PlanetGeek

Apple testa Vision Pro com múltiplos ecrãs virtuais

06-02-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Embora os primeiros compradores estejam limitados a criar um único monitor virtual dos seus Macs nos Vision Pro, a Apple já estará a testar o suporte para dois monitores.

A Apple tem tentado promover os óculos Vision Pro como uma ferramenta versátil, onde se inclui o seu uso para trabalho. Uma das coisas que é possível fazer é replicar o monitor de um Mac no espaço virtual dos óculos, mas essa capacidade depressa revela as suas limitações por só poder fazê-lo para um único ecrã - resultando em produtividade reduzida para quem está habituado a usar múltiplos monitores.

Mas, supostamente, a Apple já estará preparar o suporte para dois monitores Mac no ambiente virtual dos Vision Pro.
Potencialmente a Apple poderá não ter lançado isto neste momento para evitar críticas. Isto porque os Vision Pro, por excelentes que sejam a nível de qualidade visual, sofrem do habitual problema de um campo de visão reduzido - equivalente a estar a olhar para o mundo através de uma máscara de mergulho. Isso não se torna muito incomodativo quando se trabalha com uma única app ou se tem a visão focada num único ponto, mas torna-se problemático quando se tenta trabalhar com coisas mais expandidas, como é o caso de usar múltiplos ecrãs virtuais.

Notícias do dia

06-02-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Waze com alerta de lombas de velocidade e curvas apertadas; Bluesky abandona sistema de convites; YouTube testa recomendação de vídeos por cores; iPhone 16 Pro poderá ter botão de câmara sensível à pressão e gestos; e videoconferência deepfake rende $25M a burlões - todos os supostos intervenientes que lhe credibilidade eram criações digitais.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer um rato Mars Gaming MMRW.

Mozilla Monitor Plus protege privacidade - a quem pagar por isso

A Mozilla tem um novo serviço, Monitor Plus, que tenta apelar aos utilizadores que se preocupam com a sua privacidade ao ponto de estarem dispostos a pagar por isso.

Os utilizadores poderão introduzir os seus dados sensíveis, como números de telefone, endereços de email, moradas, etc. que serão monitorizados para ver se passaram a estar nas bases de dados das empresas que comercializam esses dados, e podendo iniciar o processo de pedido de remoção desses dados - algo que, quando é feito manualmente, é habitualmente (e propositadamente?) complicado para a maioria dos utilizadores.

O serviço é interessante, mas para tal será preciso pagar $13.99 por mês ou $107.88 por ano (equivalente a uma mensalidade de $8.99).



Tesla volta a permitir transferência de FSD e carregamentos gratuitos

Contrariamente ao que Elon Musk tinha dito, a Tesla volta a permitir que os actuais clientes transfiram a funcionalidade FSD e o benefício dos carregamentos gratuitos para um novo Tesla.

No final do terceiro trimestre de 2023 a Tesla tinha permitido esta transferência, muito pedida pelos clientes, mas na altura dizendo que era uma oferta única (e com o intuito atingir novo recorde de vendas) e que não voltaria a ser disponibilizada. Pois bem, fica agora demonstrada que a "oferta única" não é assim tão única - e ainda bem - pois volta a ser disponibilizada para a compra de novos Tesla até 31 de Março. Tendo em conta que a opção FSD paga pelos clientes continua sem ser concretizada (nem há ainda qualquer estimativa de quando possa vir a sê-lo, com contínuas versões beta que continuam bem aquém das promessas feitas), possibilitar a transferência desta dispendiosa opção acaba por ser o mínimo que a Tesla pode fazer. E não devia fazê-la com a ameaça de que é uma oferta limita, mas sim disponibiliza-la de forma permanente para todos os que pagaram pela opção e continuam à espera que seja disponibilizada.

Zuckerberg quer usar dados dos utilizadores para AI

Com a origem dos dados usados para treinar os modelos AI a ser um ponto crítico que muitas vezes causa polémicas, Zuckerberg espera contornar tudo isso e ter acesso a dados recentes usando - como seria de esperar - os dados dos mais de três mil milhões de utilizadores do Facebook, assim como do Instagram e demais serviços da Meta.

