PlanetGeek

Bloco de tomadas vertical com USB a €26

01-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 4 portas USB (1 USB-C) e cabo extra longo de 5 metros.
Este bloco de tomadas vertical Sameriver 12 tomadas + 5 USB está disponível por 26.22 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com dois interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas ou as portas USB forma independente, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados, e tem ainda um botão de reset para evitar situações de "tira e mete" a ficha.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

01-03-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Hama apresenta carregador GaN USB-C+A

Os carregadores que vinham dentro da caixa desapareceram na maioria dos novos smartphones. Em contrapartida, para preencher esse vazio, existem várias alternativas: carregadores com várias entradas, carregamento rápido ou capazes de carregamento simultâneo.

No entanto, ainda é um desafio encontrar um carregador versátil e que liberte os utilizadores das principais preocupações com os seus dispositivos móveis: ficar sem energia e desperdiçar tempo precioso enquanto espera que eles carreguem. Com as tecnologias de carregamento rápido Power Delivery (USB-C) e Qualcomm Quick Charge 3.0 (USB-A), o Minicarregador GaN USB-C+A (ref. 00201643) da Hama pode ser usado universalmente. Apesar de ser pequeno o suficiente para caber no bolso, conta com uma impressionante potência de 65 watts, ideal para carregar smartphones, AirPods, tablets, Power Packs e até notebooks no mais curto espaço de tempo possível, e garante proteção contra sobreaquecimento, sobrecargas e curto-circuitos.

A Hama apostou na tecnologia de carregamento segura, com semicondutores de nitreto de gálio (GaN), capaz de reconhecer os dispositivos a ele ligados e ajustar automaticamente a potência da carga. Além disso, os componentes GaN melhoram a eficiência, permitindo carregar até 18 watts na tomada USB-A e até 65 watts via USB-C; na prática, isto significa uma poupança significativa no carregamento das baterias – maior capacidade, em muito menos tempo. Apesar da sua potência, o minicarregador GaN USB-C+A da Hama é tão pequeno como um carregador de telemóvel e, por isso, adequa-se a onde quer que o seu dia-a-dia o leve. Cabe facilmente num bolso, numa mala de mão e até na bagagem para uma viagem de férias. E graças ao seu design compacto, não bloqueia outras entradas quando utilizado num bloco de tomadas – pode carregar o seu smartphone e outros dispositivos onde e quando precisar.

O Minicarregador GaN USB-C+A (ref. 00201643) da Hama está já disponível em Portugal e tem um PVP sugerido de 59,99 euros. Existe também uma versão (ref. 00200016) do mesmo produto mas que inclui já um cabo USB-C de 2m, com um PVP sugerido de 69,99 euros. A gama Hama de carregadores GaN vai dos 30 Watts (com uma porta USB-C e um preço de 24,99 euros – ref. 00201998) até aos 100 Watts (com duas portas USB-C e uma porta USB-A e um preço de 99 euros – ref. 0012514). A 907X & CFV 100C da Hasselblad já está disponível em Portugal através da Robisa com um PVP recomendado a anunciar.


Rato vertical ergonómico Trust Bayo II

A Trust anunciou o lançamento do novo rato ergonómico vertical Bayo II, a atualização do seu antecessor Bayo, um dos ratos verticais mais vendidos na Europa. O redesign é composto por 70% de materiais reciclados, tornando o Bayo II um dos ratos mais ecológicos.

Além de ser um dispositivo amigo do ambiente, o novo Bayo II destaca-se também por cuidar das articulações dos utilizadores durante longas horas de uso. Graças à sua inclinação de 57 graus, oferece um ângulo ideal para manter o braço numa posição natural, tornando-se um grande aliado para aqueles que sofrem de tendinite e síndrome do túnel do carpo. O Bayo II está disponível em duas versões, com e sem fios. A versão sem fios funciona até a uma distância de dez metros e incorpora uma bateria recarregável que assegura três meses de funcionamento com uma única carga. Além disso, o rato pode ser utilizado enquanto está a carregar com o cabo incluído. O rato Bayo II garante um movimento preciso graças à possibilidade de alterar a sensibilidade entre 800 e 2400 DPI, permitindo aos utilizadores adaptar a velocidade do cursor conforme a tarefa que estão a realizar. Também incorpora dois botões laterais que podem ser alcançados com o polegar, facilitando a navegação para a frente e para trás, simplificando o trabalho.

O novo rato vertical Bayo II é compatível com os sistemas operativos Windows 10 e 11, macOS 12, 13 e 14, e Chrome OS. Pode ser adquirido nas principais lojas físicas e online na sua versão com fios, por um preço de venda ao público recomendado de 24,99 euros, e sem fios, a partir de 39,99 euros.


