PlanetGeek

LimX Dynamics mostra robot P1 bípede a enfrentar abusos

17-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A LimX Dynamics mostra como o seu pequeno robot P1 bípede é capaz de enfrentar terrenos difíceis, e a tradicional ronda de abusos.

Fazendo recordar os tempos em que víamos os robots da Boston Dynamics a enfrentar pontapés e empurrões, também aqui o pequeno robot P1 fica à mercê dos seus criadores para demonstrar as suas incríveis capacidades de se manter em pé (e desta vez não são só pontapés e empurrões).

Do ponto de vista técnico, é surpreendente vê-lo a aguentar-se a atravessar o mato, mesmo quando fica com as suas pernas presas em vegetação; e conseguindo fazer recuperações espantosas quando tropeça e parece inevitável que desse um trambolhão. Por outro lado, fica a dúvida sobre quantas vezes poderá ter caído mas com isso a ficar fora deste vídeo. :)


Tesla mostra Giga Berlin com voo de drone no interior

17-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla mostrou-nos uma perspectiva alucinante do interior da Gigafactory Berlin, usando um drone.

Na verdade, este é o segundo voo de um drone na Giga Berlim, e apesar de não ser um voo contínuo, temos imensas manobras de "arrepiar", não só com o drone a voar através dos carros na linha de montagem, mas também a passar pelo meio das prensas hidráulicas onde qualquer deslize resultaria num drone "planificado" numa fracção de segundo.

Além da parte técnica do voo, é igualmente interessante por nos mostrar a escala das operações e também do próprio processo de montagem do Model Y, incluindo o seu chassis em peças moldadas de grande dimensão que simplificam imensamente o processo de fabrico (no futuro o objectivo da Tesla é fazer com que todo o chassis seja feito numa única peça - ao estilo dos carros de brincar em miniatura, mas em escala real.


Tesla mostra testes do Cybertruck na Baja

17-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla revelou um pouco mais dos testes a que sujeitou os Cybertruck durante o processo de desenvolvimento, enfrentando a Baja.

A "Baja" para os norte-americanos é aquilo que se pode equiparar ao "Paris-Dakar" para os europeus, composta por longos trilhos na Baixa Califórnia e  Baixa Califórnia Sur (México). São terrenos que também servem para pôr à prova as capacidades dos veículos.

Depois de ter partilhado um curto vídeo desta aventura, a Tesla disponibiliza um vídeo de 15 minutos que nos dá uma melhor ideia da aventura que os dois Cybertruck de teste superaram, e com a mais valia de não terem escondido alguns dos problemas que tiveram que superar, incluindo pára-brisas partidos.


Casa Branca recomenda linguagens de programação

16-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Nos EUA, a Casa Branca recomendou que as empresas tecnológicas adoptassem linguagens de programação "memory-safe", como Rust, para reduzir vulnerabilidades.

Não é habitual ver políticos a falar de coisas como linguagens de programação, sobre as quais é muito pouco provável que tenham algum conhecimento técnico. No entanto, a recomendação de uso de linguagens de programação memory-safe não deixa de ter a sua validade.

Olhando-se para os casos de vulnerabilidades críticas, existe uma enorme quantidade que tem como origem os chamados erros "out of bounds", em que falhas na alocação de memória permitem que os atacantes tenham acesso a zonas de memória que não seria suposto aceder-se. A partir desse momento, embora o mais provável seja que qualquer tipo de manipulação resulte no crash da app (ou do sistema), por vezes isso abre a porta para que se consiga efectuar o roubo de dados ou, nos casos mais graves, assumirem o controlo sobro o sistema - podendo efectuar todo o tipo de operações remotas, espiar os utilizadores e tudo o que façam no computador, etc.
De forma simplificada, para quem se interessar por isto mas nunca tiver mexido em programação, quando um programa pergunta ao utilizador algo como o seu username e password, é necessário definir um espaço de memória onde essa informação vai ser guardada. Dependendo da linguagem de programação, pode ser necessário especificar o tamanho desse espaço de memória, por exemplo, admitindo que o nome possa ter até 100 caracteres, e a password tenha 80 caracteres. Se não se fizer as devidas validações, uma pessoa que escrevesse um nome com 200 caracteres iria fazer com que esses dados ultrapassassem o espaço que tinha sido reservado, sobrepondo-se em espaços a não seria suposto ser possível aceder. E com isso, podemos escrever código malicioso que pode vir a ser executado pelo programa, dando origem a todo o tipo de dores de cabeça.

