PlanetGeek

Xiaomi Smart Band 8 a €33

03-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 8 é uma das smart bracelets mais desejadas, e pode ser encontrada a preço simpático.

A Xiaomi Smart Band 8 mantém o mesmo formato das gerações anteriores, vindo com um ecrã AMOLED de 1.62" (490x192 pixeis), com modo Always On e até 600 nits de luminosidade. Mais do que as suas já bastante completas capacidades de tracking, para esta geração a Xiaomi foca-se na disponibilização de uma diversa gama de braceletes para todo o tipo de ocasiões, e também a possibilidade de ser usada como pendente, ou colocada nas sapatilhas - com esta última opção a prometer novos dados de tracking, e também sendo apreciado por todos os que não gostam de correr ou fazer desporto com algo no pulso. Vem com mais de 200 mostradores e tem resistência à água até 5 ATM.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Mi Smart Band 8 por 33.98 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro, a Smart Band 7 Pro, ou o Redmi Watch 2 Lite.

A Xiaomi anuncia uma autonomia de 16 dias de uso típico, que passam para 6 dias com o ecrã em modo Always On. O carregamento é feito em apenas uma hora. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Zeekr 007 melhorado sem aumento de preço

03-04-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Geely melhorou o equipamento no Zeekr 007 mais económico, tornando-o mais apelativo para os consumidores.

A Zeekr lançou uma variante mais económica do Zeekr 007 - o Zeekr 007 Enhanced RWD - poucos meses após o lançamento deste modelo, mas agora prepara uma remodelação para 2024 que reforça o equipamento base para níveis mais condizentes com o nível a que a marca quer ficar associada.

A versão 2024 do Zeekr 007 Enhanced RWD mantém um único motor traseiro, mas agora vem com bancos dianteiros com ventilação, aquecimento, e função de massagem; bancos traseiros aquecidos; touchscreen OLED de 15"; sistema de som com 21 colunas; funções de assistência à condução; e até um sistema de fragrâncias com "AI" que promete ajustar-se ao estilo de condução de cada condutor.
Na parte técnica o carro também não desaponta, com um motor de 310 kW e autonomia anunciada (CLTC) de 688 km que pode ser expandida para os 870 km com opção da bateria de 100 kWh - neste caso, o sistema de carregamento rápido permitirá acumular mais 610 km em apenas 15 minutos. Nas acelerações, bastam 5.4s para ir dos 0 aos 100 km/h.

Na China, este Zeekr 007 melhorado mantém-se com um preço base de 27 mil euros, que o torna bastante competitivo face a modelos como o Tesla Model 3 e XPeng P7 - se bem que agora tem que enfrentar a concorrência do Xiaomi SU7 que começa nos 28 mil euros.

Amazon abandona lojas "sem caixas"

03-04-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Amazon está a abandonar o avançado sistema de lojas "sem caixas" que afinal estava mais dependente de operadores humanos do que se pensava.

Em 2016 a Amazon lançou os super-mercados Amazon Go "sem caixa" em que as pessoas podiam entrar, pegar nos produtos, e sair - com o pagamento a ser feito automaticamente sem que tivessem que passar por uma caixa registadora. O sistema recorria a centenas ou milhares de câmaras, com a Amazon a dizer que utilizava processos avançados de processamento visual para determinar as coisas que os clientes pegavam (incluindo todas as questões complicadas do mundo real, como pegar num produto, pousar outros que já se tivesse na mão ou num cesto, etc.) Agora, vem-se a descobrir que não era bem assim.

Afinal o sistema não era totalmente automatizado e dependia de milhares de operadores humanos que analisavam os vídeos remotamente para clarificar as coisas que o sistema não conseguia resolver de forma automática. Um sistema que afinal não seria tão viável como o que era previsto, levando a Amazon a abandoná-lo. Em vez do sistema sem caixas, a Amazon adopta agora uma solução mais tradicional, de self-checkout em que os clientes fazem o scan dos produtos ao colocá-los no carrinho de compras.

