PlanetGeek

MediaTek oferece desconto especial à Samsung

05-02-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A MediaTek quer que a Samsung use mais dos seus chips, e parece estar disposta a fazer um desconto especial à marca sul-coreana.

Apesar da Samsung ter os seus próprios chips Exynos, também recorre a chips da Qualcomm e da MediaTek para alguns dos seus modelos. E apesar da recente aposta da Samsung nos Exynos, a MediaTek quer os seus chips em mais modelos Samsung, e tenta tornar o negócio irresistível para a Samsung com descontos especiais.

Actualmente a Samsung só usa chips MediaTek nas gamas mais económicas, com o Galaxy A3x e inferiores, e também no Galaxy M53. Com esta nova proposta, a MediaTek poderá querer assumir um papel de maior destaque no segmento de gama média da Samsung, ou até mesmo aventurar-se em modelos de gama alta, embora isso possa ser mais complicado devido à parceria da Samsung com a Qualcomm e os Snapdragon "for Galaxy".

There are rumors that Samsung's budget lineup may expand its use of MediaTek processors, as MediaTek has recently offered special pricing exclusively for Samsung.

— Revegnus (@Tech_Reve) February 4, 2024

Mas, mesmo que se mantenha apenas nos modelos económicos, a Samsung poderá usar estes descontos da MediaTek como forma de pressionar a Qualcomm de modo a obter melhores preços. A grande questão é se qualquer benefício a nível dos preços chegará aos consumidores sob a forma de preço final reduzido, ou se será apenas usado para aumentar a margem de lucro nos seus produtos.

Quanto titânio tem o Galaxy S24 Ultra

05-02-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung seguiu a Apple no uso de titânio no Galaxy S24 Ultra, mas quanto do seu corpo é realmente titânio?

O popular YouTuber JerryRigEverything decidiu descobrir, recorrendo a uma calorosa fornalha que aqueceu o Galaxy S24 até aos 1100°C para separar os materiais.

Ao contrário da Apple, que soldou a parte exterior em titânio ao chassis interior em alumínio nos iPhone 15 Pro, a Samsung recorreu a tiras de titânio presas numa estrutura de plástico. Uma estratégia diferente mas que parece ser igualmente válida, considerando que o S24 Ultra superou o teste de dobragem.



Regresso em tom de azul (com trip-hop e industrial a acompanhar)

04-02-2024 | 21:31 | Gonçalo Sá

Chelsea_Wolfe_photo-credit-Ebru-Yildiz.jpg

Os últimos anos de CHELSEA WOLFE têm sido feitos de colaborações. Entre o disco de estreia do projecto paralelo Mr. Piss, ao lado do baterista Jess Gowrie ("Self-Surgery ", 2020), um álbum com os Converge ("Bloodmoon: I", 2021) e a participação na banda sonora de "X" (2022), filme de terror de Ti West (para a qual cantou uma versão de Arthur Fields e conviveu com os sintetizadores de Tyler Bates), a norte-americana foi alargando a distância face ao seu último registo a solo - "Birth of Violence", de 2019.

Mas 2024 traz finalmente novidades nesse departamento, e já esta semana: "SHE REACHES OUT TO SHE REACHES OUT TO SHE" vê a luz do dia (e o negro da noite, mais apropriado a esta música) na próxima sexta-feira, 9 de Fevereiro, e resulta de uma experiência de catarse, do corte de laços e de um processo de renascimento. O sétimo álbum de uma discografia iniciada há quase 15 anos (com "The Grime and the Glow", de 2010) também é apresentado como fruto de um gesto libertador e empoderador, que talvez tenha reflexo no facto de ser o primeiro da sua autora editado pela Loma Vista Recordings.

She Reaches Out To She Reaches Out To She.jpg

O novo caminho, no entanto, não prescinde de algumas companhias: Dave Sitek, dos TV on the Radio, encarregou-se da produção de canções para as quais contribuíram Ben Chisholm, Bryan Tulao e Jess Gowrie, músicos que não são nomes estranhos a este percurso. O formato de banda é especialmente notório nos acessos mais robustos dos primeiros singles, viagens entre a carga hipnótica do trip-hop e explosões de guitarras mais próximas do rock industrial do que do doom metal de outros tempos.

"EVERYTHING TURNS BLUE", o avanço mais recente, deixa um belo exemplo dessa fusão que tanto traz lembranças dos Nine Inch Nails como de uns Massive Attack na viragem do milénio. E os três temas anteriores reforçam a ideia de que pelo menos meio disco já está ganho - boas notícias para quem tinha saudades de uma voz que já fez a ponte entre a folk e o gótico e tem mais territórios em vista.

Hackers tentaram infiltrar Cloudflare

04-02-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Clouflare revelou ter sido alvo de um ataque de hackers, que tentaram infiltrar-se na sua rede para obterem acesso persistente.

O ataque foi iniciado, estrategicamente, durante o popular dia de Acção de Graças / Thanksgiving em que muitas pessoas estão longe dos seus locais de trabalho. Os atacantes usaram credenciais que tinham sido roubadas no ataque à Okta, e que no meio de milhares de outras credenciais que já tinham sido invalidadas pela Cloudflare, ainda permaneciam válidas.

