PlanetGeek

Ganha um powerbank Hama Slim 5HD

13-12-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é um powerbank Hama Slim 5HD.
Sempre prático para todas as ocasiões, estes powerbank Hama Slim 5HD de 5000 mAh permite prolongar a tranquilidade de utilizar um smartphone (ou outros equipamentos electrónicos) longe de uma tomada e carregador. E hoje a prenda é em dose dupla - cortesia da Hama - pois temos para oferecer um powerbank verde e um powerbank branco.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Falha no Passwords da Apple deixava falsificar icons ou crashar a app

12-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple corrigiu, no iOS 18.2, uma vulnerabilidade na app Passwords que permitia alguns ataques criativos.

A app Passwords é a app de gestão de passwords da Apple, que facilita a gestão das passwords que anteriormente eram guardadas no iCloud Keychain. Apesar de ser considerada uma ferramenta segura, a app continha uma vulnerabilidade básica, que só agora foi corrigida (CVE-2024-54492).

Quando se cria o registo de uma nova password, a app tentava obter o icon associado ao serviço. A falha é que isso estava a ser feito usando uma ligação http comum (em vez de https) o que permitia a sua intercepção e manipulação. Isto fazia com que, numa rede comprometida, um atacante pudesse direccionar o pedido para um conteúdo diferente, como um icon diferente, ou potencialmente conteúdos maliciosos. Num dos exemplos, em vez de um icon, esta operação era direccionada para descarregar mais de 5 GB do Ubuntu, fazendo com que a app crashasse ao fim de alguns minutos a gastar gigabytes de dados.

Since iOS 18 launched, the new Passwords app has been using unencrypted HTTP to download icons for password entries—a potential #security risk. We reported this bug to #Apple in September, and it’s finally fixed in #iOS 18.2 (CVE-2024-54492). Why does this matter? Watch 🎬 : pic.twitter.com/BkajmbkkER

— Mysk 🇨🇦🇩🇪 (@mysk_co) December 11, 2024
Estamos a falar de uma app que, implicitamente, é de "alta-segurança", e que nos chega de uma das empresas tecnológicas mais poderosas do mundo. Se mesmo assim a app pode ter uma vulnerabilidade básica, que tipo de coisa se pode esperar que esteja a ser feita por startups que potencialmente se limitam a fazer copy-paste de código fornecido pelo ChatGPT ou outro assistente AI? Bem, uma coisa é certa: não irá haver falta de trabalho no mundo da segurança digital, quer seja a descobrir e corrigir erros feitos por humanos, ou pelos assistentes AI. :)

LG abandona produção de leitores Blu-ray

12-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Depois da Sony e Samsung, também a LG anuncia o fim da produção de leitores Blu-ray.

Os fãs dos formatos físicos sofrem mais um golpe, com a fim dos leitores Blu-ray da LG - incluindo os UBK80 e UBK90 - que agora ficam limitados ao stock existente. Os últimos leitores Blu-ray da LG foram lançados em 2018, e o domínio crescente das plataformas de streaming digital têm feito com que os formatos físicos se tornem cada vez menos relevantes. Nos EUA, lojas como a Best Buy já abandonaram as vendas de Blu-ray e DVDs, demonstrando a pouca apetência dos consumidores por estes formatos.

Por outro lado, o declínio dos formatos físicos levanta preocupações sobre a posse de conteúdos digitais. Ao contrário dos discos, que oferecem acesso permanente, as compras digitais estão frequentemente associadas a licenças que podem ser revogadas a qualquer momento. Não é incomum que certos conteúdos nas plataformas de streaming deixem de estar disponíveis passados alguns meses, ou anos, ou que o encerramento de um serviço faça desaparecer tudo aquilo a que se tinha acesso.

O formato Blu-ray teve um início complicado, tendo sido lançado à pressa e de forma incompleta para fazer frente aos HD-DVD. Agora, com tudo isso no passado, vai-se aproximando cada vez mais de ser considerado mais uma relíquia de tempos passados, apreciado apenas por um número restrito de apreciadores. E para lidar com a incertezas da disponibilidade do streaming, resta apenas o consolo de que o serviço não-oficial da chamada "pirataria" continuará a assegurar o acesso a todos os conteúdos digitais apesar das mudanças de formatos, remoções do streaming, e tudo o mais.

Notícias do dia

12-12-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

DIGI lança internet de 10 Gbps por €15 em Portugal; Pixels ganham "bypass" de carga para poupar a bateria; iOS 18.2 adiciona ChatGPT à Siri mas não na Europa; Google apresenta Gemini 2.0 Flash e Project Mariner que pode controlar o Chrome para fazer o que o utilizador pedir; e Firefox abandona "Do Not Track" por ser inútil.

