PlanetGeek

Honor Magic V3 reacende guerra da espessura mínima

28-06-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Honor diz que o seu próximo dobrável Magic V3 vai ser o mais fino de sempre.

Quando se pensava que a guerra pela espessura reduzida nos smartphones já tinha ficado para trás, com os consumidores a terem demonstrado que não se importavam de ter um dispositivo com mais alguns milímetros que proporcionasse maior autonomia, eis que os dobráveis a estão a fazer ressurgir.

A Honor - cujo Magic V2 já é o dobrável mais fino do mercado, com 9.9 mm de espessura, praticamente o mesmo que um Pixel 8 Pro e até mais fino que um Galaxy S24 Ultra, apesar de ter das maiores baterias num dobrável - está a prometer que o novo Honor Magic V3 vai ser ainda mais fino
[Diferencial de espessura inferida, entre o Honor Magic V2 e V3, com escala ajustada]

Embora não tenha sido revelada a espessura, a imagem dá a indicar que a redução será significativa. E se assim for, certamente que todos os demais fabricantes se apressarão a emagrecer os seus dispositivos, numa nova corrida à espessura mínima.

Refira-se que há rumores de que até a Apple estará a preparar um novo iPhone ultra-fino, que desde logo antecipamos que seria em preparação para um futuro modelo dobrável, onde a questão da espessura passa a ser elemento funcional.

YouTube "Jump Ahead" salta por cima da publicidade que não é do YouTube

28-06-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar de estar a combater o uso de adblockers no YouTube, a plataforma de vídeo da Google facilita passar à frente da publicidade nos vídeos, que não seja a sua.

O YouTube tem estado a recorrer a tácticas cada vez mais agressivas no combate aos adblockers que removem a publicidade nos vídeos, mas simultaneamente também facilita a vida a quem não quer ver publicidade que não seja a do YouTube.

Além da publicidade injectada do próprio YouTube, muitos vídeos acabam por ter uma pequena secção onde o YouTuber faz referência ao patrocinador do vídeo, falando dos respectivos produtos ou serviços. Algo que o YouTube agora ajuda a ultrapassar com o Jump Ahead, uma funcionalidade que diz ser capaz de determinar as partes mais interessantes do vídeo e saltar directamente para lá. Uma funcionalidade que é apresentada de forma bastante inocente e positiva para os utilizadores, mas que obviamente será interpretada de outra forma pelos YouTubers, que a verão como uma forma - promovida pelo próprio YouTube - de ultrapassar as secções "chatas" da publicidade que mais directamente sustenta os seus canais.

De resto, não se pode dizer que este tipo de funcionalidade de saltar para as partes interessantes de um vídeo seja uma novidade. É apenas algo que o YouTube vem copiar da indústria do entretenimento para adultos, que desde há muito descobriu as vantagens de apresentar as secções "mais interessante" nos vídeos.

Extensão tomadas inteligente Meross com WiFi a €32

28-06-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quando a necessidade de automatizar tomadas aumenta, nada como recorrer a uma extensão com tomadas múltiplas inteligente WiFi, com capacidade para controlar cada tomada independentemente.

Controlar uma única tomada é algo que se pode fazer com simplicidade recorrendo a um módulo de tomada inteligente; mas no mundo real, é muito mais frequente que essa tomada esteja ligada a uma extensão com tomadas múltiplas, tal a nossa "dependência" de gadgets eléctricos. Se nalguns casos há mesmo interesse em que um único módulo desligue todos os equipamentos ligados a uma extensão, noutros casos poderá ser vantajoso ter controlo individual sobre cada um deles, e é aí que algo como esta extensão inteligente WiFi da Meross vem mesmo a calhar.
Esta extensão inteligente Meross está disponível por 32 euros - activar cupão de desconto de 10% - com quatro tomadas mais quatro portas USB, e podendo ser controlada através de app ou via integração com a Alexa da Amazon ou Google Home.

As quatro tomadas podem ser controladas independentemente, incluindo a programação de temporizadores, e temos ainda a "obrigatória" protecção contra sobrecargas, o que é sempre mais uma ajuda para minimizar potenciais despesas inesperadas. Torna-se, por isso, uma excelente opção para controlar remotamente múltiplos equipamentos, criar temporizações e agendamentos para cada tomada de forma independente, e muito mais.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

28-06-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Xiaomi lança Redmi Pad Pro

A Xiaomi apresentou o Redmi Pad Pro, a mais recente adição ao seu portfólio de tablets. Desenvolvido para os utilizadores que procuram um ecrã amplo, capaz de proporcionar entretenimento audiovisual imersivo, uma navegação online fluida e bom desempenho em jogos. Equipado com o Xiaomi HyperOS, que facilita a conectividade entre dispositivos, o Redmi Pad Pro é o companheiro ideal para quem deseja relaxar após um dia de estudos ou trabalho.

