PlanetGeek

Mini PC Chuwi LarkBox S com Intel Core i3

15-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Chuwi lançou o seu mais recente mini PC, o LarkBox S, com Intel Core i3-1220P e alguns extras incomuns nesta gama de produtos.

Além dos tablets, a Chuwi também é conhecida pelos seus mini PC compactos e económicos. O LarkBox S escapa à maioria dos mini PC que vem equipado com os modestos CPUs Intel N100, em vez disso optando por um mais capaz Intel Core i3-1220P (10-cores, 12-threads, até 4.4 GHz).

Este (mini) PC suporta vídeo com resoluções até 4K a 144 Hz, nada ficando a dever aos PCs com caixotes de maior dimensão. E como vem equipado com 16 GB de RAM e um SSD PCIe 3.0 de 512 GB, pode também lidar com facilidade com toda e qualquer tarefa que se pretenda. Pode também ser expandido para até 64 GB de RAM (SO-DIMM DDR4) e SSDs de maior dimensão (M.2 2280), possibilitando a sua evolução em caso de necessidade.

Temos também uma diversificada variedade de portas disponíveis, incluindo 2x USB-C, 4x USB-A, porta áudio 3.5 mm, e duas portas HDMI; a que se juntam Gigabit LAN, WiFi 5, e Bluetooth 5.1. Tudo isto num formato compacto de 118 x 118 x 41.3 mm e pesando apenas 478 g.

O Chuwi LarkBox S está disponível na loja europeia da Chuwi por 299 euros, mas podem reduzir esse valor para os 257 euros usando o código de desconto ABERTOMABOXSA.

Usando-se a porta USB-C e as duas HDMI, podemos ligar até três monitores simultâneos a este mini-PC (USB-C até 4K144, HDMI 4K60, HDMI2 4K30), tornando-o ideal para um variado conjunto de aplicações.

Adicionalmente, tem ainda a particularidade de ter iluminação RGB integrada, que pode ser configurada (ou desligada) de acordo com as preferências de cada um. De referir que também conta com sistema de montagem VESA, o que possibilita que seja encaixado na traseira de um monitor para uma instalação "invisível".

WhatsApp ganha reacções com duplo toque

15-01-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp celebra a entrada em 2025 com um diversas novidades que prometem tornar as conversas mais divertidas e dinâmicas.

Uma das melhorias no WhatsApp é a possibilidade de reagir rapidamente a mensagens com um duplo toque. Isto permite responder de forma instantânea e navegar pelas reacções mais usadas, dispensando a necessidade de se fazer o "demorado" toque longo, e poupando precioso tempo - especialmente para os utilizadores frequentes das reacções.

Outra funcionalidade em destaque é a criação de autocolantes a partir de selfies. Com esta opção, pode transformar-se uma selfie num autocolante personalizado. Basta tocar em "Criar autocolante" tirar uma fotografia e partilhá-la de imediato - por agora a funcionalidade está a ser lançada para Android, com suporte para iOS prometido para breve.

Os efeitos de câmara também foram melhorados. Os fundos, filtros e efeitos, inicialmente disponibilizados para videochamadas, podem agora ser usados para personalizar fotos e vídeos, oferecendo mais opções criativas para os utilizadores. Por fim, o WhatsApp passou a permitir a partilha de pacotes de autocolantes directamente através da aplicação, tornando o processo mais simples.

Nubia Flip 2 expande ecrã exterior

15-01-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O novo dobrável Nubia Flip 2 aumenta o ecrã exterior para as 3" e mantém um preço abaixo dos 400 euros.

A Nubia - marca da ZTE - está a lançar a mais recente geração do seu dobrável compacto. O Nubia Flip 2 vem com ecrã interior de 6.9", Dimensity 7300X (um 7300 optimizado para smartphones com dois ecrãs), 6 GB de RAM, 128 GB, câmaras de 50 MP + 8 MP, câmara frontal de 32 MP, e bateria de 4300 mAh com carregamento de 0-100% em 55 minutos. Tem protecção IPX2 contra gotas de água (chuva e salpicos), e IP4X contra poeiras e detritos com dimensão superior a 1 mm. Vem com Android 14.

A grande melhoria desta geração é o aumento do tamanho do ecrã exterior. Embora ainda não seja um ecrã "full-scree" ao estilo do Mix Flip da Xiaomi, cresce para as 3" e uma resolução de 682x422 pixeis.
Embora algumas das características deixem a desejar - como ter 128 GB de capacidade de base, e os 6 GB de RAM se tornarem "curtos" numa era em que se aposta cada vez mais no processamento AI - há que ter em conta que se trata de um smartphone dobrável que está a ser comercializado por 396 euros.

