PlanetGeek

TikTok Photos vai competir com Instagram

12-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O TikTok vai expandir-se para uma nova app - TikTok Photos - que pretende competir com o Instagram.

Uma análise ao código da mais recente versão do TikTok revelou referências a uma nova app chamada TikTok Photos e à sua integração com a app principal, incluindo coisas como "Abrir TikTok Photos" ou "Partilhar no TikTok Photos".

Como o próprio nome denuncia, esta app será destinada essencialmente a fotos, sendo um óbvio concorrente directo ao Instagram, que no ano passado conseguiu recuperar a liderança no número de downloads de apps. Sabendo-se que o TikTok não tem qualquer receio de enfrentar os "gigantes", não há grandes surpresas nesta revelação de que prepara uma ofensiva ao Instagram.

Devido às ditas referências na app TikTok, a apresentação oficial da nova app TikTok Photos deverá acontecer muito em breve. E falta ver se também irá permitir a partilha de vídeos (como o Instagram), ou se para essa função continuará a direccionar os utilizadores para o TikTok.

Notícias do dia

12-03-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Apple abre instalação directa de apps a partir de sites mas com restrições; teste "chumba" Autopilot da Tesla (e maioria dos sistemas de assistência à condução); SpaceX prepara 3º lançamento da Starship esta semana; Tesla Model Y Performance com nova redução de autonomia nos EUA; e Xiaomi remove opção de ouvir YouTube com ecrã desligado.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Windows 11 já deixa desinstalar Edge, Bing e OneDrive na UE

Apesar das atenções se focarem sobre a Apple, também a Microsoft tem feito alterações referentes às exigência do DMA na UE. E, como tal, os utilizadores Windows passam a poder desinstalar o Edge, Bing e OneDrive, que até agora faziam parte do sistema e só podiam ser removidos "à força" através de técnicas que não seriam as mais indicadas para utilizadores não avançados.

Também é possível desactivar o Microsoft News feed e publicidade no Widgets Board do Windows 11, e a MS também se compromete a não recolher dados sobre as apps utilizadas (que lhe davam vantagem sobre os seus concorrentes). Adicionalmente, também passa a ser possível fazer pin de qualquer app na taskbar, ao estilo do que era possível nos Windows anteriores.


Pixel 9 prepara Adaptive Touch

Depois do Pixel 8 ter ganho a capacidade para detectar a aplicação de protectores de ecrã e sugerir a activação de um modo especial de maior sensibilidade, o Pixel 9 poderá ter capacidades ainda mais avançadas nesse departamento.

A inspecção do código do Android 14 revela referências a um novo modo Adaptive Touch que promete ajustar automaticamente a sensibilidade do toque em função às condições ambiente e ao uso de um protector de ecrã. Imagina-se que isso tenha em conta coisas como ter o ecrã (ou dedos) molhados, e também o uso de diferentes tipos de protector de ecrã que afectem a sensibilidade da detecção dos toques. Se isso for feito de forma automática, será menos uma coisa com que o utilizador necessitará preocupar-se. E, com sorte, até pode ser que a Google consiga activar isso para os Pixel 8 e não apenas para os futuros Pixel 9.


Google Messages com temas coloridos RCS

Não será o fim da disputa "balões verdes vs azuis" do iMessage, mas alguns utilizadores do Google Message estão a ganhar a capacidade de escolherem temas coloridos para as suas conversas RCS.

Relembre-se que a Apple prometeu adicionar suporte RCS aos iPhones ainda este ano (2024) pelo que, pelo menos nesse aspecto, continuará a ser possível trocar facilmente mensagens entre Android e iPhones, com redução na diferenciação de funcionalidades (embora se possa esperar que a Apple não tenha grande vontade de fazer mais do que o mínimo possível para poder dizer que se preocupa com a segurança dos utilizadores).


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Antes das disquetes de 3.5", o formato mais popular eram os floppy disks de 5.25", criados para serem uma versão mais compacta dos anteriores floppys de 8" criados no início da década de 70. Podiam armazenar 360 KB de dados.

