PlanetGeek

Tesla Full Self-Driving Beta v12 sabe procurar estacionamento

22-02-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O modo Full Self-Driving da Tesla continua num estado de perpétuo desenvolvimento, mas a versão 12 beta parece ter a capacidade de procurar estacionamento autonomamente.

Já nem vale a pena brincar com o modo FSD da Tesla, que tem sido prometido - ano após ano - como sendo a melhor coisa à face da Terra, mas que, ano após, continua sem cumprir aquilo que foi prometido. Ainda em versão beta e sem qualquer indicação de quando (ou se) será lançado em versão final que dê algum grau de confiança aos condutores, a mais recente versão parece ter aprendido a procurar estacionamento.

Um utilizador refere que, quando o carro chegou ao destino, depois de não ter encontrado lugar para estacionar, decidiu por si mesmo dar a volta ao quarteirão e encontrar um lugar livre.

FSD Beta 12: The One Where It Parks Itself

After consistently having the car either park itself into a stall (if my destination was a parking lot) or pull to the curb out of the roadway (if the destination was on a street), I experienced this…

Set the destination to a random… pic.twitter.com/yCOFk9DB94

— Arthur 𝕏 (@ArthurFromX) February 21, 2024
Isto é a sua suposição, pois o carro falha completamente em dar uma indicação clara do que está a fazer. A maioria das pessoas poderia simplesmente interromper o modo FSD quando visse o carro a fazer algo com que não contassem.

Dito isto, continua a irritar-me "tecnicamente" que apesar de toda a sua tecnologia, no ecrã se continue a assistir ao efeito dos carros circundantes a aparecerem / desaparecerem como se fosse um jogo de computador, em vez de reconhecer que um carro não desaparece instantaneamente. De resto, também se torna ridículo que, enquanto vai trabalhando num FSD sem fim à vista, continuem por resolver coisas bastante mais básicas e que seriam imensamente apreciadas pelos condutores, como a detecção correcta da chuva, ou até o summon e smart summon para poder colocar / retirar o carro da garagem ou de um espaço apertado, e que têm estado praticamente inutilizáveis desde a remoção dos sensores ultra-sónicos.

Poco X6 Pro 5G a €335

22-02-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Poco X6 Pro 5G já chegou às lojas, e está disponível a preço bastante interessante.

O Poco X6 Pro vem equipado com um ecrã AMOLED de 6.67" (1220 x 2712 pixeis) a 120 Hz, com luminosidade de até 1800 nits de pico, chipset MediaTek Dimensity 8300 Ultra, 8 GB RAM, 256 GB UFS 4.0, dual SIM, 5G, IR Blaster, NFC, e bateria de 5000 mAh com carregamento rápido de 67 W. A espessura fica-se pelos 8.3 mm e o peso nas 186 g. Nas câmaras temos câmara tripla de 64 MP + 8 MP ultrawide + 2 MP macro, e câmara frontal de 16 MP.
O Poco X6 Pro 5G 8+256 GB está disponível por 335.452 euros na Amazon Espanha.

Em alternativa, temos também Poco X6 não-Pro a preço mais reduzido.

Mais um modelo que vem complementar a oferta da marca e que mantém a sua habitual relação preço/qualidade; e que demonstra que não é preciso gastar 500 ou 1000 euros para se ficar com um smartphone mais que suficiente para todo o tipo de actividades.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Chrome para Android prepara grupos de tabs com uma só página

22-02-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A funcionalidade de agrupamento de tabs no Chrome para Android vai permitir criar grupos com uma só página.

O agrupamento de tabs é uma prática funcionalidade que permite organizar e gerir as páginas abertas no browser. Ao contrário do que acontece no Chrome para desktop, onde é possível criar "grupos" com uma só página, no Chrome para Android só é possível criar grupos que contenham duas ou mais páginas ou sites. Mas isso é algo que poderá mudar em breve.

Por agora escondido atrás de uma flag de desenvolvimento - chrome://flags/#android-tab-group-stable-ids - está uma opção que revela que a Google está a trabalhar no sentido de equiparar a funcionalidade do agrupamento das tabs em ambas as plataformas, permitindo que também no Chrome para Android se possa criar um grupo com apenas uma página.
Pode parecer algo inconsequente mas, para quem tem por hábito utilizar os grupos de tabs, ter as coisas em grupos - mesmo que seja um grupo com apenas uma página - pode facilitar bastante a gestão das páginas e facilitar a sua organização movendo-os de um grupo para o outro sem ter que lidar repetidamente com o grupo a deixar de ser grupo por só ficar com uma página.

