PlanetGeek

Infinix mostra CoolMax, AirCharge e Extreme-Temp

28-02-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Infinix promete melhorias no desempenho, carregamento wireless e longevidade das baterias com o CoolMax, AirCharge e Extreme-Temp.

A Infinix aproveitou o MWC 2024 para mostrar uma série de tecnologias em que está a trabalhar. O CoolMax promete manter os smartphones mais frescos, combinando uma ventoinha com um módulo termoeléctrico capaz de transferir o calor do chip do smartphone com maior eficiência. Este sistema permitiu que um MediaTek Dimensity 9300 conseguisse atingir um valor recorde de 2,215,639 no Antutu. A grande questão é saber se isto será viável para aplicar num produto comercial, já que tradicionalmente estes módulos "Peltier" têm consumos relativamente elevados, que podem ter um impacto significativo na autonomia.

Falando de autonomia, as demais tecnologias estão relacionadas com isso. O AirCharge é um sistema de carregamento wireless mas que consegue funcionar a distâncias de até 20 cm, bastante mais do que o sistemas wireless habituais (no entanto não é referida a eficiência a esta distância). E temos também uma bateria Extreme-Temp que usa novos materiais e que consegue funcionar a temperaturas de até -40°C, uma gama de temperaturas que as baterias de lítio tradicionais não apreciam. E a -20°C prometem uma longevidade que pode ser 300% superior às baterias convencionais.



Por agora não foi referido quando, ou se, iremos ver estas tecnologias aplicadas em smartphones da marca num futuro próximo.

Actualização Windows de Fevereiro 2024 falha com erro 0x800F0922

27-02-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Fevereiro não escapa à tradição, com nova actualização do Windows que resulta em erros de instalação.

Muitos utilizadores Windows que tentam instalar a actualização de Fevereiro de 2024 estão a deparar-se com erros 0x800F0922 e a indicação de que a actualização não foi instalada, com o download a parar aos 96%. O processo reverte a actualização e deixa o computador em estado funcional, mas até que a MS lance uma actualização corrigida é dada uma forma de contornar o problema.

A Microsoft deu, como solução temporária, a indicação de se apagar a pasta escondida C:\\$WinREAgent - podendo ser necessário reiniciar o computador para que a actualização seja feita correctamente.
Uma vez que esta pasta está relacionada com o Windows Recovery Environment (WinRE), suspeita-se que o problema possa ser idêntico ao que já ocorreu o mês passado, com a falta de espaço na partição de recuperação. Se assim for, torna-se ainda mais criticável que a Microsoft não tenha aprendido a lição e tenha cometido o mesmo erro.

O que é certo é que começa a ser um mau historial, com problemas nas actualizações a cada mês, e isto num ano em que se prevê que as coisas se compliquem no segundo semestre, quando o Windows 11 deixar de funcionar em computadores antigos.

Parece que com toda a atenção que a Microsoft tem dedicado às capacidades AI, outros sectores estão a ser descurados.

Vidro dos óculos Vision Pro está a estalar

27-02-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Nenhum lançamento Apple estaria completo se não fosse acompanhado por algum tipo de polémica, e eis que surgem relatos do vidro frontal dos óculos Vision Pro a estalar.

Pelo menos meia dúzia de utilizadores dos dispendiosos Vision Pro da Apple estão a queixar-se de que o vidro frontal dos óculos apresenta um fractura na zona que assenta sobre o nariz. Embora o número de relatos seja ainda reduzido face às unidades vendidas, fica no ar a pergunta sobre se isto se poderá vir a tornar num problema de maior dimensão à medida que os utilizadores forem dando uso aos óculos.

Estes utilizadores dizem que se limitam a usar os óculos normalmente, sem os sujeitarem a qualquer tipo de abusos; e o que é certo é que a fractura surge num local onde haverá maior fragilidade do vidro, especialmente se ficar sujeito a qualquer tipo de flexão / pressão quando é colocado e retirado do rosto.
O que é certo é que, por agora, a Apple se tem recusado a admitir que isto seja um defeito de fabrico, apresentando uma conta de $299 a quem quiser arranjar os óculos ao abrigo do programa AppleCare, ou $799 para quem não tiver pago pela cobertura adicional. Valores que certamente não agradrão a quem já pagou mais de $3500 pelos óculos e só os usou durante alguns dias ou semanas.

