PlanetGeek

Uma estreia a solo com um abraço à pista de dança

14-09-2023 | 17:07 | Gonçalo Sá

romy-strong.jpg

"I didn't believe I deserved to feel this high up above the ground", canta ROMY em "Weightless", um dos primeiros temas de "MID AIR", o seu álbum de estreia a solo depois de quase 20 anos como vocalista e guitarrista dos The xx (cuja carreira não tem novidades desde 2017).

Entre a ansiedade a euforia, é uma confissão que traduz logo o tom dominante de um disco que cruza intimidade e evasão, esta última a expressar-se sobretudo na pista de dança. Afinal, foi em discotecas queer londrinas que a cantora, compositora, produtora e DJ britânica iniciou, na adolescência, um processo de coming out que se reflecte agora num álbum centrado em relações amorosas entre mulheres.

Se é verdade que se poderá acusar o alinhamento de ser monotemático, não o é menos que um relato girl meets girl está longe de ser habitual num disco pop, e a própria Romy Madley Croft nunca o tinha feito (pelo menos não de forma assumida) numa canção da sua banda.

Romy-Mid-Air (1).jpeg

Embora sublinhe que "some things are for us" (em "Loveher", single dedicado à sua mulher, a fotógrafa Vic Lentaigne), não deixa de apresentar o seu conjunto de temas mais pessoais e autobiográficos (depois de também ter composto para Dua Lipa ou Halsey), revisitando amores correspondidos ou nem por isso, episódios de reclusão e afirmação, harmonia e perda (o viciante hino hedonista "Enjoy Your Life" parte de um conselho da mãe, já falecida).

Álbum esboçado durante a pandemia, "MID AIR" é descrito pela autora como uma carta de amor à vida nocturna que a acolheu sem preconceitos e da qual sentiu falta durante o confinamento. Por isso, não será coincidência que revisite (também sem preconceitos) alguma música de dança dos anos 90 e de inícios do milénio, da house ao trance, entre ritmos expansivos e às vezes a pedir braços no ar. Muito longe, portanto, do registo sóbrio dos The xx, até mesmo da faceta mais dançável do terceiro álbum, "I See You" (2017). E essa opção também contribui para que ROMY assine aqui uma estreia com uma personalidade claramente demarcada, como o fizeram Jamie xx e Oliver Sim nas suas aventuras a solo.

Os Everything But The Girl, que já tinham deixado marca na banda, são uma influência assumida deste novo capítulo, juntamente com canções e remisturas dos talvez menos expectáveis Calvin Harris e Tiësto. À semelhança de Tracey Thorn, a cantora londrina não abdica de um tom sereno e delicado, por mais festiva que seja a atmosfera, e desse contraste nascem alguns dos melhores momentos de "MID AIR": momentos como "Strong", que encontra espaço para falar de saúde mental ("You don't have to be so strong", insiste enquanto abraça o primo no videoclip), ou "Did I", olhar sobre relações conturbadas com tremendo perfil de single. Já "The Sea" propõe melancolia veraneante em praias baleáricas e "She's On My Mind" percorre as fronteiras entre a amizade e o amor num final de álbum particularmente bonito e optimista.

Apesar de iniciar um caminho a solo, ROMY não o percorre sozinha. Longe disso, como o comprovam nomes escolhidos a dedo para a produção: se Fred again.. (decisivo para a reavaliação da house dos anos 90 nos últimos tempos) e Stuart Prince (cujos créditos incluem o celebrado "Confessions on a Dancefloor", de Madonna, que tem aqui alguns ecos) estão presentes em todo o alinhamento, o velho amigo Jamie xx e Avalon Emerson surgem em colaborações pontuais mas determinantes (em "Enjoy Your Life" e "She's On My Mind", respectivamente). Até porque não há festa sem convidados e a de "MID AIR" é das mais inclusivas...

Notícias do dia

14-09-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

MEO lança internet a 10Gbps em Portugal; WhatsApp lança canais em mais de 150 países; Unity passa a cobrar comissão por instalação; Chromebooks vão ter 10 anos de actualizações; Windows 11 com copy-paste de texto em imagens e desfocagem de retratos; e Chrome, Firefox, Brave e Edge lançam actualização de segurança WebP.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Eco.

WordPress junta-se ao fediverse

Com a chegada do ActivityPub 1.0.0 for WordPress a plataforma passa a ser compatível com o fediverse, o protocolo de comunicação distribuída utilizado pelo Mastodon e outros serviços, e que permite que um utilizador Mastodon possa seguir um site em Wordpress, e que os seus comentários no Mastodon sejam enviados para o site como comentários.

