PlanetGeek

Missão MAGGIE quer colocar avião solar em Marte

31-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do Ingenuity ter demonstrado a viabilidade de voar em Marte, poderemos ter o MAGGIE a percorrer ainda maiores distâncias.

Apesar dos voos do Ingenuity aparentemente terem chegado ao fim, o helicóptero foi a primeira aeronave a voar noutro planeta e fez 72 voos com sucesso. E serviu como incentivo para que novas missões se aventurem na pouco densa atmosfera marciana.

O MAGGIE (Mars Aerial and Ground Intelligent Explorer) é um avião solar, concebido para voar em Marte durante um período de dois anos terrestres (um ano em Marte). A ideia é voar a uma altitude de mil metros, para explorar vastas áreas e tentar determinar zonas com metano, molécula que pode indicar a presença de vida, e que vai aparecendo ocasionalmente na atmosfera de Marte mas sem que se tenha conseguido ainda determinar a sua origem.

Esta aeronave poderá voar até 179 km numa única carga, levando a bordo uma série de sensores. Também tem capacidade para pousar em qualquer local onde seja necessário analisar amostras no solo. Para conseguir voar na pouco densa atmosfera marciana utiliza um inovador sistema que utiliza compressores para aumentar a pressão atmosférica na parte frontal das asas - sistema que será indispensável para que possa voar em todas as estações marcianas, especialmente no Inverno em que a pressão atmosférica baixa ainda mais.

Por agora, ainda terá que demonstrar a viabilidade desse sistema, inicialmente numa fase de demonstração de viabilidade, que caso seja bem sucedida dará lugar a uma fasde de dois anos de melhoria do projecto. Se tudo correr bem, talvez o possamos ver a voar em Marte na próxima década.

Tesla chega aos 6M de automóveis produzidos

31-03-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla anunciou ter superado a produção de 6 milhões de veículos.

Apesar da concorrência cada vez mais feroz no sector, em grande parte devido aos fabricantes chineses, a Tesla continua a ser uma das marcas de referência nos veículos eléctricos e que se tem conseguido manter no topo das preferências de muitos consumidore - por algum motivo o Model Y se tornou no primeiro automóvel eléctrico a atingir o topo das vendas.

No entanto, este novo marco revela algumas coisas interessantes que mostram que a Tesla poderá enfrentar dificuldades nos próximos anos. A Tesla tinha atingido os 5 milhões de veículos em Setembro de 2023, e antes disso os 4 milhões de veículos em Março de 2023. Um intervalo de seis meses para ambos, indicando que a Tesla não aumentou o volume de produção nestes últimos 12 meses, apesar de ter dito que a sua capacidade de produção tinha "aumentado significativamente" no último ano.

Se efectivamente aumentou a capacidade de produção mas não está a tirar partido disso, pode dar-se o caso da Tesla estar a fazer a gestão da produção para não ficar com carros em excesso, o que também indicará que poderá ter dificuldades em aumentar a sua quota de mercado de agora em diante.

Produced our 6 millionth car!

Thank you to our owners & teams around the world for your support & hard work—it truly matters.

🌎🌍🌏❤️ pic.twitter.com/F4IeQtK0PS

— Tesla (@Tesla) March 29, 2024

Veremos que tal corre o ano de 2024 para a Tesla, especialmente no apetecível mercado chinês, onde agora também terá que adicionar a Xiaomi à lista de concorrentes.

Descoberto backdoor na biblioteca xz para Linux

30-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Há novo escândalo de segurança em Linux, tendo sido descoberto uma backdoor adicionada aos utilitários de compressão XZ que integram muitas das distribuições e que pode dar acesso remoto aos sistemas.

O backdoor não está presente no código-fonte das ferramentas xz mas apenas nas tarballs (5.6.0 e 5.6.1) para dificultar a sua detecção. Curiosamente, a situação foi descoberta acidentalmente por uma pessoa que achou estranho que os logins via ssh tivessem passado a demorar mais do dobro do tempo (de 0.29s para 0.80s) e que decidiu explorar o que estaria a causar esse atraso.

Com este backdoor, um atacante poderia ter acesso remoto aos sistemas via ssh, afectando distros como o Fedora, SUSE, Red Hat, versões de teste do Debian e até o Kali Linux. E a situação só não é pior porque estas versões do xz são bastante recentes e ainda não chegaram a muitas das versões finais das distros Linux.

Plans to literally "hack the planet" foiled due to 500ms of latency that Andres instinctually investigated.

The latency was due how the malicious code parsed symbol tables in memory.https://t.co/WNExkhVbTx pic.twitter.com/s79rFsE08e

— HaxRob (@haxrob) March 30, 2024
Este caso certamente ainda irá dar muito que falar, pois o backdoor parece ter sido deliberadamente adicionado por um developer que tem historial de anos de contribuições legítimas, mas com estas alterações maliciosas a terem sido feitas com padrões de horário diferentes do que era habitual - podendo indicar que a sua conta tenha sido comprometida.

Há muito que se fala dos riscos dos ataques "supply chain" em que se introduz uma vulnerabilidade num componente "banal" mas que é utilizado de forma generalizada por sistemas mais complexos, e este arrisca-se a ter entrada directa para o topo da tabela. Caso os atacantes tivessem tido o cuidado de não "gastar tempo", e o backdoor se mantivesse indetectado por mais umas semanas ou meses, a situação poderia ter sido verdadeiramente caótica. Ainda bem que há pessoas que ainda se preocupam com algo demorar mais meio segundo do que seria suposto.

Como fazer um candeeiro de mesa de cimento

30-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Este projecto mostra como fazer um candeeiro de mesa cilíndrico em cimento.

Demonstrando que nem todos os projectos "faça-você-mesmo" têm que ser complicados para obter bons resultados, eis que que mostra como se pode criar um candeeiro de mesa bastante original de forma bastante simples.

Este candeeiro de mesa cilíndrico em cimento utiliza meia-dúzia de ingrediente que se podem encontrar em qualquer lojas de bricolage, como plástico para fazer o molde cilíndrico, cabo eléctrico com tomada e interruptor, casquilho para a lâmpada, e a lâmpada em si - que, para máximo efeito, deverá ser uma lâmpada LED com filamento "artístico" ou com formato incomum.
Claro que também podem utilizar uma qualquer outra lâmpada convencional, ou uma smart lamp RGB que possam integrar no vosso Home Assistant (ou equivalente) para automatizar em conjunto com as restantes lâmpadas de casa.


