PlanetGeek

DeepSeek AI já tem momentos "aha"

21-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O mais recente modelo AI DeepSeek demonstra uma fascinante capacidade de raciocínio interno, que por vezes até se surpreende a ele mesmo.

Os modelos AI DeepSeek continuam a dar que falar, com o modelo de raciocínio open-source a superar os modelos da OpenAI em vários testes e a revelar um funcionamento fascinante.

Em vez de esconder o processo de raciocínio (chain of thought), como algumas empresas optaram por fazer, o DeepSeek mostra tudo isso sem entraves, permitindo-nos ver como "pensa". E por vezes, assiste-se a coisas bastante curiosas, como o facto de a certa altura ter tido um momento "aha", em que percebeu uma nova forma de resolver um problema que lhe tinha sido apresentado.

Outro dos exemplos mostra-nos como ele aborda um pedido para criar uma fase agradável mas sem usar termos demasiado lamechas:
Claro que os modelos DeepSeek não estão isentos de críticas. O simples facto de serem modelos vindos da China levantam preocupações nalguns sectores, e o modelo segue as "regras de ensinamento" do país - recusando-se a responder a todos os temas sensíveis (por exemplo, falar da Praça de Tiananmen).

Por outro lado, há quem diga que isto é uma jogada estratégia por parte da China, como forma de pressionar as empresas ocidentais a revelarem as capacidades dos seus próprios modelos AI (a maioria deles não sendo open-source), de modo a que a China fique com uma melhor ideia da evolução que têm tido e em que ponto se encontram.

Honor Magic 7 Pro tem "Boost Charge" para carregamentos mais rápidos

21-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O HONOR Magic 7 Pro vem com um curioso modo "boost charging", que promete carregamentos mais rápidos quando necessário.

Apesar do Magic 7 Pro já contar com carregamento rápido de origem, atingindo 100% de carga em 32 minutos com um adaptador SuperCharge de 80W, a marca achou que faria sentido disponibilizar um modo "boost" que aumenta os limites de temperatura para possibilitar um carregamento mais rápido, mantendo níveis de potência mais elevados ao longo do ciclo de carregamento.

A ideia é boa, mas infelizmente o efeito prático é negligenciável. Com o boost mode activado, o tempo de carregamento total apenas se reduz dos 32 para os 30 minutos.
Adicionalmente, as diferenças apenas se fazem notar após 10 minutos de carregamento, momento em que passamos a ter cerca de 5% de carga a mais face ao carregamento rápido normal (aos 15, 20 e 25 minutos), o que acaba por derrotar o propósito de poder assistir num carregamento rápido de emergência que tenha que ser feito em 5-10 minutos.

Para que tal funcionalidade fosse realmente útil seria necessário haver diferenças significativas que permitissem poupar tempo considerável em cenários em que se precisa recarregar o smartphone rapidamente sem preocupações com o efeito negativo que poderá ter na longevidade da bateria. Quando isso significar que se pode reduzir o tempo de carga para metade, talvez faça sentido destacar esta funcionalidade.

Ganha uns Xiaomi Redmi Buds 6 Active

21-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre uns earphones Xiaomi Redmi Buds 4 Lite.

Goste-se ou não, os earphones Bluetooth tornaram-se numa inevitabilidade do abandono das fichas de 3.5mm dos headphones, que durante décadas se mantiveram como um standard inquestionável. Felizmente, modelos como estes Xiaomi Redmi Buds 6 Active fazem com que não seja preciso gastar uma fortuna para se continuar a ouvir a nossa música favorita em privacidade e sem incomodar quem nos rodeia.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Huawei apresenta limousina Maextro S800

21-01-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Huawei apresentou a sua proposta para o segmento dos automóveis de luxo, a limousina Maextro S800 com quase 5.5 metros de comprimento.

A Huawei divulgou as primeiras imagens oficiais do Maextro S800, um sedan eléctrico de grandes dimensões que já está a gerar entusiasmo no mercado automóvel chinês. Desenvolvido em parceria com a JAC, o S800 é o modelo de estreia da marca premium Maextro da Huawei, e promete desafiar a liderança das marcas de luxo no segmento dos veículos elétricos.

