PlanetGeek

Bambu enfurece clientes ao limitar uso das suas impressoras 3D

23-01-2025 | 13:33 | A Minha Alegre Casinha

A Bambu Lab, fabricante de impressoras 3D, gerou polémica com uma actualização que impede o controlo remoto das impressoras, exigindo o uso de uma ferramenta de autenticação proprietária.

A decisão levou muitos criadores a boicotar as impressoras da marca e a remover os seus modelos 3D do repositório online da empresa. Embora os utilizadores possam continuar a imprimir directamente a partir de cartões SD ou do serviço cloud da Bambu, a actualização bloqueia ferramentas de terceiros para impressão remota, a menos que se instale a nova aplicação "Bambu Connect" no computador.

A Bambu descreveu a actualização como "opcional mas necessária", com a justificação de que é essencial para proteger as impressoras de ataques remotos. No entanto, muitos utilizadores vêem a mudança como um passo em direcção a práticas mais restritivas, como bloquear o uso de filamentos de terceiros (a impressora já detecta quando se usa filamento da marca ou não) ou exigir subscrições pagas para funcionalidades básicas. Preocupações válidas, cnofirmadas pelos seus planos para um serviço de subscrição para software de gestão de impressoras.

Oh hey, walled garden ecosystems with locked down proprietary firmware. what could go wrong?

Oh so you like using a different slicer? Yep nope, cant have that, taking away that function for your own safety, what are you thinking @BambulabGlobal PR people? https://t.co/adkfVmFsIT

— Nero3D the Canuck Creator (@CanuckCreator) January 16, 2025

A empresa tem tentado acalmar a comunidade, dizendo a nova ferramenta de autenticação não requer acesso à internet ou uma conta de utilizador e diz que disponibiliza um "Developer Mode" para quem prefere manter o acesso local às impressoras sem a autenticação proprietária, no entanto, nem isso tem sido bem recebido, uma vez que a activação desse modo também pode desactivar o acesso via cloud, limitando as funcionalidades. Também não ajuda que a empresa tem sido acusado de estar a censurar as críticas no seu subreddit e bloqueou o acesso às versões anteriores das suas declarações no Wayback Machine. Além disso, a empresa também disse estar colaborar com o criador do Orca Slicer, uma ferramenta popular, para uma integração directa com as suas impressoras, coisa que o próprio veio dizer que estava ser feito de forma enganadora.

É pena ver uma empresa, que era considerada como uma das mais "amigáveis" no sector das impressoras 3D, esteja a deitar fora toda a reputação conquistada ao longo dos anos, por uma aparente total falta de contacto com a realidade e necessidades dos seus clientes.

OpenAI prestes a lançar Operator - mas só para contas Pro

23-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A OpenAI deve estar prestes a lançar o seu agente AI "Operator", mas que só deverá ficar disponível para as contas Pro.

Têm sido muitas as referências encontradas nas apps e site da OpenAI a fazerem referência ao seu novo "Operator", que depois das tarefas agendadas, será o ponto de partida para a era dos agentes AI.

Tradicionalmente os assistentes AI têm-se mantido fechados dentro das suas apps ou janelas do browser. Com a chegada do Operator, passamos a ter um agente AI que pode assumir o controlo do nosso computador para desempenhar as tarefas que lhe forem pedidas - aproximando-se do ponto em que teremos um assistente AI capaz de fazer tudo o que se desejar: por agora ainda dentro de um computador, no futuro transpondo a barreira do digital para o mundo real com a chegada dos robots humanóides.
Mas, voltando à realidade do momento, o lançamento do Operator da OpenAI está a ser criticado por - ao que tudo indica - ser uma funcionalidade que ficará disponível apenas para os clientes do ChatGPT Pro que custa $200 por mês. Isto está a causar grande frustração entre os subscritores do ChatGPT Plus ($20 por mês), alguns dos quais já vão ameaçando que, se assim for, deixarão de pagar o serviço da OpenAI e mudar-se para modelos open-source como o DeepSeek, que têm apresentado resultados bastante concorrenciais com os modelos da OpenAI.

Veremos se isto é algo que a OpenAI está a fazer apenas como forma de diferenciar os diferentes planos, lançando o Operator na modalidade Pro e, daqui por mais algumas semanas, o expandir aos cliente Plus (e mais tarde ainda aos utilizadores gratuitos do ChatGPT). Coisas que deverão ficar esclarecidas em breve, quando for oficializada esta nova funcionalidade.

Plex aposta na parte social

23-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Plex, o serviço de streaming que começou como hub para os conteúdos de cada utilizador, está a reforçar a parte social com perfis públicos e críticas de utilizadores.

Originalmente focado na organização e streaming das colecções dos utilizadores, o Plex cresceu para uma plataforma de descoberta e partilha de conteúdos, incluindo TV e filmes gratuitos com anúncios. Agora, dá novo passo no sentido de se tornar mais social: os utilizadores podem partilhar os seus perfis publicamente, fazer críticas de séries e filmes, e interagir com outros através de comentários.

Não se pode dizer que é algo inesperado, uma vez que o serviço já tinha dado passos nesses sentido. Em 2023 lançou o bem intencionado "Discover Together", que mostrava o que os amigos estavam a ver, mas que acabou por ter efeitos controversos ao revelar que algumas pessoas podiam estar a ver filmes que prefeririam não revelar publicamente.

