PlanetGeek

Notícias do dia

18-03-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Apple Tap to Pay chega a Portugal; Samsung One UI 7 prometida para 7 de Abril; BYD lança posto de carregamento de 1MW; Reddit deixa esconder publicidade por um ano; actualização do Windows 11 apaga Copilot por engano; e Amazon Alexa vai enviar todas as gravações para a cloud.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns Xiaomi Redmi Buds 6 Active.

Perplexity promove pesquisa AI com ajuda do Squid Game

Com os motores de pesquisa a entrarem numa crise existencial à medida que os assistentes AI vão ocupando o seu lugar, a Perplexity lança um vídeo que aproveita a estrela do Squid Game, o ambiente do Severance, e ainda tem tempo para gozar com as respostas AI da Google.

No vídeo vemos o Lee Jung-jae a enfrentar um novo desafio, ao estilo do Squid Game, num corredor que evoca a igualmente mediática série Severance, e onde se vê obrigado a recorrer ao Perplexity para encontrar as respostas que procura. Respostas essas que, a certa altura, recomendam usar cola para manter o queijo numa pizza (como ficou imortalizado pelos resumos AI da Google).


Não deixa de ser curioso que a Perplexity tenha optado por esta via, quando, do outro lado, temos os estúdios e actores preocupados com o uso dos seus conteúdos para treinar os modelos AI - como referido já a seguir.


Hollywood contra "pirataria" AI

Sem surpresas, centenas de actores e entidades da indústria do entretenimento estão contra a criação de qualquer regime de excepção para os direitos de autor a nível da utilização de conteúdos para treino de modelos AI.

Recentemente, a OpenAI e a Google vieram dizer que é essencial que possam usar todos os conteúdos para AI, ignorando os direitos de autor - na prática, legalizar a pirataria para efeitos de AI - e aproveitando a desculpa de que, se assim não for, ficarão seriamente prejudicados face a modelos AI vindos da China. Veremos se o actual governo dos EUA prefere dar prioridade às empresas tecnológicas ou a Hollywood.


Roku testa publicidade vídeo antes do ecrã principal

A Roku está a enfurecer os clientes com a apresentação de vídeos publicitários antes de se poder chegar ao ecrã principal.

Apesar dos vídeos (aparentemente) terem um botão para parar, o mesmo parece passar desperecebido a parte significativa das pessoas, que - como se poderia imaginar - não demoraram a expressar a sua indignação nos fóruns e redes sociais. A Roku optou pela defesa de que se trata apenas de um "teste limitado" e que não significa que esses vídeos publicitários passarão serão aprovados; mas, não deixa de ser mais um passo que vai comprovando a inevitável "enshittification" dos serviços digitais. Que começam por ser inovadores e atractivos, cativando clientes, e depois acabam por ir explorando os clientes de formas cada vez mais oportunistas e abusivas.


Pixel 9a já tem análises antes do lançamento


A Google já tem tradição de não saber manter segredos, ao ponto de, por várias vezes, se conformar em ir revelando informação de novos produtos antes da sua apresentação oficial. E é novamente o que acontece a propósito do novo Pixel 9a. Apesar de a Google ainda nem sequer o ter anunciado, já estão a surgir análises em diversos canais do YouTube, que desvendam o novo Pixel "económico".



Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: No seu ponto mais próximo, Marte fica a cerca de 55 milhões de quilómetros da Terra. Um Blackbird SR-71 a viajar a 3500 km/h demoraria quase 2 anos a percorrer essa distância; e seriam precisos mais de 20 anos para um carro a 300 km/h.

Coluna BT Tronsmart T7 Lite a €31

18-03-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Quem já tiver passado pelas colunas Bluetooth de baixo custo e agora procurar algo com um pouco mais de potência, irá ficar satisfeito com esta Tronsmart T7 Lite.

O desaparecimento da ficha dos headphones tem fomentado a utilização de colunas BT em cada vez mais situações (muitas vezes torna-se a única opção possível, a não ser que se recorra a adaptadores BT para ficha de 3.5mm). Em muitos casos acaba também por se revelar uma solução mais conveniente, permitindo que se chegue a casa e se comece a ouvir a música na coluna em vez de se sofrer com a tentativa do smartphone reproduzir os sons graves com os seus altifalantes diminutos. E no caso desta Tronsmart T7 Lite, temos volume com fartura mas mantendo um tamanho relativamente compacto.
Esta coluna BT Tronsmart T7 Lite está disponível por 31.99 euros na Amazon Espanha - activar desconto de 20%.

