PlanetGeek

Monitor portátil Arzopa A1 17.3" USB-C a €161

20-02-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Expandir a área de trabalho - ou de lazer - de um computador, portátil ou consola, é mais fácil e económico que nunca. Com monitores portáteis USB-C, basta um único cabo para resolver o problema.

Hoje em dia é possível comprar monitores a preços bastante reduzidos; mas nalguns casos é mais conveniente ter algo que se possa transportar para qualquer lado com facilidade. É precisamente para esses casos que monitores USB-C como este monitor portátil Arzopa A1 de 17.3" se tornam numa solução atractiva.
Neste caso, o modelo Arzopa A1 17.3" Full HD USB-C está disponível por 161 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 30 euros.

Para além da ligação USB-C, estes monitores também permitem a ligação tradicional via HDMI e mini-HDMI (com alimentação via USB), pelo que se tornam apropriados para um vasto conjunto de cenários, quer seja para expandir o ecrã de um portátil, tablet ou smartphone, ou meramente para usar como um ecrã portátil para se ligar a um media-player ou consola de jogos para facilitar a sua utilização sem necessidade de um televisor ou monitor convencional por perto.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

OnePlus Watch 2 terá 100 horas de autonomia

20-02-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A OnePlus deverá apresentar o seu novo smartwatch OnePlus Watch 2 no MWC 2024 em Barcelona.

Enquanto algumas marcas se vão distanciando dos smartphones - a Fossil anunciou recentemente o abandono dos smartwatches Wear OS - a OnePlus quer reforçar a sua presença no sector.

O OnePlus Watch 2 parece querer apontar a um segmento mais elevado, com um corpo em aço e vidro safira que promete maior resistência contra os riscos. Como seria de esperar, também trará todo o tipo de monitorização de parâmetros de saúde e de actividade física, que já se tornaram numa função implícita nesta categoria de produtos. O relógio ficará disponível em cinza e preto, devendo manter um tamanho único.

A marca anuncia que o relógio terá "até 100 horas de autonomia", mas provavelmente não se apercebendo que está a anunciar algo que piorou face ao modelo original. É que estas "100 horas" apenas são conseguidas activando-se um modo especial "smart mode" que será idêntico aos modos de poupança de energia, e nesse caso, o OnePlus Watch original conseguia atingir mais de 200 horas de autonomia.

Apple "espia" tudo o que se faz na App Store

20-02-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple apresenta-se como defensora da privacidade dos utilizadores, mas simultaneamente monitoriza-os sem lhes dar qualquer opção de fuga.

A Apple está neste momento a fazer tudo o que pode para inviabilizar a abertura de app stores alternativas como exigido pela UE, com um dos grandes argumentos a ser a "segurança" dos utilizadores (um argumento que perde desde logo todo o mérito, bastando olhar para o macOS, que demonstra que não existe qualquer "apocalipse" por ser dado aos utilizadores a liberdade de instalarem o que desejarem de onde quiserem). Em simultâneo, também as suas promessas de preocupação com a privacidade dos utilizadores são postas em causa.

Apesar da Apple repetidamente se tentar demarcar dos Android fazendo passar a imagem de que os iPhones asseguram a privacidade dos utilizadores, um simples teste revela um cenário bastante diferente, em que a Apple monitoriza tudo o que estes fazem na App Store, em tempo real, mesmo quando têm desactivadas todas as opções possíveis de partilha de dados (Personalized ads, Share iPhone & Watch Analytics, Personalized Recommendations).

New Mysk video showing extensive Apple tracking of App Store user activity, including just clicking around the screen. A very long way from the "What happens on your iPhone stays on your iPhone" marketing campaign Apple used to privacywash the platform. https://t.co/sndx2V6Hl4

— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) February 16, 2024



Mais uma vez, a Apple utiliza a regra dos "dois pesos e duas medidas". Enquanto acusa todos os outros de espirem e violarem a privacidade dos utilizadores, nos seus próprios serviços diz que "está implícito que os utilizadores aceitem a recolha de dados pela Apple".

Tesla promete resolver detecção de chuva "em breve"

20-02-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla volta a prometer que irá resolver a questão da detecção de chuva para actuação automática dos limpa-pára-brisas, que tem funcionamento errático desde que deixou de usar sensores dedicados.