Embor por agora este protocolo aberto ainda não seja uma ameaça a serviços como o Twitter, poderá muito bem vir a sê-lo a médio ou longo prazo. Importa também relembrar que o Threads da Meta, a sua alternativa ao Twitter, também tem compatilidade prometida para uma das suas próximas actualizações, e que apenas irá contribuir para que cada vez mais pessoas comecem a dar valor à interoperabilidade entre plataformas (algo que também chega em momento propício, já que o Digital Markets Act europeu também faz essa exigência às plataformas e serviços de grandes dimensões).


Starfield chega ao GeForce Now

Cumprindo com o acordo de cooperação de 10 anos entre Microsoft e Nvidia, que disponibiliza jogos Xbox via GeForce Now, desta vez é o mediático Starfield que fica disponível através do serviços de streaming de jogos da Nvidia.

Apesar do jogo também estar acessível via xCloud (o serviço de streaming de jogos da Xbox, associado ao Game Pass Ultimate), a tentativa de o jogar via streaming tem gerado períodos de espera que podem chegar aos 15 minutos, o que é extremamente incomum (normalmente os atrasos ficam-se entre 1 ou 2 minutos nos períodos mais congestionados) mas que demonstra o interesse que o jogo tem gerado.

Não menos importante, o jogo vai receber actualização que adiciona DLSS, o que irá melhorar significativamente o desempenho nas placas Nvidia.


X deixa subscritores esconderem os likes

Depois de ter permitido que os subscritores escondessem o visto azul de contas pagas (que passou de um símbolo desejado a algo que muitos preferem esconder), o X / Twitter adiciona mais uma coisa à listas de coisas que os subscritores podem esconder: os seus likes.

Normalmente, os likes de qualquer utilizador são visíveis por todos, mas a partir de agora quem pagar poderá manter os seus likes privados, deixando de ficar acessíveis publicamente quer através da web quer através do uso das APIs.
Não deixa de ser curioso as formas que as plataformas encontram para ganhar dinheiro. Algumas tratam a privacidade como implícita, deixando que se pague para que as coisas fiquem (mais) visíveis; outras fazem o oposto, expondo tudo, e exigindo que se pague para se manter algumas coisas privadas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: Os ataques DoS / DDoS (denial-of-service / distributed denial-of-service attack) consistem em saturar um servidor ou serviço com o máximo possível de comunicações simultâneas, fazendo com que seja incapaz de dar resposta aos pedidos legítimos. Actualmente quase todos estes ataques são DDoS, em que são usados centenas ou milhares de dispositivos infectados (botnets) para criar tráfego adicional que ajude nessa tarefa. Em 2020, um ataque à Amazon Web Services atingiu picos de tráfego de 2.3 terabits por segundo.

Powerbank Veger 30000 mAh a €29

14-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Para aqueles que procuram a máxima autonomia longe de uma tomada ou porta USB, este power bank de 30000 mAh assegura que ficarão bem servidos independentemente da ficha necessária.

Os powerbanks há muito que são companhia habitual de muitos utilizadores, permitindo uma utilização intensiva e despreocupada de smartphones e tablets, sabendo-se que a sua autonomia poderá ser prolongada assim que for necessário sem estar dependente da proximidade de uma tomada eléctrica ou carregador. E no caso deste powerbank Charmast não só temos uma capacidade generosa, como permite recarregar até quatro equipamentos em simultâneo.
Este powerbank Veger 30000 mAh está disponível por 29.99 euros na Amazon Espanha.

Pode ser recarregado usando uma ficha micro-USB ou USB-C, pelo que poderá ser recarregado tanto usando o cabo de um smartphone mais antigo, como um dos mais recentes; e podemos usar três saídas USB-A em simultâneo para recarregar os equipamentos desejados a par da saída USB-C com carregamento rápido QC / PD 3.0. Com cor branca, também ajuda que se destaque no meio de outros produtos, tornando menos provável que fique perdido ou esquecido em qualquer lado.


Segue as melhores promoções do dia no nosso grupo AadM Promos no Facebook.

Tesla prestes a criar chassis em peça única?

14-09-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Tesla parece estar prestes a resolver os últimos detalhes para avançar com a produção dos carros com chassis feitos numa única peça.

