PlanetGeek

Avast proibida de vender dados dos utilizadores

22-02-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A FTC multou a Avast e proibiu a empresa de vender dados dos utilizadores para efeitos de publicidade.

A Avast é uma empresa que promete proteger a privacidade dos utilizadores enquanto navegam pela web, mas a maioria dos seus clientes não estaria consciente de que a empresa fazia - ela própria - a recolha de dados sobre tudo o que fizessem, para os vender a empresas de publicidade. Uma prática que já seria pouco apreciada, mas que se torna ainda mais inaceitável por ser feita por produtos que prometem proteger os utilizadores contra o tracking.

Foi algo que até levou a FTC norte-americana a intervir, aplicando-lhe uma multa de 16.5 milhões de dólares e, mais significativamente, proibindo que a Avast volte a vender dados dos utilizadores para efeitos de publicidade.
A FTC diz que a Avast recolheu estes dados usando as extensões para browsers (Avast Online Security, Avast SafePrice, AVG Online Security, e AVG SafePrice) e o seu software anti-virus, e que o tem feito desde 2014, num total acumulado que agora supera os 8 Petabytes de informação. Informação essa que inclui identificadores únicos para cada browser e cada site que visitado, horas das visitas, tipo de dispositivo utilizado, e localização aproximada dos utilizadores. A empresa mentia descaradamente na sua promessa de que os dados recolhidos só seriam utilizados de forma agregada e anónima.

A Avast terá que eliminar todos os dados recolhidos, e assegurar-se que obtém a devida autorização e consentimento dos utilizadores antes de poder recolher novos dados.

A acção da FTC será bem vinda, mas peca pela aplicação de uma multa que parecem "insignificante". A Avast vendeu todos estes dados a mais de 100 empresas e serviços entre 2014 e 2020, potencialmente tendo lucrado mais do que o valor da multa. De qualquer foma, será um sinal de que este tipo de prática não será tolerada, e apesar desta multa chegar do outro lado do Atlântico, ainda há a possibilidade da Avast ter que enfrentar medidas idênticas por parte das entidades de protecção de dados da UE.

Os espíritos de Kilkinure

22-02-2024 | 19:07 | Gonçalo Sá

Thriller gótico comandado por uma brilhante Ruth Wilson, "A MULHER NA PAREDE" recupera fantasmas comunitários para não esquecer um dos capítulos mais negros da história da Irlanda. Disponível na SkyShowtime, é uma minissérie com tanto de claustrofóbico como de envolvente aos primeiros episódios.

The Woman in the Wall.jpg

Se outros motivos não houvesse, o desempenho de Ruth Wilson destaca-se logo como um óptimo pretexto para espreitar a mais recente aposta da SkyShowtime (originalmente estreada no Verão passado na BBC One, canal co-criador da minissérie de seis episódios). A sua Lorna, residente da pequena localidade fictícia irlandesa Kilkinure, é o motor narrativo deste thriller atmosférico e uma protagonista simultaneamente atormentada e intrigante, cujo dia-a-dia já de si pouco luminoso (e noites marcadas por experiências de sonambulismo) se complica quando encontra um cadáver na sua casa.

Figura rude e desconfiada, com um passado traumático e sem grande apoio emocional no presente, seria uma personagem facilmente reduzida a tiques e histrionismos em actrizes menos confiáveis mas é ouro no corpo, gestos e olhares da britânica aplaudida por "The Affair" ou "Luther". Exemplo mais visível de uma direcção de actores sem mácula, na qual todos os secundários parecem ter sido escolhidos a dedo e contribuem para manter aqui a boa tradição do realismo britânico, Wilson divide o protagonismo com um sóbrio Daryl McCormack ("Peaky Blinders", "Boa Sorte, Leo Grande"), que encarna um detective de Dublin a investigar a morte de um padre.

A Mulher na Parede 2.jpg

Qualquer relação entre as duas tragédias poderá não ser coincidência e daí nasce uma trama densa que promete escavar fundo no legado sombrio das Lavandarias de Madalena, negócios geridos por freiras católicas irlandesas, durante mais de 200 anos, através de conventos com raparigas renegadas e sujeitas a privações e humilhações (incluindo serem afastadas dos filhos).