Por agora isto está a ser testado no Chrome Canary para Android, pelo que poderá ainda demorar algum tempo até que chegue à versão final para o público.

One UI 6.1 com AI chega aos Galaxy S23 em Março

22-02-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung vai fazer chegar a mais recente One UI 6.1 com funcionalidades AI a mais smartphones Galaxy em Março.

Depois de ter estreado a One UI nos Galaxy S24 com forte aposta nas funcionalidades AI, a Samsung já vai revelando quando é que esta versão do sistema chegará a mais dos seus modelos.

A Samsung diz que a One UI 6.1 com AI chegará aos seguintes modelos até ao final de Março:
  • Galaxy S23
  • Galaxy S23+
  • Galaxy S23 Ultra
  • Galaxy S23 FE
  • Galaxy Z Fold5
  • Galaxy Z Flip5
  • Galaxy Tab S9
  • Galaxy Tab S9+
  • Galaxy Tab S9 Ultra
A Samsung diz que estes modelos também terão acesso às funcionalidades AI, incluindo a tradução em tempo real nas chamadas telefónicas, o novo Circle to Search para pesquisas inteligentes, geração de wallpapers via AI, resumos e traduções no Samsung Notes, e também resumos de páginas web com o Browsing Assist no browser Samsung Internet.

Por enquanto, a Samsung ainda não revelou mais detalhes quanto à parte menos positiva destas funções AI, e que traziam nas "letrinhas pequenas" de que apenas seriam gratuitas durante os primeiros dois anos, fazendo temer que após isso passariam a estar dependentes do pagamento de uma subscrição.

Google altera página de login

21-02-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Google modernizou a sua página de login, que já começou a chegar aos utilizadores de forma faseada.

Nesta altura é natural que todas as pessoas desconfiem de tudo o que for "estranho", e por isso não se poderá criticar que nas próximas semanas surjam dúvidas nos utilizadores dos serviços Google que ficarem desconfiados pela página de login não ser aquela a que estão habituados. Mas desta vez a alteração é mesmo oficial.

A Google actualizou a página de login. Uma alteração que irá apanhar alguns de surpresa mas já tinha começado a ser avisada há algum tempo.
As alterações permitem criar a sensação de "diferente", mas não são radicais, limitando-se a alguns ajustes de alinhamento para melhor se ajustarem a diferentes formatos de ecrã.

Ainda assim, importa estar atento. O facto da Google ter alterado a página poderá ser usado por ataques de phishing que queiram tirar proveito das "diferenças" para apresentarem páginas de login fraudulentas que roubem as credenciais dos utilizadores. Sempre que possível, utilizem Passkeys, que evita o preenchimento de passwords.

Este processo de alteração para a nova página de login da Google teve início a 21 de Fevereiro e deverá chegar a todos os utilizadores até 4 de Março de 2024.

Apple termina 2023 com 7 iPhones no top de vendas

21-02-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Em Dezembro de 2023, a Apple conseguiu novo recorde com 7 iPhones nas primeiras 7 posições na tabela dos smartphones mais vendidos.

Segundo os dados da Counterpoint Research, a Apple dominou as vendas no último mês de 2023, obtendo uma maioria absoluta no top de vendas ao conseguir colocar sete iPhones nas primeiras sete posições. Isto depois de também já ter sido referido que os iPhones dominavam o segmento dos topo de gama na Europa.

Curiosamente, os iPhones mais vendidos não foram os mais recentes iPhones 15, mas sim os iPhone 14, 14 Pro Max e 14 Pro, seguidos do iPhone 13. Só depois surgem os iPhone 15 Pro Max, 15 Pro e iPhone 15. Só na oitava posição surge o primeiro concorrente, o Samsung A14 5G, com as demais posições do top 10 a também pertencerem à Samsung com o Galaxy A14e e A14 4G.
Independentemente do que se achar da Apple, não é todos os dias que se vê uma marca a conseguir colocar no top de vendas smartphones lançados há dois e três anos. No entanto, é isso que temos, e que por um lado poderá ser explicado pelo suporte continuado que a Apple tem dado aos seus produtos.