Depois de ter simplificado a produção dos Model Y com duas sub-secções do chassis feitas por moldes, a Tesla parece ter finalmente superado os muitos problemas relacionados com a criação de uma chassis completo numa única peça por processo de moldagem - um processo que aparenta ser simples na teoria, mas que apresenta uma série de dificuldades técnicas para a sua implementação na realidade.

Apesar de ser um processo cujo desenvolvimento foi bastante trabalhoso (e dispendioso), o sistema, caso funcione como se prevê, permitirá à Tesla revolucionar o processo de produção - passando o chassis de algo que, tradicionalmente, era composto por centenas de peças individuais que tinham que ser combinadas, para uma peça que pode ser feita de forma "fácil" e praticamente sem limitações de formato.

Versus the new process they say they're working on for next-gen vehicles. pic.twitter.com/UP6bMTG8JU

— Mitchell (@strawberrywell) March 1, 2023

Este processo poderá ser peça crítica para que a Tesla avance com a produção do seu futuro modelo mais económico, que deverá ter preço base de 25 mil dólares, e que será fundamental para que a Tesla possa competir num novo patamar de preços para fazer frente aos modelos mais económicos de marcas concorrentes, especialmente das marcas chinesas.

Windows 11 com copy-paste de texto em imagens e desfocagem de retratos

14-09-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Microsoft está a adicionar algumas funcionalidades à Snipping Tool e Photos do Windows 11, permitindo copiar texto nas capturas de imagem e desfocar o fundo de fotos com retratos.

Seguindo as funcionalidades que se têm tornado comuns nos sistemas mobile, o Snipping Tool passa a permitir copiar o texto presente em capturas de ecrã. O sistema também funciona em conjunto com o Phone link que liga smartphones Android ao Windows, permitindo rapidamente fazer o mesmo com uma captura de ecrã efectuada no smartphone ou tablet. O Snipping Tool também passa a poder tapar endereços de email e números de telefone, para os casos em que se quer esconder isso de uma imagem antes de a partilhar na internet.

A app Photos. Além do suporte para motion photos da Google e Samsung, os uilizadores passam a poder facilmente desfocar o fundo de fotos com rostos de pessoas e também com animais. Também permite a pesquisa por conteúdos nas fotos no OneDrive, e pesquisa por localização - ideal para encontrar as fotos que se sabe que foram tiradas em determinado local.

Por agora estas novidades foram lançadas nas versões beta / Insiders, pelo que poderá demorar ainda algum tempo até que sejam promovidas para a versão oficial para o público em geral.

MEO lança internet a 10Gbps em Portugal

14-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Depois dos acessos de 1 Gbps, a MEO vai-se preparando para a chegada da DIGI com um novo plano de acesso de 10 Gbps a 99.99 euros por mês.

Enquanto grande parte das pessoas se vai contentando com acessos de 100 Mbps e 200 Mbps, com alguns a usufruírem de acessos de 500 Mbps e 1 Gbps, a MEO dá um passo em frente com uma nova oferta que, apesar de por agora ser pouco prática para a maioria dos consumidores portugueses, dá-lhes a oportunidade de terem um acesso ainda mais veloz à internet.

Este plano de 10 Gbps "Speed Edition" oferece velocidade de 10 Gbps simétrica (download e upload), com um novo router Fibergateway e um extensor inteligente Meo Smart WiFi, que promete cobertura WiFi em todas as divisões da casa.
O grande problema com os planos com velocidades superiores a 1 Gbps é que apenas são adequados para quem já tiver em casa uma infraestrutura de rede que suporte velocidades superiores a 1 Gbps, com switches, placas de rede, e equipamentos que possam tirar partido disso. Caso contrário, a velocidade prática efectiva ficará automaticamente limitada a 1 Gbps, derrotando desde logo o propósito de ter um acesso de maior velocidade.

Enquanto isso, está para breve a entrada no mercado da DIGI, que tem estado bastante activa a passar fibra pelo país, e que em Espanha oferece tarifários de 1 Gbps por 33 euros - uma proposta que se revelará bem mais prática e compatível com a carteira da maioria dos portugueses. Ainda assim, é preciso que surjam ofertas pioneiras como a da MEO, que sirvam para ir impulsionando o mercado no sentido de se apostar em acessos mais rápidos, mesmo que isso seja um processo vagaroso (mesmo quem estiver interessado em ter uma rede de 10 Gbps em casa, muitas vezes muda de ideias ao ver o preço dos switches e das placas de rede).

Unity passa a cobrar comissão por instalação

14-09-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

O Unity arrisca-se a passar de um dos motores 3D de jogos mais apreciados para um dos mais odiados, devido à mudança para um sistema de comissões por cada instalação.

