PlanetGeek

Pixel Weather deixa parar as animações

13-03-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem não apreciar as animações meteorológicas no Pixel Weather pode pará-las com um simples toque.

A app Pixel Weather inclui animações subtis de fundo, como raios de sol a brilhar nos dias limpos ou nuvens a deslocarem-se sobre os perfis das cidades. Os efeitos mais visíveis são os da precipitação, onde gotas de chuva caem com vibração imersiva ou flocos de neve flutuam durante uma tempestade. Apesar de não serem incomodativas, há pessoas que podem preferir não as ter, e a Google adicionou um funcionalidade escondida que permite parar e retomar as animações de fundo.

Ao tocar na parte superior do ecrã a animação para, fazendo surgir um botão de play no canto inferior direito. Tocar novamente (ou pressionar o botão play) faz com que a animação volte a correr.
Ainda não se sabe quando a Google adicionou esta funcionalidade oculta, mas utilizadores com verões mais antigas da app também têm reportado que a técnica funciona, pelo que é provável que já estivesse disponível há algum tempo, mas passando despercebida por não haver qualquer indicação visual da sua existência.

Penso que não teria sido difícil para a Google apresentar um subtil icon de pausa durante alguns instantes ao entrar na app, fazendo-o desaparecer passados alguns segundos, como forma de dar a conhecer esta funcionalidade aos utilizadores, em vez de ficar escondida como um "easter egg" - ou então, que simplesmente adicionassem um opção nas definições da app, que desactive as animações para quem não as quiser.

Copilot for Gaming vai assistir jogadores nos jogos e Xbox

13-03-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a preparar o lançamento do Copilot for Gaming, um assistente AI que ajudará os jogadores da Xbox com dicas de jogo, estratégias e até a descarregar jogos.

A MS tem feito grande aposta nas funcionalidades AI logo desde o início da era "ChatGPT", e não tem parado de expandir o uso do Copilot desde então. Agora, preparar-se para o fazer chegar a um sector que tradicionalmente já obriga os utilizadores a recorrer frequentemente à internet para obter ajuda: os jogos.

Durante uma apresentação, a Microsoft demonstrou como o Copilot for Gaming pode ajudar os jogadores em títulos como Overwatch 2, analisando erros e sugerindo heróis mais adequados para a equipa. No Minecraft, o Copilot pode responder a perguntas sobre crafting, indicar onde encontrar materiais e até activar cheats para assistir a experimentação pelos jogadores. O assistente vê o ecrã do jogador, permitindo-lhe dar orientações em tempo real. Inicialmente, estará disponível na app móvel da Xbox, funcionando como um companheiro num segundo ecrã.

Copilot for Gaming 🎮 Soon you’ll be able to turn to it for everything from game setup, to tips for finally beating a tough level, wherever you play on Xbox. There when you need it, out of the way when you don’t. Can’t wait to try it! https://t.co/cxZG7R6cxc pic.twitter.com/21Zg0yob4A

— Mustafa Suleyman (@mustafasuleyman) March 13, 2025



A primeira versão do Copilot for Gaming não incluirá todas estas funcionalidades no lançamento. Em vez disso, a Microsoft planeia testar uma versão inicial com os Xbox Insiders através da app móvel em Abril, antes de expandir para outros dispositivos. Apesar do vídeo promocional mostrar a visão da Microsoft para o projecto, não se deverá ter acesso a tudo isso logo desde o início.

O que é certo é que parece ser uma excelente aposta. Há cada vez mais jogos que dependem de informação que não está disponível imediatamente ou facilmente no próprio jogo, e que obrigam os utilizadores a procurar na internet sobre "para onde ir a seguir", ou "onde encontrar determinado objecto para avançar a missão", ou "qual o personagem ou habilidades mais adequadas para determinado inimigo", etc. etc. Se tudo isso ficar à distância de uma simples pergunta no Copilot for Gaming, não vejo nada contra. Espero que também possa ajudar naquelas situações em que se deixa de jogar um jogo complexo durante alguns meses (ou anos), e quando se regressa ser necessário fazer uma reaprendizagem das técnicas e métodos de jogo.

iRobot lança Roombas com LIDAR e compactador de pó

13-03-2025 | 13:27 | A Minha Alegre Casinha

A Roomba finalmente adere ao LIDAR para melhorar o mapeamento 3D dos espaços, e tem um modelo com um curioso compactador de pó para reduzir a frequência de esvaziamento.