O curioso é que, mesmo sabendo-se que isto está na origem de grande parte das vulnerabilidades, década após década continuam a ser cometidos estes mesmos erros, levando a este apelo que se utilizem linguagens de programação que dispensam esta necessidade da validação manual do tamanho dos espaços de memória, fazendo isso de forma automática.

Arranque suave para serras eléctricas

16-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Para quem tem que lidar com ferramentas eléctricas e está farto dos saltos violentos no arranque, é extremamente fácil dar-lhes um arranque suave.

Muitos fabricantes já implementaram sistemas de arranque suave nas suas ferramentas. Nos casos em que tal não acontece, e se estão fartos de lidar com os violentos solavancos durante o arranque (que também resultam em desgaste acrescido e possíveis problemas na instalação eléctrica) é bastante simples resolver o problema.

Este projecto mostra-nos como é extremamente fácil aplicar um arranque suave em ferramentas como serras eléctricas (e outras), usando apenas um pequeno e económico limitador inicial de corrente que trata de fazer o arranque progressivo e gradual.


As diferenças são imediatamente visíveis, acabando com os "saltos" das ferramentas, e também evitando picos de energia que em certos casos podem fazer disparar os disjuntores de protecção.

Como vantagem adicional, a alteração nem sequer obriga a fazer qualquer modificação permanente da ferramenta, permitindo reverter ao estado original se por algum motivo isso for necessário.

GPT-2 numa folha de Excel

16-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

O modelo GPT-2 da OpenAI já está disponível para ser explorado numa folha de Excel.

Diz-se, de forma meio a brincar mas também meio séria, que o Excel permite fazer "tudo". Ora, este exemplo vem demonstrar que de facto assim é, permitindo explorar em detalhe o funcionamento do GPT-2 da OpenAI numa folha de Excel. Este modelo é relativamente pequeno face aos que vieram a seguir - incluindo o GPT-3 que serviu de base ao popular ChatGPT - mas permite visualizar a enorme complexidade de cálculos que estão envolvidas nestes modelos. Não será por acaso que esta folha de Excel ocupa mais de 1 GB, e estamos a falar de uma fracção do tamanho dos modelos seguintes.



A folha de Excel com o GPT-2 ocupa 1.2 GB e está disponível no GitHub, com o seu criador Ishan Anand a alertar que será normal enfrentar crashes frequentes do Excel, especialmente na versão Mac, e por isso recomendando que se use o Excel para Windows se possível.



De notar que este GPT-2 em Excel apenas suporta um input de 10 tokens (basicamente, só uma palavra ou frase muito curta), tornando-o apenas numa forma de exploração para os curiosos. Em compração, modelos como o GPT-4 Turbo suportam 128 mil tokens de input, e outros modelos já vão anunciando inputs de 1 milhão de tokens. Curiosamente, este projecto começou a ser feito no Google Sheets para poder ser corrido num browser, mas acabou por se tornar demasiado grande para o Google Sheets, levando à mudança para o Excel.

PS5 Pro é 3x mais potente que a PS5 e chega este Natal

16-03-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A próxima PS5 Pro poderá ser três mais potente que a PS5 actual, e deverá chegar no final de 2024.

Ainda nem vamos a meio do ano mas já começam a circular rumores sobre o próximo modelo PlayStation. Aparentemente há estúdios que já estão a trabalhar com o kit de desenvolvimento do próximo modelo, com nome de código "Trinity" e que deverá ser lançado com nome público de PlayStation 5 Pro.

As supostas informações desse modelo referem uma potência de 33.5 TFLOPS, três vezes mais que os 10.28 TFLOPS da PS5 actual, tendo também uma melhoria de até 4x no rendering com ray tracing. Também deverá utilizar um sistema de upscaling PSSR (PlayStation Spectral Super Resolution) que permitirá melhorar a resolução e framerate, ao estilo do DLSS da Nvidia e FSR da AMD, tirando partido de tecnologias de machine learning e AI.