O Redmi Pad Pro apresenta um ecrã de 12,1 polegadas com uma proporção de 16:10, oferecendo uma visualização excecional e garantindo conforto durante longos períodos de uso. Com uma resolução de 2.5K (2560 x 1600) a 249ppi, este tablet dá vida a cada detalhe, proporcionando uma experiência de visualização imersiva perfeita para conteúdos em alta definição. A taxa de atualização de 120Hz assegura uma resposta fluida em várias aplicações, desde a navegação em documentos até aos jogos mais dinâmicos. Para enriquecer ainda mais a experiência de entretenimento, o Redmi Pad Pro está equipado com quatro altifalantes estéreo integrados com Dolby Atmos, que entregam uma qualidade de áudio excelente. Este sistema permite aos utilizadores "mergulharem" num som nítido e de alta resolução, seja a assistir às suas séries favoritas ou a explorar novos mundos nos jogos mais recentes. O Redmi Pad Pro é alimentado pelo avançado Xiaomi HyperOS, que integra perfeitamente na vida diária dos utilizadores, facilitando a partilha de conteúdos, transferências rápidas de fotos e colaboração sem interrupções entre dispositivos. Equipado com o Snapdragon 7s Gen 2 e com uma transição suave entre tarefas, este tablet assegura um desempenho de topo de gama tanto para para trabalho como para lazer. Com uma bateria de 10000mAh (typ) e até 33W de carregamento rápido, o Redmi Pad Pro garante entretenimento e produtividade ininterruptos ao longo do dia.

O Redmi Pad Pro é o primeiro tablet da linha Redmi a suportar o Redmi Smart Keyboard e a Redmi Smart Pen. A Redmi Smart Pen possui uma sensibilidade de pressão de 4096 níveis e uma taxa de amostragem ao toque de 240Hz, proporcionando uma experiência de escrita fluida. Com uma bateria de 80mAh (typ) que oferece até 12 horas de escrita com uma única carga, os utilizadores podem registar facilmente ideias espontâneas. O Redmi Smart Keyboard oferece uma experiência de escrita confortável semelhante à de um computador, com uma distância de deslocamento das teclas de 1,3mm e um passo das teclas de 19mm, além de um suporte adicional para a Redmi Smart Pen. Estes dois acessórios formam a combinação perfeita para que os utilizadores possam expressar a sua criatividade e realizar tarefas com máxima eficiência no Redmi Pad Pro.

O Redmi Pad Pro está disponível em Graphite Gray, 6GB+128GB, com um PVP de 299,99 euros. Já a Redmi Smart Pen tem um PVP de 69,99 euros, o Redmi Smart Keyboard um PVP de 99,99 euros e a Redmi Pad Pro Cover conta com um PVP de 39,99 euros.


Rato gaming ultraleve Trust Helox

Projetado especialmente para proporcionar o melhor desempenho competitivo em videojogos, o Helox apresenta-se num corpo muito leve, de 75 gramas, que permitirá aos utilizadores efetuar movimentos rápidos e precisos, tanto em títulos casuais como em partidas competitivas. O seu sensor ajustável de latência ultra-baixa, que atinge os 6400 DPI, soma-se ao design exterior do rato para assegurar a máxima precisão.

O rato Helox está disponível em duas cores diferentes, branco ou preto, e em duas versões, com fio e wireless. A versão sem fios incorpora uma bateria que garante até 80 horas de funcionamento com uma única carga, por isso os utilizadores não correrão o risco de perder o controlo a meio da partida. O Helox incorpora um sistema de iluminação multicolor RGB com efeito de respiração. Graças a esta iluminação, que brilha através da exclusiva carcaça perfurada do Helox, o setup dos utilizadores ganhará ainda mais personalidade. O pack do Trust Helox Wireless inclui o rato sem fios, um cabo de carga USB-A para USB-C de 1 metro, o Micro-Receptor USB para conectá-lo ao computador e um guia do utilizador. É compatível com os sistemas Windows 10 e Windows 11 e requer uma porta USB para funcionar.

O modelo com fio já está disponível nas principais lojas portuguesas, tanto online como físicas, a um preço de venda de 14,99 euros, enquanto a versão wireless está disponível a partir de 19,99 euros.


QNAP lança NAS 2.5 GbE TS-216G de 2 baías

A QNAP lançou o TS-216G, um NAS de 2 baías de alto desempenho concebido para consumidores particulares, famílias e grupos de trabalho.

O processador ARM quad-core com uma porta 2.5GbE, 4 GB de RAM e NPU (Neural network Processing Unit) leva o desempenho de NAS de 2 baías para o próximo nível. Não só consegue simplificar o backup a partir de vários dispositivos e melhorar a segurança geral de dados, como também cria um centro de gestão de ficheiros abrangente para utilizadores domésticos ou profissionais - tornando o TS-216G num dos NAS de 2 baías mais acessíveis e eficientes do mercado. A NPU integrada, concebida para aplicações de IA, consegue acelerar notavelmente o reconhecimento de imagens para a gestão inteligente de fotografias QuMagie com IA, especialmente quando os utilizadores importam centenas ou milhares de fotografias de cada vez. Também reduz as cargas de trabalho da CPU, resultando em maior desempenho de computação e menor consumo de energia para o TS-216G.