Não deixará de ser curioso que a Amazon faça isto numa altura em que os novos modelos AI, potencialmente, poderiam ter ajudado a viabilizar o sistema sem caixas tal como pretendiam fazer no início. Mas, serve de demonstração de que por vezes a alta-tecnologia anunciada não é assim tão "alta" quando se espreita por trás da cortina para ver como funciona nos bastidores.

iOS 17.5 vai detectar trackers Bluetooth e UWB

03-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

No próximo iOS 17.5 a Apple vai expandir a detecção de trackers potencialmente indesejados.

A Apple parece estar prestes a tirar partido da desejada unificação de um sistema standard global de trackers de localização, de modo a identificar trackers indesejados tal como já faz nos seus próprios AirTag. Referências no iOS 17.4 beta indicam que o sistema irá detectar trackers que não são certificados para uso na rede "Find My" da Apple, e direccionar os utilizadores para os sites dos fabricantes para obterem instruções sobre como os podem desactivar.

No ano passado a Apple e a Google anunciaram que iriam colaborar para criar um standard para este efeito, para lidar com a questão destes trackers por vezes serem utilizados para seguirem pessoas ou veículos sem consentimento; e que já tinha levado a Apple a implementar sistemas que alertam quando uma pessoa está a ser seguida por um AirTag. Em breve, isso poderá expandir-se a mais trackers, com empresas como a Tile, Samsung, Eufy, e outras, a terem dito que também estariam interessadas em implementar este sistema.

Resta saber se a Apple apenas irá utilizar o "standard" para efeitos de detecção potencialmente indesejada, ou se dará um passo extra no sentido de permitir a criação de uma rede de localização global destes trackers, fazendo com que, no futuro, quer se tratasse de um AirTag ou localizador de outros fabricantes, os mesmos pudessem ser localizados quer por iPhones, quer por Androids, independentemente de se usar ou não a app do fabricante.

Contrariando este lado positivo, estes alertas de trackers indesejados também acabam por invalidar o uso dos trackers em caso de roubo, já que também os ladrões passarão a ser alertados para a presença dos trackers e terão a capacidade de localizar e desactivar.

App Philips Hue para iOS ganha widgets

03-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Controlar lâmpadas e cenas luminosas Philips Hue passa a ser mais fácil com a chegada dos widgets à app iOS.

A mais recente versão da app Philips Hue para iOS adiciona, finalmente, widgets que os utilizadores podem adicionar ao Home Screen, Today View, ou até mesmo ao Lock Screen. E com isso, passam a ter acesso ao controlo da sua iluminação de forma directa sem terem que abrir a app.

Os utilizadores podem optar por widgets de tamanho pequeno, médio ou grande, consoante as suas necessidades, com o widget de maior dimensão a permitir controlar até oito acções ou cenas. Cada widget pode ser configurado para actuar sobre toda a casa ou sobre divisões específicas, e também é possível usar múltiplos widgets para diferentes divisões, se desejado. Infelizmente, por agora as acções acabam por ser bastante limitadas, dando apenas acesso à activação de cenas ou ligar/desligar luzes; não sendo possível controlar a intensidade directamente através do widget ou activar automações.

A actualização também melhora o suporte para botões "compatíveis" Hue, dando-lhes acesso a funcionalidades como iluminação dinâmica com base na hora do dia, mudança de cenas, luz natural, e outras, que até agora só estavam acessíveis através dos botões oficiais Philips Hue.

De notar que os utilizadores continuam a ter também a possibilidade de controlar as suas lâmpadas Philips Hue através da Home app em iOS (via HomeKit) e que, em combinação com os Shortcuts, se tem possibilidades "ilimitadas" em termos de automação.

Tablet Teclast T40S a €99

03-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do M40 Pro temos agora o tablet Teclast T40S que se inspira nos iPad Pro da Apple.

O Teclast T40S vem equipado com um ecrã IPS de 10.4" (2000x1200), CPU MediaTek MT8183, 8 GB de RAM (+8 GB "virtuais"), 128 GB + microSD até 512 GB, câmaras de 13 MP e 5 MP, WiFi ac, BT 5.0, GPS, bateria de 6000 mAh, carregador de 18 W, e Android 12 com serviços Google.
Com tudo isto, este Teclast T40S está disponível por 99.99 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 10 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Quest VR passa a exigir verificação de idade

03-04-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Meta está a começar a exigir a verificação de idade para se poder utilizar os óculos Quest VR.

