PlanetGeek

Apple falha promessa do CarPlay 2 em 2024

01-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A aguardada nova versão do CarPlay da Apple, prometido para 2024, viu o final do ano chegar sem que fosse lançado em qualquer automóvel.

Apesar de o site da Apple continuar a indicar a chegada do sistema em 2024, nenhum veículo com suporte para o CarPlay "2" foi anunciado ou lançado, lançando dúvidas sobre o seu futuro.

Revelado no WWDC 2022(!), o novo CarPlay prometia uma integração mais profunda com os controlos do veículo, múltiplos ecrãs no painel, e widgets personalizáveis. A Apple anunciou parcerias com fabricantes como a Audi, Mercedes-Benz, Volvo e Porsche. No entanto, mais de dois anos depois, nenhum automóvel integrou o sistema. A Aston Martin e a Porsche chegaram a apresentar designs para o CarPlay, mas nenhuma das marcas avançou com a sua implementação.
A Apple manteve silêncio sobre os atrasos. Não se sabe se o problema está no desenvolvimento ou na resistência das marcas automóveis, que poderão estar reticentes em aumentar a dependência numa empresa como a Apple, mas a falta de novidades aponta para um possível adiamento para 2025. Sem actualizações oficiais por parte da Apple, o projecto já começar a ser acusado de ser vaporware por parte dos críticos mais cépticos.

Por agora, resta aguardar para ver se a Apple concretiza a sua visão de uma experiência de condução, mas já não se conseguirá livrar de ter falhado a promessa do "CarPlay 2" no mercado antes do final de 2024.

Apple atrasa chips de 2nm para 2026 devido a problemas da TSMC

01-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Os planos da Apple de usar um chipset de 2nm no iPhone 17 Pro em 2025 sofreram um revés, com relatos a indicar atrasos na produção da TSMC.

A fabricante de semicondutores de Taiwan enfrenta dificuldades com baixos rendimentos nos wafers, com 40% de cada wafer de 2nm considerados inutilizáveis, obrigando a Apple a adiar a estreia dos chips de 2nm para 2026.

A Apple tem sido parceira privilegiada da TSMC, tendo acesso prioritário aos chips com os métodos de produção mais avançados. Mas desta vez as taxas de (in)sucesso dos chips de 2nm não permite a sua utilização para um produto de grande volume como os iPhone Pro. A TSMC tem estado a adaptar as suas instalações para a produção em volume de chips de 2nm; e apesar das dificuldades, a empresa planeia aumentar a produção de 10.000 wafers por mês para 80.000 até 2026.

Entretanto, empresas como a Nvidia e a Qualcomm estão em conversações com a Samsung Electronics para diversificar a produção de chips, devido às tensões geopolíticas em Taiwan. Contudo, a Samsung também enfrenta desafios para melhorar os rendimentos e o desempenho dos seus chips de 2nm, deixando a TSMC como líder do sector, mesmo com os contratempos. A TSMC também tem estado a aumentar a produção na sua nova fábrica no Arizona, que também pretende reduzir a dependência das instalações em Taiwan.

Xiaomi SU7 supera objectivos de 2024

01-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A entrada da Xiaomi no sector automóvel superou os objectivos e faz antever um 2025 ainda melhor.

A divisão de veículos eléctricos da Xiaomi entregou 130.000 unidades do seu modelo de estreia, o SU7, superando as metas de entrega previamente ajustadas. Lançado em Dezembro de 2023 e com entregas iniciadas em Abril de 2024, o SU7 posiciona-se como um forte concorrente no mercado de veículos eléctricos, competindo com modelos como o Tesla Model 3.

