PlanetGeek

iPhone 16 Pro com botão de câmara dedicado?

11-03-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A próxima geração iPhone 16 Pro poderá vir com um botão dedicado para o uso da câmara.

Depois de ter removido o selector de mute trocando-o por um botão genérico programável, a Apple parece estar a considerar adicionar um botão adicional à geração iPhone 16 Pro. Supostos esquemas deste futuro iPhone revelam as suas dimensões e também este botão "capture" adicional, posicionado abaixo do actual botão de power / Siri do lado direito, e que fica numa posição aproximada da posição tradicional de botão de disparo das câmaras fotográficas quando se coloca o iPhone na posição horizontal.

Supostamente, e ao estilo do botão das câmaras, terá a capacidade de detectar meia-pressão para fazer a focagem da foto, e depois fazendo-se o clique completo para captar a foto.

Pelo esquema é visível que este botão ficará numa reentrância, com a face do botão a ficar ao nível da superfície lateral do corpo do iPhone, o que reduziria o risco de activações acidentais.

A nível das dimensões, o esquema aponta para um tamanho de 149.6 x 71.4 x 8.4 mm para o iPhone 16 Pro, ligeiramente maior que o iPhone 15 Pro (146.6 x 70.6 x 8.3 mm), que poderá ser devido à espera inclusão da câmara telefoto com tetraprisma que na geração 15 foi usada apenas num iPhone 15 Pro Max.

A chegada deste botão levanta algumas questões, já que a Apple parecia estar interessada em remover os botões físicos e trocá-los por sensores tácteis sem partes móveis. Há sempre a possibilidade de usar essa tecnologia para este novo botão mas teremos que aguardar por mais informação à medida que nos vamos aproximando do início da produção desta nova geração de iPhones.

Samsung Galaxy M15 chega com ecrã OLED

11-03-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung lançou o Galaxy M15, que troca o ecrã o LCD do antecessor por um ecrã OLED.

A Samsung foi uma das empresas que mais investiu e apostou nos ecrãs OLED nos smartphones (e muito sofrendo com os problemas iniciais de burn-in e não só - lembram-se do padrão Pentile e de como podia transformar imagens a preto e branco em imagens a cores?) e foi uma aposta que acabou por dar frutos, com os ecrãs OLED a serem agora bastante comuns e a serem dos mais apetecíveis.

A demonstrá-lo está o facto da Samsung também ter optado por um ecrã OLED para o sey Galaxy M15, um modelo económico, substituindo o ecrã LCD IPS que equipava o anterior Galaxy M14.
Este é um dos modelos em que a Samsung opta por usar um chip da concorrência, um Dimensity 6100+ da Mediatek (substituindo o Exynos 1330), com 4 GB de RAM e 128 GB de capacidade expansíveis via microSD. Nas câmaras temos uma câmara principal de 50 MP + 5 MP ultrawide + 2 MP macro, com a câmara frontal a manter-se nos 13 MP como no modelo anterior. A bateria é de 6000 mAh com carregamento rápido de 25 W, e o smartphone vem com Android 14.

Infelizmente, por agora não é referido qual o preço nem em que países irá ser disponibilizado; também não é dito durante quantos anos irá ter direito a actualizações de sistema - algo que começa a ter cada vez mais peso no momento da decisão para quem pretender manter o seu smartphone durante mais tempo.

Roku bloqueia televisores até clientes aceitarem novas condições

10-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Nos EUA a Roku está a enfurecer os clientes, bloqueando televisores até que aceitem as novas condições de serviço.

Já temos visto casos de empresas que abusam do seu poder de unilateralmente mudarem as condições de serviço e "quem não quiser, azar". Mas a Roku entra directamente para o topo da tabela, ao apresentar novas condições e disponibilizando apenas um único botão de "aceitar". E até que os utilizadores aceitem, não podem utilizar esses equipamentos, basicamente forçando-os a que aceitem para poderem ter acesso aos seus televisores e boxes.

A Roku de facto dá a opção dos clientes não aceitarem as novas condições, mas ao contrário do simples clique num botão como acontece no "aceitar", quem não quiser aceitar terá que: enviar uma carta em papel para a Roku, referindo o nome de cada pessoa que não aceita as novas condições, forma de contacto para cada pessoa, o número de produto de cada equipamento utilizado, software ou serviço, endereço de email utilizado na conta Roku, e ainda a cópia do recibo de compra. Só falta mesmo a análise sanguínea e prova de ADN! E no caso de algum cliente clicar no aceitar (para poder ter acesso ao seu televisor), só terá um prazo de 30 dias para poder enviar a carta a dizer que não concorda com as condições.

As novas condições limitam as opções dos clientes poderem processar a Roku, obrigando-os a passar por um processo de negociação individual de "boa fé" durante 45 dias antes de poderem recorrer aos tribunais, durante os quais será provável que a Roku pressione o cliente a desistir dessa ideia. Pena é que nestas coisas não sejam os clientes a poderem alterar os termos de serviço unilateralmente, e a exigirem que seja a empresa a agir de "boa fé" quando impinge alterações que os clientes são forçados a aceitar para poderem continuar a usar os produtos pelos quais pagaram.

Filmes do mundo em 1896 convertidos para 4K

10-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Alguns dos filmes registados pelos irmãos Lumière foram convertidos para 4K e mostram-nos o mundo como era no final do século XIX.

