PlanetGeek

Wyze Video Doorbell v2 com gravação 24/7 local

27-10-2023 | 12:11 | A Minha Alegre Casinha

A Wyze tem uma nova câmara campainha, que pode gravar vídeo a tempo inteiro para um cartão de memória, além de manter o registo de eventos na cloud.

A Wyze Video Doorbell v2 é uma câmara campainha com resolução 2K e lente grande angular que promete apanhar quem estiver à porta "dos pés à cabeça", incluindo coisas que possam deixar ficar à porta (como encomendas). Necessita de ligação a alimentação, mas graças a isso também possibilita a gravação de vídeo de forma contínua 24h por dia para um cartão de memória. Adicionalmente, continua a fornecer gravações de clips de 12 segundos na cloud quando alguém toca à campainha, sem necessidade de subscrição - no entanto, será preciso subscrever o serviço CamPlus para receber notificações diferenciadas quando são detectadas pessoas ou pacotes, ou para gravação de eventos de detecção de movimento na cloud.
Com um preço de $40, será uma opção económica, especialmente atractiva para quem valorizar o serviço sem subscrição e a gravação local a tempo inteiro - mesmo tendo em conta que o cartão de memória fica relativamente acessível a qualquer pessoa chegue perto da câmara.

Há também que ter em conta que a Wyze tem tido uns percalços a nível de questões de segurança, demorando anos a corrigir algumas vulnerabilidades, e mostrando gravações de vídeos aos clientes errados.

Novos AirPods Pro só em 2025?

27-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple deverá lançar novos AirPods em 2024, mas uma nova geração de AirPods Pro só deverá chegar em 2025.

Segundo os últimos rumores, a Apple prepara dois novos modelos de AirPods que serão lançados no próximo ano (2024). Estes modelos de 4ª geração adoptarão um design idêntico ao dos AirPods 3 mas com hastes mais curtas, e com o modelo mais dispendioso a ter cancelamento de ruído activo.

A ideia será substituir os AirPods 2 e 3, aparentemente porque a Apple não está satisfeita com o volume de vendas dos AirPods 3, já que a maioria dos compradores opta pelos AirPods 2 mais económicos (deve ser uma surpresa para a Apple, descobrir que os seus clientes optam por coisas mais baratas).

Os AirPods 2 Pro com USB-C continuarão a ser comercializados a par destes AirPods 4th gen, já que a próxima geração de AirPods Pro (3rd gen) só é esperada para 2025, e ainda sem grandes detalhes quanto às potenciais novidades (que poderão incluir capacidades de monitorização de saúde, como leitura de temperatura).

Samsung mostra Zoom Anyplace do seu sensor ISOCELL 200 MP

27-10-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung já começou a gabar as potencialidades Zoom Anyplace do seu novo sensor ISOCELL 200 MP, que deverá estrear-se no próximo Galaxy S24 Ultra.

Enquanto noutros sensores de alta-resolução já é um trabalho monumental fazer a leitura e processamento de todos os pixeis, neste novo ISOCELL 200 MP a Samsung anuncia a capacidade de poder gravar simultaneamente toda a área do sensor e, adicionalmente e em simultâneo, gravar um segundo stream 4K de uma área do ecrã. Isto, a que a Samsung chama Zoom Anyplace, evita a necessidade de se estar a seguir o movimento manualmente, ou de perder a área envolvente daquilo que se estivesse a gravar em detalhe.
O sistema também pode fazer o seguimento automático do elemento de interesse, funcionando como um estabilizador de imagem.

Curiosamente, a Samsung associa esta capacidade do seu sensor às capacidades de processamento avançadas do Snapdragon 8 Gen 3, o que implicitamente funciona como "despromoção" dos seus próprios chips Exynos. Veremos como é que isso funciona se lançarem Galaxy S24 diferenciados, e em que os modelos com Snapdragon 8 Gen 3 têm estas capacidades, e os modelos com Exynos, não.



D-Link com nova série de Webinars

27-10-2023 | 09:32 | Apps do Android





A D-Link anunciou o início de uma nova temporada dos seus D-Link Academy Webinars. 

Estas aulas online estão agora na sua 25ª temporada e tornaram-se um clássico no sector das redes e comunicações B2B por oferecerem apresentações de novas soluções e tecnologias, bem como formação especializada em administração de redes de TI empresariais.

Os tópicos desta temporada incluirão novos lançamentos, tais como Switches concebidos para ambientes de videovigilância, soluções para a implementação de redes empresariais a partir de 5G/4G ou a integração de novas famílias de Smart Managed Switch na plataforma gratuita Nuclias Connect para gestão unificada de redes Switching/Wireless.

Os Webinars da D-Link Academy continuarão a ter um papel educacional importante e haverá sessões técnicas que abordarão a melhoria do desempenho da rede cablada através da gestão de rede com Multiple Spanning Tree e o reforço da segurança de acessos através de VLANs privadas, tudo com detalhes passo a passo usando os switches empresariais da D-Link.



CALENDÁRIO DOS D-LINK ACADEMY WEBINARS



25ª temporada. As sessões começam às sextas-feiras às 09:30h.



- 27 de outubro - Switches de videovigilância, DSS-200G Smart Managed com PoE de longo alcance e PoE++ (até 90W por porta)

- 3 de novembro - Integração dos Easy Smart Switches DGS-1100V2 e dos Smart Managed 10G Multigigabit Switches DXS-1210 no Nuclias Connect

- 10 de novembro - MSTP (Multiple Spanning-Tree) para um melhor desempenho da LAN, eliminação de loops e otimização em topologias redundantes

- 17 de novembro – Switching Multi-Gigabit para camadas core, agregação ou acesso e implementações de pontos de acesso WiFi 6

- 24 de novembro - Redes empresariais 5G/4G, soluções de acesso se a banda larga não estiver disponível, das antenas 5G aos routers avançados

- 12 de janeiro - VLANs privadas - Segurança de acesso em redes empresariais com filtragem seletiva e isolamento de tráfego indesejado


Mais informações e registo gratuito nos D-Link Academy Webinars em:

https://eu.dlink.com/pt/pt/events/2023/october/27/webinars-formacion-gratuita-redes-informaticas

Carregador BONAI com 8 pilhas recarregáveis a €17

27-10-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Para evitar a troca infindável das pilhas, nada como usar pilhas recarregáveis e este pack da BONAI com carregador e 8 pilhas é uma excelente forma de começar.

Vivemos num mundo "mobile" em que assumimos que as coisas funcionam sem necessidade de estarem agarradas a cabos de alimentação, e isso faz com que exista uma dependência crítica em baterias e pilhas. No caso das pilhas, que continuam a ser comuns em coisas como controlos remotos, gamepads, teclados wireless e muitas outras coisas, uma das melhores opções é trocar as pilhas convencionais por pilhas recarregáveis reutilizáveis, e o investimento não é assim tão avultado quanto se possa pensar.
Este carregador BONAI já traz 8 pilhas recarregáveis (4x AA de 2800 mAh + 4x AAA de 1100 mAh) e custa apenas 17.88 euros - activar cupão de desconto de 20%.