O Unity tem sido um motor 3D que conseguiu conquistar uma posição conforável junto dos developers, especialmente junto dos developers indie (independentes), mas agora fez uma mudança que se arrisca a estragar toda a boa reputação que tinha. Apesar do Unity já cobrar por licenças Profissionais, agora vai passar a cobrar comissão por cada jogo que seja instalado, deixando os developers à beira de um ataque de nervos.

Apesar da comissão só começar a ser cobrada após ultrapassar um certo número de instalações ou volume de receitas, o sistema está a ser duramente criticado, tendo em conta que irá obrigar os develoeprs a pagar por coisas como jogos disponibilizados gratuitamente para demonstrações, ou distribuidos em packs tipo Humble Bundle, que facilmente podem atingir milhões de instalações sem que representem uma receita real. Aliás, a medida está até a fazer com que alguns developers apelem aos fãs para não instalarem demos dos seus jogos, pois isso irá sair-lhes directamente do bolso!

> make a game
> game is fremium
> game makes 200k from in-app purchases after being installed 3 million times
> now owe Unity 20c per 2.8M installs, $560K
> that’s 360K more than we made https://t.co/6fe6Ob35Oj

— michael j foxney 🌵 (@kurtruslfanclub) September 12, 2023

Apesar das críticas, o Unity não dá sinais de reconsiderar este novo sistema, mesmo quando alguns developers referem que se sentem atraiçoados, tendo pago pelas licenças Pro e agora vendo as regras serem alteradas, inviabilizando os planos que tinham. Diz ainda que implementará medidas que assguram que os developers não será pagos por instalações "fradulentas" via botnets, reinstalações, demos, ou distribuições em packs de caridade; mas os developers não se sentem muito confiantes quanto às suas capacidades de tudo isso ser efectivamente cumprido.

Embora para muitos sejam inviável estarem a mudar todos os seus projectos para outro motor 3D, o que é certo é que esta medida não irá contribuir para o "bom relacionamento" que o Unity tinha com os developers. E certamente muitos deles irão reconsiderar a sua utilização para projectos futuros. Afinal, se é para pagarem por instalação, então podem equacionar usar outros motores, como o Unreal Engine.

SSD Crucial BX500 1TB a €46

14-09-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Os SSDs são capazes de fazer milagres a acelerar a utilização dos computadores, e hoje falamos de uma proposta tentadora, de um SSD Crucial BX500 de 1 TB que se torna numa opção interessante para substituir discos SATA.

Nos últimos anos temos assistido à transição dos discos rígidos tradicionais para os SSDs. Embora idealmente se deva optar pelos SSDs M.2 NVMe que possibilitam transferências de vários gigabytes por segundo, muitas vezes queremos acelerar o desempenho de computadores mais antigos, substituindo os seus actuais discos SATA. E é precisamente isso que se pode fazer com este Crucial BX500, que mantém o formato de 2.5" com interface SATA.


Este SSD Crucial BX500 1TB está disponível por apenas 46 euros na Amazon Espanha.

Embora o interface SATA limite desde logo as transferências a cerca de 500 MB/s, continuamos a ter a grande vantagem dos acessos instantâneos que fazem toda a diferença face aos discos mecânicos rotativos. Mesmo em computadores mais antigos a difernça será imediatamente notada, especialmente naqueles casos em que se está habituado a desesperar durante vários minutos à espera que o computador arranque o sistema.

Se precisarem algo mais em conta têm a versão de 480 GB por 30 euros; e se precisarem de ainda mais capacidade, também está disponível uma versão de 2 TB.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Chromebooks vão ter 10 anos de actualizações

14-09-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Google vai tornar os Chromebooks mais atractivos, para as escolas e utilizadores comuns, assegurando dez anos de actualizações.

Não há nada de mais irritante do que ter um computador funcional que deixa de o ser devido à falta de actualizações. Esse era um problema que atormentava os Chromebooks e que a Google tentou resolver prometendo até oito anos de actualizações. No entanto, esses oito anos começavam a contar desde o momento que o computador era certificado pela Google não do momento de venda, fazendo com que na prática, quando muitos Chromebooks chegam às escolas, já só tivessem direito a quatro ou cinco anos de actualizações efectivas.

Agora, a Google dá um passo no bom sentido, expandindo a garantia de actualizações para os dez anos, sendo que mesmo descontando alguns anos inciais (do processo de aquisição pelas escolas), deverá significar que passam a ter até seis a sete anos anos de actualizações efectivas. E uma vez que a Google tem feito a separação do Chrome do ChromeOS, será possível continuar a instalar um Chrome actualizado em cima de um ChromeOS desactualizado, se houver necessidade disso.