Notícias do dia

27-02-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Novo Tesla Model 3 Performance apanhado em filmagens em Espanha; Android ganha 9 funcionalidades em Fevereiro; vidros do Cybertruck resistem a ladrão; Xiaomi mostra SU7 no MWC 2024; e PayPal quer identificar cookies roubados.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma coluna Anker Soundcore Mini.

Lenovo mostra portátil transparente

Fugindo à moda dos ecrãs dobráveis e de enrolar, a Lenovo levou ao MWC 2024 um portátil transparente que não deixa de ser igualmente futurista.

O ThinkBook Transparent Display Laptop é um protótipo que usa um ecrã transparente, ao estilo do que se pode ver em muitos filmes de ficção científica, e também um teclado touch transparente com teclas que se iluminam ou se apagam para o transformar numa superfície transparente onde podemos desenhar com um stylus.
Uma das partes curiosas é que todo o hardware fica escondido na pequena moldura na parte inferior do ecrã, e a Lenovo apresenta algumas demonstrações em que a transparência é aproveitada, como a identificação de objectos que sejam colocados por trás do ecrã, em jeito de realidade aumentada.

Tendo em conta a falta de privacidade (qualquer pessoa pode ver o ecrã, estando atrás ou à frente dele), é de imaginar que se vá manter como protótipo por mais uns anos. Mas, se a Lenovo combinar o ecrã transparente com a capacidade de poder escurecer e ficar opaco se o utilizador desejar... aí passará a ter maior utilidade prática.


Lapse tenta recuperar o espírito das fotografias antigas

Hoje em dia poderá ser difícil convencer as novas gerações do demorado processo de tirar fotografias no século passado, com o comprar dos rolos, enviá-los para revelação, aguardar vários dias, e esperar que a maioria das fotos saísse em condições. Mas há uma app que tenta revisitar esses tempos.

A app Lapse tenta libertar os utilizadores da pressão do resultados instantâneos, fazendo com que as fotos captadas no smartphone passem por um igualmente demorado processo de "revelação". Mas embora esteja a ter algum sucesso, está também a ser criticada por usar "dark patterns" que desde logo insistem fortemente com que o utilizador ceda dados, seus e de amigos, que são usados para promover a sua disseminação. Se será de forma "ajustada" ou "exagerada", isso ficará a cargo de cada um decidir - podendo ser uma app que tanto é apreciada, como ficar sujeita a desintalação imediata assim que é experimentada pela primeira vez.


Netflix "expulsa" clientes com pagamento via Apple

A Netflix está finalmente a por um ponto final nas contas com pagamento via Apple. Embora há muito que tenha deixado de disponibilizar as subscrições pagas através da App Store, os clientes antigos que as tivessem continuaram a manter o plano ao longo dos anos - até agora. Agora, essas contas com pagamento Apple estão a ser canceladas, com os clientes a terem que optar por um método de pagamento actualmente aceite (através de cartão bancário ou carregamento através de cartões Netflix pré-pagos).

Para muitos desses clientes, esta alteração vem também acompanhada de um aumento de preço, já que podiam manter-se em planos antigos que não tinham tido o preço actualizado.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O polímata grego Eratosthenes calculou a circunferência da Terra com erro inferior a 3% em 240 A.C. Foi também o inventor da esfera armilar no ocidente, que se encontra representada na bandeira de Portugal.

Gravadora laser Swiitol C18 Pro 18W a €344

27-02-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

De forma complementar às impressoras 3D, quem desejar fazer gravações e corte a laser em diversos tipos de materiais pode agora fazê-lo a preço bastante aceitáveis, graças o produtos como esta Swiitol C18 Pro.

