PlanetGeek

OnePlus relança Watch 3 - agora sem erro "meda in China"

11-04-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

A OnePlus está a relançar o seu mais recente smartwatch - o OnePlus Watch 3 - agora sem erro ortográfico na traseira.

A OnePlus revelou o OnePlus Watch 3 em Fevereiro, mas o que protagonizou o evento de lançamento foi a descoberta de um erro ortográfico na tampa traseira do dispositivo, onde em vez do habitual "made in China" se tinha um "meda in China" (motivo pelo qual não será boa ideia ter pessoas disléxicas a fazer verificações ortográficas antes de lançamentos).

Apesar de muitos fãs não se importarem com o erro - e provavelmente até exibirem esses modelos "originais" com orgulho - a OnePlus suspendeu as vendas para corrigir a situação, coisa que agora fica concluída com o relançamento do smartwatch.
O OnePlus Watch 3 fica disponível por 299 euros como promoção de lançamento, com oferta de uns earbuds OnePlus Nord Buds 3 Pro no valor de 79 euros.

Quem fica a sofrer são os fãs nos EUA, pois devido às tarifas de Donald Trump, o preço por lá passa dos $329 originais para $499; valor que ainda se poderá agravar ainda mais, pois assiste-se a uma desenfreada escalada de tarifas e contra-tarifas aplicadas de parte a parte, que já supera os 100% de ambos os lados, e que se arrisca a subir para valores ainda mais elevados.

WhatsApp apresenta novidades para as conversas, telefonemas e canais

10-04-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp tem uma série de melhorias que começarão a chegar aos utilizadores em breve.

Na mais recente ronda de novidades, o WhatsApp prepara algumas coisas que serão bastante apreciadas pelos utilizadores.

Para as conversas

  • Indicador "Online" nas conversas de grupo: Para que saiba se há pessoas disponíveis para conversar, agora pode ver quantas pessoas estão online em tempo real, mesmo por baixo do nome do grupo.
  • Destaque de notificações em grupos: Nova definição de notificações "Highlights" para limitar as notificações para @mentions, respostas e mensagens de contactos guardados.
  • Actualizações de eventos: Para além de criar eventos em grupos, agora é possível criar um evento numa conversa individual. Os eventos também passam a suportar respostas "talvez", convidar acompanhantes, indicar datas e horas, e podem ser afixados numa conversa.
  • Reações por toque: Por vezes, só se quer fazerr +1 ao que outra pessoa disse. Agora é possível ver rapidamente as reações de todas as outras pessoas e tocar naquela que se quer enviar.
  • Digitalização de documentos no iPhone: Digitalize e envie documentos directamente a partir do WhatsApp no iPhone. Basta seleccionar "Scan document" no menu de anexos e seguir os passos para digitalizar, cortar e guardar o documento. Aplicação predefinida para iPhone: Com a actualização mais recente do iOS, agora também pode definir o WhatsApp como aplicação predefinida de mensagens e chamadas no seu iPhone. Para fazer a alteração, basta ir a Definições > Default Apps e seleccionar WhatsApp.

Chamadas

  • Gesto pinch to zoom em videochamadas: Utilizadores de iPhone podem agora fazer o gesto pinch to zoom para ampliar um vídeo durante uma videochamada para ver mais de perto o seu próprio vídeo ou o do interlocutor.
  • Adicionar à chamada a partir de uma conversa: Adicionar pessoas a uma chamada individual em curso diretamente a partir da conversa, tocando no ícone de chamada na parte superior e selecionando "Add to call".
  • Videochamadas mais fluidas: Nova tecnologia promete maior qualidade e fluidez, com menos quebras no vídeo, com sistema de detecção de largura de banda melhorada para ajustar a qualidade em tempo real.

Canais

  • Notas de vídeo para Channels: Semelhante às conversas, os administradores de Channels podem agora gravar e partilhar instantaneamente vídeos curtos (60 segundos ou menos) com os seguidores.
  • Transcrições de mensagens de voz nos Channels: Agora pode-se obter um resumo escrito das actualizações de mensagens de voz dos channels.
  • Códigos QR: Como administrador de um channel, pode-se partilhar um código QR único que liga directamente ao canal, facilitando a partilha com outros e aumentar a sua audiência.


