PlanetGeek

WhatsApp prepara avatars AI

04-07-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Depois dos avatars de estilo "desenho animado", o WhatsApp preparar avatars gerados por AI para mais ampla liberdade criativa.

A versão WhatsApp Beta 2.24.14.7 para Android inclui referências a uma nova funcionalidade de geração de avatars com tecnologia AI, permitindo a geração de imagens com base em descrições de texto e outras imagens, recorrendo ao modelo AI Llama da Meta.

Para tentar reduzir o potencial para abusos, a funcionalidade diz que será necessário que o utilizador tire primeiro algumas fotografias suas para que o avatar mantenha a semelhança com o utilizador; mas veremos se isso impede que se possam imagens de outras pessoas (além de que, de qualquer forma, já será possível fazê-lo de qualquer forma usando ferramentas de geração de imagem AI externas).
Aparentemente, será preciso activar a funcionalidade expressamente e manualmente antes de se poder ter acesso, certamente para evitar qualquer polémica a nível de serem acusados de estarem a incentivar que os utilizadores enviem fotos do seu rosto para um serviço da Meta.

Figma remove ferramenta AI que copiava app de meteorologia da Apple

03-07-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Figma lançou a sua ferramenta AI de geração de designs de apps, apenas para a remover logo de seguida.

A Figma disponibiliza um serviço que facilita criar e testar designs de sites e apps, e como não podia deixar de ser, também se aventurou na disponibilização de uma ferramenta AI que prometia facilitar esse processo através de descrições em texto dos utilizadores. O problema é que, neste caso, a capacidade de geração AI parecia limitar-se a copiar apps existentes, levando à sua rápida remoção.

O CEO da Not Boring Software queixou-se que, por mais que tentasse criar um design para uma app de meteorologia, as propostas geradas por esta ferramenta AI eram, repetidamente e consistentemente, réplicas da app de meteorologia da Apple no iOS.
A Figma já removeu a app enquanto averigua o que se passa, mas defende-se dizendo que não foi responsável pelo treino do modelo AI e que não sabe que exemplos foram usados para esse processo, não dando resposta às acusações de que a ferramenta terá sido treinada usando os designs de apps populares em iOS e Android. No entanto, apressa-se a dizer que a ferramenta não foi treinada nos designs feitos pelos utilizadores da Figma.

Pode achar-se que a UE e as tentativas de legislar sobre sistemas AI são "picuinhas" e "contraproducentes" para uma tecnologia que tem assistido uma acelerada evolução, mas casos como estes relembram que é de importância crítica saber-se exactamente quais os dados usados para o treino de modelos AI e qual a sua origem. Caso contrário, será sempre fácil para as empresas atirarem a culpa para a "caixa negra" do modelo AI, dizendo que não sabem porque é que aquilo dá aqueles resultados.

DJI entra nas e-bikes com bicicleta Amflow PL

03-07-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A DJI vai entrar num novo segmento, o das bicicletas eléctricas, com a marca Amflow e sistema eléctrico Avinox.

Mais associada aos drones e câmaras estabilizadas, a DJI está agora a aventurar-se num território completamente novo e, para a maioria das pessoas, inesperado. A marca lança-se nas bicicletas eléctricas com dose dupla, anunciando o seu sistema eléctrico Avinox e uma nova marca de bicicletas eléctricas Amflow.

A Amflow PL será a primeira ebike da DJI a chegar ao mercado, com binário de 120 Nm e até 1000 W de potência em modo boost para superar todos os obstáculos e inclinações. Em modo normal disponibiliza entre 250 W e 850 W, contando com modos de assistência para transportar a bicicleta à mão em subidas, auto-hold, mudança rápida de velocidades, etc. A bateria de 800 Wh pode carregar até 75% em apenas 90 minutos, e suporta rodas de traseiras de 27.5" e 29". Pesa apenas 19.2 kg, graças ao quadro em fibra de carbono.
Na parte digital, temos um ecrã configurável que dá acesso a todas acesso a todas as informações e funcionalidades, diversos modos de assistência à pedalada, assim como alarme para movimentação indevida e tracking da localização.