Powerbank Veger 30000 mAh a €23.79

12-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 30000 mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Veger não só temos uma capacidade generosa, como permite recarregar até quatro equipamentos em simultâneo.
Este powerbank Veger 30000 mAh está disponível por 23.79 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 20%.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que poderá ser recarregado tanto usando o cabo de um smartphone mais antigo, como um dos mais recentes; e podemos usar três saídas USB-A em simultâneo para recarregar os equipamentos desejados a par da saída USB-C com carregamento rápido QC / PD 3.0. Com cor branca, também ajuda que se destaque no meio de outros produtos, tornando menos provável que fique perdido ou esquecido em qualquer lado.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

V-Color lança kits R-DIMM de 768 GB para Threadripper 7000

12-03-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser maximizar a memória do seu sistema Threadripper 7000 pode optar por até 768 GB de RAM com os novos kits da V-Color.

Fazendo eclipsar os tempos em que se considerava que ter 16 GB ou 32 GB de memória num computador parecia uma loucura, hoje em dia podemos ir muito para além disso.

A V-Color lançou kits de 8 R-DIMM com overclock para os CPUs Threadripper 7000 que levam ao máximo as capacidades da plataforma WRX90 com memórias DDR5-7200 e indo dos modestos 128 GB até aos nada modestos 768 GB.
Os preços começam nos mil dólares para um kit de 128 GB (8 x 16 GB) de DDR5-5600, e vão até perto dos 5 mil dólares para um kit de 768 GB (8 x 96 GB) de DDR5-6000 (nestas capacidades mais elevadas não há opção de DDR5-7200).

Já não está distante poder ter 1 TB de RAM num computador "doméstico", desde que se tenha orçamento para tal. Um bonito número, especialmente para todos os que ainda passaram pelos tempos em que os computadores tinham 1 MB(!) de RAM.

Teste "chumba" Autopilot da Tesla

12-03-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O IIHS dez um teste aos variados sistemas de assistência à condução no mercado, e dos 14 sistemas testados, só um passou - e não era o Autopilot da Tesla.

É certo que nenhum outro fabricante apregoa as capacidades de "condução autónoma" da forma que a Tesla tem feito ao longo dos anos, optando por uma abordagem mais humilde de que se tratam de sistemas para auxiliar o condutor mas que não o substituem. Mas neste caso, o Insurance Institute for Highway Safety (IIHS), testou estes sistemas de assistência tendo em consideração coisas como travagem automática de emergência, detecção de atenção do condutor, e até recorrendo a várias "batotas" (como o popular uso de um peso no volante dos Tesla para que o Autopilot pense que o condutor está com a mão no volante).

O resultado final foi o que se pode considerar um verdadeiro desastre, com apenas o "Teammate with Advanced Drive" da Lexus a ter sido considerado aceitável, o Super Cruise da GM e ProPilot Assist da Nissan a serem considerados fracos, e todos os demais, incluindo o Autopilot da Tesla (e também o modo FSD beta) a chumbarem redondamente.
Tentando não terminar numa nota tão negativa, o IIHS refere a curiosidade de todos os sistemas terem tido nota positiva em pelos uma das categorias (com excepção do modo FSD).

Ikea começa a testar Matter no hub Dirigera

12-03-2024 | 13:30 | A Minha Alegre Casinha

Depois de vários atrasos, a Ikea está finalmente a começar a testar a actualização com suporte Matter no seu hub Dirigera.

Nos últimos anos a Ikea tem apostado na expansão dos seus smart devices para a casa, e assegurou que o seu hub Dirigera estaria preparado para lidar com a Matter - o novo standard que pretende unificar e facilitar o uso destes dispositivos em casa. Inicialmente tinha sido indicado que isso iria demorar alguns meses, mas os meses foram passando, com atrasos sucessivos, fazendo com que só agora, quase dois anos mais tarde, a promessa se comece a concretizar.

Por agora a ser testado em fase beta, o suporte Matter no Dirigera começará por se focar nos dispositivos relacionados com a iluminação - que será aquele que mais interessa a grande parte dos utilizadores - antes de se expandir aos demais produtos, como os diversos sensores de baixo custo que a Ikea lançou recentemente.
Embora o Matter tenha sido criado com o objectivo de unificar o universo de smart devices, ainda há um longo caminho a percorrer até que tal seja efectivamente cumprido. Por exemplo, com esta actualização o hub Dirigera funciona apenas como bridge Matter, significando que será necessário ter um controlador Matter na rede, como um Amazon Echo ou outro equipamento que possa cumprir essa função. E embora a Ikea tenha dito que o Dirigera poderia suportar Thread e funcionar como border router, por agora ainda não foi referido nada quanto a essa capacidade.

