PlanetGeek

Starship Home transforma a nossa casa numa nave espacial

19-03-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores dos Meta Quest 3 poderão em breve explorar o Starship Home, um jogo em realidade aumentada que transforma a sua casa numa nave espacial.

Os jogos de realidade aumentada têm potencial para se tornarem num dos elementos chaves para convencerem os consumidores a interessarem-se por essa tecnologia, e este Starship Home poderá contribuir para isso (sem que seja necessário gastar mais de 3500 dólares nuns Vision Pro da Apple).

Apesar da vertente de ficção científica, trata-se de um jogo bastante pacífico e adequado para toda a família, em que a sua casa é transformada numa nave espacial que explorará a galáxia e onde os jogadores poderão recolher estranhas plantas que depois necessitarão cuidar com carinho.

O jogo será um exclusivo do Quest 3, com lançamento prometido para o terceiro trimestre de 2024.

Meta propõe redução da subscrição ad-free na Europa

19-03-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Em resposta às críticas europeias de se pagar pela privacidade, a proposta da Meta é de reduzir o valor da subscrição de 9.99 euros para 5.99 euros.

A Meta teve uma posição curiosa quanto ao DMA e exigência de privacidade europeias, interpretando isso como sendo algo que poderia ser fornecido num serviço pago. Os utilizadores do Facebook e Instagram têm que aceitar levar com publicidade, e se não quiserem ser seguidos têm que pagar uma subscrição de 9.99 euros por mês. Uma "solução" que rapidamente foi criticada por grupos europeus, denunciando que isto se trata de cobrar por algo que deveria ser um direito assegurado dos utilizadores.

Agora, temos a primeira reposta do lado da Meta, que se oferece para reduzir a mensalidade de 9.99 euros para 5.99 euros para uma conta (e €4 para contas adicionais), dizendo que este é o "valor mínimo" que um utilizador deveria estar disposto a aceitar para ter acesso a serviços "desta qualidade". Uma proposta que parece aproveitar a deixa de alguns grupos que criticavam a subscrição dizendo que era um valor desproporcional para o que oferecia aos utilizadores, e que convenientemente ignora o argumento de que isso deveria estar implícito e ser oferecido gratuitamente.

Veremos se os grupos e entidades oficiais europeias concordam com a interpretação da Meta e esta "oferta" de redução de preço, ou se irão bater o pé e deixar bem claro que não se vai tolerar o princípio de pagar para se ter uma suposta privacidade (se assim se desejar). Se se seguir por esse caminho, vai também ser interessante ver até que ponto a Meta estará disposta a ir até começar a endurecer a luta com as habituais ameaças de que poderá retirar os seus serviços da Europa.

Google remove links para Google Maps na Europa

19-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores europeus estão a descobrir que os resultados das pesquisas já não os direccionam para o Google Maps.

Quem pesquisar por um local no motor de pesquisa da Google continuará a ver a sua apresentação num mapa, mas poderá ficar intrigado por agora não ter qualquer forma de rapidamente ser direccionado para o Google Maps.

Algo que anteriormente poderia ser feito com um simples clique no mapa, agora apenas permite expandir o mapa na própria página dos resultados, mas sem ter qualquer forma directa (nem sequer um link) de ser transferido para o Google Maps onde poderia ter acesso a todas as demais opções, como navegação, vista em Street View, explorar transportes públicos, etc.

Inicialmente pensou-se que seria um bug, mas a Google já veio confirmar que se trata de uma alteração a que diz ter sido obrigada por causa do DMA europeu.
A situação, como seria de esperar, não está a agradar aos utilizadores Google - especialmente para aqueles que já foram confrontados com o pedido de consentimento para a partilha de informação entre os diversos serviços Google, e que aceitaram essa partilha. Seria de esperar que, pelo menos para esses, pudesse ser mantida a funcionalidade anterior (e que ainda permanece fora da UE).

Esperemos que a Google possa rever esta situação, e não utilize o mesmo tipo de tácticas da Apple, de "cumprir com a legislação" da pior forma possível de modo a mostrar o seu desgrado à custa da penalização dos utilizadores.