Os hackers, que a Cloudflare acredita serem de um grupo com ligações directas a um país não especificado, conseguiram aceder ao sistema wiki interno da Cloudflare, assim como à base de dados de registo de bugs e ao sistema de gestão de código fonte. As coisas que foram acedidas demonstravam que o intuito dos atacantes eram perceber melhor a estrutura de funcionamento da rede da Cloudflare, para eventualmente conseguirem arranjar uma forma de acesso persistente.
Os atacantes tentaram ainda aceder a um data center em São Paulo, no Brasil, que a Cloudflare está em fase de finalização mas ainda não foi colocado em serviço oficial. A Cloudflare diz que os atacantes não conseguiram fazê-lo, mas optou por devolver todos os equipamentos aos fabricantes para que verificassem que não tinham sido comprometidos de qualquer forma. Também o resto da sua rede foi completamente revista, com actualização de todas as credenciais de acesso, reposição dos sistemas, e reboots dos cerca de 5000 servidores que detém. Isto a par do reforço das medidas de segurança e segmentação dos sistemas, para dificultar potenciais ataque futuros.

A Cloudflare detectou e terminou a intrusão dos hackers em menos de um dia após esta ter sido detectada, e diz que os atacantes não conseguiram aceder a nenhum sistema em funcionamento ou aos dados de qualquer cliente. Em 2022 a Cloudflare também tinha tentado ser infiltrada por atacantes que usaram credenciais roubadas a funcionários via phishing, mas sem o conseguirem devido à necessidade das chaves de segurança para a autenticação 2FA.

Lamborghini tem sistema de alinhamento dinâmico das rodas

04-02-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Lamborghini criou o sistema AWC que permite alinhar cada roda de forma independente, ajustando-se às necessidades de cada momento durante a condução.

Se os sistemas de tracção e direcção às quatro já se tornaram relativamente comuns, há outro aspecto crítico nos pneus que continua a ser necessário ajustar manualmente e de forma que nunca fica realmente bem: o alinhamento das rodas. Isto porque o alinhamento ideal acaba por ser um compromisso, uma vez que o alinhamento ideal para circular a direito é diferente do que seria ideal enquanto se curva. E foi isso que a Lamborghini resolveu.
O Active Wheel Carrier da Lamborghini é um mecanismo que permite ajustar o alinhamento das rodas, de -6.6° a 6.6° de convergência / divergência, e de -5.5° a 2.5° de camber. E pode fazê-lo a velocidades de até 60° por segundo, o que significa que poderia ir de um extremo do alinhamento ao outro em fracções de segundo - se bem que, na prática, os ajustes acabem por ser instantâneos, porque apenas é necessário ajustar fracções de graus. Mas, esses pequenos ajustes acabam por ter impacto prático bastante maior, com o sistema a permitir poupar 4.8 segundos (!) por volta na pista de testes.

Por agora o AWC é apenas um protótipo. Mas tendo em conta os seus benefícios, não será de estranhar que num futuro não muito distante o possamos começar a ver a ser aplicado em carros hiperdesportivos, abrindo as portas para que mais tarde essa tecnologia possa chegar aos carros comuns, contribuindo para a segurança dinâmica do veículo.


Sony mostra 10 minutos de Death Stranding 2

04-02-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do Death Stranding ter intrigado os jogadores, a Sony revelou o primeiro vídeo do Death Stranding 2 que leva as coisas mais além.

O Death Stranding foi um dos jogos mais marcantes dos últimos anos, e Hideo Kojima mostra ser ainda mais ambicioso com o Death Stranding 2: On the Beach - que, só pelo que se pode ver no trailer que se segue, já se torna num jogo obrigatório para todas as PS5. Mas não temos que nos ficar pelo trailer, pois a Sony revelou 10 minutos do jogo no último State of Play. A única parte negativa é que será preciso esperar até 2025 para o poder jogar.



O mapeamento espacial 3D dos Vision Pro

04-02-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O mapeamento espacial 3D dos Vision Pro é impressionante em termos de reconhecer o mundo em seu redor.

Com a chegada ao mercado, os Vision Pro começam a mostrar o que valem. Um dos aspectos que mais impressiona os utilizadores é o facto de conseguirem colocar elementos virtuais que, ao contrário do que acontece noutros óculos de realidade virtual / aumentada, parecem estar fisicamente num ponto fixo do espaço, sem se moverem (mesmo que ligeiramente, arruinando a ilusão). Espreitar a forma como os Vision Pro vêem o mundo ajuda a perceber como isso foi feito.

O seguinte vídeo mostra-nos a forma como os Vision Pro fazem o mapeamento 3D do espaço envolvente, fazendo-o de forma instantânea e com grande fidelidade; e onde se pode ver, desde logo, que esse mapeamento fica efectivamente preso sobre os elementos reais mesmo quando o utilizador movimenta rapidamente a cabeça a olhar de um lado para o outro.