Hoje em dia consideramos normal poder carregar num botão e ver vídeos em 4K HDR, ou fazer uma videochamada para praticamente qualquer ponto do planeta em tempo real. Por outro lado, os filmes antigos são relíquias a preto e branco, passadas em imagem acelerada (devido ao seu frame rate reduzido) e sem som. Com a ajuda da tecnologia, alguns dos filmes captados pelos irmão Auguste e Louis Lumière em 1896 foram convertidos e melhorados para resolução 4K, a 60 fps, a cores.

Embora a nível da colorização ainda existam bastantes falhas, o resultado funciona como uma autêntica janela no tempo, que nos mostra como era o dia a dia em diversas cidades do mundo (Nova Iorque, Paris, Barcelona, Jerusalém, Quioto, Giza, Moscovo, etc.) numa época de transição para o século XX.


10 mecanismos de elevador em LEGO

10-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Uma vez mais, os bloco LEGO dão uma ajuda para percebermos como funcionam os diversos sistemas de elevadores usados em diferentes aplicações.

Existem múltiplos mecanismos que permitem criar elevadores, cada um com as suas vantagens e desvantagens, e sendo adequados para diferentes fins. No seguinte vídeo vemos dez desses mecanismos, incluindo o famoso elevador contínuo que chegou a ser relativamente popular na primeira metade do século passado, até se finalmente se começar a privilegiar a segurança e se optar pelos elevadores com cabines e portas - embora na Europa ainda pareçam existir muitos em operação na variante Paternoster.


Cientistas aceleram multiplicação de matrizes

10-03-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Novos avanços abrem as portas para se poder a máxima eficiência teórica na multiplicação de matrizes.

A multiplicação de matrizes é algo que grande parte das pessoas pode nunca ter ouvido falar, mas que está escondido em praticamente tudo o que temos à nossa volta, desde a geração de imagens 3D nos jogos de computador, ao processamento dos sinais de telemóvel, da internet por fibra ou cabo, ou na compressão das imagens que vemos na TV.

Durante muito tempo, o processo de multiplicar duas matrizes de 2x2 implicava fazer 8 multiplicações. Em 1969, o matemático Volker Strassen desenvolveu um método que necessitava apenas de 7 multiplicações e 18 somas. Com as multiplicações a serem uma operação bastante mais complexa que a soma ou subtração, trata-se de uma melhoria significativa em termos de poupança de recursos (um GPU pode realizar biliões destas operações por segundo, qualquer simplificação é multiplicada por esses mesmos biliões). E, desde então que não se tem parado para tentar melhorar ainda mais o processo.
O objectivo máximo é atingir um factor omega de 2, que significaria uma multiplicação de matrizes teoricamente perfeita. Nos últimos anos, investigadores conseguiram criar um processo que melhora o anterior, passando de 2.3728596 para 2.371866. É uma melhoria de apenas 0.001 que pode parecer imperceptível e inconsequente, mas que está ordens de magnitude à frente da anterior melhoria que apenas tinha conseguido reduzir esse valor em 0.00001. E agora, este novo avanço reduz esse valor para os 2.371552, mas com a diferença de que apresenta uma nova abordagem do problema que faz antever que em breve se possam conseguir novas melhorias.

E ainda há quem diga que a matemática é "chata". :)

Cassete ESP32 com rádio da internet

10-03-2024 | 13:27 | A Minha Alegre Casinha

Este projecto recupera o formato das cassetes antigas para criar um rádio digital com streaming da internet.

Apelando particularmente aos mais nostálgicos que passaram anos da sua vida a usar e gravar cassetes, este projecto Retro Internet Radio com ESP32 mostra-nos como criar um rádio digital via internet num ESP32. Para complementar, temos um ecrã OLED transparente que parece ter sido feito mesmo à medida para ocupar a janela transparente que nas cassetes nos permitia ver a quantidade de fita enrolada em cada lado.

Claro que ninguém é obrigado a criar o projecto neste formato mas, neste caso, é precisamente o formato que o torna numa construção original - perfeita para combinar os dotes de electrónica, software, e de fabricação (imensamente facilitada pelo recurso a uma impressora 3D).



Tenda do Cybertruck dá barracada

10-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Cybertruck está a ter nova polémica, desta vez relacionada com o sistema de conversão para campismo, que se está a revelar uma autêntica barracada de 3 mil dólares.

A Tesla tinha prometido que o Cybertruck seria o companheiro ideal para os mais aventureiros, mostrando um futurista sistema de acampamento que encaixaria perfeitamente na sua caixa de carga. Ora, se é certo que a Tesla demonstrou que o Cybertruck pode chegar aos locais mais inóspitos, os compradores da opção "Basecamp" estão a descobrir que a tenda fornecida nada tem a ver com aquela que tinha sido mostrada inicialmente.

O que está a ser fornecido é uma tenda que nada tem de especial, nem sequer com janelas para o exterior, e longe de justificar o preço de 3 mil dólares que custa.
A única parte positiva é que mantém uma estrutura elevada, permitindo a arrumação de carga sob a sua plataforma. Mas por outro lado, também continua em falta a prometida capacidade de auto-nivelamento do Cybertruck com a tenda montada, que asseguraria que os utilizadores dormiriam descansados sem receio de rolarem para um dos lados. Mas isso é algo que a Tesla poderá resolver com uma actualização, ao contrário do que acontece com a "barraca" em si.