Para além do excelente design de hardware, o TS-216G corre o sistema operativo para NAS QTS 5.1 que inclui um App Center integrado com aplicações ricas em funcionalidades: a File Station simplifica o acesso, partilha e gestão de ficheiros no NAS através de um navegador; o Hybrid Backup Sync efetua o backup de ficheiros do NAS para a nuvem ou outro NAS para cumprir estratégias de backup 3-2-1; o Qsync permite uma sincronização eficiente entre vários utilizadores e dispositivos. O TS-216G também fornece funcionalidades orientadas para multimédia e apps móveis, tais como QuMagie e Music Station, permitindo aos utilizadores não só navegar e gerir todas as fotografias, vídeos e ficheiros de música no NAS a partir de qualquer lugar, em qualquer dispositivo, mas também libertar facilmente a capacidade de armazenamento do seu telemóvel.


Teclado gaming Logitech G515

A Logitech G apresentou o teclado para jogos sem fios G515 LIGHTSPEED TKL, que oferece tecnologias avançadas e recursos de alto desempenho num design discreto e moderno.

O G515 sem teclado numérico, otimiza o espaço da área de trabalho e oferece uma experiência de digitação confortável num pacote elegante, aprimorando as formas de jogar, sem comprometer os recursos. Permite pressionar as teclas de forma mais rápida, para que os jogadores possam responder mais depressa, durante sessões de jogo intensas, aumentando assim as suas ações por minuto. Com apenas 22 mm de altura, o G515 elimina a necessidade de apoio para os pulsos e garante uma sessão de jogo altamente agradável. Além disso, o G515 possui interruptores discretos, que são ativados com uma distância mínima – de apenas 1,3 mm – e uma distância total de deslocamento de 3,2 mm, que é mais curta do que os interruptores tradicionais. A sua construção leve e simplificada proporciona mais conforto e eficiência nos jogos, melhorando a capacidade do jogador de realizar ações rápidas. O G515 foi construído com uma camada de espuma amortecedora de som, e interruptores e estabilizadores lubrificados de fábrica. As teclas PBT premium garantem um conforto ideal, uma sensação mais suave e grande durabilidade, mesmo durante os momentos mais intensos de jogo, o que ultrapassa os limites do design e da inovação em teclados para jogos.

O teclado G515 também possui a recentemente anunciada tecnologia da Logitech G - KEYCONTROL, oferecendo aos jogadores recursos de personalização muito além do que um teclado padrão oferece. Cada tecla pode realizar até 15 ações diferentes, permitindo aos jogadores personalizar o seu teclado e atribuir macros, sinais de áudio, efeitos de iluminação e muito mais. A inclusão de camadas e modificadores como o G SHIFT aumenta as possibilidades de personalização, com layouts de teclas inteiros alternáveis com o pressionar de um botão. Esta integração transforma o G515 num centro de expressão e controlo pessoal, enquanto liga os jogadores à comunidade G HUB, para trocar designs personalizados e interagir com outros entusiastas. Os recursos adicionais do teclado para jogos sem fios G515 LIGHTSPEED TKL incluem:
  • O conveniente 2:1 LIGHTSPEED Wireless Pairing: Os jogadores podem conectar o seu rato para jogos, como o G502 X PLUS, através do dongle G515 LIGHTSPEED, libertando uma porta USB extra.
  • Ilumine a sua área de trabalho com a RGB LIGHTSYNC: os jogadores podem aceder a aproximadamente 16,8 milhões de cores, para personalizar a sua experiência e conectar todos os seus equipamentos Logitech G ao G HUB.
  • A versátil conectividade Tri-Mode permite que os jogadores escolham entre os modos de LIGHTSPEED wireless, Bluetooth, e USB-C com fios.
  • Possibilidade de jogar até 36 horas de jogo contínuo e ininterrupto.
Disponível em preto e branco, o teclado para jogos sem fios Logitech G515 LIGHTSPEED TKL já está disponível no website LogitechG.com nos EUA, Canadá e nos mercados selecionados de todo o mundo por um preço de venda 149,99 euros para o modelo sem fios e 109,99 euros para o modelo com fios, que será lançado ainda este ano.


ZTE Voyage 3D vem com ecrã 3D

28-06-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A ZTE aposta no 3D como elemento de diferenciação do seu novo Voyage 3D.

O ZTE Voyage 3D é um smartphone de gama económica, mas que tenta fazer reviver a moda dos ecrãs 3D que - apesar de todas as tentativas - tem falhado em cativar o público em geral.