Vision Pro's spatial understanding is INSANE
byu/tracyhenry400 inVisionPro

Também podemos ver o reconhecimento de planos horizontas e verticais no mobiliário, assim como de certos elementos do mobiliário, que podem ser usados para melhorar o realismo das experiências em realidade aumentada.

iFixit desmonta os Vision Pro da Apple

04-02-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Os Vision Pro da Apple revelam todos os seus segredos no "teardown" do iFixit.

Enquanto vão começando a chegar aos primeiros clientes e a originar discussões quanto ao seu preço exorbitante, os Vision Pro não escapam ao habitual ritual de desmontagem do iFixit.

Aqui podemos ver efectivamente como estes óculos se revelam uma complexa obra de engenharia, que não só resultam naqueles que podem ser os óculos VR de referência neste momento, mas que também têm bastantes elementos que se podem tornar problemáticos de reparar se / quando tiverem qualquer problema.


Curiosamente, mesmo sendo um produto de $3500, a Apple parece achar que os Vision Pro não serão roubados ou perdidos, não suportando o sistema de localização Find My - a não ser que lhes coloquem um AirTag em cima.

Etiópia proíbe venda de carros a combustão

04-02-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Enquanto alguns países vão apontando para a próxima década para o fim dos automóveis a combustão, a Etiópia parece avançar com isso já este ano.

A União Europeia está a apontar para a proibição das vendas de veículos a combustão em 2035, e mesmo que essa data não seja adiada, é provável que contenha bastantes excepções que permitam prolongar a venda de automóveis a combustão por mais alguns anos (se ainda houver procura por essa altura). Mas na Etiópia, o Ministro dos Transportes anunciou que a partir de agora deixaria de ser permitida a entrada de novos automóveis na Etiópia a não ser que sejam veículos eléctricos. Se se vier a confirmar que assim é, a Etiópia torna-se na primeira nação a proibir a venda de novos veículos a combustão.
Esta medida não acontece por acaso. A Etiópia tem tido bastante dificuldade na importação de petróleo devido a uma divisa fraca, mas por outro lado tem investido fortemente na sua infraestrutura eléctrica ao longo das últimas décadas, com 97% da sua energia vindo de fontes renováveis, e estando prestes a inaugurar uma central hidroeléctrica de 6500 MW que será uma das maiores do continente.

Seja como for, será um excelente sinal que poderá servir de exemplo para o resto do mundo, incluindo a Europa, onde provavelmente o fim dos automóveis a combustão acontecerá mais rapidamente por opção dos consumidores do que pelas datas de proibição previstas.

BYD revela SUV Yuan Up económico

04-02-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A BYD está a preparar um novo SUV compacto - o Yuan Up - que terá preço na casa dos 15 mil euros.

Depois dos modelos mais dispendiosos, a BYD vai atacar no segmento de entrada com um SUV eléctrico com preço que parece querer enfrentar desde já o futuro modelo económico da Tesla.

O Yuan Up vem juntar-se ao Yuan Pro e Yuan Plus, na Europa comercializado como Atto 3, oferecendo mais espaço interior graças ao seu formato. O design não é particularmente inspirado, mas em contrapartida também não tem nada de polémico que afaste clientela mais conservadora que não aprecie modelos demasiado futuristas.

Este modelo utilizará a mesma plataforma base do BYD Dolphin mas sendo ligeiramente maior, com distância entre eixos de 2.620 mm, comprimento de 4.310 mm, largura de 1.830 mm, e altura de 1,672 mm. Estará equipado com um motor eléctrico e promete uma autonomia de até 401 km.
O Yuan Up ficará disponível em três versões, com preço anunciado entre os 15 mil e os 17 mil euros, na China.

Este será mais um modelo que potencialmente a marca irá fazer chegar à Europa, e mesmo com os habituais ajustes de preço, é de esperar que possa chegar até nós a preço bastante concorrencial.

AnyDesk confirma ataque de hackers e faz reset às passwords

03-02-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A AnyDesk confirmou finalmente que sofreu um ataque de hackers, mas sendo duramente criticada por só o ter feito numa sexta-feira à noite.

A AnyDesk é um dos mais populares serviços de acesso remoto, e facilmente se pode imaginar como isso tem sérias implicações a nível de segurança. A empresa tem mais de 170 mil clientes, incluindo grandes empresas ee corporações como a Samsung, Siemens Nvidia, Comcast, entre outras.

Nos últimos dias já tinham começado a circular rumores de que a empresa tinha sido infiltrada por hackers - com o serviço a ter sido interrompido desde 29 de Janeiro - coisa que a AnyDesk acabou por confirmar, dias mais tarde, estrategicamente numa sexta-feira à noite - opção que levantou novo coro de protestos, que acusam a empresa de estar mais preocupada com a sua imagem do que com a segurança dos clientes.