O caso já teve ecos no cinema, como em "As Irmãs de Maria Madalena" (2003), drama memorável de Peter Mullan, mas apesar do pedido público de perdão (tardio) do Governo irlandês, em 2013, tem sido algo esquecido, sobretudo fora de portas. Embora não por toda a gente: além de Joe Murtagh, criador de "A MULHER NA PAREDE" (e realizador de "Calm With Horses" e "American Animals", filmes que não se estrearam em Portugal), Sinéad O'Connor também se lembrou dele, até por ter sido uma das vítimas dessas instituições, e revisitou-o na canção póstuma "The Magdalene Song", que poderá ser ouvida no último episódio da minissérie.

Murtagh, que também é um dos argumentistas, evita os moldes de drama social de denúncia e propõe um policial com sugestões de terror psicológico e até de algum humor sarcástico que não destoam. Pelo contrário, conferem rasgo e personalidade a um olhar que poderá agradar a adeptos do irlandês Martin McDonagh ("Em Bruges", "Os Espíritos de Inisherin") e que deixa grande expectativa nos dois primeiros episódios.

Os dois primeiros episódios de "A MULHER NA PAREDE" estão disponíveis na SkyShowtime desde 19 de Fevereiro. A plataforma de streaming estreia novos episódios todas as segundas-feiras.

Stable Diffusion 3.0 melhora imagens e texto

22-02-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Stability AI anunciou a chegada do seu novo sistema de geração de imagens AI, o Stable Diffusion 3.0.

A Stability AI não tem estado parada, nos últimos meses tendo apresentado um sistema de geração de vídeo (que agora foram eclipsados pelo Sora da OpenAI) e um novo modelo para geração de imagens com o Stable Cascade. E agora temos um primeiro olhar sobre as melhorias do Stable Diffusion 3.0.

O Stable Diffusion 3.0 usa um novo modelo diffusion transformer, que tem uma arquitectura parecida dom o Sora da OpenAI, e que a empresa diz ser o próximo passo a dar no sistemas de geração de imagens e de vídeo.
Para além das melhorias a nível da qualidade de imagem, outra das grandes vantagens é que agora passa a ser possível obter resultados muito mais fiáveis quando se pedem para que determinadas palavras apareçam nas imagens - algo que era um ponto fraco dos modelos anteriores. A Stability AI diz que agora até será possível incluir frases completas nas imagens, de forma visualmente realista e correcta.

Notícias do dia

22-02-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Google suspende geração de imagens com pessoas no Gemini devido a diversidade racial; Tesla Full Self-Driving Beta v12 sabe procurar estacionamento; Signal lança nomes de utilizador para esconder números de telefone; Nvidia app combina driver e GeForce Experience; e Google altera página de login.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Google lança "Help me write" no Chrome

Por agora só disponível em inglês e nos EUA, a funcionalidade "Help me write" permite transformar uma frase sucinta num texto mais prolongado e de aspecto mais cuidado.

A função fica disponível para ser usada em qualquer campo de texto no browser, com opções de fácil acesso para escolher o tamanho do texto e tom. Mas, sendo algo que vai ser processado na cloud da Google, é também recomendado que não se incluam dados pessoais ou privados, que poderão por ir parar "sabe-se lá onde".
Tendo em consideração que existe forte aposta do uso da AI para resumir coisas longas, não deixa de ser curioso termos agora o oposto - fazendo-nos pensar se não estaremmos a avançar para um futuro em que temos coisas longas geradas por AI que depois serão resumidas por AI, e se assim é, porque não dispensar esses passos intermédios e fazer as coisas resumidas logo de início?


Sony PSVR 2 vai funcionar em PC

A Sony acaba de dar uma excelente notícia, dizendo que está a testar os seus óculos PSVR 2 com PCs, e que espera disponibilizar isso ainda durante este ano de 2024.

