PlanetGeek

Jetson promove corridas eVTOL com pilotos a bordo

22-12-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Jetson quer criar um campeonato de corridas eVTOL com pilotos a bordo, usando o seu Jetson ONE.

A Jetson, uma startup especializada em veículos eléctricos de descolagem e aterragem vertical (eVTOL), quer promover corridas eVTOL tripuladas como novo desafio no desporto motorizado. Num vídeo, o fundador e CTO da empresa, Tomasz Patan, pilotou o Jetson ONE à volta de pilares insuflados, demonstrando a precisão e agilidade do veículo.

Embora a Airspeeder já tenha organizado corridas de eVTOL, as mesmas são feitas com pilotos no solo controlando remotamente as aeronaves. A Jetson quer algo diferente, colocando os pilotos nas aeronaves, o que gera todo um novo conjunto de preocupações de segurança, como o risco de colisões. No entanto, e ao estilo dos avanços tecnológicos criados para a F1 e que depois acabam por beneficiar os automóveis no mercado, também aqui certamente seriam desenvolvidas tecnologias que poderiam beneficiar os futuros "carros voadores" - como sistemas de gestão anti-colisões.


O Jetson ONE foi concebido para ser fácil de operar, com manobras que podem ser aprendidas em menos de uma hora. Os clientes devem concluir oito sessões em simuladores antes de voar. Até ao momento, a empresa já vendeu mais de 471 unidades do veículo, que custa 128.000 dólares e pode ser reservado com um depósito de 8.000 dólares.

Google Photos facilita encontrar álbuns das fotos

22-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Google Photos para Android passou a indicar os álbuns a que uma foto ou vídeo pertence, facilitando o processo de organização.

Não há nada mais irritante do que não saber em que local está uma foto ou vídeo, mas finalmente o Google Photos para Android ganha a mesma funcionalidade que já estava disponível na web.

Na versão 7.11 do Google Photos basta deslizaro para cima sobre a foto ou vídeo, ou tocando no menu de três pontos no canto superior, para se ver em que álbum (ou álbuns) essa foto ou vídeo foi colocado. No caso de ter sido adicionada a múltiplos álbuns o painel mostra os três álbuns mais recentes, com a opção "Mostrar Mais" para exibir os restantes.
Além de listar os álbuns, a app permite também clicar no nome do álbum para o gerir, incluindo editar o título, adicionar mais fotos ou partilhá-lo. Ter em conta que isto não se aplica à "pasta" Favoritos, já que esta funciona mais como uma etiqueta do que como um álbum tradicional.

Por agora esta alteração ainda não se aplica à app Google Photos para iOS, mas será de esperar que isso aconteça ao longo das próximas semanas.

Home Assistant lança Voice Preview Edition

22-12-2024 | 11:44 | A Minha Alegre Casinha

Com os novos modelos AI a potenciarem uma nova era na interacção por voz, a Nabu Casa lança o primeiro assistente de voz por hardware para o Home Assistant, o Voice Preview Edition.

O Voice PE faz parte da iniciativa "Year of the Voice" do Home Assistant. Disponível por $59, este dispositivo compacto permite o controlo da casa inteligente através de comandos de voz locais, sem necessidade de serviços na cloud como Alexa ou Google Assistant. Oferecendo suporte para mais de 50 idiomas, superando os oito da Alexa e os vinte do Google Assistant. O dispositivo é baseado num ESP32-S3 e inclui dois microfones, uma pequena coluna e funcionalidades como palavras de activação personalizáveis, como "Okay Nabu", "Hey Jarvis" ou "Hey Mycroft". Os utilizadores podem programar a sua própria palavra de activação, permitindo interacções ainda mais divertidas e/ou práticas. Além disso, além da porta USB-C temos também uma porta para ligar acessórios, como sensores, e expandir as suas capacidades.

O assistente funciona localmente no hardware do Home Assistant, garantindo que os dados dos utilizadores não são armazenados na cloud. No entanto, para respostas mais rápidas e mais opções de idiomas, é possível optar pelo Home Assistant Cloud. Apesar das suas funcionalidades, o Voice PE ainda não está pronto para substituir completamente os smart speakers - falhando ainda em coisas como a reprodução de música - mas há que ter em conta que, como o próprio nome indica, ainda se trata de um "preview" que servirá para refinar o produto para uma versão final melhorada.
Pessoalmente, penso que o principal factor de interesse é a possibilidade de funcionar em modo completamente offline, o que se torna particularmente interessante, não só por todos os que se preocupam com a privacidade, como para não se ficar dependente de serviços externos (que inevitavelmente acabam por alterar condições ou encerrar), ou de deixar de poder controlar a casa por voz na eventualidade de se ficar sem ligação à internet.

