, 15, 20, 30, 45, 60 minutos, ou até ao final do vídeo, para interromper o vídeo e evitar que o YouTube fique a passar vídeos durante horas e horas caso se adormeça.

O ajuste da velocidade de reprodução passa a poder ser feito em passos de 0.05x, em vez dos actuais 0.25x, o que se torna bastante mais simpático (mas mantendo a mesma velocidade máxima de 2x, tal como dantes). E além disto, há melhorias a nível de playlists colaborativas com possibilidade de usar thumbnails personalizados, possibilidade de redimensionar e reposicionar o miniplayer, playback automático de vídeos quando se visita um canal no YouTube numa TV, e mais.


AMD e Intel defendem CPUs x86 contra os ARM

16-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A AMD e a Intel, os maiores fabricantes de CPUs, criaram o x86 Advisory Group para enfrentar a crescente ameaça dos chips ARM.

Durante a Lenovo Tech World 2024, foi anunciada a criação do x86 Advisory Group, uma iniciativa que visa proteger a plataforma x86 dos avanços da arquitectura ARM, que tem vindo a ganhar popularidade. Esta era uma ameça que já era previsível, especialmente após a transição da Apple para chips ARM, inicialmente nos iPhones e iPads, posteriormente também nos Macs e MacBooks, e que tem tentado ser replicada entre as máquinas Windows com o óbvio interesse da Qualcomm em fornecer esses chips ARM para dispositivos Windows.

Esta nova aliança não se limita à AMD e à Intel. Outros grandes nomes da tecnologia, como a Microsoft, Google, Meta e Lenovo, também são membros fundadores do grupo. Durante a conferência, tanto o CEO da Intel, Pat Gelsinger, como a CEO da AMD, Lisa Su, destacaram que a arquitetura x86 está "viva e de boa saúde". O objetivo do x86 Advisory Group é melhorar a "compatibilidade, previsibilidade e consistência" entre os produtos x86. A intenção é tranquilizar os developers, clientes e investidores de que o ecossistema x86 continuará a evoluir e a competir de forma eficaz contra os avanços da ARM.

Embora a criação deste grupo seja um sinal claro de que a Intel e a AMD estão a sentir a pressão do sucesso da ARM, especialmente após a transição da Apple e os avanços da Qualcomm, a colaboração demonstra que estas empresas estão dispostas a tomar medidas para manter a liderança do x86 na indústria. Há também que ter em conta que, apesar do enorme avanço que os chips ARM tiveram na última década, começam também a chegar a um ponto em que o seu avanço começa a sofrer, cada vez mais, dos mesmos problemas que os chips x86 têm sentido há anos, nomeadamente a nível dos consumos e aquecimento - a vantagem que têm é que, estão livres de carregar toda a bagagem da compatibilidade histórica dos x86, o que lhes permite evitar muita complexidade referente a isso.

Kelly olha para as estrelas (e dança em boa companhia)

15-10-2024 | 20:45 | Gonçalo Sá

Kelly-Lee-Owens.jpg

O caminho entre o fim de uma relação amorosa e um estado de transcendência total guiou o alinhamento do novo álbum de KELLY LEE OWENS. "DREAMSTATE", o quarto longa-duração da galesa, é editado esta sexta-feira, 18 de Outubro, e propõe mais um encontro com as pistas de dança ao lado de alguns dos maiores nomes associados a esses territórios.

Tom Rowlands, metade dos Chemical Brothers, e Andrew Ferguson e Matthew McBriar, dupla mais conhecida enquanto BICEP, são colaboradores de peso de um disco com a marca da dh2, etiqueta a cargo de George Daniel, baterista dos The 1975 e também ele com créditos de produção no sucessor de "LP.8" (2022), "Inner Song" (2020) e "Kelly Lee Owens" (2017). O britânico é ainda, claro, o companheiro de Charli xcx, com quem Owens actuou recentemente em Ibiza - e não seria uma grande surpresa encontrar as duas na enésima remistura de um dos temas do famigerado "BRAT".

Dreamstate.jpg

Descrito como uma ode à liberdade e ao escapismo através de hinos com uma rave em vista, "DREAMSTATE" percorre outros estados além da euforia dançável. É o caso de "Ballad (In The End)", belo single de aura pastoral e o mais recente de uma colheita iniciada com "Love You Got", entre um apelo rítmico que não descarta sensibilidade pop, e que continuou em "Sunshine" e "Higher", amostras talvez menos personalizadas, mas de eficácia garantida a altas horas de comunhão em modo clubbing. Esta semana, o #sextou pode muito partir daqui...