Depois de um atribulado 2024, a iRobot está de volta com uma nova linha de oito modelos Roomba que, pela primeira vez, incluem navegação lidar. A nova gama, com preços dos $299 aos $999, apresenta aspiradores e robots híbridos com novas funcionalidades inovadoras, como uma mopa de discos rotativos e um compactador de pó. O modelo mais avançado, o Roomba 505, traz mapeamento LIDAR, detecção AI de obstáculos, e uma base que lava e seca as mopas.

A aplicação do LIDAR marca uma mudança significativa para a iRobot, que até agora utilizava apenas navegação baseada em câmaras. Com esta tecnologia, os Roombas devem mapear as divisões de forma mais rápida e precisa, aproximando-se de concorrentes como a Roborock. A empresa também está a lançar uma nova app com visualização em tempo real da limpeza, assistida pelo LIDAR. Além disso, e pela primeira vez, a iRobot divulgou especificações de potência de sucção, revelando que os novos modelos oferecem 7.000Pa - valor inferior ao de alguns rivais, mas que diz estar optimizado para a máxima eficiência.
A renovação da linha Roomba também inclui um compactador de pó no modelo 205, eliminando a necessidade de uma base de esvaziamento automático volumosa. Já os modelos mais acessíveis, como o Roomba 105, continuam a oferecer mapeamento LIDAR e deteção de carpetes, tornando-se uma alternativa competitiva face às versões económicas anteriores. Por outro lado, o topo de gama Roomba 505 é compatível com Matter para casas inteligentes e inclui uma função de secagem aquecida para mopas - algo que nem o anterior modelo Combo 10 Max tinha.

Com a crescente concorrência de fabricantes chineses, a iRobot está a ajustar-se, dando prioridade às funcionalidades que os consumidores mais valorizam, como as mopas rotativas, mapeamento LIDAR, e informação sobre potência de sucção. Resta saber se esta mudança ajudará a recuperar a sua posição no mercado, e a manter a ainda popular marca "Roomba" como sendo de referência neste sector.

WhatsApp prepara atendimento de videochamadas com câmara desligada

13-03-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp está a testar nova funcionalidade de privacidade que permitirá atender chamadas de vídeo sem activar automaticamente a câmara.

Actualmente, o WhatsApp faz o atendimento de videochamadas sempre com a câmara frontal activada, só depois permitindo controlar a câmara e o microfone depois de atender, o que compreensivelmente se pode tornar inconveniente. Com a alteração que está a ser preparada, o WhatsApp ficará em pé de igualdade com serviços como o Zoom e Google Meet, onde os utilizadores podem desligar a câmara antes de aceitar a chamada.

A funcionalidade foi detectada na versão beta 2.25.7.3 do WhatsApp para Android, mostrando uma nova opção "Desligar vídeo" durante a recepção da chamada de vídeo. Se seleccionada, o botão habitual "Deslizar para atender" muda para "Aceitar sem vídeo", dando aos utilizadores mais controlo sobre a chamada. Durante a chamada, continua a ser possível reactivar a câmara manualmente, se necessário.
Por agora, a novidade ainda não está disponível, nem mesmo para quem usa a versão beta, e o WhatsApp não revelou uma data de lançamento. No entanto, dada a crescente preocupação com privacidade, espera-se que a funcionalidade seja lançada em breve.

Esta actualização junta-se a outras melhorias recentes nas chamadas do WhatsApp, como a criação de links de chamadas e a gestão melhorada de chamadas em grupo. Com as videochamadas a tornarem-se cada vez mais populares, esta pequena mudança poderá ajudar a evitar potenciais "deslizes" por parte de quem atender uma videochamada quando a câmara do smartphone poderia apanhar alguma situação comprometedora.

iPhone 17 Pro deve adoptar vapor chamber

13-03-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple deverá estrear um sistema de arrefecimento "vapor chamber" na geração iPhone 17, mas só nos modelos "Pro".

Embora os sistemas de vapor chambers já sejam usados, há muito, pelos fabricantes Android, a Apple só deverá adoptar este sistema nos futuros iPhone 17 Pro, como forma de maximizar a sua eficiência térmica e mantê-los mais frescos.

Até agora a Apple tem usado apenas dissipadores tradicionais, mas os sistemas vapor chamber apresentam vantagens adicionais na transferência do calor do chipset para uma área maior onde possa ser dissipada. Embora os actuais modelos iPhone 16 Pro se tenham diferenciado das gerações anteriores por manterem temperaturas bastante reduzidas, é de esperar que o salto para chips mais poderosos, e a eventual necessidade de processamento AI adicionada, faça com que seja recomendável apostar neste sistema de dissipação.