Tablet robusto Getac ZX80

A Getac anunciou hoje o lançamento do ZX80, um novo tablet de 8 polegadas totalmente robusto, equipado com o sistema operativo Android. O anúncio expande e diversifica a gama de dispositivos Android da Getac, oferecendo aos clientes de sectores como os serviços públicos, a indústria transformadora e os transportes ainda mais opções na escolha de soluções robustas para resolver os desafios do dia a dia e aumentar a produtividade e a eficiência.

O ZX80 foi concebido especificamente para prosperar em ambientes de trabalho exigentes, desde armazéns movimentados e centros de logística a locais remotos e instalações ao ar livre. O seu formato leve (590 g), a ampla gama de temperaturas de funcionamento (-29 °C a 63 °C) e o ecrã brilhante de 1.000 nit com formato 16:10 o tornam particularmente adequado para tarefas essenciais, como a operação de empilhadores e o controlo de UAV, em que o desempenho e a fiabilidade do dispositivo são fundamentais para o sucesso. A certificação MIL-STD-810H, a certificação IP67 e a resistência a quedas de 6 pés (aprox. 180 cm) asseguram que pode suportar facilmente os rigores do trabalho intensivo no terreno. Para os utilizadores que necessitam de uma funcionalidade de turno completo enquanto trabalham longe de instalações de carregamento, o ZX80 também é compatível com a tecnologia de bateria hot-swappable da Getac, permitindo aos utilizadores trocar baterias adicionais de forma rápida e fácil enquanto estão no terreno, poupando tempo precioso e evitando interrupções.

A Getac compreende que cada caso de utilização é único, e é por isso que o design altamente configurável do ZX80 oferece uma grande flexibilidade quando se trata de criar uma especificação que corresponda às necessidades dos clientes da forma mais eficaz possível. As suas principais características incluem um design dual SIM (um SIM físico e um eSIM), que permite alternar rapidamente entre redes de operadoras, enquanto o Wi-Fi 6E 802.11ax, o Bluetooth v5.2 e o GPS dedicado opcional oferecem capacidades rápidas de transferência de dados e posicionamento de localização. Dependendo dos requisitos do cliente, o ZX80 também pode ser configurado com 4G/5G LTE, NFC e um leitor de códigos de barras para se adaptar a diferentes aplicações, conforme necessário. O processador Qualcomm QCS6490 do ZX80 oferece um desempenho surpreendente em níveis de energia mais baixos, tornando-o ideal para uma série de aplicações de campo industriais, IoT e casos de uso comercial. O tablet também está preparado para IA, tirando partido do Motor de IA da Qualcomm para oferecer aprendizagem automática no dispositivo e a capacidade de executar casos de utilização de IA enquanto mantém a autonomia da bateria. Para maximizar as potenciais capacidades de IA, o ZX80 incorpora 12 GB de memória LPDDR5. O ZX80 vem com o Android 13 pré-instalado e é atualizável para futuras versões do sistema operativo Android, permitindo que os utilizadores adotem novas funcionalidades de IA assim que estiverem disponíveis.

Tal como todos os dispositivos Getac, o ZX80 é compatível com uma vasta gama de acessórios, periféricos e software dedicados, ajudando os utilizadores a maximizar a funcionalidade do dispositivo em diferentes cenários industriais. Inclui bases de ligação seguras para veículos de terceiros para uma utilização ideal em veículos/empilhadores, alça de mão, caneta e baterias de alta capacidade com troca a quente para uma melhor utilização no terreno, bem como adaptador USB-C de 65 W e estação de ancoragem para uma utilização eficiente no escritório. Os clientes também podem gerir eficazmente os seus tablets Android por soluções de software Getac pré-instaladas, incluindo a novíssima Log Tool, deployXpress, enrollXpress, GDMS, Driving Safety Utility e OEMConfig.


Samsung lança Galaxy A15 e A15 5G

A Samsung Electronics continua a reforçar a sua gama Galaxy A e revelou o lançamento dos novos Galaxy A15 e Galaxy A15 5G, dois equipamentos que visam oferecer as últimas inovações Galaxy a um preço acessível, tornando a tecnologia acessível a todos. Os Galaxy A15 incluem aquela que é a filosofia de design exclusiva da linha Galaxy para uma sensação premium e máximo desempenho.

O ecrã Super AMOLED de 6,5 polegadas dos novos Galaxy A15, melhorado com tecnologia Vision Booster, cria experiências de visualização suaves, brilhantes e vívidas com uma taxa de atualização de 90 Hz que proporciona imagens em movimento mais nítidas e uma resposta ao toque mais rápida. Ao nível da captação de imagem o novo modelo possui uma configuração de câmaras traseira que se traduz numa câmara principal de 50MP com VDIS para reduzir o desfoque ou a distorção nos vídeos causados por movimentos inesperados, uma câmara macro de 2MP para captar todos os detalhes de perto e uma ultra grande angular de 5MP para captar imagens semelhantes às que vemos a olho nu. Ao nível Frontal a câmara é de 13MP. Os Galaxy A15 vêm com a plataforma de segurança Knox, integrada ao nível do chip que garante o total controlo aos utilizadores dos seus dados a partir de funcionalidades como Auto Blocker, Privacy Dashboard, Samsung Passkey e outros. Os Galaxy A15 também possuem o chipset Knox Vault, desenvolvido para proteger os dados sensíveis, como PINs ou passwords, num armazenamento separado resistente a violações para proteção contra ameaças de software e hardware.