CEO da Rimac aponta problemas com o Tesla Roadster a "jato"

10-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A promessa de aceleração de 0 a 100 km/h em menos de 1 segundo do Tesla Roadster vai trazer muitos problemas, diz o CEO da Rimac.

Elon Musk veio recentemente actualizar as promessas de aceleração do futuro Tesla Roadster, dizendo que irá acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 1 segundo, metade do tempo que tinha sido inicialmente prometido, usando "jatos" de ar frio desenvolvidos com tecnologia da SpaceX.

O CEO da Rimac, que se pode dizer que tem habilitações para saber do que fala - com o Rimac Nevera a acelerar dos 0-100 km/g em menos de 2 segundos, e batendo recordes até em marcha-atrás - veio dizer que a sua empresa também estudou essa possibilidade e fez as simulações.

O grande problema é que isso implica ter um monte de maquinaria extra no carro (tanques, compressores, tubagens, etc.) que apenas será usado para estes arranques hiper-rápidos e depois tornar-se num "peso morto" que prejudica o carro em tudo o resto: como o desempenho em curvas, autonomia, espaço para bateria ou outros componentes, etc. Junte-se a isto o facto destas acelerações sub 1 segundo ser algo que os donos provavelmente utilizarão uma única vez (ou duas, para mostrar aos amigos em quem se tiver confiança de que não irão vomitar de seguida), e a matemática não deixa margens para dúvidas de que efectivamente poderá ser uma vantagem que vem acompanhada de muitas desvantagens.

A opção mais sensata para a Tesla seria disponibilizar este sistema apenas como opção para uma versão especial "SpaceX" do Roadster (o que era algo que já parecia ser a intenção de Elon Musk), deixando que a maioria dos interessados possa optar pelo Roadster normal, com as suas "lentas" acelerações abaixo dos 2 segundos.

Tesla prepara extensão de cabo para carregamento

10-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A abertura dos postos Supercharger a outros automóveis eléctricos revelou problemas com o posicionamento das portas de carregamento das diferentes marcas.

A Tesla abrir os postos Supercharger a outros fabricantes foi uma medida bem recebida (apesar da taxa extra) mas com isso surgiram também alguns efeitos secundários. Os cabos dos postos Supercharger têm uma extensão reduzida, tendo sido pensados para chegar à porta de carregamento dos Tesla posicionados na parte traseira do lado esquerdo. Com outros automóveis a terem a porta de carregamento noutros pontos do veículo, o cabo dos postos Supercharger pode não chegar até lá e obrigar esses automóveis a estacionarem em posições "criativas" que podem bloquear vários lugares de carregamento.

É algo que a Tesla diz que irá resolver disponibilizando um cabo de extensão NACS (a sua ficha, que entretanto passou a ser adoptada pela maioria dos fabricantes nos EUA).
No entanto, é algo que pode não chegar para resolver o problema, uma vez que é também bastante improvável que grande parte dos donos de carros eléctricos de outras marcas vá comprar uma extensão para uso ocasional.

Felizmente, a mais recente geração dos postos Supercharger V4 já vem com cabos bastante mais compridos, que resolvem o problema. Embora vá demorar tempo até que os anteriores postos sejam actualizados, até lá poderá ser relativamente comum ver carros "atravessados" nos lugares de carregamento, para conseguirem recarregar.

QNAP vulnerável a comandos remotos não autenticados

09-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A QNAP está a alertar para novas vulnerabilidades que permitem que atacantes acedam aos equipamentos e serviços dos clientes, incluindo o QTS, QuTS hero, QuTScloud, e myQNAPcloud.

Os NAS são dos alvos preferidos para atacantes, dando acesso directo aos dados mais importantes (que justificam terem sido guardados num NAS), e empresas como a QNAP já têm por hábito terem que lidar com vulnerabilidades que vão sendo descobertas regularmente.

Desta vez trata-se de três vulnerabilidades, com uma delas a ser de execução fácil e a permitir a execução de comandos remotos dispensando autenticação:
  • CVE-2024-21899: Permite que utilizadores não autorizados executem comandos remotamente sem autenticação.
  • CVE-2024-21900: Permite a execução de comandos indevidos por utilizadores autenticados.
  • CVE-2024-21901: Permite a injecção de comandos SQL maliciosos por administradores autenticados, podendo levar à perda ou manipulação de dados.
As vulnerabilidades afectam múltiplas versões dos produtos QNAP, incluindo o QTS 5.1.x, QTS 4.5.x, QuTS hero h5.1.x, QuTS hero h4.5.x, QuTScloud c5.x, e myQNAPcloud 1.0.x, sendo recomendado que façam a actualização imediata para as seguintes versões:
  • QTS 5.1.3.2578 build 20231110 ou mais recente
  • QTS 4.5.4.2627 build 20231225 ou mais recente
  • QuTS hero h5.1.3.2578 build 20231110 ou mais recente
  • QuTS hero h4.5.4.2626 build 20231225 ou mais recente
  • QuTScloud c5.1.5.2651 ou mais recente
  • myQNAPcloud 1.0.52 (2023/11/24) ou mais recente
Para o QTS, QuTS hero, e QuTScloud, os utilizadores terão que fazer o login como administradores, ir até "Control Panel > System > Firmware Update" e fazer "Check for Update" para procurar e aplicar as actualizações.
Para o myQNAPcloud, fazer login como admin, ir a "App Center" pesquisar por "myQNAPcloud", e clicar em "Update".

