PlanetGeek

Cabo (2x) USB-C INIU 240W a €12

01-07-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser garantir que o cabo USB-C que utiliza não está a limitar o carregamento rápido, deverá garantir que usa um cabo que permita esses carregamentos, como é o caso destes cabos INIU de 240 W.

O USB-C chegou com a promessa da universalidade a todos os níveis, mas a realidade tem sido bem diferente. O resultado tem sido um verdadeiro campo minado em que temos carregadores e cabos que, embora sejam USB-C, não cumprem com as normas e especificações oficiais. Sem entrar na área dos carregadores, hoje podemos resolver a questão dos cabos, com estes INIU 240 W a tratar do assunto para quem desejar garantir carregamentos rápidos.
Estes dois cabos USB-C INIU 240 W com 2 m estão disponíveis por 12 euros na Amazon Espanha.

Estes cabos são compatíveis com os sistemas PD 3.0, QC4.0, Huawei FCP e outros, e suportam carregamentos de até 240 W - no caso de se usar carregadores e equipamentos adequados. O seu revestimento entrançado evita que o cabo fique num emaranhado, e promete ter resistência a dobragens mais apertadas, como muitas vezes acabam por se inevitáveis em função da posição dos carregadores ou do smartphone a carregar. Conta ainda com um prático indicador luminoso na própria ficha, que assim facilita o despiste de se saber se realmente está a chegar energia ao ponto pretendido.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Google Analytics "tradicional" deixa de funcional

01-07-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Google encerrou o serviço o Universal Analytics, sendo necessário mudar para o novo Google Analytics 4.

Num processo que tem vindo a ser comunicado e preparado há mais de um ano, a data de 1 de Julho de 2024 marca o fim do Google Universal Analytics. A partir de agora, quem desejar continuar a ter dados estatísticos sobre as visitas e actividade nos seus sites, terá que usar o novo Google Analytics 4.

Apesar de haver pessoas que estão a ser surpreendidas pelo fim do serviço, há que referir que isto é algo para o qual a Google enviou uma enormidade de alertas ao longo do último ano, e mais recentemente apresentando até um contador decrescente a indicar o tempo remasnecente para o fim das propriedades afectadas.
Em tempos sendo algo que se considerava "obrigatório" em todos os sites, como forma de ficar com informação sobre a sua utilização, o Google Analytics tem perdido fãs ao longo dos últimos anos. Quer pela mudança de atitude global da empresa (incluindo a remoção do "don't be evil" em 2018), quer pela maior preocupação com a privacidade, quer pela existência de serviços concorrentes que acabam por ser mais simples de utilizar (o actual Google Analytics é extremamente complexo e complicado de utilizar para quem só desejar algumas estatísticas básicas).

Para quem tem sites com o Google Analytics antigo, e ignorou todos os alertas, a partir de agora deixará de ter acesso aos dados das visitas.

UE descontente com Apple atrasar AI na Europa

01-07-2024 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

O anunciado atraso do lançamento de funcionalidades Apple Intelligence (e outras) na Europa não está a passar despercebido.

Recentemente a Apple revelou que não iria disponibilizar as novas funcionalidades Apple Intelligence, e outras como o iPhone Mirroring, na Europa por "recear" que pudessem violar as regras do DMA. Uma opção que poderia ser interpretada de forma benéfica, mas que tendo em conta o historial da Apple, não se pode evitar que seja vista como mais uma manobra de retaliação e má-fé contra as exigências europeias.

Foi a própria Margrethe Vestager que se revelou surpreendida e desagradada, dizendo que acha bastante interessante que a Apple utilize a desculpa de que a UE exige igualdade de direitos para serviços concorrentes, e que a Apple está a assumir publicamente que não lançará funcionalidades AI para escapar a isso, podendo ser visto como total admissão de que se trata de uma táctica para impedir a dita concorrência.

