PlanetGeek

Powerbank Baseus USB-C 65W 20000mAh a €49

08-11-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 65W da Baseus assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Baseus não só temos uma capacidade generosa, como a possibilidade de carregamento rápido de alta potência.
Este Powerbank Baseus USB-C 65W 20000 mAh está disponível por 49.80 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 30%.

Podem também espreitar a versão de 100W se necessitarem de maior potência.

Além de poder ser recarregado rapidamente a 60 W, o seu elemento de destaque é permitir o uso simultâneo de duas portas USB para carregamentos rápidos de até 45 W (USB-C) e 18 W (USB 1 e USB 2). Isto permite a sua utilização para recarregar um portátil via USB-C e um smartphone (ou outro dispositivo) em simultâneo, expandindo as possibilidades de prolongamento da autonomia que normalmente se associam aos powerbanks.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos.

Google Play Store prepara desinstalação remota de apps

08-11-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Apesar de permitir a instalação remota há anos, só agora a Google está a preparar-se para possibilitar a desinstalação remota de apps na Play Store.

A instalação remota de apps é uma das funcionalidades mais práticas na Play Store, permitindo que se possa instalar uma app num dos nossos smartphones, tablets, Android TVs, e outros, quando estamos noutro dispositivo. É particularmente útil quando estamos a passear pela web no computador e nos deparamos com uma app que pareça interessante, e que dessa forma podemos enviar imediatamente para o smartphone ou tablet, mesmo não estando perto deles, evitando a velha táctica de "tenha que me lembrar para instalar isto quando pegar no tablet".

Mas, por muito prática que esta funcionalidade seja, estava em falta a capacidade contrária: a de desinstalar apps remotamente; e isso é algo que, finalmente, a Google parece estar prestes a suportar.

Esta funcionalidade seria bastante útil para agilizar a experimentação de apps, especialmente em dispositivos onde possa ser mais trabalhoso andar a desinstalá-las manualmente (como um smartwatch); mas também faz surgir algumas preocupações. No caso de um atacante conseguir entrar numa conta Google, passa a ter a capacidade de desinstalar apps no smartphone da sua vítima - embora, se tal acontecer, as coisas já estarão num ponto bastante complicado em que se arrisca a perder todos os seus emails e serviços associados ao mesmo.

How to Migrate a WordPress to a Better Hosting Service using Cloudways WordPress Migrator Plugin

08-11-2023 | 14:15 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Sometimes, evaluating a new hosting service to take advantage of its benefits is a good idea.

When evaluating a new hosting service, it is better to try it before changing from your current hosting service to the new one.

If you have a WordPress-based site, you need to migrate the site to the new hosting service during the test so you can verify if the migration will work well before making a definite move.

Please read this article to learn how to make a smooth migration of a WordPress site and how to test the Cloudways hosting service without committing to paying for it before you decide to move to that hosting service.

Google e operadoras pedem à UE para classificar iMessage como "core platform service"

08-11-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A UE pediu a opinião dos interessados relativamente à classificação do iMessage da Apple, e as repostas não se fizeram esperar.

A Apple tem tentado fazer com que o iMessage escape ao DMA (Digital Markets Act), que obriga os serviços de mensagens - que tenham dimensão suficiente no mercado - a seguirem uma série de exigências, incluindo permitir a interoperação com serviços concorrentes. A Apple diz que o iMessage não tem um número de utilizadores na Europa para ser abrangido pelo DMA (que estabelece a fasquia nos 45 milhões de utilizadores mensais), e o caso seguiu para análise, com a UE a pedir também a opinião dos interessados.

Agora, temos a resposta da Google e das operadoras de telecomunicações (Vodafone, Deutsche Telekom, Telefónica, e Orange), no sentido de que o iMessage seja considerado um "core platform service" e, como tal, seja abrangido pelas exigências do DMA.