A Amflow PL será lançada antes do final do ano, por agora sendo apenas indicado que terá um preço entre os 7 mil e os 12 mil euros, o que deixa ainda grande espaço de manobra para o preço final. No extremo inferior sem dúvida que não iriam faltar interessados.

Notícias do dia

03-07-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Netflix cancela plano mais barato sem publicidade em diversos países; Proton lança Proton Docs com encriptação end-to-end; iOS 17.6 corrige bug dos alarmes sem som nos iPhones; Pixel 9 tem funcionalidade "Recall" ao estilo da Microsoft; geração iPhone 16 terá toda o chip A18; e Chrome vai deixar Web Apps acederem a dispositivos USB restritos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Threads chega aos 175M de utilizadores

Fazendo o ponto da situação ao final do primeiro ano do serviço, Zuckerberg revelou que a plataforma "anti-X" Threads atingiu os 175 milhões de utilizadores mensais activos.

Embora ainda não se tenha tornado numa alternativa total ao X (ex-Twitter) de Elon Musk, a plataforma tem conseguido manter um crescimento constante - mesmo que isso pareça estar a ser conseguido à custa dos utilizadores dos restantes serviços da Meta, como o Facebook e, principalmente, o Instagram. Mas, neste tipo de coisas já se sabe que é difícil assistir a mudanças drásticas, e o que é certo é que, se conseguir manter este ritmo de crescimento, inevitavelmente começará a tornar-se cada vez mais atractivo e popular - particularmente para todos os descontentes com o rumo que o X tem seguido.


Copilot com acesso aos smartphones Android via Phone Link

Os utilizadores Windows 11 passam a poder interagir com os seus smartphones Android através do Copilot, podendo fazer coisas como definir alarmes ou perguntar por mensagens recebidas.

Para tal será necessário ter o smartphone associado ao computador via Phone Link e activar o plugin Phone no Copilot (via copilot.microsoft.com). No entanto, por agora, os resultados práticos podem não ser tão práticos quanto se desejaria, podendo demorar dezenas de segundos para o Copilot dar respostas ou efectuar os comandos pedidos. Mas, é algo que deverá ser melhorado ao longo dos próximos meses.


Acemagic prepara portátil dual-screen

A Acemagic está prestes a lançar o seu curioso portátil dual-screen X1 com dois ecrãs.

Este portátil dispensa a necessidade de se carregar um monitor portátil para expandir a área de trabalhado, usando um engenhoso sistema de dobradiça que permite duplicar o ecrã tradicional com um ecrã idêntico que fica colocado ao seu lado, resultando numa área de trabalho de dois ecrãs Full HD de 14". Infelizmente ainda não foi revelado o preço final, por agora tentando cativar os interessados a registarem-se no site para terem acesso a preço especial de lançamento. Considerando que parece ter optado por hardware bastante modesto, resta esperar que tenha um preço competitivo face a um portátil com características idênticas ao qual se some o preço de um monitor portátil.


Mastodon com indicação de autores de notícias

O Mastodon está a adicionar uma funcionalidade de "byline" para dar mais destaque aos autores de artigos e notícias, de modo a promover a sua partilha na rede descentralizada fediverse.

Infelizmente, e para evitar abusos em que qualquer pessoa pudesse criar artigos falsos e associá-los a autores que nada têm a ver com esses conteúdos, a funcionalidade por agora está limitada a apenas alguns sites e sendo necessário moderação manual para que sejam apresentados. Esperemos que no futuro isto possa evoluir para um sistema melhor pensado e automatizado de apresentação de autores devidamente validados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O formato Compact Card de cartões de memória foi lançado em 1994, com os primeiros cartões a serem fabricados pela SanDisk. Mais recentemente, evoluiu para o formato XQD card que usa interface PCIe para velocidades mais elevadas, mas perdendo a compatibilidade com o formato anterior.