Os novos Galaxy A15 foram igualmente projetados para se manterem preparados para o futuro ao incluir 4 gerações de atualizações do sistema operativo e até 5 anos de atualizações de segurança. O novo equipamento da Samsung vem equipado com um conjunto de recursos interessantes que elevam a experiência Galaxy, com destaque para a Quick Share que permite partilhar fotografias, vídeos e documentos de forma instantânea com outros dispositivos Samsung. A principal diferença entre os dois modelos está ao nível do processamento, o Galaxy A15 5G é alimentado pelo processador MediaTek Dimensity 6100+, enquanto o Galaxy A15 inclui o processador Mediatek Helio G99 (6nm), ambos estarão disponíveis na versão de 4GB de memória ( Com RAM Plus até 4GB de RAM adicional) e uma capacidade de armazenamento de 128GB, extensível até 1TB com recurso a MicroSD. Ao nível da bateria os dois equipamentos vem equipados com uma bateria de 5000mAh que dura até dois dias e carregamento rápido de 25W.

Os novos Galaxy A15 estarão disponíveis em Preto, Azul e Verde Lima. O novo Samsung Galaxy A já se encontra à venda nas lojas nacionais e o preço de venda recomendado começa nos 219,90 euros para o Samsung Galaxy A15 e nos 249,90 euros para o Samsung galaxy A15 5G.


Chrome melhora sugestões nas pesquisas

01-03-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores do Chrome vão notar algumas alterações na caixa de pesquisa, com mais sugestões e mais imagens.

Para a mais recente actualização do Chrome, a Google destaca as alterações feitas à apresentação das sugestões que são exibidas na caixa de pesquisa.

Procurando evitar a indecisão de quem ainda não saiba o que pesquisar, o Chrome passará a apresentar sugestões baseadas nas últimas pesquisas ainda antes do utilizador começar a escrever o que deseja. Também podem ser apresentadas sugestões baseadas nas pesquisas de outras pessoas, e são também apresentadas mais imagens para ilustrar as pesquisas - o que poderá facilitar a sua identificação visual mesmo para coisas que não se conheçam por nome (especialmente se forem em línguas que não se dominem).
Adicionalmente, a Google diz que este sistema pode funcionar directamente no smartphone e apresentar as sugestões de forma imediada, mesmo quando se está num local com fraca ligação à internet e que, tradicionalmente, poderia demorar longos segundos até que apresentasse qualquer informação no smartphone. Uma melhoria que se aplica tanto ao Chrome para Android como para iOS, e que também permite que funcione até em modo Incógnito.

Brave lança assistente AI Leo em Android

29-02-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Depois da versão desktop, é agora vez do Brave para Android receber o assistente AI Leo.

O Brave também aderiu à era dos assistentes AI, integrando o seu assistente AI Leo no Brave desktop em Novembro de 2023. Agora, e sabendo-se o quanto muitas pessoas preferem utilizar os seus dispositivos móveis, isso chega finalmente à versão do Brave para Android.

Tal como no desktop, o assistente Leo pode ser usado para resumir páginas web, fazer traduções, transcrições de vídeos e podcasts, ou até pedir ajuda para escrever código de programação. Tudo isto enquanto promete maior respeito pela privacidade dos utilizadores do que os demais assistentes AI, como o ChatGPT da OpenAI, Copilot da Microsoft, ou Gemini da Google.

O Leo pode usar diferentes modelos AI, como o Mixtral 8x7B, Claude Instant da Anthropic ou Llama 2 13B da Meta, com o Mixtral 8x7B a ser o modelo pré-seleccionado tanto para desktop como a versão Android. Embora sejam de uso gratuito, está disponível a subscrição Leo Premium com limites superiores de utilização e válida para uso em cinco dispositivos (desktop e mobile).
O assistente Leo fica disponível no Brave 1.63 para Android, mas estando a ser disponibilizado de forma faseada, pelo que poderá ser necessário aguardar um pouco até que chegue a todos os interessados.

Figure mostra o seu robot humanóide

29-02-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Figure também tem um robot humanóide que poderá substituir o trabalho humano em operações repetitivas e cansativas.

Não é só a Boston Dynamics, ou mais recentemente a Tesla, que estão a trabalhar em robots humanóides. A Figure é outra das empresas que tem estado a trabalhar nesta área, e que agora demonstra as capacidades reais do seu robot humanóide.