Notícias do dia

21-02-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Baterias dos iPhone 15 têm o dobro da longevidade dos modelos anteriores; ChatGPT começou a dar respostas "alucinadas" durante a noite; WhatsApp ganha formatação de listas, citações e código; como ver o histórico de notificações em Android; e autoridades desmantelam rede do LockBit ransomware e lançam descodificador gratuito.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Gemini é "demasiado inclusivo" na geração de imagens

A Google está a ajustar o sistema de geração de imagens do seu modelo AI Gemini. Quando se pedem imagens que retratem períodos históricos, o modelo AI da Google parece esforçar-se por ser racialmente inclusivo, mesmo quando isso resulta em imagens pouco prováveis.

Um pedido de uma imagem que representasse um casal na Alemanha em 1802, resultou em imagens com nativos norte-americanos, ou casais com pessoas asiáticas e africanas - louvável, sim, mas pouco representativo de um casal germânico de 1802.
Mais uma vez, fica demonstrado que os actuais sistemas AI funcionam bem... se estiverem a ser utilizados por alguém que consiga validar se os seus resultados estão realmente correctos ou não.


Vulnerabilidade no ConnectWise é "embaraçosamente fácil" de explorar

Investigadores descobriram uma falha no software de acesso remoto ConnectWise que dizem ser embaraçosamente básica e que tem estado a ser usada activamente em ataques.

Qualquer vulnerabilidade é preocupante, mas ainda mais quando se trata de algo numa ferramenta de acesso remoto e que dá acesso total a milhares de sistemas que o utilizem. Neste caso, os investigadores referem que seria fácil aceder a centenas de milhares de contas, e que ainda existiam cerca de 9 mil servidores ConnectWise que estavam vulneráveis, cada um deles facilitando o acesso indevido a milhares de pontos de acesso de clientes. Avisam ainda para que, devido a esta falha, seja provável depararmos-nos com uma imensa vaga de ataques ransomware nas próximas semanas.


FDA alerta contra smartwatches ou anéis para diabéticos

Nos EUA, a FDA sentiu a necessidade de emitir um alerta a relembrar que, actualmente, não existe nenhum smartwatch ou smart ring que tenha um sistema fiável de medição não invasiva dos níveis de glucose no sangue.

Aparentemente, há fabricantes que têm exagerado nas capacidades dos seus produtos, dizendo que o conseguem fazer - mas isso é algo em que muitos grandes fabricantes têm tentado fazer, há anos, ainda sem sucesso. Faz-me lembrar um smartwatch económico que testei há alguns anos, e que dizia ter detecção dos níveis de raios UV. Afinal, essa "capacidade" limitava-se a ser a apresentação dos valores obtidos de algum site de informação meteorológica, e não qualquer sensor que tivesse efectivamente.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Windows 95 podia demorar três minutos, ou mais, a arrancar num PC da altura (com CPU Intel 486). Algo que põe em perspectiva a falta de paciência para que um computador moderno arranque em segundos.

Powerbank Charmast 10400mAh a €19

21-02-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank compacto de 10400mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste mini powerbank da Charmast não só temos uma capacidade generosa, como um tamanho ultra-compacto como suporta USB-C PD de 18W.
Este Powerbank Charmast 10400mAh está disponível por 19.51 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 20% aplicado automaticamente.

Pode ser recarregado usando uma porta micro-USB ou USB-C, pelo que já fica preparado para o futuro em que o USB-C se tornará cada vez mais comum, e podemos usar três portas em simultâneo para recarregar até três equipamentos em paralelo. No entanto, um detalhe a ter em conta, é que não suporta carregamento enquanto ele próprio está a ser recarregado (para quem estivesse a pensar utilizá-lo como "UPS" com alimentação contínua).


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

WhatsApp ganha formatação de listas, citações e código

21-02-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp expandiu as opções de formatação de texto, agora suportando listas, citações e código.

Até agora já era possível utilizar várias opções de formatação de texto nas mensagens do WhatsApp, como o bold / negrito, itálico, strikethrough e monospace (envolvendo a a palavra ou secção em *, _, ~, ou ´´´, respectivamente).