Embora os PSVR pudessem ser usados com PCs (de forma não oficial), isso ainda não foi conseguido com os PS VR2, embora exista uma comunidade de fãs que o esteja a tentar fazer. Se a Sony efectivamente o fizer de forma oficial, fica o problema resolvido - mas para isso será preciso que: 1) cumpra esta promessa, e 2) que não arruíne as possibilidades de utilização ao limitá-lo apenas a certos jogos ou ao uso da sua própria plataforma.

Embora se compreenda que a Sony queira que a maioria dos utilizadores dos PS VR2 compre uma PS5, a compatibilidade com PCs serviria como um excelente incentivo para a compra dos óculos por pessoas que poderiam não considerar a sua compra apenas por causa da PS5, mas que passarão a sentir-se tentados se também puderem jogar jogos PC neles.


Exclusivos Xbox chegam à PS5 e Switch

Cumprindo com o que tinha prometido, a Microsoft está a levar alguns exclusivos Xbox para as plataformas concorrentes, podendo ser um tímido início para uma era em que os exclusivos deixem de ter tanta importância.

Neste lote inicial temos os seguintes jogos:
  • Pentiment - PS4, PS5, e Nintendo Switch a 22 de Fevereiro
  • Hi-Fi Rush - PS5 a 19 de Março
  • Grounded - PS4, PS5, e Nintendo Switch a 16 de Abril
  • Sea of Thieves - PS5 a 30 de Abril

É certo que a Microsoft não estará a fazer isto por "bondade", sendo que parte se deve aos compromissos que assumir para poder avançar com a aquisição dos estúdios de jogos que tem comprado, e parte poderá estar relacionado com o desejo de expandir o programa Game Pass às plataformas concorrentes - que lhe permitiria lucrar de forma imediata (e contínua) com o sucesso dos seus rivais.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro ecrã de plasma a cores foi criado em 1992, com a Philips e a Pioneer a começarem a comercialização dos seus primeiros televisores de Plasma em 1997. Estes primeiros modelos tinham uma dimensão de 42" (na altura considerada "gigante") e uma resolução de apenas 852×480 pixeis, e um preço exorbitante de cerca de 15 mil euros.

Powerbank Baseus USB-C 100W 20000mAh a €68

22-02-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 100 W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 100W 20000 mAh está disponível por 68.61 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de 25%.

Podem também espreitar a versão mais compacta e económica de 65W.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 65 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo das portas USB para carregamentos rápidos de até 100 W (USB-C 1 e USB-C 2) e 30 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Nvidia app combina driver e GeForce Experience

22-02-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Nvidia já está a disponibilizar a nova Nvidia app (ainda em versão beta) que vem unificar os drivers e a GeForce Experience numa só app.

Até ao momento, os possuidores de placas gráficas Nvidia tinham que fazer a gestão da sua placa gráfica tanto através do painel de controlo disponibilizado pelos drivers, como - se assim o desejassem - usando a app GeForce Experience, que trata não só de manter os drivers actualizados como também de ajustar o parâmetros para cada jogo e dar acesso a outras funcionalidades. Esta última também sofre de ponto algo controverso, que é a obrigatoridade de criar uma conta Nvidia e fazer login para que funcione. Coisas que agora irão mudar.

A nova Nvidia app vem juntar ambas as funções numa só app, intgrando todas as funções do driver e da app GeForce Experience, e aproveitando para dispensar a necessidade de login com conta Nvidia para os utilizadores que apenas desejarem manter os drivers actualizados sem aceder aos extras "nvidia" (como ofertas).
Ainda há funções que estão em falta e que a Nvidia diz que serão adicionadas futuramente, mas há coisas que poderão não regressar, como o broadcast para o Twitch e YouTube.

O sistema de apresentação de estatísticas também foi revisto, sendo agora completamente ajustável para exibir os elementos a que cada utilizador der mais valor; e os jogadores com GPUs RTX têm ainda acesso à aplicação de filtros AI que podem melhorar o aspecto visual dos jogos.

Google suspende geração de imagens com pessoas no Gemini

22-02-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Google suspendeu temporariamente a geração de imagens com pessoas no Gemini AI, devido a à apresentação incorrecta de raças inadequadas aos pedidos.