Como referido, tendo em conta o facto de serem alvos apetecíveis e potencialmente com terabytes de dados importantes, será importante fazer estas actualizações quanto antes. Adicionalmente, excepto em casos de importância crítica, considerar manter estes dispositivos apenas com acesso local, para reduzir o grau de risco de exposição a ataques vindos da internet (já chegará a preocupação com ataques internos no caso dos atacantes conseguirem controlar uma máquina na mesma rede).

Câmara mirrorless com ESP32

09-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Este projecto mostra o essencial de como criar uma câmara digital com um ESP32.

Este projecto Mirrorless Camera for Makers é mais um que mostra como, hoje em dia, é extremamente fácil criar-se algo como uma câmara digital usando componentes facilmente disponíveis.

Neste caso, evita-se o processo de necessitar de um PCB específico recorrendo a um módulo LilyGo T-Display S3 Pro (na variante com ligação de câmara) para que o núcleo principal do projecto já esteja tratado, incluindo o ecrã. Tudo o que falta é fazer a impressão 3D da caixa exterior e o encaixe para a objectiva.



Depois, como é habitual nestes projectos, não há limite ao que se possa fazer, bastando dar asas à imaginação e / ou ajustá-lo às necessidades de cada um. Por exemplo, podem criar uma câmara time-lapse que registe o que se passa ao longo do dia, captando imagens a intervalos de tempo programáveis. Ou criar uma câmara de vigilância inteligente que vos possa alertar quando detecta movimento significativo em certas áreas da imagem. E tudo isto por um preço bastante económico.

LEGO DC Batman Gotham City Skyline

09-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs de LEGO e do icónico Batman têm um novo set obrigatório que recria o traçado da cidade de Gotham.

O Grupo LEGO, em colaboração com a Warner Bros. e a DC, revelou o set LEGO DC Batman Gotham City Skyline, uma incrível recriação de Gotham City como aparece em Batman: The Animated Series. Este modelo, uma recriação 3D do horizonte de Gotham City em tijolos LEGO, é lançado no ano em que a Warner Bros. Discovery comemora o 85º aniversário de Batman.

O set de 4210 peças é o sonho de qualquer fã do Batman, uma vez que cada torre e edifício recria meticulosamente locais icónicos de Batman: The Animated Series, incluindo o Tribunal de Gotham City, o Asilo Arkham, além dos clássicos Batwing e Bat Signal. O set vem também recheado de Easter eggs e personagens muito queridas dos fãs, como a Catwoman, o Joker, a Harley Quinn e o próprio Batman. Além disso, é possível abrir partes do set para mostrar mais pormenores do interior.
O set perfeito para os fãs da DC, o set Gotham City Skyline é uma impressionante peça de exposição que pode ser montada na parede ou colocada numa prateleira.

O set LEGO® DC Batman Gotham City Skyline fica disponível para membros LEGO Insiders a 1 de abril de 2024, em www.LEGO.com/Batman, e para todos, nas lojas LEGO, a 4 de abril de 2024, com preço recomendado de 299,99 euros.


LEGO DC Batman Gotham City Skyline (76271)
  • Idade: 18+
  • PVP recomendado: 299,99 €
  • Peças: 4210
  • N.º de produto: 76271
  • Dimensões: 41,6 cm de altura, 6 cm de profundidade e 76 cm de largura
  • Disponibilidade: 1 de abril (membros LEGO Insiders) e 4 de abril (para todos)

ION Storage mostra bateria solid-state mais segura

09-03-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A ION Storage Systems revelou a sua bateria solid-state, que dispensa os ânodos convencionais e não cria pressão interna ao ser recarregada.

Assiste-se actualmente a uma enorme procura por tecnologias de bateria com maior densidade energética e mais seguras, com as baterias solid-state a serem vistas como o próximo passo. A ION Storage Systems é uma das empresas que se tem dedicado a esse objectivo e revelou ter feito avanços significativos com as suas baterias ION+ de estado sólido.

A bateria solid state da ION tem algumas particularidades curiosas, como o facto de trocar o anodo convencional por uma estrutura cerâmica micro-porosa, que torna a bateria mais barata de fabricar, e de também evitar que exista acumulação de pressão interna, tornando-a mais segura.
Por agora estas baterias já superaram os mais de 125 ciclos de carga com degredação inferior a 5% da sua capacidade, abrindo as portas para que em breve consigam atingir o objectivo standard de degradação inferior a 80% após mil ciclos de carga.

A ION também já assegurou um acordo com a Saint-Gobain Ceramics para o fornecimento dos elementos cerâmicos necessários para o fabrico destas baterias, indicando também as suas intenções de aumentar o volume de produção destas baterias. Infelizmente, inicialmente o cliente principal deverºao ser as empresas de equipamento militar, mas se a tecnologia demonstrar ser tão boa como é anunciado, certamente não faltarão interessados para trazer estas baterias para os produtos do mercado civil.