A nova funcionalidade de perfis públicos permite aos utilizadores partilhar um URL directamente para o seu perfil. Os visitantes de um perfil podem ver o que o utilizador tem estado a ver, a sua lista de desejos, e mais. O Plex sublinha que estas alterações não substituem as definições de privacidade existentes, garantindo que os utilizadores mantêm controlo sobre os seus dados - incluindo a capacidade de se manterem totalmente "privados".
Além dos perfis públicos, o Plex está a lançar definições personalizáveis para a visibilidade das críticas. Os utilizadores podem escolher quem vê as suas classificações e críticas, se ficam públicas, visíveis apenas para utilizadores com sessão iniciada no Plex, restritas a amigos ou amigos de amigos, ou mantidas totalmente privadas. Estas funcionalidades tornam o Plex num potencial concorrente de plataformas sociais dedicadas a entusiastas de TV e cinema, como o Letterboxd e o TV Time.

Paralelamente a isto, o Plex está a também a testar um interface renovado, começando pela versão para Apple TV. O novo interface promete uma navegação melhorada, mais possibiliades de personalização, acesso facilitado a funcionalidades, e uma experiência visualmente mais agradável. Para os subscritores do Plex Pass, a plataforma está também a disponibilizar a codificação HEVC por hardware, que melhora a qualidade de vídeo e reduz o uso de dados.

Monitor portátil Arzopa S1 15.6" USB-C a €96

23-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Expandir a área de trabalho - ou de lazer - de um computador, portátil ou consola, é mais fácil e económico que nunca. Com monitores portáteis USB-C, basta um único cabo para resolver o problema.

Hoje em dia é possível comprar monitores a preços bastante reduzidos; mas nalguns casos é mais conveniente ter algo que se possa transportar para qualquer lado com facilidade. É precisamente para esses casos que monitores USB-C como este monitor portátil Arzopa S1 de 15.6" se tornam numa solução atractiva.
Neste caso, o modelo Arzopa S1 15.6" Full HD USB-C está disponível por 96 euros na Amazon Espanha. Também está disponível uma versão gaming de 16.1" a 144Hz.

Para além da ligação USB-C, estes monitores também permitem a ligação tradicional via HDMI e mini-HDMI, pelo que se tornam apropriados para um vasto conjunto de cenários, quer seja para expandir o ecrã de um portátil, tablet ou smartphone, ou meramente para usar como um ecrã portátil para se ligar a um media-player ou consola de jogos para facilitar a sua utilização sem necessidade de um televisor ou monitor convencional por perto.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Galaxy Watch7 ganha modo para crianças

23-01-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung apresentou um nova funcionalidade no Galaxy Watch7 - o Galaxy Watch for Kids - que permite configurar o smartwatch para crianças sem necessidade de comprar um telemóvel separado.

O Galaxy Watch for Kids permite que os pais configurem o relógio directamente a partir dos seus smartphones, tirando partido do Google Family Link. No entanto, esta funcionalidade fica apenas disponível no modelo Galaxy Watch7 LTE e em países onde os operadores suportam pacotes eSIM.

Os pais podem escolher a opção "configurar para uma criança" durante a configuração inicial e seguir as instruções no ecrã para activar o relógio. Uma vez configurado, a funcionalidade permite monitorizar a localização da criança, controlar chamadas e mensagens, e definir horários de uso para minimizar distracções durante as aulas. O relógio vem com uma selecção de aplicações "Aprovadas por Professores" e adequadas para a faixa etária, com componentes de diversão e de educação. Além disso, mantêm-se as funcionalidades de saúde do relógio, como o monitorização de actividade.

Embora seja cada vez mais habitual ver crianças com acesso ao seu próprio smartphone, é bom ver a Samsung e a Google a não se esquecerem que há pais que podem preferir que os filhos tenham acesso a ferramentas de comunicação e localização mas sem que isso signifique andar permanentemente com um smartphone. A possibilidade de usar um smartwatch sem que fique dependente de ficar associado a um smartphone da própria criança é uma excelente notícia, que pode incentivar a que mais fabricantes disponibilizem este modo para os seus próprios relógios.

Samsung ultra-fino será o Galaxy S25 Edge

23-01-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung deixou o seu modelo ultra-fino para apresentação posterior, mostrando-o apenas brevemente no final da apresentação dos Galaxy S25.

A Samsung apresentou os novos Galaxy S25, S25+ e S25 Ultra, mas os que estavam à espera do rumorizado "Galaxy S25 Slim" ultra-fino ficaram a aguardar, e aguardar, e aguardar, sem que nada fosse dito quanto a esse modelo. Só mesmo no final, em jeito de teaser "one more thing", ao estilo do que já tinha feito com o seu anel digital, a Samsung mostrou um breve vídeo a confirmar a existência de um modelo ultra-fino e o seu nome.

Em vez de "Slim" como estava a ser avançado, a Samsung optou (e bem) por recuperar uma designações mais familiar já utilizada no passado: o S25 fino vai ser o Galaxy S25 Edge.
Muitos ainda se recordarão das séries "Edge" da Samsung, numa altura em que os ecrãs com as bordas curvas estavam na moda (como o da imagem acima).

Dito isto, os detalhes ficam para mais tarde. Por agora os rumores dizem que este Galaxy S25 Edge terá uma espessura de 6.4 mm, 0.8 mm a menos que o Galaxy S25 normal - e que já referi que me parece ser uma diferença inconsequente, especialmente tendo em conta que este modelo deve ser bastante mais caro e ser penalizado em termos de bateria e câmaras (coisas que poderiam ser mais fáceis de aceitar se se estivesse a falar de um smartphone com espessura de 5 mm ou menos).

