PlanetGeek

Apple Watch Series 9 e Watch Ultra 2 com novos sensores

11-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A nova geração de Apple Watches virá com uma nova geração de sensores de frequência cardíaca, e chip UWB U2.

A Apple está prestes a revelar novos Apple Watch Series 9 e a Apple Watch Ultra 2, a par da nova geração iPhone 15. Enquanto se continua a aguardar pelo "sensor milagoroso" que seja capaz de fazer a leitura da glucose no sangue, e que o tornaria num sucesso instantâneo entre os diabéticos, este ano teremos que nos contentar com sensor de frequência cardíaca melhorado, e novo chip ultrawideband.

O novo sensor de frequência cardíaca da Apple promete ser mais preciso que o da geração anterior, e pode ser que a Apple guarde alguma surpresa quanto à possibilidade de fazer algum tipo de leitura adicional que os anteriores não podiam. E para os que se esquecem frequentemente de onde deixam o seu relógio, o novo chip UWB U2, o mesmo que também será utilizado nos iPhone 15, possibilitará a sua localização com exactidão através do Find My.

A Apple também se terá focado na melhoria do desempenho, podendo utilizar um chip baseado nos A15. E se utilizar um chip com processo de fabrico de 3nm, também teria vantagens imediatas em termos de autonomia.

O Apple Watch Series 9 chegará com modelos de 45 mm e 41 mm, com o Watch Ultra 2 a ter versão única de 49 mm. Serão ambos revelados oficialmente a 12 de Setembro, a par dos iPhone 15.

Huawei prepara regresso ao ocidente com Mate 60?

11-09-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Com o desenvolvimento do seu próprio chip 5G, a Huawei pode estar agora prestes a relançar uma ofensiva a nível dos smartphones no ocidente.

A Huawei tem estado a combater no mercado dos smartphone com um "pé e mãos atados atrás das costas", tentando vender smartphones 4G numa altura em que o 5G já é implícito, e ficando por isso bastante penalizada face às demais marcas. Mas, com o lançamento dos Mate 60 e 60 Pro+, a Huawei surpreendeu os EUA ao lançar um smartphone com capacidades 5G - e no, caso do modelo mais avançado, até suportando telefonemas via satélite.

A grande questão é que os EUA (que aplicaram as restrições de acesso a tecnologias avançadas) ainda não perceberam muito bem como é que a Huawei conseguiu criar o seu Kirin 9000S de 7nm. E apesar de inicialmente se pensar que estes novos Mate 60 poderia ficar limitados à China para evitar o escrutínio do ocidente, parece que não vai ser o caso. A Huawei aumentou o volume de produção, o que pode indicar que se está a preparar para expandir o lançamento dos Mate 60 para o mercado global.

No entanto, tendo em conta que a Huawei também registou um forte declínio no seu mercado natal, pode ser que esta produção adicional continue a ter como destino a China, esperando que os Mate 60 voltem a ser modelos procurados.

Teclast F15S a €199.99

11-09-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Teclast tem um novo portátil de 15.6", que chega com um design bastante atractivo e o habitual preço concorrencial da marca, o Teclast F15S.

A Teclast pode ter começado por fabricar tablets e mini-portáteis económicos, mas ao longo dos anos tem vindo a apostar em produtos cada vez mais refinados, com design cuidado e melhores acabamentos. Exemplo disso é o seu mais recente portátil Teclast F15S.

Este portátil vem equipado com um ecrã Full HD de 15.6" (com margens laterais reduzidas de apenas 7mm), CPU Intel, 6 GB de RAM, SSD de 128 GB, Windows 10 Home, teclado retro-iluminado, touchpad de grandes dimensões, duas portas USB 3.0, HDMI, ficha de 3.5 mm para headphones, e bateria de 38000 mWh. Isto num corpo com 15 mm de espessura e 1.8 kg de peso.
O Teclast F15S está disponível por 199.99 euros na Amazon Espanha - escolher cupão de desconto de 80 euros.

Um dos pontos de destaque neste portátil é o trackpad de grandes dimensões (142x95 mm) que facilitará o processo de fazer gestos ou operações de arrastar e largar, que por vezes se tornam um pouco claustrofóbicas de fazer em trackpads mais pequenos.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Infinix estreia 3D Lighting Leather no Infinix Note 30 VIP

11-09-2023 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Infinix prepara um smartphone ainda mais luminoso, com a tecnologia 3D Lighting Leather.

Embora alguns smartphones do segmento gaming se tenham aventurado na iluminação RGB para se distinguirem, nenhum chegou ainda ao ponto a que a Infinix pretende chegar com este seu novo sistema de iluminação.

A tecnologia 3D Lighting Leather pode ter um nome que se pode considerar enganador - na realidade nada tendo a ver com "couro" - mas permite criar um material plástico translúcido com textura idêntica, que pode integrar zonas iluminadas. Algo que a marca irá aproveitar no seu Infinix Note 30 VIP para criar uma aresta iluminada em redor do smartphone, assim como várias secções na traseira.
A grande vantagem é que este sistema permite manter uma superfície uniforme, sem necessidade de cortes ou furos para aplicação dos sistemas luminosos, o que também facilitará o processo de montagem final e reforçará as capacidades de resitência ao pó e água.

O Infinix Note 30 VIP será apresentado ainda durante este mês, e certamente veremos este novo sistema de iluminação expandir-se a outros modelos nos próximos meses; para não falar de que também será certamente replicado por outros fabricantes.

Apple confirma chips 5G da Qualcomm até 2026

11-09-2023 | 07:00 | Aberto até de Madrugada

Validando as suspeitas da demora do seu próprio chip 5G, a Apple já assegurou o acesso a chips 5G da Qualcomm até 2026.

Com o acordo para fornecimento de chips a terminar este ano, a Apple renovou o mesmo para assegurar que a Qualcomm continurá a fornecer os chips modem 5G durante mais três anos, até 2026.

A Apple tem estado a trabalhar no desenvolvimento de um chip próprio, tendo comprado a divisão 5G da Intel que tinha sido originamente criada para criar chips para a Apple e se tornar num fornecedor alternativo. Os últimos rumores apontam para que a Apple só comece a utilizar o seu chip 5G em 2025, o que se enquadra perfeitamente nesta extensão do acordo com a Qualcomm. A Apple poderá começar por lançar o seu chip num só modelo (por exemplo, num iPhone SE) em 2025 para assegurar que não há problemas de maior, antes de o aplicar em todos os modelos no ano seguinte.

Por agora todos as atenções se centram na apresentação dos novos iPhone 15 e novos Apple Watch, que serão revelados oficialmente amanhã, 12 de Setembro.