Nissan ARIYA desde €34.500 com 1 ano de carregamentos gratuitos

22-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Nissan ARIYA está ainda mais acessível com a gama disponível a partir de 34.500 euros e oferta de um ano de carregamento elétrico para as primeiras 100 unidades.

O Nissan ARIYA disponibiliza a versão Engage 63 kW com motorização de 160 kWh (211 cavalos) por 34.500 euros (com incentivo ao abate) ou 395 €/mês, PVP chave-na-mão, com pintura metalizada e IVA incluído.

O ARIYA Engage conta com jantes de liga leve Kotae de 19”, painel de instrumentos digital Full TFT e navegação 12,3”, Nissan Connect Services, Nissan Virtual Personal Assistant e Atualização Remota do Veículo (OTA). De série inclui ainda faróis Full LED automáticos, compatibilidade com Amazon Alexa Auto e Google Assistant, sistema automático de anti-colisão frontal com deteção de peões, ciclistas e assistência em cruzamentos. O Nissan ARIYA Engage, com bateria de 87 kW e motorização de 178 kWh (238 cavalos), possui uma autonomia de 536 quilómetros. Esta é uma proposta especialmente atrativa para empresas, com um preço de 37.358 (acresce IVA).

Em matéria fiscal e no que respeita à Tributação Autónoma, o Nissan ARIYA Engage está perfeitamente enquadrado com os atuais benefícios à aquisição de uma viatura elétrica por parte das empresas, permitindo a dedução da totalidade do IVA e tendo ainda isenção de ISV e IUC. Para além disto a depreciação da viatura é um gasto dedutível fiscalmente.
A gama é ainda composta pela versão Advance, que já inclui teto de abrir panorâmico de série, e que, para além da versão com bateria de 63 kWh, tem ainda disponível as versões 2WD e 4WD de tração integral com a bateria de 87 kWh (ARIYA e-4ORCE com 225 kW de potência), bem como as versões topo de gama Evolve com tração dianteira ou integral.

Toda a gama Nissan ARIYA (63 kWh e 87 kWh), inclui a oferta do carregador de 22 kWh de série e, nas primeiras 100 unidades, está ainda incluído 1 ano de carregamento elétrico grátis.


[Pela Estrada Fora]

Ganha uma coluna Anker Soundcore

22-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é uma coluna Anker Soundcore.

Esta Anker Soundcore tem design discreto, mas é mais que suficiente para encher de música uma divisão, tanto para usufruto pessoal como para acompanhar uma festa ou encontro de amigos.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Campanha de phishing usa Google Calendar para escapar aos filtros de spam

21-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Foi descoberta mais uma campanha de phishing que se aproveita de serviços legítimos, como o Google Calendar, para tentar escapar aos filtros de spam.

O uso de serviços reais para esconder ataques de phishing e outros esquemas não é novo, bastando recordar as campanhas de spam que usavam de convites para eventos do Google Calendar como forma de assegurar que esses emails chegavam aos destinatários. Desta vez, é um ataque de phishing que usa o Google Calendar e o Google Drawings para enganar utilizadores e roubar credenciais, ao mesmo tempo que contorna os filtros de spam.

O esquema começa com um convite aparentemente inofensivo no Google Calendar, muitas vezes incluindo outros participantes para parecer mais credível. Estes convites contêm links que redireccionam as vítimas para páginas de phishing no Google Forms ou Google Drawings, onde os links maliciosos são disfarçados como botões de reCaptcha ou suporte técnico.
O que torna este ataque especialmente eficaz é a sua capacidade de contornar os filtros de spam. Os e-mails enviados através do Google Calendar parecem legítimos, passando verificações de segurança como DKIM, SPF e DMARC. Os investigadores também notaram que os atacantes cancelam eventos no calendário para enviar mensagens posteriores, multiplicando as probabilidades de phishing.

Embora o Google tenha implementado medidas para bloquear convites suspeitos, estas dependem da activação por parte dos administradores. Como sempre, é preciso tratar todos os emails com o adequado nível de suspeição, mesmo tratando-se de convites de reuniões, e que evitem clicar em links.

Como fazer blocos LED modulares

21-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Replicando o efeito dos blocos de iluminação LED que podem ser montados em diversas posições, este projecto de blocos LED modulares mostra como o fazer com custo reduzido.

Este projecto de blocos LED modulares é mais um exemplo de como se pode pegar num projecto simples, cujo resultado final é mais impressionante que a simples soma dos seus componentes individuais.