A PS5 original foi lançada em Novembro de 2020, mas passou bastante tempo com produção limitada e fazendo com que fosse difícil encontrar uma. Agora que essas questões já foram resolvidas (há muito) e a Sony já lançou versões optimizadas como a PS5 Slim no final de 2023, a empresa nipónica parece achar que se está no momento certo para lançar o modelo Pro para continuar a impressionar os fãs e jogadores.

ESP32-C6 vem com WiFi 6 e ZigBee

16-03-2024 | 13:13 | A Minha Alegre Casinha

O versátil ESP32 fica ainda mais versátil com a versão ESP32-C6, que traz WiFi 6 e ZigBee.

O ESP32 é um dos chips mais utilizados para a criação de todo o tipo de projectos electrónicos, muito tendo contribuido para que se pudesse adicionar WiFi e acesso via internet a todo o tipo de coisas sem que fosse necessário ter grandes conhecimentos técnicos de electrónica ou desenvolvimento de software.

Com o novo ESP32-C6, o chip não só passa a ser o primeiro SoC da Espressif a ter suporte para WiFi 6 (além de Bluetooth 5 LE), como também suporta o protocolo 802.15.4 que serve de base ao popular ZigBee. Quer isto dizer que este chip se torna num candidato ideal para a criação de dispositivos Matter que tenham fácil integração e interoperabilidade com outros smart devices.

Coming soon - This ESP32-C6 feather is a Matter of fact

ESP32-C6 (https://t.co/hYih80zPj8) is Espressif’s first Wi-Fi 6 SoC integrating 2.4 GHz Wi-Fi 6, Bluetooth 5 (LE) and the 802.15.4 protocol. It brings the goodness you know from the low-cost C3 series… pic.twitter.com/NnM1hUxQcp

— adafruit industries (@adafruit) February 27, 2024

Não deverá demorar muito para que se comecem a ver inúmeros projectos Matter a surgir com base neste novo ESP32, o que seguramente também irá contribuir para a adopção e disseminação do Matter, ajudando-o no seu objectivo de (finalmente) unificar todos os smart devices domésticos.

Google Photos com classificação manual de categorias de fotos de documentos

16-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Photos vai permitir que os utilizadores classifiquem manualmente fotos de documentos que tenham sido auto-classificados erradamente.

O Google Photos faz um excelente trabalho a nível de atribuir uma categoria automaticamente às fotos, mas por vezes pode cometer erros. Até agora, não havia nada que os utilizadores pudessem fazer quanto a isso, mas a Google está finalmente a tratar do assunto.

Alguns utilizadores já começaram a ter acesso ao novo sistema que permite reclassificar manualmente a categoria das fotos. Para isso bastará tocar na etiqueta da classificação de documento no topo da foto, e escolher "alterar a categoria", de seguindo escolhendo a categoria apropriada (incluindo coisas como: capturas de ecrã, recibos, documentos de identificação, apontamentos, eventos, receitas, etc.)
Como é habitual, esta alteração está a ser activada de forma faseada, pelo que poderá demorar algumas semanas até que chegue a todos os utilizadores.

Para quem tem por hábito tirar fotos de todo o tipo de "papelada" para ficar com um registo, é algo que será muito bem-vindo e permitirá manter em ordem as suas fotos no Google Photos.

Lexus LBX chega a Portugal

16-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O mês de Março marca a chegada do mais recente crossover da Lexus, o novo LBX, a Portugal.

De condução ágil, capitalizando os benefícios da dimensão e da leveza do automóvel, o novo B-SUV compacto da Lexus promete os elevados padrões de qualidade, luxo e requinte que a marca habituou os seus clientes. Electrificado com um novo sistema Full-Hybrid, o LBX é um modelo inovador, não só para a Lexus, como no seu segmento.