Mas teremos que aguardar pela sua apresentação final, para saber quais os "prós e contras" deste modelo.

Windows 11 24H2 disponível para todos os PCs

22-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft anunciou que o Windows 11 24H2 (Windows 11 2024 Update) entrou na fase de distribuição global, significando que está disponível para todos os PCs suportados oficialmente, incluindo PCs com Windows 10 22H2.

A mais recente versão do Windows 11 tem sido disponibilizada de forma faseada (e cautelosa) pela Microsoft, mas a empresa acredita ter chegado o momento em que a maioria dos problemas foi resolvido e todos os PCs elegíveis podem proceder à actualização, quer já tenham um Windows 11 anterior ou ainda estejam no Windows 10 - que deixará de ser suportado oficialmente no final do ano.

Par tal, os utilizadores têm apenas que dar um salto à secção das actualizações do Windows, e no caso de terem um computador suportado, verão a opção para transferir e instalar o Windows 11 24H2.


A actualização Windows 11 24H2 começou a ser disponibilizada em Outubro de 2024 como uma substituição completa do sistema operativo para dispositivos com Windows 11 elegíveis. No entanto, apesar das diversas melhorias anunciadas, esta versão resultou também numa série de problemas e incompatibilidades que deram grandes dores de cabeça a muitos utilizadores. Por exemplo, existiam problemas em PCs com jogos Ubisoft - coisa que só agora a MS diz ter conseguido corrigir.

Para quem não estiver pronto para arriscar a actualização, a Microsoft permite adiar temporariamente a instalação, em Definições > Windows Update, seleccionando um período de adiamento. No entanto, após esse período, a actualização terá de ser instalada. A Microsoft também disponibilizou um documento de suporte e um guia passo a passo para ajudar os utilizadores a resolver problemas durante o processo de actualização. Mas a regra de ouro é a mesma de sempre: garantir que têm um backup antes de se aventurarem a fazer a actualização.

De referir que continuam a existir alguns sistemas com harware e software incompatível, que não verão a opção de actualizar para Windows 11 24H2 até que a MS dê os respectivos problemas como resolvidos.

Samsung apresenta Galaxy S25, S25+ e S25 Ultra com One UI 7

22-01-2025 | 19:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung apresentou a geração Galaxy S25, que chega com One UI 7 e, sem surpresas, forte aposta nas funcionalidades AI.

Galaxy S25 e S25+

Começando pelos Galaxy S25 e S25+, são smartphones pensados para satisfazer de raiz as funcionalidades AI do One UI 7 e o Personal Data Engine. Ambos os modelos estão equipados com o chipset Snapdragon 8 Elite for Galaxy, prometendo um aumento de 37% no desempenho de CPU, 30% mais potência no GPU e NPU 40% mais rápida em comparação com os modelos do ano passado. Uma excelente notícias é que todos os modelos passam a vir com 12 GB de RAM de base - sem dúvida graças à necessidade de RAM para as capacidades AI - mas mantendo-se as opções de armazenamento de 128 GB (que também já deveria ter sido abolida), 256 GB, e 512 GB.

Os ecrãs mantêm o mesmo tamanho do ano passado - 6.2" no S25 (1080x2340) e 6.7" no S25+ (1440x3120) - mas agora usando painéis LTPO OLED e taxa de actualização de 1-120Hz. As baterias são de 4000 mAh e 4900 mAh, com carreamento rápido de 45W e carregamento wireless de 15W.

Nas câmaras temos conjunto triplo 50 MP + 10 MP (telefoto) + 12 MP ultrawide, e câmara frontal de 12 MP, mas a maioria das novidades está do lado do software com o ProVisual Engine a introduzir funcionalidades como gravação de vídeo em 10-bit HDR, Galaxy Log para perfis de vídeo e redução de ruído melhorada para gravações nocturnas. A ferramenta Audio Eraser permite remover sons indesejados dos vídeos, enquanto o Expert RAW apresenta uma "Abertura Virtual" para controlar a profundidade de campo (efeito de desfocagem).

O One UI 7 chega com 7 anos de actualizações, adopção do Gemini como assistente pré-definido (e integração com várias apps), transcrição de chamadas, assistente de desenho, sem esquecer o Circle to Search.


Galaxy S25 Ultra

Passando para o Galaxy S25 Ultra, tem com design mais ergonómico, com cantos arredondados que o tornam mais confortável de segurar. É também ligeiramente mais fino (8.2 mm vs. 8.6 mm) e leve (218 g vs. 233 g) que o seu antecessor, o S24 Ultra. A estrutura em titânio mantém-se, e o telemóvel estreia o novo vidro Corning Gorilla Armor 2, mais resistente e igualmente anti-reflexo. O ecrã de 6.9" (1440x3120) mantém um painel Dynamic AMOLED 2X com taxa de actualização de 1-120Hz, Vision Booster e Adaptive Color Tone. No interior mantém-se o Snapdragon 8 Elite for Galaxy, com os mesmos 12 GB de RAM da restante família. Só no armazenamento é que temos diferenças, não havendo versão de 128 GB e, no extremo oposto, indo até 1TB de capacidade.