Este smartphone vem com um ecrã LCD IPS de 6.58" FHD+ a 120 Hz, chip Unisoc T760, 6 GB de RAM, 128 GB de capacidade, câmara principal de 50 MP, câmara frontal de 5 MP, e bateria de 4500 mAh com carregamento de 33 W. O destaque é o ecrã com tecnologia Neovision 3D Anytime (que tinha sido estreada no Nubia Pad 3D II em Fevereiro), que promete ser capaz de criar o efeito 3D através de eye-tracking, ajustando a imagem no ecrã em função do ponto de vista do utilizador.
Não consegui decifrar se o ecrã também usa uma película para apresentar imagens diferentes para cada olho, ou se usa exclusivamente o efeito de perspectiva usando eye-tracking. Mas, em qualquer um dos casos, será algo que pouca utilidade prática terá no dia a dia, para além do factor novidade.

Pelo menos, desta vez o investimento não será muito elevado, já que se trata de um smartphone que terá um preço de cerca de 190 euros na China.

Polyfill.io injecta código malicioso em milhares de sites

27-06-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Confirmando os receios, os novos donos do polyfill.io adicionaram código malicioso a esta popular biblioteca javascript, pondo em risco milhões de páginas web.

O polyfill é um projecto javascript que simplifica a vida dos web developers, adicionando capacidades modernas aos browsers mais antigos. Como se pode imaginar, é imensamente popular, mas em Fevereiro começaram as preocupações, quando o site polyfill.io foi vendido a uma empresa chinesa desconhecida e sem qualquer historial ou tradição na gestão deste tipo de projectos - levando a que o próprio criador do projecto, que não tinha qualquer relação com o site, recomendasse que todos parassem de o utilizar.

If your website uses https://t.co/3xHecLPXkB, remove it IMMEDIATELY.

I created the polyfill service project but I have never owned the domain name and I have had no influence over its sale. https://t.co/GYt3dhr5fI

— Andrew Betts (@triblondon) February 25, 2024

Esses receios acabaram por se confirmar, tendo sido detectado código malicioso deliberado, que pode redireccionar visitantes das páginas que usem o polyfill.io para sites de apostas.

A Cloudflare achou que a situação era tão gravosa que se justificava fazer algo que habitualmente seria extremamente polémico, trocando os pedidos para os endereços polyfill.io malicioso para os substitutos seguros que mantinha em cache. Isto depois de também ter detectado que o site fazia referências indevidas à Cloudflare, como forma de aumentar a sua suposta legitimidade, e que nunca deram resposta aos pedidos para que isso fosse removido.

Agora, os responsáveis do site lançaram uma tentativa de salvar a sua imagem, dizendo que foi um atacante externo que adicionou o código malicioso para lhes estragar a reputação. Não fossem todos os anteriores sinais de alerta, desde o momento em que o site foi comprado, até talvez pudessem ter o benefício da dúvida; mas tendo em conta tudo o que se passou, é tempo de abandonar por completo toda e qualquer referência ao site Polyfill.io - tal como o criador do projecto apelou logo em Fevereiro.


Nota: O projecto polyfill, em si, não é malicioso. A versão distribuída pelo site polyfill.io (que não tem qualquer relação oficial com o projecto) é que é maliciosa.

Jogadores no Steam convertem-se aos gamepads

27-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Valve revelou que o número de jogadores no Steam que usam controladores está a aumentar, e que a maioria opta pelos controladores Xbox.

É pouco provável que alguma vez se assista ao fim da batalha entre "rato e teclado" e "gamepads" que divide os jogadores nas diferentes plataformas. Mas, mesmo que lentamente, os gamepads parecem estar a conquistar os jogadores PC.

As estatísticas da Valve revelam que, desde 2018, o número de jogadores no Steam que usam controladores triplicou dos 5% para os 15%. Quanto aos controladores em si, a maioria vai para os controladores Xbox com 59%, com os controladores PlayStation a ficarem-se por menos de metade com 26%, e o Steam Deck a ficar nos 10%.

Este aumento pelo interesse nos gamepads poderá fazer a Valve reconsiderar o lançamento de um novo controlador (lembram-se do Valve Controller dual touch de 2013?) E, pelo caminho, seria também positivo se revisse a sua política quanto à transferência da colecção de jogos para outras pessoas, no caso da morte do utilizador.

PHP Classes 25th Anniversary

27-06-2024 | 17:15 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
The PHP Classes site just completed 25 years of existence.

Read this short article to learn more about the plans for the next year.

Notícias do dia

27-06-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

NASA escolhe SpaceX para destruir a ISS em 20230; Google encerra Stack: PDF Scanner em Setembro; OpenAI lança app ChatGPT para macOS; Rimac mostra robotaxi Verne autónomo; Google melhora pesquisa no Chrome mobile, e também recomenda ligar Find My Device em todos os locais.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns Xiaomi Redmi Buds 4 Lite.