Jetpack para WordPress corrige vulnerabilidade crítica

15-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Jetpack, um plugin muito utilizado no WordPress, lançou uma actualização de segurança urgente para corrigir uma vulnerabilidade crítica no Formulário de Contacto. Esta falha, presente desde 2016, permitia que qualquer utilizador com sessão iniciada acedesse aos formulários submetidos por visitantes do site.

Variando um pouco de toda a novela do WordPress e WP Engine, temos uma notícia que não deixa de ser desagradável para os milhões de utilizadores do WordPress.

Desenvolvido pela Automattic, o Jetpack é utilizado em cerca de 27 milhões de sites em todo o mundo para melhorar a segurança, funcionalidade e desempenho dos mesmos. A vulnerabilidade, que afecta todas as versões do Jetpack desde a 3.9.9, foi descoberta durante uma auditoria interna de segurança, e permite que um visitante com login feito tenha acesso aos formulários de outros visitantes. Embora não haja indícios de que esta falha tenha sido explorada ao longo dos últimos oito anos, o é fortemente recomendado que os utilizadores actualizem o plugin para a versão mais recente, no caso de isso não ter sido feito de forma automática, para evitarem possíveis riscos.

Os detalhes técnicos sobre a vulnerabilidade foram propositadamente retidos para dar tempo aos utilizadores para actualizarem os seus plugins antes que a informação se torne pública. De qualquer forma, será de imaginar que grupos de hackers rapidamente analisem as alterações feitas na correcção, para descobrirem o problema e rapidamente tentarem tirar proveito da vulnerabilidade entre os sites que se demorarem a aplicar a actualização.

Ganha um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh

15-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Sempre prático para todas as ocasiões, este powerbank permite prolongar a tranquilidade de utilizar um smartphone (ou outros equipamentos electrónicos) longe de uma tomada e carregador. No caso deste Bogseth de 10000 mAh, serve de backup compacto que pode recarregar um smartphone várias vezes, esticando a sua autonomia enquanto se está longe de uma tomada ou porta USB.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Notícias do dia

15-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Morreu Ward Christensen - inventor das BBS; NASA lança Europa Clipper para explorar a lua gelada de Júpiter; DJI Air 3S detecta obstáculos à noite; Tiny Glade cria casas e castelos sem limites; FIDO facilita transferência de Passkeys entre apps; e Chrome bloqueou uBlock Origin - mas recuou - por agora.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.

iPhone SE 4 abandona Home Button

Parecem já estar estabilizadas as características para a próxima geração iPhone SE 4. Este iPhone marcará o adeus ao Touch ID e adopção do Face ID com ecrã "full-screen" em toda a gama de iPhones, e virá com ecrã OLED de 6.1", chip A18 como a geração iPhone 16 (com acesso às funcionalidades AI), bateria de maior capacidade, câmara traseira de 48 MP, e Action Button (mas não o botão dedicado da câmara dos iPhone 16). O preço deverá situar-se nos $499.

iPhone SE 4 exclusive first look, based on leaks and rumors 👀

📺 Larger 6.1-inch OLED display
🏃‍♂️ Action Button
⚡️ USB-C port
📸 48MP camera
🧠 A18 chip + AI
🔋 Larger battery
📶 Custom Apple 5G chip
💰 ~$499
🗓️ Release in Spring 2025

Will you be buying this phone? pic.twitter.com/HCEVmipkKJ

— AppleTrack (@appltrack) October 15, 2024
Este iPhone também deverá estrear o uso de um modem 5G da própria Apple, dando um importante passo no sentido da Apple deixar de depender da Qualcomm para essa funcionalidade.


Spotify faz chegar vídeos a mais 85 países

Os clientes do Spotify estão há anos a pedir um modo de música de maior qualidade, que o Spotify diz que está continuamente "para breve", mas em vez disso continua a lançar coisas que os utilizadores poderiam dispensar: os vídeos.

Depois de ter lançado os vídeos em alguns países, o Spotify expande essa funcionalidade a mais 85 países. Estes vídeos só ficam disponíveis para os clientes pagantes do Spotify, pelo que os utilizadores gratuitos terão que fazer aquilo que provavelmente já fazem quando querem ver o vídeo de uma música: dar um salto ao YouTube.