O LBX é o primeiro Lexus desenvolvido sobre uma variante da plataforma de arquitectura global para automóveis compactos GA-B, ajustada e adaptada para responder aos requisitos da marca e assim conferir benefícios como um baixo centro de gravidade, vias largas, projecções curtas e uma carroçaria de elevada rigidez. Promete, também, uma condução envolvente e divertida, assegurando os pressupostos da "Assinatura de Condução Lexus": diálogo natural entre condutor e automóvel, e garantia de confiança, controlo e conforto permanentes.
O LBX é electrificado por um sistema híbrido Lexus de nova geração, com um motor compacto e leve de três cilindros e 1.5 litros, com uma potência máxima combinada de 136 CV (100 kW) e um binário máximo de 185 Nm. Este novo modelo traz, também, uma nova bateria bipolar de hidretos metálicos níquel (NiMH) de baixa resistência e alto rendimento que permite reforçar a potência do motor eléctrico na aceleração e alargar o tempo de condução totalmente eléctrica (EV).

A redução do ruído e da vibração (NVH) foi outra das preocupações da marca durante a concepção do novo LBX. Os aperfeiçoamentos na carroçaria incluíram especial atenção às portas onde foram introduzidas placas de amortecimento para suprimir o ruído de alta frequência e aumentar o ruído de baixa frequência (e assim chegar a um ruido de rolamento baixo e agradável).

Para o exterior, a Lexus procurou criar um carácter mais descontraído e de estilo autêntico, com uma nova composição frontal que “quebra” a tradicional grelha fusiforme e se inspira no "Resolute Look".
No interior, e como grande parte dos novos modelos da marca, o cockpit é uma interpretação do conceito Tazuna da Lexus, que posiciona os principais controlos e fontes de informação imediatamente ao redor do condutor, de modo que a sua operação requeira apenas movimentos mínimos de mãos ou de olhos.

O LBX vem equipado com o mais recente sistema Lexus Link Connect, num ecrã táctil de 9,8 polegadas. O sistema fornece navegação na cloud, optimizando o planeamento de viagens com informações em tempo real sobre o trânsito. A comodidade é reforçada pelo assistente de bordo "Hey Lexus", que responde a comandos de voz do condutor e do passageiro do banco dianteiro.

As reservas do Lexus LBX podem ser efectuadas nos concessionários ou através do site oficial da Lexus para Portugal.

[Pela Estrada Fora]

Hyundai Blue Experience em Lisboa e Porto este fim-de-semana

16-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Hyundai apresenta a Blue Experience, uma nova forma de proporcionar uma experiência de contacto com os modelos 100% eléctricos Hyundai, entre 15 e 17 de Março, nos concessionários Caetano Energy em Lisboa e no Porto.

Os clientes poderão realizar um test-drive com os modelos 100% eléctricos da Hyundai, num evento único onde que inclui a experiência de um carregamento usando a app Blue e o esclarecimento de todas as dúvidas sobre mobilidade electrificada.

São mais de 500 vagas disponíveis para uma experiência exclusiva e personalizada de condução de uma viatura da gama eléctrica Hyundai, bastando apenas fazer o agendamento através do link da BLUE Experience ou realizar a marcação através da linha de atendimento: 800 500 505.

A solução de mobilidade eléctrica Hyundai BLUE e-Mobility tem como principal missão simplificar o acesso e utilização à rede de carregamento, carregadores, serviços e pagamentos. Tudo num único ecossistema com todos os serviços e equipamentos que o cliente necessita, com os BLUE Services e BLUE Chargers, de apoio para empresas e particulares, bem como a BLUE Academy onde pode descobrir tudo sobre ecomobilidade: informações, tecnologias, simuladores e muito mais.

Para que a experiência de ter um veículo eléctrico seja sempre confortável e descontraída, a BLUE disponibiliza acesso gratuito a uma ampla rede de carregamentos, pública e privada, incluindo um total de mais de 3.400 postos da rede pública Mobi.e, através da app BLUE (gratuita) e Portal BLUE (com acesso a vantagens únicas).

A Hyundai BLUE e-Mobility disponibiliza ainda o pack Simply BLUE, um plano integrado, com tudo incluído. Em destaque a APP BLUE inteiramente gratuita, com acesso a vantagens únicas, custo de instalação e manutenção da Wallbox incluída, Wallbox de substituição incluída (em caso de avaria), cobertura total de garantia durante 4 anos, utilização gratuita de viatura a combustão até 7 dias/ano, plano sem fidelização a operador de energia (com tarifas sempre competitivas) e um serviço de apoio ao cliente.