Agora, passamos a ter quatro novas opções de formatação para listas, listas numéricas, citações e código.
  • Listas com pontos: colocar um - no início do texto, seguido por um espaço. Ex. ("- lista")
  • Listas numéricas: colocar um ou dois dígitos seguidos por um ponto e espaço. Ex. ("1. primeiro elemento")
  • Citações: colocar um símbolo > para marcar secções do texto ou citações.
  • Código: colocar um símbolo ` no início e fim do texto a ser destacado como código

Não é o tipo de coisa que a maioria dos utilizadores se vá lembrar, mas para os "profissionais" do WhatsApp que queiram apresentar mensagens de forma mais legível e identificável, será bom saber.

How to Improve the Quality of Your Software Development using Good Metrics, Artificial Inteligence Tools and Efficient Testing and Debugging Methods

21-02-2024 | 15:15 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Every good developer should be concerned with learning more about the processes and developing better software.

These processes involve using good metrics to evaluate the quality of the developed software and modern tools to build software more efficiently by testing and fixing bugs.

Read this short article to learn more about several tutorials that will help you to become a better developer.

ChatGPT começou a dar respostas "alucinadas" durante a noite

21-02-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Quem interagiu com o ChatGPT durante a noite foi presentado com uma série de respostas absurdas e alucinadas.

No passado já tivemos casos do ChatGPT, e outros assistentes AI, a darem respostas completamente sem nexo, mas isso sendo resultado de tentativas deliberadas (ou acidentais) que levam os modelos AI além dos seus limites. Desta vez, a coisa foi mais assutadora, pois essas respostas alucinadas foram dadas pelo ChatGPT de forma imediata a perguntas simples que deveriam ter sido respondidas sem dificuldades.

Até para as mais simples interacções, o ChatGPT podia responder com longos textos sem sentido, repetição de palavras, ou de aparentemente ficar preso num ciclo interminável de uma frase.

the chatgptsubreddit is filled with people wondering why it started suddenly speaking Spanglish, threatened the user (I’m in the room with you right now, lmao) or started straight up babbling pic.twitter.com/4unzFVAFQd

— sean mcguire (@seanw_m) February 21, 2024
É o tipo de coisa que pode servir de munição para os críticos destes modelos AI, que dizem que não passam de um "auto-complete" mais avançado que apenas vai adicionando palavras sem ter real consciência do que está a dizer.
A OpenAI esteve em cima do acontecimento, rapidamente confirmando o mau funcionamento e dizendo que o mesmo estaria resolvido (sem dar detalhes sobre o que teria estado na sua origem), e que iria manter a monitorização (o que pode ser visto como uma certa insegurança sobre se realmente estaria resolvido ou não).

Entrando-se nas suposições, podemos interrogar-nos sobre se esta súbita alucinação poderia estar relacionada com alguma nova regra que estivessem a adicionar às directivas principais do ChatGPT, que regem o seu funcionamento global.

Google aumenta subscrições Nest Aware

21-02-2024 | 13:12 | A Minha Alegre Casinha

Depois da Ring, também a Google apresenta um aumento aos utilizadores de câmaras Nest, nalguns casos fazendo com que a mensalidade duplique.

Recentemente, a Ring voltou a aumentar os preços das mensalidades, agora fazendo com que o custo de duas câmaras seja igual ao plano que permite câmaras ilimitado (que previsivelmente também irá aumentar, assim que os clientes com duas câmaras migrarem para esse plano). Mas, relembrando que não é só a Amazon que tira proveito da dependência dos utilizadores nos serviços cloud, também a Google faz o mesmo.

As subscrições Nest Aware internacionais estão a aumentar, no Canadá passando de CA$16 para CA$20 (+25%) por mês ou CA$200 por ano para o Nest Aware Plus; com o plano base a ficar por metade disso, CA$10/mês ou $100/ano. Mas isto é para os planos recentes, quem ainda tivesse as subscrições mais antigas, vê oi preço duplicar de CA$50 para CA$100, CA$80 para CA$160, ou CA$110 to CA$220, dependendo do tempo de gravação de 5, 10 ou 30 dias.

O serviço base inclui 30 dias de eventos registados e alertas inteligentes, como reconhecimento de rostos conhecidos, detecção de barulho de alarmes e de quebra de vidros, etc. O serviço Plus prolonga o histórico para os 60 dias e inclui 10 dias de gravação 24/7.