Tablet Teclast T50 a €149

03-07-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do T40S de baixo custo, temos agora o tablet Teclast T50.

O Teclast T50 vem equipado com um ecrã IPS de 11" (2000x1200) com margens reduzidas, CPU Unisoc T616 octa-core, 8 GB de RAM (a marca insiste nos "16 GB" virtuais), 256 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 20 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 7500 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 8 mm.
Com tudo isto, este Teclast T50 está disponível por 149.99 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 50 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, controlar a casa, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iOS 17.6 corrige bug dos alarmes sem som nos iPhones

03-07-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou a versão beta do iOS 17.6, que promete corrigir os alarmes que não tocam nos iPhones.

Enquanto já estão todos de olhos postos no novo iOS 18 que começará a trazer as novas funcionalidades AI (desde que tenha um iPhone 15 Pro ou futuros iPhone 16), a Apple está prestes a lançar aquela que deverá ser a última actualização do iOS 17, com uma muito necessária correcção.

A versão beta do iOS 17.6 traz diversas correcções de segurança e pequenas melhorias, incluindo a correcção do bug de alarmes que não tocam.

Este bug é incrivelmente frustrante, podendo levar algumas pessoas a duvidar da sua sanidade mental pensando que se esqueceram de definir um alarme ou que não o ouviram, mas a verdade é que existe a real possibilidade do alarme não ter tocado devido a um bug.

Poderá dizer-se que é vergonhoso que uma funcionalidade tão básica, e de importância crítica, continue sujeita a bugs. Para cúmulo, esta não é a primeira vez que temos este tipo de bugs, há mais de uma década já tivemos que lidar com os alarmes atrasados devido à mudança de hora.

Hello world!

03-07-2024 | 14:17 | Wordpress PT

Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!

Proton lança Proton Docs com encriptação end-to-end

03-07-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Proton lançou novo serviço, o Proton Docs, como alternativa segura e privada ao Google Docs.

A Proton tem-se diferenciado por oferecer serviços que apostam na segurança e privacidade máxima dos seus utilizadores, e agora reforça a sua ofera com o Proton Docs.

O Proton Docs no Proton Drive é em tudo idêntico ao Google Docs, facilitando a criação e edição de documentos na cloud. A grande diferença é que o serviço utiliza encriptação E2E (end-to-end) fazendo com que nem a própria empresa consiga ter acesso aos conteúdos desses documentos, nem sequer aos próprios nomes dos ficheiros ou metadados.

Por agora o serviço apenas suporta documentos de texto, mas com todo o tipo de formação e funcionalidades, como checklists, inserção de imagens, colaboração com outros utilizadores, comentários, etc. Mas é de imaginar que no futuro se expanda a outros tipos de documentos, como folhas de cálculo.
O Proton Docs fica disponível para todos os utilizadores de forma gratuita, bastando ter ou criar uma conta Proton Drive com 5 GB de espaço.

Além deste novo Proton Docs, o Proton Drive também disponibiliza espaço na cloud para ficheiros genéricos, gestor de passwords, calendário, e outros. Nas modalidades pagas (desde €3.99 por mês) temos acesso a 200 GB de espaço, email, e serviço de VPN.

Extensão tomadas inteligente Meross com WiFi a €32

03-07-2024 | 12:51 | A Minha Alegre Casinha

Quando a necessidade de automatizar tomadas aumenta, nada como recorrer a uma extensão com tomadas múltiplas inteligente WiFi, com capacidade para controlar cada tomada independentemente.