A few notes on #AnyDesk:
* This shouldn't be coming out on a Friday afternoon when they took systems offline days ago. This is a PR move. Companies that are being transparent don't play these shenanigans
* Your code signing cert was stolen? 1/n https://t.co/48RI9Hd9DV

— Jake Williams (@MalwareJake) February 2, 2024
Embora a empresa nem sequer tenha revelado que informação foi roubada pelos atacantes, sabe-se que a empresa fez o reset das passwords dos clientes, e fontes anónimas indicam que os hackers terão conseguido roubar código-fonte dos produtos da AnyDesk assim como os certificados usados para validar o seu software. Fazendo com que, até que esses certificados sejam invalidados, os atacantes tenham a capacidade de criar software infectado que se identifica como sendo software oficial legítimo.

Certamente este ataque ainda irá dar muito que falar, especialmente se nas próximas semanas se vier a descobrir que os hackers conseguiram aceder remotamente a alguns dos sistemas dos clientes AnyDesk.

Base para copos RGB com Arduino

03-02-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs dos LEDs podem criar bases para copos originais com iluminação RGB e controladas remotamente usando um Arduino Nano.

Não faltam projectos que nos mostram como controlar iluminação LED RGB usando microcontroladores, e este é mais um desses projectos, mas que desta vez resulta numa base de copos RGB bastante original que certamente irá inspirar conversas da próxima vez que receberem amigos em casa.

O projecto em si é bastante simples, usando um Arduino Nano e LEDs vermelhos, azuis, verdes e brancos - e refiro-me a LEDs convencionais, à "moda antiga". O controlo remoto via app também se torna extremamente acessível, já que se usa o Arduino Cloud que trata das coisas complicadas de forma automática.


Quando muito pode criticar-se o projecto por ser simples demais, havendo inúmeras possibilidades para melhorias, quer através da implementação de padrões e efeitos luminosos, adicionar sensores que permitam activar / desactivar os efeitos automaticamente quando se coloca ou remove um copo, ou ainda adicionar um sistema com bateria com carregamento wireless. Mas, isso é algo que acaba sempre por acontecer quando nos aventuramos nestes projectos faça-você-mesmo, que por um lado servem para educar, mas por outro lado também nos fazem imaginar como os poderemos melhorar.

CPU numa folha de Excel

03-02-2024 | 16:41 | Edgar Durão

provavelmente muitos podem pensar que isto é uma piada, ou uma grande mentira, mas um conjunto de entusiastas criaram um CPU numa folha de Excel. Claro que com alguma limitações, mas até a memória é uma sheet de Excel. O projeto pode ser visto neste repositório do GitHub: https://github.com/InkboxSoftware/excelCPU

créditos da imagem: projeto InkBox

Tablet Teclast M50HD a €129

03-02-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do M50 normal e do modelo Pro, temos agora o tablet Teclast M50HD.

O Teclast M50HD vem equipado com um ecrã IPS de 10.1" (1920x1200) com touch a 120 Hz, CPU Unisoc T606 octa-core, 8 GB de RAM (16 GB "virtuais"), 128 GB + microSD até 1 TB, câmaras de 13 MP e 5 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.0, GPS, bateria de 6000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 7.8 mm.
Com tudo isto, este Teclast M50HD está disponível por 129.99 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 50 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet de 10" económico mas que mantenha características interessantes e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores bastante mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a tablets como este, podemos facilmente considerar colocá-los em diversos locais espalhados pela casa, apenas para funcionarem como "interface" de intercomunicação (para casas grandes), ver notícias, e controlar a casa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Alarmes com imagem personalizável na One UI 6.1

03-02-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Samsung adicionou a capacidade de escolher uma imagem de fundo para os alarmes na actualização One UI 6.1.

Ninguém é fã dos alarmes para despertar, mas a Samsung tenta suavizar a coisa dando a possibilidade de se escolher uma imagem de fundo personalizada para acompanhar os alarmes.

Esta é uma das novidades que chega com a One UI 6.1 e que irá sendo disponibilizada para diferentes modelos ao longo dos próximos meses.
Infelizmente, a Samsung parece ter optado por permitir escolher uma única imagem para todos os alarmes em vez de uma imagem diferente para cada alarme, o que me parece uma oportunidade perdida. Se era para permitir a personalização dos alarmes, porque não fazê-lo logo da forma mais versátil possível? Se é para escolher uma imagem, certamente seria de interesse utilizar uma imagem para o alarme matinal, e outras diferentes para outros tipos de alarme. Mas, parece que teremos que esperar por uma versão futura para que tal aconteça.

Como fazer um teclado modular para macros

03-02-2024 | 13:01 | A Minha Alegre Casinha

Este projecto mostra como podemos criar um teclado modular para macros, que pode ter teclas, botões rotativos, botões deslizantes, e tudo o mais que se possa imaginar.

Os fabricantes abandonaram a maioria dos planos de hardware modular que estiverem na moda há alguns anos, mas isso não impede que o mesmo conceito não possa ser usado - e de forma bastante interessante e eficiente - pelos próprios utilizadores. É precisamente isso que nos mostra este incrível projecto de teclados e controlos modulares em estilo "faça-você-mesmo".

Tirando o máximo partido de peças impressas em 3D este Ocreeb MK2 não fica atrás de qualquer produto comercial, pelo contrário, oferece uma versatilidade que será difícil de encontrar no mercado. Além de um módulo com teclas macro (usando o versátil KMK como firmware de teclado), podemos encaixar-lhe módulos adicionais com encaixe magnético, que podem ter outro tipo de controlos, como botões rotativos, deslizantes, outros tipos de botões, etc.