Resta saber se esse intuito não irá entrar em conflito com as políticas de protecção de dados europeias, que pelo menos deverão assegurar que os utilizadores tenham voto na matéria e possam optar que os seus dados não sejam usados para esse fim. Mas, como bem sabemos, há muitas formas de "dar a volta" ao texto. E tendo em conta o historial de abuso do Facebook relativamente aos dados dos utilizadores, este poderá tornar-se num novo capítulo que faça esquecer todos os anteriores.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Tesla Model 3 superou a marca do 1 milhão de unidades vendidas no primeiro semestre de 2021, tornando-o no primeiro automóvel 100% eléctrico a fazê-lo.

Bloco de tomadas vertical com USB a €33

06-02-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com 12 tomadas e 6 portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 6 portas USB.
Este bloco de tomadas vertical Koosla 12 tomadas + 6 USB está disponível por 33.69 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com três interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas e portas USB de forma independente, um para grupo de tomadas e portas USB por patamar, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

iPhone 16 Pro com botão de câmara sensível à pressão e gestos

06-02-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para os iPhone 16 Pro a Apple poderá adicionar um novo botão destinado a emular a experiência de usar uma câmara DSLR.

Nos iPhone 15 Pro a Apple abandonou o botão deslizante de mute que se mantinha desde o iPhone original, optando por um botão programável que pode assumir diferentes funções. Para o iPhone 16 Pro podemos ter novamente novidades relacionadas com botões.

Os últimos rumores referem que os iPhone 16 Pro poderão ter um novo botão, colocado na parte inferior do lado direito, ficando numa posição estratégica para se captar uma foto quando se segura o iPhone em modo horizontal. O botão terá capacidade para detectar diferentes níveis de pressão, replicando a experiência de fazer pressão ligeira para ajustar o foco da câmara, e pressão completa para captar a foto. Mas a Apple poderá ir além disto, adicionando a capacidade do botão reconhecer gestos de deslizar, podendo ser usado para ajustar o nível de zoom ou mudar entre diferentes modos de fotografia.

Sendo algo que obrigará a mudanças físicas, é o tipo de rumor que certamente poderá ser confirmado relativamente cedo assim que começarem a surgir leaks referentes aos esquemas de produção da próxima geração de iPhones nos próximos meses. Veremos também se isto poderá estar relacionado com a mudança para os botões solid-state que era esperado que a Apple utilizasse no Action Button dos iPhone 15 Pro, mas que acabaram por ser mudados para botões tradicionais devido a "problemas".

Bluesky abandona sistema de convites

06-02-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O Bluesky, alternativa ao Twitter / X que usa o protocolo descentralizado AT, fica disponível para todos sem necessidade de convites.

O Bluesky tirou partido da fase de descontentamento com o Twitter após ter sido comprado por Elon Musk, mas a sua popularidade acabou também por ser limitada pelo sistema de convites que implementou para controlar as novas adesões. É algo que já deveria ter reconsiderado há muito, mas que só agora acontece.

Os utilizadores que quiserem aderir ou experimentar o Bluesky já o podem fazer sem necessidade de convites, podendo fazer parte desta rede descentralizada.
Apesar de ter tido mais de 3 milhões de registos, o Bluesky revela que tem cerca de 1.6 milhões de utilizadores activos. Mas o seu maior problema é que, apesar de usar um protocolo descentralizado que irá começar a abrir a terceiros este mês, este limita-se a replicar aquilo que já existe sob a forma do ActivityPub, protocolo standard descentralizado já usado pelo Mastodon e pelo Threads da Meta (embora o Threads também não tenha ainda realmente permitido a sua integração com serviços externos).

Apesar do Bluesky insistir que existe espaço no mercado para múltiplas redes sociais descentralizadas, isso é algo que só o tempo irá demonstrar se sim ou não.

