PlanetGeek

Falha permite contornar UEFI Secure Boot e instalar bootkits indetectáveis

16-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Foi descoberta uma vulnerabilidade, identificada como CVE-2024-7344, que permite a instalação de bootkits indetectáveis mesmo em sistemas com o UEFI Secure Boot activado.

O problema está numa aplicação assinada pela Microsoft e usada em várias ferramentas de recuperação, deixando os sistemas em risco. Uma vez que os bootkits são executados antes do arranque do próprio sistema operativo, tornam-se extremamente perigosos, sendo de difícil detecção e resistindo às tácticas habituais de limpeza como a reinstalação do sistema operativo.

A falha está num processo inseguro do PE loader da aplicação, que ignora os protocolos de validação do Secure Boot. Em vez de usar serviços seguros e recomendados, como o "LoadImage" e "StartImage", este loader decifra e executa binários com implementações próprias. Atacantes podem tirar partido desta falha, substituindo o loader do sistema por um vulnerável e introduzindo binários maliciosos.



A ESET identificou várias ferramentas afectadas, incluindo o Howyar SysReturn, Greenware GreenGuard e outras, em versões lançadas antes do final de 2024. A Microsoft revogou os certificados das aplicações vulneráveis na actualização de 14 de Janeiro de 2025, o que ajudar a minimizar o impacto da falha nos sistemas actualizados.

Tendo em conta o factor altamente atractivo dos bootkits para os atacantes, é fortemente recomendado que se façam as actualizações quanto antes, já que é extremamente provável que em breve comece a surgir malware e spyware que tente tirar partido desta falha nos sistemas desactualizados.

Nintendo mostra Switch 2

16-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Nintendo levantou o véu da nova Nintendo Switch 2, que terá apresentação oficial a 2 de Abril.

Não querendo arriscar a que mais leaks estragassem a surpresa, a Nintendo mostrou a muito aguardada sucessora da popular Nintendo Switch. A Nintendo Switch 2 mantém o mesmo formato, com tamanho ligeiramente maior, mas com algumas melhorias derivadas dos pedidos dos utilizadores.

A Switch 2 vem com um suporte integrado na traseira, facilitando o processo de a colocar na posição pretendida quando não estiver a ser segurada nas mãos. É compatível com os cartões de jogos da Switch original, mas traz uma grande diferença a nível dos Joy-Cons: o sistema de encaixe por calha dá lugar a um sistema de encaixe magnético, que promete ser mais fácil e prático de usar, e possibilitando a remoção e colocação dos Joy-Cons de forma bastante mais imediata.



Infelizmente, não foi dito se, a nível dos Thumbsticks, se passou a usar mecanismo "Hall Effect" livre do tradicional problema que afecta os Joy-Cons existentes, que com o desgaste, ao longo do tempo, começam a causar movimentos fantasma. Pode ser que a Nintendo não faça os fãs esperar até Abril e vá revelando mais detalhes ao longo das próximas semanas.

Notícias do dia

16-01-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

New Glenn faz primeiro voo com sucesso - mas sem aterrar; Hailuo lança modelo AI MiniMax-01 com contexto de 4M; Google vai remover avaliações de apps do sistema na Play Store; Starlink lança plano de €9 na Austrália; Google Chrome prepara links para secções nos PDF; e jogo Doom recriado num PDF (jogável).

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.

Google Lens com arranque directo da câmara

Demonstrando a intenção do Google Lens ser a "janela para o mundo", a Google mudou o Google Lens - tanto em Android como no iOS - de modo a abrir automaticamente no modo de visão da câmara.

Até agora o Google Lens abria na vista da galeria de fotos, e mesmo tendo a visão da câmara em thumbnail, isso fazia com que implicitamente desse a ideia de estar mais orientado para lidar com fotos já captadas. Mas, com a Google a promover o Circle to Search para fazer pesquisas visuais de tudo o que esteja no ecrã do smartphone, faz todo o sentido que o Lens passe a dar destaque à análise do que se estiver a ver através da câmara, sem necessidade de qualquer toque ou gesto extra.