Com esta acção de experiência de condução da gama 100% eléctrica, a Hyundai dá mais um passo na facilitação ao acesso a viaturas electrificadas e às soluções de carregamento Hyundai.

[Pela Estrada Fora]

eSIMs facilitam ataques SIM Swap

15-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Os ataques SIM Swap já se estão a adaptar à transição para os eSIMs, que acabam por lhes facilitar a vida.

Há muito que temos que lidar com ataque "SIM Swap", em que atacantes se apoderam dos números de telefone das vítimas, para dessa forma terem acesso ao meio que normalmente é utilizado para o envio de códigos de verificação para realizar operações bancárias ou para fazer o reset da password das contas das vítimas. Até agora isso implicava recorrer à engenharia social, telefonando para a operadora de telecomunicações com uma história como "estou no estrangeiro e roubaram-me o telemóvel, e preciso urgentemente de um novo cartão SIM", mas com os eSIM já nem sequer é preciso tal habilidade.

Os eSIM visam facilitar a vida aos consumidores, permitindo a activação instantânea de um número de telefone sem necessidade de um cartão SIM físico, mas essa facilidade infelizmente também está a ser aproveitada pelos ataques SIM Swap de nova geração. Neste caso, os atacantes, depois de conseguirem aceder à conta do cliente (por intermédio de roubo de password, brute-force, etc.) utilizam o processo de transferência do eSIM para novo smartphone, que muitas vezes se resume a fazer o scan de um QR Code - e com isso, passam a ter acesso ao número de telefone da vítima, com esta a ficar com o número desactivado no seu próprio smartphone.

É certo que não há formas perfeitas de evitar estes ataques SIM Swap - que por vezes até contam com a conivência de funcionários das próprias operadoras de telecomunicações - mas seria conveniente que as operadores estivessem sensibilizadas para estes ataques e disponibilizassem mecanismos para os dificultar: por exemplo, permitindo que os clientes activassem uma protecção adicional que bloqueasse qualquer tentativa de transferência do seu número, a não ser que fosse fornecido um código diferenciado.

Tor lança WebTunnel para contornar censura

15-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O Tor Project tem um novo sistema - WebTunnel - concebido para contornar tentativas de bloqueio da rede Tor.

A rede Tor é uma infeliz necessidade dos tempos modernos, que nos relembra que nem todos os países permitem um acesso livre à internet global, podendo ser usada para contornar censura e bloqueio de sites, e / ou para proteger a privacidade dos visitantes. Isso faz também com que seja um dos serviços que determinados países mais tentam bloquear, uma tarefa que a partir de agora se tornará mais difícil.

Com o WebTunnel as comunicações Tor passam a estar disfarçadas como ligações HTTPS convencionais, tornando-se praticamente impossíveis de ser bloqueadas, já que o bloqueio de ligações HTTPS impediria o acesso a inúmeros outros serviços na net.

O projecto diz já existem mais de 600 pessoas a utilizar este novo tipo de ligação diariamente, permitindo que pessoa em regiões como a Rússia e China possam aceder à internet "do resto do mundo" sem ficarem limitados pelos filtros que são aplicados. Existem actualmente cerca de 60 bridges WebTunnel, mas é de esperar que com o lançamento oficial desta funcionalidade, esse número - e o de utilizadores - aumentem rapidamente ao longo das próximas semanas.

Notícias do dia

15-03-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla quer criar carros livres de revisões; FCC redefine velocidades da "banda larga" nos EUA; Apple Vision Pro é um "Devkit excessivo"; VW promete ID.1 de 20 mil euros para 2027; e Google acelera Safe Browsing do Chrome para protecção em tempo real.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Spotify queixa-se que Apple está a atrasar actualizações

O Spotify pode ter tido uma vitória bilionária contra a Apple na UE, com a aplicação de uma multa de €1.8B, mas agora pode estar a sofrer os efeitos secundários do habitual "mau perder" da Apple.

Diz o Spotify que a Apple tem estado a atrasar a aprovação de actualizações da sua app, que agora podem (finalmente) incluir links para sites externos onde os utilizadores podem fazer a subscrição do serviço de forma directa (através da web) sem usarem os métodos de pagamento via app que obrigatoriamente estão sujeitos às comissões da Apple.
A Apple anuncia publicamente que processa as actualizações de apps num prazo de 24 horas, pelo que poderá ser difícil explicar porque já terá deixado passar nove dias sem que tenha dado qualquer resposta ao Spotify quanto ao estado da actualização.