Os automóveis da Tesla podem ser dos mais avançados em termos tecnológicos, mas depois torna-se anacrónico que enfrentem dificuldades nas coisas mais básicas que até os carros económicos já resolveram há muito. E isso acontece também no sistema de detecção de chuva e de actuação automática dos limpa-pára-brisas.

É sabido que Elon Musk parece ter desprezo por todo o tipo de sensores e acha que as câmaras são solução para tudo. Por isso mesmo, em 2018 retirou o sensor de chuva e passou a fazer a detecção de chuva através das câmaras, e desde essa altura que as coisas têm funcionado bastante mal, ao ponto de se ter tornado numa "piada" que se tem prolongado por mais de meia década. Há situações em que as escovas começam a funcionar à velocidade máxima em dias de sol e sem qualquer pingo de água no pará-brisas; e também de se recusarem a funcionar mesmo perante chuva intensa.

The new improvement should go out soon.

— Yun-Ta Tsai (@YunTaTsai1) February 19, 2024
Uma das mais recentes queixas teve direito a uma resposta de um engenheiro da Tesla, que diz que a Tesla vai lançar melhorias em breve.

O problema é que a Tesla tem lançado "melhorias" ao longo destes anos, e o problema continua sem estar resolvido.

Uma coisa parecida tem acontecido com a remoção dos sensores ultra-sónicos de distância, com a Tesla a investir num complexo sistema de reconstrução 3D da área envolvente usando as câmaras. Mas que acaba por ser complicar o que era simples, e que não tem a mesma eficiência dos sensores tradicionais (até porque as câmaras não têm ângulo de visão para partes críticas como o que se encontra imediatamente à frente do veículo).

Samsung com Bluetooth Auracast nos Galaxy S23 e S24

20-02-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung vai adicionar o suporte para Auracast nos seus smartphones mais recentes, como os Galaxy S23, S24 e dobráveis.

O Auracast é uma das grandes novidades das versões mais recentes do Bluetooth, permitindo a emissão e recepção de áudio via Bluetooth de forma idêntica à das emissões de rádio. Os dispositivos que emitem fazem-no num "canal", e qualquer número de dispositivos receptores podem "sintonizar" esse canal. Isto permite coisas como ter diversos earphones ou headphones a ouvir o som de uma TV sem chatices de limites de dispositivos, ter um professor numa sala de aulas a enviar áudio para dezenas e dezenas de alunos, ou até ter cinemas que disponibilizem múltiplos canais de som em diferentes línguas para um filme.

A Samsung já tinha adicionado o Aurcast aos seus Buds 2 Pro e algumas Smart TVs, e agora vai expandir isso aos smartphones.

Dispositivos com emissão Auracast:
  • Galaxy S24 series
  • S23 series
  • Z Fold5
  • Z Flip5
  • Tab S9 series
    (com One UI 6.1 ou superior)
Dispositivos com recepção Auracast:
  • Galaxy S24 series
  • S23 series
  • Z Fold5
  • Z Fold4
  • Z Flip5
  • Z Flip4
  • A54 5G
  • M54 5G
  • Tab S9 series
  • Tab S9 FE series
  • Tab Active 5 5G
    (com One UI 5.1.1 ou superior)
 O Auracast foi anunciado há cerca de dois anos pelo Bluetooth SIG mas, como é habitual nestas novas tecnologias, só agora começa a surgir de forma que se torna visível. Ainda vai demorar mais algum tempo até que isto se torne tão comum quanto o Bluetooth "normal", mas é algo que será inevitável acontecer ao longo dos próximos anos.

Ganha uma fita LED para TV

20-02-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre uma fita LED para TV.

Embora não seja a versão "ambilight" com câmara, até uma simples fita LED RGB permite dar toque especial a qualquer divisão e facilitar a visualização em salas completamente às escuras.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Android 15 combate notificações excessivas

20-02-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O Android 15 estreia a opção Notification Cooldown que combate o excesso de notificações.

Com a chegada da primeira versão para developers do Android 15, começam a descobrir-se algumas das suas novidades. Uma delas é o Notification Cooldown, que irá ajudar os utilizadores a lidar com situações em que pudessem ficar sujeitos a uma imensidão de notificações.