Steam Families facilita partilha dos jogos em família

19-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Steam finalmente melhora o processo de partilhar os jogos entre diferentes membros da família.

O Steam é uma das principais plataformas de distrbuição e gestão de jogos, mas com o passar das décadas tem também que se ir adaptando aos jogadores que já não podem pensar apenas em si. O Steam já tinha o Family Sharing e Familty View, mas que sofriam de imensas limitações, como apenas permitir que um único jogador pudesse aceder aos jogos de uma conta. Agora, as coisas ficam melhores com o Steam Families.

O Steam Families vem dar a resposta à gestão de múltiplas contas Steam que se possam ter numa família (até cinco pessoas) e respectiva partilha dos jogos, permitindo que múltiplas pessoas joguem diferentes jogos de uma mesma conta, e com controlo de acesso e tempo para menores. Também permite jogar em modo offline, que até agora não era possível.
Há no entanto algumas limitações. O sistema é bloqueado por região, pelo que não é possível partilhar a colecção de jogos com pessoas noutros países. Também ficam de fora jogos free-to-play, ou que estejam associados a subscrições ou contas em serviços externos.

Por fim, e para evitar a possibilidade andar a "saltitar" entre diferentes famílias para ter acesso a jogos dos amigos, quando alguém sai de um grupo de família não poderá juntar-se a outro durante um ano! É um período de tempo que me parece excessivo, mas que terá como objectivo demonstrar que a Valve não está disposta a tolerar esse tipo de "brincadeiras". Talvez no futuro possa vir a ajustar este período, sendo que algo como três meses já me parece que seria suficiente para desincentivar essa prática.

Ganha um cubo de tomadas múltiplas com USB

19-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta é um cubo com tomadas múltiplas e 3 portas USB.

Faça-se o que se fizer, é garantido que nunca temos tomadas suficientes na parede para ligarmos tudo o que queremos. A prenda que temos para dar esta semana ajuda a resolver isso, um cubo de tomadas múltiplas que facilita o processo de ligar até três tomadas eléctricas, e ainda disponibilizando três portas USB para carregamentos sem necessidade de carregadores a ocupar as tomadas; e tem ainda um prático interruptor integrado, para quando se deseja eliminar todos os consumos em standby. Tem também um formato e tamanho compacto, o que o torna ideal para nos acompanhar para todo o lado na mochila do portátil.


Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Apple diz que não é preciso apagar fotos no iPhone 15

19-03-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou um vídeo onde diz que os utilizadores dos iPhone 15 não precisam apagar fotos.

Como é habitual na marca, o vídeo está muito bem conseguido, mas falha redondamente ao parecer esquecer-se que a Apple continua a vender iPhones 15 Pro, que custam mais de 1200 euros, com uma ridícula capacidade de 128 GB!

O vídeo não faz qualquer referência se essa tranquilidade, de não ter que apagar fotos para ter espaço, será conseguida através do pagamento de mais 400 ou 600 euros para se ter o modelo com 512 GB ou 1 TB de espaço, ou se tal será conseguido por intermédio de uma subscrição para se ter espaço extra no iCloud.

Talvez não tivesse sido pior ideia guardar este vídeo para quando a Apple acompanhasse os tempos e adoptasse pelo menos os 256 GB de base para os iPhones.


Comic Con Portugal celebra 10 anos com regresso às origens

19-03-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Comic Con Portugal celebra a sua 10ª edição em 2024, com um regresso à Exponor de 21 a 24 de Março.

Os fãs da cultura pop, abrangendo universos tão variados como o cinema e TV, banda desenhada, gaming, cosplay, ou tão somente a cultura geek, ainda se lembrarão certamente da primeira edição da Comic Con Portugal. O evento veio transformar a forma como muitos portugueses olham para aquelas pessoas que, anteriormente, podiam ser consideradas "estranhas", e que agora são encaradas com maior normalidade.

Para a sua 10ª edição, a Comic Con Portugal prepara um evento em grande, ocupando a totalidade da Exponor e contando com o apoio das autarquias de Matosinhos, Porto e Gaia (e se lidar com uma já é por vezes de negociação complicada, podemos imaginar o que isso será em triplicado).