Quem quiser mais pilhas, pode também optar pelo pack de 24 pilhas recarregáveis AA 2800 mAh a 31.70 euros.

As pilhas incluídas são de 2800 mAh no caso das AA, e de 1100 mAh no caso das AAA; e este carregador tem a vantagem de usar uma comum ficha USB e permitir carregar pilhas individualmente (alguns só permitem carregar pares). Tenho um carregador há vários anos e tem funcionado sem chatices, o que me tem permitido evitar gastar pilhas descartáveis, e recomendo. :)


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

27-10-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Bose lança nova geração QuietComfort

A BOSE anunciou em Portugal a próxima geração da sua icónica linha QuietComfort: os Auscultadores QuietComfort Ultra, os Earbuds QuietComfort Ultra e os Auscultadores QuietComfort, com todas as característica das quais o nome QuietComfort se tornou sinónimo - cancelamento de ruído de última geração, áudio de alta qualidade e conforto e estabilidade lendários. E agora, os auscultadores e auriculares QC Ultra apresentam um novo design premium e estreiam o Bose Immersive Audio, elevando o desempenho de áudio a um nível totalmente novo.

O Bose Immersive Audio vai além dos efeitos especiais. Cria um palco sonoro mais amplo e espaçoso para que o seu conteúdo se torne multidimensional e em camadas, independentemente da plataforma ou dispositivo de áudio - tornando o áudio espacial acessível a todos. O áudio espacial aproxima-o mais do que nunca, permitindo-o estar virtualmente no ponto ideal da acústica. Tradicionalmente, quando se ouve conteúdo gravado através de auscultadores, o palco sonoro é colapsado na cabeça, entre as orelhas. O Bose Immersive Audio revela a sua verdadeira profundidade, espacializando o que está a ouvir, colocando-o virtualmente à sua frente. Este efeito é possível graças a uma IMU integrada e ao novo software de processamento de sinal digital proprietário da Bose nos auscultadores e auriculares QuietComfort Ultra. Existem duas novas opções para ouvir o Bose Immersive Audio: "Still" ou "Motion" que garantem adaptar-se ainda mais às necessidades de áudio. A opção "Still" é melhor quando não se está a mexer, porque o áudio permanece no lugar - perfeito para quando se está sentado e se quer sentir como se o som estivesse fixo numa posição específica. A opção "Movimento" permite que o áudio se mova consigo, para que esteja sempre à sua frente - ótimo para se manter imerso em movimento.

Substituindo os Noise Cancelling Headphones 700 como os principais auscultadores com banda da marca, os QuietComfort Ultra Headphones oferecem uma poderosa combinação de Bose Immersive Audio, cancelamento de ruído topo de gama e calibração de áudio CustomTune para um desempenho inigualável de um auscultador sobre o ouvido. O Bose Immersive Audio e a tecnologia CustomTune trabalham em conjunto para proporcionar um som envolvente e totalmente otimizado para os seus ouvidos. Um sistema totalmente reprojetado inclui processamento de sinal exclusivo, um conjunto robusto de chips e microfones avançados. Toda esta inovação não só permite um cancelamento de ruído melhorado e a tecnologia CustomTune, como também suporta o Modo Bose Aware com ActiveSense e uma captação de voz notável. Utilizando uma matriz de forma de feixe para diferenciar a sua voz de 360 graus de som indesejado nas proximidades, os Auscultadores QC Ultra proporcionam chamadas cristalinas para amigos e família, clientes e colegas de trabalho, e uma precisão espantosa dos VPAs para uma comodidade perfeita ao chamar listas de reprodução, textos ou direções.

Os Auscultadores QuietComfort Ultra apresentam um design moderno e ainda mais exclusivo. As costuras e divisões mínimas transmitem uma aparência geral elegante, ao mesmo tempo que permitem que os Ultra Headphones se dobrem num estojo de armazenamento compacto. Os controlos físicos intuitivos tornam os auscultadores fáceis de utilizar. O auricular direito contém três controlos: um botão de alimentação/emparelhamento Bluetooth, uma faixa tátil capacitiva para controlo do volume e acesso a atalhos e um botão multifunções para alternar entre modos de audição, atender ou terminar chamadas e controlar a reprodução de conteúdos. O auricular esquerdo inclui um indicador LED, um conetor de 2,5 mm e uma porta de carregamento USB-C. Os auscultadores QuietComfort Ultra oferecem até 24 horas de autonomia da bateria com um único carregamento, enquanto o Bose Immersive Audio está desligado, e até 18 horas quando o Immersive Audio está ligado. Estes novos auscultadores estão disponíveis em preto, branco fumado e verde seco.

Os QuietComfort Ultra Earbuds substituem os premiados QC Earbuds II e continuam a oferecer cancelamento de ruído de topo de gama, tecnologia de calibração de som CustomTune, controlos tácteis responsivos e uma classificação IPX4 - e agora oferecem uma melhor qualidade de chamada. Com o apoio da mistura de microfones dinâmicos e filtros adaptáveis, a captação de voz é mais inteligível em ambientes menos que ideais. Estas tecnologias funcionam em conjunto e em tempo real para determinar e dar prioridade ao microfone de cada auricular que está a sofrer menos ruído do vento e selecionar a partir de uma variedade de filtros de ruído para que a sua voz se apresente mais claramente a quem está a telefonar. O design do Ultra Earbud também foi atualizado para incorporar um novo tratamento metálico para um aspeto mais elegante e luxuoso. As bandas de estabilidade dos auriculares também apresentam um ajuste melhorado e interligado nos botões para ajudar a garantir que são montados corretamente, proporcionando um conforto, estabilidade e desempenho ideais.

Os auriculares QuietComfort Ultra oferecem até seis horas de duração da bateria com uma única carga, enquanto o Bose Immersive Audio está desligado, e até quatro horas quando o Immersive Audio está ligado. Uma nova capa de carregamento sem fio opcional também está disponível e é compatível com os QuietComfort Ultra Earbuds e seu antecessor, QC Earbuds II. Está também disponível para venda uma capa de silicone que desliza facilmente sobre a capa de carregamento existente para permitir o carregamento sem fios. Tanto os Auscultadores QuietComfort Ultra como os QuietComfort Ultra Earbuds incluem o Snapdragon Sound Technology Suite, permitindo o suporte do mais recente codec Qualcomm aptX Adaptive para transmissão de áudio - incluindo capacidades sem perdas e de baixa latência. O Snapdragon Sound também permite uma conectividade mais perfeita e robusta com dispositivos Android premium. Os Ultra Headphones e os Ultra Earbuds também incluem o Google Fast Pair para uma maior facilidade de utilização ao emparelhar dispositivos Android e são ambos compatíveis com Bluetooth 5.3. Todos os três novos produtos QuietComfort são compatíveis com a tecnologia Bose SimpleSync. A SimpleSync permite emparelhar os auscultadores com cancelamento de ruído Bose QuietComfort com barras de som e altifalantes inteligentes selecionados para uma experiência de audição pessoal. Os controlos de volume independentes permitem baixar ou silenciar a barra de som, mantendo os auscultadores Bluetooth tão altos quanto necessário.