Controlar uma única tomada é algo que se pode fazer com simplicidade recorrendo a um módulo de tomada inteligente; mas no mundo real, é muito mais frequente que essa tomada esteja ligada a uma extensão com tomadas múltiplas, tal a nossa "dependência" de gadgets eléctricos. Se nalguns casos há mesmo interesse em que um único módulo desligue todos os equipamentos ligados a uma extensão, noutros casos poderá ser vantajoso ter controlo individual sobre cada um deles, e é aí que algo como esta extensão inteligente WiFi da Meross vem mesmo a calhar.
Esta extensão inteligente Meross está disponível por 32 euros - activar cupão de desconto de 10% - com quatro tomadas mais quatro portas USB, e podendo ser controlada através de app ou via integração com a Alexa da Amazon ou Google Home.

As quatro tomadas podem ser controladas independentemente, incluindo a programação de temporizadores, e temos ainda a "obrigatória" protecção contra sobrecargas, o que é sempre mais uma ajuda para minimizar potenciais despesas inesperadas. Torna-se, por isso, uma excelente opção para controlar remotamente múltiplos equipamentos, criar temporizações e agendamentos para cada tomada de forma independente, e muito mais.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Netflix cancela plano mais barato sem publicidade

03-07-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Netflix está a forçar os clientes do seu antigo plano mais económico para mudarem para um plano com publicidade, ou mais caro.

Tendo tido sucesso com o seu plano de combater a partilha de contas e lançamento de modalidades com publicidade, a Netflix começa agora a forçar os clientes dos antigos planos mais baratos para se mudarem para um dos novos planos.

Nalguns países, como o Reino Unido, os utilizadores do plano básico de £7.99 estão a ser contactados com a informação de que esta modalidade deixou de existir, tendo agoro que optar pelo novo plano Standard com publicidade por £4.99 ou, se quiserem manter-se livres de publicidade, passar para o plano de £10.99, o que representa um aumento de quase 40% face à mensalidade que pagavam. No Canadá o agravemento é ainda mais notório, passando de $9.99 para $16.49, quase 65% de aumento.

Por agora não há indicação de que isto seja feito em Portugal, porque por cá ainda não temos as modalidades com publicidade - e esperemos que assim se mantenha durante muito tempo. Mas se / quando estes aumentos chegarem, sem dúvida que haverá cada vez mais pessoas a reconsiderarem a sua selecção de serviços de streaming, especialmente tendo em conta que até começam a surgir serviços de streaming gratuitos (com publicidade), como a Tubi da Fox que acaba de chegar ao Reino Unido.

Xiaomi acelera produção do SU7

03-07-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi continua a fazer tudo o que pode para acelerar a produção do SU7 para fazer face às encomendas.

A estreia da Xiaomi no sector dos carros eléctricos, com o SU7, foi um sucesso com o qual a marca continua a ter dificuldades em lidar. A marca já conseguiu superar o seu objectivo de produzir 10 mil automóveis por mês, e agora anunciou estar a preparar nova ronda de optimizações no processo de produção que resultarão em menor tempos de espera. Recentemente, a última ronda de reforço de produção resultou numa redução de cinco semanas no tempo de espera para os clientes.

Ainda assim, quem quiser um Xiaomi SU7 continua a ter que esperar cerca de 30 semanas, mais de meio ano, o que certamente será excessivo para muitos potenciais clientes que necessitem de ter um carro mais rapidamente - fazendo com que o próprio CEO da Xiaomi recomendasse que, quem não puder aguardar, considerar comprar um Luxeed S7, Nio ET5, ou Xpeng P7.

Tal como se fazia prever, não há ainda qualquer indicação sobre a potencial expansão dos automóveis Xiaomi para o ocidente, sendo algo que a empresa nem sequer considerará até começar a ter excesso de produção, e que certamente será alvo da aplicação das taxas europeias sobre os carros vindos da China.

Teclast F16 Plus a €199

03-07-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Teclast tem um novo portátil de 15.6", que chega com um design bastante atractivo e o habitual preço concorrencial da marca, o Teclast F16 Pro.

A Teclast pode ter começado por fabricar tablets e mini-portáteis económicos, mas ao longo dos anos tem vindo a apostar em produtos cada vez mais refinados, com design cuidado e melhores acabamentos. Exemplo disso é o seu mais recente portátil Teclast F16 Plus.

