PlanetGeek

Shazam já pode identificar músicas noutras apps - mesmo com headphones

29-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

O Shazam já não precisa "ouvir" a música, podendo identificar músicas noutras apps iPhone e iPad mesmo quando se usa headphones.

A Apple já tinha adicionado ao Shazam, a popular app de identificação de músicas que comprou em 2017 e integrou directamente no iOS, a capacidade de identificar músicas a tocar em apps, mas para isso era preciso que a música estivesse a ser reproduzida de forma audível. Isso acabava por ser pouco prático para quem utiliza o seu iPhone ou iPad com headphones ou earphones, e é algo que agora fica corrigido.

Com a mais recente actualização do iOS 17.3, o Shazam passa a poder identificar músicas noutras apps mesmo enquanto se usam headphones Bluetooth ou por cabo - tornando-o bastante mais útil para todos os cenários de utilização.

Com isto, deixa de ser necessária a pergunta que se tornou frequente em praticamente todas as plataformas sociais de "que música é essa?" a acompanhar o lançamento de todo e qualquer vídeo publicado. Agora, quer seja no YouTube, TikTok, Instagram, ou outras apps, basta dar um toque no widget do Shazam para descobrir a música, sem necessidade de fazer com que a música passe para o mundo exterior.

Pen USB-C 3.1 Samsung 64GB a €14

29-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Quem precisar de uma pen USB-C que não faça desesperar nas transferências, pode optar por esta Samsung USB 3.1 que permite transferências de até 300 MB/s.

Pens USB há muitas, e quase todas elas fazem questão de ostentar a compatibilidade com USB 3.0 e USB 3.1. No entanto, quando chega a altura de as por à prova, quase sempre descobrimos que na prática as suas velocidades de transferência continuam a ser as mesmas que as das pens USB de gerações mais antigas, ficando-se pelas poucas dezenas de megabytes por segundo. Mas há excepções, como é o caso desta pen USB-C Samsung.

Esta pen USB-C 3.1 Samsung de 64 GB (MUF-64DA/APC) está disponível por 14.22 euros.

Ao contrário das pens lentas, esta pen pode atingir transferências de 300 MB/s em leitura e 30 MB/s em escrita, fazendo com que transferir ficheiros de grandes dimensões possa ser feito numa questão de segundos. E, adicionalmente, graças ao uso da ficha USB-C, tem um tamanho bastante diminuto que não irá desperdiçar espaço. Só é pena que use uma tampa amovível em vez de um sistema de deslizar, o que faz antever que seja apenas uma questão de tempo até que se perca a tampa.


Acompanha as melhores promoções diárias no nosso grupo AadM Promos.

Huawei Mate 70 vai competir com iPhone 16

29-01-2024 | 09:00 | Aberto até de Madrugada

A Huawei está revitalizada com o sucesso dos Mate 60 e vai lançar os Mate 70 em Setembro, data em que a Apple deverá apresentar os iPhone 16.

Depois de ter sido travada durante alguns anos por estar na lista de restrições dos EUA, impedindo-a de usar chips e tecnologia norte-americana, a Huawei regressou em força com o Mate 60, que finalmente veio com tecnologia 5G. Com isso, a marca voltou a tornar-se numa dass preferidas dos consumidores chineses, tendo já vendido mais de 30 milhões de unidades em apenas quatro meses. Números que permitem à Huawei ambicionar ainda mais para a geração seguinte.

Para a sua futura série topo-de-gama Mate 70, a Huawei deverá lançá-la em Setembro praticamente em simultâneo com o lançamento dos iPhone 16, demonstrando não ter receio de enfrentar directamente a Apple - embora, uma vez mais, deva optar por fazer este lançamento exclusivamente na China, deixando a expansão ao resto do mundo para mais tarde.

A Huawei também tem continuado a apostar no seu HarmonyOS, que na China irá perder a compatibilidade com apps Android na próxima versão, passando a usar exclusivamente as apps da sua própria store. Algo que não deverá ter impacto significativo, considerando que na China não existe a Play Store nem os serviços Google. No entanto, nos modelos vendidos no ocidente o HarmonyOS deverá manter a capacidade de correr apps Android tal como acontece actualmente.