Vem com uma bateria generosa para garantir que as sessões de música podem prolongar-se por 24 horas com o volume a 50%, demorando cerca de 3 a 4 horas a recarregá-la. Conta também com porta USB-C, microfone para funcionar como sistema mãos livres ao efectuar chamadas telefónicas, cartão de memória para reprodução de músicas, e para quem quiser duplicar a potência sonora, pode emparelhar-se com uma coluna adicional para funcionar em modo stereo real.

Acompanha as melhores promoções diárias no nosso canal AadM Promos.

iPhone dobrável deverá custar o dobro do iPhone 16 Pro Max

18-03-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O primeiro iPhone dobrável da Apple poderá passar para metade do tamanho, mas o seu preço será o dobro de um iPhone topo de gama.

Apesar do iPhone dobrável só ser esperado para o final de 2026 ou início de 2027, os analistas já começam a fazer as previsões quanto ao preço que poderá ter - e as perspectivas não são animadoras. Ao estilo dos demais dobráveis Android no mercado, também o dobrável da Apple irá ter um preço bastante elevado, ainda mais elevado do que a maioria dos dobráveis existentes.

As mais recentes estimativas dizem que o iPhone dobrável deverá ter um preço a começar nos $2300 nos EUA, significando que terá um preço de cerca do dobro de um iPhone 16 Pro Max ($1200).

Até agora a Apple tem estado imune às consequências do aumento de preço dos iPhones, sendo que até o preço acrescido do iPhone 16e não tem afectado as vendas. No entanto, coloca-se a questão sobre se isso continuará a manter-se à medida que os preços vão subindo - tal como ficou demonstrado com a relativa fraca adesão aos dispendiosos Vision Pro, que contam com a desculpa de que eram "destinados a developers" e não ao público em geral.

Veremos se o iPhone dobrável poderá manter a tradição dos iPhones continuarem a vender bem apesar do preço crescente, ou se será desta que os consumidores deixam que a sua carteira sirva de travão aos seus desejos.

Amazon Alexa vai enviar todas as gravações para a cloud

18-03-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Em preparação para a Alexa+ com AI, a Amazon removeu a opção de não enviar as gravações de voz para a cloud.

A Amazon está a preparar o lançamento da nova versão Alexa+ com AI e, no processo, vai obrigar que todos os pedidos feitos à Alexa sejam enviados para a cloud a partir de 28 de Março.

Até agora, os utilizadores dos Echo tinham a opção de impedir que as suas gravações fossem armazenadas nos servidores da Amazon, mas essa opção será removida com a chegada da Alexa+, a nova assistente com inteligência artificial. A alteração aplica-se a todos os dispositivos Echo, incluindo os já comprados, o que se torna num rude golpe para todos os clientes que tinham essa opção activada.

Segundo a Amazon, esta decisão é necessária para suportar as novas funcionalidades de inteligência artificial da Alexa, que dependem de processamento na cloud. Um dos principais recursos do Alexa+ é o Voice ID, que reconhece diferentes utilizadores para respostas personalizadas. No entanto, mesmo quem não subscrever a Alexa+ perderá a capacidade de impedir que os seus pedidos de voz sejam enviados para os servidores da Amazon.
As preocupações com a privacidade da Alexa não são novas. Em 2023, a Amazon pagou uma multa de 25 milhões de dólares por armazenar indefinidamente gravações de voz de crianças. A empresa também foi criticada por permitir que funcionários ouvissem pedidos gravados e por fornecer gravações da Alexa para investigações criminais. Além disso, um acordo com a FTC revelou que milhares de funcionários tiveram acesso a imagens privadas captadas por câmaras Ring.

Uma vez mais, a dependência de produtos ou serviços na cloud faz com que os consumidores fiquem à mercê de tudo o que as empresas desejarem fazer: do encerramento do serviço à remoção de opções de privacidade; e a alternativa é passar de produtos funcionais para "tijolos" inúteis.

Bloco de tomadas vertical com USB a €34

18-03-2025 | 13:10 | A Minha Alegre Casinha

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com 12 tomadas e 6 portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 6 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical Koosla 12 tomadas + 6 USB está disponível por 34 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com três interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas e portas USB de forma independente, um para grupo de tomadas e portas USB por patamar, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

BYD lança posto de carregamento de 1MW

18-03-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A BYD continua a acelerar o tempo de carregamento das baterias, com o seu mais recente posto a poder atingir 1 MW.