O ponto contra é que isto irá ocupar um pouco mais do precioso volume disponível nos smartphones, e potencialmente afectar também a espessura. Mas, considerando que a Apple vai lançar um iPhone 17 Air ultra-fino, quem preferir valorizar a espessura poderá optar por esse modelo, e quem está interessado num iPhone 17 Pro certamente não se importará se ficar com mais algumas décimas de milímetro face à geração anterior - até porque já vai ter um novo mega bloco de câmaras bastante volumoso.

Carregador INIU Qi wireless 15W (2 unid) por €25

13-03-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores wireless permitem evitar o incómodo do meter-tirar cabos na rotina diária de recarregamento dos smartphones, e não é preciso fazer um grande investimento para tirar partido deles.

Ao longo da última década (ou até mais) lá nos resignamos a que os nossos smartphones não tenham a autonomia que se desejava que tivessem, e com isso ganhamos o hábito de os recarregar diariamente. Implicitamente, aceitamos também que fosse "normal" meter e tirar a ficha do cabo de carregamento, uma ou mais vezes por dia, dia após dia, semana após semana.

Se assumirmos que recarregam o smartphone em casa à noite, durante o dia no emprego, e também o ligam ao carregador enquanto conduzem, estamos a falar de meter e tirar fichas pelo menos quatro vezes por dia - num total de quase 1500 vezes por ano!
Este carregador INIU Qi 15W está disponível por 25.78 euros na Amazon Espanha - e não esquecer que se tratam de dois carregadores e não de um só.

Embora no início preferisse as bases de carregamento horizontais, posteriormente converti-me a estas inclinadas, que permitem que o smartphone fique numa posição mais útil, quer seja numa mesa de cabeceira ou em cima de uma secretária, e também minimizam o risco do smartphone deslizar para fora do sítio caso recebam alguma chamada ou notificação e ele comece a vibrar.

Para além de suportar carregamento rápido (Fast Charge) de 15 W estes suportes contam com bobinas duplas, pelo que podem recarregar um smartphone compatível Qi pousado tanto em orientação vertical como na horizontal. Contam até com o útil detalhe do brilho do LED indicador ter em conta se é dia ou noite, ficando mais brilhante de dia mas menos intenso à noite, para não se tornar incomodativo.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Renault Megane E-Tech fica melhor e mais barato

13-03-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Renault renovou o Megane E-Tech, que passa a ter uma versão desportiva Esprit Alpine, suporte para carregamento bidireccional e, a melhor parte: um preço reduzido.

Simplificando a gama e tornando-a mais competitiva, a versão EV40 de 40 kWh foi descontinuada, ficando apenas o modelo Megane E-Tech EV60 com três níveis de equipamento: Techno, Esprit Alpine e Iconic.

A versão Esprit Alpine destaca-se pelo acabamento Matte Shadow Grey, jantes escurecidas de 20" e logótipos Renault a preto, conferindo-lhe um visual mais agressivo. No interior, os bancos apresentam tecido reciclado, costuras azuis e um emblema com a bandeira francesa. O painel de bordo e a consola central também recebem detalhes desportivos em preto e azul.
Para além do design, a Renault melhorou a experiência de condução com o novo modo One Pedal, integrado no sistema de travagem regenerativa, que permite acelerar e desacelerar apenas com o pedal do acelerador. Isto torna a condução na cidade mais confortável, reduz o desgaste dos travões e aumenta a autonomia ao recuperar mais energia. O carregamento também foi actualizado, com todas as versões a incluírem um carregador bidirecional de 11 kW, permitindo alimentar dispositivos externos ou até devolver energia à rede (por agora apenas em França - mas esperemos que em breve a UE possa fomentar a universalização destes sistemas em todos os países membros).
Outra novidade é o Plug & Charge, que funciona com o Mobilize Charge Pass, permitindo carregar o carro em postos compatíveis sem necessidade de cartões ou apps, bastando ligar o cabo e carregar, sem qualquer preocupação adicional.

O Megane E-Tech mantém-se um hatchback compacto com espírito desportivo, com um motor de 220 cv e uma autonomia até 468 km. Os preços em França são agora mais competitivos, com o nível Techno a começar nos €39.500, o Esprit Alpine a €41.500, e Iconic a €43.000 - uma redução significativa face aos modelos anteriores, onde o EV40 começava nos €42.000 e o EV60 ultrapassava os €46.000.