Alguns dos exemplos mostravam pessoas de diversas raças quando era pedida uma imagem de um casal germânico do século passado - incluindo nativos norte-americanos, ou representações históricas de reis, ou - como não demorou a surgir - criando imagens de nazis de raça africana.

Mesmo tendo em conta que alguns destes resultados possam ter manipulados propositadamente, não sendo difícil pedir ao Gemini que fosse inclusivo e abrangente na representação, e que depois isso se reflectisse na geração das ditas imagens, a Google não quer deixar que isto se torne numa maior polémica e já veio apresentar desculpas publicamente em simultâneo com a suspensão temporária da geração de imagens com pessoas, enquanto tenta resolver o problema.

We're already working to address recent issues with Gemini's image generation feature. While we do this, we're going to pause the image generation of people and will re-release an improved version soon. https://t.co/SLxYPGoqOZ

— Google Communications (@Google_Comms) February 22, 2024
Apesar da rapidez na resposta, arrisco-me a dizer que isto ainda irá dar muito que falar, sendo mais que previsível que o objectivo de algumas pessoas vá ser ultrapassar as protecções que a Google adicionar ao Gemini, de forma a tentar convence-lo a criar imagens impróprias.

Já estou a imaginar que grande parte das directivas que sejam dadas para controlar o modelo AI, acabem por ser tentativas para evitar os "abusos" humanos... coisa que será praticamente impossível de proteger a 100%.

Signal lança nomes de utilizador para esconder números de telefone

22-02-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O serviço de mensagens Signal está finalmente a disponibilizar a identificação por nomes em vez de exigir o uso do número de telefone.

Serviços de mensagens que usam o número de telefone podem facilitar o processo de adesão face aos que usam o habitual processo de criar conta usando email, mas inevitavelmente acabam por também ser penalizados por obrigarem os utilizadores a revelarem os seus números de telefone a pessoas e serviços que, tendo a opção, prefeririam não o fazer. Isso é algo em que o Signal tem trabalhado, e que agora parece estar prestes a lançar para todos os utilizadores.

Os utilizadores passarão a ter o seu número de telefone escondido (excepto para as pessoas que já tenham o seu número na lista de contactos), passando a identificação a ser feita por um nome criado pelo utilizador (que pode ser diferente do nome que aparece no seu registo e na identificação das mensagens), e que também pode ser facilmente partilhado via QR Code.
Adicionalmente, os utilizadores terão acesso a novas opções que indicam quem é que poderá ver o seu número de telefone, e também quem é que poderá pesquisar pelo seu número de telefone. Neste último caso, se se escolher "ninguém", mesmo que se esteja no serviço e alguém pequise pelo seu número, apenas verão a mensagem de convidar esse número para aderir ao Signal - assim evitando denunciar que o utilizador já está no Signal.

Estas novidades estão a ser testadas na versão beta, mas o Signal diz que chegarão a todos os utilizadores ao longo das próximas semanas.

Tesla Full Self-Driving Beta v12 sabe procurar estacionamento

22-02-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O modo Full Self-Driving da Tesla continua num estado de perpétuo desenvolvimento, mas a versão 12 beta parece ter a capacidade de procurar estacionamento autonomamente.

Já nem vale a pena brincar com o modo FSD da Tesla, que tem sido prometido - ano após ano - como sendo a melhor coisa à face da Terra, mas que, ano após, continua sem cumprir aquilo que foi prometido. Ainda em versão beta e sem qualquer indicação de quando (ou se) será lançado em versão final que dê algum grau de confiança aos condutores, a mais recente versão parece ter aprendido a procurar estacionamento.

Um utilizador refere que, quando o carro chegou ao destino, depois de não ter encontrado lugar para estacionar, decidiu por si mesmo dar a volta ao quarteirão e encontrar um lugar livre.

FSD Beta 12: The One Where It Parks Itself

After consistently having the car either park itself into a stall (if my destination was a parking lot) or pull to the curb out of the roadway (if the destination was on a street), I experienced this…

Set the destination to a random… pic.twitter.com/yCOFk9DB94

— Arthur 𝕏 (@ArthurFromX) February 21, 2024
Isto é a sua suposição, pois o carro falha completamente em dar uma indicação clara do que está a fazer. A maioria das pessoas poderia simplesmente interromper o modo FSD quando visse o carro a fazer algo com que não contassem.