As gravadoras laser têm também registado uma queda nos preços ao longo dos últimos anos, fazendo com que actualmente fiquem dentro do orçamento dos entusiastas e todos aqueles que levem o seu hobby de bricolage um pouco mais a sério - para não falar daqueles que já fazem algumas peças e procuram uma forma de as individualizar. A Swiitol é uma empresa que se tem destacado neste sector, e que nos apresenta modelos bastante interessantes e competitivos.


Esta gravadora laser Swiitol C18 Pro 18W está disponível por 344.09 euros, com envio gratuito da Europa.

Tem uma área de gravação / corte de 400 x 400 mm, e pode faz gravações em madeira, papel, couro, borracha, plástico, bambu, metal, vidro, pedra, acrílico, PVC e placas de circuito impresso (PCB) - e corte de espessuras até 12 mm em madeira.

Embora não conte com um invólucro (o que facilita a sua portabilidade), pode ser combinada com uma série de acessórios para expandir as suas capacidades. Como alerta final, tendo em conta o laser de alta potência, é sempre indispensável utilizar óculos de protecção adequados e assegurar que fica longe de olhares curiosos enquanto está em funcionamento.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Vidros do Cybertruck resistem a ladrão

27-02-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A resistência dos vidros do Cybertruck impediu um ladrão de aceder ao seu interior.

Não demorou muito para que a resistência do Cybertruck fosse posta à prova em infelizes circunstâncias reais. Depois dos seus vidros terem dado que falar ao se partirem durante a apresentação inicial, agora temos um teste do mundo real registado pelo modo Sentry (que em breve deverá ficar mais poupado em termos de bateria).

Na Califórnia, um Cybertruck tornou-se no alvo de ladrões, que se aproximaram de um Cybertruck estacionado e tentaram partir o vidro para acederem ao seu interior. Só que o habitual processo de "estilhaçar" a janela de forma imediata não resultou, e por muitas tentativas que o ladrão fizesse, em vários vidros e até tendo tentado partir o vidro do tecto, não conseguiu aceder ao interior do Cybertruck.
Os vidros ficaram partidos - o que já deverá representar uma séria despesa para o dono do Cybertruck ou para a respectiva companhia de seguros - e fica no ar a pergunta sobre quanto tempo demorará a Tesla a reparar estes danos.

Cybertruck is California-proof. Armored glass beats criminals trying their best to break in – even when jumping on the roof. @Tesla @cybertruck @elonmusk @teslaownersSV @oaklandpoliceca

Don’t mess with Cybertruck. 📐 pic.twitter.com/S8Wt1tCcNC

— Arash Malek (@MinimalDuck) February 26, 2024
Fica também a dúvida sobre se este tipo de episódios irá desincentivar os ladrões de atacarem Cybertrucks ou se, por outro lado, apenas os levará a recorrer a tácticas ainda mais violentas que provoquem ainda mais danos nos veículos.

How Can Your Website or Application Have More Sucess Deliverying Email Messages to Gmail, Yahoo and Other Email Providers

27-02-2024 | 14:10 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
Many applications must send users emails to transmit private messages or even newsletters of helpful content.

Due to abuses of spammers, email account providers like Gmail, Yahoo, and others have gathered to define new standards to prevent those abuses that started being enforced on February 1, 2024.

Suppose you are a developer of a legitimate site or application that sends private emails or newsletters to registered users who can send them email messages. In that case, you should be aware of these new email standards.

Please read this short article to learn about these new standards to ensure your sites or applications send emails in a way that complies with new standards and ensures your messages are delivered successfully.

Xiaomi mostra SU7 no MWC 2024

27-02-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Xiaomi não se limitou a trazer smartphones ao MWC 2024 em Barcelona, exibindo também o seu primeiro automóvel SU7 com grande destaque.