Os Auscultadores Bose QuietComfort estão disponíveis por um preço de 399 euros, enquanto os Auscultadores Bose QuietComfort Ultra estão à venda por 519 euros. Os Earbuds Bose QuietComfort Ultra têm um preço de venda de 379 euros.


HP apresenta Chromebook X de 15,6"

A HP apresentou um novo membro da família do portfólio de Chromebooks da HP: o HP Chromebook X x360 de 15,6 polegadas.

Os portáteis HP Chromebook X foram concebidos para uma produtividade e criatividade sem restrições e para proporcionar uma experiência Chromebook mais versátil. Os consumidores atuais esperam que os seus dispositivos façam tudo. A Geração Z, em particular, está à procura de tecnologia que seja flexível, adaptável e que proporcione experiências imersivas, sempre tendo em mente o planeta, nomeadamente através de materiais sustentáveis. Os utilizadores podem trabalhar em qualquer lugar com um processador Intel Core i3, memória rápida até LPDDR5 e amplo armazenamento, incluindo até 13 horas para o HP Chromebook X de 15,6 polegadas. Por uma questão de produtividade, o Google Docs, Sheets e Slides incorporados estão disponíveis online e offline. As ferramentas de videoconferência com tecnologia de IA, incluindo cancelamento de ruído, melhoria da iluminação, fundos desfocados e ferramentas de legendas em direto, garantem que se apresenta no seu melhor em qualquer chamada de vídeo com uma câmara de até 5 MP. As ferramentas avançadas de edição de fotografia e vídeo permitem uma experiência de criador de excelência, incluindo o Magic Eraser com IA do Google Photos, que remove facilmente as distrações no fundo de uma fotografia ou melhora o brilho e o contraste com um efeito HDR, bem como o Adobe Photoshop e o Adobe Express.

O streaming e os jogos na nuvem são suportados pela tecnologia Wi-Fi 6E e um painel IPS FHD com uma taxa de atualização de 144 Hz. O computador portátil HP Chromebook X foi concebido com funcionalidades de segurança inteligentes para manter os dados seguros. A privacidade é uma prioridade com um botão de silenciamento do microfone de fácil acesso e um interrutor da webcam que desliga a câmara quando não está a ser utilizada. O elegante e resistente HP Chromebook X está equipado com um ecrã de 15,6 polegadas na diagonal e uma resolução FHD IPS para eliminar o efeito de arrasto e permitir uma experiência de visualização nítida a partir de qualquer ângulo.

O HP Chromebook X de 15,6 polegadas estará disponível em Portugal em Outubro com um preço recomendado de 499 euros.


SPC lança VESTA THERMOSTAT

A SPC apresentou o novo SPC VESTA THERMOSTAT. Trata-se de um termóstato inteligente com conetividade WiFi concebido para que os utilizadores possam gerir a temperatura da sua casa a partir de qualquer parte do mundo de uma forma totalmente personalizada.

O SPC VESTA THERMOSTAT é um dispositivo adequado tanto para casas com caldeiras individuais como para aquelas com aquecimento central com contador independente. Em ambos os casos, a instalação do dispositivo é Plug and Play: basta colocar e ligar o gateway, descarregar a aplicação SPC IoT no seu dispositivo móvel e sincronizar o termóstato. A partir daí, o utilizador poderá controlar a temperatura a partir do seu smartphone e tirar partido das inúmeras funcionalidades inteligentes oferecidas pelo VESTA THERMOSTAT. Uma das principais funções oferecidas pelo VESTA THERMOSTAT é a personalização da histerese ou sensibilidade de disparo para ativar a caldeira. O intervalo de temperatura selecionado, que pode ir de 0º a 3º, marcará o momento em que a caldeira começará e deixará de funcionar. Por exemplo, se selecionar uma temperatura de disparo de 21ºC e a histerese for de 0,5º, o aparelho ativará a caldeira quando a temperatura for de 20,5ºC e desativá-la-á quando a temperatura for de 21,5ºC. Desta forma, o termóstato será responsável pela gestão do funcionamento da caldeira, evitando ligá-la e desligá-la às mais pequenas oscilações de temperatura, o que implicaria um custo económico e ambiental que a tornaria ineficiente. A SPC procura o maior conforto, eficácia e tranquilidade para os utilizadores. É por isso que o VESTA THERMOSTAT incorpora também a função "deteção de janela aberta", que desliga automaticamente o aquecimento se detetar uma descida de temperatura de pelo menos três graus num período de 15 minutos. Se reconhecer uma recuperação de temperatura, o aquecimento é reativado para que o utilizador não tenha de se preocupar com ele depois de fechar as janelas. Uma função muito útil para ventilar a casa no inverno, que ajudará as famílias a manter uma boa qualidade do ar sem comprometer a temperatura ou o consumo.

O dispositivo possui um Modo de Programação que permite aos utilizadores definir quatro faixas horárias para cada dia da semana, para que possam definir a temperatura que desejam para a sua casa a cada hora do dia. Se o utilizador preferir não automatizar a configuração, o Modo Manual permite aumentar ou diminuir a temperatura à vontade, a qualquer momento, a partir da aplicação SPC ou do próprio dispositivo. Além disso, com o Modo Ausente, é possível definir automaticamente uma temperatura predefinida. Uma função concebida para atingir um duplo objetivo. Por um lado, que o aquecimento não atinja temperaturas elevadas quando está vazio, o que seria um desperdício de energia. Por outro lado, que a temperatura da casa não desça quando não estamos nela, pois isso arrefeceria demasiado as divisões e obrigaria a um esforço energético e económico suplementar para voltar a aquecê-la quando regressássemos.

Também se pode optar por ativar a função de geolocalização incorporada na aplicação de gestão do termóstato, a app SPC IoT, através da qual o dispositivo deteta quando o utilizador entra num perímetro previamente configurado e personalizado. Desta forma, quando estivermos perto de casa, o termóstato ativará automaticamente o aquecimento até atingirmos a temperatura que decidimos. O VESTA THERMOSTAT permite ajustar a temperatura apresentada no ecrã tátil. Se considerar que a temperatura apresentada não corresponde à temperatura ambiente real, dispõe de uma função que permite compensar este desvio de temperatura através da calibração da sonda de temperatura interna. Além disso, para evitar que as crianças da casa alterem acidentalmente quaisquer definições, a função de Controlo Parental permite que o aparelho seja bloqueado para que só possa ser operado por um adulto autorizado. O aparelho incorpora também uma função anticongelante para os tubos de aquecimento. Esta função é ativada quando, com o termóstato desligado, a temperatura desce abaixo dos 5°C. Nesse momento, a caldeira funciona até atingir 8°C e desliga-se novamente, evitando que o circuito seja danificado e que a água parada no seu interior congele. Esta é uma função opcional que também pode ser configurada a partir da aplicação, sendo mesmo possível desativá-la se o utilizador assim o desejar.