O Megawatt Flash Charger pode fornecer 1000 V e 1000 A, tornando-se no primeiro sistema de 1 MW destinado ao público em geral.

Com esta potência, permite carregar energia suficiente para percorrer 400 km em apenas 5 minutos (mais de 1 km por segundo), atingindo um tempo de recarregamento que se pode equiparar ao tempo de abastecimento de um carro a combustão. Na demonstração feita, carregando um Han L e Tang L, comprovou-se que o nível de carga foi de 7% a 50% em menos de 5 minutos.


Para comparação, os mais recentes postos Supercharger V4 da Tesla ficam-se pelos 500 kW, e os únicos que se aproximam são os postos Xpeng S5 que podem atingir 800 kW - demonstrando o quanto as empresas chinesas têm investido nos carregamentos rápidos.

Por agora a BYD pretende instalar alguns milhares destes postos na China, não se sabendo se / quando os irá fazer chegar ao ocidente. Mesmo tendo em conta que a maioria dos utilizadores de carros eléctricos optará por fazer carregamentos lentos em sua casa ao longo da noite, uma rede de postos ultra-rápidos em pontos estratégicos (como auto-estradas) traria comodidade adicional para os cenários de viagens longas - estratégia em que a Tesla apostou correctamente com a sua rede Supercharger.

Renault 5 Turbo 3E chega em 2027 com 540cv

18-03-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Depois da revelação no final de 2024, a Renault avança com mais detalhes sobre o apetecível Renault 5 Turbo 3E eléctrico.

A Renault prepara-se para agitar o mercado dos eléctricos com o lançamento do Renault 5 Turbo 3E em 2027. Descrito como um mini-supercarro, este renascimento moderno do icónico Renault 5 Turbo debita 540 cv exclusivamente para as rodas traseiras. A produção será limitada a 1980 unidades, e as encomendas deverão abrir em breve - estimando-se desde já que rapidamente se esgotem.

O 5 Turbo 3E mantém a essência do seu antecessor de ralis, mas com aerodinâmica moderna. Conta com plataforma desenvolvida pela Alpine, com dois motores integrados nas rodas traseiras, entregando impressionantes 4.800 Nm de binário às rodas. A ausência de um diferencial tradicional permite um controlo mais preciso, garantindo uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em menos de 3.5 segundos e uma velocidade máxima de 270 km/h.
A energia provém de uma bateria de 70 kWh, oferecendo uma autonomia anunciada de 400 km. No entanto, a Renault admite que, em condução agressiva, esse valor desce para cerca de 15-20 minutos em pista. O carregamento rápido a 350 kW permite passar de 15% a 80% da carga em apenas 15 minutos. O modelo inclui ainda um modo drift e um travão de mão de estilo rali.

Infelizmente, o preço ainda não foi revelado, mas o facto da Renault apenas indicar que o preço ficará "abaixo do Alpine A110 R Ultime" (que começa nos €265.000!) faz suspeitar que este Renault 5 não se vá tornar no super-carro eléctrico acessível que muitos fãs desejariam - a não ser que a Renault esteja a preparar uma grande surpresa a esse nível.


Actualização: Vídeo do Top Gear.

Ganha uns Xiaomi Redmi Buds 6 Active

18-03-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre uns earphones Xiaomi Redmi Buds 4 Lite.

Goste-se ou não, os earphones Bluetooth tornaram-se numa inevitabilidade do abandono das fichas de 3.5mm dos headphones, que durante décadas se mantiveram como um standard inquestionável. Felizmente, modelos como estes Xiaomi Redmi Buds 6 Active fazem com que não seja preciso gastar uma fortuna para se continuar a ouvir a nossa música favorita em privacidade e sem incomodar quem nos rodeia.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Apple Tap to Pay chega a Portugal

18-03-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O sistema "Tap to Pay" da Apple chega a Portugal, facilitando os pagamentos e transferências de dinheiro com um simples toque usando um iPhone como terminal.

A Apple expandiu o Tap to Pay no iPhone a nove países europeus, incluindo Portugal, Polónia, Finlândia, Suíça e Hungria. Com esta funcionalidade, empresas de qualquer dimensão podem usar um iPhone como terminal de pagamento contactless, sem necessidade de hardware adicional.