Voltando a uma interpretação mais "positiva", será mais lógico que a nível das capacidades AI, as coisas estejam mais atrasadas devido às questões linguísticas e afins - aliás, basta relembrar que mesmo após todos estes anos ainda não temos uma Siri em português europeu, nem será provável que isso aconteça antes da nova geração de Siri AI. Também a Google e outros têm optado por lançar os seus novos serviços AI apenas nos EUA ou países de língua inglesa, com a promessa de os ir expandindo posteriormente ao resto do mundo.

Mas, se isto desculpa a Apple a nível das funcionalidades AI, torna-se mais difícil encontrar desculpa válida para não fazer chegar à Europa coisas como o iPhone Mirroring que permite replicar o ecrã do iPhone num Mac ou iPad.

Candeeiro LED AI com Arduino

01-07-2024 | 12:25 | A Minha Alegre Casinha

Este candeeiro LED com "AI" pode ajustar automaticamente a intensidade luminosa em função das preferências do utilizador.

É idiota colocar "AI" em tudo, só porque sim? É. Mas neste caso isso é feito com um propósito. Este projecto AI Lamp mostra-nos como se podem usar os princípios base da chamada "inteligência artificial" até em coisas simples e usando hardware modesto.

Neste caso, estamos perante um candeeiro LED equipado com um único LED e um sensor luminoso, e que tem a capacidade de aprender a nossa preferência de intensidade luminosa em função da luminosidade ambiente. No entanto, não se deve criar demasiadas expectativas, pois o método de controlo acaba por ser apenas uma recta de ajuste de intensidade luminosa (obtida via regressão linear aplicada nas amostras), não permitindo situações mais complexas como lidar com preferências de ter uma intensidade alta em ambientes escuros e iluminados, e intensidade reduzida em ambientes de intensidade média.
Na verdade, em vez de AI, trata-se apenas de um candeeiro com ajuste linear automático de intensidade. Mas, poderá servir de base para que possam expandir as suas capacidades "AI" de modo a suportar cenários mais complexos, que tenham em consideração coisas como a hora do dia, dia da semana, etc. e que comecem a verdadeiramente merecer a designação "AI".

Portáteis das escolas sem internet devido ao OpenDNS

01-07-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Como consequência directa do bloqueio do serviço OpenDNS em Portugal, os computadores das escolas ficaram "sem acesso" à internet.

O DNS é o serviço que permite transformar o nome de um servidor na internet no endereço IP que é utilizado para comunicar com ele. O OpenDNS é um dos serviços mais populares, mas que optou por desactivar o serviço em Portugal e França em resposta à exigência destes países de que bloqueassem mais umas dezenas de sites pirata. E já se começam a fazer os efeitos dessa medida.

Para supostamente penalizar umas poucas centenas ou milhares de pessoas que visitam esses sites pirata - e que continuarão a fazê-lo recorrendo a outros servidores de DNS ou endereços alternativos - o resultado prático é o de fazer com que todas as dezenas de milhares de alunos com computadores das escolas, descobrissem que não podiam aceder a sites na internet, pois esses computadores vêm configurados para usar OpenDNS.

S tiverem esse problema têm q seguir o seguinte procedimento:
Ir à lupa do Windows, pesquisar por "Serviços", dp na lista d serviços encontrar o que diz "Umbrella_RC" e clicar no botão do lado direito em cima desse serviço e dp escolher no "tipo de arranque"- "desativado"

— Nuno Alexandre (@chateaufiesta) June 30, 2024
Para rectificar a situação será necessário parar e desactivar o serviço Umbrella_RC, e configurar a ligação para utilizar outro serviço de DNS.

Relembre-se que também os serviços de DNS da Google (8.8.8.8) e da Cloudflare (1.1.1.1) foram obrigados a bloquear estes sites, pelo que poderão ser usados para recuperar o funcionamento normal de acesso à internet, mas ficando sujeitos à mesma lista de bloqueios que levou a OpenDNS a suspender o serviço no nosso país. Poderão experimentar o 9.9.9.9, ou outros.

Note-se ainda que, além dos portáteis das escolas, é provável que ao longo dos próximos dias e semanas se vá descobrindo muito mais coisas que são afectadas pela interrupção do OpenDNS. E caso se tratem de dispositivos IoT ou outros, poderá ser bastante mais complicado reconfigurá-los e recuperar o funcionamento normal.