Por agora o início da comercialização está a ser feito no Japão, devendo expandir-se a mais mercados ao longo dos próximos meses.

Leak da Gravy Analytics revela localizações de milhões de pessoas

14-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Uma fuga de dados revela a localização e rotinas de milhões de pessoas, usando dados recolhidos de apps e jogos populares como o Candy Crush, Tinder, MyFitnessPal, e outras.

Trazendo para a esfera pública o tipo de dados que são recolhidos, analisados e utilizados diariamente nos bastidores da internet, alguém diz ter conseguido roubar uma imensa base de dados de localizações da empresa Gravy Analytics, uma correctora de dados de localização.

A fuga resulta de um processo chamado real-time bidding, que permite a anunciantes acederem a informações detalhadas durante leilões de anúncios. No real-time bidding, os anunciantes analisam dados dos dispositivos para decidir quais anúncios exibir. Contudo, este processo também gera dados residuais conhecidos como "bidstream", recolhidos por empresas como a Gravy Analytics. Estas informações são frequentemente combinadas com outras fontes para criar perfis detalhados sobre os utilizadores. Agora, com a Gravy Analytics comprometida, estes dados confidenciais começaram a ser divulgados online, afectando milhões de utilizadores e revelando a dimensão e detalhes dos dados que são recolhidos.

Entre as apps afectadas estão plataformas de encontros como Tinder e Grindr, jogos como Candy Crush e Subway Surfers, apps do Microsoft 365, apps de fitness como o MyFitnessPal, VPNs, apps religiosas e muitas outras (uma lista indica mais de 12 mil apps). A diversidade de serviços atingidos sublinha como as práticas de recolha de dados estão profundamente disseminadas no ecossistema digital, deixando os utilizadores expostos, mesmo quando tentam proteger a sua privacidade.
Uma das formas que os utilizadores têm para minimizar a sua exposição a este tipo de incidentes, além de usarem ad-blockers, passa por desactivar as opções de sistema que autorizam este tipo de partilha de dados. No iOS os utilizadores não só podem desactivar esta partilha de dados app por app, como também fazê-lo de forma global, impedindo que as apps sequer façam esse pedido, indo a: Settings > Privacy & Security > Tracking > Allow Apps to Request to Track.

O problema é que, enquanto num leak que revele passwords os utilizadores podem alterá-las e continuar com a sua vida normal, neste caso estamos perante algo que é mais aproximado do roubo de dados biométricos, que depois de serem roubados não há nada mais a fazer. Embora muitas empresas usem a desculpa da anonimização de dados de localização, não faltam exemplos que têm comprovado como dados de localização permitem facilmente identificar indivíduos. Por exemplo, basta ver que indivíduos passam os seus dias em determinado local de trabalho, e que à noite regressam a determinada zona (casa). Dificilmente existirá grande sobreposição de dados a nível de funcionários de uma empresa e as suas casas. Estes dados permitem também facilmente identificar pessoas que trabalhem em locais específicos, como bancos, bases militares, instituições públicas, etc., possibilitando analisar as suas rotinas e facilitando ataques direccionados.

DeepSeek ganha app para iOS e Android

14-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Já existe app para iOS para aceder ao modelo AI DeepSeek V3.

O DeepSeek V3 é um modelo AI open-source que tem dado bastante que falar, sendo bastante mais económico e eficiente que os modelos da OpenAI, e conseguindo manter uma excelente qualidade nas respostas - a par de coisas como acesso a informação actual na web.

Agora, torna-se mais fácil utilizá-lo, com o lançamento de uma app oficial para iOS, de uso totalmente gratuito.
Ter em conta que na App Store existe uma app "DeepSeek - Official" e que na realidade não é a app oficial, sendo mais uma das muitas apps que tentam enganar os utilizadores em busca de apps AI (também existem muitas outras que se fazem passar pelo ChatGPT e afins). Algo que rapidamente é denunciado pelo facto de, mal se abre a app pedir imediatamente que se faça a avaliação da app - sem que sequer se tenha tido oportunidade de a usar - e logo de seguida tenta ludibriar a potencial vítima com um serviço de subscrição.

A verdadeira app DeepSeek não só não apresenta publicidade intrusiva como também não tem qualquer modalidade de subscrição ou pagamento, sendo de uso inteiramente gratuito.


Actualização: Também já existe app DeepSeek para Android.