O WhatsApp também está a trabalhar numa opção de privacidade, que poderá bloquear a gravação automática das fotos e vídeos, e impedir a exportação do histórico da conversa.

Busy Bar promete reduzir distracções

10-04-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

O Busy Bar é um mostrador LED que mostra quando se está ocupado, para não se sofrer interrupções quando se está concentrado numa tarefa.

A Flipper Devices, conhecida pelo sucesso do Flipper Zero, acaba de revelar o Busy Bar, um curioso mostrador que ajudará os utilizadores a manterem-se mais focado e produtivos.

O Busy Bar inclui um ecrã LED, botões de alívio de stress (fidget buttons) e um temporizador baseado na técnica Pomodoro. Pode ser sincronizado com a app BUSY, disponível para iOS e Android, para silenciar notificações e controlar smart devices para criar o ambiente ideal para a tarefa em curso.
Ao activar o modo BUSY, o dispositivo exibe uma mensagem personalizada de "ocupado" com contagem decrescente, silenciando automaticamente todas as notificações nos dispositivos ligados. É compatível com Apple Home e Google Home, podendo também ajustar música, iluminação e outros elementos para manter o utilizador concentrado.

A Flipper Devices já abriu as pré-vendas através do site oficial, com um preço de 249 dólares. Um Kickstarter será lançado em breve com ofertas exclusivas. Segundo a empresa, o envio das primeiras unidades está previsto para o final do ano. O Busy Bar é o segundo produto de hardware da marca, depois do sucesso de vendas do Flipper Zero, que ultrapassou o meio milhão de unidades vendidas e gerou mais de 100 milhões de dólares em receitas desde 2020.

Notícias do dia

10-04-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Google apresenta chip AI Ironwood; smartphones chineses crescem para baterias de 7000 mAh; Samsung Galaxy S26 Ultra sem câmara invisível debaixo do ecrã; BYD Han L e Tang L com carregamento ultra-rápido com dois cabos; e WhatsApp pode bloquear exportação de conversas sem autorização.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um rato Mars Gaming MMRW.

Carro da Waymo fica preso em drive-thru de fast food

Nos EUA assistiu-se a mais um incidente caricato com carros autónomos, com um carro da Waymo a ficar encravado num drive-thru de um restaurante de fast food (Chick-fil-A).

O carro, que faz serviço de táxi autónomo, tinha deixado um passageiro, e depois não conseguiu fazer a manobra para sair do espaço, devido à proximidade da entrada para o drive-thru e ao trânsito que existia. Mesmo com a capacidade dos veículos poderem ser controlados remotamente por um operador humano, a confusão gerada no local, a par de não haver forma fácil do carro sinalizar as suas intenções, levaram a esta situação de bloqueio (a Waymo envia um condutor humano para resolver estes casos, quando acontecem).


Trump suspende tarifas - e houve quem ganhou fortunas em minutos

As polémicas tarifas de Trump continuam a dar que falar, desta vez com o anúncio de que iriam ser suspensas por 90 dias (com excepção da China), tendo como efeito imediato um salto significativo nas acções de muitas empresas.

A parte curiosa é que, cerca de 10 minutos antes desse anúncio, se registou um aumento substancial nas "apostas" de que as acções iam subir, e que fizeram com que algumas pessoas com a "sorte" de saber o que estava para vir, fizessem milhões em poucos minutos (um investimento de 100 mil dólares resultaria num lucro de 21 milhões).

Just so non-traders understand the bombshell here:

Right before the S&P 500 (SPY) suddenly spiked, someone bought a huge number of call options — bets that the index would go up that same day. These were zero-day options, meaning they expire worthless by the end of the day…

— Strxwmxn (@strxwmxn) April 10, 2025


AI longe de ficar "auto-consciente"

Apesar dos modelos AI actuais serem capazes de coisas espectaculares e até de imitarem diferentes personalidades, um novo estudo do MIT vem relembrar que se tratam ainda de modelos básicos sem qualquer "auto-consciência" e sem perigo de estarem a tentar enganar os seus criadores humanos de forma propositada ou deliberada.

Simples alterações nas perguntas ou nas interacções com os mesmos podem despoletar respostas e comportamentos totalmente diferentes, que facilmente desmistificam as suspeitas de que os modelos AI estão a "conspirar" contra os humanos ou que têm preferências próprias. Ou seja, pelo menos na sua forma actual, são meras ferramentas.