Como é habitual, não vão faltar rostos conhecidos, não só da área do cinema e TV como também da BD e outras áreas; e ao longo dos quatro dias não vão faltar eventos. Para os visitantes, a maior dificuldade será decidir a quais ir.
De 21 a 24 de Março, todos os caminhos levam à Comic Con Portugal 2024 na Exponor. Vemos-nos por lá! :)

O favorito do rei

18-03-2024 | 22:38 | Gonçalo Sá

Uma Julianne Moore disposta a tudo, incluindo usar o filho como moeda de troca no elevador aristocrático? Não está mal como premissa de uma farsa viperina de época. E os dois primeiros episódios de "MARY & GEORGE", nova minissérie da SkyShowtime, defendem-na com ironia e manobras de sedução q.b..  

Mary & George.jpg

Qualquer semelhança de "MARY & GEORGE" com a realidade não será pura coincidência: o drama criado por D. C. Moore ("Not Safe for Work") e com os três primeiros episódios dirigidos por Oliver Hermanus ("Viver") parte do livro "The King's Assassin" (2017), de Benjamin Woolley, centrado na história verídica de uma mãe e de um filho de origens humildes, Mary e George Villiers, que não olharam a meios para atingir os fins na Inglaterra do século XVII.

Mas qualquer semelhança com a ficção também não será: o olhar ácido e polvilhado a humor negro sobre os bastidores da realeza tem condimentado filmes como "A Favorita", de Yorgos Lanthimos, ou a série "The Great" (HBO Max), duas referências recentes e praticamente indissociáveis da saga de manipulação, desejo e ascensão protagonizada por Julianne Moore e Nicholas Galitzine (actor britânico que era um aristocrata de berço em "Red, White & Royal Blue", a popular comédia romântica gay da Prime Video).

Ainda assim, o que "MARY & GEORGE" talvez perca em novidade parece ganhar em convicção e "savoir faire", pelo menos no arranque: a minissérie de sete episódios está a minhas da modorra narrativa e indiferença visual que domina outros dramas históricos britânicos "de prestígio", sendo tão ágil a fazer avançar a aliança entre mãe e filho no jogo de xadrez social como a aproveitar o olhar de realizador de Hermanus nestes ambientes (próximo das personagens sem dispensar a sumptuosidade, equilíbrio para o qual a direcção de fotografia também é decisiva, sobretudo nas vertente sombria das cenas de interiores).

Mary & George 2.jpg

A meta é fazer de George o favorito do Rei James VI da Escócia e de Inglaterra (Tony Curran), cuja atenção é disputada por inúmeros rapazes da corte e fora dela, tornando o sexo na moeda de troca possível de um retrato em que a luta de classes não se concretiza sem a iniciação carnal. E por aí, "MARY & GEORGE" também pode ser visto como uma variação queer de "Jeanne Du Barry - A Favorita do Rei", o mais recente filme de Maïwenn, ao acompanhar o triunfo de uma figura inicialmente marginalizada enquanto critica a hipocrisia da alta sociedade. Já a relação tensa entre mãe e filho lembra um papel algo esquecido de Moore, "Desejos Selvagens - Savage Grace", interessante e transgressor filme de Tom Kalin que tinha uma disputa familiar no centro (embora fosse substancialmente mais sórdida).

Valendo-se de uma actriz em estado de graça, em modo frio e calculista mas, ainda assim, capaz de conferir vulnerabilidade a uma mulher renegada e movida pelo instinto de sobrevivência (dela e, sobretudo, dos filhos), este drama cáustico convence igualmente nos secundários ou na banda sonora electroacústica de Oliver Coates, aglutinadora de escolas clássicas e contemporâneas e também ela a ajudar "MARY & GEORGE" a distinguir-se de algumas comparações óbvias. 

"MARY & GEORGE"  estreou-se na SkyShowtime a 8 de Março. A plataforma de streaming estreia novos episódios todas as sextas-feiras.

MS volta a apresentar popups do Bing a quem usa Chrome

18-03-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft continua sem aprender com os erros do passado, voltando a importunar os utilizadores do Chrome com popups para que usem o Bing.