Dias de um passado bem lembrado (e reinventado)

30-03-2024 | 18:06 | Gonçalo Sá

Faz sentido continuar uma série de animação infantojuvenil quase 30 anos depois de ter terminado? "X-MEN '97", a nova aposta do Disney+, sugere que sim: a nostalgia pode ter dado o mote, mas estas aventuras dos super-heróis mutantes da Marvel são tão prementes em 2024 como na década de 90 (e o genérico inicial ainda é dos mais trepidantes que já passaram pelo pequeno ecrã).

X-Men 97.jpg

Para muitos a principal porta de entrada para os X-Men, mais do que as revistas de BD (que chegaram décadas antes) ou os filmes de imagem real (que viriam anos depois), a primeira série de animação, homónima, da equipa liderada por Charles Xavier não será uma memória estranha a quem viveu a infância ou a adolescência na década de 90.

Emitida em Portugal pela SIC, nas tardes entregues a "Buéréré" (outros tempos, de facto), a criação da FOX durou cinco temporadas (nos EUA, foi transmitida entre 1992 e 1997) e adaptou algumas das histórias mais icónicas dos super-heróis mutantes da Marvel dos comics para a TV. Ainda está para surgir no cinema uma versão tão conseguida da saga da Fénix como a que se viu ali, ou da dinâmica das (muitas) personagens da equipa - e em alguns casos, dos seus traços de personalidade -, mérito da forma como a série se manteve fiel ao ADN do que os X-Men representam.

X-Men 97 3.jpg

Daí a pensar voltar ao lugar onde se foi feliz, através de uma nova produção, ainda vai alguma distância. Mas é essa a proposta de "X-MEN '97", 27 anos depois do final da quinta temporada da série original, agora desenvolvida pela Marvel Studios Animation, disponível no Disney+ e com Beau DeMayo ("The Witcher") no comando. E nem é preciso ver toda a primeira temporada (de dez episódios) para perceber que o criador e argumentista, embora tenha sido despedido poucas semanas antes da estreia, sabe como poucos do que está a falar e para quem fala.

Este regresso e recomeço é tanto para novos espectadores, não necessariamente de uma faixa infantojuvenil, como (e sobretudo?) para uma legião de adultos que acompanhou as temporadas anteriores. Assim o têm comprovado as muitas e entusiastas reacções aos primeiros episódios (já há três que podem ser vistos no Disney+) em várias avenidas online, expressando um aplauso consensual, ou bem perto disso, tanto da crítica como do público.

X-Men 97 2.jpg

Percebe-se porquê: o arranque de "X-MEN '97" é tão certeiro a manter uma trama telenovelesca (no melhor sentido), a partir das relações conturbadas entre os membros da equipa, como a vincar um olhar singular (em especial dentro do universo dos super-heróis) sobre a diferença, a intolerância e a opressão. Apesar de a abordagem ao preconceito também ter estado no centro da maioria dos filmes dos mutantes, a série consegue trazer um sentido de urgência renovado face à realidade política e social de 2024. Dificilmente será coincidência que um dos momentos do segundo episódio lembre o ataque ao Capitólio dos EUA, em 2021. E uma organização de cidadãos revoltados (os Amigos da Humanidade, já presente na série original) tem semelhanças assustadoras com partidos de extrema-direita que querem "limpar o país".

Marcada por um ritmo acelerado e animação 2D (parcialmente desenhada à mão) mais fluída do que a da série original, "X-MEN '97" cruza logo várias sagas da BD nos três capítulos iniciais e é particularmente bem-sucedida nos primeiros dois. O facto de já não contar com Charles Xavier obriga a uma dinâmica diferente, que dá mais protagonismo ao casal Ciclope e Jean Grey. Ele, intrépido e carismático como nunca tinha sido antes, e ela, grávida e com direito a um diálogo de antologia com Tempestade sobre as inquietações de ser mãe, afirmam-se como centro narrativo e emocional de uma história com outros pilares em Magneto, a tentar a jornada de vilão para herói, ou do brasileiro Roberto da Costa, cara familiar da BD (onde se tornou o super-herói Mancha Solar) mas personagem recém-chegada a estas paragens, cumprindo (e bem) o papel de guiar novos espectadores como Jubileu fez antes.

Roberto Da Costa.jpg

O transmorfo Morph e o viajante no tempo Bishop são outras novidades da galeria de protagonistas, embora o primeiro tenha, para já, mais destaque do que o segundo - seja pela cumplicidade com Wolverine ou pelo papel de easter egg ambulante (e às vezes delirante), distribuindo fanservice nas doses certas (as piscadelas de olho aos conhecedores são complementos ou curiosidades da narrativa e não o oposto, felizmente). 

"X-MEN '97" só trai parte da óptima primeira impressão quando tenta juntar demasiado, no terceiro episódio. Concentrando em apenas meia-hora anos de acontecimentos da cronologia da BD e focando-se numa das suas sagas mais emblemáticas (que juntou os X-Men ao X-Factor e Novos Mutantes), acaba por limitar o potencial de uma história que ganharia com maior fôlego (tal como a saga da Fénix ganhou, lá está, na animação dos anos 90). E até corre o risco de se tornar confusa para quem nunca leu aventuras dessa fase, por muito que o imaginário do terror seja bem incorporado ou que não faltem momentos de respeito óbvio pelas personagens. Nada que não possa ser compensado quando o final deixa pistas para a adaptação de um dos arcos definidores de Tempestade - de preferência, sem pressa de passar logo ao seguinte...

"X-MEN '97" estreou-se no Disney+ a 20 de Março. A plataforma de streaming estreia novos episódios todas as quartas-feiras.

IEEE proíbe imagem Lenna nas suas publicações

30-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Após décadas, o uso da imagem Lenna parece ter chegado ao fim.