Recentemente o Spotify lançou uma funcionalidade bastante mais interessante, que permite ouvir música mesmo quando se perde a ligação à internet.


iPhone 18 com chip de 2nm e 12 GB de RAM

Olhando aos rumores a mais longo prazo referente aos iPhones, espera-se que a Apple recorra aos chips A20, produzidos em processo de 2nm e com 12 GB de RAM, para equipar os iPhone 18 em 2026.

A Apple sempre usou "pouca" RAM nos iPhones, comparativamente aos smartphones Android topo de gama, coisa que só começou a mudar este ano com o recurso a 8 GB de RAM devido às funcionalidades AI. Para o próximo ano espera-se que a Apple aplique 12 GB de RAM nos iPhone 17 Pro, ficando em linha com este rumor de que poderia aplicar esses 12 GB em toda a gama no ano seguinte. No entanto, é também possível que apenas os chips dos iPhone 18 Pro sejam de 2nm, com os dos iPhone 18 "normais" a poderem manter um processo de 3nm por motivos económicos.

Ainda estamos bastante distantes de tudo isto, e ainda teremos muitos rumores pela frente a propósito dos iPhone 17 do próximo ano.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Netflix foi fundada em 1997, na altura focando-se na venda e aluguer de DVDs enviados pelo correio - evitando a necessidade de deslocação a um videoclube.

Módulo de tomadas Tessan com 2 USB + 2 tomadas a €16

15-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB está disponível por apenas 16 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) no total. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 4000W.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

DJI Air 3S detecta obstáculos à noite

15-10-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O mais recente drone Air 3S da DJI promete maior segurança, podendo evitar obstáculos mesmo em voos à noite com pouca luz.

A DJI lançou o Air 3S, um drone de gama média que melhora as funcionalidades já impressionantes do Air 3. Uma das melhorias é a capacidade de captar imagens de alta qualidade em condições de baixa luminosidade, tornando-o uma excelente escolha para voos nocturnos. Além disso, o Air 3S apresenta um novo sistema de detecção de obstáculos que funciona à noite, garantindo que o drone regressa a casa em segurança, mesmo com pouca luz.
O Air 3S está equipado com uma função inteligente de retorno a casa (R2H - Return to Home), activada por um conjunto de sensores que incluem um LiDAR frontal, sensores infravermelhos ToF (Time of Fliight) e seis sensores visuais distribuídos em redor do drone. Estes ajudam o drone a detectar obstáculos, mesmo no escuro, e a evitar acidentes. A DJI também melhorou a câmara principal para um sensor de 50 MP e 1" com uma lente de 24 mm, complementada por uma câmara secundária de 48 MP com zoom 3x. Tem uma autonomia de voo de até 45 minutos.
O drone oferece capacidades de gravação de vídeo 4K até 120fps, e ficheiros mais compactos em comparação com o Air 3 graças a uma compressão melhorada. O Air 3S possui 42 GB de armazenamento interno com a opção de expandir via microSD, e os ficheiros podem ser transferidos sem fios para um telemóvel ou directamente via USB-C para um portátil. Também estão disponíveis vários modos de gravação inteligentes, como o ActiveTrack 360 e o modo Free panorama da DJI, garantindo vídeos suaves e dinâmicos. De referir que, com peso de 724g, fica acima do limite de 249g da Classe C0, enquadrando-se na classe C1 (até 900g).

O DJI Air 3S fica disponível com preço a começar nos €1099 no site oficial da DJI. Vem em vários pacotes, incluindo os habituais packs "Fly More" e packs com o controlador DJI RC-N3. Quem procurar algo mais em conta, pode sempre espreitar o Mini 3, com preço significativamente mais acessível.

Morreu Ward Christensen - inventor das BBS

15-10-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

Ward Christensen, o pioneiro que ajudou a criar o primeiro sistema de BBS (Bulletin Board System), faleceu aos 78 anos.

Ward Christensen, juntamente com Randy Suess, desenvolveu a primeira BBS em 1978, em Chicago, impulsionando o crescimento das comunidades online muito antes da internet se tornar comum.

As BBS desempenharam um papel crucial nas décadas de 1980 e 1990, iniciando muitas pessoas no mundo dos fóruns de discussão e um sentimento de comunidade virtual - já muito falei sobre o impacto das BBS na minha juventude e adolescência, e onde conheci amigos que mantenho até aos dias de hoje. A invenção de Christensen também contribuiu para o surgimento de jogos shareware, que mais tarde levou a empresas como a Epic Games. A era das BBS foi um passo importante na construção do mundo digital de hoje.