Câmaras Wyze mostraram lares aos utilizadores errados

10-09-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Wyze volta a sofrer um embaraçoso incidente, deixando os utilizadores verem câmaras de outras pessoas.

Os serviços de câmaras de vigilância através da cloud podem oferecer facilidade e conveniência de utilização, mas por vezes também demonstram as coisas que podem correr incrivelmente mal - e foi precisamente isso o que voltou a acontecer com as câmaras Wyze.

Alguns utilizadores destas câmaras foram surpreendidos ao descobrirem que, em vez de terem acesso às suas câmaras, em vez disso podiam ver as câmaras de outros utilizadores.
Ora, podemos assumir que quando alguém coloca uma câmara de vigilância em casa, não está à espera de fazer parte de um programa estilo "Big Brother", em que o seu lar fique exposto a sabe-se lá quantas pessoas.

A empresa disse que se tratou de um problema de "caching", que inadvertidamente permitiu que alguns utilizadores pudessem ver câmaras que não lhes pertenciam; mas a verdade é que este não é o primeiro incidente preocupante da Wyze. O ano passado descobriu-se que a Wyze ficou calada durante três anos após ter sido informada de vulnerabilidades nas suas câmaras mais antigas que permitiam que atacantes conseguissem aceder às câmaras. Em vez de lançar uma actualização, deixou passar o tempo para serem descontinuadas e ficarem sem suporte.

Sempre que se coloca uma câmara no interior de casa, será preciso pesar bem os prós e contras da utilização de um serviço na cloud, ou potencialmente restringir o seu acesso apenas à rede local - acedendo-se de fora de casa via VPN - para se evitar a dependência em serviços externos.

O curioso caso da luz polarizada por água com açúcar

10-09-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Um tubo cheio de água com açúcar pode causar efeitos bastante curiosos e interessantes na luz.

É extremamente fascinante como coisas banais do dia a dia - neste caso, água com açucar - podem ter efeitos curiosos que nos levam em viagens surpreendentes que nos dão a conhecer a forma como as coisas funcionam no nosso universo.

Os seguintes vídeos exploram porque motivo um tubo com água com açucar consegue criar um efeito de arco-iris em espiral quando a luz o atravessa, levando-nos numa viagem pelo mundo da polarização da luz.





Abaixo, o vídeo original que inspirou a explicação mais detalhada:


O efeito de arrefecer os painéis solares

10-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Os efeitos da temperatura nos painéis solares pode justificar considerar sistemas de arrefecimento para melhorar a sua eficiência e longevidade.

Os painéis solares, que se têm tornado cada vez mais populares nos últimos anos, necessitam - como o seu próprio nome indica - de sol para funcionar. Na maioria das vezes a desejada exposição solar adicionar tem como efeito secundário aumentar substancialmente a temperatura dos painéis, e com o aumento da temperatura temos uma redução da sua eficiência.

As diferenças podem não ser significativas, mas podem também ser suficientes para que se considere a possibilidade de usar sistemas de arrefecimento. O seguinte vídeo fala sobre isso e mostra os efeitos de ter um painel arrefecido a funcionar a temperaturas mais frescas face a outro sujeito a temperaturas mais elevadas.


A maior questão é que, embora neste vídeo seja utilizado um sistema de arrefecimento que faz cair água sobre o painel solar, seria mais eficiente utilizar um sistema de arrefecimento por água em circuito fechado (ao estilo dos radiadores dos carros ou sistemas de watercooling usados nos PCs), ou até mesmo optar por algo mais simples como dissipação por ar, usando dissipadores e ventoinhas, como é abordado no vídeo que se segue.



Yamaha lança FGDP-50 e FGDP-30 para tocar bateria com os dedos

10-09-2023 | 13:30 | Aberto até de Madrugada

A Yamaha lançou dois curiosos drum pads concebidos para serem tocados com os dedos - os Finger Drum Pad FGDP-50 e FGDP-30.

Embora seja possível tocar-se "bateria" com os dedos usando um pad genérico, estes Yamaha FGDP foram concebidos especificamente para esta função, com posicionamento optimizado dos seus botões para maior ergonomia, e com sensibilidade e aftertouch afinados para se poder ter total controlo sobre a expressão sonora.

O FGDP-50 é o modelo mais avançado, com ecrã e botões iluminados adicionais que facilitam a sua utilização em cenários de produção mais completos; o FGDP-30 reduz a funcionalidade ao essencial.


Na Thomann estes fingerpads Yamaha FGDP-50 e FGDP-30 estão disponíveis por €325 e €193 respectivamente.

X / Twitter com publicidade dissimulada

10-09-2023 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

Depois de ter dificultado distinguir posts e publicidade, o X (ex-Twitter) agora está a remover o indicador dos posts publicitários.

Há algumas semanas, o X foi criticado por ter tornado mais difícil distinguir a publicidade injectada na timeline dos utilizadores, adoptando um indicador "ad" mais pequeno num dos cantos dos tweets / posts. Agora, as críticas irão certamente aumentar de tom, pois alguns utilizadores estão a ser confrontados com posts publicitários que não têm qualquer indicação de serem publicidade.

A única forma de os detectar, além de potencialmente serem conteúdos "estranhos" e que não teriam lugar na timeline (no meu caso, até publicidade em árabe me tem sido apresentada, além de muitas outras coisas que mais parecem esquemas duvidosos de criptomoedas), é clicar nos três pontos para informação adicional, e verificar se por lá aparece a referência a publicidade, com a opção de bloquear esse anúncio ou de ver detalhes quanto aos motivos da sua apresentação.
Mais do que chatear os utilizadores, isto é algo que poderá resultar em repercussões legais para o X / Twitter, já em que muitos casos é ilegal apresentar publicidade sem que esteja expressamente visível a indicação de que se trata de publicidade.

Sem grandes surpresas, os críticos da gestão de Elon Musk à frente do X já estão a aproveitar esta oportunidade para exigir uma investigação por parte da FTC nos EUA, e dizendo que é mais uma tentativa desesperada do X tentar inflaccionar as visualizações de publicidade aos anunciantes que ainda vão usando a plataforma.

iPhone 15 Pro aumenta espessura mas reduz peso

10-09-2023 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple deverá quebrar uma das suas regras habituais, aumentando a espessura da geração iPhone 15 Pro.

A Apple é tradicionalmente conhecida por tentar reduzir ao mínimo a espessura dos seus dispositivos, lutando pela poupança de cada décima de milímetro de todas as formas possíveis e imagináveis. No entanto, nos iPhone 15 Pro essa regra vai ser posta de lado.