Waze com alerta de lombas de velocidade e curvas apertadas

06-02-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O Waze passa a disponibilizar alertas para lombas de velocidade e curvas apertadas, contribuindo para maior segurança e conforto na condução.

Quem já tiver sido surpreendido por uma lomba inesperada que quase tenha feito o carro levantar voo, vai apreciar os novos alertas do Waze. Além de todo o tipo de alertas que já estavam disponíveis, que até incluem coisas como buracos nas estradas, o Waze passa agora a contar com duas novas categorias: lombas de velocidade, e também curvas apertadas.

O alerta para lombas era algo que vinha a ser pedido há muito pelos utilizadores, e que estava prometida desde o ano passado. Apesar da demora, parece agora ter chegado ao nosso país, embora ainda não tenha tido oportunidade de os testar. No entanto, não parece ser possível reportas as lombas directamente a partir da app, sendo algo que provavelmente só poderá ser adicionado pelos membros com permissão de edição dos mapas.
Quanto ao alerta para as curvas, imagino que isso seja feito de forma automática com base na geometria das vias, dispensando a necessidade de marcação manual. Algo a verificar ao longo das próximas semanas com esta nova actualização que acaba de chegar aos smartphones.

YouTube testa recomendação de vídeos por cores

06-02-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O YouTube está a testar um novo sistema que deixa os utilizadores escolherem vídeos baseados na tonalidade de cor: vermelha, verde ou azul.

Já vimos muitas formas de filtrar e seleccionar conteúdos, mas o YouTube está a testar uma que poderia não passar pela cabeça da maioria das pessoas: recomendações de vídeos baseados na sua tonalidade.

Por enquanto em fase de testes, esta modalidade surge num popup ao utilizador, e de seguida passa a disponibilizar novas opções de filtragem que deixam escolher vídeos com tonalidade vermelha, verde ou azul.
Não sei até que ponto este sistema terá interesse, mas o que é certo é que me faz recordar algumas memórias nostálgicas do tempo em que se passou da televisão a preto e banco para as emissões a cores. Em Portugal as emissões regulares a cores na RTP começaram em 1980, com o Festival RTP da Canção.

Ganha um rato Mars Gaming MMRW

06-02-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Todas as semanas temos gadgets para vos oferecer, e desta vez a escolha recai sobre um rato Mars Gaming MMRW.

Ideal para todos os fãs da iluminação LED RGB, este rato Mars Gaming MMRW conta com toda a sua superfície superior iluminada, para além de contar com botões adicionais que serão úteis nos jogos e no dia a dia.
Já sabem como funcionam os nossos passatempos semanais: ao longo dos próximos dias iremos colocando diferentes perguntas no formulário que se segue, e no final o mesmo será oferecido aleatoriamente entre os participantes que tiverem acertado correctamente pelo menos numa delas (sendo que mais respostas certas melhorarão as vossas probabilidades de ganharem - mas atenção, pois apenas conta a primeira resposta que derem a cada pergunta.)

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Venda de tablets cai em 2023 - mas iPads continuam a dominar

06-02-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Segundo os dados da Canalys, a venda de tablets caiu 10% em 2023 face a 2022, mas a Apple continua a dominar o sector com os iPads a representarem 40% das vendas.

Os danos da Canalys referem que a venda de tablets em 2023 caiu 10% para os 135.3 milhões de unidades. E apesar da Apple ter sido penalizada por não ter lançado qualquer novo iPad (espera-se que em breve anuncie a chegada de novos modelos, incluindo iPads Pro com ecrãs OLED), continuou a ser a marca no topo da tabela, com 54 milhões de iPads vendidos representando 40% das vendas.

Na segunda posição temos a Samsung, com menos de metade das vendas (19%), seguida da Lenovo em terceiro com 6.9%, Huawei em quarto com 6.1% e Amazon em quinto com 5.8%.
Veremos de que forma o lançamento de novos iPads este ano poderá alterar este panorama, se bem que tudo ficará também dependente do patamar de preços em que a Apple posicionar os novos iPads Pro. Por outro lado, o facto de ter esperado um ano sem lançamento de novos iPads poderá ter sido uma opção estratégica, para que a sua clientela possa estar mais predisposta a justificar a compra de um iPad com preço mais elevado, por não ter gasto dinheiro num iPad o ano passado.