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer uma Xiaomi Smart Band 9.

Epic Games Store pré-instalada nos smartphones da Telefonica

A Epic Games anunciou uma parceria com a Telefonica, assegurando que a sua loja Epic Games Store seja pré-instalada nos smartphones vendidos pela operadora de telecomunicações.

Isto significa que os utilizadores terão mais fácil acesso a jogos como o Fortnite, Fall Guys e Rocket League Sideswipe, sem o entrave de terem que instalar a loja da Epic manualmente. Para quem a dispensar, será apenas mais uma das coisas pré-instaladas a desinstalar no processo de configuração inicial do smartphone.


iOS 18.2 "assusta" utilizadores com novo icon no ecrã

Não afectando os utilizadores europeus, que ficam sem a maioria das novidades do iOS 18.2, alguns utilizadores nos EUA ficaram "assustados" por ver um novo icon de uma app desconhecida no ecrã dos seus iPhones após a instalação desta actualização.

A app em causa é o Image Playground, que permite gerar imagens com tecnologia AI, mas que se apresenta com um icon muito pouco característico do "estilo Apple", e que mais facilmente poderia ser confundido com uma app de uma criptomoeda estilo Dogecoin.

MS testa partilha de ficheiros entre iPhones e Windows

Depois da partilha de ficheiros entre Android e Windows a Microsoft dá início aos testes que permitem a mesma funcionalidade com iPhones.

Infelizmente, e como já seria de imaginar, a partilha de ficheiros via iPhones não é tão simples e abrangente como com dispositivos Android (que até podem aparecer no explorador de ficheiros do Windows), funcionando através do método de partilha do iOS, com envio dos ficheiros para o Windows via Phone Link. Mas, sempre é melhor do que ter que enviar um ficheiro por email para si mesmo.


Artistas do Onlyfans usam bots AI para conversar com fãs

O que fazer quando se é uma modelo de sucesso no Onlyfans com milhares de fãs sedentos de interagir com ela? Como o tempo não dá para tudo, já era frequente algumas delas recorrerem a serviços externos com operadores humanos que simulavam a personalidade pretendida e falavam com os fãs; mas agora isso é algo que está a ser transferido para os assistentes AI.

Nalguns casos isso é feito apenas de forma parcial, para iniciar contactos com fãs, mas noutros casos já há quem arrisque deixar toda a conversa a cargo do bot AI, treinado para falar de forma idêntica à da pessoa real. Com a proliferação desta tecnologia e dos assistentes AI cada vez mais capazes, não deverá demorar muito para que isso comece a acontecer até nas interacções com as pessoas comuns, que não estiverem dispostas a lidar no momento com mensagens ou telefonemas, deixando que o seu assistente AI trate do assunto.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O primeiro iPhone a ser lançado com um sensor Touch ID foi o iPhone 5S em 2013. O sensor de impressões digitais no Home Button tornou-se um elemento característico dos iPhones durante os anos seguintes, até à chegada do sistema Face ID estreado no iPhone X em 2017.

Cadeira ergonómica Kerdom a €193

12-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Mais necessário do que nunca para quem passou a ficar em casa a tempo inteiro - ou simplesmente decidiu melhorar as suas condições durante o tempo que passa a trabalhar ou a jogar no computador - temos esta cadeira ergonómica de escritório Kerdom.

É habitual ver as pessoas que planeiam o seu próximo computador escolherem todo e cada componente da sua máquina com enorme cuidado; mas muita vezes esquecem-se dos componentes "extra-computador", que podem ser ainda mais importantes. A cadeira é uma dos elementos críticos que muitas vezes é descurado, mas felizmente vão surgindo propostas interessantes a preços bastante aceitáveis - tendo em conta que é algo que será usado durante longas horas, durante dias, meses e anos, e que contribui directamente para o conforto imediato do utilizador e para a sua saúde a longo prazo.
Esta cadeira Kerdom está disponível por 193 euros com envio da Amazon Espanha - aplicar cupão de desconto de 50 euros.

Vem com todos os ajustes esperados para uma cadeira reclinável e conta com ajuste de altura pneumático. Está disponível também em versão "F", ligeiramente mais cara, com rodas mais adequadas para pavimentos de madeira de modo a não deixar marcas no chão.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Voice Memos com pista de voz separada nos iPhone 16 Pro

12-12-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Com o iOS 18.2, a Apple melhorou a capacidade do Voice Memos para gravar uma pista de voz separada enquanto se canta por cima de uma música.

