PlanetGeek

LG apresenta candeeiro projector

03-01-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A LG entra em 2025 com um curioso candeeiro de pé que também é um projector, e um novo projector compacto 4K de curta-distância.

A LG está a preparar a entrada no novo ano com dois projectores que irão atrair as atenções no CES. O destaque vai para o original PF600U, que combina um projector Full HD, coluna Bluetooth e candeeiro de pé, num dispositivo três-em-um. Este modelo possibilita iluminação RGB ambiente, som, e pode transformar qualquer parede num ecrã.

A cabeça do projector do PF600U inclina até 110 graus e conta com ajuste automático de imagem, facilitando a configuração. No entanto, com apenas 300 ANSI lumens de brilho, a imagem de 1920 x 1080 é mais adequada para ambientes com baixa luminosidade.
Para quem não dispensar a resolução 4K num formato mais tradicional, o CineBeam S (PU615U) é um projector 4K ultra-compacto com apenas 16 cm, e com fonte de luz laser RGB. Com capacidade de ultra-curta distância, pode projectar grandes imagens a poucos centímetros da parede. Suporta Dolby Atmos através de colunas estéreo, mas o brilho de 500 ANSI também faz com que apenas seja recomendado para utilização em salas escurecidas.

A LG ainda não revelou preços ou datas de lançamento, sendo algo que se espera que aconteça durante o CES.

Tesla vê redução nas vendas pela primeira vez

03-01-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla anunciou a entrega de 495.570 veículos eléctricos no quarto trimestre de 2024, ficando aquém das suas previsões e das expectativas dos analistas, que estimavam mais de 507.000.

Apesar da campanha agressiva de final de ano, com oferta de descontos e carregamentos gratuitos, a Tesla não conseguiu o objectivo de crescimento anual nas entregas, totalizando 1.789.226 veículos em 2024 - uma queda de 1% face aos 1.808.581 de 2023.

Apesar disso, o número de entregas no 4º trimestre representa um novo recorde trimestral para a empresa, com um total de 459.445 veículos, incluindo 436.718 Model 3/Y e 22.727 de outros modelos. A Tesla tentou impulsionar as vendas com os maiores descontos e incentivos de sempre, como Supercharging gratuito e benefícios Full Self-Driving, mas estas medidas não foram suficientes para compensar a quebra anual.

Por outro lado, o segmento energético da Tesla alcançou novo recorde, com o armazenamento de energia a atingir 11 GWh através dos produtos Megapack e Powerwall. Apesar de secundário face ao sector automóvel, este segmento continua a apresentar um crescimento promissor que muitos antevêem poder vir a superar o do sector automóvel a longo prazo.

Enquanto os fãs desvalorizam a redução nas vendas, há que diga que não se pode ignorar o facto da Tesla passar de um crescimento de 38% para uma redução de 1% em apenas um ano. E apesar de todo o sector automóvel estar em quebra, o segmento dos carros eléctricos, excluindo a Tesla, conseguiu registar um aumento em 2024. Entretanto, a Tesla tem bons trunfos para 2025, incluindo o muito aguardado Model Y remodelado, e também um potencial novo modelo mais económico, isto enquanto vai preparando os seus prometidos táxis autónomos para 2026.

Disco externo Seagate Portable Drive 5TB a €129

03-01-2025 | 13:17 | A Minha Alegre Casinha

Com os ataques de ransomware em alta, é imprescindível garantir que os nossos dados estão a salvo. Mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de terabytes a preço interessante.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate Portable Drive 5 TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos, sem necessidade de depender exclusivamente nos backups na cloud.
Este disco externo Seagate Portable Drive 5 TB está actualmente disponível por 129 euros na Amazon Espanha. Têm ainda uma versão de 4 TB se quiserem poupar alguns euros.


É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável para evitar passar pela desagradável experiência de ver os nossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomware que exigem centenas ou milhares de euros pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que nestas coisas quase nunca se tem direito a aviso prévio de que vai acontecer, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para recuperar coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple paga $95M por escutas indevidas da Siri

03-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple concordou em pagar 95 milhões de dólares para resolver o processo sobre a gravação acidental de conversas privadas pela Siri.

As gravações, activadas inadvertidamente sem que os utilizadores dissessem "Hey, Siri", teriam sido partilhadas com terceiros e utilizadas para anúncios direccionados. Embora a Apple negue qualquer irregularidade, reconheceu que as activações acidentais da Siri ocorriam desde o seu lançamento em 2014.

Se o acordo for aprovado, os utilizadores afectados poderão receber até $20 por dispositivo com Siri, com um limite máximo de cinco dispositivos por pessoa ($100). Os dispositivos elegíveis incluem iPhones, iPads, Apple Watches, MacBooks, HomePods, iPod Touch e Apple TVs comprados entre Setembro de 2014 e Dezembro de 2024. Está prevista uma audiência para aprovação final a 14 de Fevereiro, com a Apple a comprometer-se a notificar os clientes afectados e garantir medidas adicionais de protecção da privacidade.

O processo, que surgiu após denúncias em 2019, alegava que a Siri gravava conversas sensíveis, como consultas médicas, negociações empresariais e discussões pessoais. Embora a Apple tenha insistido que as gravações foram acidentais, o acordo visa evitar riscos legais adicionais - se o caso tivesse avançado, a Apple poderia enfrentar multas superiores a 1.5 mil milhões de dólares ao abrigo do Wiretap Act.

A Google enfrenta um processo semelhante a propósito de activações acidentais do Google Assistant, que poderá abranger os compradores de dispositivos Google Home e telemóveis Pixel adquiridos desde 2016.

KOORUI lança monitor de 750 Hz

03-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A entrada em 2025 vem acompanhada de uma série de monitores de alta frequência, e a KOORUI parece querer liderar com o primeiro monitor de 750 Hz.