OnePlus prepara tablet OnePlus Pad 2 Pro

13-03-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Depois do OnePlus Pad 2, a marca prepara um modelo melhorado: OnePlus Pad 2 Pro.

A OnePlus acredita que há espaço para um tablet topo-de-gama no seu catálogo de produtos, e parece estar a preparar o lançamento de um OnePlus Pad 2 Pro para este ano.

Este tablet poderá muito bem tornar-se no mais poderoso tablet Android no mercado, recorrendo a um chipset Snapdragon 8 Elite completo (versão com 8-cores não a de 7-cores que tem sido usada nalguns equipamentos), a par de 16 GB de RAM LPDDR5X e até 1 TB UFS 4.0. A bateria também não deverá desapontar, com uma capacidade de 10.000 mAh e carregamento de 67W ou 80W, e nas câmaras teremos uma câmara de 13 MP principal na traseira e uma câmara frontal de 8 MP. O único ponto que poderá interferir um pouco com a "perfeição" deste eventual tablet é o ecrã, que deverá optar por um LCD de 13.2" 3.4K em vez de um ecrã OLED - opção que provavelmente terá a ver com a necessidade de manter os custos num patamar aceitável.

Com o OnePlus Pad 2 a já ter sido lançado em Agosto de 2024, há também a possibilidade da OnePlus ajustar a numeração e passar este tablet para a geração OnePlus Pad 3, dependendo da data em que o anunciar e lançar.

Actualização do Windows faz imprimir texto aleatório

12-03-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Uma actualização do Windows pode fazer impressoras USB começarem a imprimir texto aleatório, afectando tanto o Windows 10 como o Windows 11.

Mais uma actualização mais uma surpresa inesperada - que tem sido algo frequente em praticamente todas as actualizações Windows. Desta vez são os utilizadores arriscam-se a enfrentar impressoras USB a imprimir texto aleatório após terem feito as actualizações do Windows lançadas desde o final de Janeiro de 2025. O problema afecta principalmente o Windows 10 (22H2) e Windows 11 (22H2 e 23H2), mas a Microsoft diz que a versão mais recente, Windows 11 24H2, não é afectada.

O erro ocorre em impressoras de modo duplo que suportam USB Print e IPP Over USB, causando a impressão inesperada de texto aleatório, comandos de rede e caracteres estranhos. O problema surge com maior frequência ao ligar ou reconectar a impressora, sendo comum que os documentos impressos contenham cabeçalhos como "POST /ipp/print HTTP/1.1", indicando falhas no Internet Printing Protocol (IPP).
A Microsoft já tentou reverter o problema através do Known Issue Rollback (KIR), uma funcionalidade do Windows que reverte automaticamente actualizações problemáticas que não sejam de segurança crítica. No caso de dispositivos empresariais, os administradores de TI devem aplicar manualmente Políticas de Grupo (Group Policies) para corrigir a falha consoante a versão do Windows afectada. Após a instalação, será necessário reiniciar o sistema para que as novas configurações entrem em efeito.

Recentemente, falamos também de uma actualização da HP que bloqueava as impressões, mesmo em impressoras com toners originais; pelo que o este primeiro trimestre de 2025 está a ser particularmente penoso para quem usa impressoras.

Firefox precisa de actualização antes de 14 de Março

12-03-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Mozilla está a alertar os utilizadores do Firefox para actualizarem o browser antes de 14 de Março de 2025, devido a um certificado essencial para validar add-ons.

Os utilizadores de Firefox deverão actualizar o browser para a versão mais recente, ou pelo menos verificarem que estão a usar o Firefox 128 (lançado em Julho de 2024) ou ESR 115.13, caso contrário poderão encontrar problemas a partir do dia 14 de Março.

O problema está num certificado de segurança que irá expirar nessa data, e que poderá deixar os utilizadores vulneráveis a falhas de segurança, add-ons maliciosos, e acesso inseguro a sites. Esta situação afecta o Firefox em todas as plataformas - Windows, macOS, Linux e Android - com excepção do iOS, que utiliza um sistema de certificados independente.

De modo mais prático, os utilizadores irão notar imediatamente que os seus add-ons serão desactivados, pelo que, apesar do Firefox em si continuar a poder ser usados, as suas funcionalidades ficaram deveras limitadas (para todos os que usam add-ons).