Nvidia RTX 50xx é 15-30% mais rápida que geração anterior

Apesar de prometer o dobro do desempenho nos jogos, a Nvidia reconheceu que a melhoria da sua mais recente geração RTX 50xx é, na realidade, de 15-30% face à geração RTX 40xx em termos de potência real, sem considerar a ajuda dos modos DLSS.
  • GeForce RTX 5090 vs RTX 4090 (Native RT / No DLSS) = +30%
  • GeForce RTX 5080 vs RTX 4080 (Native RT / No DLSS) = +15%
  • GeForce RTX 5070 Ti vs RTX 4070 Ti (Native RT / No DLSS) = +20%
  • GeForce RTX 5070 vs RTX 4070 (Native RT / No DLSS) = +20%
De acordo com a Nvidia, mais de 80% activa os modos DLSS, pelo que é de esperar que estas diferenças sejam irrelevantes em termos práticos, com os jogadores a darem prioridade ao frame rate com recurso aos pixeis "inventados" por AI em vez dos pixeis "puros" sem recurso a estas técnicas.


Samsung mostra TV microLED LCD

A Samsung continua a ser infeliz na forma como promove os seus produtos. No passado já tivemos as QLED a criar confusão com as OLED - e ainda mais agora, que também temos QD-OLED - e a tendência continua com a sua mais recente TV microLED.

Apesar de automaticamente se poder pensar que se trataria de um ecrã microLED, na prática não é bem assim. O televisor Samsung RGB microLED é na verdade um televisor LCD, mas que troca os mini LED usados no painel backlight por microLED. Isto permite aumentar drasticamente o número de LEDs aplicados (três vezes mais), melhorando a luminosidade e uniformidade, e também a profundidade de cor (o uso dos microLEDs RGB cria cores mais puras que os miniLEDs azuis com Quantum Dots para mudança de cor) e resolução das zonas de local dimming.

Este modelo vai estar disponível em tamanhos de 75" e 85" com resolução 4K, e em 98" com resolução 8K. A grande questão é saber se o custo acrescido fará sentido face a comprar um televisor OLED.


Apple estuda Face ID por baixo do ecrã

Uma patente da Apple revela que a empresa continua a procurar uma forma de colocar o sistema Face ID de forma invisível por trás do ecrã, de modo a evitar os notches e recortes, actualmente na forma da "Dynamic Island".

Uma das dificuldades do sistema está na projecção da luz IR através do ecrã, algo que a Apple quer resolver ganhando espaço livre no ecrã com a remoção de alguns subpíxeis, de modo a tornar essa área mais transparente à passagem da luz. O risco desta proposta é a de que a área de ecrã nesta secção acabe por ter resolução ou tonalidade diferente da do resto do ecrã - ao estilo do que já aconteceu com gerações anteriores dos sistemas de câmaras sob o ecrã. Ainda assim, seria sempre melhor do que ter uma área de espaço inutilizado como agora acontece.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Zenith foi uma das marcas que acompanhou a revolução inicial dos PCs, sendo criada em 1979, mas não resistindo às décadas. Viria a ser absorvida pela Packard Bell e NEC em 1996.

Xiaomi Smart Band 9 a €35

16-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 9 é uma das smart bracelets mais desejadas, e pode ser encontrada a preço simpático.

A Xiaomi Smart Band 9 mantém o mesmo formato das gerações anteriores, vindo com um ecrã AMOLED de 1.62" (490x192 pixeis), com modo Always On e até 1200 nits de luminosidade. Além das suas já bastante completas capacidades de tracking, para esta geração a Xiaomi, também tem a possibilidade de ser usada como pendente, ou colocada nas sapatilhas, ao estilo da Smart Band 8 - com esta última opção a prometer novos dados de tracking, e também sendo apreciado por todos os que não gostam de correr ou fazer desporto com algo no pulso. Vem com mais de 200 mostradores e tem resistência à água até 5 ATM.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Mi Smart Band 9 por 35 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro, a Smart Band 7 Pro, ou o Redmi Watch 3. E claro, podem também sempre considerar a anterior Mi Band 8, que continua a ser uma opção a ter em conta.

A Xiaomi anuncia uma autonomia de 21 dias de uso típico, que passam para cerca de uma semana com o ecrã em modo Always On. O carregamento é feito em apenas uma hora. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Chrome prepara links para secções nos PDF

16-01-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Google está a preparar a expansão do "Text Fragment" aos PDFs, permitindo criar links para partes específicas dentro dos documentos.

Desde 2020 que o Chrome suporta os Text Fragment, links que podem localizar automaticamente uma secção de uma página web, útil para posicionar o browser no ponto exacto que se quer e realçar uma frase específica - particularmente útil no caso de páginas longas. Agora, a Google está a preparar o mesmo para documentos PDF.