Este portátil vem equipado com um ecrã Full HD de 15.6" (com margens laterais reduzidas de 7 mm), CPU Intel Celeron N4100, 8 GB de RAM, SSD de 256 GB + slot para segundo SSD, teclado retro-iluminado, touchpad de grandes dimensões, porta USB-C, duas portas USB 3.0, HDMI, ficha de 3.5 mm para headphones, microSD, e bateria de 38000 mWh. Isto num corpo com 15 mm de espessura e 1.63 kg de peso.
O Teclast F16 Plus está disponível por 199.99 euros na Amazon Espanha - escolher cupão de desconto de 60 euros.

Um dos pontos de destaque neste portátil é o trackpad de grandes dimensões (128x76 mm) que facilitará o processo de fazer gestos ou operações de arrastar e largar, que por vezes se tornam um pouco claustrofóbicas de fazer em trackpads mais pequenos.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Koenigsegg Jesko Absolut bate recorde 0-400-0 km/h

03-07-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Koenigsegg continua a somar recordes, desta vez com o Jesko Absolut a superar alguns dos valores do Regera.

A Koenigsegg conseguiu conquistar um lugar na lista dos hiperdesportivos capazes de desempenhos que nunca poderão ser postos à prova na via pública, e agora demonstra as capacidades do Jesko Absolut.

O Jesko Absolut conseguiu fazer os 0-400-0 km/h em 27.83 segundos, quase menos um segundo que os 28.81 segundos registados pelo Koenigsegg Regera em 2023, no mesmo local (uma pista de aviões em Örebro, Suécia). Também bateu novo recorde na aceleração dos 0-400 km/h em 18.82s face aos 20.68s do Regera.


O Jesko Absolut utiliza um motor V8 5.0l twin turbo, capaz de gerar 1280 cv com gasolina convencional e até 1600 cv com combustível E85 (usado para este teste). Veremos que tipo de prestações conseguirá obter quando nos trouxer um hiperdesportivo 100% eléctrico.

Geração iPhone 16 terá toda o chip A18

03-07-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Para os iPhone 16 e 16 Pro, a Apple deverá voltar a usar o mesmo chip para todos, mas com algumas diferenças.

Com o lançamento da geração iPhone 14 a Apple quebrou a sua tradição e passou a aplicar chips diferenciados nos modelos Pro e não-Pro, sendo que apenas os iPhone 14 Pro receberam os chips de última geração (A16 Bionic de 4nm) e os iPhone 14 normais se mantiveram com o chip A15 Bionic (5 nm) da geração anterior. Nos iPhone 15 assistiu-se à mesma táctica, com os iPhone 15 normais a usarem o A16 Bionic e só os iPhone 15 Pro a terem o chip A17 Pro de 3nm. Mas agora, parece que teremos nova mudança.

Dizem os rumores que para a geração iPhone 16 a Apple utilizará o novo chip A18 em todos os modelos iPhone 16 e iPhone 16 Pro. No entanto, é bastante provável que estes chips A18 possam ser diferenciados, com os modelos Pro a receberem um A18 Pro com todas as funcionalidades, e os iPhone 16 normais a receberem chips A18 que poderão ter alguns cores de CPU/GPU/NPU desactivados, aproveitando chips que tenham alguns defeitos que levem à desactivação de alguns desses elementos.

A Apple reforçou a encomenda destes chips, esperando que os iPhone 16 sejam particularmente atractivos para quem tem mantido os seus iPhones há alguns anos, porque as novas funcionalidades Apple Intelligence apenas irão estar disponíveis nos iPhone 15 Pro e futuros iPhone 16, o que poderá servir de incentivo para fazerem a actualização para terem acesso a estas novas funcionalidades AI. Ainda assim, poderá ser boa opção adiar a actualização por mais um ano, sabendo-se que o Apple Intelligence irá demorar algum tempo até ficar "pronto para consumo" (vai ser lançado em versão beta, e provavelmente só chegando à Europa no ano seguinte), e só por altura do iPhone 17 com novos chips A19 é que teremos as coisas estabilizadas.