Portanto, e para não arriscar ficar nessa situação, mais vale jogar pelo seguro e fazer a actualização antes da data indicada - e o mesmo para browsers baseados no Firefox, como o Tor, LibreWolf e Waterfox.

Notícias do dia

12-03-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Google limitou bateria do Pixel 4a para evitar aquecimento excessivo; iRobot lança Roombas com LIDAR e compactador de pó; Google lança modelo AI Gemma 3 super-eficiente; iPhone 17 Air vai ter 9.5 mm na parte mais grossa das câmaras; programador condenado por criar "kill switch" anti-despedimento.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Apple corrige promessas da Siri AI

Acusada de estar a fazer publicidade enganadora, ao prometer coisas com a Siri que já foram confirmadas que ficaram adiadas para o ano (ou depois), a Apple já começou a fazer algumas alterações subtis no seu site.

Agora, em vez de simplesmente prometer as funcionalidades AI da Siri como se estivessem disponíveis, foi acrescentada uma clarificação que refere que se tratam de funcionalidades em desenvolvimento que serão disponibilizadas numa actualização futura - sem qualquer referência de quando isso poderá acontecer.
Talvez não fosse má ideia os consumidores exigirem que o pagamento dos produtos só fosse feita "no futuro" quando as funcionalidades prometidas fossem efectivamente disponibilizadas.


Alibaba R1-Omni reconhece emoções faciais

A Alibaba lançou um novo modelo AI open-source, o R1-Omni que tem a capacidade de reconhecer expressões e emoções faciais, podendo facilmente identificar se uma pessoa está feliz, com medo, surpeendida, etc.

Se se pode imaginar as aplicações benéficas deste tipo de modelos (por exemplo, para descrição automática de vídeos para invisuais), também se pode imaginar potenciais maus usos, se for aplicado para monitorizar continuamente os cidadãos através de câmaras de vigilância em espaços públicos.


Snapchat lança AI Lenses

A Snap tem sido das empresas pioneiras na aplicação de efeitos de vídeo, e agora lança as primeiras AI Lenses usando o seu modelo AI generativo. Por agora o arranque é feito com os efeitos "Raccoon", "Fox", e "Spring Flowers", mas a ideia é ir acrescentando mais e mais efeitos a cada semana.

No entanto, estes efeitos não são gerados em tempo real, sendo aplicados a clips de vídeo captados e gravados nas "memórias" do utilizador. Mas, pelo menos por agora, é algo que só fica disponível para os subcritores do plano Snapchat Platinum, de $15.99 por mês.


Niantic vende jogos à Scopely

A Niantic, mais conhecida pelo sucesso mundial do jogo Pokémon Go, vai vender a sua divisão de jogos à Scopely, empresa responsável pelo igualmente bem sucedido Monopoly Go (e também pelo Star Trek Fleet Command - que poderá muito bem ser o jogo mais ridiculamente mal feito da história, em que se chega ao cúmulo de cobrar centenas de euros por funcionalidades cheias de bugs que permanecem há anos sem serem corrigidas).

O acordo abrange jogos como o Pokémon Go, Monster Hunter Now, e Pikmin Bloom, assim como as apps Campfire e Wayfarer. No entanto, o Ingress e Peridot continuaram a ficar a cargo da Niantic.

Só me resta desejar que nenhum destes jogos fique sobre a alçada da equipa que trata do Star Trek Fleet Command!


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O WiFi (802.11) foi estreado em 1997, permitindo velocidades de 2 Mbps. Em 1999 chegava o 802.11b que elevava a velocidade para os 11Mbps, e que muito contribuiu para a sua popularização, com capacidades e velocidades que têm continuado a crescer ao longo dos anos.

Coluna Anker Soundcore Boost a €48

12-03-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Há quem procure colunas Bluetooth dando preferência ao factor mobilidade; há quem o faça para obter os graves e volume que ficam a faltar quando se ouve música a partir do smartphone. Esta Soundcore Boost da Anker, é uma coluna que resolve ambos os problemas.

Esta Anker Soundcore Boost de 20 W fica posicionada abaixo da Soundcore Motion Boom que vai buscar inspiração às "boom boxes" dos anos 80. Mesmo com aspecto mais simples e tradicional,  conta com graves e volume sonoro capaz de encher as mais amplas divisões da casa para as ocasiões de festa; mas também será igualmente útil em cenários de utilização mais relaxada, em que se pretende a qualidade adicional a níveis de volume mais reduzidos.
A coluna Bluetooth Anker Soundcore Boost está disponível por 48 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 20%.