O termóstato inteligente VESTA THERMOSTAT é auto-instalável, substituindo o termóstato tradicional. Incorpora um design elegante e atrativo em branco, com arestas curvas que dão à divisão um toque moderno e sofisticado. Funciona sem fios, com pilhas ou USB, e é compatível com caldeiras a gás individuais ou coletivas com contadores individuais. Uma vez instalado, o utilizador pode configurar os diferentes modos de utilização e temperatura a partir do dispositivo, embora todo o potencial seja alcançado através da aplicação SPC, onde não só podem ser controladas todas as opções de configuração, como também é possível aceder a um histórico de dados para compreender melhor os hábitos de consumo de energia que fazemos em casa e procurar a maior eficiência possível. Além disso, é compatível com o resto dos produtos IoT da marca e com o Google Assistant e Alexa da Amazon. Este dispositivo inovador tem tudo para garantir o conforto desejado em nossa casa no inverno e a capacidade de economizar energia e dinheiro no final do mês.

O SPC VESTA THERMOSTAT já está disponível a um preço especial de lançamento com um desconto de 10 euros para que todos aqueles que fizerem a sua compra até 15 de novembro no site da SPC possam comprá-lo a um preço de 99,90 euros. A partir dessa data, o VESTA THERMOSTAT recuperará o seu preço oficial de venda ao público de 109,90 euros.


Headphones gaming Trust GXT 490 Fayzo 7.1

A Trust apresentou os auscultadores GXT 490 Fayzo 7.1 USB, uns auscultadores de jogos que oferecem som surround virtual 7.1, ou seja, são capazes de emular sons provenientes de diferentes ângulos e distâncias para proporcionar a experiência mais imersiva e realista em todos os tipos de jogos, especialmente nos competitivos, onde qualquer passo ou recarga pode fazer a diferença entre a vitória e a derrota.

Os Fayzo 7.1 são poderosos auscultadores gaming circumaurais USB 7.1, que cobrem completamente a orelha, com unidades de altifalante de 50 mm preparadas para oferecer um desempenho máximo em qualquer situação. O software incluído para PC permite criar equalizadores personalizados, ajustar o cancelamento de ruído ambiente do microfone e modificar o som 7.1. Além de terem sido concebidos para proporcionar o melhor som e máximo conforto, graças às almofadas incorporadas e aos auscultadores ajustáveis e giratórios, os Fayzo 7.1 também foram criados com o planeta em mente. São compostos por 85% de plásticos reciclados, o que reduz significativamente o seu impacto ambiental, sem comprometer a qualidade do som e da montagem, garantidos pelo fabricante durante três anos. Entre outras características notáveis, incluem-se o cabo de dois metros incluído, que permite aos utilizadores movimentarem-se com total liberdade, um microfone flexível e removível, iluminação RGB multicolorida, controlos completos de som através dos botões para ajustar o volume e silenciar a voz, bem como compatibilidade com PC, PS4 e PS5.

Os auscultadores Fayzo USB 7.1 já estão disponíveis nas principais lojas físicas e online por 49,90 euros. A versão sem som surround está disponível por 39,90 euros.


Doogeee lança Smini de 4.5"

27-10-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Doogee lançou um novo smartphone compacto, o Smini, com ecrã de 4.5".

Vivemos numa era em que os smartphones cresceram para tamanhos que anteriormente seriam considerados mini-tablets, mas ainda há algumas marcas que vão apostando em modelos mais compactos.

O Doogee Smini vem equipado com um ecrã LCD IPS de 4.5" (que hoje em dia se pode considerar "minúsculo") com resolução de 480x1170 pixeis. No interior encontramos um chip MediaTek Helio G99 de 6nm, com 8 GB de RAM, 256 GB + microSD até 2 TB, câmara de 50 MP + 2 MP macro, câmara frontal de 8 MP, e uma bateria de 3000 mAh com carregamento rápido de 18 W. Apesar do seu tamanho compacto, temos ainda dual SIM, botão programável, e leitor de impressões digitais em botão lateral. E, para quem ainda se lembrar do que isso é: temos também ficha de 3.5 mm para headphones!
Este modelo vem com protecção IP68 e MIL-STD-810H, pelo que deverá sobreviver a todo o tipo de actividades ao ar livre, tanto lúdicas como profissionais. E como curiosidade adicional, na traseira vem com um display secundário que mostra nível de bateria, data e hora, temperatura e humidade, usando mostradores LED de 7-segmentos, o que lhe dá um toque de nostalgia.

O Doogee Smini já está disponível via Aliexpress mas com um preço excessivo de 286 euros. Tendo em conta que noutros países está disponível por cerca de 200 euros, será uma questão de aguardar por uma promoção que o traga para esse valor, em que passa a ser um smartphone a considerar para quem gostar de smartphones compactos, cada vez mais difíceis de encontrar.

Flipper Zero pode inundar Androids e Windows com alertas Bluetooth

26-10-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O versátil Flipper Zero pode ser usado para angustiar utilizadores Android e Windows nas proximidades com notificações constantes.

Depois de ter sido demonstrado um ataque do Flipper Zero contra iPhones, chega agora algo idêntico para Android e Windows.

A técnica utilizada é a mesma, falsificando as comunicações Bluetooth para fazer com que os dispositivos Android e Windows apresentem notificações de que está um dispositivo Bluetooth por perto a requisitar ligação. E fazendo-o de forma sucessiva, inundando a vítima com uma vaga de notificações interminável.

A BLE Spam app para o Flipper Zero disponibiliza actualmente oito métodos de ataque, incluindo:
  • iOS 17 Lockup Crash
  • Apple Action Modal
  • Apple Device popup
  • Android device pair
  • Windows Device Found
  • E ainda, todos os métodos combinados
Embora estes "ataques" não permitam infectar os dispositivos afectados, tornam-se numa grande inconveniência que pode impedir o seu uso normal.

No caso de serem alvo de um ataque deste tipo, a solução passa por desactivar as notificações dos pedidos de ligação Bluetooth:
  • Em Android: Settings → Google → Nearby Share → Show notification → "Off
    (alternativamente em) Settings → Connected Devices → Connection preferences → Nearby Share

  • Em Windows: Settings → 'Bluetooth & devices' → 'Devices' → 'Device settings' → 'Show notifications to connect using Swift Pair' → "Off"

A opção de desactivar o Bluetooth por completo também funcionará, mas pode impedir o uso de certas funcionalidades, desde o óbvio uso de earphones Bluetooth, a outros sistemas como o de transferência de dados entre dispositivos próximos, etc.

Leica M11-P vem com fotos autenticadas para fotojornalismo

26-10-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A nova Leica M11-P vem com sistema Content Authenticity Initiative da Adobe para assegurar a autenticidade de cada fotografia.

Tecnicamente, a M11-P é idêntica à M11 Monochrom, mas com capacidade para captar fotos a cores. Com um preço de mais de 9 mil dólares, mantém o sensor de 60 MP, mas melhora a cobertura do ecrã LCD de Gorilla Glass para vidro safira, e vem com 256 GB de memória interna integrada. Mas, o seu grande destaque não vai para as suas especificações técnicas, mas sim para um sistema que pretende assegurar a autenticidade das fotos para tentar combater a desinformação e a proliferação de imagens falsas geradas por AI.