Depois de ter criticado a Apple e a Google por não fazerem a verificação de idade adequada nas suas app stores, a Meta parece querer mostrar aquilo que pretendia numa das suas próprias plataformas.

Os utilizadores dos Quest VR 2 e 3 passam a ter que verificar a sua idade para terem acesso à Quest VR Store. O objectivo da Meta é diferenciar entre utilizadores "pré-adolescentes / adolescentes / adultos" para "oferecer a melhor experiência" e "definir as melhores opções de protecção e privacidade" para cada grupo etário.
Embora não tenha dito como planeia detectar casos em que o utilizador minta sobre a sua idade, por agora alerta que utilizadores que já tenham definido a idade e agora a tentem mudar, terão que fornecer um documento oficial para demonstrar a sua idade real. Para utilizadores pré-adolescentes, dos 10 aos 12 anos, os pais ficam "obrigados" a criar as contas respectivas, com acesso a controlos parentais para limitarem que apps os filhos poderão descarregar.

Os utilizadores têm 30 dias para confirmarem a sua idade. A partir desse momento ficarão com a conta bloqueada até que forneçam a sua data de nascimento.

Vision Pro melhora colaboração virtual com Spatial Personas

03-04-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple está a resolver um dos pontos mais criticados nos Vision Pro, o da colaboração virtual, com as Spatial Personas.

Uma das coisas mais criticadas nos óculos Vision Pro da Apple era a de que a experiência de utilização era extremamente solitária. Apesar da Apple permitir replicar virtualmente outras pessoas, isso apenas era usado nas chamadas FaceTime, coisa que agora será expandida.

Com as Spatial Personas no VisionOS 1.1 passa a ser possível colaborar virtualmente com outros utilizadores Vision Pro em apps que suportem SharePlay, permitindo que múltiplos utilizadores aparentem estar num mesmo espaço partilhado e podendo interagir com a mesma app.
Supostamente, cada utilizador terá liberdade de reposicionar objectos no seu próprio mundo virtual sem que isso afecte o mundo dos outros utilizadores, mas teremos que aguardar para ver como é que a Apple lida com isso sem quebrar a ilusão de que estão todos a partilhar um espaço conjunto.

De qualquer forma, será uma funcionalidade importante para o futuro da plataforma VR da Apple, mesmo que por agora possa não ser suficiente para convencer os consumidores a gastarem 4 mil euros pelo privilégio de serem beta testers de uns óculos VR cujo sistema ainda está em pleno estado de desenvolvimento.

Google vai eliminar dados recolhidos no modo Incognito do Chrome para evitar processo

02-04-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Para evitar disputar um processo nos tribunais, a Google diz estar disposta a eliminar todos os dados recolhidos de milhões de utilizadores que usaram o modo Incognito do Chrome.

O processo remonta a 2020 e é referente à recolha de dados que a Google fez, mesmo quando os utilizadores utilizavam o modo Incognito do Chrome, que pensavam ser uma garantia de maior privacidade. O processo acusa a Google de ter enganado os utilizadores, não informando devidamente que continuaria a recolher dados sobre os sites que utilizadores visitavam nesse modo. Para todos os efeitos, o modo Incognito funciona apenas como uma sessão secundária do Chrome, com os cookies separados da sessão principal, e sem registo do histórico de sites visitados.

Para resolver a questão sem se sujeitar à decisão dos tribunais, a Google diz que irá apagar os milhares de milhões de dados que foram recolhidos em modo incognito, e também apresentar de forma mais clara que tipos de dados continuam a ser recolhidos nesse modo. Também aplicará a opção de bloquear os cookies de terceiros de forma pré-definida no modo incógnito.

Durante a fase inicial, a Google foi fornecer comunicações internas, e onde em 2019 um dos seus executivos alertava Sundar Pichai para o risco da Google estar a fazer passar a imagem de que o modo Incognito estava associado a "privacidade", quando na realidade não era o caso. Talvez da próxima vez o CEO da Google deva estar mais atento às preocupações dos seus directores, que neste caso poderiam ter evitado este processo.

Oficialmente, a Google diz que o processo nem sequer tem razão de existir, dizendo que os dados nunca foram associados aos respectivos utilizadores e são apenas "velhos dados técnicos" que têm todo o prazer em eliminar. Obviamente, não explica porque, se são dados assim tão descartáveis, porque motivo se deu ao trabalho de os recolher durante anos.