O grande problema destes serviços é que, se por um lado facilitam a vida aos utilizadores, bastando instalar e usar, sem complexidades técnicas; por outro lado fica-se dependente do dito serviço e de todas as alterações que a empresa responsável efectuar. Isso pode passar pela redução de funcionalidades ou, mais frequentemente, como neste caso, pelo aumento substancial da subscrição.

Baterias dos iPhone 15 têm o dobro da longevidade

21-02-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

As baterias dos iPhone 15 prometem manter 80% da capacidade mesmo após 1000 ciclos de carga e descarga.

Depois dos embaraçosos episódios referentes às baterias, em que até reduzia secretamente o desempenho dos iPhones para tentar evitar a probabilidade de reboots por falta de energia, a Apple parece ter aprendido a lição.

Para a mais recente geração de iPhones 15, a Apple diz que as baterias utilizadas mantêm 80% da sua capacidade original mesmo após 1000 ciclos de carga, em contraste com as baterias das gerações anteriores, que apenas asseguravam essa capacidade por 500 ciclos.
É uma excelente notícia para quem pretende manter os seus iPhones durante vários anos. Para quem fizer uma carga completa todos os dias, isto significa que o seu iPhone passará a manter uma capacidade aceitável durante o dobro do tempo (32 meses em vez de 16 meses), com esse valor a duplicar-se no caso de apenas fazerem um carga parcial a 50% (por exemplo, chegando ao fim do dia com 50% de carga e só recarregando os 50% restantes).

Mas, é também necessário ter em conta que a longevidade da bateria depende imenso dos factores em que isso é feito. Carregamentos rápidos, temperaturas excessivas, manter a bateria a 100% durante longos períodos de tempo, etc. tudo isso pode contribuir para uma degradação mais acelerada.

Dacia Spring renovado em 2024

21-02-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Dacia Spring, um dos mais económicos automóveis eléctricos no mercado, foi alvo de remodelação em 2024.

O Dacia Spring tem feito sucesso no nosso país, em grande parte devido ao seu preço extraordinariamente competitivo que podia ficar abaixo dos 14 mil euros com incentivos do Estado. E esta nova versão deverá manter essa tendência.

O novo Dacia Spring 2024 aposta num design mais inspirado no Duster SUV, ganhando uma aparência mais musculada. Dependendo da versão, temos um motor de 45 ou 65 cv, suficientes para condução citadina moderada (os 0-100 km/h são feitos em 14 segundos), e com 220 km de autonomia. A marca refere que a maioria dos condutores do modelo anterior apenas percorrem 64 km por dia, por isso sendo mais que suficiente para o público alvo a que se destina.
No interior temos um mostrador digital renovado, que pode ser acompanhado por um ecrã central de 10" (dependo da versão escolhida).

Outra novidade, é que apesar de manter um preço que se manterá abaixo dos 20 mil euros, tem capacidade para carregamento bidireccional, podendo ser usado como "bateria" para alimentar equipamentos eléctricos em caso de necessidade.

Pen USB-C 3.1 Samsung 64GB a €13

21-02-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem precisar de uma pen USB-C que não faça desesperar nas transferências, pode optar por esta Samsung USB 3.1 que permite transferências de até 300 MB/s.

Pens USB há muitas, e quase todas elas fazem questão de ostentar a compatibilidade com USB 3.0 e USB 3.1. No entanto, quando chega a altura de as por à prova, quase sempre descobrimos que na prática as suas velocidades de transferência continuam a ser as mesmas que as das pens USB de gerações mais antigas, ficando-se pelas poucas dezenas de megabytes por segundo. Mas há excepções, como é o caso desta pen USB-C Samsung.

Esta pen USB-C 3.1 Samsung de 64 GB (MUF-64DA/APC) está disponível por 13.71 euros.

Ao contrário das pens lentas, esta pen pode atingir transferências de 300 MB/s em leitura e 30 MB/s em escrita, fazendo com que transferir ficheiros de grandes dimensões possa ser feito numa questão de segundos. E, adicionalmente, graças ao uso da ficha USB-C, tem um tamanho bastante diminuto que não irá desperdiçar espaço. Só é pena que use uma tampa amovível em vez de um sistema de deslizar, o que faz antever que seja apenas uma questão de tempo até que se perca a tampa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

ZTE Libero Flip no Japão por €244

21-02-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A era dos smartphones dobráveis baratos pode estar a chegar, com o ZTE Libero Flip a ser lançado no Japão por 244 euros.