Google duplica velocidade das contas no Sheets

A Google diz ter feito uma melhoria substancial no Google Sheets, que agora passa a fazer os cálculos com o dobro da velocidade.

Essa melhoria foi conseguida com recurso ao WasmGC, uma extensão do WebAssembly, que permite que os browsers compilem os scripts para obterem um desempenho idêntico ao de se estar a executar código nativo no computador. Mas enquanto o WebAssembly procurava fazer isso para linguagens como o C++, o WasmGC permite usufruir desses benefícios para linguagens com "garbage collecting", como o Java.

Adicionalmente, o Google Sheets também passa a ter formatação automática de tabelas, facilitando o processo de transformar uma matriz de dados em algo visualmente mais apresentável.


Apple Diagnostics for Self Service Repair chega à Europa

A Apple anunciou que a ferramenta Apple Diagnostics for Self Service Repair está agora disponível em 32 países europeus. Isto segue-se ao lançamento nos EUA em Dezembro passado, como forma da Apple demonstrar que está a apoiar as medidas de reparação pelos próprios utilizadores (que nalguns casos começam a ser exigidas por lei).

A ferramenta de software permite aos utilizadores diagnosticar problemas com as mesmas ferramentas usadas pelas Apple Stores e fornecedores de serviços autorizados, identificando problemas com a bateria, câmaras, sensores e outros componentes. Suporta 42 produtos Apple, incluindo iPhones, iPads, e os novos modelos MacBook Air com M3.


Imagens do Apple Watch X?

A Apple está a preparar um Apple Watch renovado para celebrar o décimo aniversário do dispositivo, com rumores de que poderá chamar-se Apple Watch X ou Apple Watch Series 10. As primeiras imagens sugerem um modelo com um ecrã de 2", maior do que o ecrã de 1.7" da Series 9 e 1.93" do Ultra. No entanto, o novo relógio deverá ficar-se pelos 46 x 39.7 x 11.6 mm, maior do que o Series 9, mas menor do que o Ultra, mantendo um design semelhante com a coroa figital e o botão lateral.

Mark Gurman, da Bloomberg, prevê que o Apple Watch X seja lançado com uma caixa mais fina e possivelmente um sistema de fixação magnética para as braceletes. Previsões reforçadas por Ming-Chi Kuo, que também diz que o Series 10 terá um design mais fino e tamanhos de ecrã maiores, passando de 41 mm para 45 mm e de 45 mm para 49 mm. O novo modelo poderá também incluir monitorização da pressão arterial e detecção de apneia do sono. A Apple normalmente revela novos modelos Apple Watch em Setembro, juntamente com os novos iPhones, pelo que já não faltará muito.


Resident Evil, Death Stranding, e Assassin's Creed Mirage sem sucesso no iOS

A Apple tem tentado promover o iOS (e macOS) como plataformas adequadas para jogos "AAA" que habitualmente só vemos no Windows e nas consolas, mas os resultados estão longe de ser os esperados.

Apesar de se tratarem de jogos populares como Resident Evil 4, Resident Evil Village, Death Stranding e Assassin's Creed Mirage, estima-se que as vendas estejam a ser muito reduzidas, com volumes que vão das 3 mil às 34 mil unidades. Uma das possibilidades é a de que os jogadores não estejam dispostos a pagar o preço de um "jogo completo" para jogar estes jogos num iPhone ou iPad, especialmente se já o tiverem comprado para PC, Xbox, PlayStation.
O factor preço também será crítico, já que quem estiver disposto a pagar os €50+ por um jogo destes no smartphone provavelmente terá um PC de jogos ou consola, onde preferirá jogar este tipo de jogos; e quem não os tiver, estará também menos predisposto a pagar este tipo de valor por um jogo para o seu smartphone ou tablet (isso, e nem todos estarem dispostos a dedicar mais de 10 GB para um jogo no seu iPhone, como é o caso do Assassin's Creed Mirage).


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O formato PNG (Portable Network Graphics) foi criado em 1996, sendo uma versão mais eficiente e avançada que o GIF e de utilização livre de patentes. Embora seja utilizado frequentemente, nunca conseguiu erradicar os GIF devido ao suporte quase universal para os GIFs animados.

Disco externo Seagate de 14TB a €299

27-06-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é mais importante que nunca garantir que os nossos dados estão a salvo - e mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de até 8TB a preço bastante acessível.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate de 14TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos, sem necessidade de depender a 100% nos backups na cloud (que continuarão a ser uma opção adicional a ter em conta, além dos backups locais).

Este disco externo Seagate de 14TB está actualmente disponível por 299 euros na Amazon Espanha.

É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável assim que virem todos os vossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomwares, que facilmente podem pedir muitas mais centenas, ou até milhares de euros, pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que muitas vezes nem sequer há hipóteses de recuperação possível, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para voltar a ter coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Translate ganha 110 novos idiomas

27-06-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O serviço de tradução Google Translate ganha 110 novas línguas, algumas delas como esforço de preservação.