Homem salvo via SOS do Apple Watch


A Apple lançou um vídeo que demonstra um caso real, de um nadador que foi arrastado para o mar e que conseguiu ser salvo ao pedir ajuda através da função de SOS do seu Apple Watch, contactando as autoridades.

Com a expansão dos serviços de comunicações via satélite, facilmente se pode imaginar um futuro não muito distante, onde baste um smartwatch para se estar permanentemente contactável para pedir ajudar, em qualquer ponto do globo.



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: A primeira máquina de calcular solar foi a Sharp EL-8026 que chegou ao mercado em 1976 e permitiu dizer o adeus às pilhas e à necessidade de as substituir - desde que houvesse luz por perto

Carregador Anker 200 W GaN 6 portas a €65

10-04-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores podem acompanhar-nos por anos e anos, e este Anker GaN 200 W com 6 portas garante que estamos preparados para tirar partido do USB-C até para carregar portáteis.

Com a transição para o USB-C e alguns fabricantes a deixarem de incluir carregadores com os seus produtos, torna-se mais importante que nunca escolher um carregador que nos dê algumas garantias a longo prazo. Este carregador Anker pode fornecer um total de 200 W e tem seis portas USB, mas mantendo um tamanho bastante compacto em formato "charging station" para desktop, graças à tecnologia GaN.
Este carregador Anker GaN 200 W 6-portas está disponível por 65 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 20%.

Vem equipado com quatro portas USB-C e duas portas USB-A, significando que está preparado para lidar com os equipamentos mais recentes mas também lida sem dificuldade com cabos USB da geração anterior (que ainda são bastante populares). Pode fornecer até 100 W simultanteamente em duas portas USB-C quando se quer carregar múltiplos dispositivos, o que significa que poderá suportar com facilidade o carregamento de dois portatéis ao mesmo tempo. E não se esqueçam de juntar um cabo USB-C que permita tirar partido destas potências.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

WhatsApp pode bloquear exportação de conversas sem autorização

10-04-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp está a testar uma nova funcionalidade chamada "advanced chat privacy", que vai permitir aos utilizadores bloquear a exportação de conversas e o armazenamento automático de ficheiros multimédia por parte de outros participantes na conversa.

Com esta opção activada, os membros de uma conversa, individual ou em grupo, deixam de conseguir exportar o histórico completo da conversa. No caso dos grupos, todos os participantes recebem uma notificação a informar que esta privacidade avançada foi activada. Ao activar esta opção, o acesso ao Meta AI (o assistente AI da empresa) também é automaticamente desactivado, como forma extra de assegurar que aquela conversa não será enviada para qualquer serviço externo.

Outra funcionalidade interessante é a prevenção do download automático de imagens e vídeos partilhados, mesmo que os destinatários tenham essa opção activada. No entanto, ainda não se sabe se esta medida impede que os conteúdos sejam guardados manualmente. A nova funcionalidade não bloqueia totalmente a partilha de conteúdos: é possível continuar a reenviar mensagens individuais ou fazer capturas de ecrã - pelo que, na prática, se trata de uma opção que vem apenas dificultar o processo de registar e partilhar coisas, em vez de as eliminar totalmente (o que acaba por ser impossível).
Como esta função ainda está em fase de testes, não há garantias de que será lançada para todos os utilizadores. Mas sabendo-se o quanto as questões de privacidade estão na moda, é de esperar que o faça, como forma de demonstrar a preocupação da Meta com a privacidade dos utilizadores - mesmo se esse objectivo será extremamente difícil de atingir, por conta de todo o historial do Facebook.

Google apresenta chip AI Ironwood

10-04-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O novo TPU Ironwood da Google promete oferecer um desempenho 25x superior ao do maior super-computador actual, para tarefas AI.

Na conferência Cloud Next, a Google revelou o Ironwood, a sétima geração dos seus chips TPU (Tensor Processing Unit) e o primeiro desenhado especificamente para tarefas de inferência - ou seja, para correr modelos de IA em vez de os treinar. O Ironwood chegará ainda este ano à Google Cloud, em duas versões: uma com 256 chips e outra com 9216 chips.