Nas câmaras temos um conjunto quad-câmara, com uma câmara principal de 200 MP + 10 MP telefoto 3X + 50 MP telefoto periscópica 5X + 50 MP ultrawide 120°. A câmara frontal é de 12 MP.




Actualizaremos quando tivermos confirmação dos preços para Portugal.

Lâmpadas ZigBee podem funcionar como sensor de movimento

22-01-2025 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A CSA, Connectivity Standards Alliance, anunciou o Ambient Sensing que transforma dispositivos ZigBee em sensores de movimento.

Ao estilo de outros projectos que já mostraram como se podem usar os sinais WiFi para detectar coisas com o movimento, e até a respiração de pessoas, o Ambient Sensing, analisando a força dos sinais entre dispositivos ZigBee para determinar se existe movimento.

Por causa do princípio de funcionamento, será necessário ter vários dispositivos ZigBee, preferencialmente em redor da área pretendida, de modo a melhorar a eficiência e cobertura do sistema. Mas a grande vantagem é que esta capacidade pode ser adicionada através de uma simples actualização a praticamente todos os dispositivos ZigBee, o que inclui produtos populares como as lâmpadas Philips Hue.


Para quem já tiver a casa "recheada" com lâmpadas ZigBee, ou outros dispositivos ZigBee (dos que estejam continuamente ligados a alimentação), o bónus é ficar com uma série de sensores de movimento sem qualquer custo acrescido nem dificuldades de instalação.

Resta esperar que os principais fabricantes lancem actualizações para fazer chegar esta nova capacidade aos dispositivos existentes, e não aproveitem a oportunidade para tentar forçar a trocar por "novos produtos" sem qualquer necessidade real.

Filmes, séries, discos, canções e concertos: os melhores de 2024

22-01-2025 | 17:36 | Gonçalo Sá

Anatomia de uma Queda.jpg

2024 já vai parecendo distante, mas não faz mal ter algum distanciamento antes de escolher o que guardar de um ano. E houve vários filmes, séries, discos, canções e concertos dignos de nota nos últimos doze meses, mesmo que as novidades do pequeno ecrã tenham sido geralmente mais aliciantes do que as do grande ou que o formato álbum já tenha dado frutos mais memoráveis na música - tendência que tem saído reforçada nas últimas décadas, o que não invalida largas dezenas de grandes canções a reter nem apostas fortes nos EPs. Nos concertos, os festivais já viram melhores dias (apesar da oferta suculenta do MEO Kalorama ou do Músicas do Mundo) e ainda há nomes que obrigam a procurar palcos fora de portas - fica o desafio para 2025, ano a pedir esperança em vários departamentos...

10 LONGAS-METRAGENS

Challengers.jpg

"Adagio", Stefano Sollima (Festa do Cinema Italiano, Netflix)
"Anatomia de Uma Queda", Justine Triet
"Challengers", Luca Guadagnino
"Crossing - A Travessia", Levan Akin
"Diamante Bruto", Agathe Riedinger (Festa do Cinema Francês)
"El Placer Es Mío", Sacha Amaral (Queer Lisboa)
"Mátria", Álvaro Gago
"Pedágio", Carolina Markowicz
"Stress Positions", Theda Hammel (Queer Lisboa)
"Vidas Passadas", Celine Song

5 CURTAS-METRAGENS (todas vistas no Queer Lisboa)

A'lam.jpg

"A'lam", Saleh Saadi
"Buffer Zone", Savvas Stavrou
"Four Pills at Night", Leart Rama
"Paradise Europe", Leandro Goddinho e Paulo Menezes
"Wouldn't Make It Any Other Way", Hao Zhou

5 FILMES PORTUGUESES

Estamos no Ar.jpg

"2720", Basil da Cunha
"Baan", Leonor Teles
"Estamos no Ar", Diogo Costa Amarante
"Manga di Terra", Basil da Cunha
"Um Caroço de Abacate", Ary Zara

15 SÉRIES

Shogun.jpg

"A Mulher na Parede" (minissérie), SkyShowtime
"Batman: Cruzado Encapuzado" (T1), Prime Video
"Big Boys" (T1), Filmin
"Black Doves" (T1), Netflix
"Fallout" (T1), Prime Video
"Fellow Travelers" (minissérie), SkyShowtime
"Industry" (T3), Max
"Invencível" (T2), Prime Video
"Mary & George" (minissérie), SkyShowtime
"O Crepúsculo dos Deuses" (T1), Netflix
"Shōgun" (minissérie), Disney+
"Somebody Somewhere" (T3), Max
"The Penguin" (minissérie), Max
"Uma Nova Vida" (T2), Netflix
"X-Men '97" (T1), Disney+

10 ÁLBUNS

Brat.png

"Below the Waste", Goat Girl
"BRAT", Charli xcx
"Butu", KOKOKO!
"Dream Talk", Still Corners
"Ensoulment", The The
"Girl With No Face", Allie X
"I'm totally fine with it 👍 don't give a fuck anymore 👍", Arab Strap
"In Waves", Jamie xx
"The Collective", Kim Gordon
"What an enourmous room", TORRES

10 EPs

Almost Love.jpg

"Almost Love", Anna Prior
"Amnesia EP", Earth Trax
"Club Shy", Shygirl
"HEAT", Tove Lo & SG Lewis
"in.corpo.ração", Jup do Bairro
"Kassie Krut", Kassie Krut
"La Flore", Mauvais Sang
"My Method Actor - The Remixes", Nilüfer Yanya
"Sex Week", Sex Week
"Streetwise", Pretty Sick