Mas, passo a passo, mesmo que (muito) lentamente, parece que se está a seguir no caminho certo de, um dia, no futuro, não ser necessário preocuparmos-nos com essas coisas, e tudo funcionar como seria suposto, sem chatices para o utilizador.

Apple abre instalação directa de apps a partir de sites - com restrições

12-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple abre as portas para o verdadeiro "side loading" de apps no iOS, directamente dos sites dos developers sem necessidade de app store, mas com a habitual dose de restrições a que nos tem habituado.

Talvez temendo nova multa bilionária, a Apple continua a fazer cedências em resposta às exigência do DMA, tentando apaziguar os reguladores europeus. Poucos dias após cancelar a conta da Epic, a Apple vem dar mais algumas migalhas na abertura do iOS, mas tentando manter o máximo controlo que pode, como costuma fazer.

Recentemente a Apple deixou cair a exigência de uma caução de 1 milhão de euros que exigia às app stores alternativas, mas continua a ter poder de decisão sobre quem pode abrir uma app store. Agora, dá aos developers a opção de disponibilizarem apps directamente a partir dos seus sites, sem necessidade de uma app store. Mas para tal, têm que ter uma conta Apple Developer há pelo menos dois anos consecutivos, ter uma app com mais de um milhão de instalaçãoes na UE durante os últimos 12 meses, e cumprir uma série de exigências adicionais, incluindo a necessidade da app ter sido "assinada" pela Apple.

Um bom passo no sentido do verdadeiro "side loading" (a instalação directa de apps), mas que ainda fica aquém do desejado por continuar a ficar totalmente dependente da Apple. O principal objectivo do side loading é dar aos utilizadores a liberdade de instalarem o que bem entenderem, sem ficarem dependentes do que um determinado fabricante ou entidade permite que os utilizadores façam ou não.

SpaceX prepara 3º lançamento da Starship

12-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX está a postos para fazer nova tentativa de lançamento da sua Starship no topo de um foguete Super Heavy.

Apesar dos anteriores testes não terem decorrido como planeado, a SpaceX não desiste e já está pronta para fazer novo lançamento da Starship já esta semana (a 14 de Março), com objectivos ambiciosos.

Para além do lançamento bem sucedido (já conseguido) e da separação da Starship e do Falcon Heavy (que fará uma reviravolta para desacelerar e posteriormente aterrar), a SpaceX pretende testar a abertura e fecho das portas de carga da Starship, reignição de motor Raptor no espaço, e transferência de combustível de um tanque para o outro - este último teste em antecipação aos planeados reabastecimentos em órbita que serão necessários para fazer permitir viagens até à Lua e, futuramente, até a Marte (e respectivo regresso).

The third flight test of Starship could launch as soon as March 14, pending regulatory approval → https://t.co/bJFjLCiTbK pic.twitter.com/yHqoWFSKdY

— SpaceX (@SpaceX) March 6, 2024
Mas, como sempre, até os mais ambiciosos objectivos começam com passos simples, e por agora teremos que ver se é desta que temos uma Starship a ir ao espaço e regressar em segurança (leia-se: sem estourar no processo).

Ganha um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh

12-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Sempre prático para todas as ocasiões, este powerbank permite prolongar a tranquilidade de utilizar um smartphone (ou outros equipamentos electrónicos) longe de uma tomada e carregador. No caso deste Bogseth de 10000 mAh, serve de backup compacto que pode recarregar um smartphone várias vezes, esticando a sua autonomia enquanto se está longe de uma tomada ou porta USB.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Xiaomi SU7 inicia entregas a 28 de Março

12-03-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Mantendo ainda o preço em segredo, a Xiaomi anunciou que iniciará as entregas do SU7 ainda este mês (Março 2024).

Existe enorme curiosidade quanto ao primeiro automóvel eléctrico da Xiaomi, uma entrada num novo segmento no qual a Apple recentemente anunciou o cancelamento das suas intenções, e tudo começará a ser desvendado ainda este mês.