Pegue-se em qualquer livro sobre processamento de imagem das últimas décadas, e será praticamente inevitável que lá pelo meio surja a imagem "Lenna" que mostra uma modelo (Lena Forsén). Apesar de ser uma imagem que não aparenta ter nada de mal, a sua origem está envolta em polémica.

A imagem foi originalmente retirada da edição de Dezembro de 1972 da revista Playboy, sem qualquer autorização, tendo sido utilizada para uma conferência sobre processamento digital. E desde aí foi-se espalhando e utilizada como exemplo em muitos outros estudos e algoritmos de processamento de imagem. A Playboy, que poderia ter imposto a sua remoção ao abrigo das leis de direito de autor, também optou por deixar o caso andar - e mesmo a própria modelo, durante muito tempo, achou que era uma situação "engraçada", tendo até aparecido numa conferência em 1997 para dar autógrafos. Mas, mais recentemente, a modelo mudou de ideias e diz que, tal como os seus anos de modelo terminaram há muito, também está na hora da sua imagem se retirar dos círculos académicos.
Depois da Nature já ter proibído as submissões com esta imagem em 2018, é agora a vez da IEEE Computer Society proibir o uso da Lenna a partir de 1 de Abril de 2024. E sendo o local histórico para muitas das publicações referentes a processamento de imagem, poderá considerar-se que marca o "ponto final" na era Lenna.

Android 15 quer proteger localização dos próprios operadores - mas está condenado à partida

30-03-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O Android 15 vai ter novo sistema que promete proteger a localização dos utilizadores dos operadores de telecomunicações - mas que está condenado a falhar.

Há muito que o Android permite que os utilizadores escolham se as apps podem ter, ou não, acesso à sua localização; e também se é localização de alta-precisão ou apenas aproximada (embora algumas apps abusem disso exigindo a localização de alta-precisão). No entanto, isso é algo que não se aplica aos operadores de telecomunicações.

No próximo Android 15 a Google vai permitir esconder a localização dos próprios operadores de telecomunicações, excepto no caso dos telefonemas de emergência, em que essa localização continuará a ser disponibilizada.
A ideia é boa, mas afecta apenas a localização que é comunicada internamente pelo protocolo de comunicações móveis. Ou seja, apesar de não "voluntariar" a localização do utilizador, não impede que os operadores continuem a saber a localização aproximada do dispositivo através da triangulação das torres celulares (como sempre aconteceu desde o início das comunicações móveis). Quer isto dizer que, na prática, não se conseguirá esconder a localização do utilizador dos operadores, apenas se passará de uma localização de alta-precisão para uma localização aproximada.

Google Chat prepara broadcast de mensagens

30-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google prepara-se para tornar o Google Chat mais adequado para grupos, e com possibilidade de broadcast de mensagens.

A maioria das apps de mensagens há muito que se foi adaptando para acomodar conversas em grupos cada vez maiores, com apps como o WhatsApp a ganharem "Comunidades" e "Canais" que facilitam o processo de partilhar conteúdos com grande número de pessoas. Agora, a Google também quer fazer o mesmo com o Google Chat.

O Google Chat está a preparar a criação de Spaces (Grupos) diferenciados, dependendo de se querer um que possa ser utilizado para colaboração (os grupos "normais"), ou para Broadcast (apenas para partilhar informação num único sentido).
Até poderia ser uma solução interessante, não tivesse a Google afugentado os utilizadores do Hangouts com todas as suas decisões de divisão / reintegração dos diversos serviços de mensagens e comunicações.

Pegando no meu próprio caso como exemplo, de alguém que utilizava o Hangouts diariamente com várias dezenas de pessoas, fui "forçado" a mudar-me para o WhatsApp porque a maioria das pessoas não esteve disposta a aturar todas as indecisões da Google. Por muitas coisas que venha a implementar, não me parece que haja alguma coisa que possam fazer que venha a reconquistar os utilizadores que perderam.

OpenAI apresenta Voice Engine que replica voz com amostra de 15 segundos

30-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI revelou o seu Voice Engine, um sistema capaz de recriar vozes realistas a partir de amostras com apenas 15 segundos.

Há muito que existem sistemas de síntese de voz de alta-qualidade, e nos últimos anos surgiram sistemas que permitem replicar as vozes de pessoas - sendo algo que até já está disponível para o público em geral, como o sistema que permite converter mensagens de texto em voz no iOS, usando a voz do utilizador. No entanto, esse processo normalmente obriga a um processo de treino bastante prolongado, que pode demorar longos minutos para captar os elementos da voz, coisa que agora deixa de ser necessário.

Com o Voice Engine da OpenAI basta uma amostra de meros 15 segundos, para que o sistema consiga replicar a voz original de forma quase indistinguível.

OpenAI just launched Voice Engine,
It uses text input and a single 15-second audio sample to generate natural-sounding speech that closely resembles the original speaker.
Reference and Generated audio is very close and hard to differentiate.
More details in 🧵 pic.twitter.com/tJRrCO2WZP

— AshutoshShrivastava (@ai_for_success) March 29, 2024
No entanto, e para evitar potenciais abusos, por agora o Voice Engine será disponibilizado apenas a parceiros seleccionados da OpenAI, que se comprometem a não usar o sistema para copiar vozes de pessoas sem o seu consentimento, nem a disponibilizar a tecnologia de forma a que utilizadores possam criar as suas próprias vozes.

No entanto, sabendo-se o elevado grau de competição que existe no sector, não será descobido imaginar que em breve surja um modelo AI open-source que tenha capacidades idênticas, e que fique ao alcance de todos.

BYD Seal eleito "Carro do Ano 2024" e "Eléctrico do Ano"

30-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A BYD saiu vitoriosa na última edição dos prémios Seguro Direto Carro do Ano / Troféu Volante de Cristal, com três importantes distinções para o BYD Seal.

O BYD Seal foi eleito "Carro do Ano 2024", "Eléctrico do Ano" e recebeu ainda o "Prémio Design", um feito histórico para uma marca com menos de um ano de presença no mercado nacional.

O BYD Seal assume-se como uma obra-prima da engenharia automóvel, combinando elegância, desempenho e sustentabilidade num único veículo. A conquista do prémio "Carro do Ano 2024" assume-se, por isso, como o testemunho do compromisso da BYD com a excelência.