O Notification Cooldown é uma opção que vai reduzindo gradualmente o volume de notificações sucessivas da mesma app, ou de todas as notificações, se ocorrerem num curto espaço de tempo. A medida será seguramente apreciada por todos os que lidam com o seu smartphone a "tilintar" a cada poucos segundos por estarem expostos a uma conversa activa.
Mesmo sabendo-se que se deve desactivar as notificações para tudo o que não seja essencial, isso não evita que nas apps nas quais isso aconteça se possa estar ocasionalmente exposto a uma quantidade excessiva delas - especialmente nas apps de mensagens. Com este Notification Cooldown, deixa de se estar sujeito a ter que silenciar permanentemente as notificações e arriscar perder mensagens importantes, ou de ter o smartphone a apitar insistentemente.

Não será por acaso que a Google, pelo menos por agora, lançou o Android 15 com esta opção activada de origem, já que acaba por ser extremamente benéfica para a grande maioria dos utilizadores.

HBO atrasa Last Week Tonight with John Oliver no YouTube

20-02-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O popular programa "Last Week Tonight with John Oliver" deixa de ser disponibilizado no YouTube à segunda-feira como era habitual.

O programa Last Week Tonight com John Oliver tem uma considerável legião de fãs, que aguardam ansiosamente a disponibilização de cada novo episódio. Essa disponibilidade era facilitada pelo facto do programa também ser lançado no YouTube (às segundas-feiras), mas os fãs que o viam nessa plataforma vão ser obrigados a ter mais paciência.

A HBO vai começar a atrasar o lançamento no YouTube, como forma de promover a adesão ao serviço de streaming HBO / MAX. Aparentemente, o episódio semanal, que continuará a ser disponibilizado às segundas no serviço de streaming oficial, só irá chegar ao YouTube às quintas-feiras.

I know I usually share a link to our main story here on Mondays, but HBO has decided they’re going to wait until Thursday to post them to YouTube from now on. I hope they change their mind, but until then, you can see our piece about the Supreme Court on HBO, on MAX, and on…

— John Oliver (@iamjohnoliver) February 19, 2024
É uma alteração que não irá agradar aos fãs, mas que acaba por ser melhor do que simplesmente remover por completo o programa do YouTube e apenas disponibilizá-lo através da sua própria plataforma de streaming.

De qualquer modo, mesmo que isso acontecesse - e tal como deverá acontecer com este atraso - isso apenas irá fomentar que alguns (muitos?) desses fãs se sintam tentados a recorrer a fontes não-oficiais para verem o programa o mais rapidamente possível.

Câmaras Wyze mostraram lares das pessoas erradas - novamente

19-02-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Os utilizadores das câmaras de vigilância Wyze foram surpreendidos com imagens de outras câmaras que não as suas - outra vez.

A Wyze veio revelar que um problema técnico permitiu que 13 mil pessoas tivessem visto momentaneamente as câmaras de outras pessoas. Mas a pior parte é que não é a primeira vez que isto acontece, tendo algo idêntico acontecido há poucos meses.

Desta vez a Wyze atira a culpa para todos os lados menos para si própria, dizendo que o problema teve origem no serviço AWS da Amazon, que impediu o acesso às câmaras durante várias horas, e com a apresentação das câmaras erradas a acontecer durante o processo de recuperação do sistema, com um sistema de cache "de terceiros" que recentemente integrou no seu sistema, a ter sido o culpado pela apresentação das imagens indevidas aos utilizadores errados.

Devido a isto vários milhares de clientes puderem ver thumbnails de câmaras de outras pessoas, com algumas delas a dizerem que clicando neles tinham acesso a vídeos dessas mesmas pessoas.

Começam a ser demasiados casos, a acontecerem num curto espaço de tempo, que levantam sérias dúvidas sobre se a Wyze terá competências técnicas para fazer o serviço que vende aos seus clientes. Atirar as culpas para a AWS ou um serviço de cache - que integrou - não serve de grande conforto para quem tenha uma das suas câmaras e tenha que viver com o receio permanente de ter um estranho a ver os vídeos das suas câmaras.

Google aumenta subscrições Nest Aware

19-02-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Depois da Ring, também a Google apresenta um aumento aos utilizadores de câmaras Nest, nalguns casos fazendo com que a mensalidade duplique.

Recentemente, a Ring voltou a aumentar os preços das mensalidades, agora fazendo com que o custo de duas câmaras seja igual ao plano que permite câmaras ilimitado (que previsivelmente também irá aumentar, assim que os clientes com duas câmaras migrarem para esse plano). Mas, relembrando que não é só a Amazon que tira proveito da dependência dos utilizadores nos serviços cloud, também a Google faz o mesmo.