Por agora a funcionalidade ainda está a ser testada - sem garantia de que venha a ter lançamento público - mas a ideia é precisamente a mesma: permitir que os utilizadores seleccionem uma parte de um PDF e criem um link que direccione para esse local.
Tal como os links com Text Fragments na web - que têm o seguinte formato: parte normal do URL #:~: texto a destacar - estes links fazem todo o sentido que sejam aplicados nos PDFs, já que se trata de um formato onde é ainda mais comum haver documentos com múltiplas páginas, e o método de indicar uma secção específica tem que ser de forma conversacional "vê na página X no parágrafo Y".

Pode não ser tão espectacular como ter o jogo Doom a correr dentro de um PDF, mas é algo que acaba por ter aplicação prática bastante mais útil.

Starlink lança plano de €9 na Austrália

16-01-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O serviço de internet via satélite Starlink da SpaceX lançou um novo plano ultra-económico de apenas €9 por mês - mas limitado a 5 GB de dados.

A SpaceX está a tentar (re)cativar clientes na Austrália com um curioso plano de baixo custo. Agora, passam a poder ter internet em qualquer ponto do território, via satélite, por apenas 9 euros por mês (15 dólares australianos).

Claro que este valor reduzido vem acompanhado por um "senão", que se materializa num reduzido limite de dados de apenas 5 GB.

Por agora este plano está a ser oferecido a ex-clientes Starlink, que tenham cancelado o serviço ou tenham sinalizado essa intenção. A SpaceX espera que o valor reduzido seja suficiente para que os clientes mantenham o serviço, nem que seja - como eles próprios dizem - para funcionar em jeito de backup caso percam a sua ligação principal à internet. Nessa vertente, e para emergências, poderá haver quem não se importe de pagar este valor, bastante mais simpático que o valor normal da mensalidade.

Por cá o serviço Starlink também tem apostado em preços agressivos, actualmente disponibilizando a antena por €249 e uma mensalidade de €40 por dados ilimitados, mas o grande risco é que isso é algo que pode ser alterado a qualquer momento. Nos EUA a mensalidade já passou para $120(!) tendo recentemente sido lançada uma modalidade mais económica de $50 com limite de 50 GB de dados.

Google vai remover avaliações de apps do sistema na Play Store

16-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a preparar a remoção das avaliações das algumas das apps de sistema Android na Play Store.

Uma análise à mais recente versão da Play Store revelou algumas alterações que estão a ser preparadas. A Google está a considerar a remoção da avaliação das apps de sistema, em vez disso apresentando uma página de detalhes simplificada em relação às apps tradicionais.

A medida pode visar eliminar as avaliações injustas de partes do sistema, que são instalados através da Play Store, como os Google Play Services, que alguns utilizadores podem desconhecer e considerar que se trata de algum "malware" - uma vez que não é algo que os utilizadores instalem manualmente nos seus smartphones Android.
Esta alteração também remove a parte do feedback dos utilizadores, o que também fica em linha com o objectivo pretendido - quem quiser reportar problemas neste tipo de componentes de sistema melhor resultado terá fazendo-o através dos canais adequados (canal beta, etc.) em vez do sistema de comentários públicos.

Refira-se que estas "apps" que estão a ser alvo de remoção de avaliação são apps de sistema que nem sequer podem ser acedidas na Play Store através da pesquisa no smartphone, só sendo possível chegar até elas usando links directos, ou mergulhando nas definições das apps do sistema, ou quando aparecem na lista para serem actualizadas.

Novos painéis OLED 4th Gen da LG chegam aos 4000 nits

16-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Para este ano de 2025 a aposta da LG é em painéis OLED mais brilhantes, com os painéis 4th gen de 4 camadas a poderem atingir 4.000 nits.

A LG Display já apresentou os seus novos televisores OLED para 2025, e agora dá mais detalhes sobre a mais recente geração de painéis OLED 4th Gen.

A inovação baseia-se na estrutura Primary RGB Tandem, uma tecnologia da LG Display que utiliza quatro camadas emissoras de luz: duas azuis, uma vermelha e uma verde. Este design aumenta significativamente a emissão de luz, tornando o novo painel 33% mais brilhante que a geração anterior. Além disso, está optimizado para eficiência energética, com uma melhoria de 40% no brilho das cores, atingindo até 2.100 nits. Ao contrário da Samsung, que tem apostado em vidro anti-reflexo, a LG Display mantém o painel brilhante tradicional, mas com tecnologia "ultra-low reflective" que promete reduzir reflexos indesejados.
Estes painéis irão ser utilizados por diversos fabricantes, como a Panasonic, ficando ao seu critério explorar as potencialidades do painel ao máximo, ou podendo privilegiar a longevidade, mantendo os níveis de brilho máximo em valores inferiores. No entanto, é de esperar que o façam, como forma de se diferenciarem de televisores OLED com paineis menos brilhantes, ou dos seus próprios modelos dos anos anteriores.