O reconhecimento do novo sedan desportivo BYD Seal com o prémio "Eléctrico do Ano 2024" destaca a liderança da BYD na electrificação do sector automóvel, numa demonstração inequívoca de conferir razão à emoção. Equipado com tecnologia avançada, com destaque para a tecnologia CTB (Cell-to-Body), onde o desempenho supera as expectativas com um motor eléctrico de performance superior, alimentado por uma bateria tecnologicamente revolucionária e segura, a BYD Blade Battery.
O BYD Seal venceu ainda o "Prémio Design", que premeia o estilo e imagem do modelo que é uma obra-prima de design inspirado no oceano, ostentando uma dianteira em forma de “X” que combina o estilo desportivo com uma presença sublime. Este galardão prova a elegância do sedan desportivo que ostenta o prémio IF Design Award 2023 (Prémio de Design do Fórum Internacional) e consolida assim uma posição de distinção no campo do design e inovação.

A consagração da BYD nos prémios Carro do Ano 2024 destaca a qualidade dos seus veículos eléctricos, assim como reforça o seu papel como líder na electrificação do sector automóvel. Com uma gama diversificada e crescente de modelos, a BYD continua a oferecer soluções de mobilidade sustentável de elevado desempenho, conforto e segurança.

Recentemente o BYD Seal passou por um episódio caricato, em que o modelo Performance não activava a tracção às quatro rodas nos arranques, mas tendo sido algo que a BYD rapidamente resolveu por intermédio de uma actualização.


[Pela Estrada Fora]

Bug em comando Linux permite enganar utilizadores há mais de uma década

29-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Um bug no comando "wall" em Linux permite enganar utilizadores e roubar-lhes a password.

Uma falha no comando wall, designada por WallEscape, permite que uma pessoa com acesso a um servidor com mais utilizadores ligados, os possa enganar, e está presente há mais de onze anos no pacote util-linux.

O comando wall é utilizado para enviar mensagens para todos os utilizadores ligados a um mesmo servidor. Mas como o comando não faz a devida validação das mensagens a apresentar, um atacante pode criar sequência de caracteres que podem replicar um falso comando "sudo" no ecrã dos outros utilizadores, levando-os a que introduzam e divulguem a sua password.

Para tal, além de ter acesso ao servidor, também é preciso que o sistema tenha o utilitário mesg activo e o comando wall com as permissões setgif - uma combinação que infelizmente está presente no Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish) e Debian 12.5 (Bookworm), algumas das distros mais populares; mas não afectando outras como o CentOS.

Nalguns casos o atacante também poderá alterar o conteúdo da área de transferência, podendo lá colocar comandos maliciosos que o utilizador possa executar por engano ao fazer o "paste / colar".

Já está disponível uma versão corrigida, o pacote linux-utils v2.40, sendo aconselhável que os utilizadores façam a devida actualização quanto antes. Os administradores de sistemas vulneráveis também podem evitar esta vulnerabilidade removendo a permissão setgid do comando wall, ou desactivando a funcionalidade de broadcast usando o comando mesg.

No Man's Sky ganha criação de naves

29-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O jogo No Man's Sky ganha a criação de naves com a sua 27ª grande actualização, baptizada de "Orbital".

O jogo No Man's Sky pode ter tido um início difícil, no lançamento não conseguindo estar à altura das expectativas que tinham sido criadas, mas ao longo dos anos foi-se redimindo e tornou-se num jogo que não tem parado de crescer.

A mais recente actualização "Orbital" dá ao jogo estações espaciais substancialmente melhoradas, tanto a nível de exterior como de interiores, tirando partido do seu sistema de geração matemática que permite um número praticamente infinito de combinações. Não menos impressionante, e dando resposta aos pedidos dos jogadores, passamos também a ter a possibilidade de alterar as naves, usando peças que se tenham encontrado durante as explorações de planetas ou trocado com outros jogadores.


Notícias do dia

29-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

iPhone 12 ganha carregamento wireless Qi2 de 15 W com o iOS 17.4; 8BitDo lança teclado retro estilo Commodore 64 que apela à nostalgia; o utilitário Unclack silencia teclado dos Macs durante videoconferências; e nova campanha de phishing usa RCS e iMessage para tentar enganar potenciais vítimas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Eco de 128 GB.

Tesla passa de FSD a FSD supervisionado

A Tesla está a fazer um pequeno reajuste na designação do seu prometido modo FSD (Full Self Driving), que tem vendido e prometido há anos - sem cumprir (até à data), e que ao longo dos anos criou a ilusão de que os Tesla poderiam conduzir de forma totalmente autónoma, sem condutor. Basta relembrar que Musk até tinha prometido que os carros poderiam trabalhar como táxis autónomos enquanto os clientes não precisassem dele, e que se "pagariam a si mesmos".

Depois de todos estes anos, a Tesla parece estar realmente prestes a lançar o modo FSD, tendo começado a fazer demonstrações "obrigatórias" do modo FSD para novos clientes, e oferecendo um mês de FSD a todos os clientes nos EUA. Mas com isso chega também um pequeno reajuste que pode ser devido às exigências de alguns estados que ordenaram à Tesla para parar de se referir ao modo FSD como totalmente autónomo, uma vez que se pode considerar publicidade enganosa. Em vez simplesmente FSD, a Tesla está a referir-se a este modo como "FSD supervisionado", o que acaba por ser uma melhor indicação do sistema, que continua a exigir a atenção permanente do condutor.


Porsche deixa de vender Boxster e Cayman a gasolina na UE

Tal como tinha acontecido com o Macan, também o Boxster e Cayman a combustão vão deixar de ser vendidos na Europa devido a novas regras de cibersegurança, com a marca a optar por acelerar o lançamento da próxima geração de modelos com motorizações eléctricas.

Para os fãs da combustão, ainda terão oportunidade de poder comprar as edições 718 Cayman GT4 RS e 718 Spyder RS, que usufruem das regras de excepções destinadas a modelos de séries de produção de menor volume.