Desde o início que o apelo da Apple parecia uma tentativa desesperada de manter o iMessage fechado - um serviço que já detém má fama desde que se descobriram as discussões internas da Apple a falar sobre a sua potencial abertura ao Android - e complementado pela ridícula posição da Apple em não aderir ao RCS, o sucessor dos SMS. Será bastante estranho que, com mais de um terço do mercado mobile, e vendendo mais de 50 milhões de iPhones por ano na Europa, o iMessage não tenha mais de 45 milhões de utilizadores europeus por mês.

Só é pena que se tenha chegado ao ponto de ser necessária uma exigência da UE para que a Apple faça aquilo que já deveria ter feito há muito.


Nota: Também o WhatsApp será abrangido pelo DMA e já está a preparar a integração com serviços de mensagens externos.

WhatsApp protege localização durante as chamadas

08-11-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp tem uma nova opção para proteger a privacidade dos utilizadores, escondendo o seu endereço IP e localização durante as chamadas.

Poucos podem pensar duas vezes antes de efectuar uma chamada através do WhatsApp, mas quando o fazem estão a fazer uma ligação directa entre o seu smartphone e o de destino, fazendo com que seja tecnicamente possível determinar o seu endereço IP e, consequentemente, a sua localização (a não ser que esteja a usar um serviço de VPN ou equivalente). Mas agora, passamos a ter forma de o evitar.

A nova opção de privacidade Protect IP Address in Calls, disponível em Settings > Privacy > Advanced em iOS e Android, esconde o endereço de IP do utilizador, fazendo com que a chamada seja reencaminhada através de servidores do WhatsApp.
Tudo o que o outro utilizador poderá ver é um endereço IP que pertence a um servidor do WhatsApp sem qualquer relação com o IP e localização do outro interveniente. E uma vez que as chamadas têm encriptação end-to-end, fica também assegurado que o WhatsApp não poderá escutar as conversas mesmo que quisesse.

O único factor contra, do ponto de vista técnico, é que este método é menos eficiente do que a ligação P2P directa entre utilizadores, fazendo com que as comunicações tenham que viajar até ao servidor e de lá até ao destino. Mas, é esse o preço a pagar (na prática, idêntico ao da utilização de uma VPN) para se ter essa protecção de privacidade.

Cruise recolhe automóveis autónomos após acidente com peão

08-11-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Cruise anunciou uma actualização para evitar o infeliz acidente com um peão que levou à suspensão da sua licença de operação de táxis autónomos no mês passado na Califórnia.

Os serviços de táxi autónomos, da Waymo (Google) e Cruise (GM) não têm sido pacíficos, e no mês passado a Cruise foi obrigada a suspender operações na sequência de um acidente de atropelamento de um peão. E agora temos os detalhes.

O acidente foi inicialmente provocado por outro automóvel, conduzido por um condutor humano, que projectou um peão para a frente um automóvel da Cruise, tendo sido atropelado por este e ficado preso debaixo do veículo. O problema é que o carro detectou erradamente a situação como sendo uma pequena colisão lateral, e iniciou o processo de encostar à berma para libertar a via de rodagem, e ao fazê-lo, arrastou o peão preso debaixo do veículo ao longo de vários metros.

A Cruise disse já ter uma actualização que corrige este cenário, assegurando que o carro fica imobilizado para não agravar os ferimentos de um peão nestas circunstâncias (ou até provocar a sua morte), mas veremos se isso é suficiente para apaziguar os reguladores ao ponto de reaver a sua licença. O ano passado já tínhamos visto outro cenário, felizmente sem danos físicos, em que um carro da Cruise fugiu à polícia depois de ter sido mandado parar por circular sem as luzes ligadas à noite.

Tablet Teclast M50 Pro a €161

08-11-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do M40 normal e do modelo Pro, temos agora o tablet Teclast M50 Pro.

O Teclast M50 Pro vem equipado com um ecrã IPS de 10.1" (1920x1200) com touch a 120 Hz, CPU MT8183 octa-core, 8 GB de RAM, 256 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 6000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast M50 Pro está disponível por 161.46 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 5%.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

ChatGPT esteve inacessível durante 2h

08-11-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A apresentação do novo GPT-4 Turbo foi acompanhada por uma falha do serviço do ChatGPT.

