Novo Tesla Model 3 Performance
apanhado em filmagens em Espanha; Android ganha
9 funcionalidades em Fevereiro; vidros do Cybertruck
resistem a ladrão; Xiaomi mostra
SU7 no MWC 2024; e PayPal quer
identificar cookies roubados.
Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma
coluna Anker Soundcore Mini.
Lenovo mostra portátil transparente
Fugindo à moda dos ecrãs dobráveis e de enrolar, a Lenovo levou ao MWC 2024 um portátil transparente que não deixa de ser igualmente futurista.
O ThinkBook Transparent Display Laptop é um protótipo que usa um ecrã transparente, ao estilo do que se pode ver em muitos filmes de ficção científica, e também um teclado touch transparente com teclas que se iluminam ou se apagam para o transformar numa superfície transparente onde podemos desenhar com um stylus.
Uma das partes curiosas é que todo o hardware fica escondido na pequena moldura na parte inferior do ecrã, e a Lenovo apresenta algumas demonstrações em que a transparência é aproveitada, como a identificação de objectos que sejam colocados por trás do ecrã, em jeito de realidade aumentada.
Tendo em conta a falta de privacidade (qualquer pessoa pode ver o ecrã, estando atrás ou à frente dele), é de imaginar que se vá manter como protótipo por mais uns anos. Mas, se a Lenovo combinar o ecrã transparente com a capacidade de poder escurecer e ficar opaco se o utilizador desejar... aí passará a ter maior utilidade prática.
Lapse tenta recuperar o espírito das fotografias antigas
Hoje em dia poderá ser difícil convencer as novas gerações do demorado processo de tirar fotografias no século passado, com o comprar dos rolos, enviá-los para revelação, aguardar vários dias, e esperar que a maioria das fotos saísse em condições. Mas há uma app que tenta revisitar esses tempos.
A app
Lapse tenta libertar os utilizadores da pressão do resultados instantâneos, fazendo com que as fotos captadas no smartphone passem por um igualmente demorado processo de "revelação". Mas embora esteja a ter algum sucesso, está também a ser criticada por usar "dark patterns" que desde logo insistem fortemente com que o utilizador ceda dados, seus e de amigos, que são usados para promover a sua disseminação. Se será de forma "ajustada" ou "exagerada", isso ficará a cargo de cada um decidir - podendo ser uma app que tanto é apreciada, como ficar sujeita a desintalação imediata assim que é experimentada pela primeira vez.
Netflix "expulsa" clientes com pagamento via Apple
A Netflix está finalmente a por um ponto final nas contas com pagamento via Apple. Embora há muito que tenha deixado de disponibilizar as subscrições pagas através da App Store, os clientes antigos que as tivessem continuaram a manter o plano ao longo dos anos - até agora. Agora, essas
contas com pagamento Apple estão a ser canceladas, com os clientes a terem que optar por um método de pagamento actualmente aceite (através de cartão bancário ou carregamento através de cartões Netflix pré-pagos).
Para muitos desses clientes, esta alteração vem também acompanhada de um aumento de preço, já que podiam manter-se em planos antigos que não tinham tido o preço actualizado.
Curtas do dia
Resumo da madrugada
Curiosidade do dia: O polímata grego Eratosthenes calculou a circunferência da Terra com erro inferior a 3% em 240 A.C. Foi também o inventor da esfera armilar no ocidente, que se encontra representada na bandeira de Portugal.