Fazendo alguns utilizadores do Windows 10 e Windows 11 temer que tivessem sido infectados por adware, a MS tem estado a apresentar popups bastante duvidosos aos utilizadores do Chrome, que apelam a que passem a utilizar o Bing.

Quem aceitar, verá ser instalada a extensão Microsoft Bing Search for Chrome e ser alterado o motor de pesquisa para o Bing, assim como as novas páginas do browser serão apresentadas com o Bing. Uma acção que faz com que entre em acção o sistema de segurança do Chrome, que pedirá a confirmação do utilizador de que quer mesmo alterar o motor de pesquisa que tenha definido - para o qual a Microsoft apresenta novo popup a apelar para que os utilizadores não revertam as alterações!
É verdadeiramente ridículo ver ao ponto a que estas coisas estão a chegar, a pedinchar pela atenção dos utilizadores, não se devendo esquecer que o Windows continua a ser um sistema operativo pago (se bem que, mesmo que fosse gratuito, este tipo de tácticas continuaria a ser criticável, embora pudesse ser mais desculpável ou tolerável).

A MS, como seria de esperar, tem outra perspectiva, dizendo que vê isto como sendo uma oferta vantajosa para os utilizadores, já que ficam com acesso privilegiado no Copilot / GPT-4 se usarem a extensão do Bing, e que os utilizadores têm a opção de fechar a notificação para não voltarem a ser chateados. Talvez... até à próxima "oferta" que a Microsoft decidir voltar a fazer surgir à frente do rosto dos utilizadores em qualquer opção para que não sejam sujeitos a tal coisa.

xAI lança Grok como open-source

18-03-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk cumpriu a promessa e a xAI lançou o seu modelo AI Grok como open-source, treinado para tudo e para nada.

O Grok passa a estar disponível como open-source, podendo até ser usado em produtos e serviços comerciais. O modelo "Mixture-of-Expert" foi treinado com base em 314 mil milhões de parâmetros, mas não foi afinado para nenhuma aplicação em particular, nem tão pouco inclui acesso aos tweets mais recentes no X para ter informação actualizada.

Para ser utilizado será preciso fazer treinos adicionais para a tarefa pretendida, quer seja para se criar um assistente estilo ChatGPT, ou qualquer outra coisa.

xAI releases Grok-1

blog: https://t.co/F5R07pfwrG
code: https://t.co/AYFN0jsAeB

Base model trained on a large amount of text data, not fine-tuned for any particular task.

314B parameter Mixture-of-Experts model with 25% of the weights active on a given token.

Trained from… pic.twitter.com/cuTeIi65IQ

— Tanishq Mathew Abraham, Ph.D. (@iScienceLuvr) March 17, 2024
Várias outras empresas têm disponibilizado alguns dos seus modelos como open-source, incluindo a Meta (com o LLaMa) e a Google (Gemma 2B e Gemma7B). A notável ausente é a OpenAI, que depois de ter disponibilizado o GPT-2 (que até já foi implementado numa folha de Excel), deixou de o fazer para os seus modelos seguintes (GPT-3, que deu origem ao ChatGPT, e o mais recente GPT-4) dizendo que seria "perigoso" disponibilizá-los publicamente.

Notícias do dia

18-03-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla Model Y aumenta €2000 a 22 de Março; Xiaomi SU7 pode começar nos €28K e ter versão com mais de 1000 cv a preço imbatível; GPT-2 numa folha de Excel; como adicionar arranque suave para serras eléctricas (e outras máquinas); a incrível engenharia do SR-71 Blackbird explicada em detalhe; Tor lança WebTunnel para contornar censura; Tesla mostra Giga Berlin com voo de drone no interior; e Gestor de telecomunicações facilitava ataques SIM Swap por $1000.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um mini powerbank Bogseth de 10000 mAh.

Nvidia apresenta GPU Blackwell B200 para AI

A Nvidia apresentou o seu mais recente e poderoso chip para AI, o GPU Blackwell B200, com 208 mil milhões de transístores e capaz de 20 Petaflops FP4, e que representa um salto gigante face aos chips da geração anterior.