Na prática, este projecto acaba por ser um simples projecto de controlo de uma fita LED RGB utilizando o nosso bem conhecido e popular ESP8266. O que muda é a sua "apresentação", já que em vez de uma simples fita de LED contínua, a mesma é separada em diferentes secções e colocada dentro dos blocos LED. A parte "modular" é dada através do uso de fichas "pogo pin" magnéticas, que facilitam o processo de montar os blocos de forma simples e prática.
Apesar da aparente complexidade e do efeito final capaz de impressionar as visitas, acaba por ser um projecto bastante simples de implementar, sendo recomendado até para quem se está a iniciar neste mundo dos microcontroladores ESP8266/ESP32 e é fã da iluminação LED decorativa.


Kia EV6 com simulador de "mudanças"

21-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada



A Kia apela à nostalgia, incluindo a simulação das mudanças e caixa de velocidade no seu EV6 GT para 2025.

O Kia EV6, o popular SUV elétrico da marca, está a ser renovado para 2025, com maior autonomia, tecnologia melhorada e design atualizado. Apresentado no Salão Automóvel de Los Angeles, o modelo renovado traz um visual mais moderno, uma opção de bateria maior e uma nova funcionalidade de Simulador de Mudança de Velocidade (VGS), que imita as mudanças tradicionais.

Em termos de design, o EV6 atualizado exibe uma frente mais agressiva, inspirada na linguagem de design mais recente, ao estilo do EV9, EV3 e EV5. No interior, apresenta o novo sistema Connected Car Navigation Cockpit (ccNC) OS, com um ecrã curvo de 12,3" duplo para informações e entretenimento. Com a bateria opcional de 84 kWh, o EV6 passa a oferecer até 514 km de autonomia, ligeiramente mais do que os 499 km do modelo actual. As melhorias de desempenho destacam-se no modelo GT topo de gama, que agora oferece até 641 cv e 770 Nm de binário, tornando-o ainda mais potente do que o seu antecessor. O GT acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3.4s e inclui configurações ajustáveis para motor, direção e suspensão.


Um dos destaques é o Simulador de Mudança de Velocidade (VGS), que recria a sensação das caixas de velocidade tradicionais, simulando as rotações do motor e mudanças de marcha.

Não deixará de ser curioso, que durante muitas décadas a indústria automóvel tenha procurado soluções para minimizar o efeito das "mudanças", desde as caixas CVT às caixas com dupla-embraiagem, e agora que temos isso nos eléctricos, se chegue a este ponto de replicar os "solavancos" das limitações mecânicas das carros a combustão.

OpenAI revela o3

21-12-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

Para terminar o seu evento "shipmas" em grande, a OpenAI esperou pelo último dia para apresentar os novos modelos AI o3 de nova geração.

A OpenAI dá o salto do anterior modelo o1 para o o3 (para evitar guerras de marcas registadas com a operadora O2 no Reino Unido), que chega em duas versões: o o3 principal, e o o3-mini, versão mais pequena optimizada para tarefas específicas.

A empresa afirma que o o3 representa um grande avanço em raciocínio, aproximando-se do AGI (inteligência artificial geral) em certas condições, embora com algumas limitações. Uma novidade no o3 é a capacidade de ajustar os tempos de raciocínio, permitindo aos utilizadores escolher entre definições de baixo, médio ou alto processamento, sendo que os resultados melhoram com configurações mais altas. Os primeiros testes mostram que o o3 se destaca em áreas como matemática avançada, programação e ciências; contudo, estes modelos requerem processamento bastante mais intensivo - e dispendioso, motivo que ajudará a explicar porque motivo o o3 ainda não ficará disponível para uso público.

ARC-AGI scores for past five years of OpenAI models (updated w/ release dates) https://t.co/93uDpUgqTX pic.twitter.com/DgCmJjf0Cq

— Riley Goodside (@goodside) December 20, 2024

New verified ARC-AGI-Pub SoTA!@OpenAI o3 has scored a breakthrough 75.7% on the ARC-AGI Semi-Private Evaluation.

And a high-compute o3 configuration (not eligible for ARC-AGI-Pub) scored 87.5% on the Semi-Private Eval.

1/4 pic.twitter.com/uQA47JWkl6

— ARC Prize (@arcprize) December 20, 2024
Qual o nível de processamento e custo? Aparentemente, para o teste de avaliação das capacidades de modelos AI que tem sido usar para avaliar o seu nível de inteligência geral (AGI), o uso do modelo o3 na sua capacidade máxima terá custado 1.6 milhões de dólares!