Segundo a empresa, este é o TPU mais potente, eficiente e versátil até à data. Cada chip oferece até 4.614 TFLOPs de desempenho, 192 GB de memória RAM dedicada e uma largura de banda de 7.4 Tbps. Inclui também o SparseCore, um núcleo especializado para tarefas específicas como sistemas de recomendação e algoritmos de ranking, para ainda maior eficiência e velocidade.
Com a concorrência a aquecer no mundo dos chips AI, a Google está a posicionar-se frente a gigantes como a Nvidia, a Amazon (com os seus chips Trainium, Inferentia e Graviton) e a Microsoft, que aposta nos Maia 100 para a Azure. O Ironwood foi desenhado para consumir menos energia e melhorar a eficiência nos clusters cloud, tornando-se numa peça fundamental para que a Google possa disponibilizar serviços AI em alto-volume a nível global, a um custo comercialmente viável.

O Ironwood será integrado brevemente no AI Hypercomputer da Google - um supercomputador modular na cloud - e promete reforçar a infraestrutura da empresa para correr serviços AI cada vez mais exigentes, como a geração de imagens e vídeo.

BYD Han L e Tang L com carregamento ultra-rápido com dois cabos

10-04-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A BYD lançou na China dois novos veículos eléctricos que prometem revolucionar o carregamento rápido: o sedan Han L e o SUV Tang L; com carregamento de 1000V que permite recarregar 400 km em apenas cinco minutos.

O Han L EV está disponível em três versões, com preços entre os €26.960 e os €34.200. Todos usam a bateria Blade da BYD com 83.2 kWh, oferecendo até 701 km de autonomia (no optimista ciclo CLTC). A versão mais potente vem com dois motores e 810 kW de potência, acelerando dos 0 aos 100 km/h em apenas 2.7 segundos. A versão base já oferecerá potência mais que suficiente para a maioria dos condutores, com 500 kW e 5.5 segundos dos 0 aos 100 km/h.

Para quem prefere híbridos, a marca disponibiliza o Han L DM, que começa nos €25.720. Este modelo junta um motor a gasolina com uma bateria de 29.4 kWh, oferecendo até 200 km em modo eléctrico e até 1.200 km de autonomia total. O Tang L EV segue a mesma lógica: três versões, desde os €29.400, e uma versão híbrida Tang L DM a partir dos €28.170. O modelo topo de gama partilha o sistema de dois motores do Han L e faz 0–100 km/h em 3.9 segundos.
O Tang L EV tem uma bateria maior (100.5 kWh), por isso carrega um pouco mais devagar: 370 km em cinco minutos e carregamento completo em 30 minutos.

Com estes modelos, a BYD ataca um dos maiores problemas dos carros eléctricos: o tempo de carregamento. No entanto, para conseguir fazer isto sem aguardar pela instalação de novos postos de carregamento, a BYD aposta numa solução curiosa, utilizando dois cabos de carregamento simultâneos e dois carregadores rápidos. No entanto, não deixa de ser uma opção válida para cenários em que se deseje a maior velocidade de carregamento possível - e se tiverem postos livres à disposição.

Smartphones chineses crescem para baterias de 7000 mAh

10-04-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Em 2025, os smartphones de fabricantes chineses deverão começar a adoptar baterias de 7000 mAh como novo patamar de referência.

Não é só nos automóveis eléctricos que os fabricantes chineses têm estado na linha da frente da tecnologia de baterias. Também nos smartphones isso se tem feito notar com o recurso a baterias com tecnologia de silício, que permite maior densidade energética, aumentando a capacidade das mesmas sem penalizar demasiado a sua espessura e peso. E agora espera-se que, até ao final de 2025, os novos topos de gama deverão passar a ser equipados com baterias de 7000 mAh, ou até mais.

A próxima geração de smartphones com processadores MediaTek Dimensity 9500 e Snapdragon 8 Gen 4 (8 Elite 2) deverá marcar o arranque desta nova era nas baterias, passando da actual referência das baterias de 6000 mAh para 7000 mAh, com alguns modelos a poderem chegar aos 7500 mAh. E no segmento de gama média, em modelos com maior espessura, a capacidade poderá aumentar ainda mais, com um smartphone da Honor a dever chegar em breve ao mercado com uma bateria de 8000 mAh.