Nothing Phone (2a) aparece sem Glyph luminoso

06-02-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Nothing confirmou que irá lançar um Nothing Phone (2a) mais económico, e que parece abandonar o elemento mais icónico da marca: os Glyphs luminosos na traseira.

Imagens aparentemente oficiais revelam que o Nothing Phone (2a) vai manter uma tampa traseira que tenta evocar o design dos demais modelos da marca, mas que desta vez serão meramente estéticos e sem qualquer funcionalidade. Este modelo não só não terá carregamento wireless como, provavelmente mais significativo, também não terá qualquer elemento luminoso LED, deixando que o característico design "Glyph" pareça ser algo que será usado exclusivamente nos modelos mais caros.

Parece uma oportunidade perdida, já que o uso dos Glyphs luminosos seria uma excelente forma de manter a imagem de marca, até neste Phone (2a), mesmo que recorresse a uma versão simplificada. Permitiria também manter o nível de funcionalidades relativas a esse elemento de forma transversal a todos os seus modelos, em vez de passarem a ser uma "curiosidade" dos modelos mais caros.
Refira-se que os rumores apontam para que este modelo económico se situará nos 400 euros, pelo que é um modelo "económico" relativo, e onde certamente não teria sido difícil adicionar o sistema Glyph e suporte para carregamento wireless.

Videoconferência deepfake rende $25M a burlões

05-02-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Um funcionário enviou 25 milhões de dólares para burlões que se fizeram passar por executivos e funcionários usando tecnologia deepfake numa videoconferência.

Já se sabia que seria uma questão de tempo, e aqui está o comprovativo. Temos o primeiro caso conhecido de uma burla que recorreu a tecnologia deepfake numa videoconferência, para enganar um funcionário.

A videoconferência aparentava ter o CFO da empresa (Chief Financial Officer), algo que levou o funcionário a ficar desconfiado, na sequência de um email que dizia que iria ser necessário fazer uma transacção secreta; mas acabou por acreditar que era real porque na videoconferência estavam também vários outros funcionários que ele reconhecia. Só que, todos eles eram falsos, produzidos pelos burlões com tecnologia deepfake, e que acabaram por lhes render mais de 25 milhões de dólares.

As ferramentas para criação de deepfakes vão ficando cada vez mais acessíveis e poderosas, sendo capaz de criar imagens com bastante realismo a partir de vídeos ou até de simples fotografias - que neste tipo de ataque podem ser retiradas das páginas de pessoal das próprias empresas, ou do LinkedIn, ou de outras redes sociais.

Se já se sabe que não se pode acreditar em tudo o que se vê na internet, há também que expandir essa cautela para os telefonemas e, como este caso demonstra, para as próprias videoconferências, onde as pessoas que vemos podem não ser as pessoas reais.

Geely lança 11 satélites da sua rede GPS de alta-precisão

05-02-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Geely está a criar uma rede de satélites que possibilita posicionamento com maior precisão que o GPS.

Estamos a chegar a um ponto caricato, em que vemos empresas privadas a replicarem serviços existentes, mas de forma proprietária e para seu próprio benefício.

A Geely, gigante chinês que além da marca própria também detém a Volvo, Zeekr, Lotus, Smart, e outras empresas, anunciou ter lançado mais um lote de onze satélites, prevendo ter 72 satélites em órbita em 2025, e eventualmente chegar a uma constelação de 240 satélites.

Os satélites possibilitam serviço de posicionamento de alta precisão, de 1 a 5 metros, que será usado pelos sistemas de condução autónoma das marcas do grupo, e que também permitirão conectividade global - não se sabendo se usando qualquer tipo de comunicação especial ou, ao estilo dos satélites mais recentes, podendo comunicar directamente com smartphones no solo sem quaisquer modificações.