Lançado nos EUA em 2022, o Tap to Pay permite que iPhones aceitem pagamentos via Apple Pay, cartões de crédito e débito contactless, bem como carteiras digitais. O serviço utiliza tecnologia NFC para garantir a autenticação dos pagamentos e suporta também a introdução de PIN para segurança acrescida. Vários fornecedores de pagamento, como Adyen, Revolut, Stripe e SumUp, estão a suportar a expansão em diferentes países, com mais parceiros a serem adicionados em breve.

Sistemas suportados por país:

  • Portugal: Adyen, Mollie, myPOS, Revolut, Stripe, SumUp, Viva
  • Bulgária: Adyen, myPOS, Revolut, Viva; SumUp (em breve)
  • Finlândia: Adyen, Mollie, Nets, Revolut, Stripe, SumUp, Viva; Surfboard Payments (em breve)
  • Hungria: Adyen, Global Payments, myPOS, Revolut, SumUp, Viva, Worldline
  • Liechtenstein: Adyen
  • Polónia: Adyen, eService, PKO Bank Polski, Mollie, Stripe, SumUp, Viva, Worldline; Planet Pay (em breve), Revolut, PeP (Nexi Group)
  • Eslováquia: Adyen, Global Payments Slovenská Sporitel'ňa, Revolut, Worldline; SumUp (em breve)
  • Eslovénia: Adyen, Revolut, Worldline; soon SumUp, hobex
  • Suiça: Adyen, Mollie, myPOS, Nexi, Stripe, SumUp, Worldline; hobex (em breve)

O Tap to Pay no iPhone é compatível com modelos a partir do iPhone XS e funciona de forma semelhante a uma transação normal do Apple Pay. Os vendedores apenas precisam de abrir a aplicação, registar a venda e apresentar o iPhone ao cliente, que pode fazer o pagamento contactless. A Apple mantém no seu site uma lista dos países suportados.

Samsung One UI 7 prometida para 7 de Abril

18-03-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de muitas demoras, a Samsung compromete-se a iniciar as actualizações para One UI 7 a 7 de Abril.

Muitos utilizadores de smartphones Samsung têm ficado frustrados com a demora do lançamento da mais recente One UI 7, mas finalmente a Samsung compromete-se com uma data.

A Samsung anunciou oficialmente o calendário de lançamento do One UI 7, confirmando que a actualização começará a ser disponibilizada a 7 de Abril. Como esperado, os equipamentos que receberão esta actualização começarão pelos Galaxy S24, juntamente com os Galaxy Z Fold6 e Z Flip6. A actualização será depois alargada gradualmente a mais dispositivos da Samsung, incluindo a série Galaxy S23, os Galaxy Z Fold5 e Z Flip5, bem como os Galaxy Tab S10 e Tab S9. No entanto, a disponibilidade dependerá das regiões, pelo que alguns países terão acesso à actualização antes de outros.

O One UI 7 traz várias novidades, como a Now Bar, design melhorado, novos widgets e opções melhoradas de personalização do ecrã de bloqueio. Além disso, a Samsung está também a apostar nas ferramentas AI, como o AI Select, Writing Assist, Drawing Assist e Audio Eraser - coisa que, por outro lado, ainda não se sabe quanto é que poderá custar depois de passado o período de "oferta" das funcionalidades AI.

Reddit deixa esconder publicidade por um ano

17-03-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O Reddit quer amenizar a relação com os utilizadores, deixando que se esconda a publicidade irritante por um ano.

O Reddit tem feito grande aposta na publicidade, mas está a dar aos utilizadores um pouco mais de controlo sobre os anúncios que vêem (isto, falando dos que não usam adblockers e cortam o mal pela raiz). A plataforma, que tem aumentado a presença de publicidade, vai permitir que os utilizadores bloqueiem anunciantes específicos durante um ano ao clicar em "esconder" num anúncio.

No entanto, há limitações. O Reddit não especificou quantos anunciantes podem ser bloqueados, mas alguns utilizadores já relataram um limite diário para ocultar anúncios - caso contrário, seria fácil imaginar que muitos utilizadores se limitassem a esconder todos os anúncios e ficassem com uma experiência livre de anúncios, por um ano.
Além disso, também será possível reportar anúncios indevidos, o que também impede esse anunciante de voltar a direccionar publicidade durante um ano.