Geely revela bateria Aegis LFP de 192 Wh/kg

01-07-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Geely tem uma nova bateria Aegis LFP de nova geração, com uma densidade 192 Wh/kg e resistente a perfurações.

Na evolução dos carros eléctricos um dos elementos críticos é a densidade energética das baterias, e a Geely tem boas notícias. A nova bateria Aegis promete proporcionar densidades de 192 Wh/kg, acima dos 150 Wh/kg da sua rival BYD e dos demais fabricantes.

Adicionalmente, a Geely diz que estas células são extremamente seguras, não explodindo ou incendiando mesmo após serem totalmente perfuradas, ou submergidas em água salgada durante várias horas - motivo que leva o fabricante a chamá-las de "bateria à prova de balas".
Estas baterias deverão ser estreadas no Galaxy E5 SUV com lançamento já em Agosto, que virá com packs de 49 kWh e 60 kWh para autonomias de até 440 km e 530 km (CLTC) respectivamente.

Mas certamente as coisas não se irão ficar por aqui, já que se espera a FinDreams (da BYD) apresente em breve a sua nova geração de baterias, cujos rumores apontam para que também terá densidades de 190 Wh/kg.

SSD externo Crucial X9 1TB a €91

01-07-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Ideal para transportar até 1 TB de dados de forma rápida e compacta, ou para ser usado em aplicações onde pens USB ou cartões de memória não sejam adequados, este SSD externo Crucial X9 apresenta-se como solução eficiente e económica.

Há situações onde uma pen USB ou cartão de memória servem para transferir ou armazenar dados; outros casos há onde será conveniente optar por um suporte mais fiável e / ou de maior velocidade. Este SSD externo Crucial X9 vem com ficha USB-C e está disponível com capacidades de 1 TB, 2 TB e 4 TB, mediante as necessidades.
O SSD externo Crucial X9 de 1 TB está disponível por 91 euros na Amazon Espanha - com a versão de 2 TB por 147 euros.

As velocidades de transferência anunciadas são de 1050 MB/s, mais de que adequadas para a maioria dos utilizadores, facilitando o processo de transferência de centenas de gigabytes sem grande desespero. De resto, temos ainda o descanso adicional de ser um SSD que utiliza memórias flash da Micron, o que também serve para dar alguma confiança quanto à sua fiabilidade e longevidade.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Foguete Tianlong-3 Y1 faz lançamento acidental durante teste estático

01-07-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Na China, o teste de um foguete Tianlong-3 Y1 correu mal, quando o mesmo se soltou da estrutura durante um teste estático.

A Space Pioneer sofreu um inesperado revés durante o teste de lançamento do seu novo foguete Tianlong-3 Y1, um foguete reutilizável com capacidade de aterrar ao estilo dos Falcon 9 da SpaceX.

Durante um teste de fogo estático, em que são ligados os motores mas mantendo-se o foguete imóvel, uma falha na estrutura permitiu que o foguete escapasse, levantando voo como num lançamento real. Os sistemas de protecção desligaram os motores, mas não impedindo que o foguete, carregado de combustível, causasse uma enorme explosão e bola de fogo quando chocou com o solo (habitualmente, deveria haver um sistema que explodisse o foguete imediatamente em caso de qualquer anomalia, para evitar uma explosão no solo).

Today a Tianlong-3 first stage static fire apparently went horribly wrong. An accidental launch happened.

pic.twitter.com/5eYTwIW8BO

— What about it!? (@FelixSchlang) June 30, 2024

I'm pretty sure there's no complete GNC on the stage for such tests - can someone in the know comment on this? pic.twitter.com/qdIfVeuKz9

— Cosmic Penguin (@Cosmic_Penguin) June 30, 2024

A Space Pioneer foi a primeira empresa comercial chinesa a atingir órbita com o foguete Tianlong-2 em 2023, e tem estado em ritmo de desenvolvimento acelerado. O Tianlong-3 é muito maior que o modelo anterior, com diâmetro de 3.8 m e massa de 590 toneladas, sendo capaz de transportar cargas de 17 toneladas até órbita baixa (LEO) ou 14 toneladas para órbita héliosíncrona a 500 km de altitude.