Amigos recordam Christensen como uma pessoa humilde que, apesar das suas contribuições inovadores, nunca procurou protagonismo. Passou a maior parte da sua carreira na IBM, mantendo-se modesto sobre o seu papel no desenvolvimento de uma tecnologia tão fundamental. Os mais curiosos podem (e devem) espreitar o documentário BBS: The Documentary, que conta com a participação de Christensen e serve de registo para a posteridade.

Além das BBS, Christensen também foi o criador do protocolo de transferência de ficheiros XMODEM, que acabou por ser essencial para as funcionalidades práticas das BBS, permitindo transferências de ficheiros em linhas telefónicas instáveis. O seu impacto foi reconhecido com vários prémios, incluindo o Pioneer Award da Electronic Frontier Foundation em 1993.

O seu legado vive através do seu trabalho e do espírito de partilha e comunidade que ele sempre representou.

Módulo de tomadas Tessan com 2 USB + 2 tomadas a €16

15-10-2024 | 12:23 | A Minha Alegre Casinha

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB está disponível por apenas 16 euros na Amazon Espanha.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) no total. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 4000W.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

FIDO facilita transferência de Passkeys entre apps

15-10-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A FIDO Alliance anunciou novas especificações que permitirão aos utilizadores importar e exportar as suas passkeys entre diferentes plataformas. Esta novidade dará mais flexibilidade aos utilizadores, resolvendo a limitação actual em que as passkeys ficam presas a aplicações ou ecossistemas específicos.

As passkeys, que foram introduzidas há dois anos como uma alternativa mais segura às palavras-passe tradicionais, estão prestes a ficar ainda melhores. Actualmente, uma das suas falhas, é a de que não existe uma forma fácil de transferir passkeys guardadas num gestor de palavras-passe, como a app Passwords da Apple, para outro, como o 1Password. No entanto, as novas especificações da FIDO vão alterar isso com a introdução do Credential Exchange Protocol (CXP) e do Credential Exchange Format (CXF). Estes formatos não se aplicarão apenas às passkeys, mas também a outros tipos de credenciais, oferecendo uma forma segura de transferi-las entre plataformas.

Ao contrário dos ficheiros CSV, que são menos seguros e ainda utilizados por muitos gestores de palavras-passe para exportar dados, os novos formatos serão encriptados, garantindo a protecção das credenciais durante a transferência. Várias empresas, como a 1Password, Dashlane, Bitwarden, NordPass e Google, já participaram no desenvolvimento destas novas especificações e comprometeram-se a suportá-las, devendo em breve isso fazer-se sentir nas respectivas apps e serviços.

Embora a Apple ainda não tenha comentado estas novas alterações, uma vez que faz parte da FIDO Alliance e foi uma das primeiras empresas a adoptar as passkeys em 2022 com o iOS 16, espera-se que também esteja na linha da frente na adopção desta nova funcionalidade, adicionado opções de importação e exportação de passkeys na sua app Passwords.

Tiny Glade cria casas e castelos sem limites

15-10-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Se procuram um jogo diferente com uma infinidade de possibilidade, espreitem este divertido Tiny Glade.

Se a ideia de castelos épicos vos faz lembrar batalhas, podem refrear os ânimos. Em Tiny Glade o objectivo é materializar as mais loucas (ou simples) ideias, com um processo de criação fácil e intuitivo de paisagens e edifícios, onde tudo acontece como que por magia. Ainda por cima, o jogo conta com gráficos que são simultaneamente bonitos e eficientes, tirando partido de tecnologia ray-tracing que funciona bem até em placas de entrada de gama como uma GTX 1060.

Importa também realçar que este é um jogo criado por um pequeno estúdio - o Pounce Light - com apenas duas pessoas: @anastasiaopara e @h3r2tic. E como última boa notícia adicional, o jogo é incrivelmente acessível, estando disponível por menos de 15 euros. Como é possível resistir?




Huawei MatePad 12X chega ao mercado nacional

15-10-2024 | 09:32 | Apps do Android




O novo tablet da Huawei chega ao mercado com um preço recomendado de ~650€.

Pensado para os jovens utilizadores, destaca-se pelo grande ecrã PaperMatte ultra-brilhante de 12 polegadas, que produz imagens nítidas e cores vibrantes, pelo design fino e elegante e pelas ferramentas de smart office.