A Xiaomi revelou que irá iniciar as entregas do SU7 a 28 de Março, com test drives disponíveis a partir do dia 25.
O SU7 virá recheado de tecnologia e com promessa de integração com os demais produtos e serviços da Xiaomi, mas a grande questão que todos querem saber é a que preço irá chegar ao mercado. Os rumores oscilam entre os preços ultra-competitivos que "revolucionarão" o sector, e preços acima da média - com o próprio CEO da Xiaomi a ter referido que o carro poderia ser "um pouco caro". Mas acredita-se que a interpretação de "caro" seja relativa, e que o carro possa ter um preço base entre os 33 mil euros e os 48 mil euros.
De resto, há que ter em conta que o preço será elemento crítico, sabendo-se que este SU7 não só terá que fazer frente ao Model 3 da Tesla, mas também à feroz concorrência de marcas chinesas como a BYD e outras, que também têm feito enorme guerra de preços.

De uma forma ou de outra, e independentemente do preço, será pouco provável vermos o SU7 chegar à Europa em breve, pelo que teremos bastante tempo para ficar a conhecer os prós e contras do SU7 antes de o poder incluir na lista de carros eléctricos a considerar para possível aquisição.

Samsung prepara regresso aos smartwatches quadrados?

12-03-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Depois da recentes gerações com ecrãs circulares, a Samsung pondera regressar aos smartwatches com ecrã quadrado.

Boas notícias e más notícias - dependendo da preferência de cada um - a Samsung parece estar a considerar seriamente regressar aos smartwatches com ecrã quadrado. Algo que na verdade não seria uma novidade, uma vez que o Galaxy Gear de 2013, assim como o Gear 2 e Gear Live, tinham precisamente esse formato - antes de na geração seguinte a Samsung ter mudado para os ecrãs circulares e aí se mantido pelas gerações seguintes até ao momento presente.

Embora os ecrãs circulares tenham contado com o factor novidade (e é certo que permitiram a criação de alguns smartwatches icónicos, como o Moto 360 e o Huawei Watch original), a verdade é que também vêm acompanhado de algumas limitações de ordem prática, como a redução da área visível, que muitas vezes dificulta a leitura de mensagens, apresentação de mapas, fotos, ou outros conteúdos, que melhor se adequam ao formato "quadrado" mais tradicional dos ecrãs.
No entanto, a confirmar-se, isto é algo que só deverá surgir no próximo ano (2025), já que parece pouco provável que a Samsung conseguisse ter feito esta alteração para o Galaxy Watch7 que se espera ter apresentação em Julho a par de uma geração actualizada dos dobráveis Fold e Flip.

Xiaomi remove opção de ouvir YouTube com ecrã desligado

11-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A funcionalidade de ouvir YouTube com ecrã desligado está a ser retirada dos smartphones Xiaomi e Poco.

Como era de esperar, a Xiaomi teve que ceder à Google e está a remover a funcionalidade "Play video sound with screen off" na secção Video Toolbox, que permitia fazer aquilo que deveria ser possível fazer-se sem truques: manter a reprodução de um vídeo do YouTube mesmo se se desligar o ecrã, evitando a situação ridícula de ter que manter o ecrã ligado - ou, como a Google preferirá, que se pague pelo YouTube Premium para o poder fazer.

A Xiaomi está a retirar esta função dos seus sistemas HyperOS, MIUI 14, MIUI 13, e MIUI 12, e certamente vai ter que enfrentar uma dose acrescida de perguntas e queixas nos seus forums, à medida que os utilizadores forem descobrindo que a mais recente actualização, em vez de trazer mais funcionalidades, retirou uma das que poderiam achar mais útil.
Este tipo de restrições, à semelhança daquelas que restringem funcionalidades como o modo PiP (Picture-in-Picture) é profundamente idiota e só demonstra como os utilizadores apenas se podem considerar como sendo "inquilinos" dos equipamentos que pensavam estar a comprar, onde muitas das suas capacidades ficam limitadas pelos serviços que colocam as suas restrições acima da liberdade dos utilizadores os poderem usar como entendem, e onde nem sequer as funcionalidades que estavam presentes no momento da compra estão asseguradas que permaneçam durante o seu tempo de vida útil.