Patch do kernel Linux pode acelerar Raspberry 5 em 18%

01-07-2024 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Um patch para o kernel Linux pode aumentar o desempenho do Raspberry Pi 5 em até 18% através de um pequeno ajuste como a memória é utilizada.

Este aumento de desempenho será sempre apreciado, uma vez que é possível sem qualquer efeito secundário como aumento de consumos ou aquecimento: Tvrtko Ursulin, da Igalia, parceira da Raspberry Pi, afirma que com o patch adicionado ao kernel Linux, o Raspberry Pi 5 pode aumentar seu desempenho no benchmark Geekbench 6 em cerca de 6% em single-core e até 18% em multi-core.
O segredo está em contornar a falta de suporte para capacidades NUMA (non-uniform memory access) em hardware através de emulação de software. "Isso traduz-se na alteração da forma como a memória RAM é utilizada, optando por dividir a sua utilização em blocos e alocação intercalada em vez de num único bloco contíguo, permitindo que o controlador de memória BCM2721 possa tirar o melhor partido do paralelismo de acesso à memória física.

Os patches são reduzidos e não adicionam grande complexidade ao kernel, podendo beneficiar outros sistemas arm64. A grande questão é saber se estes benefícios serão suficientes para justitificar a sua integração oficial no kernel Linux, já que a primeira reacção é a de que ninguém parece estar disposto a assumir a responsabilidade pela sua manutenção para o futuro. Se for esse o caso, quem desejar tirar partido desta melhoria terá que os aplicar manualmente e compilar o seu próprio kernel.

Stingray aparece no Ebay por 100 mil dólares

30-06-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Demonstrando os imensos riscos de segurança de qualquer tecnologia vulnerável a invasões de privacidade, eis que surgiu no Ebay um dos polémicos Stingray que permite espiar comunicações móveis.

Há muito que se sabe da existência dos chamados "Stingrays", dispositivos que parecem saídos de um filme de espionagem do século passado, mas que são bem reais. Estes aparelhos móveis podem ser transportados para qualquer lado, e fazem-se passar por uma célula de um operador de telecomunicações, levando a que todos os smartphones e telemóveis nas imediações se liguem a ele, permitindo a monitorização das respectivas comunicações - e funcionando até nas mais recentes redes 5G.

As autoridades defendem a existência destes dispositivos como sendo necessários para monitorizar criminosos, e invariavelmente usam a justificação de que os cidadãos não precisam preocupar-se com isto, já que são produtos apenas acessíveis para os "bons da fita". Uma desculpa que cai por terra, ao se descobrir que na verdade podem ser comprados por qualquer pessoa que esteja disposta a pagar por eles, como demonstra o facto de um deles ter aparecido no Ebay.

Isto torna-se particularmente relevante nesta altura em que temos muitos políticos Europeus a querem passar um sistema de monitorização das comunicações - o Chat Control - para o qual usam o mesmo tipo de desculpas. Desculpas essas que acreditam serem suficientes para convencer os cidadãos europeus, mas às quais não querem eles próprios ficar sujeitos, querendo que a espionagem não se aplique a políticos, autoridades, e outros elementos.

Uma coisa é certa, se se criarem ferramentas ou dispositivos que permitem o acesso a informação, será apenas uma questão de tempo até que isso acabe por ser abusado, quer por outras entidades que consigam ter acesso indevido a essas ferramentas, como pelas próprias pessoas que têm acesso supostamente legítimo às mesmas - como Edward Snowden denunciou há anos, de funcionários a usarem a tecnologia da NSA para espiarem o que faziam as namoradas, esposas, e outros.

Como fazer um reactor LED em madeira

30-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Este projecto mostra-nos como fabricar um impressionante candeeiro que se assemelha a um reactor LED tirado de um filme sci-fi.

Perfeito para os fãs da iluminação decorativa original, com toques de inspiração "steampunk", este Wooden Reactor Simulator leva-nos pelo processo de criar um candeeiro de mesa com visual único.