Apesar de continuar com um caminhar "à robot", o seu Figure 01 já é capaz de fazer tarefas como pegar numa caixa num local e pousá-la num tapete rolante. Uma tarefa simples e que faz em literal passo de caracol (a empresa diz que funciona a 16.7% da velocidade de um humano), mas que se prevê que possa melhorar de forma substancial ao longo das próximas evoluções. Pela parte positiva, é dito que as tarefas estão a ser realizadas de forma totalmente autónoma, não se tratando apenas de efectuar sequências pré-gravadas ou controladas remotamente por um operador humano.

Vai ser interessante ver quanto tempo será necessário até a Figure atingir os 100% de velocidade em comparação com os humanos, ou até indo para além disso.



Notícias do dia

29-02-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Prime Video sem publicidade em Portugal por agora; Musk diz que Tesla Roadster faz 0-100 km/h em menos de 1s; SkyShowtime aumenta mensalidade em Abril; Microlino recupera espírito do BMW Isetta em carro que pode ser conduzido por adolescentes; e grupo de Ransomware LockBit regressa ao activo.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

EUA preocupados com carros chineses

Os EUA estão preocupados com os automóveis chineses, dizendo que poderão ser usados para espiar os norte-americanos ou até para efectuar actos de sabotagem, imobilizando os veículos remotamente.

A preocupação é mútua, em 2022 a China também revelou estar preocupada com os Teslas poderem ser usados para esse mesmo efeito, tendo até proibido a circulação de Teslas em bases militares e outras instalações secretas. Com os carros equipados com cada vez mais câmaras, e havendo cada vez maior facilidade nas comunicações via satélite, esta é efectivamente uma possibilidade real - e se é real, é inevitável que existam entidades que queiram tirar proveito disso.


MS unifica Super Resolution com DirectSR

A Microsoft está a expandir o DirectX com o novo DirectSR dedicado às tecnologias de Super Resolution e upscaling, de modo a que os developers possam tirar partido delas sem terem que se preocupar com a implemmentação específica de cada GPU.

Ou seja, usando o DirectSR, os jogos poderão tirar partido da Nvidia DLSS Super Resolution, AMD FidelityFX Super Resolution, Intel XeSS, ou outras, de forma automática, dependendo do tipo de placa gráfica e GPU que cada utilizador tiver.


iPhone 17 com ecrã de 120 Hz e Always-On em 2025

Embora os iPhone Pro já estejam equipados com ecrãs de 120 Hz (desde o iPhone 13 Pro) e capacidade always-on (desde o iPhone 14 Pro), vai ser preciso esperar mais uma geração até a Apple igualar essa característica nos iPhone não-Pro.

Com base em informações dos fornecedores, a Apple estará a preparar-se para aplicar ecrãs de 120 Hz Always On em todos os modelos na geração iPhone 17 em 2025. Algo que a Apple até estaria a considerar para a geração iPhone 16 desde ano, mas que poderá ter sido forçada a adiar por causa da BOE ainda não estar a conseguir produzir ecrãs em quantidade suficiente (e com a taxa de sucesso desejada) para o permitir.

De notar que no campo do Android, já é comum verem-se smartphones com ecrãs de 90 Hz até nos segmentos económicos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora tenha sido renhido, a AMD foi a primeira a lançar um CPU para computadores a trabalhar a 1GHz, com um dos seus CPUs Athlon lançado no ano 2000, com a Intel a seguir-se com o seu Pentium III passado alguns dias.

12 Reasons Why Flutter is the Ultimate Choice for Modern App Development

29-02-2024 | 17:20 | Manuel Lemos

By CMARIX TechnoLabs
Flutter is a software product that helps developers implement applications that can run on multiple platforms like the Web, mobile devices, desktops, and embedded devices.

Please read this article to learn how Flutter combines cross-platform functionality, excellent performance, and a developer-friendly environment, making it the ultimate choice for modern application development.

Ganha um Teclast M50 [gadget do mês Clube AadM+]

29-02-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer é um tablet Teclast M50.

O Teclast M50 é um tablet de 10.1" com CPU UNISOC T606, 6 GB de RAM (+6 GB "virtuais"), 128 GB de capacidade, microSD até 1 TB, câmara traseira de 13 MP, câmara frontal de 5 MP, BT 5.0. WiFi ac dual-band, LTE 4G, Android 13, USB-C, e bateria de 6000 mAh. Tem uma espessura de apenas 8.4 mm e peso de 460 g.

Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o Ricardo Lopes.

Microlino recupera espírito do BMW Isetta

29-02-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A empresa suíça Micro recuperou o visual do icónico BMW Isetta para o Microlino Lite, um pequeno carro eléctrico que pode ser conduzido por adolescentes.

O Microlino Lite usa o formato "bolha" que muitos associarão ao BMW Isetta, e onde não falta a incomum porta na parte frontal do carro. As suas características são modestas, com uma velocidade máxima de 45 km/h, motor eléctrico de 12 cv, bateria de 5.5 kWh, e autonomia anunciada de 100 km. Autonomia que poderá ser duplicada com o recurso a uma bateria de 11 kWh em opção.