As subscrições Nest Aware internacionais estão a aumentar, no Canadá passando de CA$16 para CA$20 (+25%) por mês ou CA$200 por ano para o Nest Aware Plus; com o plano base a ficar por metade disso, CA$10/mês ou $100/ano. Mas isto é para os planos recentes, quem ainda tivesse as subscrições mais antigas, vê oi preço duplicar de CA$50 para CA$100, CA$80 para CA$160, ou CA$110 to CA$220, dependendo do tempo de gravação de 5, 10 ou 30 dias.

O serviço base inclui 30 dias de eventos registados e alertas inteligentes, como reconhecimento de rostos conhecidos, detecção de barulho de alarmes e de quebra de vidros, etc. O serviço Plus prolonga o histórico para os 60 dias e inclui 10 dias de gravação 24/7.

O grande problema destes serviços é que, se por um lado facilitam a vida aos utilizadores, bastando instalar e usar, sem complexidades técnicas; por outro lado fica-se dependente do dito serviço e de todas as alterações que a empresa responsável efectuar. Isso pode passar pela redução de funcionalidades ou, mais frequentemente, como neste caso, pelo aumento substancial da subscrição.

Notícias do dia

19-02-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Apple desaconselha colocar iPhones molhados em arroz; vídeos AI do Sora continuam a impressionar; Samsung Galaxy F15 5G com 5 anos de actualizações; OnePlus 12R com direito a devolução por memória UFS 3.1; Tesla lança Powerwall 3 nos EUA; Vision Pro sofrem com falta de multi-utilizador; DSA da UE passa a aplicar-se a todas as plataformas; TuMovil com 35GB por €6.99 em Espanha; e ataque KeyTrap podia encravar servidores DNS durante horas.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um cabo Baseus USB-C de 240 W.

Khanmigo - o assistente AI da Khan Academy

Explicadores e professores podem respirar de alívio. O Khanmigo, o assistente GPT da Khan Academy, tem como missão disponibilizar um explicador a todas as crianças, mas por agora ainda comete erros básicos comuns aos assistentes AI, incluindo falhar em operações aritméticas básicas.

De uma forma geral, os assistente AI são bons para nos poupar tempo e facilitar a vida, mas com o pressuposto de que temos a capacidade para identificar se estão a fazer a coisa correcta ou não. Acreditar cegamente em tudo o que dizem, ou utilizar o que produzem sem uma verificação humana, pode resultar em autênticos desastres - como se pode ver na notícia mais abaixo.


Devoluções dos Vision Pro dentro da "normalidade"

Com múltiplos utilizadores a devolverem os seus Vision Pro, chegam também relatos de que a percentagem de devoluções dos dispendiosos óculos VR da Apple se situa entre a "normalidade" e "acima da normalidade" quando comparados com outros produtos Apple.

Como referimos anteriormente, as devoluções dividem-se entre os que criticam a falta de conforto devido ao seu peso elevado, os que não encontram uma app que realmente os faça querer usar os Vision Pro frequentemente, e os que simplesmente não conseguem justificar pagar 3500 dólares por uns óculos para uso ocasional.


Air Canada tem que honrar regras inventadas pelo seu assistente AI

Podendo levar outras empresas a ponderar antes de adicionarem apressadamente um assistente AI aos seus serviços, a Air Canada foi forçada a honrar uma política inventada pelo seu assistente AI, que incentivou um cliente a comprar bilhetes dizendo que estava protegido por uma política de devolução se mais tarde decidisse cancelar o voo. Uma política que, na verdade, não existia.

O caso passou para os tribunais, e a Air Canada acabou por ser obrigada a reembolsar parcialmente o valor do bilhete (mais do que inicialmente tinha oferecido). Mas, durante o processo, a empresa tentou defender-se dizendo que não podia ser responsabilizada pelo o que o seu chatbot AI pudesse dizer. Parece que, ao estilo dos casamentos, o uso de assistentes AI por empresas tem que ser para o "melhor" e para o "pior". Neste momento, sem surpresas, o assistente AI da Air Canada encontra-se desactivado, sem qualquer indicação sobre se voltará a ser reactivado.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: VESA significa Video Electronics Standards Association - sendo um grupo que define standards relacionados com equipamentos de vídeo, indo das resoluções e frequências, às furações para encaixes standard na parte traseira dos monitores.