Chrome vai deixar Web Apps acederem a dispositivos USB restritos

02-07-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a expandir as capacidades das Web Apps acederem a dispositivos USB que, até agora, não podiam aceder por motivos de segurança.

A Google está a preparar um novo modo "Unrestricted WebUSB" para Web Apps isoladas, que permite que as apps de confiança possam ultrapassar as restrições de segurança na API WebUSB e aceder a todo o tipo de dispositivos USB no Chrome.

A API WebUSB permite que web apps acedam a dispositivos USB locais. Mas, como se pode imaginar, existem muitas restrições para evitar que uma app maliciosa pudesse abusar dessa capacidade. O acesso a coisas como discos USB, câmaras, microfones USB, etc. é limitado, e dispositivos ainda mais sensíveis, como chaves de segurança YubiKey, Google Titan e Feitian, usadas para autenticação, está totalmente bloqueado.

Mas, de modo a tornar as capacidades das web apps mais próximas das apps nativas, a Google está a trabalhar neste Unrestricted WebUSB. Isto aplica-se apenas a Web Apps Isoladas, disponibilizadas em bundles e com assinatura do developer, e não a web apps executadas directamente da web. Para estas apps, os criadores poderão activar este modo que lhe dará acesso a todos os dispositivos USB tal como se fossem uma app nativa, tornando-se útil para empresas e também para a criação de apps web mais avançadas.

Isto deverá começar a ser testado no futuro Chrome 128 que deverá ser lançado durante o mês de Agosto, e ainda deverá demorar algum tempo até ser promovido a funcionalidade oficial.

Pixel 9 tem funcionalidade "Recall" ao estilo da Microsoft

02-07-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Para o Pixel 9 a Google aposta em funcionalidades AI, incluindo uma bastante idêntica ao polémico Recall da Microsoft.

Recentemente a Microsoft viu-se obrigada a adiar o lançamento do Recall, uma nova funcionalidade AI que tinha apresentado para os novos PCs Copilot+, que na prática espiava tudo o que os utilizadores estavam a fazer nos computadores, para que depois pudesse responder às perguntas que fossem feitas. Só que as grandes expectativas da MS depressa se tornaram num pesadelo, ao se descobrir que, ao contrário do que a MS assegurava, esses dados estavam facilmente acessíveis e podiam ser roubados por hackers, malware, ou outros utilizadores - e apesar da MS ter tentado corrigir essas questões, o Recall já não se conseguiu livrar da sua má fama.

Agora, é a vez da Google. Para o Pixel 9 a Google tem uma funcionalidade idêntica ao Recall, mas implementada de forma diferente que poderá evitar as polémicas. Os utilizadores poderão activar as funcionalidades Google AI para os screenshots, permitindo que façam perguntas sobre links, apps, textos, e outras coisas contidas nas capturas de ecrã.
A grande diferença é que, para começar, isto é algo que - pelo que se pode ver - terá que ser activado pelo utilizador (inicialmente, a MS nem permitia a desactivação directa do Recall, activando-o na instalação e deixando que o utilizador tivesse que mergulhar nos settings para o desactivar). A outra grande diferença é que isto se aplica apenas às capturas de ecrã que forem feitas manualmente pelo utilizador, e não de forma contínua e automática como acontece com o Recall.

Tendo em conta que grande parte dos utilizadores de Android, e principalmente do Google Photos, já estão habituados a terem as suas fotos analisadas pelos sistemas da Google (façam pesquisas por coisas como flores, por-do-sol, automóveis, animais, etc. etc.) esta expansão da pesquisa AI aos screenshots acaba por ser mais fácil de aceitar. Mostra como alguns pequenos ajustes no enquadramento se podem tornar críticos na forma de uma funcionalidade ser bem recebida ou de ser rejeitada pelos utilizadores.