Recorrendo a um ESP32 e diferentes tipos de LEDs, o grande segredo está no trabalho manual de montagem, com peças de madeira recortadas, plástico e vidro.
Não se pode dizer que o projecto seja complexo, mas é, sem dúvida, bastante trabalhoso. Ainda assim, está perfeitamente ao alcance de qualquer pessoa interessada, e serve como excelente desafio para quem quiser reavivar memórias dos tempos das aulas de trabalhos manuais. Sem dúvida que teria sido mais interessante construir um candeeiro de mesa LED assim do que os habituais "porta revistas" ou "aquecedor dos pés" que eram as opções inevitáveis no meu tempo de secundário.


Mochila JumpMod altera saltos VR

30-06-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

A mochila JumpMod explora o feedback físico nos saltos feitos em mundos VR.

Estamos habituados a ter coisas como feedback táctil através de vibrações em gamepads, ou force-feedback em joysticks e volantes, para interagir com jogos. Na evolução para os mundos VR há quem esteja a explorar sistemas mais avançados para permitir uma imersão realista, como luvas de feedback táctil que nos permitem sentir objectos e texturas virtuais, mas neste caso temos algo que se foca num aspecto que poderia nem se considerar: os saltos.

Este projecto JumpMod (pdf link) consiste numa mochila com um peso móvel que, ao movimentar-se durante o salto de uma pessoa, pode criar diferentes sensações, como a de se saltar mais alto, ou de se estar a ser puxado para baixo.
O projecto chega-nos do Human Computer Integration Lab da Universidade de Chicago, curiosamente dirigido por Pedro Lopes, e que se dedica a um vasto conjunto de projectos e experiências bastante interessantes nesta área da interacção entre computadores e pessoas.


Ganha um power bank Iniu 25000mAh 100W [gadget do mês Clube AadM+]

30-06-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

Todos os meses temos prémios exclusivos para os membros do Clube AadM+; e este mês o gadget que temos para oferecer é um power bank Iniu 25000mAh 100W.

Chegando mesmo a tempo da época das férias de Verão, este power bank INIU assegura que não se corre o risco de ficar sem bateria no smartphone, tablet, ou até mesmo num portátil, quando se estiver longe de uma tomada. Com três portas USB (2x USB-C, 1x USB-A) e uma generosa capacidade de 25000 mAh, pode fornecer até 100 W, permitindo carregamentos rápidos até para dispositivos mais gastadores, como portáteis ou consolas de jogos como a ROG Ally ou Steam Deck.

Como é habitual, os membros do Clube AadM+ não precisam fazer nada para estarem automaticamente habilitados a esta prenda - sendo por isso recomendado que adiram ao Clube AadM+ para terem acesso a estes gadgets exclusivos todos os meses,

Aproveito também para relembrar que os membros do Clube AadM+, para além destes gadgets exclusivos mensais, também têm direito a outras vantagens, como descontos num crescente número de parceiros que se têm associado a esta iniciativa. Se ainda não aderiste, está na altura ideal para o fazeres e usufruíres de todas estas vantagens, junta-te ao Clube AadM+ e não deixes de convidar os teus amigos - quantos mais formos, melhores serão as prendas que poderemos oferecer. :)

Actualização: O gadget deste mês foi para o Celso Neves.

OpenDNS indisponível em Portugal e França em protesto contra bloqueio de sites

30-06-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Com nova ordem de bloqueio de sites pirata em França e Portugal, a OpenDNS opta por simplesmente deixar de fornecer o seu serviço nestes países.

Parecendo ignorar a facilidade com que os sites pirata encontram formas alternativas de acesso, as entidades anti-pirataria continuam a insistir no arcaico método de bloqueio dos DNS. Este mês assistiu-se a nova vaga de dezenas de sites bloqueados, relacionados principalmente com o streaming de jogos de futebol. Ignorando todos os apelos e tentativas de explicação de que estes bloqueios são facilmente contornados, a Cloudflare (1.1.1.1), Google (8.8.8.8), e Cisco/OpenDNS (208.69.38.205) ficam obrigadas a bloqueá-los nos seus serviços de DNS.