Existe enorme curiosidade em torno do primeiro carro da Xiaomi, o SU7 e SU7 Max, e marca chinesa não perdeu a oportunidade para cativar o olhar dos visitantes do Mobile World Congress 2024 em Barcelona. Não deixará de ser curiosa a opção da Xiaomi, de apresentar o carro na Europa no MWC, um evento tecnológico, em vez do Geneva Motor Show, evento dedicado aos automóveis, que também decorre nesta altura - mas facilmente se percebe que a Xiaomi se sinta melhor relacionada com os fãs da tecnologia do que como "estreante" no meio dos fabricantes automóveis.
Infelizmente, a exibição do SU7 no MWC limita-se a ser isso mesmo: exibição. Os visitantes nem sequer se podem aproximar demasiado, ou sentar no interior do veículo.

Além do que já tinha sido anunciado por altura da sua apresentação oficial - sabendo-se que tem potência total de 495 kW, bateria de 100 kWh com arquitectura de 800 V, autonomia até 800 km e aceleração dos 0-100 km/h em 2.8s - não foram dados mais detalhes. E embora o seu lançamento (na China) deva acontecer em breve, ainda nem sequer se conhecem os preços finais, com os rumores a oscilarem entre valores "acima do que se possa esperar" e "abaixo do que se possa esperar"; ou seja, poderá andar em qualquer ordem de grandeza que se queira imaginar.

A essa incerteza soma-se também a quase assegurada garantia de que o SU7 não deverá chegar em breve à Europa, sendo esperado que o mercado chinês absorva toda a capacidade de produção durante os primeiros anos.


Câmaras Wyze mostraram lares das pessoas erradas - novamente

27-02-2024 | 13:37 | A Minha Alegre Casinha

Os utilizadores das câmaras de vigilância Wyze foram surpreendidos com imagens de outras câmaras que não as suas - outra vez.

A Wyze veio revelar que um problema técnico permitiu que 13 mil pessoas tivessem visto momentaneamente as câmaras de outras pessoas. Mas a pior parte é que não é a primeira vez que isto acontece, tendo algo idêntico acontecido há poucos meses.

Desta vez a Wyze atira a culpa para todos os lados menos para si própria, dizendo que o problema teve origem no serviço AWS da Amazon, que impediu o acesso às câmaras durante várias horas, e com a apresentação das câmaras erradas a acontecer durante o processo de recuperação do sistema, com um sistema de cache "de terceiros" que recentemente integrou no seu sistema, a ter sido o culpado pela apresentação das imagens indevidas aos utilizadores errados.

Devido a isto vários milhares de clientes puderem ver thumbnails de câmaras de outras pessoas, com algumas delas a dizerem que clicando neles tinham acesso a vídeos dessas mesmas pessoas.

Começam a ser demasiados casos, a acontecerem num curto espaço de tempo, que levantam sérias dúvidas sobre se a Wyze terá competências técnicas para fazer o serviço que vende aos seus clientes. Atirar as culpas para a AWS ou um serviço de cache - que integrou - não serve de grande conforto para quem tenha uma das suas câmaras e tenha que viver com o receio permanente de ter um estranho a ver os vídeos das suas câmaras.

Android ganha 9 funcionalidades em Fevereiro

27-02-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Google lançou a actualização de Fevereiro do Android, com nove novas funcionalidades.

Como destaque para as novidades Android na actualização de Fevereiro 2024, a Google indica:
  1. Funcionalidades AI no Android Auto - para mensagens ou conversas longas, e sugerindo respostas e acções adequadas num só toque.
  2. Ouvir descrições geradas por AI para imagens.
  3.  Informações mais acessíveis nos locais - bastando apontar o smartphone para ober informação audível sobre horários, avaliações, etc. de estabelecimentos comerciais.
  4.  Anotações escritas no Docs
  5.  Ouvir música ininterrupta no Spotify ao mudar entre dispositivos
  6. Centralização dos dados de saúde na Fitbit app através do Health Connect
  7. Google Wallet nos smartwatches Wear OS com acesso a bilhetes, passes, cartões de fidelização, etc.
  8. Direcções de transportes públicos no Google Maps em Wear OS
  9. Acesso ao Gemini AI no Messages
De notar que algumas das funcionalidades só ficam disponíveis em inglês e/ou nos EUA.



Infinix E-Color Shift muda cor e padrões nos smartphones

27-02-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Infinix foi ao MWC 2024 mostrar os seus mais recentes smartphones com capacidade de mudar de cor com o sistema E-Color Shift.