Com 5.480 mm de comprimento, o S800 é o maior sedan eléctrico da China, superando modelos como o BMW i7 e até o Mercedes-Maybach S-Class. O S800 será lançado em duas versões: BEV (Battery Electric Vehicle) com três motores elétricos e 852 cavalos de potência e uma EREV (Extended Range Electric Vehicle) que combina um motor a gasolina de 1.5 litros (turbo) a funcionart exclusivamente como gerador para dar energia a três motores elétricos, totalizando 1.006 cavalos.


A versão EREV oferece uma autonomia eléctrica de até 371 km (segundo o padrão CLTC) e a flexibilidade para percursos mais extensos usando o motor a combustão sem depender de carregamentos frequentes. Mas para quem se quiser manter exclusivamente eléctrico, a Huawei também destacou as capacidades autónomas do S800, que inclui a função de localizar uma estação de carregamento, estacionar, e iniciar o carregamento com um braço robótico, tudo sem intervenção humana.

Embora a data de lançamento oficial ainda não tenha sido anunciada, prevê-se que o Maextro S800 chegue ao mercado no segundo trimestre deste ano. Os preços deverão variar entre os 120 a 185 mil euros, na China - não sendo de esperar que a Huawei o faça chegar a outros mercados.

Novo iPhone SE pode ter Dynamic Island em vez de notch

21-01-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Contrariando rumores anteriores, o novo iPhone SE da Apple pode adoptar um ecrã com Dynamic Island.

O iPhone SE, sendo um modelo económico, tinha feito imaginar o que a sua primeira versão com ecrã full-screen - despedindo-se da era com o característico "Home Button" - recorresse a um ecrã com notch ao estilo do que tinha sido estreado na geração iPhone X. Mas os rumores mais recentes que nos chegam do @evleaks indicam que a Apple poderá dar o salto directamente para um ecrã com Dynamic Island, ao estilo do que é utilizado nos modelos Pro e nas gerações mais recentes.

Suspeita-se que o ecrã de 6.1" com Dynamic Island possa ser o ecrã usado no iPhone 14 Pro, que estreou a Dynamic Island, ou uma sua variante de produção mais económica.
O sistema Dynamic Island foi o sistema criado pela Apple para tirar partido, e disfarçar, o furo alongado no ecrã que aloja a câmara frontal e sistema Face ID, e que combina o furo físico com uma área dinâmica que é utilizada por widgets para apresentar informação relevante, como temporizadores, informação sobre o estado de entregas, ou pedido de transportes, ou reprodução de música, etc. É um sistema que tem sido replicado por vários outros fabricantes nas suas personalizações do sistema Android.

Se este rumor se confirmar, isto faria com que, a partir deste ano (2025), todos os novos iPhones passariam a contar com sistema Dynamic Island, marcando o adeus à era dos ecrãs com notch alargado.

Microsoft dá correcção temporária para bug no Outlook ao escrever emails

20-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft partilhou uma solução temporária para um irritante bug no Outlook clássico que causa falhas ao escrever, responder, ou reencaminhar emails.

A Microsoft identificou um problema que faz com que o Outlook clássico falhe quando os utilizadores escrevem, respondem ou reencaminham emails. O erro afecta o Outlook para Microsoft 365, Outlook 2021, Outlook 2019 e Outlook 2016, após a actualização para a versão 2412 (Build 18324.20168) lançada a 7 de Janeiro. As falhas provocam o código de erro "0xc0000005", que pode ser verificado no registo de eventos do Windows Event Viewer, nos Eventos 1000 ou 1001.

Uma solução definitiva está prometida para 28 de Janeiro com a chegada da versão 2501 (Build 18429.20000) para utilizadores do Current Channel. Até lá, a Microsoft partilhou uma solução temporária que permite aos utilizadores reverter o Outlook para a versão 2411 (Build 18227.20162), que não apresenta este problema.

Para aplicar esta solução, é necessário abrir a linha de comandos com privilégios de administrador e executar dois comandos fornecidos pela Microsoft:

cd %programfiles%\\Common Files\\Microsoft Shared\\ClickToRun
officec2rclient.exe /update user updatetoversion=16.0.18227.20162


Estes comandos revertem o Outlook para a versão anterior, permitindo que os utilizadores continuem a usar o Outlook sem interrupções.

Este é apenas o mais recente episódio de bugs no Outlook, sendo que nos últimos meses já existiram vários outros que também causaram grandes frustrações aos utilizadores, incluindo um que "congelava" o Outlook ao fazer CTRL+C.

Em Fevereiro a Microsoft vai também forçar a instalação do novo Outlook nos computadores com Windows 10.

