PlanetGeek

Intel Core i9 14900KS chega aos 6.2 GHz

14-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Intel acaba de re4veelar o seu mais recente CPU topo-de-gama - o Core i9 14900KS - que pode atingir uma velocidade de 6.2 GHz.

A corrida pelos GHz não está terminada, como demonstra este novo chip da Intel. Depois do Core i9-13900KS se ter tornado no primeiro chip para PC a chegar aos 6 GHz de forma oficial, a Intel empurra esse valor para níveis mais elevados.

O Intel Core i9-14900KS pode chegar aos 6.2 GHz, e tal como o 14900K vem com 24-cores (8 de alto-desempenho, 16 de alta-eficiência). No fundo, pode considerar-se que é um dos chips "bons" que sai da produção dessa linha, passando a ter um overclock oficializado. Fica no entanto a questão se conseguirá ir ainda mais além com overclock por parte dos utilizadores. O nível de potência passa dos 125 W para os 150 W.
A Intel anuncia um desempenho até 15% superior face ao anterior 13900 KS, mas fica a aguardar-se por benchmarks independentes que demonstrem no que isso se traduz nos jogos face ao Ryzen 7 7800X3D.

Uma pequena prenda da Intel é que o preço oficial de lançamento do Core i9 14900KS é de $680, ligeiramente abaixo dos $699 da geração anterior. O chip poderá ser usado em motherboards Z790 e Z690 com BIOS actualizadas, e deverá também ser um dos últimos chips a dar uso ao LGA 1700.

Starship chega ao espaço no 3º lançamento

14-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Depois das anteriores tentativas falhadas, a Starship da SpaceX chegou ao espaço pela primeira vez, e regressou.

Pode dizer-se que à terceira foi de vez. A imponente Starship e foguete Super Heavy da SpaceX fizeram praticamente tudo o que era esperado.

O lançamento correu sem incidentes e, tal como planeado, foram abertas e fechadas as portas de carga, demonstrando que poderá realizar essas operações no espaço. Infelizmente, depois de uma reentrada bem sucedida (com direito a vídeo impressionante, mais abaixo), a Starship perdeu as comunicações pouco antes de cair no oceano índico (como era planeado).

Watch Starship’s third flight test → https://t.co/bJFjLCiTbK https://t.co/1u46r769Vp

— SpaceX (@SpaceX) March 14, 2024

Starship re-entering Earth's atmosphere. Views through the plasma pic.twitter.com/HEQX4eEHWH

— SpaceX (@SpaceX) March 14, 2024
Ainda não foi desta que vimos a Starship a pousar directamente nos braços de suporte da torre de lançamento, mas ao ritmo acelerado a que a SpaceX vai desenvolvendo estes sistemas, já não deverá faltar muito para isso.

Poco X6 Pro 5G a €335

14-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Poco X6 Pro 5G já chegou às lojas, e está disponível a preço bastante interessante.

O Poco X6 Pro vem equipado com um ecrã AMOLED de 6.67" (1220 x 2712 pixeis) a 120 Hz, com luminosidade de até 1800 nits de pico, chipset MediaTek Dimensity 8300 Ultra, 8 GB RAM, 256 GB UFS 4.0, dual SIM, 5G, IR Blaster, NFC, e bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 67 W. A espessura fica-se pelos 8.3 mm e o peso nas 186 g. Nas câmaras temos câmara tripla de 64 MP + 8 MP ultrawide + 2 MP macro, e câmara frontal de 16 MP.
O Poco X6 Pro 5G 8+256 GB está disponível por 335.452 euros na Amazon Espanha.

Em alternativa, temos também Poco X6 não-Pro a preço mais reduzido.

Mais um modelo que vem complementar a oferta da marca e que mantém a sua habitual relação preço/qualidade; e que demonstra que não é preciso gastar 500 ou 1000 euros para se ficar com um smartphone mais que suficiente para todo o tipo de actividades.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

BYD lança e2 abaixo dos 12 mil euros

14-03-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A BYD continua a apostar numa redução de preço nos seus automóveis eléctricos, agora com um e2 Honor Edition abaixo dos 12 mil euros.

Depois de ter revelado o Seagull por menos de 9 mil euros e de também ter reduzido o preço noutros modelos, a BYD apresenta o e2 Honor Edition.