De vez em quando somos recordados dos riscos da dependência nos serviços da cloud, quando se fica sem ligação à internet ou quando os serviços ficam "em baixo". Foi isso que aconteceu com o ChatGPT, ficando inacessível durante quase duas horas, e durante esse período impedindo o funcionamento de todos os serviços que dele dependessem.

Desde Agosto que o serviço não tinha tido uma falha tão grave, e que infelizmente chega numa má altura para a OpenAI, que há poucos dias apresentou o seu novo GPT-4 Turbo e acesso via API ao Dall-E 3.
Este tipo de falha irá certamente prejudicar a sua posição junto de clientes que estejam a considerar oferecer serviços dependentes do ChatGPT ou dos seus demais modelos GPT - isto numa altura em que a OpenAI está a promover a criação de milhares ou milhões de agentes AI, afinados para tarefas à medida de cada cliente.

Enquanto isso, no próximo ano também iremos assistir a um crescimento dos assistentes AI a correrem localmente em smartphones, tirando partido das capacidades dos chips mais recentes; sendo essa uma opção que poderá ser usada para evitar a total dependência dos sistemas AI na cloud.

NASA lança serviço de streaming NASA+

08-11-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A NASA lançou o seu serviço de streaming gratuito NASA+.

Depois da remodelação do site feita há alguns meses, chega a altura de entrar em acção o prometido serviço de streaming on-demand NASA+, que fica disponível gratuitamente em praticamente todas as plataformas, e servirá de complemente ao já existente NASA TV.

Os fãs da exploração espacial terão acesso a um catálogo de programas históricos e também de novas séries, como "The Traveler", "NASA Explorers", e "Other Worlds". E, contrariamente ao que é habitual nos serviços de streaming, os espectadores estarão livres da apresentação de publicidade.


O NASA+ fica disponível através da web e também de apps para iOS, Android, Apple TV, Roku e Fire TV.






Bloqueio do YouTube aos adblockers pode violar as leis de privacidade na UE

07-11-2023 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube tem estado a endurecer o combate aos adblockers, mas isso poderá revelar-se ilegal perante as leis de privacidade europeias.

Recentemente o YouTube anunciou estar a expandir a sua "experiência" de bloqueio aos adblockers no YouTube, bloqueando o acesso a quem usa adblockers e exigindo que deixem de usar adblockers ou que subscrevam o YouTube Premium para se verem livres da publicidade.

Agora, um especialista de privacidade, Alexander Hanff, submeteu uma queixa na Comissão de Protecção de Dados Irlandesa, considerando que o sistema de detecção de adblockers do YouTube constitui uma violação de privacidade, sendo ilegal à luz da legislação da UE. Diz ele que o script do YouTube pode ser equiparado a spyware, espiando o que os utilizadores têm instalado nos seus browsers, sem qualquer tipo de consentimento. Como tal, como qualquer sistema de "espionagem" dos utilizadores sem autorização, é algo que deve ser considerado ilegal.

Hanff já tem um precedente, tendo obtido uma vitória na Comissão Europeia em 2016 quando fez argumento idêntico sobre outras medidas anti-adblocker. Infelizmente acabou por não ter resultados práticos, pois no ano seguinte a CE adicionou uma cláusula que permite que os sites utilizem este tipo de sistemas para detectar se os utilizadores usam adblockers ou não. Veremos se desta vez, com um clima mais a favor da privacidade, o desfecho será diferente.

How to Start Implementing a PHP Banking System to Manage People's Finances Using an API

07-11-2023 | 18:52 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many sites now have a sort of accounting that keeps track of the balance of the users in terms of money values, like in a banking system.

This package implements an API that can perform banking operations with accounts of users that can have a money balance.

It can be helpful to implement a banking system in sites that manage the money balances of their users.

Demo do Star Citizen mostra capacidades do seu Star Engine

07-11-2023 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A mais recente demo do Star Citizen mostra como o jogo consegue lidar com a imensa escala do seu universo sem interrupções para os jogadores.