E infelizmente, isto tem-se tornado num mal cada vez mais disseminado e frequente.

Tesla Model Y Performance com nova redução de autonomia nos EUA

11-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Nos EUA, a Tesla reduziu novamente a autonomia do Model Y Performance, agora para os 449 km.

Já sabemos que, ao estilo dos consumos dos veículos a combustão, também as indicações das autonomias nos veículos eléctricos podem variar drasticamente face à autonomia que se pode ter em circunstâncias reais, tanto para pior como para melhor, dependendo de coisas como a temperatura ambiente e, claro, o factor "pé direito".

No seu site oficial nos EUA, a Tesla reduziu a autonomia indicada para o Model Y Performance, baixando-a dos 459 km para os 449 km. São menos dez quilómetros, que parecem insignificantes, mas que se revelam preocupantes tendo em conta que é a segunda vez que temos uma redução da autonomia EPA. A Tesla começou por comercializar o Model Y Performance nos EUA prometendo uma autonomia de 488 km, que depois foi reduzida para os 459 km, e agora novamente para os 449 km - o que já se traduz em quase 40 km, ou cerca de 10% da autonomia inicialmente prometida.
O facto da Tesla também não explicar estas reduções deixa que isso fique por conta das teorias dos fãs, que vão de coisas como os novos métodos de teste da EPA, a alterações que a Tesla esteja a fazer nas baterias, ou de cálculos mais acertados por parte da Tesla (que também já foi multada por apresentar autonomias "inflacionadas", especialmente em tempo frio - que tem peso marcante nos consumos).

Em Portugal, a Tesla apresenta uma autonomia bem mais optimista de 514 km (WLTP) para o Model Y Performance, 533 km para o Model Y Long Range, e de 455 km para o Model Y mais económico - que nesta data tem preço a começar nos 42.990 euros .


Actualização: para os curiosos entre a diferença das autonomias WLTP vs EPA.

Notícias do dia

11-03-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Teclado do iPhone fica com teclas "encravadas"; iPhone 16 Pro pode ter botão de câmara dedicado; mostrar recomendações a utilizadores sem login; CEO da Rimac aponta problemas com o Tesla Roadster a "jato"; EA lança jogos clássicos no Steam; tenda do Cybertruck dá barracada; os abusos da localização aproximada nas app Android; e Roku bloqueia televisores até clientes aceitarem novas condições.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma luz LED para armários.

Google, Apple, Mozilla e MS anunciam Speedometer 3.0

A Google, Apple, Microsoft e Mozilla apresentaram o Speedometer 3.0, o benchmark que dizem ser o mais indicativo do nível de desempenho que um browser terá em circunstâncias reais de utilização no dia a dia.

A primeira versão tinha sido criada pela equipa do WebKit em 2014, passando a versão 2.0 de 2018 a contar com uma parceria entre a Apple e Google, e que agora se expande também à Mozilla e Microsoft - que também fazem os seus próprios anúncios oficiais: Apple; Mozilla; Microsoft.


Bitcoin ultrapassa os $72K

O frenesim das criptomedas está de regresso, com as Bitcoin a atingirem novo máximo histórico superando os 72 mil dólares e fazendo esquecer a queda que teve ao atingir os 69 mil dólares.

Como sempre, de um lado temos os que acreditam que é desta que as Bitcoin possam subir até aos 100 mil dólares (e mais), e os outros que vaticinam um novo crash a qualquer momento. O que é certo é que, nos últimos 30 dias já teve um aumento de 50% (e 250% nos últimos doze meses).


A foto (i)real de Kate Middleton

E no mais recente escândalo de "photoshop", temos a foto oficial da realeza britânica que visava acalmar os ânimos e as teorias da conspiração referentes ao seu desaparecimento do olhar público há meses. A foto teve precisamente o efeito oposto, ao se descobrir que tinha sido modificada, e de forma muito pouco profissional, levando até a um raro pedido de cancelamento da foto por parte das agências noticiosas.

Com as teorias de conspiração a aumentarem, surgiu um tweet na conta oficial do casal, em que a mesma assumia a "culpa" de ter tentado editar a imagem e ter dado origem a todo este incidente.