Além do GPU a Nvidia apresentou o GB200, uma placa que combina dois destes GPUs e um CPU Grace, para oferecere um desempenho 30x superior em LLMs e de forma bastante mais eficiente. Treinar um modelo com 1.8 biliões de parâmetros necessitaria de 8000 GPUs Hopper e 15 MW de energia, que agora poderá ser feito com "apenas" 2000 GPUs Blackwell e 4 MW. Estes GPUs têm uma nova geração do NVLink que permite combinar até 576 GPS com comunicação bidireccional de 1.8 TB/s.

Agora há que esperar pelo próximo evento, para saber quanta destas melhorias se poderá fazer notar na futura geração de GPUs RTX 50xx para os jogos.


MrBeast enfrenta Squid Game na Amazon

3 A Amazon foi buscar MrBeast (Jimmy Donaldson) para fazer um concurso no Prime Video que irá superar o popular Squid Game da Netflix, com mais de mil participantes iniciais e um chorudo prémio de 5 milhões de dólares.

Curiosamente, ele já tinha replicado uma versão do Squid Game para o seu canal, com um prémio de 456 mil dólares.

Big news gamers I’m going to be filming the largest game show in history and releasing it on Prime Video! Over 1,000 contestants, $5,000,000 prize, and many other world records.. I’ll reveal more later this year but let’s just say, it’s gonna be an insane show :D

— MrBeast (@MrBeast) March 18, 2024
Com a Netflix a ter feito o mesmo com o concurso Squid Game: The Challenge, que ofereceu um prémio de 4.65 milhões de dólares, parece que vamos entrar numa era de concursos com prémios milionários, pelo menos até a moda passar e deixar de haver audiências que justifiquem estes valores astronómicos.


TikTok fomenta pesquisa

Depois de se ter implantado nos vídeos curtos e se ter expandido aos vídeos de longa duração, o TikTok começa também a entrar no terreno da pesquisa com um novo programa que promete maiores rendimentos aos criadores que tiverem a preocupação de criar vídeos feitos especificamente para dar resposta aos tópicos mais pesquisados.

Não quer isto dizer que a pesquisa da Google esteja condenada desde já (não vão faltar rivais a tentar fazê-lo com a nova vaga de pesquisas resumidas por AI), mas não deixa de ser uma manobra interessante e que pode contribuir para que as gerações mais novas (e não só) que passam grande parte do seu tempo no TikTok, se possam sentir mais tentadas a fazer as pesquisas por lá em vez de saírem para irem pesquisar nos locais tradicionais.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: J. R. R. Tolkien é um nome que todos conhecem. Mas poucos saberão que o seu nome completo é John Ronald Reuel Tolkien.

Google Pixel 7 a €476

18-03-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Apesar da Google só disponibilizar os Pixel 8 em Portugal, podemos apanhar o Google Pixel 7 na Amazon Espanha a preço bastante interessante.

Apesar de não haver falta de oferta nos smartphones Android, quem quiser a experiência Android disponibilizada pela Google dará sempre prioridade aos modelos da marca. A geração Pixel 7 vem com muitas coisas boas, com o modelo normal a vir equipado com um ecrã AMOLED de 6.3" FHD+ a 90 Hz, chipset Tensor G2, 8 GB RAM, 128 GB, câmara principal de 50 MP e 12 MP ultrawide, câmara frontal de 10.8 MP, e bateria de 4355 mAh com carregamento de 20 W e suporte para carregamento wireless (também de 20 W).
O Pixel 7 está disponível por 476 euros na Amazon Espanha, com o modelo Pixel 7 Pro também disponível por 670 euros, e o Pixel 7a por 374 euros.

Além de se escapar aos "extras indesejados" de outros fabricantes, a opção pelos Pixel inclui o acesso a algumas funcionalidades que a Google reserva para os seus próprios equipamentos e que nem sempre ficam imediatamente acessíveis nos demais smartphones Android. São também modelos que continuam a ser de referência a nível da qualidade das câmaras, com o Pixel 7 Pro a ter conseguido entrar para o topo da tabela DxOMark quando foi lançado.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Samsung prepara Fold6 FE económico?

18-03-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A geração Fold6 da Samsung pode ser acompanhada pelo primeiro Fold dobrável com preço mais económico.