Radares da PSP em Fevereiro 2024

03-02-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A PSP divulgou a informação acerca das datas e locais onde irão decorrer acções de fiscalização de velocidade durante este mês de Fevereiro. Segundo a PSP, estas acções visam reduzir a sinistralidade associada ao excesso de velocidade.

Os locais escolhidos tiveram em consideração critérios de maior perigosidade e são, este mês, os seguintes:

AÇORES
01/Fev – 16h00 – Estrada Regional do Negrito – Ilha Terceira
08/Fev – 12h00 – Estrada Regional – Ilha do Pico
15/Fev – 08h00 – Estrada Regional da Ribeira Grande – Ilha de São Miguel
16/Fev – 08h00 – Outeiro – Ilha do Pico
16/Fev – 08h00 – Estrada Regional Terreiro – Ilha Terceira
17/Fev – 08h00 – Estrada Regional Terreiro das Covas – Ilha Terceira
17/Fev – 16h00 – Av. Alberto I Príncipe do Mónaco – Ilha de São Miguel
24/Fev – 08h00 – Av. Natália Correia – Ilha de São Miguel
26/Fev – 08h00 – Estrada Regional Caminho da Cidade – Ilha Terceira
27/Fev – 08h00 – Estrada Regional Estrada 25 de Abril – Ilha Terceira
27/Fev – 16h00 – Eixo Sul/Norte – Ilha de São Miguel

AVEIRO
​01/Fev – 08h00 – Av. Europa (corvauto) – Aveiro
06/Fev – 08h00 – Av. Europa (corvauto) – Aveiro
12/Fev – 08h00 – Av. da Universidade – Aveiro
16/Fev – 08h00 – Av. da Universidade – Aveiro
20/Fev – 08h00 – Av. da Universidade (Norte/Sul, junto Repsol) – Aveiro
22/Fev – 14h00 – Rotunda da General Costa Cascais – Aveiro
23/Fev – 14h00 – Rotunda da General Costa Cascais – Aveiro
27/Fev – 08h00 – Av. da Universidade (Norte/Sul, junto Repsol) – Aveiro
02/Fev – 09h00/12h00 – Av. 32 – Espinho
07/Fev – 09h00/12h00 – Rua das Águas – S.J. Madeira
20/Fev – 09h00/12h00 – Av. 5 de Outubro – S.M. Feira
27/Fev – 09h00/12h00 – Rua Cimo de Vila (S. J. Ovar ) – Ovar

BEJA
06/Fev – 09h00 – Rua Manuel Joaquim Delgado – Beja
12/Fev – 09h00 – Rua Zeca Afonso – Beja
23/Fev – 09h00 – Rua Manuel Joaquim Delgado – Beja
28/Fev – 09h00 – Rua Manuel Joaquim Delgado – Beja

BRAGA
06/Fev – 09h00 – Circular de Barcelos
09/Fev – 09h00 – Av. Frei Bartolomeu Mártires – Braga
12/Fev – 18h00 – Av. Frei Bartolomeu Mártires – Braga
15/Fev – 16h00 – Av. António Macedo – Braga
16/Fev – 08h30 – EN 14 – Vila Nova de Famalicão
20/Fev – 08h30 – Circular Urbana de Guimarães
20/Fev – 14h30 – EN 14 – Vila Nova de Famalicão
21/Fev – 14h00 – Circular de Barcelos
22/Fev – 14h30 – Circular Urbana de Guimarães

BRAGANÇA
01/Fev – 08h00/13h00 – Estrada de Vinhais – Bragança
20/Fev – 08h00/13h00 – Olímpio Guedes de Andrade – Mirandela
21/Fev – 08h00/13h00 – São Lourenço (casa do Cantoneiro) – Bragança
26/Fev – 08h00/13h00 – EN 15 – Mirandela

CASTELO BRANCO
05/Fev – 08h00/12h00 – Alameda Pêro da Covilhã – Covilhã
13/Fev – 11h00/13h00 – Av. da Europa – Castelo Branco
26/Fev – 08h30/10h30 – Rua Adelino Semedo Barata – Castelo Branco
27/Fev – 08h00/12h00 – Alameda Infante D. Henrique – Covilhã

COIMBRA
02/Fev – 09h30 – Av. Inês de Castro – Coimbra
09/Fev – 09h30 – Av. Elísio de Moura – Coimbra
15/Fev – 09h30 – Via Augusrto Vaz Serra- Coimbra
23/Fev – 09h30 – Estrada da Guarda Inglesa – Coimbra
08/Fev – 08h30/11h00 – Av. Dr. Mário Soares (junto ao complexo escolar) – Figueira da Foz
19/Fev – 09h00/11h30 – Av. Dr. Francisco Sá Carneiro – Figueira da Foz