A novidade é que, em vez de simplesmente cumprir com o bloqueio, no caso do OpenDNS a solução foi bastante mais radical, retirando o serviço OpenDNS de França e Portugal.

Um estudo em França tinha revelado que o número de pessoas afectadas pelo bloqueio de DNS será de 0.084%, e desses, apenas 2% não recorrerá a outra forma alternativa de acesso quando confrontada com estas medidas, fazendo com que a eficácia real destes medidas seja comicamente nula. O que não será de efeito nulo será a impossibilidade de aceder a um dos mais populares serviços de DNS disponíveis. E com isto, lá se vai promovendo a necessidade de usar VPNs, rede Tor, e a necessidade de ter um serviço de DNS seguro e anónimo que seja resistente a estas tentativas de bloqueio.

EUMETSAT troca Ariane 6 por Falcon 9 da SpaceX

30-06-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A EUMETSAT optou por fazer o lançamento do mais avançado satélite meteorológico europeu usando a SpaceX em vez do novo Ariane 6.

Numa opção inesperada, a EUMETSAT, a entidade europeia responsável pelos satélites meteorológicos, decidiu lançar o seu satélite MTG-S1 no foguete Falcon 9 da SpaceX em vez do novo Ariane 6 europeu. Esta decisão, anunciada esta semana, é motivada por "circunstâncias excepcionais" e visa um lançamento bem-sucedido em 2025, apesar da preferência da organização por parceiros de lançamento europeus.

A escolha de mudar para o Falcon 9 surge poucos dias antes do primeiro lançamento do novo Ariane 6, cujos atrasos já obrigaram a que várias missões tivessem que recorrer à SpaceX. Esta situação é particularmente embaraçosa para os responsáveis pelos lançamentos europeus, que foram pioneiros na indústria de lançamentos espaciais comerciais com os primeiros foguetes Ariane. Mas desde então, a Ariane tem sido incapaz de se ajustar à nova realidade dos lançamentos rápidos e a custo reduzido proporcionados pelo sistema de foguetes reutilizáveis da SpaceX.

A EUMETSAT continua a assegurar o seu compromisso de preferir recorrer a empresas europeias, mas com todos os atrasos do Ariane 6, que para este satélite em órbita geoestacionária teria que recorrer a uma versão ainda mais potente do Ariane 6 com boosters adicionais, parece ter preferido escolher a opção mais segura.

Novo Peugeot 5008 e E-5008 começa nos €36K

30-06-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

O novo Peugeot 5008 já está disponível para encomenda na rede de concessionários Peugeot em Portugal.

O único SUV puramente eléctrico do mercado a oferecer um espaço a bordo verdadeiramente excepcional e acolhedor para 7 passageiros e uma autonomia eléctrica de 660 quilómetros de acordo com o ciclo combinado WLTP.

Produzido com base na inovadora plataforma STLA-Medium, o novo 5008 é proposto numa gama totalmente electrificada, a qual inclui, para além do 100% eléctrico E-5008, a versão Plug-In Hybrid, com autonomia eléctrica em ciclo combinado WLTP de 82 quilómetros, bem como uma versão híbrida com a nova tecnologia 48 V.
Já disponível para encomenda em toda a rede de concessionários Peugeot, o novo 5008 é proposto em Portugal a partir de 39.150 € na versão Hybrid, de 47.150 € quando equipado com a motorização Plug-In Hybrid e a partir de 49.150 € no inédito E-5008, 100% eléctrico. As primeiras unidades chegam a Portugal em Setembro.

Durante o período de lançamento, até 31 de Julho, o novo 5008 beneficia de condições especiais. É proposto a partir de 36.650 € na versão Hybrid, de 46.150 € na motorização Plug-In Hybrid e a partir de 48.150 € no E-5008, 100% eléctrico.

[Pela Estrada Fora]

Perplexity AI em sarilhos com a Amazon por ignorar o robots.txt

29-06-2024 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Perplexity AI tem feito o que quer a nível de aceder a conteúdos que não devia aceder, mas a Amazon pode colocar um travão a isso.