BYD baixa preço do Denza N7

02-04-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Numa altura em que a Tesla subiu o preço do Model Y, a BYD contra-ataca com uma redução de 20% no preço do Denza N7.

A Denza é (mais uma das) marcas apoiadas pela BYD, e que lançou o N7 em Julho do ano passado para combater o Model Y da Tesla. No entanto, não conseguiu destacar-se nem obter o volume de vendas desejado, e que agora leva a marca a fazer um pequeno ajuste que poderá fazer toda a diferença no momento da decisão.

Para além de pequenos retoques, a grande alteração é no preço, com o N7 a levar um corte de cerca de 20% em toda a gama. Com isto, os anteriores modelos que iam dos 39 mil euros aos 49 mil euros, passam agora a ter preços dos 31 mil euros aos 42 mil euros - isto numa altura em que o Model Y mais barato na China aumentou para os 34 mil euros.

A marca também simplificou a oferta, passando de seis para quatro variantes, com as duas mais económicas a terem apenas um único motor (de 180 kW e 230 kW), e as duas mais caras a virem com dois motores (160 kW + 230 kW). As baterias são de 71.8 kWh no modelo mais barato e de 91.3 kWh nos restantes, com autonomias CLTC anunciadas de 550 km, 702 km, 630 km, e 630 km respectivamente.
Com excepção do modelo mais barato, o Denza N7 tem também a curiosidade de poder ser recarregado simultaneamente usando dois cabos para acelerar o processo, podendo acumular 350 km de autonomia em 15 minutos. Um sistema curioso mas que poderá não ser o mais prático (nem sei se por cá seria possível fazer um carregamento duplo simultâneo usando dois carregadores no mesmo veículo).

Embora se possa tornar mais apetecível face ao Model Y, a BYD tem agora que competir também com o Xiaomi SU7 que não só chegou com preço de arromba, como também já se fala que poderá ser acompanhado de um modelo SUV ainda antes do final do ano.

How Can a PHP Form Add Fields Dynamically Using AJAX Requests Sent with jQuery

02-04-2024 | 16:53 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Some PHP applications need to display listings, and users need to be able to edit the values shown on the page using a form field.

When the listings need to change according to the user's intentions, the forms may have to be changed to add or remove entries to the listings.

Check this PHP script that can display a form with a listing that contains form inputs. It allows users to add or remove entries to the listing. The forms can be updated dynamically to add or remove listing entries using AJAX requests sent with the jQuery library.

Notícias do dia

02-04-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Xiaomi SU7 Max faz 643 km em teste de autonomia real; Gmail começa a bloquear emails de empresas "mal comportadas"; ChatGPT já pode ser usado sem login; Xiaomi 14 Ultra chega aos 5132 Mbps em 5.5G; AnTuTu mostra batalha renhida entre MediaTek e Qualcomm; e Dall-E tem dificuldade em criar uma imagem totalmente branca.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um tapete RGB para rato.

Gmail celebra 20 anos

Poderia parecer mentira, mas não foi: a 1 de Abril de 2004 a Google anunciava o lançamento de um serviço de web mail, chamado Gmail.

Passados 20 anos, o Gmail dispensa apresentações, e praticamente nos fez apagar da memória os tempos em que os serviços de email gratuitos estavam associados a caixas com tamanho de 100 ou 200 MB. Na altura, a sua oferta de 1 GB de espaço era revolucionária (só acompanhada por serviços pago) e ainda mais pelo facto de, durante os primeiros anos, esse espaço ir aumentando gradualmente - criando a ideia de que esse espaço iria acompanhar as necessidades crescentes dos utilizadores ao longo do tempo (até finalmente a Google por um ponto final nessa expansão ilimitada quando definiu o limite de 15 GB nas contas gratuitas).


Surto de roubo de carros no Canadá usando AirTags da Apple

As autoridades norte-americanas estão a alertar quem leve o carro até ao Canadá para verificarem se não foi colocado um AirTag indesejado no seu automóvel. Ao que parece, tem havido uma vaga de roubos em que os criminosos estão a usar AirTags para localizar os carros - marcando-os quando os apanham estacionados, e depois analisando a sua movimentação para determinar o local e momento mais adequado para os roubarem.