Notícias do dia

14-01-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla inicia produção do novo Model Y na Alemanha; Mastodon passa a entidade sem fins lucrativos para se proteger de bilionários; app Gemini com acesso ao modelo 2.0 Experimental Advanced; o DJI Flip é um drone dobrável fácil de usar; e campanha de phishing tenta enganar utilizadores iMessage a responder a mensagens.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.

Tesla ultrapassa Audi nas vendas globais

Num cenário que já se fazia prever nos últimos anos, a Tesla conseguiu ultrapassar a Audi nas vendas globais. Em 2024 a Audi vendeu 1.67 milhões de veículos, ficando abaixo dos 1.79 milhões conseguidos pela Tesla.

A Tesla é actualmente a 13ª marca que mais vende a nível mundial, e é de prever que nos próximos anos venha a ultrapassar muitas outras das marcas ditas "tradicionais".
A sua maior ameaça chegará das marcas chinesas, quer de gigantes como a BYD, como de novas marcas como a Xiaomi - embora conte com a atenuante de tanto os EUA comoa Europa estarem a aplicar taxas penalizadoras que dificultam a sua expansão no ocidente.


Google testa Circle to Search simplificado

A Google parece não estar satisfeita com o interface apresentado na funcionalidade "Circle to Search" e está a preparar novas alterações. Depois de já ter passado por várias versões com mais / menos botões, a mais recente proposta aposta numa animação simplificada que fazer surgir o ecrã da parte inferior, com botões para fechar e opções extra no topo, e mantendo as opções principais de pesquisa perto da barra inferior.

Por agora esta versão ainda está a ser testada, pelo que não há ainda garantias de que venha a ser a versão final. No entanto, e face às anteriores, parece ser bastante mais consensual e fácil de utilizar.


Samsung mostra Bixby AI a 22 de Janeiro


A acompanhar o lançamento dos Galaxy S25 a Samsung vai também mostrar o seu novo assistente, o Bixby AI.

Por agora, além da promessa de que terá um modo conversacional como os assistentes AI de última geração, temos mais perguntas do que respostas: como saber se será um assistente criado de raiz pela Samsung ou se, como o icon utilizado dá a entender, utilizará o Gemini como base. Outra das perguntas é saber se será um assistente de uso totalmente gratuito ou se ficará sujeito ao pagamento de uma subscrição ao fim de algum tempo ou para aceder a certas funcionalidades.




Xiaomi Mix Flip 2 troca telefoto por ultrawide

Espera-se que o novo dobrável Mix Flip 2 da Xiaomi seja mais fino e leve com o modelo anterior, mas os rumores apontam também para outra alteração que vem confirmar aquilo que digo há muito.

O novo modelo vai manter as duas câmaras externas, de 50 MP, mas trocando a câmara telefoto por uma câmara ultrawide. Mesmo sendo eu um fã dos "mega-zooms" (pena ter-se perdido esse segmento nas câmaras compactas), confesso que há vários anos me deparei com o facto de, nos smartphones, o uso da câmara ultrawide se tornar - quase sempre - bastante mais útil do que a existência de uma câmara telefoto. Conclusão a que a Xiaomi também parece ter chegado, se este rumor se vier a confirmar.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A porta paralela Centronics, usada para ligar impressoras antes das portas USB, foi criada em 1970. No MS-DOS era também designada por LPT1:.

SSD Samsung 990 Pro 2TB a €169

14-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser dar o salto para os SSDs de 7 GB/s pode optar pelos Samsung 980 Pro, que suportam PCIe 4.0 e farão maravilhas por qualquer computador.

Nos últimos anos os discos / SSDs têm sido um dos factores mais limitativos do desempenho dos computadores, e é por isso que esta tem sido uma das áreas em que mais importa apostar. No caso de terem um computador com suporte para PCIe 4.0, nada como escolher um SSD capaz de tirar o máximo partido disso, como estes Samsung 990 Pro, com velocidades de até 7.45 GB/s em leitura e 6.9 GB/s em escrita.
O Samsung 990 Pro de 2 TB está disponível por 169 euros na Amazon Espanha. Também têm disponível a versão de 4 TB e 1 TB.

Há quem critique a Samsung por ter aplicado a designação "Pro" nestes SSDs (tal como nos 980 Pro), quando eles utilizam memórias flash TLC, acompanhadas por uma cache de memória RAM e flash SLC, e que por isso melhor seriam enquadrados na família EVO. As suas velocidades reduzem-se significativamente caso se ultrapasse a memória cache; no entanto, em uso normal, isso é algo que não de deverá fazer notar de forma significativa.