Uma coisa é certa, o futuro dos televisores OLED é (literalmente) mais brilhante do que nunca, e longe vão os tempos em que os consumidores tinham que se preocupar com coisas como o burn-in e outros problemas associados aos painéis OLED nas suas primeiras gerações.

Coluna BT Tronsmart T7 a €38

16-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem já tiver passado pelas colunas Bluetooth de baixo custo e agora procurar algo com um pouco mais de potência, irá ficar satisfeito com esta Tronsmart T7.

O desaparecimento da ficha dos headphones tem fomentado a utilização de colunas BT em cada vez mais situações (muitas vezes torna-se a única opção possível, a não ser que se recorra a adaptadores BT para ficha de 3.5mm). Em muitos casos acaba também por se revelar uma solução mais conveniente, permitindo que se chegue a casa e se comece a ouvir a música na coluna em vez de se sofrer com a tentativa do smartphone reproduzir os sons graves com os seus altifalantes diminutos. E no caso desta Tronsmart T7, temos volume com fartura mas mantendo um tamanho relativamente compacto.
Esta coluna BT Tronsmart T7 está disponível por 38 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 30%.

Vem com uma bateria generosa para garantir que as sessões de música podem prolongar-se por 12 horas com o volume a 50%, demorando cerca de 3 horas a recarregá-la. Conta também com porta USB-C, ficha de 3.5mm, microfone para funcionar como sistema mãos livres ao efectuar chamadas telefónicas, cartão de memória para reprodução de músicas, e para quem quiser duplicar a potência sonora, pode emparelhar-se com uma coluna adicional para funcionar em modo stereo real.

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso canal AadM Promos.

OpenAI testa registo no ChatGPT via número de telefone

16-01-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI está a testar a táctica do WhatsApp para dar acesso ao ChatGPT via número de telefone, dispensando o processo de registo ou uso de email.

A OpenAI está a testar novo método que permite aos utilizadores criarem contas no ChatGPT usando apenas o número de telefone, dispensando o habitualmente necessário endereço de email. A funcionalidade está ainda a ser testada, em fase beta, nos EUA e na Índia.

No entanto, há algumas restrições: quem quiser fazer o upgrade para um plano pago, como o ChatGPT Plus ou Pro, terá que verificar a conta com um email. A activação da autenticação multifactor também fica dependente de se associar a conta a um email. E, não se podem reutilizar números de telefone já associados a contas - o que pode resultar nalguns problemas a nível de números de telefone reciclados, algo que a própria OpenAI reconhece, confessando não ter ainda uma solução para isso.

OpenAI is rolling out phone-only signups in the US and India, with no plans for other regions, limiting phone numbers to a single account creation even if the account is deleted, and requiring an email for upgrades to paid plans or enabling multi-factor authentication pic.twitter.com/Ou0jg2WWbj

— Tibor Blaho (@btibor91) January 15, 2025
Recorde-se que, em Dezembro de 2023, a OpenAI lançou uma curiosa modalidade de acesso ao ChatGPT via telefonema, com direito a 15 minutos gratuitos por mês.

Embora o registo e acesso via conta de email não seja complicado, este novo acesso via número de telefone demonstra que a empresa está a tentar cativar um público diferente do habitual, chegando às "pessoas comuns" para quem os processos de registo ou contas de email sejam coisas "complicadas". E bem se sabe o impacto que tem o primeiro contacto com uma nova tecnologia, ficando-se mais predisposto para se continuar a utilizar o que já se conhece, em vez de mudar para outra coisa diferente.

New Glenn faz primeiro voo com sucesso - mas sem aterrar

16-01-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de muito tempo de espera, o New Glenn da Blue Origin fez finalmente o seu primeiro voo, marcando uma nova etapa na empresa aeroespacial de Jeff Bezos.

O New Glenn é a grande aposta da Blue Origin para se poder tornar numa alternativa à SpaceX, e começa por dar um sinal positivo para o futuro com um lançamento bem sucedido no envio de uma carga para a órbita terrestre.