E, mais uma vez replicando os avanços que se têm feito sentir nos automóveis eléctricos, também as velocidades de carregamentos sofrem ajustamentos, passando a suportar carregamentos de 100 W por cabo como standard, e entre 50 W e 80 W nos carregamentos wireless, para que não seja necessária uma eternidade a carregar totalmente estas baterias.

Veremos de que forma a Samsung, Apple e Google respondem a estes avanços, ou se continuarão a fechar os olhos ao fosso cada vez maior que se vai fazendo sentir na tecnologias de baterias e carregamentos.

Earphones Anker Soundcore P20i a €20

10-04-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Quem for fã dos auriculares bluetooth de tamanho diminuto tem uma gama crescente de opções, onde se incluem estes Anker Soundcore P20i.

A remoção das fichas de 3.5mm dos smartphones, em tempos uma ficha comum mas que agora se tornou uma raridade, tem obrigado os utilizadores a trocar os seus headphones e earphones com cabo por versões wireless Bluetooth. Embora a oferta nesta área tenha tido um crescimento explosivo nos últimos anos graças a isto, há também uma enorme variedade em termos de qualidade - a todos os níveis - mesmo entre produtos na mesma gama de preços. Modelos como estes Soundcore P20i têm sido dos que mais se destacam na relação qualidade / preço, com protecção IPX5 contra água, Bluetooth 5.3, e autonomia de até 30 horas.
Os Anker Soundcore P20i estão disponíveis por apenas 18 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 10%.

Estes earphones suportam o mais recente Bluetooth 5.3, modo de uso com um só auricular (ideal para chamadas, e que duplica a sua autonomia utilizando um auricular de cada vez), modo gaming de baixa latência para evitar o atraso de som nos jogos, e uma grande diversidade de modos de ajuste de som através da sua app. Também como é habitual neste tipo de produtos, a sua caixa de transporte tem uma bateria interna e permite recarregá-los sempre que lá são colocados. Desta forma, a sua autonomia de 10 horas pode ser expandida até um total de 30 horas. Também não terão problemas em enfrentar chuva ou sessões de treino mais intenso, graças à sua protecção IPX5.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Samsung Galaxy S26 Ultra sem câmara invisível debaixo do ecrã

10-04-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung deverá manter o seu próximo Galaxy S26 Ultra topo de gama com câmara frontal em furo no ecrã, para salvaguardar a qualidade de imagem.

O futuro Galaxy S26 Ultra deverá manter a câmara frontal em formato punch-hole, contrariando rumores que apontavam para uma solução de câmara invisível sob o ecrã - uma boa notícia para quem se preocupa com a qualidade da câmara frontal.

A Samsung já adoptou as câmaras sob o ecrã na linha Galaxy Z Fold, mas aquilo que se ganha em termos de ficar com um ecrã total livre de "furos", tem tido consequências na qualidade da imagem dessas câmaras, com imagens pouco nítidas e cores menos vivas. Apesar da Samsung ter supostamente feito protótipos do S26 Ultra com esta tecnologia, a questão da qualidade terá sido o elemento fulcral para decidir manter o furo tradicional.
É de esperar que, com o recurso às tecnologias AI de melhoramento de imagem, não demore muito para que se consiga obter um resultado visualmente idêntico a uma câmara de alta qualidade a partir de uma câmara sob o ecrã. Pelo poderá ser que na geração iPhone S27 Ultra já se possa ter um ecrã livre de furos.

Estas dificuldades também poderão ajudar a explicar porque motivo a Apple tem adiado a adopção de uma câmara sob o ecrã, com os rumores a apontarem que numa primeria fase poderá fazê-lo apenas para o módulo Face ID que faz a captura da informação 3D, e que será menos susceptível à perda de qualidade visual.

Capa do iPhone 17 Pro revela design com módulo de câmaras gigante

10-04-2025 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Parece ser cada vez mais certo que os próximos iPhone 17 Pro irão ter um módulo de câmaras a toda a largura.

O design dos novos modelos de iPhones acabam por ser quase sempre descobertos, ou validados, por via dos fabricantes de capas, e parece que voltamos a ter um desses casos.

Uma fotos das capas para os iPhone 17 Pro e iPhone 17 Pro Max, partilhada por um popular leaker, vem validar os rumores de que esta geração marcará a maior mudança no design do módulo das câmaras desde o iPhone 11 Pro: um módulo de câmaras que ocupa praticamente toda a largura do telemóvel.
Ao contrário do módulo a toda a largura usado nos Pixel, este é bastante mais volumoso, ocupando cerca do terço superior da traseira do iPhone - fazendo levantar algumas questões de compatibilidade com alguns acessórios MagSafe, que poderão deixar de poder ser usados por "baterem" no módulo.