Fino e resistente, com um toque de elegância

O novo tablet apresenta um corpo metálico integrado que lhe confere uma maior resistência, enquanto mantém uma aparência elegante. Fino e leve, pesa apenas 555g e mede 5,9 mm[1] de espessura, sendo o dispositivo ideal para produção em movimento. A parte traseira exibe um brilho único, através do pó de mica natural utilizado no verniz perolado cintilante. Disponível em branco e verde, é um verdadeiro statement de requinte.


Ecrã PaperMatte, para uma experiência de visualização nítida e fluida

O HUAWEI MatePad 12 X possui um ecrã PaperMatte ultra-brilhante, criado para oferecer aos utilizadores uma experiência de utilização única. Através da tecnologia de nanogravura antirreflexo, que se assemelha à do papel, reduz o reflexo e emite uma luz suave para uma visualização mais confortável, mesmo após uma utilização prolongada. Além disso, graças à textura do ecrã, melhora a experiência de escrita em 47%[2] em comparação com os tablets tradicionais.

 

Outra característica que distingue o ecrã do HUAWEI MatePad 12 X é a película ultra-hidrofóbica, que é resistente ao óleo e às manchas de impressões digitais. Desta forma, otimiza a capacidade de resposta ao toque e assegura interações fluídas e confortáveis.    


Funcionalidades otimizadas para uma experiência mais inteligente

O tablet inclui um leque de funcionalidades de smart office para uma experiência mais interativa, como as aplicações HUAWEI Notes e GoPaint. A HUAWEI Notes permite aos utilizadores captar e organizar ideias sem esforço, através de vários modelos template, desde blocos de notas a esquemas de planificação. Com o Note Replay, integra a sincronização de áudio em tempo real com as notas, para uma revisão mais eficiente do conteúdo anotado. Por sua vez, a nova funcionalidade de ecrã dividido One Touch permite aos utilizadores visualizar e comparar várias notas em simultâneo.


Através da GoPaint, os utilizadores podem dar asas à criatividade em qualquer altura e em qualquer lugar. A aplicação oferece mais de 150 tipos de pincéis profissionais[3], como o Ink Wash e o Oil Painting, e Telas de Texturas Realistas que proporcionam uma experiência de pintura fluida e realista.

 

Aliado da produtividade

O HUAWEI MatePad 12 X suporta a tecnologia NearLink, que permite o emparelhamento com periféricos, como a HUAWEI M-Pencil (3º geração) e o HUAWEI Smart Magnetic Keyboard (ES), para um maior conforto durante a utilização. A caneta suporta mais de 10 mil níveis de pressão e produz traços rápidos e precisos, graças à baixa latência e alta taxa de resposta. Já o teclado pesa apenas 308g[4], possui um mecanismo key travel de apenas 1,5mm de altura e um oferece um clique suave.

 

HUAWEI MATEPAD 12 X

PVRP: 649,00 €

Oferta de lançamento: HUAWEI M-Pencil 3ª Geração

Mais informações aqui: https://consumer.huawei.com/pt/tablets/matepad-12-X/buy/



[1] Dados provenientes dos laboratórios Huawei. A espessura real pode variar em função das especificações do produto, do processo de fabrico e do método de medição.

[2] Dados provenientes dos laboratórios Huawei e são uma comparação entre o HUAWEI MatePad 12 X PaperMatte Edition e tablets tradicionais, testados com base no modelo de avaliação de escrita em papel da Huawei. A experiência real deve prevalecer em função da caneta e do ecrã.

[3] O número e os tipos de pincéis podem variar.

[4] Dados provenientes dos laboratórios Huawei. A espessura real pode variar em função das especificações do produto, do processo de fabrico e do método de medição.


Teclast F16 Pro a €294

15-10-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Teclast tem um novo portátil de 15.6", que chega com um design bastante atractivo e o habitual preço concorrencial da marca, o Teclast F16 Pro.

A Teclast pode ter começado por fabricar tablets e mini-portáteis económicos, mas ao longo dos anos tem vindo a apostar em produtos cada vez mais refinados, com design cuidado e melhores acabamentos. Exemplo disso é o seu mais recente portátil Teclast F16 Pro.

Este portátil vem equipado com um ecrã Full HD de 15.6" (com margens laterais reduzidas de apenas 7mm), CPU Intel, 16 GB de RAM, SSD de 512 GB + slot para segundo SSD, teclado retro-iluminado, touchpad de grandes dimensões, duas portas USB 3.0, HDMI, ficha de 3.5 mm para headphones, microSD, e bateria de 38000 mWh. Isto num corpo com 15 mm de espessura e 1.63 kg de peso.
O Teclast F16 Pro está disponível por 294.49 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 20 euros.