Google explica como funciona o termómetro do Pixel 8 Pro

29-01-2024 | 08:00 | Aberto até de Madrugada

A Google activou finalmente a funcionalidade de termómetro no Pixel 8 Pro, mas há um protocolo a seguir para se obterem medições fiáveis.


A medição de temperatura corporal foi uma das novidades de Janeiro para o Pixel 8 Pro. Como tem vindo a ser habitual nas funcionalidades disponibilizadas pela Google, chega com uma série de limitações na utilização. A explicação da forma de funcionamento desta opção, ajuda a perceber as limitações impostas ao utilizador.

O corpo emite radiação infravermelha, ou simplesmente, calor. O Pixel 8 Pro tem um sensor infravermelho junto à câmara traseira, destinado a medir a temperatura de objetos próximos. Este mesmo sensor passa agora a ser utilizado para efetuar a medição da temperatura corporal.

Segundo a Google, este método é mais preciso do que o disponibilizado pelos termómetros tradicionais, disponibilizando uma faixa de temperatura de 36,1°C a 40°C (96,9°F – 104°F), com uma precisão de ±0,3°C. Os dados do sensor infravermelho são tratados pelo chip Tensor G3, que calcula a temperatura que ser exibida no equipamento.

O campo de visão do sensor infravermelho do Pixel 8 Pro, com mais de 130 graus, leva a que nas situações em que o smartphone esteja muito afastado da testa, a área a analisar seja mais elevada do que o desejável. Tendo em conta a dimensão das artérias, a distância constitui-se como um fator decisivo para o nível de precisão da leitura.

Para contornar esta situação, a Google decidiu utilizar o sensor LDAF (foco automático com detecção de laser), igualmente utilizado para alimentar o sistema de foco automático. Antes de iniciar uma medição, o sensor vai detectar se o smartphone está suficientemente próximo da testa da pessoa. Quando tal não acontecer, as instruções tácteis e de áudio orientam o posicionamento do smartphone, ajustando-o à zona da artéria temporal.

Se apesar de toda esta tecnologia, as medições continuarem a não estar dentro do previsto, nada como optarem pela velha e funcional tecnologia, com os comuns termómetros de mercúrio ou digitais.

Disney mostra piso ideal para Holodecks

28-01-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Disney mostrou o projecto HoloTile que permite que uma, ou mais(!), pessoas possam caminhar sem sair do lugar.

A Disney está a celebrar a entrada de um dos seus Imagineers - Lanny Smoot - no National Inventors Hall of Fame, o seu primeiro funcionário a fazê-lo depois do próprio Walt Disney (pela invenção da câmara multi-plano). Lanny foi responsável por centenas de invenções, mas aquela que está a gerar maior curiosidade é o HoloTile, um piso que tem a capacidade quase mágica de deixar que uma pessoa caminhe sem sair do sítio, ou movimentar a pessoa ou objectos para qualquer local, e também podendo fazê-lo de forma simultânea para diferentes pessoas e objectos a movimentarem-se em diferentes sentidos.
Tradicionalmente, este tipo de pisos recorria a tapetes omnidireccionais, ou sistemas que mantêm a pessoa presa num arnês com um piso "escorregadio" (como o Omni One da Virtuix). O primeiro tem como grande desvantagem ter uma enorme complexidade mecânica e não permitir que diferentes pessoas se movam em diferentes sentidos; o segundo apenas é adequado para pessoas individuais e que têm que ser "instaladas" no mecanismo. No entanto, neste HoloTile da Disney, o piso assume o padrão de pequenos elementos circulares de aparência simples, mas que conseguem deslocar a pessoa (ou objectos) de uma forma surpreendente.


Sem dúvida que iremos ver este HoloTile em acção nos parques da Disney, tanto para proporcionar experiências VR em que se pode caminhar livremente e aparentemente sem limites, como também para dar uma nova dimensão a espectáculos teatrais, onde podemos ver coisas a moverem-se "sozinhas" na vida real, tal como estamos habituados a ver nos filmes.