Em termos de especificações, espera-se que o iPhone 17 Pro passe a usar três sensores de 48MP: na câmara principal, na câmara ultrawide, e na câmara periscópica. Além disso, há indicações de que a Apple poderá finalmente disponibilizar gravação vídeo em resolução 8K, o que seria uma estreia nos smartphones da Apple.

WhatsApp corrige falha que permitia execução de código malicioso em Windows

09-04-2025 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Uma falha no WhatsApp permitia mostrar um ficheiro que aparentasse ser inofensivo mas que era executado ao tentar ser visto.

A Meta alertou os utilizadores do WhatsApp para Windows sobre uma vulnerabilidade grave que já foi corrigida na versão 2.2450.6 da aplicação. Esta falha, identificada como CVE-2025-30401, permitir a execução de código malicioso nos computadores das vítimas através de ficheiros adulterados enviados via chat.

O problema estava relacionado com a forma como o WhatsApp tratava os ficheiros anexados. A aplicação mostrava os ficheiros segundo o seu tipo MIME, mas abria-os com base na extensão do nome do ficheiro. Este conflito podia levar o utilizador a abrir um ficheiro perigoso sem se aperceber: por exemplo, pensando que estava a abrir um documento, mas na realidade ser um ficheiro executável. A Meta confirma que a falha foi corrigida e que, até agora, não há sinais de exploração activa.

Não é a primeira vez que o WhatsApp no Windows enfrenta problemas de segurança. Em 2024, foi resolvida uma vulnerabilidade semelhante que permitia a execução automática de ficheiros Python e PHP. Mais recentemente, foi também corrigida uma falha zero-click que estava a ser usada para instalar o spyware Graphite, da Paragon, nos dispositivos dos alvos, sem intervenção do utilizador.

Estes casos demonstram como plataformas populares, como o WhatsApp, se têm tornado alvos preferenciais para campanhas de ataques de espionagem. Também o polémico grupo NSO usou falhas do WhatsApp para instalar o seu spyware Pegasus em mais de 1400 dispositivos.

DRAM+ feita na Alemanha combina velocidade da RAM com Flash

09-04-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

A Neumonda aposta na produção de chips de memória RAM não volátil, chamada de DRAM+.

A Ferroelectric Memory Co. (FMC) aliou-se à Neumonda para relançar a produção de memória na Alemanha com tecnologia de última geração. Em vez de apostar na DRAM tradicional, as duas empresas vão concentrar-se numa memória não volátil chamada FeRAM, baseada em óxido de háfnio ferroelectric (HfO₂). Esta nova memória, também conhecida como DRAM+, mantém os dados mesmo sem energia e destina-se a aplicações como inteligência artificial, automóvel, industrial e médica.

Ao contrário das FeRAMs mais antigas, com capacidades mais limitadas e que não permitiam criar chips de grande capacidade, a tecnologia da FMC permite densidades muito superiores, potencialmente aproximando-se dos gigabytes dos chips NAND Flash. O segredo está no HfO₂, que é compatível com os processos de fabrico CMOS, tornando a produção mais eficiente, com melhor desempenho, e menor consumo de energia.

Embora seja de esperar que este tipo de memória seja mais caro que os chips DRAM e NAND Flash, certamente não terá dificuldade em encontrar interessados. Eventualmente, poderá ser adoptada como forma de permitir que computadores e smartphones tenham esta secção de RAM especial destinada ao sistema operativo; que assim ficaria imune a falhas de energia ou de bateria. Permitiria também entrar em modos de poupança de energia mais agressivos, sem necessidade de manter a RAM em "standby" ou de a escrever repetidamente para a memória Flash com os seus ciclos de escrita limitados.

Notícias do dia

09-04-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

DIGI baixa tarifário com dados ilimitados para valor ainda mais reduzido; Apple Vision Pro 2 chega este ano; Google Keep melhora widgets no Android; VW duplica venda de eléctrico enquanto a Tesla cai para 8ª posição na Europa; MS testa Start Menu sem feed de recomendações; e série Galaxy S20 chega ao fim das actualizações.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um rato Mars Gaming MMRW.