Disponível em três versões — Standard, Pro e Max — o SU7 tem preços ultra-competitivos, entre €26.600 e €36.900 (na China). As primeiras entregas incluíram as versões Standard e Max, seguidas pela versão Pro em maio. Inicialmente, a Xiaomi tinha previsto uma meta de 100.000 entregas para 2024, depois ajustada para 120.000. Em Novembro, a empresa já havia ultrapassado as 100.000 unidades entregues, revendo o seu objectivo para as 130 mil unidades.
Para este ano de 2025, a Xiaomi pretende expandir a sua gama de veículos eléctricos com o SU7 Ultra, uma variante desportiva mais radical, com preço de 100 mil euros. Além disso, também irá fazer crescer a sua oferta com a chegada do seu primeiro SUV eléctrico, o YU7, com lançamento programado para meados de 2025.

O único ponto negativo é que, tendo em conta a procura no seu mercado natal, assim como as dificuldades que a UE tem imposto aos automóveis chineses, não é ainda previsível saber se / quando estes modelos serão disponibilizados no mercado europeu.

Feliz 2025

31-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Ao entrarmos em 2025, são as tecnologias AI a continuar a dominar a área tecnológica, prevendo-se a sua expansão ao mundo físico através dos robots humanóides.

Em 2024 acertamos a 100% de que o ano seria dominado pelos avanços nos modelos AI (não que fosse difícil prevê-lo). Para 2025, veremos o continuar dessa tendência, com modelos ainda mais capazes, que podem lidar com todo o tipo de conteúdos, mensagens, voz, imagens, vídeo, e produzir praticamente tudo o que se deseje. Mas, além dessas melhorias rumo aos modelos "AGI" que poderão aproximar-se do raciocínio humano, veremos também um foco na questão da eficiência e do custo do uso desses modelos. Por exemplo, o mais poderoso modelo AI da OpenAI pode ter um custo de milhares de euros por questão; mas em contrapartida, têm surgido modelos cada vez mais poderosos, até open-source, e que se possibilitam custos de operação de nível quase negligencíavel.

É certo que, como em todas as ferramentas, teremos que lidar com situações em que as tecnologias AI serão abusadas para usos maléficos. Mas, pela parte positiva, isso potenciará a criação de novos sistemas que usem também tecnologias AI para nos proteger contra esse tipo de ameaças - não invalidando que se deva continuar a apostar na educação, devidamente ajustada para acompanhar os tempos modernos, para que o cérebro humano continue a ter um papel funcional e não se limite a definhar por conta de tudo o que os sistemas AI podem fazer.

Prevejo que em 2025 também se comece a fazer notar, em cada vez maior grau, a transição da AI dos mundos digitais para o mundo físico, quer através dos sistemas de condução autónomos como, principalmente, pela potenciação da criação de robots humanóides funcionais, capazes de realizar todo o tipo de operações que até agora necessitavam de trabalho manual humano. Se essa transição irá resultar num caos social ou na entrada numa era de abundância em que os humanos passam a poder viver livres da obrigação do trabalho de subsistência, podendo dedicar-se às actividade e tarefas que desejarem explorar, isso só saberemos ao longo das próximas décadas.

Esperemos que 2025 também nos traga boas novidades ao nível da geração de energia. Seria bom vermos - finalmente - as promessas da energia de fusão começarem a concretizar-se, resolvendo todos os problemas de energia para os próximos séculos.

E, em jeito de destaque especial final, apesar de toda a tecnologia, é preciso não esquecer a muito importante componente social que a todos nos une. O nosso nosso tempo neste pequeno ponto azul que vagueia no espaço é incrivelmente diminuto, e importa aproveitar todo e cada momento da melhor forma, e isso também passa por fazer tudo o que se possa por melhorar os momentos de todos aqueles que temos em nosso redor. Por tudo isto, e muito mais, obrigado a todos os que se vão mantendo por cá, ano após, ano - e esperemos que daqui por um ano possamos estar a celebrar um final de 2025 rumo a um 2026 ainda melhor. :)

VESA apresenta DisplayHDR True Black 1000 e ClearMR 21000

31-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Para se preparar para a proliferação de monitores OLED e de alta-frequência, a VESA apresentou os novos certificados DisplayHDR True Black 1000 e ClearMR 21000.