Mas nem tudo correu bem. Nos momentos iniciais temia-se que as coisas pudessem correr mal, o arranque foi mais "lento" do que o habitual, demorando longos segundos após a ignição dos motores para o foguete superar a torre de lançamento e atingir uma velocidade "de foguete". O processo de fazer pousar o booster de lançamento numa plataforma marítima também não foi conseguido, com a empresa a dizer que perdeu o foguete durante a fase de regresso - mas nada que se possa considerar anormal, já que se sabia que iria ser praticamente impossível fazer com que isso fosse conseguido logo na primeira tentativa (recorde-se que a SpaceX já conseguiu fazer a sua primeira aterragem bem sucedida depois de 19 tentativas).

New Glenn safely reached its intended orbit during today's NG-1 mission, accomplishing our primary objective. The second stage is in its final orbit following two successful burns of the BE-3U engines. The Blue Ring Pathfinder is receiving data and performing well.

We lost the… pic.twitter.com/MmDlCb6AVj

— Blue Origin (@blueorigin) January 16, 2025


Com o New Gleen a ter mostrado o que vale, resta esperar para ver se a Blue Origin conseguirá acelerar todo o seu processo de forma a recuperar do atraso face à SpaceX que, só em 2024, fez 138 lançamentos - uma média de mais de 11 lançamentos por mês! - e acelera a grande velocidade nos testes da sua imponente Starship, com o próximo voo de teste a ser esperado para os próximos dias.

Jogo Doom recriado num PDF (jogável)

15-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Quando se pensava já ter visto de tudo, eis que nos chega um Doom jogável num PDF.

Já vimos jogos improváveis serem recriados em coisas como o Excel - ou até o Doom no Notepad - mas a ideia de ter o Doom a correr dentro de um PDF mais depressa pareceria uma brincadeira de 1 de Abril. Só que, não é o caso: o Doom em versão PDF é mesmo real.

Bem, ao estilo de outros Doom criativos, a criação deste Doom PDF (GitHub, ficheiro PDF) torna-se possível graças à possibilidade de execução de código Javascript dentro do visualizadores de PDF usados pelos browsers baseados em Chromium, como o Chrome, Edge, Brave, e outros. Como se poderá imaginar, existem várias limitações: a imagem é recriada usando texto (ao estilo das velhas impressões de imagens em ASCII); não temos cores; não há som; e apenas é possível fazer um movimento de cada vez (nada de tentar correr e mover para o lado e disparar ao mesmo tempo).


O jogo corre a uns reduzidos 13 fps, o que até acaba por ser vantajoso, para melhor se poder apreciar esta "obra de arte" que contribui para expandir a mística do Doom ao longo dos anos e das diversas gerações.

Hailuo lança modelo AI MiniMax-01 com contexto de 4M

15-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Hailuo AI lançou o modelo AI open-source MiniMax-01, que se destaca por ter uma janela de contexto de 4 milhões(!) de tokens.

A chamada "janela de contexto" nos modelos AI refere-se à quantidade de informação que eles conseguem processar nos pedidos efectuados. É um dos elementos críticos e essenciais para a sua "produtividade", e tem vindo a crescer ao longo dos anos com as sucessivas evoluções a que se tem assistido. Mas agora, temos um salto de gigante, e que ainda por cima nos chega de mais um modelo AI open-source: o MiniMax-01.

O MiniMax-01 torna-se na nova referência a este nível, permitindo um contexto de 4 milhões de tokens. Uma quantidade que é 32x superior à do CPT-4o da OpenAI, 20x superior à do Claude-3.5-Sonnet, e 2x superior à do Gemini 2.0, que tinha feito disso uma das suas grandes vantages. Quatro milhões de tokens é suficiente para que se possa atirar para lá todos os livros da saga Harry Potter... três vezes. E não se trata de apenas "dizer" que se pode fazer isso: o MiniMax-Text-01 teve um resultado de 100% nos testes de recuperação de informação, comprovando que realmente sabe "digerir" toda essa informação.

Hailuo AI is proud to announce that MiniMax-01, with its groundbreaking Lightning Attention model architecture, ultra-long 4M-token context, and unbeatable cost-efficiency, is now live on our platform! MiniMax-01 is also open-source and available via API.

Try MiniMax-01 for… https://t.co/7JeQPVoTLt

— Hailuo AI (MiniMax) (@Hailuo_AI) January 14, 2025
Além do avanço técnico e novas possibilidades que este modelo AI possibilita, serve também como forma de pressão sobre os demais modelos das empresas comerciais, que deixam de poder usar o argumento da janela de contexto como sendo a referência no sector; pelo menos, até conseguirem atingir um valor significativamente superior.