O que se fará notar é que, no caso de os utilizarem numa motherboard apenas com PCIe 3.0, as velocidades cairão para valores na ordem dos 3.5 GB/s em leitura e 3.4 GB em escrita. Velocidades respeitáveis, mas que ficam aquém das suas capacidades; pelo que o melhor será utilizá-los em motherboards que suportem M.2 PCIe 4.0.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

DJI Flip é um drone dobrável fácil de usar

14-01-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O novo drone DJI Flip adopta um sistema dobrável compacto, e utilização simplificada.

Demorou, mas a DJI lançou finalmente a sua resposta aos drones dobráveis e fáceis de usar como o Hover Air. Sendo já uma marca de referência neste segmento, nos últimos tempos - e além de melhorar as suas gamas normais - a DJI procura alargar a sua abrangência para tentar cativar todos aqueles utilizadores que sentem curiosidade pelos drones mas que vão adiando a compra devido ao receio de serem demasiado complicados de usar. E é precisamente para esses potenciais clientes que o seu mais recente drone se destina.

O DJI Flip vem com um curioso sistema de dobragem que coloca todas as hélices sobrepostas, estreando também uma nova protecção que semelhante à dos raios das rodas de bicicletas. O Flip é apresentado como sendo um drone para todos os que se interessam por fotografia e que tenham receio de usar um drone tradicional, prometendo um uso simplificado. Essa simplificação para ter sido levado ao limite, contando até com pormenores como o drone ligar-se automaticamente ao ser desdobrado, evitando a necessidade de carregar num botão para isso.


O DJI Flip vem com um sensor 1/1.3" capaz de gravar vídeo 4K60, vídeo vertical 2.7K, ou fotos de 48 MP. Conta também com sistema de detecção de obstáculos frontal, pode levantar e pousar da mão, e tem uma autonomia de voo anunciada de até 31 minutos. O peso mantém-se nos 249g para ficar abaixo das exigências acrescidas que acompanham os drones mais pesados.

O DJI Flip está disponível com preço desde €449 com controlador RC-N3, €649 com o controlador DJI RC2 com ecrã, e €789 pelo pack Fly More Combo com o RC2, três baterias, base de carregamento e saco de transporte.

Mastodon passa a entidade sem fins lucrativos

14-01-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Para evitar que o Mastodon possa ser comprado e controlado por um bilionário - como aconteceu no X - o Mastodon passa a entidade sem fins lucrativos.

O Mastodon, a plataforma de redes sociais descentralizada, deu novo passo rumo à sua visão original ao adoptar um modelo sem fins lucrativos. Criada em 2016 por Eugen Rochko, a plataforma quis dar aos utilizadores maior controlo sobre a sua experiência social, desde aquilo que vêem nas suas timelines à moderação de conteúdos. Rochko, que tem sido o principal promotor do Mastodon, está a abandonar o cargo de CEO para se concentrar na estratégia de produto, reforçando o compromisso de manter o Mastodon livre de controlo centralizado como acontece no X e Facebook.

A mudança ocorre após o Mastodon ganhar popularidade quando Elon Musk transformou o Twitter em X, levando milhares de utilizadores a explorar alternativas. Apesar do aumento de utilizadores, o Mastodon manteve uma estrutura centralizada sob a liderança de Rochko. Agora, a plataforma vai transferir o controlo para uma nova entidade sem fins lucrativos na Europa, um processo que deverá durar seis meses. Este passo visa descentralizar o poder e garantir que o Mastodon permanece fiel à sua missão e livre do controlo absoluto por parte de um único indivíduo.

Com mais de 835 mil utilizadores activos distribuídos por milhares de servidores, a plataforma irá manter servidores "centrais" como o mastodon.social e mastodon.online, ajudando os utilizadores a ligarem-se à rede ActivityPub; mas a sua estrutura acolhe todos os que desejem criar e manter os seus próprios servidores, que facilmente se integram com toda a rede.

Resta saber se, esta garantia que agora está a ser dada, não poderá ser revertida no futuro. Basta olhar para o caso da OpenAI, que também começou como entidade sem fins lucrativos, mas que agora está a tentar alterar os estatutos para entidade com lucros mas de interesse público.

Tesla inicia produção do novo Model Y na Alemanha

14-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do lançamento na China, a Tesla inicia a produção do novo Model Y na Giga Berlin na Alemanha.

Tal como se fazia prever, não demorou para que a Tesla arrancasse a produção do Model Y renovado na Europa, tendo já sido confirmado que a produção na fábrica alemã começou a 14 de Janeiro.