A Video Electronics Standards Association (VESA) revelou duas novas certificações destinadas a monitores gaming modernos, elevando os padrões de desempenho HDR e de clareza de movimento_ as certificações DisplayHDR True Black 1000 e ClearMR 21000.

O DisplayHDR True Black 1000 estabelece um novo patamar de 1000 nits de luminância máxima para ecrãs OLED, permitindo a certificação de ecrãs HDR OLED premium capazes de reproduzir detalhes mais brilhantes no modo HDR.

Por sua vez, o ClearMR 21000 foca-se em monitores gaming de alta velocidade com clareza de movimento (ao contrário do que se possa imaginar, podem existir grandes diferenças entre monitores que prometam velocidades como 165 Hz ou 240 Hz, nos quais um deles pode apresentar cada frame como sendo uma imagem nítida, e o outro apresenta frames que estão "esborratadas" devido à velocidade de transição dos pixeis).
Marcas como a Gigabyte já confirmaram que os seus monitores gaming de topo para 2025 adoptarão este padrão, e a LG anunciou que o UltraGear OLED 480Hz Gaming Monitor (27GX790A) será o primeiro certificado com este selo.

A Samsung Display também está a trabalhar para obter ambas as certificações – DisplayHDR True Black 1000 e ClearMR 21000 – para os seus futuros modelos; e a MSI promete o mesmo para os seus novos monitores QD-OLED com DisplayPort 2.1a (UHBR20).

Ganha um Xiaomi Redmi Pad SE [gadget do mês Clube AadM+]

31-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer é um tablet Xiaomi Redmi Pad SE.

Os mini tablets continuam a ser dispositivos bastante versáteis, oferecendo as funcionalidades de um tablet num formato mais fácil de transportar, e que continua a ter uma numerosa base de fãs - algo que não deverá alterar-se em breve, considerado o seu imenso diferencial de preço para os smartphones dobráveis. É por isso que este Xiaomi Redmi Pad SE se torna num dispositivo bastante interessante, com um ecrã de 8.7" a 90 Hz, e um modo de leitura que promete aproxima-se da experiência de ler em papel, ideal para quem gosta de ler ebooks, ou simplemente navegar pela web para ler artigos.


Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o Rui Amaral.

Tesla recomenda limpeza da parte interior do pára-brisas onde estão as câmaras

31-12-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla passou a recomendar a limpeza periódica da parte interior do pára-brisas na zona das câmaras.

Até agora a Tesla nunca tinha feito referência à necessidade de realizar esta operação, mas talvez devido à idade crescente dos veículos na estrada (e inevitável acumulação de pó e sujidade), adicionou esta indicação no seu manual de serviço.

Os clientes deverão proceder à limpeza regular desta área do para-brisas que normalmente está inacessível devido à cobertura das câmaras. O processo é algo trabalhoso, implicando a remoção do espelho retrovisor e respectiva cobertura das câmaras.
Quem se sentir à vontade nestas tarefas poderá seguir as instruções dadas no manual de serviço do seu Tesla, e pesquisando pela secção "Quad Camera Cover" - como aqui para o caso do Model Y.

Para todos os que não se sentirem confortáveis a fazer esta operação, poderão agendar essa tarefa através da nova secção de manutenção em Vehicle Controls > Service > Maintenance.

Confesso que não percebo muito bem esta operação, já que pelo que se pode ver - pelo menos no caso do Model Y - a remoção da cobertura das câmaras não dá acesso à área do pára-brisas que possa afectar as câmaras. Mas, pode ser que isso afecte outros modelos.

LineageOS 22 com Android 15 já disponível

31-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A entrada em 2025 é feita com a chegada do LineageOS 22, que permite levar o Android 15 aos smartphones mais antigos.

O LineageOS 22 é baseado no Android 15 e vem com novas funcionalidades e inúmeras melhorias. Esta actualização inclui os mais recentes patches de segurança de Dezembro de 2024 e uma nova nomenclatura que segue o esquema da Google. Designado como versão 22.1 por se basear no Android 15 QPR1, o LineageOS 22 chega mais cedo do que o esperado, devido à nova calendarização de lançamentos do Android oficial.