O iOS 18.2 deixa os europeus sem acesso à maioria das novidades Apple Intelligence, mas pelo menos deixa-nos ter acesso às capacidades de gravação de voz melhoradas do Voice Memos - desde que se tenha um iPhone 16 Pro.

Pensada para músicos, esta novidade permite gravar faixas vocais sobre gravações instrumentais existentes, directamente na aplicação, e sem necessidade de usar headphones. Para apresentar esta funcionalidade, a Apple recorreu ao cantor canadiano Michael Bublé, a artista country Carly Pearce e o produtor Greg Wells. Juntos, usaram a app Voice Memos no iPhone 16 Pro para gravar a nova música de Bublé, "Maybe This Christmas," demonstrando o potencial da ferramenta para gravações de nível profissional.


Os utilizadores podem reproduzir uma faixa instrumental pelo altifalante do iPhone enquanto gravam as vozes com os microfones do dispositivo. A Apple diz que a funcionalidade é possível graças às capacidades do chip A18 Pro, utilizando machine learning para isolar as vozes e criar duas faixas áudio separadas, que podem ser editadas posteriormente em apps como o Logic Pro.

Pixels ganham "bypass" de carga para poupar bateria

12-12-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

O modo de limite de carga a 80% nos Pixel parece activar o "bypass" da alimentação para poupar a bateria.

A actualização de Dezembro de 2024 para os Pixel trouxe a opção de limitar o carregamento da bateria a 80%. Esta funcionalidade foi pensada para preservar a longevidade da bateria ao evitar o desgaste causado por carregamentos completos, mas parece ir ainda mais longe, com um pequeno detalhe que deveria ter sido pensado desde sempre: o "bypass" do carregamento, que ultrapassa o uso da bateria.

O bypass charging permite que o dispositivo use energia directamente do carregador, em vez de passar pela bateria, depois de atingir o limite de 80%. Isto evita o processo habitual de ter o smartphone continuamente alimentado pela bateria e esta ser continuamente recarregada pelo carregador, desgastando-a.
Isto foi notado pela análise dos consumos do smartphone depois de atingir os 80% de bateria, e da própria indicação do sistema de que não está a carregar a bateria quando atinge esse nível.

Embora por agora isto tenha sido verificado nos Pixel 8 Pro, é de imaginar que também venha a ser aplicado nos demais Pixel 8 e Pixel 8a, e até em modelos das gerações anteriores. Espera-se que a Google também aplique o "bypass" nos seus tablets, dando maior tranquilidade a quem os mantém ligado aos carregadores de forma quase permanente (por exemplo, quando são utilizados montados numa parede).

Extensão tomadas inteligente Meross com WiFi a €30

12-12-2024 | 13:15 | A Minha Alegre Casinha

Quando a necessidade de automatizar tomadas aumenta, nada como recorrer a uma extensão com tomadas múltiplas inteligente WiFi, com capacidade para controlar cada tomada independentemente.

Controlar uma única tomada é algo que se pode fazer com simplicidade recorrendo a um módulo de tomada inteligente; mas no mundo real, é muito mais frequente que essa tomada esteja ligada a uma extensão com tomadas múltiplas, tal a nossa "dependência" de gadgets eléctricos. Se nalguns casos há mesmo interesse em que um único módulo desligue todos os equipamentos ligados a uma extensão, noutros casos poderá ser vantajoso ter controlo individual sobre cada um deles, e é aí que algo como esta extensão inteligente WiFi da Meross vem mesmo a calhar.
Esta extensão inteligente Meross está disponível por 30 euros - activar cupão de desconto de 15%.

Disponibiliza quatro tomadas mais quatro portas USB, podendo ser controlada através de app ou via integração com a Alexa da Amazon ou Google Home. As quatro tomadas podem ser controladas independentemente, incluindo a programação de temporizadores, e temos ainda a "obrigatória" protecção contra sobrecargas, o que é sempre mais uma ajuda para minimizar potenciais despesas inesperadas. Torna-se, por isso, uma excelente opção para controlar remotamente múltiplos equipamentos, criar temporizações e agendamentos para cada tomada de forma independente, e muito mais.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

DIGI lança internet de 10 Gbps por €15 em Portugal

12-12-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Digi reforça a oferta do serviço de internet por fibra com uma ligação de 10 Gbps por 15 euros mensais.