ÉVORA
06/Fev – 14h00 – Av. Lino de Carvalho – Évora
15/Fev – 10h00 – EN 18 Bairro do Frei Aleixo – Évora
16/Fev – 15h00 – EN 18, ao Gil – Estremoz
21/Fev – 10h00 – Av. Rainha santa Isabel – Estremoz
22/Fev – 15h00 – EN 114 Av. Túlio Espanca – Évora

FARO
02/Fev – 09h00/12h00 – Rua da Cruz Vermelha Portuguesa – Tavira
06/Fev – 08h00 – Av. Dr. Gordinho Moreira – Faro
08/Fev – 09h00/12h00 – Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
15/Fev – 09h00 – Olhão
20/Fev – 09h00/12h00 – Av. V6, Portimão
23/Fev – 09h00/12h00 – Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
26/Fev – 08h00 – Estrada Moinho da Palmeira – Faro
27/Fev – 09h00/12h00 – Av. V6 – Portimão
28/Fev – 08h00/16h00 – Av. Fonte Coberta – Lagos
28/Fev – 09h00/12h00 – Rua Almirante Cândido dos Reis – Tavira

GUARDA
05/Fev – 08h30 – Av. Serra da Estrela – Gouveia
07/Fev – 08h30 – Via de Cintura Externa da Guarda – Guarda
16/Fev – 16h00 – Av. Cidade de Beja – Guarda
17/Fev – 16h00 – Via de Cintura Externa da Guarda – Guarda

LEIRIA
07/Fev – 14h00/17h00 – Av. Nogent Sur de Marne – Nazaré
12/Fev – 09h00/12h00 – EN 356-1 – Alcogulhe – Leiria
20/Fev – 09h00/12h00 – Rua das Cavadas com Estrada de Picassinos – Pedrulheira – Marinha Grande
21/Fev – 09h00/12h00 – Alcobaça – VCI

LISBOA
02/Fev – 09h00/17h00 – Av. Marginal (EN6) sentido Cascais/Lisboa, em frente ao Hotel Miragem – Cascais
07/Fev – 14h00/17h30 – Av. Infante D. Henrique – Lisboa
09/Fev – 08h30/11h30 – Estrada Nacional 250 – Baratã – Algueirão
14/Fev – 14h00/17h30 – IP7 (Eixo Viário Norte/Sul) – Lisboa
15/Fev – 20h00/24h00 – EN 10, Km 126.3, em Alhandra, sentido Alhandra-Alverca
16/Fev – 14h00/17h30 – IC 2 – São João da Talha
19/Fev – 10h00/16h00 – Av. Conde Castro Guimarães e N117
20/Fev – 09h00/12h00 – Av. Prof. Dr. Armando dos Santos Ferreira – Loures
20/Fev – 14h00/17h00 – Rua Luís de Camões – Caneças
27/Fev – 08h30/12h30 – Rua da Fonte (sentido Norte /Sul) – Porto salvo
27/Fev – 13h30/16h00 – Estrada de Leião (sentido Norte /Sul) – Porto salvo
28/Fev – 09h00/12h00 – A2 – Ponte 25 de Abril – Almada

MADEIRA
02/Fev – 08h00 – ER 116 – Levada dos Ilhéus – Concelho do Funchal
02/Fev – 08h00 – Via Expresso 4 Km 2 – Meia Légua – Concelho da Ribeira Brava
08/Fev – 16h00 – Rua 5 de Outubro – Concelho do Funchal
12/Fev – 16h00 – Saída/entrada do Túnel da Cruz (Sítio dos Moinhos – Faial) – Concelho de Santana
16/Fev – 16h00 – VR 1 Km 31,1 (Este/Oeste) – Concelho de Santa Cruz
22/Fev – 08h00 – VR 1 Km 6,0 – Oeste-Este – Quinta Grande – Concelho de Câmara de Lobos
29/Fev – 09h00 – VE 1 km 5,1 – Maiata – Porto da Cruz – Concelho de Machico​

PORTALEGRE
01/Fev – 09h00 – Av. do Dia de Portugal – Elvas
05/Fev – 09h00 – Av. de Badajoz – Elvas
09/Fev – 11h00 – E.N. 246 – Portalegre
16/Fev – 11h00 – Av. de Badajoz – Portalegre
20/Fev – 09h00 – Av. do Dia de Portugal – Elvas
29/Fev – 16h00 – Av. de Badajoz – Portalegre

PORTO
01/Fev – 13h00/20h00 – Av. Montevideu 308 – Porto
05/Fev – 08h00/16h00 – Estrada da Circunvalação, 10061 – Porto
06/Fev – 08h00/15h00 – Av. D. João II junto Urb.Gaia Light Place – Vila Nova Gaia
09/Fev – 08h00/15h00 – Rua Luís de Camões 1274, Valbom – Gondomar
12/Fev – 16h00/00h00 – Estrada Municipal 556 c/ Rua Gabriel Cardoso Miranda – Santo Tirso
13/Fev – 13h00/20h00 – Av. Combatentes do Ultramar Português 2069 – Vila Nova Gaia
14/Fev – 13h00/20h00 – Av. Boavista 4923 – Porto
20/Fev – 08h00/15h00 – Estrada da Circunvalação 14022 – Matosinhos
21/Fev – 08h00/15h00 – Av. Eng. Duarte Pacheco c/ R. Padre Américo – Valongo
23/Fev – 08h00/15h00 – Estrada da Circunvalação 10012 – Porto
27/Fev – 13h00/20h00 – Rua Dr. Joaquim Nogueira dos Santos 885 – Maia
28/Fev – 13h00/20h00 – Rua Gomes Amorim C/R. de Escudeiro – Póvoa Varzim