O e2 Honor Edition chega em duas variantes (comfort / deluxe), com dimensões de 4260 x 1760 x 1530 mm (aproximadamente as mesmas de um Volvo EX30), usando a sua plataforma e-Platform 3.0 e pack de bateria Blade com carregamento rápido e que tira partido de uma bomba de calor para a manter numa gama de temperaturas que permite o aproveitamento da forma mais eficiente. No interior, temos um mostrador para o condutor com ecrã de 8.8" e um ecrã central de 10.1" ou 12.8" dependendo do modelo (rotativo).
A BYD anuncia uma autonomia de 405 km (ciclo CLTC) que será suficiente para deixar descansada a grande maioria dos automobilistas que procura um carro nesta gama de preços.

A marca tem feito grande aposta no mercado europeu, e por isso é possível que estes modelos também venham a chegar até nós - mas não a este preço.

OpenAI vai lançar Sora ainda este ano

14-03-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI revelou que irá disponibilizar o Sora nos próximos meses, abrindo o acesso ao seu modelo AI de geração de vídeos.

Depois de ter surpreendido o mundo com o ChatGPT, a OpenAI voltou a fazê-lo de forma ainda mais substancial com o Sora. Enquanto até então se ia vendo algumas experiências de geração de vídeos a partir de descrições, que se resumiam a vídeos de curta duração e com qualidade questionável, o Sora deu um passo de gigante ao mostrar vídeos de alta qualidade, de longa duração, e que podem assumir uma infinidade de estilos, e até mesmo videojogos.

A grande questão é que, até agora, o Sora tinha acesso limitado a algumas pessoas convidadas pela OpenAI, coisa que irá mudar nos próximos meses com a sua disponibilização ao público - assumindo-se que, pelo menos numa primeira fase, o seja apenas aos clientes pagos da OpenAI, ou que fique sujeito a uma nova modalidade de subscrição com preço mais elevado do que para acesso aos GPTs, apesar da OpenAI dizer que deseja manter o custo de acesso num nível equivalente ao do Dall-E (o seu modelo AI de geração de imagens estáticas).

O mais certo é que a OpenAI não o lance desde já para evitar questões com a geração de vídeos polémicos que representem figuras públicas, devendo passar os próximos meses a tentar limitar as suas capacidades com as habituais regras de conduta e restrições para tentar minimizar esses casos. Mas, como já se sabe, os humanos (ainda) vão tendo a capacidade de enganar estes modelos AI de forma a contornar essas restrições.

Hackers russos infectam routers Ubiquiti

13-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Foi detectada uma campanha de ataque de hackers russos que usa EdgeRouters da Ubiquiti para disfarçar as suas actividades.

Este grupo de hackers, designado por APT28, Fancy Bear, ou Military Unit 26165, é um dos mais activos, e que merece o máximo cuidado. No entanto, desta vez estes ataques não tiram partido de nenhuma vulnerabilidade 0-day, mas apenas da falta de cuidado dos utilizadores.

Independentemente do fabricante, um router é um dos equipamentos mais apetecíveis para hackers, já que quase sempre se trata de um mini-computador imensamente versátil e que tem ligação permanente à internet. Adicionalmente, também se torna difícil para um utilizador comum detectar comportamentos anómalos do seu router, especialmente se os hackers tiverem o cuidado de moderar o uso que lhe dão. Neste caso, simplesmente apontaram aos EdgeRouters da Ubiquiti por serem equipamentos populares, tirando partido do descuido ou desconhecimento dos utilizadores que não alteraram as passwords. Dessa forma, ficaram com a porta aberta para lhes instalar malware e os adicionar à sua botnet.
Para quem se vir nessa situação, a recomendação passa por:
  • Fazer um reset de fábrica para limpar as possíveis infecções
  • Actualizar para o firmware mais recente
  • Alterar os usenames e passwords que vêm de fábrica
  • Aplicar regras de firewall para minimizar a exposição a ataques remotos
Também ajudará ter uma ideia aproximada do nível de dados / tráfego mensal, para ir controlando e ficar alerta em caso de se detectar alguma discrepância sem explicação aparente.