A Infinix continua a apostar na tecnologia de mudança de cor, baseada numa película electrocrómica E Ink Prism 3 com funcionamento idêntico ao dos ecrãs E-Ink. Agora, o sistema é capaz de produzir maior variedade de cores, com a Infinix a mostrar dois protótipos com padrões diferentes.

Um deles apresenta um padrão em grelha em que cada quadrado pode ter uma cor diferente mas deixando uma parte desocupada na traseira do smartphone, o outro usa a totalidade da traseira com um padrão mais "desportivo" se assim se pode dizer.



Além de poderem criar padrões diferenciados ao gosto do utilizador, é também possível seleccionar animações pré-definidas, tirando partido do baixo consumo desta tecnologia (se o padrão se mantiver fixo, não existe consumo de energia).

Por agora estes modelos continuam a ser apenas protótipos, com a marca a dizer que a tecnologia poderá ser aplicada em modelos comerciais dentro dos próximos anos.

Ganha uma coluna Anker Soundcore Mini

27-02-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez é uma coluna Anker Soundcore Mini.

Para garantir que a música que têm no smartphone pode ser ouvida em alto e bom som, temos uma excelente coluna BT Soundcore Mini da Anker para vos oferecer. Esta coluna pode reproduzir música enviada via Bluetooth, mas também pode tocá-la a partir de um cartão microSD, ou usando um cabo áudio com ficha de 3.5mm, e tem uma autonomia de 15 horas.

Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Novo Tesla Model 3 Performance apanhado em filmagens em Espanha

27-02-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla parece estar prestes a anunciar a versão Performance do novo Model 3 "Highland".

A remodelação do Model 3 "Highland" foi bem recebida, marcando um salto considerável na qualidade do modelo, mas até ao momento havia uma variante que estava em falta. A Tesla lançou o Model 3 Highland na versão na versão Single Motor, e Long Range Dual Motor, mas ficou a faltar a versão Performance. Algo que pode estar prestes a ficar resolvido.

Um fã apanhou o que parece ser um dos novos Model 3 Performance "Highland" em Espanha, com direito a um autocolante "Ludricrous" na traseira para mais fácil identificação.

New model 3 Plaid being Filmed in Valencia Spain @garyblack00 @WholeMarsBlog @Teslaconomics @teslaownersirl pic.twitter.com/N1du5ERjoy

— Desmond Wisley (@dessiewisley) February 25, 2024
Podem ver-se detalhes como travões melhorados (esperemos que não sejam apenas pintados de vermelho), mas a grande incógnita é saber que potência a Tesla irá desbloquear neste modelo, sabendo-se que tanto o Model 3 LR já é ridiculamente rápido (4.4s dos 0-100 km/h) e que certamente não irá ficar atrás do anterior Model 3 Performance (3.3s dos 0-100 km/h).

Poderia pensar-se que fosse uma simples brincadeira, mas o facto do veículo ser acompanhado por uma equipa de filmagens (que não apreciou ter alguém a gravá-los com o smartphone) dá credibilidade a que seja mesmo a sério. E se assim for, significa que em breve deveremos ter direito a um vídeo promocional da Tesla a revelar o novo Model 3 Performance.

Micron lança chip UFS 4.0 ultra-compacto para smartphones

27-02-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Micron tem um novo chip UFS 4.0 com capacidade até 1 TB e tamanho reduzido para os smartphones.

Sabendo-se que todas as décimas de milímetro são preciosas quando se trata de conceber um smartphone, a Micron apresentou o seu mais pequeno chip de memória UFS 4.0 até à data. Com uma dimensão de apenas 9 x 13 mm, disponibiliza capacidades de até 1 TB, com o desempenho de alto nível que se esperaria: velocidades de até 4.3 GB/s em leitura e 4.0 GB/s em escrita. Basicamente, é o equivalente a ter um SSD num tamanho inferior ao de um selo dos correios (para quem ainda se lembrar do que isso é).