Notícias do dia

02-07-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Apple poderá usar iPhones com adesivo eléctrico nas baterias; Google Keep com multi-conta lado-a-lado; Pixel 6 pode ficar encravado com Factory Reset; CPUs Intel modernos vulneráveis a novo ataque side-channel; Figure mostra robots humanóides na linha de produção da BMW; e o problema da longevidade dos cabos e carregadores.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um carregador Anker Nano USB-C.

Milhões de apps iOS e macOS estiveram em risco durante uma década

Investigadores descobriram vulnerabilidades num repositório de projectos Swift e Objective-C, que existiam há cerca de uma década, e permitiam que atacantes pudessem injectar código malicioso em milhões de apps.

As vulnerabilidades já foram corrigidas em Outubro passado, com os responsáveis a dizer que não foram detectadas tentativas de explorar estas falhas. De qualquer forma, torna-se em mais um exemplo dos perigos dos ataques supply-chain, em que em vez de atacar directamente um produto ou serviço, os atacantes optam por infiltrar código em projectos ou módulos mais pequenos, que sejam usados pelos alvos pretendidos.


Apps de streaming pirata continuam a chegar à App Store

Tirando partido da incapacidade da Apple testar devidamente todas as apps que chegam à App Store, continuam a lá chegar apps disfarçadas, que se fazem passar por apps banais mas que acabam por ter funcionalidades de streaming para ver filmes e séries pirateadas.

A Apple vai removendo-as assim que começam a ter alguma popularidade, mas por cada uma que é removida surgem muitas outras que fazem o mesmo, sendo apenas uma questão de procurar na internet quais as apps camufladas mais recentes.

Handbook : An iOS App with hidden streaming Platform

(Removed some days ago) there are more apps like this https://t.co/YGvJrhyyb1 pic.twitter.com/z2LITsroVP

— Pirat_Nation 🔴 (@Pirat_Nation) July 1, 2024


Camião com Teslas incendiou-se em Mafra

Alguns clientes portugueses arriscam-se a ter que esperar mais algum tempo para receber os seus Teslas. Um camião de transporte que levava vários Tesla incendiou-se na A21 na zona de Mafra esta manhã, levando ao corte da estrada no sentido Mafra -Venda do Pinheiro. Felizmente não há registo de feridos.

Até ao momento não houve indicação sobre a origem do incêndio, nem sobre o número de viaturas que foram destruídas - ou quantas terão sido recuperadas em segurança. Mas, se por acaso receberem um Tesla com um inesperado odor a fumo, poderá ser esta a explicação.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

x
Ganha um carregador Anker Nano USB-C
Tablet Chuwi Hi10 Max chega em Agosto
Google Keep com multi-conta lado-a-lado
iPhones com adesivo eléctrico nas baterias?
Pixel 6 pode ficar encravado com Factory Reset
Samsung Galaxy Watch7 começa nos €319 na Europa
Apple Intelligence pode ter variante "Plus" paga
Figure mostra robots na linha de produção da BMW
O problema da longevidade dos cabos e carregadores
CPUs Intel modernos vulneráveis a novo ataque side-channel


Curiosidade do dia: O primeiro filme baseado num videojogo a chegar aos cinemas foi o Super Mario Bros em 1993. No ano seguinte estreavam os filmes Double Dragon e Street Fighter, seguido em 1995 pelo Mortal Kombat.

Tablet Chuwi Hi10 Max chega em Agosto

02-07-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Chuwi apresentou o Hi10 Max, o seu primeiro tablet Windows com ecrã 13" IPS 3K e CPU Intel N100.

Já estamos habituados a ver tablets bastante apetecíveis da Chuwi, e desta vez temos mais um modelo que apela a quem procurar um tablet Windows de preço acessível mas com um amplo ecrã de 13".