Segundo as mais recentes informações, os iPhone 15 Pro vão ver a sua espessura aumentar dos 7.85 mm para os 8.25 mm, um aumento que poderá ser atribuído à inclusão do módulo de câmara periscópica no iPhone 15 Pro Max, mas que se fará sentir tanto no modelo Pro Max como no iPhone 15 Pro normal. Espera-se que este aumento também seja aproveitado para acomodar uma bateria de maior capacidade, que a par do novo chip de 3 nm mais eficiente, deverá assegurar uma autonomia expandida face à actual geração.

Curiosamente, apesar do aumento da espessura (e previsivelmente da bateria), os iPhone 15 Pro irão ser mais leves que os iPhone 14 Pro, passando de 206 g para 188 g, enquanto que o 15 Pro Max passará de 240 g para 221 g. Uma redução que chegará com a mudança do chassis de aço inoxidável para titânio.

Nas restantes dimensões também teremos uma ligeira redução, que na verdade pode fazer bastante diferença. O iPhone 15 Pro passa de 71.5 x 147.5 mm para 70.6 x 146.6 mm; o 15 Pro Max de 77.6 x 160.7 mm para 76.7 x 159.9 mm. Considerando que no actual iPhone 14 Pro a simples utilização de uma capa de protecção mais espessa faz com que o iPhone passe para o limite do que considero ser "confortável" para usar com uma só mão (e daí ser fã das capas ultra-finas desde o lançamento do iPhone X), esta pequena redução na sua largura pode revelar-se bastante útil em termos práticos.

Ford revela autocaravana Transit Custom Nugget

10-09-2023 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Ford revelou a nova geração da sua popular caravana Transit Custom Nugget, que combina as mais recentes características do veículo e do interior para proporcionar aventuras mais agradáveis em estrada.

Pela primeira vez, os clientes da Nugget poderão seleccionar um evoluído grupo propulsor electrificado com um novo e flexível modelo híbrido plug-in (PHEV). A nova autocaravana Nugget foi desenvolvida em parceria com o conversor de autocaravanas Westfalia e apresenta a popular configuração interior única multi-zona que continua a distinguir a Nugget dos seus concorrentes.

A nova geração Nugget beneficia da nova plataforma de veículos da Ford, lançada este ano para a família Transit e Tourneo Custom, que introduz novas e avançadas características de design, conectividade e tecnologias de condução. No espaço interior, os clientes beneficiarão de novos acabamentos de qualidade superior, funcionalidade melhorada e energia proveniente de uma útil opção de tecto solar para tornar as escapadelas mais fáceis e agradáveis.
A nova geração da Transit Custom Nugget será lançada por fases, começando com a série Nugget Titanium com tejadilho basculante e motor EcoBlue de 170 cv associado a uma transmissão automática de oito velocidades. Outros modelos, incluindo a opção PHEV, serão introduzidos depois.

[Pela Estrada Fora]

Tarot e Elementos da Natureza: Conexões entre as Cartas e os Elementos

10-09-2023 | 05:07 | Glob-PT

O Tarot é uma ferramenta intrigante e rica em simbolismo que nos permite explorar a psique humana, buscar orientação espiritual e compreender os eventos da vida. Uma das formas mais fascinantes de interpretar as cartas do Tarot é considerar suas conexões com os elementos da natureza: terra, água, fogo e ar. Neste artigo, mergulharemos nas relações entre as cartas do Tarot e os elementos naturais, explorando como essas conexões enriquecem nossa compreensão do Tarot e de nós mesmos.

Os Quatro Elementos da Natureza

Os quatro elementos – terra, água, fogo e ar – têm sido parte da sabedoria esotérica e espiritual por séculos. Cada elemento é associado a características e energias específicas:

  • Terra: Representa estabilidade, materialidade, segurança e praticidade.
  • Água: Simboliza emoções, intuição, fluxo emocional e criatividade.
  • Fogo: Representa paixão, energia, transformação e inspiração.
  • Ar: Simboliza pensamento, comunicação, clareza mental e racionalidade.

Agora, vamos explorar como esses elementos se conectam com as cartas do Tarot e como essa conexão enriquece a interpretação das cartas.

Conexões entre os Elementos e os Naipe

Cada naipe dos Arcanos Menores do Tarot é associado a um elemento específico:

  • Copas: Associadas ao elemento água, as cartas deste naipe refletem questões emocionais, relacionamentos e intuição. Elas exploram as profundezas do mundo emocional e nos convidam a navegar nas águas de nossos sentimentos.
  • Paus: O naipe de paus está relacionado ao elemento fogo, representando energia, paixão e criatividade. Essas cartas nos inspiram a seguir nossas paixões e a agir com entusiasmo em nossas vidas.
  • Espadas: Associado ao elemento ar, o naipe de espadas lida com pensamento, comunicação e desafios mentais. Essas cartas nos convidam a enfrentar nossos pensamentos e a lidar com a clareza mental.
  • Ouros (ou Pentáculos): O naipe de ouros está ligado ao elemento terra, refletindo questões materiais, financeiras e de segurança. Essas cartas nos lembram da importância da estabilidade e da prosperidade.

Explorando as Cartas e Elementos

Agora, vamos analisar algumas cartas específicas do Tarot e como elas estão relacionadas aos elementos da natureza:

Ás de Copas (Elemento: Água)

O Ás de Copas é frequentemente associado a uma nova onda de emoções, intuição e oportunidades emocionais. É como um copo transbordante de sentimentos, representando um início emocional poderoso. Esta carta nos convida a mergulhar profundamente em nossos sentimentos e a explorar as águas emocionais de nossa vida.

Três de Paus (Elemento: Fogo)

O Três de Paus é uma carta de expansão e crescimento. Representa a energia do elemento fogo, indicando que estamos avançando com entusiasmo em direção a novos horizontes. Esta carta nos inspira a seguir em frente, confiar em nossa paixão e abraçar as oportunidades que se apresentam.

Oito de Espadas (Elemento: Ar)

O Oito de Espadas muitas vezes retrata uma sensação de confusão mental e restrição. Essa carta está associada ao elemento ar e sugere que estamos nos sentindo presos em nossos próprios pensamentos. Ela nos desafia a encontrar clareza mental e a liberar as amarras que nos impedem de avançar.

Dez de Ouros (Elemento: Terra)

O Dez de Ouros é uma carta de estabilidade material e prosperidade. Ela reflete o elemento terra, indicando que estamos desfrutando de segurança financeira e familiar. Essa carta nos lembra da importância de cuidar de nossas bases materiais e de apreciar as bênçãos da vida.