Tesla mostra Cybertruck no Hell's Revenge e Hot Tub

09-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla partilhou vídeos do Cybertruck em percursos off-road que impõem respeito, no famoso Hell's Revenge no Moab no Utah.

Desde o seu lançamento que não têm parado de surgir críticas de que o Cybertruck não "presta" para fazer todo-terreno, críticas que aumentaram de tom depois de vários vídeos que mostravam o Cybertruck em dificuldades em cenários que deveriam ser de fácil superação para um veículo todo-o-terreno. Talvez por isso a Tesla tenha agora decidio partilhar estes vídeos, em percursos que serão imediatamente reconhecidos pelos fãs dos jipes e dos percursos de aventura: o Hell's Revenge.

Climbing Hell's Revenge pic.twitter.com/tutJL9b5p0

— Cybertruck (@cybertruck) March 7, 2024
Como se poderia imaginar, depois de se ver o Cybertruck a trepar o percurso principal, não demorou para que surgissem pedidos para o mostrar no igualmente famoso Hot Tub, para o qual já tinha sido lançado o desafio há vários meses.

hey @elonmusk, can @cybertruck 📐 do the Hot Tub at Hells Gate, Moab Utah? Thanks ♥️🦾@omg_tesla@WholeMarsBlog@DirtyTesLa @28delayslater @SawyerMerritt @farzyness pic.twitter.com/Ice7ub8dcs

— Chansoo Byeon (@ByeonChansoo) November 10, 2023
O Cybertruck passou pela "banheira" sem dificuldade, mas também é certo que do ângulo mostrado não dá para ver se a "banheira" tinha água no fundo (parece não ter), o que complicaria um pouco a sua saída. Mas, ainda assim, deve acalmar alguns receios quanto à sua capacidade de seguir por alguns caminhos que nem todos os veículos todo terreno serão capazes de enfrentar.

Hell's Revenge Hot Tub - as requested pic.twitter.com/Kh7vzxuOB5

— Wes (@wmorrill3) March 7, 2024

Dito isto, é de esperar que 99% dos compradores de um Cybertruck nem se aventurem a tirar as rodas do asfalto, ou de algumas estradas de terra no pior dos casos.

Radares da PSP em Março 2024

09-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A PSP divulgou a informação acerca das datas e locais onde irão decorrer acções de fiscalização de velocidade durante este mês de Março. Segundo a PSP, estas acções visam reduzir a sinistralidade associada ao excesso de velocidade.

Os locais escolhidos tiveram em consideração critérios de maior perigosidade e são, este mês, os seguintes:

AÇORES
06/Mar – 07h45 – Av. Natália Correia – Ponta Delgada
07/Mar – 15h45 – Av. Príncipe do Mónaco – Ponta Delgada
11/Mar – 07h45 – Caminho da Serra Gorda – Ponta Delgada
12/Mar – 07h00 – ER Feteiras – Ponta Delgada
13/Mar – 08h00 – Ladeira Grande, Freguesia da Ribeirinha – Angra do Heroísmo
14/Mar – 08h00 – ER, Freguesia da Fonte Bastardo – Praia da Vitória
15/Mar – 14h00 – ER 1 – Freguesia de Pedro Miguel Concelho da Horta – Ilha do Faial
23/Mar – 08h00 – Estrada 25 de Abril, Freguesia de Santa Cruz – Praia da Vitória
24/Mar – 08h00 – ER Terreiro das Covas, Freguesia da Ribeirinha – Angra do Heroísmo

AVEIRO
09/Mar – 08h00 – Av. da Universidade – Aveiro
14/Mar – 08h00 – Av. Europa – Aveiro
14/Mar – 10h00 – Av. 32 – Espinho
15/Mar – 10h00 – Av. 5 de Outubro – Santa Maria da Feira
17/Mar – 08h00 – Av. Europa – Aveiro
21/Mar – 10h00 – Rua do Sobral 546 – Ovar
23/Mar – 10h00 – Av. Dr. Renato Araújo – São João da Madeira
29/Mar – 14h00 – Av. da Universidade – Aveiro

BRAGA
07/Mar – 08h00 – Circular de Barcelos – Barcelos
10/Mar – 10h00 – Av. António Macedo – Braga
13/Mar – 15h00 – Av. Frei Bartolomeu dos Mártires – Braga
22/Mar – 09h00 – Variante EN 14 – Vila Nova de Famalicão
23/Mar – 14h00 – Circular Urbana de Guimarães – Guimarães
28/Mar – 14h00 – Circular de Barcelos – Barcelos

BRAGANÇA
09/Mar – 08h00 – Av. das Comunidades Europeias – Mirandela
17/Mar – 08h00 – Estrada de Vinhais – Bragança
28/Mar – 08h00 – Av. do Sabor – Bragança
30/Mar – 08h00 – Av. Olímpio Guedes de Andrade – Mirandela

CASTELO BRANCO
22/Mar – 17h00 – Av. Dia de Portugal – Castelo Branco
22/Mar – 09h00 – Av. Cidade Rio de Janeiro – Covilhã
26/Mar – 09h00 – Alameda Pêro da Covilhã – Covilhã
31/Mar – 10h00 – Av. Cidade Zhuhai – Castelo Branco