Com o Model Y melhorado a já ser conhecido, já se imaginava que grande parte dos interessados optasse por aguardar pela chegada do novo modelo em vez de optar pelo modelo actual - isto mesmo tendo em conta que o Model Y continuava a ser um modelo de grande sucesso. O novo Model Y apresenta um design renovado, com barras de luz à frente e atrás, e interior com maior qualidade - não faltando sequer o pormenor da Tesla ter reintroduzido uma haste para os piscas na coluna de direcção em vez de insistir no uso de botões no volante.

Giga Berlin will start production of the new Model Y tomorrow, Jan 14. This has just been confirmed by the management today 👍🏻 pic.twitter.com/ROJdXW6J0a

— Tobi Mülhauser 🍕 (@TobiMuelhauser) January 13, 2025
Assumindo-se que este arranque de produção ainda passará pelas habituais fase de pré-produção para afinação do processo e controlo de qualidade, pode antever-se que as entregas do novo Model Y na Europa também comecem lá para Março ou Abril. Por agora, a Tesla ainda não actualizou os sites europeus para permitir a encomenda do novo Model Y - mantendo ainda o modelo anterior - mas é de esperar que isso venha a acontecer nos próximos dias; e ficaremos a conhecer o esperado agravamento do preço, que na China foi de cerca de 1500 euros.

App Gemini com acesso ao modelo 2.0 Experimental Advanced

14-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google dá acesso ao modelo 2.0 Experimental Advanced nas apps Android e iOS.

Depois do modelo 2.0 Flash Experimental, a Google ampliou o acesso ao modelo 2.0 Experimental Advanced na app Gemini para Android e iOS. Anteriormente disponível apenas nos browsers, esta actualização está agora acessível aos subscritores do Gemini Advanced através da aplicação (o 2.0 Flash Experimental está disponível para os utilizadores gratuitos).

O modelo, conhecido como Gemini-Exp-1206, oferece desempenho melhorado em tarefas complexas como programação, cálculos matemáticos, raciocínio e criação de instruções detalhadas em múltiplos passos. Apesar das suas capacidades avançadas, apresenta limitações como a ausência de acesso a informações em tempo real e funcionalidades como o envio de ficheiros. Ainda assim, alcançou o topo do Chatbot Arena LLM Leaderboard, destacando-se como uma solução poderosa e que pretende fazer frente aos modelos da OpenAI.
Os utilizadores podem seleecionar entre os diferentes modelos AI disponível directamente na app, onde estão também disponíveis as opções 1.5 Flash, 1.5 Pro e o 2.0 Flash Experimental.

Ainda não se sabe se o Gemini-Exp-1206 será lançado como Gemini 2.0 Pro ou como um nível acima do 2.0 Flash. No entanto, esta actualização vem relembrar a forte aposta que a Google está a fazer no campo da AI, pressionando a OpenAI a "mexer-se" se não quiser ficar para trás.

Ganha um rato Mars Gaming MMRW

14-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um rato Mars Gaming MMRW.

Ideal para todos os fãs da iluminação LED RGB, este rato Mars Gaming MMRW conta com toda a sua superfície superior iluminada, para além de contar com botões adicionais que serão úteis nos jogos e no dia a dia.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Chuwi Hi10 X1 2-em-1 chega à Europa

14-01-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Chuwi fez chegar à Europa o seu tablet Hi10 X1 2-em-1 com Windows 11, por menos de 200 euros.

A Chuwi já é conhecida como marca de tablets a preços atractivos. O Chuwi Hi10 X1 é um tablet de 10.1" com ecrã LCD IPS HD 1280x800 (16:10), com CPU Intel Alder Lake-N N100, 8 GB de RAM LPDDR5, 256 GB de capacidade, câmaras de 8 MP (autofocus) e frontal de 5 MP. Temos ainda o habitual repertório de extras como WiFi 6, Bluetooth 5.2, e bateria de 25.84 Wh, tudo devidamente acondicionado num tablet que se fica pelos 10.1 mm de espessura e 610g de peso. O sistema, como referido anteriormente, é o Windows 11, garantindo o acesso a todos os programas e apps que se deseje.

Este tablet vem com porta USB-C (usada para dados e carregamento), 1x USB 3.2 Gen 1 Type-A, 1× Micro HDMI, e 1× 3.5mm audio. Suporta até dois monitores simultâneos, com resolução até 4K 144 Hz via USB-C, e 4K 60Hz via micro-HDMI.


Como é habitual nesta classe de equipamentos, também podemos optar por uma capa teclado com encaixe magnético e stylus, tornando o seu funcionamento ainda mais versátil em função das necessidades.
O preço oficial na loja da Chuwi para a Europa é de 209 euros, mas podem reduzi-los para 190 euros usando o cupão de desconto ABERTOMA10X1A.