Esperemos que, lentamente, este tipo de longevidade nas actualizações possa ser aplicado também aos dispositivos móveis como os smartphone e, principalmente, os tablets. Embora seja pouco provável que alguém queira manter um smartphone durante uma década, a verdade é que por vezes isso poderia ser viável, e só não o é devido ao abandono das actualizações. Teria também como grande vantagem valorizar o mercado dos usados, sabendo-se que mesmo um dispositivo vendido após quatro ou cinco anos de uso, continuaria a ser suportado por mais década.

iPhone 15 Pro aumenta para 8 GB RAM e mantém SIM físico

14-09-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Os novos iPhone 15 Pro vêm com mais memória RAM, e toda a gama mantém o cartão SIM físico na Europa.

A Apple não costuma entrar em detalhes técnicos dos iPhones durante a apresentação (excepto quando é para se gabar de coisas como o novo chip ou novas câmaras), pelo que algumas das coisas só se vão descobrindo após o evento. A nível da memória RAM, os iPhone 15 Pro passam de 6 GB para 8 GB de RAM, o que lhes dará maior liberdade para processamentos mais complexos e manter mais apps suspensas em memória (isto numa altura em que os 8 GB já se tornaram comuns nos Android de gama média e até gama baixa, com os modelos topo de gama a chegarem aos 16 GB ou até 24 GB). Já o iPhone 15 e 15 Plus, mantêm os 6 GB de RAM que era comum a todos os modelos da geração iPhone 14.

Outro pormenor é que, enquanto os iPhone 15 e 15 Pro norte-americanos utilizam exclusivamente eSIM (podendo armazenar até 8 SIMs virtuais e usar 2 simultaneamente)e já não suportam SIMs físicos, os iPhone 15 europeus continuarão a manter a combinação de eSIM e um cartão SIM físico. Uma opção que, mesmo roubando algum espaço interior, continuará a ser mais consensual para quem prefere manter a vantagem do SIM físico que pode mudar e trocar entre dispositivos com facilidade.
Há ainda outra variante de iPhones 15, que suporta dois cartões SIM físicos, mas que será de comercialização exclusiva na China. Pelo que, quem quiser utilizar um iPhone 15 Dual SIM na Europa, poderá manter um cartão SIM, mas terá obrigatoriamente que usar o segundo SIM via eSIM - com opção de usar dual SIM via eSIM sem qualquer cartão SIM físico.

Chrome, Firefox, Brave e Edge lançam actualização de segurança WebP

13-09-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

Uma falha crítica no WebP está a obrigar à actualização de grande parte dos browsers, incluindo o Chrome, Firefox, Brave e Edge.

Uma vulnerabilidade no codec das imagens WebP classificada como sendo "severa" está a ter efeitos em cascata, levando ao lançamento de actualizações dos browsers da Google, Mozilla, Microsoft, e Brave.

Os utilizadores deverão certificar-se que estão a utilizar as seguintes versões, ou mais recentes:
  • Google: Chrome version 116.0.5846.187 (Mac / Linux); Chrome version 116.0.5845.187/.188 (Windows)
  • Mozilla: Firefox 117.0.1; Firefox ESR 102.15.1; Firefox ESR 115.2.1; Thunderbird 102.15.1; Thunderbird 115.2.2
  • Microsoft: Edge version 116.0.1938.81
  • Brave: Brave Browser version 1.57.64
Além dos browsers, também uma série de apps, incluindo o Gimp, LibreOffice, Telegram, e outras (incluindo apps feitas em Flutter) são afectadas por esta mesma falha, obrigando ao lançamento de actualizações.

PHP Conference 2023 Calendar of October of User Group Meetings and Conferences

13-09-2023 | 17:53 | Manuel Lemos

By Manuel Lemos
The PHP community continues to organize nice events. Events are a great opportunity for all developers to learn from each other.

Read this short article to learn where and when those presential and online conferences and user group meetings of interest for PHP developers will be held in October 2023.

If you want to participate, sign up as soon as possible because many of these events have limited capacity to gather all the developers that may want to participate.

Canais do WhatsApp chegam a Portugal

13-09-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Depois de um lançamento bastante limitado em Junho, o WhatsApp expande os seus canais para mais de 150 países, incluindo Portugal.