COIMBRA
06/Mar – 08h30 – Av. Dr. Mário Soares – Figueira da Foz
07/Mar – 09h30 – Av. Inês de Castro – Coimbra
16/Mar – 08h30 – Av. Dr. Mário Soares – Figueira da Foz
16/Mar – 09h30 – Rua da Boucinha/Vale Figueira – Coimbra
22/Mar – 09h30 – Ponte Rainha Santa Isabel – Coimbra
27/Mar – 08h30 – Av. Dr. Francisco Sá Carneiro – Figueira da Foz
29/Mar – 09h30 – Estrada da Guarda Inglesa – Coimbra

ÉVORA
06/Mar – 10h00 – EN 18 ao Gil – Estremoz
09/Mar – 09h00 – CM 1094 Estrada do Bairro de Almeirim – Évora
16/Mar – 15h00 – Av. Rainha Santa Isabel – Estremoz
21/Mar – 14h30 – ER 114-A Estrada de Arraiolos – Évora
30/Mar – 15h00 – EN 18 ao Gil – Estremoz

FARO
06/Mar – 09h00 – Rua da Cruz Vermelha Portuguesa – Tavira
09/Mar – 09h00 – Av. V2 – Portimão
09/Mar – 20h00 – Av. Dr. Gordinho Moreira – Faro
14/Mar – 09h00 – Av. V6 – Portimão
15/Mar – 09h00 – Av. Fonte Coberta – Lagos
15/Mar – 09h00 – Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
23/Mar – 16h00 – Av. V6 – Portimão
24/Mar – 09h00 – Rua Almirante Cândido dos Reis – Tavira
27/Mar – 09h30 – Av. 5 de Outubro – Olhão

GUARDA
09/Mar – 08h00 – Av. Doutor António de Almeida Santos – Guarda
23/Mar – 08h00 – Av. 25 de Abril – Guarda
29/Mar – 08h00 – Av. Monsenhor Mendes do Carmo – Guarda

LEIRIA
07/Mar – 09h30 – Av. Monsenhor Manuel Bastos Rodrigues de Sousa – Peniche
13/Mar – 09h00 – EN 242 – Estrada da Moita – Marinha Grande
22/Mar – 14h00 – EN 242 – Cruzamento da Barosa – Leiria

LISBOA
07/Mar – 08h30 – EN 10 (Vila Franca de Xira/Alhandra) – Alhandra
08/Mar – 09h00 – Av. Nicolau Breyner – Loures
08/Mar – 14h00 – Rua Almirante Gago Coutinho – Ramada
09/Mar – 09h00 – Av. Marginal – Cascais
14/Mar – 21h00 – Av. da República – Lisboa
15/Mar – 14h00 – Av. Infante Dom Henrique – Lisboa
17/Mar – 14h00 – IC 2 – Santa Iria de Azoia
20/Mar – 14h00 – IP 7 – Lisboa
22/Mar – 08h30 – Av. da República (Poente/Nascente) – Oeiras
22/Mar – 13h30 – EN 249-3 (Norte/Sul) – Porto Salvo
27/Mar – 08h00 – Estrada dos Salgados – Falagueira – Venda Nova

MADEIRA
09/Mar – 08h00 – VR 1 (Oeste/Este) – Quinta Grande – Câmara de Lobos
10/Mar – 09h00 – VR 1 – Gaula – Santa Cruz
13/Mar – 16h00 – Rua 5 de Outubro – Funchal
31/Mar – 08h00 – Rua Eng. Santos Costa – Machico
31/Mar – 17h00 – VR 1 (Este/Oeste) – Câmara de Lobos

PORTALEGRE
07/Mar – 10h00 – Av. de Badajoz – Elvas
09/Mar – 15h00 – Av. Extremadura Espanhola – Portalegre
14/Mar – 15h30 – Av. do Dia de Portugal – Elvas
23/Mar – 08h00 – EN 246 – Portalegre
28/Mar – 15h00 – Av. Dia de Portugal – Elvas
31/Mar – 15h00 – Av. de Badajoz – Portalegre

PORTO
07/Mar – 13h00 – EN 14 (Porto/Maia)
08/Mar – 08h00 – Av. Boavista, 4892 – Porto
14/Mar – 08h00 – Av. Boavista, 4892 – Porto
15/Mar – 13h00 – Av. D. João II, 317 – Gaia
21/Mar – 08h00 – Estrada da Circunvalação, 15030 – Matosinhos
22/Mar – 13h00 – EN 14 (Maia/Porto)
23/Mar – 08h00 – Av. de Francelos 380 – Gulpilhares
29/Mar – 13h00 – EN 14 (Maia/Porto)
31/Mar – 08h00 – Av. 25 de Abril – Porto

SANTARÉM
08/Mar – 08h00 – Av. Dr. Santana Maia – Abrantes
10/Mar – 08h30 – Rua do Progresso – Cartaxo
15/Mar – 16h00 – Calçadinha – Santarém
16/Mar – 08h00 – EN 110 – Carvalhos de Figueiredo – Tomar
17/Mar – 08h00 – Rua Dr. Joaquim Francisco Alves – Ourém
27/Mar – 08h00 – Variante do Bom Amor – Torres Novas

SETÚBAL
07/Mar – 10h00 – Circular Externa – Montijo
15/Mar – 08h30 – EN 10 – Palhais – Barreiro
23/Mar – 10h30 – Av. Arsenal do Alfeite (Almada/Corroios) – Almada
24/Mar – 10h00 – EN 378 – Seixal