Continuam a surgir rumores de que a Samsung está a preparar o lançamento de um Galaxy Fold6 FE mais barato, para tornar mais acessível o acesso aos modelos dobráveis.

Desde o início do ano que estão a circular rumores de um modelo dobrável mais barato, o que seria uma proposta com prós e contras para a empresa sul-coreana. Por um lado, um Galaxy Fold mais barato ajudaria a Samsung a manter a sua posição no sector dos dobráveis; pelo lado negativo, este modelo FE mais barato poderia reduzir as vendas do futuro Fold6 mais caro.

Mesmo com essa condicionante, a Samsung pode achar que está no momento para tal, tanto por agora conseguir produzir estes ecrãs a preços mais reduzidos, como por começarem a surgir no mercado muitos outros modelos dobráveis de outras marcas - entre perder vendas para os concorrentes ou tentar fazer com que esses compradores continuem a optar por um modelo Samsung, a escolha parece ser simples.

A diferença de preço deste modelo FE poderá ser substancial - há quem refira que se poderá ficar pelos 800 euros, o que o deixaria num patamar idêntico ao do modelo Flip. Se assim for, é também esperado que a Samsung faça cortes significativos no hardware para o diferenciar do Fold6 "caro".

How to Run a PHP Long Running Process Started from a Web Page Without Making Users Wait by Using Redis with Lua Scripts Configured by Your PHP Application

18-03-2024 | 15:13 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Some tasks executed by computers may take a long time to complete due to the complexity of the task steps. When computer systems are under excessive load, those tasks may take a lot more time to finish.

That may happen when a user wants to publish an article in a blog system. Usually, that task requires creating and updating many database records.

When a system is under a lot of load, if multiple parallel tasks perform database access operations on the same tables, finishing all parallel tasks may take a lot of time.

Making users wait a long time for a computer task to finish is not a good idea because users may become irritated due to the lack of patience.

Using a queue management system may help avoid this problem. The long tasks are sent to a queue quickly, and the user does not have to wait long. Later, the queue processing system may execute all queued tasks, one at a time, to avoid causing system overloading.

Qualcomm apresenta Snapdragon 8s Gen 3 para topos de gama mais económicos

18-03-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Qualcomm tem um novo chip - o Snapdragon 8s Gen 3 - que parece feito à medida para smartphones (quase) topo de gama com preços mais simpáticos.

Parece que a Qualcomm, ao estilo de outros fabricantes, não consegue resistir à tradição de ir complicando os seus produtos com gamas acrescidas e referências aproximadas que podem baralhar os consumidores. Depois dos modelos "+", temos agora o Snapdragon 8s Gen 3, que vem com algumas funcionalidades próximas do modelo SD 8 Gen 3, mas que terá preço mais reduzido.

O 8s Gen 3 também usa um processo de 4 nm e vem com um core principal Cortex-X4 (a 3.0 GHz), 4x A720 @ 2.8 GHz, e 3x A520 @ 2.0 GHz. Permite até 24 GB de LPDDR5x a 4200 MHz (em vez de 4800 MHz), e vem com um modem 5G X70 em vez do mais poderoso X75. Tal como o SD8 Gen 3, também já está preparado para WiFi 7, e suporta USB 3.1 Gen 2 (mais um dos exemplos das referências que apenas servem para baralhar os consumidores).
Inicialmente confesso que pensei que este 8s seria um chip reciclado dos 8 Gen3 que viessem com algum defeito e, como tal, tivesse algum core desactivado. Mas, como usa cores diferenciados do chip topo de gama, demonstra que de facto é um novo modelo feito de raiz pela Qualcomm.

Como seria de esperar, a Qualcomm também faz questão de referir que o 8s pode correr modelos AI localmente, como o Llama 2, Baichuan-7B e Gemini Nano, que será algo que irá ter importância acrescida para os próximos anos.

Vários fabricantes irão lançar modelos com este novo chip nos próximos meses, com a Xiaomi, Honor, Realme, e iQOO a estarem na linha da frente dos parceiros Qualcomm interessados no Snapdragon 8s Gen 3.