Como fazer um teclado modular para macros

28-01-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Este projecto mostra como podemos criar um teclado modular para macros, que pode ter teclas, botões rotativos, botões deslizantes, e tudo o mais que se possa imaginar.

Os fabricantes abandonaram a maioria dos planos de hardware modular que estiverem na moda há alguns anos, mas isso não impede que o mesmo conceito não possa ser usado - e de forma bastante interessante e eficiente - pelos próprios utilizadores. É precisamente isso que nos mostra este incrível projecto de teclados e controlos modulares em estilo "faça-você-mesmo".

Tirando o máximo partido de peças impressas em 3D este Ocreeb MK2 não fica atrás de qualquer produto comercial, pelo contrário, oferece uma versatilidade que será difícil de encontrar no mercado. Além de um módulo com teclas macro (usando o versátil KMK como firmware de teclado), podemos encaixar-lhe módulos adicionais com encaixe magnético, que podem ter outro tipo de controlos, como botões rotativos, deslizantes, outros tipos de botões, etc.



Nvidia mostra personagens digitais com AI

28-01-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada

A Nvidia demonstrou recentemente como a aplicação de AI aos personagens digitais pode transformar por completo a experiência nos jogos.

Quem já tiver experimentado o ChatGPT ou assistentes AI equivalentes saberá que têm capacidades impressionantes de conversação. Essas mesmas capacidades estão a ser aplicadas pela Nvidia aos personagens digitais nos jogos, fazendo com que a habitual interacção com conversas pré-determinadas e limitando a escolha a uma série de opções, se torne "pré-histórica". Estes personagens digitais podem ter conversas diferentes de cada vez que se joga, e podemos interagir com eles falando naturalmente.

Sabendo-se a propensão que existe nos modelos AI para poderem ser convencidos a funcionar fora das regras pretendidas, resta apenas saber até onde alguns jogadores mais criativos poderão levar esta experiência. Algo que certamente iremos descobrir nos próximos anos, quando isto começar a ser aplicado em jogos.



JamStick tem novas guitarras MIDI

28-01-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

A JamStick está prestes a lançar novas versões da sua guitarra MIDI.

A JamStick, que há uma década atrás se aventurou a lançar uma guitarra MIDI para brincar, não tem parado de evoluir desde então. Depois de já ter lançado uma guitarra "a sério" com saída MIDI, está agora prestes a lançar uma nova geração, com a JamStick Standard e JamStick Deluxe.
Estas guitarras são em tudo idênticas e indistinguíveis de guitarras eléctricas tradicionais, mas um olhar mais atento revela que além da sua ficha áudio também têm uma saída USB-C que permite ligá-las directamente a um computador (ou tablet, ou até smartphone) para que aquilo que tocam possa ser usado via MIDI para tocar outros sons.


Perfeito para guitarristas que sentissem um pouco de inveja de quem toca sintetizadores mas não tivessem jeito para as teclas, e que agora podem fazer o mesmo tipo de coisa usando o instrumento que melhor dominam.

Sistema de rega automático para plantas com garrafa reciclada

28-01-2024 | 13:14 | A Minha Alegre Casinha

Este projecto mostra como construir um sistema simples de rega automática para plantas usando uma garrafa de plástico.

Se têm tendência para se esquecerem de regar as plantas, ou se querem ir de férias descansados sem se preocuparem com isso, este projecto mostra como criar um sistema de rega automática para plantas.

O projecto acaba por ser bastante simples, dando uso a uma garrafa plástica, um tubo com torneira, um microcontrolador micro:bit (mas poderão usar qualquer outro com que se sintam comfortáveis, como um Arduino), um pequeno servomotor, e um sensor de humidade. O microcontrolador monitoriza o nível de humidade no solo e, quando necessário, actua o servomotor para abrir momentaneamente a torneira, regando a planta.
A foto inicial do projecto pode não ser particulamente atractiva com a placa e cabos à mostra, mas facilmente se poderá dar ao conjunto um aspecto bem mais profissional usando uma caixa para o microcontrolador e / ou uma estrutura impressa em 3D. Como sempre, o resultado final está inteiramente dependente da dedicação e criatividade de cada um.