O Star Citizen pode ter demorado mais de uma década a ficar pronto, mas pelo menos pode orgulhar-se do trabalho que foi feito. O seu motor de jogo tem capacidades impressionantes, conseguindo criar uma experiência uniforme que permite que os jogadores viagem de forma contínua dos confins do universo até ao interior de uma sala numa cidade movimentada num planeta, sem qualquer tipo de interrupções ou pausas para carregamentos.

Até em jogos recentes como o Starfield, o espaço e planetas estão compartimentalizados, ficando-se sujeito a um ecrã de loading sempre que passamos do espaço para um planeta (e este ficando limitado a uma área em redor do ponto de aterragem) e vice-versa; e até o processo de entrar ou sair de uma nave a ter também ecrã de loading, assim como o de alguns edifícios ou secções terrestres. É algo a que nos habituamos, mas que prejudica a sensação de realismo de quem procura um simulador espacial. E, nesse sentido, o Star Citizen arrisca-se a tornar-se na referência para os próximos anos.


Notícias do dia

07-11-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Google prepara DRM para WebViews que pode ser o fim do YouTube Vanced; Waze com alerta para zonas de acidentes; Sony A9 III estreia sensor com global shutter; rede "Find my" da Apple pode ser abusada para exfiltrar passwords roubadas; Rimac Nevera bate recorde do Guinness em marcha-atrás; e Apple argumenta que Safari são três browsers diferentes para escapar às regras europeias.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um bloco de tomadas com USB.

Ram 1500 é uma pickup eléctrica a gasolina

A Stellantis apresentou a sua nova pickup eléctrica Ram 1500, que junta-se ao grupo dos veículos eléctricos que andam com um gerador às costas para dispensar as preocupações com os carregamentos eléctricos.

Embora a propulsão seja assegurada exclusivamente por motores eléctricos de 250 kW à frente e 238 kW atrás (e, como tal, sendo um veículo eléctrico), a pickup tem também um motor a gasolina que funciona como gerador para recarregar as baterias e alimentar os motores sempre que necessário. Com a sua bateria de 92 kWh (70.8 kWh utilizáveis) pode percorrer até 230 km, a partir daí, ligando-se o gerador, pode percorrer até 1110 km com um depósito de combustível. É o tipo de solução que poderia ter feito sentido há uma década atrás, mas que actualmente parece ser algo anacrónico - mas, não que não possa ser uma opção viável para quem viver em zonas onde não possa contar com postos de carregamento.


Google Play Store melhora secção de screenshots das apps

As apps na Play Store podem ser, na sua maioria, destinadas aos smartphones, mas também podem ser destinadas a tablets, smartwatches, ou Chromebooks. E, até agora, dar com os screenshots referentes ao dispositivo que nos interessa era algo que poderia obrigar a percorrer uma longa lista de imagens para smartphone até se chegar aos demais dispositivos. Coisa que a Google agora está a tentar facilitar.

Embora ainda não esteja disponível para todos os utilizadores, o novo sistema apresenta uma selecção do tipo de equipamento na parte superior, permitindo filtrar de forma imediata as capturas de ecrã para o equipamento pretendido.


iOS 17.1.1 corrige carregamento wireless dos iPhones nos BMW

A Apple lançou o iOS 17.1.1, cuja maior correcção é referente ao problema de carregamento que estava a afectar os BMW, em que os iPhones podiam ficar sem acesso ao NFC depois de terem sido colocados nos seus carregadores wireless. Infelizmente, a Apple não refere detalhes técnicos sobre o que estaria a causar esse problema, nem quais as alterações que fez para esta correcção.

Esta versão também corrige o widget do estado do tempo no Lock Screen que pode não apresentar correctamente o indicador de neve; e também está disponível o watchOS 10.1.1 que corrige um problema de consumo acelerado da bateria para alguns Apple Watch.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro drone da DJI foi o DJI Phantom 1, lançado em 2013, e que nem sequer tinha câmara de origem. Podia levar uma câmara compacta, como uma GoPro, e tinha uma autonomia de voo inferior a 10 minutos.