Acaba quase por ser um regresso às "origens", ao estilo do que fez com o Sora e o modo de visão do ChatGPT, em que apresentou e demonstrou essas capacidades, que depois demoraram quase um ano a ser efectivamente disponibilizadas aos utilizadores e clientes. Também aqui o o3 parece ser, por agora, apenas uma tentativa da OpenAI mostrar que continua na linha da frente dos sistemas AI, mesmo não tendo ainda condições para lançar esse produto na realidade. E ao ritmo a que outras empresas têm avançado (como a Google, que tem feito grandes melhorias, e com coisas que ficam disponíveis desde já) as coisas vão ser bastante renhidas em 2025.



YouTube endurece luta contra o clickbait

21-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube anunciou nova política de combate ao clickbait, removendo vídeos com títulos ou imagens enganadoras.

O "clickbait" consiste na utilização de todo o tipo de técnicas enganadoras para conseguirem atrair os cliques dos utilizadores. Pode passar por algo como títulos chamativos ou, no caso dos vídeos, o recurso a imagens de capa que depois acabam por nada ter a ver com o conteúdo que é apresentado. É algo que, infelizmente, continua a ser bastante eficaz para acumular cliques, mas que o YouTube se compromete a reduzir em 2025.

A medida começará por ser implementada na Índia, sendo posteriormente alargada a outros países. O objectivo é eliminar todos os vídeos que prometem algo não é abordado no vídeo em si, especialmente em temas como notícias de última hora e eventos actuais - mais susceptíveis de serem procurados pelos utilizadores.

Durante a fase inicial os criadores que violarem as regras não receberão penalizações imediatas, com o único efeito a ser a remoção dos vídeos. Algo que, apesar de parecer pouco penalizador, acaba por ser o mais adequado, antevendo-se os inevitáveis casos de potenciais detecções falsas, que poderiam penalizar injustamente criadores que fossem erradamente marcados como "clickbaiters" - e o peso excessivo de se poderem ver expulsos do YouTube por terem acumulado essas supostas trangressões.

Leapmotor C10 obtém 5 estrelas Euro NCAP

21-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Leapmotor C10, o novo SUV elétrico do segmento D obteve as prestigiadas cinco estrelas no novo programa Euro NCAP, confirmando as qualidades do primeiro modelo da joint venture entre a Stellantis e a Leapmotor.

A Euro NCAP atribuiu ao modelo uma pontuação de 89% para a proteção dos adultos, 85% para a proteção das crianças, 77% para os utilizadores vulneráveis da estrada e 76% para as ajudas à condução. Este resultado é o reflexo de uma engenharia cuidadosa e de testes de segurança rigorosos ao longo da génese do veículo.

Para além dos sistemas de segurança de primeira classe, o Leapmotor C10 possui equipamento de primeira qualidade e a melhor experiência de condução da sua categoria.

Especificamente, o automóvel possui uma estrutura de elevada resistência concebida para absorver e dispersar eficazmente a energia em caso de colisão. Os materiais utilizados na construção do chassis e da carroçaria foram selecionados para oferecer a máxima proteção sem comprometer o desempenho ou a eficiência do veículo. Além disso, em termos de segurança passiva, o C10 está equipado com um amplo sistema de airbags, incluindo airbags frontais e laterais, cortinas de segurança e um airbag central entre os bancos da frente.
No âmbito do equipamento tecnológico avançado, destacam-se os sistemas de assistência ao condutor (ADAS), oferta que consiste em 17 funções de assistência à condução, incluindo travagem automática de emergência, manutenção na faixa de rodagem, deteção de ângulo morto e controlo de velocidade de cruzeiro adaptativo. Este sistema é suportado por uma arquitetura eletrónica e elétrica centralizada denominada “Four-Leaf Clover”, uma tecnologia totalmente desenvolvida pela marca que combina um único System-on-Chip (SoC) e uma única unidade de microcontrolador (MCU) para criar uma unidade central de supercomputação. Esta arquitetura integra o sistema de cockpit, o sistema de condução inteligente, o domínio da energia e o domínio da carroçaria, utilizando uma elevada capacidade de computação, comunicação rápida e baixa latência para permitir uma coordenação eficiente entre os principais componentes do veículo. A potência de computação centralizada permite uma sinergia eficiente entre os sistemas de segurança ativa, melhorando a velocidade de reação e a fiabilidade global do automóvel.
Outro elemento-chave é o sistema eletrónico de controlo da estabilidade (ESP), que ajuda a manter o controlo do veículo em condições de condução difíceis, como sobre superfícies escorregadias ou durante manobras de emergência. Este sistema funciona em sinergia com o ABS e o controlo de tração para garantir uma condução segura e estável. Naturalmente, também inclui o sistema de controlo da pressão dos pneus (TPMS), com o qual o condutor é alertado para alterações anormais da pressão, ajudando a evitar acidentes provocados por pneus vazios ou danificados.