Problema das portas do Cybertruck já está corrigido - diz Elon Musk

Alguns dos primeiros clientes do Cybertruck têm revelado falhas inaceitáveis, como folgas nas portas, mas que o próprio Elon Musk diz já terem sido corrigidas. Na questão das portas, em que a porta fica completamente desalinhada e parece estar mal fechada, Musk diz que isso foi um problema que apenas afectou 15 unidades, por aperto insuficiente do batente da porta que ficava solto e desalinhado, e que basta uma intervenção de cinco minutos para resolver.

No entanto, há também vários relatos de clientes que já ficaram com os Cybertruck parados por falha do motor traseiro, e que certamente não terão o problema resolvido em cinco minutos. No entanto, é esse um dos riscos de comprar um novo modelo Tesla de primeira geração - apesar de idealmente se desejar que a Tesla já tivesse aprendido a lição e tivesse melhor controlo de qualidade, mesmo num novo modelo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira página web ficou disponível a 6 de Agosto de 1991, com informação sobre o projecto World Wide Web. Foi criada por Tim Berners-Lee no CERN. Trinta anos mais tarde, continua a poder ser visitada em: http://info.cern.ch/hypertext/WWW/TheProject.html.

Saldos de Páscoa - Windows 11 Pro a €21 e Office a €19

29-03-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 25%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €16,17 (25% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €21,54 (25% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €13,36 (25% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €20,71 (25% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €44,46 (25% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €26,74 (25% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €19,72 (25% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €40,02 (25% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €55,78 (25% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €78,32 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,82 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

8BitDo lança teclado retro estilo Commodore 64

29-03-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A 8BitDo apela à nostalgia com um teclado que evoca o icónico Commodore 64.

Muitas empresas têm facturado à custa da nostalgia com (re)lançamentos de "novas" consolas que replicam as suas velhas consolas e micro-computadores. A 8BitDo, enquanto fabricante de acessórios, também aproveita a onda de nostalgia, agora com um teclado que irá apelar a todos os fãs que passaram milhares de horas à frente do seu Commodore 64.

O 8BitDo Retro Mechanical Keyboard C64 Edition adopta as cores características do C64, e chega com teclas mecânicas Kailh Box White V2 que asseguram que cada tecla será ouvida bem alto. Quem não for fã dos teclados barulhentos gostará de saber que cada tecla pode ser facilmente e rapidamente substituída por outros tipos de teclas, mais silenciosas, dando total liberdade de personalização aos utilizadores. Também conta com ligações via cabo (USB), Bluetooth, ou wireless 2.4 GHz com um pequeno adaptador - seleccionável por um botão rotativo retro numa das esquinas do teclado, ao lado de um botão de ajuste de volume. Visualmente até resulta bem, mas interrogo-me quantas vezes se irá mudar a comunicação wireless por engano quando se tenta ajustar o volume.


O teclado ficará disponível por $109.99 na Amazon US, sendo uma questão de esperar até que chegue até este lado do Atlântico.

Ar condicionado LG DUALCOOL

29-03-2024 | 13:48 | A Minha Alegre Casinha

A LG Electronics acabou de revelar o seu novo e eficiente ar condicionado residencial LG DUALCOOL na MCE 2024 – uma das maiores exposições de soluções de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) da Europa – em Milão.

Tirando partido das mais recentes tecnologias de ar condicionado da LG, incluindo a função Soft Air que contribui para um maior conforto, o novo DUALCOOL proporciona um ambiente indoor agradável durante todo o ano. Com o seu sofisticado design minimalista e um acabamento mais refinado, o mais recente ar condicionado LG DUALCOOL assume-se como uma opção elegante para a sua casa. O novo e avançado modelo integra uma estrutura de saída dupla que oferece um controlo de temperatura rápido e otimizado, e um fluxo de ar indireto e suave para que os utilizadores não sejam impactados diretamente. Equipado com o eficiente e confiável Dual Inverter Heat Pump Compressor, o inovador ar condicionado da LG funciona de forma consistente em qualquer estação do ano e possui uma classificação de eficiência energética de A+++.

A função Soft Air, permite que os utilizadores desfrutem de um arrefecimento personalizado e de uma brisa suave e indireta. Quando esta função é ativada, a palheta inferior fecha para que o ar seja emitido apenas pela saída frontal. Desta forma, em vez de ser direcionado ao nível de alguém que esteja sentado ou a pé, o fluxo de ar desce a partir do teto para uma experiência refrescante mas suave. Incorporando o inovador sistema DUAL Vane (dupla palheta), o ar condicionado LG DUALCOOL emite ar quente ou frio em múltiplas direções para proporcionar um controlo de temperatura rápido e eficaz. As palhetas independentes ajudam a expandir o alcance do fluxo de ar até uns impressionantes 22 metros, o que corresponde a um aumento de 22% em comparação com os modelos anteriores. Também supera as soluções de palheta única em 23% ao nível da refrigeração e 6% em aquecimento. Além disso, o novo ar condicionado dá prioridade ao conforto do utilizador com o seu método eficaz de fornecimento de fluxo de ar, canalizando o ar para cima e para baixo a partir da altura da cabeça durante o arrefecimento e direcionando o fluxo de ar para baixo em direção ao chão durante o aquecimento. O modelo DUALCOOL também integra o Human Detection Sensor, que calcula a distância entre o ar condicionado e os ocupantes da sala e altera o modo do fluxo de ar (direto ou indireto) de acordo. Os utilizadores podem ajustar as configurações do sensor para que, com base na proximidade da unidade interna, o DUALCOOL produza um fluxo de ar direto, indireto ou forte.

Com o aumento contínuo dos preços de energia na EU, os consumidores europeus dão cada vez mais prioridade à eficiência quando procuram novas soluções AVAC para o lar. Equipado com o Dual Inverter Heat Pump Compressor, bem como vários recursos inteligentes de gestão de energia, o ar condicionado DUALCOOL pode ajudar a reduzir o custo do controlo climático doméstico. Alcançando a classificação A+++ da European Energy-related Product (ErP), o novo modelo oferece eficiência durante todo o ano com um Seasonal Energy Efficiency Ration (SEER) de 9.5 na operação de refrigeração e um Seasonal Coefficient of Performance (SCOP) de 5.1 em aquecimento. Os utilizadores do DUALCOOL podem economizar energia ao configurar metas de consumo de eletricidade com o kW Manager. Através da aplicação ThinQ, é possível monitorizar o consumo de energia em tempo real, podendo alertar o utilizador caso a meta estabelecida tenha sido ultrapassada. Através da monitorização regular do consumo de eletricidade e da análise de informações operacionais, o kW Manager é capaz de determinar a faixa de operação com maior eficiência energética para uma variedade de cenários diferentes. Oferecendo outra forma de ajudar a reduzir os custos de funcionamento, o Human Detecting Sensor do DUALCOOL coloca automaticamente o ar condicionado no modo de poupança de energia se ninguém for detetado na divisão. Paralelamente, o recurso Window Open Detecting também pode evitar o desperdício de energia, ativando o modo de economia de energia se a temperatura na sala subir ou descer repentinamente.