Um dos pontos de destaque neste portátil é o trackpad de grandes dimensões (128x77 mm) que facilitará o processo de fazer gestos ou operações de arrastar e largar, que por vezes se tornam um pouco claustrofóbicas de fazer em trackpads mais pequenos.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

NASA lança Europa Clipper para explorar a Lua gelada de Júpiter

15-10-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A sonda Europa Clipper da NASA já vai a caminho de uma das luas mais interessantes do sistema solar: a lua Europa de Júpiter.

A NASA lançou oficialmente a missão Europa Clipper, enviando uma sonda que tem como destino a lua Europa, que os cientistas acreditam poder ter as condições necessárias para abrigar vida. A sonda, que descolou do Centro Espacial Kennedy a bordo de um Falcon Heavy da SpaceX depois de um ligeiro atraso devido ao furacão Milton, está numa viagem de cinco anos e meio até Júpiter.

Europa é considerada um dos locais mais promissores do Sistema Solar para encontrar vida extraterrestre, pois acredita-se que tenha um oceano sob a sua superfície congelada. Quando chegar, a Europa Clipper vai orbitar o gigante gasoso e realizar voos próximos de Europa, capturando dados detalhados. O objectivo da missão é investigar se a lua tem as condições adequadas — água, energia e compostos orgânicos — para sustentar formas de vida simples.

It's not a straight shot to Jupiter – we'll be taking a looping path through the solar system, passing by Mars and Earth in order pick up speed boosts on our way to the outer solar system. https://t.co/bLV02yqio9 pic.twitter.com/W2zt0iB8cM

— NASA Europa Clipper (@EuropaClipper) October 14, 2024
Europa, fotografada pela primeira vez pelas sondas Voyager da NASA em 1979, tem sido um tema de curiosidade científica há décadas. Imagina-se que a sua crosta gelada, que mostra sinais de renovação constante, esconde um oceano profundo por baixo, aquecido por forças de maré devido à acção da gravidade de Júpiter. Embora a Europa Clipper não vá aterrar na lua, passará a cerca de 25 quilómetros da superfície. Se as descobertas da Europa Clipper sugerirem a possibilidade de vida, poderá abrir caminho para futuras missões, incluindo uma que possa aterrar no planeta, perfurar o gelo, e lançar um drone submarino para explorar esse oceano escondido.

Apple prepara chaves digitais para Volvo, Polestar, e Audi

15-10-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple vai aumentar o número de fabricantes automóveis que suportam as chaves digitais nos iPhones, adicionando modelos da Volvo, Polestar, e Audi.

A par do CarPlay, a Apple tem feito forte promoção no sentido de se usar o iPhone como chave digital para automóveis. A funcionalidade foi lançada em 2022 e é actualmente suportada em alguns modelos de marcas como a BMW, Mercedes, BYD, Lotus, e Hyundai/Kia/Genesis. Mas, em breve o número de fabricantes poderá aumentar.

Com base em alterações descobertas na app Wallet, a Apple estará a preparar-se para adicionar a Volvo, Polestar, e Audi à lista de fabricantes com automóveis que suportam as chaves digitais nos iPhones.

Nos automóveis suportados, os clientes podem simplesmente aproximar o seu iPhone da porta do carro para que a porta se abra, assim como iniciar o seu funcionamento, sem necessidade de uma chave tradicional. Relembre-se que, ao estilo de qualquer veículo que suporte sistemas "sem chave" (tradicionais), é recomendável a utilização de um código PIN de segurança adicional se o veículo o suportar. Para evitar que em caso de roubo do smartphone, ou da chave wireless, ou até em casos de ataques relay com repetidores, os ladrões possam simplesmente levar o veículo sem qualquer entrave.

Chrome bloqueou uBlock Origin - mas recuou - por agora

14-10-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O momento em que o Chrome deixará de suportar adblockers como o uBlock Origin parece estar iminente.

A Google tem estado a avisar, há algum tempo, que muitos dos adblockers deixarão de funcionar no Chrome devido às alterações nas políticas de extensões da Chrome Web Store, quando passarem do Manifest V2 para o Manifest V3. E nos últimos dias, houve quem já se deparasse com essa nova realidade, com o Chrome a indicar que extensões como o popular uBlock Origin deixaram de estar disponíveis.
Mas, parece que a Google preferiu adiar a polémica, e por agora voltou a permitir o acesso a esta extensão, apresentando apenas um aviso de que "poderá deixar de ser suportada em breve".
Refira-se que os adblockers mais populares, incluindo o uBlock Origin, já têm preparadas versões compatíveis com o Manifest V3. Mas, devido às novas limitações, estas não podem oferecer as mesmas funcionalidades de bloqueio de conteúdos que ofereciam, ficando limitadas a disponibilizar uma lista de coisas a bloquear, e não podendo manipular directamente o conteúdo das páginas.