Apple corta encomendas de ecrãs OLED para novo iPad

28-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

A Apple deverá apresentar os primeiros iPad com ecrã OLED nos próximos meses, mas parece estar com dúvidas quanto ao seu sucesso.

Sendo uma das actualizações mais significativas em toda a história dos iPads, seria de esperar que a Apple tivesse grandes expectativas para os seus primeiros iPad Pro equipados com ecrãs OLED, que lhes assegurarão uma qualidade de imagem superior às dos modelos anteriores - mesmo tendo em conta que o anterior iPad Pro de maiores dimensões contava com ecrã LCD com local dimming mini-LED. Mas, parece que não é esse o caso.

Está a circular a notícia de que a Apple terá reduzido as encomendas dos ecrãs OLED do iPad em cerca de 20-30%, o que, a confirmar-se, será revelador de que a Apple está a moderar as expectativas de vendas.

A explicação mais óbvia para isto é a de que o iPad Pro com ecrã OLED irá sofrer um agravamento substancial do preço. Considerando que o actual iPad Pro de 12.9" tem preço a começar perto dos 1500 euros, não é descabido que a versão OLED possa atirar o valor para cima dos 2000 euros; o que por um lado até pode ser usado pela Apple para dizer que os seus óculos Vision Pro de $3500 "não são assim tão mais caros que um iPad", mas por outro lado não ajudará a que quem esteja a pensar compra um iPad opte por estes modelos OLED.

SpaceX Falcon 9 modificado para cápsula Cygnus da Northrop Grumman

28-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A SpaceX teve que fazer diversas modificações no seu Falcon 9 para acomodar o lançamento da cápsula Cygnus da Northrop Grumman que vai reabastecer a ISS em órbita.

A Northrop Grumman já fez diversas missões de reabastecimento da Estação Espacial Internacional (ISS), mas vai ser a primeira vez que irá enviar a sua cápsula Cygnus usando um foguete Falcon 9 da SpaceX - mais uma das consequências indesejadas da guerra na Ucrânia, já que o foguete Antares que costumava utilizar era fabricado lá, usando motores russos.

A SpaceX teve que fazer diversas alterações, incluindo adicionar uma escotilha para acesso à carga, para possibilitar o envio de carga de "última hora", como alguns gelados para os astronautas na estação espacial. A cápsula leva comida e também mais alguns equipamentos para experiências espaciais, incluindo um braço cirúrugico robótico que poderá dissecar tecido humano e se pode tornar num percursor de cirurgiões robot que acompanhem os astronautas em missões de longa duração.
A missão NG-20 tem lançamento marcado para 30 de Janeiro, e a cápsula Cygnus deverá permanecer ligada à ISS durante cerca de seis meses, podendo também ser usada como "motor" para impulsionar a ISS para a sua altitude ideal. Depois, terá um desfecho menos glorioso mas funcionamente necessário, funcionando como caixote do lixo da estação que se desintegrará no processo de reentrada na atmosfera.

Dacia cresce 47% em Portugal em 2023

28-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

Em 2023, a Dacia completou 15 anos de presença oficial em Portugal e continuou a trajectória de crescimento acentuado depois de um ano histórico em 2022, onde atingiu uma quota-recorde e se tornou a marca preferida dos clientes particulares portugueses.

Nos últimos dois anos, praticamente um em cada cinco portugueses escolheram um Dacia quando decidiram comprar um automóvel novo.

Em 2023 foram vendidos 15.058 automóveis Dacia, em Portugal, entre Veículos de Passageiros e Veículos Comerciais Ligeiros, o correspondente a um crescimento de 47% face a 2022. A Dacia foi a 4ª marca mais vendida no país, com uma quota de mercado de 6,60% (7,42% se considerado apenas o mercado de Veículos de Passageiros), ficando a apenas sete unidades de conquistar o 3º lugar do mercado. Ao mesmo tempo, a Dacia consolidou o estatuto de marca mais vendida em Portugal a clientes particulares, com 7.511 unidades registadas, a que corresponde uma quota de 17,67%.