Os monitores de 165 Hz e 240 Hz têm-se tornado cada vez mais comuns, ajudando a dizer adeus à era dos monitores "presos" nos 60 Hz e disponibilizando imagens fluidas não só nos jogos como também nas tarefas do dia a dia. Mas o segmento gamer não tem ficado parado, com monitores de 480 Hz e 500 Hz, numa corrida que parece não ter fim à vista.

A MSI está a apresentar o seu MSI MPG 242R X60N, o seu primeiro monitor 24.1" FHD de 600 Hz (com painel Rapid TN), mas o seu protagonismo já foi ofuscado pelos novos modelos da KOORUI.
O KOORUI G7 é um monitor Full HD (1920x1080) de 24.5" capaz de atingir uns impressionantes 750 Hz. Seria bom se fosse um painel OLED, mas parece que se trata de um painel LCD TN, como os que têm sido usados na maioria dos painéis de refresh rate elevado.

Para os interessados nos monitores OLED a KOORUI também tem propostas interessantes, o OG32UK é um monitor OLED 4K de 32" que, ao contrário dos modelos recém apresentados mais compactos, pode atingir os 480 Hz.

Fita LED Goovee T2 Ambilight com câmara dupla a €97

03-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

É mais fácil que nunca recriar o efeito "ambilight", com este conjunto de fita LED RGB com câmara dupla, capaz de ajustar as cores em função do que estiver no ecrã.

Há muito que recomendamos a utilização de uma fita LED para colocar atrás de um televisor ou monitor, para criar uma luminosidade que reduz o cansaço visual, especialmente numa sala completamente às escuras. Fitas LED RGB para TV arranjam-se por cerca de 10 euros ou pouco mais para modelos maiores, e mais recentemente começaram a surgir conjuntos com um sensor de cor por menos de 20 euros que podem ir mudando de cor. Mas se querem a experiência ambilight completa, com cores diferentes ao longo das margens do ecrã, então será preciso um modelo mais evoluído, como este da Govee.
Esta fita LED Govee T2 com duas câmaras está disponível por 97 euros na Amazon Espanha - seleccionar cupão de desconto de 55 euros.

Em vez de um simples sensor de cor, este conjunto vem com uma câmara dupla que se deve colocar no topo do ecrã - usando as duas câmaras para obter uma melhor cobertura do que se passa no ecrã relativamente ao modelo anterior com uma única câmara - e que vai analisar as imagens do que se estiver a ver, fazendo sincronizar as cores da fita LED apropriadamente para cada secção das margens; conta também com o dobro do número de LEDs para um efeito luminoso de maior qualidade. É uma das poucas soluções que existem para quem quer o efeito ambilight mesmo quando utiliza apps internas da Smart TV, como Netflix, Disney, etc. já que este sistema funciona para todo e qualquer conteúdo que aparecer no ecrã, independentemente da sua origem, e dispensando a necessidade de usar HDMI.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Produtos da Semana

03-01-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Garmin Tread 2

A Garmin apresentou o robusto equipamento de navegação GPS para Off-Road Tread 2, que o guiará durante as suas aventuras na terra, na neve e muito mais.

Concebido especificamente para entusiastas de motos, ATV, UTV, side-by-side e motos de neve. A nova geração Tread 2 incorpora um ecrã tátil ultra-brilhante de 6 polegadas, navegação passo a passo, mapas topográficos e muito mais para melhorar qualquer viagem. Para além disso, a Garmin anunciou o novo controlador para guiador Handlebar Controller (vendido em separado) que oferece aos condutores um controlo mais confortável, uma vez que o condutor pode conduzir mantendo as mãos no veículo o tempo todo. Tread 2 dá vida à aventura com um ecrã de 6 polegadas de alta resolução e ultrabrilhante que é fácil de ver sob luz solar direta e pode ser utilizado com luvas. Possui uma classificação IP67 de poeira/água para resistir às intempéries e aos terrenos mais exigentes. Mova-se com confiança em terrenos difíceis graças aos sensores integrados, incluindo o altímetro, o barómetro, a bússola e os indicadores de inclinação e rotação. Além disso, o Tread 2 inclui opções de montagem em tubo de rolo robusto para melhor se adequar a uma vasta gama de configurações de veículos todo-o-terreno.

Os aventureiros podem operar facilmente os seus equipamentos de navegação Tread ou zūmo XT2 compatíveis com o novo controlador para guiador com fio (vendido em separado). O controlador permite aos utilizadores aumentar e diminuir o zoom do mapa, selecionar e percorrer as camadas preferidas do mapa, pontos de referência, controlar a música e muito mais. Além disso, a disposição intuitiva dos botões facilita a operação do comando sem remover luvas ou outros acessórios. O controlador do guiador inclui opções de montagem versáteis que se adaptam à maioria das motos, motos de neve e ATV. Também pode suportar viagens de aventura graças à resistência ao pó e à água IP67, enquanto a fonte de alimentação com fios garante um desempenho fiável em temperaturas extremas.

Os passageiros podem permanecer ligados ao aventurarem-se para além da cobertura do telemóvel, emparelhando um dispositivo de comunicação por satélite inReach SOS compatível para mensagens bidirecionais - incluindo mensagens de voz e fotografias em dispositivos selecionados - e o seguimento de localização através da rede de satélites Iridium 100% global. Em caso de emergência, os utilizadores podem enviar uma mensagem SOS interativa para o Garmin Response, um centro internacional de coordenação de assistência de emergência que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. Os aventureiros podem também acompanhar os membros do grupo combinando Tread 2 com Group Ride Tracker para partilhar localização ao explorar fora da cobertura da rede telefónica móvel. Além disso, pode ser emparelhado com um auricular ou capacete Bluetooth para comunicação mãos-livres.

Já disponível, o Garmin Tread 2 tem um preço de venda recomendado de 699,99 euros, enquanto o novo controlador de guiador tem um preço de venda recomendado de 149,99 euros.