Depois de ter finalmente iniciado o serviço comercial em Portugal em Novembro, a Digi não dá sinais de abrandamento e entra em Dezembro com a disponibilização da modalidade de acesso à internet de 10 Gbps - que já tinha sido anunciada, e que já oferecia em Espanha desde 2021.

Trata-se de uma ligação de 10 Gbps simétrica (download e upload), adequada para todos os que acharem que a modalidade normal de 1 Gbps (download e upload) já não é suficiente. E tal como acontece nos seus demais tarifários, a mensalidade para esta nova modalidade 10 Gbps continua a ter um preço imbatível, de apenas 15 euros mensais - mesmo tendo em conta o custo de instalação de 20 euros e um período de permanência mínimo de três meses.
Não esquecer que para tirar partido de uma ligação de 10 Gbps será necessário ter a devida infraestrutura em casa, nomeadamente, switches de 10 Gbps e placas de rede de 10 Gbps, ou equipamentos que suportem ligações Ethernet de 10 Gbps de origem. Embora estes produtos 10 Gbps ainda tenham preços inflacionados face aos "comuns" de 1 Gbps, muitos computadores modernos já têm portas Ethernet compatíveis 2.5 Gbps e 5 Gbps, o que pode facilitar a progressão para essas velocidades.

Dito isto, para a enorme maioria das pessoas, a ligação de 1 Gbps continuará a ser a mais adequada e "mais que suficiente" para tudo o que precisam.

iOS 18.2 adiciona ChatGPT à Siri - mas não na Europa

12-12-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple lançou o iOS 18.2, com foco nas funcionalidades Apple Intelligence e a integração do ChatGPT na Siri - tudo coisas que estão ausentes dos iPhones europeus.

O iOS 18.2 é simultaneamente uma das actualizações com mais novidades Apple Intelligence e, simultaneamente, uma das mais inconsequentes para os utilizadores europeus. Por cá continuamos sem ter acesso ao Apple Intelligence e, consequentemente, passamos ao lado da grande maioria das novidades do iOS 18.2.

O mais caricato é que, mesmo não tendo acesso a estas funcionalidades, uma pesquisa nos settings do iOS continua a apresentar toda uma série de opções relacionadas com a integração da Siri com o ChatGPT - que estão indisponíveis.
Tudo isto se torna mais caricato tendo em conta que por cá temos total acesso ao ChatGPT, através da app oficial da OpenAI.

O resultado prático desta ausência do Apple Intelligence na Europa apenas faz com que os utilizadores interessados nestas tecnologias procurem alternativas, como o ChatGPT, ou o Gemini, que potencialmente complicarão a vida da Apple a médio e longo prazo, fazendo com que a Siri pareça ser cada vez mais "pré-histórica". Ter em conta que, apesar de estar prometida uma Siri renovada para 2025, que potencialmente chegará a Portugal em Abril (a par da disponibilização do Apple Intelligence na Europa), ainda não se trata de uma Siri ao nível dos mais recentes assistentes AI, sendo isso algo que só deverá acontecer em 2026.

Bloco de tomadas vertical com USB a €26

12-12-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem preferir ter tomadas em cima da secretária e com fácil acesso, pode fazer um 2-em-1 com este bloco de tomadas vertical com portas USB.

Todos estamos habituados às extensões de tomadas múltiplas que inevitavelmente se espalham pelo chão e servem para multiplicar as sempre concorridas tomadas na parede. Mas, por vezes, pode ser bastante mais prático ter um bloco de tomadas mais acessível em cima da secretária, e este bloco vertical coloca 12 tomadas mesmo ali à mão, e com a vantagem acrescida de que também inclui 4 portas USB (1 USB-C) e cabo extra longo de 5 metros.
Este bloco de tomadas vertical Sameriver 12 tomadas + 4 USB está disponível por 26 euros na Amazon Espanha.

Um detalhe interessante deste bloco é o facto de contar com dois interruptores que permitem ligar / desligar as tomadas ou as portas USB forma independente, para que - por exemplo - possam cortar a alimentação a produtos que não seja preciso deixarem em standby, mas manterem outros que desejem manter ligados, e tem ainda um botão de reset para evitar situações de "tira e mete" a ficha.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Facebook, Instagram, Threads, ChatGPT e Sora estiveram indisponíveis

12-12-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

Diversos serviços da Meta - Facebook, Instagram, Threads - e da OpenAI - ChatGPT, Sora - estiveram inacessíveis durante várias horas.

Relembrando que tudo aquilo que está na cloud, e que se assume que está permanentemente disponível, pode desaparecer a qualquer instante, tivemos mais um caso que deixou algumas das mais populares plataformas e serviços inacessíveis ou com problemas de acesso durante várias horas.