Os curiosos podem experimentar o MiniMax-01 gratuitamente no site da Hailuo AI, ou através do Hugging Face, ou encontrar o projecto no GitHub.

Notícias do dia

15-01-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

ChatGPT ganha tarefas agendadas e recorrentes; Instagram chinês RedNote / Xiaohongshu lidera app store nos EUA; Samsung lança programa de retomas; DeepSeek ganha app para iOS (e também Android); leak da Gravy Analytics revela localizações de milhões de pessoas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um colorido rato Mars Gaming MMRW.

DJI "remove" geofences nos EUA?

Tem estado a circular uma notícia de que a DJI removeu o sistema de geofencing nos EUA, que impedia que os utilizadores voassem sobre zonas restritas, como aeroportos, bases militares, e outros locais sensíveis. Mas, será mesmo assim? Sim, e não.

Na verdade, a DJI removeu o sistema anterior apenas para aplicar um novo sistema, que não só já tinha sido aplicado na Europa como é também aquele que é pedido pela FAA norte-americana. Neste novo sistema, os utilizadores são alertados da existência das áreas restritas, mas fica à sua responsabilidade a forma como lidam com isso. Para os fãs da liberdade e da redução da interferência das empresas, têm aquilo que pediram: podem voar por onde muito bem entenderem, mas sujeitando-se às devidas repercussões das suas acções.


Acelerador AI em FPGA é mais eficiente que GPUs

Investigadores demonstraram ser possível criar um acelerador AI numa FPGA que possibilita o processo de treino de modelos AI de forma bastante mais eficiente que GPUs tradicionais como um GPU Nvidia RTX 3090.

Comparativamente com esse GPU, o chip programável utilizado (PDF) atingiu custos 3.6x inferiores em termos de consumo de energia, e 51x inferiores em termos de custos de memória necesária. Embora para o mercado de consumo o foco se deva manter nos NPUs na perspectiva de acelerar o processamento de utilização de modelos AI já treinados, sem dúvida que não irão faltar interessados na melhoria da eficiência do processo de treino - especialmente tendo em conta o elevado custo, que pode ser de dezenas ou centenas de milhões de euros, no caso dos modelos AI de última geração.


Samsung tem chip Qi2 de 50W

A Samsung apresentou um novo chip para carregamentos wireless Qi2, que suporta carregamentos até 50W, tornando-se equivalente, ou até mais rápido, que muitos carregadores por cabo.

O chip já está preparado para suportar a versão Qi 2.2 que será lançada este ano, e ajudará a expandir o uso dos sistemas de carregamento wireless, particularemente entre os fãs dos carregamentos rápidos que poderiam não dar oportunidade aos carregadores wireless por serem "lentos". A grande questão será saber se a Samsung já estará a usar estes chips na nova geração Galaxy S25, ou se deixará isso para um futuro modelo.


Facebook bloqueou links para o Pixelfed - por engano diz a Meta

Numa altura em que Mark Zuckerberg e a Meta se têm alinhado com as políticas de Trump, removendo a verificação de factos por entidades externas - adoptando um sistema de notas comunitárias como o X - e prometendo menos "censura", na prática as coisas parecem seguir em caminho contrário. Muitos utilizadores do Facebook, Instagram e Threads, queixaram-se que as publicações que referissem o serviço rival Pixelfed estava a ser removidas com a justificação de serem "spam".

O Pixelfed é um "Instagram" open-source e descentralizado, que se junta aos muitos serviços que têm surgido em resposta ao descontentamento com as plataformas que vão controlando aquilo que os utilizadores vêem com os seus algoritmos secretos. Entretanto, a Meta já veio dizer que se tratou de um engano, e que as publicações estão a ser repostas.

Serviços concorrentes ou não, o que é certo é que não há dia que não receba um aviso da Meta a dizer que uma qualquer publicação minha foi removida por um "qualquer motivo" (completamente desadequado). Inicialmente ainda me dava ao trabalho de reportar o erro e pedir a republicação, mas a coisa tornou-se tão frequente que já nem me dou ao trabalho. Normalmente, passados alguns dias recebo o aviso "oposto" de que os conteúdos tinham sido removidos erradamente e foram repostos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro MacBook Pro da Apple foi lançado em 2006, marcando a transição para os Macs com CPUs Intel depois da gama PowerBook com CPUs PowerPC. Em 2021 assistimos a nova transição, desta vez para os CPUs M1 da Apple.