O Chuwi Hi10 Max vem equipado com um ecrã LCD IPS de 12.96" e resolução 3K (2880x1920) protegido por vidro Corning Gorilla Glass. No interior encontramos um CPU Intel Alder Lake-N100 de 12ª geração, com 12 GB de RAM LPDDR4 e um SSD M.2 de 512 GB, que asseguram um desempenho adequado para a maioria das tarefas diárias no Windows 11 Home. Também temos WiFi 6, Bluetooth 5.2, câmara traseira de 8 MP, câmara frontal de 5 MP, e bateria de 36.48 Wh que promete ser suficiente para até 5 horas de funcionamento contínuo.
O Hi10 Max tem duas portas USB-C, uma USB-A 3.2 Gen 1, micro HDMI para ligação a monitor externo, e ainda uma ficha de 3.5 mm para áudio. Com uma espessura de 9 mm e peso de 775g, pode também ser usado como ecrã para apontamentos e desenhos usando o stylus HiPen H7 com detecção de 4096 níveis de pressão. E para as sessões de escrita mais prolongadas, tem uma capa teclado magnética com teclas de tamanho completo.
O preço anunciado é de 300 a 320 euros, ficando disponível no final de Agosto. Até lá a marca efectuará diversas campanhas de pré-lançamento com promoções e descontos especiais, como é habitual, bastando fazer o registo no site oficial para se ser notificado dessas campanhas e da data final de lançamento.

Pixel 6 pode ficar encravado com Factory Reset

02-07-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Quem tiver um Pixel 6 não deverá fazer um reset total de fábrica, pois sujeita-se a ficar com o seu smartphone inutilizado ("brickado").

Tradicionalmente, recorre-se ao reset de fábrica, que apaga todos os dados e apps com o objectivo de deixar o smartphone num estado idêntico ao que tinha quando saiu da fábrica, para resolver problemas mais complicados. Mas neste caso, é o próprio processo de reset de fábrica que está a causar problemas, apresentando um erro aos utilizadores que os deixa num ciclo que recomenda fazer o reset de fábrica, sem conseguir regressar a um estado funcional.

Os Pixel afectados apresentam a mensagem:
"Cannot load Android system. Your data may be corrupt. If you continue to get this message, you may need to perform a factory data reset and erase all user data stored on this device."
A Google diz já estar a analisar o que se passa, mas até que seja determinada a causa, não será recomendável fazerem o reset de fábrica num Pixel 6 - e, por via das dúvidas, também aplicaria a mesma recomendação aos demais smartphones da família Pixel.

Resta esperar que a Google encontre uma solução rapidamente, e que permita a recuperação dos smartphones pelos próprios utilizadores sem que seja necessário enviá-los para qualquer lado para serem recuperados.

Google Keep com multi-conta lado-a-lado

02-07-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Keep passa a suportar ter a app aberta em split-screen, com contas diferentes lado a lado.

Vagarosamente, as apps que começaram como coisas simples, como a do Google Keep que actua como bloco de notas, começam a tornar-se cada vez mais poderosas. Desta vez a melhoria vem facilitar a vida para quem tem que lidar com múltiplas contas, como conta pessoal e conta de trabalho.

Até agora, quando se utilizava o Google Keep, embora se pudessem utilizar múltiplas contas, só era possível ter uma das contas activadas de cada vez. Mas com a mais recente actualização, passa a ser possível ter o Google Keep aberto em modo split-screen, lado a lado, com uma conta diferente em cada uma das secções; facilitando o processo de copiar coisas de um lado para o outro, para trabalhar em dois documentos diferentes em simultâneo.
Infelizmente, por agora parece que é algo que só ficará disponível nos dispositivos Android "large screens", como tablets e dobráveis, faltando saber se isto chegará aos smartphones convencionais. Espero que, pelo menos fique disponível nos que disponibilizam um modo side-by-side.

O Google Keep é extremamente versátil, permitindo fazer apontamentos com texto, listas, imagens, etc. e até criar documentos partilhados e sincronizados entre diversas pessoas, sendo excelente para coisas como listas de compras em que várias pessoas vão marcando o que já foi comprado.

|