Dito isto, continua a irritar-me "tecnicamente" que apesar de toda a sua tecnologia, no ecrã se continue a assistir ao efeito dos carros circundantes a aparecerem / desaparecerem como se fosse um jogo de computador, em vez de reconhecer que um carro não desaparece instantaneamente. De resto, também se torna ridículo que, enquanto vai trabalhando num FSD sem fim à vista, continuem por resolver coisas bastante mais básicas e que seriam imensamente apreciadas pelos condutores, como a detecção correcta da chuva, ou até o summon e smart summon para poder colocar / retirar o carro da garagem ou de um espaço apertado, e que têm estado praticamente inutilizáveis desde a remoção dos sensores ultra-sónicos.

Poco X6 Pro 5G a €335

22-02-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Poco X6 Pro 5G já chegou às lojas, e está disponível a preço bastante interessante.

O Poco X6 Pro vem equipado com um ecrã AMOLED de 6.67" (1220 x 2712 pixeis) a 120 Hz, com luminosidade de até 1800 nits de pico, chipset MediaTek Dimensity 8300 Ultra, 8 GB RAM, 256 GB UFS 4.0, dual SIM, 5G, IR Blaster, NFC, e bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 67 W. A espessura fica-se pelos 8.3 mm e o peso nas 186 g. Nas câmaras temos câmara tripla de 64 MP + 8 MP ultrawide + 2 MP macro, e câmara frontal de 16 MP.
O Poco X6 Pro 5G 8+256 GB está disponível por 335.452 euros na Amazon Espanha.

Em alternativa, temos também Poco X6 não-Pro a preço mais reduzido.

Mais um modelo que vem complementar a oferta da marca e que mantém a sua habitual relação preço/qualidade; e que demonstra que não é preciso gastar 500 ou 1000 euros para se ficar com um smartphone mais que suficiente para todo o tipo de actividades.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Chrome para Android prepara grupos de tabs com uma só página

22-02-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A funcionalidade de agrupamento de tabs no Chrome para Android vai permitir criar grupos com uma só página.

O agrupamento de tabs é uma prática funcionalidade que permite organizar e gerir as páginas abertas no browser. Ao contrário do que acontece no Chrome para desktop, onde é possível criar "grupos" com uma só página, no Chrome para Android só é possível criar grupos que contenham duas ou mais páginas ou sites. Mas isso é algo que poderá mudar em breve.

Por agora escondido atrás de uma flag de desenvolvimento - chrome://flags/#android-tab-group-stable-ids - está uma opção que revela que a Google está a trabalhar no sentido de equiparar a funcionalidade do agrupamento das tabs em ambas as plataformas, permitindo que também no Chrome para Android se possa criar um grupo com apenas uma página.
Pode parecer algo inconsequente mas, para quem tem por hábito utilizar os grupos de tabs, ter as coisas em grupos - mesmo que seja um grupo com apenas uma página - pode facilitar bastante a gestão das páginas e facilitar a sua organização movendo-os de um grupo para o outro sem ter que lidar repetidamente com o grupo a deixar de ser grupo por só ficar com uma página.

Por agora isto está a ser testado no Chrome Canary para Android, pelo que poderá ainda demorar algum tempo até que chegue à versão final para o público.

One UI 6.1 com AI chega aos Galaxy S23 em Março

22-02-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung vai fazer chegar a mais recente One UI 6.1 com funcionalidades AI a mais smartphones Galaxy em Março.

Depois de ter estreado a One UI nos Galaxy S24 com forte aposta nas funcionalidades AI, a Samsung já vai revelando quando é que esta versão do sistema chegará a mais dos seus modelos.