Este novo chip representa uma redução de 20% face à geração anterior (com 11 x 13 mm), sendo ainda mais eficiente em termos de consumo de energia. Conta ainda com o sistema HPM (High-Performance Mode) da Micron que pode melhorar o desempenho em 25% durante operações de leitura e escrita intensivas; OBR (One Button Refresh) que faz a gestão e optimização dos dados para manter o máximo desempenho; e ZUFS (Zoned UFS) que permite seleccionar diferentes zonas para certos tipos de dados, para prolongar a longevidade do chip (as memórias Flash continuam a estar sujeitas a um número limite de escritas).
Este chip UFS 4.0 é produzido usando um processo de 232 camadas 3D NAND, e destina-se ao segmento dos smartphones topo de gama, onde a área disponível para qualquer componente é de importância crítica. Numa fase inicial estará disponível com capacidades de 256 GB, 512 GB e 1 TB. Sendo a Micron um dos fornecedores da Apple, podemos sempre esperar que se venha a ver estes chips na próxima geração de iPhones 16 Pro.

PayPal quer identificar cookies roubados

26-02-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O PayPal diz ter criado um método que permite detectar cookies roubados que dispensam a necessidade de passwords e autenticação 2FA.

Os cookies de autenticação são aquilo que permite que um utilizador consiga aceder a um site sem estar continuamente a ser bombardeado com pedidos de autenticação, e são também um dos alvos preferenciais de hackers. Se um hacker se conseguir infiltrar num computador e roubar estes cookies, pode fazer-se passar pela vítima sem necessidade de saber a sua password ou de ter que enfrentar os sistemas de autenticação 2FA. Daí que haja grande interesse em qualquer sistema que permita identificar se se está a lidar com o utilizador legítimo ou com um atacante que está a usar cookies roubados.

É precisamente isso que o PayPal diz conseguir fazer, através de uma análise dos cookies nos diversos locais em que deveriam estar, e que permitem calcular um grau de risco para uma tentativa de acesso estar a ser feita usando cookies roubados.
Sendo um serviço que envolve dinheiro, facilmente se entende o desejo do PayPal em reforçar a segurança dos acessos. Tendo em conta o grau de risco, o serviço pode limitar certas operações ou exigir formas de autenticação adicionais.

De referir que o PayPal também já suporta Passkeys, que dispensam a necessidade do login tradicional via username e password e que se torna bastante mais seguro contra todos os tipos de ataque tradicionais. Ao longo deste ano é de esperar que o uso das passkeys se vá popularizando, e contribuindo para o fim das preocupações com o roubo de passwords.

Tesla prepara Sentry Mode 40% mais eficiente no consumo

26-02-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

O Sentry Mode da Tesla, que permite efectuar gravação em vídeo quando é detectado movimento em redor do veículo, vai ficar mais poupado.

O Sentry Mode da Tesla é uma funcionalidade muito apreciada pelos donos dos veículos da marca de Elon Musk, permitindo fazer gravações quando é detectada qualquer coisa em redor do veículo, ou até ver o que se passa em redor do carro em tempo real quando se está longe dele. É o tipo de funcionalidade que deveria ser disponibilizada de origem em todos os automóveis (tendo em conta que praticamente todos eles usam câmaras).

Infelizmente, quando se activa o Sentry Mode, também se fica sujeito a um impacto considerável na bateria do carro, com alguns condutores a dizerem que pode atingir consumos de 7.2 kWh por dia - cerca de 10% da bateria de um Model 3 ou Model Y. Quer isto dizer que, ao fim de uma semana com o carro estacionado, se ficaria com a bateria num nível extremamente reduzido. É um consumo que parece ser excessivo, e que a própria Tesla reconhece que terá que ser melhorado, com um dos seus executivos a dizer que está a ser preparada uma actualização que reduzirá o consumo do Sentry Mode em cerca de 40%.

Agreed, sentry mode power consumption needs improvement, the team is working to reduce by ~40% in a Q2 software update.