10 ÁLBUNS PORTUGUESES

Cara de Espelho.jpg

"+351", Stereossauro
"Abaixo das Raízes Deste Jardim", EVAYA
"Cara de Espelho", Cara de Espelho
"Glimmer", Micro Audio Waves
"Kalunga", Throes + The Shine
"No céu da boca do lobo", Virgem Suta
"Racodja", Fidju Kitxora
"Tropical Glaciar", Lena d'Água
"Vergonha na Cara", Joana Espadinha
"Vou Ficar Neste Quadrado", Ana Lua Caiano

3 EPs PORTUGUESES

"00:00", margô
"1996", Girls 96
"Cada Vez Mais", João Caetano

20 CANÇÕES

KOKOKO!.jpg

"3AM (La La La)", Confidence Man
"All You Children", Jamie xx feat. The Avalanches
"Always a Stranger", Tindersticks
"Art is Dangerous", Geneva Jacuzzi
"Blodyn Gwyrdd", Tristwch Y Fenywod
"Delphinium Blue", Cassandra Jenkins
"Don't Change", Los Bitchos
"Glamorous", Poppy Jean Crawford
"Hideout", COMA
"Hyper Feminine", Boo
"Jacked", Heartworms
"Lose More Slowly", Still Corners
"Mokili", KOKOKO!
"Morph Me", N*JOY
"numb", Julia-Sophie
"Off With Her Tits", Allie X
"Reckless", Kassie Krut
"Running", Fat Dog
"The girl, so confusing version with lorde", Charli xcx feat. Lorde
"wasting", Goat Girl

Mais? É seguir por aqui:

10 CANÇÕES PORTUGUESAS

Quadra.jpg

"Álibi", Joana Espadinha
"denial", MAQUINA.
"depois", margô
"Fadistão", Cara de Espelho
"florir", EVAYA
"Massacre", Throes + The Shine
"Que será de mim", Quadra
"Queimar Tudo e Recomeçar", HADESSA
"The Day We Left Earth", Micro Audio Waves
"Tugareg", Club Makumba

Mais escolhas da prata da casa:

10 CONCERTOS

CSS.jpg

Rita Sousa Vieira/SAPO Mag

Ana Lua Caiano no B.Leza
Cansei de Ser Sexy no Lisboa ao Vivo
Cara de Espelho no Festival Músicas do Mundo, Sines
Death Cab for Cutie + The Postal Service no MEO Kalorama
Depeche Mode na MEO Arena
dEUS no MEO Kalorama
Fontaines D.C. no Campo Pequeno
Moticoma no Festival Músicas do Mundo, Sines
TORRES no Milla Club, Munique
Xeno & Oaklander no TV Eye, Nova Iorque

Notícias do dia

22-01-2025 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Netflix volta a aumentar preços; OpenAI anuncia Stargate Project de $500B; ChromeOS ganha controlo por rosto; Bambu enfurece clientes ao limitar uso das suas impressoras 3D; WhatsApp com publicação do status no Instagram e Facebook Stories; falha no 7-Zip criava ficheiros sem alertas no Windows.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uns Xiaomi Redmi Buds 6 Active.

Musk e Altman "pegam-se" por causa do Stargate Project

O mega projecto AI ultra bilionário Stargate Project da OpenAI está a causar (ainda mais) atritos entre Elon Musk e Sam Altman. Sendo um projecto de $500B, Elon Musk não resistiu a mandar a "boca" no X (Twitter!) de que eles não têm esse dinheiro, reforçando com publicação adicional de que "sabe de fonte segura" que a SoftBank (uma das investidoras) apenas tem menos de $10B assegurados.

Mas Sam Altman não se deixou ficar, e respondeu dizendo que as afirmações de Musk eram falsas, e convidando-o para visitar o primeiro local onde já iniciaram a construção. Não perdeu também a oportunidade para mandar a sua "posta", dizendo que este projecto é excelente para o país (EUA), e que apesar de nem tudo o que é bom para os EUA ser sempre bom para as empresas de Musk, que espera que tendo em conta o seu novo cargo (na administração Trump, à frente do DOGE), consiga colocar os interesses dos EUA à frente dos interesses das suas próprias empresas.
Uma coisa está garantida, não vão faltar "telenovelas" ao longo dos próximos quatro anos nos EUA.


Google volta a simplificar o Gemini

A Google continua a evoluir o interface do Gemini, e a aposta é na máxima simplificação. Depois de várias secções dedicadas para funções diferentes, a mais recente alteração passa por agrupar tudo dentro da janela de chat, que passa também a englobar o modo de conversação por voz, que na última actualização ainda tinha ficado de fora.

O resultado parece-me positivo, e bastante menos complicado e "ameaçador" do que o design inicial. Por outro lado, a opção de acesso directo à câmara passa a obrigar a um toque adicional no "+" para ser acedida; coisa que pode acabar por não ser muito penalizadora, considerando que a Google tem integrado o Gemini no Circle to Search e o acesso via Google Lens directamente na câmara, que poderão ser o modo de acesso mais utilizado pelos utilizadores.


Musk, Ellison e MrBeast na corrida ao TikTok nos EUA

Nos EUA continua a tentar-se encontrar uma solução para permitir o TikTok no país - com os tribunais a terem deliberado que teria forçosamente que ficar sob controlo de uma empresa norte-americana e não de um empresa chinesa.