A Samsung diz que a One UI 6.1 com AI chegará aos seguintes modelos até ao final de Março:
  • Galaxy S23
  • Galaxy S23+
  • Galaxy S23 Ultra
  • Galaxy S23 FE
  • Galaxy Z Fold5
  • Galaxy Z Flip5
  • Galaxy Tab S9
  • Galaxy Tab S9+
  • Galaxy Tab S9 Ultra
A Samsung diz que estes modelos também terão acesso às funcionalidades AI, incluindo a tradução em tempo real nas chamadas telefónicas, o novo Circle to Search para pesquisas inteligentes, geração de wallpapers via AI, resumos e traduções no Samsung Notes, e também resumos de páginas web com o Browsing Assist no browser Samsung Internet.

Por enquanto, a Samsung ainda não revelou mais detalhes quanto à parte menos positiva destas funções AI, e que traziam nas "letrinhas pequenas" de que apenas seriam gratuitas durante os primeiros dois anos, fazendo temer que após isso passariam a estar dependentes do pagamento de uma subscrição.

Google altera página de login

21-02-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Google modernizou a sua página de login, que já começou a chegar aos utilizadores de forma faseada.

Nesta altura é natural que todas as pessoas desconfiem de tudo o que for "estranho", e por isso não se poderá criticar que nas próximas semanas surjam dúvidas nos utilizadores dos serviços Google que ficarem desconfiados pela página de login não ser aquela a que estão habituados. Mas desta vez a alteração é mesmo oficial.

A Google actualizou a página de login. Uma alteração que irá apanhar alguns de surpresa mas já tinha começado a ser avisada há algum tempo.
As alterações permitem criar a sensação de "diferente", mas não são radicais, limitando-se a alguns ajustes de alinhamento para melhor se ajustarem a diferentes formatos de ecrã.

Ainda assim, importa estar atento. O facto da Google ter alterado a página poderá ser usado por ataques de phishing que queiram tirar proveito das "diferenças" para apresentarem páginas de login fraudulentas que roubem as credenciais dos utilizadores. Sempre que possível, utilizem Passkeys, que evita o preenchimento de passwords.

Este processo de alteração para a nova página de login da Google teve início a 21 de Fevereiro e deverá chegar a todos os utilizadores até 4 de Março de 2024.

Apple termina 2023 com 7 iPhones no top de vendas

21-02-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Em Dezembro de 2023, a Apple conseguiu novo recorde com 7 iPhones nas primeiras 7 posições na tabela dos smartphones mais vendidos.

Segundo os dados da Counterpoint Research, a Apple dominou as vendas no último mês de 2023, obtendo uma maioria absoluta no top de vendas ao conseguir colocar sete iPhones nas primeiras sete posições. Isto depois de também já ter sido referido que os iPhones dominavam o segmento dos topo de gama na Europa.

Curiosamente, os iPhones mais vendidos não foram os mais recentes iPhones 15, mas sim os iPhone 14, 14 Pro Max e 14 Pro, seguidos do iPhone 13. Só depois surgem os iPhone 15 Pro Max, 15 Pro e iPhone 15. Só na oitava posição surge o primeiro concorrente, o Samsung A14 5G, com as demais posições do top 10 a também pertencerem à Samsung com o Galaxy A14e e A14 4G.
Independentemente do que se achar da Apple, não é todos os dias que se vê uma marca a conseguir colocar no top de vendas smartphones lançados há dois e três anos. No entanto, é isso que temos, e que por um lado poderá ser explicado pelo suporte continuado que a Apple tem dado aos seus produtos.

Notícias do dia

21-02-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Baterias dos iPhone 15 têm o dobro da longevidade dos modelos anteriores; ChatGPT começou a dar respostas "alucinadas" durante a noite; WhatsApp ganha formatação de listas, citações e código; como ver o histórico de notificações em Android; e autoridades desmantelam rede do LockBit ransomware e lançam descodificador gratuito.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Gemini é "demasiado inclusivo" na geração de imagens

A Google está a ajustar o sistema de geração de imagens do seu modelo AI Gemini. Quando se pedem imagens que retratem períodos históricos, o modelo AI da Google parece esforçar-se por ser racialmente inclusivo, mesmo quando isso resulta em imagens pouco prováveis.