O Reddit já permite que os utilizadores desactivem categorias de anúncios, como álcool, política ou perda de peso, mas muitos queixam-se de que este sistema nem sempre funciona correctamente. Apesar destas novas opções, a presença de anúncios no Reddit vai continuar a crescer. A plataforma está a testar anúncios nas secções de comentários e mais publicidade contextual. Desde a restrição de uso de apps de terceiros, a maioria dos utilizadores agora acede ao Reddit através da app oficial ou do site, onde estes anúncios são inevitáveis, a não ser que recorram a ferramentas externas de adblocking.

Actualização do Windows 11 apaga Copilot por engano

17-03-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Nova actualização do Windows, nova aventura, desta vez com a remoção inesperada do Copilot.

A mais recente atualização do Windows 11 veio com novo problema (como já vai sendo tradição), mas desta vez há até quem agradeça o bug: o Copilot está a ser desinstalado automaticamente. A actualização de Março (Patch Tuesday), que começou a ser disponibilizada no dia 11, não só removeu o Copilot da barra de tarefas, como também o apagou por completo em alguns sistemas.

A Microsoft já reconheceu o problema e confirmou que está a trabalhar numa solução. Entretanto, os utilizadores afectados podem simplesmente reinstalar o Copilot a partir da Microsoft Store e fixá-lo novamente na barra de tarefas. Curiosamente, este problema surge no momento em que a Microsoft está a lançar uma versão melhorada do Copilot, passando de uma web app para uma aplicação nativa do Windows. A nova versão traz um interface actualizado e um atalho para activação por voz, tornando-o mais semelhante à antiga assistente Cortana do Windows 10.

Embora raramente estes bugs inesperados sejam positivos para os utilizadores - ainda recentemente tivemos um bug que fazia imprimir texto aleatório nas impressoras USB - desta vez este é um bug que até faz algo útil para todos os que não utilizam o Copilot nem o querem ter instalado no sistema.

Notícias do dia

17-03-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Teste de um Tesla vs parede pintada está a enfurecer os fãs da Tesla; ChatGPT já pode ser assistente principal em Android; a OpenAI quer legalizar pirataria para AI, e está cada vez mais irritada com a concorrência chinesa; a HP volta a aumentar mensalidades Instant Ink; soundbar da Samsung fica em silêncio após actualização defeituosa; e ainda as completamente absurdas actualizações nos automóveis.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Empresas tecnológicas europeias aproveitam afastamento dos EUA

O crescente descontentamento com as políticas norte-americanas está a servir como despertador para a Europa. Para além das questões militares, muitas dezenas de empresas estão a aprovitar a oportunidade para relembrar os perigos da dependência excessiva em empresas norte-americanas, que têm dominado o sector tecnológico nas últimas décadas.

Hoje em dia ainda poderá parecer difícil conceber um mundo livre dessa dependência, começando por coisas como o Windows da Microsoft, ou o Android da Google, mas a ideia é a de que a Europa (e a UE em particular) comecem a dar maior prioridade às coisas desenvolvidas deste lado do Atlântico. Da maneira que as coisas andam, já nem seria surpresa se, daqui por uns tempos, se assistisse por cá a coisas como os EUA estão a fazer com o TikTok, mas aplicadas a serviços dos EUA.


Irmãos Russo acolhem AI no cinema

Numa altura em que muitos estúdios tomam posição contra as tecnologias AI, os irmãos Russo (Anthony e Joe Russo) fazem o oposto, dizendo que estão a criar um novo estúdio que quer aproveitar todas as tecnologias AI para auxiliar na produção de filmes.

O seu mais recente trabalho chegou recentemente à Netflix, o filme Electric State, com Millie Bobby Brown e Chris Pratt, baseado no livro de Simon Stålenhag, e onde não faltam personagens digitais.



Google aposta no Taara como alternativa à Starlink

A Google (Alphabet) está a promover o Taara como alternativa ao Starlink para levar internet às zonas rurais.

A grande diferença é que o Taara não recorre a satélites e é um sistema terrestre, que usa um sistema de lasers para distribuir internet a longa distância. Cada torre pode transmitir 20 Gbps a 20 km, que a Google acredita ser mais vantajoso do que a instalação de cobertura celular tradicional. Curiosamente, as origens do Taara também são aéreas, tendo sido desenvolvido como parte do Project Loon que pretendia fazer a distribuição de internet usando balões.