De certa forma pode dizer-se que foi uma "tempestade perfeita", já que de um lado tivemos uma falha que afectou o Facebook, Instagram, e Threads, da Meta; e do outro lado o ChatGPT e recém-lançado Sora da OpenAI.

Hi, we know there’s a technical issue impacting some people’s ability to access Instagram.

We’re working to get things back to normal as quickly as possible and are sorry for any inconvenience.#instagramdown

— Instagram (@instagram) December 11, 2024

We're experiencing an outage right now. We have identified the issue and are working to roll out a fix.

Sorry and we'll keep you updated!

— OpenAI (@OpenAI) December 12, 2024
Ainda não foram reveladas as causas destes incidentes, sendo que no caso da OpenAI se suspeita que possa estar relacionado com o lançamento da Sora, o seu modelo de geração de vídeo - que já tinha obrigado a limitar o acesso de novos utilizadores - complementado pela integração do ChatGPT na Siri com a chegada do iOS 18.2, e que pode ter feito com que subitamente tivesse que enfrentar alguns milhões de novos utilizadores a experimentarem o assistente AI pela primeira vez.

Ganha uma Xiaomi Smart Band 9

12-12-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

Para este mês de Dezembro preparamos uma dose reforçada de prendas para vos oferecer, e a prenda que temos hoje para dar é uma Xiami Smart Band 9.
A Xiaomi Smart Band 9 mantém o mesmo formato das gerações anteriores, vindo com um ecrã AMOLED de 1.62" (490x192 pixeis), com modo Always On e até 1200 nits de luminosidade. Além das suas já bastante completas capacidades de tracking, para esta geração a Xiaomi, também tem a possibilidade de ser usada como pendente, ou colocada nas sapatilhas, ao estilo da Smart Band 8 - com esta última opção a prometer novos dados de tracking, e também sendo apreciado por todos os que não gostam de correr ou fazer desporto com algo no pulso. Vem com mais de 200 mostradores e tem resistência à água até 5 ATM.

Para participarem basta apenas responderem à pergunta do dia, e se não a apanharem bastará ficar atento à pergunta do dia seguinte.

Loading…

Passatempo aberto a todos os participantes com morada em Portugal.

Firefox abandona "Do Not Track" por ser inútil

11-12-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Mozilla reconheceu a inutilidade da funcionalidade "Do Not Track", e remove-a do Firefox.

O Do Not Track começou com boas intenções há mais de uma década - com o Firefox a adoptá-lo em 2013 - prometendo dar aos utilizadores uma forma de pedirem aos sites que não fizessem tracking da sua actividade. No entanto, e como desde logo se podia antever, esta era uma funcionalidade totalmente voluntária, que partia do pressuposto que os sites honrassem esse pedido; coisa que nunca se veio a concretizar na prática. Como tal, a opção de Do Not Track tornou-se numa perfeita anedota, sendo maioritariamente ignorada pelos sites, e de pouco ou nada servindo para proteger a privacidade dos utilizadores. Pior ainda, o próprio pedido de "do not track" podia ser, ele próprio, utilizado para melhorar o tracking feito aos visitantes!

A morte do sistema há muito que era previsível e ficou ainda mais marcada quando a Apple removeu o Do Not Track do Safari em 2019. Agora, meia década mais tarde, é a vez da Mozilla retirar o Do Not Track do Firefox, o que serve como "último prego" nesta funcionalidade.

Isto vem apenas demonstrar que de nada servem medidas "voluntárias" que assumem que do outro lado existirão sites bem comportados e respeitadores. Embora possam existir, será inevitável que muitos sites ignorem todas as supostas medidas de privacidade a que não estejam legalmente obrigados a seguir. Por isso, importa que todas medidas de protecção fiquem garantidas, o máximo possível, do lado dos próprios utilizadores, usando browsers / extensões que bloqueiem scripts, cookies, e todas as demais técnicas que vão sendo lançadas para fazer o tracking dos utilizadores.

Google apresenta Gemini 2.0 Flash e Project Mariner

11-12-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

A Google não quer que a OpenAI tenha todo o protagonismo a nível de novidades AI neste final de ano, e apresentou o Gemini 2.0 Flash e Project Mariner.

A Google lançou o Gemini 2.0 Flash, o seu mais recente modelo de IA capaz de lidar com texto, imagens e voz. O novo modelo representa uma melhoria significativa em relação ao Gemini 1.5 Flash e posiciona-se como concorrente directo das inovações recentes da OpenAI. Além de gerar conteúdos, o 2.0 Flash pode interagir com aplicações externas, executar código, criar e modificar imagens, analisar fotos, vídeos e gravações de áudio em tempo real, além de responder a perguntas sobre esses conteúdos. A geração de áudio é outro destaque, oferecendo narração personalizável com múltiplos sotaques e idiomas.