SANTARÉM
05/Fev – 08h00/12h00 – EN 110 – Alvito – Tomar
14/Fev – 14h00/17h00 – Av. Sá Carneiro – Entroncamento
15/Fev – 08h00/12h00 – Av. D. Manuel I – Abrantes
19/Fev – 08h00/12h00 – Rua Dr. Joaquim Francisco Alves – Ourém
21/Fev – 10h00/13h00 – EN 3 – Portela das Padeiras – Santarém
27/Fev – 08h00/12h00 – Rua da Cerrada Grande – Quinta do Mato – Torres Novas

SETÚBAL
02/Fev – 10h30 – Av. 1 Dezembro de 1640 – Seixal
05/Fev – 09h30 – Circular externa – Montijo
06/Fev – 09h00 – Av. Arsenal do Alfeite, sentido Almada/Corroios – Almada
07/Fev – 08h30 – EN 10 – Km 42,3 – Setúbal
20/Fev – 14h00 – Av. industrial Alfredo da Silva – Barreiro

VIANA DO CASTELO
12/Fev – 10h00 – Estrada da Papanata – Viana do Castelo
14/Fev – 20h30 – Av. do Meio – Areosa – Viana do Castelo
20/Fev – 10h00 – Rua Agostinho José Taveira – Ponte de Lima
26/Fev – 15h00 – Av. 25 de Abril – Viana do Castelo

VILA REAL
05/Fev – 14h00/17h00 – Av. do Tâmega – Chaves
06/Fev – 14h00/17h00 – Av. Unesco – Vila Real
14/Fev – 08h30/12h00 – Av. Bracara Augusta – Chaves
15/Fev – 08h00/12h00 – Rua Vasco Sameiro – Vila Real
23/Fev – 08h30/12h00 – Rua Rainha D. Mafalda – Chaves
28/Fev – 08h00/12h00 – Av. Europa – Vila Real

VISEU
02/Fev – 08h00 – Av. Defensores do Douro – Lamego
03/Fev – 08h00 – Av. da Europa – Viseu
08/Fev – 08h00 – Av. D. Afonso Henriques – Viseu
12/Fev – 14h00 – Av. D. Egas Moniz – Lamego
20/Fev – 14h00 – Estrada de Nelas – Viseu
24/Fev – 21h00 – Av. D. Egas Moniz – Lamego
25/Fev – 14h00 – Av. Cidade Salamanca – Viseu
[Pela Estrada Fora]

Samsung diz que já não há fotos "reais"

03-02-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Com cada vez mais processamento AI nas fotografias, a Samsung justifica-se dizendo que já não existem "fotos reais".

Há quase um ano, a Samsung enfrentou a polémica de usar uma lua "falsa" para melhorar fotos da lua, e com os recentes avanços das tecnologias AI, aquilo que se obtém nas fotos começa a tornar-se cada vez menos uma representação da realidade e mais numa coisa ao gosto do utilizador: quer isso passe pela melhoria de texturas, eliminação de elementos indesejados, ou reposicionamento de pessoas para um melhor enquadramento.

Tecnicamente, a Samsung está correcta quando diz que já não existem "fotos reais". A imagem lida directamente por um sensor de imagem é algo que poderia surpreender - pela negativa - qualquer comprador de um smartphone. A Google demonstrou isso exemplarmente quando começou a dar visibilidade à "fotografia computacional", que evidenciava o forte impacto que o processamento de imagem tem na produção de uma fotografia final com o melhor aspecto possível, usando múltiplas capturas e toda uma série de técnicas. Nas selfies, também há muito que os fabricantes começaram a aplicar filtros de "embelezamento", que suavizam a pele, para apresentar resultados mais em linha com o aspecto que as pessoas pensam ter.

Existe uma ténue linha entre o processamento digital que se limita a melhorar aquilo que é captado pelo sensor, e aquele que começa a ir para além disso e a criar / manipular coisas que podem nem sequer existir na realidade. Ambas podem ser usadas de forma correcta ou de forma excessiva e abusiva (até em coisas tão simples como os fabricantes de smartphones económicos que redimensionam as fotos para dizerem que têm uma câmara de "16MP" quando na realidade é de 5MP ou coisa, por exemplo). Como sempre, o que interessa é que cada um esteja bem informado sobre aquilo que está a ser feito, para que não seja enganado.

Automóveis matriculados subiram 26% em 2023

03-02-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O número de veículos automóveis matriculados em 2023 cresceu 26 por cento face ao ano de 2022.