Esta coluna portátil conta com uma autonomia para até 12 horas em funcionamento, podendo ser recarregada via USB-C, e também pode servir como power bank para garantir que o smartphone não ficará sem bateria enquanto se estiver a ouvir música - pelo contrário, depois de uma sessão de música ficaremos com o smartphone recarregado. Também tem protecção IPX7 contra líquidos, permitindo-lhe enfrentar derrames acidentais sem problemas. No caso de não necessitarem de tanta "pujança", podem também espreitar a Anker SoundCore 2 mais económica.


Podem acompanhar as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Quander AI gera vídeos completos de 1 minuto

12-03-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A geração de vídeo AI começa a tornar-se mais funcional, com a Quander AI a prometer vídeos de até 1 minuto, já editados.

Depois dos modelos AI capazes de criar clips de vídeos com poucos segundos, que foram aumentando em qualidade e duração ao longo do tempo, começam agora a chegar ferramentas AI que podem criar vídeos AI completos, não só tratando da geração dos vídeos em si mas também tratando da sua edição e montagem. Pelo menos é isso que promete a Quander AI.

It's official — we are excited to launch https://t.co/OzlDk9IlAp in the world.

GENERATE A 1-MINUTE MOVIE FROM A MINOR PROMPT.

Our AI agent assembles the entire video for you, in your video timeline, and you can manually make changes, if you’d like.

It's incredible to see our… pic.twitter.com/7V0P2duvpw

— Ananya Chadha (@ananyachdh) March 11, 2025

comment some version of "I'd like to try" on the first tweet for some free credits!

And checkout some amazing things our alpha testers have created on quander:

1) This was an ad for a product that does not exist! Created by Sjaano using our manual mode, in our all-in-one… pic.twitter.com/SFJdjEf5mu

— Ananya Chadha (@ananyachdh) March 11, 2025

2) This was generated by Ryan Turner and team! A music video ad for another fictional product, in our manual mode: pic.twitter.com/2hfnteRLPo

— Ananya Chadha (@ananyachdh) March 11, 2025

3) This was a completely auto-generated autonomously placed by our AI agent with the prompt "Your Mom" and "Product Launch video". My friends and I thought it was funny. pic.twitter.com/XivHbXDq8I

— Ananya Chadha (@ananyachdh) March 11, 2025
Mesmo que se possa dizer que os vídeos não são 100% perfeitos, é preciso não esquecer que se está a falar de um vídeo que foi gerado a partir de uma mera descrição.

Ainda assim, para quem não estiver satisfeito com os resultados, a ferramenta permite fazer alterações e ajustar o processo de montagem, para se obter um video final mais próximo daquilo que se pretente.

Google Messages resolve lentidão nas fotos e vídeos RCS

12-03-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Google diz ter melhorado o problema da lentidão na recepção de fotos e vídeos nas mensagens RCS.

A Google foi uma forte apoiante e impulsionadora do RCS, a nova geração dos SMS. No entanto, nos últimos meses, muitos utilizadores reportaram problemas como imagens desfocadas que demoravam minutos a carregar, fotos pixelizadas e vídeos com baixa qualidade ao utilizar RCS. Estas falhas tornavam difícil visualizar conteúdos partilhados de forma imediata - e bem sabemos o quão penoso é, na sociedade moderna, ter que esperar alguns minutos seja para o que for.

Reconhecendo o problema, a Google confirmou que esteve a trabalhar numa solução e implementou melhorias para aumentar significativamente o desempenho na transmissão destes conteúdos, e que os utilizadores deverão começar a notar as diferenças desde já.

Não será necessário fazer qualquer actualização do Google Messages, já que as melhorias estão a ser feitas do lado da Google. Para quem ainda enfrentar dificuldades, a Google empresa aconselha a enviar relatórios através da aplicação Google Messages, para que a situação continue a ser avaliada e analisada.

Cabo (2x) USB-C INIU 240W a €11

12-03-2025 | 13:33 | A Minha Alegre Casinha

Quem quiser garantir que o cabo USB-C que utiliza não está a limitar o carregamento rápido, deverá garantir que usa um cabo que permita esses carregamentos, como é o caso destes cabos INIU de 240 W.