Browsers como o Firefox e o Brave agradecem, pois continuarão a suportar adblockers com todas as suas capacidades; e esperam que este novo passo da Google com o Chrome possa ser a "gota de água" que faça com que os utilizadores dêem oportunidade a um novo browser.

Óculos Apple "económicos" de $2000 podem chegar em 2025

14-10-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Depois dos dispendiosos Vision Pro, os próximos óculos VR da Apple poderão ficar-se pelos 2 mil dólares para tentarem cativar mais pessoas.

Este ano a Apple não apresentou nenhuns Vision Pro 2, e isso parece ser indicador de que a sua prioridade é efectivamente a de lançar óculos mais acessíveis. Com um preço de 3500 dólares, os Vision Pro têm sido óculos que servem de referência para criar experiências VR e de realidade aumentada, mas que dificilmente podem ser justificados pela maioria dos consumidores - isto, quando ali ao lado existem óculos como os Quest da Meta, a uma fracção do preço.

Embora já se soubesse que a estratégia da Apple passava por lançar óculos mais acessíveis, isso agora materializa-se em rumores mais concretos que indicam que isso poderá ser feito com uns óculos de 2 mil dólares já no próximo ano (2025).
Para reduzir os custos, estes óculos dispensariam o sistema EyeSight com ecrã externo para replicar os olhos do utilizador, e utilizariam componentes mais baratos, como o ecrã e processador. Alguns rumores apontam para que os óculos pudessem ficar dependentes do processamento de um iPhone, iPad, ou Mac, mas não se sabe se isso já seria feito nesta próxima versão. O preço de 2 mil dólares colocaria os óculos no patamar de preço de um iPhone ou iPad nas versões de maior capacidade, mas a grande diferença é que, enquanto um iPhone ou iPad será um dispositivo de uso frequente no dia a dia, o mesmo não se poderá dizer - pelo menos por agora - para os óculos VR; o que significa que mesmo este preço de $2000 poderá continuar a ser excessivo para a maioria das pessoas, tendo em conta que será um produto para "uso ocasional".

Enquanto isso, a Apple também irá preparar uns Vision Pro 2 para 2026, e uns óculos inteligentes (com lentes transparentes) para 2027 - talvez em preparação para os eventuais óculos Orion da Meta.

Notícias do dia

14-10-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

AMA foi alvo de ataque e alerta para phishing da Chave Móvel Digital; SpaceX apanha Super Heavy na aterragem à primeira tentativa; WordPress apodera-se do plugin ACF e escala conflito com WP Engine; Porsche cria motor de 6-tempos; novo Opel Frontera tem o mesmo preço em versão eléctrica ou gasolina; AI já gera música Heavy Metal; como funcionam os QR Codes; e Apple mostra limitações dos modelos AI LLM.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.

Steam clarifica que vende licenças e não jogos

Não é nada que já não se soubesse, mas o Steam está a deixar mais explícito que quando um utilizador compra um jogo, está apenas a comprar uma licença de acesso ao jogo na plataforma Steam.
A alteração parece estar a ser feita em preparação para legislação aprovada na Califórnia, que exige maior transparência sobre as compras digitais, incluindo a indicação clara de coisas como se se trata de uma compra efectiva ou uma licença temporária, durante quanto tempo o produto ou conteúdo irá ser disponibilizado, etc.

Por este andar, a única forma de ficar efectivamente com os jogos acabará por ficar reservada a quem não paga por eles.


Meta criticada por fotos "AI" com aurora boreal

Fotos partilhadas pela Meta no Threads estão a gerar polémica. Para os que não tiveram oportunidade de ver o espectáculo das auroras boreais que têm sido visíveis nalgumas regiões dos EUA, a Meta publicou umas imagens criadas por AI que replicam o espectáculo luminoso no céu de São Francisco. Mas nem todos acharam piada.

Enquanto uns nem fizeram caso (afinal, vivemos num mundo onde raramente as fotos já são efectivamente "como são" na realidade), outros acharam uma péssima ideia a Meta estar a promover estas fotos, com acusações de quem é um desrespeito por todos os que tiraram "fotos reais". Só será caricato quantas destas pessoas, que a estão a criticar, até usam smartphones que falsificam as fotos tiradas...