Uma coisa é certa, se os EUA não ficaram incomodadas pela SpaceX estar a adicionar essa capacidade aos satélites Starlink, certamente terá uma posição bem diferente caso seja uma empresa chinesa a fazê-lo e a poder "espiar" todos os smartphones do mundo a partir do céu.


Notícias do dia

05-02-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

UE aprova lei provisória de direito à reparação; Samsung não vai reforçar cores no Galaxy S24; o mapeamento espacial 3D dos Vision Pro; os locais dos Radares da PSP em Fevereiro 2024; Samsung diz que já não há fotos "reais"; AnyDesk confirma ataque de hackers e faz reset às passwords; e hackers tentaram infiltrar Cloudflare para obter acesso permanente.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Fit.

YouTube diz que terá app para Vision Pro - mas sem dizer quando

Depois de se ter juntado ao grupo de empresas que disse que não iria lançar app para o Vision Pro - nem sequer permitir que se utilizasse a app iPad, recomendando que os utilizadores acedam ao YouTube através do browser - o YouTube cede um pouco nessa posição, dizendo que afinal está a planear fazer uma app para o Vision Pro, mas ainda sem qualquer data estimada para que esteja concluída.

A mudança de posição pode dever-se às avaliações que o Vision Pro tem tido (não esquecendo que uns óculos VR de $3500 têm, desde logo, uma clientela bastante limitada), ou também podem ser uma reacção ao aparecimento de apps não oficiais do YouTube para os Vision Pro.


Apple continua a insistir no "perigo" das apps fora da App Store

A Apple está a propor uma pseudo-abertura da App Store na Europa que não está a agradar a ninguém, com coisas como cauções de 1 milhão de euros para as app stores, e querendo continua a cobrar comissões sobre as apps nas lojas externas - que podem fazer com que apps gratuitas bem sucedidas possam ter que pagar milhões de dólares à Apple(!) - e continua a insistir na táctica do medo para tentar fazer valer a sua perspectiva.

Phil Schiller, responsável pela App Store, mantém a posição de que as app stores alternativas e apps vão colocar os utilizadores em risco. Uma premissa que parece assumir que o mundo sofre de amnésia colectiva e que não sabe que, no macOS da Apple, os utilizadores têm liberdade para instalarem o que querem, e não se vê a Apple a dizer que o macOS deixa os utilizadores em risco. Ainda está para ver se a UE vai aceitar a "abertura" da App Store nestes moldes que a Apple está a tentar impingir, mas descobriremos já nos próximos meses.


Facebook vai encerrar acesso via API aos Grupos

A Meta prepara-se para arruinar a vida a diversos serviços e milhares de grupos, anunciando o fim do acesso via API aos Facebook Groups nos próximos 90 dias. Com isso, deixará de ser possível agendar publicações usando serviços externos, ou de usar ferramentas que auxiliavam a gestão dos grupos, como serviços que tratavam de enviar mensagens automaticamente aos utilizadores em resposta a pedidos.

É estranho que a Meta esteja a fazer isto numa altura em que o DMA europeu está quase a entrar em vigor e vem exigir maior abertura das plataformas para facilitar a interoperação com serviços externos; mas acaba por ser uma necessária recordação dos motivos pelo qual o DMA acaba por ser necessário. De outra forma, estamos condenados a lidar com serviços que se vão fechando cada vez mais sobre si mesmos, indiferentes ao efeito que têm noutras empresas e nos próprios utilizadores.


Curtas do dia


Resumo da madrugada






Curiosidade do dia: A criptomoeda Bitcoin foi criada em Janeiro de 2009, tendo nessa altura valor zero. Só em Fevereiro de 2011 atingiu o valor de $1 pela primeira vez. Uma década mais tarde, em Março de 2021 superou os 60 mil dólares. Quem tivesse comprado 1000 dólares de Bitcoin em 2011, teria agora agora a bonita soma de algo como 60 milhões de dólares.