A aceitação da gama Dacia pelos portugueses é exemplificada pelos resultados que modelos como o Sandero ou o Duster continuam a apresentar ano após ano. Com 6.424 unidades comercializadas em 2023, o Dacia Sandero foi o segundo automóvel mais vendido em Portugal e o modelo preferido pelos clientes particulares. A configuração Stepway do Sandero continua a ser a mais escolhida pelos portugueses, representando 60% das vendas do modelo.

Confirmando a validade da aposta do Grupo Renault nas versões bi-fuel a gasolina e GPL, a gama Eco-G da Dacia voltou a registar um crescimento no total de vendas da marca. Em 2023, 57% das unidades vendidas foram versões Eco-G (um crescimento de 14% face a 2022), com a percentagem a subir até aos 61% se considerarmos apenas as motorizações a combustão interna. Ou seja, cerca de 6 em cada 10 Dacia vendidos em Portugal estão equipados com motorizações Eco-G a gasolina e GPL, reduzindo custos de utilização e impacto ambiental.

Em apenas dois anos de comercialização, o Dacia Spring vendeu mais de 2.400 unidades no nosso país, sendo responsável pela subida da Dacia ao quarto lugar de vendas no segmento dos automóveis eléctricos. Em 2023, o Spring continuou a ser o automóvel eléctrico mais vendido a clientes particulares, com 562 unidades, correspondendo a 15,40% de quota de mercado, mais do dobro do segundo modelo mais vendido.

[Pela Estrada Fora]

Google Lumiere gera vídeos AI de alta-qualidade

27-01-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

A Google tem um novo sistema de geração de vídeos AI - chamado Lumiere - que atinge uma qualidade visual muito superior às dos sistemas anteriores.

Já se sabia que seria uma questão de tempo. Depois dos modestos projectos iniciais que geravam vídeo AI a partir de uma descrição de texto - mas com qualidade sofrível - eis que chega o Lumiere.

O Lumiere usa um novo diffusion model chamado STUNet (Space-Time-U-Net) que se comporta bastante melhor a nível de perceber e gerar elementos e a forma como se movem. O resultado é impressionante, com clips de vídeo que nalguns casos poderia ser difícil perceber que são geradas por uma AI.


Além dos vídeos gerados a partir de uma descrição, o Lumiere também pode fazer animações em partes seleccionadas de uma imagem existente, ou transformar vídeos existentes (por exemplo, trocando a roupa de uma pessoa).

Por coincidência, isto chega numa altura em que também tem havido enorme polémica com imagens pornográficas falsas da Taylor Swift que inundaram o X/Twitter e rapidamente se espalharam por muitas outras plataformas. Mas, sendo inevitável que este tipo de ferramentas AI se tornem cada vez mais acessíveis, há que relembrar que se são os utilizadores que devem ser responsabilizados pelo eventual uso indevido que façam delas.

Como fazer um sistema de tracking do sol para painéis solares

27-01-2024 | 18:30 | Aberto até de Madrugada

Quem desejar maximizar a produção de energia com painéis solares pode considerar a utilização de um sistema de tracking solar.

Os painéis solares têm-se tornado numa opção cada vez mais atractiva para quem procura reduzir a sua conta da electricidade, e que se torna ainda mais recomendável para quem usa automóveis eléctricos. No entanto, a eficiência dos painéis solares depende do grau de incidência da luz solar, motivo pelo qual não é possível tirar o máximo partido deles quando ficam instalados numa estrutura fixa.

A solução para isso é recorrer a um sistema de tracking solar motorizado que consegue ajustar a sua orientação e mantê-los na posição ideal ao longo do dia.
A diferença a nível de produção é substancial, conseguindo-se mais algumas horas de produção por dia do que relativamente a uma instalação fixa, e com mais horas a renderem mais energia.


Modo avançado do Bard vai chegar à app Google

27-01-2024 | 16:30 | Aberto até de Madrugada


O modo avançado do Bard vai estar disponível nos tablets e smartphones, mas só para quem efetuar uma subscrição do serviço.