Samsung lança robot Ballie este Verão

Meia década após ter sido inicialmente apresentado, a Samsung vai finalmente lançar o simpático robot esférico Ballie.

Apesar de até agora ter sido apenas "vaporware", pode dizer-se que só agora ficam reunidas as condições para que efectivamente se possam ter robots com capacidades à altura das expectativas, com a ajuda dos mais recentes modelos AI. Entretanto, o pequeno robot também foi sendo alvo de melhorias, agora tendo não só câmara e microfones, como também um projector com o qual pode interagir com os seus utilizadores.

Infelizmente, a Samsung continua a não revelar o preço deste pequeno brinquedo, que potencialmente será mais elevado do que seria desejado.


MS remodela icons do Office

A MS parece estar prestes a remodelar os icons do popular Office, que têm estado inalterados desde 2018.

O novo design não é radicalmente diferente e mantêm-se perfeitamente identificável para os utilizadores de longa data, mas adopta um design mais arredondado, em linha com o dos emoji 3D que a MS acrecentou ao Windows 11 em 2023. Por agora, a MS está a pedir feedback aos utilizadores, pelo que poderá haver ainda alterações antes do seu lançamento oficial, mas podemos apostar que não deverá haver grandes diferenças.


2024 chega aos 40% de energia "limpa"

Em 2024, pela primeira vez, superou-se a marca dos 40% de energia produzida sem emissões poluentes, a nível mundial - um marco que não era superado desde 1940, quando as barragens eram a principal fonte de energia. E antes que achem estranho que tenha demorado quase um século a regressar-se a esses valores, importa relembrar a pequena diferença das necessidades de energia actuais serem 50 vezes superiores às dessa altura.
Se olharmos só para a UE, esse valor é ainda mais promissor, representando mais de 70% da energia gerada em 2024. E mesmo se excluirmos as centrais nucleares, o valor mantém-se próximo dos 50%, demonstrando os resultados da aposta nas fontes de energia limpa.


Nintendo Switch 2 sem sticks Hall Effect

Apesar do seu preço elevado, a Nintendo optou por não utilizar sticks "Hall Effect" nos Joy-Cons da Switch 2, fazendo com que o problema dos movimentos fantasma dos sticks possa persistir na nova geração.

Os sticks tradicionais utilizam sensores com contacto físico que se vai desgastando com o uso, fazendo com que as leituras comecem a degradar-se ao longo do tempo, causando movimentações fantasma - como o personagem de um jogo a mover-se ou a girar, mesmo quando não se toca nos sticks. Os sticks com sensores "Hall Effect" usam um sistema magnético, sem contacto físico, para registar a posição, tornando-os bastante mais duráveis e fiáveis. Tendo em conta o aumento de preço da Switch 2, teria sido uma excelente notícia se, a Nintendo tivesse feito esta melhoria - especialmente quando existem tantas queixas referentes ao "stick drift" nos Joy-Cons da Switch original.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro televisor a cores a ser comercializado com sucesso foi colocado no mercado em 1953. O RCA CT-100 tinha 15" - dos quais apenas 11" eram área visível - e custava metade do preço de um automóvel na altura.

Powerbank Veger 30000 mAh a €29.99

09-04-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 30000 mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Veger não só temos uma capacidade generosa, como permite recarregar até quatro equipamentos em simultâneo.
Este powerbank Veger 30000 mAh está disponível por 29.99 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 6 euros.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que poderá ser recarregado tanto usando o cabo de um smartphone mais antigo, como um dos mais recentes; e podemos usar três saídas USB-A em simultâneo para recarregar os equipamentos desejados a par da saída USB-C com carregamento rápido QC / PD 3.0. Com cor branca, também ajuda que se destaque no meio de outros produtos, tornando menos provável que fique perdido ou esquecido em qualquer lado.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Google Keep melhora widgets no Android

09-04-2025 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs do Google Keep em breve irão ter acesso a widgets mais funcionais nos smartphones Android.

O Google Keep está a receber uma actualização visual nos seus widgets para Android. A aplicação de notas, conhecida pela sua simplicidade e versatilidade, está a renovar o widget Quick Capture, e outros, para seguirem as regras de design mais recentes da Google.

