PJ alerta para
phishing com multas falsas; app Apple TV
chega aos Android; Google Pixel Besties vai
centralizar contactos com amigos em diferentes plataformas; Waze vai
perder "Beep Beep" e mensagens privadas; e Bitly vai apresentar
publicidade nos links curtos.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um
carregador Anker Nano USB-C.
OpenAI revela planos para GPT-4.5 e GPT-5
Sabendo-se que no sector da AI qualquer lançamento hoje está condenado a tornar-se obsoleto amanhã, a OpenAI revela um pouco dos seus planos para o futuro a curto e médio prazo, com os
GPT-4.5 e GPT-5.
Sam Altman diz que o GPT-4.5 será o último modelo AI sem "chain-of-tought", e que a seguir a isso o objectivo do GPT-5 será criar um modelo que automaticamente sabe quando e como usar as diferentes ferramentas AI dependendo do que é pedido: se é um pedido simples com resposta rápida, se é algo complexo que obrigue a processo de raciocínio de longos minutos, se é geração de um vídeo a partir de uma descrição, etc. Em vez de, como agora, ser o utilizador a dirigir-se às diferentes ferramentas e modelos para realizar as funções adequadas. Garantiu também que todos os utilizadores, incluindo os gratuitos, terão acesso ao GPT-5, embora os clientes Plus e Pro tenham acesso a variantes mais poderosas.
Entretanto, e de forma imediata, o modelo o1 e o3-mini passam a suportar upload de ficheiros e imagens no ChatGPT, os utilizadores Plus viram o limite do o3-mini-high aumentar para 50 pedidos por dia. O modo "Deep Research" também deverá permitir
dois pedidos por mês nas contas gratuitas e dez por mês nas contas Plus - algo que antes só estava acessível nos planos Pro.
Apple encomenda vidro dobrável
A Apple terá contactado a empresa chinesa Lens Technology para
produzir vidro UTG (ultra-thin glass) dobrável, dando credibilidade aos rumores de que a Apple poderá lançar o primeiro iPhone dobrável no próximo ano (2026). Como é habitual, a Apple não ficará dependente a 100% de um único fornecedor, mantendo 30% das encomendas em fornecedores secundários.
Uma das particularidades do vidro pedido pela Apple é a de que que apenas a parte dobrável deverá ser de vidro ultra-fino flexível, com o resto do ecrã a manter vidro de maior espessura para maior durabilidade e resistência aos riscos.
Cabos da RTX 5090 podem chegar aos 150°C
Confirmando os receios com as
fichas derretidas nas Nvidia RXT 5090, uma análise com uma câmara térmica revela que, quando está a funcionar à potência total, os cabos de alimentação podem atingir uns preocupantes 150°C!
Quem fizer o investimento numa destas placas deverá tomar todas as precauções e fazer os devidos testes para evitar surpresas desagradáveis.
Apple recorre à Alibaba para AI na China
A China tem os seus próprios requisitos a nível dos serviços que permite, e como tal, a Apple deverá
recorrer aos serviços AI da Alibaba para disponibilizar as funcionalidades Apple Intelligence na China.
Embora alguns rumores apontassem que a Apple poderia usar o DeepSeek, isso sempre pareceu muito improvável, sendo bastante mais lógico que recorresse a um dos gigantes tecnológicos do país. Por cá, continuamos a ter que aguardar até Abril para ter acesso às funcionalidades AI nos iPhones e iPads (embora algumas delas já tenham começado a ser disponibilizadas no macOS).
Curtas do dia
Resumo da madrugada
Curiosidade do dia: Inicialmente, o iPhone não tinha app store e apenas vinha com as apps da própria Apple. A ideia era apostar exclusivamente em web apps executadas via Safari. Mas bastaram poucos meses para a Apple ouvir os developers e permitir a criação e instalação de apps adicionais, com o iPhone 3G a já vir com App Store de origem.