Powerbank Veger 30000 mAh a €23.99

05-02-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 30000 mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Veger não só temos uma capacidade generosa, como permite recarregar até quatro equipamentos em simultâneo.
Este powerbank Veger 30000 mAh está disponível por 23.99 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 20%.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que poderá ser recarregado tanto usando o cabo de um smartphone mais antigo, como um dos mais recentes; e podemos usar três saídas USB-A em simultâneo para recarregar os equipamentos desejados a par da saída USB-C com carregamento rápido QC / PD 3.0. Com cor branca, também ajuda que se destaque no meio de outros produtos, tornando menos provável que fique perdido ou esquecido em qualquer lado.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

BYD Yangwang U7 com autonomia de 800 km

05-02-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

O BYD Yangwang U7 virá equipado com uma bateria de 135.5 kWh, possibilitando uma autonomia de 800 km.

A BYD revelou mais alguma informação sobre o seu poderoso Yangwang U7. Este carro não só terá mais de 1200 cv como também vai ter bateria a condizer, com uma monstruosa capacidade de 135.5 kWh. A bateria LFP é feita pela FinDreams, e permite que este carro tenha uma autonomia de até 800 km.

Na verdade, a marca apresenta duas autonomias: uma de 720 km para o carro standard, sendo que os 800 km podem ser atingidos quando se usam as coberturas das jantes, para-choques opcionais, e câmaras laterais em vez dos espelhos, tudo para melhorar a aerodinâmica para 0.195 Cd e ganhar os 80 km extra.
Como curiosidade, o pack de bateria pesa 903 kg, quase tanto como um Dacia Spring, e que faz com que o peso do U7 atinja os 3095 kg. Um valor que, quando se considera quatro passageiros e bagagem, pode ultrapassar os 3500 kg e poderá complicar o licenciamento do carro nos países que aplicam um limite de peso às classes de veículos que se podem conduzir.

Com um preço de cerca de 130 mil euros na China, não deveremos ver muitos nas estradas se / quando eventualmente chegar à Europa.

UE aprova lei provisória de direito à reparação

05-02-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Concelho Europeu e o Parlamento Europeu acordaram uma directiva provisória do direito à reparação, que visa prolongar a vida útil dos aparelhos.

Alguns dos aspectos chaves desta directiva do direito à reparação são a obrigatoriedade de prolongar a garantia por 12 meses após uma reparação, disponibilizar peças de substituição a preço "razoável", e também de aceitarem a utilização de peças em segunda mão, de fornecedores alternativos, ou impressas em 3D - impedindo a prática habitual nalgumas marcas de bloquear o uso de peças "não autenticadas", que até impedem o uso de peças oficiais tiradas de outro equipamento da marca.

Os fabricantes também ficam obrigados a efectuar as reparações dentro de um prazo razoável, com os consumidores a terem poder de decisão sobre se aceitam uma reparação ou se querem um produto de substituição durante o período de garantia. Será também implementada uma plataforma europeia que disponibilizará informação sobre os serviços de reparação nos países membros.

Embora a directiva ainda tenha que ser transposta para lei nos diferentes países, tudo o que promova o direito à reparação será sempre positivo para os consumidores.

Arlo aumenta mensalidade das suas câmaras

05-02-2024 | 13:15 | A Minha Alegre Casinha

A Arlo está a aumentar a mensalidade do seu serviço de cloud das câmaras de vigilância e video doorbells.

A modalidade mais barata do serviço Arlo Secure passa de $4.99 para $7.99 oor mês, para uma única câmara ou vídeo doorbell; um aumento que se torna ainda mais substancial considerando que o ano passado já tinha havido um aumento de $2.99 para os $4.99.

O preço mantém-se inalterado para a modalidade de múltiplas câmaras, nos $12.99 (já tinha aumentado dos $9.99 no ano passado). Ainda por cima, não existe forma fácil de obter funcionalidades idênticas de forma local, com o Arlo Smart Hub a permitir a gravação local para algumas câmaras mas perdendo funcionalidades como o alerta para pessoas, animais, veículos, entrega de encomendas, assim como a definição de zonas.
Mais uma vez, há que pensar bem antes de optar por qualquer serviço de câmaras de vigilância (ou outros) dependentes de mensalidades e cloud. É que será inevitável que os preços aumentem - ou que, a certa altura, a empresa decida simplesmente encerrar o serviço, deixando os clientes sem opções.