Modelos AI "abertos" não são tâo abertos como se pensa

Muitas (ou não tantas assim) promovem os seus modelos AI como sendo open-source, mas na prática as coisas parecem não ser assim tão abertas.

Modelos como os Gemma da Google, e também os Llama da meta, aplicam diversas restrições que fazem com que o seu uso possa ser arriscado. Por exemplo, a Meta proibe que os modelos Llama 3 sejam usados para melhorar outros modelos AI, ou que sejam usados por empresas com mais de 700M de utilizadores, a não ser que obtenham uma "licença especial". Já a Google, reserva o direito de bloquear o acesso ao modelo por parte de qualquer empresa que acredite estar a violar os termos de serviço ou legislação. Ou seja, coisas bastante genéricas que podem fazer com que um serviço de sucesso possa ser bloqueado de um dia para o outro, caso a Google decida levar a coisa à letra e penalizar o serviço por culpa de um utilizador ter feito algo como criar uma imagem deepfake (por exemplo).

Ao estilo de todas as demais coisas na cloud, está visto que, se não for código próprio, a correr em hardware próprio, será melhor nunca confiar a 100% naquilo que "é oferecido".


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro foguete europeu a ser lançado para o espaço foi o Ariane 1, da ESA, a 24 de Dezembro de 1979.

Earphones CMF by Nothing Buds Pro 2 a €58

17-03-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Quem for fã dos auriculares bluetooth de tamanho diminuto tem uma gama crescente de opções, onde se incluem estes CMF Buds Pro 2.

A remoção das fichas de 3.5mm dos smartphones, em tempos uma ficha comum mas que agora se tornou uma raridade, tem obrigado os utilizadores a trocar os seus headphones e earphones com cabo por versões wireless Bluetooth. Embora a oferta nesta área tenha tido um crescimento explosivo nos últimos anos graças a isto, há também uma enorme variedade em termos de qualidade - a todos os níveis - mesmo entre produtos na mesma gama de preços. Modelos como estes CMF by Nothing Buds Pro 2 têm sido dos que mais se destacam na relação qualidade / preço, com protecção IP55 contra água e pó, Bluetooth 5.3, e autonomia de até 43 horas.
Os CMF by Nothing Buds Pro 2 estão disponíveis por 58 euros na Amazon Espanha.

Estes earphones suportam o mais recente Bluetooth 5.3, LDAC oara música com a máxima qualidade, e o cada vez mais indispensável modo de cancelamento de ruído, perfeito para quem procura a máxima concentração livre do barulho ambiente. Também como é habitual neste tipo de produtos, a sua caixa de transporte tem uma bateria interna e permite recarregá-los sempre que lá são colocados - a que se junta um original e prático botão rotativo para ajustes rápidos. Desta forma, a sua autonomia de 11 horas pode ser expandida até um total de 43 horas. Também não terão problemas em enfrentar chuva ou sessões de treino mais intenso, graças à sua protecção IPX5; nem de lidar com atraso do som nos jogos graças a um modo especial de baixa latência.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Robot da EngineAI dá show de dança

17-03-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A EngineAI mostra o seu robot a fazer coreografias "perfeitas" num videoclip de música.

Os robots humanóides têm avançado significativamente a nível da fluidez e rapidez de movimentos, e isso é demonstrado mais uma vez numa rotina de dança em que o robot acompanha perfeitamente os artistas humanos.

📡 When Robots Dance Like "Axe Gang": EngineAI Redefined Robot "Soul" 🕺

After last month's viral "robot front-flip," 🔥we're back with new moves—merging advanced robotics and Hong Kong cinema flair, sparking "encore!" from fans and engineers alike. pic.twitter.com/9IymvwaE7j

— EngineAI (@engineairobot) March 16, 2025
Como se poderia imaginar, depressa surgiram os críticos que acusavam a EngineAI de estar a usar um vídeo acelerado, levando a empresa a disponibilizar vídeos adicionais, do processo de treino da dança e da gravação ao vivo, sem edições.