Poco X7 Pro a €386

15-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O Poco X6 Pro 5G já chegou às lojas, e está disponível a preço bastante interessante.

O Poco X6 Pro vem equipado com um ecrã AMOLED CrystalRes 1.5K de 6.67" (1220 x 2712 pixeis) a 120 Hz, com luminosidade de até 3200 nits de pico e touch a 2560 Hz, chipset MediaTek Dimensity 8400 Ultra de 4nm, 12 GB RAM, 521 GB UFS 4.0, dual SIM, 5G, NFC, e bateria de 6000 mAh com carregamento rápido HyperCharge de 90 W (carregamento a 100% em 42 minutos). A espessura fica-se pelos 8.3 mm e o peso nas 195 g, contando também com protecção IP68 contra água e pó.

Nas câmaras temos um conjunto de câmaras 50 MP + 8 MP ultrawide, e câmara frontal de 20 MP. E o sistema fica a cargo do mais recente HyperOS da Xiaomi.
O Poco X7 Pro 5G 12+512 GB está disponível por 386 euros na Amazon Espanha.

Em alternativa, temos também Poco X7 não-Pro a preço mais reduzido.

Mais um modelo que vem complementar a oferta da marca e que mantém a sua habitual relação preço/qualidade; e que demonstra que não é preciso gastar 500 ou 1000 euros para se ficar com um smartphone mais que suficiente para todo o tipo de actividades.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Opera lança widget AI no iOS

15-01-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O Opera para iPhone e iPad ganha um widget para acesso rápido ao assistente AI Aria.

A Opera lançou nova actualização do seu browser para iOS e iPadOS, que procura facilitar o acesso ao seu assistente AI Aria. A nova versão apresenta widgets personalizáveis, permitindo o rápido acesso a funcionalidades como o Modo Privado ou ao assistente de AI com apenas um toque.

Para remover os entraves e promover a utilização do seu assistente AI, agora deixa de ser necessário qualquer registo, significando que qualquer pessoa pode aceder e usar o assistente sem qualquer compromisso, tanto a nível de texto como por voz. No entanto, os utilizadores sem login feito ficam limitados à criação de até cinco imagens AI por dia, enquanto os utilizadores registados podem criar até 30 imagens - o assistente gera imagens através do modelo Imagen 3 Fast da Google.

O Opera tem registado um número crescente de utilizadores. Entre Setembro e Novembro de 2024 o browser registou um aumento de 33% de novos utilizadores na União Europeia e 31% a nível global.

Para o futuro é fácil antever que a guerra para tentar conquistar utilizadores para cada um dos modelos AI se vá intensificar. Depois das guerras entre "iPhones e Androids", a guerra previsível para 2025 e anos seguintes vai ser "o meu assistente AI é melhor que o teu".

Instagram chinês RedNote / Xiaohongshu lidera app store nos EUA

15-01-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Com o TikTok a enfrentar a proibição nos EUA, o Xiaohongshu, conhecido como RedNote em inglês, está a tornar-se no novo destino para todos os TikTokers em risco de perderem a plataforma.

A aplicação chinesa alcançou o primeiro lugar na lista de apps gratuitas da App Store nos EUA, tornando-se a app de redes sociais mais descarregada para iPhone. Vários criadores do TikTok estão a promover o Xiaohongshu aos seus seguidores, sugerindo-o como uma alternativa caso o TikTok seja banido.

Lançado em 2013, o Xiaohongshu combina características de plataformas como o Pinterest e o Instagram, oferecendo também ferramentas avançadas de social shopping. Durante a pandemia, a app ganhou destaque entre os consumidores mais jovens na China, e já tem 300 milhões de utilizadores mensais, com particular incidência de utilizadoras femininas (79%). Antes da recente atenção nos EUA, o app já tinha sido descarregado 3,2 milhões de vezes no país. Apoiada por gigantes como a Tencent e a Alibaba, a app angariou 917 milhões de dólares em financiamento e em 2024 já tinha uma avaliação de 17 mil milhões de dólares, contando com vendas trimestrais superiores a mil milhões de dólares. Este crescimento não só revela o seu potencial como também representa um novo campo de oportunidades para criadores de conteúdo.
O grande risco é que, com esta popularidade explosiva nos EUA, o Xiaohongshu - tendo origem chinesa - se torne no próximo alvo a abater, ao estilo do que aconteceu com o TikTok. Por agora, todos os olhos estão postos na decisão final, que se espera para os próximos dias, para saber se o TikTok será efectivamente proibido nos EUA.