Placas gráficas Acer Nitro Intel Arc B-Series

A Acer anunciou uma expansão do seu portfólio de gaming com as novas placas gráficas Nitro Intel Arc B-Series, destinadas a jogadores que procuram alto desempenho para jogos e criação de conteúdos para os seus PCs.

As placas gráficas Nitro Intel Arc B-Series, com arquitetura Xe2 com até 20 núcleos, foram concebidas para proporcionar jogabilidade excecionais, criação versátil e experiências de IA acessíveis. A placa gráfica Nitro Intel Arc B570 OC 10 GB (AN-B570-OCD) atinge velocidades de até 2.690 MHz, enquanto a placa Nitro Intel Arc B580 OC 12 GB (AN-B580-OCA) vai até 2.740 MHz, suportando jogos de elevadas FPS a 1440p e visuais de até 8K. A microarquitectura Intel Xe2 de última geração proporciona um desempenho até 50% superior por núcleo, melhorando as experiências de jogo com iluminação, sombras e reflexos em tempo real graças ao suporte integrado do Diret X12 Ultimate com capacidades de ray tracing, mesh shaders, shading de taxa variável e sampler feedback. As frames geradas por IA, com a tecnologia Intel Xe Frame Generation (XeFG), aumentam significativamente a taxa de FPS para maior fluidez e desempenho. A tecnologia Intel Xe Low Latency (XeLL) reduz o input lag do teclado e do rato, para experiências de jogo perfeitas.

Compactas e fiáveis, estas novas placas gráficas Acer são ideais para os jogadores que estão a iniciar a sua viagem aos jogos de elevado desempenho e que procuram experiências sem falhas. O sistema de arrefecimento FrostBlade, com o seu design de lâminas texturizadas e sistema de rolamentos de esferas duplas, melhora o fluxo de ar, mantém as placas arrefecidas e reduz o ruído em 8% em comparação com as ventoinhas de plástico. A resistente placa posterior de alumínio, proporciona uma maior integridade estrutural e um arrefecimento melhorado com pórticos de ventilação de grandes dimensões. Além disso, o seu formato compacto facilita a integração em qualquer configuração. As GPUs Intel Arc oferecem um versátil conjunto de ferramentas para criadores para uma rápida criação, edição e carregamento de conteúdos. O Dual Media Transcoder acelera o tempo de processamento e suporta uma vasta gama de formatos multimédia, enquanto o Xe Media Engine permite a edição e fácil exportação de vídeo entre formatos, sem preocupações de compatibilidade. A aplicação AI Playground all-in-one proporciona a criação de imagens, edição e respostas baseadas em IA na ponta dos dedos de qualquer pessoa com uma GPU Intel Arc, uma vez que tira partido dos motores especializados XMX AI em cada Xe-core. Isto acelera os jogos, a criação de conteúdos e a geração de media melhorados por IA, trazendo as mais recentes experiências de IA diretamente para os PCs dos utilizadores.

O Acer Intelligent Space, o hub central incorporado para funcionalidades de dispositivos inteligentes, deteta o hardware do sistema, recomenda aplicações de IA compatíveis para otimizar o desempenho e ajuda a descobrir novas ferramentas para melhorar os jogos. O Acer Game Assistance proporciona uma vantagem competitiva, ajustando automaticamente as cores e fornecendo um modo de atirador furtivo para uma pontaria precisa em jogos de tiro, enquanto a Acer ProCam reconhece e grava automaticamente os destaques do jogo para captar os momentos mais intensos. Para uma vantagem extra, os dispositivos são fornecidos com uma porta HDMI 2.1, três DisplayPort 2.1 e um bus PCIe 4.0. As especificações exatas, os preços e a disponibilidade variam consoante a região.


QNAP QTS 5.2 e QuTS hero h5.2 com suporte de longo prazo

A QNAP reafirmou o seu compromisso com a fiabilidade de produto e a satisfação do cliente ao anunciar o suporte a longo prazo (LTS) para os seus sistemas operativos QTS 5.2 e QuTS hero h5.2.

Esta iniciativa faz parte da rigorosa política de gestão do ciclo de vida das versões dos produtos de software da QNAP, que foi concebida para ajudar os utilizadores a gerir eficazmente a sua infraestrutura de TI com previsibilidade e facilidade. "À medida que a tecnologia evolui, o mesmo acontece com a necessidade de um ambiente de TI estável e fiável", afirmou Tim Lin, Gestor de Produto da QNAP. "Ao fornecer suporte a longo prazo para os sistemas operativos de NAS QNAP, garantimos que os nossos utilizadores podem continuar a depender dos produtos QNAP para as suas necessidades críticas de armazenamento de dados, sem se preocuparem com grandes atualizações frequentes ou problemas de compatibilidade."

Principais destaques da iniciativa LTS:
  • Duração de suporte alargada:A QNAP está a alargar o suporte para o QTS 5.2 e QuTS hero h5.2 até agosto de 2029, assegurando que os patches de segurança críticos e as atualizações estão disponíveis durante um período mais longo.
  • Gestão previsível:A política de gestão do ciclo de vida garante que as atualizações e o suporte são previsíveis, permitindo aos administradores de TI planear atualizações e manutenção sem interrupções inesperadas.
  • Fiabilidade melhorada:Com LTS, os utilizadores obtêm uma maior estabilidade do sistema e um risco reduzido de tempo de inatividade, o que é crucial para as empresas em que a disponibilidade dos dados é fundamental.



OPPO Find X8 com MediaTek Dimensity 9400

A OPPO prepara-se para disponibilizar aos mercados globais a próxima série Find X8, equipada com o processador topo de gama MediaTek Dimensity 9400 SoC, sendo que a Europa lançará somente o modelo Pro. Estes dispositivos são os primeiros a nível mundial a estar equipados com o Dimensity 9400, que combina o design All Big Core de segunda geração com capacidades de IA, computação, jogos e fotografia líderes do sector para um desempenho ultra.