VIANA DO CASTELO
12/Mar – 10h00 – Av. Mateus Carvalhido – Viana do Castelo
17/Mar – 10h00 – Estrada da Papanata – Viana do Castelo
23/Mar – 20h30 – Av. do Meio – Viana do Castelo

VILA REAL
06/Mar – 09h00 – Rua Rainha D. Mafalda – Chaves
13/Mar – 14h00 – Av. do Tâmega – Chaves
14/Mar – 08h00 – Av. Aureliano Barrigas – Vila Real
22/Mar – 14h00 – Rua D. António de Medeiros – Chaves
24/Mar – 09h00 – Av. Europa – Vila Real
30/Mar – 09h00 – Av. Doutor Mário Soares – Chaves

VISEU
09/Mar – 07h30 – Av. Defensores do Douro – Lamego
10/Mar – 08h00 – Av. Dom Afonso Henriques – Viseu
14/Mar – 13h30 – Av. Dom Egas Moniz – Lamego
15/Mar – 08h00 – Av. da Europa – Viseu
20/Mar – 08h00 – Estrada de Nelas – Viseu
20/Mar – 14h00 – Av. Defensores do Douro – Lamego
28/Mar – 08h00 – Av. Manuel Abreu Lameiras – Viseu
29/Mar – 09h30 – Av. Dom Egas Moniz- Lamego
[Pela Estrada Fora]

Novo smart #3 SUV disponível em Portugal

09-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O smart #3 chega a Portugal para agitar o segmento dos veículos eléctricos com um SUV coupé desportivo, já disponível para compra online.

Com proporções maiores, curvas atléticas, um poderoso "nariz de tubarão" e faróis de LED finos, o #3 destaca-se como um companheiro quotidiano marcante e elegante. Um tecto panorâmico em forma de auréola liga o habitáculo ao ambiente circundante, criando uma atmosfera leve e espaçosa, enquanto um nível excepcional de tecnologia de série garante que os compradores têm tudo o que precisam na ponta dos dedos.

Os clientes poderão escolher entre a confiança do PRO, o conforto do Pro+, a exclusividade da limitada Edição do 25º Aniversário, o luxo do Premium ou a performance do BRABUS. Com uma potência máxima de até 428 CV (315 KW) para a versão BRABUS e 272 CV (200 kW) para as outras linhas, o smart #3 estabelece novos padrões de desempenho no segmento. Acelerando dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,7 segundos na versão BRABUS e 5,8 segundos nas restantes linhas, o SUV coupé também aumenta a sua autonomia, atingindo entre 415 e 455 km.
O sistema de suspensão optimizado e a carroçaria aerodinâmica proporcionam uma experiência de condução dinâmica. A smart mantém o seu compromisso com a conveniência de carregamento. Equipado com tecnologia de carregamento DC com desempenho até 150 kW/h, o smart #3 carrega de 10% a 80% em menos de 30 minutos. Além disso, oferece uma variedade de sistemas de assistência à condução, como Assistente de Manutenção na Faixa de Rodagem (LKA) e Assistente de Estacionamento Automático (APA), para melhorar o conforto e a segurança.

Graças ao seu moderno ambiente de software, o smart #3 é um companheiro inteligente na vida quotidiana, apoiando o condutor com um ecossistema de infoentretenimento intuitivo. O seu interior apresenta um cockpit que absorve a energia desportiva, com formas circulares e elementos volumosos. O sistema infotainment, equipado com um sistema de som Beats com 13 colunas, complementa a experiência premium. O design interior é espaçoso e elegante, enfatizando o conceito desportivo do veículo.

O smart #3 também inclui o Android Auto e o Apple CarPlay, permitindo aos condutores trazer as funcionalidades e aplicações do smartphone para o ecrã de infoentretenimento full HD de 12,8 polegadas. Para garantir que o sistema está sempre actualizado, a smart é capaz de distribuir rapidamente novas funcionalidades através das actualizações over-the-air (OTA) do smart #3, permitindo que as actualizações sejam implementadas directamente pelo utilizador sem uma visita ao centro de assistência.
O processo de compra, graças ao suporte digital da smart que garante uma plataforma conveniente de e-commerce, permite aos consumidores encontrarem opções de configuração e métodos de pagamento. Este processo de compra intuitivo permite que os compradores possam ter um carro que corresponda exactamente às suas necessidades, garantindo a máxima comodidade.

Este momento marca ainda o início oficial da parceria da smart com a LeasePlan Portugal, num produto financeiro de aluguer operacional (renting) sob o nome "smart Mobility Renting", que já está disponivel na plataforma digital. Aqui, os clientes poderão iniciar as suas simulações com base numa possível entrada inicial, prazo e kms, que estão disponiveis para selecção. Todo o processo de concretização do negócio poderá ser realizado online na plataforma de e-commerce da smart.

[Pela Estrada Fora]

Os abusos da localização aproximada nas app Android

08-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O sistema de localização aproximada está a ser subvertido por algumas apps Android, que se recusam a funcionar sem acesso à localização com precisão.

Há vários anos o Android ganhou maior controlo sobre o acesso à localização, deixando que os utilizadores decidissem dar às apps acesso à sua localização com precisão ou apenas de forma aproximada para salvaguardarem a sua privacidade. No entanto, o sistema não está a ter os efeitos práticos pretendidos, devido aos abusos de algumas apps.