Leituras de Tarot com Elementos

Ao realizar leituras de Tarot, a consideração dos elementos pode enriquecer significativamente a interpretação das cartas. Aqui estão algumas maneiras de incorporar os elementos em suas leituras:

1. Intuição e Emoção

Ao lidar com cartas do naipe de Copas, preste atenção às emoções e à intuição. Pergunte-se como as águas emocionais estão fluindo e que sentimentos estão sendo despertados pela leitura.

2. Paixão e Ação

Nos naipe de Paus, concentre-se na paixão e na energia. Explore como a energia está sendo direcionada e quais ações podem ser tomadas com entusiasmo.

3. Pensamento e Comunicação

Com cartas do naipe de Espadas, analise os pensamentos e a comunicação. Considere como as palavras e ideias estão influenciando a situação e se a clareza mental é necessária.

4. Estabilidade e Prosperidade

Nos naipe de Ouros, avalie a estabilidade material e a prosperidade. Reflita sobre questões financeiras e segurança, bem como a importância de cuidar de suas bases.

Conclusão

As conexões entre as cartas do Tarot e os elementos da natureza enriquecem nossa compreensão dessa ferramenta mística e nos permitem explorar a psique humana de maneira mais profunda. Ao considerar os elementos em suas leituras de Tarot, você pode acessar sinais mais ricos e uma compreensão mais completa das situações em questão. O Tarot, com sua complexidade e simbolismo, continua a ser uma fonte valiosa de orientação e autoconhecimento.

Significados dos Arcanos Menores: Simbolismo e Mistérios

10-09-2023 | 05:03 | Glob-PT

O Tarot, essa antiga ferramenta de adivinhação e autoconhecimento, é composto por 78 cartas, divididas em Arcanos Maiores e Arcanos Menores. Embora os Arcanos Maiores sejam frequentemente os mais conhecidos e estudados, os Arcanos Menores desempenham um papel igualmente importante na leitura das cartas. Neste artigo, mergulharemos nos mistérios dos Arcanos Menores do Tarot, explorando seu simbolismo e significados profundos.

A Estrutura dos Arcanos Menores

Os Arcanos Menores são compostos por 56 cartas divididas em quatro naipes: Copas, Paus, Espadas e Ouros (ou Pentáculos, dependendo do baralho). Cada naipe contém dez cartas numeradas de Ás a Dez, além de quatro cartas de corte: Pajem, Cavaleiro, Rainha e Rei. Esses naipes são frequentemente associados a elementos e características específicas:

  • Copas: Representam a água e estão relacionadas às emoções, relacionamentos e sentimentos profundos.
  • Paus: Representam o fogo e simbolizam a energia, a criatividade e a paixão.
  • Espadas: Representam o ar e estão ligadas ao intelecto, à comunicação e aos desafios mentais.
  • Ouros (ou Pentáculos): Representam a terra e se referem à materialidade, à prosperidade e à segurança financeira.

A Jornada dos Arcanos Menores

Enquanto os Arcanos Maiores retratam os estágios essenciais da jornada da vida, os Arcanos Menores descrevem os detalhes do dia a dia e os eventos que moldam nossas experiências. Eles representam as situações cotidianas que encontramos em nossas vidas e oferecem orientação sobre como lidar com essas situações.

O Significado dos Números

Cada carta numerada dos Arcanos Menores carrega um significado único, influenciado pelo número atribuído. Aqui estão alguns exemplos:

  • Ás: Representa um novo começo, uma oportunidade ou um ponto de partida.
  • Dois: Reflete equilíbrio, parceria e escolhas.
  • Três: Simboliza crescimento, expansão e colaboração.
  • Quatro: Representa estabilidade, segurança e fundação.
  • Cinco: Indica mudança, desafio e conflito.
  • Seis: Reflete harmonia, equilíbrio e soluções.
  • Sete: Simboliza avaliação, reflexão e espiritualidade.
  • Oito: Representa poder, realização e avanço.
  • Nove: Indica conclusão, realização e introspecção.
  • Dez: Reflete realização máxima, plenitude e sucesso.

As Cartas de Corte

Além das cartas numeradas, os Arcanos Menores incluem quatro cartas de corte em cada naipe: Pajem, Cavaleiro, Rainha e Rei. Essas cartas representam características específicas e podem ser interpretadas de acordo com o gênero, a idade e a personalidade. Aqui estão algumas associações comuns:

  • Pajem: Representa juventude, aprendizado e mensagens.
  • Cavaleiro: Simboliza ação, movimento e busca.
  • Rainha: Reflete maturidade, intuição e empatia.
  • Rei: Representa autoridade, liderança e domínio.

O Simbolismo nas Cartas

Cada carta dos Arcanos Menores contém imagens e símbolos que aprofundam seu significado. Esses símbolos são muitas vezes universais e podem ser interpretados de várias maneiras, dependendo do contexto da leitura. Aqui estão alguns exemplos de símbolos comuns nas cartas dos Arcanos Menores:

  • Copas: Taças, rios, lágrimas, corações.
  • Paus: Bastões, florestas, chamas, folhas.
  • Espadas: Espadas, penas, olhos, nuvens.
  • Ouros (ou Pentáculos): Moedas, plantas, casas, estrelas.

O Uso Prático dos Arcanos Menores

Os Arcanos Menores do Tarot podem ser uma ferramenta valiosa para a reflexão e a orientação em nossa vida diária. Aqui estão algumas maneiras de utilizar essas cartas de forma prática:

1. Reflexão Diária

Tire uma carta dos Arcanos Menores todas as manhãs para obter insights sobre o seu dia. Pergunte ao Tarot qual lição ou energia você deve focar no momento.

2. Leituras Temáticas

Realize leituras específicas para áreas de sua vida, como relacionamentos, trabalho, finanças ou saúde, utilizando os naipes e números para obter orientação.

3. Autoconhecimento

Use as cartas dos Arcanos Menores para aprofundar seu autoconhecimento. Pergunte ao Tarot sobre seus pontos fortes, desafios pessoais e oportunidades de crescimento.

4. Tomada de Decisão

Quando enfrentar uma decisão importante, faça uma leitura de Tarot com foco em explorar as opções e as possíveis consequências de cada escolha.

A Dualidade dos Arcanos Menores

Uma característica fascinante dos Arcanos Menores é a dualidade que muitas vezes apresentam. Por exemplo, o Nove de Espadas pode representar a ansiedade e os medos que nos assombram, mas também pode indicar a necessidade de enfrentar essas preocupações e superá-las. Da mesma forma, o Dois de Copas pode simbolizar uma parceria harmoniosa e amorosa, mas também pode alertar para a importância de manter o equilíbrio em um relacionamento. Essa dualidade nos lembra que a vida é repleta de nuances e que as situações raramente são completamente boas ou más, mas sim uma mistura de ambas.