Ao contrário dos habituais grupos, os canais do WhatsApp são destinados a facilitar a comunicação entre uma pessoa / entidade e um grande número de seguidores. A sua maior vantagem é que, ao contrário dos grupos tradicionais, isto permite que as pessoas podem fazer parte de um grupo sem terem que revelar o seu número de telefone aos outros membros do grupo. Aliás, têm até total privacidade, pois podem estar num grupo sem que qualquer outra pessoa saiba - e de forma idêntica, também ele não poderão ver que outras pessoas pertencem ao mesmo grupo.
A acompanhar esta expansão do serviço temos também um novo sistema de pesquisa e descoberta de canais, permitindo ver os canais mais populares, sobre determinados temas, ou de determinados países. E embora por agora a criação de novos canais ainda esteja limitada, o WhatsApp diz que irá dar essa capacidade a todos os utilizadores ao longo dos próximos meses.

Mark Zuckerberg já criou um canal, e há também um canal oficial do WhatsApp que irá divulgando notícias e novidades do serviço.

Notícias do dia

13-09-2023 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Apple apresentou os iPhone 15 e 15 Pro com USB-C, que surpreendentemente - e contrariamente aos rumores - chegam com preço mais barato do que os iPhone 14 e 14 Pro do ano passado, e também o Apple Watch S9 e Ultra 2; a Tesla também revelou a nova geração Powerwall 3 com inversor solar integrado; e a Stability AI facilita a criação de música AI com o Stable Audio, capaz de converter um pedido de texto para música e sons.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso habitual passatempo semanal, que desta vez te pode valer uma pen USB SanDisk Ultra Eco.

Misturador de emojis chega ao Google Search

O curioso Emoji Kitchen da Google, que estava acessível apenas através do Gboard para Android, está agora disponível através do Google Search para todos os que se quiserem aventurar no remix de diferentes emojis.

Os resultados nem sempre são tão bem conseguidos quanto se desejaria, mas na maioria das vezes resulta em emojis bastante originais e divertidos, que dão maior variedade à expressão através dos habituais "bonecos".

FINALLY

FINNNAAAALLLLLLYYYYYYY

F🫦I🔥N👑A🌵L🌍L 😈Y@EmojiKitchen

now exists on the web!!!! Officially!!!!! And all you have to do … is google emoji kitchen🌷https://t.co/t8jb2OC9Fr pic.twitter.com/S7fAfPOr2V

— jennifer daniel (@jenniferdaniel) September 13, 2023



iPhone 15 Pro grava vídeo 3D Spatial Video

Apesar dos fabricantes de TVs já ter (a muito custo) abandonado a mania de tentarem impringir televisores 3D aos consumidores, a Apple vai fazer nova tentativa para promover os seus óculos Vision Pro.

Os iPhone 15 Pro serão capazes de gravar vídeo 3D usando duas das suas câmaras, que - como é habitual na Apple - em vez de ser designado meramente por "vídeo 3D", recebe o nome artístico de "Spatial Video", que a Apple diz ser capaz de reciar a experiência de "estar lá" quando vistos através dos seus óculos VR Vision Pro que serão disponibilizados no próximo ano. Não deixará de ser um pormenor curioso, mas irá depender de se ter acesso a estes óculos, e ao preço que esta primeira geração irá ter, é algo que ficará ao alcance de poucas pessoas.


Action Button dos iPhone 15 Pro pode ser usado com automações

Uma das novidades dos iPhone 15 Pro foi a substituição do botão deslizante de silêncio para um botão genérico designado por Action Button. Com isso a Apple transforma o botão que apenas tinha uma função específica (silenciar o iPhone) num botão programável que pode efectuar múltiplas funções, como activar a câmara, ligar / desligar a lanterna, fazer uma gravação, mudar entre modos Focus, etc. Mas, o elemento crucial é que, além de tudo isso, também pode ser usado com o Shortcuts.

Esta última capacidade faz com que as capacidades do botão se tornem ilimitadas, podendo ser usado para efectuar automações feitas pelos utilizadores, e cujas capacidades são praticamente infinitas, incluindo coisas como enviar automaticamente mensagens para certas pessoas, iniciar processo de navegação para casa, registar tarefas, ou qualquer outra coisa que desejem fazer.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O BitTorrent foi criado em 2001 por Bram Cohen, frustrado com a lentidão dos downloads em sistemas como o FTP quando existiam centenas ou milhares de utilizadores simultâneos.