Adobe lança vídeo AI no Premiere

Nem de propósito (a respeito da notícia anterior), a Adobe lançou as suas ferramentas de vídeo AI no Premiere, que passam por coisas como a geração de clips de vídeo a partir de uma descrição de texto, o prolongamento de clips de vídeo já existentes, ou a conversão de fotos estáticas em vídeos.

Tal como nas ferramentas de serviços rivais, os resultados nem sempre são perfeitos, muitas vezes existindo algumas "inteferências" que acontecem e que ajudam a detectar que o vídeo não é inteiramente natural. Mas, será apenas uma questão de tempo até essas falhas sejam reduzidas ao ponto de serem inexistentes ou imperceptíveis.


Robots da Tesla estavam a ser telecomandados por humanos

No evento de apresentação do Robotaxi e Robovan, a Tesla colocou robots humanóides Optimus espalhados pelo recinto, como sinal do futuro imaginado por Elon Musk. Embora desta vez não se tratasse de uma pessoa vestida de robot, os robots que estavam a interagir com o público (com escolta de uma comitiva de funcionários da Tesla) estavam a ser controlados remotamente por pessoas.

Embora não se possa negar o rápido avanço que a Tesla tem feito nos robots, que já são capazes de fazer muitas coisas de forma autónoma ou semi-autónoma, e com uma impressionante fluidez de movimentos (como demonstrada pelo robots que estavam a dançar), ainda falta o "pequeno ponto-chave" da inteligência que os faça ser capazes de lidar com todo o tipo de tarefas domésticas ou sociais. Algo que Musk compara aos avanços do modo FSD, mas que na realidade apresentam toda uma série de desafios ainda mais complicados. Isto, a não ser que o futuro imaginado por Elon Musk seja o de ter trabalhadores baratos nos países em desenvolvimento a controlar remotamente os mordomos robot nas casas das pessoas dos países ricos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A compressão aptX foi inicialmente desenvolvida na década de 80 para reduzir o tamanho ocupado pelos ficheiros áudio, e actualmente pertence à Qualcomm. O mais recente aptX Adaptive permite som de 24 bits a 96 kHz, mas a latência garantida de 80 ms muitas vezes pode acabar por ser de 200-500 ms devido devido à implementação em software em vez do uso de hardware dedicado.

Microsoft Office 2021 vs Office 2024: Qual escolher? Office 2024 com 62% de desconto

14-10-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada


Recentemente, o Microsoft Office 2024 foi oficialmente lançado. A Godeal24 está a oferecer um desconto de 62% nas chaves do Microsoft Office como parte da sua promoção Crazy Microsoft Deal: Office Home 2024 por apenas 100,29€ (preço normal $149) - Para estudantes e famílias. Inclui versões clássicas do Word, Excel, PowerPoint e OneNote. Office Home & Business 2024 por 170,39€ (preço normal $249) - Para famílias e pequenas empresas. Inclui versões clássicas do Word, Excel, PowerPoint, OneNote e Outlook.

No entanto, se estiver a pensar na relação custo-benefício, a chave do Office 2021 Pro Plus é muito mais barata, a 31,75€, e pode já satisfazer muito bem as suas necessidades de vida, estudo e trabalho. Tanto o Office 2024 como o 2021 são compras únicas. Mas o Office 2021 permite-lhe aceder às aplicações do Office, incluindo Word, Excel, PowerPoint, Outlook, Access, Publisher e OneNote. Aproveite a oportunidade, este é o melhor momento para adquirir o Office 2021 Professional Plus.

Esta loja online também disponibiliza suporte 24 horas por dia, para rapidamente dar resposta a qualquer questão.


Oferta especial com desconto de 62% com o código SGO62:

Temos os Windows com desconto de 50% usando-se o código SGO50.
E outros bundles Windows+Office com desconto de 62% usando o código SGO62.
Packs de desconto do Windows e Office em volume.

Temos ainda diversos utilitários em promoção.

O processo de compra permite criar um registo ou efectuar a compra como "guest". E para usufruir do desconto, bastará introduzir o código de desconto no campo respectivo quando estiverem no ecrã de validação dos produtos a comprar.


O pagamento pode ser feito com PayPal (que aparece ao se escolher a opção de pagamento cwalletco) para total segurança, e conta com assistência permanente através do endereço de email [email protected].

|