A Leica M11-P conta com um sistema de autenticação de veracidade das fotos, que visa assegurar que a foto é real, e que também é capaz de seguir todas as edições e alterações que lhe forem feitas. Em caso de dúvida, poderá dar-se um salto a uma página de verificação da Adobe, que comprovará todo o percurso que a imagem teve, desde a câmara em que foi captada a todas as edições que sofreu.
A ideia poderá ser boa (e até necessária), mas penso que se arrisca a tornar-se irrelevante numa era em que as pessoas facilmente são levadas pelos títulos clickbait e publicações propositadamente provocatórias, e onde muitas vezes nem lêem ou sequer pensam por alguns segundos antes de partilharem coisas.

Perante isso, não me parece que faça grande diferença se a foto tem autenticação ou não. E, em era de dúvidas sobre se uma imagem é real ou não, será também inevitável que surjam dúvidas sobre se o certificado de autenticidade será, ele próprio, autêntico.

Notícias do dia

26-10-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Xiaomi apresenta Xiaomi 14 e 14 Pro com HyperOS; Apple lança iOS 17.1 e watchOS 10.1; Qualcomm mostra benchmarks do Snapdragon 8 Gen 3; Google Maps lança finalmente as rotas em vista imersiva; Samsung oferece espaço ilimitado gratuito na cloud por 30 dias; e Photopea bloqueia serviço a quem usar ad-blockers.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna BT Tronsmart; e temos ainda o nosso passatempo de 16º aniversário.

X continua em queda após 1 ano de gestão Musk

Apesar de Elon Musk continuar a assegurar que o X está cada vez melhor e com mais utilizadores, o rescaldo do seu primeiro ano à frente do Twitter (entretanto mudado para X) continua a deixar sérias dúvidas. De Outubro de 2022 até Setembro de 2023 o X perdeu 16% de utilizadores (paywalled link), e os downloads da app também se reduziram após a mudança de marca de Twitter para X.

As perspectivas para o futuro também não parecem ser animadores, com Musk a insistir que o caminho é transformar o X num serviço exclusivamente pago para, segundo ele, eliminar os bots, parecendo desconhecer (ou optar por ignorar) que a maioria da desinformação na plataforma tem origem em contas pagas.

Há ainda o risco de Musk, que tem ficado cada vez mais irritado com as exigências de moderação e anti-desinformação da UE, acordar um destes dias e decidir remover o serviço da Europa.


Valve lança SteamVR 2.0

A Valve não quer arriscar ficar para trás na eventualidade dos sistemas VR se vierem a tornar na "próxima grande coisa" e para isso avança com o lançamento do SteamVR 2.0.

Esta versão conta com diversas melhorias, incluindo muitas das coisas que foram adicionadas ao Steam e Steam Deck. Temos integração com o Steam Chat e Voice Chat, loja melhorada com destaque dado a jogos VR populares, acesso fácil às notificações do Steam, e também suporte para escrita em teclado virtual com dois cursores, o que deverá acelerar significativamente a introdução de texto. Quanto à possibilidade da Valve lançar óculos VR próprios, isso é algo que continua sem qualquer confirmação oficial.


Hyundai lança clínicas móveis para actualização anti-roubo

A Hyundai continua a sofrer com as repercussões do "desafio TikTok" que demonstrava como era fácil roubar alguns dos seus modelos.

Agora, avança com a promessa de lançar diversas clínicas móveis nos EUA, que aplicarão uma actualização anti-roubo aos veículos para se tornarem imunes aos métodos demonstrados nesses desafios. De lembrar que, antes do caso chegar às notícias, a Hyundai estava a pedir centenas de euros para fazer a actualização do veículo, algo que felizmente decidiu mudar e passar a oferecer gratuitamente quando o caso começou a adquirir proporções mediáticas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Otter Browser é um browser open-source que tenta ser o sucessor espiritual do Opera 12, antes da empresa ter mudado de rumo. Tem arquitectura modular, que lhe dá grande versatilidade, e está disponível para Windows, Linux e macOS.

How to Implement a PHP File Hosting Application That Allows Users to Share Files For a Limited Period

26-10-2023 | 16:17 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
File-sharing sites are helpful to allow users to send files that would be too large to share by other means, like, for instance, email messages or chat applications like Facebook Messenger, WhatsApp, Google Chat, or others.

Usually, the files shared using file-sharing sites only need to be shared for a short period so the users who need to access those files can download them.

This package provides a simple file-sharing Web application that allows users to upload and download files.

The shared files will only be available for a limited period.

Portátil Chuwi HeroBook Pro a €203

26-10-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Procuram um portátil de 14" barato, ideal para servir como primeiro computador de uma criança, ou para usar em tarefas sem grandes exigências técnicas? Então espreitem este HeroBook da Chuwi.

O Chuwi HeroBook Pro é um portátil de 14.1" (Full HD) equipado com um CPU Intel Cerelon N4020 (até 2.8 GHz) com Intel UHD Graphics 600, 8 GB de RAM, SSD M.2 256 GB, microSD até 512 GB, webcam, bateria de 38 Wh com autonomia até 9 horas, touchpad multitouch de grandes dimensões, duas portas USB, mini HDMI, leitor de microSD, e vem com Windows 10 em inglês.
Este portátil Chuwi HeroBook Pro com 8 GB + 256 GB está disponível por 203 euros na Amazon Espanha.

Uma particularidade interessante deste portátil é que disponibiliza um slot M.2 que poderá ser utilizado para expandir a sua reduzida capacidade se for necessário. Graças a isso, podemos facilmente adicionar-lhe um SSD M.2 de 512 GB, ou até de 1 TB se precisarem de mais espaço.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Maps lança finalmente as rotas em vista imersiva

26-10-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Google está finalmente a lançar a vista virtual imersiva no Google Maps, que já aplicava a certos edifícios, às rotas de navegação.

O Google Maps tem uma série de melhorias que estão a chegar aos utilizadores, que contam com coisas como ajustes de cores para mais fácil visualização, pesquisa melhorada, e também a visualização das rotas em modo imersivo.

Este modo transforma o Google Maps num autêntico mapa virtual mais parecido com um jogo de simulação de cidades, com iluminação de acordo com a hora do dia, replicação do estado do tempo, e tráfego virtual simulado, que ajudam a dar uma melhor ideia daquilo que os condutores irão enfrentar.


Na prática, não seria difícil para a Google pegar nesta mesma tecnologia e criar um jogo de simulação de condução, que permitisse conduzir por qualquer parte do mundo de forma realista; ou em algo ao estilo de um Sim City / Cities: Skylines.

Também há melhorias para os donos dos carros eléctricos, com mais informação sobre os postos de carregamento, incluindo quando foram utilizados pela última vez - algo que pode ser utilizado para detectar potenciais postos avariados (no caso de já não serem utilizados há bastante tempo).