Philips Hue ganha assistente AI

15-01-2025 | 13:30 | A Minha Alegre Casinha

A Signify não conseguiu resistir à moda "AI" e lança um assistente AI para assistir na criação de cenas de iluminação personalizadas.

O sistema Philips Hue vai ganhar assistente AI de iluminação, que promete facilicar a criação de cenas de iluminação personalizadas para diferentes ocasiões. Esta funcionalidade aceitar comandos de voz ou texto como "Cria uma cena para uma festa no jardim", recomendando cenas existentes ou criando novas. Além disso, o assistente pode ajustar brilho e cores das luzes já configuradas.

Isto vem confirmar os rumores que surgiram nos últimos meses, que referiam uma funcionalidade "AI Playground". Embora se pensasse que a criação de cenas estaria limitada a comandos por texto, a versão final inclui também o mais prático controlo por voz, que se torna mais interessante para a criação de cenas "no momento".
O assistente AI Philips Hue será lançado no primeiro trimestre de 2025, juntando-se a todos os sistemas já existentes de criação de cenas - incluindo o que pode criar cenas com base em imagens, adoptando as cores mais características.

Adicionalmente, temos também melhorias no seu sistema de segurança inteligente, como detecção de sons de alarme de fumo, e transmissão em direto de câmaras para dispositivos Amazon Alexa com ecrã e Google Nest Hub.

ChatGPT ganha tarefas agendadas

15-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Sabendo que não pode ficar parada, a OpenAI lança a funcionalidade de agendar tarefas no ChatGPT, permitindo automatizar acções recorrentes ou em momentos específicos.

A OpenAI lançou uma nova funcionalidade no ChatGPT que permite aos utilizadores pagos agendar lembretes e tarefas recorrentes. A funcionalidade "tasks", ainda em versão beta, está a ser disponibilizada para os utilizadores do ChatGPT Plus, Team e Pro, com promessa de no futuro ser alargada aos utilizadores gratuitos.

Com isto, torna-se possível pedir ao ChatGPT para nos lembrar de eventos como renovar o cartão de cidadão daqui a seis meses, ou criar pedidos recorrentes como receber um resumo de notícias todos os dias a meio da manhã, ou um apanhado geral dos acontecimentos todos os fins-de-semana. Podemos até receber uma sugestão de "escapadinhas" para o fim-de-semana, com base na localização e previsão meteorológica.

In chat or through the tasks page under the profile menu, you can schedule tasks you want ChatGPT to do, such as send you a weekly global news briefing, get a daily personalized 15-minute workout, or set a reminder for the future. pic.twitter.com/RC0GkhcbNR

— OpenAI (@OpenAI) January 14, 2025
Esta actualização representa o primeiro passo da OpenAI em sistemas de AI com alguma independência, conhecidos como "agentes" - embora por agora ainda de forma bastante limitada, apenas como calendarização de pedidos.

Para utilizar o "tasks" os utilizadores podem activar a funcionalidade através do menu na web app do ChatGPT. A funcionalidade ainda não está disponível através da app, sendo algo que deverá acontecer ao longo das próximas semanas.

Samsung lança programa de retomas

15-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung anunciou um novo programa de retomas, que não obriga a comprar um novo smartphone.

Com cada vez menos pessoas a manterem-se fiéis ao ritual de troca de smartphone todos os anos, vários fabricantes têm tentado incentivar a compra de novos modelos através de programas de retomas. Mas desta vez a Samsung lança um programa de retomas (trade-in) que, ao contrário do que é habitual, não obriga a comprar um novo smartphone.

O Samsung Galaxy Trade-In Program permite "devolver" alguns smartphones das séries Galaxy S, Z Fold e Z Flip, como os Galaxy S23, S22, S21, S20 series, Z Fold5, Fold4, Fold3, Flip5, Flip4 e Flip3 (a lista poderá variar de país para país). O valor atribuído ficará dependente do grau de avaliação em função das suas condições: excelente, bom, ou reciclagem.

Por agora o programa arranca na Coreia do Sul e em França, mas esperando-se que seja expandido a mais países ao longo dos próximos meses.

Normalmente estes programas de retomas oferecem valores que ficam abaixo do que aquele que pode ser conseguido pelos consumidores nos sites de vendas de material usado, mas não deixa de ser uma opção a ter em conta para quem não quiser lidar com todas as questões das vendas directas de produtos usados - e invariável chuva de ofertas "idiotas" como os habituais: "aceita €10 por ele?", "aceita trocar por um saco de batatas?", e outras que tal.

|