Será que o Canadá está a planear banir os AirTags tal como fez com o Flipper Zero - sendo que neste caso os AirTags estão efectivamente a ser usados para auxiliar o roubo, ao contrário do que aconteceu com o injustamente penalizado Flipper Zero.


Vendas da Tesla caem 20%

Pela primeira vez em vários anos, a Tesla registou uma queda na venda de automóveis. No primeiro trimestre de 2024 a Tesla vendeu menos de 387 mil automóveis, representando uma queda de 20% face aos mais 484 mil automóveis vendidos no trimestre anterior, e também abaixo das vendas do primeiro trimestre de 2023.

A Tesla já tinha alertado para esta redução, referindo incidentes como a sabotagem que interrompeu a produção na Alemanha durante uma semana, ataques de piratas no Mar Vermelho que também obrigaram a suspender a produção por duas semanas por motivos logísticos, e ainda o processo de transição para a produção do Model 3 renovado. Por outro lado, também não se poderá ignorar o potencial impacto de haver cada vez mais concorrência no sector, em particular das marcas chinesas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A Logitech foi criada na Suiça em 1981 e dedica-se à produção de acessórios como ratos, teclados e webcams. Na Japão é conhecida como Logicool.

Ganha um tapete RGB para rato

02-04-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um tapete para rato de tamanho XL com iluminação RGB.

Milhões de pessoas usam um rato durante grande parte do dia, e milhões de pessoas lidam também constantemente com pequenas questões de ordem prática como: usar o rato numa superfície onde nem sempre funciona bem; ou usando um tapete de rato diminuto que está sempre a escorregar para onde não deve (ou a desintegrar-se com o tempo). Para resolver o problema de uma vez por todas, esta semana temos para vos oferecer um tapete para rato de tamanho XL com uma dimensão de 800 x 300 mm, espessura de 4 mm e iluminação LED RGB no rebordo. É o tapete ideal para cobrir toda a área de trabalho e nunca mais se preocuparem com o rato chegar ao limite do tapete.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Gmail começa a bloquear emails de empresas "mal comportadas"

02-04-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

As empresas de envio de emails em volume vão ter mais dificuldade em chegar aos utilizadores do Gmail.

Tal como tinha anunciado, a Google começou a aplicar novas regras para empresas que enviem mais de 5 mil emails por dia para contas Gmail, de modo a combater campanhas de spam e phishing.

Para além destas empresas terem obrigatoriamente que configurar correctamente o SPF/DKIM e DMARC para os seus serviços, têm também que se comprometer a não enviar emails não solicitados, disponibilizar opções de cancelar subscrições com um só clique, e processar esses pedidos de remoção num prazo máximo de dois dias. A partir deste mês de Abril, as empresas que não cumprirem estas regras começarão a receber erros para uma pequena porção dos emails enviados, que irá aumentando de forma gradual se as empresas não efectuarem as devidas alterações, até potencialmente terem todos os seus emails bloqueados no Gmail.

A Google diz que os seus sistemas bloqueiam cerca de 15 mil milhões de emails indesejados diariamente, representando 99.9% do spam, phishing, e malware, que chegaria aos utilizadores do Gmail.

Por coincidência, ou não, nas últimas semanas tenho recebido significativamente mais emails indesejados no Gmail do que nos últimos anos - mas que de certo modo também se podem dever aos "fantásticos" serviços que não fazem qualquer validação dos emails que lhes são fornecidos, e depois nos obrigam a receber emails que eram destinados a outras pessoas, por vezes contendo dados pessoais e privados. Faria muito mais sentido haver legislação que obrigasse as empresas a fazerem a devida validação dos endereços de email, do que coisas como os popups de consentimento dos cookies.

Xiaomi 14 Ultra chega aos 5132 Mbps em 5.5G

02-04-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi demonstrou as velocidades que o Xiaomi 14 Ultra poderá atingir em redes 5.5G, com downloads a 5132 Mbps.

Depois da Oppo, que já confirmou que os Find X7, X Fold3 e X100, receberiam uma actualização para suportar redes 5.5G, também a Xiaomi vem demonstrar que o seu Xiaomi 14 Ultra está apto para tirar partido do passo intermédio de evolução das redes 5G para as redes 6G.