A reeleito presidente Trump diz que Elon Musk ou Larry Ellison seriam bons candidatos para ficarem com o serviço, mas entretanto também surgiu novo candidato: Jimmy Donaldson, mais conhecido como MrBeast, que também diz estar interessado em ficar com o TikTok nos EUA.

Entretanto, apesar do serviço ter sido reactivado nos EUA, a app continua sem estar disponível na App Store, com a Apple a preferir não arriscar violar a decisão do tribunal com base numa Ordem Executiva que pode acabar por nem ser legal.


Donald Trump perdoa Ross Ulbricht

Os primeiros dias de Trump na Casa Branca continuam a dominar as atenções. Além de ter perdoado todas as pessoas detidas pela invasão do Capitólio de 6 de Janeiro, Trump também assinou o perdão a Ross Ulbricht, infame criador do marketplace Silk Road na dark web, onde se transacionavam todo o tipo de produtos e serviços ilícitos, de drogas a documentos falsos, e até crimes contratados - algo que o próprio foi acusado de ter usado para matar pelo menos cinco pessoas que tinham ameaçado revelar informações às autoridades.

Ross Ulbricht acabou por ser apanhado e condenado, mas apenas em relação a crimes de lavagem de dinheiro, hacking, documentos falsos, e tráfico e distribuição de drogas. A pena de prisão perpétua sem possibilidade de liberdade condicional foi considerada excessiva por muitos, e Trump acabou por tirar partido disso, perdoando-o e somando mais uns pontos juntos dos grupos que idolatravam Ross Ulbricht.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O GeoCities foi lançado em 1994 e permitia a qualquer pessoa criar a sua própria página web de forma gratuita, podendo ser considerado um percursor das redes sociais. Foi comprado pela Yahoo! em 1999, quando era um dos serviços mais populares de toda a internet. Durou mais uma década, encerrando nos EUA em 2009 - embora no Japão tenha resistido até 2019.

Rato gaming perfurado SteelSeries Aerox 5 a €49

22-01-2025 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Ideal para os jogadores que gostam de ratos ultra-leves, este SteelSeries Aerox 5 apresenta-se cheio de estilo e peso reduzido de apenas 66 gramas.

O SteelSeries Aerox 5 adopta a táctica de poupança máxima de peso eliminando tudo o que não for estritamente necessário, com isso a traduzir-se num corpo perfurado que mantém apenas a estrutura necessária para lhe dar a rigidez necessária para desempenhar a sua função. Apesar do seu peso reduzido de 66g, conta com iluminação RGB programável em três zonas distintas, nove botões programáveis, e cabo USB-C destacável que facilita a sua arrumação sempre que for necessário transportá-lo para qualquer lado. Usa um sensor óptico TrueMove Air 18K DPI que lhe garante excelente precisão de movimentos.
Este SteelSeries Aerox 5 está disponível por 49 euros na Amazon Espanha.

Curiosamente, apesar de ser completamente perfurado, a marca assegurou a sua resistência a potenciais acidentes com bebidas com o Aquabarrier, que promete deixá-lo imune contra salpicos, poeira e sujidade, com certificação IP54.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Bambu enfurece clientes ao limitar uso das suas impressoras 3D

22-01-2025 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A Bambu Lab, fabricante de impressoras 3D, gerou polémica com uma actualização que impede o controlo remoto das impressoras, exigindo o uso de uma ferramenta de autenticação proprietária.

A decisão levou muitos criadores a boicotar as impressoras da marca e a remover os seus modelos 3D do repositório online da empresa. Embora os utilizadores possam continuar a imprimir directamente a partir de cartões SD ou do serviço cloud da Bambu, a actualização bloqueia ferramentas de terceiros para impressão remota, a menos que se instale a nova aplicação "Bambu Connect" no computador.

A Bambu descreveu a actualização como "opcional mas necessária", com a justificação de que é essencial para proteger as impressoras de ataques remotos. No entanto, muitos utilizadores vêem a mudança como um passo em direcção a práticas mais restritivas, como bloquear o uso de filamentos de terceiros (a impressora já detecta quando se usa filamento da marca ou não) ou exigir subscrições pagas para funcionalidades básicas. Preocupações válidas, cnofirmadas pelos seus planos para um serviço de subscrição para software de gestão de impressoras.

Oh hey, walled garden ecosystems with locked down proprietary firmware. what could go wrong?

Oh so you like using a different slicer? Yep nope, cant have that, taking away that function for your own safety, what are you thinking @BambulabGlobal PR people? https://t.co/adkfVmFsIT

— Nero3D the Canuck Creator (@CanuckCreator) January 16, 2025

A empresa tem tentado acalmar a comunidade, dizendo a nova ferramenta de autenticação não requer acesso à internet ou uma conta de utilizador e diz que disponibiliza um "Developer Mode" para quem prefere manter o acesso local às impressoras sem a autenticação proprietária, no entanto, nem isso tem sido bem recebido, uma vez que a activação desse modo também pode desactivar o acesso via cloud, limitando as funcionalidades. Também não ajuda que a empresa tem sido acusado de estar a censurar as críticas no seu subreddit e bloqueou o acesso às versões anteriores das suas declarações no Wayback Machine. Além disso, a empresa também disse estar colaborar com o criador do Orca Slicer, uma ferramenta popular, para uma integração directa com as suas impressoras, coisa que o próprio veio dizer que estava ser feito de forma enganadora.