A Evolução das Cartas

Outro aspecto notável dos Arcanos Menores é a maneira como eles podem retratar a evolução e o crescimento ao longo do tempo. À medida que nos deslocamos de Ás a Dez em cada naipe, vemos uma progressão que reflete o desenvolvimento de nossas experiências e habilidades. Por exemplo, o Ás de Paus pode representar uma ideia inicial ou uma faísca de inspiração, enquanto o Dez de Paus pode indicar um fardo pesado que carregamos devido ao nosso sucesso e responsabilidades. Essa progressão nos lembra que a vida é uma jornada de aprendizado contínuo.

A Integração Pessoal

Finalmente, os Arcanos Menores também podem ser vistos como uma representação da integração pessoal. Cada naipe e número oferecem uma oportunidade para explorar diferentes aspectos de nós mesmos e de nossas vidas. Ao considerar as mensagens das cartas em conjunto, podemos criar uma imagem mais completa de nossa própria jornada e entender como os diferentes aspectos de nossas vidas se entrelaçam e se influenciam mutuamente. Isso nos ajuda a alcançar um maior nível de autenticidade e equilíbrio em nossas vidas.

Conclusão

Os Arcanos Menores do Tarot, muitas vezes considerados como “detalhes” em comparação com os Arcanos Maiores, são, na verdade, uma parte fundamental da linguagem do Tarot. Eles fornecem indicações sobre a vida cotidiana e nos ajudam a entender os aspectos práticos e emocionais de nossas experiências. Ao entrar no simbolismo e nos significados dos Arcanos Menores, podemos enriquecer nossa jornada de autoconhecimento e encontrar orientação em nossa busca por compreender a complexidade da vida.

O Tarot como Espelho da Alma: Refletindo a Essência Interior

10-09-2023 | 05:00 | Glob-PT

O Tarot é muito mais do que um baralho de cartas usado para adivinhação; é uma ferramenta profunda que pode atuar como um espelho para a alma humana. Por trás das imagens e dos símbolos das cartas, existe uma riqueza de significado e sabedoria que pode nos ajudar a compreender nossa essência interior, nossos desafios e nossos potenciais. Neste artigo, exploraremos como o Tarot pode funcionar como um espelho da alma, refletindo a verdadeira natureza de quem somos.

A Linguagem Simbólica do Tarot

O Tarot é composto por 78 cartas, divididas em Arcanos Maiores e Arcanos Menores. Cada carta é ricamente decorada com símbolos e imagens que representam aspectos da experiência humana. Esses símbolos atuam como uma linguagem universal que transcende barreiras culturais e linguísticas, tornando o Tarot acessível a pessoas de diferentes origens.

Reflexão das Emoções

As cartas do Tarot refletem uma gama completa de emoções humanas, desde a alegria até o medo, a paixão e a dúvida. Quando realizamos uma leitura de Tarot, as cartas que emergem muitas vezes ecoam nossas próprias emoções e preocupações. Essa reflexão das emoções pode ser um lembrete poderoso de que não estamos sozinhos em nossas experiências emocionais e que nossos sentimentos são válidos.

Autoexploração Profunda

O Tarot convida à autoexploração profunda. À medida que examinamos as cartas e consideramos como elas se aplicam às nossas vidas, somos desafiados a examinar nossos próprios pensamentos, comportamentos e padrões. Isso nos leva a fazer perguntas importantes sobre quem somos e o que desejamos alcançar em nossas vidas.

O Tarot e a Jornada da Vida

O Tarot pode ser visto como um guia para a jornada da vida. As cartas dos Arcanos Maiores, em particular, representam os estágios essenciais dessa jornada. Cada carta oferece uma lição única e uma oportunidade de crescimento. Aqui estão algumas cartas dos Arcanos Maiores e como elas refletem aspectos da jornada da vida:

O Louco

O Louco é o começo da jornada, representando a inocência, a curiosidade e a vontade de aventurar-se no desconhecido. Ele nos lembra que a vida é uma jornada cheia de possibilidades, e devemos estar dispostos a arriscar e explorar o novo.

A Sacerdotisa

A Sacerdotisa simboliza a busca pelo conhecimento interior e a conexão com o mundo espiritual. Ela nos convida a olhar para dentro de nós mesmos em busca de respostas e a confiar em nossa intuição.

A Roda da Fortuna

A Roda da Fortuna reflete as mudanças inevitáveis na vida e o ciclo de altos e baixos. Ela nos lembra que nada é permanente e que devemos fluir com as circunstâncias.

A Morte

A Morte representa o fim de um ciclo e o início de algo novo. Ela nos encoraja a deixar ir o passado e a abraçar a transformação como parte natural da vida.

O Julgamento

O Julgamento simboliza a avaliação de nossas ações e escolhas. Ele nos convida a refletir sobre nossas decisões passadas e a buscar a redenção.

O Mundo

O Mundo é a carta final dos Arcanos Maiores e representa a realização, a conclusão e a totalidade. Ela nos lembra que atingimos um estágio de conclusão em nossa jornada e que estamos prontos para um novo começo.

O Tarot como Ferramenta de Autoconhecimento

Uma das maneiras mais poderosas de usar o Tarot como um espelho da alma é através da prática regular de leituras pessoais. Aqui estão algumas dicas sobre como incorporar o Tarot em sua jornada de autoconhecimento:

1. Meditação com Cartas

Escolha uma carta do Tarot que você sinta uma conexão especial e reserve um tempo para meditar sobre ela. Observe as imagens, os símbolos e as emoções que ela evoca. Pergunte a si mesmo como essa carta reflete aspectos de sua própria vida e jornada.

2. Diário de Tarot

Mantenha um diário de Tarot para registrar suas leituras pessoais e suas reflexões sobre as cartas. Isso permite que você rastreie seu progresso e desenvolvimento ao longo do tempo.

3. Leituras de Tarot para Autoconhecimento

Realize leituras de Tarot focadas em questões de autoconhecimento. Pergunte ao Tarot sobre seus desafios, suas aspirações e seus pontos fortes. As respostas das cartas podem oferecer indicações sobre sua jornada interior.

4. Exploração de Símbolos

Aprofunde-se na simbologia das cartas do Tarot. Estude os significados tradicionais, mas também confie em sua intuição para interpretar as imagens de maneira pessoal. Cada carta é um espelho que reflete sua própria experiência única.