Um pedido de uma imagem que representasse um casal na Alemanha em 1802, resultou em imagens com nativos norte-americanos, ou casais com pessoas asiáticas e africanas - louvável, sim, mas pouco representativo de um casal germânico de 1802.
Mais uma vez, fica demonstrado que os actuais sistemas AI funcionam bem... se estiverem a ser utilizados por alguém que consiga validar se os seus resultados estão realmente correctos ou não.


Vulnerabilidade no ConnectWise é "embaraçosamente fácil" de explorar

Investigadores descobriram uma falha no software de acesso remoto ConnectWise que dizem ser embaraçosamente básica e que tem estado a ser usada activamente em ataques.

Qualquer vulnerabilidade é preocupante, mas ainda mais quando se trata de algo numa ferramenta de acesso remoto e que dá acesso total a milhares de sistemas que o utilizem. Neste caso, os investigadores referem que seria fácil aceder a centenas de milhares de contas, e que ainda existiam cerca de 9 mil servidores ConnectWise que estavam vulneráveis, cada um deles facilitando o acesso indevido a milhares de pontos de acesso de clientes. Avisam ainda para que, devido a esta falha, seja provável depararmos-nos com uma imensa vaga de ataques ransomware nas próximas semanas.


FDA alerta contra smartwatches ou anéis para diabéticos

Nos EUA, a FDA sentiu a necessidade de emitir um alerta a relembrar que, actualmente, não existe nenhum smartwatch ou smart ring que tenha um sistema fiável de medição não invasiva dos níveis de glucose no sangue.

Aparentemente, há fabricantes que têm exagerado nas capacidades dos seus produtos, dizendo que o conseguem fazer - mas isso é algo em que muitos grandes fabricantes têm tentado fazer, há anos, ainda sem sucesso. Faz-me lembrar um smartwatch económico que testei há alguns anos, e que dizia ter detecção dos níveis de raios UV. Afinal, essa "capacidade" limitava-se a ser a apresentação dos valores obtidos de algum site de informação meteorológica, e não qualquer sensor que tivesse efectivamente.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Windows 95 podia demorar três minutos, ou mais, a arrancar num PC da altura (com CPU Intel 486). Algo que põe em perspectiva a falta de paciência para que um computador moderno arranque em segundos.

Powerbank Charmast 10400mAh a €19

21-02-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank compacto de 10400mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste mini powerbank da Charmast não só temos uma capacidade generosa, como um tamanho ultra-compacto como suporta USB-C PD de 18W.
Este Powerbank Charmast 10400mAh está disponível por 19.51 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 20% aplicado automaticamente.

Pode ser recarregado usando uma porta micro-USB ou USB-C, pelo que já fica preparado para o futuro em que o USB-C se tornará cada vez mais comum, e podemos usar três portas em simultâneo para recarregar até três equipamentos em paralelo. No entanto, um detalhe a ter em conta, é que não suporta carregamento enquanto ele próprio está a ser recarregado (para quem estivesse a pensar utilizá-lo como "UPS" com alimentação contínua).


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

WhatsApp ganha formatação de listas, citações e código

21-02-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp expandiu as opções de formatação de texto, agora suportando listas, citações e código.

Até agora já era possível utilizar várias opções de formatação de texto nas mensagens do WhatsApp, como o bold / negrito, itálico, strikethrough e monospace (envolvendo a a palavra ou secção em *, _, ~, ou ´´´, respectivamente).

Agora, passamos a ter quatro novas opções de formatação para listas, listas numéricas, citações e código.
  • Listas com pontos: colocar um - no início do texto, seguido por um espaço. Ex. ("- lista")
  • Listas numéricas: colocar um ou dois dígitos seguidos por um ponto e espaço. Ex. ("1. primeiro elemento")
  • Citações: colocar um símbolo > para marcar secções do texto ou citações.
  • Código: colocar um símbolo ` no início e fim do texto a ser destacado como código

Não é o tipo de coisa que a maioria dos utilizadores se vá lembrar, mas para os "profissionais" do WhatsApp que queiram apresentar mensagens de forma mais legível e identificável, será bom saber.