Num teste realizado em parceria com a China Mobile, ZTE (fabricante do equipamento de rede da operadora), e Qualcomm (responsável pelo modem Snapdragon X75 usado no smartphone), vemos o smartphone a atingir velocidades impressionantes de 5132 Mbps.
As redes 5.5G / 5G-A (5G Advanced) são o passo seguinte da geração 5G, e potenciando velocidades de até 10 Gbps de download e 1 Gbps de upload. Não menos importante que as velocidades, é que também permite um aumento de dez vezes na capacidade da rede (permitindo ligar mais equipamentos), e com latência ainda mais reduzida que as actuais redes 5G.

Na China, já começaram os programas piloto com disponibilização de serviço 5.5G nalgumas cidades, com promessa de que isso será expandido a mais de 300 cidades ao longo dos próximos anos.

Carregador Baseus 65 W GaN a €23

02-04-2024 | 12:27 | A Minha Alegre Casinha

Os carregadores podem acompanhar-nos por anos e anos, e este Baseus 65 W garante que estamos preparados para tirar partido do USB-C até para carregar portáteis.

Com a transição para o USB-C e alguns fabricantes a deixarem de incluir carregadores com os seus produtos, torna-se mais importante que nunca escolher um carregador que nos dê algumas garantias a longo prazo. Este carregador Baseus pode fornecer um total de 65 W mas mantendo um tamanho ultra compacto graças à tecnologia GaN.
Este carregador Baseus 65 W está disponível por 23.84 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 5%.

Vem equipado com duas portas USB-C o que o deixa preparado para o futuro, mas também uma porta USB-A para assegurar compatibilidade com todos os demais cabos USB que já se tenham acumulado. Com esta potência, não só assegura que carrega os smartphones rapidamente, como também é capaz de lidar com portáteis e equipamentos mais que necessitem de mais energia, tudo isto num tamanho relativamente compacto que se pode transportar facilmente para qualquer lado. E não se esqueçam de juntar um cabo USB-C que permita tirar partido destas potências.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Xiaomi SU7 Max faz 643 km em teste de autonomia real

02-04-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Com o lançamento do Xiaomi SU7, começam também os testes para ver se as promessas se comprovam no mundo real.

O Xiaomi SU7 chega ao mercado com um preço altamente tentador (dos 28 mil aos 38 mil euros na China) e que se está a transformar numa lista de espera de mais de meio ano para algumas das versões. Mas igualmente importante são as reacções dos modelos que começam a chegar às estradas.

Em testes reais de aceleração e autonomia, o SU7 está a obter excelentes resultados. O SU7 Max acelera dos 0-100 km/h em 3.24 segundos, mais rápido que o Tesla Model 3 Long Range (4.62 segundos) e que o Nio ET5 LR (3.83 segundos) - e também vence nos 400 metros com 11.17 segundos e 201.79 km/h.

Na autonomia, a Xiaomi anuncia 810 km, utilizando o demasiado optimista ciclo CLTC. No teste de autonomia real esse valor traduziu-se em 643 km (79.4% do prometido), mas que fica em linha com o diferencial de modelos como o Tesla Model 3 LR (713 km CLTC / 568 km reais) ou o XPeng P7 (610 km CLTC / 489 km reais).
A par de algumas primeiras análises que falam muito bem dos materiais e qualidade de construção, e também da integração que a Xiaomi fez a nível do software, tudo parece bem encaminhado para o "sucesso garantido" do Xiaomi SU7.

Agora só nos resta esperar que a Xiaomi consiga surpreender a nível de o lançar a nível global - em particular na Europa - num prazo que antecipe em muito as actuais previsões (de que teremos que esperar alguns anos para tal).

AnTuTu mostra batalha renhida entre MediaTek e Qualcomm

02-04-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O benchmark AnTuTu revelou as tabelas de desempenho de Março 2024, com a Qualcomm a retomar a liderança, mas seguida de perto pela MediaTek.

Os benchmarks valem o que valem, e são muitas vezes alvo de "optimizações especiais" por parte dos fabricantes. Ainda assim, continuam a ser uma das formas mais habituais de se comparar o desempenho de diferentes dispositivos, e de ver como até smartphones com o mesmo chipset podem variar significativamente.