Robot da Disney transforma Zootopia em realidade

13-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Disney criou um robot que traz para a realidade o personagem Duke Weaselton do Zootopia.

A Disney muito tem investido no desenvolvimento de robots que conseguem recriar no mundo real os seus personagens animados (o que não será estranho, considerando a sua aposta nos animatronics desde o início dos seus parques). Um dos mais recentes mostra-nos um Duke Weaselton "real", mas que na verdade esconde um pouco da magia do cinema, já que as suas capacidades efectivas acabam por ser mais limitadas do que aquilo que aparentam.


Apesar de ter movimentos bastante naturais, o robot acaba por ter a assistência escondida do próprio carrinho que aparenta estar a empurrar, que é ele próprio outro robot. Já que, de outra forma, a sua naturalidade rapidamente daria lugar a grandes trambolhões.


Ainda teremos que aguardar mais alguns anos até ter robots humanóides que realmente tenham as capacidades de locomoção humanas de forma natural - embora nalguns casos já se esteja lá perto.

Notícias do dia

13-03-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Instalação directa de apps no iOS leva 15 passos - e vários ecrãs a assustar; Spotify estreia vídeos mas Portugal fica de fora; WhatsApp começa a bloquear capturas de ecrã das fotos dos utilizadores; e Brave para iOS cresce 50% com ecrã de selecção de browser.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

EUA aprovam lei anti-TikTok

Nos EUA a luta a favor e contra o TikTok continua, com uma votação quase total a favor da sua proibição (352 vs 65) a não ser que o serviço corte todos os laços com a casa-mãe, a empresa chinesa ByteDance.

A legislação ainda terá que passar no Senado, onde se espera que surjam os verdadeiros problemas, já que existem dúvidas quanto à constitucionalidade desta medida, que pode ir contra o direito de liberdade de expressão; e havendo também os que acusem a medida de poder ser utilizada no futuro para silenciar qualquer outro serviço que não seja do agrado do partido governante. Também não deixará de ser curioso que Donald Trump, tradicionalmente anti-China, desta vez se esteja a assumir como defensor do TikTok, dizendo que o verdadeiro inimigo do povo americano é o Facebook e o Mark "Zuckerschmuck".


Cerebras revela mega-chip WSE-3

A Cerebras, que se tem dedicado ao fabrico de mega-chips (o seu anterior WSE-2 tinha 850 mil cores e 2.6 biliões de transístores), revelou o novo WSE-3 (Wafer Scale Engine 3).

Como seria de imaginar, os números são impressiontes, com o chip a ter o quase o tamanho de um wafer de silício de 12" na totalidade, 900 mil cores, e graças a ter passado para de um processo de 7nm para 5nm, passou de 2.6 para 4 biliões de transístores. O desempenho duplica, passando de 62.5 petaFLOPs para 125 petaFLOPS, tornando-o num chip apetecível para actividades como o treino de modelos AI.


Microsoft unifica Teams para trabalho e uso pessoal

A Microsoft parece ter ouvido os utilizadores e vai finalmente disponibilizar uma versão do Microsoft Teams que lida com ambos os casos, permitindo a fácil selecção das contas de trabalho e conta pessoal na mesma app.

A app permite usar simultaneamente o Teams com diferentes contas, podendo até criar-se atalhos com icons diferentes na taskbar para cada caso. No entanto, será necessário esperar por uma "actualização futura" para poder ligar-se a uma reunião sem fazer sign-in.

Com isto, também se acabará a confusão de ter múltiplas apps Teams (Temas e Teams Free), passando a haver apenas uma única app Microsoft Teams, que deverá chegar na actualização 24h2 do Windows 11 - a tal que deixará de funcionar nos computadores antigos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O CPU Intel Pentium foi lançado em 1993 como sucessor do Intel 486. Trabalhava a uns velozes 66MHz e era feito num processo de 0.8µm (800nm) - para comparação, os mais recentes chips da Intel podem superar os 5GHz (5000MHz) e chips como o Snadragon 888 e Apple M1 e A14 são feitos usando um processo de 5nm.

Xiaomi Redmi Note 12 Pro a €229

13-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Já podemos apanhar o Xiaomi Redmi Note 12 Pro a preço mais apetecível.