Uma das novidades de destaque é o novo reprodutor de música, chamado Twelve, que substitui o antigo Eleven. O Twelve apresenta um design Material You, compatibilidade melhorada com ecrãs maiores, como tablets e dispositivos dobráveis, e suporte para protocolos de servidores de bibliotecas musicais como Subsonic e Jellyfin. Outras actualizações incluem um leitor de PDF nativo para contornar as limitações do navegador Jelly e uma página de downloads renovada com um tema escuro e ferramentas para verificar ficheiros, mesmo os provenientes de fontes não oficiais.
O LineageOS 22 é compatível com mais de 100 dispositivos, incluindo suporte total para a série Pixel 9. Além disso, cerca de 50 dispositivos mais antigos ganharam compatibilidade com o LineageOS 21, garantindo suporte contínuo para uma ampla variedade de hardware que, de outro modo, estaria condenado a ficar com uma versão desactualizada do sistema Android.

Embora as novas versões ainda não estejam disponíveis para download, espera-se que sejam lançadas nos próximos dias.

Novo Magic Mouse da Apple pode ter touch e controlo por voz

31-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Em 2025 a Apple poderá apresentar um novo Magic Mouse, com detecção de toques e gestos, e também controlo por voz.

O Magic Mouse da Apple é um rato que foi bastante criticado pela opção da Apple de colocar a porta de carregamento na parte inferior, impedindo o seu uso enquanto estiver a carregar. Mas rumores indicam que em 2025 teremos uma nova versão que chegará com esse detalhe resolvido, e capacidades significativamente melhoradas, incluindo controlo por toque, voz e gestos.

Caso o controlo por voz se torne realidade, poderá permitir aos utilizadores interagir com a Apple Intelligence e a Siri de forma mais natural, com o pressuposto de que as interacções com os agentes AI se tornarão cada vez mais frequentes e comuns.
Isto significaria também que também seria finalmente feita justiça à famosa cena de falar para o rato, no filme Star Trek IV: The Voyage Home. :)

A última actualização do Magic Mouse ocorreu em 2019, consistindo apenas na substituição da ficha Lightning por uma ficha USB-C, pelo que está mais do que na altura para que seja lançada uma versão modernizada.

Ganha um Xiaomi 14C

31-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um Xiaomi 14C.
Para que a despedida de 2024 não deixe saudades, a prenda final do nosso mega-passatempo de final é um Xiaomi 14C 8+256GB, que com um expansivo ecrã de 6.88" a 120 Hz, poderá envergonhar muitos smartphones de preço superior.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Extensões do Chrome usadas por hackers para roubo de dados

30-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Hackers atacaram extensões do Chrome de serviços de segurança, para roubarem credenciais dos seus clientes.

Pelo menos cinco extensões do Chrome foram comprometidas num ataque que inseriu código malicioso destinado a roubar dados dos utilizadores. A violação foi inicialmente reportada pela Cyberhaven, uma empresa de prevenção de perda de dados, após a sua conta na Chrome Web Store ter sido acedida por um hacker que conseguiu o acesso através de um ataque de phishing. Entre os clientes afectados da Cyberhaven estão grandes empresas como Snowflake, Reddit e Canon.

O atacante utilizou a conta comprometida para carregar uma versão maliciosa (24.10.4) da extensão Cyberhaven Chrome, que incluía código capaz de extrair sessões autenticadas e cookies, enviando-os para um domínio fraudulento. A equipa interna da Cyberhaven respondeu rapidamente, removendo a extensão comprometida numa hora e lançando uma versão limpa (v24.10.5) pouco tempo depois. A empresa recomendou aos utilizadores que não só actualizassem a extensão, como também alterassem todas as passwords e API tokens, mantendo a vigilância para potenciais actividades suspeitas.
Uma investigação adicional por outros especialistas de segurança revelou código malicioso semelhante em dezenas de outras extensões do Chrome, incluindo as Internxt VPN, VPNCity, ParrotTalks, ChatGPT Assistant e Email Hunter, que no total contam com mais de 400 mil downloads.