Por último, para aumentar ainda mais a segurança, o modelo está equipado com faróis LED de alto brilho, proporcionando uma visibilidade ideal em todas as condições de iluminação. Os sensores de estacionamento traseiros, em conjunto com uma câmara de 360 graus, facilitam as manobras em espaços apertados, reduzindo o risco de colisões a baixa velocidade.



Ganha um carregador Bonai com 8 pilhas recarregáveis

21-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um carregador Bonai com 8 pilhas recarregáveis.
Vivemos num mundo "mobile" em que assumimos que as coisas funcionam sem necessidade de estarem agarradas a cabos de alimentação, e isso faz com que exista uma dependência crítica em baterias e pilhas. No caso das pilhas, que continuam a ser comuns em coisas como controlos remotos, gamepads, teclados wireless e muitas outras coisas, uma das melhores opções é trocar as pilhas convencionais por pilhas recarregáveis reutilizáveis.


Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Google reforça tracking da publicidade em 2025

20-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

O regulador de dados do Reino Unido critica a Google por ampliar o tracking através de publicidade em 2025.

Depois de ter adiado o fim dos cookies no Chrome, medida que pretendia reduzir o tracking e aumentar a privacidade dos utilizadores, a Google avança com outra alteração que torna ainda mais difícil escapar ao tracking da publicidade.

A Google vai permitir que os anunciantes utilizem técnicas de fingerprinting para seguirem os utilizadores através de múltiplas plataformas. Um avanço em sentido oposto ao que se desejaria e criticado pelo ICO britânico, e que a Google justifica como sendo necessário para que as marcas possam avaliar o impacto das suas campanhas publicitárias em plataformas como Smart TVs, serviços de streaming, e outros.

Aliás, a Google é apanhada a contradizer-se, pois em 2019 dizia que o uso de técnicas de fingerprinting retirava controlo aos utilizadores e que considerava isso "errado".
Mas, meia década mais tarde, o que a Google considerava errado passa a ser algo que acolhe de braços abertos, prometendo promover o "uso responsável" dos dados recolhidos através da sua rede de publicidade. Algo que, como tem sido demonstrado repetidamente pelas promessas de auto-regulação destes sectores, tem valor completamente nulo.

HunyuanVideo da Tencent facilita criação de vídeos AI sem censura

20-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Tal como se previa, a capacidade de gerar vídeo AI sem restrições vai-se aproximando dos utilizadores finais, com o HunyuanVideo da Tencent a ser exemplo disso.

O HunyuanVideo da Tencent, um modelo AI para geração de vídeo, totalmente open-source e gratuito, está a dar que falar. Ao contrário de modelos como o Sora da OpenAI e o Veo 2 da Google, o HunyuanVideo pode ser executado num computador pessoal (desde que se tenha um GPU adequado) e permite uma utilização livre das restrições e regras de censura que limitam este tipo de ferramentas.

Um dos principais problemas é a falta de consistência ao longo do vídeo, com situações em que pessoas, animais, ou objectos, podem transformar-se noutras coisas ao longo do vídeo, especialmente se ficarem parcialmente obstruídos ou escondidos por outros elementos. Mas, nos casos em que as coisas correm bem, os resultados ficam num nível idêntico ao de modelos AI comerciais mais sofisticados.



Por agora é aconselhável que quem se quiser aventurar a experimentar o HunyuanVideo tenha um GPU com 24 GB de VRAM (ou mais) - sendo que, para quem estiver a considerar a compra de uma nova Nvidia RTX 50xx, poderá ser vantajoso investir num modelo com 32 GB. Em alternativa, basta aguardar mais um pouco, pois ao ritmo que estas ferramentas AI estão a evoluir, não deverá demorar muito até que este tipo de geração de vídeo se torne em algo comum que possa ser feito em qualquer computador pessoal.

Notícias do dia

20-12-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Google lança modelo AI com "raciocínio" e volta a roubar protagonismo à OpenAI, que apenas mostrou melhorias na automação com apps externas; o Google Keep pode tornar-se app do sistema no Android 16; Home Assistant lança Voice Preview Edition para comandos de voz sem dependência na cloud; estudo mostra que robotaxis Waymo são mais seguros que condutores humanos; e Ryanair enfrenta queixa por exigir rosto para marcação de voos.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer uma dashcam para automóvel.