O Xiaomi Redmi Note 12 Pro vem equipado com um ecrã AMOLED de 6.67" a 120 Hz (2400x1080), Snapdragon 732G, 8 GB RAM, 256 GB UFS 2.2 + microSD até 1 TB, câmaras de 50 MP + 8 MP ultrawide + 2 MP macro, câmara frontal de 16 MP em furo no ecrã, bateria de 5000 mAh com carregamento de 67 W, e sensor de impressões digitais no botão de power.
Este Redmi Note 12 Pro 8+256 GB está disponível por 229.99 euros na Amazon Espanha .

É a demonstração perfeita de que não se tem que gastar valores exorbitantes para ficar com um smartphone que é capaz de lidar com todo o tipo de tarefas, e com design que não se envergonha ao lado de modelos que custam o dobro ou o triplo.

Acompanha as melhores promoções no nosso grupo AadM Promos.

Meta revela dois mega-clusters AI

13-03-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Meta tem dois novos mega-clusters para treino de modelos AI; com mais de 24 mil GPUs Nvidia H100.

O mundo tem vivido fascinado pelas capacidades dos modelos AI desde o lançamento do ChatGPT, e que se têm tornado cada vez mais incríveis (como o Sora, que transforma descrições em vídeos). Mas para isso são necessários imensos recursos de hardware, como os novos mega-clusters AI da Meta revelam.

Estes clusters têm 24.576 GPUs Nvidia Tensor Core H100 - e se o número não vos impressiona, até ao final do ano a Meta espera ter 350 mil H100 à disposição. Os dois clusters usam infraestruturas diferentes, um optando pelo Quantum2 InfiniBand da Nvidia, ou outro apostando em RDMA (remote direct memory access) sobre converged Ethernet (RoCE) - talvez para avaliar ambas e ficar com mais dados sobre a melhor opção para os seus futuros clusters.

Ter em conta que cada GPU H100 tem um preço de cerca de 40 mil dólares, e que mesmo considerando eventuais descontos de quantidade, continuam a representar investimentos astronómicos no valor de muitas centenas de milhões de dólares. Felizmente, depois dos modelos treinados, a sua utilização passa a ser bastante mais acessível em termos computacionais, podendo até correr-se alguns dos modelos mais simples localmente num smartphone. Algo que nos próximos anos também deverá avançar significativamente, com a próxima geração de chips para smartphones e PCs a virem com hardware especializado para essa função.

Google Home na web ganha histórico de câmaras

13-03-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está finalmente a lançar o Google Home de forma mais global, e agora com acesso ao histórico das câmaras.

A Google lançou o Google Home na web no final de 2022, e desde então tem estado na fase "preview". Quase 18 meses mais tarde, parece estar finalmente pronta a começar a disponibilizá-lo de forma mais ampla, e com acesso a uma funcionalidade que será uma das mais desejadas dos utilizadores.

O Google Home na web passa a mostrar o histórico de eventos captados pelas câmaras associadas à conta Google Home, permitindo rapidamente ver as diferentes gravações, e até permitindo a rápida edição para se seleccionar uma parte específica.




As câmaras suportadas são:
  • Nest Cam (indoor, wired, 2nd gen)
  • Nest Cam (outdoor or indoor, battery)
  • Nest Cam with Floodlight
  • Nest Doorbell (wired, 2nd gen)
  • Nest Doorbell (battery)
  • Nest Cam Indoor (1st gen) — "depois de transferida para a Home app"
  • Nest Cam Outdoor (1st gen) — "depois de transferida para a Home app"
Os utilizadores poderão também optar por aceder a uma versão "Public Preview" do Google Home na web, para terem acesso antecipado a funcionalidades ainda em teste - basicamente, continuarem a ser beta testers.

Are Artificial Intelligence Applications Reliable Enough to Work in a Completely Autonomously Way

13-03-2024 | 13:10 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Artificial Intelligence is a branch of computer science that has become more commented on since the public release of ChatGPT in 2022.

The stories about using artificial intelligence are filled with positive and negative emotions because the results vary depending on how artificial intelligence is used.

Read this article to learn how to decide whether to use artificial intelligence applications, tools, and APIs on your software projects.