Actualmente, o Gemini 2.0 Flash está disponível para testes através da Gemini API e de plataformas como AI Studio e Vertex AI. No entanto, as funcionalidades de geração de imagem e áudio estão limitadas a parceiros com acesso antecipado até ao lançamento mais amplo, previsto para Janeiro. Nos próximos meses, a Google planeia integrar esta tecnologia em ferramentas como Android Studio, Chrome DevTools e Gemini Code Assist.

Real-time vision is finally here.

You can now stream audio and video with Google’s new Gemini Stream Realtime feature.

It can even see your screen and help you with what you are working on. pic.twitter.com/eBc4Ze72BB

— Alvaro Cintas (@dr_cintas) December 11, 2024
A par do Gemini 2.0 Flash, a Google apresentou também o Project Mariner, o seu primeiro agente AI capaz de navegar e realizar acções na web, alimentado pelo modelo Gemini. O agente consegue assumir o controlo do Chrome como um humano, movendo o cursor, clicando em botões e preenchendo formulários.

Numa demonstração, o Project Mariner realizou tarefas como criar um carrinho de compras num site de supermercado, pesquisando e adicionando itens. No entanto, (ainda) não se recusa a concluir acções sensíveis, como finalizar compras ou aceitar termos de serviço, garantindo que os utilizadores mantêm o controlo. Apesar de ser lento e exigir que os utilizadores monitorizem as suas acções em tempo real, a Google destaca que estas limitações são intencionais para garantir transparência. O agente processa capturas de ecrã em tempo real, enviando-as para o Gemini, que devolve instruções para serem executadas no computador do utilizador.

Introducing Project Mariner: an agent that helps you accomplish complex tasks in your browser 💻✨It’s a research prototype built with Gemini 2.0. Learn more: https://t.co/zWHTUydifK pic.twitter.com/eySyZiBjiT

— labs.google (@labsdotgoogle) December 11, 2024
O Project Mariner também realiza tarefas como reservar voos, fazer compras e procurar receitas, mas só funciona no separador activo do Chrome, o que significa que os utilizadores precisam de dedicar o ecrã ao agente enquanto este opera. Mas a Google já refere que isto é um indicador de uma "mudança fundamental no paradigma de experiência de utilizador", antevendo que no futuro todas essas acções sejam feitas automaticamente, sem necessidade de ter um ecrã a mostrar isso - e consequentemente, sem que existam olhos humanos a ver publicidade e outros elementos que hoje invadem as páginas web.

Além do Project Mariner, a Google apresentou outros agentes AI, como o Deep Research, concebido para tarefas de investigação complexas em várias etapas, e o Jules, um assistente de programação integrado no GitHub. Estas ferramentas demonstram as ambições da Google no campo da AI, e que está a fazer tudo o que pode para recuperar o tempo que tinha perdido para a OpenAI.

Notícias do dia

11-12-2024 | 17:30 | Aberto até de Madrugada

Tesla prepara Model Q de 25 mil dólares para 2025; a Motorola está de regresso a Portugal; OpenAI lança Canvas para todos; série Secret Level celebra os jogos na Amazon Prime; Itch.io perde domínio por causa de queixa de phishing de ferramenta "AI".

Antes de passarmos às notícias, não deixes de participar no nosso mega passatempo de Natal com 31 dias de prendas, e que hoje te pode valer um rato Razer DeathAdder.

WordPress perde primeira ronda contra WP Engine

A guerra entre a Automattic e o seu vocal CEO Matt Mullenweg contra a WP Engine soma os primeiros pontos, a favor da WP Engine.

O tribunal ordenou a Automattic (detentora do WordPress) a reactivar o acesso da WP Engine ao WordPress.org, devolver o controlo do plugin Advanced Custom Field (ACF) de que a Automattic se apoderou numa versão copiada (Secure Custom Fields), e também a remoção de uma página que a Automattic mantinha a divulgar os clientes que tinham abandonado a WP Engine depois do início desta guerra.

Apesar desta primeira derrota, a Automattic diz que irá continuar a lutar nos tribunais.


Painel de privacidade do Android cresce para 7 dias

O Android Privacy Dashboard, que mostra o histórico das permissões de segurança usados pelas apps e sistema (como o uso da câmara, microfone e localização), torna-se mais útil passando a mostrar informação dos últimos sete dias em vez das últimas 24 horas.