Uma opção a ter em conta para quem estiver à procura de uma máquina Windows 11 em formato ultra-portátil. Teria sido mais interessante se a Chuwi tivesse optado por um ecrã Full HD, mas tendo em conta a gama de preços em que se insere, será uma das coisas que se poderá perdoar.

Oppo Find N5 com apenas 4mm?

14-01-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Oppo mostrou a espessura reduzida do próximo dobrável Find N5, e que deverá ser de cerca de 4 mm quando aberto.

A aposta nos dobráveis tem feito reacender o guerra pelos modelos mais finos, e o novo Oppo Find N5 - que deverá ser apresentado oficialmente no próximo mês - parece querer tornar-se no mais fino do mercado.

Para tal, o gestor destes modelos, Zhou Yibao, mostrou em vídeo aquilo com que poderemos contar, fazendo a comparação da espessura de uma das secções do smartphone, quando aberto, com duas moedas chinesas, quatro cartões, ou 39 post-it. Comparações que permitem inferir que a espessura seja de cerca de 4 nmm.
Apesar de se esperar que inevitavelmente o Find N5 tenha secções mais grossas, como a zona das câmaras, não deixa de ser um bom indicador para se ter um dobrável que, mesmo quando dobrado, mantenha uma espessura próxima da de alguns smartphones no mercado.

Para referência, o mais fino dobrável no mercado actualmente é o Honor Magic V3, com 4.35 mm. Se a Oppo efectivamente concretizar esta espessura de 4 mm, isso fará com que o futuro iPhone ultra-fino com 5.5 mm pareça excessivamente grosso, obrigando a Apple a emagrecê-lo ainda mais para o seu futuro dobrável.

Campanha de phishing tenta enganar utilizadores iMessage a responder a mensagens

13-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Uma campanha de phishing está a tentar convencer utilizadores a responder a mensagens como forma de desactivar a protecção de links no iMessage da Apple.

O iMessage desactiva automaticamente os links em mensagens de remetentes desconhecidos, mas esses links são activados se o utilizador responder a essa pessoa ou adicionar o remetente à lista de contactos. Algo que não passou despercebido a quem se dedica a esse tipo de actividade, que agora tenta fazer com que as potenciais vítimas respondam às mensagens iniciais.

Têm surgido ataques de smishing (phishing por SMS) que fingem ser de serviços de entregas ou portagens rodoviárias. Estas mensagens pedem aos utilizadores para responderem, alegando que é necessário para activar os links ou concluir uma acção. Ao responder, os utilizadores reactivam os links desactivados, que direccionam as vítimas para sites de phishing onde podem roubar dados sensíveis ou identificar alvos para futuros ataques.

Este esquema tira partido de hábitos comuns, como responder "Sim" ou "STOP" para confirmar ou cancelar subscrições de mensagens, facilitando que pessoas menos experientes, especialmente as mais velhas, sejam enganadas. Mesmo que os links não sejam clicados, o simples acto de responder informa os atacantes de que o número está activo e disponível para futuros golpes.
A recomendação é a mesma de sempre: não responder a mensagens de remetentes desconhecidos, ou que sejam suspeitas. Em caso de dúvida, deve-se contactar directamente a empresa ou organização que para confirmar a mensagem.

Carregador wireless Qi2 com bobina móvel

13-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Panasonic mostrou um carregador wireless Qi2 com bobina móvel que se posiciona automaticamente na posição correcta.

Apesar do standard Qi2 incluir a opção de se usar um sistema magnético para assegurar o correcto posicionamento dos carregadores wireless, a Panasonic apresentou um sistema alternativo que usa uma bobina móvel na plataforma de carregamento, que se pode posicionar de modo a ficar no local correcto, acompanhando o local em que o smartphone for pousado.

Este tipo de sistema já foi demonstrado no passado com sistemas de carregamento wireless anteriores - particularmente na fase em que houve interesse por plataformas que permitissem o carregamento de vários dispositivos wireless em simultâneo e em qualquer posição, e que acabaram por nunca se manterializarem em produtos comerciais populares (até a Apple apagou o seu anunciado carregador AirPower da memória).


Pelo que se pode ver, a Panasonic parece estar a apresentar esta solução para aplicação em automóveis, mas resta saber se a complexidade e custo acrescido se justificará face à opção mais simples de criar bases de carregamento "estáticas" com as bobinas fixas posicionadas nas posições aproximadas mais comuns, ou que tenham uma pequena base ajustável que permita posicionar o smartphone na posição ideal para o carregamento - isto para os que não quiserem optar pelo alinhamento magnético.