Instalação directa de apps no iOS leva 15 passos - e vários ecrãs a assustar

13-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple vai permitir a instalação directa de apps sem passar pela App Store, mas a experiência é mais ridícula do que poderia imaginar, necessitando de 15 passos.

A Apple é tradicionalmente conhecida por criar excelentes formas de facilitar a vida aos utilizadores. No entanto, para a recém-anunciada capacidade de instalar apps directamente sem App Store, a Apple parece ter pegado em toda a sua experiência... para fazer o oposto.

A instalação supostamente "directa" de apps é tudo menos directa, necessitando de um total de 15 passos, durante os quais se passará por alguns ecrãs de dissuasão a tentar assustar os utilizadores, e por diversas vezes deixando os utilizadores sem saber como prosseguir.

Ora veja-se o processo que a Apple aplicou para a instalação de apps a partir dos sites dos developers:
  1. Visitar o site e clicar no link de download
  2. Enfrentar um aviso de app de origem "desconhecida", obrigando a clicar em "Learn more"
  3. Ser direccionado para uma página da Apple que dá instruções
  4. Ir aos settings e procurar pela opção de "permititir instalação"
  5. Enfrentar novo ecrã de aviso
  6. Validar com Face ID
  7. Descobrir que se tem que voltar ao browser e à página de instalação
  8. Voltar a clicar no botão de instalação da app no site
  9. Ver novo ecrã de confirmação, carregar em "install"
  10. Enfrentar novo ecrã de aviso, com nova confirmação
  11. Nova validação com Face ID
  12. Ficar a olhar para o site sem se saber se alguma coisa aconteceu
  13. Regressar ao Home Screen e ir até à última página (ou página intermédia que tenha um espaço)
  14. Procurar pelo icon da app (sem qualquer indicação de que se trata de uma nova app)
  15. Clicar no icon para lançar a app

Congratulations to Apple leadership for designing the worst app installation experience in the history of computing! Because Apple designers are the world’s best, there’s no question that this abomination is a premeditated part of a malicious European DMA compliance strategy. https://t.co/zx4aZicdEA

— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) March 12, 2024
Não esquecer que este processo de "instalação directa" continua a estar sujeito ao controlo da Apple, só estando disponível para developers que estejam no programa da Apple há mais de dois anos, e que tenham apps com mais de um milhão de instalações nos últimos doze meses. As apps também continuam a ter que estar assinadas pela Apple, e sujeitas à taxa Apple de 50 cêntimos por instalação se passar um milhão de downloads por ano - fazendo com que uma app gratuita potencialmente tenha que pagar 500 mil euros por ano.

Spotify estreia vídeos - mas Portugal fica de fora

13-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Spotify está a começar a mostrar vídeos das músicas aos utilizadores Premium, mas por agora num número reduzido de países (que não inclui Portugal).

Já circulavam rumores há bastante tempo de que o Spotify se preparava para adicionar vídeos às músicas, e agora isso fica confirmado.

A apresentação oficial dos vídeos no Spotify refere que por agora ainda está em fase "beta", e disponível apenas em 11 países: Reino Unido, Alemanha, Itália, Holanda, Polónia, Suécia, Brasil, Colômbia, Filipinas, Indonésia e Quénia. Por agora também conta apenas com um catálogo reduzido de vídeos que não impedirá que, quem os queira ver, provavelmente tenha que dar um salto ao YouTube.

Os vídeos ficam disponível tanto nas apps iOS e Android, como também na app para Smart TVs e nos computadores - mas só para clientes Premium. Fazer a transição do modo áudio para vídeo faz com que a música recomece do início, impedindo uma fácil transição quando já se estiver a meio de uma música.

É pena que o Spotify esteja a dar prioridade aos vídeos, deixando ficar esquecida a prometida funcionalidade de áudio de alta-qualidade, que provavelmente seria muito mais apreciada pelos utilizadores.

Gravadora laser Swiitol E18 Pro 18W a €381

13-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

De forma complementar às impressoras 3D, quem desejar fazer gravações e corte a laser em diversos tipos de materiais pode agora fazê-lo a preço bastante aceitáveis, graças o produtos como esta Swiitol E18 Pro.