Demonstrando que não é só a Apple a anunciar coisas que depois só chegam muitos meses depois, esta expansão para os sete dias tinha sido anunciada em 2022(!) como sendo algo que deveria ser lançado com o Android 13. E no entanto, só agora está finalmente a chegar aos utilizadores com Android 15.


Google ajusta interface do Gemini

A Google fez alguns pequenos ajustes ao interface do Gemini na web, aproximando o design do campo de texto de modo a ficar mais aproximado do que existe na sua app.

Na app do Gemnini a alteração acaba por ser mais informativa, pois a app passa a exibir qual o modelo AI que o Gemini está a utilizar, o que poderá ajudar a evitar algumas surpresas por não se obterem as respostas da forma a que se estava habituado - e com isso a poder dever-se ao uso de um modelo diferente (tanto para melhor, como para pior).
De facto, esta rápida evolução que temos assistido no sector dos assistentes AI tem feito com que, nalguns casos, fique com saudades dos resultados que eram dados por modelos mais antigos, com as mesmas exactas perguntas a darem respostas diferentes (potencialmente "piores") em modelos mais recentes que as empresas vão disponibilizando.


Apple lança iOS 18.2 e macOS 15.2

A Apple lançou o iOS 18.2, que traz mais uma série de funcionalidades "Apple Intelligence", incluindo o Genmoji para criar emojis personalizados, geração de imagens AI com o Image Playground, integração do ChatGPT na Siri, modo Visual Intelligence que reconhece coisas através da câmara, etc.

No entanto, para os utilizadores europeus, as alterações são bastante menos significativas, já que a maioria das funcionalidades Apple Intelligence continuam a estar inacessíveis - estando previsto que só cheguem até nós em Abril de 2025, altura em que grande parte das pessoas já começará a estar de olhos postos nos futuros iPhone 17, e a interrogar-se se o investimento num iPhone 16 e nas prometidas capacidades AI terá sido uma boa opção.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



Curiosidade do dia: O Lotus 1-2-3 original foi programado por uma única pessoa, Jonathan Sachs, e inteiramente em Assembly. Tornou-se uma das folhas de cálculo mais populares e bem sucedidas durante a década de 80, no entanto vindo a sucumbir perante o Excel à medida que o Windows e Office foram dominando o mercado. Em 2013, já pertencente à IBM, foi anunciado que a marca Lotus seria descontinuada no ano seguinte.

Tablet Teclast T60 de 14" a €306

11-12-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

Depois do T60 temos agora o tablet Teclast T70, com ecrã de 14".

O Teclast T70 vem equipado com um ecrã IPS de 14" (1920x1200) com margens reduzidas, CPU MTK G99, 8 GB de RAM (a marca insiste nos "20 GB" virtuais), 512 GB + microSD até 4 TB, câmaras de 13 MP e 8 MP, conectividade 4G LTE Dual SIM, WiFi ac dual-band, BT 5.2, GPS, bateria de 10000 mAh com carregamento rápido de 18W, e Android 13 com Widevine L1 para acesso aos serviços de streaming com máxima qualidade. Tudo isto num design bastante atractivo com margens reduzidas em redor do ecrã e espessura de apenas 8.6 mm.
Com tudo isto, este Teclast T60 está disponível por 306 euros na Amazon Espanha - activar cupão de desconto de 100 euros.

Uma proposta tentadora para quem estiver à procura de um tablet com ecrã de grande dimensão e características interessantes, e seja capaz de um funcionamento livre de preocupações. Só de pensar que, num passado não muito distante, uma simples moldura digital com ecrã de tamanho muito mais reduzido, que só podia mostrar fotos, custava valores mais elevados, é revelador do quanto a tecnologia evoluiu desde então. Graças a modelos como este, o mundo dos tablets está cada vez mais acessível, e com variedade de tamanhos para todos os gostos e necessidades.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

De 2004 a 2024: 20 anos de gonn1000

11-12-2024 | 16:00 | Gonçalo Sá

blog.png

2004 foi o ano da estreia de "O Despertar da Mente", de Michel Gondry, do primeiro álbum dos Franz Ferdinand, da passagem de "Anjos na América" pela RTP e também da recomendação de outros filmes, discos ou séries num dos blogs que nasceram em Outubro: este mesmo, entretanto alargado ao Facebook e ao Instagram (sinais dos tempos, embora não haja TikTok à vista), mas ainda parte da blogosfera possível em 2024 (que para muitos já nem será memória).