— Drew Baglino (@baglino) February 22, 2024
Será algo extremamente bem vindo - se efectivamente for cumprido (ao estilo da melhoria da detecção de chuva, até agora uma promessa não cumprida) - não só a nível de cada utilizador individual mas também a nível de consumos globais. Se se assumir um milhão de Teslas a usar o Sentry Mode, estamos a falar de um consumo de 7 GWh por semana, se com uma simples actualização a Tesla reduzir esse consumo em 40%, são 2.8 GWh de poupança imediata.

Notícias do dia

26-02-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

UE investiga remoção das PWAs pela Apple; Samsung apresenta anel Galaxy Ring; Renault 5 E-Tech vai começar nos €25 mil mas só chega em 2025; Tesla FSD V12 melhora umas coisas - mas piora noutras; Sora consegue criar jogos de vídeo como o Minecraft; NASA procura voluntários para missão simulada de 1 ano em Marte; Elon Musk queixa-se da exigência de criação de conta Microsoft para usar Windows; Meta lucra com pedófilos que seguem crianças no Facebook e Instagram.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma fita LED para TV.

Gemini AI não sabe se Elon Musk é melhor ou pior que Hitler

Depois da polémica do Gemini AI na criação de imagens, e cuja regas de inclusão e diversidade faziam com que gerasse imagens "históricas" com reis europeus nativos americanos, ou até de nazis de raça negra, agora passam-se para as polémicas nas respostas em texto.

A aparente tentativa da Google de assegurar que o Gemini AI dá respostas politicamente correctas está a fazer com que o assistente tente justificar coisas absurdas quando se pergunta algo como: quem teve maior impacto negativo na sociedade, os tweets de Elon Musk ou Hitler? E onde o assistente tenta ao máximo esquivar-se que um seja pior que o outro. Algo que, a não ser que a Google saiba algo sobre os futuros tweets de Musk, deveria ser de fácil resposta imediata.


Qualcomm revela Snapdragon X80 5G, FastConnect 7900, e AI Hub

A Qualcomm também quer estar presente na linha da frente da revolução AI, e para tal apresenta o AI Hub, que disponibiliza dezenas de modelos AI - muitos deles podendo correr localmente em smartphones, tablets e computadores com os mais recentes chips da marca.

Além disso, temos também o mais recente e avançado modem Snapdragon X80 5G com suporte para comunicações via satélite, e o FastConnect 7900 com WiFi 7, Bluetooth e UWB, e com assistência AI para melhorar as comunicações wireless e reduzir os consumos. Certamente começaremos a vê-los em smartphones que chegarão ao mercado nos próximos meses.


Campanha de spam usa domínios legítimos

Foi revelada uma campanha de spam fraudulento designada por "SubdoMailing", que abusa de mais de 8 mil domínios legítimos e 13 mil subdomínios, para enviar cerca de 5 milhões de emails de spam por dia.

Os responsáveis por esta campanha registaram domínios expirados que ainda se encontram associados a domínios legítimos, e dessa forma conseguem tirar partido do envio de emails como se fossem de domínios de confiança, facilitando-lhes a tarefa de ultrapassar os filtros anti-spam.

Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: O primeiro dispositivo a trocar os cartões SIM pelo eSIM foi o smartwatch Samsung Gear S2 Classic 3G em 2016. O Motorola Razr dobrável de 2020 foi o primeiro smartphone a vir apenas com eSIM.

Carregador INIU Qi wireless 15W (2 unid) por €25

26-02-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Os carregadores wireless permitem evitar o incómodo do meter-tirar cabos na rotina diária de recarregamento dos smartphones, e não é preciso fazer um grande investimento para tirar partido deles.

Ao longo da última década (ou até mais) lá nos resignamos a que os nossos smartphones não tenham a autonomia que se desejava que tivessem, e com isso ganhamos o hábito de os recarregar diariamente. Implicitamente, aceitamos também que fosse "normal" meter e tirar a ficha do cabo de carregamento, uma ou mais vezes por dia, dia após dia, semana após semana.