Promoção de Outono da Godeal24 com Microsoft Office e Windows 11 Pro a preço reduzido

13-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Há nova campanha de saldos do Windows e Office, mesmo à medida para quem prepara um novo computador, com Windows 11 e Office a preço mais reduzido que nunca.

Não é fácil encontrar uma chave de software genuína e vitalícia. O preço elevado, aliado a um orçamento limitado e à suspeita de chaves baratas, são razões que levam muitas pessoas a adiarem a compra da licença de software que deseja. Mas agora podemos encontrar chaves do Windows 11 Pro a preço reduzido na Promoção de Outono da Godeal24, com o Windows 11 Pro a 10,25€ e o Windows 11 Home por apenas 9,98€. Se não sabem onde comprar chaves de software fiáveis, vale a pena experimentarem a Godeal24. Há ainda opções de chaves múltipla para o Windows e o Office, ideal para compras em conjunto com amigos, para preços ainda mais reduzidos.


Em promoção especial temos os Office e outros.

Oferta especial nos bundles Windows e Office com desconto até 62% usando-se o código SGO62:
Descontos ainda maiores nos packs multi-chave:
Temos os Windows e outros com desconto de 50% usando-se o código SGO50:
E ainda mais algumas ferramentas e utilitários:

O processo de compra permite criar um registo ou efectuar a compra como "guest". E para usufruir do desconto, bastará introduzir o código de desconto no campo respectivo quando estiverem no ecrã de validação dos produtos a comprar.


O pagamento pode ser feito com PayPal (que aparece ao se escolher a opção de pagamento cwalletco) para total segurança, e conta com assistência permanente através do endereço de email [email protected].


Stability AI lança Stable Audio para geração de músicas

13-09-2023 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A Stability AI, já conhecida pelo Stable Diffusion para geração de imagens, lança agora o Stable Audio para geração de músicas.

Se o Stable Diffusion permite que qualquer pessoa se aventure na criação de imagens usando descrições por texto, com Stable Audio podem aventurar-se na geração de áudio AI de forma idêntica.

O modelo utilizado é o mesmo que é utilizado para as imagens, mas agora treinado com mais de 800 mil amostras sonoras com músicas, efeitos sonoros, e instrumentos individuais. E a empresa diz ter conseguido resolver a questão da duração do áudio gerado - já que, tradicionalmente, os sistemas AI só conseguiram gerar novas músicas com a mesma duração das amostras utilizadas. O site disponibiliza várias amostras que demonstram que tipo de resultados se podem obter.

O Stable Audio está disponível gratuitamente, permitindo criar 20 amostras com até 45 segundos de duração por mês; quem quiser mais, pode optar pela opção Professional, para até 500 amostras de 90 segundos; e depois ainda existe uma versão empresarial. Na versão gratuita, as condições referem que o áudio resultante não poderá ser utilizado para fins comerciais.

Tesla apresenta Powerwall 3 com inversor solar integrado

13-09-2023 | 13:00 | Aberto até de Madrugada

A Tesla revelou o seu novo pack de baterias residencial, o Powerwall 3, que agora vem com inversor solar integrado.

O Tesla Powerwall 3 adopta um design mais industrial do que a geração anterior, mas que me parece ser uma boa opção - já que poucas pessoas estarão preocupadas com o aspecto de um pack de baterias escondido num qualquer recanto da sua casa. A bateria mantém-se nos 13.5 kWh, podendo adicionar-se módulos adicionais até aos 40.5 kWh de capacidade. Temos também uma potência contínua de 11.5 kW, mais que os 10 kW da geração anterior.

A maior alteração é que agora passamos a ter um inversor solar integrado, permitindo a ligação directa de seis entradas de painéis solares - coisa que na geração anterior obrigava a usar o módulo adicional Powerwall Plus, e mesmo assim limitado a apenas quatro entradas.
No entanto, estas melhorias também são acompanhada de algumas limitações: não será possível combinar módulos Powerwall 3 com os anteriores Powerwall 2, nem parece ser possível utilizá-los (facilmente ou directamente) com outros inversores solares. Aliás, nem sequer fica explícito que painéis solares poderão ser ligados directamente a este novo Powerwall.

Considerando que as encomendas só irão abrir em 2024, certamente haverá tempo até lá para que esses detalhes sejam esclarecidos.

Câmaras Wyze mostraram lares aos utilizadores errados

13-09-2023 | 12:16 | A Minha Alegre Casinha

A Wyze volta a sofrer um embaraçoso incidente, deixando os utilizadores verem câmaras de outras pessoas.