Apesar do aumento, os números ainda estão abaixo dos registados em 2019 (menos 12,3 por cento). Os dados são revelados pela ACAP – Associação Automóvel de Portugal que, no Fórum do Retalho Automóvel - evento que se realizou em Lisboa, com o tema “Conduzir à Nova Mobilidade” - fez um balanço do sector. O evento ficou também marcado pela apresentação de um estudo sobre tendências de consumo na aquisição de produtos e serviços automóveis.

Veículos sustentáveis com mais matrículas

Tendo-se registado um aumento de matrículas em todas as categorias de veículos, 2023 permitiu verificar a preferência por veículos mais sustentáveis. Na categoria de ligeiros de passeiros – onde se registou um crescimento de veículos matriculados de 26,9 por cento face a 2022 –, os veículos de energias alternativas aos motores a combustão têm um peso de 51,9 por cento. Dentro destes, os eléctricos representam um total de 18,2 por cento, seguindo-se os híbridos (14,5 por cento) e os híbridos plug-in (13,6 por cento). Os veículos a gasolina e a gasóleo representam 36 por cento e 12 por cento dos ligeiros de passeiros matriculados no ano passado, respectivamente.

Os dados actuais indicam também que Portugal teve um crescimento acima da União Europeia (14,6 por cento) nesta categoria de veículos, situando-se no “top 10”, com 18,2 por cento. Embora os números sejam promissores, os ligeiros de passeiros a energias alternativas continuam a representar apenas cinco por cento dos veículos do parque automóvel português. Os veículos a gasóleo continuam em maior percentagem (58,2 por cento), seguindo-se os carros a gasolina (36,6 por cento).

Parque automóvel continua a envelhecer em Portugal

Apesar do crescimento assinalado, a ACAP revela que os números ainda se situam abaixo dos registados em 2019. Na categoria de ligeiros de passageiros, sublinha-se um decréscimo de 11,2 por cento de veículos matriculados. Já os ligeiros de mercadorias cresceram 20,7 por cento no ano passado, valor ainda assim inferior quando comparado a 2019 – menos 26 por cento. Só os veículos pesados representam uma subida efectiva quando comparados a 2019, com mais 33,7 por cento de veículos matriculados. Relativamente aos “rent-a-car”, em 2023 verificou-se também um incremento, na ordem dos 50,7 por cento.

Contudo, e de acordo com os dados da Associação, Portugal continua com um parque automóvel envelhecido, em particular quando comparado com outros países da União Europeia. Dos 5,6 milhões de veículos que circulavam em 2021, 63 por cento tinha mais de 10 anos de idade. Já em 2022, 1,4 milhões de veículos em circulação apresentava mais de 20 anos de idade, sublinhando-se que em 2022 a idade média dos veículos entregues para abate era de 24,3 anos. Os ligeiros de mercadorias e os pesados de mercadorias são actualmente os veículos mais velhos do parque automóvel nacional, situando-se acima dos 15 anos. Seguem-se os pesados de passageiros (14 anos) e os ligeiros de passageiros (13,6 anos).

ACAP deixa recomendações

Com o intuito de procurar renovar o parque automóvel em Portugal, a ACAP propôs a reintrodução de mecanismos de incentivo ao abate de veículos em fim de vida, para acelerar a substituição dos veículos convencionais mais antigos e poluentes por veículos de baixas emissões, tal como aconteceu em Espanha, Itália ou França. O Governo introduziu um artigo na Lei do Orçamento do Estado que prevê a implementação deste Programa, pelo que a ACAP exige a sua rápida aprovação. A Associação sublinha ainda a importância de retirar de circulação de veículos em fim de vida (VFV) com emissões médias de 170 g/km de CO2, substituindo-os por veículos com emissões médias de 95 g/km (incluindo eléctricos, híbridos plug-in e veículos a gasolina e gasóleo).

Sublinhe-se que o incentivo ao abate vai resultar numa poupança energética de 3,2 milhões de litros de combustível/ano, o equivalente a 33.200 barris de petróleo. Em termos de emissões, irão registar-se menos 10.800 toneladas de CO2 ao ano.

[Pela Estrada Fora]

T-Roc foi o VW mais vendido em Portugal em 2023

03-02-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O T-Roc foi o Volkswagen mais escolhido pelos portugueses em 2023.
Ao longo dos 12 meses do ano passado, a marca entregou 2.049 unidades a clientes, o que, face a 2022, representa um aumento de 39,48% na procura pelo SUV produzido na fábrica da Autoeuropa, em Palmela.

Marília Machado dos Santos, Directora Geral da Volkswagen em Portugal, refere "Mais um ano em que o T-Roc volta a ser o modelo mais vendido da marca em Portugal. Relativamente a 2022, o crescimento de 39,48% das vendas do T-Roc comprovam a enorme competitividade do SUV".

Caracterizado por linhas desportivas que combinam design atractivo com espaço e conforto, o T-Roc é um SUV compacto de elevado desempenho dinâmico e dotado de tecnologia inovadora, sendo o veículo perfeito tanto para trajectos mais curtos como para enfrentar viagens mais longas.

O Volkswagen T-Roc está disponível em Portugal com preços a partir de 28.347 € e potências de 115 cv a 300 cv.

[Pela Estrada Fora]

|