Samsung não vai reforçar cores no Galaxy S24

05-02-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

O modo "vivid" menos vívido do ecrã dos Galaxy S24 parece ter sido uma opção deliberada da Samsung.

Apesar de ser ter pensado que seria um bug, com o habitual modo de cores mais vívidas da Samsung a praticamente não fazer efeito nos Galaxy S24, surgem agora informações da própria Samsung que dizem que afinal isso poderá não ser um bug e ser mesmo uma alteração deliberada por parte da Samsung.

O modo vívido de cores, tradicionalmente, tornava as cores dos ecrãs ainda mais vivas e saturadas, algo que nos ecrãs OLED os tornava ainda mais diferenciados dos ecrãs LCD. No entanto, um relato da Samsung Espanha, diz que a redução do efeito nos S24 é deliberada, com o propósito de tornar as cores mais naturais.

Uma explicação que seguramente não irá agradar aos clientes da Samsung que sejam fãs do modo "vivid", já que, quem deseja as cores mais naturais tem precisamente o modo de cores "naturais"!
E este problema das cores pode também estar a afectar a percepção nas fotografias, onde a Samsung também diz ter feito alterações para obter cores que sejam mais aproximadas da realidade. Mas parece que os utilizadores preferem as cores mais manipuladas e processadas - em linha com o que também já foi dito pela Samsung, de que já não existem fotos "reais" nos dias de hoje.

Oppo Reno 10 Pro recebe Android 14

05-02-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada


O Oppo Reno 10 Pro passa a contar com a mais recente versão do Android 14, através do ColorOS 14. A marca anuncia novidades no campo da interface, com novas cores e sons vibrantes.


Por norma, as marcas centram atenções nos topo de gama, com os restantes modelos a ficarem para segundo plano. Tendo em conta que este é um smartphone de gama média alta, havia a expectativa para saber quando é que o mesmo iria receber o update com o Android 14, apresentado pela Google em Agosto de 2023.

Para acompanhar esta situação, propusemos à marca manter o smartphone por mais algum tempo, tendo o mesmo vindo a receber os espectáveis updates de segurança, se bem que de forma mais lenta e espaçada do que é desejável e expectável para um equipamento na casa dos 500€.

A actualização com o ColorOS 14 a correr sobre o Android 14 já começou a ser disponibilizada, sendo que a mesma já conta com uma segunda atualização, desta vez com um update de segurança de Janeiro. As principais novidades estão centradas na interface (novas cores e som), com a marca a propor uma experiência mais fluida, inspirada no oceano.

Monitor portátil Arzopa S1 15.6" USB-C a €102

05-02-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Expandir a área de trabalho - ou de lazer - de um computador, portátil ou consola, é mais fácil e económico que nunca. Com monitores portáteis USB-C, basta um único cabo para resolver o problema.

Hoje em dia é possível comprar monitores a preços bastante reduzidos; mas nalguns casos é mais conveniente ter algo que se possa transportar para qualquer lado com facilidade. É precisamente para esses casos que monitores USB-C como este monitor portátil Arzopa S1 de 15.6" se tornam numa solução atractiva.
Neste caso, o modelo Arzopa S1 15.6" Full HD USB-C está disponível por 102 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de €40. Também está disponível uma versão gaming G1 de 144Hz.

Para além da ligação USB-C, estes monitores também permitem a ligação tradicional via HDMI e mini-HDMI, pelo que se tornam apropriados para um vasto conjunto de cenários, quer seja para expandir o ecrã de um portátil, tablet ou smartphone, ou meramente para usar como um ecrã portátil para se ligar a um media-player ou consola de jogos para facilitar a sua utilização sem necessidade de um televisor ou monitor convencional por perto.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|