Qualcomm promove Snapdragon 8 Elite com 7-cores para dobráveis

20-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Qualcomm vai comercializar uma variante "defeituosa" do Snapdragon 8 Elite, com apenas 7-cores, indicando que será adequada para dobráveis e dispositivos com sistemas de dissipação ou ventilação mais limitados.

O Snapdragon 8 Elite é o mais recente e poderoso chip da Qualcomm, com o qual a empresa espera manter-se no topo das tabelas dos chips mobile. Mas, em vez de simplesmente mandar os chips defeituosos, que não têm os 8-cores funcionais, para o lixo, a Qualcomm vai comercializar uma variante com apenas 7-cores funcionais. No melhor exemplo das estratégias de marketing, a Qualcomm não apresenta o chip como um chip "danificado", mas sim como sendo um chip vantajoso para usar em dobráveis, já que o core em falta resulta num chip com menor consumo de energia e que produz menos aquecimento.

O uso de chips "defeituosos" não é novo na indústria dos chips. Aliás, há muitos chips que são comercializados como sendo de séries diferentes, e que na verdade são exactamente o mesmo chip "topo de gama", mas que têm algumas secções danificadas e desactivadas (como menos cores, menos memória cache, etc.). É uma prática comum de aproveitamento do chips e dos defeitos decorrentes do processo de produção.

Sendo o Snapdragon 8 Elite um chip que já entra facilmente em aquecimento excessivo, esta variante de 7-cores até pode acabar por se revelar uma melhora opção, até porque a perda de desempenho relativamente à variante de 8-cores acaba por ser insignificante. Dito isto, resta saber se existirá diferença significativa no custo dos dispositivos com Snapdragon 8 Elite com 8-cores e os Snapdragon 8 Elite com 7-cores, pois se isso não se verificar, será natural que a maioria dos consumidores prefira estar a pagar pelo chip completo e sem defeitos.

Notícias do dia

20-01-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

TikTok oficialmente banido nos EUA mas já regressou; pesquisa da Google passa a exigir JavaScript activado; ChargePoint cria cabos de carregamento à prova de ladrões; Instagram Reels expande vídeos para os 3 minutos; IronLev cria comboios de levitação magnética nos carris tradicionais; autonomia dos carros eléctricos no inverno; OpenAI prestes a lançar "super agentes AI"; e Windows 11 ganha opção para mostrar percentagem da bateria na taskbar.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.

Trump regressa à Casa Branca com Bitcoin a chegar aos $109K

Trump está de regresso à Casa Branca para nova temporada como Presidente dos EUA e, entre as muitas incertezas e dúvidas que o acompanham, há uma coisa que parece certa: o seu apreço pelas criptomoedas está a tentar impacto que se faz sentir desde já, com as Bitcoins a atingirem novo valor recorde de 109 mil dólares!

Mas se os 150% de aumento que as Bitcoin tiveram nos últimos meses não vos parece nada de especial, têm razão, pois Donald Trump lançou uma criptomoeda própria, $TRUMP, que lhe terá rendido um valor astronómico de um dia para o outro!


Meme coin $TRUMP rende "biliões" a Trump

Trump tem lançado toda uma série de NFTs "coleccionáveis" com os quais vai angariando dinheiro dos seus fãs e apoiantes. Mas, com a sua re-entrada na Casa Branca, lançou uma nova meme coin $TRUMP, que teve um crescimento explosivo. Quão explosivo? Estima-se que lhe tenha rendido 56 mil milhões de dólares!

O problema é que tudo indica que se trate de apenas mais uma das muitas meme coin "pump and dump", que são lançadas, inflacionadas, e rapidamente desabam para valores insignificantes, criando grandes fortunas a quem as criou e apanhou de início, mas evaporando milhões dos incautos que entraram na onda tarde demais (recentemente tivemos o caso da meme coin Hawk Tuah, quem tem gerado uma série de processos contra estes esquemas). Por agora, depois do pico de grandiosidade, também a $TRUMP já desceu drasticamente, mas nada que já não fosse esperado. Têm também surgido outras meme coins que tentam aproveitar-se do momento, usando o seu nome.


X e Bluesky com secção de vídeo à "TikTok"


Sem grandes surpresas, todos se apressam a tentar apanhar o espaço deixado pelo TikTok. Tanto o X como o Bluesky avançam com secções dedicadas a vídeos, esperando tornar-se no porto de acolhimento de quem tiver ficado sem acesso ao TikTok.