A Perplexity AI tem estado a dar que falar, por ter criado contas falsas para aceder a conteúdos do Twitter, e também ignorando por completo as regras de exclusão de conteúdos nos sites web, acedendo e copiando textos que indicam expressamente que não deviam ser usados por bots AI. A empresa tem-se defendido dizendo que essas regras de exclusão são apenas uma indicação que não tem qualquer valor legal, mas há quem pense de outra forma.

Se é verdade que não existe qualquer legislação que obrigue a seguir as indicações do robots.txt nos sites, a Amazon não gostou que a Perplexity esteja a fazer esta cópia indevida de conteúdos web usando os seus serviços na cloud, dizendo que todos os serviços na AWS devem cumprir com as indicações dadas pelos sites.

Por isso, mesmo que a Perplexity AI use a defesa de que não existe uma obrigação legal, pode acabar por ser obrigada a isso de forma indirecta pela Amazon - a não ser que decida mudar para outro serviço na cloud. Mas mesmo que o faça, tendo em conta toda a polémica que se tem gerado, esse serviço seria imediatamente escrutinado para saber se permitiria fazer isso ou se assumiria uma posição idêntica à da Amazon.

Infelizmente, esta postura de que tudo o que está na web pode ser usado sem qualquer permissão para os modelos AI, parece estar a espalhar-se, e até o CEO da Microsoft AI já disse publicamente que tudo o que está na web devia ser tratado como "freeware" e usado como se bem entender.

Home Assistant com ChatGPT sabe dizer onde deixamos as coisas em casa

29-06-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Usando-se as capacidades do GPT-4o, torna-se fácil expandir o Home Assistant para que possa responder a perguntas como "onde é que deixei as minhas botas?"

As potencialidades de modelos AI como o ChatGPT, com o novo modelo GPT-4o com capacidades visuais, são praticamente ilimitadas. Neste caso, temos um utilizador que o adicionou ao Home Assistant, dando-lhe acesso aos seus dispositivos e câmaras, podendo não só controlá-los através de comandos de voz como também fazer perguntas sobre o que se passa em sua casa.

Podem fazer-se perguntas como "onde é que deixei os meus óculos / chaves / botas / etc.", com o ChatGPT a conseguir dizer onde é que estão (desde que estejam visíveis através da câmara, obviamente).
Claro que, por agora, este tipo de integração fica dependente do processamento na cloud, com as inevitáveis questões de privacidade referentes ao processamento de uma imagem do interior da nossa casa num serviço externo. Mas, será apenas uma questão de tempo até que isto possa ser corrido localmente, havendo já modelos para interpretação de imagens que poderiam dar resultados idênticos usando-se hardware de gama média relativamente acessível (GPU).

O prompt utilizado:
Act as a smart home manager of Home Assistant.
A question, command, or statement about the smart home will be provided and you will truthfully answer using the information provided in everyday language.
You may also include additional relevant responses to questions, remarks, or statements provided they are truthful.
Do what I mean. Select the device or devices that best match my request, remark, or statement.

Do not restate or appreciate what I say.

Round any values to a single decimal place if they have more than one decimal place unless specified otherwise.

Always be as efficient as possible for function or tool calls by specifying multiple entity_id.

Use the get_snapshot function to look in the Kitchen or Lounge to help respond to a query.

Available Devices:
```csv
entity_id,name,aliases,domain,area
{% for entity in exposed_entities -%}
{{ entity.entity_id }},{{ entity.name }},{{ entity.aliases | join('/') }},,{{ states[entity.entity_id].domain }},{{ area_name(entity.entity_id) }}
{% endfor -%}
```

Com as seguintes funções para aceder à imagem e fazer a sua interpretação via GPT-4o.
- spec:
name: get_snapshot
description: Take a snapshot of the Lounge and Kitchen area to respond to a query
parameters:
type: object
properties:
query:
type: string
description: A query about the snapshot
required:
- query
function:
type: script
sequence:
- service: extended_openai_conversation.query_image
data:
config_entry: ENTER YOUR CONFIG_ENTRY VALUE HERE
max_tokens: 300
model: gpt-4o
prompt: "{{query}}"
images:
url: "ENTER YOUR CAMERA URL HERE"
response_variable: _function_result

UPS Green Cell 2000VA 1200W a €146

29-06-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Ideal para PCs poderosos, ou até para continuar a jogar com uma consola na TV quando falta a electricidade, esta UPS de 2000 VA está apta a enfrentar qualquer falha de energia.