A Google anunciou que está a adicionar suporte para 110 novos idiomas ao Google Translate, utilizando o modelo de IA PaLM 2 para as traduções. Estes idiomas incluem Afar, Cantonês, Manx, Nko, Punjabi (Shahmukhi), Tamazight (Amazigh) e Tok Pisin, abrangendo mais de 614 milhões de pessoas, cerca de 8% da população mundial. Mas se alguns dos idiomas contam com 100 milhões de falantes activos, outros são línguas "mortas", que estão a ser adicionada como esforço de preservação para a posteridade.

O modelo AI da Google considera as variações regionais, dialectos e diferentes padrões ortográficos ao adicionar suporte para um idioma, com a Google a dar como exemplo os diferentes dialectos de Romani na Europa, e com os quais o Google Translate conseguirá lidar, incorporando elementos dos dialectos mais adequados.

Esta expansão de 110 idiomas faz parte da iniciativa da Google para suportar 1.000 idiomas, anunciada em 2022. Nesse ano, a empresa adicionou suporte para 24 idiomas falados por mais de 300 milhões de pessoas. Com esta última actualização, o Google Translate passa a suportar 243 idiomas e torna-se num imprescindível aliado para todos os que tiverem que comunicar em idiomas que não dominam.

Google melhora pesquisa no Chrome mobile

27-06-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Google anunciou novas funcionalidades para melhorar a experiência de pesquisa no Chrome mobile, que estarão em breve disponíveis em Android e iOS.

Estas alterações visam melhorar a experiência de pesquisa nos smartphones e tablets. Entre as novidades estão novos atalhos para resultados de pesquisa locais, uma barra de endereço redesenhada para facilitar a navegação, sugestões de pesquisa em tendência, cartões desportivos com informações em directo e recomendações de pesquisa personalizadas.

Uma das funcionalidades mais destacadas é a Chrome Actions, que simplifica tarefas sem precisar de navegar nas definições. Agora integrada nos resultados de pesquisa locais, os utilizadores podem rapidamente aceder a atalhos como "Ligar", "Direções" e "Avaliações" ao pesquisar um negócio local. Esta funcionalidade está actualmente disponível em Android e chegará ao iOS até ao final do ano.
A Google também actualizou a barra de endereço do Chrome para iPads e tablets Android, permitindo aos utilizadores abri-la sem perder de vista a página web em que estão. Este novo design aproveita os ecrãs maiores, melhorando a experiência de navegação em tablets. Adicionalmente, o Chrome em iOS e Android oferecerá agora sugestões de atalhos com base em pesquisas anteriores, facilitando a pesquisa de sites visitados frequentemente.

As pesquisas em tendência, anteriormente exclusivas para Android, ficam também disponíveis em iOS, mostrando aos utilizadores as pesquisas populares diretamente na barra de endereço do Chrome. Além disso, a Google introduziu cartões desportivos em direto no Discover Feed do Chrome mobile, proporcionando actualizações sobre as equipas desportivas favoritas, últimos resultados e destaques. Os utilizadores podem personalizar esta funcionalidade através do menu de três pontos no Chrome.

Abertura automática de portas no iOS 18 só com novas fechaduras UWB

27-06-2024 | 12:19 | A Minha Alegre Casinha

Com o iOS 18 a Apple adicionou o suporte para abertura automática de fechaduras assim que nos aproximarmos da porta, mas isso irá obrigar a ter uma fechadura com UWB.

A Apple anunciou que o Apple Home irá suportar o desbloqueio sem mãos de fechaduras inteligentes, via Apple Home, no iOS 18. A nova funcionalidade utiliza o chip U1 UWB presente nas gerações mais recentes de iPhones e Apple Watches, permitindo que a fechadura se abra automaticamente assim que o utilizador se aproxima da porta, sem necessidade de tocar com o iPhone ou relógio na fechadura. No entanto, o desbloqueio sem mãos não estará disponível para as fechaduras Home Key existentes, pois nenhuma delas possui o hardware necessário para suportar a tecnologia UWB. Para se utilizar esta nova funcionalidade, será necessário comprar uma nova fechadura, e estas fechaduras compatíveis com UWB só deverão ficar disponíveis no final de 2024 ou início de 2025.

A funcionalidade faz parte do Home Key — uma característica da plataforma Apple Home que permite desbloquear fechaduras compatíveis tocando com o iPhone ou Apple Watch. Com o desbloqueio sem mãos, não será necessário tirar o telefone do bolso ou tocar com o relógio na fechadura para a abrir; se o seu relógio estiver no pulso ou o telefone no bolso, e tiver sido desbloqueado nas últimas 24 horas, a porta abrir-se-á quando estiver a cerca de dois metros de distância, aproximando-se de fora. A função é ativada através do Modo Expresso na aplicação Home, dispensando o uso de Face ID ou Touch ID para desbloquear a porta.
Embora a ideia de abrir uma porta de forma automática possa ainda parecer demasiado arriscada para muitas pessoas, a verdade é que grande parte delas já não dispensa esta funcionalidade... nos automóveis. Será apenas uma questão de tempo até que também reconheçam as mesmas vantagens (e mais, como permitir o acesso temporário a certas pessoas durante determinados horários, etc.) para as suas casas.