Nos tops AnTuTu de Março, a Qualcomm retomou a primeira posição com o Snapdragon 8 Gen 3 no Asus ROG Phone 8 Pro, com um valor de 2,141,448 pontos. No entanto, é seguido de perto pelo Oppo Find X7 com chipset Dimensity 9300 da MediaTek, que obteve 2,138,119 pontos. No entanto, todas as primeiras dez posições são referentes a smartphones equipados quer com Snapdragon 8 Gen 3 ou com Dimensity 9300.
Na gama média temos uma situação idêntica, com o Snapdragon 7+ Gen 3 no OnePlus Ace 3V a liderar com 1,466,728 pontos; seguido do Dimensity 8300-Ultra no Redmi K70E com 1,391,125 pontos.
O que isto demonstra é que a MediaTek deixou de ser aquela marca que se associava aos chipsets "fraquinhos e económicos", e que agora tem conseguido combater com a Qualcomm no topo das tabelas.

Outra curiosidade é a ausência da Xiaomi nestas tabelas (apesar dos Redmi aparecerem na tabela de gama média), o que pode indicar que a Xiaomi se tem focado mais na questão da eficiência e autonomia do que no desempenho puro (ou nas tais "optimizações" especiais para os benchmarks).

Carregador Baseus 65 W GaN a €23

02-04-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores podem acompanhar-nos por anos e anos, e este Baseus 65 W garante que estamos preparados para tirar partido do USB-C até para carregar portáteis.

Com a transição para o USB-C e alguns fabricantes a deixarem de incluir carregadores com os seus produtos, torna-se mais importante que nunca escolher um carregador que nos dê algumas garantias a longo prazo. Este carregador Baseus pode fornecer um total de 65 W mas mantendo um tamanho ultra compacto graças à tecnologia GaN.
Este carregador Baseus 65 W está disponível por 23.84 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 5%.

Vem equipado com duas portas USB-C o que o deixa preparado para o futuro, mas também uma porta USB-A para assegurar compatibilidade com todos os demais cabos USB que já se tenham acumulado. Com esta potência, não só assegura que carrega os smartphones rapidamente, como também é capaz de lidar com portáteis e equipamentos mais que necessitem de mais energia, tudo isto num tamanho relativamente compacto que se pode transportar facilmente para qualquer lado. E não se esqueçam de juntar um cabo USB-C que permita tirar partido destas potências.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

ChatGPT já pode ser usado sem login

02-04-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI facilitou o acesso ao ChatGPT, agora não sendo necessário criar conta ou fazer login para aceder ao assistente AI mais popular do momento.

O ChatGPT já está disponível gratuitamente para todos há muito, mas até agora isso implicava que o utilizador criasse uma conta e fizesse login para lhe poder aceder. Agora, talvez por força da pressão de serviços concorrentes, a OpenAI retira esse entrave e dá acesso imediato ao ChatGPT sem necessidade de se ter conta ou fazer login.

Como tal, a partir de agora qualquer pessoa poderá simplesmente aceder ao ChatGPT e usá-lo, sem se preocupar com mais nada - ou quase.

We’re rolling out the ability to start using ChatGPT instantly, without needing to sign-up, so it's even easier to experience the potential of AI. https://t.co/juhjKfQaoD pic.twitter.com/TIVoX8KFDB

— OpenAI (@OpenAI) April 1, 2024
Este acesso sem login está a ser lançado de forma faseada, pelo que nem todos os países poderão aceder ao ChatGPT sem login. Pela parte positiva, mesmo sem login, a OpenAI continua a permitir que os utilizadores decidam se querem que as suas conversas sejam, ou não sejam, usadas para treinar modelos AI.

Por outro lado, a OpenAI refere que o uso do ChatGPT sem login vem acompanhado de algumas regras de moderação mais restritivas do que no acesso com conta, mas sem detalhar exactamente em que essas restrições consistem. Diz também que a sua equipa vai manter um olhar atento sobre potenciais "usos abusivos", potencialmente para desincentivar quem estiver a pensar criar serviços comerciais que tirem partido deste acesso sem conta para aceder ao ChatGPT sem pagar.

|