Essas limitações acabam por também ser propositadas, já que o veículo fica acessível a adolescentes, sem necessidade de carta automóvel, podendo ser conduzido a partir dos 14 anos (dependendo da legislação de cada país - por cá, 16 anos).
O seu maior problema é que, apesar de todas as suas limitações e opções espartanas, este Microlino Lite chega ao mercado com um preço perto dos 18 mil euros. Um valor que se torna bastante difícil de justificar, considerando que por esse valor se poderiam comprar dois Citroen Ami e ainda ficar com troco, ou comprar um Dacia Spring EV e ainda ter dinheiro para umas férias (ou uns óculos Vision Pro da Apple).

Ainda assim, parece haver quem não se preocupe com essa questão do preço, com a Micro a dizer que tem cerca de 30 mil reservas para o Microlino Lite e o Microlino não-lite de 24 mil euros.

Samsung aposta nos microSD de 1 TB e SD Express

29-02-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Os cartões microSD de 1 TB deverão ficar mais acessíveis no final do ano, e também iniciar-se a transição para os microSD SD Express.

Apesar de muitos smartphones terem abdicado dos slots microSD, continuam a ser uma forma bastante popular para expandir a capacidade de armazenamento de smartphones e outros dispositivos. Dando seguimento à imparável evolução, a Samsung diz já ter iniciado a produção em volume de cartões microSD com 1 TB de capacidade.

Estes cartões são produzidos usando 8 camadas de memória flash V-NAND, com a Samsung a assegurar que superaram todas as provas de resistência, incluindo em temperaturas extremas. Começarão a chegar ao mercado no terceiro trimestre e, embora inicialmente devam ter um preço elevado, é de esperar que façam descer o preço dos cartões de capacidade inferior, e posteriormente também comecem a ser disponibilizados a preço mais reduzido.
Para os cenários em que a velocidade for mais importante que a capacidade, a Samsung também já está a iniciar o fornecimento de cartões microSD SD Express de 256 GB. Estes cartões podem ter um tamanho e formato idêntico ao dos microSDs convencionais, mas suportam velocidades de até 800 MB/s, quatro vezes mais rápida que os cartões UHS-1 (200 MB/s), e até mais rápida que a de um SSD SATA (560 MB/s). Sem dúvida que virão ampliar a gama de aplicações dos cartões de memória, especialmente nas áreas em que essas transferências tenham impacto notório.

WiFi HaLow faz comunicações a 3 km de distância

29-02-2024 | 13:39 | A Minha Alegre Casinha

A Morse Micro demonstrou um sistema WiFi HaLow a comunicar a 3 km de distância em condições reais.

O WiFi HaLow faz parte dos standards WiFi (802.11ah), mas apesar de ter sido lançado em 2016 nunca teve grande adesão. A Morse Micro espera mudar esse panorama e demonstrar a validade deste sistema WiFi que foi concebido para aplicações IoT (Internet of Things), possibilitando comunicações de longa distância com consumos reduzidos.

Embora o WiFi tradicional tenha consumos relativamente elevados, nesta versão HaLow está concebido para usar frequências abaixo do 1 GHz, que facilitam a penetração de obstáculos, e com consumos reduzidos que permitem a criação de dispositivos remotos com baterias reduzidas e autonomias de meses ou anos. Tem também a vantagem de dispensar gateways adicionais, como acontece com o Bluetooth, ZigBee, e outros sistemas.
O protocolo refere distâncias de 1 km, mas a Morse Micro demonstrou que é possível ir bastante mais longe.

No teste realizado, o WiFi HaLow permitiu ter uma ligação de 11 Mbps a 500 metros, e conseguindo manter uma ligação estável a 3000 metros de distância, embora a uma velocidade de apenas 1 Mbps - velocidade que, ainda assim, permitiu manter uma videochamada.


Apesar do teste ter sido efectuado numa praia e com linha de visão desobstruída, esteve sujeito a todo o tipo de interferências que se têm no mundo real, como outras rede WiFi. Com sorte, no futuro poderemos ver mais dispositivos IoT a adoptar este sistema, possibilitando sensores WiFi e outros smart devices que possam competir com as autonomias de dispositivos ZigBee.

Musk diz que Tesla Roadster faz 0-100 km/h em menos de 1s

29-02-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk volta a atiçar as paixões dos fãs da Tesla, dizendo que o futuro Roadster conseguirá acelerar até aos 100 km/h em menos de um segundo.

Já nem fazendo caso de que o novo Roadster foi inicialmente revelado em 2017(!) e depois sucessivamente adiado, e adiado, e adiado, Elon Musk vem agora lançar novo lote de promessas para o futuro hiper-carro da Tesla.