Carregador Anker Nano II 65 W GaN a €35

19-02-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores podem acompanhar-nos por anos e anos, e este Anker USB-C Nano II 65 W garante que estamos preparados para tirar partido do USB-C até para carregar portáteis.

Com a transição para o USB-C e alguns fabricantes a deixarem de incluir carregadores com os seus produtos, torna-se mais importante que nunca escolher um carregador que nos dê algumas garantias a longo prazo. Este carregador Anker Nano II pode fornecer um total de 65 W mas mantendo um tamanho ultra compacto graças à tecnologia GaN.
Este carregador Anker Nano II está disponível por 35.65 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 5 euros.

Como é habitual nos carregadores da marca, conta com tecnologia PowerIQ 3.0 para detecção dos protocolos de carregamento rápido em equipamentos de praticamente todas as marcas; pelo que não só beneficiará equipamentos como portáteis que necessitem de maior potência, como também acelerará o carregamento de smartphones - especialmente agora, em que alguns deles deixaram de trazer carregadores incluídos. E não se esqueçam de juntar um cabo USB-C que permita tirar partido destas potências.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Apple desaconselha colocar iPhones molhados em arroz

19-02-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple alerta para que não se deve colocar um iPhone molhado em arroz - dizendo que isso até pode ser prejudicial.

Apesar de grande parte dos smartphones actuais serem "resistentes à água", não no sentido de que devam ser usados debaixo de água, mas dando-lhes maiores probabilidades de sobreviver a um mergulho acidental, ainda existem muitas pessoas que recorrem à táctica de colocar um smartphone molhado num saco com arroz, para que "sequem" mais rapidamente.

Na verdade, essa é uma técnica a que não se deve recorrer, pouco fazendo para acelerar a remoção da humidade / líquidos que se tiverem acumulado no interior do smartphone. Pior ainda, é que o pó do arroz se pode combinar com esses líquidos, criando uma "pasta" que será mais difícil de remover. Algo que agora também passa a ser indicado num documento oficial da Apple sobre como lidar com iPhones molhados.
Para secar um iPhone / smartphone, a recomendação é que o sacudam de forma a tentar remover o máximo de líquido possível no seu interior (batendo com ele na mão com a ficha de carregamento para baixo), e aguardar cerca de 30 minutos com o smartphone pousado e exposto ao ar. No caso de continuarem a ver um alerta de líquidos, poderá ser necessário aguardar mais tempo (ate um dia).

Também não é recomendável que usem fontes de calor externas (como um secador) ou ar comprimido.

Edge vai deixar de copiar dados do Chrome sem permissão

19-02-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A MS diz ter corrigido o bug que podia fazer com que o Edge copiasse todos os dados do Chrome e assumisse a sua função no Windows.

Recentemente falamos do caso em que, após actualizações do Windows, alguns utilizadores se viam atirados para o browser Edge com todas as tabs (e até logins) que tinham no Chrome, apesar de nunca terem dado permissões para que isso fosse feito.

A MS é conhecida por algumas tácticas agressivas a nível de querer forçar a utilização dos seus produtos e serviços, e alguns utilizadores até já se depararam com caixas de importação do Chrome para o Edge que nem sequer apresentavam opção para ser recusada, sendo forçados a permitir a importação se quisessem passar à frente e usar o Windows. Mas desta vez a MS diz que se tratava de um simples bug, e que agora terá sido corrigido, devendo acabar com a situação dos utilizadores serem atirados para um Edge que replicava o Chrome.

Nos próximos meses esta questão poderá ficar completamente esquecida, pois muitos dos utilizadores do Windows 11 terão outras coisas mais graves com que se preocupar, como o facto do Windows 11 deixar de funcionar nos computadores antigos com a chegada da actualização Windows 11 Version 24H2. Sem dúvida que isso também resolverá de vez a questão do Edge fazer coisas que os utilizadores não querem.

Tesla lança Powerwall 3 nos EUA

19-02-2024 | 13:14 | A Minha Alegre Casinha

A Tesla começou a disponibilizar a nova versão Powerwall 3 nos EUA, que agora permite fornecimento de 11.5 kW em contínuo e até 30 kW de pico.