De qualquer forma, se estivessem a considerar comprar uma destas fechaduras nos próximos tempos, será melhor aguardar por esta nova geração de fechaduras com UWB.

NASA escolhe SpaceX para destruir a ISS em 2030

27-06-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A NASA optou pela SpaceX para o capítulo final da Estação Espacial Internacional (ISS), para a destruir em segurança em 2030.

A Estação Espacial Internacional (International Space Station - ISS) há muito que passou o seu prazo de validade e tem enfrentado cada vez mais problemas devido à sua idade. Era por isso inevitável que se tivesse que arranjar forma de a retirar de serviço em segurança, e foi para isso que a NASA optou pela SpaceX, para a criação de um veículo que permita fazer a reentrada na atmosfera de forma controlada, onde se desintegrará, e garantindo que não existem riscos de potenciais destroços caírem sobre zonas populacionais habitadas.

SpaceX is honored to be entrusted by @NASA to support this critical mission https://t.co/63zFgM5oFn

— SpaceX (@SpaceX) June 26, 2024
Ainda hoje os astronautas a bordo da ISS tiveram que se recolher nas cápsulas para uma eventual retirada de emergência devido a risco de colisão com peças de um satélite que se desfez.

Not a good feeling, waiting in your deorbit capsule to see if the mother Space Station gets punctured by new space junk. I’m glad everyone’s OK for now.  https://t.co/MKmfAQVa0Y pic.twitter.com/JF58lS1DVq

— Chris Hadfield (@Cmdr_Hadfield) June 27, 2024
Resta esperar que, mesmo antes deste adeus da ISS, possa haver nova cooperação internacional para a criação de uma nova estação internacional (algo que a NASA espera que aconteça por via de empresas privadas), mais moderna, já preparada para as novas ambições de exploração da Lua e Marte - e que, graças a sistemas como o Falcon Heavy e Starship, possa ser construída a preço bastante mais económico e num espaço de tempo muito mais curto.

Google encerra Stack: PDF Scanner em Setembro

27-06-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores da app Stack: PDF Scanner terão que usar alternativas a partir de Setembro, pois a Google vai encerrar a app.

Se não sabiam que a Google tinha uma app de scan para PDF chamada Stack, nesta altura também já não vale a pena ficarem a sabê-lo, pois a Google anunciou que a irá abandonar em Setembro.

A app, com nome completo "Stack: PDF Scanner by Google Area 120", está disponível para Android e iOS, sendo uma app que facilitava o processo de arquivo de documentos em papel. Mas agora a Google diz que a app se torna irrelevante, pois a maioria das suas funcionalidades passou a estar disponível directamente através da app Google Drive.
No entanto, apesar de ser fácil exportar todos os documentos acumulados no Stack para o Google Driver, os seus utilizadores certamente irão sentir falta do sistema de organização automática, que detectava elementos dos documentos digitalizados, para os colocar em diferentes categorias.

Xiaomi Smart Band 8 a €30

27-06-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 8 é uma das smart bracelets mais desejadas, e pode ser encontrada a preço simpático.

A Xiaomi Smart Band 8 mantém o mesmo formato das gerações anteriores, vindo com um ecrã AMOLED de 1.62" (490x192 pixeis), com modo Always On e até 600 nits de luminosidade. Mais do que as suas já bastante completas capacidades de tracking, para esta geração a Xiaomi foca-se na disponibilização de uma diversa gama de braceletes para todo o tipo de ocasiões, e também a possibilidade de ser usada como pendente, ou colocada nas sapatilhas - com esta última opção a prometer novos dados de tracking, e também sendo apreciado por todos os que não gostam de correr ou fazer desporto com algo no pulso. Vem com mais de 200 mostradores e tem resistência à água até 5 ATM.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Mi Smart Band 8 por 30 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro, a Smart Band 7 Pro, ou o Redmi Watch 3.

A Xiaomi anuncia uma autonomia de 16 dias de uso típico, que passam para 6 dias com o ecrã em modo Always On. O carregamento é feito em apenas uma hora. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

ChatGPT para macOS

27-06-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI lançou a app ChatGPT gratuita para todos os utilizadores macOS.

Depois de ter lançado a app ChatGPT para Mac como exclusivo para os clientes pagos do ChatGPT Plus, a OpenAI lança-a de modo gratuito para todos os utilizadores Mac.