O Dimensity 9400 adota o design All Big Core de segunda geração da MediaTek, integrando um núcleo Arm Cortex-X925 a funcionar a 3,62 GHz, combinado com 3 núcleos Cortex-X4 e 4 núcleos Cortex-A720. Este design oferece um desempenho de um núcleo 35% mais rápido e um desempenho de vários núcleos 28% mais rápido em comparação com o processador topo de gama da geração anterior da MediaTek, pelo que tudo, desde a utilização diária no Find X8 Series até às edições de vídeo 4K e ao multitasking intensivo entre aplicações, será uma experiência tranquila. A série Find X8 também será do agrado dos que gostam de jogar. O Arm Immortalis-G925 de 12 núcleos da MediaTek proporciona um desempenho de raytracing até 40% mais rápido em comparação com a geração anterior, além de funcionalidades ao nível do PC com suporte de micromapas de opacidade (OMM) para efeitos realistas. A potência da GPU do processador oferece um aumento de 41% no desempenho máximo com uma eficiência até 44% superior, para que os utilizadores possam jogar durante mais tempo. Em termos reais, esta potência, combinada com o sistema de arrefecimento personalizado da OPPO para a série Find X8, garante que ambos podem reproduzir jogos exigentes, proporcionando taxas de fotogramas consistentes e elevadas, mesmo com as definições gráficas máximas.

Construído no processo de 3nm de segunda geração da TSMC, o processador Dimensity 9400 é até 40% mais eficiente em termos energéticos, permitindo aos utilizadores desfrutar de uma maior autonomia sem sacrificar o desempenho. Juntamente com a tecnologia da bateria de silício-carbono de alta capacidade da série Find X8, esta combinação torna a bateria para vários dias uma realidade. A NPU de 8ª geração da MediaTek é o motor da série Find X8 e das capacidades avançadas de IA do ColorOS, com um desempenho excecional de IA generativa, oferecendo um desempenho até 80% mais rápido do modelo de linguagem grande (LLM), sendo também até 35% mais eficiente em termos de energia na computação de tarefas de IA. Tirando partido das poderosas capacidades de IA no dispositivo do Dimensity 9400, a OPPO trabalhou com a MediaTek para integrar a inteligência linguística Gemini Nano da Google no Magic Compose. Nas Mensagens Google, esta funcionalidade cria respostas sensíveis ao contexto em vários tons e vários idiomas, poupando tempo e ajudando a dizer as palavras corretas, com estilos de resposta que incluem Emocionado, Calmo, Lírico, Formal, Curto e até Shakespeare.

Ao combinar o poder do Imagiq 1090 ISP da MediaTek com o sistema de câmara Hasselblad Master da série Find X8 e o Motor de Imagem HyperTone, o desempenho da fotografia e do vídeo é o melhor de sempre. Com os avanços no zoom com tecnologia de IA, desempenho em condições de pouca luz e vídeo HDR, bem como zoom suave entre câmaras, as câmaras da série Find X8 estão preparadas para se destacarem. O processador Dimensity 9400 também consome até menos 14% de energia quando grava vídeo 4K a 60 fps, uma definição muito apreciada pelos criadores de conteúdo, pelo que a série Find X8 pode gravar imagens mais bonitas e suaves durante mais tempo. O LinkBoost IA da OPPO combinado com as atualizações da MediaTek para o conjunto de conetividade do processador Dimensity 9400 garante que, quer esteja a jogar online ou a carregar um vídeo num estádio cheio de gente, a série Find X8 é a melhor solução para uma ligação sem interrupções. Esta estabilidade exemplar também é garantida na ligação Wi-Fi, com o MediaTek Xtra Range TM 3.0 a proporcionar uma cobertura superior de Wi-Fi até 30 m.

Fique atento para saber mais sobre o Find X8 Pro, equipado com o incrível MediaTek Dimensity 9400, a 21 de Novembro de 2024.


Windows 11 24H2 continua a encravar Assassin's Creed Origins e outros jogos Ubisoft

02-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O ano de 2025 começa da pior maneira para a Ubisoft, por jogos como Assassin's Creed Origins não funcionarem no Windows 11 24h2.

Com o problema a ser conhecido há meses, a comunidade de gaming está naturalmente revoltada com os problemas causados pelo Windows 11 24H2 no Assassin's Creed Origins e outros jogos Ubisoft. Relatos de falhas, congelamentos e ecrãs pretos após a actualização encheram têm preenchido os fóruns e avaliações no Steam. Os jogadores culpam tanto a Microsoft, por lançar uma actualização problemática, como a Ubisoft, por não resolver rapidamente as incompatibilidades. E nesta época de final de ano, a situação foi agravada devido às promoções que incluíram o Assassin's Creed Origins com desconto de 90% no Steam, que levou muitas pessoas a comprar um jogo que não funciona correctamente em sistemas actualizados.

A Microsoft bloqueou a actualização em PCs onde o Assassin’s Creed Origins já estava instalado. No entanto, esta solução não ajuda os utilizadores que instalaram o Windows 11 24H2 antes de adquirirem o jogo. Para estes, a única opção viável é reverter para o Windows 11 23H2 ou Windows 10, operação que a maioria das pessoas não estará disposta a fazer.
A situação desencadeou uma onda de críticas negativas no Steam. Enquanto alguns jogadores responsabilizam a Microsoft pela actualização defeituosa, outros criticam a Ubisoft por continuar a vender o jogo durante uma crise de compatibilidade conhecida - incluindo a infeliz promoção de final de ano. Os comentários variam entre jogadores que não conseguem ultrapassar o tutorial e outros que nem sequer conseguem iniciar o jogo.