Tablet Teclast T40S a €109

07-11-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do M40 Pro temos agora o tablet Teclast T40S que se inspira nos iPad Pro da Apple.

O Teclast T40S vem equipado com um ecrã IPS de 10.4" (2000x1200), CPU MediaTek MT8183, 8 GB de RAM (+8 GB "virtuais"), 128 GB + microSD até 512 GB, câmaras de 13 MP e 5 MP, WiFi ac, BT 5.0, GPS, bateria de 6000 mAh, carregador de 18 W, e Android 12 com serviços Google.
Com tudo isto, este Teclast T40S está disponível por 109.99 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 50 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Rimac Nevera bate recorde do Guinness - em marcha-atrás

07-11-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O impressionante Rimac Nevera somou mais um recorde mundial para a colecção: o de carro mais veloz, em marcha-atrás.

O Rimac Nevera já conquistou mais de duas dezenas de recordes do Guinness, e agora soma mais uma ao seu cadastro.

O Nevera atingiu uma velocidade de 275.74 km/h em marcha-atrás. Ou seja, é mais veloz em marcha-atrás do que 99.9% dos automóveis a andar para a frente; mas não que isso seja uma capacidade que alguém, no seu perfeito juízo, vá tentar por à prova na via pública. Mas, demonstra mais uma das vantagens dos automóveis eléctricos, já que lhes é indiferente rodarem num sentido ou no outro, ao contrário dos carros com caixas de velocidade mecânicas tradicionais, em que a marcha-atrás tem uma relação curta que, automaticamente, limita drasticamente a velocidade que se pode atingir nesse modo.

Google Photos com organização de fotos agrupadas

07-11-2023 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a preparar um novo sistema de organização de fotos no Google Photos, que parece ter sido inspirado no Top Shot dos Pixel.

O Google Photos já nos faz o favor de organizar as nossas fotos de em álbuns de forma semi-automática, mas em breve prepara-se para dar opção de escaparmos ao habitual amontado de fotos que vemos no ecrã principal. Com a opção Photo Stacks as fotos passarão a ser apresentadas em pilhas de fotos semelhantes, com uma foto em destaque (que poderá ser seleccionada manualmente) e com uma fila de fotos "representativas" do resto do álbum.
O sistema funciona de forma algo idêntica ao Top Shot dos Pixel, que apresenta ao utilizador uma série de fotos com sugestão das melhores fotos (a par da foto captada pelo utilizador) para que se possa escolher a melhor foto de forma fácil. No entanto, essa é uma funcionalidade exclusiva dos Pixel, enquanto este Photo Stacks se espera que fique disponível para todos os utilizadores do Google Photos - embora possa também ser algo que a Google reserve aos subscritores Google One.

Independentemente de tudo, quem não for fã deste sistema de agrupamento de fotos poderá desactivá-lo e manter a visualização tradicional em grelha, com acesso imediato a todas as fotos.

Google prepara DRM para WebViews que pode ser o fim do YouTube Vanced

07-11-2023 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google está a preparar um novo sistema de "validação de integridade" que apresenta como sendo uma melhoria de segurança para as WebViews, mas que pode ser usado para impedir o funcionamento de apps como o YouTube Vanced.

Actualmente, qualquer app ou site tem a liberdade de apresentar pedaços de web de outros sites. Essa é uma funcionalidade implícita, sendo indispensável para muitas apps que, na realidade, se limitam a apresentar um ecrã que é o equivalente a um browser sem qualquer interface tradicional visível (tal como uma web app). Mas, a Google propõe um novo sistema, que daria a estas WebViews a capacidade de verificarem o estado do smartphone - nomeadamente para detectar se se trata de um smartphone com root ou com determinadas apps instaladas, e impedir o seu funcionamento se assim o entenderem.

A justificação é plausível, dizendo que tal poderá ser utilizado para evitar o uso abusivo de webviews em cenários que poderiam colocar em causa a segurança do utilizador - como quando uma app maliciosa apresenta um site legítimo para tentar roubar a password que for introduzida pelo utilizador. Mas, da mesma forma, este mesmo sistema poderá ser utilizado para impedir que apps como o YouTube Vanced, que apresenta o YouTube sem a maioria das restrições aplicadas aos utilizadores gratuitos, funcionem.