Este ataque só vem demonstrar, uma vez mais, como os hackers invariavelmente se focam nos elos mais fracos e de maior eficiência para os ataques. Neste caso, aproveitando o que supostamente seria uma extensão de um serviço de segurança, para atacar precisamente esses clientes. Mas o mesmo se aplica a toda e qualquer extensão que se usa num browser, sendo por isso recomendável que apenas se usem extensões que sejam de uso indispensável, e preferencialmente, de modo a que tenham o mínimo de acesso possível (por exemplo, é possível configurar as extensões para que só fiquem activas quando se clica nelas ou para sites específicos).

Apple TV+ gratuito de 4 a 5 de Janeiro

30-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O serviço de streaming da Apple vai estar aberto, gratuitamente, no fim de semana de 4 e 5 de Janeiro de 2025.

Para entrar em 2025 com o "pé direito", a Apple tenta cativar novos clientes para o seu serviço de streaming, Apple TV+, com a oferta de um fim-de-semana gratuito para verem os filmes e séries que bem entenderem.

O serviço da Apple foi criticado por ter sido lançado com poucos conteúdos mas, apesar de continuar a ter menor quantidade de conteúdos quando comparado com rivais como a Netflix, Disney+, e Max, a coisa muda de figura quando se considera a relação quantidade/qualidade. O Apple TV+ pode ter menos coisas, mas as que tem são, invariavelmente, de boa qualidade, e nos quais se inserem todas as séries de produção Apple. A dificuldade vai ser decidir o que ver, com algumas sugestões já a seguir.

This weekend, see for yourself.

Stream for free Jan 4-5. pic.twitter.com/8p6PCUYpms

— Apple TV (@AppleTV) December 30, 2024

Séries TV

  • Slow Horses
  • Ted Lasso
  • For All Mankind
  • Shrinking
  • Pachinko
  • Severance
  • The Morning Show
  • Bad Sisters
  • Mythic Quest
  • Silo
  • Dickinson
  • Masters of the Air
  • Presumed Innocent
  • Black Bird
  • Foundation
  • Lessons in Chemistry
  • Disclaimer
  • Servant
  • Sunny
  • Trying
  • Dark Matter
  • Little America
  • Manhunt
  • Bad Monkey

Nos filmes também há muito por onde escolher, mas podem começar pelo Greyhound e Finch, ambos com Tom Hanks como protagonista.

Notícias do dia

30-12-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

EXO Labs mostra modelo AI a correr num PC Windows 98 com 26 anos; LG apresenta monitor OLED 5K dobrável de 45"; Samsung Galaxy S25 vai ter actualizações "seamless"; um impressionante vídeo de como são feitos os power banks na China; robots Moxie aguardam salvação open-source; e bug no Windows 11 bloqueia actualizações de segurança.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer um repetidor WiFi Mercusys.

Starlink Direct to Cell chega à Ucrânia em 2025

Depois da T-Mobile nos EUA e a One NZ na Nova Zelândia, é a Kyivstar, a maior operadora de telecomunicações na Ucrânia, a integrar o serviço "Direct to Cell" da rede Starlink.

Deste lado do Atlântico as coisas acontecem mais devagar, com o serviço a fornecer SMS via satélite nas zonas onde não houver cobertura celular terrestre, ou em caso de interrupção do serviço, apenas a partir do último trimestre de 2025 (mas tal podendo dever-se também à expansão gradual dos satélites com capacidade Direct to Cell). Posteriormente, a Kyivstar diz que também irá disponibilizar telefonemas e dados via satélite.


Volocopter abre falência

A mudança de ano está a ser má para as empresas de táxis voadores. Depois da Lilium é a Volocopter a anunciar falência.