O maior destaque vai para o widget em forma de trevo, que à primeira vista pode parecer igual ao anterior, mas que agora ocupa toda a área disponível para o widget, eliminando as margens desperdiçadas na versão anterior - e com isso, permitindo usar botões maiores.
Também o widget 4x1 foi ajustado: os ícones estão agora distribuídos por rectângulos arredondados individuais, e o botão de adicionar nota ("+") aparece num elemento visual destacado.

Para já, apenas estes widgets foram renovado. Outros, como os de nota única ou colecções de notas, mantêm o design antigo. A actualização está a ser lançada de forma gradual, pelo que este novo visual dos widgets poderá demorar alguns dias ou semanas até chegar a todos os utilizadores. Para tal também será necessário ter a mais recente versão do Keep (v5.25.132.01.90), mas a activação dos widgets fica dependente do lado da Google, para cada utilizador.

DIGI baixa tarifário com dados ilimitados

09-04-2025 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A DIGI fez alguns ajustes aos seus tarifários em Portugal, tornando-os ainda mais competitivos.

Tendo tido papel comprovado na redução radical do valor mensal que os consumidores portugueses pagava pelas telecomunicações, a DIGI vem agora demonstrar que não vai ficar de braços cruzados, com algumas alterações que tornam os seus planos ainda mais apetecíveis.

O plano recomendado engloba fibra de 1 Gbps, TV com 80 canais, e móvel com chamadas e dados ilimitados, por apenas 25 euros mensais - anteriormente, custava 29 euros. Para quem quiser acrescentar um segundo número de telefone, o valor total passa para os 30 euros, com os dois telemóveis ilimitados (o mesmo valor que antes era cobrado pelo plano total com dois telemóveis com 50 GB de dados).
Isto vem comprovar que, ao contrário do que previam alguns críticos desta operadora - de que a DIGI entrava no mercado com preços baixos para depois os aumentar (ao estilo dos nossos conhecidos operadores) - a DIGI irá fazer em Portugal aquilo que tem feito nos demais países em que opera: de manter propostas que vão sendo actualizadas com preços cada vez mais competitivos, por serviço com cada melhores condições.

Bloco de tomadas vertical com USB a €37

09-04-2025 | 12:25 | A Minha Alegre Casinha

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com 12 tomadas e 6 portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 6 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical Koosla 12 tomadas + 6 USB está disponível por 37 euros na Amazon Espanha - usar cupão de desconto de 3 euros.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com três interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas e portas USB de forma independente, um para grupo de tomadas e portas USB por patamar, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

VW duplica venda de eléctricos - Tesla cai para 8ª posição na Europa

09-04-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar dos relatos de crise, a VW registou um aumento de mais de 100% nas vendas de carros eléctricos na Europa no primeiro trimestre de 2025.

Apesar da incerteza de alguns fabricantes, a Volkswagen tem continuado a apostar no segmento eléctrico, e isso parece começar a surtir efeito. Nos primeiros três meses de 2025, o grupo automóvel alemão duplicou as entregas de carros 100% eléctricos na Europa, passando de 74.400 unidades para mais de 150.000 - um excelente resultado que contribuiu para um aumento de 29% nas encomendas globais de veículos.

Entre Janeiro e Março, foram registados 112.968 novos veículos eléctricos na Alemanha, com a Volkswagen na liderança com 25.393 unidades. A BMW ficou em segundo lugar com 10.315 registos, enquanto a Tesla caiu para a oitava posição com apenas 4.935 - uma queda acentuada em relação aos anos anteriores, mas que também terá sido afectada pelo processo de transição para o novo Model Y, cuja efeito só será sentido no segundo trimestre. Quase metade (48%) de todos os carros eléctricos registados na Alemanha neste período são do grupo Volkswagen. Marcas como Skoda, Audi e Cupra também contribuíram para esse resultado, colocando vários modelos no top 10 nacional.

Apesar dos números positivos, torna-se impossível prever como irá ser o resto do ano, devido à enorme confusão nos mercados causadas pela aplicação das tarifas de Donald Trump. No entanto, isso poderá acabar por funcionar a favor da VW, incentivando a produção e compra de modelos europeus, de forma ainda mais expressiva do que dantes; à custa de marcas como a Tesla, que até aqui estava a dominar o sector dos carros eléctricos.

|