Vendas da Tesla caem 14% na Europa

Apesar da Tesla continuar a insistir que tudo vai bem, os números não enganam, com uma quebra de 14% nas vendas na Europa (de 327 mil para 282 mil), com tudo a indicar que o carro mais vendido deixará de ser o Model Y e passará a ser o mais económico Dacia Sandero.

Curiosamente, e demonstrando que o problema não está no segmento dos eléctricos em si, se se ignorar as vendas da Tesla, o número de veículos eléctricos a bateria até registou um pequeno aumento de 1.3%. Parte do problema poderá estar relacionado com o facto da Tesla estar a preparar um Model Y remodelado para 2025, e muitos potenciais interessados resistirem às promoções de final de ano da Tesla, preferindo aguardar pelo novo modelo.


Bluesky com protecção de nome e outras melhoras

O Bluesky continua a adicionar funcionalidades a ritmo acelerado. Na mais recente ronda de novidades temos a protecção de usernames (que visa reduzir o registo de nomes populares de pessoas que ainda não se mudaram do X/Twitter), uma nova tab de acesso às menções, e também maior controlo sobre a apresentação das respostas às publicações, incluindo a possibilidade de as mostrar debaixo da publicação, e com diversas opções de ordenação: mais recentes, mais populares, ou até de forma aleatória.

A plataforma que tem sido servido de refúgio a quem se sente descontente no X/Twitter, já conta com 25 milhões de utilizadores e tem atraído algumas vedetas, como Mark Hamill que já acumula perto de 1 milhão de seguidores nesta plataforma.


FAA proíbe drones em New Jersey até 17 de Janeiro

Tentando conter a histeria colectiva que tem acontecido no estado a propósito do avistamento de "drones não identificados" a voar à noite - que até tem originado casos caricatos como queixas de estrelas no céu - a FAA proibiu todos os voos não autorizados de drones, em diversas áreas, até 17 de Janeiro.

As autoridades relembram que têm o direito de derrubar todo e qualquer drone não autorizado, por qualquer método que considerem adequado. Parece que, para os fãs dos dones que esperassem captar as celebrações de ano novo a partir do ar, a entrada em 2025 terá que ser feita com vídeos gravados a partir do solo.


Imagem do Street View ajudou a resolver crime em Espanha

Já sabemos que não faltam imagens insólitas apanhadas no Street View do Google Maps, mas desta vez trata-se de uma imagem que terá dado uma ajuda a resolver um crime em Espanha.

Embora a polícia não diga oficialmente qual é a imagem em questão, tudo aponta para que se trate de uma imagem em que aparentemente se vê um indivíduo a colocar "algo suspeito" na mala de um carro. A investigação da polícia depois terá conseguido demonstrar que o veículo em questão terá sido utilizado para transportar o cadáver de uma pessoa que tinha sido dada como desaparecida. Como se não bastassem os vizinhos intrometidos sempre a espreitar pelas janelas, os criminosos têm também que juntar à lista de preocupações a possibilidade de um carro do Street View estar a passar no exacto momento em que são apanhados "em flagrante".


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Embora os comboios de alta-velocidade remontem a 1964 com o Tōkaidō Shinkansen japonês, na Europa foi preciso esperar até 1981 para que em França fosse lançado o TGV (Train a Grande Vitesse), que em 2007 atingiu um recorde de velocidade de 574.8 km/h.

Windows 11 e Office desde €11 nas prendas de Natal da CdkeySales

20-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A promoção de Natal da CdkeySales permite obter as ferramentas essenciais para qualquer computador a preço reduzido, incluindo o sistema operativo Windows e ferramentas de produtividade Office. Podemos comprar licenças Windows e encontrar chaves para Windows 11 aos melhores preços; sendo que estes continuam a ser os sistemas operativos mais populares para uso doméstico, acompanhados por toda a colecção de programas do Office.