O conveniente recurso Auto Cleaning seca automaticamente o interior do DUALCOOL, contribuindo para a higiene ao remover qualquer humidade e assim evitar a criação de mofo. Ajudando a manter o interior do ar condicionado limpo durante os meses mais frios do ano, o recurso Freeze Cleaning descongela o alternador de calor para remover eficazmente bactérias, poeira, detritos e contaminadores que causam odores.


iPhone 12 ganha carregamento wireless Qi2 com o iOS 17.4

29-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A actualização para iOS 17.4 dá aos iPhone 12 carregamentos wireless Qi2 de 15 W.

Além da conformidade com o DMA europeu, o iOS 17.4 traz uma excelente novidade para os utilizadores dos iPhone 12 que tirem partido do carregamento wireless. Ao estilo do que já tinha acontecido com os iPhone 13 e 14, também os iPhone 12 passam a suportar carregamentos wireless Qi2 de até 15 W. Coisa que permite utilizar carregadores genéricos e não apenas os carregadores MagSafe da Apple.

Essa maior abrangência tinha sido feita com o iOS 17.2, mas na altura afectando apenas os iPhone 13 e iPhone 14, o que fazia suspeitar que os iPhone 12 não fossem ter direito a isso. Mas, mesmo com este atraso, também os iPhone 12 se juntam a esse grupo, contribuindo para uma maior adesão aos carregamentos wireless.

Embora nos carregamentos com cabo as potências sejam muito superiores, a mudança de 7.5 W para 15 W em wireless resulta numa diferença substancial para quem carrega o seu iPhone por esta via. E, no processo também ajuda a uniformizar o sistema, evitando a frustração de não perceber porque motivo o seu carregador wireless "rápido" não era assim tão rápido quando era usado num iPhone.

Nissan GT-R 2025 já disponível - mas só no Japão

29-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Nissan lançou este mês o icónico GT-R 2025 no Japão, com as vendas iniciais planeadas para começarem em Junho.

A introdução do primeiro superdesportivo da Nissan, o Skyline GT-R, remonta a 1969 com a introdução deste veículo no Salão Automóvel de Tóquio. A produção do Skyline passou por diversas fases, mas foi em 1989 que o verdadeiro precursor ao actual GT-R foi introduzido, o R32 Skyline GT-R, com tracção integral e o famoso motor de seis cilindros em linha RB26DETT. Em 1996, a geração seguinte do Skyline foi lançada ao público, com o R33 Skyline GT-R. E apenas dois anos depois chegou o R34 Skyline GT-R, tendo estado disponível a venda ao público até 2002.

Dedicado a perseguir o "derradeiro prazer de condução", o GT-R R35 – cuja estreia ocorreu em 2007 – tem evoluído de forma constante desde então, como o principal superdesportivo da Nissan.

O GT-R Premium Edition T-spec de 2025 e o GT-R Track Edition concebido pela NISMO incorporam anéis de pistão, bielas, e cambotas de elevada precisão e peso equilibrado – anteriormente apenas disponíveis no GT-R NISMO Special Edition – para rotações mais rápidas e um arranque mais rápido do turbo. Ambos os modelos também apresentam placas de identificação de certificação takumi em alumínio, exclusivas para o GT-R, bem como placas douradas com o número do modelo no compartimento do motor. A Premium Edition está disponível com uma nova cor interior especial, Blue Heaven.

Será também um dos últimos modelos GT-R a combustão, tendo em conta as crescentes restrições e a transição para os modelos eléctricos. Uma transição que também faz antever que um futuro GT-R eléctrico tenha prestações ainda mais alucinantes.

[Pela Estrada Fora]

Produtos da Semana

29-03-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A nossa rubrica de Produtos da Semana agrupa uma lista de produtos e notícias que vamos compilando ao longo da semana e que achamos que será do interesse geral.

Tapo P300: régua de três tomadas inteligente

A TP-Link eleva a experiência de casa inteligente com a Tapo P300, uma régua inteligente Wi-Fi com carregamento rápido e funcionalidades avançadas de controlo e personalização.

A Tapo P300 integra duas portas USB, uma das quais oferece carregamento rápido de 18W PD e QC3.0. Ideal para smartphones, tablets e outros dispositivos compatíveis, permite um carregamento rápido e eficiente, otimizando o seu tempo. Com a aplicação Tapo, o utilizador assume o controlo total da sua casa inteligente. A Tapo P300 oferece:
  • Controlo individual de cada tomada: Ligue ou desligue equipamentos específicos de forma remota, adaptando-se às suas necessidades e rotinas.
  • Programação: Crie horários para ligar e desligar automaticamente os dispositivos, automatizando tarefas e otimizando o consumo de energia.
  • Temporizador: Defina um temporizador para desligar automaticamente a régua após um período de tempo definido, proporcionando maior segurança e controlo.
  • Modo Ausente: Simule a presença de pessoas em casa, ligando e desligando os equipamentos aleatoriamente, para dissuadir intrusos e manter a sua casa segura durante a sua ausência.
  • Monitorização de Energia: Acompanhe o consumo de energia dos dispositivos conectados, promovendo a consciencialização energética e ajudando a reduzir os custos de eletricidade.
  • Compatibilidade com Assistentes de Voz: suporta integração com Amazon Alexa, Google Assistant e IFTTT, expandindo as possibilidades de controlo por voz e automatizando tarefas com comandos simples.
A Tapo P300 apresenta um design elegante e compacto, ideal para qualquer ambiente. Possui três tomadas com pinos terra e um cabo de alimentação de 1,5 metros, oferecendo flexibilidade e praticidade na instalação. Além disso, integra encriptação WPA3 e proteção contra sobrecarga, proporcionando tranquilidade e confiança aos utilizadores. A configuração é simples e rápida através da aplicação Tapo, guiando o utilizador passo a passo para uma experiência intuitiva e sem complicações.