A Volocopter estava em estado avançado de desenvolvimento, até já tendo feito voos tripulados em 2022. No entanto, e apesar dos investimentos de empresas como a Mercedes-Benz e a Geely, as coisas parecem não ter corrido como planeado. Resta agora esperar que apareça um investidor de última hora que possa salvar a empresa, ao estilo do que poderá acontecer com a Lilium.


Google reforça aposta no Gemini em 2025

Sundar Pichai, o CEO da Google, diz que a empresa irá apostar em força no Gemini durante 2025.

Apesar de ter tido papel pioneiro na AI - foram os seus investigadores que inventaram o modelo "transformer" usado na maioria dos modelos AI actuais - a Google viu o protagonismo da revolução AI ir para empresas como a OpenAI com o ChatGPT, e ficando relegada para segundo plano. No entanto, ao longo de 2024 demonstrou a capacidade de recuperar o tempo perdido e de voltar a ficar na linha da frente, com o Gemini, NotebookLM, e serviços de criação de imagens (Imagen) e vídeo (Veo). Se mantiver o ritmo ao longo de 2025, a OpenAI arrisca-se a passar para o lugar de "seguidora", e ter que ser ela a acelerar o passo para não ficar demasiado atrasada em relação à Google.


Nvidia prepara chips AI para robots humanóides

Tendo-se tornado numa das empresas mais valiosas do mundo por conta dos seus GPUs e chips para processamento AI, a Nvidia prepara-se já para também estar presente na esperada revolução dos robots humanóides.

Em 2025 a Nvidia irá lançar um chip dedicado especificamente para o processamento AI em robots, o Jetson Thor. Um chip que surge na sequência de outros chips que a empresa já lançou no passado, dedicados a assistir robots tradicionais, automóveis autónomos, e computação AI em geral. Havendo um número crescente de novas empresas que se têm aventurado no mundo dos robots humanóides, como a Unitree e o seu G1, esta é uma área em que a Nvidia quer assegurar que não irá perder.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A Sonos foi criada em 2002 e depressa conquistou posição de referência no campo das colunas wireless e sistemas multi-room. Em 2019 foi alvo de polémica por querer inutilizar colunas funcionais para obrigar a comprar novos modelos - coisa que acabou por abandonar passados alguns meses.

Rato vertical Trust Voxx sem fios a €46

30-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os ratos verticais fazem parte daqueles periféricos estranhos que "primeiro se estranha mas depois se entranha", e neste caso é recomendável que se entranhe o mais rapidamente possível para minimizar potenciais problemas a longo prazo.

Para quem passa o dia a trabalhar com o computador e a usar um rato, a questão que se coloca é se já faz parte do grupo que sente dores no braço, ou se ainda faz parte do grupo que ainda está no caminho para lá chegar. Caso o queiram evitar, é fortemente recomendado que dêem uma hipótese a um rato vertical, que representa um dos melhores investimento de longo prazo na saúde de mãos e braços.
Este rato vertical Trust Voxx wireless está disponível por 46 euros na Amazon Espanha.

O formato pode parecer estranho, mas acreditem que faz uma diferença substancial a nível de uma utilização mais confortável, pois mantém a mão numa posição bastante mais natural (e o "aspecto estranho" é algo que deixa de se fazer notar de forma quase imediata). Considerando o valor em causa, é um preço extremamente reduzido a pagar pela prevenção de problemas futuros que poderão ser de recuperação bastante mais complicada.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

EXO Labs mostra modelo AI a correr num PC Windows 98 com 26 anos

30-12-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Procurando desmistificar que o processamento AI precisa de poderosos GPUs, a EXO Labs mostrou o modelo AI Llama 2 a correr num Pentium II com 128 MB de RAM e com Windows 98.

A EXO Labs, um grupo de investigação formado por especialistas da Universidade de Oxford, realizou um feito curioso: demonstrar o funcionamento do modelo de linguagem Llama 2 (LLM) num PC com Windows 98 de 26 anos, equipado com um processador Pentium II a 350 MHz e apenas 128MB de RAM. A EXO mostrou o antigo computador a gerar texto a uma velocidade bastante respeitável de 35.9 tokens por segundo, graças ao motor de inferência leve llama2.c de Andrej Karpathy.