Musk não poupa elogios a este carro, dizendo que nem sequer deveria ser chamado "carro", e que nunca haverá outro carro como este (os "nunca" têm, por tradição, o hábito de envelhecer mal, mas vamos dar-lhe o benefício da dúvida). Diz ainda que os objectivos foram aumentados radicalmente, e que agora o carro conseguirá acelerar dos 0 aos 100 km/h em menos de 1 segundo (inicialmente a promessa era ficar abaixo dos 2 segundos, e anos mais tarde referir usar tecnologia da SpaceX para trazer esse valor para perto de 1s).

Tonight, we radically increased the design goals for the new Tesla Roadster.

There will never be another car like this, if you could even call it a car.

— Elon Musk (@elonmusk) February 28, 2024

0-60mph < 1 sec

And that is the least interesting part

— Elon Musk (@elonmusk) February 28, 2024

Production design complete and unveil end of year, aiming to ship next yea

— Elon Musk (@elonmusk) February 28, 2024
Claro que há sempre o risco destas promessas se tornarem apenas em mais promessas para juntar ao lote de promessas relativamente ao Roadster que se têm amontado ao longo dos anos. Mas isso só os (próximos) anos poderão esclarecer.

Por agora, Musk diz que a Tesla revelará a versão final do Roadster no final deste ano, com expectativas de começar as entregas no próximo ano (2025).

SkyShowtime aumenta mensalidade em Abril

29-02-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A SkyShowtime vai aumentar as mensalidades, mas mantém o desconto de 50% "para sempre".

Já se sabe que quando um serviço de streaming aumenta a mensalidade (ou diz que não e passa a apresentar publicidade) não demorará muito para que os outros sigam o exemplo. É precisamente isso que acontece com a SkyShowtime, que vai aumentar as mensalidade em 40% e também passar a contar com um plano com publicidade.

A mensalidade normal, vai passar dos actuais €4.99 para €6.99. Para os clientes que aderiram no período de lançamento, mantém-se a promoção "Metade do Preço para Sempre", fazendo com que o valor actual de €2.49 passe para os €3.49 por mês.

O plano actual passará também a ser designado por "Standard Plus", e passará a existir a par de uma novo plano "Standard com anúncios". A SkyShowtime ainda não revelou o preço deste plano, mas não me admiraria que este plano com publicidade ficasse nos valor da mensalidade actual (€4.99). De notar que as mensalidades podem também ser reduzidas se se optar pelo pagamento anual, com esse valor a passar dos actuais €49.99 para €54.99.

Estes novos valores entram em vigor a partir de 23 de Abril de 2024.

Earphones BT SoundPEATS Air4 Lite a €38

29-02-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem for fã dos auriculares bluetooth de tamanho diminuto tem uma gama crescente de opções, onde se incluem estes SoundPEATS Air4 Lite.

A remoção das fichas de 3.5mm dos smartphones, em tempos uma ficha comum mas que agora se tornou uma raridade, tem obrigado os utilizadores a trocar os seus headphones e earphones com cabo por versões wireless Bluetooth. Embora a oferta nesta área tenha tido um crescimento explosivo nos últimos anos graças a isto, há também a constatação de que há uma enorme variedade em termos de qualidade - a todos os níveis - mesmo entre produtos na mesma gama de preços. Modelos como estes SoundPEATS Air4 Lite têm sido dos que mais se destacam na relação qualidade / preço, com suporte para LDAC, cancelamento de ruído, e Bluetooth 5.3.
Os SoundPEATS Air4 Lite estão disponíveis por 38 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 5% + 10%.

Estes earphones suportam o mais recente Bluetooth 5.3, LDAC para máxima qualidade sonora, e têm 6 microfones para cancelamento de ruído mais eficiente. Outra das suas grandes vantagens é permitir ligações multiponto, podendo estar ligado a diferentes dispositivos simultaneamente sem necessidade de re-emparelhamentos constantes. Também como é habitual neste tipo de produtos, a sua caixa de transporte tem uma bateria interna e permite recarregá-los sempre que lá são colocados. Desta forma, a sua autonomia de 7 horas pode ser expandida até um total de 30 horas, com carregamento da caixa via USB-C. Cada auricular tem um peso ultra-diminuto de apenas 4 g para o máximo conforto em utilização.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Tecno Phantom Ultimate é um smartphone "de esticar"

29-02-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Tecno levou para o MWC 2024 o Phantom Ultimate, um smartphone capaz de esticar e encolher.

A Tecno tem apostado em tecnologias inovadoras (e por vezes pouco habituais), e agora mostrou ao vivo o seu protótipo Phantom Ultimate que já tinha revelado o ano passado.