A Ubisoft diz estar a trabalhar com a Microsoft para resolver o problema "o mais rapidamente possível", mas tendo em conta que os problemas são conhecidos há meses e ainda nada foi feito, não é algo que mereça grande credibilidade por parte dos jogadores afectados.

Windows 11 a funcionar com apenas 184MB de RAM

02-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O criador do Tiny11 conseguiu demonstrar um sistema Windows 11 a funcionar com apenas 184 MB de RAM.

Hoje em dia vivemos em época de excessos, onde poucos se preocupam que uma app básica possa ocupar perto de 1 GB de espaço, ou que sejam necessários 16 GB de RAM para que um computador funcione decentemente com o sistema Windows. Mas ainda há quem ligue a essas coisas, como é o caso do programador conhecido como NTDev, e criador do Tiny11 - uma versão do Windows 11 "esprimida" para ocupar o menor espaço possível, apenas com os componentes essenciais do sistema.

Até ele ficou surpreendido por conseguir colocar o Windows 11 a funcionar com apenas 184 MB de RAM - embora tal tenha sido conseguido usando o Modo de Segurança e 400 MB de memória virtual.

It's amazing what you can do even with such a "closed" system as Windows.
Somehow I managed to make Windows 11 (through tiny11 and all that stuff, of course) run on just 184MB of RAM, which even though it's in Safe Mode I still think it's absolutely insane, and possibly a record. pic.twitter.com/IPK24LqjBJ

— NTDEV (@NTDEV_) December 26, 2024
Obviamente, o funcionamento do Windows 11 nestas condições fica severamente limitado, não se podendo esperar que consiga executar um browser como o Chrome (que facilmente pode comer vários gigabytes de RAM). Mas, no mínimo, demonstra a enorme disparidade dos exageros e excessos que se tornaram comuns nos dias de hoje, onde poucos parecem ter alguma preocupação com a eficiência dos sistemas informáticos.

Ainda passei muitos e longos anos a ter cuidade de controlar o Windows a nível dos processos que eram executados, assegurando que não havia nada supérfluo a ocupar processador e memória nos meus computadores. Mas com o passar dos anos (e consequente redução da paciência de tentar lutar contra o sistema), acabei por me resignar e ter que ignorar a extensa quantidade de tralha que aparece na lista de processos de um sistema supostamente "limpo" e acabado de instalar.

Mas, pessoalmente, o que mais me irrita já nem é isso e a quantidade de disco e memória ocupados, mas sim o absurdo atraso que existe em praticamente toda e cada acção que se faz. Clica-se num botão, em vez de uma acção instantânea, temos um atraso que quase parece fazer que o sistema seja uma página web a correr num browser, com cada clique a ter que ser validado num servidor remoto antes de efectuar a acção localmente.

Notícias do dia

02-01-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Já desejamos um excelente 2025 para todos; este fim-de-semana há Apple TV+ gratuito (de 4 a 5 de Janeiro); Doom CAPTCHA obriga a jogar para provar ser humano; Meta prepara bots AI para o Facebook e Instagram; novo Magic Mouse da Apple pode ter touch e controlo por voz - e ficha em local menos polémico; Tesla recomenda limpeza da parte interior do pára-brisas onde estão as câmaras; Apple falha promessa do CarPlay 2 em 2024; GitHub tem milhões de "estrelas" falsas em projectos; e Cybertruck explode à frente de Hotel Trump em Las Vegas.

Enquanto nos vamos adaptando ao novo ano de 2025, estamos em processo de tratar da logística do nosso mega-passatempo de Natal. Os nossos passatempos semanais regressam na próxima semana, mas até lá podes acompanhar as habituais notícias do dia.

"Vulnerabilidade" no 7-Zip era falha falsa inventada por AI

Um utilizador anónimo publicou uma suposta vulnerabilidade no popular 7-Zip, mas o inventor do popular utilitário de compressão, Igor Pavlov, rapidamente veio dizer que essa vulnerabilidade parece ser uma invenção resultante do uso apressado - e não verificado - de um modelo AI.

É certo que os modelos AI actuais têm sido bastante úteis na verificação de código e descoberta de bugs e falhas, e que muitas vezes até os conseguem corrigir de forma quase totalmente autónoma. Mas, ainda assim, continua a ser sempre recomendável (para não dizer indispensável) um olhar humano que aprove os resultados. Neste caso, parece tratar-se de apenas uma experiência, com objectivo incerto, em que se tem um bot AI a debitar pseudo-vulnerabilidades de projectos open-source, que tanto poderão estar certas como totalmente erradas, como foi o caso.


Alibaba corta preço do Qwen-VL em 85%

Na guerra dos sistemas AI tem ficado cada vez mais claro que o principal factor já não é a qualidade (que atingiu um nível mais que satisfatório para a maioria das tarefas) mas sim o custo de utilização dos modelos AI. E, depois de já ter reduzido o preço de acesso ao seu modelo Qwen em 97% em Maio, anuncia um corte de até 85% no preço do Qwen-VL com capacidades visuais.

Depois da era de interacção por texto e por voz, espera-se que em 2025 se comece a popularizar a interacção por imagens e vídeo, passando não só pelo reconhecimento de coisas em fotos estáticas mas também pelo reconhecimento e interpretação de vídeo em tempo real.

Por exemplo, no vídeo que se segue, vemos como o ChatGPT pode ver uma caixa cheia de peças LEGO, estimar quantas são, e diversas construções possíveis com as peças disponíveis.

If you want to see why we’re finally in for a robotics revolution, just play with the video mode in ChatGPT. It becomes instantly obvious how much visual capability is packed into these models. pic.twitter.com/A7R8cNEImj

— Aaron Levie (@levie) January 1, 2025


Modelos AI Gemini gratuitos para testes

Falando de modelos AI, a Google - que tem feito grande investimento para recuperar do atraso que tinha face à OpenAI - está a disponibilizar o acesso gratuito aos seus modelos experimentais, para uso directo e via API, no Google AI Studio, incluindo o Gemini 2.0 Flash e o Gemini 2.0 Flash Thinking.