Este feito não é apenas uma curiosidade técnica; representa a missão da EXO de facilitar o acesso à tecnologia AI, permitindo que modelos AI sejam executados em dispositivos do dia-a-dia, mesmo com recursos limitados.

35.9 tok/sec on Windows 98 🤯

This is a 260K LLM with Llama-architecture.

We also tried out larger models. Results in the blog post. https://t.co/QsViEQLqS9 pic.twitter.com/lRpIjERtSr

— Alex Cheema - e/acc (@alexocheema) December 28, 2024
Fazer este sistema funcionar não foi tarefa fácil. Até coisas como a simples utilização de ratos e teclados se revelaram um desafio, obrigando a recorrer aos acessórios com porta PS/2 - e até a aparentemente simples partilha de ficheiros obrigou a recorrer a FTP, já que não era possível usar pens USB ou discos modernos. No final de todo esse trabalho, o grupo conseguiu executar um modelo LLM de 260K a uma velocidade funcional, embora modelos maiores, como o de 15M, tenham reduzido o desempenho para 1 token por segundo.

Os planos futuros da EXO centram-se num novo modelo AI chamado BitNet. Esta arquitectura reduz drasticamente as necessidades de armazenamento, permitindo que um modelo de 7B parâmetros ocupe apenas 1.38 GB, e é projectada funcionar eficientemente em CPUs em vez de GPUs.

LG apresenta monitor OLED 5K dobrável de 45"

30-12-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A LG apresentou o UltraGear GX9 45GX990A, o primeiro monitor gaming OLED ultrawide dobrável de 45" com resolução 5K2K (5120×2160).

A LG entra em 2025 com uma proposta irresistível para os indecisos que não se conseguem decidir entre um monitor curvo ou um monitor plano. O UltraGear GX9 45GX990A da LG tem como destaque a capacidade de alternar entre um ecrã totalmente plano e uma curvatura de 900R, permitindo maior controlo sobre a experiência visual em função do que se pretende a cada momento.

Além dessa capacidade, trata-se de um monitor WOLED de 45" em formato 21:9, com uma resolução 5K2K (5120×2160), e revestimento Anti-Glare & Low Reflection (AGLR) da LG para evitar os reflexos.
Para quem dispensar a parte flexível, poderá optar pelo 45GX950A, que usa o mesmo painel OLED 5K2K de 45" mas com curvatura fixa de 800R, e que previsivelmente terá um preço mais reduzido que a variante ajustável.

Ambos os monitores estão equipados com HDMI 2.1 e DisplayPort 2.1. Apesar de ainda não haver informações sobre preços e datas de lançamento, a LG irá demonstrá-los no CES 2025, sendo uma das grandes apostas da marca para 2025, numa altura em que os monitores OLED se começam a popularizar entre o segmento de gaming nos PC.

IKEA com luzes dinâmicas ao longo do dia

30-12-2024 | 13:37 | A Minha Alegre Casinha

A Ikea adicionou uma nova funcionalidade à sua app Home smart, permitindo que as suas luzes inteligentes ajustem automaticamente a intensidade e a temperatura da cor ao longo do dia.

Esta funcionalidade de ajuste dinâmico imita os padrões naturais de luz, oferecendo tons mais quentes de manhã e à noite e tons mais frios durante o dia, semelhante ao cenário de luz natural lançado nas Philips Hue em 2022. O objectivo é criar um ambiente equilibrado e promover o bem-estar.