O USB-C chegou com a promessa da universalidade a todos os níveis, mas a realidade tem sido bem diferente. O resultado tem sido um verdadeiro campo minado em que temos carregadores e cabos que, embora sejam USB-C, não cumprem com as normas e especificações oficiais. Sem entrar na área dos carregadores, hoje podemos resolver a questão dos cabos, com estes INIU 240 W a tratar do assunto para quem desejar garantir carregamentos rápidos.
Estes dois cabos USB-C INIU 240 W com 2 m estão disponíveis por 11 euros na Amazon Espanha.

Estes cabos são compatíveis com os sistemas PD 3.0, QC4.0, Huawei FCP e outros, e suportam carregamentos de até 240 W - no caso de se usar carregadores e equipamentos adequados. O seu revestimento entrançado evita que o cabo fique num emaranhado, e promete ter resistência a dobragens mais apertadas, como muitas vezes acabam por se inevitáveis em função da posição dos carregadores ou do smartphone a carregar. Conta ainda com um prático indicador luminoso na própria ficha, que assim facilita o despiste de se saber se realmente está a chegar energia ao ponto pretendido.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google lança modelo AI Gemma 3 super-eficiente

12-03-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google diz que o Gemma 3 é o mais poderoso modelo AI a poder ser executado num único GPU.

Tirando partido da recepção temperada ao GPT-4.5 da OpenAI, lento e dispendioso, a Google avança com um modelo que promete atrair as atenções: o Gemma 3. Na sua versão Gemma 3 27B pode ser executado num único GPU Nvidia H100 mas obter resultados equivalentes ao DeepSeek V3 e R1 de 671B de parâmetros que necessitam de 32 GPUs H100. Ao contrário das versões anteriores, o Gemma 3 consegue analisar texto, imagens e vídeos, e suporta de origem mais de uma centena de linguagens.

Uma das maiores melhorias é o novo codificador de visão do Gemma 3, que agora suporta imagens de alta resolução e formatos não quadrados. Além disso, a Google introduziu o ShieldGemma 2, um classificador de segurança que filtra conteúdos explícitos, perigosos ou violentos em imagens. O modelo foi optimizado para GPUs Nvidia e hardware dedicado, garantindo um desempenho eficiente sem necessidade de dispendiosas configurações multi-GPU. Para quem quiser aprofundar os detalhes técnicos, a Google disponibilizou um relatório de 26 páginas (PDF).



O aumento da popularidade de modelos AI com menores requisitos de hardware, como o DeepSeek, demonstra um crescente interesse por soluções AI que não só sejam funcionais, mas que também sejam tecnicamente acessíveis e económicas. Por outro lado, apesar da Google apresentar o Gemma como modelo AI "aberto", essa definição continua a ser criticada, uma vez que a Google mantém bastantes restrições sobre a forma como poderá ser usada. Mas, como se tem visto, se uns não abrem os seus modelos AI, não deverá faltar muito para que outros modelos AI mais abertos se apresentem como alternativas.

iRobot lança Roombas com LIDAR e compactador de pó

12-03-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Roomba finalmente adere ao LIDAR para melhorar o mapeamento 3D dos espaços, e tem um modelo com um curioso compactador de pó para reduzir a frequência de esvaziamento.

Depois de um atribulado 2024, a iRobot está de volta com uma nova linha de oito modelos Roomba que, pela primeira vez, incluem navegação lidar. A nova gama, com preços dos $299 aos $999, apresenta aspiradores e robots híbridos com novas funcionalidades inovadoras, como uma mopa de discos rotativos e um compactador de pó. O modelo mais avançado, o Roomba 505, traz mapeamento LIDAR, detecção AI de obstáculos, e uma base que lava e seca as mopas.

A aplicação do LIDAR marca uma mudança significativa para a iRobot, que até agora utilizava apenas navegação baseada em câmaras. Com esta tecnologia, os Roombas devem mapear as divisões de forma mais rápida e precisa, aproximando-se de concorrentes como a Roborock. A empresa também está a lançar uma nova app com visualização em tempo real da limpeza, assistida pelo LIDAR. Além disso, e pela primeira vez, a iRobot divulgou especificações de potência de sucção, revelando que os novos modelos oferecem 7.000Pa - valor inferior ao de alguns rivais, mas que diz estar optimizado para a máxima eficiência.
A renovação da linha Roomba também inclui um compactador de pó no modelo 205, eliminando a necessidade de uma base de esvaziamento automático volumosa. Já os modelos mais acessíveis, como o Roomba 105, continuam a oferecer mapeamento LIDAR e deteção de carpetes, tornando-se uma alternativa competitiva face às versões económicas anteriores. Por outro lado, o topo de gama Roomba 505 é compatível com Matter para casas inteligentes e inclui uma função de secagem aquecida para mopas - algo que nem o anterior modelo Combo 10 Max tinha.