Código de desconto 35%: AB35

Windows

Lifetime MS Windows 11 Pro OEM KEY GLOBAL €18,67 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 11 Home OEM KEY GLOBAL €17,95 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Pro OEM KEY GLOBAL €14,01 (35% off code AB35)
Lifetime MS Windows 10 Home OEM KEY GLOBAL €11,58 (35% off code AB35)

Office

Lifetime MS Office 2019 Professional Plus Key GLOBAL €38,53 (35% off code AB35)
Lifetime MS Office 2016 Professional Plus Key GLOBAL €23,17 (35% off code AB35)
Microsoft Office 365 One Year Account for One Device €17,09 (35% off code AB35)

Combos Windows+Office

Lifetime Windows 10 Pro + Office 2016 Pro Plus Keys Pack €34,68 (35% off code AB35)
Lifetime Windows 10 Pro + Office 2019 Pro Plus Keys Pack €48,35 (35% off code AB35)
O processo de compra é bastante simples, bastando ir adicionando os produtos pretendidos ao carrinho de compras, e inserir o código de desconto no campo respectivo antes de prosseguir para o checkout.
Como activar o código de desconto AB35
Depois de adicionado ao carrinho (botão Comprar Agora), antes de confirmar a encomenda, deverá inserir o código AB35 na caixa "Código de promoção" e clicar em "Aplicar".

É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional em todas as compras online - e temos à disposição o serviço de suporte via live chat no site ou através do email [email protected].


Como activar a licença do Windows 10 / 11
Para activar a licença do Windows 10 ou Windows 11, basta aceder às configurações do Windows e, na secção "Ativação" clicar no botão "Alterar chave do produto". Surgirá uma janela onde se pode inserir o código de activação do Windows que acabou de adquirir.
Ao concluir, será apresentada uma mensagem informando que a licença está activa e validada.
É possível fazer o pagamento via PayPal - o que é sempre recomendado como medida de protecção adicional.

Não se esqueçam que no caso dos Windows e Office, o download continuará a ser feito do site da Microsoft, com a compra a disponibilizar apenas as chaves para activar os produtos:

[Artigo patrocinado por Mediamz]

Robotaxis Waymo mais seguros que condutores humanos

20-12-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Um estudo da Waymo e da Swiss Re indica que os táxis autónomos da Waymo são significativamente mais seguros que os condutores humanos.

Apesar das notícias sobre condução autónoma serem maioritariamente dominadas pela Tesla, este estudo da Waymo e Swiss Re (uma das grandes seguradoras) analisou dados reais de milhões de quilómetros percorridos e centenas de milhares de pedidos de indemnização, revelou uma redução de 88% nos danos materiais e de 92% em ferimentos, comparativamente aos carros conduzidos por humanos.

Ao longo de 25.3 milhões de quilómetros conduzidos autonomamente, os veículos da Waymo registaram apenas nove pedidos de indemnização por danos materiais e dois por ferimentos. Para as mesma quilometragem, os valores de referência para humanos são de 78 pedidos por danos materiais e 26 por ferimentos. Mesmo quando comparados com veículos equipados com sistemas avançados de assistência ao condutor (ADAS), como travagem automática de emergência, os robotaxis da Waymo reduziram os danos materiais em 86% e os ferimentos em 90%.
Apesar destes resultados extremamente positivos, há quem questione a validade dos dados. Os robotaxis da Waymo operam apenas em áreas restritas, com condições meteorológicas estáveis e circulam a velocidades mais baixas, ao contrário das condições diversas enfrentadas por condutores humanos. Poderia ser mais justo comparar estes incidentes com veículos humanos a circular nas mesmas áreas e nas mesmas condições; mesmo sendo esperado que, mesmo assim, os valores deveriam ser favoráveis à Waymo, mesmo que em menor grau que os números globais apresentados.

A Waymo anunciou que irá expandir as operações, pela primeira vez, para fora dos EUA, devendo começar a disponibilizar viagens autónomas em Tóquio durante o ano de 2025.

Módulo de tomadas Lencent com 4 USB + 2 tomadas a €17

20-12-2024 | 14:31 | A Minha Alegre Casinha

Uma excelente opção para quem tem que lidar com um número crescente de dispositivos USB para recarregar, é usar um módulo de tomada com portas USB integradas, como é o caso deste módulo de tomada Tessan com 2 tomadas mais 4 USB.

Hoje em dia temos uma grande variedade de carregadores USB, mas estes módulos de tomada com portas USB integradas acabam por ser uma solução bastante atractiva, já que permitem manter a utilidade da tomada original, mas adicionando portas USB adicionais para carregarem outros equipamentos sem necessidade de carregadores individuais.
Este módulo de tomada Lencent com 2 tomadas mais 4 USB (3x USB-A, 1x USB-C) está disponível por apenas 17 euros na Amazon Espanha .

As portas USB-A podem fornecer até 5V a 2.4A (12W), a porta USB-C pode fornecer até 15W, no total. Quanto à tomada em si, poderá suportar cargas até um máximo de 4000W.