Os serviços de câmaras de vigilância através da cloud podem oferecer facilidade e conveniência de utilização, mas por vezes também demonstram as coisas que podem correr incrivelmente mal - e foi precisamente isso o que voltou a acontecer com as câmaras Wyze.

Alguns utilizadores destas câmaras foram surpreendidos ao descobrirem que, em vez de terem acesso às suas câmaras, em vez disso podiam ver as câmaras de outros utilizadores.
Ora, podemos assumir que quando alguém coloca uma câmara de vigilância em casa, não está à espera de fazer parte de um programa estilo "Big Brother", em que o seu lar fique exposto a sabe-se lá quantas pessoas.

A empresa disse que se tratou de um problema de "caching", que inadvertidamente permitiu que alguns utilizadores pudessem ver câmaras que não lhes pertenciam; mas a verdade é que este não é o primeiro incidente preocupante da Wyze. O ano passado descobriu-se que a Wyze ficou calada durante três anos após ter sido informada de vulnerabilidades nas suas câmaras mais antigas que permitiam que atacantes conseguissem aceder às câmaras. Em vez de lançar uma actualização, deixou passar o tempo para serem descontinuadas e ficarem sem suporte.

Sempre que se coloca uma câmara no interior de casa, será preciso pesar bem os prós e contras da utilização de um serviço na cloud, ou potencialmente restringir o seu acesso apenas à rede local - acedendo-se de fora de casa via VPN - para se evitar a dependência em serviços externos.

iPhone 15 com limitação de carga da bateria

13-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Nos novos iPhone 15, os utilizadores poderão definir o limite de carga da bateria, para prolongar a sua longevidade.

A mais recente versão beta (RC) do iOS 17, que será lançado em versão final a 18 de Setembro, adiciona uma opção de limite de carga da bateria nos iPhone 15.

Esta opção, que já existe há algum tempo em alguns smartphones Android, permite que os utilizadores definam um valor para a carga máxima da bateria - por exemplo, 90% ou 80% - evitando que o carregamento da bateria a 100%, e assim prolongando a sua longevidade. É uma opção que trabalhará em paralelo com o sistema de "carregamento de bateria optimizado", e que já tenta evitar o efeito de ter um iPhone com a bateria a 100% a noite toda quando está ligado ao carregador, aprendendo com os hábitos dos utilizadores (quando tiram o iPhone do carregador) para só carregar o iPhone até aos 80%, e depois só proceder ao carregamento a 100% de modo a que esse valor seja atingido quando o utilizador estiver prestes a desligá-lo do carregador.
O sistema optimizado será suficiente para a maioria das pessoas, mas não funciona para quem tem horários irregulares de carregamento. Para esses, esta opção de limitar manualmente a carga máxima será uma excelente forma de assegurar uma maior durabilidade da bateria.

Infelizmente, parece que será uma opção que a Apple só irá disponibilizar nos novos iPhone 15, mas esperemos que seja algo derivado de ainda ser uma opção em desenvolvimento, e que venha a ser disponibilizada também em iPhones das gerações anteriores.

Apple avisa que capas FineWoven irão ficar marcadas pelo MagSafe

13-09-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Para os iPhone 15 a Apple apresentou capas num novo material FineWoven em substituição do couro, mas avisa desde já que irão ficar marcadas pelo uso do MagSafe.

Durante o evento de apresentação dos iPhone 15 a Apple perdeu tempo considerável a abordar as questões da sustentabilidade, e uma das alterações efectuadas foi o abandono das capas em couro para passar a utilizar um material sintético com menor impacto ambiental.

As capas FineWoven tem uma textura suave e agradável ao toque, mas quem as utilizar com acessórios magnéticos MagSafe deverá mentalizar-se desde já que as capas poderão ficar marcadas na zona de contacto. Um alerta dado desde já pela Apple, mas que na prática também já se aplicava às capas de couro. Adicionalmente, e tal como no couro, a Apple também avisa que as capas FineWoven poderão começar a apresentar "sinais de uso e desgaste" à medida que forem sendo utilizadas.

Felizmente, não existem falta de opções a níveis de capas de protecção para iPhone, desde as mais volumosas e resistentes, às ultra-finas destinadas a proteger os iPhones dos riscos ao serem pousados em qualquer tipo de superfície. Nos últimos anos tenho sido fã das MagCase da Pitaka, e será novamente essa a minha opção para a geração iPhone 15 - a única dúvida é se me irei manter fiel ao tamanho iPhone Pro, ou se arriscarei dar o salto para o iPhone Pro Max "gigante".

|