As gravadoras laser têm também registado uma queda nos preços ao longo dos últimos anos, fazendo com que actualmente fiquem dentro do orçamento dos entusiastas e todos aqueles que levem o seu hobby de bricolage um pouco mais a sério - para não falar daqueles que já fazem algumas peças e procuram uma forma de as individualizar. A Swiitol é uma empresa que se tem destacado neste sector, e que nos apresenta modelos bastante interessantes e competitivos.
Esta gravadora laser Swiitol E18 Pro 18W está disponível por 381.29 euros, com envio gratuito da Europa.

Tem uma área de gravação / corte de 365 x 305 mm, e pode faz gravações em madeira, papel, couro, borracha, plástico, bambu, metal, vidro, pedra, acrílico, PVC e placas de circuito impresso (PCB) - e corte de espessuras até 15 mm em madeira.

Embora não conte com um invólucro (o que facilita a sua portabilidade), pode ser combinada com uma série de acessórios para expandir as suas capacidades. Como alerta final, tendo em conta o laser de alta potência, é sempre indispensável utilizar óculos de protecção adequados e assegurar que fica longe de olhares curiosos enquanto está em funcionamento.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

WhatsApp começa a bloquear capturas de ecrã das fotos dos utilizadores

13-03-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp está a começar a impedir a captura de ecrã na secção da foto do perfil dos utilizadores.

O WhatsApp parece querer demonstrar serviço a favor da privacidade da forma mais angustiante para os utilizadores, impedindo que tirem partido da prática funcionalidade da captura de ecrã. Quem tentar fazê-lo na secção que mostra a foto do utilizador será confrontado com a mensagem de que tal não é possível ou, de forma semelhante, ficando apenas com uma imagem em branco na área de transferência.

Embora a ideia possa ser bem intencionada, impedir a captura de ecrã é completamente inconsequente em termos práticos, já que qualquer pessoa que deseje fazê-lo para fins abusivos continuará a arranjar formas de o fazer (desde tirando uma foto ao ecrã com outro smartphone, a usar o WhatsApp na web onde não existe essa limitação). Por outro lado, impede que os utilizadores tenham acesso a uma funcionalidade que esperariam poder usar no seu smartphone, por exemplo, para copiarem a foto para a adicionarem à sua lista de contactos (nos casos em que não aceitam que o WhatsApp tenha acesso a ela para o fazer directamente).
Muito mais eficaz teria sido o WhatsApp apresentar uma sugestão para que os utilizadores verificassem a quem deram permissão de ver a sua foto, que pode ser ajustada em Settings > Privacy > Profile Photo de modo a ser visível por todos, só os contactos, só os contactos com algumas excepções, ou por ninguém.

Será fortemente recomendado que só permitam o acesso aos contactos, e o mesmo para o resto das coisas, como o Status, About, e informação sobre se está online ou quando foi a última vez que esteve. Informações que também têm imenso potencial para ser abusadas se forem deixadas visíveis publicamente.

Google Clock com previsão meteorológica nos alarmes bedtime

13-03-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Google lembrou-se de adicionar a funcionalidade de previsão meteorológica ao alarme do modo bedtime.

Há coisas que não se percebe como não foram feitas logo de início, mas infelizmente é algo que se tornou bastante comum nesta era de "lançar produtos à pressa", deixando que a correcção de bugs e ajuste das funcionalidades seja depois resolvida por via de actualizações (se alguma vez chegarem).

No Android, a apresentação da previsão meteorológica a acompanhar os alarmes é algo que está disponível há algum tempo, mas só agora isso passa a estar disponível também para o alarme no modo bedtime - que até agora tinha ficado esquecido e não permitia essa opção.

Minor enhancement in version 7.7 of Google Clock

~ A dot • is now there to separate High and Low temperature.
~ You can now set the weather forecast option while setting up bedtime mode. It wasn't available in previous version.#Google #Android #Tech pic.twitter.com/XL3Pspz4bx

— AssembleDebug (@AssembleDebug) March 11, 2024
A Google também fez um pequeno ajuste na apresentação da informação sobre as temperaturas máximas e mínimas, que eram apresentadas em conjunto e de forma visualmente confusa, adicionando um ponto (•) como separador entre os indicadores para mais fácil percepção visual.