Serviço que elimina pessoas das pesquisas gere dezenas de sites de pesquisa de pessoas

A Onerep fornece um serviço de subscrição que promete proteger a privacidade das pessoas removendo informação pessoal sobre elas de sites de pesquisa na internet, mas uma investigação revela que o seu fundador também criou dezenas desses mesmos sites de pesquisa ao longo dos anos.

É aquilo que se pode considerar criar a oferta e a procura, para ter um serviço auto-suficiente e auto-sustentável, apesar de ignorar por completo qualquer princípio ético.


Huawei pode impedir os Vision Pro na China

Apesar de poderem ser considerados um produto para developers, a Apple poderá ter problemas quando desejar lançar os seus Vision Pro na China. Isto porque a Huawei detém a marca registada "Vision Pro" no território.

Considerando o clima actual entre EUA e China, e todas as formas em que a Huawei foi bloqueada nos EUA (e muitos outros países ocidentais), será pouco provável que esteja disposta a ceder esse registo a uma empresa rival que beneficiou directamente com a penalização dos seus produtos (como a impossibilidade de ter acesso à Play Store, serviços Google, e também tendo ficado impedida de usar chips 5G nos seus smartphones durante anos).


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: As cassetes áudio foram inventadas pela Philips em 1962, acabando por se tornar num standard depois da Sony ter convencido a Philips a licenciar-lhes o formato gratuitamente e contribuindo para a sua disseminação.

Chaves Windows 10/11 desde €11 nos saldos CdkeySales de Março

15-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Temos nova promoção na cdkeysales.com com diversas versões do Windows e Office a preço reduzido, perfeita para quem prepara a actualização para o Windows 11 ou um Windows a baixo preço.

Desde o lançamento do Windows 11 pela Microsoft, são muitos os utilizadores que querem fazer a transição para este novo Windows. É uma actualização gratuita para quem tiver um Windows 10 activado, mas também é possível fazer uma instalação de raiz usando uma das novas licenças do Windows 11.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)

Outros produtos

Microsoft Visual Studio 2022 Enterprise Key Global €78,32 (35% off code AB35)
Microsoft SQL Server 2019 Standard 2 Core Key Global €71,82 (35% off code AB35)

O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Apple Vision Pro é um "Devkit excessivo"

15-03-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os dispendiosos óculos Vision Pro da Apple já deixaram de ter o mediatismo dos tempos de lançamento - e há quem também pense que são um produto destinado aos developers e não ao utilizador comum.

Depois da onda de aquição inicial (e de muitas devoluções), os óculos Vision Pro parecem não ter tido qualquer impacto significativo no mundo moderno. Algo que poderá ser explicado por não ser esse o propósito da Apple por agora.

Hugo Barra fez uma análise equilibrada os pontos fortes e pontos fracos dos Vision Pro. Tendo estado à frente do Android e da Oculus depois de ter sido comprada pela Meta, tem competências para saber do que fala, e nem se esquece de referir o facto da Apple desfocar ligeiramente a imagem dos Vision Pro para evitar que se vejam os pixeis individuais - e isso contribuir para um rápido cansaço visual.

Embora considere que seja um produto necessário (e há muito esperado) no sentido de servir de incentivo para melhorar os demais óculos VR no mercado, a sua conclusão é a de que esta geração dos Vision Pro melhor será descrita como sendo um kit de desenvolvimento (Devkit) com hardware exagerado, destinado a demonstrar o tipo de coisas que será possível no futuro em óculos VR mais económicos. Como tal, e também pelo seu preço, o seu público alvo serão developers que queiram estar presentes desde o início neste novo ecossistema VR, e que estejam dispostos a suportar as muitas arestas que a Apple ainda terá que limar até ter um produto adequado para o consumidor final.

How to Quickly Setup a WordPress Coming Soon Page with a Plugin

15-03-2024 | 14:50 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
A project may take a long time to be developed until it is ready to be released.

While the project is not ready, a website page about it may display a message coming soon to let other people know they can visit the page later and check if it has already been launched.