ION Storage mostra bateria solid-state mais segura

18-03-2024 | 13:11 | A Minha Alegre Casinha

A ION Storage Systems revelou a sua bateria solid-state, que dispensa os ânodos convencionais e não cria pressão interna ao ser recarregada.

Assiste-se actualmente a uma enorme procura por tecnologias de bateria com maior densidade energética e mais seguras, com as baterias solid-state a serem vistas como o próximo passo. A ION Storage Systems é uma das empresas que se tem dedicado a esse objectivo e revelou ter feito avanços significativos com as suas baterias ION+ de estado sólido.

A bateria solid state da ION tem algumas particularidades curiosas, como o facto de trocar o anodo convencional por uma estrutura cerâmica micro-porosa, que torna a bateria mais barata de fabricar, e de também evitar que exista acumulação de pressão interna, tornando-a mais segura.
Por agora estas baterias já superaram os mais de 125 ciclos de carga com degredação inferior a 5% da sua capacidade, abrindo as portas para que em breve consigam atingir o objectivo standard de degradação inferior a 80% após mil ciclos de carga.

A ION também já assegurou um acordo com a Saint-Gobain Ceramics para o fornecimento dos elementos cerâmicos necessários para o fabrico destas baterias, indicando também as suas intenções de aumentar o volume de produção destas baterias. Infelizmente, inicialmente o cliente principal deverºao ser as empresas de equipamento militar, mas se a tecnologia demonstrar ser tão boa como é anunciado, certamente não faltarão interessados para trazer estas baterias para os produtos do mercado civil.

Xiaomi SU7 pode começar nos €28K e ter versão com mais de 1000 cv

18-03-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O primeiro automóvel da Xiaomi - o SU7 - parece vir com boas surpresas a nível do preço, e também ter uma versão capaz de enfrentar o Model S Plaid.

A cerca de uma semana do lançamento oficial do Xiaomi SU7, eis que surgem finalmente as primeiras indicações dos preços que se poderão esperar para estes modelos. Preços cujos rumores oscilavam entre serem extremamente competitivos e acima do que se poderia esperar. Felizmente, parece ser o primeiro caso.

A versão base do SU7 terá apenas um motor (220 kW, 400 Nm), acelerando dos 0-100 km/h em 5.28s, bateria LFP de 73.6 kWh, arquitectura de 500 V, autonomia CLTC de 668 km, e carregamento rápido em que bastam 15 minutos para acrescentar 330 km de autonomia. O preço base é de 28 mil euros, deixando que coisas como portas automáticas, HUD, LIDAR, e suspensão ajustável, fiquem disponíveis como extras.

O SU7 Pro mantém um motor, com maior potência (275 kW, 438 Nm), e usa uma bateria Kirin de 101 kWh e arquitectura de 871 V. Anuncia acelerações de 4.68s e autonomia de 900 km. Uma carga de 15 minutos permite percorrer 570 km adicionais. O sistema de infotainment passa a usar dois chips Nvidia Orin (o modelo base tem apenas um) para maior fluidez. Travões Brembo, LIDAR, e suspensão adaptativa, vêm de série, deixando como opções as portas com fecho automático e o HUD. O preço será de apenas 33.500 euros.

O SU7 Max passa a usar dois motores, com 673 hp e 838 Nm, aceleração de 2.78s, e autonomia de 800 km. Todas as opções anteriores passam a estar incluidas, incluindo o HUD e portas com fecho automático, e tudo isso por um preço que se fica pelos 38.670 euros.

E por fim, a surpresa de um modelo SU7 FE, com 770 kW (mais de 1000 cv) - embora não seja referido se terá dois ou três motores - com 1276 Nm, e aceleração dos 0 aos 100 km/h em apenas 1.98s. Um modelo que parece ter sido feito para competir com o Model S Plaid, mas cuja maior surpresa é estar a ser disponibilizado por uns incríveis 43.800 euros!
Se estes preços e características se vierem a confirmar, teremos a Xiaomi a fazer uma entrada em grande no sector automóvel. Pelo lado negativo, com estes preços, será pouco provável que consiga ter volume de produção suficiente para dar resposta à procura durante os próximos anos, reduzindo grandemente as probabilidades de disponibilizar o SU7 na Europa no próximo par de anos.