PSA: our experimental Gemini models are free (in Google AI Studio and API), 10 RPM, 4M TPM, 1500 RPD.

Enjoy the most powerful models we have to offer (2.0 flash, thinking, 1206, etc), with just 3 clicks on:https://t.co/fBrh6UGKz7

— Logan Kilpatrick (@OfficialLoganK) December 31, 2024


Redes Sociais e crianças em confronto nos EUA

Um juíz impediu a aplicação de certas partes de uma nova legislação na Califórnia, que visava proibir o acesso de crianças a redes sociais com feeds "viciantes".

Algumas das pretensões entram em conflito com o direito fundamental de liberdade de expressão, assegurado nos EUA pela sua Primeira Emenda. Entre os pontos em causa estão o bloqueio do envio de notificações nos períodos das 00-06h e 08-15h, que o juiz considera ser excessivo e penalizador, tendo em conta que muitas outras apps continuam a poder enviar notificações nesse período, e que se podem tratar de notificações relevantes. Ainda assim, os serviços continuam a estar obrigados a disponibilizar modos específicos para crianças, com certas restrições a nível de visibilidade e formas de contacto por estranhos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A Compaq nasceu em 1982 (referindo-se a Compatibility And Quality) e tornou-se no maior fabricante de computadores durante os anos 90. Depois de algumas decisões erradas, acabou por ser comprada pela HP em 2002, com o seu nome a ser usado como marca nalguns produtos até 2013, ano em que foi abandonada por completo.

Disco externo Seagate Portable Drive 5TB a €129

02-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Com os ataques de ransomware em alta, é imprescindível garantir que os nossos dados estão a salvo. Mesmo que se trate de informação em quantidade considerável, continua a ser possível manter backups de terabytes a preço interessante.

Um disco externo USB 3.0 como este Seagate Portable Drive 5 TB permitirá guardar os dados críticos da maioria dos utilizadores, incluindo toda a sua colecção de fotos digitais e vídeos, sem necessidade de depender exclusivamente nos backups na cloud.
Este disco externo Seagate Portable Drive 5 TB está actualmente disponível por 129 euros na Amazon Espanha. Têm ainda uma versão de 4 TB se quiserem poupar alguns euros.


É o tipo de valor que se torna ridiculamente aceitável para evitar passar pela desagradável experiência de ver os nossos preciosos dados desaparecerem por culpa de uma avaria num disco ou SSD, ou pela famigerada acção dos ransomware que exigem centenas ou milhares de euros pelo resgate.

Depois bastará usar um programa de backup e ficar descansado sabendo que se tem uma dose extra de protecção em caso de qualquer imprevisto. Esta é daquelas coisas onde definitivamente convém prevenir em vez de remediar, já que nestas coisas quase nunca se tem direito a aviso prévio de que vai acontecer, e nessa altura não nos importaríamos de pagar fosse o que fosse para recuperar coisas como fotos que desapareceram para sempre.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Meta prepara bots AI para o Facebook e Instagram

02-01-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Num futuro não muito distante, todos os utilizadores poderão ter milhares de seguidores nas redes sociais, só que não serão pessoas reais mas sim bots AI - de acordo com a Meta.

A Meta está a apostar fortemente na inteligência artificial como forma de dinamizar as suas plataformas, adicionando personagens virtuais no Facebook e Instagram. Estes bots, com perfis completos e capacidade de criar e partilhar conteúdo, são a mais recente táctica para tentar atrair um público mais jovem.

A visão da empresa é que estes bots coexistam com amigos, familiares e celebridades nos feeds das redes sociais, tornando-as mais activas. Ainda assim, é uma mudança irónica: a Meta, que antes combatia perfis falsos, agora passa ela própria a promover personagens virtuais como uma funcionalidade essencial. O surgimento destes bots está ligado a uma tendência de longo prazo de automação nas plataformas da Meta. Ao longo dos anos, o Facebook e o Instagram substituíram gradualmente as interacções sociais tradicionais por recomendações de conteúdos e feeds criados pelos seus algoritmos. Os bots AI representam uma nova fase: não apenas seleccionar ou promover conteúdo, mas também criar e participar activamente nas interacções sociais. Para a Meta, isto é tanto um desafio técnico quanto uma reestruturação estratégica da sua política de crescimento.

O que é certo é que isto não é novo. No passado, plataformas de encontros online já demonstraram enorme sucesso no uso de bots para "cativar" os utilizadores - ao ponto de terem que pagar por isso, e sem saberem que nem estavam a falar com uma pessoa real. Mesmo que uma parte significativa dos utilizadores da Meta bloqueie ou ignore estes bots oficiais, continuarão a existir centenas de milhões de utilizadores que poderão ficar igualmente encantados e maravilhados com a atenção providenciada por estes personagens virtuais.

Monitores 4K OLED 27" de 240Hz da Asus, Samsung e MSI

02-01-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A entrada em 2025 é marcada por nova série de monitores OLED 4K de 240 Hz, agora em tamanho mais compacto de 27", que chegam da Asus, Samsung e MSI.

Apesar da imensa oferta, nem sempre é fácil encontrar monitores que combinem todos os elementos que se desejam. No caso de monitores gaming OLED de 4K a 240 Hz, a limitação era a de apenas estarem disponível em tamanho de 32", coisa que agora fica resolvido com o recurso a novos painéis QD-LED de 27", tamanho que é preferido por grande parte dos jogadores.