A app fica disponível para todos os dispositivos com chips Apple (M1 ou mais recente) e macOS 14 ou mais recente, ficando o ChtGPT acessível através do atalho de teclas option + espaço. Mesmo nesta versão gratuita os utilizadores podem usar texto, voz e imagens, tal como o ChatGPT na web usando o mais recente GPT-4o, mas devem estar igualmente sujeitos a limites de utilização que o atiram para um modelo mais básico se exagerarem na quantidade ou complexidade de pedidos.

Está igualmente prometida uma versão da app ChatGPT para Windows, que chegará ainda este ano.

Rimac mostra robotaxi Verne

27-06-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Rimac revelou o seu táxi autónomo, Verne, que entrará ao serviço na Croácia em 2026.

Pertencente à Bugatti e mais associada a hipercarros radicais, a Rimac antecipou-se à Tesla (que prometeu revelar o seu "robotáxi" em Agosto) e mostrou o seu próprio táxi autónomo.

Com nome inspirado em Júlio Verne, o Verne aposta num design futurista, com nível de autonomia L4 (sem volante nem pedais), portas deslizantes e - curiosamente - apenas dois lugares. A marca diz que 90% das viagens de táxis são feitas por apenas uma ou duas pessoas, e que esta é a opção que se revelará mais adequada, apostando num veículo mais compacto mas que oferece espaço confortável a bordo, com um ecrã de 43" a dominar o interior do veículo.
A marca diz ter todo o sistema pensado, com estações chamadas "Motherships" onde será feito o carregamento e limpeza dos veículos. A Rimac diz que criará a fábrica dos Verne na Croácia, onde espera arrancar com o serviço já em 2026, expandindo-o posteriormente à Alemanha, Reino Unido, e outros países europeus. Diz já ter acordo para colocar os Verne em onze cidades, estando em conversações com dezenas mais em diversos países.


Google recomenda ligar Find My Device em todos os locais

26-06-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O Android tem finalmente um modo de localização Find My Device idêntico ao Find My da Apple, mas que só funciona em zonas movimentadas.

A Google tem posições bastante curiosas (eufemismo para "incompreensíveis"). Por um lado, é capaz de expor informação potencialmente sensível dos utilizadores ao mundo sem pedir autorização; por outro lado, para uma funcionalidade útil para todos, como a localização de produtos e dispositivos, optou por jogar pelo seguro e só a activar parcialmente.

A rede Find My Device nos Android funciona como a rede da Apple, em que todos os dispositivos Android podem funcionar como ponte de ligação para reportarem a localização de trackers e equipamentos marcados como perdidos ou roubados. Mas, por qualquer motivo, a Google decidiu activar esta funcionalidade de localização apenas em áreas com volume elevado de tráfego. Quer isto dizer que, se estiverem num local mais remoto ou que a Google considere não ter "volume elevado", a funcionalidade não entrará em funcionamento. Uma opção que prejudica a rede Find My Device, ao ponto da própria Google agora recomendar que os utilizadores activem o Find My Device para funcionar em todos os locais.
Para tal, na app Find My Device, bastará ir às definições do serviço, e mudar a opção de "With network in high-traffic areas only" para "With network in all areas".

Há relatos de pessoas que se têm queixado de notar um consumo de bateria mais elevado com o Find My Device activado, mas não deverá haver alteração significativa entre ter a funcionalidade activa apenas em zonas movimentadas (onde haverá muitos mais dispositivos), e todas as zonas (incluindo as áreas em que será menos provável encontrar dispositivos perdidos). De qualquer forma, para ter o alcance e a capacidade de localização desejada, será bom que esteja activo permanentemente, e que potenciais bugs de consumo excessivo sejam resolvidos - afinal, nos iPhones isso é algo que nem se tem opção de desactivar.

Pocket Z recupera formato UMPC com um Raspberry Pi Zero

26-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O projecto Pocket Z revive o fascínio pelos PCs de bolso (Ultra Mobile PC) de outros tempos, recorrendo a um Raspberry Pi Zero 2 W.

Actualmente, qualquer smartphone faz muito mais do que se poderia sonhar ser possível na década de 90 e início do milénio, quando se usavam PDAs e pocket PCs, e PCs de bolso como os OQO eram o exponente máximo desse formato. Mas, apesar das capacidades dos smartphones, há sempre a nostalgia do formato micro-PC portátil, e por isso não devem faltar curiosos e interessados neste projecto Pocket Z.

O Pocket Z presta homenagem aos UMPC, mas usando um Raspberry Pi Zero 2 W, um touchscreen de 7", e um teclado.


Uma das limitações é que, actualmente, foram usados todos os pinos disponíveis do Pi Zero 2 W, não deixando linhas disponíveis para extras. O ecrã de 7" também poderá ser excessivo, com o criador do projecto a dizer que talvez seja melhor optar por um ecrã de 5" para a segunda versão. O teclado também merecia ser melhorado, mas tendo em conta que um dos objectivos principais é manter um custo reduzido, poderá ser necessário reaproveitar um teclado comercial já existente que se encaixe nas dimensões pretendidas.

|