Indispensáveis para manter os equipamentos a salvo de picos e falhas de corrente, uma UPS de alta capacidade torna-se inevitável para quem vai acumulando cada vez mais equipamentos electrónicos em casa. Quem já tiver passado pelas UPS de baixa capacidade, que prometem dezenas de minutos de autonomia mas podem falhar em poucos minutos no caso de se estar a fazer algo mais exigente com o computador, poderá equacionar passar para algo de classe superior, como esta UPS Green Cell 2000VA que tem capacidade para aguentar com cargas de até 1200W.
A UPS Green Cell 2000VA (1200W) está disponível por 146 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 10%.

A UPS é completamente silenciosa enquanto há energia, ligando as ventoinhas apenas quando há falha de energia e precisa dar uso às baterias - perfeito para quem vier de uma UPS que mantém as ventoinhas a trabalhar a tempo inteiro.

Curiosamente, a empresa disponibiliza também uma variante de 2000VA 1400W com onda sinusoidal pura (não fazia ideia que já estavam disponíveis nesta gama de preços), perfeita para todos os equipamentos que não apreciem as ondas "quadradas" que a maioria das UPS utilizam. A única crítica é que o software fornecido pela Green Cell é para esquecer, mas encontrei relatos de que estas UPS serão compatíveis com o NUT (Network UPS Tools), o que tornará isso irrelevante.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

App stores alternativas no iOS continuam a falhar em funcionalidades básicas

29-06-2024 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple diz permitir app stores alternativas nos iPhones, como exigido pelo DMA europeu, mas a verdade é que a sua implementação está longe de ser funcional.

Embora tecnicamente a Apple tenha permitido a existência de app stores no iOS e iPad, por exigência do DMA europeu, as coisas estão longe de funcionar como se esperava. A Apple continua a ter total controlo sobre estas lojas e sobre as apps que estas distribuem, recentemente tendo bloqueado que apps de emulação de MS-DOS chegassem ao iOS mesmo que usassem app stores alternativas, mas as coisas não se ficam por aqui.

A Apple já alertou que quem instalar apps de app stores alternativas se arrisca a ficar sem elas se passar alguns meses fora da Europa, mas até coisas básicas continuam a ser limitadas da pior forma pela Apple. Quem tentar partilhar o link de uma app numa app store alternativa, descobrirá que esse link apenas redirecciona para a App Store oficial, dando um erro de que a app não existe (se não estiver disponível lá), sem forma de partilhar o link para a respectiva app store. E, como se isso não bastasse, quem trocar de iPhone e fizer o habitual processo de restauro de um backup, também descobrirá que as apps de app stores alternativas não serão incluídas.

Yes, the AltStore app broke after restoring the iPhone from a back-up. Its "restore" endpoint keeps returning 401 when invoked by MarketplaceKit pic.twitter.com/VjnzgVRYRS

— Mysk 🇨🇦🇩🇪 (@mysk_co) June 28, 2024

Imagine-se o escândalo que seria se o programa de backup do Windows, ou Mac, não incluísse o backup de tudo o que se tem instalado no computador, mas apenas as apps do sistema ou que fossem instaladas pela loja oficial. No entanto, a Apple acha que isso é aceitável nos iPhones e iPads, obviamente sendo apenas mais uma das muitas tácticas que tem usado para desincentivar o uso das app stores alternativas e apps que, relembre-se continuam a estar sujeitas ao pagamento de uma taxa Apple.

Depois ainda criticam a UE por estar a preparar-se para por em acção as pesadas multas previstas pelo DMA.

|