A Tapo P300 já está disponível em Portugal com um preço recomendado de venda ao público de 49,99 euros.


Monitores Philips E1


Em março, três novos modelos irão juntar-se à linha de produtos E1 da Philips Monitors. Equipados com todas as características essenciais que os profissionais e trabalhadores remotos necessitam, estes novos modelos irão ajudar os utilizadores a manterem-se conectados enquanto melhoram a sua produtividade – e tudo isto a um preço competitivo.

Os Philips 24E1N1100A e 27E1N1100A estão ambos equipados com ecrãs FHD IPS de 23,8 polegadas (60,5 cm) e 27 polegadas (68,6 cm) (respetivamente), que contam com um design sem moldura para configurações de vários monitores e um sistema de gestão de cabos para um ambiente de trabalho limpo e organizado. A qualidade de imagem é hipnotizante: o ecrã IPS oferece cores vívidas, enquanto a taxa de atualização de 100Hz com 1ms de MPRT e Adaptive Sync oferecem uma experiência responsiva com visuais nítidos e precisos para melhorar cada momento, incluindo sessões de gaming durante o tempo livre dos utilizadores que recebem um incentivo extra graças aos SmartImage Game Modes. Para além disso, ambos os modelos possuem um par de colunas estéreo de 2 W integradas para garantir uma experiência multissensorial de alto nível. Estes modelos também apoiam e elevam o bem-estar do utilizador, com características como o LowBlue Mode e Flicker-free para uma visualização fácil, e EasyRead para uma experiência de leitura semelhante à do papel.

O Philips 27E1N1600AE é projetado especificamente para melhorar a conetividade no escritório em casa enquanto oferece uma solução preparada para o futuro. Este ecrã IPS de 27 polegadas (68,6 cm) dispõe de resolução QHD e HDR para imagens nítidas e realistas. Para além de todas as características incluídas nos outros modelos da Linha E1, este ecrã também possui uma conetividade USB-C 3.2 com Power Delivery de 65 W: um cabo único, fino e reversível, facilita a conetividade, transferindo dados a uma grande velocidade e carregando dispositivos compatíveis ao mesmo tempo. Esta característica também ajuda a manter o espaço de trabalho limpo e arrumado, permitindo que os utilizadores carreguem os seus dispositivos ligados e trabalhem perfeitamente, tudo com um único cabo. Para um conforto adicional durante longas horas de trabalho, este modelo possui um suporte com ajuste em altura de 100 mm. Este tipo específico de base é desenhado para ser verdadeiramente amigo do utilizador, com ajuste de altura e inclinação que permitem que cada utilizador personalize o seu monitor para maior conforto de visualização, eficiência e produtividade.

Os Philips 24E1N1100A, 27E1N1100A, e 27E1N1600AE são monitores multifunções, projetados especificamente para atender às necessidades mais comuns de qualquer escritório em casa, com conetividade rápida, produtividade melhorada, conforto e facilidade de uso, enquanto asseguram, de forma consistente, tempo livre agradável e imersivo. Disponíveis a partir de meados de março, os Philips 24E1N1100A e 27E1N1100A poderão ser adquiridos por um PVP de 119 euros e 139 euros, respetivamente, enquanto o Philips 27E1N1600AE poderá ser adquirido por um PVP de 249 euros.


Ar condicionado LG DUALCOOL

A LG Electronics acabou de revelar o seu novo e eficiente ar condicionado residencial LG DUALCOOL na MCE 2024 – uma das maiores exposições de soluções de aquecimento, ventilação e ar condicionado (AVAC) da Europa – em Milão. Tirando partido das mais recentes tecnologias de ar condicionado da LG, incluindo a função Soft Air que contribui para um maior conforto, o novo DUALCOOL proporciona um ambiente indoor agradável durante todo o ano. Com o seu sofisticado design minimalista e um acabamento mais refinado, o mais recente ar condicionado LG DUALCOOL assume-se como uma opção elegante para a sua casa. O novo e avançado modelo integra uma estrutura de saída dupla que oferece um controlo de temperatura rápido e otimizado, e um fluxo de ar indireto e suave para que os utilizadores não sejam impactados diretamente. Equipado com o eficiente e confiável Dual Inverter Heat Pump Compressor, o inovador ar condicionado da LG funciona de forma consistente em qualquer estação do ano e possui uma classificação de eficiência energética de A+++.

A função Soft Air, permite que os utilizadores desfrutem de um arrefecimento personalizado e de uma brisa suave e indireta. Quando esta função é ativada, a palheta inferior fecha para que o ar seja emitido apenas pela saída frontal. Desta forma, em vez de ser direcionado ao nível de alguém que esteja sentado ou a pé, o fluxo de ar desce a partir do teto para uma experiência refrescante mas suave. Incorporando o inovador sistema DUAL Vane (dupla palheta), o ar condicionado LG DUALCOOL emite ar quente ou frio em múltiplas direções para proporcionar um controlo de temperatura rápido e eficaz. As palhetas independentes ajudam a expandir o alcance do fluxo de ar até uns impressionantes 22 metros, o que corresponde a um aumento de 22% em comparação com os modelos anteriores. Também supera as soluções de palheta única em 23% ao nível da refrigeração e 6% em aquecimento. Além disso, o novo ar condicionado dá prioridade ao conforto do utilizador com o seu método eficaz de fornecimento de fluxo de ar, canalizando o ar para cima e para baixo a partir da altura da cabeça durante o arrefecimento e direcionando o fluxo de ar para baixo em direção ao chão durante o aquecimento. O modelo DUALCOOL também integra o Human Detection Sensor, que calcula a distância entre o ar condicionado e os ocupantes da sala e altera o modo do fluxo de ar (direto ou indireto) de acordo. Os utilizadores podem ajustar as configurações do sensor para que, com base na proximidade da unidade interna, o DUALCOOL produza um fluxo de ar direto, indireto ou forte.