Chrome prepara atalhos para os side panels

26-10-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Google quer dar maior visibilidade e fácil acesso aos painéis laterais no Chrome, preparando-se para deixar criar atalhos ao lado da barra de endereços.

O Chrome ganhou os Side Panels em Março com a chegada do Chrome 116, sendo uma forma de aceder a diversos elementos do browser como os bookmarks, pesquisas e, mais recentemente, também a coisas como o histórico, e reading list, numa coluna lateral que se pode manter a par da navegação (e tirando partido do habitual espaço horizontal em excesso que temos nos monitores panorâmicos).

Este sistema deve estar a obter bons resultados, pois na versão de desenvolvimento do Chrome 120, a Google está a adicionar a capacidade de criarmos atalhos para diversos side panels na zona ao lado da barra de endereços do browser (onde ficam as extensões, opções, etc.). Desta forma, chegar ao painel lateral desejado pode ser feito a qualquer momento com um só clique.
O sistema ainda está a ser trabalhado, mas permite criar atalhos para (quase todos os painéis), facilitando o processo de saltitar entre eles, como o histórico, e reading list, para se ver páginas que se visitaram recentemente ou que se marcaram para ler mais tarde.

Teremos que esperar para ver se a Google irá oficializar esta capacidade com o lançamento do Chrome 120 final, ou se é algo que continuará em fase de testes até uma versão posterior.

Fita LED RGB Goovee 20 m a €22

26-10-2023 | 12:03 | A Minha Alegre Casinha

Uma fita LED RGB é uma das formas mais eficazes e simples de dar um toque especial a qualquer casa, e é algo que pode ser feito a preço reduzido, como comprova esta fita LED.

Uma fita LED pode fazer milagres, bastando passá-la pela prateleiras de móveis, ou até colocada por baixo de uma mesa ou sofá, para criar um ambiente único. O único problema é que quando se compra uma fita LED RGB para iluminação decorativa, a impressão inicial de missão cumprida que se tem após a colocar no sítio é quase sempre seguida de um "se soubesse, tinha mandado vir mais uns metros". Pois bem, isso já não deverá acontecer com este conjunto, que desde logo disponibiliza 20 metros para que possam preencher com luz tudo aquilo que desejarem.
Esta fita LED RGB Goovee com 20 metros e controlo remoto está disponível por apenas 22 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 3 euros.

Ter apenas em atenção que este modelo apenas pode ser controlada através da app Govee Home (Bluetooth) ou dos botões no controlador físico junto da fita, não estando disponível integração directa para assistentes de voz como o Google Assistant ou Amazon Alexa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Xiaomi 14 e 14 Pro com HyperOS

26-10-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi apresentou os seus mais recentes Xiaomi 14 e 14 Pro com HyperOS, e com forte aposta nas câmaras Leica.

Os Xiaomi 14 afastam-se do design curvo da geração anterior e apostam em linhas mais direitas. O Xiaomi 14 Pro vem com ecrã OLED LTPO 12-bit de 6.73" a 120 Hz, com margens mais reduzidas, e podendo atingir um brilho máximo de 3000 nits. No interior encontramos o mais recente Snapdragon 8 Gen 3 de 4nm, acompanhado por 12 GB ou 16 GB de RAM LPDDR5X, e 256 GB / 512 GB / 1 TB de UFS 4.0. A bateria é de 4880 mAh com carregamento rápido de 120 W e carregamento wireless de 50 W.

Nas câmaras, a Xiaomi livrou-se do sensor de 1" que obrigava a grandes constrangimentos, optanto por um novo sensor "Light Nunter 900" de 1/1.31" com 50 MP. Em combinação com a objectiva Leica Summilux e sistema de abertura variável (f/1.42 - f/4.0), a Xiaomi diz que a redução do tamanho do sensor não se deverá fazer notar face ao Xiaomi 13 Pro. Além desta câmara temos uma telefoto 40 MP, com capacidade macro de 10 cm, e uma ultrawide de 50 MP com macro de 5 cm.
Não escapando à tradição de replicar o que uma certa outra marca faz, a Xiaomi vai ter uma edição especial do Xiaomi 14 Pro em titânio.

Na China, o Xiaomi 14 Pro vai ter preços de €650 (12+256GB), €710 (16+5126GB), e €780 (16GB+1TB).


Quanto ao Xiaomi 14 "normal", vem equipado com um ecrã OLED LTPO de 6.36", também com 120 Hz e 3000 nits. Também recorre a um Snapdragon 8 Gen 3, com 8 GB / 12 GB / 16 GB de RAM, e opções de 256 GB / 512 GB / 1 TB de UFS 4.0. A bateria reduz-se para os 4610 mAh, com carregamento de 90 W e wireless de 50 W. Nas câmaras, o conjunto é idêntico, mas sem abertura variável na câmara principal, e aparentemente sem capacidade macro na câmara ultrawide.
Na China, o Xiaomi 14 normal vai ter preços de €520 (8+256GB), €560 (12+256GB), €600 (16+512GB), e €700 (16GB+1TB).

Agora é aguardar para ver que preços terá por cá.


Quanto ao HyperOS, eis o que a Xiaomi tem a dizer sobre o seu novo sistema:

Xiaomi HyperOS: Desenvolvido para Conectar Dispositivos Pessoais, Carros e Equipamentos Inteligentes para o Lar

Novo sistema operativo tem como missão unificar todos os dispositivos do ecossistema numa única estrutura de desenvolvimento integrado.

A Xiaomi aproveitou o seu evento de lançamento sob o tema "Avançar para além do Momento" para anunciar o Xiaomi HyperOS, o sistema operativo que visa alimentar o seu ecossistema inteligente de dispositivos pessoais, carros e produtos domésticos. Focado em quatro objetivos principais: Refatoração de Baixo Nível, Conectividade Inteligente Transversal, Inteligência Proativa e Segurança de Ponta a Ponta, o Xiaomi HyperOS promete uma nova experiência do utilizador. O Xiaomi HyperOS será pré-instalado nos Xiaomi 14 Series, Xiaomi Watch S3, Xiaomi TV S Pro 85" MiniLED e outros dispositivos nos mercados domésticos.

Refatoração de Baixo Nível – libertar todo o potencial dos dispositivos
A Xiaomi alcançou um crescimento notável ao longo dos últimos 13 anos, expandindo-se de apenas 100 utilizadores para impressionantes 1,175 mil milhões de utilizadores em todo o mundo, juntamente com um catálogo de produtos que abrange atualmente mais de 200 categorias. Na era da Internet das Coisas (IoT), a Xiaomi enfrentou o desafio único de navegar nas complexidades resultantes da multiplicidade de sistemas operativos e dos desafios de interoperabilidade entre vários ecossistemas. Esta experiência levou a Xiaomi a inovar para além de tudo o que foi visto antes, resultando na criação do novo Xiaomi HyperOS. Em desenvolvimento desde 2017, o Xiaomi HyperOS foi desenhado para trazer coerência ao panorama da IoT. A sua missão é unificar todos os dispositivos do ecossistema numa única estrutura de desenvolvimento integrado. O objetivo final passa por proporcionar um desempenho de dispositivos de topo, garantir uma experiência de utilizador consistente e facilitar a conectividade perfeita entre todos os dispositivos Xiaomi.