Os smartphones com ecrã dobrável já estão a ser comercializados há vários anos, e aguarda-se pacientemente pela fase em que essa tecnologia comece a ser disponibilizada a preços mais acessíveis. Do Japão chega-nos a indicação de que isso pode estar prestea a acontecer.

O ZTE Libero Flip, um modelo dobrável na vertical ao estilo do Galaxy Z Flip, está a ser lançado no Japão com um preço promocional de lançamento de apenas 244 euros (com o preço sem descontos a ir para os 387 euros).
Isto torna-o no modelo dobrável mais económico até à data. Este modelo tem um ecrã interior de 6.9" quando aberto, e um ecrã exterior circular de 1.43" com 466x466 pixeis, usa um Snapdragon 7 Gen 1, 6 GB RAM, 128 GB de capacidade, câmaras de 50 MP + 2 MP, câmara frontal de 16 MP, e bateria de 4310 mAh com carregamento rápido de 33 W QC4+ e PD 3.0. Vem com Android 13 com ZTE UI.

Mesmo tendo este preço simpático, usa um mecanismo de dobradiça que deixa as duas metades do smartphone fecharem de forma completamente plana sem deixar uma folga na zona da dobragem.

Xiaomi e Leica vão criar Instituto Óptico

21-02-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi e a Leica estão a reforçar a sua parceria, anunciando a criação de um instituto óptico para a criação das melhores câmaras para smartphones.

O instituto - Xiaomi x Leica Optical Institute - promete ser o mais avançado de sempre a nível de tecnologia para as câmaras de smartphones, e além das objectivas (especialidade da Leica) também se irá focar na parte da fotografia computacional e das tecnologias AI utilizadas para o melhoramento, assim como outras tecnologias que beneficiem a captação de imagem nos smartphones.

A Xiaomi soube aproveitar o fim da parceira da Leica com a Huawei, e rapidamente aproveitou a oportunidade para ocupar essa posição. Curiosamente, no ranking do DxOMark, as primeiras posições continuam a ser ocupadas por modelos da Huawei, seguidos por iPhones, modelos da Oppo e vivo. O primeiro modelo Xiaomi apenas aparece na 20ª posição, e é o Xiaomi Mi 11 Ultra de 2021 (o 13 Ultra está na 23ª posição).
Veremos se esta parceria irá alterar este panorama, com o Xiaomi 14 Ultra a ter apresentação para breve, embora os desenvolvimentos deste novo instituto só venham a fazer notar nos modelos dos próximos anos.

Autoridades desmantelam rede do LockBit ransomware

20-02-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O ransomware LockBit é o mais recente a ser alvo das autoridades, resultando na detenção de vários indivíduos e disponibilização de uma ferramenta de descodificação para as suas vítimas.

Diversos países disseram que iriam endurecer a luta contra o ransomware, um negócio "bilionário", e isso parece estar a surtir efeito.

Autoridades de diversos países efectuaram uma acção conjunta contra o LockBit que deteve diversos indivíduos na Polónia e Ucrânia, confiscou mais de 30 servidores situados em diversos países, e apoderou-se de mais de 200 crypto-wallets pertencentes ao grupo. Foram também obtidas mais de mil chaves para descodificar dados encriptados pelo LockBit, tendo sido adicionada essa capacidade a um descodificador de LockBit no No More Ransom. Em alternativa, as empresas afectadas podem contactar directamente o FBI para obterem ajuda na descodificação dos seus dados.
Embora não se saiba quanto dinheiro estava disponível nas contas obtidas, no passado o FBI já efectuou a devolução do valor a vítimas de ataques de ransomware usando os fundos dos seus atacantes, pelo que que algumas das vítimas do LockBit que tenham pago o resgate pedido pelos seus dados poderão poder vir a receber o valor pago.

Tal como nas demais actividades criminosas, a queda deste grupo apenas dará lugar para que outros ocupem o seu lugar. O combate pelas autoridades é necessário (e bem-vindo), mas enquanto a actividade permitir continuar a lucrar centenas de milhões, e até milhares de milhões de dólares, haverá sempre quem esteja disposto a infringir a lei.

Como ver o histórico de notificações em Android

20-02-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Se já apagaram uma notificação acidentalmente, poderão recuperá-la recorrendo ao histórico das notificações nos smartphones Android.