Conclusão

O Tarot é um espelho da alma que pode nos ajudar a compreender nossa essência interior e nossa jornada na vida. À medida que exploramos as cartas e mergulhamos em sua rica simbologia, somos desafiados a nos conhecermos mais profundamente e a buscar respostas para as perguntas mais importantes de nossa existência. Lembre-se de que o Tarot é uma ferramenta de autoconhecimento e crescimento pessoal, e o verdadeiro poder está em como você escolhe aplicá-lo para enriquecer sua vida e sua compreensão de si mesmo.

Os Caminhos da Vida nos Arcanos Maiores do Tarot

10-09-2023 | 04:57 | Glob-PT

O Tarot é uma ferramenta fascinante que tem sido usada ao longo dos séculos para explorar o autoconhecimento, a espiritualidade e a compreensão das complexidades da vida. Entre as 78 cartas do baralho de Tarot, os Arcanos Maiores se destacam como as principais representações simbólicas dos caminhos da vida. Neste artigo, embarcaremos em uma jornada pelos Arcanos Maiores do Tarot, explorando seu significado profundo e como eles podem nos guiar em nossa jornada pessoal.

Arcanos Maiores: Uma Visão Geral

Os Arcanos Maiores são as 22 cartas mais significativas do Tarot. Cada uma delas possui sua própria imagem, simbolismo e significado, que refletem aspectos da experiência humana. Essas cartas são numeradas de 0 a 21, e cada número corresponde a um estágio único na jornada da vida.

O Louco (0)

O Louco é a carta inicial dos Arcanos Maiores e representa o começo da jornada, a inocência e a busca pela aventura. É uma carta de possibilidades infinitas, mas também de impulsividade. Ela nos lembra que a vida é uma jornada cheia de surpresas e que devemos estar dispostos a arriscar e explorar o desconhecido.

O Mago (I)

O Mago representa o poder da manifestação e da habilidade. Ele nos ensina que temos as ferramentas necessárias para criar nossa realidade e alcançar nossos objetivos. É uma carta de ação e de aproveitar as oportunidades que surgem em nosso caminho.

A Sacerdotisa (II)

A Sacerdotisa simboliza o conhecimento interior, a intuição e a conexão com o mundo espiritual. Ela nos encoraja a olhar para dentro de nós mesmos em busca de respostas e a confiar em nossa intuição. É uma carta de introspecção e sabedoria oculta.

A Imperatriz (III)

A Imperatriz representa a fertilidade, a criatividade e o poder feminino. Ela está relacionada à abundância e à nutrição. Essa carta nos lembra da importância de cuidar de nós mesmos e dos outros, e de honrar a natureza.

O Imperador (IV)

O Imperador é a representação do poder masculino, da autoridade e da estabilidade. Ele nos ensina a importância da organização e do planejamento em nossas vidas. É uma carta de liderança e responsabilidade.

O Hierofante (V)

O Hierofante representa a tradição, a espiritualidade institucionalizada e a busca por significado. Ele nos convida a explorar sistemas de crença e a encontrar nossa própria conexão espiritual. É uma carta de orientação espiritual.

Os Enamorados (VI)

Os Enamorados simbolizam o amor, a paixão e as escolhas importantes na vida. Eles nos lembram da importância de tomar decisões alinhadas com nossos valores e desejos. É uma carta de união e conexão emocional.

O Carro (VII)

O Carro representa a vitória, a determinação e o controle sobre as circunstâncias. Ele nos incentiva a persistir em nossos objetivos e a superar desafios. É uma carta de triunfo e superação.

A Justiça (VIII)

A Justiça simboliza a equidade, o equilíbrio e a tomada de decisões justas. Ela nos lembra da importância de agir com integridade e responsabilidade. É uma carta de avaliação e discernimento.

O Eremita (IX)

O Eremita representa a busca interior, a solidão voluntária e a introspecção. Ele nos convida a fazer uma pausa e a refletir sobre nossa jornada. É uma carta de sabedoria e autoconhecimento.

A Roda da Fortuna (X)

A Roda da Fortuna simboliza as mudanças inevitáveis na vida e o ciclo de altos e baixos. Ela nos lembra de que nada é permanente e que devemos fluir com as circunstâncias. É uma carta de destino e oportunidade.

A Força (XI)

A Força representa a coragem, a compaixão e o domínio das emoções. Ela nos ensina a importância de controlar nossa força interior e a usá-la com sabedoria. É uma carta de autocontrole e gentileza.

O Enforcado (XII)

O Enforcado simboliza a rendição, a aceitação e a busca por uma nova perspectiva. Ele nos lembra de que, às vezes, precisamos abrir mão do controle para encontrar soluções. É uma carta de sacrifício e transformação.

A Morte (XIII)

A Morte representa o fim de um ciclo e o início de algo novo. Ela nos encoraja a deixar ir o passado e a abraçar a transformação. É uma carta de renovação e recomeço.

A Temperança (XIV)

A Temperança simboliza o equilíbrio, a harmonia e a fusão de opostos. Ela nos ensina a importância de encontrar o meio-termo em nossas vidas. É uma carta de harmonização e adaptação.

O Diabo (XV)

O Diabo representa a tentação, o vício e as correntes que nos prendem. Ele nos lembra de que devemos enfrentar nossos medos e limitações para encontrar a liberdade. É uma carta de autoengano e libertação.

A Torre (XVI)

A Torre simboliza a destruição de estruturas antigas e a revelação da verdade. Ela nos mostra que, às vezes, eventos inesperados podem levar a uma transformação profunda. É uma carta de revelação e despertar.

A Estrela (XVII)

A Estrela representa a esperança, a inspiração e a busca por um propósito mais elevado. Ela nos incentiva a acreditar em nossos sonhos e a seguir nossas aspirações. É uma carta de fé e iluminação.

A Lua (XVIII)

A Lua simboliza a confusão, a ilusão e a exploração do subconsciente. Ela nos convida a enfrentar nossos medos e a buscar a verdade por trás das ilusões. É uma carta de intuição e mistério.

O Sol (XIX)

O Sol representa a felicidade, a vitalidade e a clareza. Ele nos lembra de aproveitar o momento presente e de celebrar a vida. É uma carta de alegria e otimismo.

O Julgamento (XX)

O Julgamento simboliza a avaliação de nossas ações e escolhas. Ele nos convida a refletir sobre nossas decisões passadas e a buscar a redenção. É uma carta de renascimento e autoavaliação.

O Mundo (XXI)

O Mundo é a carta final dos Arcanos Maiores e representa a realização, a conclusão e a totalidade. Ela nos lembra de que atingimos um estágio de conclusão em nossa jornada e que estamos prontos para um novo começo. É uma carta de realização e sucesso.