O núcleo do Xiaomi HyperOS é formado pelo Linux e pelo sistema Xiaomi Vela, desenvolvido internamente. A sua compatibilidade excecional e capacidade de gestão precisa de recursos do sistema permitem que cada dispositivo tenha um desempenho ideal. A camada subjacente do Xiaomi HyperOS suporta mais de 200 plataformas de processadores e mais de 20 sistemas de ficheiros padrão, cobrindo centenas de tipos de dispositivos e milhares de SKUs. Permite uma configuração, operação e implementação flexíveis de acordo com os requisitos de hardware. A gama de tamanhos de RAM de dispositivos compatíveis abrange desde 64 KB até 24 GB. Seguindo o princípio de configurar apenas os recursos necessários com base nos diferentes requisitos de hardware, juntamente com a eliminação de repetições e compressão de ficheiros na camada de I/O (Entrada/Saída) subjacente, o Xiaomi HyperOS é naturalmente leve: o firmware do sistema nos smartphones ocupa apenas 8,75 GB, uma melhoria significativa em relação aos concorrentes.

O Xiaomi HyperOS possui capacidades de agendamento refinadas que podem comandar hardware e tarefas de forma precisa em cenários diversos e complexos. Isso é alcançado através de meios técnicos como ajuste dinâmico da prioridade das threads e avaliação dinâmica do ciclo das tarefas, resultando num desempenho e eficiência energética otimizados. A execução de jogos mais exigentes num smartphone equipado com o Xiaomi HyperOS permite uma taxa de frames mais estável e um consumo de energia mais baixo em comparação com o Android padrão e outros sistemas operativos altamente personalizados. Em dispositivos leves com poder de processamento limitado, as vantagens de agendamento do Xiaomi HyperOS são ainda mais evidentes: suporta a divisão de tarefas entre múltiplas unidades de processamento para processamento cooperativo, o que maximiza o desempenho do hardware. Além disso, o Xiaomi HyperOS passou por uma extensa reestruturação de módulos técnicos, incluindo o sistema de ficheiros, gestão de memória, subsistema de imagem e sistema de rede, todos com o objetivo de aproveitar e otimizar eficazmente as várias capacidades de hardware de diferentes dispositivos, proporcionando assim um desempenho otimizado.

Conectividade Inteligente Transversal – HyperConnect leva a conectividade para o próximo nível
Para além da busca da excelência no desempenho individual, o Xiaomi HyperOS rompe com as limitações das arquiteturas convencionais de sistema. No seu núcleo, um inovador framework de Conectividade Inteligente Transversal, o HyperConnect, lidera o caminho, facilitando uma rede em tempo real entre uma diversidade de dispositivos. Com um centro de dispositivos integrado, os utilizadores podem agora controlar ativamente quase toda a sua gama de dispositivos conectados, permitindo-lhes monitorizar e gerir sem esforço o seu ecossistema interligado a partir de qualquer lugar, seja em casa, em viagem ou no trabalho. Isso marca uma nova era de conveniência e eficiência para os utilizadores, pois podem identificar e operar todos os dispositivos dentro do seu ecossistema Xiaomi de forma contínua.

O Xiaomi HyperOS harmoniza todos os dispositivos conectados, permitindo que o software se adapte às necessidades do utilizador. É possível alternar facilmente entre fontes de câmara durante videoconferências, aceder às câmaras dos automóveis a partir do telemóvel, aceder à câmara traseira do smartphone enquanto se utiliza um tablet ou um portátil e até ligar o tablet à internet através do smartphone. Além disso, as aplicações, o conteúdo da área de transferência e as notificações podem ser movidos facilmente entre dispositivos, conforme as necessidades do utilizador.

Inteligência Proativa - permitir que os dispositivos entendam as intenções do utilizador
Na era da IoT, a conectividade entre dispositivos e a integração de capacidades é essencial. O Xiaomi HyperOS leva isso ainda mais longe, incorporando um subsistema de IA que suporta tecnologias avançadas de IA, permitindo que os dispositivos ajudem os utilizadores de forma proativa.

O HyperMind é o centro cognitivo do ecossistema de dispositivos da Xiaomi, introduzindo conexões inovadoras entre dispositivos na era da 'inteligência proativa'. Isso permite que os dispositivos compreendam proactivamente as necessidades do utilizador e ajam de acordo. O HyperMind utiliza as quatro capacidades percetivas dos dispositivos – ambiente, visão, som e comportamento – para aprender as necessidades do utilizador e adaptar automaticamente os dispositivos às suas necessidades. Por exemplo, se um utilizador acende sempre a luz da sala ao desbloquear a sua fechadura inteligente, o HyperMind irá iluminar automaticamente o espaço depois de aprender este padrão, após a autorização do utilizador. Esta inovação simplifica a complexa conectividade entre dispositivos e reduz os custos tradicionais de aprendizagem automática, permitindo aos utilizadores desfrutar da conveniência da conectividade de dispositivos sem a necessidade de compreender lógicas intricadas ou mecanismos de ativação.

O Xiaomi HyperOS utiliza modelos de base de grande dimensão, capacitando as aplicações do sistema. O Assistente de IA da Xiaomi vai permitir acesso direto às capacidades de geração de texto através da sua interface de utilizador, permitindo tarefas como a geração de discurso e resumo de artigos. A funcionalidade de legendas em tempo real foi aprimorada para transcrever conversas de videoconferência em notas e resumos inteligentes de reuniões. Os utilizadores podem usar frases faladas para procurar imagens nos seus álbuns de fotos e criar imagens de IA com base em retratos existentes. A versão para tablet da aplicação "Mi Canvas" adiciona um pincel de IA que pode transformar rabiscos casuais em obras de arte requintadas.

Além disso, aplicações de terceiros podem aproveitar o potencial do subsistema de IA, como a compreensão de documentos através de capturas de ecrã dentro do WPS, ou a geração de apresentações com um único comando. Para implementar eficientemente modelos de base de grande dimensão, o Xiaomi HyperOS aproveita o seu subsistema de IA para integrá-los na Unidade de Processamento Neural (NPU) do dispositivo. Este suporte estende-se aos modelos de base desenvolvidos internamente pela Xiaomi, como, por exemplo, para imagens, que reduziu o tamanho e o uso de memória em 75% e diminuiu o tempo de desenho de 100 segundos para apenas 5 segundos. Estas capacidades de geração de imagem aprimoradas já estão a melhorar funcionalidades como o 'Texto para Imagem' e o 'Extensor de Imagem' do Assistente de IA da Xiaomi em álbuns de fotos de dispositivos.