Talvez por isso o TikTok só tenha cumprido a ameaça de suspensão do serviço por 12 horas, tendo reactivado o serviço nos EUA - não querendo arriscar que os seus utilizadores e criadores se escapassem para plataformas alternativas.

you better not be making a dedicated video tab when I get home

me: pic.twitter.com/ZbmLBmSbDp

— X (@X) January 20, 2025

We had to get in on the video action too — Bluesky now has custom feeds for video! Like any other feed, you can choose to pin these or not. Bluesky is yours to customize.

[image or embed]

— Bluesky (@bsky.app) January 20, 2025 at 3:41 AM


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: Os primeiros sistemas de HDTV da era moderna foram criados pela NHK no Japão em 1979. Conhecido como Hi-Vision, tinha um formato alargado de 5:3 (um pouco menos que o actual 16:9) e já disponibilizava uma resolução de 1125 linhas. No entanto a largura de banda necessária (era um sistema analógico) nunca permitiu uma adopção generalizada. Só no início da década de 90, com a transição para o digital e com recurso à compressão, o HDTV ganhou as bases para se tornar de interesse para os canais de TV.

Adaptador de tomadas universal com 5 USB a €21

20-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Este adaptador universal de tomadas da Tessan garante que podemos ligar qualquer aparelho a qualquer tomada, e poupar carregadores USB adicionais.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas este adaptador universal com portas USB integradas acaba por ser uma solução bastante atractiva para quem viaja frequentemente, ou simplesmente quer estar preparado para nunca ser apanhado desprevenido em termos de formatos de tomadas - e simultaneamente evitando a necessidade de transportar até cinco carregadores USB adicionais na sua bagagem.
Este adaptador de tomadas universal da Tessan tem 5 portas USB e está disponível por apenas 21 euros na Amazon Espanha - têm também disponível uma versão de 65W.

O módulo encaixa, e permite encaixar, tomadas eléctricas de praticamente todos os formatos existente (UE, Reino Unido, EUA, Austrália, etc.) e inclui 5 práticas portas USB, 3 delas sendo USB-C até 15 W, que podem fornecer até um máximo de 2.4 A por porta, perfeitas para recarregar smartphones, câmaras e outros equipamentos quando se vai de férias.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Windows 11 ganha opção para mostrar percentagem da bateria na taskbar

20-01-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Pode parecer incrível, mas só agora o Windows 11 prepara uma opção para mostrar a percentagem da bateria na taskbar.

Há muitas coisas que os sistemas operativos desktop têm copiado (e bem) dos sistemas operativos mobile. Mas uma dessas coisas é algo que se pode dizer que já deveria ter sido copiada há muito: a possibilidade de mostrar a percentagem de carga da bateria na taskbar do Windows.

Actualmente, o Windows mostra um icon de bateria, mas para se poder ver a percentagem da bateria é necessário deslocar o ponteiro do rato para cima dele, para se poder ver informação adicional. Felizmente, a MS está - finalmente! - preparar uma opção para mostrar a percentagem da bateria directamente na taskbar, evitando essa operação. Uma opção que já está disponível na build 26120.2992 mas ainda escondida, necessitando de um pequeno passo extra para ficar acessível.

To get the option, run vivetool /enable /id:48822452 and reboot. If that doesn't work, enable 48433719. This will also enable some other changes to the battery icon that were present in earlier CUs: https://t.co/HNig2kUQ55

— phantomofearth ⛄ (@phantomofearth) January 18, 2025
Nem toda a gente gosta de ver a percentagem da bateria, achando que isso se torna mais "stressante" do que ver apenas o icon com nível de carga aproximada. No entanto, é o tipo de coisa que deverá ficar ao critério de cada um e, passando a estar acessível a todos através de uma opção oficial no Windows 11, resolve a questão de uma vez por todas.

Agora resta esperar que esta opção seja lançada de forma oficial e global, para que não seja necessário recorrer a truques para a poder activar.

OpenAI prestes a lançar "super agentes AI"?

20-01-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Acredita-se que a OpenAI pode estar prestes a lançar a primeira vaga de "super-agentes" AI com capacidade superior à de especialistas humanos.