Com a crescente concorrência de fabricantes chineses, a iRobot está a ajustar-se, dando prioridade às funcionalidades que os consumidores mais valorizam, como as mopas rotativas, mapeamento LIDAR, e informação sobre potência de sucção. Resta saber se esta mudança ajudará a recuperar a sua posição no mercado, e a manter a ainda popular marca "Roomba" como sendo de referência neste sector.

Bloco de tomadas vertical com USB a €27

12-03-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 4 portas USB (1 USB-C) e cabo extra longo de 5 metros.
Este bloco de tomadas vertical Sameriver 12 tomadas + 4 USB está disponível por 27 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 8%.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com dois interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas ou as portas USB forma independente, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados, e tem ainda um botão de reset para evitar situações de "tira e mete" a ficha.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iPhone 17 Air vai ter 9.5 mm - na parte mais grossa

12-03-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O ultra-fino iPhone 17 Air afinal não vai ser tão fino se tivermos em conta a parte onde se encontra a câmara.

O módulo das câmaras nos iPhones, nos modelos Pro, tem vindo a crescer de ano para ano e já atinge proporções bastante notórias - ao ponto da Apple dever considerar a mudança de design na geração iPhone 17, para que os iPhone 17 Pro não se tornem ainda mais desiquilibrados quando pousados numa mesa. Se isso se faz notar nos iPhones normais, ainda mais se tornará evidente no futuro iPhone 17 Air ultra-fino.

Embora os rumores indiquem que o iPhone 17 Air irá ter apenas 5.5 mm de espessura, isso ignora a parte do módulo de câmara poder ter 9.5 mm. Ou seja, quase o dobro da espessura, que se tornará bastante mais notória e possivelmente inconveniente.

Mesmo sabendo-se que a maioria das pessoas valoriza imensamente a qualidade das câmaras nos seus smartphones (é um ponto essencial de decisão para muitos), poderia ter sido preferível que, para um modelo que se foca na espessura reduzida, a Apple optasse por usar câmaras que valorizassem esse aspecto. Eventualmente, até poderia ter recorrido a um qualquer sistema inovador de lentes planas com meta-materiais. Infelizmente, parece que não será o caso, e teremos um iPhone 17 Air ultra-fino, com asterisco a dizer que tem um "trambolho" de câmara com o dobro da espessura.

Apple lança iOS 18.3.2 e macOS 15.3.2

12-03-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou o iOS 18.3.2 e macOS 15.3.2, com actualizações de segurança contra uma campanha de ataques "extremamente sofisticados".

Embora sem dar grandes detalhes, a Apple refere que os utilizadores devem aplicar as actualizações iOS 18.3.2 e macOS Sequoia 15.3.22 quanto antes, para se protegerem contra vulnerabilidades que estavam a ser exploradas em ataques sofisticados visando pessoas específicas. Também há referência de corrigir problemas com o streaming de alguns vídeos, embora não seja referido se as coisas estarão relacionadas (não são incomuns as vulnerabilidades que exploram falhas no sistema de descodificação de imagens e vídeos). E, por coincidência ou não, o que é certo é que eu próprio me tinha deparado com um crash bastante suspeito no iPhone, ao ver daqueles vídeos "virais" que o X vai impingindo regularmente nos conteúdos sugeridos - e que logo nessa altura me fez pensar que esses vídeos seriam uma boa forma de aproveitar uma eventual vulnerabilidades.

Para os utilizadores em países com Apple Intelligence, esta actualização volta a ignorar por completo as decisões dos utilizadores e reactiva o Apple Intelligence mesmo para quem o tivesse desactivado, com a frustrante apresentação de um popup a promover o Apple Intelligence contendo apenas uma única opção de "continuar" com a activação implícita do mesmo, sem qualquer forma de o evitar - obrigando à sua desactivação posterior.

Além de ser um abuso que desrespeita a vontade dos utilizadores, isto pode também causar problemas para aquelas pessoas que têm pouco espaço livre nos seus iPhones, já que o Apple Intelligence pode exigir até 7 GB de espaço. Esperemos que tenha sido um mero descuido por parte da Apple devido à urgência em lançar a actualização, e que não se volte a repetir.

|