Com 9.3 mm de espessura, o smartphone apresenta um ecrã de 6.55" quando em modo "fechado", mas que se pode esticar através de um sistema motorizado até aos 7.11" em pouco mais de 1 segundo. Um pormenor interessante é que o ecrã "secundário" na traseira é na realidade o ecrã frontal, quando está dobrado no modo mais compacto. E para se precaver contra potenciais danos ao ser pousado, fica protegido por uma janela em vidro a toda a altura do smartphone.
Por agora a marca continua sem revelar sem tem intenções de lançar este smartphone, ou outro modelo usando tecnologia idêntica, no mercado. Mas, parece ser inevitável que isso venha a acontecer, mais cedo ou mais tarde, à medida que os modelos com ecrãs dobráveis se vão tornando cada vez mais comuns e o apetite dos consumidores pelas novidades vá aumentando.

ZTE nubia Pad 3D II promete 3D melhorado

29-02-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A ZTE continua a apostar no seu tablet 3D, que agora tem direito a uma nova versão: o nubia Pad 3D II.

A moda dos televisores 3D felizmente "passou de moda", mas a ZTE acredita que ainda existam clientes interessados num tablet com ecrã 3D, e aproveitou o MWC 2024 para revelar o seu mais recente modelo.

O nubia Pad 3D II vem equipado com um ecrã LCD de 12.1" (IPS, 2560x1600, 144 Hz) com sistema 3D melhorado que promete melhor resolução e luminosidade em modo 3D face ao modelo original. O CPU passou de um Snapdragon 888 para um Snapdragon 8 Gen 2, com suporte para 5G, permitindo à ZTE anunciar que este é o primeiro tablet 3D com 5G do mundo. Temos ainda dupla câmara de 13 MP na traseira e dupla câmara de 8 MP na frente, capazes de captar imagens em 3D; e uma bateria de 10000 mAh com carregamento rápido de 66 W.
O sistema de visualização 3D funciona tanto através do ecrã em si, mas também através de eye-tracking, criando a ilusão de perspectiva dependendo da posição do utilizador.

Quanto à parte AI, é usada no processo de conversão de conteúdos 2D para 3D, com o Neovision 3D Anytime a prometer melhores resultados na conversão 2D-3D de fotos, vídeos (incluindo streaming), e também jogos.

Embora seja pouco provável que este nubia Pad 3D II venha a reacender o interesse do mercado nos ecrãs 3D, é sempre positivo saber que pelo menos fica à disposição de quem se sentir atraído por esta tecnologia.

Ransomware LockBit regressa ao activo

28-02-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de ter visto a sua rede desactivada pelas autoridades, o grupo de ransomware LockBit já retomou as operações, com novos servidores.

As autoridades anunciaram recentemente o desmantelamento da rede do LockBit mas, tal como já se suspeitava, a sua ausência foi apenas temporária. O facto de não terem sido identificados ou capturados os cabecilhas do grupo já fazia antever que fosse apenas uma questão de tempo até que o grupo regressasse ao activo, e assim foi.

O ransomware LockBit está de regresso, com novos servidores e novas versões do seu software de encriptação - que ao contrário das versões anteriores, não têm direito a um descodificador gratuito.
O grupo diz ter aprendido com o ataque de que foi alvo, e que a sua rede será agora mais robusta e resistente, com novos mecanismos de segurança para dificultar a vida às autoridades.

Sabendo-se o tipo de dinheiro envolvido (o grupo tinha mais de 100 milhões de euros em criptomoedas - que agora serão ainda mais valiosos com a subida das Bitcoins), certamente não será uma questão de falta de dinheiro. E também por causa destes valores, há um grande incentivo para que o LockBit (e outros) desejem manter-se em actividade. Pelo menos, até que as autoridades apanhem as pessoas que fazem parte do seu núcleo principal.

10 PHP Online Compiler Tools That Developers Can Use To Quickly Test PHP Code

28-02-2024 | 20:00 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Sometimes, we PHP developers need to test a piece of PHP code quickly, but we are not close to our computers.

We often use our mobile phones that we usually carry everywhere we go. Mobile phone screens are small, and they were not initially thought to run a web server that we can use to test our PHP code.

Read this article to learn about online tools that you can use to type and test your PHP code from your mobile phone or even your computer without setting up a whole Web server environment to write and test simple PHP code.

Prime Video sem publicidade em Portugal - até Abril

28-02-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Ao contrário do que era esperado, o Amazon Prime Video vai manter-se livre de publicidade em Portugal, por agora.

No final de 2023 tivemos a infeliz notícia de que o serviço de streaming Amazon Prime Video também iria passar a apresentar publicidade, afastando-se da experiência esperada para um serviço de streaming, e aproximando-se da experiência da televisão tradicional (ou de tentar ver um vídeo no YouTube). A Amazon até apresentou isso como sendo um "favor" que fazia aos clientes, dizendo que assim não tinham que sofrer um agravamento na mensalidade. Agora, está a informar os clientes portugueses de como serão as coisas por cá.

Num email enviado aos clientes, a Amazon informa:
Atualizações no Prime Video
Por agora, os clientes em Portugal não irão ver conteúdo publicitário.