Esta função é exclusiva para os produtos de iluminação inteligente da Ikea que se ligam ao hub Dirigera, compatível com Matter, lançado em 2022. Inclui dispositivos como a lâmpada-altifalante Symfonisk. No entanto, não se sabe se a funcionalidade será compatível com luzes inteligentes de terceiros através de Matter ou com a função de Adaptive Lighting da app Casa da Apple.
Idealmente, este tipo de funcionalidade deveria ser disponibilizado e gerido pelo sistema de controlo geral da casa e não especificamente pelas lâmpadas ou hubs específicos, para que possa ser usado de forma global sem necessidade de preocupação com que marca de lâmpadas se tem. No entanto, é sabido que nestas coisas da domótica a solução "ideal" está sempre a anos de distância, pelo que se torna inevitável que os fabricantes optem por lançar as suas próprias funcionalidades para dar resposta às necessidades dos clientes sem mais demoras.

Série iPhone 17 adopta ecrãs ProMotion em todos os modelos

30-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Os iPhones 17 de 2025 deverão dizer adeus à era dos ecrãs de 60 Hz com a expansão dos ecrãs ProMotion a toda a gama.

Os fãs da Apple podem esperar ecrãs mais fluidos em toda a gama iPhone 17 no próximo ano. De acordo com as informações mais recentes, a tecnologia ProMotion da Apple, que permite taxas de actualização variáveis até 120 Hz, deixará de ser exclusiva dos modelos Pro e passará a ser usada em todos os modelos, como o iPhone 17 e o esperado iPhone 17 Air.

Apesar de no campo Android se utilizarem ecrãs de 90 Hz (e mais), até em modelos económicos, nos iPhones a Apple tem mantido os ecrãs de 120 Hz como exclusivo nos iPhone Pro. Apesar de ser algo que a maioria das pessoas não considera ser de importância crítica, é algo que beneficia a experiência de utilização, e que normalmente se nota "em sentido inverso", quando se passa de um smartphone de 120 Hz para um de 60 Hz. No caso dos iPhones, o uso dos ecrãs OLED LTPO também permite que a frequência possa ser reduzida dinamicamente até 1 Hz quando os conteúdos não mudam, permitindo reduzir o consumo de energia - e também a funcionalidade "Always On", embora isso possa ser algo que a Apple opte por manter como exclusivo dos modelos Pro para diferenciação.

Iremos saber mais ao longo dos próximos meses, à medida que forem surgindo novas informações que confirmem, ou desmintam, esta novidade para os iPhone 17.

Huawei lança SSD de 1 TB por €30

30-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Huawei está a estrear-se nos SSD com um modelo de 1 TB por apenas 30 euros.

Embora ainda não tenha sido apresentado de forma oficial, a informação foi revelada por um vendedor na Coreia do Sul, que lista este novo SSD Huawei eKitStore Extreme 200E M.2 NVMe PCIe 4.0, com uma capacidade de 1 TB e um preço reduzido de apenas 30 euros.

Tratando-se de um SSD PCIe 4.0 nesta classe de preço poderia pensar-se que a Huawei teria poupado nas prestações (suspeitando-se que use memória QLC e sem cache DRAM), mas o SSD anuncia velocidades bem respeitáveis de 7.4 GB/s em leitura e 6.7 GB/s em escrita, o que levanta bastante curiosidade quanto aos chips utilizados - tendo em conta que a Huawei está impedida de usar chips de fornecedores ocidentais. Mas a maior questão é mesmo saber como a Huawei consegue comercializar este SSD a este preço, que fica bastante abaixo dos SSDs de 1 TB de marcas populares e até das marcas "low cost".

Por agora teremos que aguardar para ver se tudo isto se confirma, e se a Huawei irá fazer chegar estes SSDs à Europa. E em caso afirmatico, extrapolando deste SSD, isto poderia significar que também se pudesse ter um SSD de 2 TB por cerca de 60 euros, o que seria bastante interessante.

Ganha um repetidor WiFi Mercusys

30-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um repetidor WiFi Mercusys.
Porque hoje em dia é praticamente obrigatório ter boa cobertura WiFi em todos os pontos da casa, torna-se indispensável ter algo como este repetidor WiFi Mercusys para assegurar que a rede chega a todos os recantos.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

|