Embora, na teoria, esta opção seja muito bem-vinda em termos de protecção de privacidade, o problema é que há diversas apps que se recusam a funcionar se não for dado acesso à localização com máxima precisão. E para piorar a situação, muitas delas limitam-se a não funcionar ou a queixar-se que não têm acesso à localização, se os utilizadores apenas derem acesso à localização aproximada.
Embora existam situações em que uma app possa ter desculpas para exigir a localização com precisão (por exemplo, apps de mapas e navegação), a esmagadora maioria delas não deveria poder usar isso como exigência para funcionar. E para demonstrar como esta prática está disseminada, não se tratam apenas de apps "duvidosas" a fazer esta exigência da localização, até apps da própria Google, como o YouTube TV, fazem o mesmo.

Estes abusos seriam facilmente resolvidos, bastando não dar às apps a capacidade de saberem que tipo de localização foi permitida pelo utilizador. Desse modo, teriam que aceitar a localização dada, independentemente de ser uma localização aproximada. Senão, um destes dias, começa a ser recomendável (ou obrigatório) começar a andar com utilitários de "falsificação de localização" no smartphone, para lidar com estas apps abusivas.

EA lança jogos clássicos no Steam

08-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A EA lançou alguns dos seus jogos clássicos no Steam, incluindo a série Command & Conquer, Populous, SimCity e Dungeon Keeper.

Hoje em dia não há forma mais fácil dos estúdios irem buscar dinheiro, do que apelarem à nostalgia e relançarem os seus velhos clássicos (que por esta altura já deveriam oferecer gratuitamente). Sem surpresas, é precisamente isso que a EA está a fazer, disponibilizando alguns dos títulos que nos entreteram durante centenas de horas nas décadas passadas no Steam a preço de saldo.

Estes clássicos EA no Steam incluem:
  • Command & Conquer The Ultimate Collection
  • SimCity 3000 Unlimited
  • Populous
  • Populous II: Trials of the Olympian Gods
  • Populous: The Beginning
  • Dungeon Keeper Gold
  • Dungeon Keeper 2
  • Sid Meier’s Alpha Centauri Planetary Pack
  • The Saboteur
Embora já tivesse alguns dos jogos C&C na minha colecção, não resisti à tentação de ficar com a colecção completa por menos de 10 euros (infelizmente comprovando que a táctica de lucrar à custa da nostalgia funciona).


Notícias do dia

08-03-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Apple patenteia ecrãs dobráveis sem vincos; Rivian apresenta modelo R2 que começa nos 45 mil dólares e, de forma inesperada, também os modelos R3 e R3X que serão mais baratos:; Gemini Nano não vai correr no Pixel 8; novo Tesla Model 3 Performance ganha mais 100 cv; e impressoras 3D da AnyCubic vulneráveis a ataques, com actualização só disponibilizada depois dos investigadores enviarem mensagem de alerta para os utilizadores.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma luz LED para armários.

Instagram superou TikTok em 2023

Depois de ter passado os últimos anos atrás do TikTok a nível de downloads anuais, o Instagram passa para a frente e aumenta a liderança em termos de utilizadores.

Segundo os dados da Sensor Tower, o Instagram aumentou o número de downloads em 20% em 2023, terminando o ano com 768 milhões de downloads, enquanto que o TikTok apenas registou um aumento de 4%, ficando-se pelos 744 milhões de downloads. Nos utilizadores, o Instagram manteve um crescimento regular atingindo 1.47 mil milhões de utilizadores activos mensais, enquanto que o TikTok registou uma redução no final do ano, ficando-se pelos 1.12 mil milhões de utilizadores. Sinais que indicam que a taxa de crescimento "explosiva" do TikTok pode ter chegado ao fim.


Trump defende TikTok

Apesar de ter ameaçado proibir o TikTok enquanto era presidente, Donald Trump dá uma reviravolta de 180° e agora assume-se como defensor do TikTok (que está em via de ser banido nos EUA).

Trump diz que a proibição do TikTok nos EUA só iria contribuir para um ainda maior domínio do "Facebook e do Zuckerschmuck" (pelas suas palavras), e que o Facebook é o "verdadeiro inimigo do povo". Uma coisa é certa, as eleições norte-americanas não vão ter falta de material para dar que falar.


Linux supera os 4% nos desktop

Podemos ainda não ter chegado ao "ano do Linux do desktop", mas o popular sistema operativo que é responsável pelo funcionamento de muita da infraestrutura do mundo moderno, superou os 4% segundo os dados do StatCounter.

Embora seja uma percentagem simbólica, é de destacar que foram necessários 30 anos(!) para o Linux atingir os 3% do mercado nos desktop, mas bastaram 8 meses para que passasse dos 3% para os 4%. Um aumento substancial das adesões, que tem boas probabilidades de aumentar significativamente este ano, com o Windows 11 a deixar de funcionar em computadores mais antigos e o Linux a tornar-se numa excelente opção para todas essas máquinas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os fatos de astronautas habitualmente utilizados para operações no exterior da ISS têm tanques de oxigénio que permitem respirar por 6 a 8 horas, com 30 minutos adicionais como reserva de emergência.

|