Se assumirmos que recarregam o smartphone em casa à noite, durante o dia no emprego, e também o ligam ao carregador enquanto conduzem, estamos a falar de meter e tirar fichas pelo menos quatro vezes por dia - num total de quase 1500 vezes por ano!
Este carregador INIU Qi 15W está disponível por 25 euros na Amazon Espanha - e não esquecer que se tratam de dois carregadores e não de um só.

Embora no início preferisse as bases de carregamento horizontais, posteriormente converti-me a estas inclinadas, que permitem que o smartphone fique numa posição mais útil, quer seja numa mesa de cabeceira ou em cima de uma secretária, e também minimizam o risco do smartphone deslizar para fora do sítio caso recebam alguma chamada ou notificação e ele comece a vibrar.

Para além de suportar carregamento rápido (Fast Charge) de 15 W esta base conta com bobinas duplas, pelo que podem recarregar um smartphone compatível Qi tanto em orientação vertical como na horizontal.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Elon Musk queixa-se da exigência de criação de conta Microsoft para usar Windows

26-02-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Elon Musk queixou-se no X que considerava inaceitável que para utilizar o Windows fosse obrigado a criar uma conta Microsoft.

Aparentemente Musk terá comprado um computador novo e, segundo as suas próprias palavras, foi surpreendido pela obrigatoriedade de criar uma conta Microsoft para poder usar o computador com Windows e que, segundo ele, significa que a AI da Microsoft também terá acesso ao seu computador.
Efectivamente, em tempos a MS dava uma forma fácil de ultrapassar o processo de criação de conta Microsoft, mas isso foi ficando cada vez mais escondido - agora obrigando a recorrer a técnicas como desactivar a ligação à internet, para que seja dada a opção de criação de conta local. Mas curiosamente, Musk não gosta de ser corrigido ou esclarecido, dizendo que as "community notes" (as clarificações adicionadas pela comunidade, que ele tanto apregoa) falharam no seu caso quando disseram isso - dando direito a uma nova community note que novamente repete que é possível usar o Windows sem conta Microsoft, mas tendo que se recorrer às tais tácticas.

Como seria de esperar, ou não se estivesse a falar da internet, não demoraram a surgir exemplos que demonstram os diferentes pesos e medidas que é habitual existirem. Por um lado, um utilizador rapidamente referir ser também inaceitável que, para poder conduzir um Tesla, se tenha que criar uma conta Tesla, permitindo que a AI da Tesla se treine com dados da sua condução.

Just bought a new Tesla and it won’t let me use it unless I create a Tesla account, which also means giving their AI access to my car! This is messed up…. https://t.co/h90g9884ul

— Jensen Harris (@jensenharris) February 25, 2024
E, se alguns podem usar a desculpa de que o "carro" é algo demasiado crítico e que justifica a criação de conta, que dizer do facto de nem ser possível ver as publicações de um utilizador no X, que são criadas de forma pública para que todos possam ver, a não ser que se crie e faça login com uma conta do X?

OnePlus Watch 2 estreia notificações Wear OS mais poupadas

26-02-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O OnePlus Watch 2 vai tirar partido do co-processador de baixo consumo para lidar com as notificações Wear OS.

O OnePlus Watch 2 vem com dois chipsets e dois sistemas, um para tratar do Wear OS, outro para lidar com as funções de tracking em modo de baixo consumo. O Wear OS já suporta essa separação de funções há algum tempo, mas agora adicionou-lhe uma capacidade adicional referente às notificações.

Até agora, a gestão das notificações estava a cargo do processador mais gastador, que suporta o sistema Wear OS. Mas, a partir de agora (e a começar pelo OnePlus Watch 2), as notificações passam a poder ser geridas pelo co-processador de baixo consumo, incluindo a capacidade de fazer respostas rápidas às mesmas. Desse modo, todo o processo torna-se mais poupado em termos de bateria, pois dispensa a activação do processador principal e a activação do Wear OS.

Talvez por isso a OnePlus anuncie uma autonomia de 100 horas em modo normal para uso comum. Mas mesmo que essas "100 horas" acabem por se transformar em 50 ou 60 horas em uso real, já será um valor extremamente bom para um smartwatch Wear OS.

|