A mais recente geração Powerwall 3 vem com melhorias significativas. A capacidade da bateria mantém-se nos 13.5 kWh, ao nível da geração anterior, mas a grande diferença é que agora suporta uma saída de 11.5 kW em contínuo (grande evolução face aos 5 kW da anterior) e suporta até 30 kW de pico (face aos 7 kW anteriores).

Graças a isto, sistemas que anteriormente tinham "obrigatoriamente" que usar duas Powerwalls apenas para assegurarem o fornecimento necessário de energia poderão agora ficar resolvidos com uma única Powerwall, cuja capacidade será suficiente para as necessidades da maioria das casas.

Powerwall 3 is now available in the US 🔋🇺🇸

- 11.5 kW of power to back up most homes with one unit
- Fully integrated solar inverter and DC-coupled battery expansion units for simple, low-cost installs
- Durable exterior with Storm Watch and Heat Mode for extreme weather… pic.twitter.com/cXENLcimMC

— Tesla Energy (@teslaenergy) February 16, 2024
Adicionalmente, a Powerwall 3 também vem com inversor solar integrado, permitindo a ligação directa a painéis solares com capacidade de até 20 kW. Pode ser instalada no interior ou exterior, e até tem sistema de aquecimento para funcionamento eficiente em ambientes com temperaturas gélidas. Além de permitir a ligação de várias Powerwalls, também poderá usar módulos de expansão que a Tesla deverá lançar antes do final do ano, a preço mais competitivos (dispensando os controladores e inversores adicionais).

A Tesla começou recentemente a comercializar a Powerwall em Portugal, mas por agora ainda não se sabe quando é que a Tesla disponibilizará a nova Powerwall 3 na Europa. Tendo em conta todas as melhorias, será aconselhável aguardar pela nova versão antes de fazerem o investimento nestas baterias para casa.

Android 15 simplifica opções de vibração

19-02-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google parece estar a apostar na simplificação das opções de personalização no Android 15, mudando de barras deslizantes para botões de ligar / desligar.

A Google lançou a primeira versão "developer preview" do Android 15, e começam a ver-se algumas das alterações que a Google está a preparar para esta nova versão do seu sistema mobile.

O Android sempre foi conhecido por ser extremamente personalizável, mas nesta versão a Google parece apostar na simplificação. No menu de definições das vibrações e feedback táctil, assistimos a uma mudança dos controlos via "sliders" para simples opções "on/ff".
Enquanto no Android 14 temos direito a uma série de opções que podem ser ajustadas em intensidade, como a vibração do feedback táctil, vibração dos alarmes, vibração do sinal de chamada; no Android 15 isso dá lugar a mera opções de ligar / desligar.

Outro pormenor é que a opção para vibração no teclado passa a estar nesta secção, o que pode facilitar a sua descoberta - nas versões anteriores essa opção ficava mais escondida nas definições do teclado, tendo que se aceder ao teclado específico que se estivesse a utilizar. Aqui, deveremos ter acesso à activação / desactivação global, independentemente do teclado usado.

Samsung Galaxy F15 5G com 5 anos de actualizações

19-02-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung está prestes a revelar o novo Galaxy F15 5G, que traz boas novidades a nível da longevidade das actualizações.

O Galaxy F15 5G faz parte da gama económica da Samsung, e virá equipado com um Dimensity 6100+ tal como o Galaxy A15 5G, partilhando também um ecrã de 6.5" FHD+ a 90 Hz com notch para câmara frontal de 13 MP. Nas camâras espera-se uma câmara principal de 50 MP, acompanhada por uma de 5 MP ultrawide e 2 MP para assistência 3D. A bateria mantém-se nuns generosos 6000 mAh tal como o F14 5G que vem substituir, e deve optar por uma configuração base de 4 GB + 128 GB, tal como nesse modelo.

A maior novidade será a expansão das actualziações, que passará a assegurar 4 actualizações de sistema e 5 anos de actualizações de segurança, algo inédito nos segmentos económicos. Basta relembrar que o modelo anterior, o F14 5G, se ficou por 2 actualizações de sistema e 4 anos de actualizações de segurança. Uma evolução que poderá ter forte peso no momento de decidir o próximo smartphone nesta gama.
A Samsung continua a promover funcionalidades como o Voice Focus, que melhora a qualidade da voz nas chamadas telefónicas, aplicando filtros de redução de ruido, mas sendo algo que também já tem diso feito nos modelos da gama Galaxy A desde o lançamento da One UI 5.0.