É pena ver uma empresa, que era considerada como uma das mais "amigáveis" no sector das impressoras 3D, esteja a deitar fora toda a reputação conquistada ao longo dos anos, por uma aparente total falta de contacto com a realidade e necessidades dos seus clientes.

OpenAI anuncia Stargate Project de $500B

22-01-2025 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Com o apoio da administração Trump, a OpenAI anunciou o Stargate Project, que vai investir $500B para criar a mais poderosa infraestrutura do mundo para suportar o processamento AI avançado.

A corrida aos sistemas AI parece estar prestes a entrar numa nova era. Depois de já se ter visto (e sentido) que a evolução dos sistemas AI está directamente ligada às capacidades de processamento, com inúmeras empresas a combaterem ferozmente para terem acesso à maior quantidade possível dos mais recentes chips AI (que fizeram com que a Nvidia se tornasse na empresa mais valiosa do mundo), eis que agora surge este mega-projecto que pretende eclipsar tudo o que já foi feito até à data.

Com um investimento de 500 mil milhões de dólares (os "biliões" norte-americanos), o Stargate Project está a ser equiparado a outros mega-projectos do passado, como o Manhattan Project de desenvolvimento de armas nucleares, ou as missões Apollo de ida à lua, pretendendo assegurar que os EUA permanecem na liderança dos sistemas AI.

Announcing The Stargate Project

The Stargate Project is a new company which intends to invest $500 billion over the next four years building new AI infrastructure for OpenAI in the United States. We will begin deploying $100 billion immediately. This infrastructure will secure…

— OpenAI (@OpenAI) January 21, 2025
O tópico dos modelos AI continua a ser polarizador, com defensores e críticos, mas a questão é que nenhuma nação quer arriscar ficar para trás nesta corrida. Alguns especialistas até já ultrapassam por completo a questão da AGI (Inteligência Artificial "Geral") para se focarem nos sistemas de Super Inteligência, e dizendo que poderão chegar bem mais cedo do que se previa, já nos próximos anos.

Teoricamente, estes sistemas de Super Inteligência poderão superar a capacidade dos humanos e evoluir em escalas exponenciais, permitindo resolver questões como a cura de doenças como o cancro, potenciar sistemas de geração de energia de fusão nuclear, e todos os demais problemas complexos que a Humanidade tiver que enfrentar. Atirem-se os robots humanóides para a equação, e parecem estar reunidos os ingredientes para uma completa transformação da sociedade a nível laboral e social.

Netflix volta a aumentar preços

22-01-2025 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Netflix anunciou nova ronda de aumentos das mensalidades, e Portugal está na primeira linha de países afectados.

A Netflix entra em 2025 a aumentar os preços de todas as suas modalidades de acesso, nos EUA, Canadá, Argentina, e (infelizmente) também Portugal.

Os preços actualizados passam a ser:
  • Basic: 8.99€ / mês
  • Standard: 12.99€ / mês (até +1 conta extra por 4.99€/mês)
  • Premium: 17.99€ / mês (até +2 contas extra por 4.99€/mês)
No plano Premium, o único que dá acesso a conteúdos Ultra HD 4K e HDR, o aumento é de 2 euros, de €15.99 para €17.99, cerca de 12%.

A Netflix justifica os aumentos como um passo necessário para continuar a financiar o investimento na produção de filmes e séries, e certamente motivada pelo facto das suas medidas "anti-partilha" e anteriores aumentos de mensalidade não terem tido, até à data, um impacto negativo - pelo contrário, a empresa continua a conquistar novos subscritores e receitas acima das expectativas. A grande questão é saber até quando é que os clientes irão aceitar os aumentos, e em que ponto é que irão considerar que o preço deixa de justificar o uso que dão ao serviço.

ChromeOS ganha controlo por rosto

22-01-2025 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Google começou a disponibilizar uma nova funcionalidade no ChromeOS que permite controlar Chromebooks através de expressões faciais e movimentos da cabeça.

Criada para ajudar pessoas com dificuldades motoras, esta ferramenta que permite controlar o ChromeOS através da cabeça foi originalmente anunciada em Dezembro e fica agora disponível para Chromebooks compatíveis, a par de uma série de outras novidades destinadas ao uso de Chromebooks no ensino. Esta não é a primeira iniciativa da Google nesta área; a empresa já tinha lançado o Project Gameface para jogos no Windows e Android.


A Google está a lançar as "Class Tools", um conjunto de funcionalidades no ChromeOS que dá aos professores controlo em tempo real sobre os ecrãs dos alunos. Os educadores poderão partilhar conteúdos directamente, activar legendas ou traduções ao vivo, visualizar remotamente os ecrãs e partilhar o trabalho de um aluno para toda a turma, promovendo um ambiente de aprendizagem mais interactivo.

O Google Classroom vai também integrar-se com o FigJam da Figma, permitindo que os professores atribuam quadros digitais aos alunos para actividades de trabalho em grupo.

Powerbank Charmast 20000mAh com carregador wireless a €25

22-01-2025 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 20000 mAh da Charmast assegura que ficarão bem servidos.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Charmast não só temos uma capacidade generosa, como uma grande diversidade de formas de carregamento, incluindo carregador wireless Qi.

Este Powerbank Charmast 20000 mAh com com PD 22.5W e Qi wireless está disponível por 25.99 euros na Amazon Espanha.