EngineAI from china goes next level pic.twitter.com/4OWZtrsAXi

— Chubby♨️ (@kimmonismus) March 16, 2025

"Doubters said it was sped up? 👀 Here’s the unedited one-take raw—shot on a phone, zero cuts. Try pausing ANY frame. 🎥🔥 Who’s got the guts to outdo THIS?" #NoSpedUp #RawFootage #engineai #robot #ai pic.twitter.com/Mujgty7hGx

— EngineAI (@engineairobot) March 17, 2025

Há apenas algumas semanas, a EngineAI também tinha demonstrado o primeiro salto mortal para a frente feito por um robot humanóide. Quem quer arriscar dizer o que poderá fazer (ou não fazer) daqui por mais alguns meses?

EngineAI — the world's first humanoid robot to perform a front flip!#EngineAI #humaniodrobot #forwardsomersaultintheair #worldfirst #AI pic.twitter.com/rb70CQuWOm

— EngineAI (@engineairobot) February 23, 2025

Android 16 prepara regresso de icons personalizados

17-03-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O Android 16 beta revela que a Google está a trabalhar no regresso de icons com formatos personalizados.

A mais recente beta do Android 16 revelou mudanças interessantes que ainda não estão visíveis para os utilizadores, mas que indicam melhorias significativas na capacidade de personalização dos smartphones.

Depois de já ter tido esta capacidade, a Google está a trabalhar no regresso da personalização dos icons das apps no ecrã inicial. Esta capacidade de alterar o formato dos icons estava presente em versões antigas do Android, mas foi removido no Android 12. Agora, parece estar prestes a regressar com funcionamento idêntico ao original: com os utilizadores a poderem escolher entre diferentes formatos de icons: quadrados, circulares, arredondados, e outras formas criativas.
No entanto, nenhuma destas funcionalidades está activa nesta versão beta, e não há certezas sobre quando serão disponibilizada, no entanto, o facto de estarem presentes parece indicar que tal acabará por acontecer, mais cedo ou mais tarde.

A versão final do Android 16 deverá chegar entre Maio e Junho de 2025, mas a Google já confirmou que certas funcionalidades só chegarão em actualizações posteriores. O Android 16 QPR1 irá trazer os widgets para o ecrã de bloqueio - outra coisa que o Android também já teve em tempos e depois perdeu.

Estudante revoluciona "hash tables"

17-03-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Um estudante universitário fez uma descoberta revolucionária que acelera as hash tables para valores superiores aos que se acreditava ser possível.

As hash tables são uma estrutura de dados popular na computação, consistindo numa forma que permite guardar dados de forma a que seja facilmente e rapidamente acessíveis. Os problemas surgem quando se trata de guardar dados em tabelas já quase cheias, em que pode ser necessário procurar repetidamente por um espaço livre - tendo havido inúmeros estudos que avaliavam o seu desempenho para os piores casos possíveis, em que uma operação tivesse que procurar pelo máximo de tempo para encontrar o último espaço livre.

Mas em 2021, Andrew Krapivin, ainda um estudante universitário, estava a tentar criar uma tabela que optimizasse o uso de memória após ter lido um artigo sobre "Tiny Pointers", e o resultado foi um novo tipo de tabela hash que supera os modelos anteriores. O seu método desafiou o pressupostos de que o tempo de pesquisa, no pior cenário, seria sempre proporcional à taxa ocupação da tabela. Em vez disso, ele demonstrou que a busca pode ser muito mais rápida, contrariando uma conjectura formulada em 1985 pelo conceituado cientista informático Andrew Yao.
O inevitável cepticismo inicial rapidamente deu lugar a entusiasmo, à medida que mais especialistas analisavam as conclusões. Martín Farach-Colton, coautor do artigo original sobre "Tiny Pointers", e William Kuszmaul, da Carnegie Mellon University, confirmaram que a nova tabela hash não era apenas uma melhoria, mas marcava uma mudança fundamental na forma como se olham para estas estruturas. Adicionalmente, além de refutar a conjectura de Yao, a equipa de Krapivin descobriu que, em certos cenários, estas novas tabelas permitem que o tempo de pesquisa se mantenha constante independentemente da ocupação da tabela, algo que antes também se pensava ser impossível.

O impacto destas alterações poderá demorar algum tempo até transitar para aplicações práticas, mas sabendo-se que as hash tables são usadas em inúmeras situações, espera-se que possa vir a contribuir para a optimização de todo o tipo de processos, das bases de dados aos sistemas operativos, das apps aos serviços de inteligência artificial.

iPhone 16e com vendas acima do esperado

17-03-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar das críticas ao seu preço elevado, o iPhone 16e tem conseguido superar substancialmente as vendas da geração anterior.