How to Improve the Quality of Your Software Development using Good Metrics, Artificial Inteligence Tools and Efficient Testing and Debugging Methods

21-02-2024 | 15:15 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Every good developer should be concerned with learning more about the processes and developing better software.

These processes involve using good metrics to evaluate the quality of the developed software and modern tools to build software more efficiently by testing and fixing bugs.

Read this short article to learn more about several tutorials that will help you to become a better developer.

ChatGPT começou a dar respostas "alucinadas" durante a noite

21-02-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Quem interagiu com o ChatGPT durante a noite foi presentado com uma série de respostas absurdas e alucinadas.

No passado já tivemos casos do ChatGPT, e outros assistentes AI, a darem respostas completamente sem nexo, mas isso sendo resultado de tentativas deliberadas (ou acidentais) que levam os modelos AI além dos seus limites. Desta vez, a coisa foi mais assutadora, pois essas respostas alucinadas foram dadas pelo ChatGPT de forma imediata a perguntas simples que deveriam ter sido respondidas sem dificuldades.

Até para as mais simples interacções, o ChatGPT podia responder com longos textos sem sentido, repetição de palavras, ou de aparentemente ficar preso num ciclo interminável de uma frase.

the chatgptsubreddit is filled with people wondering why it started suddenly speaking Spanglish, threatened the user (I’m in the room with you right now, lmao) or started straight up babbling pic.twitter.com/4unzFVAFQd

— sean mcguire (@seanw_m) February 21, 2024
É o tipo de coisa que pode servir de munição para os críticos destes modelos AI, que dizem que não passam de um "auto-complete" mais avançado que apenas vai adicionando palavras sem ter real consciência do que está a dizer.
A OpenAI esteve em cima do acontecimento, rapidamente confirmando o mau funcionamento e dizendo que o mesmo estaria resolvido (sem dar detalhes sobre o que teria estado na sua origem), e que iria manter a monitorização (o que pode ser visto como uma certa insegurança sobre se realmente estaria resolvido ou não).

Entrando-se nas suposições, podemos interrogar-nos sobre se esta súbita alucinação poderia estar relacionada com alguma nova regra que estivessem a adicionar às directivas principais do ChatGPT, que regem o seu funcionamento global.

Google aumenta subscrições Nest Aware

21-02-2024 | 13:12 | A Minha Alegre Casinha

Depois da Ring, também a Google apresenta um aumento aos utilizadores de câmaras Nest, nalguns casos fazendo com que a mensalidade duplique.

Recentemente, a Ring voltou a aumentar os preços das mensalidades, agora fazendo com que o custo de duas câmaras seja igual ao plano que permite câmaras ilimitado (que previsivelmente também irá aumentar, assim que os clientes com duas câmaras migrarem para esse plano). Mas, relembrando que não é só a Amazon que tira proveito da dependência dos utilizadores nos serviços cloud, também a Google faz o mesmo.

As subscrições Nest Aware internacionais estão a aumentar, no Canadá passando de CA$16 para CA$20 (+25%) por mês ou CA$200 por ano para o Nest Aware Plus; com o plano base a ficar por metade disso, CA$10/mês ou $100/ano. Mas isto é para os planos recentes, quem ainda tivesse as subscrições mais antigas, vê oi preço duplicar de CA$50 para CA$100, CA$80 para CA$160, ou CA$110 to CA$220, dependendo do tempo de gravação de 5, 10 ou 30 dias.

O serviço base inclui 30 dias de eventos registados e alertas inteligentes, como reconhecimento de rostos conhecidos, detecção de barulho de alarmes e de quebra de vidros, etc. O serviço Plus prolonga o histórico para os 60 dias e inclui 10 dias de gravação 24/7.

O grande problema destes serviços é que, se por um lado facilitam a vida aos utilizadores, bastando instalar e usar, sem complexidades técnicas; por outro lado fica-se dependente do dito serviço e de todas as alterações que a empresa responsável efectuar. Isso pode passar pela redução de funcionalidades ou, mais frequentemente, como neste caso, pelo aumento substancial da subscrição.

|