Estas alterações chegam com a versão 7.7 do Google Clock, que já deverá estar disponível para a maioria dos utilizadores.

How to Benefit from a More Flexible PHP Pagination Library That Uses Callback Functions and Iterators to Generate Paginated Listings or API Responses

13-03-2024 | 03:16 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many applications need to display information listings with items that can be very long and do not fit on a single-screen page.

Splitting the listing into multiple pages with limited items per page is a standard solution.

This package provides a flexible solution that returns an iterator object to let applications traverse the listing of pages.

It also allows callback functions to define the pagination parameters.

This way, developers can provide callback functions adapted to any data source for listing items that applications need to display or even return as a response to API calls.

Brave para iOS cresce 50% com ecrã de selecção de browser

12-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

As mudanças no iOS impostas pelo DMA Europeu já estão a surtir efeito no número de downloads do browser Brave.

Com a actualização para o iOS 17.4 que inicia a era de cumprimento da Apple com a exigência do Digital Markets Act (DMA), os utilizadores de iPhones na Europa passam a ver um ecrã que apresenta diversas opções de browsers alternativos (ao estilo do que em tempos aconteceu com o Windows). E embora ainda nem sequer tenha passado uma semana, a Brave já começou a sentir o efeito dessa alteração, com um aumento de mais de 50% no número de downloads diários.
O ecrã de escolha de browsers apresenta uma selecção de browsers, por ordem aleatória para não beneficiar nenhum em particular.

De notar que, por agora, estes browsers ainda são os "pseudo-browsers" que são obrigados a usar o WebKit disponibilizado pelo iOS, mas em breve teremos browsers verdadeiramente alternativos que podem usar os seus próprios motores - embora sejam penalizados por não poderem suportar Web Apps, que a Apple começou por remover completamente do iOS, e depois adicionou mas de forma exclusiva para os browsers que usarem o seu WebKit.

Recentemente a Apple também disse que iria permitir a instalação de apps directamente de sites sem app store, mas com uma série de requisitos que continuam a deixar que a Apple continue a controlar todas as apps que chegam ao iOS.

Fantasias numa pista de dança (e fora dela)

12-03-2024 | 19:44 | Gonçalo Sá

COMA.jpg

De "Girl With No Face", de Allie X, passando por "Everything Turns Blue", de Chelsea Wolfe, "The Collective", de Kim Gordon, ou "Letter to Yu", de Bolis Pupul, não têm faltado álbuns editados nas últimas semanas aos quais tem valido a pena ir regressando. E um dos próximos a juntar-se a esta lista pode muito bem ser "FUZZY FANTASY", dos COMA.

Quarto disco da dupla alemã revelada pela conterrânea Kompakt e mais recentemente com casa editorial na City Slang, continua a investir numa pop electrónica de sensibilidade indie, mas com algumas viragens face aos antecessores "In Technicolor" (2013), "This Side of Paradise" (2015) e "Voyage Voyage" (2019). Nas suas plataformas online, Georg Conrad e Marius Bubat avançam que o novo conjunto de canções do seu projecto vai expandir o âmbito da música de dança, desviando-se da pista "para se aproximar da vida".

Fuzzy Fantasy.jpg

O duo de Colónia também confessa que teve uma relação intermitente com a criação do álbum nos últimos três anos, embora assegure que é o seu melhor até à data. Opinião suspeita, é certo, mas à qual os singles mais recentes dão algum fundamento: tanto "Hard to Find" como "Hideout" são apostas muito sugestivas para o disco que chega esta sexta-feira, 15 de Março, sobretudo para apreciadores de uns Hot Chip, Totally Enormous Extinct Dinosaurs ou da vertente mais sintetizada dos Django Django (a herança dos mais distantes Stone Roses ou The Beloved também parece reflectir-se nestas paragens dançáveis q.b.).

Os primeiros temas revelados já deixavam, aliás, sinais de um álbum a ter por perto, ainda que nesta altura estejam longe de ser novidade: "Start/Stop/Rewind" foi editado em 2021, "Beyond You and Me" (colaboração com Dillon, cantora brasileira radicada na Alemanha) em 2022, "The Same" em 2023. Veremos (e ouçamos) como se inserem agora num longa-duração que coloca fim a uma longa espera...

|