Os três monitores utilizam o mais recente painel QD-OLED de quarta geração da Samsung Display, que tem uma maior durabilidade em relação às versões anteriores. O ROG Swift OLED PG27UCDM da Asus e o MPG 272URX QD-OLED da MSI incluem DisplayPort 2.1a (UHBR20), garantindo 4K a 240Hz sem compressão. A Samsung, por sua vez, ainda não confirmou o suporte para DisplayPort 2.1a no seu Odyssey OLED G8 (G81SF), mas é esperado que também o inclua.
Os modelos da MSI e Asus suportam DisplayHDR True Black 400 (ainda não o novo True Black 1000), com a Asus a acrescentar compatibilidade com Dolby Vision HDR. Ambos oferecem garantia de três anos com protecção contra burn-in, mas a Samsung ainda não detalhou as condições de garantia ou as especificações completas do seu modelo G8. Curiosamente, a Asus anuncia uma área visível de 26.5", enquanto a MSI e a Samsung optam pelas 27 polegadas completas, mas podendo ser apenas uma opção das equipas de marketing, já que se trata do mesmo painel.

Para já, nenhuma das marcas revelou datas de lançamento ou preços, mas espera-se que tal seja revelado durante o CES 2025, onde estes monitores deverão estar expostos e em destaque.

Cybertruck explode à frente de Hotel Trump em Las Vegas

02-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O ano de 2025 inicia-se com a imagem trágica de um Tesla Cybertruck em chamas que foi usado como bomba à porta do Hotel Trump em Las Vegas.

Sendo que nesta era não se pode acreditar em tudo o que se vê, confesso que comecei por descartar esta imagem como sendo uma imagem gerada por AI por algum crítico de Trump e Musk, que estivesse a tentar ilustrar como seria o ano de 2025 que agora se inicia. Infelizmente, é um dos casos em que a realidade supera a ficção, e é mesmo uma imagem real.

Tudo indica que se terá tratado de uma acção deliberada, com a caixa de carga do Cybertruck (alugado) a ter sido recheada com fogo-de-artifício e algumas botjias de gás, com um sistema de detonação que indicava o intuito de fazer explodir a viatura no local - algo que terá também resultado na morte do condutor.

We have now confirmed that the explosion was caused by very large fireworks and/or a bomb carried in the bed of the rented Cybertruck and is unrelated to the vehicle itself.

All vehicle telemetry was positive at the time of the explosion. https://t.co/HRjb87YbaJ

— Elon Musk (@elonmusk) January 1, 2025
As autoridades dos EUA estão a tratar o caso como sendo um acto terrorista, que poderá estar relacionado com outra acção em que um condutor com uma pickup (também alugada) avançou sobre uma multidão em Nova Orleãos, vitimando cerca de uma dezena de pessoas. Se tivesse sido outro Cybertruck, sem dúvida que não faltariam notícias que poderiam tentar relacionar o caso com o modo FSD a ter "funcionado mal".

Quaisquer que tenham sido os motivos e ou as marcas dos veículos usados, esperemos que não se tornem nas imagens que irão retratar o ano de 2025.

Doom CAPTCHA obriga a jogar para provar ser humano

02-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Há um novo CAPTCHA que dispensa a identificação de imagens ou de "hieroglifos", em vez disso usando o jogo DOOM para que se prove ser humano.

Os CAPTCHA são os sistemas utilizados para (supostamente) se validar que se é um humano e não um bot - mas que por vezes se tornam tão obtusos que nem os humanos são capazes de decifrar com facilidade (e não ajuda que os sistemas AI actuais sejam capazes de superar a maioria deles). Neste caso, temos uma versão bastante curiosa e original: em vez de identificar imagens, decifrar letras e números, ou fazer contas, temos como método o jogo Doom!

Para se superar este Doom CAPTCHA temos que matar três inimigos. Algo que pode parecer divertido mas que poderá não ser tão simples quanto se possa imaginar.

Depois de várias tentativas, só com algum esforço consegui passar o captcha. Pelo que, ou os meus dotes de jogador estão enferrujados, ou talvez seja melhor usar este Doom CAPTCHA apenas em sites destinados a gamers. :)

Talvez numa próxima versão deste CAPTCHA, em vez de apenas o Doom se possa ter uma mini-loja com diversos jogos à disposição, para que cada um possa enfrentar um jogo CAPTCHA mais ao seu estilo.

Apple AirPods Pro 2 a €222

02-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para os utilizadores de iPhones que procurarem a máxima qualidade sonora, os AirPods Pro 2 estão disponíveis a preço reduzido nesta época Black Friday.

A Apple teve um papel importante no abandono da ficha dos headphones, incentivando (obrigando) o uso de headphones e earphones Bluetooth (bem, tecnicamente, podemos continuar a usar headphones com cabo, via Lightning ou USB-C). E para tal, lançou uma série de earphone Bluetooth a acompanhar, os AirPods. Destes, o modelo topo de gama são os AirPods Pro 2, que além do cancelamento de ruído também têm Spatial Audio capaz de criar uma experiência sonora 3D que tem em consideração os movimentos da cabeça do utilizador, e na mais recente actualização até podendo servir como "aparelho auditivo" fazendo a análise das capacidades sonoras de cada ouvido.


Os Apple AirPods Pro 2 estão disponíveis por 222 euros na Amazon Espanha.

A autonomia anunciada é de 6 horas para cada sessão, prolongada até às 30 horas com o carregamento na caixa. A caixa pode ser carregada via USB-C ou carregamento wireless MagSafe / Qi, e também conta com localização Find My de alta precisão via UWB e uma pequena coluna que toca um som para facilitar a tarefa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Escova limpa para-brisas do Cybertruck tem alguns segredos

02-01-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A gigantesca escova limpa para-brisas do Cybertruck tem alguns pormenores curiosos que poderão intrigar os condutores.

Com o seu imenso pára-brisas, o Cybertruck tem também uma maiores escovas limpa para-brisas do mundo automóvel. Isso pode tornar-se numa preocupação que fica reforçada ao se assistir a alguns comportamentos estranhos, mas que afinal foram cuidadosamente planeados pelos engenheiros da Tesla.