É uma opção bastante interessante, especialmente para locais como casas de banho ou cozinhas, onde será conveniente manter o acesso à tomada eléctrica, mas ainda assim arranjar forma de recarregar aparelhos via USB - não só os habituais smartphones e tablets, mas também coisas como colunas Bluetooth, relógios, iluminação recarregável, escovas de dentes e máquinas de barbear, etc.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google lança modelo AI com "raciocínio"

20-12-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

Mantendo a pressão sobre a OpenAI, a Google apresentou o modelo AI Gemini 2.0 Flash Thinking Experimental, com capacidade de "raciocínio".

Desenvolvido para áreas como programação, matemática e física, o modelo Gemini 2.0 Flash Thinking Experimental destaca-se pela capacidade de "compreensão multimodal e resolução de problemas complexos", ficando disponível através da plataforma AI Studio.

O Gemini 2.0 Flash Thinking baseia-se no modelo Gemini 2.0 Flash recentemente anunciado pela Google, semelhante ao o1 da OpenAI, com foco em raciocínio. Ao contrário dos modelos AI anteriores, estes modelos procuram verificar os próprios factos, aumentando a sua precisão. Como ponto contra, esta abordagem exige bastante mais processamento, e não é incomum que sejam necessários vários minutos para se obter uma resposta em questões mais complexas. No entanto, este modelo da Google é substancialmente mais rápido que os concorrentes.

It’s still an early version, but check out how the model handles a challenging puzzle involving both visual and textual clues: (2/3) pic.twitter.com/JltHeK7Fo7

— Logan Kilpatrick (@OfficialLoganK) December 19, 2024

Try it out today in Google AI Studio and the Gemini API. This is just the first step in our reasoning journey, excited to see what you all think!https://t.co/Po0rgly8rY

— Logan Kilpatrick (@OfficialLoganK) December 19, 2024

Google just cooked OpenAI in the AI reasoning game.

Gemini 2.0 Flash Thinking is out, and it's already beating OpenAI's o1 in the Arena Leaderboard.

It's faster and shockingly transparent on its "thinking"🤯

8 wild examples (and how to try): pic.twitter.com/BAj0n3s35E

— Min Choi (@minchoi) December 19, 2024
Ainda não é certo se este será o caminho a seguir para a evolução dos modelos AI. Praticamente todas as semanas são publicados novos estudos e investigação na área, prometendo novos sistemas AI, melhores e mais eficientes - um deles prometia reduzir substancialmente o tempo de processamento e memória ocupada, dispensando a necessidade do modelo AI converter os seus pensamentos em palavras humanas a cada passo, deixando-o pensar no seu próprio formato de pensamento interno (incompreensível para nós) e só no final traduzir o seu pensamento para a linguagem humana.

Home Assistant lança Voice Preview Edition

20-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Com os novos modelos AI a potenciarem uma nova era na interacção por voz, a Nabu Casa lança o primeiro assistente de voz por hardware para o Home Assistant, o Voice Preview Edition.

O Voice PE faz parte da iniciativa "Year of the Voice" do Home Assistant. Disponível por $59, este dispositivo compacto permite o controlo da casa inteligente através de comandos de voz locais, sem necessidade de serviços na cloud como Alexa ou Google Assistant. Oferecendo suporte para mais de 50 idiomas, superando os oito da Alexa e os vinte do Google Assistant. O dispositivo é baseado num ESP32-S3 e inclui dois microfones, uma pequena coluna e funcionalidades como palavras de activação personalizáveis, como "Okay Nabu", "Hey Jarvis" ou "Hey Mycroft". Os utilizadores podem programar a sua própria palavra de activação, permitindo interacções ainda mais divertidas e/ou práticas. Além disso, além da porta USB-C temos também uma porta para ligar acessórios, como sensores, e expandir as suas capacidades.

O assistente funciona localmente no hardware do Home Assistant, garantindo que os dados dos utilizadores não são armazenados na cloud. No entanto, para respostas mais rápidas e mais opções de idiomas, é possível optar pelo Home Assistant Cloud. Apesar das suas funcionalidades, o Voice PE ainda não está pronto para substituir completamente os smart speakers - falhando ainda em coisas como a reprodução de música - mas há que ter em conta que, como o próprio nome indica, ainda se trata de um "preview" que servirá para refinar o produto para uma versão final melhorada.
Pessoalmente, penso que o principal factor de interesse é a possibilidade de funcionar em modo completamente offline, o que se torna particularmente interessante, não só por todos os que se preocupam com a privacidade, como para não se ficar dependente de serviços externos (que inevitavelmente acabam por alterar condições ou encerrar), ou de deixar de poder controlar a casa por voz na eventualidade de se ficar sem ligação à internet.

|