O powerbank suporta vem com três portas USB-A, uma porta USB-C, e ainda uma porta micro-USB para facilitar o carregamento com cabos dos smartphones mais antigos. Suporta carregamento rápido PD de 20 W na ficha USB-C, e ainda carregamento rápido wireless Qi de 15 W. Pelo que, qualquer que seja o dispositivo, fica praticamente assegurado que teremos sempre forma de o recarregar no menor espaço de tempo possível.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Truecaller com identificação de números de telefone em tempo-real no iOS

22-01-2025 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O Truecaller lançou uma actualização para iOS que adiciona a identificação de chamadas em tempo real para os utilizadores de iPhones.

Embora o Truecaller já estivesse disponível há alguns anos para os iPhones, até agora estava limitado à utilização de uma base de dados local, que fazia com que a identificação dos números fosse limitada, particularmente em países onde existe uma quantidade significativa de números de spam, como na Índia. Agora, o Truecaller passa a utilizar o Live Caller ID Lookup, lançado no iOS 18, que permite que apps de terceiros acederem a informações de chamadas directamente dos seus servidores, de forma segura e privada.

Os utilizadores de iPhone podem activar esta funcionalidade em Definições ➝ Apps ➝ Telefone ➝ Bloqueio e Identificação de Chamadas e activar o Truecaller. A aplicação utiliza encriptação homomórfica para garantir a segurança dos dados, com pedidos e respostas encriptadas entre a app e os servidores do Truecaller. A desencriptação ocorre apenas no iPhone, mostrando a identificação do número de telefone caso haja correspondência nos dados do servidor.

A actualização inclui também melhorias como uma interface redesenhada, onde o nome associado ao número aparece em negrito para mais fácil identificação, bloqueio automático de chamadas de spam e a possibilidade de pesquisar até 2.000 números previamente identificados na lista de telefonemas recentes. O Truecaller está também a trabalhar para adicionar imagens às identificações de chamadas no iOS, oferecendo uma experiência ainda mais completa.

Os planos premium para iOS começam nos $9,99/mês, com opções familiares e a assinatura Gold disponíveis para mais funcionalidades.

WhatsApp com publicação do status no Instagram e Facebook Stories

22-01-2025 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

O WhatsApp vai ser integrado no Accounts Center da Meta, permitindo que os utilizadores partilhem automaticamente os status como Stories no Facebook e Instagram.

Depois de todo o trabalho e garantias de que o WhatsApp se manteria separado das demais plataformas da Meta, eis que a empresa de Zuckerberg vem aproveitar mais uma sinergia dos seus múltiplos serviços para tentar fomentar que os utilizadores do WhatsApp também mostrem actividade nos restantes, mais concretamente no Instagram e Facebook.

Esta funcionalidade de publicação automática dos status do WhatsApp será opcional e estará desactivada de origem. Caso optem por activá-la, os utilizadores poderão decidir onde querem partilhar os seus Status: no Facebook, Instagram ou ambos.
Para além do cross-posting, o Accounts Center também permite iniciar sessão em várias aplicações da Meta com uma única conta. A Meta planeia, no futuro, expandir as funcionalidades do Accounts Center, permitindo a gestão de avatares, autocolantes Meta AI e criações Imagine Me de forma centralizada em todas as aplicações Meta.

Apesar desta integração, a Meta garante que as principais funcionalidades de privacidade do WhatsApp permanecem inalteradas. Todas as mensagens e chamadas continuarão protegidas por encriptação end-to-end, garantindo que ninguém, nem mesmo o WhatsApp ou a Meta, pode aceder aos seus conteúdos.

Falha no 7-Zip criava ficheiros sem alertas no Windows

21-01-2025 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Atacantes podiam criar ficheiros zip com conteúdos que contornavam o habitual alerta de segurança de ficheiros potencialmente perigosos no Windows.

Uma vulnerabilidade no 7-Zip, identificada como CVE-2025-0411, permitia a atacantes contornar a funcionalidade de segurança "Mark of the Web" (MoTW) do Windows, não alertando os utilizadores para programas ou documentos potencialmente maliciosos. O suporte ao MoTW foi lançado no 7-Zip na versão 22.00 (em Junho de 2022) e aplica uma marca em ficheiros provenientes de fontes não confiáveis. Este sistema ajuda o Windows e outras aplicações a alertar os utilizadores sobre possíveis riscos, activando medidas de protecção como o modo de leitura no Microsoft Office, desactivando scripts; ou indicando que ficheiros executáveis são de origem desconhecida, pedindo confirmação adicional antes de os executar.

O problema afectava arquivos comprimidos dentro de um arquivo comprimido, situação em que o 7-Zip não aplicava as a marcas MoTW aos ficheiros extraídos. Isto permitia que os atacantes criassem ficheiros Zip com conteúdos maliciosos que não apresentariam esses alertas aos utilizadores. O criador do 7-Zip, Igor Pavlov, corrigiu a vulnerabilidade a 30 de Novembro de 2024, com o lançamento da versão 24.09, que garante a aplicação correcta das marcas MoTW em todos os ficheiros extraídos.


Este alerta está a ser dado porque o 7-Zip não possui um sistema de actualização automática, o que faz com que grande parte dos utilizadores possam estar a usar versões vulneráveis. Como tal, os utilizadores do 7-Zip devem visitar o site oficial e instalar a versão 24.09 (ou mais recente) para evitarem riscos adicionais.

|