Sem qualquer surpresa, a Google irá avançar para um modelo pago para acesso a funções avançadas AI, o que não deixa de ser curioso pelo menos nesta fase em que o serviço ainda está a dar os primeiros passos.

So Google Bard Advance will be available in the Google App as well but you're gonna need a subscription for it.
Some other strings indicate that the advanced mode can be turned on/off. As well as some advanced feature won't be available on mobile.#Google #Android #AI #Bard pic.twitter.com/N7WKqqs6EC

— AssembleDebug (@AssembleDebug) January 24, 2024
Uma versão avançada do Bard estará a ser preparada para a Google app, mas os utilizadores terão de pagar por este serviço. De acordo com mensagens descobertas na app, "This conversation was created with Bard Advanced. Subscribe to Bard Advanced on the web to continue this conversation."

A Google não faz mais do que utilizar o mesmo modelo de negócio que tem vindo a utilizar em outros serviços, deixando o utilizador testar, experimentar, corrigir falhas e posteriormente cobrar para quem pretender continuar a utilizar o serviço.

No caso deste modo avançado do Bard, a situação acaba por ser ainda mais curiosa, pois nem todas as funções deverão chegar à versão para os equipamentos móveis. Se atendermos ao atual estado de desenvolvimento do Bard, é de esperar que o modo avançado ainda demore mais algum tempo a ser disponibilizado, isto porque a versão grátis ainda não passou no teste de matemática.

Perguntando ao Bard quantos anos tem o AadM, o serviço acerta no número de anos, mas falha redondamente na data de publicação do mesmo artigo! :O

Novo sistema de "sensores 3D" da Tesla para estacionamento

27-01-2024 | 14:30 | Aberto até de Madrugada

O novo sistema de reconstrução 3D para substituir os sensores de distância ainda deixa a desejar.

A Tesla tem sido criticada desde que removeu os habituais sensores de distância ultra-sónicos dos seus veículos, passando a usar um sistema que indica a distância aproximada usando as câmaras. Depois de uma primeira versão que apresentava a distância em 2D, a Tesla implementou um sistema bastante mais complexo que tenta recriar o espaço em redor do carro em 3D - continuando a usar apenas a informação visual das câmaras para tal.

O resultado pode ser visualmente impressionante, mas a verdade é que continua a não ser tão prático quanto os sensores à moda antiga, começando por falhar no seu propósito essencial que é dar uma indicação exacta dos obstáculos. É algo que certamente a Tesla irá melhor com actualizações ao longo dos próximos meses, mas até ao momento parece que é apenas uma solução complicada que não dá os mesmos resultados que a solução simples (dos sensores) que se pode encontrar até nos carros mais económicos.


P.S. Também continua a ser extremamente ridículo que a Tesla tenha tido todo o trabalho para criar este sistema de reconstrução 3D, e continue sem dar a opção de uma vista a 360º combinando todas as câmaras em redor do veículo, como também já se tornou comum até em segmentos inferiores.

Apple vai manter iPad "fechado" na UE

27-01-2024 | 12:00 | Aberto até de Madrugada

Apesar da relutante abertura da plataforma iOS na UE por causa do DMA, a Apple vai fazer o mínimo possível e tentar manter o iPad à parte das alterações.

A Apple tem feito o seu habitual jogo de palavras para cumprir tecnicamente com o que é exigido mas da "pior maneira possível", como continuar a taxar as apps que queiram sair da App Store, e isso também se aplica ao iPad.

Apesar do no iPhone a Apple se estar a preparar para permitir a entrada de browsers alternativos e apresentar um ecrã de selecção do browser preferido pelos utilizadores, ou de usar app stores alternativas; isso não vai estar disponível no iPad! Isto porque a Apple argumenta que, apesar de todas as semelhanças e coisas partilhadas com o iOS e o iPhone, que o iPad e o iPadOS é uma "plataforma diferente".

Resta esperar que a UE não aceite esta intepretação minimalista e altamente restritiva por parte da Apple e que faça cumprir aquilo que o DMA era suposto assegurar a nível de abertura e liberdade de acesso a plataformas e serviços.