Com o aumento contínuo dos preços de energia na EU, os consumidores europeus dão cada vez mais prioridade à eficiência quando procuram novas soluções AVAC para o lar. Equipado com o Dual Inverter Heat Pump Compressor, bem como vários recursos inteligentes de gestão de energia, o ar condicionado DUALCOOL pode ajudar a reduzir o custo do controlo climático doméstico. Alcançando a classificação A+++ da European Energy-related Product (ErP), o novo modelo oferece eficiência durante todo o ano com um Seasonal Energy Efficiency Ration (SEER) de 9.5 na operação de refrigeração e um Seasonal Coefficient of Performance (SCOP) de 5.1 em aquecimento. Os utilizadores do DUALCOOL podem economizar energia ao configurar metas de consumo de eletricidade com o kW Manager. Através da aplicação ThinQ, é possível monitorizar o consumo de energia em tempo real, podendo alertar o utilizador caso a meta estabelecida tenha sido ultrapassada. Através da monitorização regular do consumo de eletricidade e da análise de informações operacionais, o kW Manager é capaz de determinar a faixa de operação com maior eficiência energética para uma variedade de cenários diferentes. Oferecendo outra forma de ajudar a reduzir os custos de funcionamento, o Human Detecting Sensor do DUALCOOL coloca automaticamente o ar condicionado no modo de poupança de energia se ninguém for detetado na divisão. Paralelamente, o recurso Window Open Detecting também pode evitar o desperdício de energia, ativando o modo de economia de energia se a temperatura na sala subir ou descer repentinamente.

O conveniente recurso Auto Cleaning seca automaticamente o interior do DUALCOOL, contribuindo para a higiene ao remover qualquer humidade e assim evitar a criação de mofo. Ajudando a manter o interior do ar condicionado limpo durante os meses mais frios do ano, o recurso Freeze Cleaning descongela o alternador de calor para remover eficazmente bactérias, poeira, detritos e contaminadores que causam odores.


CMU Portugal apoia 18 visitas à Carnegie Mellon University nos EUA


O programa CMU Portugal tem candidaturas abertas para 18 alunos e investigadores de Instituições Portuguesas desenvolverem trabalhos de investigação na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na Carnegie Mellon University (CMU) até Dezembro de 2024. A fase de candidaturas termina a 8 de Abril.

Os períodos de investigação realizam-se no âmbito das iniciativas de Mobilidade do Programa CMU Portugal - Visiting Faculty & Researchers e Visiting students Program - financiadas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e vão apoiar até 8 investigadores doutorados e 10 alunos de Mestrado e recém mestres de Universidades de todo o país. O Programa "Visiting Faculty and Researchers" permite a investigadores afiliados a instituições portuguesas visitar a Carnegie Mellon para desenvolver trabalho em investigação, educação e inovação em TIC com pares na CMU, permitindo-lhes aprofundar as redes de contacto nas suas áreas de referência. Até à data, 89 investigadores portugueses usufruíram desta iniciativa. Para além do Concurso para investigadores, está aberto o "Visiting Students Program" dirigido a alunos de Mestrado e recém mestres interessados em desenvolver as suas teses ou trabalhos de investigação na CMU. Até à data já 59 alunos visitaram a CMU no âmbito desta iniciativa.

Para Inês Lynce, co-Diretora do programa CMU Portugal "O sucesso destas iniciativas de mobilidade tem vindo a confirmar-se ao longo dos anos. Neste período já demos a oportunidade, através do apoio da FCT, a 89 investigadores e 59 alunos, de realizarem períodos de investigação na Carnegie Mellon University e implementarem em Portugal algumas das boas práticas aí adquiridas." Nuno Nunes, co-diretor da parceria, salienta ainda: "Dos alunos que já foram à CMU no âmbito destas iniciativas, vários decidem depois continuar para um dos nossos Doutoramentos, dando continuidade à colaboração estabelecida durante as visitas à CMU. O mesmo acontece com os investigadores, com inúmeros projetos de investigação a nascer das relações estabelecidas entre investigadores nacionais e da CMU, ou mesmo outras colaborações que se estendem para lá do âmbito do Programa CMU Portugal."

Mais informação disponível no site CMU Portugal.


Campanha de phishing usa RCS e iMessage

28-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Um novo serviço de phishing, designado por "Darcula", faz-se passar por milhares de marcas e serviços, e usa mensagens RCS e iMessage para tentar enganar as potenciais vítimas.

Alguns dos nossos leitores já tinham reportado recentemente terem começado a receber mensagens de phishing via RCS e iMessage (nos Android e iPhones, respectivamente), e aqui está a confirmação. O "Darcula" é uma plataforma de Phishing-as-a-Service (PhaaS), que actua em mais de uma centena de países e tem mais de 20 mil domínios com páginas falsas que replicam empresas e serviços legítimos para tentarem levar pessoas a revelarem passwords e outros dados críticos.

A plataforma de phishing é uma das mais avançadas, utilizando as tecnologias mais recentes para disponibilizar actualizações de forma automáticas, e disponibilizando centenas de templates de alta-qualidade, com língua correcta, imagens oficiais, e conteúdos que replicam os sites verdadeiros.

Ao utilizar mensagens RCS e iMessage, algumas pessoas podem ser levadas a acreditar que se tratam de mensagens oficiais - embora, como fica demonstrado, temos precisamente o mesmo grau de risco de exposição a mensagens fraudulentas.

Na verdade, ao utilizarem estes serviços de mensagens, até acabam por tornar mais difícil a sua detecção e bloqueio, uma vez que se tratam de serviços com encriptação. Tanto a Apple como a Google têm implementado medidas para tentar evitar o uso abusivo nestes casos (a Apple limita a quantidade de iMessages que se podem enviar, a Google bloqueou os RCS nos smartphones Android com root), mas já se sabe que os atacantes irão encontrar forma de contornar esses sistemas.

Como sempre, importa estar sempre muito atento e tratar as mensagens com bastante cuidado, especialmente qualquer mensagem que contenha links ou incentive o utilizador a visitar determinado site.

|