O sector da Inteligência Artificial tem estado em (ainda mais) reboliço do que é habitual. Embora ainda não tenham sido feito anúncios concretos, têm surgido imensas insinuações por parte de funcionários da OpenAI de que "algo importante" se aproxima; e que parecem ser confirmados por uma reunião de Sam Altman com o governo dos EUA marcada para o final do mês.

Os rumores apontam para que seja sobre o possível lançamento de agentes AI com capacidade de inteligência superior à de especialistas humanos, o que poderia revolucionar imensas áreas de actividade, e seria mais um passo em direcção ao objectivo de se construir uma "super inteligência" capaz de superar o raciocíno humano - que a OpenAI já confirmou ser o seu objectivo, mas dizendo que ainda estaria a vários anos de distância.

It has begun

"Sam Altman has scheduled a closed-door briefing for U.S. government officials on Jan. 30

- AI insiders believe a big breakthrough on PHD level SuperAgents is coming." ... "OpenAI staff have been telling friends they are both jazzed and spooked by recent… pic.twitter.com/fjnvm6g3ak

— Chubby♨️ (@kimmonismus) January 19, 2025

Im going to quote Dave to make this clear:

"It seems like o1-pro has a human-equivalent IQ of about 133, so if o3 was as much of a leap from GPT4 to o1, then it probably landed in the 145 range, which is generally the point at which "you're smart enough to solve literally any… https://t.co/Txr207jgkc

— Chubby♨️ (@kimmonismus) January 19, 2025

Apesar disso, o próprio Sam Altman já veio a público dizer que as pessoas estão a exagerar e que deveriam moderar fortemente as suas expectativa, dizendo que a OpenAI tem coisas "porreiras" para mostrar, mas que não se trata de nenhum sistema AGI.

twitter hype is out of control again.

we are not gonna deploy AGI next month, nor have we built it.

we have some very cool stuff for you but pls chill and cut your expectations 100x!

— Sam Altman (@sama) January 20, 2025

De qualquer forma, vão-se multiplicando os relatos de como os actuais modelos AI já têm tido impacto de "vida ou morte" na vida de algumas pessoas. Algumas delas referindo os seus sintomas e preocupações a assistentes como o ChatGPT, e obtendo diagnósticos que recomendam a sua ida ao hospital, onde se vem a confirmar que de facto tinham problemas graves que precisam de ser tratados.

We will be reading more posts like this regularly in the future. pic.twitter.com/Z7WpKdSFNJ

— Chubby♨️ (@kimmonismus) January 17, 2025

To explain again why o3-mini is so important.

We get a reasoning model that is better than full o1 and costs only a fraction of it! Look at the graph down below and have a look at how insanely cheap o3-mini is compared to o1.

To give you an example: at medium compute o3-mini is… pic.twitter.com/GIxakeBgoK

— Chubby♨️ (@kimmonismus) January 18, 2025
Quanto a coisas confirmadas da OpenAi, nos próximos dias irão lançar o modelo o3-mini, que não é tão potente quanto o seu modelo mais avançado, mas tem como grande vantagem ser extremamente rápido e de baixo custo - o que se tem tornado num dos factores críticos para potenciar a utilização destes modelos AI em larga escala a custos aceitáveis.

Adaptador de tomadas universal com 5 USB a €21

20-01-2025 | 13:12 | A Minha Alegre Casinha

Este adaptador universal de tomadas da Tessan garante que podemos ligar qualquer aparelho a qualquer tomada, e poupar carregadores USB adicionais.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas este adaptador universal com portas USB integradas acaba por ser uma solução bastante atractiva para quem viaja frequentemente, ou simplesmente quer estar preparado para nunca ser apanhado desprevenido em termos de formatos de tomadas - e simultaneamente evitando a necessidade de transportar até cinco carregadores USB adicionais na sua bagagem.
Este adaptador de tomadas universal da Tessan tem 5 portas USB e está disponível por apenas 21 euros na Amazon Espanha - têm também disponível uma versão de 65W.

O módulo encaixa, e permite encaixar, tomadas eléctricas de praticamente todos os formatos existente (UE, Reino Unido, EUA, Austrália, etc.) e inclui 5 práticas portas USB, 3 delas sendo USB-C até 15 W, que podem fornecer até um máximo de 2.4 A por porta, perfeitas para recarregar smartphones, câmaras e outros equipamentos quando se vai de férias.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Canoo declara falência

20-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Canoo, que há quase meia-década prometia revolucionar o transporte com o seu futurista veículo eléctrico, declarou falência e vê os seus sonhos e promessas irem "pelo cano abaixo".