BYD Tang expande bateria para fazer frente ao Model Y

27-01-2024 | 11:00 | Aberto até de Madrugada

A BYD expandiu consideravelmente a autonomia do Tang com uma nova bateria, para fazer frente ao Model Y da Tesla.

A BYD comercializa o Tang como sendo um "Model X barato", que inevitavelmente o coloca em comparação com o Model Y. Uma comparação que o deixa em desvantagem, considerando que começa nos 72 mil euros, substancialmente mais que os 43 mil euros que o Model Y custa na Alemanha. Para tornar o Tang mais apelativo, a BYD passou a bateria de 86 kWh para 108 kWh, fazendo com que autonomia aumente dos 400 km para os 530 km (WLTP).

Isto é acompanhado por um aumento da velocidade de carregamento, que passa de 7 kW AC para 11 kW, e carregamento rápido 190 kW DC. E enquanto nos motores não houve alterações, com a sua potência de 517 cv a permitir ir dos 0 aos 100 km/h em 4.9 segundos, a BYD ouviu as críticas dos clientes e melhorou o sistema de suspensão activa. A BYD ainda não revelou o que estas alterações irão representar no preço, mas diz que será uma "supresa agradável".
A BYD tornou-se recentemente na marca mais vendida na China, pondo fim ao domínio de décadas da VW, mas ainda tem um longo caminho pela frente se quiser destronar o Model Y, que se tornou no carro mais vendido na Europa em 2023 - algo que nunca antes tinha sido conseguido por um automóvel 100% eléctrico.

Smart ring da Samsung será ultra-leve

27-01-2024 | 10:00 | Aberto até de Madrugada

A Samsung quer estrear-se no sector dos anéis inteligentes com um modelo que poderá tornar-se a referência no mercado.

Depois de muitos meses de rumores, a Samsung acabou por confirmar finalmente que está a trabalhar num smart ring que será lançado ainda este ano.

Embora por agora ainda não haja detalhes oficiais, já começaram a circular algumas primeiras impressões de quem teve oportunidade de ter contacto com os protótipos, e que ficaram agradavelmente surpreendidos com o seu peso ultra-reduzido e acabamentos em diferentes materiais, sendo que será disponibilizado em tamanhos até aos 22.2 mm de diâmetro (tamanho 13 nos EUA).

O sector dos anéis inteligentes é o passo lógico seguinte depois dos smartwatches e smart bands, tornando-se numa opção ainda menos intrusiva para quem quiser fazer o tracking da sua actividade física e condições de saúde. Até agora tem estado reservado a algumas pequenas empresas, pelo que vai ser interessante ver o efeito que terá a entrada de um gigante tecnológico como a Samsung. Não será descabido que nos próximos anos se veja um Google Ring e um Apple Ring a seguirem os passos da Samsung.

App Xbox ganha controlos touch para remote play

26-01-2024 | 21:00 | Aberto até de Madrugada

Em breve vai ser mais fácil controlar a Xbox e jogar jogos remotamente em smartphones e tablets, deixando de ser necessário um controlador Bluetooth.

Há muito que é possível jogar jogos da consola Xbox remotamente em smartphones e tablets mas, até agora, isso era algo que obrigava a ter um gamepad Bluetooth, o que nem sempre poderá ser conveniente. Agora, a Microsoft está a aproveitar o mesmo sistema de controlo touch que já usava no Xbox Cloud Gaming, para possibilitar o controlo de jogos e apps usando apenas os touchscreens sem necessidade de um controlador físico.

Além de se poder controlar os jogos, também é possível controlar e interagir com a Xbox, tal como se se estivesse à frente dela com um gamepad nas mãos.
Neste momento isto está a ser testado nas versões beta da app Xbox para Android e iOS, sendo de esperar que, com a experiência já acumulada do uso dos controlos touch no serviço de jogos via cloud, assim como no seu curioso Surface Duo com duplo ecrã, não demore muito a ser promovido a funcionalidade oficial e disponibilizado na versão final para o público.

|