O iPhone 16e foi criticado pelo chegar com um preço elevado e melhorias modestas, mas os primeiros dados de vendas parecem voltar a não dar motivos para preocupações à Apple. De acordo com a Bloomberg, este modelo vendeu 60% mais unidades do que o seu antecessor, o iPhone SE (2022), apesar de custar substancialmente mais.

O aumento de preço, aliado ao design renovado e ao facto de ainda ter apenas uma câmara, gerou dúvidas, mas os consumidores parecem não estar preocupados. Algo que também pode ser explicado pelo facto de, independentemente de tudo o resto, este continua a ser a opção mais acessível para quem procura um iPhone - onde "acessível" será sempre um termo relativo, considerado que o iPhone 16e de 128 GB custa 739 euros. Os utilizadores que procurem um iPhone têm poucas opções, tendo que optar por iPhones usados, ou este iPhone - a menos que considerem a mudança para o campo do Android, onde existe uma variedade imensamente maior de modelos para todos os preços.

Outra das possíveis explicações pode dever-se aos ciclos de mudança de iPhones nas empresas, que poderá coincidir com o dos consumidores que tinham o iPhone SE de 2022 e consideram que está na altura de fazer a actualização para um novo modelo.

Hub USB-C Baseus 9-em-1 com 2 HDMI a €40

17-03-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O processo de transição para as portas USB-C faz inevitavelmente com que seja necessário usar um hub para manter as ligações tradicionais, e é precisamente isso que faz este hub Baseus 9-em-1 com 2 portas HDMI.

O objectivo das fichas USB-C era passarem a ser a ligação universal para tudo, mas esse é um processo que não pode ser feito de um dia para o outro. A maioria dos utilizadores continuará a ter inúmeros produtos que contam com outras fichas, e o recurso a adaptadores, ou um hub, acaba por ser indispensável.

No caso deste hub USB-C Baseus, uma única porta USB-C pode multiplicar-se em: 2x portas USB 3.0, 1 porta USB-C com PD 100W, 1x porta USB 2.0 de 480 Mbps, leitor de cartões SD, leitor de cartões microSD (que podem ser usados em simultâneo), 1x porta Ethernet Gigabit, e 2x portas HDMI com suporte para resoluções 4K.
Este hub USB-C Baseus 9-em-1 está disponível por 40 euros na Amazon Espanha.

Este hub suporta também carregamento rápido via USB-PD até um máximo de 100 W; pelo que será mais que suficiente para recarregar portáteis usando um único cabo, enquanto simultaneamente dá acesso a todas as demais portas que disponibiliza; mas o elemento que será mais diferenciador será o de permitir a utilização de dois monitores externos, usando as 2 portas HDMI.

Também está disponível uma versão que permite ligar até quatro monitores.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google muda contas G Suite para armazenamento partilhado Workspace

17-03-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de todas as trocas e destrocas, a Google mexe novamente nas contas G Suite antigas, mudando-as para armazenamento partilhado no Workspace.

A Google tem tido processo algo tumultuoso no que diz respeito a lidar com as contas G Suite antigas, tendo terminado as contas gratuitas dizendo que teriam que passar para planos pagos, depois dando opção de as converter em contas gratuitas, e depois arrependendo-se e afinal deixando ficar as coisas como estavam.

Agora chegam nova ronda de alterações na forma como o armazenamento é gerido nas contas antigas do G Suite gratuito, passando para um modelo de armazenamento partilhado. A partir de 1 de Maio, os limites individuais de armazenamento serão substituídos por um sistema de armazenamento conjunto, distribuído entre todos os utilizadores da conta. A empresa já começou a notificar os utilizadores por email, afirmando que esta mudança tornará a gestão de armazenamento mais simples e flexível.

Os administradores terão a capacidade de definir limites manuais para evitar que alguns utilizadores consumam espaço em excesso. No entanto, a transição será obrigatória e não existirá a opção de manter o armazenamento individual. A Google já tinha tentado migrar os utilizadores para planos pagos em 2022, mas acabou por permitir que contas pessoais mantivessem o acesso gratuito. Embora esta mudança possa complicar a vida dos administradores que prefiram o sistema antigo, poderá ser útil para grupos em que alguns membros não utilizam toda a sua capacidade de armazenamento, possibilitando que esse espaço seja usado por outros.

|