Estimado cliente Prime,

Entramos em contacto consigo em relação a uma atualização na experiência do Prime Video. A partir do dia 9 de abril, os filmes e séries no Prime Video incluirão conteúdo publicitário limitado. Isto vai permitir que continuemos a investir em conteúdo apelativo e a aumentar esse investimento a longo prazo, mantendo assim a qualidade e quantidade dos conteúdos do Prime Video. Pretendemos incluir menos conteúdo publicitário do que na Televisão por cabo e outros serviços de entretenimento. A sua subscrição atual não irá sofrer qualquer alteração de preço. Pode cancelar a sua subscrição sem custos adicionais e ver a data de renovação ao visitar a sua conta aqui.

Também iremos disponibilizar uma nova opção sem conteúdo publicitário por mais 1,99€ por mês*, a qual pode subscrever aqui.
(...)
* O conteúdo em direto continuará a incluir conteúdo publicitário.

Não deixa de ser curioso que, mesmo dizendo que por agora o Prime Video não terá publicidade em Portugal, a Amazon comece já a fazer referência de que se poderá subscrever a nova modalidade sem publicidade por mais €1.99 por mês (o link por agora limita-se a direccionar para o site do Prime Video sem mostrar ainda essa nova modalidade).

Temos assim mais dois meses sem publicidade (se ignorarmos a auto-publicidade da Amazon às suas próprias séries, filmes e programas), que deverá começar a surgir a 9 de Abril.

Notícias do dia

28-02-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Apple desiste do seu automóvel; ESP32-C6 vem com WiFi 6 e ZigBee; SwiftKey ganha filtros AR do Snapchat; vidro dos óculos Vision Pro está a estalar para alguns utilizadores; memórias do Google Photos vão aprender com os utilizadores; e actualização Windows de Fevereiro 2024 falha com erro 0x800F0922.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Google está a pagar para editores copiarem artigos com AI

A Google está a receber atenção indesejada ao ter sido revelado um programa em que paga a editores para usarem ferramentas AI para copiarem e reescreverem artigos de forma automática.

Um representante da Google diz que essa descrição não é correcta, mas o processo de funcionamento parece demonstrar o contrário, dizendo-lhes para escolherem uma lista de sites cujos conteúdos gostem, e depois a ferramenta detectando novos artigos e podendo reescrevê-los com ajuda da AI com um só clique, bastando depois uma aprovação final:
To produce articles, publishers first compile a list of external websites that regularly produce news and reports relevant to their readership. These sources of original material are not asked for their consent to have their content scraped or notified of their participation in the process—a potentially troubling precedent, said Kint. When any of these indexed websites produce a new article, it appears on the platform dashboard. The publisher can then apply the gen AI tool to summarize the article, altering the language and style of the report to read like a news story. (...)
A human editor then scans the copy for accuracy before publishing three such stories per day. The program does not require that these AI-assisted articles be labeled.
Ao menos numa coisa a Google está a ser correcta: é a Google que está a pagar aos editores para usarem esta ferramenta AI beta, em vez da prática habitual generalizada no mercado, de fazer com que sejam os utilizadores e clientes a pagaram pelo privilégio de serem cobaias de serviços e produtos em estado beta.


Intel planeia chips de 1nm para 2027

A Intel tem estado a tentar recuperar nos processos de produção de chips - uma vez que tem ficado atrás de empresas como a TSMC, que já vai produzindo chips em processos de 3nm - e para isso diz estar preparada para começar a produzir chips de 1nm no final de 2027.

Para tal será necessário fazer uma grande recuperação, e é bastante provável que por essa altura também a TSMC já esteja a produzir nesse processo de fabrico (mesmo tendo em conta que existe uma grande variedade de elementos, e que nem todos os processos que anunciam "x nm" são equivalentes). O que é certo é que, a cada novo passo dado, os chips ficam mais pequenos (permitindo adicionar mais funcionalidades na mesma área) e eficientes, e isso será sempre bem vindo.


TikTok remove todas as músicas do Universal Music Publishing Group

Está a decorrer uma batalha interessante ao nível dos direitos e licenciamento de músicas. Não tendo conseguido renovar o acordo, o TikTok foi forçado a remover as músicas detidas ou distribuídas pelo Universal Music Group. Mas agora, dá um passo extra, removendo todas as músicas distribuídas pelo Universal Music Publishing Group, que abrange um universo bastante mais vasto de músicas.

É a velha batalha entre "donos de conteúdos" e "distribuidores", que aqui põe em conflito o maior grupo editorial musical e a mais mediática rede social do momento, que tem tido crescimento explosivo nos últimos anos. Com o TikTok a dar destaque a músicas de outros grupos, veremos quem será o primeiro a ceder, se o TikTok reconhece que "precisa" das músicas do UMPG, ou se é o Universal Music Group a reconhecer que precisa da exposição dada pelo TikTok.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Tiny Core Linux é uma versão minimalista de um sistema operativo Linux, sucessor do Damn Small Linux, e cuja versão standard ocupa apenas 16 MB.

|