Como Usar os Arcanos Maiores em Sua Jornada

Os Arcanos Maiores do Tarot oferecem uma riqueza de sinais e orientações para nossa jornada na vida. Aqui estão algumas maneiras de incorporá-los em sua busca pessoal:

1. Meditação e Reflexão

Cada Arcano Maior pode servir como um ponto de partida para meditação e reflexão. Escolha uma carta que ressoe com sua situação atual ou suas perguntas e reserve um tempo para se concentrar nela. Permita que as imagens e os simbolismos da carta inspirem pensamentos e percepções.

2. Leituras de Tarot

Consultar um tarólogo experiente para uma leitura de Tarot é uma maneira poderosa de obter orientação sobre questões específicas em sua vida. As cartas dos Arcanos Maiores podem oferecer uma visão profunda e significativa de desafios, oportunidades e caminhos futuros.

3. Estudo e Aprendizado

Dedique tempo para estudar os Arcanos Maiores e seu simbolismo. Existem muitos livros e recursos disponíveis que podem ajudá-lo a compreender as nuances de cada carta. Quanto mais você aprender, mais capaz será de aplicar esses conhecimentos em sua vida diária.

4. Jornal de Tarot

Mantenha um diário de Tarot para registrar suas leituras, pensamentos e sinais. Isso permite que você acompanhe seu progresso ao longo do tempo e explore como as cartas se relacionam com sua vida.

Conclusão

Os Arcanos Maiores do Tarot oferecem uma jornada fascinante pelos caminhos da vida, repletos de significados profundos e sabedoria universal. Ao compreender e aplicar essas cartas em nossa jornada pessoal, podemos obter elementos valiosos, respostas para nossas perguntas e orientação para tomarmos decisões informadas. Lembre-se de que o Tarot é uma ferramenta poderosa, mas o verdadeiro poder está em como escolhemos usá-lo para melhorar nossas vidas e nossa compreensão do mundo ao nosso redor.

Tarot e Relações Amorosas: Revelando Sinais para Relacionamentos Saudáveis

10-09-2023 | 04:50 | Glob-PT

As relações amorosas são uma parte fundamental da vida de muitas pessoas. Elas podem trazer alegria, satisfação e crescimento pessoal, mas também desafios e incertezas. À medida que buscamos compreender e aprimorar nossos relacionamentos, muitos de nós recorremos a ferramentas e métodos de autoconhecimento, e uma dessas ferramentas é o Tarot. Neste artigo, exploraremos a conexão entre o Tarot e as relações amorosas, revelando como essa prática pode fornecer elementos valiosos para relacionamentos saudáveis e significativos.

O Tarot como Ferramenta de Autoconhecimento

O Tarot é um sistema de adivinhação que utiliza um conjunto de cartas, conhecidas como Arcanos, para proporcionar orientação e dados sobre diversos aspectos da vida. Cada carta possui seu simbolismo único e, quando combinadas em uma leitura, podem oferecer uma visão profunda e significativa das questões em nossa vida, incluindo os relacionamentos amorosos.

O Tarot não é uma ferramenta mágica que prevê o futuro com precisão; em vez disso, ele atua como um espelho para nossa mente subconsciente, revelando nossos sentimentos, pensamentos e desejos mais profundos. Quando se trata de relacionamentos amorosos, o Tarot pode ajudar a esclarecer dúvidas, aprofundar o entendimento mútuo e oferecer orientação para tomar decisões informadas.

Leituras de Tarot para Relações Amorosas

Leitura de Relacionamento

Uma das leituras mais comuns envolve a exploração de um relacionamento específico. Nessa leitura, o Tarot analisa a dinâmica entre você e seu parceiro, destacando os pontos fortes e as áreas que podem precisar de atenção. Ele pode ajudar a esclarecer conflitos, melhorar a comunicação e revelar os desejos e expectativas de ambas as partes.

Leitura de Solteiros

Se você está solteiro e à procura de um relacionamento, o Tarot pode oferecer dicas valiosas. Ele pode ajudar a identificar quais qualidades você valoriza em um parceiro, quais padrões de relacionamento podem estar afetando suas escolhas e quando é o momento certo para abrir seu coração para um novo amor.

Leitura de Autoestima

A autoestima é fundamental para relacionamentos saudáveis. O Tarot pode ajudar a explorar sua autoestima e autoimagem, revelando crenças limitantes ou traumas passados que possam estar afetando sua capacidade de amar e ser amado. Ele também pode sugerir maneiras de fortalecer sua autoconfiança.

Leitura de Tomada de Decisão

Quando enfrentamos decisões importantes em um relacionamento, como compromisso, casamento ou separação, o Tarot pode ser uma bússola confiável. Ele pode ajudar a pesar prós e contras, a compreender as implicações emocionais e a identificar o melhor caminho a seguir.

Leitura de Compatibilidade

Se você está começando um novo relacionamento, o Tarot pode oferecer informações sobre a compatibilidade entre você e seu parceiro em potencial. Isso pode ajudar a estabelecer expectativas realistas e a entender como vocês podem trabalhar juntos para construir um relacionamento sólido.

A Ética das Leituras de Tarot em Relacionamentos

É importante abordar as leituras de Tarot com responsabilidade e ética, especialmente quando se trata de questões tão pessoais quanto os relacionamentos amorosos. Aqui estão algumas diretrizes a serem seguidas:

  • Consentimento: Sempre peça permissão ao seu parceiro antes de realizar uma leitura de Tarot relacionada ao relacionamento. O respeito mútuo é fundamental.
  • Não Substitui o Diálogo: O Tarot não deve substituir a comunicação direta em um relacionamento. Use-o como uma ferramenta complementar para aprofundar a compreensão, não como um substituto para conversas honestas.
  • Respeite a Privacidade: Mantenha as informações obtidas em uma leitura de Tarot privadas, a menos que ambos os parceiros concordem em compartilhá-las.
  • Não Tome Decisões Drásticas: Evite tomar decisões importantes baseadas unicamente em uma leitura de Tarot. Use os elementos como um guia, mas considere todas as informações disponíveis.
  • Autoempoderamento: Lembre-se de que você tem o poder de moldar seu destino e seus relacionamentos. O Tarot é uma ferramenta de autoconhecimento, mas você é o coautor da sua história.