As notificações são simultaneamente uma coisa útil e uma autêntica praga dos tempos modernos. Independentemente de moderarem o seu uso ou não, acaba por ser quase inevitável que, de tempos a tempos, se possa eliminar uma notificação por acidente (já nem falo das que são tocadas acidentalmente quando elas aparecem quando se ia tocar em algo numa app). Mas no Android há uma prática funcionalidade que permite revisitar o histórico das notificações recebidas.

Para isso bastará dar um salto aos Settings - Notifications - Notification History.
Alguns fabricantes podem colocar esta função em zonas ligeiramente diferentes dos settings (a Samsung esconde-a atrás do Advanced Settings na secção Notifications), havendo também marcas que optam por deixá-la desactivada de origem, enquanto outras a deixam activada.

Por isso, antes que seja necessário, importará dar um salto a esta secção e verificar se o histórico de notificações está activo ou não, para que não sofram dissabores quando precisarem de lhe dar uso.

Infelizmente, o Android não permite um controlo mais detalhado a nível de permitir o histórico apenas para apps específicas. E considerando que não aplica qualquer controlo de acesso a esta secção, há que estar consciente de que qualquer pessoa com acesso ao smartphone poderá espreitar as notificações que podem conter informação sensível como pagamentos, mensagens, etc.

Notícias do dia

20-02-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla promete resolver detecção de chuva "em breve"; Android 15 combate notificações excessivas; Apple "espia" tudo o que se faz na App Store; Google aumenta subscrições Nest Aware; Câmaras Wyze mostraram lares das pessoas erradas - novamente.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Google vende boneco "The Bot" - que esgotou de forma imediata

A Google lançou um produto inesperado à sua loja online, um boneco "The Bot" que tem sido o símbolo do Android. O boneco de 3" (7.62 cm) foi disponibilizado por $16 e, sem surpresas, esgotou rapidamente.

Infelizmente só esteve disponível na loja Google dos EUA. E tendo em conta a demora com que a Google tem feito chegar os seus produtos às lojas no resto do mundo, não é de esperar que venha a ser disponibilizado noutros países. Por isso, os fãs do Android que quiserem um boneco, terão que recorrer a fontes alternativas (ou imprimir o seu usando uma impressora 3D).


Apple domina mercado dos topo-de-gama na Europa

Mantendo o habitual ciclo anual, a Apple voltou a ter um pico de vendas no último trimestre do ano, graças ao lançamento da geração iPhone 15, e que fez com que na Europa conseguisse ultrapassar a Samsung nesse trimestre - embora globalmente a Samsung ainda se mantivesse na primeira posição com 43.7 milhões de smartphones vendidos (34% do total) versus os 34.6 milhões da Apple (27%).

Onde a Apple domina de forma incontestável é no segmento superior, sendo responsável por 77% das vendas no segmento acima dos $800, com a Samsung a ficar com apenas 16% e a Google com apenas 4%. Um segmento que representa cerca de 40% do mercado, e que parece indicar que a Apple tem caminho livre para continuar a aumentar o preço dos seus smartphones.


Ecrã dobrável da Samsung obtém certificação MIL-STD-810

Os ecrãs dobráveis ainda sofrem do estigma de serem mais frágeis que os ecrãs convencionais, mas a Samsung quer demonstrar o contrário, anunciando que o seu ecrã dobrável de 7.6", idêntico ao utilizado no Galaxy Z Fold5, superou os testes exigidos para obter a certificação militar MIL-STD-810.

Estes testes comprovam o uso dos produtos em ambientes extremos, incluindo funcionamento a temperaturas extremas, choque térmico com mudanças bruscas de temperatura, funcionar coberto por gelo, resistir a névoa de água salgada, vibrações causadas por armas e detonações, acelerações de 10.5 G, e as inevitáveis quedas - mais concretamente, resistir a 25 quedas de 1.22 metros de altura - entre outras coisas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O ZX Spectrum podia ler e gravar dados em cassete a uma média de 170 bytes por segundo, fazendo com que demorasse entre 3 a 4 minutos para carregar um jogo. A estas densidades e velocidades, uma cassete de 90 minutos poderia guardar um total de 896KB e, para se guardar um gigabyte de informação seriam necessárias 1116 cassetes, que demorariam quase 70 dias a ler ou gravar.

|