Segurança de Ponta a Ponta – Proteger os utilizadores em todas as situações
Na Xiaomi, a privacidade e a segurança do utilizador são a base de todas as experiências do utilizador, e estamos empenhados na melhoria contínua nesta área. O TEE (Trusted Execution Environment) desenvolvido internamente pela Xiaomi serve como a base do nosso subsistema de segurança. A operar em hardware dedicado, este sistema operativo de segurança isolado é construído com o propósito de proteger informações sensíveis, abrangendo uma ampla gama de funcionalidades de segurança em smartphones e dispositivos AIoT, como biometria, palavras-passe e bloqueios de ecrã.

O Xiaomi HyperOS coloca um foco supremo na segurança, estendendo a sua proteção não apenas a dispositivos individuais, mas também a módulos de segurança interconectados. Este TEE baseado em módulos de segurança interconectados assegura a confiança mútua entre dispositivos na rede. Para reforçar ainda mais a segurança de toda a rede, o Xiaomi HyperOS emprega a encriptação de ponta a ponta através do TEE para a transmissão de dados entre dispositivos.

Partilha Aberta – Co-construção e partilha de ecossistemas inteligentes
O Xiaomi HyperOS adere ao princípio do código aberto, promovendo ativamente um ecossistema de software aberto e dando as boas-vindas a parceiros para se juntarem a nós, na criação de um ecossistema inteligente e na oferta de uma melhor experiência de utilizador em conjunto. A Xiaomi tem o orgulho de anunciar a disponibilização em código aberto do Xiaomi Vela, uma plataforma de software IoT adaptada a produtos de consumo IoT. Esta plataforma, desenvolvida de forma independente pela Xiaomi, baseia-se no sistema operativo em tempo real de código aberto NuttX. O Xiaomi Vela fornece uma plataforma de software uniforme para vários dispositivos IoT, simplificando o desenvolvimento ao abstrair as diferenças de hardware subjacentes e oferecendo uma interface de software unificada para programadores de nível superior. Esta abordagem unifica diversos cenários de aplicação, simplifica o desenvolvimento e melhora a eficiência. Ao tornar o código do Xiaomi Vela aberto para fabricantes de dispositivos IoT e programadores, a Xiaomi está a fomentar a inovação em dispositivos IoT, a melhorar o desempenho e a permitir capacidades de conectividade em tempo real numa ampla gama de dispositivos.

O Xiaomi HyperOS é um sistema operativo centrado no ser humano, desenhado e adaptado para conectar dispositivos pessoais, carros e equipamentos inteligentes para o lar, num ecossistema inteligente. O sistema marca um passo fundamental na visão estratégica da Xiaomi em oferecer o ecossistema inteligente "Humano x Carro x Lar".

Intel lança acelerador de jogos para os CPUs 14th gen

26-10-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Intel tem uma app Intel Application Optimization que promete acelerar substancialmente o desempenho em vários jogos nos seus CPUs 14th gen.

É sabido o trabalho a que alguns jogadores se dão para conseguirem espremer mais alguns frames por segundo do seu sistema para tornar os jogos mais fluidos. Mas desta vez esse benefício não obriga a overclocks nem outras artimanhas, bastando instalar uma pequena app de optimização da Intel.

A Intel Application Optimization é uma pequena app que funciona em background e que pode trazer melhorias instantâneas superiores a 10%, que nalguns casos podem ser substanciais (há utilizadores que dizem que tiveram aumentos de 200fps no Rainbow Six Siege).
A app optimiza o gestor de recursos do CPU, dando prioridade aos processos que considera serem mais importantes, e no futuro poderá beneficiar apps genéricas além dos jogos.

O seu maior problema é que, por agora, a app é um pouco complicada de instalar, só funcionando nos CPUs Intel 14th gen e obrigando a ter alguns drivers adicionais pré-instalados (Intel Dynamic Tuning Drivers, que deverão ser fornecidos pelo fabricante da motherboard), e sendo também exigido que se tenha a opção Intel Dynamic Tuning Technology activada na BIOS. Adicionalmente, por agora também parece só reconhecer um número reduzido de jogos, como os Metro Exodus e Rainbow Six Siege. Mas, de qualquer forma, se tiverem um destes CPUs, é algo que vale a pena instalar.

Módulo de tomadas Tessan com 2 USB + 2 tomadas a €14

26-10-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 2 USB está disponível por apenas 14.62 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 10%.

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W) no total. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 4000W.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Samsung oferece espaço ilimitado gratuito na cloud por 30 dias

26-10-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung vai oferecer espaço temporário ilimitado na cloud, para facilitar o processo de troca de smartphone ou durante reparações.

Não há nada mais irritante do que querer fazer a troca para um novo smartphone e não ter espaço para um backup na cloud, podendo complicar o processo de transferir todos os dados para o novo smartphone. Felizmente, a Samsung decidiu replicar a funcionalidade de espaço temporário que a Apple oferece, passando também a disponibilizar espaço ilimitado na cloud por 30 dias.

O propósito deste espaço ilimitado gratuito não é que se torne de uso habitual pelos utilizadores, mas apenas para que possam efectuar o processo de backup total para a cloud para transferirem todos os dados para o seu novo smartphone; ou nos casos em que optem por fazê-lo durante a reparação do seu smartphone - embora a Samsung também disponibilize o "modo de reparação" que bloqueia o acesso aos dados dos utilizadores quando deixam o smartphone a reparar.

Este "Temporary Cloud Feature" não tem qualquer limitação máxima de espaço, mas tem um limite de 100 GB para cada ficheiro individual. Os dados serão eliminados ao fim de 30 dias, com a Samsung a enviar alertas algus dias antes, para que os utilizadores não sejam apanhados de surpresa.

DJI lança Osmo Pocket 3

26-10-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A DJI apresentou a mais recente da sua mini-câmara estabilizada: o Osmo Pocket 3.

O DJI Osmo Pocket 3 mantém o formato compacto dos modelos anteriores, mas ao estilo da tendência de crescimento dos smartphones, também cresceu ligeiramente. Agora vem com um ecrã touchscreen de maior dimensão, que pode virar entre modo vertical ou horizontal, e - não menos importante - um novo sensor de 1", quase três vezes maior do que o sensor usado na geração anterior. Pode gravar vídeo 4K/120 e 1080p/240, para vídeo ultra-fluido ou para facilitar a criação de vídeos com efeito slowmotion. Também tem comunicação wireless integrada sem necessidade de módulos adicionais, joystick integrado, maior autonomia, e até pode usar dois microfones wireless em simultâneo, o que será uma excelente notícia para quem tiver por hábito gravar vídeos com várias pessoas.


A autonomia anunciada é de 166 minutos de video 1080p24 (a anterior ficava-se pelos 140 minutos), e até 2 horas de vídeo 4K60. O tempo de carregamento também foi drasticamente melhorado, bastando 16 minutos para carregar a câmara a 80% e 32 minutos para chegar aos 100% usando-se um carregador USB-C PD de 65W.

Claro que com tudo isto também chega a parte má: o preço. O DJI Osmo Pocket 3 começa nos €549 na sua versão base, e vai para os €689 no pack Creator Combo que inclui adaptador grande angular, microfone wireless, mini-tripé, e outras coisas.

|