Fundada em 2017 como Evelozcity e rebaptizada em 2019, a empresa ganhou visibilidade com a promessa de um veículo de aspecto futurista e modular, que podia ser adaptado para uso pessoal, comercial, ou especializado. Apesar de ter assegurado parcerias com a Walmart, NASA e o Departamento de Defesa dos EUA, a Canoo não conseguiu superar os seus problemas financeiros.

Desde 2022, a Canoo acumulou mais de 900 milhões de dólares em perdas, enquanto a receita foi praticamente inexistente. Em 2022, os lucros foram nulos, e em 2023 registaram apenas 900 mil dólares, grande parte provenientes de um único cliente: o Estado de Oklahoma. Os esforços para obter financiamento do Departamento de Energia dos EUA e de investidores estrangeiros falharam, obrigando a empresa a suspender funcionários e a cancelar os planos para a prometida fábrica em Oklahoma, que nunca chegou a produzir um único veículo.

A não ser que surja um muito improvável investidor de última hora, o destino da Canoo parece estar selado, pondo um ponto final no sonho de preencher as estradas com viaturas eléctricas com design inovador. Não fossem as "más" relacções entre os EUA e China, até me arriscaria a dizer que poderia haver um qualquer fabricante chinês interessado em ficar com a marca para servir como porta de entrada para os EUA - ao estilo do que alguns planeiam fazer com fábricas desactivadas na Europa.

Câmara no iOS 19 aproxima-se do Android

20-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A app de câmara no iOS 19 deverá agradar aos utilizadores Android, mas adoptando um design Apple ao estilo do visionOS.

Segundo os mais recentes rumores a Apple prepara grandes alterações para a app da câmara no iOS 19. Tradicionalmente, a Apple tem mantido a app da câmara num formato ultra-simples que não baralhe os utilizadores, chegando ao extremo de nem sequer permitir que se possa mudar a resolução e qualidade das fotos e vídeo directamente na app - obrigando a dar um salto à secção da câmara nos settings do sistema. Mas isso pode estar prestes a mudar.

Aparentemente, a app da câmara do iOS 19 irá dar acesso a esses ajustes de resolução e qualidade, mas mantendo um interface simplificado e que minimiza as distracções. Um interface que adoptará elementos e aspecto visual idêntico ao que tem sido utilizado no visionOS dos óculos Vision Pro, e que também poderá servir como indicador das intenções da Apple de aproximar essas plataformas.
A ausência desses ajustes e opções é o motivo pelo qual muitos utilizadores de iOS optam por recorrer a apps de câmara alternativas, que dão maior controlo sobre a forma como se captam fotos e vídeo. Passar isso para a app oficial do sistema evitará essa necessidade.

Mas, ainda estamos a vários meses de distância até que se saiba mais concretamente aquilo que a Apple está a preparar para o iOS 19, e que deverá começar a ser revelado no WWDC 2025 em Junho. Só então saberemos se os rumores e leaks se confirmam.

Coluna Anker Soundcore Boost a €45

20-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Soundcore Boost da Anker, é uma coluna que resolve ambos os problemas.

Esta Anker Soundcore Boost de 20 W fica posicionada abaixo da Soundcore Motion Boom que vai buscar inspiração às "boom boxes" dos anos 80. Mesmo com aspecto mais simples e tradicional,  conta com graves e volume sonoro capaz de encher as mais amplas divisões da casa para as ocasiões de festa; mas também será igualmente útil em cenários de utilização mais relaxada, em que se pretende a qualidade adicional a níveis de volume mais reduzidos.
A coluna Bluetooth Anker Soundcore Boost está disponível por 45 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 25%.

Esta coluna portátil conta com uma autonomia para até 12 horas em funcionamento, podendo ser recarregada via USB-C, e também pode servir como power bank para garantir que o smartphone não ficará sem bateria enquanto se estiver a ouvir música - pelo contrário, depois de uma sessão de música ficaremos com o smartphone recarregado. Também tem protecção IPX7 contra líquidos, permitindo-lhe enfrentar derrames acidentais sem problemas. No caso de não necessitarem de tanta "pujança", podem também espreitar a Anker SoundCore 2 mais económica.


Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Meta prepara Edits como alternativa ao CapCut do TikTok

20-01-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Meta revelou uma nova app de edição de vídeos chamada Edits, que pretende aproveitar a lacuna deixada pela proibição do TikTok nos EUA, que afecta também a sua app de edição CapCut.

Apesar do TikTok ter reactivado o serviço, as suas apps continuem indisponíveis na App Store e Play Store, e a Meta quer aproveitar a oportunidade para oferecer uma alternativa. O anúncio foi feito por Adam Mosseri, responsável pelo Instagram, através do Threads, descrevendo a app como uma ferramenta para quem é apaixonado por criar vídeos no telemóvel.

A Edits vem equipada com várias funcionalidades pensadas para criadores, incluindo um separador de "inspiração", outro para manter um registo das ideias, capacidade de gravação de vídeo em alta qualidade e ferramentas de edição. Conhecendo-se a tradição da Meta em copiar as boas ideias dos concorrentes, é de imaginar que ofereça quase tudo o que estava disponível no CapCut - que era considerado uma app de edição de vídeo de referência. Os utilizadores poderão também partilhar rascunhos com amigos, exportar diretamente para o Instagram e aceder a informações avançadas para melhorar o conteúdo do Reels. A app foi claramente projetada para simplificar e tornar mais colaborativa a criação de conteúdos no Instagram.

Relembre-se que o Instagram também duplicou a duração máxima dos vídeos para 3 minutos, para também melhor acolher os criadores vindos do TikTok.


A maior "falha" da Meta foi não ter conseguido lançar este Edits em tempo útil, estando prometido o seu lançamento para iOS entre Fevereiro e Março, e ainda sem data anunciada para Android. Uma data em que se arrisca a que as coisas possam já ter sido resolvidas com a ajuda de Donald Trump, tornando Edits praticamente irrelevante em termos de cativar criadores do TIkTok que não tivessem alternativas.

TikTok reactiva serviço nos EUA - refere Trump como aliado

20-01-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O TikTok voltou a ser reactivado nos Estados Unidos 12 horas após ter suspendido o serviço, e diz contar com a ajuda de Trump para encontrar uma solução.

O TikTok foi banido de ser distribuído nas app stores norte-americanas, e embora isso não obrigasse a suspender o serviço, foi isso que o TikTok fez como forma de mobilizar os mais de 170 milhões de utilizadores norte-americanos. Sem a presença nas app stores oficiais, o TikTok (e outras apps da ByteDance) teriam que ser distribuídas de forma alternativa, o que seria uma opção no sistema Android mas não no iOS da Apple, que depende exclusivamente do acesso às apps via App Store.

A mudança na mensagem apresentada aos utilizadores já fazia prever que estivessem para ser feitas alterações, fazendo referência directa ao Presidente Trump - que apesar de inicialmente ser a favor da proibição do TikTok posteriormente passou a ser um seu defensor.
O Presidente Trump, que assume hoje o regresso à Casa Branca, anunciou que iria emitir uma ordem executiva para adiar a proibição, referindo que seria importante o TikTok estar disponível a tempo da sua tomada de posse - um desejo que foi cumprido.

Enquanto isso, as críticas à decisão original são muitas, sendo também repetidas deste lado do Atlântico. Se os EUA assumirem legitimidade para obrigarem um serviço estrangeiro a ceder o controlo a uma empresa norte-americana, porque não poderá a UE fazer o mesmo e começar a exigir que, na Europa, empresas como a Meta, Google, Apple, tenham que ceder o seu controlo a entidades europeias?

Genshin Impact paga $20M por uso de loot boxes

19-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A FTC norte-americana multou a Cognosphere, criadora do popular jogo Genshin Impact, em 20 milhões de dólares devido ao uso de loot boxes no modelo gacha, ficando proibida de as vender a menores de 16 anos sem autorização dos pais.