O Papel da Empatia

Uma das características mais valiosas em um relacionamento amoroso saudável é a empatia. O Tarot pode atuar como um catalisador para desenvolver a empatia entre parceiros. Ao explorar as cartas e compreender as perspectivas sugeridas pelo Tarot, você pode aprender a ver o mundo através dos olhos do seu parceiro. Isso cria uma base sólida para a empatia, permitindo que você seja mais compreensivo, solidário e atento às necessidades e sentimentos do outro. À medida que a empatia cresce, a conexão entre os parceiros também se fortalece, criando alicerces mais sólidos para um relacionamento saudável.

A Aceitação da Complexidade

Relações amorosas não são simples; elas são compostas por uma complexidade de emoções, desafios e momentos de alegria. O Tarot não apenas ajuda a explorar essa complexidade, mas também a aceitá-la. Ele ensina que os relacionamentos não são lineares, que todos nós temos virtudes e falhas, e que essas complexidades fazem parte da jornada do amor. Compreender e aceitar essa complexidade é fundamental para construir um relacionamento saudável e duradouro.

Fortalecendo a Intuição

Além de fornecer sinais sobre os relacionamentos, o Tarot também pode fortalecer a intuição individual. À medida que você se torna mais hábil na interpretação das cartas e no entendimento dos significados subjacentes, sua intuição se aprimora. Isso pode ser particularmente útil em relacionamentos, pois a intuição pode ajudar a identificar problemas antes que se tornem grandes obstáculos ou a reconhecer quando algo está profundamente certo. O Tarot, portanto, não apenas revela a magia dos relacionamentos, mas também fortalece sua capacidade de navegar com sabedoria pelas águas do amor.

Conclusão: Navegando Relações com Sabedoria

O Tarot pode ser uma ferramenta valiosa para quem busca relacionamentos amorosos saudáveis e significativos. Ele oferece uma maneira única de explorar nossos sentimentos e pensamentos mais profundos, proporcionando clareza e orientação. No entanto, é importante lembrar que o Tarot é uma ferramenta e não uma solução mágica. A chave para relacionamentos bem-sucedidos reside na comunicação aberta, no respeito mútuo e no crescimento pessoal contínuo.

À medida que você se aventura no mundo das leituras de Tarot para relacionamentos, lembre-se de que o verdadeiro poder está em você e em sua capacidade de criar relacionamentos amorosos e saudáveis com base no entendimento mútuo, no apoio e no amor genuíno.

Apple corrige vulnerabilidades que permitiam infectar iPhones com uma simples mensagem

09-09-2023 | 20:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou o iOS 16.6.1 para corrigir duas vulnerabilidades zero-day que permitiam infectar iPhones com spyware.

O spyware Pegasus do NSO Group continua a dar trabalho à Apple. Uma vez mais, estava a usar uma vulnerabilidade que podia ser explorada pelo envio de uma mensagem no iMessage, para obter total controlo de um iPhone sem necessidade de qualquer interacção do utilizador - algo que também já tinha feito no passado, através de outras vulnerabilidades.

A Apple lançou correcções para os seus dispositivos: macOS Ventura 13.5.2, iOS 16.6.1, iPadOS 16.6.1, e watchOS 9.6.2; que todos os utilizadores deverão instalar quanto antes.
As campanhas do spyware Pegasus são normalmente direccionadas contra alvos específicos (jornalistas, activistas, políticos, etc.) mas nada impede que as mesmas vulnerabilidades possam ser exploradas por outros grupos em ataques mais alargados. Quem levar a sua privacidade mais a sério poderá também considerar activar o Lockdown Mode no seu iPhone, que activa uma série de medidas de segurança adicionais que dificulta imensamente os processos habituais de infecção do equipamento.

Demonstrando o interesse que estas empresas têm em disponibilizar spyware para iPhones, já vamos na 13ª vulnerabilidade zero-day que a Apple descobriu e teve que corrigir desde o início do ano.

Como fazer uma consola de emulação portátil com Raspberry Pi

09-09-2023 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Os fãs do retro gaming poderão revisitar jogos de consolas antigas onde quer que estejam com esta mini-consola portátil com Raspberry Pi.

Não faltam projectos que recriam consolas de jogos via emulação com um Raspberry Pi. Desta vez, este Apple Pocket Pi faz isso em formato portátil.

No coração do sistema temos um Raspberry Pi Zero 2 W (essencial para manter o tamanho da consola nuns manejáveis 13.5 x 5.9 x 2.4 cm), acompanhado por um ecrã LCD de 2.4" (320 x 240, podendo atingir mais de 60 fps), e uma bateria de 3000 mAh que permite até 6 horas de jogos entre carregamentos. Do lado do software, tudo fica a cargo do RetroPie, que permite emular uma série de máquinas e consolas (Atari, Amiga, Neo Geo, NES, SNES, Gameboy, Gameboy Advance, Nintendo DS, PlayStation, etc.), enquando a parte física fica a cargo de peças impressas em 3D.


Embora seja um projecto que dá um pouco de trabalho e abriga a recorrer a uma motherboard específica, não deixa de ser revelador de como hoje em dia qualquer pessoa poder fazer em sua casa algo que, noutros tempos, seria impensável imaginar.

SSD Samsung 980 Pro 2TB a €120

09-09-2023 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Quem quiser dar o salto para os SSDs de 7 GB/s pode optar pelos Samsung 980 Pro, que suportam PCIe 4.0 e farão maravilhas por qualquer computador.

Nos últimos anos os discos / SSDs têm sido um dos factores mais limitativos do desempenho dos computadores, e é por isso que esta tem sido uma das áreas em que mais importa apostar. No caso de terem um computador com suporte para PCIe 4.0, nada como escolher um SSD capaz de tirar o máximo partido disso, como estes Samsung 980 Pro, com velocidades de até 7 GB/s em leitura e 5 GB/s em escrita.
O Samsung 980 Pro de 2 TB está disponível por 120.97 euros na Amazon Espanha. Quem não precisar de tanta velocidade e capacidade, ou preferir poupar um pouco, pode encontrar o SSD 980 normal de 1 TB por 60 euros.

Há quem critique a Samsung por ter chamado 980 Pro a estes SSDs, quando eles utilizam memórias flash TLC, acompanhadas por uma cache de memória RAM e flash SLC, e que por isso melhor seriam enquadrados na família EVO. Por exemplo, os 5 GB/s de escrita caem para 1 GB/s caso se ultrapasse a memória cache; no entanto, em uso normal isso não se deverá fazer notar.

O que se fará notar é que, no caso de os utilizarem numa motherboard apenas com PCIe 3.0, as velocidades cairão para valores na ordem dos 3.5 GB/s em leitura e 3.4 GB em escrita. Velocidades respeitáveis, mas que ficam aquém das suas capacidades; pelo que o melhor será utilizá-los em motherboards que suportem M.2 PCIe 4.0.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

|