Tudo o que resta saber é quanto é que este modelo irá custar, não devendo haver grandes alterações face à geração anterior, coisa que se deverá descobrir em breve, pois é provável que a Samsung o apresente oficialmente já nos próximos dias em antecipação ao início do MWC 2024 em Barcelona.

Xiaomi Smart Band 8 a €33

19-02-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi Smart Band 8 é uma das smart bracelets mais desejadas, e pode ser encontrada a preço simpático.

A Xiaomi Smart Band 8 mantém o mesmo formato das gerações anteriores, vindo com um ecrã AMOLED de 1.62" (490x192 pixeis), com modo Always On e até 600 nits de luminosidade. Mais do que as suas já bastante completas capacidades de tracking, para esta geração a Xiaomi foca-se na disponibilização de uma diversa gama de braceletes para todo o tipo de ocasiões, e também a possibilidade de ser usada como pendente, ou colocada nas sapatilhas - com esta última opção a prometer novos dados de tracking, e também sendo apreciado por todos os que não gostam de correr ou fazer desporto com algo no pulso. Vem com mais de 200 mostradores e tem resistência à água até 5 ATM.
De momento, podemos apanhar a Xiaomi Mi Smart Band 8 por 33.99 euros na Amazon Espanha.

Se preferirem o formato rectangular, têm a Redmi Smart Band Pro, a Smart Band 7 Pro, ou o Redmi Watch 2 Lite.

A Xiaomi anuncia uma autonomia de 16 dias de uso típico, que passam para 6 dias com o ecrã em modo Always On. O carregamento é feito em apenas uma hora. Pode ser utilizada tanto em smartphones Android como iPhones, incluindo compatibilidade com o Strava, para além de outras apps. Também pode fazer a monitorização do sono.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Meizu abandona smartphones para se dedicar à A.I.

19-02-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Meizu vai abandonar a produção de smartphones para se dedicar exclusivamente às tecnologias AI.

Demonstrando a importância que os sistemas AI irão ter no futuro, a Geely, fabricante automóvel que detém a Meizu, está a reestruturar por completo a sua estratégia.

A Meizu deixará de se preocupar com smartphones, com a equipa que desenvolve o FlymeOS a dedicar-se a "novos produtos" que utilizarão modelos AI para novas experiências. Isto poderá significar que a aposta será feita no Flyme Auto, o sistema de infotainment destinado aos veículos da marca do grupo, que incluem a Polestar, Lotus, e outras.
Esta mudança de direcção põe um ponto final no processo de desenvolvimento dos Meizu 21 Pro, Meizu 22, e Meizu 23, que já estava em curso.

A grande questão é saber como é que esta reestruturação irá afectar o smartphone Polestar que deveria estar prestes a ser revelado. Mas, pode dar-se o caso de que o fim da marca Meizu nos smartphones sirva de início para uma aposta nos smartphone "automóveis" para acompanhar os modelos do grupo. Embora, se fosse esse o caso, seria provável que a Geely o anunciasse desde já, em vez de referir apenas o fim dos smartphones Meizu.

OnePlus 12R com direito a devolução por memória UFS 3.1

19-02-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A OnePlus está a permitir as devoluções do OnePlus 12R de 256 GB, por não ter a memória UFS 4.0 inicialmente anunciada.

Quando apresentou o OnePlus 12R, a marca anunciou que este smartphone vinha equipado com a mais recente e veloz memória UFS 4.0. Mas, mais tarde veio a revelar que afinal vem com memória UFS 3.1 mais lenta.

Como tal, quem se sentir "enganado", terá a possibilidade de devolver o seu OnePlus 12R e receber o reembolso integral, até 16 de Março.

O presidente da OnePlus, Kinder Liu, diz esperar que a maioria dos clientes que comprarem este modelo se sintam satisfeitos com o desempenho do smartphone, apesar da questão UFS 3.1 vs 4.0, mas que assim fica assegurada a relação de confiança para quem o quiser trocar.

Como consequência deste episódio, deveremos ver a OnePlus juntar-se ao grupo de marcas que dispensa os detalhes técnicos, assim ficando com liberdade para usar "o que quiser" sem poder ser penalizada por isso - outras marcas no passado também já o fizeram, e têm modelos que tanto podem vir equipados com um tipo de memória, ou outra, sem que haja qualquer forma de o saber (a não ser abrindo o smartphone e vendo que chips estão a ser usados).

|