É um dilema bem real: a mesma tecnologia que pode beneficiar os utilizadores em termos de segurança, também pode ser usada para restringir a forma como usam os seus dispositivos. Algo que, de resto, não é novo. Muitos utilizadores que têm acesso root nos seus smartphones já ficam impedidos de usar coisas como o Google Pay, por não serem considerados equipamento seguros. Mas, ao contrário desse cenário, que acaba por representar uma pequena fracção de todos os utilizadores de smartphones, a aplicação deste "DRM" às WebViews terá um impacto bem mais global. Veremos como é que irá correr.

Sony A9 III estreia sensor com global shutter

07-11-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Para os fotógrafos que desesperam com o efeito do rolling shutter, a Sony lança a solução: a nova Sony A9 III com sensor global shutter.

Há mais de uma década que explicamos o que é o rolling shutter, assim como os estranhos efeitos que causa ao se tentar registar coisas rápidas. Para além desses efeitos mais extremos no caso de hélices a rodar, é habitualmente mais conhecido por fazer com que os postes e objectos pareçam ficar inclinados quando se tira uma foto a partir de um carro em movimento, ou no caso de se rodar rapidamente a câmara.

Demorou, mas finalmente a Sony fez aquilo que já se pedia há muito, criando uma câmara full-frame com um sensor global shutter, que garante que a imagem é captada de uma só vez, sem distorção causada pelo tradicional varrimento do sensor: a Sony A9 III.
Apesar de ter uma resolução de apenas 24.6 MP, o seu sensor global shutter permite-lhe gravar vídeo 4K a 120 fps sem distorções, ou captar até 192 fotos a 120 fps em 14-bit RAW com auto-foco. Para garantir que não se perde o momento, também tem uma função que pode captar 120 fotos um segundo antes de se carregar no botão de disparo. A A9 III suporta cartões CFexpress Type A, e SD UHS-I e UHS-II SD, tendo dois slots para cartões.

Apesar do seu preço anunciado de 6 mil dólares, é de imaginar que não irá ter falta de interessados entre os fotógrafos, especialmente os que se dedicam à captura de coisas em rápido movimento.

Ganha um bloco de tomadas com USB

07-11-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta é um bloco de tomadas múltiplas e 6 portas USB.

Faça-se o que se fizer, é garantido que nunca temos tomadas suficientes na parede para ligarmos tudo o que queremos. A prenda que temos para dar esta semana ajuda a resolver isso, um bloco de tomadas múltiplas Hulker que facilita o processo de ligar até três tomadas eléctricas, e ainda disponibilizando seis portas USB para carregamentos sem necessidade de carregadores a ocupar as tomadas; e tem ainda um prático interruptor integrado, para quando se deseja eliminar todos os consumos em standby.


Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Waze com alerta para zonas de acidentes

07-11-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O Waze vai passar a alertar para zonas mais sujeitas a acidentes, para que os condutores tenham atenção redobrada.

Enquanto o Waze vai vivendo com a ameaça permanente de que, a qualquer momento, a Google possa decidir integra-lo no Google Maps, até lá vai adicionando novas funcionalidades para auxilizar os condutores.

Agora, passa a apresentar um alerta quando os condutores se aproximem de zonas de acidentes, tirando partido do histórico de acidentes reportados pelos utilizadores.
Os responsáveis da Waze dizem que esta funcionalidade não diferencia entre acidentes graves ou ligeiros, nem se são acidentes com outros veículos, ciclistas ou peões; mas que ainda assim foi considerada como sendo útil para os condutores.

A apresentação de qualquer alerta, apesar de parecer uma coisa simples, é algo que tem que ser ponderado cuidadosamente, para não se ultrapassar a fasquia da apresentação de coisas úteis, para a apresentação de informação excessiva que vai contribuir para distrair o utilizador.

|