Uma coisa é certa, se a foto original poderia nem ter dado que falar, com esta manipulação assegurou que fosse visível a nível mundial.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A assistente virtual Alexa da Amazon foi lançada em 2014, mas foi baseada num sintetizador de voz chamado Ivona, que a Amazon comprou em 2013.

Pen USB-C 3.1 Samsung 64GB a €14

11-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Quem precisar de uma pen USB-C que não faça desesperar nas transferências, pode optar por esta Samsung USB 3.1 que permite transferências de até 300 MB/s.

Pens USB há muitas, e quase todas elas fazem questão de ostentar a compatibilidade com USB 3.0 e USB 3.1. No entanto, quando chega a altura de as por à prova, quase sempre descobrimos que na prática as suas velocidades de transferência continuam a ser as mesmas que as das pens USB de gerações mais antigas, ficando-se pelas poucas dezenas de megabytes por segundo. Mas há excepções, como é o caso desta pen USB-C Samsung.

Esta pen USB-C 3.1 Samsung de 64 GB (MUF-64DA/APC) está disponível por 14.22 euros.

Ao contrário das pens lentas, esta pen pode atingir transferências de 300 MB/s em leitura e 30 MB/s em escrita, fazendo com que transferir ficheiros de grandes dimensões possa ser feito numa questão de segundos. E, adicionalmente, graças ao uso da ficha USB-C, tem um tamanho bastante diminuto que não irá desperdiçar espaço. Só é pena que use uma tampa amovível em vez de um sistema de deslizar, o que faz antever que seja apenas uma questão de tempo até que se perca a tampa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

YouTube deixa de apresentar recomendações a utilizadores sem login

11-03-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem visitar o YouTube sem login feito, deixa de ver o habitual ecrã cheio de vídeos sugeridos.

A partir de agora, quem visitar o YouTube em modo incógnito ou sem login feito, vai começar por ver uma página do YouTube em branco, sem as habituais sugestões de vídeos. Só depois de ter feito algumas pesquisas é que começará a ver surgir recomendações com base naquilo que tiver visto.

É uma alteração que o YouTube já tinha testado por diversas vezes no passado, e que vem com vantagens e desvantagens.
Por um lado, a página limpa evita que o utilizador seja confrontado com muitos vídeos que a maioria das pessoas poderá considerar de "lixo". Por outro lado, deixa de ser possível ver o que o YouTube considera relevante, e que podia ser utilizado por algumas pessoas para espreitar o "panorama geral" do YouTube fora da sua bolha de conteúdos personalizados.

Tendo em conta o imenso potencial que existe para manipulações e propaganda, esta remoção de conteúdos sugeridos até que o utilizador revele o que quer ver, pode acabar por ser uma opção de auto-defesa do YouTube, para evitar ser acusado de estar a promover coisas indevidas.

Google explica porque Chromebooks têm teclado com minúsculas

11-03-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Os Chromebooks vêm com teclados com letras mínusculas nas teclas, e a Google explica porquê.

A utilização de teclados com letras mínusculas nas teclas é algo que a Google fez desde o primeiro protótipo de Chromebook - o CR-48 de 2010 - e é algo que foi feito de forma bem consciente.

O objectivo dos Chromebooks era serem acessíveis a todas as pessoas, mesmo as que nunca tivessem utilizado um computador, e queriam que isso acontecesse logo desde o primeiro toque numa tecla. Diz a Google que não faz qualquer sentido que a primeira experiência de carregar numa tecla que indica a letra "A" maiúscula seja a de ver surgir no ecrã a letra "a" minúscula. Algo inconsequente para quem já estiver habituado a lidar com computadores, mas que poderá baralhar aqueles que estão a usá-lo pela primeira vez. Por isso, nos Chromebooks, nessa primeira experiência, a letra que surge no ecrã coincide com aquela que se vê na tecla.
A simplificação do teclado nos Chromebook não se ficou por aqui, livrando-se também de teclas "complicadas" que ainda hoje estão presentes nos teclados PC mesmo que a maioria dos utilizadores não faça ideia por que lá estão: teclado como o "Sys Req" e "Break". E na posição habitualmente ocupada pela tecla Caps Lock, temos a tecla "Everything Key" que dá acesso imediato à pesquisa, inicialmente representada por uma lupa, agora tendo um cículo rodeado por um anel.