Notícias do dia

13-01-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Saga dos 8000 Bitcoins no lixo chega ao fim; portabilidade de números de telemóvel gratuita a partir de Novembro; app Fitbit perde cast de vídeos para a TV; Donut Lab apresenta motor eléctrico revolucionário para as rodas; o que vale o DLSS 4 das GeForce RTX 50; fabricantes de televisores entram na era da idiotice AI; e Microsoft força novo Outlook no Windows 10 em Fevereiro.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Apple enfrenta processo de £1.5B no Reino Unido

Não é só na UE que a Apple enfrenta resistência crescente às políticas de monopólio que aplica na App Store e iOS. Também no Reino Unido a Apple vai ter que enfrentar em tribunal um processo "bilionário" que acusa a empresa de aplicar taxas excessivas e injustas na App Store.

Será de esperar que a Apple mantenha a mesma postura que tem tido na UE, de ir fazendo algumas cedências mas de forma bastante limitada e restritiva, como o ter aceite pagamentos externos mas continuando a exigir comissão sobre eles, ou de ter permitido app stores alternativas mas continuando a aplicar taxas sobre as apps distribuídas dessa forma. Coisas que continuam a ser combatidas por inúmeras empresas e developers, mas que têm demorado a ser completamente abolidas.


Starlink revoluciona acesso à Internet em África

Em diversos países africanos a chegada do serviço Starlink de internet via satélite está a ter impacto significativo, disponibilizando acesso de alta velocidade a preço mais reduzido do que o dos operadores de internet locais.

Em Moçambique o preço do serviço Starlink tem mensalidade cerca de 20% abaixo do serviço tradicional, mas em países como o Gana e Quénia a diferença é mais substancial, ficando a menos de metade do preço habitual. E no Zimbábue a diferença é ainda mais abismal, já que se passa de uma mensalidade de $633 do serviço terrestre para $30 no serviço Starlink.


Microsoft prepara aumentos de 46% no Microsoft 365

Relembrando um dos pontos negativos dos serviços de subscrição (estarem sujeitos a alterações na mensalidade), a Microsoft está a informar os clientes em diversos países de que o serviço Microsoft 365 vai aumentar.

A MS justifica os aumentos - que são significativos, indo dos 30% aos 46% - como forma de garantir que os clientes têm acesso às "poderosas funcionalidades AI". Para referência, na Austrália o M365 Personal passa de AU$109.00 para AU$159. Sabendo-se que os aumentos de preço numa região invariavelmente se expandem às restantes, isto faz antever que em breve se possa assistir a aumentos idênticos no Microsoft 365 na Europa.


EUA aplicam limites na exportação de chips AI

Os EUA querem aplica novas restrições na exportação de chips AI, criando um sistema de três níveis. No topo temos os países do G7 e mais uns poucos (incluindo a Holanda e Irlanda), que não verão qualquer restrição; no nível intermédio os países ficarão sujeitos a necessidade de aprovação para encomendas de grandes dimensões; e no terceiro nível temos países como a China, Irão, Rússia e Coreia do Norte, que ficam proibidos de ter acesso a chips AI dos EUA.

A Nvidia opõe-se a estas restrições, dizendo que são inconsequentes e que terão como efeito imediato penalizar as empresas norte-americanas, não impedindo que os demais países continuem a desenvolver sistemas AI usando chips mais fracos ou conseguidos por vias alternativas.

O que é certo é que, mesmo com hardware mais limitado, temos visto inúmeros projectos AI a chegar-nos da China - como o DeepSeek V3 - que mostram como se consegue ter excelentes resultados de forma mais eficiente.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro ecrã de plasma a cores foi criado em 1992, com a Philips e a Pioneer a começarem a comercialização dos seus primeiros televisores de Plasma em 1997. Estes primeiros modelos tinham uma dimensão de 42" (na altura considerada "gigante") e uma resolução de apenas 852×480 pixeis, e um preço exorbitante de cerca de 15 mil euros.

Saldo de ano novo na Godeal24 com Windows 11 Pro a €13 e Office 2021 Pro a €35

13-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada


O novo ano é uma ótima altura para fazer uma actualização ao sistema operativo e Office. A Godeal24 tem em curso uma excelente campanha de entrada em 2024, com preços reduzidos para as chaves de activação do Windows e Office, na Promoção de Ano Novo 2025 da Godeal24.