A mecânica das loot boxes e o modelo gacha nos jogos tem sido duramente criticada, causando preocupações adicionais quando se tratam de jogos que são jogadores por crianças e adolescentes. Já tivemos vários casos idênticos na Europa, mas desta vez é o Genshin Impact a enfrentar as entidades competentes nos EUA. Como parte do acordo, a empresa terá de obter consentimento parental antes de vender loot boxes a jogadores com menos de 16 anos. Esta decisão surge após queixas de que a Cognosphere enganou menores sobre os custos e probabilidades reais de obter prémios através destas compras no jogo.
A Cognosphere foi criticada por utilizar tácticas enganosas no Genshin Impact para incentivar crianças e adolescentes a gastar quantias significativas em prémios com baixas probabilidades de sucesso. A queixa da FTC também acusou a Cognosphere de violar as regras do COPPA (Lei de Proteção à Privacidade Online das Crianças), que exige consentimento parental antes de recolher dados de menores de 13 anos.
O modelo gacha, central em Genshin Impact, permite que os jogadores utilizem moeda do jogo (que se podem comprar com dinheiro real) para fazer "Wishes" e ganhar itens virtuais de forma aleatória. Este mecanismo tem sido fortemente criticado por ser viciante e comparável a jogos de azar, levantando preocupações sobre o impacto em jovens jogadores. A FTC ordenou ainda que a Cognosphere elimine todos os dados recolhidos de utilizadores com menos de 13 anos e assegure o cumprimento das regras do COPPA.

Seria bom que, tanto nos EUA como na Europa, fosse totalmente banida a mecânica de gacha de loot boxes "aleatórias", sendo relegadas para a categoria daquilo que realmente são: jogos de azar. Se não, que sentido faz dizer-se que um menor não pode comprar uma "raspadinha", mas depois pode passar o dia a estourar dinheiro em loot boxes, com a esperança de adquirir um qualquer item virtual?

Goodyear acelera desenvolvimento de pneus com simuladores

19-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Goodyear consegue analisar o comportamento de pneus muito antes de se tornarem realidade, com recurso a simuladores.

O desenvolvimento de pneus entrou numa nova era com a tecnologia de simulação da Goodyear, que permite testar virtualmente novos modelos, reduzindo a necessidade de criação de protótipos físicos. Com simuladores de condução dinâmicos no Ohio e, desde 2024, no Luxemburgo, a empresa consegue replicar o desempenho dos pneus em condições idênticas às das estradas reais, acelerando drasticamente os ciclos de desenvolvimento. Em vez das dezenas dos testes físicos nas estradas, como acontecia no passado, agora a maioria dos pneus precisa apenas de um único teste físico de validação final.

No centro desta transformação está a capacidade de criar modelos de pneus de alta fidelidade que simulam condições reais, incluindo cenários complexos como chuva, neve, e diferentes tipos de superfícies de estrada. Tendo em conta que os pneus estão sob constantes alterações dinâmicas de deformação (a cada volta da roda o pneu deforma-se até 40%), a que se juntam todas as forças adicionais em aceleração, travagem, curvas, relevo da estrada (buracos), e também o próprio padrão do piso, facilmente se pode imaginar que a tarefa não é simples. Mas, o resultado final esconde toda essa complexidade, quase parecendo um simulador de corridas, em que o piloto e engenheiros podem explorar todo o tipo de cenários e situações, e fazer alterações de forma instantânea.


Embora a tendência para o futuro seja a de que se torne cada vez menos necessário conduzir um automóvel manualmente (acreditando-se nas promessas dos sistemas de condução autónoma que estão sempre prometidos "para o próximo ano"), não posso deixar de imaginar que, num futuro ideal, este tipo de simuladores pudesse estar presente em todas as escolas de condução, permitindo que os alunos pudessem experimentar diferentes cenários em segurança, passando por coisas tão simples quanto notar as diferenças entre conduzir com pneus novos ou pneus carecas, a casos mais extremos como os de derrapagens, aquaplaning, uso do ABS em travagens mais fortes, etc.

Robot Unitree G1 Bionic já corre como um humano

19-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Unitree continua a evoluir a forma de caminhar e correr do seu robot humanóide G1 Bionic.

Há apenas alguns meses a Unitree mostrou-nos o seu robot humanóide a caminhar de forma mais aproximada do caminhar de uma pessoa. Desta vez, mostra-nos um caminhar ainda mais natural, e também a surpreendente capacidade de correr de forma também de forma mais humana.

Surpreendentemente, essa capacidade de corrida não se limita a pisos planos, mas também terrenos irregulares e bastante mais complicados (até para os humanos), com pedras, degraus, declives acentuados, e até correr lateralmente em declives - algo que nenhum corredor humano apreciará fazer.


A manter-se este ritmo evolutivo, já não deverá demorar muito para que o tradicional "caminhar à robot" se torne numa coisa do passado, e se vejam os robots humanóides a replicar na perfeição o nosso estilo de caminhar e correr.

|