Pelo andar das coisas, essa tecla ainda passará a servir de atalho para um assistente AI nos próximos anos.

How to Benefit from a More Flexible PHP Pagination Library That Uses Callaback Functions and Iterators to Generate Paginated Listings or API Responses

11-03-2024 | 13:26 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many applications need to display information listings with items that can be very long and do not fit on a single-screen page.

Splitting the listing into multiple pages with limited items per page is a standard solution.

This package provides a flexible solution that returns an iterator object to let applications traverse the listing of pages.

It also allows callback functions to define the pagination parameters.

This way, developers can provide callback functions adapted to any data source for listing items that applications need to display or even return as a response to API calls.

Teclado do iPhone fica com teclas "encravadas"

11-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Parecendo replicar os problemas com os teclados físicos dos MacBooks, também o teclado virtual do iPhone está a ficar com teclas encravadas.

São vários os utilizadores com iPhones que têm desesperado com um inesperado bug que afecta o teclado nas versões mais recentes do iOS (17). O teclado pode ficar encravado enquanto se escreve, demorando longos segundos até voltar a aceitar toques.

Sabendo-se a pouca paciência que os utilizadores têm actualmente, e especialmente se estiverem a meio de escrever uma mensagem, facilmente se percebe como um bug deste tipo pode causar grandes níveis de stress.

Come on, ⁦@AppleSupport⁩ - get this fixed. It’s annoying. pic.twitter.com/fgNvacwR4H

— ounɹq (@nosuchuser) March 11, 2024
A alternativa será usar um teclado alternativo (como o Gboard da Google, ou outro) até que a Apple corrija este bug.

Refira-se que este não é o único bug recente referente ao teclado no iOS. Anteriormente existia outro que podia duplicar aleatoriamente várias secções do que se tinha escrito, resultando em idênticas frustrações - e que demorou longos meses a ser corrigido. Foi o suficiente para me fazer passar a usar o teclado Gboard, que apenas usava ocasionalmente, a teclado principal a tempo inteiro no iPhone (não que seja perfeito, já que as auto-correcções parecem estar cada vez piores, ano após ano).

Novo Porsche Taycan com versão Turbo GT de 1120cv

11-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Porsche está a actualizar o Taycan, que terá uma variante Turbo GT que será o mais potente Porsche de estrada até à data.

A Porsche não modificou radicalmente o Taycan mas fez ligeiras alterações que o tornam mais consensual e dentro das linhas "Porsche" do que o modelo original. Na frente passamos a ter faróis mais aerodinâmicos e entradas de ar mais discretas, criando um visual mais clássico e menos futurista - apesar de na traseira se poder continuar a ter a designação Porsche iluminada (uma das muitas opções disponíveis).

Nas baterias temos opções de 82 kWh e 97 kWh, com autonomia de até 678 km na maior, superando concorrentes como o Tesla Model S e o Mercedes EQE. A velocidade de carregamento permite carregar de 10-80% em apenas 18 minutos num posto 300 kW DC. E claro que os motores não foram esquecidos, com o Turbo S a ter passado de 772 cv para 786 cv, com modo "launch control" que pode disponibilizar 965 cv e 1100 Nm de pico para arranques fulminantes de 2.3 s dos 0-100 km/h.

Mas as coisas não se ficam por aqui. Esta geração terá também uma variante Turbo GT de 1120 cv, que é 75 kg mais leve que o Turbo S, e obteve novo recorde no Nurburgring com uma volta em 7:07 (o Model S Plaid demorou 7:25).

WOAH! Introducing the Porsche Taycan Turbo GT!

🤯 Meet the most powerful Porsche ever!
🤯 It's Porsche's answer to the Model S Plaid!
🤯 1,108hp!
🤯 60mph in 2.2 seconds!
🤯 Record-breaking Nurburgring lap in 07:07!
🤯 75kg lighter than the Turbo S!

The stats are absolutely out… pic.twitter.com/h81dD3C9jB

— carwow (@carwowuk) March 11, 2024

Como sempre, o preço será o elemento menos apreciado pelos fãs, começando acima dos 100 mil euros para o Taycan base, e podendo ir para muito mais do dobro para o modelo Turbo GT.


Actualização: Também bateu o recorde da Tesla em Laguna Seca, com 1:27.


|