Para aqueles que dependem do Microsoft Office para trabalho, escola ou projectos pessoais, actualizar para o Office 2021 Professional Plus é uma decisão da qual não se arrependerá. Esta versão oferece todas as aplicações clássicas que conhece e adora — Word, Excel, PowerPoint e Outlook — juntamente com ferramentas avançadas como o Access e o Publisher. O desconto oferecido pela Godeal24 torna o Office 2021 Professional Plus ainda mais atractivo - por apenas 35.24€!

Oferta especial nos Office:

Descontos nos Windows 11 e Windows 10:


Temos os Windows empresariais com desconto de 50% usando-se o código SGO50.

Temos os bundles Windows+Office com desconto de 62% usando o código SGO62.

Packs de desconto do Windows e Office em volume.

Temos ainda diversos utilitários em promoção.

O processo de compra permite criar um registo ou efectuar a compra como "guest". E para usufruir do desconto, bastará introduzir o código de desconto no campo respectivo quando estiverem no ecrã de validação dos produtos a comprar.


O pagamento pode ser feito com PayPal (que aparece ao se escolher a opção de pagamento cwalletco) para total segurança, e conta com assistência permanente através do endereço de email [email protected].


Carregador da OnePlus ainda vem com porta USB-A

13-01-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A OnePlus continua a incluir um carregador na compra de um novo smartphone (em certos países), mas estranhamente opta por uma porta USB-A em vez de USB-C.

Os novos OnePlus 13 apresentam velocidades de carregamento que rapidamente conseguem repor a carga do smartphone. O OnePlus 13 apresenta uma bateria de 6000 mAh com carregamento 80 W (100% em 52 minutos) de 100W (50% em 13 minutos, 100% em 36 minutos), com o OnePlus 13R a ser um pouco mais modesto, com uma bateria de 5500mAh e carregamento de 80 W (100% em 52 minutos).

Esta velocidade de carregamento é obtida com recurso ao carregador comercializado/fornecido pela marca- O carregador que (para alguns mercados) vem com os OnePlus 13 evita assim preocupações com o protocolo de carregamento, mas para isso, terão de utilizar o cabo fornecido com o smartphone, o qual tem a particularidade de apresentar uma ficha USB-A, isto quando o mercado e a regulamentação, centra atenções nas fichas USB-C.

A explicação para a escolha da porta USB-A, acaba por ser simples: custos. Segundo a marca, este tipo de ficha apresenta um custo inferior ao do USB-C, pelo que para contribuir para o preço concorrencial, a escolha recai ainda nas fichas USB-A.
Sendo certo que seria mais prático andar com apenas um cabo, o facto de o carregador e respectivo cabo estarem incluídos no preço do smartphone, leva a que não se possa criticar a opção da OnePlus. Por cá, ficamos com a questão em aberto, pois a marca optou por não fornecer o carregador com o smartphone, limitando-se ao cabo com ficha USB-A, tendo o consumidor a possibilidade de adquirir o carregador por 49€.

App Fitbit perde cast de vídeos para a TV

13-01-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A app Fitbit deixou de permitir fazer o cast de vídeos de treino para a TV.

Não há nada mais irritante do que ver apps e serviços a limitarem artificialmente funcionalidades que deveriam estar implícitas, mas é precisamente isso que a Google está a fazer, novamente.

Uma das coisas que os utilizadores podiam usufruir através da app era enviar vídeos com sessões de treino para o seu televisor, via "cast". É uma funcionalidade simples e básica, que se assume poder fazer com os conteúdos de vídeo num smartphone, mas que agora, e sem qualquer anúncio ou explicação por parte da Google, foi retirada da app Fitbit.

Poderia tratar-se de um bug, mas tudo indica que se trata de uma remoção deliberada - apesar de algumas secções da app ainda referirem essa funcionalidade - e que vem na sequência de outras funcionalidades básicas implícitas que a Google tem restringido noutros serviços, como bloquear a audição de vídeos no YouTube em background, ou bloqueio de uso do modo Picture in Picture, a não ser que se pague pelo YouTube Premium.

Isto torna-se particularmente irritante porque se intromete directamente no tipo de coisa que é permitido e possibilitado por parte do sistema, e que deveria ter funcionamento standard. Um vídeo deve poder ser enviado para onde se quiser, e visto em modo "PiP", ou ouvido com o ecrã desligado, e não se deve ser forçado a recorrer a artimanhas ou browsers específicos para ter acesso a isso. A validar-se que a app Fitbit perdeu definitivamente a capacidade de fazer cast de vídeos, resta esperar que depois não se surpreendam por ver utilizadores a escaparem para plataformas rivais.

|