Apple considera usar Gemini ou GPT-4

18-03-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple tem estado em negociações com a Google e OpenAI para licenciar os seus modelos AI Gemini e GPT-4.

A Apple tem feito várias referências a que as tecnologias AI serão uma das grandes apostas do próximo iOS 18 (e certamente da próxima geração de iPhones e iPads), mas parece que pelo menos numa fase inicial essas capacidades serão fornecidas por modelos AI de empresas como a Google ou OpenAI.

Informações internas revelam que a Apple tem estado em negociações com a Google para licenciar o seu Gemini, e também com a OpenAI para licenciar o GPT-4. Uma opção que não deixará de ser estranha, considerando que estes sistemas terão papel fundamental e estratégico para o desenvolvimento da sua plataforma a longo prazo, e que também se sabe que a Apple tem feito um investimento "astronómico" no desenvolvimento dos seus próprios modelos AI. Mas, é algo que poderia ser explicado pelo facto da Apple considerar que ainda está bastante atrás dos modelos AI referidos, e preferir arrancar com estas capacidades desde já, e no futuro migrar para o seu próprio sistema.

E isto pode fazer ainda mais sentido se imaginarmos que, ao estilo dos browsers e motores de busca, no futuro também se tornar obrigatório que os fabricantes disponibilizem formas dos clientes poderem optar por diferentes modelos AI nos seus equipamentos. Algo que me parece bastante provável, tendo em conta a importância que se espera que os modelos AI venham a assumir.

Packs de cabos USB-C INIU a €4

18-03-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser garantir que o cabo USB-C que utiliza não está a limitar o carregamento rápido, deverá garantir que usa um cabo que permita esses carregamentos, como é o caso deste packs de cabos INIU.

O USB-C chegou com a promessa da universalidade a todos os níveis, mas a realidade tem sido bem diferente. O resultado tem sido um verdadeiro campo minado em que temos carregadores e cabos que, embora sejam USB-C, não cumprem com as normas e especificações oficiais. Sem entrar na área dos carregadores, hoje podemos resolver a questão dos cabos, com este pack de cabos INIU a tratar do assunto para quem desejar garantir carregamentos rápidos.
Este pack de cabos INIU está disponível por 4.33 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 40% - incluindo cabos de 0.5 m + 1 m + 3 m.

Cada um destes cabos é compatível com os sistemas PD 3.0, QC4.0, Huawei FCP e outros, e suporta carregamentos de até 3.1A - no caso de se usar carregadores e equipamentos adequados. O seu revestimento entrançado evita que o cabo fique num emaranhado, e promete ter resistência a dobragens mais apertadas, como muitas vezes acabam por se inevitáveis em função da posição dos carregadores ou do smartphone a carregar. Conta ainda com um prático indicador luminoso na própria ficha, que assim facilita o despiste de se saber se realmente está a chegar energia ao ponto pretendido.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Galaxy S25 pode crescer para as 6.36"

18-03-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A tendência de crescimento dos smartphones poderá continuar com o futuro Galaxy S25 a crescer para um ecrã de 6.36".

Longe vão os tempos em que se dizia que um smartphone com ecrã de 3.5" era o "ideal". A tendência de crescimento dos smartphones rapidamente se fez sentir, e tem continuado até aos dias de hoje.

Segundo os mais recentes rumores, a Samsung voltará a fazê-lo no seu próximo Galaxy S25. Depois de ter aumentado o tamanho de ecrã de 6.1" para 6.2" no Galaxy S25, para a geração Galaxy S25 a Samsung deverá optar por um ecrã de 6.36" - o mesmo tamanho do Xiaomi 14.

Também existem rumores de que a Apple irá optar por um ecrã de 6.3" para o futuro iPhone 16 Pro, pelo que - se estes números se vierem a confirmar - poderemos considerar que os ecrãs de 6.3" passam a ser o tamanho de referência para os smartphones; para desespero de todos os que apreciam os smartphones de tamanho mais compacto, e que vão tendo cada vez menos opções de escolha.

Não deixa de ser curioso que se comece a ficar perto das 7" que, noutros tempos, seriam medidas que só se esperaria ver em mini-tablets.

|