20 anos depois, celebra-se por aqui "Anatomia de uma Queda", de Justine Triet, "In Waves", de Jamie xx, ou "Shōgun" (Disney+) com o mesmo entusiasmo - sem fim à vista enquanto houver outras surpresas e descobertas a partilhar ou relembrar. Obrigado, por isso, a quem se juntou ou tem juntado neste cruzamento de gostos (com pontuais desgostos, o que também faz parte), em especial ao Paulo Teles, que tratou da imagem acima.

Como não há festa sem música, a banda sonora fica a cargo de uma playlist especial de aniversário que recupera uma canção por ano, de 2004 a 2024, de artistas que se foram tornando habituais por aqui ou que talvez venham a marcar, quem sabe, os próximos 20 anos:

Série Secret Level celebra os jogos na Amazon Prime

11-12-2024 | 15:30 | Aberto até de Madrugada

Já está disponível a série Secret Level na Amazon Prime, que revisita alguns jogos clássicos.

A Amazon foi buscar os criadores da fantástica série LOVE, DEATH + ROBOTS (na rival Netflix) para criar este Secret Level, uma série de animação com 15 episódios, em que cada um deles é dedicado a um jogo, incluindo clássicos como: Unreal Tournament, Warhammer 40000, Armored Core, Dungeons & Dragons, Honor of Kings, Mega Man, PAC-MAN, e outros. Temos até o caso de um jogo que tem direito a um episódio mas que nem existe, o Concord - que era um jogo em que a Sony depositava grandes esperanças, mas que acabou por cancelar poucas semanas após o seu lançamento.

Por agora já podemos ver a primeira parte desta série, com os restantes episódios a chegarem na próxima semana (17 de Dezembro).


Há quem critique o Secret Level por não ter a variedade e profundidade de LOVE, DEATH + ROBOTS, mas parece que se esquecem que ao contrário dessa antologia, aqui estamos perante uma série que pretende ser uma homenagem a algo que a maioria dos espectadores já conhecerá bastante bem, e que procuram apenas desfrutar sem necessidade de tentar fazer com que isso seja mais do que um simples momento de diversão, tal como o sentimento que procuram quando entram no mundo dos videojogos. Por mim, está aprovado e recomendo, e venham de lá mais algumas seasons, pois não faltam jogos clássicos para relembrar.

Google revela extensões favoritas do Chrome em 2024

11-12-2024 | 14:00 | Aberto até de Madrugada

A Google divulgou a sua lista de extensões favoritas para o Chrome em 2024, destacando ferramentas focadas na produtividade, entretenimento e poupança. Sem surpresas, a lista não inclui qualquer adblocker.

A vasta biblioteca de extensões do Chrome é um dos elementos que contribuiu (e ainda contribui) para o seu sucesso, permitindo aos utilizadores expandir as capacidades do browser para que faça aquilo que desejam que faça. Este ano, as escolhas das extensões destacadas pela Google reflectem novamente essa versatilidade.

Para quem procura mais produtividade, Todoist e Evernote Web Clipper lideram a lista. O Todoist ajuda a organizar tarefas, integra-se com mais de 60 aplicações como o Slack e o Google Drive, e facilita a gestão de prioridades. Já o Evernote Web Clipper permite guardar páginas, artigos ou PDFs directamente na conta Evernote para acesso rápido. O Bardeen AI destaca-se ao automatizar tarefas do navegador, como extracção de dados e criação de conteúdos, enquanto o Momentum oferece um painel de controlo para gerir tarefas e manter o foco. Temos também o TextBlaze, para expandir texto e acelerar a escrita de frases ou informação recorrente.
No entretenimento, destacam-se o Volume Master, que permite aumentar o som até 600%, e o Turn Off the Lights, que escurece páginas e adiciona um modo escuro para ver vídeos. Para os adeptos de compras online, o CouponBirds encontra descontos em mais de 30.000 lojas, enquanto o Keepa dá acesso ao histórico de preços na Amazon e avisa quando produtos desejados atingem o preço pretendido. A lista inclui ainda ferramentas criativas como o Stylish, que personaliza temas e fundos de websites, e o Ice Dodo, um mini jogo ideal para pequenas pausas.

Como grandes ausências temos qualquer extensão adblocker, que hoje em dia se tornam praticamente obrigatórias para escapar ao bombardeamento de popups e publicidade intrusiva em grande percentagem dos sites na web. Mas tendo em conta que as últimas alterações da Google até limitam o funcionamento de adblockers no Chrome com a justificação da segurança, não seria de esperar outra coisa.

|