Quando se acelera para velocidades mais elevadas, a escova limpa para-brisas do Cybertruck move-se ligeiramente para o lado, para além da posição habitual de repouso, algo que pode fazer pensar que "está solta". Mas na realidade o movimento é deliberado, adoptando uma posição mais aerodinâmica. Apesar de alguns acharem que isso é feito por motivos de eficiência aerodinâmica, interrogo-me se o verdadeiro motivo não será "poupar" o mecanismo do limpa para-brisas à pressão do ar - mas tendo em conta que o limpa para-brisas deverá poder ser usado mesmo a velocidades elevadas, esperemos que seja mesmo a preocupação com a eficiência aerodinâmica.

Learned something new about the Cybertruck from @wmorrill3 yesterday. At higher speeds the wiper will move slightly and enter what’s called “aero mode” to help with efficiency and aerodynamics. Super cool to hear it directly from the guy who helped build it. pic.twitter.com/D7bLoT2fgT

— Matt Wallace (@MattWallaceTech) December 19, 2024
Mas os "segredos" da escova limpa para-brisas do Cybertruck não se ficam por aqui. A escova também tem um pequeno truque adicional, em que ocasionalmente, quando em operação, pode fazer uma pausa na posição inferior (quando está horizontal). Embora possa igualmente surpreender o condutor, também não se trata de um bug, mas sim de uma técnica para dar tempo à água acumulada para se escoar pelas partes laterais e não subir imediatamente pelo vidro por acção da deslocação de ar.

Dito isto, continuo a achar que teria sido melhor opção a Tesla ter arranjado um qualquer sistema que permitisse ter a escova numa secção retráctil, removendo-a por completo da vista quando não está em uso - mas compreendo que a complexidade mecânica acrescida (e outros efeitos secundários) pudessem não o justificar face à solução mais simples que está a utilizar.

Telegram lança verificação de contas e presentes NFT

02-01-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O Telegram entra em 2025 com nova actualização, trazendo a verificação de contas por terceiros, novos filtros de pesquisa e a possibilidade de transformar presentes digitais em NFTs.

O novo sistema de verificação permite que entidades terceiras, como reguladores ou consórcios, autentiquem contas. Em vez do já existente visto azul, este novo tipo de verificação acrescentará um logotipo único e diferenciado, criado para cada conta. Segundo o Telegram, esta abordagem descentralizada pretende reduzir fraudes e desinformação, reforçando a segurança da plataforma. As organizações podem usar a Bot API do Telegram para gerir a verificação, num processo semelhante ao sistema usado no X.
Além disso, a atualização inclui reações de emojis para mensagens de serviço, como a entrada de novos membros em grupos, e filtros de pesquisa melhorados para conversas privadas, grupos e canais. Também passa a ser possível usar os emoji personalizados no nome de pastas, facilitando a criatividade na gestão feita por cada utilizador.

Outra novidade é a capacidade de converter presentes em NFTs. Utilizando Telegram Stars, que podem ser compradas na aplicação ou no site Fragment, os utilizadores podem enviar presentes personalizados. Estes NFTs podem ser negociados em várias plataformas, sendo que o Telegram cobra uma taxa para cobrir os custos das transações em blockchain. Embora os NFTs tenham caído em popularidade ao longo de 2024, o Telegram acha que isto poderá reforçar o uso de criptomoedas pelos utilizadores e também tornar-se numa forma de recompensar os criadores para que se mantenham nesta plataforma.

Por fim, a câmara do Telegram também passa a identificar QR Codes de forma automática, dispensando a necessidade de sair da app para usar outras apps ou a câmara oficial do sistema para esse fim.

GitHub tem milhões de "estrelas" falsas em projectos

01-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Um estudo revelou a dimensão do problema das "estrelas" falsas no GitHub, com mais de 3.1 milhões de classificações suspeitas a inflacionar artificialmente a popularidade de projectos.

Estas estrelas falsas ajudam repositórios com malware a parecer mais confiáveis para os utilizadores. Mas também projectos legítimos recorrem a esta táctica para ganhar visibilidade face a projectos concorrentes. A pesquisa analisou 20TB de dados do GHArchive usando uma ferramenta chamada StarScout. A análise revelou 4.5 milhões de estrelas suspeitas, ajustadas para 3.1 milhões após se removerem falsos positivos. Estes dados estão ligados a 278.000 contas e 15.835 repositórios.
O GitHub já reagiu, removendo 91% dos repositórios envolvidos e 62% das contas suspeitas. Apesar disso, a actividade de estrelas falsas atingiu o pico em meados de 2024, e os investigadores continuam a reportar novos casos à plataforma.

Este é um problema que não é exclusivo do GitHub e que afecta praticamente todas as plataformas que disponibilizam avaliações por parte dos utilizadores. Também em locais como a Play Store e App Store existem milhões de avaliações falsas, compradas para tentar dar credibilidade ou destaque a apps de fraca qualidade. Por isso, mais do que apenas o número de avaliações, importa estar atento a todos os demais indicadores, e aplicar sempre uma boa dose de suspeição a todos os projectos desconhecidos.

Relógio feito com engrenagens recicladas

01-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A vontade de reciclar algumas engrenagens leva-nos numa louca aventura de conhecer todos os detalhes de um relógio mecânico.

Apesar de hoje em dia estarmos rodeado de dispositivos que no permitem saber que horas são (a começar pelos populares smartphones e smartwatches), é sempre bom revisitar a maravilha dos relógios mecânicos que, durante séculos, foram considerados um exemplo de alta-engenharia.

Não deixa de ser curioso que, durante muito tempo, as soluções mecânicas fossem consideradas as soluções "normais" e a electrónica fosse a solução "complexa e dispendiosa", e agora isto se tenha invertido, com as soluções electrónicas a serem as mais simples e baratas, e as soluções mecânicas a parecerem incrivelmente complexas e dispendiosas.


|