This package implements a WordPress plugin that can simplify the generation of pages for the coming soon.

Tesla quer criar carros livres de revisões

15-03-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla está a estudar formas de reduzir ao máximo a necessidade das revisões nos seus automóveis.

Os carros eléctricos têm menor necessidade de revisões face aos carros com motores a combustão, mas a maioria das marcas tem feito tudo o que para manter a tradição das revisões frequentes, por vezes chegando ao cúmulo de as tornar até mais dispendiosas do que as revisões dos carros a combustão. A Tesla tem sido uma marca que tem combatido essa tendência, e que quer ir ainda mais longe nesse campo.

A Tesla está a criar uma equipa para se dedicar à redução da necessidade de revisões e de manutenção nos seus veículos.

É certo que haverá coisas que não se poderão evitar, ou de anomalias que necessitarão de ser alvo de intervenção, mas a Tesla tem tido bons resultados com o seu sistema de assistência móvel que vai ao encontro dos clientes para tratar de todo o tipo de coisas no local que lhes seja mais conveniente. Ainda assim, com o aumento substancial do número de Teslas nas estradas facilmente se pode imaginar que a Tesla não queira aumentar proporcionalmente o número de assistências móveis, preferindo reduzir ao mínimo a sua necessidade.

Em vez da visita regular a cada X km, não é descabido que nos carros eléctricos deixe de haver revisões periódicas, sendo apenas necessário agendar algum serviço quando o carro se queixar de alguma coisa.

FCC redefine velocidades da "banda larga"

15-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Nos EUA, a FCC disse adeus aos 25 Mbps de download e 3 Mbps de upload para uma ligação à internet ser considerada de "banda larga".

Mudam-se os tempos, muda-se a velocidade de acesso à internet. Em 2015 a FCC tinha definido uma velocidade mínima de 25 Mbps / 3 Mbps para que pudesse ser comercializada pelos operadores como sendo de "banda larga". Quase uma década mais tarde, esses valores foram finalmente actualizados, passando agora para 100 Mbps / 20 Mbps.

Hoje em dia parece impensável que em tempos o acesso à internet era feito via modems analógicos a 54 Kbps, e que uma ligação digital RDIS de 64 Kbps (ou uns alucinantes 128 Kbps usando duas linhas em simultâneo) era considerada uma ligação topo de gama. Daí passamos para ligações Megabit, que potenciaram um aumento exponencial da internet, e que agora podem chegar a velocidades gigabit ou até mesmo de 10 Gbps.

Mas mais importante do que a velocidade máxima, acaba por ser a definição de velocidade mínima aceitável, com este novo valor de 100 Mbps de download e 20 Mbps de upload a representar velocidades bem realistas para se poder ter uma experiência decente de acesso à internet.

E, lá mais para a frente, a FCC já indica que tem como objectivo fazer com que esta definição passe para downloads de 1 Gbps e uploads de 500 Mbps, como forma de servir de referência que incentive os operadores a melhorarem os seus serviços.

VW promete ID.1 de 20 mil euros para 2027

15-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Pela primeira vez, a VW revelou que o seu automóvel eléctrico mais barato - o ID.1 - chegará em 2027 com preço de 20 mil euros.

Não é segredo que a VW tinha nos seus planos lançar um modelo eléctrico económico, mas até à data nunca tinha traduzido essa intenção em datas concretas. A VW tem continuado a expandir a gama ID, no segmento médio e superior (recentemente com o ID.7), mas a tal gama económica continuava a ser uma miragem; miragem que agora passa a ter data anunciada.

A VW revelou que planeia iniciar a produção do ID.1 em 2027, indicando um preço de 20 mil euros que, poderá ser considerado "económico" face aos restantes modelos ID, mas que poderá não ser tão económico quanto o mercado desejaria - isto tendo em conta que já existem modelos eléctricos da Dacia a preço mais reduzido no nosso mercado, e nem vamos falar das marcas chinesas com carros abaixo dos 10 mil euros ou pouco acima desse valor.

Também será preciso ter em conta que até 2027 muita coisa pode mudar, incluindo a chegada do também aguardado modelo económico da Tesla, que poderá ter preço no patamar dos 25 mil euros.

|